a ideia desse video foi mostrar mais uma opção para quem deseja economizar energia, mas antes tomem cuidado, eu gravei um novo video falando dos cuidados que devem ter antes de comprar essas turbinas eolicas.. Vejam abaixo: ua-cam.com/video/mt42YXTMyVw/v-deo.html
Cadê o comparativo? Quanto custa o kW dessa turbina comparado com a placa solar, precisa de uma estimativa para dizer que é concorrente ou complementar
O segredo está no armazenamento de energia excedente gerada ou seja: baterias, estacionárias de preferência. Todo mundo fala em gerar, mas pouca gente fala em armazenar ...
Vc tem toda razão. É a mesma coisa que vc ter no campo uma produção gigante de grãos, e não ter cilos para armazenar a produção. Vai estragar tudo, e tera que jogado fora. Acho isso uma desinteligência absurda, em se tratando de cientistas.
Pq é caro! Um sistema ON Grid trabalha conectado na rede da concessionária, toda energia excedente é injetada na rede, e tbem é contabilizada para abater no seu consumo, reduzindo a sua conta de energia! Para montar um sistema desses, dependendo da carga da sua casa vc gastaria entre 15 a 20 mil reais! Já o sistema OF Grid, que utiliza baterias para armazenar essa energia excedente, para na falta da luz solar e a noite ele abasteça a sua casa ou estabelecimento, não é conectado a rede da concessionária, e essas baterias são estacionárias! O preço médio dessas baterias é em torno de 5 mil reais cada, e uma casa vai precisar de um banco de baterias de no mínimo umas 10! Aí é só fazer as contas, vc gasta quase 5 vezes a mais o valor para montar um sistema assim! E ainda tem o fato da vida útil das baterias que em média é de 5 anos, ou seja, a cada 5 anos vc vai ter um gasto enorme para substituir as baterias!
@@alexandremarques7713 É....mas já que estão desenvolvendo cada vez mais sistemas de produção de energia renovável e limpa, deveriam nesse escopo, começarem a desenvolver uma forma mais eficiente e barata de armazenamento dessa energia, para viabilizar esses projetos. Conforme te falei, é como produzir grãos no campo. Se não tiver onde armazenar, perde toda a produção. E os cilos são formas práticas e duradouras de armazenamento, guardadas as devidas proporções tecnológicas. Mas nós aqui no Brasil, temos muito grafeno, que um excelente armazenador de energia. Falta apenas investimento em pesquisa para viabilizar projetos nesse sentido. Não adianta ter uma matriz energética limpa de 80% e não ter tecnologia para expandi-la e armazena-la. Como sempre, tá faltando vontade político, e também tem o problema de contrariar interesses excusos. Lamentável!
@@fabiovieira2447pior q ela estava certa. Ela disse q numa usina termoelétrica se armazena o combustível e a qualquer momento estará despachavel, numa hidroelétrica se armazena água em sua barragem e a qualquer momento estará despachavel, já num parque eólico não temos essa capacidade, apenas temos q armazenar a energia elétrica gerada ou disponibilizá-la diretamente para o consumo. Apesar daquela senhora não ser muito boa comunicadora, foi isso q entendi...😂😂😂
Fiquem tranquilos, o Estado já está estudando a melhor forma de taxar o cidadão, inviabilizar o uso por conta própria e beneficiar empresas amigas como o monopólio da distribuição.
Perfeito. Ninguém faz, qdo alguém tem a ideia e põe em prática vem os críticos, engenheiros e economistas. No RS paga o ICMS antes de vender o produto. Temos de fabricar e vender P2P, sem atravessador, no dindin, sem rastreio. Só assim p evoluir-mos tendo as coisas e sem estado
Eu e meu falecido Pai tentamos desenvolver esse projeto hibrido off grid há uns 10 anos atrás, na época, existiam pouquíssimos (e caros) equipamentos eólicos de pequeno e médio porte. Também não foi fácil encontrar equipos para automatizar esse projeto. O armazenamento da energia continua sendo um grande obstáculo, mesmo assim, hoje existem mais recursos para tornar o projeto hibrido uma realidade.
Felizmente graças aos carros elétricos em breve devem ter disponíveis baterias melhores que as de lito para armazenar, muito tem se falado das bateria de sódio mais baratinha e da bateria de estado sólido, a vantagem de ambas é que se desgastam bem menos que as normais, tendo uma durabilidade bem maior. (a de sódio é para carro popular e aguenta uma carga menor enquanto as de estado sólido tem uma densidade energética bem maior porém é bem mais cara)
@@iagomorandi6543A startup canadense Hydrostor tenta mudar esse cenário, usando a eletricidade excedente proveniente de parques eólicos e solares e da rede elétrica para acionar um compressor e compactar o ar, que, então, é armazenado no subsolo.Para acionar uma turbina e gerar eletricidade.
Aqui na minha cidade não funciona vc olha para uma árvore no parque, parece que vc está vendo um quadro pintado nem uma folha se mexe .Parece que a cidade foi construída num vácuo !
Então, se precisa de um vento constante, digamos que, instalarmos em um caminhão/veículo elétrico, teremos um caminhão/veículo que não precisaria parar para abastecer/recarregar? Gostei da ideia!
É uma idéia muito boa essa de unir uma com a outra! Agora a minha idéia é de fazer essa turbina parafuso com painéis solares flexíveis no formato do parafuso, porque aí sim teria um só.😊☺️
A melhor opção é aquela que aproveita o recurso mais abundante da região ou localidade, com menor impacto ambiental, menor custo e menor desperdício. Por isso o mais importante de um projeto é o estudo detalhado das características ambientais, meteorológicas, atmosférica e estrutura distribuição da energia gerada.
painel suja e depende de sol,tem negativos. ja esse "catavento" é da hora e mesmo com vento minimo ja estaria gerando energia, e ainda podendo ser compensado no tamanho e com instalaçao mais facil
não precisa ser viável comercialmente, se a energia gerada pela eólica pagar o custo dela em até uns 3 anos, eu já acho um bom investimento e facilmente teria os 2 tipos, pois painéis solares, assim como as baterias, tem que ser trocados a cada X anos, enquanto a eólica me parece que dura por décadas e décadas, talvez só precise trocar um rolamento e olhe lá.
o painel e a maior mafia que ja vi.....o tesla ja tinha a tecnologia da energia infinita..........o capitalismo nunca vai deixar aparecer o que o tesla descobriu...
Atualmente, de forma individual, muita gente já usa esses dois sistemas conjugados, solar e eólico. O segredo do sucesso realmente, são as baterias e as melhores, são as de Lítio, vida útil de até 12 anos e ótimo desempenho.
Com uma turbina dessa custando 4500 dólares acho difícil isso pra frente!! Uma turbina dessa gera 1500 kWh por ano!! Qualquer residência hoje gasta no mínimo uns 250 a 350 kWh ou seja, seria necessário 2 turbinas pra uma residência comum 9000 mil dólares!!! Convertendo pra real hoje sairia um projeto 45 mil reais!!! Com esse valor na solar vc monta um projeto pra gerar mensalmente no mínimo uns 1500kwh por mês ou 18000 kWh no ano...
Parabéns pelo vídeo!! Não pediu like nem inscrição, deu várias sugestões de pesquisa, mostrou vários modelos de turbinas, foi à exposição e filmou alternatvas!! Enfim, completooo!! PARABÉNS, de novo!!
A vantagem da energia eólica em relação à solar, é que quando há vento em potencial, se pode usufruir do autoconsumo, que é aquele que é consumido no momento da geração. Como a nova legislação taxa a energia injetada no sistema elétrico, se usufruir do autoconsumo oferece algumas vantagens. Quer conhecer, é até mesmo construir um gerador síncrono (multipolos)? Leia o livro: Geração 212,5 cm/ seg, da editora Synergia.
eu já fiz o meu gerador,,, sem depender de vento.... só do sol...tenho 3 painéis solares de 15watts cada ,, é pouco mas me proporciona toda a energia que necessito. 😃
Quando a energia lá de casa bateu milão tivemos de instalar, isso foi em 2021, antes da "regulamentação/lei de impostos".. vlw muito a pena o investimento, já se pagou tranquilo.
Vai empreenda solar, e todos os brasileiros coloque muitos painéis solares refletindo para o sol fazendo com que a temperatura aumente, refletindo espelho e vidro para o sol tudo esquenta mais, tenho certeza disso exemplo janela de vitro porta etc.
Aqui em casa venta demais, seria uma ótima opção. e o bom é que mesmo se você more numa casa de alugue, é muito mais fácil levar uma turbina de 100kg do que desmontar um monte de painél solar.
@@sergioluiscs não se se e lei municipal, mas onde eu moro não aprova a casa se não tiver aterramento e para raio, acima do 3° piso. abaixo disso não e necessário. já e homologado no projeto.
Depende de onde será gerada a energia e das fontes disponíveis. O RN tem a maior potencia solar por área, mas em um sistema fotovoltaico excesso pode ser ruim já que o calor diminui a eficiência do painel. Geração solar térmica é mais eficiente que geração fotovoltaica, mas a fotovoltaica é mais simples e leve o bastante para se ter nos telhados mais comuns no Brasil. Geração eólica tem um rendimento muito menor que a geração hidráulica e demanda mais manutenção, porém tem uma construção mais rápida e viável e a disponibilidade de locais para instalação é bem maior.
Quando eu era adolescente (tenho hoje 81) coloquei uma hélice feita de madeira, em um alternador de carro. Porém a velocidade não alcançava o número de rotações suficiente para gerar energia. Então desisti da ideia. Mas ainda penso que podemos gerar energia através do vento. Tentei outra vez com um dínamo de bicicleta, e novamente a velocidade conseguida não era suficiente. Desisti de ser inventor.
Ja existem as baterias de sal "Na" mais eficientes em certos aspectos do que as lifepo4 , carrega mais rapido e tem descarga maior chegando a 90%. E também, estão sendo desenvolvidas as baterias de areia justamemente para o problema de armazenamento!
Tenho 61 anos estou passando maior calor neste verão por não ter dinheiro para pagar a conta de luz de um ar-condicionado 😢 é mt triste ser pobre , viva as novas energias😊
Atualmente um sistema híbrido talvez seja o mais viável, pois nos dias nublados, certamente haverá mais vento e o contrário também é bem provável. Porém, os pesquisadores estão tentando desenvolver baterias nucleares em tamanho comercial. Baterias que usam isótopo de cobre-63/64 ou amerício-241, que são menos radioativos e perigosos do que outros. Acredito que futuramente (entre 50 e 100 anos) as casas devem dispor de um mini reator nuclear que vai gerar a energia (ou haverão centros de distribuição menores nos bairros) para isso.
No litoral poderia ser usada uma terceira fonte de energia limpa e renovável: a força das marés, afinal as marés ocorrem o tempo todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês, 365 dias por ano. Se fosse possível combinar esta energia com a solar e a eólica, acredito que em tal região não haveria falta de energia.
Tenho placas fotovoltaicas e tenho uma turbina eólica, minha regiao quase nao tem vento, a vantagem é quando esta chovendo e tem ventos. Na minha região, a eolica só complementa, mas nao atenderia se fosse sozinha. Para regiões com forte incidência de ventos, a eólica é melhor
Muito bom. Meu pai na decada de 1970 planejou e executou um mini gerador eólico, com alternador de veículo e uma helice de ventilador, aquela época, alimentavam uma bateria que transmitia para uma lampada 12v. Passados 3 meses apareceu um comprador para o experimento e a energia eletrica foi instalada na área, curioso, não?
O gerador gera a energia,más lembrando que temos que acondicionar essa energia,precisamos ganhar potencial,é para isso precisamos associar o uso de acumuladores de carga,quê seria baterias.
Tem que criar o sol constante por 24h. Por enquanto tem trouxa(pobre) bancando a conta dos nossos sistemas solares em on grid. Se 50% do país colocar solar a desgraça tá feita. Sem falar que o horário de pico ninguém que tem solar poupa energia e não tem sol.
@@TheRomulo325 acho que a noite não. Eu falo sobre o sol não estar exposto, mas no caso do dia nublado, sabe? Acredito que as empresas fazem o cálculo de quantas placas vai precisar já calculando que a noite não vai gerar energia, aí já colocam placas pra não faltar
Campeão tem três coisas muito interessante aqui no país. Primeira pesquisa. Um torre eólica utilizando uma vela, tipo um Para-Pente. Essa vela pode chegar até a altura de 700 metros, onde o vento é mais constante. Segunda pesquisa. Em Santos tem uma empresa que está finalizando uma Turbina submersa produzindo energia através das correntes marinhas. Terceira pesquisa. Não lembro qual Universidade, mais desenvolveram uma tinta ou uma película que pode gerar energia elétrica em qualquer superfície. Até em estruturas curvadas.
gerando 1500kh por ano é muito pouco, considerando que pesa 100kg teria que ter uns 6~8 para para prover uma residência que gasta na média do ano 800kwh por mês, ai 600kg no telhado é inviável isso considerando ainda que deve ter uma distância minima entre eles para um não afetar a eficiência do outro, ainda assim deve demandar mais manutenção que as placas que só precisam da limpeza periódica, é um projeto interessante até pq tem poder de gerar 24h no dia, mas ainda precisa evoluir se quiser ser tão viável quanto as placas fotovoltaicas...
Entendo que esses projetos inovadores são de grande importância, contudo, ainda, se vê que depende do fluxo do vento. E, a presença da iluminação solar é mais presente... Agora, tb procuro imaginar um sistema híbrido, porém voltado por uma coligação direcionada pra uma só saída "Off Grid", ou seja a solar alimentando a eólica e esse sistema por sua vez projetada de forma a intensificar bobinas mais potentes para a geração final da energia esperada... Mas, fico por aqui, pois meus estudos, tb estão só no começo (fase de experimento: erros e acertos)...
Da para instalar essa turbina em veiculos eletricos em baixo do capo no cofre do motor onde não existe mais motor com defretores direcionando o vento para helice elicoidal, não prescisando parar para carregar a bateria do veiculo aumentanto sua autonomia.
A hidrelétrica fornece energia sem uso de baterias... O ideal é usar a gravidade pra descer eo empuxo pra subir( sistema piloto "A"). Um estabilizador de tensão, um sistema de nobreak estacionario para caso de queda de energia. E outro sistema copiloto "B" .Que assumiria a concessionária como se um copiloto. Enquanto o sistema piloto estivesse em manutenção. Sem o uso de baterias estacionarias.
Se for de preço acessível é bacana... A diferença é que este sistema gasta os carvões do captador e depois tem que repor (igual furadeira)... e outro sistema é só placa solar captando claridade.
O governo limpo, eficiente e renovável vai participar desta revolução também, taxando absurdo para provar que quer "ajudar" e se "preocupa" mesmo com a preservação.
Acho que um bom parque, tem quê ter todos os tipos possíveis de geração de energia! Em uma hidrelétrica pode ter geração de turbinas e de placas solares, assim os locais serão muito mais sustentáveis. As pás das turbinas podem coletar energia solar também. São muitas idéias que podem ser praticadas, todas juntas.
Eu já tenho os paneis , quero fazer uma outra opção pra não ficar sem energia quando ocorre as quedas de energia da rede . Talvez seja mais viável o Off Grid
Sim, imposto do ar, denominam "passada". Que liga a história do carbono. Lembra do pum do gado, que caiu no descrédito e fabricou máscaras para o gado, para impetrar a carne sintética e atacar os criadores do gado? Ligue uma coisa a outra, que vai confirmar o que tu disse.
16km/h. É a velocidade do vento em Cariacica - ES às 17:30 do dia 13/10 de 2023; está ventando relativamente bem hoje. Hoje é um dia atípico, até mesmo pra quem mora em região litorânea. O que eu quero dizer com isso é que a tecnologia pode ser boa, mas não funcionaria pra maioria das pessoas. Os campos onde se aproveita do vento pra gerar energia são estudados com muito cuidado, diferente de incidência solar, que atinge da mesma maneira aqui como atinge basicamente em qualquer outro lugar do Brasil, tornando as placas de energia solar muito mais confiáveis. Mas essas hélices devem funcionar bem pra quem mora de frente pro mar, porque ali, de fato, venta bastante.
Boa tarde à todos que fazem o progeto da criação da turbina eólica.,o curioso é que elas são semelhantes à chamada biruta era tipo um saco flutuante que se movomentava conforme a posição do ar..suseso...
Como fica a questão de manutenção já qu estamos falando de um sistema que contem peças mecânicas? Hoje no mercado encontramos módulos fotovoltaicos com 20 e 25 anos de garantia de fabrica e 25 anos de performance.
Tens razão, o ganho para muitas regiões, seria pouco, mas compensaria a falta da energia solar à noite e em dias nebulosos, principalmente se o próprio usuário construir o seu gerador. Além disso, o custo do eólico pode se tornar mais barato, visto o elevado custo das placas e a quantidade das mesmas.
Se a caso estiver com um dia sem vento nenhum, é só colocar um ventilador simples na frente dessa turbina, vai ter um consumo de 15 kw mes, com funcionamento de 8 horas por dia, mede a velocidade do vento em um ventilador donestico em sua função maxima, da um vento de mais de 15 km por hora em um ventilador simples de 127 volts.
Muito bom se unirmos as duas ,pois está semana tive várias quedas de energia elétrica ficando sem energia , acredito que unindo essas duas tecnologias não ficaríamos sem energia
Certo é fazer integração, como exemplo ligar energia eólica na bateria durante a noite que vai gerar energia a noite e placa solar durante o dia ligado separadamente um do outro com sistema de eletricidade
O interessante não é substituir a energia solar pela eólica , mas usar as energias em benefício do consumidor, concessionárias e governos. Quando não tiver vento, haverá sol e vice-versa . Seria possível trazer o preço desses aero geradores em um outro vídeo, mostrando os preços, instalação, gastos com manutenção, pós e contra de cada um deles. Parabéns pelo seu vídeo .
@@MohamedLiSilva-ig9kb Sim. Governos arrecadam impostos e redirecionam uma parte para as políticas sociais, obras de infraestrutura e outra parte move a máquina administrativa. O governo do Paraná há um tempo atrás, disponibilizou seus funcionários engenheiros para ajudarem a implementar a captação do bio biogás e transformar em energia elétrica rural. Depois de um certo tempo, todos os fazendeiros que não tinham condições de tocar sua fazenda, passaram a receber um cheque da concessionária pela produção de energia. Todos os fazendeiros com dificuldades usaram o dinheiro para pagamento de dívidas e contratações de mão de obra. Sem a vontade do Governo nada acontece e nisso você tem razão . Um bom dia para o Sr..
@@robertokiilljunior56877Confia, amiguinho 👍 Dinheiro do contribuinte sera pago de maneira correta dando o melhor retorno para a população, confia !! 👍👍 😂😂
@@robertokiilljunior56877O governo arrecada pra pagar o alto custo do funcionalismo público. Dito isso, alguns órgãos como segurança pública ou algumas autarquias como o DNIT são, de fato, importantes. Mas tirando essas excessões. O Estado é um parasita que mal mal retorna 1/3 do imposto de volta pra população.
O grande problema dessas turbinas domésticas, é o ruído e a baixa produção de energia. Para produzir o suficiente para uma residência, necessita de investimentos maiores. Um outro problema é a instabilidade do vento, e a depender da região, fica quase inviável a produção.
O problema não é gerar energia limpa e renovável no Brasil , o problema é ser proibido de ser auto sustentável sem ter que dar satisfação (R$) ao governo/companhias elétricas .
O correto seria combinar os sistemas de geração, como placas sobre lagos de usinas, e associadas também as eólicas quando viável. Nem sempre será possível utilizar todos os sistemas em um único local.
Uma sugestão : se esse sistema de Enérgia fosse feito com o material da Enérgia Solar ficaria um sistema perfeito. Porque teria o vento e o sol para está gerando Enérgia ao mesmo tempo. Séria fantástico.
@@TiAGO.PROVEDOR.INTERNET2024meu deus 🤦🏻♂️🤦🏻♂️ Dilma foi pior q a pandemia do corona vírus como tu fala uma merda dessas depois falam q mulher é inteligente sensata kkk com a Dilma e vc passou longe é um total desastre!
Tudo que gere energia é econômico, mas acho que elas devem sempre em conjunto. Não vejo felicidade nas grandes companias elétricas,mas sendo para você em sua casa é interessantícimo.
É interessante o design, mas gerar 1.5 kW/h com vento de 5m/s e com azimute fixo? Eu só acredito vendo. Outra coisa, instalar essa versão pequena na ponta de um poste é pedir pra acontecer acidentes. Imaginem a maior força de uma ventania sendo aplicada justamente no topo de um poste?
poiZÉ eu pensei nas duas se complementando tbm, com essas chuvas cada vez mais fortes uma turbina em casa sempre é uma boa,mas nem sempre tem vento, e sol já é bem mais garantido,então acho que a maioria da energia ainda virá dos paineis mas a turbina pode dar uma boa energia tbm
Não só por brasileiro, mas em qualquer lugar no mundo. A turbina tem muito mais peça mecânica, logo dá mais manutenção e mais barulho. 1 só não incomoda, mas imagina 10 numa mesma rua e no silêncio da noite.
Estas turbinas eólica gigante perto da casa de uma pessoa é um inferno na terra o barulho, tem agricultores que se arrependeu em alugar conceção, até os animais diminui suas produções, é dia é noite aquele barulho sem parar.
sistema muito bom onde venta muito, mais ao compara com placa solar perde feio a placa solar de 550w gera em media 70kwh dia já a turbina eólica com vento a 18km/h gera apenas 4,167kwh dia ...
Em Portugal já a 30 anos um engenheiro do ambiente comprou tanto paineis como uma eólica doméstica para absstecer sua casa O que interessa é que a eólica seja suficiente robusta para ventos fortes e venham elas que compradores vai haver, metade dos que compraram paineis para complementar a sua independência iram comprar eólicas
O fabricante só fabrica a turbina, quem compra é que tem que pesquisar o melhor local onde venta constantemente. E existe sim, lugares que ventam sempre.
Para armazenar energia é só usar baterias de ion litio que sai de veiculos hibridos e eletricos em quando a bateria de enxofre litio ainda não foi lancadas no mercado, esta em testes e aprimoração de estudos, são mais acessiveis e potentes. Facinante esta turbina.
Muito interessante, porém, várias residências próximas , utilizando este sistema ao mesmo tempo, já q o barulho é em média 45 decibéis cada turbina, vai gerar um grande barulho para todos.
a ideia desse video foi mostrar mais uma opção para quem deseja economizar energia, mas antes tomem cuidado, eu gravei um novo video falando dos cuidados que devem ter antes de comprar essas turbinas eolicas.. Vejam abaixo:
ua-cam.com/video/mt42YXTMyVw/v-deo.html
nem vento tem mais, apenas o sol escaldante
Aqui no meu caso é rj zona norte , só tem sol única forma placa solar .
Esse link não está mais funcionando. Que pena!
@@ribbas5240😢pl7lijlmluku🎉ou🎉67cm
Cadê o comparativo? Quanto custa o kW dessa turbina comparado com a placa solar, precisa de uma estimativa para dizer que é concorrente ou complementar
O segredo está no armazenamento de energia excedente gerada ou seja: baterias, estacionárias de preferência. Todo mundo fala em gerar, mas pouca gente fala em armazenar ...
Vc tem toda razão. É a mesma coisa que vc ter no campo uma produção gigante de grãos, e não ter cilos para armazenar a produção. Vai estragar tudo, e tera que jogado fora. Acho isso uma desinteligência absurda, em se tratando de cientistas.
Pq é caro! Um sistema ON Grid trabalha conectado na rede da concessionária, toda energia excedente é injetada na rede, e tbem é contabilizada para abater no seu consumo, reduzindo a sua conta de energia! Para montar um sistema desses, dependendo da carga da sua casa vc gastaria entre 15 a 20 mil reais!
Já o sistema OF Grid, que utiliza baterias para armazenar essa energia excedente, para na falta da luz solar e a noite ele abasteça a sua casa ou estabelecimento, não é conectado a rede da concessionária, e essas baterias são estacionárias! O preço médio dessas baterias é em torno de 5 mil reais cada, e uma casa vai precisar de um banco de baterias de no mínimo umas 10!
Aí é só fazer as contas, vc gasta quase 5 vezes a mais o valor para montar um sistema assim!
E ainda tem o fato da vida útil das baterias que em média é de 5 anos, ou seja, a cada 5 anos vc vai ter um gasto enorme para substituir as baterias!
@@alexandremarques7713 É....mas já que estão desenvolvendo cada vez mais sistemas de produção de energia renovável e limpa, deveriam nesse escopo, começarem a desenvolver uma forma mais eficiente e barata de armazenamento dessa energia, para viabilizar esses projetos. Conforme te falei, é como produzir grãos no campo. Se não tiver onde armazenar, perde toda a produção. E os cilos são formas práticas e duradouras de armazenamento, guardadas as devidas proporções tecnológicas. Mas nós aqui no Brasil, temos muito grafeno, que um excelente armazenador de energia. Falta apenas investimento em pesquisa para viabilizar projetos nesse sentido. Não adianta ter uma matriz energética limpa de 80% e não ter tecnologia para expandi-la e armazena-la. Como sempre, tá faltando vontade político, e também tem o problema de contrariar interesses excusos. Lamentável!
Teve uma anta a tempos atrás que disse que deveríamos estocar vento. Vai que ela esteja certa e nós todos errados kkkk.
@@fabiovieira2447pior q ela estava certa.
Ela disse q numa usina termoelétrica se armazena o combustível e a qualquer momento estará despachavel, numa hidroelétrica se armazena água em sua barragem e a qualquer momento estará despachavel, já num parque eólico não temos essa capacidade, apenas temos q armazenar a energia elétrica gerada ou disponibilizá-la diretamente para o consumo.
Apesar daquela senhora não ser muito boa comunicadora, foi isso q entendi...😂😂😂
Fiquem tranquilos, o Estado já está estudando a melhor forma de taxar o cidadão, inviabilizar o uso por conta própria e beneficiar empresas amigas como o monopólio da distribuição.
a idéia principal era estocar vento, mas como a tecnologia ainda não chegou, vão pelo menos taxar....
Pois é. Ficam nesse discurso de economia verde para assaltarem mais o bolso da população.
Perfeito. Ninguém faz, qdo alguém tem a ideia e põe em prática vem os críticos, engenheiros e economistas. No RS paga o ICMS antes de vender o produto. Temos de fabricar e vender P2P, sem atravessador, no dindin, sem rastreio. Só assim p evoluir-mos tendo as coisas e sem estado
Tem que ser mais ligeiro do que eles, vou buscar uma máquina dessas.
Já o fez começo de 2024
Eu e meu falecido Pai tentamos desenvolver esse projeto hibrido off grid há uns 10 anos atrás, na época, existiam pouquíssimos (e caros) equipamentos eólicos de pequeno e médio porte.
Também não foi fácil encontrar equipos para automatizar esse projeto. O armazenamento da energia continua sendo um grande obstáculo, mesmo assim, hoje existem mais recursos para tornar o projeto hibrido uma realidade.
Felizmente graças aos carros elétricos em breve devem ter disponíveis baterias melhores que as de lito para armazenar, muito tem se falado das bateria de sódio mais baratinha e da bateria de estado sólido, a vantagem de ambas é que se desgastam bem menos que as normais, tendo uma durabilidade bem maior. (a de sódio é para carro popular e aguenta uma carga menor enquanto as de estado sólido tem uma densidade energética bem maior porém é bem mais cara)
@@iagomorandi6543A startup canadense Hydrostor tenta mudar esse cenário, usando a eletricidade excedente proveniente de parques eólicos e solares e da rede elétrica para acionar um compressor e compactar o ar, que, então, é armazenado no subsolo.Para acionar uma turbina e gerar eletricidade.
Amigo uso uma usina de produção de energia magnetica. Ela produz 50 kva muito bão pedi o desligamento da red
@@danpeixoto4492 tem you tube? Manda madeira para nos!
@@danpeixoto4492 caramba, poderia explicar como funciona isso?
Aqui na minha cidade não funciona vc olha para uma árvore no parque, parece que vc está vendo um quadro pintado nem uma folha se mexe .Parece que a cidade foi construída num vácuo !
Então, se precisa de um vento constante, digamos que, instalarmos em um caminhão/veículo elétrico, teremos um caminhão/veículo que não precisaria parar para abastecer/recarregar?
Gostei da ideia!
É uma idéia muito boa essa de unir uma com a outra! Agora a minha idéia é de fazer essa turbina parafuso com painéis solares flexíveis no formato do parafuso, porque aí sim teria um só.😊☺️
No Brasil, em função da alta carga tributária e da imensa burocracia e excesso de regulamentação, tudo acaba ficando muito caro.
Conclusão. O Estado brasileiro torna tudo uma mer da.
mais e não seria porque o governo vender energia,
A energia do futuro vai ser através de ondas.
@@adalbertocarvalho6032 que tipo de onda?
ondas maritimas? ondas eletromagneticas?
q tipo de onda?
@@attilarivera, aguardemos a explicação do Carvalho. Vai saber a qual tipo de onda ele referiu-se.🤔
Muito bom parabens aos inventores espero que logo possamos usar nas nossas residencias porque a energia eletrica esta muito cara bandeira patamar 2
A melhor opção é aquela que aproveita o recurso mais abundante da região ou localidade, com menor impacto ambiental, menor custo e menor desperdício. Por isso o mais importante de um projeto é o estudo detalhado das características ambientais, meteorológicas, atmosférica e estrutura distribuição da energia gerada.
Negócio primeiro são projetos para ganhar dinheiro, e narrativas e leis para o povo aceitar, o resto vê depois, se quiserem.
SÓ FUNCIONA ONDE TEM MUITA CORRENTE DE AR AQUI NO PARÁ TALVEZ SE COLOCAR NA BEIRA DAS PRAIAS
Gerar energia é fácil o importante que é o armazenamento ainda é bem atrasado, além da eficiência baixa.
painel suja e depende de sol,tem negativos. ja esse "catavento" é da hora e mesmo com vento minimo ja estaria gerando energia, e ainda podendo ser compensado no tamanho e com instalaçao mais facil
Eólicas são viáveis somente em algumas regiões do Brasil, sendo que a solar é viável em todo o país
não precisa ser viável comercialmente, se a energia gerada pela eólica pagar o custo dela em até uns 3 anos, eu já acho um bom investimento e facilmente teria os 2 tipos, pois painéis solares, assim como as baterias, tem que ser trocados a cada X anos, enquanto a eólica me parece que dura por décadas e décadas, talvez só precise trocar um rolamento e olhe lá.
o painel e a maior mafia que ja vi.....o tesla ja tinha a tecnologia da energia infinita..........o capitalismo nunca vai deixar aparecer o que o tesla descobriu...
O ideal é conjugar as duas, porquê durante a noite a eólica vai suprir as baterias e assim vai aproveitar a energia limpa 24h por dia
@@JohnUsp energia eólica usa o mesmo principio , de baterias, então não muda muita coisa.
Atualmente, de forma individual, muita gente já usa esses dois sistemas conjugados, solar e eólico. O segredo do sucesso realmente, são as baterias e as melhores, são as de Lítio, vida útil de até 12 anos e ótimo desempenho.
Com uma turbina dessa custando 4500 dólares acho difícil isso pra frente!! Uma turbina dessa gera 1500 kWh por ano!! Qualquer residência hoje gasta no mínimo uns 250 a 350 kWh ou seja, seria necessário 2 turbinas pra uma residência comum
9000 mil dólares!!! Convertendo pra real hoje sairia um projeto 45 mil reais!!! Com esse valor na solar vc monta um projeto pra gerar mensalmente no mínimo uns 1500kwh por mês ou 18000 kWh no ano...
Parabéns pelo vídeo!!
Não pediu like nem inscrição, deu várias sugestões de pesquisa, mostrou vários modelos de turbinas, foi à exposição e filmou alternatvas!! Enfim, completooo!!
PARABÉNS, de novo!!
A vantagem da energia eólica em relação à solar, é que quando há vento em potencial, se pode usufruir do autoconsumo, que é aquele que é consumido no momento da geração. Como a nova legislação taxa a energia injetada no sistema elétrico, se usufruir do autoconsumo oferece algumas vantagens.
Quer conhecer, é até mesmo construir um gerador síncrono (multipolos)?
Leia o livro: Geração 212,5 cm/ seg, da editora Synergia.
Bora gera energia cada um fazendo o que pode no seu sistema 👍🏽🔋🔋💡💡⚡⚡⚡⚡⚡🔌🏡☀️
eu já fiz o meu gerador,,, sem depender de vento.... só do sol...tenho 3 painéis solares de 15watts cada ,, é pouco mas me proporciona toda a energia que necessito.
😃
Quando a energia lá de casa bateu milão tivemos de instalar, isso foi em 2021, antes da "regulamentação/lei de impostos".. vlw muito a pena o investimento, já se pagou tranquilo.
Vai empreenda solar, e todos os brasileiros coloque muitos painéis solares refletindo para o sol fazendo com que a temperatura aumente, refletindo espelho e vidro para o sol tudo esquenta mais, tenho certeza disso exemplo janela de vitro porta etc.
Aqui onde moro o vento está mais presente entre tarde e noite , sistema híbrido acho ótimo!
Tecnologia boa para montar em Apucarana - PR. Lá é a casa do vento.
Aqui em casa venta demais, seria uma ótima opção. e o bom é que mesmo se você more numa casa de alugue, é muito mais fácil levar uma turbina de 100kg do que desmontar um monte de painél solar.
Verdade, porém tem que instalar um pararaio, aí a mão de obra fica grande..
@@sergioluiscs não se se e lei municipal, mas onde eu moro não aprova a casa se não tiver aterramento e para raio, acima do 3° piso. abaixo disso não e necessário. já e homologado no projeto.
Depende de onde será gerada a energia e das fontes disponíveis. O RN tem a maior potencia solar por área, mas em um sistema fotovoltaico excesso pode ser ruim já que o calor diminui a eficiência do painel. Geração solar térmica é mais eficiente que geração fotovoltaica, mas a fotovoltaica é mais simples e leve o bastante para se ter nos telhados mais comuns no Brasil. Geração eólica tem um rendimento muito menor que a geração hidráulica e demanda mais manutenção, porém tem uma construção mais rápida e viável e a disponibilidade de locais para instalação é bem maior.
So que a energia termossolar é muito mais cara que a fotovoltaica, por isso meio que se abandonou essa tecnologia no mundo.
Quando eu era adolescente (tenho hoje 81) coloquei uma hélice feita de madeira, em um alternador de carro. Porém a velocidade não alcançava o número de rotações suficiente para gerar energia. Então desisti da ideia.
Mas ainda penso que podemos gerar energia através do vento.
Tentei outra vez com um dínamo de bicicleta, e novamente a velocidade conseguida não era suficiente.
Desisti de ser inventor.
Seu comentário me fez lembrar do filme "O menino que o vento", mas no filme da certo é o garoto consegue fazer o gerador funcionar
Kkkkkkkkkk
Ja existem as baterias de sal "Na" mais eficientes em certos aspectos do que as lifepo4 , carrega mais rapido e tem descarga maior chegando a 90%. E também, estão sendo desenvolvidas as baterias de areia justamemente para o problema de armazenamento!
Olá. Poderia informar a fonte das pesquisas, por favor?
Tenho 61 anos estou passando maior calor neste verão por não ter dinheiro para pagar a conta de luz de um ar-condicionado 😢 é mt triste ser pobre , viva as novas energias😊
NÃO SERÃO SUBSTITUTOS DO PAINÉIS...MAS SIM ALIADOS NA PRODUÇÃO.
OBRIGADO PELO VÍDEO E COMENTÁRIOS. BELO HORIZONTE MG BRASIL
Atualmente um sistema híbrido talvez seja o mais viável, pois nos dias nublados, certamente haverá mais vento e o contrário também é bem provável. Porém, os pesquisadores estão tentando desenvolver baterias nucleares em tamanho comercial. Baterias que usam isótopo de cobre-63/64 ou amerício-241, que são menos radioativos e perigosos do que outros. Acredito que futuramente (entre 50 e 100 anos) as casas devem dispor de um mini reator nuclear que vai gerar a energia (ou haverão centros de distribuição menores nos bairros) para isso.
No litoral poderia ser usada uma terceira fonte de energia limpa e renovável: a força das marés, afinal as marés ocorrem o tempo todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês, 365 dias por ano. Se fosse possível combinar esta energia com a solar e a eólica, acredito que em tal região não haveria falta de energia.
Aqui em Recife o sistema tem que ser misto porque no meio de ano venta, nas bordas do ano faz sol
Tenho placas fotovoltaicas e tenho uma turbina eólica, minha regiao quase nao tem vento, a vantagem é quando esta chovendo e tem ventos.
Na minha região, a eolica só complementa, mas nao atenderia se fosse sozinha.
Para regiões com forte incidência de ventos, a eólica é melhor
Meu sonho é fazer isso, tenho solar mas não achei uma eólica "barata" e eficiente pra lugar com pouca vento.
África precisa mesmo , são duas tecnologia para África , não há dúvida . Obrigado pela informação.
Muito bom. Meu pai na decada de 1970 planejou e executou um mini gerador eólico, com alternador de veículo e uma helice de ventilador, aquela época, alimentavam uma bateria que transmitia para uma lampada 12v. Passados 3 meses apareceu um comprador para o experimento e a energia eletrica foi instalada na área, curioso, não?
O gerador gera a energia,más lembrando que temos que acondicionar essa energia,precisamos ganhar potencial,é para isso precisamos associar o uso de acumuladores de carga,quê seria baterias.
Agora vamos ter a taxa do vento tambem
🙏🇧🇷🥰 PARABÉNS PELO VÍDEO E TODOS ESCLARECIMENTOS 👍👏👍
Tudo muito bonito..só que precisa de vento constante ...por isso o solar veio pra ficar...
Tem que criar o sol constante por 24h. Por enquanto tem trouxa(pobre) bancando a conta dos nossos sistemas solares em on grid. Se 50% do país colocar solar a desgraça tá feita. Sem falar que o horário de pico ninguém que tem solar poupa energia e não tem sol.
E quando não tiver o sol?
@@TheRomulo325a radiação solar que gera energia, não precisa exatamente ter o sol exposto
@@guelber3664 então deve funcionar a noite então ne?
@@TheRomulo325 acho que a noite não. Eu falo sobre o sol não estar exposto, mas no caso do dia nublado, sabe?
Acredito que as empresas fazem o cálculo de quantas placas vai precisar já calculando que a noite não vai gerar energia, aí já colocam placas pra não faltar
Essas inovações são importantes. Energia solar ainda é muito caro no Brasil em alguns casos até invisível
invisivel??????? ou inviável?????????
Depende da onde um mora!! Onde moro eu esta um vento fraco, nunca consigueria gerar energia. Isso pra gerar bem precisa pelo meno um vento de 40 kmh
Nesses sistemas eólicos mais modernos que estão surgindo não precisa de ventos de 40km/h. Pode ser até a metade, desde que constante.
Campeão tem três coisas muito interessante aqui no país.
Primeira pesquisa.
Um torre eólica utilizando uma vela, tipo um Para-Pente. Essa vela pode chegar até a altura de 700 metros, onde o vento é mais constante.
Segunda pesquisa.
Em Santos tem uma empresa que está finalizando uma Turbina submersa produzindo energia através das correntes marinhas.
Terceira pesquisa.
Não lembro qual Universidade, mais desenvolveram uma tinta ou uma película que pode gerar energia elétrica em qualquer superfície. Até em estruturas curvadas.
gerando 1500kh por ano é muito pouco, considerando que pesa 100kg teria que ter uns 6~8 para para prover uma residência que gasta na média do ano 800kwh por mês, ai 600kg no telhado é inviável isso considerando ainda que deve ter uma distância minima entre eles para um não afetar a eficiência do outro, ainda assim deve demandar mais manutenção que as placas que só precisam da limpeza periódica, é um projeto interessante até pq tem poder de gerar 24h no dia, mas ainda precisa evoluir se quiser ser tão viável quanto as placas fotovoltaicas...
Pq a energia normal e tão cara se eles fazem energia com a força da água 😅 era pra ser bem barata mais e a ganância que fala mais alto
O maior custo é fazer a energia chegar até as casas.
Entendo que esses projetos inovadores são de grande importância, contudo, ainda, se vê que depende do fluxo do vento. E, a presença da iluminação solar é mais presente... Agora, tb procuro imaginar um sistema híbrido, porém voltado por uma coligação direcionada pra uma só saída "Off Grid", ou seja a solar alimentando a eólica e esse sistema por sua vez projetada de forma a intensificar bobinas mais potentes para a geração final da energia esperada... Mas, fico por aqui, pois meus estudos, tb estão só no começo (fase de experimento: erros e acertos)...
Da para instalar essa turbina em veiculos eletricos em baixo do capo no cofre do motor onde não existe mais motor com defretores direcionando o vento para helice elicoidal, não prescisando parar para carregar a bateria do veiculo aumentanto sua autonomia.
Isso é bom no nordeste beira mar com muito vento
A hidrelétrica fornece energia sem uso de baterias... O ideal é usar a gravidade pra descer eo empuxo pra subir( sistema piloto "A"). Um estabilizador de tensão, um sistema de nobreak estacionario para caso de queda de energia. E outro sistema copiloto "B" .Que assumiria a concessionária como se um copiloto. Enquanto o sistema piloto estivesse em manutenção. Sem o uso de baterias estacionarias.
Na minha região o que mais compensa é a energia solar pois aqui o vento é bem fraco
E quem diabo vai aceitar essas turbinas barulhentas dentro das cidades 😂😂😂😂
@@jfabio45como se dentro das cidades já não tivesse coisas muito mais barulhentas né?
@@guelber3664 A noite onde eu moro não tem!
@@jfabio45 onde você mora. O Brasil é muito grande
@@guelber3664 Bem no interior, cidade de 30 mil habitantes!
Se for de preço acessível é bacana... A diferença é que este sistema gasta os carvões do captador e depois tem que repor (igual furadeira)... e outro sistema é só placa solar captando claridade.
O governo limpo, eficiente e renovável vai participar desta revolução também, taxando absurdo para provar que quer "ajudar" e se "preocupa" mesmo com a preservação.
Eu tenho uma empresa de Instalações eletrica e instalação de sistema fotovoltaico solar e já faço isso
Acho que um bom parque, tem quê ter todos os tipos possíveis de geração de energia! Em uma hidrelétrica pode ter geração de turbinas e de placas solares, assim os locais serão muito mais sustentáveis.
As pás das turbinas podem coletar energia solar também. São muitas idéias que podem ser praticadas, todas juntas.
Eu já tenho os paneis , quero fazer uma outra opção pra não ficar sem energia quando ocorre as quedas de energia da rede . Talvez seja mais viável o Off Grid
Aqui no Brasil vão cobrar taxa de vento ou imposto do ar
😂😂😂😂😂😂😂
Sim, imposto do ar, denominam "passada". Que liga a história do carbono. Lembra do pum do gado, que caiu no descrédito e fabricou máscaras para o gado, para impetrar a carne sintética e atacar os criadores do gado? Ligue uma coisa a outra, que vai confirmar o que tu disse.
16km/h. É a velocidade do vento em Cariacica - ES às 17:30 do dia 13/10 de 2023; está ventando relativamente bem hoje. Hoje é um dia atípico, até mesmo pra quem mora em região litorânea.
O que eu quero dizer com isso é que a tecnologia pode ser boa, mas não funcionaria pra maioria das pessoas. Os campos onde se aproveita do vento pra gerar energia são estudados com muito cuidado, diferente de incidência solar, que atinge da mesma maneira aqui como atinge basicamente em qualquer outro lugar do Brasil, tornando as placas de energia solar muito mais confiáveis. Mas essas hélices devem funcionar bem pra quem mora de frente pro mar, porque ali, de fato, venta bastante.
As placas solares ao menos são silenciosas, já as turbinas sai irritantes e prejudiciais a saúde pelo ruído constante.
Boa tarde à todos que fazem o progeto da criação da turbina eólica.,o curioso é que elas são semelhantes à chamada biruta era tipo um saco flutuante que se movomentava conforme a posição do ar..suseso...
Como fica a questão de manutenção já qu estamos falando de um sistema que contem peças mecânicas? Hoje no mercado encontramos módulos fotovoltaicos com 20 e 25 anos de garantia de fabrica e 25 anos de performance.
Acho que o melhor é combinar, eólico e solar, com baterias para acumular o excelente!
quem nunca fez um gerador eolico nao pode falar sobre isso! ventos acima de 10m/s de forma continua so 3 regioes tem no brasil
Bom, a maior parte da população se concentra em locais próximos ao litoral, onde há maior prevalência de ventos.
Já seria um ganho significativo.
Tens razão, o ganho para muitas regiões, seria pouco, mas compensaria a falta da energia solar à noite e em dias nebulosos, principalmente se o próprio usuário construir o seu gerador. Além disso, o custo do eólico pode se tornar mais barato, visto o elevado custo das placas e a quantidade das mesmas.
Se a caso estiver com um dia sem vento nenhum, é só colocar um ventilador simples na frente dessa turbina, vai ter um consumo de 15 kw mes, com funcionamento de 8 horas por dia, mede a velocidade do vento em um ventilador donestico em sua função maxima, da um vento de mais de 15 km por hora em um ventilador simples de 127 volts.
esqueceu de falar da manutenção que provavelmente vai sair mais caro que a manutenção de um painel solar por exemplo.
Metade do consumo diário?
No meu apartamento são 60 A tudo em 220 V, o que dá 13,2 kW.
Considerando 8h de uso, 105,6 kWh.
Muito bom se unirmos as duas ,pois está semana tive várias quedas de energia elétrica ficando sem energia , acredito que unindo essas duas tecnologias não ficaríamos sem energia
Certo é fazer integração, como exemplo ligar energia eólica na bateria durante a noite que vai gerar energia a noite e placa solar durante o dia ligado separadamente um do outro com sistema de eletricidade
O interessante não é substituir a energia solar pela eólica , mas usar as energias em benefício do consumidor, concessionárias e governos.
Quando não tiver vento, haverá sol e vice-versa .
Seria possível trazer o preço desses aero geradores em um outro vídeo, mostrando os preços, instalação, gastos com manutenção, pós e contra de cada um deles.
Parabéns pelo seu vídeo .
@@MohamedLiSilva-ig9kb Sim. Governos arrecadam impostos e redirecionam uma parte para as políticas sociais, obras de infraestrutura e outra parte move a máquina administrativa.
O governo do Paraná há um tempo atrás, disponibilizou seus funcionários engenheiros para ajudarem a implementar a captação do bio biogás e transformar em energia elétrica rural. Depois de um certo tempo, todos os fazendeiros que não tinham condições de tocar sua fazenda, passaram a receber um cheque da concessionária pela produção de energia. Todos os fazendeiros com dificuldades usaram o dinheiro para pagamento de dívidas e contratações de mão de obra. Sem a vontade do Governo nada acontece e nisso você tem razão .
Um bom dia para o Sr..
@@robertokiilljunior56877 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@robertokiilljunior56877Confia, amiguinho 👍
Dinheiro do contribuinte sera pago de maneira correta dando o melhor retorno para a população, confia !! 👍👍 😂😂
@@robertokiilljunior56877O governo arrecada pra pagar o alto custo do funcionalismo público. Dito isso, alguns órgãos como segurança pública ou algumas autarquias como o DNIT são, de fato, importantes. Mas tirando essas excessões. O Estado é um parasita que mal mal retorna 1/3 do imposto de volta pra população.
comungo totalmente com o remetente abaixo, é preciso ir a frente e pesquisar onde está o afunilamento das ideias
MANUTENÇÃO ALTISSIMA !
Sim, depende da altura da torre.
O grande problema dessas turbinas domésticas, é o ruído e a baixa produção de energia. Para produzir o suficiente para uma residência, necessita de investimentos maiores.
Um outro problema é a instabilidade do vento, e a depender da região, fica quase inviável a produção.
No Brasil será necessário incluir uma proteção extra contra papagaios, pipas, cerol, linha chilena etc para evitar prejuízos.
Grades ao redor resolve o problema
E contra o Estado
E uma proteção contra impostos do amor !! kkkk
Aqui no meu estado (Acre) com sol em abundância e nada de vento, jamais vai vingar essa tecnologia aqui, infelizmente.
Se todos colocar turbina e painéis, ajudara na conta da energia, contra o monopólio do estado e 50 % de impostos..
O problema não é gerar energia limpa e renovável no Brasil , o problema é ser proibido de ser auto sustentável sem ter que dar satisfação (R$) ao governo/companhias elétricas .
O correto seria combinar os sistemas de geração, como placas sobre lagos de usinas, e associadas também as eólicas quando viável. Nem sempre será possível utilizar todos os sistemas em um único local.
Uma sugestão : se esse sistema de Enérgia fosse feito com o material da Enérgia Solar ficaria um sistema perfeito. Porque teria o vento e o sol para está gerando Enérgia ao mesmo tempo. Séria fantástico.
não, porque a para produzir energia solar precisa de areas maiores de captação, colocar paineis solares em turbinas não seria nada eficiente.
outra idéia....se o painel solar fosse fora da terra tb, captaria muito mais energia... Bom as duas ideias são impraticáveis, compreende?
A DILMA.vendo isso : frustrarão o sonho de estocar o vento com esse gerador 🤡😜🤪😂😂
@@gestordeeficienciasenerget2218E OLHA QUE DILMA FOI MUITO MELHOR QUE BOSONARO EM IMAGINA O BOSONARO ENTAO😅
@@TiAGO.PROVEDOR.INTERNET2024meu deus 🤦🏻♂️🤦🏻♂️ Dilma foi pior q a pandemia do corona vírus como tu fala uma merda dessas depois falam q mulher é inteligente sensata kkk com a Dilma e vc passou longe é um total desastre!
Tudo que gere energia é econômico, mas acho que elas devem sempre em conjunto. Não vejo felicidade nas grandes companias elétricas,mas sendo para você em sua casa é interessantícimo.
É interessante o design, mas gerar 1.5 kW/h com vento de 5m/s e com azimute fixo? Eu só acredito vendo. Outra coisa, instalar essa versão pequena na ponta de um poste é pedir pra acontecer acidentes. Imaginem a maior força de uma ventania sendo aplicada justamente no topo de um poste?
Principalmente em ventos que deita, quebra o poste, com essa turbina no topo, o vento muito forte irá carregar o poste.
poiZÉ eu pensei nas duas se complementando tbm, com essas chuvas cada vez mais fortes uma turbina em casa sempre é uma boa,mas nem sempre tem vento, e sol já é bem mais garantido,então acho que a maioria da energia ainda virá dos paineis mas a turbina pode dar uma boa energia tbm
Do jeito que brasileiro é , imagine uma turbina eolica desalinhada na casa de um vizinho relaxado , aquele barulho dia e noite...sei não........
Não só por brasileiro, mas em qualquer lugar no mundo. A turbina tem muito mais peça mecânica, logo dá mais manutenção e mais barulho. 1 só não incomoda, mas imagina 10 numa mesma rua e no silêncio da noite.
É muito bom 👍 saber que têm mais ➕️ alternativas sobre a energia elétrica. A 👎 solar ☀️ 🌞, está muito caro.
tenho 16 placas no meu telhado, meu sonho é ter outro sistema ligado juntos
Estas turbinas eólica gigante perto da casa de uma pessoa é um inferno na terra o barulho, tem agricultores que se arrependeu em alugar conceção, até os animais diminui suas produções, é dia é noite aquele barulho sem parar.
@@odesobediente7658Esses do video não fazem tanto ruído, até pq a tecnologia é diferente dos das grandes turbinas.
sistema muito bom onde venta muito, mais ao compara com placa solar perde feio
a placa solar de 550w gera em media 70kwh dia
já a turbina eólica com vento a 18km/h gera apenas 4,167kwh dia
...
Observando a grande variedade de rotores e turbinas noto que ainda está faltando alguma novidade a ser descoberta para entrar no mercado.
energia magnética, essa é a energia que fará a diferença.
@@joãosalvadorsouza Me referi à algum tipo de hélice nova.
Em Portugal já a 30 anos um engenheiro do ambiente comprou tanto paineis como uma eólica doméstica para absstecer sua casa
O que interessa é que a eólica seja suficiente robusta para ventos fortes e venham elas que compradores vai haver, metade dos que compraram paineis para complementar a sua independência iram comprar eólicas
quanto a essa super mega hiper turbina eólica... O fabricante combinou com o vento para ele sempre estar soprando? kkkkkk
O fabricante só fabrica a turbina, quem compra é que tem que pesquisar o melhor local onde venta constantemente. E existe sim, lugares que ventam sempre.
O probema crucial continua sendo o armazenamento da energia gerada. Resolvido esse gargalo esses sistemas terão um impulso vertiginoso.
No Brasil a primeira coisa que será feito em relação a energia eólica será uma maneira de cobrar algum imposto disso.
Minha cidade tem vento de 2 a 3km por hora. A noite então nem me fale, so fumaça. Região norte não compensa
Acho que vc está BLEFANDO.
SÃO PAULO CAPITAL, NÃO TEM COMI IMPLANTAR TURBINAS, MAS SIM MILHARES DE PLACAS FOTOVOLTAICAS.
ISSO É BLEFE.
O ruim das placas é que elas tomam muito espaço! Tornando o terreno invalido para outras atuações.
Segundo a Dilma, é só estocar o vento! 😂😂😂
bem lembrado. a única "presidanta" comédia.
Z,😂😂😂😂😂
Visionária, incompreendida, só hoje entendemos isso 😂😂😂😂
Estocar o vento, significa armazenar nas baterias, para um bom conhecedor de tecnologia.
Ou melhor para os ignorantes de plantão.
Para armazenar energia é só usar baterias de ion litio que sai de veiculos hibridos e eletricos em quando a bateria de enxofre litio ainda não foi lancadas no mercado, esta em testes e aprimoração de estudos, são mais acessiveis e potentes. Facinante esta turbina.
Está ótimo e vai melhor com certeza.pequena pratica e sustentavel
Estou interessado de adquerir este equipamento moro em Recife/PE no Brasil.
Muito interessante, porém, várias residências próximas , utilizando este sistema ao mesmo tempo, já q o barulho é em média 45 decibéis cada turbina, vai gerar um grande barulho para todos.
Acreito que substituir não... Mas elas vão agregar.
Já que quando não tem sol é quando chove e quando chove é quando venta mais S2
Os painéis só servem para serem colocados em tetos e telhados, mas onde sobrar espaço pode colocar.
Muito bom. Unir forças e tecnologia é o segredo.
Energia solar é pra todos e a eólica precisa de vento e onde não venta o que se faz ?
Sol tem quase todo dia, já vento, pelo menos na minha região (metropolitana de SP) não é tão constante.