Pondé: "A discussão do aborto é uma discussão que você não resolve a partir de princípios"

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 лют 2021
  • Aborto e os princípios abstratos ligados à religião são temas na conversa entre Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé em edição do Linhas Cruzadas.
    Sob o comando da jornalista Thaís Oyama e do filósofo Luiz Felipe Pondé, Linhas Cruzadas traz análises aprofundadas dos fatos do noticiário recente.
    #LinhasCruzadas

КОМЕНТАРІ • 220

  • @roboticahomeschool2375
    @roboticahomeschool2375 3 роки тому +66

    Esse argumento da reporter no 01:45 achei muito perigoso..
    Na pratica diz "se sua morte NÃO desarranja da sociedade, ta OK te matarem". Ela parte de um pressuposto, a meu ver, da utilidade da vida acima da dignidade da vida.

    • @julianemello1723
      @julianemello1723 3 роки тому +4

      Está acontecendo isto agora com o vírus o covid 19 o presidente ( genocida) não liga ( negacionismo ) por que a maioria que morrem são pobres idosos, desempregados..

    • @julianemello1723
      @julianemello1723 3 роки тому +3

      Veja bem poderiam ter falado: para NÃO PECAREM ;se for pra pessoas religiosas;
      Ou NÃO se descuidem: sejam responsáveis!( pra pessoas conscientes) eu tenho 42 anos e nunca fiquei grávida..o pior de tudo HOJE EM DIA que muitas pessoas vir me questionarem
      O POR QUÊ? por que não tive filhos?
      Perguntam se Eu não gosto de homens,
      Se não suporto crianças?..se NÃO temho medo de envelhecer ficar sozinha etc...coisas absurdas
      Então estou sendo mais discriminada por NÃO TER FILHOS DO QUE MUITAS que eu até conheço casos que tiveram ( querer) por acidente..como dizem
      e nem lembram que o filho existe.
      ( sao criados pels avós) tias, etc

    • @danielacarvalho8891
      @danielacarvalho8891 3 роки тому +5

      Digo mais, a sociedade é feita em base de ideologias. Se não for cristã -judaica, onde tem uma construção moral e ética gigantesca, onde procurasse a liberdade de todos; pode acabar sendo a revolução laica, como ocorreu na França, tudo posso e tudo convém, e no fim daquela brincadeira , mataram um monte de padre e religiosos, afinal, TUDO POSSO TUDO ME CONVÉM.

    • @pedro_avelino
      @pedro_avelino 2 роки тому

      O que ela falou é totalmente imoral

    • @francyeltoncamposlima7854
      @francyeltoncamposlima7854 2 роки тому +2

      O aborto parece não ter o efeito de desarranjo,mas na verdade é um holocausto silencioso.

  • @mercurykingfirst
    @mercurykingfirst Рік тому +9

    Sou a favor do aborto. N quer ter filho e a camisinha n deu conta, n tenha. Pior é trazer a criança pro mundo sem ter condição.

  • @canalw6797
    @canalw6797 2 роки тому +21

    Eu concordo com a leitura do Pondé, o aborto tende a ser legalizado no mundo, mas não acho algo positivo, afinal, é irrefutável que é algum tipo cerceamento da vida baseado em tempo.

    • @rosymarx
      @rosymarx Рік тому +3

      Estou mais preocupada no cerceamento de direitos das crianças que estão agora debaixo de um viaduto esperando comida, saúde e educação e não com os discursos dos falsos moralistas.

    • @jackie6767
      @jackie6767 Рік тому +6

      @@rosymarx isso nao tem muito a ver com o aborto como vc pensa.
      Nos países que legalizaram a prática tá cheio de orfanatos igual o Brasil,e a minoria de crianças em situação de abandono tem a ver com o país ter uma melhor economia e administração e não com se legalizaram ou não o aborto

    • @doncomuna378
      @doncomuna378 Рік тому +2

      @@rosymarx Só não abrir as pernas

    • @dayanesantos4555
      @dayanesantos4555 Місяць тому

      ​@@jackie6767perfeito, em vez de lutar para tirar o direito do outro deveria era lutar pra o estado respeita os direitos já existente principalmente o de garantia uma boa educação, melhora a economia e combate a corrupção

  • @elvistrivelin3889
    @elvistrivelin3889 3 роки тому +10

    Pondé evocou uma das crises da Modernidade frente a antigos paradigmas, mas será que assuntos sob uma perspectiva moral (ou mesmo da honra) estão cada vez mais limitados diante de uma visão pragmática de resolução de conflitos? Viver em conflito é uma condição humana. Tomar consciência dos conflitos faz parte do desenvolvimento cognitivo e a forma de enfrentar esses conflitos é que está em questão... e ela presume uma visão holística do mundo (daí o aborto ser comumente tema importante para religiosos). Na vida cotidiana, se os prazeres e os interesses que uma prole impede já estão acima do valor da vida do nascituro, então esses interesses prevalecerão mais cedo ou mais tarde. Pouco importa a eficiência do logos em convencer pessoas de que o aborto não é um crime. Quando esse logos se expressa em discursos, campanha ou propaganda, significa que parte muito relevante da sociedade já esvaziou a prática de seu significado anteriormente dado. A partir de então é apenas questão de tempo para o aborto ser normalizado no mundo todo - enquanto as próximas gerações vão se afastando das preocupações éticas e morais inerentes a ele. Aos poucos, se tornará um ato razoável e até banal. Há uma clara projeção nessa direção com relação à concepção... O aborto não precisa ser justificado numa sociedade que já não busca mais significado holístico em seu cotidiano. Para alguém agnóstico ou ateu, isso pode ser lamentável sob a ética. Para um religioso (cristão ou outro), isso pode ser escatológico. E para mim, as duas coisas.

    • @roboticahomeschool2375
      @roboticahomeschool2375 3 роки тому +1

      Abortar é uma forma muito eficiente de assegurar que sua própria voz não será mais ouvida quando você não estiver mais aqui, pois as crianças frequentemente perpetuam o discurso dos pais. Do ponto de vista da perpetuação de um discurso, portanto, o aborto é análogo ao suic1dio

    • @Alex-fb8hs
      @Alex-fb8hs 2 роки тому

      para mim isso não é escatológico ou agnóstico...o fim tem haver com o começo, e não o final de tudo como resultado de todos...não existe pragmatismo religioso; até ateu concordam com a moral cristã assim como todos credos e crenças bebem dali.
      caracterizar a moralidade pragmática é ser somente cultual em dores...é ser imune por exemplo a traição é desejar que a mulher que vc ama engravida de outro e aborta porque reconhece que ninguém além dela sabe o que é indejesado até aparecer um corpo estranho ....há vai lá! estamos falando de vários assassínios moral inclusive de seus sentimentos meu caro

    • @elvistrivelin3889
      @elvistrivelin3889 2 роки тому +2

      @@Alex-fb8hs Essa visão (de ciclos) não é Cristã, mas dos povos indo-europeus. Cristianismo tem uma concepção de História linear. Sobre o aborto, a questão é muito simples: tecnicamente, praticá-lo é ceifar uma vida? Se sim, o cristão deve ser contra, por princípio irrevogável. Do aspecto científico cabe discussão com base na constituição de sistema nervoso central, entre outros processos embrionários, embora nada claro e fechado. Nesse caso, a questão recai sobre a Ética, tema a que a Filosofia se dedica. O Cristão herda seu entendimento da tradição judaica antiga na qual a vida inicia na concepção. Desse ponto de vista, sim, viver num mundo em que se aceita colocar fim a uma vida por qualquer argumento sociológico é uma visão que condiz com a escatologia na Igreja (Católica, diga-se). Na visão "linear" de "fim da História", presumem alguns que esse será só mais um traço que antecederá a Salvação.

  • @rosymarx
    @rosymarx Рік тому +6

    Sou a favor da legalização do aborto. A mulher tem direito de escolher se quer ou não gerar aquele ser que está no seu corpo.

    • @joaostvitor
      @joaostvitor Рік тому

      Rosemeire
      voce acaba de confirmar que o aborto é um crime .
      sim , é um ser , um ser humano que pode se tornar o que voce é hoje .

    • @joaostvitor
      @joaostvitor Рік тому

      Rosemeire
      se minha mae que tem o mesmo nome de vc , tivesse pensado assim não estaria aqui ,

  • @samuelfreitas5793
    @samuelfreitas5793 3 роки тому +51

    A discussão não é quando começa a vida, até porque uma célula tb é vida. A discussão é quando um ser passa a ter direitos.

    • @Horoscopephobia
      @Horoscopephobia 3 роки тому +7

      Quando nasce.

    • @TiagoSilva-de3yx
      @TiagoSilva-de3yx 3 роки тому +16

      Quando come casada

    • @Dimisi0612
      @Dimisi0612 3 роки тому +1

      @@TiagoSilva-de3yx Kakakakakakakakakakakakakakaka

    • @pedro_avelino
      @pedro_avelino 3 роки тому +9

      Terá direitos em quanto estiver vivo.

    • @Alex-fb8hs
      @Alex-fb8hs 2 роки тому +2

      eu não; mas os filhos é que exigem o dever dos pais por terem nascidos...e a resposta é a mesma: te amei no ventre...ou seja...vc já viu abortado reclamar?

  • @swift1793
    @swift1793 2 роки тому +12

    Se essa é a intelectualidade do país, então estamos F O D I D O S

  • @gabrielleregina7565
    @gabrielleregina7565 2 роки тому +8

    Ninguém fala sobre una consciência que antecede a vida, que todos tem, só que poucos querem usar!

  • @wikipaintcollaborative5296
    @wikipaintcollaborative5296 3 роки тому +4

    Uma boa maneira de refazer a frase que é título do vídeo é "A discussão do aborto não é uma discussão que você resolve sendo coerente". Quando o Pondé fala de princípios, como vemos no vídeo, não fala exclusivamente de princípios bíblicos, cristãos. Fala de princípios, pelo que podemos inferir, de racionalidade, de lógica, de coerência dentro do próprio discurso. É no mínimo curioso ouvir isso de um filósofo, mas isso deixa claro que, no final das contas, tudo se resume a uma só coisa: abortar é decidir matar alguém, é uma escolha. E bem fez o Pondé em pontuar que princípios de racionalidade pouco tem a oferecer para ajudar na defesa de quem assume essa posição.

    • @jacksondesouzasilva9888
      @jacksondesouzasilva9888 3 роки тому

      É por aí mesmo o que Pondé estava dizendo.

    • @AlexandraLela8
      @AlexandraLela8 2 роки тому

      Decidir matar alguém é quem quer desfilar com airsoft na pracinha. Não seja imbecil. Não , não é princípio cristão que decide o que é legal ou não é.

    • @AlexandraLela8
      @AlexandraLela8 2 роки тому

      Não sou a favor de nenhuma forma de libertinagem; nem de drogas a vontade, nem de armas a vontade nem de nenhum tipo de procedimento médico a revelia. Mas deve ser lido como acesso a um serviço médico.. Se você é contra ter acesso a serviços médicos você que morra no asfalto e não encha o saco.

    • @rodrigoprata
      @rodrigoprata 2 роки тому

      Não foi nada disso que ele disse

    • @mercurykingfirst
      @mercurykingfirst Рік тому

      Bla bla bla

  • @denuncia777
    @denuncia777 11 місяців тому +2

    Se porventura você não discute as coisas a partir de princípios em que se sustenta a tese?
    Que louco! Tirando o absorto, os devaneios qualquer ciência lógica sabe que o inviduo intrauterino não é considerado uma extensão da mãe.
    Num caso de acidente de passageiros em que o motorista levou dezenas a morte por brincar no trânsito, ou por imbriagues, a tese extra princípios também poderia ser usado para favorecer ele no dolo? Apesar de ser o motorista ele não tinha responsabilidade de segurança com os passageiros?
    O útero que deveria ser um lugar para além da segurança, sagrado, agora deve ser visto sem princípios. Putz!!!!!

  • @rafaelmiranda9556
    @rafaelmiranda9556 3 роки тому +6

    Complicada essa situação. Só que o mais Curioso, é saber que existem Conservadores que embora sejam contra essa Prática ainda sim abrem Exceção quando a gravidez foi Originada de um estupro, Estranho Não?

    • @juliokessy5559
      @juliokessy5559 3 роки тому +2

      Talvez seja porque passa a se tratar de um dilema.
      A continuidade de uma gravidez resultante de um estupro pode causar danos psicológicos irreparáveis na gestante, além dos danos causados pelo próprio ato de estupro em si. Seria algo meio que uma "morte psicológica".
      São duas saídas igualmente indesejadas, e aí fica a critério da própria pessoa ou familiares tomar a decisão que julgam menos danosa.

    • @rafaelmiranda9556
      @rafaelmiranda9556 3 роки тому +2

      @@juliokessy5559 é pode ser, só que na Visão da Igreja católica romana isso tbm é Errado.

    • @juliokessy5559
      @juliokessy5559 3 роки тому

      @@rafaelmiranda9556 Sim, é verdade. Inclusive isso ficou claro recentemente com o caso da criança que engravidou vítima de um abuso.
      No entanto, eu não estava me referindo aos católico especificamente. Eu falava dos conservadores que apesar de serem contra a prática do aborto, não o são em casos de estupro, ou qualquer situação que coloque a vida da gestante em risco.

    • @marianatedesco2731
      @marianatedesco2731 3 роки тому +1

      Rafael, concordo que é muito estranho.

    • @marcosalves-lb1bb
      @marcosalves-lb1bb 3 роки тому +4

      Não? A mulher foi estuprada

  • @wikipaintcollaborative5296
    @wikipaintcollaborative5296 3 роки тому +8

    Essa discussão de aborto perde o ponto central. Se fetos surgissem por outras coisas, que não o sexo, não estaríamos discutindo sobre aborto. Todos sabemos que a discussão de aborto é uma questão periférica dentro de um interesse maior. O cerne da discussão é: a busca pela liberdade de ter relações com quem quiser, quando quiser, como quiser.
    O problema é que ainda que matássemos todos os fetos do planeta não resolveríamos as mais de 376 milhões de novas infecções por DST que ocorrem anualmente ao redor do mundo. E isso num mundo bem "careta", na visão de muitos.
    Nós temos, sim, a opção de lidar com a nossa vida e a vida de nossa prole como lidamos com a vida dos animais. E, pelo visto, há muitas pessoas animadas com a ideia de abortar para desfrutar dessa liberdade. Só que é preciso considerar que viver como animais nos impõe morrermos como animais também, e isso ninguém quer.
    Um bom começo pra chegar a discussão no eixo é trocar a frase "se não concorda com o aborto, não aborte" por "se não quer parir um filho, não fique grávida/engravide ninguém"

  • @melox458
    @melox458 3 роки тому +15

    Deixando casos específicos (ex.:estupro) de lado. Se vc não quer ser pai ou mãe, então não transe ou transe com segurança. Dizer que um filho veio "sem querer" é boçal. Será que alguém chega para um parceiro e transfere uma grande quantia em dinheiro, sem querer? Deixa o cônjuge sair com outros parceiros, sem querer?

    • @guilhermeteodosio40
      @guilhermeteodosio40 3 роки тому +5

      Qual método contraceptivo é 100% eficaz? NENHUM. O filho pode sim vir *acidentalmente* e se ela não estiver preparada pra ser mãe, deveria ela ser mãe?

    • @melox458
      @melox458 3 роки тому +4

      @@guilhermeteodosio40Nada que o ser humano cria, prepara ou "legaliza" é 100% eficaz. Tudo tem um custo ou consequências que devemos sim responder por elas. O Sexo não é diferente das outras coisas... Fora os casos específicos, já sabemos as consequências que o sexo pode trazer aos envolvidos.

    • @Venom-wy4jr
      @Venom-wy4jr 3 роки тому +1

      @@guilhermeteodosio40 jeito é fazer sexo gay então 😂😅

    • @sarahsampaio1529
      @sarahsampaio1529 3 роки тому +2

      Tira da cabeça que as pessoas vão parar de transar pq ter filho é consequência, essa discussão não é viável. Esse é o problema, colocar princípios e moralismo em cima de uma pauta que deveria ser questão de saúde pública e estrutura social. Países de primeiro mundo entendem isso e seguem por aí.

    • @melox458
      @melox458 3 роки тому +1

      @@sarahsampaio1529 Você disse o correto: Países de primeiro Mundo. Se aqui as pessoas não conseguem nem mesmo respeitar a lei do silêncio e acham que maconha é para fumar a qualquer hora e em qualquer lugar, imagina se o nosso SUS vai conseguir prestar o "serviço de aborto" à quem realmente necessita. Acho que você e outras pessoas estão bem à frente do básico que precisamos alcançar...

  • @tarsocoelho6852
    @tarsocoelho6852 9 місяців тому +1

    "Precisamos submeter a discussão à lógica da democracia". Exatamente o oposto da atitude que fundou a filosofia, com Sócrates e cia.

    • @Julia-tj9jz
      @Julia-tj9jz 5 місяців тому

      Platão chorando depois que ele falou isso: “mas e o mundo das ideias??? 🤧🤧”

  • @danielacarvalho8891
    @danielacarvalho8891 3 роки тому +8

    Do ponto de vista religioso tem mais uma questão : se vc não interferir na gestação , o que vai nascer? Uma jaca?! Não. Vai nascer um ser humano. Aborto é visto pelos conservadores como interferir na existência de outro ser. A mulher tem direito sobre seu corpo, mas na ultima vez que eu contei, eu tenho duas pernas e não quatro, tenho uma cabeça e não duas. Todos os valores da sociedade estão se perdendo. Bora orar e nos posicionar

  • @vvcbbpf5380
    @vvcbbpf5380 9 місяців тому

    0:11 que isso, isso me fez não ter mais dúvidas quanto á minha posição

  • @sonhador342
    @sonhador342 2 роки тому +2

    Não sou religioso tem casos de aborto eu apoio quando é um abuso sexual ou
    Ao meu ver no momento que o feto ou bebê não pode ter uma vida digna um exemplo a falta de dois braços ou duas pernas motivo veja, quando o ele estiver na fase adulta na maioria dos casos não terá condições de ter um emprego para ter condições de sobreviver neste mundo cruel ao meu ver não é homicídio mas poupá-lo de qualquer sofrimento financeiro ou psicológico ao longo de sua vida.
    Eu sou a favor da vida mas tem casos que devemos refletir será que teremos condições de dar uma vida digna a esse ser humano? Será que ele será feliz ou ser conforma sem dois braços? O que será de sua vida desse ser humano sem emprego e quanto aos meus país partirem terei eu condições de me manter?

    • @bahiasiq1
      @bahiasiq1 9 місяців тому

      Hitler pensava assim.

  • @user-JM1967
    @user-JM1967 3 роки тому +8

    O Ocidente já perdeu seus princípios há muito tempo. Decadência garantida.

    • @mercurykingfirst
      @mercurykingfirst Рік тому

      Papo de gentalha islâmica

    • @user-JM1967
      @user-JM1967 Рік тому +1

      Islamismo já engoliu o cristianismo faz tempo. Mas China e Índia são ainda maiores.

  • @julianemello1723
    @julianemello1723 3 роки тому +7

    Mas o anticoncepcional. Se for analisar bem também é tipo um abortivo.. Mas a maioria que são contra o aborto usam estas pílulas.

    • @Ottolacombe
      @Ottolacombe 3 роки тому +4

      A analogia mais b0sta que eu já vi.

    • @julianemello1723
      @julianemello1723 3 роки тому

      @@Ottolacombe sobre o meu ponto de vista? Eu nunca fiquei grávida . Óbvio que sou contra o aborto , pois eu
      ( sou contra a gravidez)

    • @mudeidecontafds715
      @mudeidecontafds715 3 роки тому

      Wtf

    • @Ottolacombe
      @Ottolacombe 3 роки тому +1

      @@julianemello1723 se você é contra a gravidez, é contra a sua própria existência.

    • @julianemello1723
      @julianemello1723 3 роки тому +1

      @@Ottolacombe me desculpe a sinceridade, mas no meu caso quando tiver a invenção de ter 1 filho obviamente que vou adotar ..Pois até agora não encontrei um ser abençoando que tenha capacidade e disposição de assumir compromisso( de ser pai) pra este papel tão indispensável para uma criança.
      Por que se for perguntar por que as mulheres decidem abortar? Provavelmente o companheiro não quer o filho com ela pois vai disputar atenção dela com uma criança

  • @rogeriosoares6281
    @rogeriosoares6281 9 місяців тому +2

    Trocar a vida pela carreira passageira que mente pequena duente

  • @MrLaercioferreira
    @MrLaercioferreira 3 роки тому +3

    Se não quer o aborto não aborte , mas serve pras armas se não quer armas não compre

  • @joaomatos9270
    @joaomatos9270 2 роки тому +1

    eu defendo que a diferença entre homicídio e aborto é que no 1 caso você usa da violência pra matar alguém já o aborto é comparado a eutanásia porque pressupõe que o direito invidual da pessoa deve prevalecer se o feto ainda não é considerada ser vivo ok más o contrário não pode ser excluído tem que haver mais estudos e pesquisos sobre o assunto eu defendo o aborto apenas em casa de estupros, risco a vida da mulher e a saúde do bebê

  • @alancosta4760
    @alancosta4760 3 роки тому +15

    Não é e nunca foi um tema polêmico. O moralismo religioso construiu essa aura em torno. É uma questão simples.

  • @humbertooffrede9692
    @humbertooffrede9692 9 місяців тому +1

    "Se vc é contra o aborto, não aborte!"..Viram como é simples ? Mas se vc é a favor e tudo é uma simples "questão de opinião", acho q seria justo e obrigatório "ouvir a opinião" do feto q será assassinado. Ou nesse caso, a opinião da vítima é só um detalhe??

  • @brunacabral4125
    @brunacabral4125 3 роки тому +8

    A impressão que eu tenho é que o aborto é a única solução. Será que tanto homens quanto mulheres não tem outras soluções? Ex: Não transar ou até mesmo tirar o útero? Analisamos a história da humanidade e vejamos o quão pobre é o homem ao intitular quem vive ou não. Na idade antiga era LEI e RACIONAL um ancião decidir quem vive ou não. Depois passou essas responsabilidade aos pais, que tinham o direito de abandonar seus filhos na floresta, logo adiante a LEI e a CIÊNCIA concordam que o NEGRO não era humano, era uma propriedade e que seus donos tinham direitos sobre ele. Será que a ciência é algo exato? Nivelar a vida como objeto a não ser mais intitulado como um ser e sim um câncer, que ao sair da operação a pessoa se senta como dever cumprido que retirou do mundo mais um infeliz, não nos remete ao passado e voltamos ao genocídios de antigamente? Será que somos tão autossuficiente para dar a vida sozinhas e tb retirá-las? Será que exemplos como da China, quando foi autorizado o controle de natalidade se virão num caos onde homens estavam depressivos porque não haviam mulheres suficientes para se relacionarem? Um filosofo com tanto conhecimento pode dar palavras pobres, generalizadas de que o feto deve ser visto como objeto e não como um ser, para que quem fizer o aborto ou aprová-lo se senta mais confortável?!!! Tirar o feto da moral não seria um retrocesso?

    • @FTHGTH
      @FTHGTH Рік тому +2

      é assim que se resolve o problema, falando pras pessoas não transarem. 😱😱😱😱nossa, q genial

    • @mercurykingfirst
      @mercurykingfirst Рік тому

      Vc é um idiota

  • @Aluz365
    @Aluz365 2 роки тому +1

    AFFF!!! Essa mulher me dá náuseas!!!!!👊👊👊💩💩💩💩

  • @FernandoManciniVillela
    @FernandoManciniVillela 6 місяців тому

    Se o aborto representar, necessariamente, a morte de um ser humano, qual seria o entendimento diferente de homicídio? O aborto é a frustração de um processo de formação do corpo de um ser humano que depende, para sobreviver, de permanecer quarenta semanas no útero materno. Que os interessados, a partir do conhecimento dessa circunstância, forme o seu juízo a respeito de aborto e do papel da mulher que engravida em relação à criatura em processo de crescimento em seu útero.

  • @rodrigoromualdo8728
    @rodrigoromualdo8728 2 роки тому +7

    FILHO (A) É BOM, NA CAMISINHA!!! DENTRO DO LIXO!!!(Igor Guimarães/Humorista)🤔🤔🤔😂😂😂

  • @marcellodel
    @marcellodel 3 роки тому +1

    a nao aborto nao e homicidio....a crianca no ventre da mae nao é uma ser vivo né..Pondé...Deus nao deu sua força ,seu anima..para aquela criança .uma alma....um espirito....para ela ser jogada no lixo...

  • @FTHGTH
    @FTHGTH Рік тому

    Concordo, a partir da concepção o feto já é uma vida, uma vida assim como uma planta. Você entendeu, a questão não é essa. A diferença entre eu e você é que você acha que o aborto é homicídio, você acha que de alguma forma o feto que não desenvolveu o MÍNIMO do sistema nervoso; que não ouve, não enxerga, não pensa, não escuta, não sente... Você acha que essa vida merece o mínimo de direito moral perante a sociedade. Porque vocês acham isso? Juro que não consigo entender, nessa fase inicial o embriao tem o mesmo valor que uma planta. Lógico, se deixarmos ele se tornará um ser senciente, mas há realmente um problema em interrompermos esse processo? Você acredita em alma ou em algo do tipo? Eu entendo seu lado, se eu achasse que aborto é homicídio eu concordaria, mas não consigo enxergar essa situação em um feto de 2 meses

  • @joeloliveira4415
    @joeloliveira4415 2 роки тому +1

    Essa dia é aquela que foi escraxada pelo olavao?😄

  • @patriciapat7434
    @patriciapat7434 2 роки тому +5

    Os abrigos estão cheios de crianças abandonadas por suas mães. Gravidez é uma coisa muito séria, quem não a leva a sério, pari e abandona. É fácil. Difícil é assumir a responsabilidade. Vamo parar de falar bonito e ser realistas. Uma mulher q prática o aborto só deve explicação a Deus.

    • @iae6799
      @iae6799 2 роки тому +2

      Mas, a partir que você sabe, você condena não só a criança, como a se mesmo por saber e não fazer nada

    • @Alex-fb8hs
      @Alex-fb8hs 2 роки тому

      os abrigos estão cheios de crianças negras e vítimas de violência paterno e passional . abandono mesmo de fato é muito pouco em suas maiorias são resgatados e órfãos. no entanto mulheres da classe A aborta bastante e pq feminismo exige o mesmo direito como se a morte fosse Critério de valor diante o abandono
      . vai lá que uma mulher que aborta ou abandona só deve há DEUS..mas enfim o que ela deve? o que??? explica

    • @mercurykingfirst
      @mercurykingfirst Рік тому

      Que deus? Alguma vez vc conheceu esse ser? Sabe se ele é homem, mulher, transexual? N existe deus. Viva a sua vida conforme as suas capacidades, n seja escrava de lorota religiosa

  • @brunoarruda1788
    @brunoarruda1788 2 роки тому +6

    Não levo o aborto com uma discussão de religião. Além disso, sim porque a partir daquele momento é uma vida... pode ser nas primeiras semanas. E o aborto trás diversos riscos de vida tanto para mulher como para o bebê.
    Cara tem assuntos sabe que não requer muito esforço, inteligência..

  • @gabrielpavanato6188
    @gabrielpavanato6188 Рік тому

    Achei muito fraco o ponto de “mas não gera mais violência”, fazendo um paralelo… seria analogamente igual a matar um senhor que mora sozinho em sua casa enquanto ele dorme é algo que deveria ser legalizado, já que não vai gerar “mais violência”, na minha visão é muito mais uma questão de agressão a propriedade do corpo do feto

    • @AnaLisaMelchoto-jg9vu
      @AnaLisaMelchoto-jg9vu 5 місяців тому

      O feto não é "proprietário" de seu corpo. Pelo amor de Deus quanta bobagem

  • @joaocosta5814
    @joaocosta5814 Місяць тому

    Se Luiz Ponde e vários outros como Mário Sérgio Cortella, Leandro Karnal e Clovis de Barros representam uma parte da intelectualidade do país com essas abordagens cheias de resoluções pragmáticas, gnosticista, e todo essa frieza em assunto tão delicados, já pode-se afirmar: Estamos fudidos !!!!

  • @manuelsanto9599
    @manuelsanto9599 3 роки тому +5

    O homem faz tudo para contrariar os dez mandamentos 🙏 amém . Agora outra minha visão da questão , quando se é adolescente é Animale racional! Depois passa a ser animal meio racional .

    • @patriciapat7434
      @patriciapat7434 2 роки тому

      O homem contraria os dez mandamentos o tempo todo. Não em pensamento, mas em prática mesmo. Aí vem a discussão do aborto. A hipocrisia toma conta. Uma mulher que aborta só deve explicação a Deus. O resto só é resto diante de tanta contrariacao aos dez mandamentos.

    • @mercurykingfirst
      @mercurykingfirst Рік тому

      Vc é a razão pq ainda estamos discutindo essa palhaçada. Maldito seja vc

  • @desativadopermanente6733
    @desativadopermanente6733 2 роки тому +9

    MULHERES ACORDEM:
    A sociedade te condicionou a achar que são culpadas por tudo e que a mãe tem que se sacrificar e suportar tudo sozinha, é por isso que a mãe solo(solteira) é tão demonizada e as mulheres abortam por medo.
    Seu filho(a) TEM PAI, ta na hora de responsabilizar esse cara, vc não fez esse filho sozinha, ele não é um estranho é o PAI.
    Não aborte, não dê pra adoção, procure a justiça e entregue a guarda para o PAI, te garanto que isso vai mudar o rumo de muitas coisas.
    (Salvo exceções se ele for um criminoso) mas se vc não puder entregue a família do pai.
    SE LIBERTEM!

    • @RyanGregorio8
      @RyanGregorio8 Рік тому +1

      O pai paga pensão alimentícia ao filho por caridade ou por que é responsabilidade dele também?
      Kkkkkkkk alguns vão para a cadeia por curiosidade de conhecê-la então.

    • @doncomuna378
      @doncomuna378 Рік тому +1

      @@RyanGregorio8 Nem tente argumentar, essa mulher não usa a lógica.

  • @vvcbbpf5380
    @vvcbbpf5380 9 місяців тому

    pondé fraquinho como sempre. Para bons argumentos e com explicação para os argumentos, sugiro assistirem ao alexandre porto

  • @sarahsampaio1529
    @sarahsampaio1529 3 роки тому +8

    quem é contra o aborto, é só não fazer. Vai mudar o que na sua vida?

    • @Alex-fb8hs
      @Alex-fb8hs 2 роки тому

      por exemplo : deixar de contemplar um casal gay ( eu sei que existe fé é número de pais na lista de adoção para recém nascido heterossexual ( há Alex mais tem um monte de crianças mais velhas que o casal homoafetivo pode optar...está vendo como minimizar não amplia nada? pluralidade é respeito à vida primeiro lugar e não ao sobrevivente ...não tem recém nascido o suficiente para gay e heterossexuais só lei mesmo

    • @mercurykingfirst
      @mercurykingfirst Рік тому

      Esse sim é um comentário interessante

  • @roseliferes412
    @roseliferes412 9 місяців тому

    O Aborto é uma decisão exclusiva da MULHER.
    Não envolve religião, política, etc, etc.

  • @pedromendesrbd
    @pedromendesrbd 3 роки тому +6

    A nível pessoal eu tb entendo que aborto é homicídio. Mas entendo as questões sociais, políticas e éticas relacionadas ao aborto e por isso sou a favor da legalização.

    • @mercurykingfirst
      @mercurykingfirst Рік тому

      Quando vc bebe uma cerveja, vc agride as células do seu corpo com o álcool. Quando vc come fast food vc expõe seu corpo à substâncias q corrompem as células do seu corpo. Quando vc mata um embrião vc agride uma célula; ou seja, é a mesma coisa no fim.

  • @lucabutter4218
    @lucabutter4218 2 роки тому +1

    Concordo com o Pondé que aqui o mundo contemporâneo ocidental já é muito mais pragmático que ligado a princípios, a isso chamamos de decadência da civilização ocidental.
    Se você quiser no futuro criar raízes em nações que ainda se apegam a valores religiosos levados a sério, terá que se mudar para países muçulmanos, de as leis de deus e a dos homens é a mesma, para o bem e para o mal.

    • @murilohenrique7770
      @murilohenrique7770 2 роки тому +5

      Na conversa ele fala que existem argumentos que sustentam ambos os lados, porem do ponto de vista moral não vejo como defender o aborto, da ótica pragmática e contemporânea ele pode sim, ser defendido, mas fechando os olhos para os princípios.

  • @vitoriamsrr6720
    @vitoriamsrr6720 3 роки тому +11

    Sempre fui a favor do aborto e sempre vou ser. Nn é homicídio, enquanto uma pessoa é obrigada a ter uma criança de uma gravidez indesejada pq seu país Nn aprova isso quem fica com a vida acaba e a própria mulher

    • @___emilycristina
      @___emilycristina 2 роки тому

      Minha mãe foi gerada de um estrupo. Porém a minha avó não a matou.

    • @vitoriamsrr6720
      @vitoriamsrr6720 2 роки тому

      @@___emilycristina aborto nn e matar

    • @___emilycristina
      @___emilycristina 2 роки тому

      @@vitoriamsrr6720 interromper uma vida é o que?

    • @vitoriamsrr6720
      @vitoriamsrr6720 2 роки тому

      @@___emilycristina vida?
      Um feto sem nem crânio formado nn e uma vida

    • @perebasjjw2053
      @perebasjjw2053 Рік тому +1

      Meu amor vc acha mesmo que a maioria dessas mulheres que estão abortando é por conta de estrupo.

  • @bahiasiq1
    @bahiasiq1 9 місяців тому

    Pondé, o magnífico impostor.

  • @Ottolacombe
    @Ottolacombe 3 роки тому +6

    Pondé se perdeu, coitado...

    • @mercurykingfirst
      @mercurykingfirst Рік тому

      Papo de gente q acha q sabe o q está dizendo mas n sabe coisa nenhuma (e estou falando de vc).

  • @edilsonzafiradesousa8062
    @edilsonzafiradesousa8062 3 роки тому +4

    "Dois pesos e duas medidas" Abortam mas ninguém quer ser abortado!?
    "Pimenta no tabuísmo dos outros é refresco."

    • @mercurykingfirst
      @mercurykingfirst Рік тому

      Quem n quer ser abortado? Alguma vez você viu um embrião exigir direitos, seu idiota?

  • @Geo_Teo
    @Geo_Teo Рік тому

    meu corpo minhas regras (ass: o feto). Voce pode odiar cristãos e religiosos em geral e nem sequer acreditar em algum deus, e ainda assim o aborto segue sendo algo racionalmente errado.

    • @mercurykingfirst
      @mercurykingfirst Рік тому +2

      Se vc tem dinheiro e estrutura emocional pra bancar todas as necessidades do seu filho vá em frente. Se não tem, n seja hipócrita

  • @rosymarx
    @rosymarx 3 роки тому +3

    Aborto é uma questão de saúde pública e não de religião.

    • @user-ef5xt2zx9x
      @user-ef5xt2zx9x Рік тому +2

      Aborto e questão de ética, não de saúde pública!

    • @rosymarx
      @rosymarx Рік тому

      @@user-ef5xt2zx9x Isso na opinião dos religiosos e daquele que não entende o qual o papel do Estado. O Brasil é um Estado laico e não confessional.

    • @rosymarx
      @rosymarx Рік тому

      @@user-ef5xt2zx9x Ética e cada um com seu cada um.

    • @user-ef5xt2zx9x
      @user-ef5xt2zx9x Рік тому +2

      @@rosymarx , ética e um valor que deve guiar a sociedade , e não é cada um com seu cada um não, isso que você falou e barbárie! Se for como você falou então cada um é livre para roubar e matar quem quiser ! Não existiriam leis, não existiriam direitos e deveres e todos ficariam a mercê de todos , preste atenção na sua resposta !

    • @rosymarx
      @rosymarx Рік тому

      @@user-ef5xt2zx9x Bom, primeiramente a seu conceito equivocado não me atinge, porque a minha concepção não envolve falso moralismo nem religião. Não venha com seus valores medievais querem me ensinar o que é ética ou moral. Obrigada e passe bem.