Acho muito relevante essa temática. Meu grande problema com combates é que, quando demoram mais que 1, 2 horas, eles se tornam muito monótonos. Os jogadores ficam meio sem saco para narrar como são suas ações (muitas vezes pq usam ações já utilizadas anteriormente ou pq simplesmente querem que o combate termine logo), e o mestre também acaba narrando apenas como os inimigos atacam (muitas vezes nem isso). Nessas situações eu fico bem desanimado para o combate, pq se trata apenas de números e dados, nada muito além. Minha dica é, como mestre, se os jogadores realizarem uma ação e não a descreverem, tomem a iniciativa e descrevam como o personagem deles agem. Isso vai dar mais trabalho, de fato, mas também vai deixar o jogo mais vivo. Também, quando um jogador se mostrar criativo nas narrações, deem inspiração para valorizar isso. PS: Eu, particularmente, tanto como mestre quanto como jogador, acho muito legal quando o mestre faz exceções na mecânica do sistema para permitir atos e ações criativas/interessantes (dentro e fora de combate). Então eu recomendaria isso também, mas aí já é gosto pessoal.
Algo que eu fiz quando mestrei(não foi uma campanha séria, foi para o mestre dar um descansada mesmo). Um player estava em combate contra 3 soldados inimigos (ele portava um martelo grande de batalha adornado com pequenos cristais em forma de ponta). Ele tentou golpear um dos soldados e acabou critando, e o dano seria brutal o suficiente para finalizar, então eu perguntei:-Como foi seu golpe?. Ele falou que seria de baixo para cima, então pedi para que ele fizesse um outro teste. E ele foi excelente, nisso narrei que o golpe que ele deu foi de impacto tão grande que ele esmagou o torço do soldado, e enquanto esmagava ele conseguia ouvir o som dos cristais perfurando e rasgando todos os órgãos por onde passava. Os olhos dele brilharam e ele ficou empolgado até o fim da sessão, por conta desse simples ato que narrei. Até aquele momento não detalhavamos muito as ações por conta de não termos oportunidade, e então eu havia proposto isso e bom, foi épico..
Ótimo vídeo! Uma das literaturas que mais gosto de ler e que me influencia muito é Conan, O Bárbaro! Desde o gibizinho até as revistas grandes da era Marvel e Dark Horse Comics. Não só descrevendo o momento do combate, mas também como o cimério de bronze se sentia como a dor de um ferimento ou de um grande esforço físico, o horror de ver uma criatura saída dos contos de H.P. Lovecraft, a raiva que sentia de um inimigo e etc.
Caraca só tinha assistido a playlist de vampiro pra me preparar pra uma mesae ver vcs descaracterizados de Nina e Drac é muito diferente hahah, no mais parabéns pelo canal
Muito bom o ponto de vista de vocês!!! Eu também tento usar mais o foco de interpretação e não dou ênfase nas rolagens pra dar mais interatividade nas sessões, visto que uso plataformas digitais com pessoas de outras regiões do país! Antes de rolar o encontro é testar a percepção (pra não tomar ADO), descrever a situação e pôr uma imagem do inimigo, rolar iniciativas, rolar um heavy metal de fundo e interpretar o combate, como num filme ou anime! A galera ama!!!
Aeee, ótimo vídeo! E parabéns pelos mais de 9000 inscritos! hahahaha... Gosto bastante do Stephen King descrevendo cenas de ação na série A Torre Negra, principalmente as ações do Pistoleiro, como ele lida com a arma e atira. O Brandon Sanderson é muito criativo no seu uso da ação, você lê e parece que está vendo um filme. Mas não adianta, o Bernard Cornwell é realmente rei nesse sentido. Pelo menos nas batalhas medievais. Você chega a ficar sem ar com as descrições dele!
Oi, boa noite. Eu estou amando as dicas de vcs, e eu sou narrador de 3D&T turbo 3° edição. Dependendo de como os jogadores interpretão suas ações, eu nem cobro jogada de dados se for bem interpretado. Bjs e amo vcs😘😘😘
Eu gosto de colocar uma mecanica no D&D que se o atacante tirar um numero 12 numeros menores que a CA do defensor o defensor tem direito a gastar uma reacão e dar um contra ataque e ai eu narro ou ele desviando ou defendendo e depois já dando o ataque
Assiste o "Mestres do Dungeon". É uma série no canal do Azecos que dá bastante dicas. Fora isso, só mestrando que tu vai aprendendo. Procure jogadores que entendam isso e não vão ficar te cobrando por erros ou atrapalhadas, assim você pode crescer como mestre de uma forma saudável. Boa sorte pra ti :)
Essas dicas são muito boas, porém tem um problema, quando vc descreve cada golpe o combate demora muito, depende das descrição muito mesmo, na minha mesa eu tento fazer um meio termo eu deixo narrar somente o golpe fatal
Bom, isso é algo que os jogadores têm que saber antes de entrarem na sua mesa, pq depende muito do estilo do jogador. Combate, para mim, a graça está em narrar como meu personagem faz as paradas. Se fica somente em questões mecânicas e rolagem, fica bem chato. Mas, obviamente, depende da mesa. Se o pessoal prefere dessa sua forma, vai na fé :p
Não porque no Amino não se tem sistemas definidos e mestres, o rpg do Amino é caótico e você decide se você acerta ou erra seu próprio ataque, além de mais um monte de coisa que não de encaixa (recomendo sair dessa porra)
Depende muito do mestre. Eu, por exemplo, tenho uma tabela de falha crítica (que funciona para jogadores e para as criaturas), assim dá mais emoção na rolagem de dados. A tabela não é algo radical, tipo perder partes do corpo e essas paradas, mas coisas tipo derrubar a própria arma longe; acertar um aliado próximo e dar metade do dano total; perder metade da movimentação por alguns turnos; etc. Nisso dá pra criar uma narração bacana e ainda ter um efeito mecânico interessante.
@@LucasTLP Entendi... o paladino do meu time foi tentar rolar o ataque do cavalo e ele tirou falha crítica, o que fez ele cair do cavalo (Justo). Mas meu amigo vai mestrar um RPG e... já tô vendo que vou perder meu braço •-•'
Vcs abordam os assuntos de forma legal, no entando vc mexem de mais as mãos isso tira a atenção do assunto e joga nas suas mãos.... tentem relaxar e ser mais naturais o conteúdo so vai melhorar ... sucesso pra vcs n so nos dados mais na vida . abraço vlw
"eu atacooooooooo """ épico !!! gostei de ter mostrado a cara irmão , deixou o canal de vcs muito mais adulto !!, sem preconceito !!!
Amei o vídeo! Eu sinto que sou péssima em cenas de batalha justamente por não saber descrever 😅
Fui ver se o canal ainda postava vídeos e fiquei aliviado quando vi que sim. Tão bom ver vocês juntos. Satisfatório, eu diria.
Acho muito relevante essa temática. Meu grande problema com combates é que, quando demoram mais que 1, 2 horas, eles se tornam muito monótonos. Os jogadores ficam meio sem saco para narrar como são suas ações (muitas vezes pq usam ações já utilizadas anteriormente ou pq simplesmente querem que o combate termine logo), e o mestre também acaba narrando apenas como os inimigos atacam (muitas vezes nem isso). Nessas situações eu fico bem desanimado para o combate, pq se trata apenas de números e dados, nada muito além.
Minha dica é, como mestre, se os jogadores realizarem uma ação e não a descreverem, tomem a iniciativa e descrevam como o personagem deles agem. Isso vai dar mais trabalho, de fato, mas também vai deixar o jogo mais vivo. Também, quando um jogador se mostrar criativo nas narrações, deem inspiração para valorizar isso.
PS: Eu, particularmente, tanto como mestre quanto como jogador, acho muito legal quando o mestre faz exceções na mecânica do sistema para permitir atos e ações criativas/interessantes (dentro e fora de combate). Então eu recomendaria isso também, mas aí já é gosto pessoal.
Algo que eu fiz quando mestrei(não foi uma campanha séria, foi para o mestre dar um descansada mesmo).
Um player estava em combate contra 3 soldados inimigos (ele portava um martelo grande de batalha adornado com pequenos cristais em forma de ponta).
Ele tentou golpear um dos soldados e acabou critando, e o dano seria brutal o suficiente para finalizar, então eu perguntei:-Como foi seu golpe?.
Ele falou que seria de baixo para cima, então pedi para que ele fizesse um outro teste. E ele foi excelente, nisso narrei que o golpe que ele deu foi de impacto tão grande que ele esmagou o torço do soldado, e enquanto esmagava ele conseguia ouvir o som dos cristais perfurando e rasgando todos os órgãos por onde passava.
Os olhos dele brilharam e ele ficou empolgado até o fim da sessão, por conta desse simples ato que narrei. Até aquele momento não detalhavamos muito as ações por conta de não termos oportunidade, e então eu havia proposto isso e bom, foi épico..
Os outros soldados ficaram horrorizados com a cena e se ajoelharam pedindo clemência.
Ficou massa. Até me senti jogando. Aceito entrar em grupos para jogar.
O cabelo da Thais ta maravilhoso!!!!!
Ótimo vídeo
Vocês poderiam fazer um vídeo falando sobre itens mágicos
Sensacional as dicas de vcs.Fico imaginando que foi o infeliz que deu deslike em uma coisa maravilhosa como essas dicas.
Muito bom o vídeo.
É sempre bom aprender mais e mais sobre esse estilo de jogo maravilhoso...
Massa demais!!! Continuem com as dicas!!
Isaac Asimov sempre me fez imergir muito na narrativa. parabéns por mais um excelente vídeo, salvando meu domingo! :)
Obrigado pelo video, já uso essas dicas na minha mesa, mas é sempre bom relembrar, sempre esqueço da parte de odores para enriquecer mais a descrição.
Ótimo vídeo! Uma das literaturas que mais gosto de ler e que me influencia muito é Conan, O Bárbaro! Desde o gibizinho até as revistas grandes da era Marvel e Dark Horse Comics. Não só descrevendo o momento do combate, mas também como o cimério de bronze se sentia como a dor de um ferimento ou de um grande esforço físico, o horror de ver uma criatura saída dos contos de H.P. Lovecraft, a raiva que sentia de um inimigo e etc.
Caraca só tinha assistido a playlist de vampiro pra me preparar pra uma mesae ver vcs descaracterizados de Nina e Drac é muito diferente hahah, no mais parabéns pelo canal
Valeu, temos vídeos de vários sistemas, sem personagens, etc! Esperamos que goste
Muito bom o ponto de vista de vocês!!! Eu também tento usar mais o foco de interpretação e não dou ênfase nas rolagens pra dar mais interatividade nas sessões, visto que uso plataformas digitais com pessoas de outras regiões do país! Antes de rolar o encontro é testar a percepção (pra não tomar ADO), descrever a situação e pôr uma imagem do inimigo, rolar iniciativas, rolar um heavy metal de fundo e interpretar o combate, como num filme ou anime! A galera ama!!!
Que legal, vcs poderiam dar mais dicas como essas, explicando RPGs.
Aeee, ótimo vídeo! E parabéns pelos mais de 9000 inscritos! hahahaha...
Gosto bastante do Stephen King descrevendo cenas de ação na série A Torre Negra, principalmente as ações do Pistoleiro, como ele lida com a arma e atira. O Brandon Sanderson é muito criativo no seu uso da ação, você lê e parece que está vendo um filme. Mas não adianta, o Bernard Cornwell é realmente rei nesse sentido. Pelo menos nas batalhas medievais. Você chega a ficar sem ar com as descrições dele!
MELHOR CANAL DE RPG DO UA-cam! PARABÉNS.
Oi, boa noite. Eu estou amando as dicas de vcs, e eu sou narrador de 3D&T turbo 3° edição. Dependendo de como os jogadores interpretão suas ações, eu nem cobro jogada de dados se for bem interpretado. Bjs e amo vcs😘😘😘
Meu casal nerd favorito!
Um dos melhores videos do canal, parabéns !!
Muito legal pessoal! Ajudaram bastante!
Adoro esse canal ♥️♥️♥️
Eu gosto de colocar uma mecanica no D&D que se o atacante tirar um numero 12 numeros menores que a CA do defensor o defensor tem direito a gastar uma reacão e dar um contra ataque e ai eu narro ou ele desviando ou defendendo e depois já dando o ataque
First Like e comentário, gente traz mais vampiro a mascara 5 ed por favorrrrrrrrrrrr amo vcs
treinando pra mestrar pela primeira vez, mas acho que preciso de mais dicas e conhecer mais o jogo
Assiste o "Mestres do Dungeon". É uma série no canal do Azecos que dá bastante dicas. Fora isso, só mestrando que tu vai aprendendo. Procure jogadores que entendam isso e não vão ficar te cobrando por erros ou atrapalhadas, assim você pode crescer como mestre de uma forma saudável. Boa sorte pra ti :)
@@LucasTLP vlw
J.K. Riwling ( autora de harry potter) ela descreve bem as coisas.
Leiam Dragões de Eter, a narração é uma das melhores que eu ja li
01:29 KAKAKAKAKAKAKAK
👏👏👏👍👌
❤
rick riordan do livro o heroi perdido
D&D eu narro bem mais solto e com muitos detalhes, o que me confunde é vampiro (IDT)
Meu deus, ele não ta fantasiado!!!!!!
❤❤❤❤
Eu não to conseguindo acessar o site de vcs :/
Boas.
Vi um monstro ao tentar assistir o vídeo
Possuí 1000000 de PO acumulado
Possui 18 de carisma
É muito perigosa
Essas dicas são muito boas, porém tem um problema, quando vc descreve cada golpe o combate demora muito, depende das descrição muito mesmo, na minha mesa eu tento fazer um meio termo eu deixo narrar somente o golpe fatal
Bom, isso é algo que os jogadores têm que saber antes de entrarem na sua mesa, pq depende muito do estilo do jogador. Combate, para mim, a graça está em narrar como meu personagem faz as paradas. Se fica somente em questões mecânicas e rolagem, fica bem chato. Mas, obviamente, depende da mesa. Se o pessoal prefere dessa sua forma, vai na fé :p
Isso serve para RPGs da internet? Tipo,o Amino?
Não porque no Amino não se tem sistemas definidos e mestres, o rpg do Amino é caótico e você decide se você acerta ou erra seu próprio ataque, além de mais um monte de coisa que não de encaixa (recomendo sair dessa porra)
É comum o mestre não dar penalidades para erros críticos em batalha?
Depende muito do mestre. Eu, por exemplo, tenho uma tabela de falha crítica (que funciona para jogadores e para as criaturas), assim dá mais emoção na rolagem de dados. A tabela não é algo radical, tipo perder partes do corpo e essas paradas, mas coisas tipo derrubar a própria arma longe; acertar um aliado próximo e dar metade do dano total; perder metade da movimentação por alguns turnos; etc. Nisso dá pra criar uma narração bacana e ainda ter um efeito mecânico interessante.
@@LucasTLP Entendi... o paladino do meu time foi tentar rolar o ataque do cavalo e ele tirou falha crítica, o que fez ele cair do cavalo (Justo).
Mas meu amigo vai mestrar um RPG e... já tô vendo que vou perder meu braço •-•'
@@friskdreemurrboy1404 caralho hauhaauha. Em algumas mesas o talento "Sortudo" é fundamental kkkkkk. Boa sorte =D
@@LucasTLP vlw kkkkkk
Eu não devia ter deixado ele assistir RPG Ninja, agora ele quer fazer erros críticos bizarros kkkkk
@@LucasTLP Mas ele disse que os Acertos Críticos vão ser bons ao nível dos Erros Críticos (Tipo cortar o braço de um NPC huehuehue)
lovecraft descreve as cenas
George RR martin
Aí o oponente diz não eu não foi atacado por que desvie e sou rápido lol
Assisti tantos videos com a Thais de Elfa que agora eu estranho ela sem o cabelo azul
Leonel Caldela
"Eu ataco"
ué esse cara é o torun?
sim
Vocês Precisão tomar Banho de sol .
Três globins deram dislike
Vcs abordam os assuntos de forma legal, no entando vc mexem de mais as mãos isso tira a atenção do assunto e joga nas suas mãos.... tentem relaxar e ser mais naturais o conteúdo so vai melhorar ... sucesso pra vcs n so nos dados mais na vida . abraço vlw
Eu achava melhor quando vocês estavam sempre fantasiados