Jéssica você é essencial e necessária. Adoro você ! inclusive você tem contribuído muito no meu curso de psicanálise quando seus vídeos são usados pelo professor
meu deus. que vídeo revelador. na minha última sessão da terapia, eu questionei pela primeira vez uma característica que todas as psicnalistas já disseram pra mim - que eu idealizo tudo. isso é algo que eu descobri, entendi e aceitei sobre mim. mas nunca tinha questionado da onde vinha, não sabia o que fazer pra melhorar isso. falamos sobre isso e foi muito bom, e depois eu vim pesquisar um pouco e descobri que isso é um conceito de freud e acabei caindo em alguns textos sobre narcisismo, que eu fui me identificando. consegui me enxergar perfeitamente no narcisismo secundário e finalmente entendi pq eu falo tanto e minha terapeuta fala tão pouco kkkk admito que chorei tamanha a identificação que senti com essa explicação. de certa forma é reconfortante "dar nome" ao que eu sinto.
2 роки тому
fico feliz que tenha se identificado, sem dar nome nos trás um alivio enorme. Fique tranquila que nós sentimos isso! grande beijo
Não sei porque demorei tanto tempo pra encontrar esse vídeo. Incrível como explica sobre o narcisismo primário e secundário de modo que é fácil absorver e sem confundir os pensamentos. Parabéns!!!
5 років тому
Luana Valesca muito obrigada pelo seu carinho minha linda 😘❤️
nossa muito obrigada! Me ajudou muito a entender o assunto, fiquei horas lendo textos e slides tentando entender e vc esclareceu tudo de uma forma muito mais simples, muito obrigada mesmo!!
Nossa amei seu vídeo, a sua explicação foi ótima, li o texto introdução ao narcisismo e não tinha compreendido nada, após ver seu vídeo, fui ler novamente o texto e consegui compreender, você explica muito bem, muito obrigada.
Meu Deus!! Perfeito!! Quero ser assim!! Quero ser essa psicanálise fora de quatro paredes e enxergar aquele essencial que não é visível aos olhos, mas é real quando se é experimentado - em dupla analítica- no conjunto! ❤️
Posso dizer, de forma bem simplória, q entre o narcisismo primário e o secundário temos o édipo? Pq o Edipo castra, faz valer o superego (ideal do eu) e aí como ficaria o narcisismo depois desse corte do superego?
E se a criança não recebe essa atenção provinda da função materna, como fica a constituição do narcisismo? De desde cedo a criança se ver em situações mais constantes de desamparo, como fica a formação do narcismo?
O narcisismo é um amor próprio doentio. Mas o transtorno da personalidade narcisista é diferente tem baixíssima autoestima já o narcisista tem ao extremo de elevada autoestima.
Caso a mãe, ao gerar essa criança e até depois da criança já grande, não retornar a ter esse amor próprio e autocuidado em prol de sua disposição ao filho, também gera nele essa percepção de que deve ser sempre o centro das atenções, ou seja, faz com que ele seja narcisista também, assim como na falta de amor ?
Todo excesso adoece. Porém fica difícil afirmar quando não tenho contato com a historia do sujeito. Essa é uma questão para levar para a análise pessoal.
Parabéns vc ganhou um escrito, vc me explicou de uma forma diferente e clara, essas duas descrição de suplementos. Foi uma aula. Gratidão. Estou me relacionando com um narcisista secundário e isso está me assustando. Então estou procurando entender ele primeiro pra poder agir de alguma forma. Muito obrigado mais uma vez .
Meu Deus descobri a resposta que eu procurava, nunca achei ele que ele fosse aquele narcisista perverso mas já vi os traços nele mas eu sempre soube que ele tinha alguma coisa de narcisista a mãe do meu ex marido (aquela louca que ninguem gosta dela sabe Deus porque) criou ele feito um rei e trata assim até hoje os irmãos dele nem gostam dele por ele ter sido criado assim, ele age como se só ele tivesse sentimento, como se nós a família dele os filhos da gente parece que não merecemos nada ele a 8 meses me descartou como se fosse um lixo e hoje eu sofro meus filhos sofrem Deus nos guarde pq se eu soubesse que esse povo louco era assim jamais teria casado com ele 😢
Bem na minha opinião o narcisista secundário não é um problema de infância e sim o amor próprio muito fechado. Por exemplo como o amor próprio se torna auto-adoração o indivíduo acaba se sentindo um Deus. E se vendo como universal. Como por exemplo:Pessoas com uma autoestima muito alta acabam se tornando narcisistas por causa de ele tanto focar excessivamente em si mesma. E ele acaba ficando obcecado por si mesmo. Então o lado sombrio da autoestima é o narcisismo. Acredito assim:Narcisismo primário(amor próprio mas dividi com os outros) Já o narcisismo secundário é (amor próprio patológico+autoadmiração doentia e auto-adoração tem baixíssima empatia). Já na minha opinião o indivíduo com o transtorno da personalidade narcisista tem nenhum dos dois. Porque os narcisistas patológicos procuram o narcisismo primário (amor próprio) nos outros. Então os indivíduos com o transtorno da personalidade narcisista tem falta de narcisismo. E por isso querem querem ser admirados excessivamente aos outros. Para se sentirem amados. Na minha opinião o narcisista não é patológico mas sim o seu amor próprio é e por isso ele é tão focado em si mesmo mas o narcisista é capaz ainda de ter empatia. Assim o narcisismo é subclínico do transtorno da personalidade narcisista já o narcisista patológico é clinico.
Ha faults de entendimento de palavras para o significado de atos ainda não compreendido pelo ser humano e seu trabalho e uma ótima descoberta para o bem do Eu de cada um que queira ampliar seus conhecimentos 👏🏼🌷
O narcisismo primário vai até o complexo de édipo?
4 роки тому+2
Débora Velloso ele se estante para a primeira infância, neste caso continuando até depois do complexo de Édipo. Até o início da fase genital onde a personalidade da criança já estará mais estruturada
Joicy Lopes estamos falando da primeira infância, não tem uma idade certa. Precisa ser simbolizado internamente e isso depende da capacidade da função materna em oferecer e da capacidade do bebê em conter o que está sendo oferecido. Cada caso é um caso. Como menciono no vídeo o Narcisismo primário já ocorre antes mesmo do nascimento do bebê o retorno do Narcisismo da mãe precisa se na medida que o bebê progride. Ex: “ Se já consegue comer sozinho não precisa dar na boca”
@ obrigada ! Mais uma pergunta, e quando uma criança é criada pela avó materna, porém mora na mesma casa da mãe biológica e sabe desde cedo a história, e mesmo tendo os avós no lugar dos pais tem a auto estima baixa? Acho que não tem muito a ver com o vídeo, mas queria saber.rsrs Faz um vídeo sobre transtorno de personalidade narcisista.
Boa noite!!!tenho uma dúvida, em todos os casos de pessoas narcisistas na vida adulta são causados pela negligência da mãe ou podem ter outras causas?????
3 роки тому
a base é sempre importante, porém todo vínculo trará transformações no ego
Olá, estava pesquisando sobre o tema para realização de um trabalho e achei sua linguagem bastante coesa e de fácil entendimento, parabéns!!! Será que posso participar de vez em quando do grupo de estudo?
Valquíria de Souza Pereira muito obrigada pelo carinho minha linda, sobre sua dúvida não é possível convencer alguém de fazer psicoterapia, isso é algo que precisa vir de dentro. Quando convivemos com alguém assim e isso nos fere o ideal é que possamos nós mesmo buscar ajuda profissional.
Esse primeiro contato pode ser feito por outra pessoa que não seja a mãe?
4 роки тому+1
Juliana de Sá a função materna não precisa ser desempenhado pela mãe biológica, porém a pessoa que irá desempenhar a função precisa estar constantemente na vida deste bebê e não em momentos esporádicos
Oi Jessica, gostei muito do video! Estou no segundo ano de psicologia e gostaria de saber se você poderia me tirar uma duvida. Essa explicação que você fez, é de acordo com Freud ou uma análise pós-freudiana? Quando a professora, da minha faculdade, passou a explicação do narcisismo primário e secundário, estabeleceu-se que sim, o narcisismo primário tem a ver com as questões de necessidades do bebê, em que ele deve ser amado e desejado para que, posteriormente, a libido seja investida em outros objetos de amor - de acordo com o desenvolvimento 'saudável' do bebê que teria a ver com a mãe retornando seu autocuidado consiga mesma, e a criança possa se espelhar nela, aprendendo lidar com as frustrações, etc. Só que, conforme as etapas da vida que variam na vida da pessoa X, a libido retorna para o sujeito - começando a investir sua libido novamente em si de novo, então designado o Narcisismo Secundário como "um retorno da libido ao ego", não mais investindo em outras relações objetais, além de si mesmo. É ai que me embaralho! Segundo o teu vídeo então, posso inferir que esse conceito que eu aprendi 'retorno da libido para o ego', e que em vários momentos da vida isso pode ocorrer, se correlaciona com o sujeito que tentar buscar em seus relacionamentos da vida a necessidade de se sentir amado e desejo, ou seja, ele quer um retorno ao narcisismo primário?! Pois, pela explicação que eu tive na faculdade, parece-me um pouco equivocado... No sentido que qualquer um pode ter esse narcisismo secundário independentemente do primário ter sido falho ou não(pois pelo o que pude compreender no teu video, o narcisismo secundário só ocorre quando o primeiro é falho, certo?); e em qualquer etapa da vida pode ocorrer o 'retorno da libido', outrora investida objetos, novamente para mim. Espero que eu tenha me fazido compreender.. Se puder me dar um resposta, ficarei agradecida! :))
5 років тому+4
A explicação está de acordo com Freud. O retorno da libido ao ego deve acontecer o tempo todo. Pulsão de vida (Eros) é a libido em movimento. Só que para eu posso ter libido no ego eu preciso ter vivido o Narcisismo primário ( preciso me sentir amado e desejado, para que assim eu possa me amar ). No texto introdução ao Narcisismo de 1914 (recomendo a leitura) ele explica muito bem isso, para que seja saudável a libido do ego precisa ser na medida que a libido do objeto. O Narcisismo secundário só ocorrerá se o primário não pode ter sido simbolizado.
não podemos obrigar ninguém a ir para a análise. O grupo é todos que querem aprender mais sobre psicanálise. Entre em contato no whatsApp (17) 99658-9129
vc e 10! excelente explicação ,gratidão
Perfeito, entendi com muito detalhes.
muito bom! estou fazendo meu tcc sobre esse tema e seu vídeo me ajudou muito a compreender sobre a introdução do narcisismo.
Perfeito!
Amei esse vídeo!
Sensacional ,foi muito bom
Excelente explanação
Parabens, otima explanaçao, entende muito
Excelente 🎉 meu deu uma luz enorme no meu trabalho sobre o assunto. Explicou de forma simples e rica de conhecimento.Muito obrigada
Maravilhoso … mto claro fácil de entender .
Muito boa a aula. Muito obrigado pelo vídeo
obrigada pelo canal.....
Gratidão otima explicação parabens
Muito bom! Conceitos muito claros! Parabéns!
A melhor explicação que eu encontrei até agora , bem clara e de fácil entendimento.
Obrigada pela explicação!
Foi bastante clara, eu adorei.
Muito bommm
Muito bom
Jéssica você é essencial e necessária. Adoro você ! inclusive você tem contribuído muito no meu curso de psicanálise quando seus vídeos são usados pelo professor
Incrível. Me ajudo muito obrigada 😊
Você fala de psicanálise de uma forma tão didática! Parabéns!
Luciana Luiz muito obrigada pelo carinho 💗
Ótimo esclarecimento. Agradeço!
Gostei muito
Ai que maravilhosa. Que explicação incrível. Obrigada por esse vídeo.
Bravo... Bravo... Sua oratória é maravilhosa e principalmente simples, com profundidade.
Esse vídeo está sendo extremamente enriquecedor pra mim! A importância do narcisismo primário no analista é inquestionável
Breno Cabral fico muito feliz que tenha gostado.
Excelente vídeo, parabéns
Parabéns Amei!!!
Que aula
Um dos melhores vídeos que assisti desde q comecei o curso de psicanálise
gente que perfeitaaaa!!!
quem dera que no curso que eu paguei, tivessem explicações como essa! Muito esclarecedor grata!!!!!!
meu deus. que vídeo revelador. na minha última sessão da terapia, eu questionei pela primeira vez uma característica que todas as psicnalistas já disseram pra mim - que eu idealizo tudo. isso é algo que eu descobri, entendi e aceitei sobre mim. mas nunca tinha questionado da onde vinha, não sabia o que fazer pra melhorar isso. falamos sobre isso e foi muito bom, e depois eu vim pesquisar um pouco e descobri que isso é um conceito de freud e acabei caindo em alguns textos sobre narcisismo, que eu fui me identificando. consegui me enxergar perfeitamente no narcisismo secundário e finalmente entendi pq eu falo tanto e minha terapeuta fala tão pouco kkkk admito que chorei tamanha a identificação que senti com essa explicação. de certa forma é reconfortante "dar nome" ao que eu sinto.
fico feliz que tenha se identificado, sem dar nome nos trás um alivio enorme. Fique tranquila que nós sentimos isso! grande beijo
Sensacional sua forma de abordar a temática, rica e funcional. Parabéns 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻
Não sei porque demorei tanto tempo pra encontrar esse vídeo. Incrível como explica sobre o narcisismo primário e secundário de modo que é fácil absorver e sem confundir os pensamentos. Parabéns!!!
Luana Valesca muito obrigada pelo seu carinho minha linda 😘❤️
Parabéns, adoro seus vídeos!!
gratidão pelo seu carinho minha linda!! bjos
SENSACIONAL!!!! Seus vídeos são sempre maravilhosos. Explica de maneira extramente suave. Eu te agradeço imensamente. Parabéns!!!!!!
Ajudou-me muito a sua explicação. Parabéns pela maneira simples e didática! Muito boa!!
Muito obrigado. Tenho um trabalho pra fazer de psicanálise e seus pensamentos clarearam os meus.
gratidão pelo carinho
nossa muito obrigada! Me ajudou muito a entender o assunto, fiquei horas lendo textos e slides tentando entender e vc esclareceu tudo de uma forma muito mais simples, muito obrigada mesmo!!
Nossa amei seu vídeo, a sua explicação foi ótima, li o texto introdução ao narcisismo e não tinha compreendido nada, após ver seu vídeo, fui ler novamente o texto e consegui compreender, você explica muito bem, muito obrigada.
Muito bom! Não só a explicação da teoria como também os conceitos do que é uma psicanálise.
Mais clara impusivel!
Adorei a explicação. De fácil compreensão. Obrigada!
Meu Deus!! Perfeito!! Quero ser assim!! Quero ser essa psicanálise fora de quatro paredes e enxergar aquele essencial que não é visível aos olhos, mas é real quando se é experimentado - em dupla analítica- no conjunto! ❤️
Muito interessante! a forma que vc explica é muito legal, da vontade de querer prosseguir acompanhando suas sugestões e demais vídeos!
Muito obrigada pelo vídeo, estava com algumas dificuldades nesses conceitos e sua explicação foi muito didática!
Ótimo vídeo 👏👏👏
Você é maravilhosa, super clara e didática
Excelente exposição, Jéssica. Parabéns pela didática e simplicidade!!!!
PARABÉNS!!!! SUPER DIDÁTICO E AGRADÁVEL DE VER!!!
Outra questão: qual a relação entre narcisismo e o complexo de Édipo?
Posso dizer, de forma bem simplória, q entre o narcisismo primário e o secundário temos o édipo? Pq o Edipo castra, faz valer o superego (ideal do eu) e aí como ficaria o narcisismo depois desse corte do superego?
E se a criança não recebe essa atenção provinda da função materna, como fica a constituição do narcisismo? De desde cedo a criança se ver em situações mais constantes de desamparo, como fica a formação do narcismo?
Parabéns. Ótima explicação.
Erica Lúcia muito obrigada 💗
Parabéns minha colega. Serviu pra mim como paciente no setting e como analista também!!! Gratidão!!
Gratidão. Você é ótima. Excelentes esclarecimentos. Você abriu mão do seu narcisismo em prol da minha necessidade de entender isso. Grata mil vezes!
Então, em síntese bem bem resumida, narcisismo seria amor próprio?
O narcisismo é um amor próprio doentio. Mas o transtorno da personalidade narcisista é diferente tem baixíssima autoestima já o narcisista tem ao extremo de elevada autoestima.
Eu quero fazer parte do grupo de estudos !! Gostei demais do modo como vc pontua a matéria ! Parabéns !!
será muito bem vinda, entre em contato pelo WhatsApp (17) 99658-9129
Quero entrar
Caso a mãe, ao gerar essa criança e até depois da criança já grande, não retornar a ter esse amor próprio e autocuidado em prol de sua disposição ao filho, também gera nele essa percepção de que deve ser sempre o centro das atenções, ou seja, faz com que ele seja narcisista também, assim como na falta de amor ?
Ah, já vi que explicou no vídeo kk
Todo excesso adoece. Porém fica difícil afirmar quando não tenho contato com a historia do sujeito. Essa é uma questão para levar para a análise pessoal.
Parabéns pelo vídeo gostei muito
aldenis costa peixoto muito obrigada 😘
Parabéns vc ganhou um escrito, vc me explicou de uma forma diferente e clara, essas duas descrição de suplementos. Foi uma aula. Gratidão. Estou me relacionando com um narcisista secundário e isso está me assustando. Então estou procurando entender ele primeiro pra poder agir de alguma forma. Muito obrigado mais uma vez .
Nao tinha entendido de jeito nenhum, mas com vc explicando eu entendi, obrigada!!
gabriele aguilar fico muito feliz que tenha intendido 😘💗
explicação direta e completa... ameiiiii!
Que linguagem facilitada
Eu estou pagando a disciplina de psicanálise e sua explicação me ajudou muito, vc é mt maravilhosa! Arrasou!
Adorei seus videos, continue nos auxiliando. Obrigada
Eu adoro suas explicações... Obrigada pelo conteúdo!!
Meu Deus descobri a resposta que eu procurava, nunca achei ele que ele fosse aquele narcisista perverso mas já vi os traços nele mas eu sempre soube que ele tinha alguma coisa de narcisista a mãe do meu ex marido (aquela louca que ninguem gosta dela sabe Deus porque) criou ele feito um rei e trata assim até hoje os irmãos dele nem gostam dele por ele ter sido criado assim, ele age como se só ele tivesse sentimento, como se nós a família dele os filhos da gente parece que não merecemos nada ele a 8 meses me descartou como se fosse um lixo e hoje eu sofro meus filhos sofrem Deus nos guarde pq se eu soubesse que esse povo louco era assim jamais teria casado com ele 😢
Nessa questão da mãe... o fato da mulher estar sendo mãe contra a própria vontade , só pra cumprir um papel social. Como vai refletir no BB?
No muro da Lua neste caso essa mulher não desenvolveu o fundamental que é a função materna
@ será se isso é o fundamental pra todas ? Não poderia ser um outro modo de regulação psíquica, ( rs, algo do tipo) . Outra estrutura psíquica.
Ainda está rolando o grupo de estudos?
Ainda tem o grupo de estudo?
sim, entre em contato pelo (17) 99658-9129
Parabéns
Carla Nicoly Moreira Dantas muito obrigada 😘💗
que forma maravilhosa de explica a psicanálise, parabéns !
Muito bom!
Ajudou no meu TCC! Obrigada 💖💗
Bem na minha opinião o narcisista secundário não é um problema de infância e sim o amor próprio muito fechado. Por exemplo como o amor próprio se torna auto-adoração o indivíduo acaba se sentindo um Deus. E se vendo como universal.
Como por exemplo:Pessoas com uma autoestima muito alta acabam se tornando narcisistas por causa de ele tanto focar excessivamente em si mesma. E ele acaba ficando obcecado por si mesmo. Então o lado sombrio da autoestima é o narcisismo.
Acredito assim:Narcisismo primário(amor próprio mas dividi com os outros) Já o narcisismo secundário é (amor próprio patológico+autoadmiração doentia e auto-adoração tem baixíssima empatia).
Já na minha opinião o indivíduo com o transtorno da personalidade narcisista tem nenhum dos dois. Porque os narcisistas patológicos procuram o narcisismo primário (amor próprio) nos outros. Então os indivíduos com o transtorno da personalidade narcisista tem falta de narcisismo. E por isso querem querem ser admirados excessivamente aos outros. Para se sentirem amados.
Na minha opinião o narcisista não é patológico mas sim o seu amor próprio é e por isso ele é tão focado em si mesmo mas o narcisista é capaz ainda de ter empatia. Assim o narcisismo é subclínico do transtorno da personalidade narcisista já o narcisista patológico é clinico.
Amei!
Amei muito gosto da sua maneira simples e clara de explicar
Explicação perfeita
Ha faults de entendimento de palavras para o significado de atos ainda não compreendido pelo ser humano e seu trabalho e uma ótima descoberta para o bem do Eu de cada um que queira ampliar seus conhecimentos 👏🏼🌷
Perfeito! Esse vídeo foi essencial.
Caraca nem parece psicanalise! Parabéns
Parabéns pela ótima explicação, estava com dúvidas sobre isso e você esclareceu tudo perfeitamente. Abraço ♥️
Se a pessoa por acaba tendo muito amor próprio ela acaba deixando o seu amor próprio doentio? Ela acaba se tornando um narcisista?
O narcisismo primário vai até o complexo de édipo?
Débora Velloso ele se estante para a primeira infância, neste caso continuando até depois do complexo de Édipo. Até o início da fase genital onde a personalidade da criança já estará mais estruturada
Era tudo que eu precisaaaavaaa ❤️ esse conteudo em psicodinamica pra mim esta sendo bem confuso ... adoraveeel ❤️
Laryssa Julianne fico feliz que tenha gostado 💗
Vc é de qual estado?
São Paulo
Se pudesse dar mil vezes "gostei", eu dava. Gratidão! 🙏🏻👏🏻💗
Luane Vargas minha linda fico muito feliz que tenha gostado 💗😘
amei
Até que idade vai esse narcisismo primário.
Joicy Lopes estamos falando da primeira infância, não tem uma idade certa. Precisa ser simbolizado internamente e isso depende da capacidade da função materna em oferecer e da capacidade do bebê em conter o que está sendo oferecido. Cada caso é um caso. Como menciono no vídeo o Narcisismo primário já ocorre antes mesmo do nascimento do bebê o retorno do Narcisismo da mãe precisa se na medida que o bebê progride. Ex: “ Se já consegue comer sozinho não precisa dar na boca”
@ obrigada !
Mais uma pergunta, e quando uma criança é criada pela avó materna, porém mora na mesma casa da mãe biológica e sabe desde cedo a história, e mesmo tendo os avós no lugar dos pais tem a auto estima baixa?
Acho que não tem muito a ver com o vídeo, mas queria saber.rsrs
Faz um vídeo sobre transtorno de personalidade narcisista.
Boa noite!!!tenho uma dúvida, em todos os casos de pessoas narcisistas na vida adulta são causados pela negligência da mãe ou podem ter outras causas?????
a base é sempre importante, porém todo vínculo trará transformações no ego
Que explicação maravilhosa, amei 👏👏👏
Olá, estava pesquisando sobre o tema para realização de um trabalho e achei sua linguagem bastante coesa e de fácil entendimento, parabéns!!! Será que posso participar de vez em quando do grupo de estudo?
Amei o vídeo! Muito didática a tua explicação.
Valquíria de Souza Pereira muito obrigada pelo carinho minha linda, sobre sua dúvida não é possível convencer alguém de fazer psicoterapia, isso é algo que precisa vir de dentro. Quando convivemos com alguém assim e isso nos fere o ideal é que possamos nós mesmo buscar ajuda profissional.
Adorei
Esse primeiro contato pode ser feito por outra pessoa que não seja a mãe?
Juliana de Sá a função materna não precisa ser desempenhado pela mãe biológica, porém a pessoa que irá desempenhar a função precisa estar constantemente na vida deste bebê e não em momentos esporádicos
@ pode ser um irmão ou irma mais velha então?
Oi Jessica, gostei muito do video! Estou no segundo ano de psicologia e gostaria de saber se você poderia me tirar uma duvida. Essa explicação que você fez, é de acordo com Freud ou uma análise pós-freudiana? Quando a professora, da minha faculdade, passou a explicação do narcisismo primário e secundário, estabeleceu-se que sim, o narcisismo primário tem a ver com as questões de necessidades do bebê, em que ele deve ser amado e desejado para que, posteriormente, a libido seja investida em outros objetos de amor - de acordo com o desenvolvimento 'saudável' do bebê que teria a ver com a mãe retornando seu autocuidado consiga mesma, e a criança possa se espelhar nela, aprendendo lidar com as frustrações, etc. Só que, conforme as etapas da vida que variam na vida da pessoa X, a libido retorna para o sujeito - começando a investir sua libido novamente em si de novo, então designado o Narcisismo Secundário como "um retorno da libido ao ego", não mais investindo em outras relações objetais, além de si mesmo. É ai que me embaralho! Segundo o teu vídeo então, posso inferir que esse conceito que eu aprendi 'retorno da libido para o ego', e que em vários momentos da vida isso pode ocorrer, se correlaciona com o sujeito que tentar buscar em seus relacionamentos da vida a necessidade de se sentir amado e desejo, ou seja, ele quer um retorno ao narcisismo primário?! Pois, pela explicação que eu tive na faculdade, parece-me um pouco equivocado... No sentido que qualquer um pode ter esse narcisismo secundário independentemente do primário ter sido falho ou não(pois pelo o que pude compreender no teu video, o narcisismo secundário só ocorre quando o primeiro é falho, certo?); e em qualquer etapa da vida pode ocorrer o 'retorno da libido', outrora investida objetos, novamente para mim. Espero que eu tenha me fazido compreender.. Se puder me dar um resposta, ficarei agradecida! :))
A explicação está de acordo com Freud. O retorno da libido ao ego deve acontecer o tempo todo. Pulsão de vida (Eros) é a libido em movimento. Só que para eu posso ter libido no ego eu preciso ter vivido o Narcisismo primário ( preciso me sentir amado e desejado, para que assim eu possa me amar ). No texto introdução ao Narcisismo de 1914 (recomendo a leitura) ele explica muito bem isso, para que seja saudável a libido do ego precisa ser na medida que a libido do objeto. O Narcisismo secundário só ocorrerá se o primário não pode ter sido simbolizado.
Otima explicação
Obrigada! Amei
Como levá-lo? Esse grupo é só para estudantes?
não podemos obrigar ninguém a ir para a análise. O grupo é todos que querem aprender mais sobre psicanálise. Entre em contato no whatsApp (17) 99658-9129
Uau 👏 falou em atendimento personalizado que todos nós queremos
Agora , deu a entender que o narcisismo tem cura... Mas ninguém defende isso
Marina Schmidt não falo de cura do narcisismo, mas de um equilíbrio necessário.
Nao há cura ... narcisistas sao predadores
Mas ela não se refere ao narcisismo patológico.