Quando comecei a abrir a minha mente para entender como amador um pouco da teoria da relatividade e física Quantica, o prof Marcelo Glaiser participava de um programa Fantástico da Globo e creio que ele trouxe grande contribuição para o leigo entender que somos como poeira estelar, temos componentes atômicos que vem lá do sol, naquela época, esse conhecimento básico era algo incrível para um leigo como eu era. Então, tenho uma gratidão é certa admiração pelo professor. Ocorre que o tempo passa, e com ele ficamos mais pragmáticos e até mesmo em certas dimensões da vida arriscamos mais, acho que o professor AVI Loeb tem uma certa razão quando diz que a comunidade científica sempre fica na defensiva, em partes isso é prudencia e forma de descartar propostas charlatães, por outro lado, se colocar sempre no ceticismo sobre tudo, é uma forma de não se comprometer, é uma forma também de ficar na defensiva, isso ocorre porque muitos que deveriam ajudar a humanidade avançar no mundo científico, prefere se proteger e não se arriscar, pois querem manter uma marca que possa vender mais e mais livros, que possa dar aulas e palestras em grandes instituições, querem manter salários bons e o status quo. Está na hora de a comunidade sim tentar novas hipóteses e abordagens, acho que o prof AVI Loeb está dando aula nesse sentido a toda essa comunidade, deixou seu ego de lado e propôs algo que até agora não foi invalidado, prof Marcelo seja um pouco mais corajoso e tome mais riscos, pelo menos tente, saia da ilusão do lugar seguro, você já está aí no campo de trabalho da ciência dando aula há décadas, se permita um pouco mais para o novo.
Essa história me lembrou do livro "Encontro com Rama", de Arthur C. Clarke. Um estranho objeto cilíndrico alienígena se aproxima da Terra. Alguns cientistas viajam até o objeto para explorá-lo.
Agradecendo ao Prof. Marcelo Gleiser pelo envio do ebook "Dos Elétrons ao Amor" !! Estou acompanhando suas publicações desde que aposentei em 2012 e principalmente nessa pandemia, a Fisica para Poetas, e muitos outros videos !!! Confesso que para mim, abriu um mundo novo de conhecimentos...!!! Grande abraço.
Professor, sou seu fã. Parabéns pelo seu trabalho, pelo seu carisma, pela sua vida. A sua contribuição para a ciência e para a humanidade são exepcionais. Continue sendo essa pessoa do bem. Abraços.
Primeiramente gostaria de expressar minha grande admiração pelo seu trabalho! Simplesmente fantástico! Gostaria também de fazer a seguinte pergunta: você acredita, de forma muito objetiva, que a terra é uma excessão e que não há possibilidade da existência de outras civilizações até mais avançadas considerando a imensidão do universo?? Faça, se possível, um paralelo de sua resposta com o início do universo! Mais uma vez, parabéns pelo lindo trabalho!
Muito obrigado por esse vídeo! Estava esperando uma apresentação e explicação decente, séria, desse episódio sobre o Oumuamua e toda a repercussão do debate sobre o caso. Sensacional! Gratidão, ganhou uma inscrição.
Concordo com você acerca do cuidado que o cientista tem que ter para expor sua hipótese. Todavia, tenho duas perguntas: a primeira acerca do formato do objeto, que, posteriormente, se definiu como forma de charuto; a segunda acerca da aceleração que ocorreu dentro do sistema solar. Como explicar isso?
Parabéns pela sua sensatez , senhor Marcelo. Com certeza, este cientista quis se promover para que o seu livro, sobre este objeto interestelar, torne um best seler.
Marcelo o Oumuamua nada mais é do que um antigo ônibus da linha Caxias-Mangaratiba via Nilópolis . Para que o infeliz parasse no ponto vc tinha que puxar a cigarra dez minutos antes... Vai ver perdeu o controle numa curva e entrou em órbita . Repara se atrás não tem um esqueleto cheio de elásticos no braço e na frente um com uma toalhinha sebenta no pescoço e um palito de fósforo no canto da boca ... 🚀🚀🚀 Obs : obrigado pela forma clara e objetiva com que nos explica assuntos tão complexos sem a menor soberba ! 😃 Forte abraço !!!
Li o livro do prof. Avi Loeb (Extraterrestre - editora Intrínseca); o prof. Loeb é aqui injustamente criticado. O livro explica direitinho porque o objeto foi considerado, pelo autor, como “não natural”. Principalmente o desvio de trajetória de saída, completamente distinto de tudo o que seria normal num objeto como cometas ou asteroides; além disso, o Omuamua não tinha qualquer “cauda” composta por gases que normalmente existem nos objetos normais. Loeb é um dos cientistas mais categorizados do mundo e está envolvido em vários projetos importantes; não é um sujeito qualquer. Pessoalmente não creio em inteligência extraterrestre perto de nós. Mas o livro de Loeb faz a gente pensar, dados os bons argumentos do livro. Loeb, aqui tratado como “cara” pelo seu colega que pertence aos cientistas conservadores, e seu livro não merecem descaso. Desdenhar o livro escrito por quem cansou de pesquisar sobre o objeto é deplorável. Insinuar que Jill é uma “astrônoma de verdade” e Loeb um irresponsável, não é adequado a um colega de ambos. Pior ainda é acusar de “loucas” as conclusões de um cientista da categoria de Loeb. Repito: não creio em extraterrestres, ou pelo menos que estejam perto da Terra, mas o prof, Loeb merece ser lido e ouvido, pois é extremamente erudito e seu livro é bom.
Certo! agora, extraterrestres nós somos, extraterrestre o universo é, pois está em transformação para voltar ao seu estado natural de energia cósmica pura limpa e perfeita; o espiral eletromagnético faz seu giro de ida e volta a 21 eternidades, não nos esqueçamos : tudo é vida e tem corpo. Abraço. Um estudante de Cultura racional.
Correto. Perfeito. se ele desbancou outras teses é porque eram fracas. Se sobrou somente a sua como plausível, que outros então tentem desbancar sua tese com argumentos mais fortes. Se não o fizeram é porque até o momento não existem. Por ora a hipótese vigente permanece a dele.
E o pior de tudo, hoje já tem um trabalho muito coerente explicando que a aceleração desse objeto se relaciona com a sublimação de gases que se encontravam solidificados na superfície da rocha do Oumuamua.
@@michelecintramika8482 Foda que não. É uma explicação excelente. Faz todo sentido a sublimação de gases promover impulso. Esse objeto nada mais é do que uma rocha congelada. Inclusive a espectroscopia e os cálculos simulados, indicaram realmente isso.
Se o objeto está girando como poderia ser impulsionado pela sublimação dos gases?? E quando ele estava vindo em direção ao Sol pq a sublimação não diminuiu sua velocidade??
explicação totalmente imaginária, sem nenhuma evidência, não tem rastro do gás, não tem variação de cores nem de temperatura no objeto, o gás calculou o ângulo de desvio e saída da rota de colisão com o sol perfeitamente na distância, velocidade e trajetória, esse gás ai se chama computador ??
13:36 à 14:08 - eu tenho 100 hipóteses, 99 tenho certeza que estão erradas, a única que sobra, pode não estar certa, mas deveria ser ponto de referência para investigações mais profundas. Essa única hipótese que sobra é justamente a que querem descartar por preconceito, medo ou sabe-se lá por qual motivo. Fica complicado fazer ciência querendo descartas ou ignorando a única opção provável. O ideal seria fazer um vídeo com dois conjuntos de informação: 1 - todas as evidências que foram colhidas sobre esse objeto; 2 - os conhecimento físicos necessários a investigação do fenômeno como inércia, força da gravidade, química dos elementos para saber quando evaporam e afins. Aí é possível discutir as possibilidades lógicas e possíveis hipóteses. Sem esses dois tipos de conhecimento estar disponível e a real intenção de entender o que tá acontecendo, qualquer debate vai parecer especulação sem fundamentos.
Vamos lá, cor avermelhada, forma de charuto com tamanho aproximado de 400 x 40 metros, velocidade nunca visto no nosso sistema solar, chegando perto do Sol este objeto desacelerou, porém o normal é qualquer objeto com massa ACELERAR devido o efeito gravitacional do Sol, ou seja, a lógica é, o objeto desacelerou devido sua alta velocidade para não sair de uma rota estabelecida caso contrário o objeto seria lançado sem direção. Para terminar o objeto voltou a acelerar depois que passou pelo sol. Agora falar que é um asteróide, folha de papel ou cometa é brincadeira de mau gosto.
Se pensar como um engenheiro, a ideia de formato e estrutura seria ridícula, dentro das condições de projeto que conhecemos. Logo, descarta qualquer possibilidade de ser uma nave pilotada ou não. No máximo um lixo espacial, mas quero ver provar rsrsrsrs.
@@rogerramos9300 Nem de longe a engenharia "comum" teria possibilidade de calcular as forças aplicadas sobre um objeto lançado no vácuo cósmico. A própria engenharia espacial engatinha na tentativa e erro em relação a viagens espaciais, o que dirá então das interestelares. Se a engenharia fosse uma ciência exata, os space Shuttle não teriam explodido, nem Yuri gagarim teria morrido em um teste aeronáutico. Lembre-se, tentativa e erro. Isso sim é ciência.
@@rogerramos9300 É uma piada o que você disse ? O Cara Pálida você acha mesmo que uma nave alienígena quando chegar no planeta Terra vai ter o formato que os engenheiros humanos conhecem ? Sério, tem alguns comentários que dá vontade de chorar de tanta ignorância. Cara Pálida, se algum objeto alienígena de reconhecimento deixar se mostrar para os seres humanos, não vai ser nada que o seres humanos conheça ou já tenha visto. Por vários motivos, vou citar alguns. Engenharia alienígena seria específica com base na produção de matérias químicas e físicas do próprio planeta alienígena, a forma da nave alienígena dependeria da tecnologia existente destes seres. Se uma nave alienígena estivesse hoje no sistema solar, a tecnologia embarcada seria de milhares ou milhões de anos luz mais avançada que a tecnologia dos seres humanos. É uma questão de lógica. Cara pálida sai da caixinha estude mais por favor. 🖖🏻👽
O maior problema que vejo nisso tudo e que grandes cientistas como o Marcelo são simplesmente proibidos de ter suas opiniões... Mesmo com todas as evidências científicas ele tendem ao negacionismo... Tudo bem, eles também tem que comer, mas a mim eles não convencem.
Maravilha.Nao só o evento como tambem a forma de apresenta- lo. Aproveitemos para aprendermos a refletir de modo mais consistente. Isto é necessário nao só para entender esta matéria particular mas também para aprender a pensar e a refletir melhor tanto os assuntos das nossas vidas com os dos nossos conhecimentos. Exermplar. Cuidado com as afirmações e as crenças. !! Obrigada Marcelo Gleiser
Pelo que o vídeo ilustra e o professor diz, não é. Foi. Uma trajetória hiperbólica. Não tem nada de intrigante nisso. A natureza do objecto é que é intrigante, ou controversa.
Ele raciocinou de forma semelhante, e equivocadamente, a Sherlock Holmes: "eliminou o que ele considerou impossível e o que restou, por mais improvável que parecesse, deveria ser (na visão dele) a verdade." Mas com essa velocidade, formato e espessura, dá margem pra especulação.
Cara, sua explicação é a melhor que já vi a este respeito. E da maneira como você colocou, fica PARECENDO que realmente é algo inteligente. Até agora, através de eliminatórias, a hipótese dele faz mais sentido. Mas não como afirmativa, mas como uma linha para acender o alerta. Como um pedaço de pedra fina deste jeito sobrevive a uma viagem tão hostil? Ou então a viagem interestelar não é tão hostil assim como vocês cientistas especulam. Caso contrário, este objeto não sobreviveria.
Este objeto foi profetizado e está descrito detalhadame no livro "Encontro Com Rama" do escritor Arthur C. Clark Quem se der ao trabalho de procurar ou ler o livro saberá do que se trata.
Ahhh, meu camarada Marcelo Gleiser! Te conheci tardiamente, na faculdade de Filosofia. Um professor colombiano passou-nos seu livro: A Dança do Univeso. Hoje, gosto de te citar nas minhas aulas! Você é o máximo!!!
Eu acho, que deve ser uma nave espacial e para mim tem relação com as pirâmides. Pois, esses ets estão espionando o nosso planeta, são extremamente misteriosos. O que será que eles querem? 👽👽👽👽
Fascinante esse "estudo "espacial do Oumuamua havaiano, provoca em nós um despertar sobre os grandes mistérios do espaço sideral 🌌@mo muito tudo isso! Astrobiologia fantástica 🎆🎇🌌🌎🔆🌙⭐❄🌊
300.000 km/h não é uma velocidade tão alta para explorar a galáxia, imagina quantos milênios essa suposta civilização que vive em outro sistema vai ter que esperar para receber esses dados dessa "sonda".
Como esse objeto voador não identificado, foi assim clasificado, já era, a imaginação é fatal: ovni a vista, ETs a vista tbem ...vende ÷que água $$$ Dai o Omuamua virou spy sideral. ..mistérios intergalaticos! ?
Velocidade de comunicação de dados seria igual velocidade de espaçonave? Uma transmissão direto da china levaria cerca de 24h??? Um corpo celeste não acelera? O que move o mundo são as perguntas!
O objeto acelerou imediatamente logo que começou a viajem de volta para fora do sistema solar. Se isso realmente aconteceu, se acelerou então era sim uma nave estraterrestre! PRONTO!! Acabou a conversa! 🤔
Indícios extraordinários, também requerem provas extraordinárias em contrário para ser refutado. Me parece que a aceleração incomum é forte indício de vela solar e explorar possibilidades baseando-se em fortes evidências não tem o intuito de fechar a questão, mas apenas de abrir a cabeça dos cientistas que com suas mentes fechadas ficam limitados e com barreiras as vezes intransponíveis para avançar em novas descobertas.
É incrivél como essa linha de pensamento "se as outras hipóteses estão erradas não significa que a sua que sobrou até o momento é a 100% certa", serve para qualquer coisa! Trabalho com sistemas e o Marcelo parece um gerente técnico dando uma dura em um analista que saiu gritando para Deus e o mundo que descobriu a solução de um "bug" no sistema sem ainda ter feito uma correção e teste de validação...
Ótimo vídeo Professor. Muito esclarecedor e com ótimas informações. Este tipo de vídeo e informação expande a consciência e contribui para avaliarmos bem nas informações que decidimos acreditar. Realmente a ciência é um ótimo norte para toda a humanidade, haja visto o que vimos durante a pandemia. Afirmações podem causar um grande ruído em toda a sociedade leiga. Esse assunto é muito interessante e intrigante, entretanto não dá pra avançar a qualquer preço e custo. Por outro lado, penso q devemos manter a mente aberta e investigar tudo mesmo. Uma frase de meu professor (de Fisica ...rss) me marcou muito. Ele falava: “Na ausência de evidencias não significa que NÃO HÁ evidencias”. Temos que investigar e manter a mente aberta. O positivo disso tudo que eu vejo é que quando tivermos o contato de fato, trataremos isso como um fato bem normal e corriqueiro. Outra coisa, vi o filme “Contato” ao qual se referiu e realmente é um ótimo filme. Pra quem não viu vale a pena conferir.
Muito oportuno esse vídeo. Assim como muitos, tenho curiosidade sobre o tema vida inteligente extraterrestre, mas sei que o caminho a seguir é do bom senso e da ciência.
Professor, se houvesse um objeto grande o suficiente para causar extinção do ser humano, em rota de colisão com a Terra, com os equipamentos que temos hoje, com que antecedência poderia ser identificado?
Acredito que este charuto aí fez um reconhecimento de nossa galáxia foi tudo pesquisado e anotado Tim Tim por Tim Tim... A sua entrada e trajetória foi toda calculada... Foi feita creio eu que muitas anotações de nosso espaço (Galáxia)... Estamos sendo vigiados sem dúvidas... para algo futuro!!!
As camadas geológicas de algum exoplaneta formaram esse objeto tão fino e achatado. A pressão deve ter convertido o sedimento em diamante ou algum outro mineral muito resistente, após um grande impacto acabou sendo lançado ao espaço. Quanto a velocidade absurda: por acaso passou raspando em algum planeta vizinho e ganhou velocidade pra sair do seu sistema, como o sistema "solar" dele é diferente do nosso, viaja em velocidade diferente tb, por isso essa desproporcionalidade com as velocidades q observamos por aqui
Eu li o artigo original de Bialy e Loeb de 2018 e achei incrivelmente interessante e motivador. Ainda não tenho o livro, mas eventualmente vou lê-lo. Concordo com o Gleiser e com a maior parte da comunidade científica que acha que a conjectura levantada e defendida cada vez com mais veemência pelo Loeb precisaria se sustentar em dados mais sólidos. Só porque você não sabe quem comeu o pudim que estava na geladeira não significa que sua cozinha foi invadida por ETs no meio da noite. Achei o vídeo do Gleiser correto e agradável de assistir. Só senti falta de alguma menção às explicações alternativas que apareceram desde 2018 para o fenômeno Oumuamua e que atualmente concorrem com as conjecturas do Avi Loeb.
Eu sou seu fã Prof. Marcelo. Grande abraço de Belém do Pará.
3 роки тому+5
Avi loeb, o pesquisador de harvard que fez um artigo sobre a possibilidade de ter sido uma tecnologia extraterrestre, rebateu o artigo dizendo que era um possivel pedaco de plutao. Muito interessante a conclusao dele
Provavelmente dizer que provavelmente algo não tem a ver com vida extra terrestre tbm não é prova de nada. O que seu amigo quer é apenas que a ciência se arrisque mais. Era algo diferente de tudo que já passou pela terra, concordo com ele que deveriam ter se aprofundado mais.
Man só tu reparar , qual quer cientista que fala que algo é extra terrestre ou que exista ovnis todos os outros cientistas cancela quem falou isso, eles escondem algo...
Infelizmente existem pessoas que tentam forçar as suas crenças a partir da negação de algumas hipóteses e fazem afirmações sem conexão com o pensamento científico. Obrigado pelas reflexões prof. Um abraço.
Não é sobre isso. O que se até acredita é que tenha forma de vida do jeito que entendemos como ela é na terra, ou ate que tenha se formado diferente. Mas CIVILIZAÇÃO e vida inteligente a esse ponto? Têm muito achismo e pouca prova
O próprio cara do vídeo fala: O que esse cara AFIRMOU com uma certeza que ele não tinha é ridículo e não é ciência. Caramba o cara falou ainda que é "a ÚNICA explicação viável.
"Existem, existem os discos voadores" - ler com a voz do Sr. Barriga quando ele toma uma cacetada do Chaves kkkkkk. Brincadeiras a parte, acreditar é uma escolha, tu opta no que quer acreditar como diria a célebre frase do Arquivo X, eu acredito que existe vida inteligente por aí, mas a gente se encontrar é outra história. Analisando a teoria do Oumuamua ser uma sonda/destroço alienígena não é tão irracional assim, mas nunca comprovarão.
Olá, já avistei 3 objetos voando juntos as 17:30 da tarde em um dia comum na semana, tinha 18 anos, hoje tenho 45 anos, e foi um grande choque para mim presenciar algo tão incrível o que me chocou por alguns anos pensando, o que tinha dentro destas naves, Deus existe? sem motor sem barulho apenas flutuavam e sumiram. Para mim fica óbvio que o Humoamoa era uma grande nave estelar que usou nossa estrela para se reabastecer e continuar a sua viajem ao desconhecido, pelo menos por nós. E é triste saber o quanto já se sabe sobre alienígenas e naves avistadas e ver uma reportagem científica destas presa no "nosso" conhecimento científico. Mas respeito a ciência.
Parabéns Marcelo, sem palavras pra você. Obrigado pelo privilégio! Vi uma reportagem do scharza falando sobre a preocupação dos estados unidos com objetos estranhos no céu. oque você acha dos relatos de militares?
Bom dia Srs/as leitores/as. Muitos cientistas que foram ridicularizados no passado, tiveram (mesmo depois de falecidos), sua ideias aceitas como verdade. Nesse caso somente o tempo(ele não existe), poderá confirmar. Manoel, o Eterno Estudante.
Marcelo... E sobre a teoria do big_bang,não é uma idéia em cima de deduções lógicas...?Por exemplo; a tal radiação de fundo ou a tal da singularidade...Essas narrativas são colocadas no imaginário coletivo como verdadeiras...O que vc me diria a respeito?? Obs: to lendo "A dança do universo"...
Eles podem porque eles são "cientistas" e têm "credibilidade". Isso se chama arrogância. Eles incutem na cabeça das pessoas várias teorias que eles não podem provar. Quando um deles ouça falar que é alienígena, aí é um "absurdo". Este tal objeto é singular e ainda não existe explicação para ele. Ponto!
Fico imaginando a reunião dos ETs: "Precisamos enviar uma sonda ultra tecnológica que irá atravessar a galáxia e ao mesmo tempo demonstrar nossa inteligência" "Já sei, que tal enviarmos uma pedra?" 🤣🤣🤣🤣
Justamente por isso ué. Em ciência, só se afirma um fato através do estudo de sua realidade, de forma que possa se provar a verdade. O mais correto seria esse cientista deixar a hipótese em aberto. Ele poderia finalizar o trabalho científico deixando questões para futuras pesquisas, não afirmar sem ter provas. É assim que funciona a investigação científica.
Isso é chamado de inércia. Ele simplesmente prossegue. As naves de exploração terraqueas fazem/fizeram isso para chegar aos seus destinos. Aliás há maior probabilidade para o movimento hiperbólico do que para o elíptico, quando um corpo gravita com outro.
1 dia na ciência: “cientistas da NASA provam tal coisa” Anos depois: “Cientistas descobrem local no universo que quebra a teoria proposta antes” Ou seja? Sabemos NADA! Ainda achamos que somos o centro do universo, mas pelo ego.
Foi muito bom ele ter essa hipótese mais indo mais pelo lado convincente pessoal dele, impressionou muito um artefato desse com tal comportamento no universo tão hostil, porquê lá encima não e nada calmo e não deixá cauda ele foi ousado por sai desse conservador
Eu havia visto algo assim num jornal ou vd na internet. .achei interessante. De acordo com o que disseste, se era material congelado, perto do sol desintegraria. Eu fico com a ideia de ser algo lançado no espaço para pesquisa, de acordo com a rota mostrada. e se fosse um material qualquer teria sido apanhado pela gravidade. Com tudo é algo interessante viajando pelo nosso sistema solar. Gostei da apresentação. Em nosso Universo ha coisas que nossa imaginação terráquea não tem a menor ideia.
Primeiramente gratidão!!! obrigado de ❤️ coração professor Marcelo por trazer ciência de modo tão degustável divergente do pão que vem acompanhado com circo que tem por aqui no tubo aos montes😤☺️ 🙏🤝🙏
Quando comecei a abrir a minha mente para entender como amador um pouco da teoria da relatividade e física Quantica, o prof Marcelo Glaiser participava de um programa Fantástico da Globo e creio que ele trouxe grande contribuição para o leigo entender que somos como poeira estelar, temos componentes atômicos que vem lá do sol, naquela época, esse conhecimento básico era algo incrível para um leigo como eu era. Então, tenho uma gratidão é certa admiração pelo professor. Ocorre que o tempo passa, e com ele ficamos mais pragmáticos e até mesmo em certas dimensões da vida arriscamos mais, acho que o professor AVI Loeb tem uma certa razão quando diz que a comunidade científica sempre fica na defensiva, em partes isso é prudencia e forma de descartar propostas charlatães, por outro lado, se colocar sempre no ceticismo sobre tudo, é uma forma de não se comprometer, é uma forma também de ficar na defensiva, isso ocorre porque muitos que deveriam ajudar a humanidade avançar no mundo científico, prefere se proteger e não se arriscar, pois querem manter uma marca que possa vender mais e mais livros, que possa dar aulas e palestras em grandes instituições, querem manter salários bons e o status quo. Está na hora de a comunidade sim tentar novas hipóteses e abordagens, acho que o prof AVI Loeb está dando aula nesse sentido a toda essa comunidade, deixou seu ego de lado e propôs algo que até agora não foi invalidado, prof Marcelo seja um pouco mais corajoso e tome mais riscos, pelo menos tente, saia da ilusão do lugar seguro, você já está aí no campo de trabalho da ciência dando aula há décadas, se permita um pouco mais para o novo.
Essa história me lembrou do livro "Encontro com Rama", de Arthur C. Clarke. Um estranho objeto cilíndrico alienígena se aproxima da Terra. Alguns cientistas viajam até o objeto para explorá-lo.
A mim também!!!!Grande Arthur C. CLARKE...VISIONÁRIO!!!
Os ramaianos sempre vem em grupos de tres, falta mais dois haha
@@WETDOGBR Exatamente, hahaha.
Livro top
*mau destes cientistas não tem humildade para fala não sei sempre vem com explicações simples e besta*
Sou fã desse cara a muito tempo e ele ter vindo para o UA-cam foi uma das melhores coisas que aconteceu.
ESSES CARAS VIVEM DE ISTORINHAS
Agradecendo ao Prof. Marcelo Gleiser pelo envio do ebook "Dos Elétrons ao Amor" !! Estou acompanhando suas publicações desde que aposentei em 2012 e principalmente nessa pandemia, a Fisica para Poetas, e muitos outros videos !!! Confesso que para mim, abriu um mundo novo de conhecimentos...!!! Grande abraço.
Grande Marcelo,
Acho que você esqueceu um grande detalhe desse episódio:
O objeto diminuiu a velocidade.
Grande vídeo.
Abs
Professor, sou seu fã. Parabéns pelo seu trabalho, pelo seu carisma, pela sua vida. A sua contribuição para a ciência e para a humanidade são exepcionais. Continue sendo essa pessoa do bem. Abraços.
e nesas oras que da orgulho de ser brasileiro sabendo que existem gramdes cientistas em nosso nosso pais barabens marcelo deus te abemcoe
Sou um fã do PIAUÍ e muito obrigado pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos Professor!!
Marcelo,o senhor é bom demais,já caiu até questão sobre o senhor na prova do Enem 2018. Qualidade impecável!!
o treco é mais fino que um cd e representaram ele como uma rocha grossa em formato de charuto. vai entender!!
Não entendi também qual é a real da forma, existe a grande diferença entre um charuto grosso e algo mais fino que uma folha de papel
Tbm não entendi !! Resumindo e concluindo eles nao sabe o q é hahaha
@@ThiKyle1 pois é.... fazem a gente de gato e sapato na cara dura
@@pedroale9291 fazem a gente de gato e sapato na cara dura
Pois é, o today deu outras dimensões pra essa merda
Primeiramente gostaria de expressar minha grande admiração pelo seu trabalho! Simplesmente fantástico! Gostaria também de fazer a seguinte pergunta: você acredita, de forma muito objetiva, que a terra é uma excessão e que não há possibilidade da existência de outras civilizações até mais avançadas considerando a imensidão do universo??
Faça, se possível, um paralelo de sua resposta com o início do universo!
Mais uma vez, parabéns pelo lindo trabalho!
Muito obrigado por esse vídeo! Estava esperando uma apresentação e explicação decente, séria, desse episódio sobre o Oumuamua e toda a repercussão do debate sobre o caso. Sensacional! Gratidão, ganhou uma inscrição.
a melhor explicação da net que já encontrei !!!!!!!!!!!!! parabéns professor..........
*segundo Marcelo gleise isso é um balão meteorológico*
Marcelo Gleiser, lhe agradeço muito pela sua enorme sinceridade. Para além de tudo, é notável o seu bom senso.
Fino e comprido !
Assim é do bão hein...
Assistindo o Marcelão depois de um do " bão ",
a mente expande a enésima potência !
É muita pretensão da humanidade se achar única. Ao mesmo tempo que é bem difícil e delicado para as autoridades explicarem que não somos únicos.
Verdade
Concordo com você acerca do cuidado que o cientista tem que ter para expor sua hipótese. Todavia, tenho duas perguntas: a primeira acerca do formato do objeto, que, posteriormente, se definiu como forma de charuto; a segunda acerca da aceleração que ocorreu dentro do sistema solar. Como explicar isso?
Ele não explicou até hoje.
Parabéns pela sua sensatez , senhor Marcelo. Com certeza, este cientista quis se promover para que o seu livro, sobre este objeto interestelar, torne um best seler.
Marcelo o Oumuamua nada mais é do que um antigo ônibus da linha Caxias-Mangaratiba via Nilópolis . Para que o infeliz parasse no ponto vc tinha que puxar a cigarra dez minutos antes... Vai ver perdeu o controle numa curva e entrou em órbita . Repara se atrás não tem um esqueleto cheio de elásticos no braço e na frente um com uma toalhinha sebenta no pescoço e um palito de fósforo no canto da boca ... 🚀🚀🚀
Obs : obrigado pela forma clara e objetiva com que nos explica assuntos tão complexos sem a menor soberba ! 😃
Forte abraço !!!
Li o livro do prof. Avi Loeb (Extraterrestre - editora Intrínseca); o prof. Loeb é aqui injustamente criticado. O livro explica direitinho porque o objeto foi considerado, pelo autor, como “não natural”. Principalmente o desvio de trajetória de saída, completamente distinto de tudo o que seria normal num objeto como cometas ou asteroides; além disso, o Omuamua não tinha qualquer “cauda” composta por gases que normalmente existem nos objetos normais. Loeb é um dos cientistas mais categorizados do mundo e está envolvido em vários projetos importantes; não é um sujeito qualquer. Pessoalmente não creio em inteligência extraterrestre perto de nós. Mas o livro de Loeb faz a gente pensar, dados os bons argumentos do livro. Loeb, aqui tratado como “cara” pelo seu colega que pertence aos cientistas conservadores, e seu livro não merecem descaso. Desdenhar o livro escrito por quem cansou de pesquisar sobre o objeto é deplorável. Insinuar que Jill é uma “astrônoma de verdade” e Loeb um irresponsável, não é adequado a um colega de ambos. Pior ainda é acusar de “loucas” as conclusões de um cientista da categoria de Loeb. Repito: não creio em extraterrestres, ou pelo menos que estejam perto da Terra, mas o prof, Loeb merece ser lido e ouvido, pois é extremamente erudito e seu livro é bom.
Exatamente, Loeb não fez afirmações levianas, é engraçado ver tantos cientistas criticando e se esquecendo que antes do empírico vem o teórico!
Certo! agora, extraterrestres nós somos, extraterrestre o universo é, pois está em transformação para voltar ao seu estado natural de energia cósmica pura limpa e perfeita; o espiral eletromagnético faz seu giro de ida e volta a 21 eternidades, não nos esqueçamos : tudo é vida e tem corpo. Abraço. Um estudante de Cultura racional.
E vou além, o tesla elle também era considerado maluco por usar a energia alternada , e hoje ela e maioria em residências e em geral.
Concordo com ele.. problema sao os negacionistas
Correto. Perfeito. se ele desbancou outras teses é porque eram fracas. Se sobrou somente a sua como plausível, que outros então tentem desbancar sua tese com argumentos mais fortes. Se não o fizeram é porque até o momento não existem. Por ora a hipótese vigente permanece a dele.
"alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias" Carl Sagan
*mau destes cientistas não tem humildade para fala não sei sempre vem com explicações simples e besta*
*segundo Marcelo gleise isso é um balão meteorológico*
@@diganaoalacracao8258 kkkk
A estranheza da coisa; merece uma resposta estranha.
@@diganaoalacracao8258 oiì
Parabéns por todo seu trabalho, professor
Pra mim o Sr. é transparente e domina o que faz, ou seja, ciência com prudência. Lhe Admiro e portanto sigo suas postagens. Boa noite!
Como se eu não vejo do outro lado?
É muito bom ouvir um verdadeiro cientista .
E o pior de tudo, hoje já tem um trabalho muito coerente explicando que a aceleração desse objeto se relaciona com a sublimação de gases que se encontravam solidificados na superfície da rocha do Oumuamua.
Essa explicação também força a amizade. 😄😄😄.
A melhor explicação para este caso é: NÃO SABEMOS AINDA.
Este objeto é ainda inexplicável.
@@michelecintramika8482 Foda que não. É uma explicação excelente. Faz todo sentido a sublimação de gases promover impulso. Esse objeto nada mais é do que uma rocha congelada. Inclusive a espectroscopia e os cálculos simulados, indicaram realmente isso.
@@Cienciaquimica Mas não tem como provar. Esse é o problema.
Se o objeto está girando como poderia ser impulsionado pela sublimação dos gases?? E quando ele estava vindo em direção ao Sol pq a sublimação não diminuiu sua velocidade??
explicação totalmente imaginária, sem nenhuma evidência, não tem rastro do gás, não tem variação de cores nem de temperatura no objeto, o gás calculou o ângulo de desvio e saída da rota de colisão com o sol perfeitamente na distância, velocidade e trajetória, esse gás ai se chama computador ??
Não existe vida inteligente fora desse planeta, meu pastor que falou, o padre confirmou e agora o Marcelo Gleiser me deu a certeza 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Se for uma nave, perceberam o erro que fizeram e retornaram pra casa deles
😂😅😆
Credibilidade é muito importante !
Parabéns professor . 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns pelo conteúdo Marcelo Gleiser. Desmistificando muitas crendices imaginárias e patéticas da comunidade da internet. Seu conteúdo é muit bom!
13:36 à 14:08 - eu tenho 100 hipóteses, 99 tenho certeza que estão erradas, a única que sobra, pode não estar certa, mas deveria ser ponto de referência para investigações mais profundas. Essa única hipótese que sobra é justamente a que querem descartar por preconceito, medo ou sabe-se lá por qual motivo. Fica complicado fazer ciência querendo descartas ou ignorando a única opção provável.
O ideal seria fazer um vídeo com dois conjuntos de informação:
1 - todas as evidências que foram colhidas sobre esse objeto;
2 - os conhecimento físicos necessários a investigação do fenômeno como inércia, força da gravidade, química dos elementos para saber quando evaporam e afins.
Aí é possível discutir as possibilidades lógicas e possíveis hipóteses. Sem esses dois tipos de conhecimento estar disponível e a real intenção de entender o que tá acontecendo, qualquer debate vai parecer especulação sem fundamentos.
Concordo ! É preciso mente aberta !
Vamos lá, cor avermelhada, forma de charuto com tamanho aproximado de 400 x 40 metros, velocidade nunca visto no nosso sistema solar, chegando perto do Sol este objeto desacelerou, porém o normal é qualquer objeto com massa ACELERAR devido o efeito gravitacional do Sol, ou seja, a lógica é, o objeto desacelerou devido sua alta velocidade para não sair de uma rota estabelecida caso contrário o objeto seria lançado sem direção. Para terminar o objeto voltou a acelerar depois que passou pelo sol. Agora falar que é um asteróide, folha de papel ou cometa é brincadeira de mau gosto.
Se pensar como um engenheiro, a ideia de formato e estrutura seria ridícula, dentro das condições de projeto que conhecemos. Logo, descarta qualquer possibilidade de ser uma nave pilotada ou não. No máximo um lixo espacial, mas quero ver provar rsrsrsrs.
@@rogerramos9300 Nem de longe a engenharia "comum" teria possibilidade de calcular as forças aplicadas sobre um objeto lançado no vácuo cósmico. A própria engenharia espacial engatinha na tentativa e erro em relação a viagens espaciais, o que dirá então das interestelares. Se a engenharia fosse uma ciência exata, os space Shuttle não teriam explodido, nem Yuri gagarim teria morrido em um teste aeronáutico. Lembre-se, tentativa e erro. Isso sim é ciência.
@@rogerramos9300 É uma piada o que você disse ? O Cara Pálida você acha mesmo que uma nave alienígena quando chegar no planeta Terra vai ter o formato que os engenheiros humanos conhecem ? Sério, tem alguns comentários que dá vontade de chorar de tanta ignorância. Cara Pálida, se algum objeto alienígena de reconhecimento deixar se mostrar para os seres humanos, não vai ser nada que o seres humanos conheça ou já tenha visto. Por vários motivos, vou citar alguns. Engenharia alienígena seria específica com base na produção de matérias químicas e físicas do próprio planeta alienígena, a forma da nave alienígena dependeria da tecnologia existente destes seres. Se uma nave alienígena estivesse hoje no sistema solar, a tecnologia embarcada seria de milhares ou milhões de anos luz mais avançada que a tecnologia dos seres humanos. É uma questão de lógica. Cara pálida sai da caixinha estude mais por favor. 🖖🏻👽
O maior problema que vejo nisso tudo e que grandes cientistas como o Marcelo são simplesmente proibidos de ter suas opiniões... Mesmo com todas as evidências científicas ele tendem ao negacionismo... Tudo bem, eles também tem que comer, mas a mim eles não convencem.
@@marcelocoutoferreira1082 Perfeito ! Se deixa ser enganado quem quer.
Maravilha.Nao só o evento como tambem a forma de apresenta- lo. Aproveitemos para aprendermos a refletir de modo mais consistente. Isto é necessário nao só para entender esta matéria particular mas também para aprender a pensar e a refletir melhor tanto os assuntos das nossas vidas com os dos nossos conhecimentos. Exermplar. Cuidado com as afirmações e as crenças. !! Obrigada Marcelo Gleiser
Marcelo Gleiser
O mais intrigante é essa órbita diferentona/intrigante do oumuamua.
yes
Pelo que o vídeo ilustra e o professor diz, não é. Foi. Uma trajetória hiperbólica. Não tem nada de intrigante nisso. A natureza do objecto é que é intrigante, ou controversa.
Professor , já baixei e livro . Muito obrigada por esse presente 🎁🙏🏻🍎
Ele raciocinou de forma semelhante, e equivocadamente, a Sherlock Holmes: "eliminou o que ele considerou impossível e o que restou, por mais improvável que parecesse, deveria ser (na visão dele) a verdade."
Mas com essa velocidade, formato e espessura, dá margem pra especulação.
Cara, sua explicação é a melhor que já vi a este respeito. E da maneira como você colocou, fica PARECENDO que realmente é algo inteligente.
Até agora, através de eliminatórias, a hipótese dele faz mais sentido. Mas não como afirmativa, mas como uma linha para acender o alerta.
Como um pedaço de pedra fina deste jeito sobrevive a uma viagem tão hostil?
Ou então a viagem interestelar não é tão hostil assim como vocês cientistas especulam. Caso contrário, este objeto não sobreviveria.
Este objeto foi profetizado e está descrito detalhadame no livro "Encontro Com Rama" do escritor Arthur C. Clark
Quem se der ao trabalho de procurar ou ler o livro saberá do que se trata.
Esplendydoekivocoestrelarkemsabe?
Ahhh, meu camarada Marcelo Gleiser!
Te conheci tardiamente, na faculdade de Filosofia. Um professor colombiano passou-nos seu livro: A Dança do Univeso.
Hoje, gosto de te citar nas minhas aulas!
Você é o máximo!!!
Eu acho, que deve ser uma nave espacial e para mim tem relação com as pirâmides. Pois, esses ets estão espionando o nosso planeta, são extremamente misteriosos. O que será que eles querem? 👽👽👽👽
O que eles querem?
O que nós, não damos o devido valor...🌎
Hum....
A briga, vai ser de "cachorro grande "
👽👽👽👽
Fascinante esse "estudo "espacial do Oumuamua havaiano, provoca em nós um despertar sobre os grandes mistérios do espaço sideral 🌌@mo muito tudo isso! Astrobiologia fantástica 🎆🎇🌌🌎🔆🌙⭐❄🌊
300.000 km/h não é uma velocidade tão alta para explorar a galáxia, imagina quantos milênios essa suposta civilização que vive em outro sistema vai ter que esperar para receber esses dados dessa "sonda".
Era só um pedaço de rocha errante.
Acredito que vcs nunca ouviram falar da nossa voiager
Como esse objeto voador não identificado, foi assim clasificado, já era, a imaginação é fatal: ovni a vista, ETs a vista tbem ...vende ÷que água $$$
Dai o Omuamua virou spy sideral. ..mistérios intergalaticos! ?
Velocidade de comunicação de dados seria igual velocidade de espaçonave?
Uma transmissão direto da china levaria cerca de 24h???
Um corpo celeste não acelera?
O que move o mundo são as perguntas!
O objeto acelerou imediatamente logo que começou a viajem de volta para fora do sistema solar.
Se isso realmente aconteceu, se acelerou então era sim uma nave estraterrestre! PRONTO!! Acabou a conversa! 🤔
Indícios extraordinários, também requerem provas extraordinárias em contrário para ser refutado. Me parece que a aceleração incomum é forte indício de vela solar e explorar possibilidades baseando-se em fortes evidências não tem o intuito de fechar a questão, mas apenas de abrir a cabeça dos cientistas que com suas mentes fechadas ficam limitados e com barreiras as vezes intransponíveis para avançar em novas descobertas.
Adorei o vídeo parabéns 👏👏👏
Já baixei o livro! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
É incrivél como essa linha de pensamento "se as outras hipóteses estão erradas não significa que a sua que sobrou até o momento é a 100% certa", serve para qualquer coisa! Trabalho com sistemas e o Marcelo parece um gerente técnico dando uma dura em um analista que saiu gritando para Deus e o mundo que descobriu a solução de um "bug" no sistema sem ainda ter feito uma correção e teste de validação...
Marcelo Gleiser é o cara! Fã aqui em Maceió.
É grande a possibilidade de ser um objeto desenvolvido por alguma inteligência, já que naturalmente, seria praticamente impossível ter esse formato.
Na verdade o formato poderia ser uma camuflagem para que não descofiassemos...
Impossível? Tanta já foi dita ser impossível e já se noticia que foi feita.
Marcelo, é uma pena mas Vc está certo! 😬😧🍀🤗
O fato é que realmente essa merda pode sim ser algo alienígena. Poder pode sim!
Assiste o vídeo de novo, mais 10 vezes se precisar
@@v.b.ruschel3489 Não adianta, esse povo é igual o Kepler: sabe das coisas mas passa anos insistindo na mentira '-'
Obrigada pelas explicações , maravilha!
Mário Novello!!! Live com o Mário!!!
Ótimo vídeo Professor. Muito esclarecedor e com ótimas informações. Este tipo de vídeo e informação expande a consciência e contribui para avaliarmos bem nas informações que decidimos acreditar. Realmente a ciência é um ótimo norte para toda a humanidade, haja visto o que vimos durante a pandemia. Afirmações podem causar um grande ruído em toda a sociedade leiga. Esse assunto é muito interessante e intrigante, entretanto não dá pra avançar a qualquer preço e custo. Por outro lado, penso q devemos manter a mente aberta e investigar tudo mesmo. Uma frase de meu professor (de Fisica ...rss) me marcou muito. Ele falava: “Na ausência de evidencias não significa que NÃO HÁ evidencias”. Temos que investigar e manter a mente aberta.
O positivo disso tudo que eu vejo é que quando tivermos o contato de fato, trataremos isso como um fato bem normal e corriqueiro.
Outra coisa, vi o filme “Contato” ao qual se referiu e realmente é um ótimo filme. Pra quem não viu vale a pena conferir.
SENSACIONAL!
Muito oportuno esse vídeo. Assim como muitos, tenho curiosidade sobre o tema vida inteligente extraterrestre, mas sei que o caminho a seguir é do bom senso e da ciência.
Professor, se houvesse um objeto grande o suficiente para causar extinção do ser humano, em rota de colisão com a Terra, com os equipamentos que temos hoje, com que antecedência poderia ser identificado?
acho que faltando meia hora para o impacto..rs
Meia hora , tá bom uai. Da pra fazer um monte de coisas em meia hora .
😂😂😂😂😂
Oi, conterrâneo 🤗
Acredito que este charuto aí fez um reconhecimento de nossa galáxia foi tudo pesquisado e anotado Tim Tim por Tim Tim... A sua entrada e trajetória foi toda calculada... Foi feita creio eu que muitas anotações de nosso espaço (Galáxia)... Estamos sendo vigiados sem dúvidas... para algo futuro!!!
As camadas geológicas de algum exoplaneta formaram esse objeto tão fino e achatado. A pressão deve ter convertido o sedimento em diamante ou algum outro mineral muito resistente, após um grande impacto acabou sendo lançado ao espaço. Quanto a velocidade absurda: por acaso passou raspando em algum planeta vizinho e ganhou velocidade pra sair do seu sistema, como o sistema "solar" dele é diferente do nosso, viaja em velocidade diferente tb, por isso essa desproporcionalidade com as velocidades q observamos por aqui
Concordo e Acredito no Loeb....e se puder vou Comprar o seu livro..Não irei acreditar q Nois Humanos somos..os únicos Nesse Universo Infinito...👏👏🤘
Eu li o artigo original de Bialy e Loeb de 2018 e achei incrivelmente interessante e motivador. Ainda não tenho o livro, mas eventualmente vou lê-lo. Concordo com o Gleiser e com a maior parte da comunidade científica que acha que a conjectura levantada e defendida cada vez com mais veemência pelo Loeb precisaria se sustentar em dados mais sólidos. Só porque você não sabe quem comeu o pudim que estava na geladeira não significa que sua cozinha foi invadida por ETs no meio da noite. Achei o vídeo do Gleiser correto e agradável de assistir. Só senti falta de alguma menção às explicações alternativas que apareceram desde 2018 para o fenômeno Oumuamua e que atualmente concorrem com as conjecturas do Avi Loeb.
Mas quem passou covid foi a empregada da Ivete kkkkkk
partiu meu coração rs. muito esclarecedor o vídeo
um cara pergunta pro outro voce acredita em ets? o outro responde eu não, eles são muito mentirosos. kk
Ete e coisa séria e não é para qualquer home em estado animal e mais não é para curiosos esta bom valeuu😎👍🇧🇷
*Risadas de fundo do chaves*
Busquem conhecimento 🖖👽
@@tabyromescobar2248 iídiche PPP de
?????????
Eu sou seu fã Prof. Marcelo. Grande abraço de Belém do Pará.
Avi loeb, o pesquisador de harvard que fez um artigo sobre a possibilidade de ter sido uma tecnologia extraterrestre, rebateu o artigo dizendo que era um possivel pedaco de plutao.
Muito interessante a conclusao dele
Isso é que é sensatez! Parabéns por sua genialidade! Obrigada
Provavelmente dizer que provavelmente algo não tem a ver com vida extra terrestre tbm não é prova de nada. O que seu amigo quer é apenas que a ciência se arrisque mais. Era algo diferente de tudo que já passou pela terra, concordo com ele que deveriam ter se aprofundado mais.
Man só tu reparar , qual quer cientista que fala que algo é extra terrestre ou que exista ovnis todos os outros cientistas cancela quem falou isso, eles escondem algo...
Infelizmente existem pessoas que tentam forçar as suas crenças a partir da negação de algumas hipóteses e fazem afirmações sem conexão com o pensamento científico. Obrigado pelas reflexões prof. Um abraço.
Professor, o que você tem a dizer sobre “a noite dos ovnis” que aconteceu no Brasil em 1986?
@Adilson Eletrovecino3 KKKKKKKK
@Adilson Eletrovecino3 kkkkkkkkk
Hipóteses em ciência, é tempo perdido, papo furado... fui!
Gente o cara é cientista e não um alienado do UA-cam vocês estão confundindo as coisas.
@@rogerramos9300 construa um altar para ele...
Gostei. A coerência sempre a melhor decisão.
Fala, Marcelo! Como estão as costelas?
Vc é o cara viu..vejo alguns videos seus c minha neta...muito bons
O que pensa o Sr. sobre a divulgação das autoridades americanas em respeito a imagens de OVNIS.?
Imagina se todas as possíveis civilização do universo já estivessem todas extintas e nós seriamos a remanescente.
Fico muito triste de ver tantas pessoas "NÃO" aceitarem que existem mais civilizações no universo.
Não é sobre isso. O que se até acredita é que tenha forma de vida do jeito que entendemos como ela é na terra, ou ate que tenha se formado diferente. Mas CIVILIZAÇÃO e vida inteligente a esse ponto? Têm muito achismo e pouca prova
O próprio cara do vídeo fala: O que esse cara AFIRMOU com uma certeza que ele não tinha é ridículo e não é ciência. Caramba o cara falou ainda que é "a ÚNICA explicação viável.
Sim.
E usa camuflagem perfeita de acordo com o ambiente.
"Existem, existem os discos voadores" - ler com a voz do Sr. Barriga quando ele toma uma cacetada do Chaves kkkkkk. Brincadeiras a parte, acreditar é uma escolha, tu opta no que quer acreditar como diria a célebre frase do Arquivo X, eu acredito que existe vida inteligente por aí, mas a gente se encontrar é outra história. Analisando a teoria do Oumuamua ser uma sonda/destroço alienígena não é tão irracional assim, mas nunca comprovarão.
Os ETs existem e estão na terra a milênios. (Não é ironia).
@@j.hirata785 Sim eles que governam o mundo junto com a nova ordem mundial.
Hahahshshshshshshslskkkkkkkkkk
Tudo é possível existir no universo
@@ej3408 concordo!
Esse charuto ou "troço " voador não passa de um objeto extragaláctico que adentrou o nosso Sistema Solar. Agora, a imaginação humana não tem limites.
Olá, já avistei 3 objetos voando juntos as 17:30 da tarde em um dia comum na semana, tinha 18 anos, hoje tenho 45 anos, e foi um grande choque para mim presenciar algo tão incrível o que me chocou por alguns anos pensando, o que tinha dentro destas naves, Deus existe? sem motor sem barulho apenas flutuavam e sumiram. Para mim fica óbvio que o Humoamoa era uma grande nave estelar que usou nossa estrela para se reabastecer e continuar a sua viajem ao desconhecido, pelo menos por nós. E é triste saber o quanto já se sabe sobre alienígenas e naves avistadas e ver uma reportagem científica destas presa no "nosso" conhecimento científico. Mas respeito a ciência.
Tive uma nave em cima de mim a menos de 15 mtrs, com aprocim . 8 mtrs de diâmetro. Subiu reto em menos de 3 segundos desapareceu.
Tive uma nave cilindrica em cima de mim a menos de 15 mtrs, com aprocim . 8 mtrs de diâmetro. Subiu reto em menos de 3 segundos desapareceu.
Parabéns pelas observações colocadas, muito bem esclarecido as suas teses , fiquei bem interessado em ler seus livros.
Parabéns Marcelo, sem palavras pra você. Obrigado pelo privilégio!
Vi uma reportagem do scharza falando sobre a preocupação dos estados unidos com objetos estranhos no céu. oque você acha dos relatos de militares?
Xuarza e Sacani são dois sacanas.
Bom dia Srs/as leitores/as.
Muitos cientistas que foram ridicularizados no passado,
tiveram (mesmo depois de falecidos), sua ideias aceitas como
verdade.
Nesse caso somente o tempo(ele não existe), poderá confirmar.
Manoel, o Eterno Estudante.
Marcelo...
E sobre a teoria do big_bang,não é uma idéia em cima de deduções lógicas...?Por exemplo; a tal radiação de fundo ou a tal da singularidade...Essas narrativas são colocadas no imaginário coletivo como verdadeiras...O que vc me diria a respeito??
Obs: to lendo "A dança do universo"...
Aí não vale a frase do Sagan
Eles podem porque eles são "cientistas" e têm "credibilidade". Isso se chama arrogância. Eles incutem na cabeça das pessoas várias teorias que eles não podem provar. Quando um deles ouça falar que é alienígena, aí é um "absurdo".
Este tal objeto é singular e ainda não existe explicação para ele. Ponto!
@@michelecintramika8482 ??? meu pai eterno olha a anti-ciência agindo. Assiste o video de novo amada, não entendeu.
@@lukitasmol10 Entendi. Mas não descarto nenhuma possibilidades. A ciência astronomica também vive de especulações.
Bom dia irmãos 🙏
Será que vamos ter um Encontro com Rama?
Adorei a história
Tenho certeza que estarei por aqui para ouvir o Sr. Marcelo afirmar : " Sim, eles existem, não somos os únicos aqui "
Vc veremos isso.
Kkkkkkk
Excelente trabalho obrigado
Semana passada o ex-presidente Obama suscitou a questão dos ET's, mas acho que foi só pra desviar a atenção do pouso chinês em Marte.
Muito obrigado professor
Fico imaginando a reunião dos ETs: "Precisamos enviar uma sonda ultra tecnológica que irá atravessar a galáxia e ao mesmo tempo demonstrar nossa inteligência" "Já sei, que tal enviarmos uma pedra?" 🤣🤣🤣🤣
Enviaram um aerolito!
Vc e burro é ? Tudo o q eles sabem e baseado em cálculos eles não tem imagem pra dizer q uma pedra
@@ThiKyle1 não meu amigo, burro é você que não entende uma piada 🖕
Sensacional, fantástico 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Mas qual o problema um cientista dizer que pode ser uma nave ?
Não sabemos o que é, então pode ser qualquer coisa.
Justamente por isso ué. Em ciência, só se afirma um fato através do estudo de sua realidade, de forma que possa se provar a verdade. O mais correto seria esse cientista deixar a hipótese em aberto. Ele poderia finalizar o trabalho científico deixando questões para futuras pesquisas, não afirmar sem ter provas. É assim que funciona a investigação científica.
@@demarxsilva ahmmm ?
🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️
Não foi afirmado, ele diz que pode ser.
Muito bom este vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Olá Marcelo, vc poderia me explicar como um "objeto, uma vez atraído pelo sol", não continuaria em órbita no nosso sistema solar?
Isso é chamado de inércia. Ele simplesmente prossegue. As naves de exploração terraqueas fazem/fizeram isso para chegar aos seus destinos. Aliás há maior probabilidade para o movimento hiperbólico do que para o elíptico, quando um corpo gravita com outro.
Adoro esse conteúdo
1 dia na ciência: “cientistas da NASA provam tal coisa”
Anos depois: “Cientistas descobrem local no universo que quebra a teoria proposta antes”
Ou seja?
Sabemos NADA!
Ainda achamos que somos o centro do universo, mas pelo ego.
Foi muito bom ele ter essa hipótese mais indo mais pelo lado convincente pessoal dele, impressionou muito um artefato desse com tal comportamento no universo tão hostil, porquê lá encima não e nada calmo e não deixá cauda ele foi ousado por sai desse conservador
Regra para ganhar muito dinheiro e ser popular:
Fale o que as pessoas querem ouvir.
Eu havia visto algo assim num jornal ou vd na internet. .achei interessante. De acordo com o que disseste, se era material congelado, perto do sol desintegraria. Eu fico com a ideia de ser algo lançado no espaço para pesquisa, de acordo com a rota mostrada. e se fosse um material qualquer teria sido apanhado pela gravidade. Com tudo é algo interessante viajando pelo nosso sistema solar. Gostei da apresentação. Em nosso Universo ha coisas que nossa imaginação terráquea não tem a menor ideia.
Primeiramente gratidão!!! obrigado de ❤️ coração professor Marcelo por trazer ciência de modo tão degustável divergente do pão que vem acompanhado com circo que tem por aqui no tubo aos montes😤☺️ 🙏🤝🙏
Mais uma aula do Marcelo, parabéns