Documentário: Consciência Negra | Villa Lobos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024
  • Siga Pettisco no Instagram: www.instagram.....
    Canal DDLJ PRODUÇÕES: / @ddljproducoes3945
    Texto lido:
    Consciência Negra - Autor: Petterson Daher
    É completamente incoerente e impossível falar da história do Brasil, sem antes, e sobretudo não se estudar a história do negro no Brasil. Os primeiros Africanos que chegaram, vieram de Portugal, posteriormente, trouxeram, já escravizados os negros de Senegambia, Alta Guiné e Gongo. Talvez você pense que isso se trata de história, e que na verdade o hoje Racismo é exceção, mas geralmente esse pensamento vem de pessoas com o biotipo muito parecido com o meu, de uma pele branca, sem sofrer nenhum conflito em sua carne, deixamos de perceber os grandes privilégios.
    O dia da Consciência Negra, não pode se resumir somente a uma consciência do passado, a escravidão ou morte do Zumbi dos Palmares. Entretanto, devemos perceber que toda essa luta racial deixou para os nossos dias uma herança de total desigualdade, preconceito e segregação.
    Os filhos de população negra herdaram uma classe baixa, uma moradia em subúrbios periféricos, uma total falta de oportunidades, exclusão, padrões de beleza branco, etiquetas de marginalizados, tornaram-se somente estatísticas, ganharam 400 anos de trabalho e este país cresceu cima de sangue preto, dentre tantas outras coisas, nababescas, que refletem na nossa cultura, e, consequentemente na nossa formação. O dia da consciência negra, deve ser, portanto, um dia para relembrarmos e afirmarmos que essa luta ainda acontece, é uma peleja diária, todos os dias devem ser dias de Consciência.
    Os negros representam 54% de toda a população no Brasil, entretanto parece que essa análise, quando falamos de riqueza não é proporcional. Somente 17,4% da população mais rica do Brasil é negra. Os demais, sempre brancos. Os negros só são maioria nos índices que mostram que 75% das vítimas de homicídio no Brasil, pertencem a eles. Nesse mesmo Brasil mata-se com 80 tiros, mata-se confundindo guarda-chuva com fuzil, o único engano que não acontece, é o fato dos infortunados sempre serem negros.
    O que pode nos encher de esperança, é o fato de que exatamente hoje, em novembro de 2019, o IBGE demonstra que pela primeira vez, os negros são maioria nas Universidade Públicas. A esperança somos nós, não há outra saída. Somente uma educação libertadora e inclusiva, poderá nos conscientizar do real problema da negritude. Que vai muito mais além de falas afirmativas e preconceituosas, mas está presente meticulosamente na estrutura do status quo, ensinada e normalizada.
    Há uma necessidade de termos uma consciência negra, uma consciência humana. Como disse o Filósofo Francês Monstequieu: “Se soubesse algo que fosse favorável ao meu reino, mas danoso ao reino vizinho, eu não diria ao meu príncipe. Pois, antes de tudo pertenço a humanidade, e só por acaso sou Francês”. Não há nada que tire o direito de reivindicar a justiça social para diminuir esse descompasso. Colocando esse crime histórico no debate político.
    A educação libertadora é aquela que entende que o rendimento escolar tem a ver com afetividade. Onde o alunado se ver representado em toda sua identidade na história, na cultura e no respeito. O verdadeiro avanço educacional tem que passar pela autoestima da criança negra. Uma formação que vai muito além do saber teórico, mas de uma escola que com formação teórica, humana, com representatividade e acolhimento.
    #ConsciênciaNegra #DiaDaConsciênciaNegra #Documentário
    Fontes:
    Dados: economia.uol.c...
    brasil.estadao...
    Negros maioria das Universidades Públicas: g1.globo.com/j...

КОМЕНТАРІ • 145

  • @liandraalbertina7439
    @liandraalbertina7439 3 роки тому +10

    MEU DEUS QUE DOCUMENTÁRIO LINDOO!! simplesmente amei! tudo tão perfeito, o texto lindo que a professora Aline leu(sdds dela), a trilha sonora, a filmagem... E ver o sorriso de cada um encheu meu coração de alegria, cada sorriso contagiante MEU DEUS. Amei de verdade esse vídeo, obrigada por isso.

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Lia, sua opinião sempre me enche de muita alegria. Foi um trabalho muito lindo do qual tenho muito orgulho. Infelizmente não consegui repetir esse ano, isso me entristece. Mas obrigado pelo seu carinho e gentileza de sempre.

  • @hanhyareis7586
    @hanhyareis7586 4 роки тому +6

    Muito bom mesmo ficou lindo 😍

  • @brunnanoleto3520
    @brunnanoleto3520 3 роки тому +2

    O quê chamou a atenção do documento de foi forma que falou do preconceito uma convivência harmoniosa entre os alunos participar do vídeo fala sobre como foi sofreu o preconceito pela cor da pele Brunna Borges noleto do 2ano E

  • @gabriellygabizinha7435
    @gabriellygabizinha7435 3 роки тому +3

    O que mas me chamou a atenção que a professora Aline relatou foi a parte em que diz que somos todos negros, pois mostra que não há diferença entre nós, que independente de cor, pele, olhos, e cabelos, que o essencial é a consciência de que a nossa história é negra.
    Gabrielly Nascimento Bittencourt
    Série: 2°A

  • @adryanfjorge
    @adryanfjorge 3 роки тому +2

    Um poema extremamente forte, mas necessário! Que persistência/determinação dessas pessoas em continuarem mantendo e acreditando em sua essência, apesar de todos os preconceitos e obstáculos impostos, isso foi o que mais me tocou. O trabalho foi abordado de maneira complexa, contudo bem esclarecedora. Assim, encerro com a frase de Karl Marx que diz: "A HISTÓRIA DA SOCIEDADE ATÉ OS NOSSOS DIAS É A HISTÓRIA DA LUTA DE CLASSES (RAÇAS)."
    Ps: Mais uma vez, parabéns a todos que participaram! A contribuição de vocês fazem a diferença.
    ✊🏻✊🏼✊🏽✊🏾✊🏿
    Adryan Felipe da Silva Jorge, 1ªA

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Adryan, é sempre uma alegria receber uma devolutiva sua para meu trabalho. Sua gentiliza me enche de motivação para continuar. Obrigado!

  • @juliagomes9219
    @juliagomes9219 4 роки тому +5

    Caraca.. muito bom!! Emocionante

  • @geovanahadley3864
    @geovanahadley3864 3 роки тому +2

    O documentário é espetacular e absurdamente necessário.
    É triste e perturbador saber que já tão jovens, os negros encaram todos os dias o tormento que é o racismo.
    Eu particularmente acho que poderia ter tido uma entrevista com um aluno branco. Pois além de conscientiza-lo sobre a importância dessa luta, mostraria que não são apenas os negros que podem lutar contra o racismo.
    Contudo ainda é um trabalho incrível, com uma importância imensa. Meu parabéns aos envolvidos. SENSACIONAL. ✊🏽❣️
    Aluna Geovana Hadley Da Costa Nascimento.
    3º ano C.

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому +1

      Geovana, ler um comentário como os seus comentário é sempre uma alegria imensa. Sua inteligência e gentileza me fazem um homem muito feliz. Obrigado por todo carinho, tenho muito respeito e carinho por você. Grande abraço!

  • @layzarocha9667
    @layzarocha9667 3 роки тому +2

    Um excelente documentário! Me chamou bastante atenção o poema da professora pois ela define toda a raça negra em um poema. Sermos negro não é somente pele escura e sim ser diferente e valorizamos nossa cultura. Acho que deveria deixar mais relatos de alunos, um excelente documentário das crianças passando seu relato.
    [2• A ]
    [Layza Rocha de Jesus ]
    [Colégio Estadual Professor José Lopez Rodrigues]

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Layza, que alegria em ler um comentário como o seu. Obrigado!

  • @Maycon_Salles
    @Maycon_Salles 3 роки тому +3

    Um documentário muito bom, principalmente pelo uso das músicas, que proporcionou um vídeo muito agradável, parabéns Petterson!

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому +1

      Obrigado por prestigiar meu trabalho Maycon, grande alegria em ler isso!

  • @gabrielaalmeida6021
    @gabrielaalmeida6021 3 роки тому +2

    Me chamou atenção a forma que é falada sobre a consciência negra. Como é na realidade, como as pessoas brancas tem privilégios outro fato que me chamou atenção são que poucas pessoas negras no Brasil são ricas os demais são brancos e que a maioria que morrem vítima de homicídios são negros isso é desumano.
    Colégio estadual prof José Lopes Rodrigues
    Aluna: Gabriela Almeida de Souza
    Série: 3 ano C

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Gabriela, obrigado pelo seu comentário e contribuição com o vídeo.

  • @GroovePure
    @GroovePure 3 роки тому +2

    A produção ficou excelente,não tenho críticas para este Documentário.O que me mais me cativa e a forma simples de cada aluno que foi entrevistado, Pereira,Camilo e Silva Soares.Todos descreveram que já sofreram racismo mas mesmo assim eles não tem vergonha de si,tem orgulho do que são. Afinal todos nós somos únicos,com características diferentes,mas todos somos seres humanos,todos merecemos o mesmo respeito!!.
    Parabéns a todos que participaram e aos produtores um trabalho incrível!!.
    Colégio Estadual Professor José Lopes Rodrigues
    1° B

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому +1

      João, sua gentiliza me enche de inspiração. Obrigado por assistir meu trabalho!

  • @isabellasouza1581
    @isabellasouza1581 3 роки тому +2

    Oque mais chamou minha atenção foi o poema da professora Aline onde ela fala sobre a igualdade que deveria ter entre negros e brancos, que esse assunto deveria ser abordado como no vídeo, acho que deveríamos falar mais sobre isso. É muito importante ser lembrado o dia da consciência negra, e levar isso em prática como o vídeo está sendo abordado. Isabella De Souza Araújo 2 E

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Obrigado por contribuir positivamente com esse vídeo Isabella. Um grande abraço minha querida!

  • @camilamoreirasilva7081
    @camilamoreirasilva7081 3 роки тому +2

    Camila moreira Silva 2 ano C
    O que mais me chamou atenção foi quando o Pereira falou:" Deus me criou assim". Isso mostra que ele também sofreu o preconceito, mas sabe que o racismo não é culpa dele é se aceita como ele é.

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Obrigado por contribuir com o debate Camila

  • @isabellapereira6326
    @isabellapereira6326 4 роки тому +3

    Ficou ótimo adorei

  • @JoaoFerreira-it1od
    @JoaoFerreira-it1od 3 роки тому +2

    chorei assistindo, esse documentário todo mundo tem que assistir.

  • @ellizanniatitogoncalves4175
    @ellizanniatitogoncalves4175 3 роки тому +2

    O que mais me chamou atenção foi a entrevista com os alunos, que mesmo depois de tudo o que passa, continuam sentindo orgulho da sua pele, e de si mesmo. A conclusão que eu cheguei, é que o raacismo está em todo o lugar, até mesmo na escola onde deveria ser um lugar para educação.
    Ellizãnnia Tito Gonçalves 2°B

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Ellizãnnia, que alegria receber sua contribuição. Obrigado!

  • @cauanneborzuk
    @cauanneborzuk 2 роки тому +1

    Documentário incrível professor!! Meus parabéns 👏💕

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  2 роки тому

      Obrigado pelo elogio Cauanne, você é incrível. Agradeço demais sua audiência aqui no meu canal. Grande abraço princesa!

  • @mikaellanascimento947
    @mikaellanascimento947 3 роки тому +4

    O que mais me chamou atenção no documentário foi a forma como os alunos entrevistados se abriram sobre o preconceito é o rascimo que eles viveram, e uma forma enfrentada por eles como ignorar, e ver que uma pessoa rascista não veleriam a pena entrar nessa briga , e também um parte boa do documentário foi a forma orgulhosa de como eles se sentia com sua cultura com sua cor de pele sem se mostra a vergonha que muitas pessoas de outras etnias ainda sente.
    Mikaella nascimento 2° ano C
    Colégio Est. Prof. José Lopes

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Uaaaau Mikaella, Obrigado por contribuir com o debate!

  • @maryazevedo8313
    @maryazevedo8313 4 роки тому +4

    CARALHO, me perdoe o palavrão, mas que vídeo maravilhoso!! As imagens, cenas, narração, depoimentos...tudo, ficou magnífico! Tu me orgulha a cada dia que passa ksksk ❤

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  4 роки тому +2

      Maria Maravilinda ❣️ obrigado por todo apoio de sempre. Fico muito feliz que tenha gostado. Foco na evolução!

  • @ashleycristinny8574
    @ashleycristinny8574 3 роки тому +3

    Que trabalho incrível.. Documentário bem emocionante!! Parabéns!
    O que mais me chama atenção são como eles lidam com o racismo desde de novos, dando importância a a sua origem e não a cor de pele. “Nasci dessa cor, nasci negro” um garotinho falar isso tem tanto importância hj, me chama muita atenção como eles lidam com os preconceitos..
    Ashley Cristinny 2A

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому +1

      Que alegria receber um elogio como o seu Ashley. Obrigado por estar aqui presente! Grande abraço!

  • @marianelobo6479
    @marianelobo6479 3 роки тому +2

    Esse formato de vídeo, documentário foi muito bem produzido pensando- se em todos os aspectos desde um dia normal no Colégio a um depoimento da vivência de alunos sobre esse dia essa consciência do assunto, professoras que sabem o que dizem abrindo mentes e ótimo poema escolhido, não tenho do que reclamar achei tudo inovador e informativo.
    Mariane Rebeca 3°ano B
    Colégio José Lopes

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Mariane, que comentário bonito. Fico muito feliz e mega incentivado com ele. Obrigado!

  • @spzin0175
    @spzin0175 2 роки тому +1

    Cole felas

  • @tallesv.236
    @tallesv.236 3 роки тому +2

    Foi um belo trabalho tanto para o quesito social histórico como a produção audiovisual. Me chamou bastante atenção as entrevistas, justamente por transmitir sua trajetória e mostrar o orgulho de ser negro, mostrando a luta diária pra essa causa, na qual TODOS devem batalhar juntos todo o tempo !
    TALLES VINICIUS R. MACHADO
    COLÉGIO EST. JOSÉ LOPES RODRIGUES
    3°C

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Talles, obrigado por contribuir e gostar do meu trabalho. Grande abraço!

  • @camiressantos1029
    @camiressantos1029 3 роки тому +2

    Como vários outros alunos citaram aqui nos comentários, oq mais me chamou atenção foi a maneira pela qual o tema foi abordado, abrindo as nossas mentes sobre vários quesitos, o poema citado pela professora Aline é espetacular, não tenho mais oq dizer, amei esse documentário!
    Aluna: Camires dos Santos Lopes 2E

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Que espetáculo é receber um comentário e participação como a sua Camires. Obrigado!

  • @geovanasantos2889
    @geovanasantos2889 3 роки тому +3

    Uma das coisas que me chamou a atenção nesse documentário é a tão pouca idade desses meninos e já terem passado por esse tipo de situação, que infelizmente ainda existe.
    Quero parabenizar os produtores, pelo trabalho incrível, e aos entrevistados pela força, e coragem.
    Aluna: Geovana dos Santos Bernardo. 3°B
    Colégio estadual professor José lopes Rodrigues.

    • @liandraalbertina7439
      @liandraalbertina7439 3 роки тому +2

      uhul lindaaa, disse tudo!

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Geovana, obrigado por contribuir sempre positivamente comigo. É uma alegria imensa ter o conhecimento em saber que você foi tocada pelo trabalho. Grande abraço minha querida!

  • @mariagabriela1844
    @mariagabriela1844 3 роки тому +2

    O trabalho ficou simplesmente incrível👏
    O que mais me chamou atenção, foi o jeito que os alunos descrevem o quanto tem orgulho da sua pele ser negra.
    Parabéns pela a iniciativa, gostei bastante do vídeo!!!
    Maria Gabriela 2°A

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Obrigado por sua contribuição Maria!

  • @annekarolyne64
    @annekarolyne64 3 роки тому +2

    O que mais me chamou a atenção foi o depoimento da Silva Soares, ver que apesar dos comentários negativos a seu respeito, ela ainda teve orgulho de ser quem ela é, orgulho da sua cor, me comoveu, e cheguei a conclusão que é de extrema importância esse tema ser abordado com mais frequência, não só em datas comemorativas. Achei um vídeo inspirador, com um tema bem abordado.
    Anne Karolyne Rafanhin dos Reis 2°E

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Anne, obrigado por comentar e contribuir com meu trabalho. Você é sensível e maravilhosa mulher!

  • @josepedrosouza9425
    @josepedrosouza9425 3 роки тому +1

    Um ponto que me chamou bastante atenção no documentário é devido ao fato que a maior parte dos alunos mostrados em sala, são negros, deixando claro que os negros representam uma porcentagem maior também nas escolas e colégios estaduais. E tal fato pode-se fazer analogia a uma informação citada no vídeo, sobre que apenas 17,4% da população RICA do Brasil é negra, deixando mais evidente que a opção para a maioria dos negros que não tem a devida condição, é optar pelo ensino público ao invés do privado.
    Colégio Estadual Professor José Lopes Rodrigues
    Aluno: José Pedro B. de Souza Lima
    Série: 3º ano C

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      José Pedro, que felicidade é ter seu comentário por aqui. Obrigado por todo carinho e gentileza com meu trabalho. Sinta-se sempre bem-vindo. Você é um grande parceiro. Abraços!

  • @guilhermeborges905
    @guilhermeborges905 3 роки тому +1

    Bom trabalho Peterson sucesso
    Ótimo vídeo

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому +1

      Uma alegria receber seu elogio e contribuição Guilherme. Um abração meu queridão!

  • @nicolyfeitosa9369
    @nicolyfeitosa9369 3 роки тому +1

    Oque mais me chama atenção é como tudo é real,em ter alguma abordagem melhor...talvez em exemplos também de professores que tenham sofrido algum racismo em sua posição trabalho.Chego a conclusão de que todo dia é dia de se falar sobre esse assunto,e que isso deve ser tratado diariamente nas escolas.Devemos tentar eliminar o preconceitos das novas gerações. (o mesmo comentário que postei no vídeo no yt)
    Nicoly Feitosa Pacheco 1ano"d"

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Nicoly, seu comentário é um misto de gentileza e inspiração. Obrigado! Muito feliz em te ver acompanhando meu trabalho!

  • @hyngridhlorranny1126
    @hyngridhlorranny1126 3 роки тому +1

    O que mais me chamou atenção foi a forma como eles falam e o orgulho que eles sentem por ser exatamente como são. A forma que eles se expressa desde tão novo. Vídeo incrível e muito útil para todos..
    Hyngridh Lorranny 2°A

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Hyngridh, obrigado por sua contribuição!

  • @agradecoporparticipar8791
    @agradecoporparticipar8791 3 роки тому +1

    Heber S.Campos. 1°B - CEPJLR
    Gostei muito do dumentário, rápido e rico em conteúdo o que mais me chamou a atenção foram as entrevistas com os alunos, mostrando um pouquinho de suas esperiências e seus pontos de vistas a cerca do racismo vivenciado por estes , só gostaria de ter visto mais sobre a história de outros grandes ícones da luta pela ascenção Negra no Brasil além do tradicional Zumbi dos Palmares, é claro sem deixar de dar sua devida importância a suas lutas.

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Heber, que alegria é receber comentários como o seu. Me enchem de alegria e inspiração. Obrigado por ver meu trabalho!

  • @marcosxss
    @marcosxss 3 роки тому +1

    É muito difícil citar somente uma coisa a qual me chamou atenção... O que mais me surpreendeu foi a pouca idade dos meninos (Pereira e CAMILO ) já terem sofrido esse tipo de descriminação. Certamente o racismo é um dos preconceitos mais repugnantes e primitivos já existentes. O Documentário foi muito bem elaborado, edição muito boa. Colocou o assunto em pauta de uma forma muito objetiva e clara, me prendeu muito, desde o começo ao fim. Parabéns a todos os envolvidos.

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Marcos meu queridão. Que alegria é receber um comentário tão gentil como esse seu. Obrigado por acompanhar meu trabalho!

  • @deboraoliveira3653
    @deboraoliveira3653 3 роки тому +1

    O que mais me chamou a atenção foi o poema, ele relata de fato a sociedade em que vivemos , infelizmente a nossa sociedade ainda não tem uma estrutura sólida pra lidar com o racismo .A conclusão que cheguei foi que devemos sempre respeitar , independente de qualquer coisa.
    Parabéns pelo trabalho, ficou maravilhoso.
    Sou a Débora Oliveira do 1ºC .

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Obrigado por esse comentário e tamanha gentileza. Debora, você é a melhor!

  • @eduardareis5891
    @eduardareis5891 3 роки тому +1

    O que mais me chamou a atenção foi que falarão muito bem da Consciência Negra, acho que poderia ter abordado melhor os aspectos sobre os alunos, mais o mesmo tempo ficou bom. A conclusão que cheguei foi que tem quer tem mais dia e mês da consciência negra (assim falando da consciência negra).
    Eduarda Dos Reis Rezende 2B

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Eduarda. Obrigado pela sua contribuição!

  • @vitoriaaparecidateles463
    @vitoriaaparecidateles463 3 роки тому +2

    Como disse a pedagoga Kênia, os livros didáticos não aborda esse assunto de uma forma esclarecida, todas escolas deveriam abordar esse assunto como outros também que precisam ser abordados, precisam ser debatidos , eu admiro ao senhor professor Petterson e todos que colaboraram para esse documentário aborda um assunto importantíssimo de uma das origens que é desvalorizada e humilhada a muito tempo e até hoje. e somos todos negros !!! Precisamos de igualdade… (Aluna: Vitória Aparecida 2° D)

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Vitória, fico muito feliz em ter seu apoio e gentiliza.

  • @LucasVieira-oz7hg
    @LucasVieira-oz7hg 3 роки тому +2

    O que mais me chamou atenção e que foi muito bem abordado o tema, a produção do começo ao fim ficou ótima, e a conclusão que eu cheguei e que cada um tem que fazer sua parte, respeitar as pessoas independente da cor da pele, e ajudar essa causa pois ninguém é melhor que ninguém, todos temos que ser tratados com igualdade.
    Colégio Estadual Professor José Lopes Rodrigues
    Aluno: Lucas Vieira Mendes.

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Lucas, sua assiduidade em tudo me enche de emoção. Obrigado! Fico muito feliz que tenha curtido o trabalho, espero que tenha sido leve, divertido e rico em conhecimento!

  • @gabiis.marques
    @gabiis.marques 3 роки тому +1

    Prefeitoooooooooo o documentário, zero defeitos, eu amei de coração mesmo, até chorei muito lindo.
    Gabriella Marques 1° E

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Que felicidade. Sua emoções me enche de emoção também. Obrigado por acompanhar meu trabalho Gabriella!

  • @annacarolinycardosonascime8144
    @annacarolinycardosonascime8144 3 роки тому +1

    O que me chamou mais atenção nesse documentário é que foram entrevistados apenas três alunos é todos eles sofreram racismo imagina se o professor tivesse entrevistado mais alunos será que pelo o menos um ñ iria ter sofrido racismo? E esse é meu questionamento, parabéns pelo vídeo professor ameiii😍
    Aluna: Anna Caroliny Cardoso Nascimento 1° ano E vespertino

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Anna, que felicidade é ler comentários como o seu. Isso me motiva a sempre melhorar. Obrigado!

  • @tiozinbemdali9477
    @tiozinbemdali9477 3 роки тому +1

    O vídeo ficou excelente, desde o conteúdo abordado até as filmagens, trilha sonora, produção e etc, porém creio que poderiam ter influenciado o espectador a buscar e conhecer mais a história dos negros, algumas das sua conquistas, fazerem eles querer saber mais sobre o passado e ter orgulho do mesmo e etc, mas em geral, ficou tudo muito ótimo, deu pra aprender muito sobre o racismo ainda presente na sociedade atual e muitos outros temas abordados.
    Aluno: Mayckon Ferreira Belicio dos Santos - 3°A

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому +1

      Mayckon, fico muito feliz com suas contribuições. Obrigado por estar aqui presente. Um grande abraço meu querido!

  • @Historias_ocultass
    @Historias_ocultass 3 роки тому +1

    O que mais me chamou a atenção foi a parte dos garotos e da garota falando sobre os casos que sofreram de racismo. Mostrando que não sentem vergonha da sua cultuta e nem da sua raça (etinia). A conclusão que cheguei foi que negros são fortes e inteligentes e não precisa ser rebaixados a ninguém pela sua cor e traços.
    Victor Hugo Tolentino dos Santos 2°D

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Victor, é sempre uma alegria receber seus comentário inteligentes e pertinentes. Obrigado por estar aqui, um grande abraço meu parceiro!

  • @julioliveira5968
    @julioliveira5968 3 роки тому +1

    O trabalho ficou muito bom Parabéns aos envolvidos. O que mais me chamou a atenção são crianças que mal entraram em contato com a realidade sofrerem tantos preconceito apenas por serem de cores diferentes, mais apesar de todo o preconceito não sente vergonha ao contrário são muitos orgulhosos e e assim que devemos leva a vida passa por cima de qualquer preconceito e ser feliz. Devemos respeitar a todos independente de sua deficiência,cor ou estado social.
    Juli Gianni Gabriely 3° ano B

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Juli, que emoção é ler um comentário tão humano e gentil como o seu. Você é, sem dúvida, a melhor. Parabéns e obrigado!

  • @biancaaschinelli4565
    @biancaaschinelli4565 3 роки тому +1

    Bianca aschinelli 1C
    O que mais me chamou atenção no documentário foi perceber que mesmo ao longo de anos e décadas, a sociedade continua com um preconceito muito forte em relação aos negros. O mundo se encontra em um constante desenvolvimento,porém não dá para perceber uma mudança positiva em ralação a aceitação da raça e cultura negra.
    Na minha opinião o documentário poderia ter citado algumas histórias negras que mudaram o mundo como a de Barack Obama ou Lebron James, a fim de destacar suas importâncias em suas respectivas áreas, e que, de alguma forma deixaram o seu legado, talento e conhecimento para todo o mundo.
    Contudo, pude chegar a conclusão de é necessário uma mudança mais do que imediata na forma com que a massa enxergue os negros e toda sua cultura, não como espelho do passado e suas atrocidades, mas como um espelho de crescimento,determinação e respeito pelo próximo.

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Bianca, comentários como o seu me enchem de alegria, esperança e inspiração. Obrigado por assistir meu trabalho!

  • @carolinebatista8790
    @carolinebatista8790 3 роки тому +1

    O que mais me chamou a atenção no documentário foram a força de todas às palavras ditas pelo os entrevistados, por trás tendo história, tendo vivência, tendo uma luta que dura anos e infelizmente ainda tem que ser lutada todos os dias.
    Às palavras da professora Kênia me marcaram, sobre a luta não estar baseada apenas em comidas típicas ou músicas, danças típicas e sim uma história marcada. Que não deve ser lembrada apenas no dia da consciência negra e sim todos os dias.
    Caroline Batista Brito 1B

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Caroline, que felicidade é receber um comentário como esse. Obrigado por prestigiar meu trabalho. Você é a melhor!

  • @Dio02808
    @Dio02808 3 роки тому +1

    O vídeo em sua essência é muito bem feito, muito bem explicado, e com um recado simples de entender , para que TODOS possam ver a verdade em suas caras, mostrando que o racismo até hoje existe, até mesmo com crianças, e mesmo parecendo algo bem distante "a abolição da escravatura" é algo muito recente, mas mesmo sendo recente tem de ser levado a sério, mesmo que a abolição ocorresse ontem, todos deveria ser respeitados intendente de sua cor ou etnia.
    Paulo Cezar Gomes Vieira 1⁰D

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Uma alegria receber comentário como o seu Paulo, obrigado por acompanhar meu trabalho!

  • @annajuliaferreira7442
    @annajuliaferreira7442 3 роки тому +2

    Trabalho muito bem feito!!! Imagens, cenas, depoimentos, narração... tudo ficou perfeito👏🏽👏🏽👏🏽 O que mais me chamou a atenção foi o poema, que é um poema muito bonito, e que até então eu não conhecia. O depoimento das crianças “Pereira e Camilo” me marcou muito também, e triste e lamentável ver que crianças dessa idade já sofreram preconceitos por serem negras. A conclusão que cheguei e que a Consciência Negra deve ser lembrada todos os dias, não somente no dia 20 de novembro, e um trabalho diário, temos que ter consciência todos os dias! E temos que batalhar e lutar para diminuir ou até acabar com essa desigualdade entre cor de pele. Precisamos ter voz ativa!
    Aluna: Anna Júlia Ferreira Almeida 3ºanoB
    Colégio Estadual Professor José Lopes Rodrigues.

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Que lindo seu comentário Anna. Obrigado por fazê-lo. Sua gentileza e emoção me deixam cada vez mais feliz!

  • @hksgames7964
    @hksgames7964 3 роки тому +1

    Um documentário simples mas que somente as pessoas de boa mente poderam entender, não precisou de uma equipe de gravação de 70 mil reais e nem de uma edição de Hollywood. Precisou somente das palavras verdadeiras e de um conteúdo verdadeiro

  • @anaclarasilva3400
    @anaclarasilva3400 3 роки тому +1

    O que mais chamou minha atenção foi o fato de casos de racismo acontecerem tão evidentes com crianças e adolescentes tão novas , e eles saberem bem que independente das opiniões e rotulos da sociedade ainda terem orgulho de sua cor e sua raça. TODOS deveriam assistir e conhecer historias como essas. Ana Clara Lima silva 1B

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Ana, obrigado por assistir meu trabalho. Fico muito feliz em saber disso.

  • @graziellysantos8406
    @graziellysantos8406 3 роки тому +1

    O que me chamou mais atenção neste documentário foi a entrevista dos alunos, eles sofrem racismo desde crianças e não dá ouvido para o que as pessoas dizem ou pensam, porque o que eles se importam de verdade é o que eles mesmo pensam. Podemos ter cores diferentes um do outro mas o que realmente nós define não são nossas cores mas sim nossas características.
    Grazielly Dos Santos Souza 1°B

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Obrigado por contribuir significam ente com meu trabalho Grazielly, isso me enche de inspiração!

  • @rhanniellyhadassaamyforeve1125
    @rhanniellyhadassaamyforeve1125 4 роки тому +4

    Ficou incrível caro senhor Pettisco, espero que traga mais depoimentos como esse para a escola. Assim muitas mentes começaram a ver que as diferenças é o que tem de mais belo no mundo

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  4 роки тому +1

      Uou, que honra, fico muito feliz com seu comentário e carinho. Espero que possamos seguir frente a essa luta! Aguardo também vários outros vídeos

  • @san-hiwz2493
    @san-hiwz2493 4 роки тому +2

    Belíssimo Pett!

  • @andersonmenezes9473
    @andersonmenezes9473 3 роки тому +1

    Muito bom o vídeo... Ter colocado os próprios alunos para relatar sobre o preconceito foi algo espetacular... Parabens.
    Anderson Menezes 3°A

  • @thalitadiasagliardi7732
    @thalitadiasagliardi7732 3 роки тому +1

    que lindo esse vídeo. parabéns ❤!

  • @jamillypereira2077
    @jamillypereira2077 3 роки тому +2

    O que mais me chamou atenção foi a humildade é a forma dos alunos falarem que tem orgulho de quem eles são. Esse tema é muito importante para todos, deveria ser mais reconhecido. Como a professora Aline disse " O essencial não é a cor que a nossa superfície expressa, mas sim a consciência de que nossa história é negra ".
    Jamilly Pereira Moisés 1°C

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Que alegria receber seu comentário Jamilly, me enche de alegria e inspiração. Obrigado!

  • @_-xm_spx-_2951
    @_-xm_spx-_2951 3 роки тому +2

    O que mais me chamou a atenção foram as entrevistas com os alunos, acho que poderia ter melhor abordagem nos aspectos das próprias entrevistas, pois foram muito breves, onde cada um poderia falar mais sobre o mesmo, apresentando mais a respeito de suas opiniões, relatos, sugestões, críticas dentre outros. Diante disso conclui-se que independentemente da idade a intolerância racial, já está presente na sociedade. Vinícius G. dos Santos 3ºC.

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому +1

      Obrigado por sempre contribuir de maneira positiva com meu trabalho Vinícius. Um grande abraço meu querido!

  • @brunotavares1961
    @brunotavares1961 4 роки тому +2

    Maravilhoso

  • @lauragabriela6323
    @lauragabriela6323 3 роки тому +2

    Este tipo se documentário é extremamente importante!! Pois essa é a realidade do mundo,o legal é que a maior parte dos alunos são negros,e amei a parte que colocaram 2 garotos negros para falarem sobre o tema..pra vermos que o racismo está desde quando nascem..,e realmente os que mais morrem são dos negros,apenas por serem negros..e isso é muito ruim,fora disso o vídeo está ótimo,bem feito,nada a reclamar.
    Laura Gabriela Barbosa de Oliveira 2°Ano D

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому +1

      Laura, seu carinho e gentiliza me fazem um homem mais feliz. Obrigado por sempre contribuir positivamente com tudo. Você é maravilhosa!

    • @lauragabriela6323
      @lauragabriela6323 3 роки тому

      @@pettisco2759 obrigada,vc também❤

  • @geovannaalmeida5414
    @geovannaalmeida5414 3 роки тому +2

    Gostei muito do que a professora Kênia Patrícia falou, e o que me chamou mais atenção em suas palavras é que não podemos resumir a história do negro a um só mês mas ao longo do ano, pois o dia da consciência negra é o dia de celebrar o resgate diário da nossa identidade. "Todos os dias devem ser dias de consciência".
    Aluna: Geovanna Almeida Rainha 2°D

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Obrigado por esse comentário que me enche de alegria Geovanna! Abraços

  •  3 роки тому +1

    O documentário ficou incrível! Muito lindo❣️
    * Eu apareci no começo do vídeo kkk, mas foi rápido 😰
    Parabéns pelo documentário!

  • @ludhimilaborges3494
    @ludhimilaborges3494 3 роки тому +2

    Que documentário Show !! Parabéns Pettisco e Todos os envolvidos pelo documentário ficou tudo muito bem organizado e o depoimentos dos participantes Camilo, Pereira e da Silva Soares foi emocionante e bastante tocante, espero que toque nas pessoas como tocou em mim 🥺 !! Mais um vez Parabéns à todos, fizeram um ótimo trabalho !!
    Ludhimila Borges 3°C

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Uaaaau Ludhimila. Que comentário maravilhoso! Obrigado por fazê-lo. É completamente emocionante ver você com sua sensibilidade e gentiliza em ação. Um forte abraço minha querida!

  • @felpinho7474
    @felpinho7474 4 роки тому +2

    Simplesmente perfeito

  • @jhennifernicole4071
    @jhennifernicole4071 3 роки тому +1

    Primeiro quero parabenizar esse documentário incrível!
    O que mais chamou a minha atenção foi o depoimento dos garotos, que desde tão novos tem que passar por essas situações, e mesmo assim não se deixam abalar, o fato deles aceitarem a cor deles e ver que o problema não estão neles, mas sim nas pessoas racistas que não tem respeito pelo próximo, me deixa tão feliz, ver o sorriso deles me deixa com o coração quentinho.
    Colégio Estadual Professor José Lopes Rodrigues
    Aluna: Jhennifer Nicole, 3°B

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Jhennifer, que alegria em saber que você curtiu meu trabalho. Obrigado por estar sempre presente em tudo!

  • @leticiasilva3b407
    @leticiasilva3b407 3 роки тому +1

    O que mais me chamou a atenção foi o depoimento dos alunos, que desde novos já passaram por situações de racismo. Fico feliz de saber que eles não se envergonham da cor deles.
    A conclusão que cheguei é que a consciência negra deve ser lembrada com orgulho e que a luta para acabar com a desigualdade continua.
    O documentário ficou perfeito!
    Colégio Estadual Professor José Lopes Rodrigues
    Letícia da Silva de Souza/ 3°B

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Obrigado por contribuir aqui Letícia, fico muito feliz!

  • @ricardohutson1667
    @ricardohutson1667 3 роки тому +1

    Negro tem os seus direitos 🤜🏻🤛🏿♡

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Ricardo, que felicidade é receber seu comentário. Sinta-se sempre bem-vindo a esse canal para ver quantos vídeos você achar necessário. Um grande abraço meu querido!

  • @witoriacaroline8005
    @witoriacaroline8005 3 роки тому +1

    Devo aqui parabenizar você professor pelo grande trabalho que ficou ecepcional e alimentou bastante a nossa alma,nossos pensamentos. Um documentário bem elaborado de forma inteligente,bastante criativo e que não deixou idéias vagas,ou seja, a cada pedaço do documentário foi dito e feito com muito vigor e sabedoria nas palavras. O que mais me chamou atenção foi na entrevistas dos alunos,sendo eles(as) crianças, mesmo que com as palavras simples, breves foi algo maravilhoso,porque mesmo pelo que eles(as) passaram o " racismo" não tiraram o lindo sorriso do rosto e a alegria de viver,pois sabem o seu próprio valor .

  • @brunalopes5042
    @brunalopes5042 3 роки тому +1

    O que mais me chamou a atenção foi a abordagem do tema , foi bastante interessante abordar esse assunto em um lugar extramente necessário que é a escola. Como já diz, a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. A conclusão que cheguei e também que está evidente no nosso meio, é que ainda existe o preconceito e está evidente nas notícias, mídias sócias, e é preciso mudar isso, é necessário, e um das melhores formas, sem dúvida, é a educação, é a humanidade, é aprender a história e é aí, na escola, que nos tornamos quem somos ou a maior parte, não só na profissão mas na sociedade, ser aquele que respeita, aquele que luta por seus e por ele, aquela que ama. E parabéns 😍😍, por esse documentário e todos os envolvidos e as entrevistas que é tocante, nos ensinando e refletindo. ✨
    Bruna Lopes de Oliveira 3 ano C
    colégio estadual professor josé lopes rodrigues

    • @brunalopes5042
      @brunalopes5042 3 роки тому +1

      E por favor , traga mais vídeos assim, é tocante , necessário e lindo 😍😍

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Quando leio comentário como o seu me sinto a pessoa mais feliz do mundo. Obrigado por contribui tão significativamente com meu trabalho. Abraços minha querida. Você é a melhor!

  • @deboraluiza9664
    @deboraluiza9664 3 роки тому +1

    Me chamou atenção a forma a qual o racismo foi abordada, mostrando qual é a nossa realidade, com fatos,dados é opiniões de quem passou por isso. A conclusão a qual cheguei e que acima de qualquer deve se prevalece o respeito é devemos tomar consciência que ainda tem muitas pessoas que sofrem cotidianamente com o racismo é abraçar a causa independente de cor, classe social etc.
    Colégio Estadual professor José Lopes Rodrigues
    Série 3 ano A
    Aluna Débora Luiza de Paula Freitas

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Debora Luiza, que alegria e felicidade em receber o seu comentário. Seus elogios e emoções me enchem de esperança!

  • @lucienegirls6412
    @lucienegirls6412 3 роки тому +1

    Documentário está perfeito!!
    A forma como o assunto foi abordado, a sinceridade que cada aluno falou após passar por comentários racistas, e como eles passaram por isso de cabeça erguida sem sentir mágoa foi oque me chamou mais a atenção.
    Luciene de Jesus Oliveira 1°ano D

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Obrigado por contribuir com meu trabalho, seu comentário me enche de alegria!

  • @rafa7fivem
    @rafa7fivem 3 роки тому +1

    Yes

  • @HellowTMDSN
    @HellowTMDSN 3 роки тому +2

    Eu gostei bastante do documentário. Conseguiu passar um conteúdo interessante de um jeito criativo, com a premissa de "um dia na escola", e foi literalmente, um dia na escola: começando com a entrada dos alunos e terminando na saída deles. O clima também ficou bem legal, não é maçante, e tudo no vídeo parece natural. Não assisto documentários com muita frequência, mas gostei bastante desse.
    - Jackson Victor Caixeta | 2º E

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому +1

      Jackson, é uma alegria imensa receber seu comentário. Obrigado por estar aqui, assistir e prestigiar meu trabalho.

  • @mariaeduardasena9929
    @mariaeduardasena9929 3 роки тому +1

    Amei o vídeo!

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому +1

      Maria, que alegria é receber um comentário como o seu, obrigado! Sinta-se sempre a vontade para conhecer o canal. Grande abraço! ❣️✌🏼

  • @sksigzinn7073
    @sksigzinn7073 3 роки тому +1

    Bom dms

  • @alinesilva7010
    @alinesilva7010 3 роки тому +1

    Primeiramente este documentário ficou maravilhoso , com uma produção incrível , parabéns a cada envolvido neste trabalho espetacular !! O que mais me chamou atenção e me emocionou neste documentário foi a forma de como as crianças negras que já sofreram racismo tem orgulho da sua cor e de expressar que o problema não está nelas , mas sim nos racista que não respeitam essa raça tão importante e linda que são os negros . Me emocionei com a simplicidade e a humildade de como cada entrevistado falou sobre as situações que já passaram por serem negros e mesmo assim levam sorrisos no rosto e orgulho da sua cor. Devemos respeitar todas as pessoas independente da sua cor , pois são todos seres humanos que tem o direito de serem respeitados e amados.
    Aluna : Aline Silva Rocha 3° ano B.
    Colégio Estadual Professor José Lopes Rodrigues.

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  3 роки тому

      Aline obrigado por contribui com seu comentário! Você é maravilhosa!

  • @josapha
    @josapha 4 роки тому +1

    Excelente Pettisco , professores como o senhor mostrando fatos comoventes do racismo na sociedade , que sua ideologia e boa vontade seja passada para as próximas gerações , boa sorte e um abraço de seu aluno Misael .

    • @pettisco2759
      @pettisco2759  4 роки тому

      Obrigado pelo carinho Misael ❣️

  • @perolaleandro7340
    @perolaleandro7340 3 роки тому +1

    Ficou incrível 🤩a edição, a interação com os alunos na própria escola...🤩DEUS abençõe a todos muiiito🙌🏽🙌🏽🙌🏽

  • @AnaClara-gs8xs
    @AnaClara-gs8xs 4 роки тому +1

    muito bom!!