Eu também acho que o "vibrato de mão solta" do Clapton é genial e INIGUALÁVEL para mim! Você e SRV têm RAZÃO em admirar esse vibrato, O MELHOR! É disto que gosto, vibratos soltos, leves, não praticados com força nos dedos, que parecem fluir naturalmente como plumas, bends prolongados...
T bone Walker é um nome importante nessa genealogia do vocabulário da guitarra pré Hendrix. "O futuro está nos anos 60" Adorei o papo. Parabéns! Ricardinho é um super talento dos nossos dias. Por mais "Dark" que estejam ele nos ilumina com sua guitarra.
O fraseado agressivo (pra época) do Clapton no famoso álbum com o John Mayall é essencial até hj, sem contar o timbre de Les Paul + Marshall Jtm45 fervendo, até hj pra mim é o melhor timbre de Les Paul que eu já ouvi!
Apesar de ser um disco de blues ele é um marco zero pro rock em termos de técnica e timbre. Até então guitarrista bom só no jazz, desculpem os fãs de Beatles/Stones. Apesar de já existir desde 1955 B.B.King depois Freddie King e até alguns outros, mas não causaram o mesmo impacto que esse disco causou. Só que no ano seguinte veio o Hendrix e acabou com o reinado do Clapton.
@@maupric É verdade, esse álbum e posteriormente o do Hendrix levaram a guitarra Blues rock pra outro nível, mas acho que reinado do Clapton acabou junto com o Cream. Passou a alternar bons discos e outros bem fraquinhos, até retornar com o incrível "From The cradle" um baita álbum de blues!
É triste quando vc conversa com alguém que não tem respeito pelo que nos é referencial. Se você toca guitarra hoje, goste você ou não, elas foram moldadas por alguns desses grandes pilares citados.
Ricardinho você é uma pessoa muito especial. Sua visão profunda e amor pelo instrumento te tornam cada vez melhor. Todas as vezes que tive o prazer de te encontrar foi sempre um momento especial. Ainda tenho a foto da sua 335 com a minha 339. Parabéns pelo seu talento e pelo pelo seu amor sincero com o instrumento. Que Deus te abençoe sempre. Muita prosperidade saúde e sucesso pra ti.
Pra mim a fase sublime do Clapton foi quando ele saiu do Yardbirds e foi pro John Mayall, Cream, Blind Faith(Sim, esta é a banda com Steve Winwood, Ginger Baker, Ric Greech), e Derek and the Dominos. Diria que o Dominos foi o ápice de tudo, porque depois o Clapton se afundou nas drogas, e a carreira solo até 1988 foi meio irregular (tem alguns albuns muito bons do tipo Slowhand, Backless, Ao vivo no Budokan, Behind the sun, e outras nem tanto).
Você deve conhecer muito poucos, pesquise que vai se surpreender. Jan Akkerman do Focus, um que muita gente boa bebeu na fonte, a dupla Andy Powell e Ted Turner do Wishbone Ash com seus timbres maravilhosos e linhas super melódicas, o irlandes Rory Gallagher, que também influenciou muitos guitarristas de rock e era da mesma época do Hendrix e do Clapton..alias, o Clapton o respeitava muito. Allan Holdsworth que desde o início dos anos 70 já mostrava seu valor, Ollie Halshall, que em 1973 substituiu o Allan no grupo Tempest, e que em uma entrevista disse que o Ollie era uma referência. Tem uma gravação ao vivo da BBC do último show que o Allan tocou nesta banda e os dois tocam juntos nela...acho que tem aqui no You Tube. Duanne Allman e Dick Betts que eram exímios improvisadores e fizeram escola do chamado South Rock. Terry Kath do Chicago...tem um monte deles. Uns mais, outros menos conhecidos e em comum, são todos da mesma geração que explodiu nos anos 60.
Eric Clapton é o guitarrista mais influente da história pois tem seu dedo em qualquer vertente do rock surgida á partir dos anos 60 e não há como questionar isso. Pode-se não gostar de alguma fase sua e eu aceito isso mas o tempo não conta mentiras. Eterno.
Que bom que eu gosto de guitarra, música e guitarristas igual o Marins e o Mateus gostam também, Clapton, Hendrix, SRV, Billy Gibbons, Gilmour, BB King, são os caras que passo a grande maioria do tempo ouvindo.
Esses cortes com o Ricardo Marins estão sensacionais. Cada um é uma aula. Mateus, pra colaborar com esse papo de corrigir coisas antigas, tem também um vídeo onde um cara quantizou a bateria do Bonham. Simplesmente acabou com o groove, perdeu todo swing.
Verdade, hj em dia eu escuto muito essa história de "som abelhudo" os caras focam muito no timbre do equipamento e pouco no timbre q os dedos produzem...
Para mim, o Clapton é o maior guitarrista da história. As músicas do Clapton me fizeram gostar de blues e de guitarra. Eu sou um estudante de música por gostar e admirar muito, e muito o trabalho do "Slowhand".
Aquele solo do clapton na música crossroads é lendário, cobrindo bem os acordes, começo meio e fim bem construído. Pra mim é um dos melhores solos da história da guitarra.
Engraçado como é fácil de ignorar os guitarristas irlandeses, o Taste com o Rory Gallagher a frente e Cream com Clapton, Bruce e Backer surgiram no mesmo ano em 1966, como a Irlanda sempre foi execrada pela cultura Anglo americana, a coisa é assim mesmo quem viu viu quem não viu fds.
era a Traffic ? legal demais essa entrevista ! bem rica. parabens. Tem um disco do Gil Evans tocando Hendrix que eh maravilhoso que , se nao me engano, veio ao free jazz festival com o Hiran Bullock na banda.
Hendrix foi o maior de todos até hoje, quer queiram ou não, quem inovou depois dele como ele inovou até hoje ?, não apareceu mais ninguém, nem mesmo o SRV, a forma de tocar, os timbres, isso tem que ser incontestável, quem quiser entender, tem que ouvir muito os shows dele e não só a discografia...ele mostrou padrões que se seguem até hoje, e a criatividade na hora ao vivo, que n tem haver com improvisação, o pessoal do Metal, não "reconhece" Hendrix, talvez por aprenderem pelo modo erudito, sei que existem exceções...mas falar de Hendrix é algo interminável. Metal pra mim é música mais "leve" do Rock, "não se ouve o baixo" não tem peso...
ua-cam.com/video/51bsCRv6kI0/v-deo.html&ab_channel=RoboPrawn Este é um link com exemplo da correção do Thelonious Monk que o @Mateus Starling falou. kkkkk
Há algum tempo, fui apreciar Pastorius... humildemente, não compreendi. Me vi numa condição indigna de compreender a linguagem dele. Minha mente não foi capaz!
Eu acho que tem algumas coisas que tipo, são ditas pra engolir a genialidade dos músicos da atualidade, como diz o rafael bitencourt, o malmstein esta vivo e toca uma guitarra doutro mundo, o problema é que ele ainda ta vivo. Ps malmstein não e da atualidade sei que ele ta ai desde os anos 80, mais o cara ainda e uma lenda viva, vide slash, steve vai, satriane, tony iomy, e guita do ac.dc que esqueci o nome.
Respeito o Clapton, mas o Hendrix e outra coisa, ele nao era só um guitarrista, ele tava muito além disso, o problema do guitarrista moderno é olhar só pra técnica. Hendrix era uma fonte de varias coisas efeitos performance, representatividade do negro, e um mundo a parte. O guitarrista nerd só pensa em técnica.
Sem querer ser chato mas com a diversidade de guitarristas inovadores que surgiram desde os anos 60 não dá pra colocar uma ideia de senso comum do som que moldamos hoje relacionado a um Guitarrista, ainda que seja um grande como o Eric Clapton. Clapton é um Guitarrista dos maiores e altamente influente mas ele não foi um inovador, não quebrou parâmetros ou mostrou uma maneira diferenciada de tocar e de moldar o som como Hendrix, Van Halen e até o Tom Morello. Ele tocou e fez o que fez com maestria mas havia muitos guitarristas igualmente bons no mesmo contexto de época, o som dele na fase Cream era de longe mais interessante ao meu ver, sei lá, diferente dos sons de Strats de Hendrix, Jeff Beck, Gilmour, Vini Reilly, Steve Rothery, Tin Renwick, Alan Holdsworth, acho o timbre de Strato do Clapton meio morno e sem sal, entretanto ele tem trabalhos de criação na guitarra fora de série e músicas excelentes, gosto muito de 70 por cento da obra dele, só na fase Pop anos 80 é que fez umas coisas pífias...
Tem que mostrar esse vídeo para o Regis Tadeu e pro Vinheteiro, não é só porque você não gosta de um estilo ou musico que ele é ruim, só não te agrada. Muita arrogância medir tudo e a todos por sua régua e seus parâmetros.
O vinheteiro deve ser um personagem, não acredito que ele pense daquele jeito! O Régis é de veneta. As vezes fala mal de uma coisa que você acharia que ele ia falar bem. E o contrário...
Pode ser personagem ou de veneta, mas eles falam mal de outros artistas baseado apenas em gosto pessoal não tem nenhuma crítica técnica profunda, logo so demonstram arrogância e vontade de aparecer as custas de falar mal dos outros
Se o camarada faz uma reflexão desta em 2022 sobre guitarras de 6 cordas entre 1960 e 1970, imaginem o que pensa de um PIANO entre 1500 e 1900! 🤣 Sinto muito Bach, Beethoven e cia. Uma coisa é tocar desafinado, outra coisa é dizer que os instrumentos eram todos desafinados. E não, Bach, Beethoven e cia. não tocavam com instrumentos desafinados. Basta a galerinha dos Beatles e Hendrix comparar.
"Hendrix é super estimado". Quem diz isso? Fritadores né? Aqueles leite com pera guitarristas de quarto nerdões estudando escala e arpejo pra gravar video fritando. Não tem a mínima ideia do que é música. Quanto mais o tempo passa, pior fica. Vida longa aos grandes músicos guitarristas das antigas.
Eu também acho que o "vibrato de mão solta" do Clapton é genial e INIGUALÁVEL para mim! Você e SRV têm RAZÃO em admirar esse vibrato, O MELHOR! É disto que gosto, vibratos soltos, leves, não praticados com força nos dedos, que parecem fluir naturalmente como plumas, bends prolongados...
Obrigado pela aula, senhores.
Que conversa sensacional, gosto muito das dicas do Ricardo Marins. Para mim o Clapton sempre foi um visionário!!
Gilmour é incomparável ✌️
3 caras que revolucionaram a história da guitarra mundial na minha humilde opinião!
Clapton, Hendrix e EVH
T bone Walker é um nome importante nessa genealogia do vocabulário da guitarra pré Hendrix.
"O futuro está nos anos 60"
Adorei o papo. Parabéns!
Ricardinho é um super talento dos nossos dias. Por mais "Dark" que estejam ele nos ilumina com sua guitarra.
A colocação do convidado é ple N a de considerações muitíssimo bem colocadas. Parabéns a vocês pela X escolha.
Clapton e Gilmour são o arroz com feijão do rock e blues, a base fundamental e a mais inspiradora fonte para os guitarristas desses estilos.
O fraseado agressivo (pra época) do Clapton no famoso álbum com o John Mayall é essencial até hj, sem contar o timbre de Les Paul + Marshall Jtm45 fervendo, até hj pra mim é o melhor timbre de Les Paul que eu já ouvi!
Irmão, concordo com você em número, gênero e grau ! O disco com o John Mayall pra mim é um dos evangelhos da guitarra blues .
Abraço
Apesar de ser um disco de blues ele é um marco zero pro rock em termos de técnica e timbre. Até então guitarrista bom só no jazz, desculpem os fãs de Beatles/Stones. Apesar de já existir desde 1955 B.B.King depois Freddie King e até alguns outros, mas não causaram o mesmo impacto que esse disco causou. Só que no ano seguinte veio o Hendrix e acabou com o reinado do Clapton.
@@maupric É verdade, esse álbum e posteriormente o do Hendrix levaram a guitarra Blues rock pra outro nível, mas acho que reinado do Clapton acabou junto com o Cream. Passou a alternar bons discos e outros bem fraquinhos, até retornar com o incrível "From The cradle" um baita álbum de blues!
O aprendizado acontece através da imitação, sempre foi assim, e sempre será.... 🔥
Seus vídeos de entrevista. São ótimos . Aprendemos muito. Com esse intercâmbio
Ricardinho é um sujeito ímpar,merece todo sucesso.
Nota 11!
Interessante gostei bastante dele
É triste quando vc conversa com alguém que não tem respeito pelo que nos é referencial. Se você toca guitarra hoje, goste você ou não, elas foram moldadas por alguns desses grandes pilares citados.
Um dos pouquíssimos guitarristas que admite que copia, parabéns pela honestidade!
Ricardinho você é uma pessoa muito especial. Sua visão profunda e amor pelo instrumento te tornam cada vez melhor. Todas as vezes que tive o prazer de te encontrar foi sempre um momento especial. Ainda tenho a foto da sua 335 com a minha 339. Parabéns pelo seu talento e pelo pelo seu amor sincero com o instrumento. Que Deus te abençoe sempre. Muita prosperidade saúde e sucesso pra ti.
cara monstro conhece tudo sobre música... um dos melhores guitarristas do mundo RICARDO MARINS!!! tmj irmão
Pra mim a fase sublime do Clapton foi quando ele saiu do Yardbirds e foi pro John Mayall, Cream, Blind Faith(Sim, esta é a banda com Steve Winwood, Ginger Baker, Ric Greech), e Derek and the Dominos. Diria que o Dominos foi o ápice de tudo, porque depois o Clapton se afundou nas drogas, e a carreira solo até 1988 foi meio irregular (tem alguns albuns muito bons do tipo Slowhand, Backless, Ao vivo no Budokan, Behind the sun, e outras nem tanto).
não sou um grande ouvinte da geração antiga de guitarristas mas Eric Clapton e Steve Ray V. acho incríveis mesmo ouvindo nos dias de hoje
Você deve conhecer muito poucos, pesquise que vai se surpreender. Jan Akkerman do Focus, um que muita gente boa bebeu na fonte, a dupla Andy Powell e Ted Turner do Wishbone Ash com seus timbres maravilhosos e linhas super melódicas, o irlandes Rory Gallagher, que também influenciou muitos guitarristas de rock e era da mesma época do Hendrix e do Clapton..alias, o Clapton o respeitava muito. Allan Holdsworth que desde o início dos anos 70 já mostrava seu valor, Ollie Halshall, que em 1973 substituiu o Allan no grupo Tempest, e que em uma entrevista disse que o Ollie era uma referência. Tem uma gravação ao vivo da BBC do último show que o Allan tocou nesta banda e os dois tocam juntos nela...acho que tem aqui no You Tube. Duanne Allman e Dick Betts que eram exímios improvisadores e fizeram escola do chamado South Rock. Terry Kath do Chicago...tem um monte deles. Uns mais, outros menos conhecidos e em comum, são todos da mesma geração que explodiu nos anos 60.
Relaxa ninguém é perfeito kkk
Com todo respeito, se vc gosta de guitarra e não aprecia esses caras, vc não sabe o q estão perdendo!
Eric Clapton é o guitarrista mais influente da história pois tem seu dedo em qualquer vertente do rock surgida á partir dos anos 60 e não há como questionar isso. Pode-se não gostar de alguma fase sua e eu aceito isso mas o tempo não conta mentiras. Eterno.
O que tem de legal nos beatles é o desafinado, excelente o programa.
Clapton é o meu guitarrista varorito! O incrível dele é que ele evoluiu com o tempo. No ao vivo no Royal Albert Hall em 2005, nota-se isso!
Clapton is God!
Clapton é um músico genial, sublime até os dias de hj
mídia faz milagres, faz um guitarrista medíocre virar um gênio na cabeça dos manés ignorantes
Que bom que eu gosto de guitarra, música e guitarristas igual o Marins e o Mateus gostam também, Clapton, Hendrix, SRV, Billy Gibbons, Gilmour, BB King, são os caras que passo a grande maioria do tempo ouvindo.
Esses cortes com o Ricardo Marins estão sensacionais. Cada um é uma aula. Mateus, pra colaborar com esse papo de corrigir coisas antigas, tem também um vídeo onde um cara quantizou a bateria do Bonham. Simplesmente acabou com o groove, perdeu todo swing.
Legal esse vídeo
Show parabéns pela visão musical.
CLAPTON IS GOD
Entendedores entenderão
Verdade, hj em dia eu escuto muito essa história de "som abelhudo" os caras focam muito no timbre do equipamento e pouco no timbre q os dedos produzem...
Bate papo muito legal e profundo sobre guitarra e música. Show
Não deveríamos nem dar ouvidos a quem menospreza os alicerces da guitarra.
Excelente, essa é a visão que tenho dos clássicos, sou grande fã do Hendrix, e ontem mesmo estava aqui tirando algumas músicas do Eric Clapton ...
Pow ... Clapton é uma fonte que todo guitarra deveria beber.
Para mim, o Clapton é o maior guitarrista da história. As músicas do Clapton me fizeram gostar de blues e de guitarra. Eu sou um estudante de música por gostar e admirar muito, e muito o trabalho do "Slowhand".
Ele quebrou uma coisa que era um mantra. A comunidade aceitar e noemar ele como um dos maiores nomes do blues é uma coisa MUITO a se considerar.
Tô achando incrível esse tipo de podcast com papos mais aprofundados do mundo musical...
a thumbnail é clapton mas o cara fala mais de hendrix do q clapton
Aquele solo do clapton na música crossroads é lendário, cobrindo bem os acordes, começo meio e fim bem construído. Pra mim é um dos melhores solos da história da guitarra.
ah! George Benson, ah! John Scofield, ah! Wes Montgomery e por aí vai.......
Engraçado como é fácil de ignorar os guitarristas irlandeses, o Taste com o Rory Gallagher a frente e Cream com Clapton, Bruce e Backer surgiram no mesmo ano em 1966, como a Irlanda sempre foi execrada pela cultura Anglo americana, a coisa é assim mesmo quem viu viu quem não viu fds.
Vidal também te amo. Bju!
muito Show esses podcasts .
era a Traffic ? legal demais essa entrevista ! bem rica. parabens. Tem um disco do Gil Evans tocando Hendrix que eh maravilhoso que , se nao me engano, veio ao free jazz festival com o Hiran Bullock na banda.
Blind faith
🎸Hendrix mudou o jogo... Assim como Clapton. Duas bandas não apenas guitarristas, mas pra todos de Rock ao Metal e ouvir Hendrix Expirience e Cream.
8:47 alguem sabe oq "o cara soh tocava tríade" aqui quer dizer?
Hendrix foi o maior de todos até hoje, quer queiram ou não, quem inovou depois dele como ele inovou até hoje ?, não apareceu mais ninguém, nem mesmo o SRV, a forma de tocar, os timbres, isso tem que ser incontestável, quem quiser entender, tem que ouvir muito os shows dele e não só a discografia...ele mostrou padrões que se seguem até hoje, e a criatividade na hora ao vivo, que n tem haver com improvisação, o pessoal do Metal, não "reconhece" Hendrix, talvez por aprenderem pelo modo erudito, sei que existem exceções...mas falar de Hendrix é algo interminável. Metal pra mim é música mais "leve" do Rock, "não se ouve o baixo" não tem peso...
ua-cam.com/video/51bsCRv6kI0/v-deo.html&ab_channel=RoboPrawn
Este é um link com exemplo da correção do Thelonious Monk que o @Mateus Starling falou. kkkkk
Jimi James, ouçam, Delvon Lamar organ trio
Há algum tempo, fui apreciar Pastorius... humildemente, não compreendi. Me vi numa condição indigna de compreender a linguagem dele. Minha mente não foi capaz!
Pra mim, o grande mérito de Clapton foi ter salvo a Les Paul da extinção. Hendrix, sim, foi genial.
Clapton é como disse bem "a pedra fundamental". É a maior referência em guitarra. Falar de Clapton é falar de guitarra...
Eu acho que tem algumas coisas que tipo, são ditas pra engolir a genialidade dos músicos da atualidade, como diz o rafael bitencourt, o malmstein esta vivo e toca uma guitarra doutro mundo, o problema é que ele ainda ta vivo.
Ps malmstein não e da atualidade sei que ele ta ai desde os anos 80, mais o cara ainda e uma lenda viva, vide slash, steve vai, satriane, tony iomy, e guita do ac.dc que esqueci o nome.
Clapton moldou muita coisa, mas hendrix... esse mudou a historia do instrumento pra sempre.
A gente usa o E do Hendrix!!!🤣🤣🤣🤣
Disse Tudo!!!!
Respeito o Clapton, mas o Hendrix e outra coisa, ele nao era só um guitarrista, ele tava muito além disso, o problema do guitarrista moderno é olhar só pra técnica. Hendrix era uma fonte de varias coisas efeitos performance, representatividade do negro, e um mundo a parte. O guitarrista nerd só pensa em técnica.
Sem querer ser chato mas com a diversidade de guitarristas inovadores que surgiram desde os anos 60 não dá pra colocar uma ideia de senso comum do som que moldamos hoje relacionado a um Guitarrista, ainda que seja um grande como o Eric Clapton. Clapton é um Guitarrista dos maiores e altamente influente mas ele não foi um inovador, não quebrou parâmetros ou mostrou uma maneira diferenciada de tocar e de moldar o som como Hendrix, Van Halen e até o Tom Morello. Ele tocou e fez o que fez com maestria mas havia muitos guitarristas igualmente bons no mesmo contexto de época, o som dele na fase Cream era de longe mais interessante ao meu ver, sei lá, diferente dos sons de Strats de Hendrix, Jeff Beck, Gilmour, Vini Reilly, Steve Rothery, Tin Renwick, Alan Holdsworth, acho o timbre de Strato do Clapton meio morno e sem sal, entretanto ele tem trabalhos de criação na guitarra fora de série e músicas excelentes, gosto muito de 70 por cento da obra dele, só na fase Pop anos 80 é que fez umas coisas pífias...
Não se vende uma guitarra Gibson, nem mesmo uma Fender.
Tem que mostrar esse vídeo para o Regis Tadeu e pro Vinheteiro, não é só porque você não gosta de um estilo ou musico que ele é ruim, só não te agrada. Muita arrogância medir tudo e a todos por sua régua e seus parâmetros.
Régis quem? Vinheteiro?
@@EBJorge-ql1ii Sério que vc não conhece esses caras?
O vinheteiro deve ser um personagem, não acredito que ele pense daquele jeito!
O Régis é de veneta. As vezes fala mal de uma coisa que você acharia que ele ia falar bem. E o contrário...
Pode ser personagem ou de veneta, mas eles falam mal de outros artistas baseado apenas em gosto pessoal não tem nenhuma crítica técnica profunda, logo so demonstram arrogância e vontade de aparecer as custas de falar mal dos outros
@@jocimarneres4147 concordo
Ritchie Kotzen tb
Sou fã do Mark Knopfler
🙌🏽
Se o camarada faz uma reflexão desta em 2022 sobre guitarras de 6 cordas entre 1960 e 1970, imaginem o que pensa de um PIANO entre 1500 e 1900! 🤣
Sinto muito Bach, Beethoven e cia.
Uma coisa é tocar desafinado, outra coisa é dizer que os instrumentos eram todos desafinados.
E não, Bach, Beethoven e cia. não tocavam com instrumentos desafinados.
Basta a galerinha dos Beatles e Hendrix comparar.
O van Halen era Jimi Hendrix? Kkkkk
Tecnicamente havia guitarristas melhores que o Hendrix. O grande diferencial dele foi a originalidade nas composições.
Esse é o ponto, naquela época o pessoal era mais música do que técnica, hoje o pessoal é mais técnica e menos música ...
"Hendrix é super estimado". Quem diz isso? Fritadores né? Aqueles leite com pera guitarristas de quarto nerdões estudando escala e arpejo pra gravar video fritando. Não tem a mínima ideia do que é música. Quanto mais o tempo passa, pior fica. Vida longa aos grandes músicos guitarristas das antigas.
hendrix é hendrix
Que aula essa conversa; aula sem o instrumento.
Ai ja ta inventando história
Mark knopler é o melhor guitarrista do mundo na minha opinião