Lealdade é quando alguém fala mal do seu amigo, marido... e você fica ao lado do seu amigo, marido. Lealdade é a amizade sincera e sem interesses, como é a do cachorro com o ser humano. Fidelidade é bem diferente...... Há quem seja fiel e nunca seja leal. Mas é bem difícil a pessoa leal que não seja fiel.
Uma exemplo neste assunto mim chamou à atenção. Fidelidade no casamento você não trai, tem responsabilidade de manter a honestidade com companheiro(a). Lealdade: além de tudo isso da fidelidade você consegue nem olhar para outro(a),tem a sinceridade na consciência. Ou seja não faz o ato e nem pensa em fazer. Fiel e leal.
Ahh Pondé... E eu que me agarrava a essa máxima! De lealdade estar acima da fidelidade! (In)Verdades inconvenientes que usamos para acalmar corações que sofrem com a infidelidade de quem amamos...
Fidelidade está relacionada ao exclusivismo ,já a Lealdade aos valores ! Porém uma pessoa infiel , negou os valores do matrimônio! Porém em minha definição o melhor caminho é saber quem eu sou , para saber quais são meus valores e notar quais são os valores do matrimônio e ser leal a eles!!
Isso não é regra... essa questão de relação amorosa são mais complexas, em resumo a pessoa pode ter outras relações amorosas mas pode agir de forma diferente em outras áreas....
'os seres humanos são super contraditórios'... é. Os q se esforçam por ser seres humanos decentes são menos contraditórios que os folgados conformistas. S. José Maria Escrivá dizia o seguinte: "Dizes que são 'coisas do teu caráter'. Na verdade são coisas da tua falta de caráter. Retifica." Resolver nossas naturais contradições interiores é verdadeiro caminho de transcendência e santidade.
É coisa elementar da vida manter-se vivo da melhor forma possível, essa luta tem raízes na origem da vida, fugir ou evitar o dano consequentemente, Mas acho cara de pau quem diz ser leal sendo infiel, é como se quisesse subestimar a inteligência do outro. Mas aí é que tá, se um dos dois domina sobre o outro qualquer história que for bem contada será aceita. Ninguém gosta de perder algo bom, ganhar todos querem, quanto mais melhor mas perder ninguém quer, e na hora que "a casa cai" surgindo o risco da perda o que se julga culpado vai utilizar de suas melhores "armas" seja contando mentira ou meias verdades e dependendo do caso até mesmo a verdade tudo com o intuito de não perder. No fim das contas tanto a verdade quanto a mentira são apenas ferramentas para se obter um objetivo. Vão se os anéis ficam se os dedos, tudo como dantes no quartel de Abrantes.
Quem dera todos os filósofos fossem como o Pondé... Mas... fazer o quê, né? Se a graça da coisa reside justamente aí: a filosofia é ampla e abrange todas as formas de pensamento. rs
Realmente como você diz, realmente "O ser humano é muito contraditório". Até o filósofo muda de posição, dependendo da necessidade. Quem lê entenda. ;)
Qual a diferença entre os que acham que impulsos, desejos e a biologia justificam seus comportamentos e uma criança que se frustra porquê não recebeu tal brinquedo ? Nenhuma; ambos imaturos, impulsivos irracionais e bestas quadradas.
Existe mta diferença, a criança não é uma besta, ela não tem como assimiliar aquilo seja por uma questão corporal e por questão de experiência, aliás, em todas as idades nos frustramos por não ter o que queremos e isso é a coisa mais normal do mundo, afinal vivemos para melhorar, no entanto justificar canalhice com "instinto" é uma coisa totalmente diferente e baixa.
Não estou comentando para fazer juízo de valor, não direi o que é certo ou errado nesse comentário. Tratarei as duas palavras exclusivamente quanto ao relacionamento amoroso. Particularmente, eu vejo diferenças entre as duas coisas. Creio que a fidelidade esteja no campo da sexualidade, ser infiel trata exclusivamente de fazer sexo com outra pessoa, que não aquela a quem se assumiu o compromisso. Portanto, a infidelidade é aquela que somente o autor se envolve, mas não envolve a pessoa traída. Lealdade extrapola a sexualidade. Ser leal é amar e isso implica em tratar bem, doar-se, matar e morrer para proteger a pessoa quem se é leal. É estar presente na saúde e na doença. Lealdade se trata do outro, portanto. Sendo assim, pode-se ser infiel e ser leal ao mesmo tempo. Eu teria dificuldade em perdoar a deslealdade, mas infidelidade entendo como uma necessidade sexual. Não posso exigir do outro um compromisso com seu próprio corpo, afinal o outro não me pertence!
Eu vou mais longe.... eu ainda acho que nem é preciso o amor para ser leal. O que precisa são das causas alinhadas ao conjugue, e fazer acontecer e não deixar ser afetado em hipótese alguma. Claro que estou falando nesse caso de uma relação mais "aberta".
8 років тому+3
Faz sentido, mas acho que a partir do momento que você trai, automaticamente você está sendo desleal. Entendo que o sexo é uma necessidade, mas quando se tem vontade de fazer com outra pessoa e não com a sua parceira/o você tem duas escolhas pra não ser desleal: dizer a parceira/o ou evitar de transar com aquela/e que você deseja.Não acredito que o amor e a traição podem andar juntas, porque na minha opinião quem ama obrigatoriamente respeita o outro. Quando isso acontece, na minha opinião, não há amor.Lembrando, é uma opinião minha. Acredito que ninguém é dono da verdade absoluta. As definições existem, cabem as pessoas aceitarem ou não, compreenderem ou não.
acredito haver um outro ponto, Fidelidade: quando o cara deixa de comer no restaurante de costume e passa a comer td em outro. Lealdade: ele não só deixa de comer em outro restaurante mas passa a falar mal do restaurante anterior mesmo eventualmente ainda indo lá. Falta de fidelidade fere emocionalmente alguém, falta de lealdade prejudica outra pessoa, portanto ao meu ver a fidelidade vc oferece a outra pessoa , é uma questão de troca já a lealdade é uma questão de educação, de bom senso
Pondé, curto muitos seus vídeos... mas, se porventura, te encontrar na rua um dia, atravesso de lado pra não falar contigo, não encher teu saco, nem lhe obrigar a me fazer uma pergunta das quais não terei resposta e terei a certeza de que sou um completo idiota.
A traição é um detalhe. Agora, quando culmina na paixão, no amor, no querer sempre mais... Aí, que complica tudo, porque será necessário um posicionamento, o qual vai gerar sofrimento. Mas tudo tem solução. Levante a cabeça e siga em frente. O importante é realizar o teu desejo e ser feliz. Afinal, a vida é aqui e agora.
Infiel detected "O importante é realizar teu desejo" cuidado com esse tipo de pensamento, se todo desejo for válido por ser desejo, a humanidade desaparece, pedófilos e estupradores devem pensar assim tbm.
@@zaniociroc1185 Engano. Desejo de assumir um querer saudável e responsável. Nada de violar a sensatez. Falo de um desejo propositivo. Nenhum desejo perverso é válido.
@@valnisiamaral Com todo respeito, Dona Vanísia...já traíu o parceiro alguma vez? E uma vez que a dona é mais velha, cheia de vivências e aprendizado, eu gostaria de saber se toda mulher trai.
@@zaniociroc1185 😅😅😅 Só os homens têm relacionamentos paralelos. As mulheres são todas fiéis. Têm conduta ilibada. Imagine! 💭💭 Caso as muralhas dos palácios falassem! 😇🤐
Ai ai ai, foi o que pensei como podemos dizer que somos enfieis, e ao mesmo tempo declarar que somos leais... uma pessoa disse que é possível pois lealdade é diferente de fidelidade... kkkkk Como diria minha avó 👵 conversa pra boi 🐂 dormir rsrsrs.....!
O ser humano foi feito para o casamento "eterno"? Aquele pensamento de que temos que encontrar a pessoa certa e terminar nossa vida ao lado dessa pessoa para que isso seja considerada uma vida feliz.
Quando vc estiver na pior fase de sua vida e seu companheiro te largar porque simplesmente é mais comodo, aí vc vai perceber a diferença entre fidelidade e lealdade. Te garanto um cifre doi muito menos.
Sejamos justos: um indivíduo que "pulou a cerca" uma vez, não pode ser nivelado ao canalha contumaz que age premeditadamente. Vejo no primeiro, adultério; no segundo, deslealdade.
Com a devida vênia e os adeptos aos relacionamentos abertos ou polígamia(com consciência de ambas as partes), cairia por terra tal paradigma, ou seriam ampliados seus horizontes...
Fidelidade é como se fosse uma troca, um contrato. Do tipo vc me ajuda e eu te ajudo. Ou vc me respeita e eu te respeito. Então é a medida que vc recebe, vc se doa ou vice versa kkkkkkkk Por isso aquela música "Infiel" da Marília Mendonça faz tanto sucesso. rs. Por isso vemos outdoores do tipo Eu sou fiel à um time, ou Deus é fiel. rsrs Já lealdade, é algo que vem do coração, da compaixão pelo outro, até mesmo da resiliência, a lealdade é um elo que não pode ser quebrado, elo de admiração, uma pessoa que tem lealdade por outra pessoa jamais vai conseguir traí-la, pq a lealdade não é um ato de confiança, mas um ato de coragem. Lealdade é algo que não precisa ser dito, pois é como um membro do seu corpo, como um guerreiro que é leal ao rei ou como um cão que é capaz de proteger o dono de um perigo. Por isso na maioria das vezes um ser humano tem mais carinho por um animal do que por outro ser humano e diga de passagem com uma certa experiência; com toda razão. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Animais não se vendem por dinheiro.
É coisa elementar da vida manter-se vivo da melhor forma possível, essa luta tem raízes na origem da vida, fugir ou evitar o dano consequentemente, Mas acho cara de pau quem diz ser leal sendo infiel, é como se quisesse subestimar a inteligência do outro. Mas aí é que tá, se um dos dois domina sobre o outro qualquer história que for bem contada será aceita. Ninguém gosta de perder algo bom, ganhar todos querem, quanto mais melhor mas perder ninguém quer, e na hora que "a casa cai" surgindo o risco da perda o que se julga culpado vai utilizar de suas melhores "armas" seja contando mentira ou meias verdades e dependendo do caso até mesmo a verdade tudo com o intuito de não perder. No fim das contas tanto a verdade quanto a mentira são apenas ferramentas para se obter um objetivo. Vão se os anéis ficam se os dedos, tudo como dantes no quartel de Abrantes.
A questão é que não consigo ver a fidelidade e a lealdade como mesma coisa, digo como expliquei acima a fidelidade é uma relação de interesse, em que há um limite de proporcionalidade, vc se doa esperando receber, de alguma forma é a compra da gratidão. Não há interesse de fato em ser importante na vida de outrem, é uma questão de gerar dependência de um em relação ao outro. Por outro lado ambos saem ganhando, mas diante de uma crise se uma das partes não lhe servir vai ser totalmente descartável. Muitas pessoas já me confessaram terem traído seu parceiro (a). Não entendo pq mas as pessoas se sentem mais a vontade contando isso para uma pessoa que elas não conhecem kkkk. A questão é que há uma confusão, muitas vezes o interesse está no que a pessoa tem quando está com o parceiro (a) e não no que ela (ou ele) de fato é. Esse tipo de interesse uma hora acaba, e uma hora ou outra haverá infidelidade. Lealdade está no ato da dignidade, da hombridade, muitas vezes a pessoa abre mão da própria felicidade ou diria egoísmo ou em muitos casos da vaidade para ver o outro feliz. Como quando ocorre um acidente ou uma doença ou quando se passa por problemas financeiros entre outras coisas o parceiro (a) não se separam por medo do que terão enfrentar, pois lealdade não é um ato de confiança é um ato de coragem.
Foi só uma piada que fiz pensando no caso de eu comprar a idéia do Pondé, o que levaria a crer que o pensamento do Buk estaria em pauta, mesmo que o sexo oral fosse voltado a lídia. Todavia, ironico ou não, eu sempre dou risada com os possíveis "fundos de verdade" nas linhas de pensamento do Bukowski. kk Não me levem a sério nesse comentário. Só isso. xD
Pondé, acompanho seus videos aqui na net já tem um tempo e nunca vi você comentar nada sobre Ciro Gomes. Poderia ser esse o tema um um próximo vídeo? Eu até gosto bastante do que ele fala, mas a arrogância dele me faz ter sempre um pé atras, afinal quem se julga certo dimais me faz ficar com um pé atras. Se puder, comente um pouco sobre ele ai pra nós. Abraço!
Minha mãe adorada, falava,que quando um homem quer outra mulher, a sua,? está com a bacia quebrada, o balde furado e etc.... 😅😅😅😅😅😅 pura verdade!!!! Um bando de canalhas😅😅 Boa noite e obrigada 😂😂
Na parte em que questiona se pode haver traição onde há amor, acredito que sim. Existem milhares de casos onde o homem ou a mulher traem por puro desejo sexual e quando voltam a racionalidade o sentimento pelo cônjuge fala mais alto e o remorso vem. Sobre o Canalha honesto, também se aplica a canalha honesta, prefiro pegar uma safada que diz e age como tal, do que me enganar com uma falsa santa.
Pondé, vi vc no roda viva com o Karnal e vc falou q o sexo ia ficar menos popular pq as pessoas estão cada vez com mais nojinho. Juntando ao tema desse vídeo, vc poderia falar um pouco sobre Madonna-whore?, o homem q não consegue ter pegada de vdd com a mulher q ele ama pq a coloca em uma espécia de pedestal. Obrigada, estou amando seus vídeos!
Opiniões são análises desenvolvidas quer por racionalidade, quer por emocionalidade, até porque hoje se sabe que não existe razão sem emoção. Descart estava errado. Como filósofo, Pondé deveria saber que não existem verdades absolutas, e todas elas são efémeras pois aguardam a chegada de outra linha de pensamento ou apenas se tentam sobrepor a outras existentes. Daí ouvir a sua análise comparativa embrulhada em arrogância. Não estou a criticar a sua visão mas, isso sim, a forma como a expõe, criticando com jocosidade quem acha o inverso. Na minha visão, fidelidade significa manter uma relação única, exclusiva, seja ela interpessoal, de negócios, de princípios... Já no que toca a lealdade, dou-lhe o significado virtudes humanas como honradez, equidade, consciência, e outras práticas éticas e morais onde assentam a maiorias das sociedades modernas. Como exemplo, eu não sou fiel à barbearia onde gosto de ir há mais de 20 anos, por por vezes vou a outro local, mas sou leal à barbearia para onde mando mais clientes, e não falo mal do corte quando vou a outro local. Num relacionamento conjugal, mesmo sem fidelidade tem de haver lealdade, sem a qual não faz sentido existir. De que serve ser fiel se na hora de o outro ficar doente, não cuida, não se preocupa com os seus problemas, é egoísta e por aí fora? Imaginemos o inverso: alguém que não é fiel mas está lá para cuidar sempre com toda a verdade de quem ama, de quem sabe da sua obrigação humana de cuidar. Deixo aqui o dilema filosófico para os leitores comentarem: Descartando a hipótese da fidelidade e lealdade em conjunto, que relação preferiam ter? Um parceiro fiel mas desleal, ou um leal mas infiel?
Nessa você foi raso Pondé. Uma pessoa pode trair (infidelidade) e continuar cumprindo com os acordos implicitos do casamento como pagar as contas e cuidar das crianças (lealdade). Eu entendo sob qual ponto de vista você fez suas considerações, mas existem muitos outros pra resumir a questão a apenas um. Concordo contigo que tem um monte de gente que usa esse argumento pra se safar, o canalha, como você disse. Mas e nos casos em que acontece o inverso? A pessoa não é infiel, mas mente ou omite coisas de você pra se safar de problemas que ela não quer lidar e que afetam o outro? Pro senso comum, que entende as coisas pela metade e acha chatão quem se aprofunda em definições importantes para a vida, essas duas palaras podem não ter diferença mesmo. Mas não para os filósofos. Entendo também quando se refere a paranóia da definição. Ela é o mau necessário, quantos problemas de comunicação evitaríamos se as pessoas se atentassem ao conceito do qual a palavra trata ao invés daquilo que elas acham, que muitas vezes é equivocado, parcial ou que elas cagam mesmo?
não creio que em um relacionamento exista FIDELIDADE. todo mundo trai em um determinado momento. BASTA A OPORTUNIDADE SURGIR. SÓ BASTA ISSO. Tanto para o homem como para a mulher. e isso não diz sobre o amor. o amor existe mesmo havendo a traição. é exatamente onde entra a LEALDADE. vc pode ser leal mesmo traindo. pq a lealdade existe para tudo que diz respeito ao próprio respeito. vc é capaz de respeitar sua mulher acima de tudo. defendê-la de qualquer ataque. aguentar muitos insultos dela. porém, ainda sim irá sempre ser leal a ela, E JAMAIS FALARÁ MAL DELA. Para mim isso é ser leal. a fidelidade é algo mais, carnal. é uma coisa de desejo momentâneo. de beleza. de química instantânea. é uma coisa incontrolável. e só há uma maneira de vencer o desejo: é entregando - se a ele.
Fidelidade é como um contrato, uma cláusula que se for quebrada, o contrato se encerra. Se existe egoísmo, sofrimento e tristeza no outro ao ser traído, você acha que isso é ser leal?
Fidelidade é posse. Amor é liberdade. As pessoas que são capazes de amar mais de uma pessoa sabem que HÁ diferença entre fidelidade e real lealdade. Mas se o caso for juramento de APENAS fidelidade de posse assumida, aí as duas coisas até podem se igualar. Mas aí pergunto: será REALMENTE amor? (sem apego!!) E de fato, valerá a pena um "amor" assim tão apegado e PRESO? Ah Pondé... 👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽
Fidelidade é um acordo, como uma cláusula de um contrato que se for quebrada, o contrato se desfaz. Amor é respeito, se você é infiel com alguém, você não o ama, é apenas uma pessoa egoísta.
Mas pondé primeiramente quero dizer que sou sua fã, mas me perdoe a minha ignorância no quesito filosofia, mas penso que lealdade é quando a pessoa mantém o respeito e a honestidade. Se a pessoa falar a verdade, ser leal , honesto , dá ao outro a oportunidade de escolher se aceita e fica ou vai embora. Nao sei mas acho que quando tudo fica em pratos limpos , vem junto a liberdade de escolha ... e evita problemas afinal ja se sabe que traição é um fato na relação (nos casos em que o parceiro gosta de trair mesmo e nao tem jeito) , então poupa também um pouco daquela falação e infinitas DR's ....
ISTO é que é suposto ser um filósofo inteligente? Nunca ouviu falar em poliamor por exemplo? De que modo uma pessoa por querer se relacionar com mais do que uma pessoa está automaticamente excluída de ser considerada fiel ou leal a uma pessoa? Isso não será uma definição extremamente restritiva do que é a fidelidade afinal de contas ser fiel não tem a ver com cumprir acordos e ser uma pessoa de palavra fazendo o que diz que vai fazer e não fazendo o que Diz Que Não vai fazer porque é que Eu Não posso ser fiel a um acordo que me permita reservar o usufruto do meu corpo e do meu desejo independentemente de assumir um montão de obrigações e de cuidados para com outra pessoa ou até mais do que outra pessoa? E porque é que fidelidade há de significar uma coisa estritamente sexual por exemplo não existe muitas formas de ser fiel a uma pessoa ou leal a uma pessoa? Eu sinceramente fico mesmo mal impressionado com a fraca qualidade filosófica de alguns vídeos que eu vejo por que são tão facilmente desmontáveis que eu fico atónito como é que se pode considerar sábia uma pessoa que manda este chorrilho de barbaridades.
te acompanhava diariamente Pondé, mas depois que te vi no roda viva da cultura, cheguei a conclusão que vc é um esquerdista mais ou menos gentil. cada um tem o direito de ser oq quer mas preferir o jeanús Willis do o bolsonaro é difícil lrvar a sério uma pessoa a sim. Quando nós conservadores, achávamos que finalmente encontramos um filósofo conservador e de direita, vc manda umas lá que é difícil levar a serio. E outra, contra o escola sem partido tb, e a observação que vc fez me desculpe mas vc está enganado, pois o escola sem partido da o direito de caso um professor ensine evolucionismo que ensine sobre criacionismo tb, e não apenas um lado. E que o ensino não seja comandado por partidos, assim como a esquerda inteira fez e vem fazendo a anos. Vamos lá tentar encontrar um filósofo conservador na moral, no comportamento e se for liberal, só na economia.
Eu fico com o que Jesus disse: Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas".
Sua inteligência é sexy!
E essa risadinha no final? kkkkkkkkkkkkkkk
Lealdade é quando alguém fala mal do seu amigo, marido... e você fica ao lado do seu amigo, marido. Lealdade é a amizade sincera e sem interesses, como é a do cachorro com o ser humano.
Fidelidade é bem diferente...... Há quem seja fiel e nunca seja leal. Mas é bem difícil a pessoa leal que não seja fiel.
Penso exatamente assim também.
Uma exemplo neste assunto mim chamou à atenção.
Fidelidade no casamento você não trai, tem responsabilidade de manter a honestidade com companheiro(a).
Lealdade: além de tudo isso da fidelidade você consegue nem olhar para outro(a),tem a sinceridade na consciência. Ou seja não faz o ato e nem pensa em fazer. Fiel e leal.
Ahh Pondé... E eu que me agarrava a essa máxima! De lealdade estar acima da fidelidade! (In)Verdades inconvenientes que usamos para acalmar corações que sofrem com a infidelidade de quem amamos...
Fidelidade está relacionada ao exclusivismo ,já a Lealdade aos valores !
Porém uma pessoa infiel , negou os valores do matrimônio!
Porém em minha definição o melhor caminho é saber quem eu sou , para saber quais são meus valores e notar quais são os valores do matrimônio e ser leal a eles!!
CARA tu é o CARA, muito claro e direto, na lata! Parabéns!
Perfeito! Compartilho do mesmo pensamento!
Incrível. Clareou todas minhas duvidas
eu tive uma aluna de direção q dizia que o pai dela sempre usou uma frese q dizia: o importante nao é ser fiel, o importante é ser leal. kkkkkkkk
Um psicólogo me falou q quando uma pessoa é infiel no campo afetivo, ela tbm é em tudo na vida.😏
Isso não é regra... essa questão de relação amorosa são mais complexas, em resumo a pessoa pode ter outras relações amorosas mas pode agir de forma diferente em outras áreas....
A questão é diferenciar desejo e amor, eros e ágape, paixão e compaixão
Adoro seus pensamentos!!! Show!
Uma ex-namorada já chegou a dizer que era fiel, mas não exclusiva.
Edward Casey PQP
me fodi!
***** era feminista, mandei pastar.
Edward Casey tá explicado . haha
kkkkkkkkkkkkkkk "FODA"...
Êxodo 20.14, encerra toda a questão, não adulterarás e ponto. Sola Scriptura! kkkk
Ponde ,essa sinceridade maravilhosa .
'os seres humanos são super contraditórios'...
é.
Os q se esforçam por ser seres humanos decentes são menos contraditórios que os folgados conformistas.
S. José Maria Escrivá dizia o seguinte: "Dizes que são 'coisas do teu caráter'. Na verdade são coisas da tua falta de caráter. Retifica."
Resolver nossas naturais contradições interiores é verdadeiro caminho de transcendência e santidade.
É coisa elementar da vida manter-se vivo da melhor forma possível, essa luta tem raízes na origem da vida, fugir ou evitar o dano consequentemente, Mas acho cara de pau quem diz ser leal sendo infiel, é como se quisesse subestimar a inteligência do outro. Mas aí é que tá, se um dos dois domina sobre o outro qualquer história que for bem contada será aceita. Ninguém gosta de perder algo bom, ganhar todos querem, quanto mais melhor mas perder ninguém quer, e na hora que "a casa cai" surgindo o risco da perda o que se julga culpado vai utilizar de suas melhores "armas" seja contando mentira ou meias verdades e dependendo do caso até mesmo a verdade tudo com o intuito de não perder. No fim das contas tanto a verdade quanto a mentira são apenas ferramentas para se obter um objetivo. Vão se os anéis ficam se os dedos, tudo como dantes no quartel de Abrantes.
Fantástico!!!
Comenta o "fenômeno da gratidão" nas redes sociais, Pondé.
voce é muito inteligente ....
Tem uma música do só pra contrariar q retrata essa canalhice patética: "Tô fazendo amor com outra pessoa, mas meu coração vai ser pra sempre teu" kkk
KKKKKKKKK boa
Homens canalha honesto continua sendo canalha kkkk
Eu brinco sempre que a letra correta seria...Tô fazendo amor com OITO pessoas kkk
Kkkkkkk adoreiiiiii kkkkkk o senhor é o melhor professor como eu adoro assisti lo kkkk
Perfeito
Quem dera todos os filósofos fossem como o Pondé... Mas... fazer o quê, né? Se a graça da coisa reside justamente aí: a filosofia é ampla e abrange todas as formas de pensamento. rs
MUITO BOM!!!
excelente visão!
Diferença ontológica, eu diria...
E, 'se' houver... ;)
Excelente, Pondé!
Eva era também muito ciumenta, contava as costelas de Adão todos os dias.
Adorei essa reflexão, pois como pode haver um Adão infiel e não incestuoso coexistirem?
Eva nem existiu
Pondé é fodão!
Realmente como você diz, realmente "O ser humano é muito contraditório". Até o filósofo muda de posição, dependendo da necessidade. Quem lê entenda. ;)
realmente não dá para sermos estátuas estagnadas no tempo-espaço do mundo
O amor é outra coisa.
Qual a diferença entre os que acham que impulsos, desejos e a biologia justificam seus comportamentos e uma criança que se frustra porquê não recebeu tal brinquedo ? Nenhuma; ambos imaturos, impulsivos irracionais e bestas quadradas.
Existe mta diferença, a criança não é uma besta, ela não tem como assimiliar aquilo seja por uma questão corporal e por questão de experiência, aliás, em todas as idades nos frustramos por não ter o que queremos e isso é a coisa mais normal do mundo, afinal vivemos para melhorar, no entanto justificar canalhice com "instinto" é uma coisa totalmente diferente e baixa.
Essa risadinha no final foi a melhor... hahahahaha
Adorei essa risada irônica no final !
O vídeo é estupendo. Mas nada se compara a risada no final ha ha ha Pondé você é o cara!!!
a melhor parte: a risada do Pondé no final tipo hen hen hen
Falou tudo 👏👏👏
Realmente Ponde vc é uma pessoa que tem um QI 👽 - Te amo.
Não estou comentando para fazer juízo de valor, não direi o que é certo ou errado nesse comentário. Tratarei as duas palavras exclusivamente quanto ao relacionamento amoroso.
Particularmente, eu vejo diferenças entre as duas coisas. Creio que a fidelidade esteja no campo da sexualidade, ser infiel trata exclusivamente de fazer sexo com outra pessoa, que não aquela a quem se assumiu o compromisso. Portanto, a infidelidade é aquela que somente o autor se envolve, mas não envolve a pessoa traída.
Lealdade extrapola a sexualidade. Ser leal é amar e isso implica em tratar bem, doar-se, matar e morrer para proteger a pessoa quem se é leal. É estar presente na saúde e na doença. Lealdade se trata do outro, portanto.
Sendo assim, pode-se ser infiel e ser leal ao mesmo tempo.
Eu teria dificuldade em perdoar a deslealdade, mas infidelidade entendo como uma necessidade sexual. Não posso exigir do outro um compromisso com seu próprio corpo, afinal o outro não me pertence!
Eu vou mais longe.... eu ainda acho que nem é preciso o amor para ser leal. O que precisa são das causas alinhadas ao conjugue, e fazer acontecer e não deixar ser afetado em hipótese alguma. Claro que estou falando nesse caso de uma relação mais "aberta".
Faz sentido, mas acho que a partir do momento que você trai, automaticamente você está sendo desleal. Entendo que o sexo é uma necessidade, mas quando se tem vontade de fazer com outra pessoa e não com a sua parceira/o você tem duas escolhas pra não ser desleal: dizer a parceira/o ou evitar de transar com aquela/e que você deseja.Não acredito que o amor e a traição podem andar juntas, porque na minha opinião quem ama obrigatoriamente respeita o outro. Quando isso acontece, na minha opinião, não há amor.Lembrando, é uma opinião minha. Acredito que ninguém é dono da verdade absoluta. As definições existem, cabem as pessoas aceitarem ou não, compreenderem ou não.
Kívia Queiroz obrigado pelo comentário respeitoso! Mesmo discordando, entendo perfeitamente seu ponto de vista!
acredito haver um outro ponto, Fidelidade: quando o cara deixa de comer no restaurante de costume e passa a comer td em outro. Lealdade: ele não só deixa de comer em outro restaurante mas passa a falar mal do restaurante anterior mesmo eventualmente ainda indo lá. Falta de fidelidade fere emocionalmente alguém, falta de lealdade prejudica outra pessoa, portanto ao meu ver a fidelidade vc oferece a outra pessoa , é uma questão de troca já a lealdade é uma questão de educação, de bom senso
Eu sou muito sua fã mas mesmo que não fosse seria impossível não babar ovo p oq vc diz! 👏🏻 parabéns como sempre.
Pondé, curto muitos seus vídeos... mas, se porventura, te encontrar na rua um dia, atravesso de lado pra não falar contigo, não encher teu saco, nem lhe obrigar a me fazer uma pergunta das quais não terei resposta e terei a certeza de que sou um completo idiota.
parabéns muito bom.
Um dos bons motivos para ser solteiro (por enquanto).
Você é fodaaaaaaa !!!
A lealdade está amparada em valores, não apenas em sentimentos como a fidelidade! 🎅🎄🎁💞
O escravo é Leal,o cachorro é Fiel
As Sagradas Escrituras diz que Deus é fiel, por isso acho que é exatamente o oposto.
Adooooro
A traição é um detalhe. Agora, quando culmina na paixão, no amor, no querer sempre mais...
Aí, que complica tudo, porque será necessário um posicionamento, o qual vai gerar sofrimento. Mas tudo tem solução. Levante a cabeça e siga em frente. O importante é realizar o teu desejo e ser feliz. Afinal, a vida é aqui e agora.
Infiel detected
"O importante é realizar teu desejo" cuidado com esse tipo de pensamento, se todo desejo for válido por ser desejo, a humanidade desaparece, pedófilos e estupradores devem pensar assim tbm.
Assim falou uma infiel antiga 😂
@@zaniociroc1185 Engano. Desejo de assumir um querer saudável e responsável.
Nada de violar a sensatez.
Falo de um desejo propositivo.
Nenhum desejo perverso é válido.
@@valnisiamaral Com todo respeito, Dona Vanísia...já traíu o parceiro alguma vez? E uma vez que a dona é mais velha, cheia de vivências e aprendizado, eu gostaria de saber se toda mulher trai.
@@zaniociroc1185 😅😅😅 Só os homens têm relacionamentos paralelos. As mulheres são todas fiéis. Têm conduta ilibada. Imagine! 💭💭 Caso as muralhas dos palácios falassem! 😇🤐
Fiel a mim e leal a quem amo. -Djonga
Ai ai ai, foi o que pensei como podemos dizer que somos enfieis, e ao mesmo tempo declarar que somos leais... uma pessoa disse que é possível pois lealdade é diferente de fidelidade... kkkkk
Como diria minha avó 👵 conversa pra boi 🐂 dormir rsrsrs.....!
Sem CONFIANÇA,sem ALIANÇA...até em business👍😉😊
Essa risada no final, foi a melhor!
Amei😂😂😂😂
O ser humano foi feito para o casamento "eterno"? Aquele pensamento de que temos que encontrar a pessoa certa e terminar nossa vida ao lado dessa pessoa para que isso seja considerada uma vida feliz.
acho que isso é dependência emocional e egóica.SÓ.
Ótimo vídeo!!
Em uma relação voltado ao "amor livre" ou até mesmo o "poliamor" realmente não há fidelidade, mas apenas a lealdade! ;)
jonathas lima qual a diferença entre amor livre e poliamor?
+Calixtando creio q vc vai encontrar a definição q desejas tomar conhecimento neste link: amenteemaravilhosa.com.br
Kkkkk, estou até hoje esperando alguém casado , homem ou mulher confessar que lealdade e fidelidade são distintas, e Pondé não faria isso, ÓBVIO.
Quando vc estiver na pior fase de sua vida e seu companheiro te largar porque simplesmente é mais comodo, aí vc vai perceber a diferença entre fidelidade e lealdade. Te garanto um cifre doi muito menos.
Todo cuidado é pouco! !!
Infidelidade e deslealdade é tudo golpe baixo.
Pondé, ouve a música Lealdade de Caetano. Talvez haja essa distinção entre lealdade e fidelidade que faz um pouco de sentido.
Mitouuu😂😂😂😂😂😂
Pondé fora do âmbito político (ira aos "regimes" de esquerda) consegue ser bastante interessante em algumas abordagens (como a do vídeo em questão).
Muito real isso
O cara acabou com a retórica que eu tinha em mente pra mentir sobre isso rsrs
por isso pouco me importa ser fiel a não ser a mim mesmo e deixo isso claro
Sejamos justos: um indivíduo que "pulou a cerca" uma vez, não pode ser nivelado ao canalha contumaz que age premeditadamente. Vejo no primeiro, adultério; no segundo, deslealdade.
Por que, normalmente, não temos paciência (sossego "espiritual") com aqueles que julgamos intelectualmente (inteligência para abstração) inferiores?
Com a devida vênia e os adeptos aos relacionamentos abertos ou polígamia(com consciência de ambas as partes), cairia por terra tal paradigma, ou seriam ampliados seus horizontes...
Fidelidade é como se fosse uma troca, um contrato. Do tipo vc me ajuda e eu te ajudo. Ou vc me respeita e eu te respeito. Então é a medida que vc recebe, vc se doa ou vice versa kkkkkkkk Por isso aquela música "Infiel" da Marília Mendonça faz tanto sucesso. rs. Por isso vemos outdoores do tipo Eu sou fiel à um time, ou Deus é fiel. rsrs
Já lealdade, é algo que vem do coração, da compaixão pelo outro, até mesmo da resiliência, a lealdade é um elo que não pode ser quebrado, elo de admiração, uma pessoa que tem lealdade por outra pessoa jamais vai conseguir traí-la, pq a lealdade não é um ato de confiança, mas um ato de coragem. Lealdade é algo que não precisa ser dito, pois é como um membro do seu corpo, como um guerreiro que é leal ao rei ou como um cão que é capaz de proteger o dono de um perigo. Por isso na maioria das vezes um ser humano tem mais carinho por um animal do que por outro ser humano e diga de passagem com uma certa experiência; com toda razão. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Animais não se vendem por dinheiro.
É coisa elementar da vida manter-se vivo da melhor forma possível, essa luta tem raízes na origem da vida, fugir ou evitar o dano consequentemente, Mas acho cara de pau quem diz ser leal sendo infiel, é como se quisesse subestimar a inteligência do outro. Mas aí é que tá, se um dos dois domina sobre o outro qualquer história que for bem contada será aceita. Ninguém gosta de perder algo bom, ganhar todos querem, quanto mais melhor mas perder ninguém quer, e na hora que "a casa cai" surgindo o risco da perda o que se julga culpado vai utilizar de suas melhores "armas" seja contando mentira ou meias verdades e dependendo do caso até mesmo a verdade tudo com o intuito de não perder. No fim das contas tanto a verdade quanto a mentira são apenas ferramentas para se obter um objetivo. Vão se os anéis ficam se os dedos, tudo como dantes no quartel de Abrantes.
A questão é que não consigo ver a fidelidade e a lealdade como mesma coisa, digo como expliquei acima a fidelidade é uma relação de interesse, em que há um limite de proporcionalidade, vc se doa esperando receber, de alguma forma é a compra da gratidão. Não há interesse de fato em ser importante na vida de outrem, é uma questão de gerar dependência de um em relação ao outro. Por outro lado ambos saem ganhando, mas diante de uma crise se uma das partes não lhe servir vai ser totalmente descartável.
Muitas pessoas já me confessaram terem traído seu parceiro (a). Não entendo pq mas as pessoas se sentem mais a vontade contando isso para uma pessoa que elas não conhecem kkkk. A questão é que há uma confusão, muitas vezes o interesse está no que a pessoa tem quando está com o parceiro (a) e não no que ela (ou ele) de fato é. Esse tipo de interesse uma hora acaba, e uma hora ou outra haverá infidelidade.
Lealdade está no ato da dignidade, da hombridade, muitas vezes a pessoa abre mão da própria felicidade ou diria egoísmo ou em muitos casos da vaidade para ver o outro feliz. Como quando ocorre um acidente ou uma doença ou quando se passa por problemas financeiros entre outras coisas o parceiro (a) não se separam por medo do que terão enfrentar, pois lealdade não é um ato de confiança é um ato de coragem.
acho que isso é ao contrário ou seja inverso
Leal e Fiel só os animais. Conclusão de alguém que assistiu esse vídeo em 2024.
Interessante.
E essa risada no final? kkkkkkkkk
É isso
Bukowski estava errado quando disse que foi fiel a Lídia, a sua maneira. kk
Tio Fil nesse caso, foi ironia. kkkk
''Fiel, a sua maneira.'' kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ué? E cada um não tem uma linha de pensamento?
Se ele creditava realmente é outro ponto.
Foi só uma piada que fiz pensando no caso de eu comprar a idéia do Pondé, o que levaria a crer que o pensamento do Buk estaria em pauta, mesmo que o sexo oral fosse voltado a lídia.
Todavia, ironico ou não, eu sempre dou risada com os possíveis "fundos de verdade" nas linhas de pensamento do Bukowski. kk
Não me levem a sério nesse comentário. Só isso. xD
Tio Fil mas eu curti a linhade pensamen
to kkkk
"Eu tô fazendo amor, com outra pessoa..."
Parece que essa praga politicamente correta já tem se alastrado há bastante tempo
***** hum... Entendi
Isso não tem nada a ver com politicamente corret
O que é o tempo?
Pondé, acompanho seus videos aqui na net já tem um tempo e nunca vi você comentar nada sobre Ciro Gomes. Poderia ser esse o tema um um próximo vídeo?
Eu até gosto bastante do que ele fala, mas a arrogância dele me faz ter sempre um pé atras, afinal quem se julga certo dimais me faz ficar com um pé atras.
Se puder, comente um pouco sobre ele ai pra nós. Abraço!
Por isso que a MM já cantava: Diamond are girls best friends.
Minha mãe adorada, falava,que quando um homem quer outra mulher, a sua,? está com a bacia quebrada, o balde furado e etc.... 😅😅😅😅😅😅 pura verdade!!!! Um bando de canalhas😅😅
Boa noite e obrigada 😂😂
Pô, mas no caso específico do casamento, é possível ser desleal mesmo se mantendo sexualmente fiel...
Frissessomorum existe várias formas de trair..Uma delas é o sexo. Quando isso acontece...Não há mais lealdade.
verdade... o contrário também se aplica!
Humor tem limites Pondé?
Na parte em que questiona se pode haver traição onde há amor, acredito que sim.
Existem milhares de casos onde o homem ou a mulher traem por puro desejo sexual e quando voltam a racionalidade o sentimento pelo cônjuge fala mais alto e o remorso vem.
Sobre o Canalha honesto, também se aplica a canalha honesta, prefiro pegar uma safada que diz e age como tal, do que me enganar com uma falsa santa.
Pondé, mas como avaliar a questão em um relacionamento aberto?
Recadinho para Clovis de Barros
Pondé, vi vc no roda viva com o Karnal e vc falou q o sexo ia ficar menos popular pq as pessoas estão cada vez com mais nojinho. Juntando ao tema desse vídeo, vc poderia falar um pouco sobre Madonna-whore?, o homem q não consegue ter pegada de vdd com a mulher q ele ama pq a coloca em uma espécia de pedestal. Obrigada, estou amando seus vídeos!
Christina A. Isso é mais comum do que você imagina. Mas no fundo quem perde é ele.
Verdade isso é comum pra caralho! E extremo ao nível de não conseguir se masturbar pensando na amada QPSKPQSKPQKSPQKSOQSKO
Opiniões são análises desenvolvidas quer por racionalidade, quer por emocionalidade, até porque hoje se sabe que não existe razão sem emoção. Descart estava errado. Como filósofo, Pondé deveria saber que não existem verdades absolutas, e todas elas são efémeras pois aguardam a chegada de outra linha de pensamento ou apenas se tentam sobrepor a outras existentes. Daí ouvir a sua análise comparativa embrulhada em arrogância. Não estou a criticar a sua visão mas, isso sim, a forma como a expõe, criticando com jocosidade quem acha o inverso.
Na minha visão, fidelidade significa manter uma relação única, exclusiva, seja ela interpessoal, de negócios, de princípios... Já no que toca a lealdade, dou-lhe o significado virtudes humanas como honradez, equidade, consciência, e outras práticas éticas e morais onde assentam a maiorias das sociedades modernas.
Como exemplo, eu não sou fiel à barbearia onde gosto de ir há mais de 20 anos, por por vezes vou a outro local, mas sou leal à barbearia para onde mando mais clientes, e não falo mal do corte quando vou a outro local.
Num relacionamento conjugal, mesmo sem fidelidade tem de haver lealdade, sem a qual não faz sentido existir. De que serve ser fiel se na hora de o outro ficar doente, não cuida, não se preocupa com os seus problemas, é egoísta e por aí fora? Imaginemos o inverso: alguém que não é fiel mas está lá para cuidar sempre com toda a verdade de quem ama, de quem sabe da sua obrigação humana de cuidar.
Deixo aqui o dilema filosófico para os leitores comentarem: Descartando a hipótese da fidelidade e lealdade em conjunto, que relação preferiam ter? Um parceiro fiel mas desleal, ou um leal mas infiel?
Nessa você foi raso Pondé. Uma pessoa pode trair (infidelidade) e continuar cumprindo com os acordos implicitos do casamento como pagar as contas e cuidar das crianças (lealdade). Eu entendo sob qual ponto de vista você fez suas considerações, mas existem muitos outros pra resumir a questão a apenas um. Concordo contigo que tem um monte de gente que usa esse argumento pra se safar, o canalha, como você disse. Mas e nos casos em que acontece o inverso? A pessoa não é infiel, mas mente ou omite coisas de você pra se safar de problemas que ela não quer lidar e que afetam o outro? Pro senso comum, que entende as coisas pela metade e acha chatão quem se aprofunda em definições importantes para a vida, essas duas palaras podem não ter diferença mesmo. Mas não para os filósofos. Entendo também quando se refere a paranóia da definição. Ela é o mau necessário, quantos problemas de comunicação evitaríamos se as pessoas se atentassem ao conceito do qual a palavra trata ao invés daquilo que elas acham, que muitas vezes é equivocado, parcial ou que elas cagam mesmo?
não creio que em um relacionamento exista FIDELIDADE. todo mundo trai em um determinado momento. BASTA A OPORTUNIDADE SURGIR. SÓ BASTA ISSO. Tanto para o homem como para a mulher. e isso não diz sobre o amor. o amor existe mesmo havendo a traição. é exatamente onde entra a LEALDADE. vc pode ser leal mesmo traindo. pq a lealdade existe para tudo que diz respeito ao próprio respeito. vc é capaz de respeitar sua mulher acima de tudo. defendê-la de qualquer ataque. aguentar muitos insultos dela. porém, ainda sim irá sempre ser leal a ela, E JAMAIS FALARÁ MAL DELA. Para mim isso é ser leal. a fidelidade é algo mais, carnal. é uma coisa de desejo momentâneo. de beleza. de química instantânea. é uma coisa incontrolável. e só há uma maneira de vencer o desejo: é entregando - se a ele.
Fidelidade é como um contrato, uma cláusula que se for quebrada, o contrato se encerra. Se existe egoísmo, sofrimento e tristeza no outro ao ser traído, você acha que isso é ser leal?
Concordoooo
Fidelidade é posse. Amor é liberdade. As pessoas que são capazes de amar mais de uma pessoa sabem que HÁ diferença entre fidelidade e real lealdade. Mas se o caso for juramento de APENAS fidelidade de posse assumida, aí as duas coisas até podem se igualar. Mas aí pergunto: será REALMENTE amor? (sem apego!!) E de fato, valerá a pena um "amor" assim tão apegado e PRESO?
Ah Pondé... 👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽
Fidelidade é um acordo, como uma cláusula de um contrato que se for quebrada, o contrato se desfaz. Amor é respeito, se você é infiel com alguém, você não o ama, é apenas uma pessoa egoísta.
Mas pondé primeiramente quero dizer que sou sua fã, mas me perdoe a minha ignorância no quesito filosofia, mas penso que lealdade é quando a pessoa mantém o respeito e a honestidade. Se a pessoa falar a verdade, ser leal , honesto , dá ao outro a oportunidade de escolher se aceita e fica ou vai embora. Nao sei mas acho que quando tudo fica em pratos limpos , vem junto a liberdade de escolha ... e evita problemas afinal ja se sabe que traição é um fato na relação (nos casos em que o parceiro gosta de trair mesmo e nao tem jeito) , então poupa também um pouco daquela falação e infinitas DR's ....
ISTO é que é suposto ser um filósofo inteligente? Nunca ouviu falar em poliamor por exemplo? De que modo uma pessoa por querer se relacionar com mais do que uma pessoa está automaticamente excluída de ser considerada fiel ou leal a uma pessoa? Isso não será uma definição extremamente restritiva do que é a fidelidade afinal de contas ser fiel não tem a ver com cumprir acordos e ser uma pessoa de palavra fazendo o que diz que vai fazer e não fazendo o que Diz Que Não vai fazer porque é que Eu Não posso ser fiel a um acordo que me permita reservar o usufruto do meu corpo e do meu desejo independentemente de assumir um montão de obrigações e de cuidados para com outra pessoa ou até mais do que outra pessoa? E porque é que fidelidade há de significar uma coisa estritamente sexual por exemplo não existe muitas formas de ser fiel a uma pessoa ou leal a uma pessoa? Eu sinceramente fico mesmo mal impressionado com a fraca qualidade filosófica de alguns vídeos que eu vejo por que são tão facilmente desmontáveis que eu fico atónito como é que se pode considerar sábia uma pessoa que manda este chorrilho de barbaridades.
bora troca pondé?
Pra mim traição nao.justifica
te acompanhava diariamente Pondé, mas depois que te vi no roda viva da cultura, cheguei a conclusão que vc é um esquerdista mais ou menos gentil.
cada um tem o direito de ser oq quer mas preferir o jeanús Willis do o bolsonaro é difícil lrvar a sério uma pessoa a sim.
Quando nós conservadores, achávamos que finalmente encontramos um filósofo conservador e de direita, vc manda umas lá que é difícil levar a serio.
E outra, contra o escola sem partido tb, e a observação que vc fez me desculpe mas vc está enganado, pois o escola sem partido da o direito de caso um professor ensine evolucionismo que ensine sobre criacionismo tb, e não apenas um lado.
E que o ensino não seja comandado por partidos, assim como a esquerda inteira fez e vem fazendo a anos.
Vamos lá tentar encontrar um filósofo conservador na moral, no comportamento e se for liberal, só na economia.
Mas tu vai morrer,nao vai?
😇
Os Intelectuais estariam vivendo fora da realidade?
Nossaa, passada, a canalhice de um desgraçado não tem limites
Deveras, sinônimos.