APROPRIAÇÃO CULTURAL EXISTE? - Rita em 5 minutos #06

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 31 січ 2024
  • ⭐Venha apoiar nosso trabalho e conhecer os benefícios como clube de leitura e aulões⭐
    orelo.cc/temperodrag
    O Time Tempero Drag:
    Roxelly - / perronicrl
    Isa - / isabolax
    MariG - / eumarig
    Thy - / thyagossantos
    Rita - / rita_von_hunty
  • Розваги

КОМЕНТАРІ • 1,7 тис.

  • @marianahiga2790
    @marianahiga2790 5 місяців тому +2450

    “É quando uma grande corporação se apropria de uma coisa que não é dele para fazer dinheiro e esse dinheiro nunca chega nas pessoas que produziram aquilo” - obrigada, dona Rita, obrigada ❤

    • @valentinasmirnov2790
      @valentinasmirnov2790 5 місяців тому +45

      Simplesmente pegar um aspecto cultural q não é seu ,da sua cultura e utilizar-lo em benefício próprio,como moda e não se preocupar com o significado real,grandes corporações principalmente,pois estão no topo,capitalizando em benefício próprio. Já a apreciação cultural é quando tentamos entender e aprender sobre outra cultura ,no intuito,esforço de conectar e respeitar.

    • @luciapedro2758
      @luciapedro2758 5 місяців тому

      Melhorou a definição ainda mais. Grata!​@@valentinasmirnov2790

    • @br-nosilva2997
      @br-nosilva2997 5 місяців тому

      As pessoas querem filosofar muito... O que acontece é apenas raiva. Quando vemos um branco usando algo afro, e este branco é um racista em potencial, isso causa raiva, ódio, ranço, repulsa.
      E sim, senhoras, não tenho sangue de barata, tenho coragem de dizer que sinto raiva. As pessoas são hipócritas em nome da "bom comportamento".

    • @br-nosilva2997
      @br-nosilva2997 5 місяців тому

      As pessoas querem filosofar muito... O que acontece é apenas raiva. Quando vemos um branco usando algo afro, e este branco é um racista em potencial, isso causa raiva, ódio, ranço, repulsa.
      E sim, senhoras, não tenho sangue de barata, tenho coragem de dizer que sinto raiva. As pessoas são hipócritas em nome da "bom comportamento".

    • @br-nosilva2997
      @br-nosilva2997 5 місяців тому

      As pessoas querem filosofar muito... O que acontece é apenas raiva. Quando vemos um branco usando algo afro, e este branco é um racista em potencial, isso causa raiva, ódio, ranço, repulsa.
      E sim, senhoras, não tenho sangue de barata, tenho coragem de dizer que sinto raiva. As pessoas são hipócritas em nome da "bom comportamento".

  • @Danilo-ot7fp
    @Danilo-ot7fp 5 місяців тому +1962

    Quase faleci com a propaganda do Brasil paralelo no início do vídeo achando que eu tinha entrado em lugar errado ksksksk

    • @nicolascardoso8484
      @nicolascardoso8484 5 місяців тому +175

      Tmb aparece muito pra mim... oferecendo sa porr@ de graça, e eu não quero nem que me paguem pra ter 😂😂😂

    • @bruceuillis
      @bruceuillis 5 місяців тому +136

      Paralerdos*

    • @analuciacastilhano3563
      @analuciacastilhano3563 5 місяців тому +46

      Ninguém merece....

    • @lauradeoliveiramiranda4958
      @lauradeoliveiramiranda4958 5 місяців тому +86

      Marketing estratégico pra na tentativa de nos "converter" às porcarias deles

    • @elianefaria5903
      @elianefaria5903 5 місяців тому +54

      ​@@lauradeoliveiramiranda4958devem achar que somos lerdos como eles.

  • @casstpsi
    @casstpsi 3 місяці тому +71

    O unido defeito desse video é que ele nao existia ha uns 10 anos atrás quando atacavam mulheres com Cancer por usar turbante....

  • @rochelebierhalspereira7106
    @rochelebierhalspereira7106 5 місяців тому +505

    essa é a estratégia também sobre o meio ambiente, joga pro individual pra distrair do verdadeiro problema, as grandes corporações, os governos, os conglomerados

    • @MariaFernandaFournierVSS
      @MariaFernandaFournierVSS 5 місяців тому +14

      Os principais causadores são as indústrias, mas as indústrias são controladas por indivíduos, se nós não mudarmos nossa visão de mundo para algo mais natural e sustentável, só vai mudar com a nossa extinção. As indústrias só produzem os produtos poluentes que produzem porque tem muita demanda de indivíduos querendo comprar. Só vendem o que eles sabem que as pessoas vão querer consumir. Nós temos que mudar nossa mentalidade para com isso usar nossos meios disponíveis para cobrarmos as indústrias. Como virar um influenciador ativista vegano, ambiental, dos animais, etc. Tem mais gente no mundo do que indústria, e sem a cobrança dos indivíduos unidos, elas nunca vão querer sair da zona de conforto delas. Nenhuma mudança grande na sociedade aconteceu sem a pressão da população.

    • @rochelebierhalspereira7106
      @rochelebierhalspereira7106 5 місяців тому

      @@MariaFernandaFournierVSS com certeza, eu mesma sou e veg e faço tudo isso, mas eu me referia ao fato que existe uma campanha para fazer as pessoas acreditarem que separando o lixo e comprando produtos com selo "Green", tomando banhos curtos, etc. já basta, assim desviam a atenção do real problema e a população geral vai dormir tranquila achando que fez a sua parte, deixando essas corporações continuarem seu projeto de destruição sem oposição

    • @vivianebarbosavieira2929
      @vivianebarbosavieira2929 5 місяців тому +1

      Verdade.

    • @malugalvao726
      @malugalvao726 3 місяці тому +3

      Pra praticamente tudo na real. Tudo quanto é questão moral é problema social disfarçado de culpa individual

    • @seeunslave
      @seeunslave 3 місяці тому +8

      "ai n pode demorar no banho, a agua doce do mundo esta acabando"
      as mega empresas e corporações que usam milhoes de agua todos os dias: 😂

  • @douglas5826
    @douglas5826 5 місяців тому +1743

    No Carnaval de 2017 comprei um colar de um indígena que vendia suas peças no Carnaval de Recife e Olinda. Muita gente usando. Perguntei o que ele achava, e me disse que não via mal nenhum porque era uma celebração e quem dera fosse esse o problema dos indígenas no país. Ele tb precisava sobreviver. Quando usei o colar no ano seguinte em São Paulo, fui acusado de apropriação cultural 🤷🏻‍♂️

    • @louisenyrio
      @louisenyrio 5 місяців тому +117

      Q ridículo, apropriação cultural, isto não existe. Com comunicação global, usa-se o q quer, tranca, careca... q falta do q processar.

    • @AJmrtns
      @AJmrtns 5 місяців тому +187

      As pessoas tem essa visão diminuta que só quem ‘originalmente’ criou algo pode usar. Se fosse assim, as rendeiras que fazem lindas peças pra vender, por exemplo, morreriam de fome. Ideia louca.

    • @ester186
      @ester186 5 місяців тому +28

      Branquice

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 5 місяців тому +96

      O problema é muito maior do que um branco utilizar algo que foi feito por uma cultura marginalizada, tem a ver com uma estrutura que, além de roubar o crédito por algo, também deprecia a originalidade da obra
      Por exemplo, logo abaixo do seu comentário, tem alguém falando que "apropriação cultural não existe", esse tipo de pensamento, que banaliza um problema sério, isso sim é o problema.

    • @hugoeoguh
      @hugoeoguh 5 місяців тому +67

      Além do que o comentário acima falou, isso que tu passou é um white problem. Tipo, indígenas usam suas vestes características diariamente e sofrem racismo por isso. No carnaval é "liberado", por verem como "fantasia" (que tem suas problemáticas também, pois reforçam esteriótipos). Aí seu maior problema foi ser apontado aqui e acolá como apropriador enquanto indígena de fato sofre racismo usando cocar, por exemplo. Sacou o white problem?

  • @LuizHenrique-cf4dx
    @LuizHenrique-cf4dx 3 місяці тому +292

    Sou branco. Nasci em um centro de Umbanda. Depois de 2015 passei a viver uma crise mental por achar que estava invadindo rituais que não eram meus justamente por esse tema. Foi bem conflitante entender que a Fé que eu tenho não desmerecia ou anulava a fé dos que a criaram ou viveram.

    • @andriottijunior
      @andriottijunior 3 місяці тому +19

      Acredito que passar por uma reflexão dessa é pertinente e natural para quem se abre ao questionamento das coisas, até para desenvolvermos mais a nossa consciência sobre elas.

    • @karenlommezmakeup4508
      @karenlommezmakeup4508 3 місяці тому +35

      Passo por esse questionamento, Mas não entro em crise. Sou da Umbanda Omolokô, cuja raiz é fortemente africana e praticamente não sofre grande influência do Catolicismo ou do Kardecismo. Amo essa religião, nela me encontrei pela primeira vez na vida, vi sentido na teologia e na ritualística e me conectei de todo coração. Meus orixás são pretos sim, grande parte dos nossos pontos cantados são em iorubá, assim como nossas saudações. Tudo que fazemos e pensamos encontram fundamentos nas línguas e culturas Iorubá e bantu. No meu terreiro fui muito bem recebida e inserida, pude viver a fé, a espiritualidade e a religiosidade da forma como acredito que devem ser vividas. Não fui criada em terreiro, mas me identifiquei com tudo isso é me senti realmente livre quando pisei nessa casa de axé. Tanto que acabei de ser iniciada no caminho sacerdotal na vibração de meu pai de cabeça, o grande orixá funfun Oxalá. Tenho máximo respeito a essas tradições que, mesmo não sendo da minha origem cultural, pertencem à minha linhagem espiritual, aquela que escolhi pela identificação de valores e princípios. Não se trata de uma apropriação escusa com objetivos mercadológicos e racistas, mas de uma forma de viver e adorar não para embranquecer e silenciar com violência, mas na qual me inseri, sem a menor intenção de moldar à minha cultura. Ao contrário, ali me encontrei e me uni porque vi um universo cultural que respeito e amo tanto que não vi outra saída a não ser segui-lo para modificar, para o bem, a minha vida e a minha vivência espiritual. Axé 🕊️

    • @marciobarletta8889
      @marciobarletta8889 3 місяці тому

      Lembrando que a umbanda é uma religião totalmente criada no Brasil por brasileiros, tem em suas raízes 3 culturas, e não é apropriação cultural não, sou branco e sou candomblecista, e meu orixa não vê cor e nem viu cor na hora de me escolher como seu filho, eu fiz apropriação cultural? NÃO, é minha fé, é no que acredito, assim com temos milhares de pessoas pretas protestantes chamando sua religião ancestral de coisa do demonio.

    • @MotoPlay
      @MotoPlay 2 місяці тому +6

      Nossa, mas se vc é da umbanda acredita em reencarnação. Logo você pode ter sido negro em outra vida, ou até senhor de escravos (nunca sabemos). Nossa cor da pele é transitória.
      Não deveria ser ponto de atenção a cor da pele alheia. Eu sei que ainda é, mas devemos trabalhar para que não seja, independente de qual a cor

    • @jedidoastral
      @jedidoastral 2 місяці тому +4

      E ai é que tá... Ainda que a Umbanda tenha muitos elementos oriundos do Candoblé, a fundação como religião, foi de um branco, o Zélio Fernadino de Moraes, e sendo reencanacionista, complicado demais pensar em apropriação. Onde estavamos antes, de acordo com o que acreditamos? Qual era a nossa cor? Complicado neh?

  • @claudia.sousa0611
    @claudia.sousa0611 3 місяці тому +58

    Sou filha de uma mulher preta e de um homem branco. Minha mãe fazia tranças em seus cabelos encaracolados e em mim, de cabelos lisos. Nunca pensei em tranças como apropriação cultural. Talvez pq nunca pensei em minha mãe ou no meu pai em termos de cor, raça, cabelo...mas como pessoas que se amavam e se respeitavam.

  • @carolinealias8593
    @carolinealias8593 5 місяців тому +64

    Agora estou aqui, remoendo meu desespero de quando peço uma redação sobre apropriação cultural para os alunos, apresento textos com explicações mastigadinhas (imaginava eu) na coletânea, e 90% da turma discute justamente nesse nível individual. É uma experiência da qual eu sempre saio pensando: fracassei, de novo.

    • @jojoanninha
      @jojoanninha 5 місяців тому +25

      Querida professora, a culpa não é sua. Não é fracasso seu. Vc está lutando com a imensidão das mídias digitais que influenciam seus alunos. É mais fácil repetir um discurso pronto do que parar pra pensar e criar os próprios argumentos e os cérebros dos adolescentes ainda não estão completamente formados. A balança nunca estará ao seu favor, infelizmente. Só não desista do seu trabalho incrível. Vc é fundamental naquele futuro que a gente tanto almeja.

    • @neusadeoliveirabrasileiro2204
      @neusadeoliveirabrasileiro2204 4 місяці тому +7

      Carol, que maravilha você abordar temas 😢este com seus alunos. Insista, a semente vai germinar. Na torcida por você e todos professores

  • @mariadagloriaermida8453
    @mariadagloriaermida8453 5 місяців тому +547

    Esses 5 minutos valem uma vida de discussão sem sentido. Obrigada querida! 💋👋🏼

  • @jeanporai
    @jeanporai 5 місяців тому +756

    Nunca entendo esse tema mas agora chegou a hora de entender com a Ritinha

    • @Sanpey
      @Sanpey 5 місяців тому +11

      É, Jean! Eu sempre ficava na dúvida sobre esse tema.

    • @RoPavatar
      @RoPavatar 5 місяців тому +12

      Isso resume todos os vídeos dela kkkkkkk

    • @gaonly
      @gaonly 5 місяців тому +6

      Eu também, sempre ficava confusa e minhas perguntas nunca eram respondidas, agora sim a Ritinha me fez descobrir.

    • @carolinap.5562
      @carolinap.5562 3 місяці тому +2

      Chega estalou aqui na minha cabeça 😅

  • @elocriativa
    @elocriativa 5 місяців тому +120

    O problema é: Como é que eu vou fazer pra lacrar em cima dos outros estruturalmente?

    • @VitorV.
      @VitorV. 2 місяці тому +8

      Sempre percebi isso, na internet (principalmente no falecido twitter) pautas sérias e importantíssimas para minorias e causas, se tornam só uma forma de invalidar pessoas, de mandar calar a boca e ponto final. Me lembro quando tava em uma discussão super boba de um fandom e uma guria chegou me perguntando se eu era homem numa tentativa de me invalidar, sendo que o fato de ser homem não tinha um pingo de relação com o assunto. Nisso ela basicamente resume toda a discussão sobre machismo á uma forma de mandar alguém calar a boca pra ganhar uma discussão aleatória.

  • @thaismariadecastrocordeiro599
    @thaismariadecastrocordeiro599 5 місяців тому +17

    MUITO OBRIGADA!!! Me lembro de uma vez que praticamente me humilharam num debate que nasceu em uma RODA DE CONVERSA de uma facul e o mesmo debate passei entre "amigos", pq eu falei que o discurso de apropriação não precisava funcionar a ferro e fogo e o pessoal riu da minha cara e me chamou de branquinha privilegiada (obs: na época eu nem tinha grana e vivia de favor e a propósito meu pai é um morenão, mas eu não fico espalhando!) e também disse que eu não tinha CAPACIDADE DE ENTENDER e algo sobre eu não ter lugar de fala pra comentar da "LUTA". Os "amigos" que eu tinha foram mais longe. Como me conheciam, apontaram pra minha personalidade "boazinha" e me chamaram de iludida, utópica, viajada, só porque eu peguei exemplos NA ARTE, NA MÚSICA e na MODELAGEM onde as pessoas se inspiraram em outras CULTURAS pra falar de amor e integração pra mostrar meu ponto. Aliás, foi bem quando eu falei das modelos que eles caíram na risada. Só estavam esperando eu "falar alguma graciosidade" ou "ingenuidade", como me diziam. Tudo isso porque fui modelo e eles achavam isso superficial, indigno de ser usado como exemplo neste assunto, pois pra eles "moda não é arte e ser modelo não é ter papel na representatividade".
    Ou seja, ninguém estava me escutando, nem com mente ou coração ou ouvidos abertos. E por causa dessa e de outras conversas com temas que eu prefiro nem mencionar aqui pra não dar oportunidade de me lincharem de graça, eu CANSEI e desisti de debater. Hoje sorrio e aceno. E por isso me chamam mais ainda de boba. Nessa época, esse mesmo pessoal já era sua fã, queria muito ver a cara deles depois desse vídeo...
    Sempre foi uma **rda pra mim ter empatia e não poder falar algo porque sou "branca-privilegiada-hetero-e-padrãozinha". Sim, me chamavam e chamam de tudo isso! E eu tinha que ficar quieta!! Literalmente venho a desabafar neste preciso comentário essas situações que passei. Mas sinceramente, penso em voltar a escrever e falar em público. Pois muitas pessoas ficam nesse modo atacante e não sabem ouvir uma opinião sequer que soe diferente, muito menos se é equilibrada ou com um bom senso (a minha eu sempre trabalho pra que seja!), porque o que elas querem é guerrear e não pensar verdadeiramente em qual é o caminho da igualdade com serenidade. Por um momento, é sempre bom temperar a visão com uma diferenciação das coisas, isto é necessário. Mas quando estamos falando sobre o que ensinar à próxima geração e o que disseminar entre a gente, esse negócio de ficar desintegrando simplesmente não se faz a favor de luta NENHUMA! Como diz minha tia, primeiro se separa os grãos de feijão pra depois fazer a feijoada. E essas pessoas estão esquecendo da feijoada. Querem comer sozinhas.

    • @gabrielalacourtrodrigues6964
      @gabrielalacourtrodrigues6964 2 місяці тому +5

      Essas rodas de discussão de faculdade, mesa de bar, ... são quase sempre pra alimentar o ego de gente que não tem a capacidade de escutar e debater com equilíbrio e buscando algo que possa ser levado daquilo. Quem fala mais alto e muitas vezes humilha o coleguinha, ganha. Você fez bem em parar de se abrir e tentar discutir com essa gente, talvez seja hora de pensar em escrever pra quem tem a abertura e o ego pequeno o suficiente pra gerar uma discussão saudável e com frutos.

    • @thaismariadecastrocordeiro599
      @thaismariadecastrocordeiro599 2 місяці тому

      @@gabrielalacourtrodrigues6964 suas palavras conversam com meus pensamentos. A humanidade está além do humano, dentro dele e não na fachada. Muito obrigada!

  • @larakirchpfennig9698
    @larakirchpfennig9698 5 місяців тому +512

    Onde eu estava que nunca tinha visto este canal??!!! Como ela consegue explicar um assunto sério de forma curta e com pitadas de humor?? Amei!!!

    • @ismaintheworld
      @ismaintheworld 5 місяців тому +21

      Maratona - recomendo o "humanidade, sei..."

    • @marcosadrianomendoncadasil9248
      @marcosadrianomendoncadasil9248 5 місяців тому +24

      Bem vinde ao universo Rita Von Hunty. Eu comecei com o "Consciência de classe". Recomendo.

    • @grmgt
      @grmgt 5 місяців тому +17

      Amiga, agora é só mergulhar. Vai se deparar com os melhores conteúdos de filosofia e consciência de classe do youtube!!!

    • @LuasMaus
      @LuasMaus 5 місяців тому +11

      Ela faz discussões curtas mas os melhores vídeos são aqueles que tem discussões mais longas, aconselho muito!

    • @biadonadel7259
      @biadonadel7259 5 місяців тому +4

      Idem! Idem! Idem! Amei o canal!

  • @rayresantos2717
    @rayresantos2717 5 місяців тому +248

    Sou trancista e concordo completamente com tudo!!!

    • @anabeatrizr3499
      @anabeatrizr3499 5 місяців тому +24

      Já tentei fazer trança na minha época de transição capilar e teve um trancista que negou porque ele disse que eu era branca pra usar trança 🥲

    • @rayresantos2717
      @rayresantos2717 5 місяців тому

      @@anabeatrizr3499 espero que tenha achado outra pessoa que tenha te ajudado nisso. A transição é um período muito delicado pra qualquer pessoa

    • @AlguemAi369
      @AlguemAi369 4 місяці тому +1

      ​As pessoas esquecem que não existe cor para ter cabelo crespo. Tipo vc não trança pq o cabelo é liso tudo bem, pq pode acabar com o cabelo mas eu sou branca e eu tenho cabelo 3c. Acho que eles tipo de discurso não ajuda e só faz com que discurso como "cabelo de preto" o que seria cabelo de preto? Cacheado, crespo? Mas brancos também tem. ​@@anabeatrizr3499

    • @michelesantosgomes822
      @michelesantosgomes822 3 місяці тому +9

      Mas alisar pode né

    • @isisloureiro118
      @isisloureiro118 3 місяці тому

      ​​@@anabeatrizr3499 partindo desse pressuposto então, mulheres negras não pode alisar os cabelos ou usar perucas e laces com fios alisados ... são negras e negras não tem cabelo liso.
      Seria apropriação cultural também? Me poupe ...
      Preguiça desse povo ... o problema das lutas sociais é que com ela, um bando de idiotas é levado junto com o movimento. E são justamente eles que fazem qualquer movimento perder a seriedade e credibilidade.
      Mas é da humanidade, sempre haverá gente escrota assim ...

  • @luanalucas4664
    @luanalucas4664 5 місяців тому +58

    Não posso deixar de registrar minha alegria em ver que agora o canal da dona Rita tem intérprete de Libras. Sensacional os surdos também poderem ter acesso a esse material que é tão riquíssimo. Parabéns!!!

    • @rainanmanuel1155
      @rainanmanuel1155 2 місяці тому +1

      Nao só isso, eu sou ouvinte e estou estudando libras, é bom pra que eu possa aprender a reconhecer sinais

  • @guilhermeconsumidor6709
    @guilhermeconsumidor6709 5 місяців тому +30

    Os vikings e os antigos chineses já trançavam os cabelos a milênios

    • @Estela46025
      @Estela46025 3 місяці тому

      Pior é. Eu sempre penso nisso

    • @AnaCarolina-so9zm
      @AnaCarolina-so9zm 2 місяці тому +2

      Existem as tranças vikings e as tranças nagô

    • @Patuffson
      @Patuffson 2 місяці тому

      ​@@AnaCarolina-so9zm e muitas outras

    • @AnaCarolina-so9zm
      @AnaCarolina-so9zm 2 місяці тому

      @@Patuffson Sim??????¿¿¿¿¿

    • @libehlula
      @libehlula 2 місяці тому +1

      E na Europa Oriental

  • @eduardovasconcelos2485
    @eduardovasconcelos2485 5 місяців тому +99

    A resposta da moça dizendo que o aluguel dela não vê cor deveria colocar um ponto de interrogação vermelho GIGANTESCO na cabeça de cada um twitteiro que fala de apropriação cultural em nível individual.

    • @elainelima701
      @elainelima701 3 місяці тому +3

      Mas a cabeleireira da minha mãe se recusou fazer o meu cabelo com essa história de apropriação cultural. Minha mãe negra faz tranças incríveis no cabelo mas eu não posso fazer

    • @valessa_nazareth
      @valessa_nazareth 2 місяці тому

      @@elainelima701Cabeleireira milituda. Essa deveria assistir os vídeos da dona Rita.

    • @inocencio239
      @inocencio239 Місяць тому

      ​@@elainelima701é só procurar outra cabeleireira

  • @janecosta6517
    @janecosta6517 5 місяців тому +198

    Rita, você colocou em palavras uma sensação que eu tinha sobre esse assunto. Lembro de um caso que virou notícia internacional sobre uma menina branca usando um turbante, porque o cabelo tinha caído em função de um câncer, e foi agredida por "apropriação cultural".

    • @lucas-prado
      @lucas-prado 5 місяців тому +26

      Esse caso aconteceu no metrô do Rio-RJ e foi o estopim para começar essa sandice que venos hoje.

    • @anabeatrizr3499
      @anabeatrizr3499 5 місяців тому +5

      Eu lembro desse caso, mas pelo que me lembro da história, a menina mentiu. Confesso que não lembro mto bem.

    • @Rai_Sem_Pamonha
      @Rai_Sem_Pamonha 5 місяців тому +10

      ​@anabeatrizr3499 então melhor ficar quieto quando não se sabe realmente.

    • @adrianarambo1942
      @adrianarambo1942 5 місяців тому +1

      Exatamente!

    • @lariflix
      @lariflix 4 місяці тому +5

      Nossa esse caso me parte o coração real!

  • @vanessamartins1005
    @vanessamartins1005 4 місяці тому +4

    Uma vez fui acusada de apropriação cultural quando perguntei a uma negra onde era o samba na cidade de Vitória. Ela disse que lá não tinha lugar pra mim e que eu deveria ouvir Marisa Monte. Eu estava usando tranças e sabia o significado delas. Mesmo assim a moça disse que eu não tinha o direito e nem lugar de fala para as coisas de preto. Estou abalada até hoje. Mas com isso eu entrei para a bateria de uma escola de samba e desfilei com muito orgulho! Sou miscigenada e senti muito em ter sido acusada de desconsiderar o sofrimento do povo negro por essa moça preta, cuja namorada era loira, e que também acusou de apropriação cultural.

  • @daianeabreu3764
    @daianeabreu3764 5 місяців тому +222

    Rita, BBB é um horror, mas você tira pérolas do chorume! Necessária, eloquente, clara e sem blá blá blá, Brasil agradece seu "nascimento"! ❤❤❤❤

    • @PriscilaSakamoto
      @PriscilaSakamoto 5 місяців тому +4

      Faço do seu, meu comentário 😂

    • @m3tal4life666
      @m3tal4life666 5 місяців тому

      BBB é um horror ou a mercantilização do comportamento humano q o é? O problema é um entretenimento de tv aberta? Novelas são horríveis? Acho muito mais válido atacar a lógica do capitalismo do que um mero entretenimento qualquer. BBB é um puta reflexo pedagógico da sociedade na qual o programa está inserido. Não devemos rechaça-lo e sim aprendermos com ele.

    • @mariaauxiliadoralimadiasda4251
      @mariaauxiliadoralimadiasda4251 5 місяців тому +2

      Eu também faço meu o seu comentário.

    • @annakarlafreitas9934
      @annakarlafreitas9934 5 місяців тому +2

      Tem toda certeza amiga, obrigado Deus pelo nascimento da Rita❤

  • @vitormulato8212
    @vitormulato8212 5 місяців тому +119

    Cirúrgica, eu sempre tive esse pensamento comigo, que em nível individual não existe apropriação cultural e que de certa forma é um discussão burra e que não chega em denominador comum em nenhuma hipótese. Mas o mais interessante é que a Rita sempre traz de uma forma muito bem didática! Obrigado Ritinha!

  • @rafaellamin1
    @rafaellamin1 5 місяців тому +89

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 as pessoas perderam a noção! As pautas estão perdendo força pq tudo está sendo banalizado!

  • @leandrocontadini8775
    @leandrocontadini8775 3 місяці тому +40

    Isso não foi um vídeo, foi um seminário! ❤

  • @thaik7474
    @thaik7474 5 місяців тому +16

    Eu estava pensando em colocar tranças no meu cabelo,mas coloquei a mão na consciência e pensei nesse assunto da apropriação cultural. Daí veio esse vídeo maravilhoso e já aprendi mais.

    • @evelynstephanie7631
      @evelynstephanie7631 3 місяці тому

      Pois coloque , não tem nada a ver isso , a mulheres pretas não alisam o cabelo , é cada coisa viu kkkkk

    • @valessa_nazareth
      @valessa_nazareth 2 місяці тому

      E se você entendeu o vídeo, vai colocar tranças no cabelo a hora que quiser.

    • @felipeoliveira3414
      @felipeoliveira3414 Місяць тому

      A trança existe em várias culturas: africana, europeia, indígenas, vikings..

  • @RaphaelSantos32
    @RaphaelSantos32 5 місяців тому +37

    Surrou os militantes do Twitter , você é muito diva ❤️

  • @wagnersantana4764
    @wagnersantana4764 5 місяців тому +169

    Obrigado por muito e tanto Dona Rita. Avante Sempre ✊🏽📚

  • @Anacarolinamiotto
    @Anacarolinamiotto 3 місяці тому +9

    Estudei apropriação cultural na faculdade em 2008. Tda vez que alguém abre a boca pra falar sobre isso eu tremo, pq parecia tudo tão simples naquela época e hoje tudo distorcido. Cara, que que está acontecendo?

  • @ArlequimUrbano
    @ArlequimUrbano 3 місяці тому +3

    É tão bom ver pessoa brancas compreendendo e fomentando esse tipo de discussão! Apesar de não haver necessidade, eu agradeço por esse conteúdo Rita! Nós estamos cansados de falar sobre isso

    • @valessa_nazareth
      @valessa_nazareth 2 місяці тому

      Você entendeu o que a Rita quis dizer no vídeo, né? 😏

  • @pedropenetra
    @pedropenetra 5 місяців тому +123

    Adoro esses vídeos em que a Rita fala um monte de palavrões, pq tá puta da vida com debate infértil, que discute "por" e "para".

    • @nicolascardoso8484
      @nicolascardoso8484 5 місяців тому

      Tmb adoro quando ela xinga no meio kkkkkk
      Me lembra o *"você esta comendo merd@ de baciada !"* 🤣🤣

    • @tatianemiranda3970
      @tatianemiranda3970 5 місяців тому +2

      Amo suas palavras 💝
      Nunca entendi sobre esse assunto.

  • @felixribeiro3912
    @felixribeiro3912 5 місяців тому +76

    Enfim a fada da coerencia!!!!!!

  • @walmirsantos7663
    @walmirsantos7663 5 місяців тому +57

    Minha vida ganhou uma outra dimensão e minha consciência acorda a cada vídeo que eu assisto da Rita!
    Qualquer vídeo, seja curto, longo, entrevista ou "podcast" meu amadurecimento intelectual e aprendizado cultural, dão saltos estratosféricos com as deliciosas palavras que ela nos brinda!
    Sua eloquência e explicações pode ser tanto um tapa na cara quanto um abrir de porta para o entendimento e crescimento pessoal.
    Te amo Rita/Guilherme!

  • @lailadias5912
    @lailadias5912 5 місяців тому +6

    Rita, faz um video mais longo sobre esse assunto? Eu adoro o assunto entorno da cultura e do que as pessoas acham que é cultura ou não. Um beijo 😊

  • @joeyfloripa
    @joeyfloripa 5 місяців тому +82

    Em 5 minutos já é uma aula incrível que vai ecoar por 5 dias na cabeça ❤️ Obrigado por dividir seu tempo e saberes com a gente

  • @Salubrymdh
    @Salubrymdh 5 місяців тому +10

    O poder de síntese dele é maravilhoso e ainda mete um "em 5 min é o que dá p explicar" kkk

  • @mirilib
    @mirilib 3 місяці тому +2

    Quando eu penso que não posso amar mais, Rita lança uma sequencia de vídeos como esse!

  • @marcoslucio7612
    @marcoslucio7612 3 місяці тому +3

    Inteligência e conhecimento, com ótimos e lucidíssimos argumentos..., além do charme da Rita, tudo junto e misturado, fecha o pacote. Nota dez!

  • @carolinecarossa595
    @carolinecarossa595 5 місяців тому +162

    Rita vc é NECESSÁRIA!! Vamos usar nossas forças para debates realmente necessários (a luta de classes, a distribuição de renda, as questões trabalhistas, etc.)!!!! Te adoro!

  • @lucasdiniz5005
    @lucasdiniz5005 5 місяців тому +20

    Fico satisfeito que apesar de nunca ter me aprofundado no tema, já tinha ideia de que isso não fazia sentido em nível individual!

  • @mariaauxiliadoralimadiasda4251
    @mariaauxiliadoralimadiasda4251 5 місяців тому +5

    Rita, você não é grande, você é máxima, absoluta, necessária, se possível, deveria ser canonizada para que cada geração futura pudesse lhe conhecer, bem como as suas ideias.

  • @MrOseiasmk
    @MrOseiasmk 3 місяці тому +1

    Adoro gente inteligente como a Rita.... parabens

  • @ClauVenturi
    @ClauVenturi 5 місяців тому +7

    A discussão tem ficado tão rasa que até quem defende pautas importantes caem nessa armadilha.
    Esse debate é bem importante! Já vi muita gente se estressando por causa de trança enquanto se fantasia de odalisca.

  • @gadam2656
    @gadam2656 5 місяців тому +20

    Ganhamos muito mais nos diversificando e unindo, do que ficar criando essa falsas discussões. Venceremos!! Ótimo vídeo!!

  • @neuzacristina8495
    @neuzacristina8495 3 місяці тому +3

    Esclarecedor, eu estava fazendo esse debate em sala de aula a nível individual! Vou me corrigir...Obrigada Rita! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @user-th7pm2hc4r
    @user-th7pm2hc4r 3 місяці тому +1

    Ótima!!! Rita sempre necessária! ❤

  • @janainaperpetuo7059
    @janainaperpetuo7059 5 місяців тому +35

    Muito bem explicado. Zara, Museus Europeus (principalmente em Londres😤). Muito a debater. Obrigaduuuu 🇧🇷🇪🇸

  • @RoPavatar
    @RoPavatar 5 місяців тому +30

    Conteúdo direto ao ponto, mastigado, fácil de entender, com uma dinâmica boa, bem editado, com bons exemplos, e de brinde uma maravilhosa apresentando. Tem algo a mais que eu poderia pedir?

  • @alcilearibeiro7965
    @alcilearibeiro7965 3 місяці тому +1

    Rita sempre precisa e didática!!!
    Parabéns e obrigada por seu trabalho impecável ❤

  • @flaviasguimaraes954
    @flaviasguimaraes954 5 місяців тому +3

    Meus Deeeeus!!! Que surra de inteligência e sensatez. Tô até tonta!!!!
    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @gustavoe.cuccarolo2975
    @gustavoe.cuccarolo2975 5 місяців тому +10

    Eu diria que a apropriação cultural existe quando há uma agressão ou desrespeito ao povo original daquela cultura. Por exemplo, falo como gaúcho: matar todos os nativos guaranis e tomar chimarrão todo dia, porém chamando de tradição gaúcha. Aí há um desrespeito à cultura que criou o chimarrão, a cultura guarani.

  • @renatamazzini2530
    @renatamazzini2530 5 місяців тому +39

    Eu amo essa drag!!! Diz tudo em tão pouco tempo, com uma clareza impressionante!! Beijooooo

  • @aline1385
    @aline1385 5 місяців тому +4

    Perfeita!! Gratidão!! Eu já vi brigas por uso de turbante por brancas, que não poderiam usar por apropriação cultural. Obrigada por esclarecer.

  • @cantakah5417
    @cantakah5417 5 місяців тому +4

    Adoro esses vídeos de cinco minutos do canal, que valoriza nossa sanidade mental, pra fugir de papo torto, que só cansa nossa beleza, no caso, é só vir aqui, emviar pro dito cujo, e falar "aprende ai ô alecrim dourado".

  • @joaopedroreboucas4946
    @joaopedroreboucas4946 5 місяців тому +74

    Ritaa, faz, pfv, um vídeo sobre a questão do autor e da sua obra. Você das artes e estudos culturais vai trazer muita instrução sobre o tema! S2

  • @RULPHUSVERITAS
    @RULPHUSVERITAS 5 місяців тому +19

    Perfeita colocação sobre o museu de Londres! 4:07 à 4:42

    • @gustavo_old_trainer
      @gustavo_old_trainer 5 місяців тому +1

      Mas como nada é tão simples. Procure sobre o que teria acontecido com o que está no museu de Londres caso não tivesse sido retirado do Egito naquela época. Mas concordo que deva voltar ao Egito, mas não fossem retirados, estariam destruídos e na melhor das hipóteses, estariam em coleções particulares. A história nem sempre é simples e militar exige conhecimento.

  • @ananunes9018
    @ananunes9018 Місяць тому

    Tempero Drag Parabéns pela clareza. No Brasil é necessário que o discurso seja acessível para que todos possam compreender a mensagem sem equívocos comuns da nossa (infelizmente) falta de escolaridade/educação.😊🌻

  • @seltoy
    @seltoy 3 місяці тому +1

    Senhora Rita Lucidez Hunty, muito obrigada❤

  • @miaff.
    @miaff. 5 місяців тому +11

    A simples citação da pessoa do João Carvalho me obriga a repassar a frase icônica em 4k nas minhas memórias.

  • @CristinaSoile
    @CristinaSoile 5 місяців тому +17

    que SACRILÉGIO fazer esse vídeo em 5 minutooosss ❤

  • @ursapoc
    @ursapoc 3 місяці тому +2

    Até que enfim a discussão sobre apropriação cultural está ganhando recortes interessantíssimo e inteligentes!

  • @JessicaAlves2291
    @JessicaAlves2291 5 місяців тому +4

    Vou trançar meu cabelo! Haha
    Didática como sempre! Amooooo!

  • @bethvm1658
    @bethvm1658 5 місяців тому +27

    Ufa! Acho que agora não precisa mais desenhar né? Grande Rita, sempre 😉

  • @fatimagomes6525
    @fatimagomes6525 5 місяців тому +16

    Sim, faz todo o sentido. Mas não, não uso certas coisas, tipo turbante, simplesmente porque incomoda, por exemplo, os movimentos de resistência ao racismo. Se incomoda, não uso. As razões são deles, não minhas, eu só respeito.

    • @AnaPaulaDosSantos-qj2oc
      @AnaPaulaDosSantos-qj2oc 3 місяці тому +2

      Pois se faça essa pergunta, com sinceridade: não to usando pq respeito ou porque temo o q essas pessoas vão pensar e falar de mim? A gente SABE q não batem pouco em quem ousa questionar, né? Se pergunte tb se essas pessoas q discutem apropriação nesse nível individual tão preocupadas em respeitar outras "culturas" qdo vestem uma saia indiana, comem sushi ou comida mexicana...

    • @danielsantacruz4838
      @danielsantacruz4838 2 місяці тому

      Na África existem e existiram milhares de etnias. É improvável que todas essas etnias e povos diferentes usassem turbante.
      Logo, para uma pessoa negra dizer que vc não pode usar turbante por ser apropriação cultural, primeiro ela teria que se certificar de que ela própria é descendente de alguma etnia que tivesse o turbante como um símbolo cultural.
      ¯\_(ツ)_/¯

  • @mariasodreiasilva9771
    @mariasodreiasilva9771 5 місяців тому +3

    Obrigada pelo esclarecimento! Cada vez mais percebemos como é necessário o esclarecimento e saber diferenciar os termos, que são tão propagados na mídia, na Internet, e mesmo assim , existe muita confusão na compreensão da maioria das pessoas. E vc Rita faz um trabalho lindo, que admiro muito por gerar conteúdo e conhecimento de maneira didática seja em vídeo curto ou de maneira mais aprofundada. Obrigada por tanto! 👏👏👏❤

  • @guilhermisx_
    @guilhermisx_ 5 місяців тому +1

    Rita faz um vídeo mais longo sobre esse assunto pliss

  • @TheHugomarcos
    @TheHugomarcos 5 місяців тому +27

    Ai sim Dona Rita, tinha dúvida sobre esse tema e acabo de notar que estou sendo um militante sem causa. Obrigado!!!!

  • @antonysilva5193
    @antonysilva5193 5 місяців тому +20

    AHH, FINALMENTE. Sempre esperei um vídeo desse tema.

  • @Vicdiniz
    @Vicdiniz 5 місяців тому +3

    Dona Rita foi cirúrgica. como sempre. amo

  • @irancabral5450
    @irancabral5450 5 місяців тому +3

    Perfeito. É cansativo quando até na academia não há a crítica da crítica e eles se deixam pautar por um suposto pensamento crítico que ninguém sabe de onde veio, nem para onde vai, sem fundamentação teórica ou metodológica e ainda por cima importam ou reciclam os debates rasos e vazios do senso comum dos Estados Unidos.

    • @sammersilva9495
      @sammersilva9495 5 місяців тому

      Engraçado que esse povo progressista ainda detestam os Estados Unidos, mas adoram importar essas pautas como colorismo, apropriação cultural, não binários e tal. Sendo que aqui é outra realidade.

  • @annavictoria9068
    @annavictoria9068 5 місяців тому +91

    Nossa, e eu perdendo tempo discutindo com minhas amigas brancas que trançavam o cabelo... Ampliou muito o debate, gratidão!

    • @shokkogun
      @shokkogun 4 місяці тому

      Nossa mona que chata vc

    • @Diogenes-jn7nh
      @Diogenes-jn7nh 3 місяці тому +8

      Precisa de um vídeo para vc perceber algo tão óbvio?

    • @Dkbyy222
      @Dkbyy222 3 місяці тому +3

      Fico pensando sobre como as pessoas absorvem esses temas e saem aplicando na prática. A gente não pode viver num, vi num vídeo, errei, agora vi em outro, já sei como fazer.

    • @disneythequeen
      @disneythequeen 2 місяці тому +1

      @@Diogenes-jn7nh nem tudo é obviedade para todo mundo e é por isso que o vídeo é tão pertinente. estamos todos em processo e existem obviedades para mim que podem passar batido por você.

  • @lucascastelo6293
    @lucascastelo6293 5 місяців тому +14

    Mana se eu pudesse não te daria palmas, e sim um Tocantins inteiro por este vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @lucasfontes4993
    @lucasfontes4993 5 місяців тому +2

    Só eu que assisto os vídeos da Ritinha + de 10x e a cada vez, aprende algo diferente? 👀

  • @alinecapelari8225
    @alinecapelari8225 3 місяці тому +1

    Rita maravilhosa.

  • @titopugliaoliveira2730
    @titopugliaoliveira2730 5 місяців тому +11

    Ritinha sempre maravilhosa arrasando nessa peruca de Marta Suplicy

  • @TheSickening1
    @TheSickening1 5 місяців тому +7

    Sou descendente de japonês, se eu ficar encanado com todo mundo que eu vejo em evento geek usando espada de samurai e fingindo que é japonês, aí vou à loucura 😂

    • @greicielerodriguescalheiro1560
      @greicielerodriguescalheiro1560 5 місяців тому +4

      E que bom que o mundo geek chegou. Antes ser otaku era um palavrão, agora todo mundo quer ser. Uma cultura linda dessas tem que ser reconhecida mesmo

    • @TheSickening1
      @TheSickening1 5 місяців тому +2

      @@greicielerodriguescalheiro1560 pois é! Hoje eu percebo que as pessoas inseridas nesse universo geek parecem se sentir muito mais felizes em fazerem parte disso, o que é ótimo.

  • @AnaCarolina-bz9nw
    @AnaCarolina-bz9nw 5 місяців тому +2

    Esse canal é tão necessário!!! Obrigada por existir!

  • @telmaromano
    @telmaromano 5 місяців тому +2

    D. Rita, Linda e inteligente,obrigada por mais essa aula!❤

  • @semiramisgoulartmagalhaes8481
    @semiramisgoulartmagalhaes8481 5 місяців тому +21

    Obrigada, professora!

  • @lilianantunes5090
    @lilianantunes5090 5 місяців тому +24

    Dona Rita maravilhosa!

  • @betacarvalho6519
    @betacarvalho6519 3 місяці тому +1

    Que ser humano inteligente! Muito agradável a maneira como foi explicada a questão .

  • @gabrielbotelho1830
    @gabrielbotelho1830 5 місяців тому +2

    Sábia, como sempre. ❤❤❤ Obrigado!

  • @sicaalencar.
    @sicaalencar. 5 місяців тому +48

    Muito louco que por causa dessa narrativa de apropriação eu deixei de colaborar com artistas pretos por pensar que eu poderia tá me apropriando de uma história que não é minha, apesar de que na minha parte do trabalho eu só ia fazer os crochês seguindo o design desses artistas, e eu indiquei uma artesã negra pra colaborar com eles. Isso é muito louco. Obrigada dona Rita!

    • @jojoanninha
      @jojoanninha 5 місяців тому +16

      Mana, vou te dizer uma coisa: colabore. Se vc sentir que está "roubando o espaço de alguém" tudo bem indicar outra pessoa, mas se vc pode contribuir, contribua. Mostre que está do nosso lado e valoriza aquilo que temos. Além do mais, ser artesão já é bem difícil nesse mundo industrializado e ávido por imediatismo, a gente precisa se unir! Essa tendinite aí que eu sei que vc tem kkkkkkk tbm precisa ser valorizada

    • @SandraSantos-xe5ze
      @SandraSantos-xe5ze 4 місяці тому

      Então querer dizer que vc colaborava mas querem do algo em troca né

  • @romulotomazeli732
    @romulotomazeli732 5 місяців тому +34

    Amo esses vídeos curtos carregados de informações e colaborações❤❤ Obrigada Dona Rita😘😘

    • @nicolascardoso8484
      @nicolascardoso8484 5 місяців тому +2

      Tmb curto mt, mas prefiro os longos q da pra ouvir e ver ela mais ! 😅

  • @naranascimento3124
    @naranascimento3124 Місяць тому

    É sempre impressionante assistir a Von falar sobre qualquer tema. Sou uma admiradora.

  • @moacirpereiraneto1529
    @moacirpereiraneto1529 5 місяців тому +2

    Saúde e paz sempre!

  • @guilhermeviana475
    @guilhermeviana475 5 місяців тому +10

    Dona Rita manda umas bibliografias pra estudarmos, amo esse tema. Valeu beijos

  • @fabio.lous_
    @fabio.lous_ 5 місяців тому +45

    João Carvalho é de fato maravilhoso. Assim como esse vídeo né?!

    • @RoPavatar
      @RoPavatar 5 місяців тому +2

      O tio já leu seu comentário antes dele ser digitado. De fato uma pessoa e tanto!

    • @nonestryo
      @nonestryo 5 місяців тому +2

      obrigado Apolo ​@@RoPavatar

  • @veronicawilson5516
    @veronicawilson5516 3 місяці тому +1

    Maravilhosa , SEREEMPRE ! CIRÚRGICA, irreparável !

  • @marionsteiner8871
    @marionsteiner8871 3 місяці тому +1

    dona Rita. obrigada pelo esse formato. perfeito mais uma vez ❤

  • @aryia.k
    @aryia.k 5 місяців тому +7

    Esse vídeo merece ser panfletado por aí gente. Aliás todoooss deveriam!

  • @paulacipris
    @paulacipris 5 місяців тому +11

    Obrigada por ser simplesmente maravilhosa!!

  • @taiscarneiro6145
    @taiscarneiro6145 5 місяців тому +1

    Oi Rita e equipe. Primeiro, gostaria de agradecer por esse vídeo, pois o conteúdo do Tempero Drag me traz reflexões importantes. Segundo, preciso dizer que esse tema da apropriação me faz lembrar que eu mesma passei por situação de apropriação intelectual quando após formada. A situação aconteceu de forma que eu não tive dimensão naquele momento, uma vez que já trabalhando em regime CLT na minha cidade, não tive acesso a informação necessária no tempo certo. A situação foi realmente boba se comparar com tantas outras, mas é algo que me traz aflição ainda hoje. Um dos motivos da chateação foi o fato de que eu queria usar o projeto que escrevi na época para tentar o mestrado, e meu nome foi tirado de cena assim como, meu trabalho como designer foi apagado e meus desenhos foram apropriados pela colega com quem fiz o projeto na época. Após assistir os vídeos do Tempero e de outres youtuberes Marxistas mais, cheguei numa resposta sobre essa situação que é: o problema é o capitalismo pois, a pessoa que fez isso teve apoio de espaços institucionais e de outros profissionais, entende? E hoje, menstranda em design na UFMA, chego com a pesquisa Design e Ecossocialismo (passando por muitos altos e baixos, hahahaha) ao programa, com a defesa prevista para março de 2025. Por último Rita, peço atenção sobre o evento que vai acontecer aqui no estado do Pará no próximo ano, a COP30, pelo fato de que a situação da qual pessei foi concebida aqui no Estado do Pará, especificamente na capital, Belém, e de ainda maior importância, peço atenção para fazermos deste evento/momento um espaço de luta política se assim for possível.

  • @adrianarambo1942
    @adrianarambo1942 5 місяців тому +2

    Um café coma Rita por favor!
    Obrigada por existir uma personalidade tão coerente e original nesse país. Precisa de alguém com esse poder pra dar voz !
    Obrigada Rita!

  • @grazielasilva5762
    @grazielasilva5762 5 місяців тому +9

    Branco de tranças é um viking.

    • @danimieza
      @danimieza 5 місяців тому +1

      😂 Viking de Osasco

    • @izzwts
      @izzwts 5 місяців тому

      Como assim?

    • @caiovargascomarella2996
      @caiovargascomarella2996 4 місяці тому +1

      Branco de tranças é um branco de tranças... 🙄

  • @Helmer_Marra
    @Helmer_Marra 5 місяців тому +7

    Mais um vídeo de qualidade. Dona Rita, se possível, com muito se, poderia aprofundar num vídeo maior sobre apropriação cultural, por favor?

  • @latinoamericannye
    @latinoamericannye 5 місяців тому +2

    Apenas TUDO! Muito bom poder pensar sobre esse tema com um pano de fundo nutrido de informação

  • @apocwarriorSLHP
    @apocwarriorSLHP 5 місяців тому +3

    Aff, diva demais, mais um vídeo INCRÍVEL e NECESSÁRIO!!

  • @henrysena4173
    @henrysena4173 5 місяців тому +16

    4:24 - Capitalismo flexível - acumulação flexível

  • @alexandrofonseca5739
    @alexandrofonseca5739 5 місяців тому +8

    Sempre falando coisas sérias de modo engraçado. Acho muito bom. Faz pensar.

  • @cinthiarodrigues79
    @cinthiarodrigues79 3 місяці тому +1

    Maravilhosa... Obrigada por falar a real... ❤

  • @priscilapguerrae3314
    @priscilapguerrae3314 5 місяців тому +1

    Obrigada, Ritia, linda! Obrigada equipe, obrigada ao intérprete de Libras! Vivaaaaa