Finalmente alguém disse o que precisava ser dito sobre essa lista. Essa lista parece ter um único objetivo: reforçar qual tipo de literatura deve ser produzida e consumida.
Eu nem vejo mais listas literárias de terceiros. Faço a minha, leio o que escolho e sou feliz. Enquanto os leitores americanos estão se apaixonando por nossos escritores, esse jornal não incluiu nada da nossa literatura.
De certo modo, as listas e premiações marcam uma importância por reconhecerem e incentivarem/divulgarem a leitura. Há também de se considerar que, ao sair em listas, as obras tornam-se mais visíveis e passam a ser estudadas com maior frequência, oq perpetua os estudos sobre literatura e seus impactos. Mas sim, montar a própria lista sempre é positivo e válido. Apenas não esqueça que estudar obras clássicas tbm pode enriquecer seu repertório e pesquisar estudos tbm aprimora a leitura e amplia suas interpretações 😊
Finalmente alguém apontando os diversos problemas dessa lista! O UA-cam me sugeriu vários vídeos de brasileiros sobre ela e NENHUM deles fez uma análise crítica, apenas se limitaram a dizer o que leram e o que iriam ler por causa dela. Em tempo: que ALEGRIA ver alguém lembrando que a poesia existe.
O século 21 consagrou um dos escritores mais influentes da literatura japonesa: Murakami Haruki. O mais traduzido, mais vendido e um dos mais importantes que o japao ja produziu. Entretanto sequer foi citado. Ao meu Elena Ferrante é uma especie de premio consolação aos que nao sao americanos. Botaram para que nao houvesse reclamação
Darwin, concordo com você. E um quesito que me chamou a atenção no vídeo é seu apontamento sobre a lista não considerar poesia como literatura, e lembrei de um incômodo meu que foi ao folear aquele livro '1001 Livros para ler antes de morrer' e constatar que não apenas a poesia é excluída, como peças e não-ficção. É importante pensar no que as pessoas estão se referindo ao dizer 'livros'.
Dá lhe, Darwin! É o fim da picada! Não é representativo de nada. Imaginei os escritores combinando "tu votas no meu livro, eu voto no teu livro"... É um desfile de vaidades estadunidense, assim como o ego que costumam carregar. 😮
Essa lista já nasceu morta. Não ter Saramago, por exemplo, foi de uma cegueira absurda. Amo Elena Ferrante, mas Dias de Abandono é um dos menos interessantes dela e está na lista, enquanto um livro como Precisamos Falar Sobre Kevin (Lionel Shriver), que é uma obra de uma profundidade imensa e potente para tantas discussões, fora. Enfim, meio que reafirmando o que cê disse, Darwin, falta senso crítico, mas parece faltar vergonha na cara (de quem engole e exalta um negócio desses) também.
Nessa sua fala, Darwin, sobre criar sua própria lista de leituras, venho lhe complementar dizendo que, no nosso cenário nacional, booktubers que criam e promovem maratonas literárias que reforçam obras nacionais, acho de uma sensibilidade ímpar colocar e reforçar leituras nacionais, que, por sinal, tem muita obra porreta.
No meu caso não preciso de listas elaboradas por nenhum país para ler o que eu gosto. Eu faço a minha própria lista de leitura: de diversos países e estilos literários.
Parabéns pelo vídeo...temos que deixar para trás essa Síndrome de Vira-lata, que nós brasileiros temos! Lista são muito relativas...mas como você disse, algumas ainda apresentam algo mais. Uma dica para quem curte lista bem elaboradas...era as que saiam na saudosa Revista Bravo, em edições especiais.
Tem um episódio do Rádio Novelo Apresenta em que a tradutora do Brás Cubas para o inglês, Flora Thomson-Deveaux, comenta como apenas 3% dos livros publicados em inglês são traduções. 97% dos livros que eles leem foram escritos por eles mesmos. Você comenta sobre a falta de senso crítico dos booktubers, mas eu fico ainda mais admirado com a falta de senso crítico dos curadores dessa lista, que se dá uma uma importância tão grande e é publicada por um jornal tão influente.
Acompanho o canal há muito tempo e este foi o vídeo com mais bile que já assisti aqui. O final deveria ser: "Não faça como eu, ture o ódio do coração." Fiz um react da lista ontem e, como suspeitei, conhecia muitos poucos livros ali, mas os que conhecia são bons livros. Falando em bile, após as críticas não valia a pena falar de Alice Munro, Jon Fosse ou Kazuo Ishiguro? Acho que rolou uma paranóia anti-imperialismo ("O que é o NYT perto do Diário de Arco Verde???"). Enfim, fã do canal sempre, mas hoje saiu do tom.
Nem comentei de outros "esquecidos" na torrente de indignação (rsrsrs): Chimananda com "Americanah", e Annie Ernaux, com os "Os Anos", terceira melhor leitura que fiz em 2023. Enfim, quem quiser fazer sua lista de leituras com base nesta lista vai sim encontrar coisa boa. Tanto a opinião do NYT quanto do Darwin são apenas opiniões. Você mesmo deve ler a lista de modo crítico e ter a sua própria opinião. Volta a dizer: sou fã do canal mas esse dedo em riste (Não faça isso, isso é ruim, tome vergonha na cara) não combinou com o tom leve e construtivo do canal. Apenas minha opinião.
Quando vi o título da matéria "100 melhores livros do século XXI", já fiquei assim: "Ué? Como assim? O século nem terminou ainda, como já tem os 100 melhores?" hahahahaha E em se tratando do NYT, eu já sabia que teria 90% de livros de escritores americanos, desconsiderando todo o resto do mundo.
Muito satisfatório ver um booktuber com mais de dois neurônios funcionais. Cheguei nesse vídeo a partir do vídeo em que o outro sujeito recomenda a lista sem NENHUMA crítica. Desesperador, vergonhoso, revoltante. Fico feliz que você teve coragem de dizer o óbvio. Virei seguidor do canal, parabéns pelo seu trabalho.
Aproveitando para falar sobre um ponto que conversa com o que você falou, os principais canais do Brasil estão abordando as eleições dos Estados Unidos como se fosse problema nosso
A mídia não deve deixar de abordar as eleições dos Estados Unidos, porque assim como tudo que se insere no mundo nos afeta de alguma maneira, mas a cobertura é feita de uma perspectiva inferior que os considera mais importantes que o Brasil, mesmo para os brasileiros, tem canais de televisão que falam o dia inteiro sobre isso, para quê?
sempre muito bom ter vídeos que estimulam o senso crítico, como esse. eu tenho estado cada vez mais descrentes com essas listas, principalmente sabendo o país que as faz. acho válida para dar destaques a livros que não esbarraríamos de outro modo, mas eu não poderia considerá-las como definitivas.
É como se o autor e sua obra sejam reconhecidos quando traduzidos para o inglês nos EUA. É lista para americanos mesmo . Agrega pouquíssimo. Tem uns 10 livros no máximo q li e gostei. Maioria nem conheço
Eu assisti alguns vídeos sobre essa tal lista e também achei com excesso de empolgação. Tudo o que essa lista exclui já seria um grande motivo para ignora-la. Seu vídeo foi recomendado pelo YT, já curti e me inscrevi. Gostei da sua visão de mundo, você fala minha língua. Abraços.
Darwin, gostei muito do seu vídeo. Toda lista, toda escolha é enviesada. Eu adoro listas apenas para conhecer novos livros. Dei uma olhada, procurei algo interessante pra mim e só. Não representa mais nada que isso, assim como aqueles livros de 1001 livros e etc (que eu adoro). Mas é realmente bizarro o quanto as pessoas não têm criticidade pra analisar qualquer coisa. Além de você, a única youtuber que vi fazendo essa análise mais esmiuçada foi a Paloma Lima. Os demais apenas apresentaram a lista. Aproveito e deixo uma sugestão de vídeo: 100 livros que os colaboradores do NYT e as editoras americanas deveriam ler. 😂
Grande Darwin, primeiramente ótimas reflexões! Como eu não leio muitos livros contemporâneos, mas sim os mais clássicos não quis opinar sobre a qualidade da lista, embora conhecesse ali alguns bons nomes. No entanto, o que mais me chocou e deixou perplexo, principalmente enquanto historiador, foi saber que tanto quem fez quanto quem organizou a lista não sabe contar séculos, pois tem alguns livros que foram publicados no ano 2000 (portanto, último ano do século XX) e que entraram para a lista!!! Achei inacreditável para um jornal deste tamanho e com tanta repercussão!!!
5 місяців тому+1
A metodologia da lista é péssima. Muito ruim mesmo. É um descompromisso jornalístico e histórico, professor. Obrigado pelo comentário.
vou ter que voltar a produzir conteúdo de literatura, para que mais uma formiguinha entre no trabalho de apontar boa literatura sem hierarquias de melhores
"Tire o ódio do coração" fo muito bom kkkkkkk gargalhei aqui ahahah. Amo Elena Ferrante, mas colocar a Amina Genial em primeiro lugar, francamente, viu? Reflexões lúcidas e necessárias! Um abraço de Salvador!
Menino, esse vídeo sei tinha me escapado! Adorei Darwin pistolando com a lista! Sou fã do King Mas concordo que ele foi péssimo de colocar o livro dele kkkkk
Oi, Darwin! Esse vídeo foi indicado para mim, gostei muito da sua opinião e já me inscrevi no canal. A lista do NYT é pra lá de pobre! E, mesmo sendo questão de gosto, o nº 1 ser A Amiga Genial de Elena Ferrante já me fez deixar de levar essa lista à sério. Agora mesmo, um livro que foi traduzido para o inglês e que está sendo muito comentado nos EUA é Torto Arado do nosso Itamar Vieira Júnior e ele é muito melhor que muitos livros dessa lista. 🤷
Uma lista é uma lista, apenas e nada mais. Todo mundo, até mesmo booktubers, fazem listas. Tão pegando muito sério com listas feitas por um jornal gringo enquanto aqui temos um editorial que sequer causa essa polêmica. Eu acho que esse devia ser o foco
Leio livros de vários países e digo sem medo: as literaturas brasileira, russa, italiana e francesa dão uma surra na estadunidense. A arrogância dos EUA não tem limites.
Parabéns pelo vídeo. Não vi a lista mas já concordo com você. Temos que ter senso crítico. Outra coisa que acho engraçado é quando dizem assim: o livro x já nasceu clássico. Para mim um clássico tem que passar pelo crivo do tempo.
Eu comentei no twitter que no projeto #198livros li majoritariamrnte obras contemporâneas. Muito livro bom publicado originalmente nos últimos anos. E muitos livros, de diversas partes do mundo, inclusive publicados diretamente em inglês (olha a herança colonial aí!). E nenhum, nada mesmo, apareceu na lista...
O Stephen King, que é um autor superestimado, votar no próprio livro é indecente, imoral. É a mesma coisa do Pennywise votar nele mesmo como um dos maiores vilões da literatura de horror/suspense.
Não chegamos ainda no primeiro quarto de século que termina em 2100 e já temos os melhores livros ...é no mínimo a marca do nível em que nos encontramos como humanidade...independente do critério para a escolha dos autores e gêneros...
Segui, curti e hypei o vídeo. Se falou sobre dar menos importância a norte americanos, eu já gosto. Embasado ainda? Eu amo! Que fala importante! Só nos últimos anos tivemos obras incríveis sendo feitas aqui no Brasil. Entra nos 100 melhores? Não sei, mas valem a pena serem lidos…
É a lista do NYT, só isso. Cada um faz a sua própria lista, cada veículo também. Acho que o importante disso é manter a literatura na mídia, mesmo com ressalvas.
Finalmente alguém falando a verdade. Estou cansado de ver esses chamados booktubers pagando pau pra qualquer porcaria vinda dos Estados Unidos. O melhor a fazer é abandonar esses acumuladores não leitores e selecionar as próprias leituras sem influência desses tipos.
Agora você falando de autores que escrevem em inglês, mas que não necessariamente são norte-americanos, temos a Isabel Allende, uma autora que estou lendo no momento, não vi nada dela nessa lista.
Errado é você em ler uma lista norte americana, seja lá do que for, e esperar diversificação de línguas, países e continentes (não que você tenha lido esperando isso, mas, mesmo que você diga que não, parece que sim), todo mundo está cansado de saber que eles só dão valor aos conteúdos nacionais. Outra coisa, veja a lista como uma oportunidade de conhecer novos livros, e não leve a sério a colocação. Até porque isso é algo pessoal. Enfim, não leve a lista a sério. E não me diga que não levou, pois até fez vídeo sobre. Apenas entenda ela como um lugar para conhecer novos livros e autores.
Discordo sobre o Stephen king. Acho que o verdadeiro complexo de vira lata é achar que se voce fosse um escritor e PUDESSE votar no seu livro voce nao votaria. Então por que escrever? Por que escrever se você não vai dar o seu melhor? Se nem você fosse gostar do seu livro, imagina os leitores. Isso é uma falsa percepção de humildade. Humildade nao tem nada a ver com auto-humilhação. O Stephen king tem mais de 70 livros, e suas histórias estao no imaginário de leitores nao somente americanos mas do mundo todo, eu ouso dizer que ele é mais lido do que qualquer escritor citado no video. Sera mesmo que ele nao mereceria um lugar na lista?
Não votar no seu próprio livro não tem nada a ver com auto-humilhação. É só uma questão de distanciamento. A lista não é uma lista de popularidade. O Darwin não disse que ele não deveria estar na lista.
É questão de ética, se ele confia no próprio trabalho, e reconhece a importância do seu voto pela relevância e respeito que tem, ele poderia muito bem usar o voto para valorizar um escritor que merece reconhecimento mas não tem tanta voz quanto ele
Parabéns, excelente pontos. É uma raridade a percepção crítica desses pontos. Essas listas revelam muita arrogância e ignorância dos pretensos faróis da humanidade.
Concordo que a visão é 90% norte-americana, mas mesmo assim tem coisas inesperadas que me parecem relevantes, pelos que pesquisei, como o tal Hisham Matar ou mesmo ter Toni Morrison. Não acho que seja essa coisa toda que você diz, pois é diferente da segunda lista que colocaram votada só por leitores. Vejo ali sim coisas mais irrelevantes, que se quer tem Toni Morrison. Eu esperava muito menos dessa primeira lista pelos autores e críticos.
O único comentário no booktube que eu concordo até agora. Aproveito para sugerir a leitura de "A civilização do espetáculo", do Mario Vargas Llosa. A banalização da arte e da literatura de que defende Llosa (e eu concordo com ele) está expressa aí nessa lista do NYT.
O problema maior dessa lista foi na inconsistência de como ela foi concebida. Todo o resto é conseqüência dos "métodos" elegidos pelos contribuintes na construção de algo q ainda mal começou, a literatura do século XXI.
Essa lista como a maioria de tudo que é publicado atualmente, é muito raso. Eu, particularmente, não sinto atraído por nenhum da lista.. a literatura, como a arte em geral, tem sofrido uma decadência sem precedentes! Eu tenho feito minha própria lista, formada em sua maioria por grandes clássicos atemporais!
Engraçado que os editores da NYT sabem que a lista é excludente. Daí colocar a Elena Ferrante em primeiro lugar. Meio para compensar e mostrar como eles são “inclusivos”. Sem contar obviedades como Bolanos.
A lista é legal pra conhecer uma perspectiva, mas com certeza esta é uma perspectiva rasa porque falta mesmo um olhar pro mundo. Me chamou a atenção também essa coisa de começar o século xxi em 2000. Mas não tinha me dado conta de estar faltando poesia.
Domínio cultural baseado em panfletagem, soft power, marketing barato e muito euro/ anglocentrismo. Mas quem é leitor critico ,sabe escolher e valorar as obras q merecem se-las.
Meus caros, Um leitor que respeita a própria inteligência não consegue olhar para fenômenos editorias com bons olhos. Por que isso acontece? Porque ele sabe por A+B que se tem "indústria" no prenome não pode e tampouco deve ser à toa... ---------------------------------------------------------------------------------- A ignorância nos UNE. A burrice nos DIFERENCIA. A idiotice nos AMEAÇA.
Já foi o tempo, há muito tempo, de eu considerar um Best Seller um exemplo de bom livro. Eu achava na época que não sabia nem a tradução do termo. É só o mais vendido. Acontece que tantos fatores influenciam para ser o mais vendido. Mas nem de longe, o único critério é ser um bom livro, uma história boa, legal, criativa, original, profunda, etc. Ontem terminei de ler A Paciente Silenciosa. Via tantos reels sobre esse livro que acabei baixando pdf msm e lendo. Eu mal estou lendo os meus livros, então muito menos livros do instagram. Mas esse, fiquei curiosa com o tal do plot twist. Enfim, mais do mesmo. Dou meus parabéns ao autor por ter escrito, ponto. Mas ser um bom livro...... ? Não é não. Seria um ótimo roteiro de filmes dos anos 90, 2000. Ali sim seria um hist legal. Mas hoje, com todos os aspectos do livro sendo exaustivamente usados... É muito cansativo. Aí tu vai na Amazon e tome 31.500 vendas (entre físico, kindle e audiolivro). O sonho de tantos escritores e é só mais uma história clichê. Eu falo tudo só pra chegar no ponto de: quais são os critérios para se considerar um bom livro? Esses dias teve o alvoroço da "descoberta" do Machado de Assis pela gringa... ? O cara já era um cânone brasileiro. Mas quando se fala em mundo, só serve europeu? Quais os critérios? Quais os critérios da lista do NYT? Que é influente, dita regras gerais, que é referência de --> consumo.
Simplesmente genial! Mandou a real sobre essa lista ridícula e os youtubers baba-ovo de americano... E, claro, sempre com muita coerência e embasamento, que são os diferenciais do teu canal. Meus sinceros parabéns!!!!!
Quem sabe Stephen King não achou tão paia os critérios dessa lista q fez sua própria crítica e tacando pro F*da-se. Tô achando q ele teve opinião bem parecida com Darwin e apenas sabotou kkkkkkk
Até que enfim alguém dizendo a verdade, haha. Misericórdia! Mas não da pra ficar indignado, isso reflete o gosto público, que é tão lixo quanto. Vide: Engravidei do meu alpha e qualquer variante disso que sempre são os tops mais lidos no Brasil 😂
Eu também não consigo apreciar poesia. Talvez não tenha sido educado corretamente para isso 🤷🏽♂️ É um negócio que você só vê significado quando tem um texto de apoio do lado 🤪
Eu adoro discordar das opiniões da internet, mas eu vou ter que concordar kkkkkk A gente não pode levar a sério nada que venha de um povo que só olha pro próprio umbigo, que não dá o braço a torcer. Não sei se tu não quer dar mais holofotes pra essa lista, mas acho que seria interessante fazer um vídeo comentando os livros. Os bons e os "ruins", e suas possíveis substituições.
Mano! Ingênuo é quem acredita que essa lista foi feita por "mérito" do livro/autor. Para mim fica claro a influência das editoras nos bastidores! É puro Business!!! Livro virou negócio! A verdadeira arte respira por aparelhos faz tempo! Mto boa sua análise!👏🫶👏👏
Agora quero a lista do Darwin
boa PH
também quero
Booooa
Pô, acho que você não entendeu o ponto desse vídeo.
@@valquiria_garcia entendi, e foi só uma piada
Conheci o canal hoje e o selo de qualidade é que o PH segue
Finalmente alguém disse o que precisava ser dito sobre essa lista.
Essa lista parece ter um único objetivo: reforçar qual tipo de literatura deve ser produzida e consumida.
Escolher o próprio livro eu já achei demais. Pra mim uma lista decente não deveria permitir isso.
Eu nem vejo mais listas literárias de terceiros. Faço a minha, leio o que escolho e sou feliz. Enquanto os leitores americanos estão se apaixonando por nossos escritores, esse jornal não incluiu nada da nossa literatura.
De certo modo, as listas e premiações marcam uma importância por reconhecerem e incentivarem/divulgarem a leitura. Há também de se considerar que, ao sair em listas, as obras tornam-se mais visíveis e passam a ser estudadas com maior frequência, oq perpetua os estudos sobre literatura e seus impactos.
Mas sim, montar a própria lista sempre é positivo e válido. Apenas não esqueça que estudar obras clássicas tbm pode enriquecer seu repertório e pesquisar estudos tbm aprimora a leitura e amplia suas interpretações 😊
Finalmente alguém apontando os diversos problemas dessa lista! O UA-cam me sugeriu vários vídeos de brasileiros sobre ela e NENHUM deles fez uma análise crítica, apenas se limitaram a dizer o que leram e o que iriam ler por causa dela.
Em tempo: que ALEGRIA ver alguém lembrando que a poesia existe.
Americanos sendo americanos.
e brasileiros tb, sendo pets
O século 21 consagrou um dos escritores mais influentes da literatura japonesa: Murakami Haruki. O mais traduzido, mais vendido e um dos mais importantes que o japao ja produziu. Entretanto sequer foi citado.
Ao meu Elena Ferrante é uma especie de premio consolação aos que nao sao americanos. Botaram para que nao houvesse reclamação
Darwin, concordo com você. E um quesito que me chamou a atenção no vídeo é seu apontamento sobre a lista não considerar poesia como literatura, e lembrei de um incômodo meu que foi ao folear aquele livro '1001 Livros para ler antes de morrer' e constatar que não apenas a poesia é excluída, como peças e não-ficção. É importante pensar no que as pessoas estão se referindo ao dizer 'livros'.
Concordo a 100%. As pessoas cada vez leem mais, mas não tem senso crítico, engolem tudo. Obrigada por este vídeo!
Dá lhe, Darwin! É o fim da picada! Não é representativo de nada. Imaginei os escritores combinando "tu votas no meu livro, eu voto no teu livro"... É um desfile de vaidades estadunidense, assim como o ego que costumam carregar. 😮
_Até que enfim alguém mandou o papo reto, meu!😮_
O Stephen King, além de ter votado no próprio livro, votou errado, o melhor dele desse século é Novembro de 63 😂
Este vídeo tá ótimo Darwin! Muita coisa que eu não tinha me dado conta, principalmente sobre a metodologia.
Excelente vídeo! Essa lista me incomodou muito e mais ainda a repetição acrítica de muitos produtores de conteúdo.
Parabéns pelo vídeo. Vi esse vídeo da New York e fiquei bege kkkk pq os autores que indicava e não os leitores que é o consumidor final.
Essa lista já nasceu morta. Não ter Saramago, por exemplo, foi de uma cegueira absurda.
Amo Elena Ferrante, mas Dias de Abandono é um dos menos interessantes dela e está na lista, enquanto um livro como Precisamos Falar Sobre Kevin (Lionel Shriver), que é uma obra de uma profundidade imensa e potente para tantas discussões, fora. Enfim, meio que reafirmando o que cê disse, Darwin, falta senso crítico, mas parece faltar vergonha na cara (de quem engole e exalta um negócio desses) também.
Eu fiquei pensando que a misteriosa Elena Ferrante deve ser estadunidense, porque é impossível essa lista não por um estadunidense no topo kkkk
a obra tem serie na hbo, fica na cabeça dos votantes
Mas não é uma obra ruim. Top 1 do século é exagero, mas merece aparecer ali sim.
Nessa sua fala, Darwin, sobre criar sua própria lista de leituras, venho lhe complementar dizendo que, no nosso cenário nacional, booktubers que criam e promovem maratonas literárias que reforçam obras nacionais, acho de uma sensibilidade ímpar colocar e reforçar leituras nacionais, que, por sinal, tem muita obra porreta.
No meu caso não preciso de listas elaboradas por nenhum país para ler o que eu gosto. Eu faço a minha própria lista de leitura: de diversos países e estilos literários.
Parabéns pelo vídeo...temos que deixar para trás essa Síndrome de Vira-lata, que nós brasileiros temos! Lista são muito relativas...mas como você disse, algumas ainda apresentam algo mais. Uma dica para quem curte lista bem elaboradas...era as que saiam na saudosa Revista Bravo, em edições especiais.
Exato! O século ainda é muito jovem!
Tem um episódio do Rádio Novelo Apresenta em que a tradutora do Brás Cubas para o inglês, Flora Thomson-Deveaux, comenta como apenas 3% dos livros publicados em inglês são traduções. 97% dos livros que eles leem foram escritos por eles mesmos. Você comenta sobre a falta de senso crítico dos booktubers, mas eu fico ainda mais admirado com a falta de senso crítico dos curadores dessa lista, que se dá uma uma importância tão grande e é publicada por um jornal tão influente.
Darwin, eu não dei bola pra essa lista não. Só por ser excludente, eu já estou fora! Você falou tudo, meu amigo!
Acompanho o canal há muito tempo e este foi o vídeo com mais bile que já assisti aqui. O final deveria ser: "Não faça como eu, ture o ódio do coração." Fiz um react da lista ontem e, como suspeitei, conhecia muitos poucos livros ali, mas os que conhecia são bons livros. Falando em bile, após as críticas não valia a pena falar de Alice Munro, Jon Fosse ou Kazuo Ishiguro? Acho que rolou uma paranóia anti-imperialismo ("O que é o NYT perto do Diário de Arco Verde???"). Enfim, fã do canal sempre, mas hoje saiu do tom.
Nem comentei de outros "esquecidos" na torrente de indignação (rsrsrs): Chimananda com "Americanah", e Annie Ernaux, com os "Os Anos", terceira melhor leitura que fiz em 2023. Enfim, quem quiser fazer sua lista de leituras com base nesta lista vai sim encontrar coisa boa. Tanto a opinião do NYT quanto do Darwin são apenas opiniões. Você mesmo deve ler a lista de modo crítico e ter a sua própria opinião. Volta a dizer: sou fã do canal mas esse dedo em riste (Não faça isso, isso é ruim, tome vergonha na cara) não combinou com o tom leve e construtivo do canal. Apenas minha opinião.
Quando vi o título da matéria "100 melhores livros do século XXI", já fiquei assim: "Ué? Como assim? O século nem terminou ainda, como já tem os 100 melhores?" hahahahaha E em se tratando do NYT, eu já sabia que teria 90% de livros de escritores americanos, desconsiderando todo o resto do mundo.
Muito satisfatório ver um booktuber com mais de dois neurônios funcionais. Cheguei nesse vídeo a partir do vídeo em que o outro sujeito recomenda a lista sem NENHUMA crítica. Desesperador, vergonhoso, revoltante. Fico feliz que você teve coragem de dizer o óbvio. Virei seguidor do canal, parabéns pelo seu trabalho.
Aproveitando para falar sobre um ponto que conversa com o que você falou, os principais canais do Brasil estão abordando as eleições dos Estados Unidos como se fosse problema nosso
Infelizmente é problema nosso também, se os EUA entrar em colapso arrastam todas as Américas
Mas é problema nosso também sim. Infelizmente os EUA ainda tem grande influência no mundo todo, principalmente na área econômica
mundo globalizado, eleições nos EUA é problema nosso, assim como crise na Argentina, mudanças na politica Chinesa ou as eleições na França
A mídia não deve deixar de abordar as eleições dos Estados Unidos, porque assim como tudo que se insere no mundo nos afeta de alguma maneira, mas a cobertura é feita de uma perspectiva inferior que os considera mais importantes que o Brasil, mesmo para os brasileiros, tem canais de televisão que falam o dia inteiro sobre isso, para quê?
sempre muito bom ter vídeos que estimulam o senso crítico, como esse. eu tenho estado cada vez mais descrentes com essas listas, principalmente sabendo o país que as faz. acho válida para dar destaques a livros que não esbarraríamos de outro modo, mas eu não poderia considerá-las como definitivas.
É como se o autor e sua obra sejam reconhecidos quando traduzidos para o inglês nos EUA. É lista para americanos mesmo . Agrega pouquíssimo. Tem uns 10 livros no máximo q li e gostei. Maioria nem conheço
Excelentes observações, concordo plenamente. Ja me inscrevi no canal!
opa, ganhou uma inscrita. parabéns pela coragem de mandar a real, essa lista foi foda
Necessário! Ganhou mais uma inscrita.
Excelente vídeo ❤
Muito obrigado!
Irmão....a tua importância pro youtube brasileiro no nicho de livros é muuuuuuuito importante!!! Continue com suas ótimas reflexões.
Eu assisti alguns vídeos sobre essa tal lista e também achei com excesso de empolgação. Tudo o que essa lista exclui já seria um grande motivo para ignora-la. Seu vídeo foi recomendado pelo YT, já curti e me inscrevi. Gostei da sua visão de mundo, você fala minha língua. Abraços.
Excelente seu vídeo! Parabéns!
Parabéns!! Concordo plenamente com tua opinião!! Prepotência e arrogância representam essa lista!
Faça uma lista sua, do seu jeito, por favor.
Muitíssimo obrigado, falastes tudo o que eu falaria se tivesse coragem para gravar um vídeo sobre.
Darwin, gostei muito do seu vídeo. Toda lista, toda escolha é enviesada. Eu adoro listas apenas para conhecer novos livros. Dei uma olhada, procurei algo interessante pra mim e só. Não representa mais nada que isso, assim como aqueles livros de 1001 livros e etc (que eu adoro).
Mas é realmente bizarro o quanto as pessoas não têm criticidade pra analisar qualquer coisa. Além de você, a única youtuber que vi fazendo essa análise mais esmiuçada foi a Paloma Lima. Os demais apenas apresentaram a lista.
Aproveito e deixo uma sugestão de vídeo: 100 livros que os colaboradores do NYT e as editoras americanas deveriam ler. 😂
Boa sugestão kkk. Obrigado.
Grande Darwin, primeiramente ótimas reflexões! Como eu não leio muitos livros contemporâneos, mas sim os mais clássicos não quis opinar sobre a qualidade da lista, embora conhecesse ali alguns bons nomes. No entanto, o que mais me chocou e deixou perplexo, principalmente enquanto historiador, foi saber que tanto quem fez quanto quem organizou a lista não sabe contar séculos, pois tem alguns livros que foram publicados no ano 2000 (portanto, último ano do século XX) e que entraram para a lista!!! Achei inacreditável para um jornal deste tamanho e com tanta repercussão!!!
A metodologia da lista é péssima. Muito ruim mesmo. É um descompromisso jornalístico e histórico, professor. Obrigado pelo comentário.
Exatamente. De nada!
vou ter que voltar a produzir conteúdo de literatura, para que mais uma formiguinha entre no trabalho de apontar boa literatura sem hierarquias de melhores
"Tire o ódio do coração" fo muito bom kkkkkkk gargalhei aqui ahahah. Amo Elena Ferrante, mas colocar a Amina Genial em primeiro lugar, francamente, viu? Reflexões lúcidas e necessárias! Um abraço de Salvador!
Menino, esse vídeo sei tinha me escapado! Adorei Darwin pistolando com a lista! Sou fã do King Mas concordo que ele foi péssimo de colocar o livro dele kkkkk
Eu vi a lista e fingi que não vi
Oi, Darwin! Esse vídeo foi indicado para mim, gostei muito da sua opinião e já me inscrevi no canal. A lista do NYT é pra lá de pobre! E, mesmo sendo questão de gosto, o nº 1 ser A Amiga Genial de Elena Ferrante já me fez deixar de levar essa lista à sério. Agora mesmo, um livro que foi traduzido para o inglês e que está sendo muito comentado nos EUA é Torto Arado do nosso Itamar Vieira Júnior e ele é muito melhor que muitos livros dessa lista. 🤷
Uma lista é uma lista, apenas e nada mais. Todo mundo, até mesmo booktubers, fazem listas. Tão pegando muito sério com listas feitas por um jornal gringo enquanto aqui temos um editorial que sequer causa essa polêmica. Eu acho que esse devia ser o foco
Perfeito, Darwin!
Leio livros de vários países e digo sem medo: as literaturas brasileira, russa, italiana e francesa dão uma surra na estadunidense. A arrogância dos EUA não tem limites.
Que bom que você chegou aqui para falar, ninguém fala dessa lista com senso crítico, obrigado por isso.
Parabéns pelo vídeo. Não vi a lista mas já concordo com você. Temos que ter senso crítico. Outra coisa que acho engraçado é quando dizem assim: o livro x já nasceu clássico. Para mim um clássico tem que passar pelo crivo do tempo.
Eu comentei no twitter que no projeto #198livros li majoritariamrnte obras contemporâneas. Muito livro bom publicado originalmente nos últimos anos. E muitos livros, de diversas partes do mundo, inclusive publicados diretamente em inglês (olha a herança colonial aí!). E nenhum, nada mesmo, apareceu na lista...
💐Saudades Camila
O Stephen King, que é um autor superestimado, votar no próprio livro é indecente, imoral. É a mesma coisa do Pennywise votar nele mesmo como um dos maiores vilões da literatura de horror/suspense.
Não chegamos ainda no primeiro quarto de século que termina em 2100 e já temos os melhores livros ...é no mínimo a marca do nível em que nos encontramos como humanidade...independente do critério para a escolha dos autores e gêneros...
Que livro de poesia você indica para os iniciantes desta literatura?
Qualquer um do Drummond e Ferreira Gullar. Se quiser poesia contemporânea, “O livro das semelhanças” da Ana Martins Marques.
Isso não é ser chato,é FATO,o século começou em 2001
EXATAMENTE
Segui, curti e hypei o vídeo. Se falou sobre dar menos importância a norte americanos, eu já gosto. Embasado ainda? Eu amo! Que fala importante! Só nos últimos anos tivemos obras incríveis sendo feitas aqui no Brasil. Entra nos 100 melhores? Não sei, mas valem a pena serem lidos…
É a lista do NYT, só isso. Cada um faz a sua própria lista, cada veículo também. Acho que o importante disso é manter a literatura na mídia, mesmo com ressalvas.
Cara eu entendo a sua indignação,mas acho que vc e outros booktubers deveriam se juntar e fazer una anti lista do NYT
Nossa, falou tudo! Muito obrigada por essa análise crítica tão necessária!
Ps: o Stephen King....
Eu joguei os livros como sugestão de leitura futuras. Mas tenho mais de 600 livros. E mais 150 que eu tenho e tá na TBR
Adorei suas colocações. Concordo plenamente com você.
Michel Houellebecq, talvez um dos escritores mais influentes da década de 2010, não teve nem menção honrosa. haha
Excelente vídeo.
Finalmente alguém falando a verdade. Estou cansado de ver esses chamados booktubers pagando pau pra qualquer porcaria vinda dos Estados Unidos. O melhor a fazer é abandonar esses acumuladores não leitores e selecionar as próprias leituras sem influência desses tipos.
Agora você falando de autores que escrevem em inglês, mas que não necessariamente são norte-americanos, temos a Isabel Allende, uma autora que estou lendo no momento, não vi nada dela nessa lista.
Errado é você em ler uma lista norte americana, seja lá do que for, e esperar diversificação de línguas, países e continentes (não que você tenha lido esperando isso, mas, mesmo que você diga que não, parece que sim), todo mundo está cansado de saber que eles só dão valor aos conteúdos nacionais.
Outra coisa, veja a lista como uma oportunidade de conhecer novos livros, e não leve a sério a colocação. Até porque isso é algo pessoal.
Enfim, não leve a lista a sério. E não me diga que não levou, pois até fez vídeo sobre. Apenas entenda ela como um lugar para conhecer novos livros e autores.
Pior que se uma Veja fizer uma lista dessa não vai ser muito diferente não, rs.
Concordo com a sua opinião de uma forma geral, mas como assim não existe prosa sem poesia? Gostaria de mais detalhes sobre essa afirmação.
Discordo sobre o Stephen king. Acho que o verdadeiro complexo de vira lata é achar que se voce fosse um escritor e PUDESSE votar no seu livro voce nao votaria. Então por que escrever? Por que escrever se você não vai dar o seu melhor? Se nem você fosse gostar do seu livro, imagina os leitores. Isso é uma falsa percepção de humildade. Humildade nao tem nada a ver com auto-humilhação. O Stephen king tem mais de 70 livros, e suas histórias estao no imaginário de leitores nao somente americanos mas do mundo todo, eu ouso dizer que ele é mais lido do que qualquer escritor citado no video. Sera mesmo que ele nao mereceria um lugar na lista?
Novembro de 63 merecia muito um lugar na lista!
Não votar no seu próprio livro não tem nada a ver com auto-humilhação. É só uma questão de distanciamento. A lista não é uma lista de popularidade. O Darwin não disse que ele não deveria estar na lista.
É questão de ética, se ele confia no próprio trabalho, e reconhece a importância do seu voto pela relevância e respeito que tem, ele poderia muito bem usar o voto para valorizar um escritor que merece reconhecimento mas não tem tanta voz quanto ele
Parabéns, excelente pontos. É uma raridade a percepção crítica desses pontos. Essas listas revelam muita arrogância e ignorância dos pretensos faróis da humanidade.
Vergonha é você não saber que uma lista é,por natureza, excludente.
Concordo que a visão é 90% norte-americana, mas mesmo assim tem coisas inesperadas que me parecem relevantes, pelos que pesquisei, como o tal Hisham Matar ou mesmo ter Toni Morrison.
Não acho que seja essa coisa toda que você diz, pois é diferente da segunda lista que colocaram votada só por leitores. Vejo ali sim coisas mais irrelevantes, que se quer tem Toni Morrison. Eu esperava muito menos dessa primeira lista pelos autores e críticos.
O único comentário no booktube que eu concordo até agora. Aproveito para sugerir a leitura de "A civilização do espetáculo", do Mario Vargas Llosa. A banalização da arte e da literatura de que defende Llosa (e eu concordo com ele) está expressa aí nessa lista do NYT.
Uma lista medíocre no limite! A maioria, não tenho a mínima vontade de ler e acho que são dispensáveis! Enfim!
Quais foram os critérios utilizados? Foi dito por NYT?
Cade o link pra lista?
Adorei o vídeo!
" o melhor da minha vida" " o melhor do século" eu tenho muita preguiça desse papo,. Que vídeo necessário
Obrigado :)
O problema maior dessa lista foi na inconsistência de como ela foi concebida. Todo o resto é conseqüência dos "métodos" elegidos pelos contribuintes na construção de algo q ainda mal começou, a literatura do século XXI.
Eu quero a lista, Darwin!!!! rsrsrsrs
Essa lista como a maioria de tudo que é publicado atualmente, é muito raso. Eu, particularmente, não sinto atraído por nenhum da lista.. a literatura, como a arte em geral, tem sofrido uma decadência sem precedentes! Eu tenho feito minha própria lista, formada em sua maioria por grandes clássicos atemporais!
Você está CERTÍSSIMO!!!!!!!!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Engraçado que os editores da NYT sabem que a lista é excludente. Daí colocar a Elena Ferrante em primeiro lugar. Meio para compensar e mostrar como eles são “inclusivos”. Sem contar obviedades como Bolanos.
Disse tudo... 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado 🙏🏽
A lista é legal pra conhecer uma perspectiva, mas com certeza esta é uma perspectiva rasa porque falta mesmo um olhar pro mundo. Me chamou a atenção também essa coisa de começar o século xxi em 2000. Mas não tinha me dado conta de estar faltando poesia.
Domínio cultural baseado em panfletagem, soft power, marketing barato e muito euro/ anglocentrismo. Mas quem é leitor critico ,sabe escolher e valorar as obras q merecem se-las.
De domínio cultural eles entendem bem kkk
Ferrante é muito superestimada, fico impressionado.
Meus caros,
Um leitor que respeita a própria inteligência não consegue olhar para fenômenos editorias com bons olhos. Por que isso acontece? Porque ele sabe por A+B que se tem "indústria" no prenome não pode e tampouco deve ser à toa...
----------------------------------------------------------------------------------
A ignorância nos UNE. A burrice nos DIFERENCIA. A idiotice nos AMEAÇA.
😂valeu demais. Faltou poesia, só teve o Pós Guerra do Judt de história. Surpreendente foi não ter livros de Auto Ajuda, a anti-literatura
Finalmente alguém falando a verdade sobre essa lista pavorosa.
Já foi o tempo, há muito tempo, de eu considerar um Best Seller um exemplo de bom livro. Eu achava na época que não sabia nem a tradução do termo. É só o mais vendido.
Acontece que tantos fatores influenciam para ser o mais vendido.
Mas nem de longe, o único critério é ser um bom livro, uma história boa, legal, criativa, original, profunda, etc.
Ontem terminei de ler A Paciente Silenciosa. Via tantos reels sobre esse livro que acabei baixando pdf msm e lendo. Eu mal estou lendo os meus livros, então muito menos livros do instagram. Mas esse, fiquei curiosa com o tal do plot twist.
Enfim, mais do mesmo.
Dou meus parabéns ao autor por ter escrito, ponto. Mas ser um bom livro...... ? Não é não. Seria um ótimo roteiro de filmes dos anos 90, 2000. Ali sim seria um hist legal.
Mas hoje, com todos os aspectos do livro sendo exaustivamente usados... É muito cansativo.
Aí tu vai na Amazon e tome 31.500 vendas (entre físico, kindle e audiolivro). O sonho de tantos escritores e é só mais uma história clichê.
Eu falo tudo só pra chegar no ponto de: quais são os critérios para se considerar um bom livro?
Esses dias teve o alvoroço da "descoberta" do Machado de Assis pela gringa... ?
O cara já era um cânone brasileiro. Mas quando se fala em mundo, só serve europeu?
Quais os critérios?
Quais os critérios da lista do NYT? Que é influente, dita regras gerais, que é referência de --> consumo.
Simplesmente genial! Mandou a real sobre essa lista ridícula e os youtubers baba-ovo de americano... E, claro, sempre com muita coerência e embasamento, que são os diferenciais do teu canal. Meus sinceros parabéns!!!!!
Quem sabe Stephen King não achou tão paia os critérios dessa lista q fez sua própria crítica e tacando pro F*da-se. Tô achando q ele teve opinião bem parecida com Darwin e apenas sabotou kkkkkkk
Até que enfim alguém dizendo a verdade, haha. Misericórdia! Mas não da pra ficar indignado, isso reflete o gosto público, que é tão lixo quanto. Vide: Engravidei do meu alpha e qualquer variante disso que sempre são os tops mais lidos no Brasil 😂
⚠ótimo vídeo e reflexão primorosa para todos nós
Você diz pra não propagarem a lista e faz um vídeo só sobre a pauta...
Eu assumo minha contradição no vídeo, inclusive.
Eu também não consigo apreciar poesia. Talvez não tenha sido educado corretamente para isso 🤷🏽♂️
É um negócio que você só vê significado quando tem um texto de apoio do lado 🤪
Lê em voz alta. Você vai ver como tudo muda.
Ótimo ver um vídeo com uma crítica diferente!
Eu adoro discordar das opiniões da internet, mas eu vou ter que concordar kkkkkk A gente não pode levar a sério nada que venha de um povo que só olha pro próprio umbigo, que não dá o braço a torcer. Não sei se tu não quer dar mais holofotes pra essa lista, mas acho que seria interessante fazer um vídeo comentando os livros. Os bons e os "ruins", e suas possíveis substituições.
Mano! Ingênuo é quem acredita que essa lista foi feita por "mérito" do livro/autor. Para mim fica claro a influência das editoras nos bastidores! É puro Business!!! Livro virou negócio! A verdadeira arte respira por aparelhos faz tempo!
Mto boa sua análise!👏🫶👏👏