Oralidade na sala de aula: desafios e possibilidades (minicurso - aula 3)
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Este curso tem como objetivo discutir o trabalho com a oralidade em aulas de língua portuguesa, buscando trazer ao debate desafios encontrados pelos professores para um trabalho efetivo com a oralidade em sala de aula e desconstruir alguns conceitos preexistentes, mostrando possibilidades de trabalho com o oral.
As aulas são liberadas todas as segundas-feiras às 13h aqui no UA-cam. O link para a solicitação do certificado estará disponível na descrição da última aula (aula 5) deste minicurso.
Aula 1: Oralidade: conceito e relevância.
Aula 2: Oralidade na BNCC. Fala e escuta.
Aula 3: Desafios do trabalho com a oralidade em sala de aula.
Aula 4: Possibilidades de trabalho com a oralidade em sala de aula.
Aula 5: Checklist avaliativo.
Cupom exclusivo para os minicursos, 25% OFF para aquisição de obras, use o cupom: MINICURSO25PB. E se quiser adquirir os livros base deste minicurso, acesse os links: bit.ly/2Zr4nsH e bit.ly/394fBrz
Parabéns pela iniciativa! Valeu pela força na divulgação!
Estamos juntos nessa, professor! Obrigada!!! Abraços
Professora Letícia, sua exposição é bastante esclarecedora quanto às questões que envolvem o tema; parabéns pela maneira didática com que o aborda.
obrigada!
A oralidade é muito importante em todas as esferas da educação
Verdade, muitas vezes o silêncio é muito valorizado e alguns professores acham que sala boa e sala quieta e esses alunos acabam crescendo com medo de errar ,de falar algo errado, de servir de chacota e quando precisam falar , apresentar ,não consegue ,por que foi podado a oralidade desse aluno .
bora mudar essa realidade, né, Juliana!
Suas aulas tem sido extremamente produtivas, não só compartilhando o conhecimento mas aumentando a curiosidade por temas que não havia refletido sobre antes do curso! Muito obrigada ♥️
Fico feliz com isso, Larissa! Obrigada!
Você é super dinâmica. Gostei muito da sua aula.
Que ótimo, Aldenice! Abraços
Amei a aula de hoje. Parabéns, vc tem ajudado muito com suas ideias. Meu objeto de estudo é também a oralidade. Obrigada.
Bora dialogar! Abraço
@@leticiajovelinastorto Sim. Vamos.
@@jaquelinesantos313 me manda um e-mail (tem nos slides) ou me procura nas redes sociais! Abraços
Excelente, Letícia! Muito esclarecedora sua exposição.
Obrigada, Tânia! Vc é um grande referência para mim! Abraços
Excelente aula, Professora Letícia; muito informativa e reflexiva, suave e agradável (15 minutos aqui passam tão rápido... rsrs)!
Bom, eu, como professor de educação básica, tento valorizar e incentivar o desenvolvimento da linguagem de meus alunos nas mais diversas situações de oralidade, porém, ainda me detenho na imensa inferioridade de valor que a expressão oral tem em relação à escrita. Infelizmente eu preciso dar muito mais ênfase à expressão escrita na sala de aula, e divido a culpa disso com o nosso modelo educacional, que é deficiente por ser excludente; excludente porque força os alunos a competirem entre si por vagas em instituições de ensino superior, as quais eles só "provam" que são merecedores por meio de provas escritas...
que retorno lindo! Obrigada, Carlos!
Obrigada por atender a minha solicitação da aula anterior.
Um abraço.
Abraço!
Nossaaaaaa! Estou amando essas aulas, cada vez mais apaixonada por esse assunto. Parabéns pelos vídeos. Simplesmente muito bom.🤩
Obrigada, Vivianne! Abraços
Excelente aula!
obrigada!
Que aula necessária! Muito obrigada!
Obrigada, Joseane! Abraços
Amei a indicação sobre a Pedagogia do silenciamento. Você é excelente!
Imagina!!! Forte abraço, Joseane!
Eu creio que as pessoas ainda estão muito "presas ao papel", a questão de positivar a avaliação.
Muitos pais e escolas exigem documentos escritos para validar a avaliação do professor.
São incapazes de entender que a língua é viva e podemos usar a teoria da roupa de Marcos Bagno, ou seja, adaptar a oralidade aos diversos níveis de oralidade.
Realmente é uma quebra de paradigma árdua e necessária.
Produzir e não reproduzir... inovar e não apenas copiar.
Então, vamos começar a mudança, Rosangela! A mudança pode partir de nós! Abraços
Aula simplesmente maravilhosa! Obrigada!
obrigada!
Professora, estou adorando o minicurso. Obrigada pelas falas claras! Tive uma dúvida quanto à oralidade no gênero dos quadrinhos nesse continuum de Marcuschi. Em que local a oralidade está inserida nas revistas em quadrinhos? Os quadrinhos têm o seu meio e a sua concepção na escrita, mas tentam representar a fala (geralmente, uma escrita estereotipada, como o Chico Bento). Há alguma teoria/concepção que dê conta disso? Obrigada.
Oi, Jessyca, sendo sincera nunca analisei esse corpus. Acredito que os quadrinhos tenham a mesma concepção que a linguagem digital (que já analisei). Trata-se de uma oralidade não natural, um simulacro. Prof. Paulo Ramos tem uma obra sobre quadrinhos publicada pela Parábola; o prof. Hudinilson Urbano (NURC) fala da oralidade na Literatura, tratando dessa oralidade não natural... um colega escreveu um texto em livro meu sobre essa oralidade simulada em propagandas... sobre a questão da variedade desprestigiada, vc pode consultar as obras em Sociolinguística, especialmente do profa. Marcos Bagno, prof. Faraco e profa. Stella Bortoni Ricardo, há muitos livros deles publicados pela Parábola! Espero ter ajudado! Abraços
Tenho uma dúvida sobre o silêncio: O silêncio não seria bem-vindo nas aulas para a compreensão do conteúdo?