Estava procurando informação exatamente sobre esse assunto, Thiago. Li que em geral as recomendações são para não usar o banho prolongado/permanente em nada que fosse de 3k em diante, mas existe bastante informação conflitante, alguns ferreiros renomados o fazem, já outros não recomendam. Realmente no caso dessa king é uma questão que precisa de atenção. A pedra 1k absorve bem a água e aparentemente não encontra problemas no banho prolongado, já o lado 6k...Assisti um vídeo esses dias de um rapaz com uma naniwa vietinamita, 1k-3k. No caso dele a de 1k apresentou 2 rachaduras, 6 meses de "permasoaking" e muito uso no lado 1k, esses foram os relatos. No canal do Ryky, Burrfection, temos um relato de dano no lado 6k da king dupla, apesar de não ter trincado, a pedra perdeu abrasão e passou a agarrar o metal, não realizando o polimento apropriado. Fica complicado para o iniciante concluir precisamente o que fazer. Eu mesmo tenho uma king 1000 e uma tramontina 400/1000 em banho permanente com água + solução de água sanitária. Não observei nenhum problema em ambas, mas fica aquele receio no canto da mente. Gratidão pelas informações.
Já ouvi da King 1K perder velocidade de corte com permasoak mas rachar nunca ouvi. Não pesquisei sobre a Tramontina. Infelizmente nem sempre o fabricante passa os dados e quem fala na net muitas vezes passa informação errada. Eu coloquei a King 6K de molho por recomendação de youtuber e ela trincou. Depois disso prefiro molhar o mínimo necessário para acumular agua na superfície da pedra durante afiação. Assim não depende de ninguem e não tem como errar. Por outro lado se vc ja deixou de permasoak por muitos meses e não deu problema a chance de dar problema agora cai bastante. Está em permasoak faz quanto tempo?
@@thiago.assumpcao Alguns meses. Adquiri ela no começo do ano, já engatinhava na afiação com uma carbeto de silício 120/320 da starret, esse ano resolvi testar a king depois de topar na 400/1000 da tramontina -_-. A tramontina provavelmente é um knock off desses feitos na china, óxido de alumínio com algum aglutinante porco, derrete feito manteiga, nem vale a pena se preocupar. Se eu tivesse encontrado o teu canal e o do leônidas antes, provavelmente teria pego uma naniwa 1000/3000, agora que eu já sentei na tramontina, é usar até virar dressing stone. Apropósito, eu estou em busca de uma pedra de finalização, particularmente a king 4000 ou 6000.Vi que tem 2 modelos principais de cada, os que estão no meu alcance são a s-25 4000 e a s-3 6000. Você teve experiência com a king 4000? Se sim, poderia me informar o que achou das duas? Gratidão.
@@AndreBorralho Como pedra de finalização o que eu mais gostei aqui foi a Naniwa 1000/3000, Strop de Jeans com pasta diamantada Solingem e Ardósia condicionada no pó de carbeto de sílica 120. O resultado com ardósia pode variar pq é pedra natural mas como o custo é muito baixo vale a pena testar. Grit alto faz mais diferença para facas melhores. Facas com 53 HRC eu uso apenas a pedra Phoenix Laranja 400 ou subo até no máximo 1000. Nas facas com dureza 57 - 60HRC prefiro polir mais o fio Pedra 1K já é um acabamento muito bom para facas de uso geral, muita gente prefere parar por ai mesmo tendo pedras de polimento. Pra vegetais realmente não faz nenhuma falta subir grit acima de 1K. Aqui eu prefiro finalizar entre 3 e 6K porque corto muita carne crua.
@@thiago.assumpcao Entendi, Thiago, agradeço a atenção. Meu uso caso coincide em ser parecido com o seu, tenho 2 facas que finalizo na king 1000, uso quase que 100% para limpar peças de carne, apesar dos aços não serem nada demais e a king já atender a necessidade, acabei entrando no buraco de minhoca kkkk. Nas outras facas eu costumo deixar o fio de 320 da starret. A senhorinha dona da casa costuma ser bem ríspida com os vegetais e com a tábua de corte 😂
Thiago, vc poderia comentar a qualidade do aço dessa faca Tramontina usada no vídeo. Quero comprar uma faca desse modelo mas que tenha um aço que suporte os usos de um pescador. Esse modelo é muito útil. Até tenho uma da Mundial mas o aço não é lá essas coisas, perde o corte com muita facilidade. Aceito indicação, notadamente se for desse modelo mais simples.
Essa é uma faca de aço carbono com cerca de 53HRC. Tem uma boa geometria e pega um fio legal mas durabilidade não vai ser tão boa comparando com facas mais duras. Eu gosto dela considerando custo benefício mas para uso em barco de pesca parece furada pq vai enferrujar. Uso em ambiente profissional peixaria tambem da problema com vigilância sanitária por ser aço carbono. Se vc for usar em barco de pesca o aço ideal pra evitar ferrugem vai ser caro. LC200N ou Vanax são os melhores mas são caros. As facas inox mais em conta não sei se aguenta corrosão, só testando. Faca inox barata geralmente é em aco 420 que não dura tanto fio mas a resistência a oxidação costuma ser melhor que muito aço Premium. Nessa mesma faixa de preço tem as facas da Corneta. Geralmente tem cerca de 55HRC, geometria de fio é ruim então precisa dar um bom desbaste de alívio para ter boa performance. Eles não falam o aço então não tenho muito parâmetro para falar de resistência a corrosão, só sei que em casa não me deu problema.
No vídeo abaixo explico o básico de afiação incluindo como manter o ângulo. ua-cam.com/video/1qlIHk6HcS4/v-deo.html Hoje faço um pouco diferente. Afio com a pedra na lateral e um dedão na espinha, isso da segurança que os dedos perto da pedra não vão deslisar para a pedra e me cortar. No video " Rapando cabelo em 1:20 " uso essa técnica nova.
Boa noite Thiago! Eu comprei uma pedra na qual veio as orientações em japonês, entrei no Google tradutor japonês 》Português e fui no desenho de uma máquina fotográfica do lado direito e bati a foto das escritas em japonês e automaticamente já traduziu na tela do meu celular.
Sim, eu tb faço isso. Cheguei até a mostrar isso em um vídeo anteriro. Na king 300 e na Shapton Kuromaku fala que é splash and go. Na King 1k/6K KDS nao fala nada.
Thiago, estou querendo comprar uma faca VG10 para uso 100% caseiro, minha primeira opção era uma century já que quero manter o valor por volta de 200 reais.. Você recomendaria a Xituo, a VG10 supostamente com damasco está por 220 ou seria melhor uma century mesmo?
Se vc usa faca chefe de modo correto, sem impacto e sem tocar em osso eu ia de Xituo Butcher sem pensar duas vezes. É uma faca excelente. Ganha fácil da Century tanto na capacidade de corte quanto na durabilidade de fio. Não sei se é damasco de verdade mas a superfície em alto relevo ajuda a reduzir adesão e resistência. Já comprei outro modelo da Xituo em VG10. Boa faca mas a performance não é a mesma da Butcher.
@@thiago.assumpcao então, depois de umas pesquisas fiquei entre a butcher ou uma vg10 da xinzuo que parece ter maior credibilidade no mercado e tbm é mais bonita haha, entre as duas a butcher ganha?
@@alezganem A única pedra 1000 /6000 que eu conheço é a King. Não recomendo, ela tem alguns problemas. O lado 1000 é de soak e o lado 6000 é splash and go. Se quiser usar precisa colocar apenas metade da pedra de molho. Se colocar toda de molho algumas vezes não da problema mas fazendo com frequencia pode quebrar. Eu não sabia disso e depois de um ano de uso a minha trincou. Outra coisa, apesar de ser uma pedra 6K e suavisar o fio como uma 6K a potencia de corte é equivalente a uma pedra 1000, ou seja a largura da crista é a mesma tanto da 1K quanto na 6K. Pra faca isso importa pouco porque a 1K ja rapa cabelo mas se quiser algum dia afiar navalha ela é uma péssima escolha. O terceiro motivo é que ela custa mais caro que a Naniwa 1000/3000 que não tem nenhum desses problemas. Tem review das duas aqui no canal. Para finalizar facas de uso geral se considerar pedras de grit único ou strop com pasta tem várias outras boas opções de baixo custo e boa performace como a Vonder 2000 e strop de Jeans de parede com pasta Solingem.
@@alezganem Xinzuo é uma marca muito boa. Excelente controle de qualidade. A faca deles em 10Cr15MoV tem dureza aproximada de 60HRC. O aço não envelhece por microfratura indicando bom tratamento térmico. O Sanmai de Damasco é real e não some mesmo fazendo um desbaste de alívio agressivo. Capacidade de corte é superior a da Tramontina Master, que por sua vez é superior a da Century. Xituo Butcher não tem nenhum erro grosseiro de acabamento mas realmente o acabamento da Xinzuo é superior. A vantagem da Butcher é na capacidade de corte, é notável a diferença de performance na hora de cortar vegetais duros como cebola. Ambas sao boas facas mas prefiro a Butcher. Ouvi relato de microfratura com o VG10 da Xituo mas não foi essa minha experiência. 8 meses usando a faca e ela ainda rapando cabelo sem nenhum retoque. Eu não cozinhei com tanta frequencia nesse periodo mas ainda assim ótima durabilidade de fio.
Boa noite Thiago. Parabéns pelo canal e pelos vídeos. Acabei conhecendo o canal por gostar dos vídeos do Sr Cabral e ele indicou num dos vídeos dele. Seguinte, o Cabral fez um gadget com angulação variável, um plano inclinado, em q ele usa a faça sempre na horizontal pra afiar, conseguindo “achar” o ângulo desejado para desbaste de alívio, micro fio, etc. minha dúvida é a seguinte: nos seus vídeos vejo vc sempre adiando na mão livre, sem nenhum dispositivo de ajuste de ângulo. Gostaria de saber q técnica vc usa ou como vc faz para determinar com exatidão em qual ângulo está fazendo a afiação. Desculpa por me alongar nas palavras Grande abraço
Oi Carlos, boa noite. O Cabral é excelente, tb sigo o canal dele. Uso um pouquinho de matemática. Altura da base da faca multiplicado pelo seno do angulo desejado é igual a quanto vc precisa subir a espinha. Só jogar na calculadora altura da base*sin(15) e da o resultado. Único cuidado é que calculadora com angulo em radiandos da tudo errado, precisa configurar para graus. Isso eu fiz uma vez só para saber o angulo exato que eu estava fazendo. A maioria das minhas facas chefe tem cerca de 5 cm de altura então já sei onde fica a marcação no dedo para 10 e 15 graus. Se eu falar 5 graus eu apenas subi o mínimo a espinha suficiente para ela não fazer contato. Se falar 3 graus ai eu nem subo a espinha, deito a faca na pedra e faço pressão apenas perto do fio. Meus cutelos de vegetais tem aproximadamete o dobro da altura então dobro tb a minha medida. Faca de legumes tem cerca metade da altura da faca chefe então uso metade da altura tradicional. O valor não sai exato mas da uma ideia aproximada do angulo que estou fazendo, ou da técnica de desbaste usada.
Pode usar óleo em qualquer pedra o problema é tirar o óleo depois. Pedras com ligante magnésio não pode usar sabão ou corre risco de danificar a pedra. Chosera e Kuromaku sei que tem ligante magnésio. Como os fabricantes não falam qual é o ligante eu evito usar em pedras caras. Carborundum 120/320, Mundial 120/220, Vonder 120/240 já usei com oleo. Funciona legal mas é bastante lambança. Testei só um pouco de óleo na Vonder para melhorar retenção de água. Para trabalho leve não vejo necessidade mas para um desbaste pesado eu curti. As únicas pedras que adotei oleo puro foram as pedras naturais de polimento. Usa quantidade mínima e nada de lambança.
Usar a seco vc aumenta o desgaste da pedra e corre risco de danificar o tratamento termico da faca. Fio é muito fino e na região de microns do fio a temperatura sobe muito mais do que vc sente na mão. Eu nunca trabalho a seco para evitar essa dor de cabeça mas se vc for fazer apenas um retoque leve é uma opção viável. Pra desbaste pesado aí é furada total.
Na verdade os especialistas agora indicam usar bula de remédio para testar, vamos ver qual papel será a próxima moda, kkkkkkkkkk, vai ser papel higiênico , kkkkkkk, eu me divirto muito com eles.
Bula de remédio é novidade pra mim. Papel ofício é muito facil de cortar, msm facas que passam no teste podem não ter performance que eu gosto. Por isso prefiro rapar cabelo ou cortar papel toalha, melhora durabilidade de fio e a performance comparando com papel ofício. Papel higiênico já testei, é mais dificil que papel toalha, se vira superafiação ou sustenta ai eu não sei.
@Thiago Assumpção estava sendo irônico com os especialistas. Rsrsrsrs. Agora sério, facas para cozinha no dia a dia , como é meu caso, não vejo necessidade de, digamos, tanta técnica, a faca tem que cortar e está ótimo, pelo menos eu vejo dessa maneira. Tive época que comprei algumas facas espetaculares até uma japonesa, mas a que mais uso é uma peixerinha da Tramontina de 20 conto, nem uma artesanal que tenho uso. Então meu talento deixa para as facas da vizinha, rsrsrs
@@flaviop14 Te falar que uma peixeirinha bem afiada é boa msm. Kkk. Não é a minha preferida mas a capacidade de corte dela é boa considerando o preço. É uma das facas que eu já recomendei aqui no canal. Pois é, cada pessoa tem um nível de exigência diferente. Meu pai tem uma Xituo Butcher rapando cabelo mas geralmente usa uma peixeirinha inox com dente que só corta papel oficio. As facas melhores as vezes ele gosta de usar mas geralmente fica pra coleção. Minha mãe tem medo de usar faca afiada. Faca dela não corta nem papel oficio, amassa o tomate e ela acha que está ótima. Cortou isso que importa. Foi assim a vida toda, nunca se cortou por usar faca cega e não sou eu que vai dizer que está errado. Tem um pessoal que é assim, até conhece equipamento melhor mas não liga pra isso. Pra mim uma faca bem afiada faz toda diferença, não que seja é realmente uma necessidade mas acho bem mais agradavel cozinhar assim. Fora isso pra mim parte da diversão é tentar fazer o melhor fio possível. As vezes mesmo que não valha o esforço eu faço uns mega desbaste de alívio só pra passar o tempo.
Boas dicas! Principalmente sobre pedras splash and go!
Vlw
Excellent videos, I think you are spot on. Very accurate and realistic advice.
Thanks
Excelente 👏🏼👏🏼👏🏼
Vlw
Estava procurando informação exatamente sobre esse assunto, Thiago. Li que em geral as recomendações são para não usar o banho prolongado/permanente em nada que fosse de 3k em diante, mas existe bastante informação conflitante, alguns ferreiros renomados o fazem, já outros não recomendam. Realmente no caso dessa king é uma questão que precisa de atenção. A pedra 1k absorve bem a água e aparentemente não encontra problemas no banho prolongado, já o lado 6k...Assisti um vídeo esses dias de um rapaz com uma naniwa vietinamita, 1k-3k. No caso dele a de 1k apresentou 2 rachaduras, 6 meses de "permasoaking" e muito uso no lado 1k, esses foram os relatos. No canal do Ryky, Burrfection, temos um relato de dano no lado 6k da king dupla, apesar de não ter trincado, a pedra perdeu abrasão e passou a agarrar o metal, não realizando o polimento apropriado. Fica complicado para o iniciante concluir precisamente o que fazer. Eu mesmo tenho uma king 1000 e uma tramontina 400/1000 em banho permanente com água + solução de água sanitária. Não observei nenhum problema em ambas, mas fica aquele receio no canto da mente. Gratidão pelas informações.
Já ouvi da King 1K perder velocidade de corte com permasoak mas rachar nunca ouvi.
Não pesquisei sobre a Tramontina.
Infelizmente nem sempre o fabricante passa os dados e quem fala na net muitas vezes passa informação errada. Eu coloquei a King 6K de molho por recomendação de youtuber e ela trincou.
Depois disso prefiro molhar o mínimo necessário para acumular agua na superfície da pedra durante afiação. Assim não depende de ninguem e não tem como errar.
Por outro lado se vc ja deixou de permasoak por muitos meses e não deu problema a chance de dar problema agora cai bastante. Está em permasoak faz quanto tempo?
@@thiago.assumpcao Alguns meses. Adquiri ela no começo do ano, já engatinhava na afiação com uma carbeto de silício 120/320 da starret, esse ano resolvi testar a king depois de topar na 400/1000 da tramontina -_-.
A tramontina provavelmente é um knock off desses feitos na china, óxido de alumínio com algum aglutinante porco, derrete feito manteiga, nem vale a pena se preocupar. Se eu tivesse encontrado o teu canal e o do leônidas antes, provavelmente teria pego uma naniwa 1000/3000, agora que eu já sentei na tramontina, é usar até virar dressing stone.
Apropósito, eu estou em busca de uma pedra de finalização, particularmente a king 4000 ou 6000.Vi que tem 2 modelos principais de cada, os que estão no meu alcance são a s-25 4000 e a s-3 6000. Você teve experiência com a king 4000? Se sim, poderia me informar o que achou das duas? Gratidão.
@@AndreBorralho Não conheço nenhuma das duas. Da King só tenho a KDS 1000/6000 mas prefiro a Naniwa 1000/3000.
@@AndreBorralho Como pedra de finalização o que eu mais gostei aqui foi a Naniwa 1000/3000, Strop de Jeans com pasta diamantada Solingem e Ardósia condicionada no pó de carbeto de sílica 120.
O resultado com ardósia pode variar pq é pedra natural mas como o custo é muito baixo vale a pena testar.
Grit alto faz mais diferença para facas melhores. Facas com 53 HRC eu uso apenas a pedra Phoenix Laranja 400 ou subo até no máximo 1000. Nas facas com dureza 57 - 60HRC prefiro polir mais o fio
Pedra 1K já é um acabamento muito bom para facas de uso geral, muita gente prefere parar por ai mesmo tendo pedras de polimento. Pra vegetais realmente não faz nenhuma falta subir grit acima de 1K. Aqui eu prefiro finalizar entre 3 e 6K porque corto muita carne crua.
@@thiago.assumpcao Entendi, Thiago, agradeço a atenção. Meu uso caso coincide em ser parecido com o seu, tenho 2 facas que finalizo na king 1000, uso quase que 100% para limpar peças de carne, apesar dos aços não serem nada demais e a king já atender a necessidade, acabei entrando no buraco de minhoca kkkk.
Nas outras facas eu costumo deixar o fio de 320 da starret. A senhorinha dona da casa costuma ser bem ríspida com os vegetais e com a tábua de corte 😂
Thiago, vc poderia comentar a qualidade do aço dessa faca Tramontina usada no vídeo. Quero comprar uma faca desse modelo mas que tenha um aço que suporte os usos de um pescador. Esse modelo é muito útil. Até tenho uma da Mundial mas o aço não é lá essas coisas, perde o corte com muita facilidade. Aceito indicação, notadamente se for desse modelo mais simples.
Essa é uma faca de aço carbono com cerca de 53HRC. Tem uma boa geometria e pega um fio legal mas durabilidade não vai ser tão boa comparando com facas mais duras. Eu gosto dela considerando custo benefício mas para uso em barco de pesca parece furada pq vai enferrujar. Uso em ambiente profissional peixaria tambem da problema com vigilância sanitária por ser aço carbono.
Se vc for usar em barco de pesca o aço ideal pra evitar ferrugem vai ser caro. LC200N ou Vanax são os melhores mas são caros. As facas inox mais em conta não sei se aguenta corrosão, só testando. Faca inox barata geralmente é em aco 420 que não dura tanto fio mas a resistência a oxidação costuma ser melhor que muito aço Premium.
Nessa mesma faixa de preço tem as facas da Corneta. Geralmente tem cerca de 55HRC, geometria de fio é ruim então precisa dar um bom desbaste de alívio para ter boa performance. Eles não falam o aço então não tenho muito parâmetro para falar de resistência a corrosão, só sei que em casa não me deu problema.
Ótimo, meu caso é pescaria em rios do Centro-oeste, cerca de seis a oito vezes ao ano, não mais que isso.
@@marluciogoncalvesneiva7725 Depois me conta o que vc escolheu aí e se deu conta do recado.
Bom dia ,tem algum vídeo ensinando manter a angulação
No vídeo abaixo explico o básico de afiação incluindo como manter o ângulo.
ua-cam.com/video/1qlIHk6HcS4/v-deo.html
Hoje faço um pouco diferente. Afio com a pedra na lateral e um dedão na espinha, isso da segurança que os dedos perto da pedra não vão deslisar para a pedra e me cortar.
No video " Rapando cabelo em 1:20 " uso essa técnica nova.
Boa noite Thiago!
Eu comprei uma pedra na qual veio as orientações em japonês, entrei no Google tradutor japonês 》Português e fui no desenho de uma máquina fotográfica do lado direito e bati a foto das escritas em japonês e automaticamente já traduziu na tela do meu celular.
Sim, eu tb faço isso. Cheguei até a mostrar isso em um vídeo anteriro. Na king 300 e na Shapton Kuromaku fala que é splash and go.
Na King 1k/6K KDS nao fala nada.
Thiago, estou querendo comprar uma faca VG10 para uso 100% caseiro, minha primeira opção era uma century já que quero manter o valor por volta de 200 reais.. Você recomendaria a Xituo, a VG10 supostamente com damasco está por 220 ou seria melhor uma century mesmo?
estava quereno uma pedra 1000/6000 alguma marca de baixo custo como recomendação?
Obrigado!
Se vc usa faca chefe de modo correto, sem impacto e sem tocar em osso eu ia de Xituo Butcher sem pensar duas vezes. É uma faca excelente. Ganha fácil da Century tanto na capacidade de corte quanto na durabilidade de fio.
Não sei se é damasco de verdade mas a superfície em alto relevo ajuda a reduzir adesão e resistência.
Já comprei outro modelo da Xituo em VG10. Boa faca mas a performance não é a mesma da Butcher.
@@thiago.assumpcao então, depois de umas pesquisas fiquei entre a butcher ou uma vg10 da xinzuo que parece ter maior credibilidade no mercado e tbm é mais bonita haha, entre as duas a butcher ganha?
@@alezganem A única pedra 1000 /6000 que eu conheço é a King. Não recomendo, ela tem alguns problemas. O lado 1000 é de soak e o lado 6000 é splash and go. Se quiser usar precisa colocar apenas metade da pedra de molho. Se colocar toda de molho algumas vezes não da problema mas fazendo com frequencia pode quebrar. Eu não sabia disso e depois de um ano de uso a minha trincou.
Outra coisa, apesar de ser uma pedra 6K e suavisar o fio como uma 6K a potencia de corte é equivalente a uma pedra 1000, ou seja a largura da crista é a mesma tanto da 1K quanto na 6K. Pra faca isso importa pouco porque a 1K ja rapa cabelo mas se quiser algum dia afiar navalha ela é uma péssima escolha.
O terceiro motivo é que ela custa mais caro que a Naniwa 1000/3000 que não tem nenhum desses problemas. Tem review das duas aqui no canal.
Para finalizar facas de uso geral se considerar pedras de grit único ou strop com pasta tem várias outras boas opções de baixo custo e boa performace como a Vonder 2000 e strop de Jeans de parede com pasta Solingem.
@@alezganem Xinzuo é uma marca muito boa. Excelente controle de qualidade. A faca deles em 10Cr15MoV tem dureza aproximada de 60HRC. O aço não envelhece por microfratura indicando bom tratamento térmico. O Sanmai de Damasco é real e não some mesmo fazendo um desbaste de alívio agressivo. Capacidade de corte é superior a da Tramontina Master, que por sua vez é superior a da Century.
Xituo Butcher não tem nenhum erro grosseiro de acabamento mas realmente o acabamento da Xinzuo é superior. A vantagem da Butcher é na capacidade de corte, é notável a diferença de performance na hora de cortar vegetais duros como cebola. Ambas sao boas facas mas prefiro a Butcher.
Ouvi relato de microfratura com o VG10 da Xituo mas não foi essa minha experiência. 8 meses usando a faca e ela ainda rapando cabelo sem nenhum retoque. Eu não cozinhei com tanta frequencia nesse periodo mas ainda assim ótima durabilidade de fio.
Boa noite Thiago. Parabéns pelo canal e pelos vídeos. Acabei conhecendo o canal por gostar dos vídeos do Sr Cabral e ele indicou num dos vídeos dele.
Seguinte, o Cabral fez um gadget com angulação variável, um plano inclinado, em q ele usa a faça sempre na horizontal pra afiar, conseguindo “achar” o ângulo desejado para desbaste de alívio, micro fio, etc.
minha dúvida é a seguinte: nos seus vídeos vejo vc sempre adiando na mão livre, sem nenhum dispositivo de ajuste de ângulo. Gostaria de saber q técnica vc usa ou como vc faz para determinar com exatidão em qual ângulo está fazendo a afiação.
Desculpa por me alongar nas palavras
Grande abraço
Oi Carlos, boa noite. O Cabral é excelente, tb sigo o canal dele.
Uso um pouquinho de matemática. Altura da base da faca multiplicado pelo seno do angulo desejado é igual a quanto vc precisa subir a espinha. Só jogar na calculadora altura da base*sin(15) e da o resultado. Único cuidado é que calculadora com angulo em radiandos da tudo errado, precisa configurar para graus.
Isso eu fiz uma vez só para saber o angulo exato que eu estava fazendo. A maioria das minhas facas chefe tem cerca de 5 cm de altura então já sei onde fica a marcação no dedo para 10 e 15 graus. Se eu falar 5 graus eu apenas subi o mínimo a espinha suficiente para ela não fazer contato. Se falar 3 graus ai eu nem subo a espinha, deito a faca na pedra e faço pressão apenas perto do fio.
Meus cutelos de vegetais tem aproximadamete o dobro da altura então dobro tb a minha medida. Faca de legumes tem cerca metade da altura da faca chefe então uso metade da altura tradicional.
O valor não sai exato mas da uma ideia aproximada do angulo que estou fazendo, ou da técnica de desbaste usada.
Se puder fale um pouco sobre as pedras que usam óleo mineral. Se no lugar do óleo pode usar com água ou a seco. Obrigado
Pode usar óleo em qualquer pedra o problema é tirar o óleo depois. Pedras com ligante magnésio não pode usar sabão ou corre risco de danificar a pedra. Chosera e Kuromaku sei que tem ligante magnésio. Como os fabricantes não falam qual é o ligante eu evito usar em pedras caras.
Carborundum 120/320, Mundial 120/220, Vonder 120/240 já usei com oleo. Funciona legal mas é bastante lambança.
Testei só um pouco de óleo na Vonder para melhorar retenção de água. Para trabalho leve não vejo necessidade mas para um desbaste pesado eu curti.
As únicas pedras que adotei oleo puro foram as pedras naturais de polimento. Usa quantidade mínima e nada de lambança.
Usar a seco vc aumenta o desgaste da pedra e corre risco de danificar o tratamento termico da faca. Fio é muito fino e na região de microns do fio a temperatura sobe muito mais do que vc sente na mão.
Eu nunca trabalho a seco para evitar essa dor de cabeça mas se vc for fazer apenas um retoque leve é uma opção viável. Pra desbaste pesado aí é furada total.
Mas ah! Esses professores… vou te contar viu. Ótimo vídeo 😎
Kkk, vlw.
Na verdade os especialistas agora indicam usar bula de remédio para testar, vamos ver qual papel será a próxima moda, kkkkkkkkkk, vai ser papel higiênico , kkkkkkk, eu me divirto muito com eles.
Bula de remédio é novidade pra mim. Papel ofício é muito facil de cortar, msm facas que passam no teste podem não ter performance que eu gosto.
Por isso prefiro rapar cabelo ou cortar papel toalha, melhora durabilidade de fio e a performance comparando com papel ofício.
Papel higiênico já testei, é mais dificil que papel toalha, se vira superafiação ou sustenta ai eu não sei.
@Thiago Assumpção estava sendo irônico com os especialistas. Rsrsrsrs. Agora sério, facas para cozinha no dia a dia , como é meu caso, não vejo necessidade de, digamos, tanta técnica, a faca tem que cortar e está ótimo, pelo menos eu vejo dessa maneira. Tive época que comprei algumas facas espetaculares até uma japonesa, mas a que mais uso é uma peixerinha da Tramontina de 20 conto, nem uma artesanal que tenho uso. Então meu talento deixa para as facas da vizinha, rsrsrs
@@flaviop14 Te falar que uma peixeirinha bem afiada é boa msm. Kkk. Não é a minha preferida mas a capacidade de corte dela é boa considerando o preço. É uma das facas que eu já recomendei aqui no canal.
Pois é, cada pessoa tem um nível de exigência diferente. Meu pai tem uma Xituo Butcher rapando cabelo mas geralmente usa uma peixeirinha inox com dente que só corta papel oficio. As facas melhores as vezes ele gosta de usar mas geralmente fica pra coleção.
Minha mãe tem medo de usar faca afiada. Faca dela não corta nem papel oficio, amassa o tomate e ela acha que está ótima. Cortou isso que importa. Foi assim a vida toda, nunca se cortou por usar faca cega e não sou eu que vai dizer que está errado.
Tem um pessoal que é assim, até conhece equipamento melhor mas não liga pra isso. Pra mim uma faca bem afiada faz toda diferença, não que seja é realmente uma necessidade mas acho bem mais agradavel cozinhar assim. Fora isso pra mim parte da diversão é tentar fazer o melhor fio possível. As vezes mesmo que não valha o esforço eu faço uns mega desbaste de alívio só pra passar o tempo.
@@thiago.assumpcao verdade, falou tudo. Abraço
@@thiago.assumpcao kkkkk a minha mãe é a mesma coisa, acha a faca cega mais segura
Cara leva a sério rsrs
@@lucascastelanoagro kkk. Pois é, acabei aprendendo mais do que precisava mas como o tema é interessante acabei continuando a estudar.
Primeiro like
Hehe, vlw
Huehuehue voadora no título! 🤣
Esse tal professor Leônidas tá mais pra amador 🤭
Rapaz... ninguém supera a afiação flamejante! 🔥🗡😎
KKK, é pra adicionar dano de fogo.
Se for numa faca q tem tempera de mithril, aí mitou...kkk
(Sério, tem picareta vendendo aula de tratamento térmico de mithril kkkkk)
@@natanurso haha... rapaz... eu conheço esse camarada aí do TT mithril desde 2003... O homi é uma lenda! 😅
@@natanurso Kkk, Acho q esse é outro.