Como estão as vagas de analista de dados júnior?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 28

  • @fernandobatista2021
    @fernandobatista2021 6 місяців тому +4

    O ruim é quando eu vejo "2 anos de experiencia" para vaga Jr.
    Ai me lasca ...

    • @universidade-dos-dados
      @universidade-dos-dados  6 місяців тому +2

      Sim, mas, como mostrado no vídeo, ainda são minorias. Então não foque nisso, a galera perde muita energia com essas vagas e depois acabam desanimando para outros processos seletivos. É muito comum o candidato entrar num espiral de negativismo e isso levá-lo a fracassar ainda mais!

  • @vitoriasantos339
    @vitoriasantos339 6 місяців тому

    Adorei vídeo, uma dúvida que tenho é se é comum as empresas contratarem DA júnior sem experiência, muitas das vagas que vi pediam e já vi vaga até de estágio pedindo

    • @universidade-dos-dados
      @universidade-dos-dados  6 місяців тому

      Contratam sim, vários mentorados e pessoas do Clube entraram numa boa. Tem uns lugares malucos que pedem experiência, mas ignore rsrs, não vale o estresse e a perda de foco no objetivo final!!! Vai que vai!!!

    • @vitoriasantos339
      @vitoriasantos339 6 місяців тому

      @@universidade-dos-dados Obrigada, essa era uma grande dúvida que eu tinha!

    • @universidade-dos-dados
      @universidade-dos-dados  6 місяців тому

      @@vitoriasantos339 mas costuma precisar de ensino superior! Não sei se é o seu caso, mas achei válido deixar aqui registrado para quem for ler!😁

  • @brunalcm9810
    @brunalcm9810 4 місяці тому

    Eu tenho formação em medicina veterinária mas estou fazendo a migração de carreira. Pensei que era necessário apenas cursos mas estou vendo que vou ter que fazer alguma graduação ead. Pensei em fazer ead de tecnologia em ciência de dados mas tenho visto muita vaga só querendo formação superior na área exatas ou em cursos como contabilidade e adm. Batendo o desanimo 😢

    • @williancabral2280
      @williancabral2280 4 місяці тому

      vc é de humanas né ?

    • @universidade-dos-dados
      @universidade-dos-dados  4 місяці тому

      Depende, o que você já tentou?
      Eu vi muita gente de humanas e biológicas entrando na área. As empresas podem até colocar nos requisitos cursos de exatas, mas, na prática, estão contratando pessoas de diversas formações.
      Você tem um portfólio? Tem interagido com a comunidade de dados?
      Se a resposta for não, você pode fazer a graduação que quiser que não vai conseguir entrar.
      Abraços

  • @amumu2760
    @amumu2760 6 місяців тому

    A única coisa que me brocha é que estou ocupado até o talo com o TCC para estudar python e R

    • @universidade-dos-dados
      @universidade-dos-dados  6 місяців тому +1

      Poxa, isso complica mesmo! Mas não se preocupe, logo aparece uma janela na sua agenda e você retoma este tipo de estudo! Não desanima não ein👊👊👊

  • @erickmiranda9074
    @erickmiranda9074 6 місяців тому

    Salve, Yukio. Boa tarde, nego. Eu preciso estar cursando alguma faculdade para entrar como junior, ou fazendo cursos, eu consigo vaga? Fiz os cursos do DSA e do Coursera, mas ainda me sinto inseguro para aplicar. Estou para começar a montar meu portfólio. O que você me recomenda para análise?

    • @universidade-dos-dados
      @universidade-dos-dados  6 місяців тому

      Depende. Você tem ensino superior? Se você tiver, independente da área, você já pode se candidatar, basta estar aprendendo o que eu já comentei nos vídeos passados e ter um portfólio bacana. Caso contrário, complica um pouco, porque o mercado costuma exigir ensino superior ainda (nem precisa ser em exatas, mas precisa ter algum).

    • @erickmiranda9074
      @erickmiranda9074 6 місяців тому

      @@universidade-dos-dados até para entrar como analista? pensei que essa exigência de superior seria para filtrar somente 😢😢

    • @universidade-dos-dados
      @universidade-dos-dados  6 місяців тому +2

      @@erickmiranda9074 infelizmente, até para analista de dados exigem superior. Tem muito vendedor de curso que diz que não, que você só precisa do curso dele, mas não é verdade. Pode reparar que (1) são poucos os analistas de dados que não possuem ensino superior; (2) alguns dos que não possuem, conseguiram emprego quando estavam na faculdade e só depois largaram o curso (ou seja, usaram da faculdade para conseguir trampo). Inclusive, esses nunca tiram a faculdade do Linkedin e nem mencionam que é incompleta, por que será né? Rs. Se você não é muito fã do ensino superior tradicional, tente um tecnólogo, acaba tendo uma pegada diferente de bacharel e é mais rápiod

    • @erickmiranda9074
      @erickmiranda9074 6 місяців тому +1

      @@universidade-dos-dados entendi, obrigado pela visão mestre

  • @rafael_12
    @rafael_12 6 місяців тому

    Boa tarde, tenho muita vontade de entrar na área de dados, só que eu estou no final do meu tecnólogo em Gestão da Produção só que é uma área que não estou muito empolgado pra atuar, posso usar esse meu curso superior na área de dados? Sei que não tem muita relação uma com a outra mas é só uma pergunta, valeuu

    • @universidade-dos-dados
      @universidade-dos-dados  6 місяців тому +1

      Pode sim, Rafael! Foque em se desenvolver tecnicamente, aprender coisas como Power BI, SQL, etc.; crie um portfólio de respeito e divulgue-o no Linkedin!

  • @vitorpasko4980
    @vitorpasko4980 6 місяців тому

    Faço faculdade de economia, estou no 3° período, como posso saber mais sobre a area de analise e ciência de dados voltados para economia?

    • @universidade-dos-dados
      @universidade-dos-dados  6 місяців тому +1

      Olha, não tem bem uma "análise de dados" para economia. No fim, o estudo é muito próximo. Se você quer continuar na sua área, seja qual for dentro de economia, eu aconselho a entender quais tipos de inferência mais aplicados nela. Por exemplo, em economia comportamental, é muito comum uso de modelos em painel, tipo diff in diff, IV, RDD, etc. Na macroeconomia, usam muito aqueles GARCH e coisas do tipo. Então vai do lugar em que você estiver. Mas aproveite bem as aulas de estatística, cálculo e álgebra linear, são a base de tudo!

    • @vitorpasko4980
      @vitorpasko4980 6 місяців тому +1

      @@universidade-dos-dados entendi entendi muito obrigado

  • @PedroHenrique-ou3rl
    @PedroHenrique-ou3rl 6 місяців тому +4

    Sou JR e na minha visão deveria ter bem assim na vaga: “Se você é Júnior, estamos aqui pra te treinar, não cobremos experiência profissional prévia”.
    Uma coisa é pedir portfólio/experiência de conhecimentos. Outra coisa é vaga Junior pedir experiência profissional. PQP

    • @fernandobatista2021
      @fernandobatista2021 6 місяців тому

      Exatamente cara, pedir experiencia profissional para um Jr, é para acabar! Ai ficam com uma vaga aberta 2, 3 meses e falam "é dificil contratar"

    • @universidade-dos-dados
      @universidade-dos-dados  6 місяців тому

      Hmmm, sim e não. Eu concordo e discordo haha. Se a gente pensar que hoje as pessoas devem passar em média 1 ano e meio nas empresas, sendo que muitos passam menos de 12 meses, é compreensível as empresas que pensam que não vale a pena tal investimento, investir em treinar o profissional. Sem contar que existe uma oferta de candidatos muito maior do que a demanda por profissionais, o que faz com que a empresa possa ter poder de escolha. Entre alguém que vai entrar jogando e alguém que ainda precisa aprender, é natural a empresa contratar quem vai entrar jogando. Eu concordo que pedir experiência para júnior é bobagem, eu também não gosto dessa ideia, mas tento entender a visão de quem faz isso.

    • @valtecioc.soeira786
      @valtecioc.soeira786 5 місяців тому

      Peço licença para soltar o tradicional "depende", discordar em partes porque IMO muito das coisas giram em torno da procura de convergência entre as "desconhecidas" Oferta e Demanda. (vou tentar ser 'resumido' porque dá uma ótima discussão com vários tópicos)

    • @valtecioc.soeira786
      @valtecioc.soeira786 5 місяців тому

      Primeiro. Eu me lembro que um programador Java estava sendo agarrado pelo braço em 1999, 2001,... estando no açougue, na quitanda, onde estivesse, apenas por saber Java e ainda ganhava cerca de 200 reais a hora CLT. Era o boom. E hoje em dia? Assim como ocorreu com COBOL cerca de 1995 em que os salários chegavam a 12 mil de hoje naquela época só pra ser contratado. Não tinha quase ninguém, era só COBOL...
      Segundo: Deveria haver uma diferença de salários entre um Júnior recém saído do colégio que tem o primeiro emprego e *conhece*, tem Excel e PowerBI no portifólio com um outro júnior que tem *experiência* de dois anos e meio com HTML, CSS, JS, Python, Excel, Django, NumPy, Pandas, UX, R, APIs, PL-SQL, Looker, Estatística, AWS e Inglês B3?

    • @valtecioc.soeira786
      @valtecioc.soeira786 5 місяців тому

      Com o nível da tecnologia e necessidade de domínio de hj acho estranho existir um pleno com menos de 3 anos. Podem até aumentar o salário por questões de concorrência pra não perdê-lo mas experiência mesmo vai ter pouca já q muitas coisas ainda tenderão a ser feitas por demanda-aprendizagem-primeira execução, e não serão feitas da melhor forma possível de primeira por causa da questão de padrões de projeto e arquitetura que só se apresentam depois da experiência.
      Uma empresa contrata alguém e vai querer resultados, afinal ela não é uma escola e tem clientes que querem os produtos e serviços dela. Se não tem no mercado ela contrata o mais capacitado, mais confiança, perspectiva de frutos e o treina; Se tem em abundância no mercado, que o DP e gestor consigam escolher o melhor, mas não vou nem falar de QI pq daí fico com 'p' da vida.
      Se alguém adora ouro, quer e precisa então cai lá e paga 1000 reais num bracelete de ouro mas se não gosta de abacaxi não vai querer nem de graça a não ser pra revender ou dar pra um amigo que goste. Minha loooonga opinião