AFA E EPCAR SÃO UMA FRAUDE!!! - Tropa do Arcanjo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 жов 2024
  • 🪖 O Curso de Matemática ESA é um treinamento 100% online e feito sob medida para você gabaritar a prova da ESA em 2023 e conquistar a sua aprovação.
    🗓️ As inscrições vão abrir dia 21 de novembro com um bônus especial e limitado.
    Garanta sua vaga na pré-matrícula abaixo:
    👉 www.tropadoarc...
    Nos sigam nas redes sociais para acompanhar TUDO sobre os Concursos Militares!
    📲 Instagram: @tropadoarcanjo
    ▶️ Tik- Tok: @tropadoarcanjo
    👉 Inscreva-se no canal:
    / tropadoarcanjo

КОМЕНТАРІ • 525

  • @rptrxp
    @rptrxp Рік тому +236

    Sou Piloto de Caça (A-29 e F-5), fui Instrutor da AFA (CCAer e nos dois EIAs) e hoje sou Piloto de Testes da FAB. Uma coisa eu garanto em meus 20 anos de Força Aérea.. VALE A PENA! não desista pelo medo de ser desligado... corra atrás do seu sonho! A dor do arrependimento de não ter tentado é infinitamente pior do que o de não ter conseguido. Os únicos responsáveis por atingir seus sonhos e objetivos são você e Deus, porém o primeiro primeiro passo depende de você, sempre!
    Senta a Púa! BRASIL!

    • @vivianepereira4785
      @vivianepereira4785 10 місяців тому +5

      Muito triste meu filho não foi apto no cardiologista aqui fora os médicos falaram que ele não tem nada 😔o dependia dele ele passou muito triste isso

    • @henriqueez3279
      @henriqueez3279 10 місяців тому +1

      Amigo nasci em 2002 tem a possibilidade de eu me tornar piloto sem ser pela AFA ?

    • @hellovoltapramim3057
      @hellovoltapramim3057 10 місяців тому

      ​@@henriqueez3279ce pode virar piloto civil

    • @ju.morellii
      @ju.morellii 10 місяців тому +1

      @@henriqueez3279Piloto da fab não, só AFA pelo q eu sei. No meu caso, quero seguir como piloto civil.. completamente diferente

    • @DanielDammann-rf9ig
      @DanielDammann-rf9ig 9 місяців тому

      @@ju.morellii​​⁠​⁠​⁠​⁠​⁠ seu comentário me chamou a atenção.. vc acha viável se formar dentro da Força Aérea pra se “esquivar” do custo da formação convencional (em escola de aviação)? Como o mano do vídeo disse, parece se tornar impossível quando não é o seu sonho e vc ocupa o lugar de alguma outra pessoa que assumiria a posição com muito mais desejo

  • @potassio4479
    @potassio4479 Рік тому +160

    RESUMO DO VÍDEO:
    1 - A FAB precisa de 70 aviadores.
    2 - Mandem chamar 200 cadetes aviadores.
    3 - Desliguem 130 aviadores.
    FIM

    • @yasmimbantim1893
      @yasmimbantim1893 Рік тому +10

      Acredito que seja isso mesmo. Se na turma do ano seguinte os “70” selecionados forem pior até que os 130 desligados do anterior, pouco importa. Eles só querem “70” formados aquele ano. (Números aleatórios). Difícil pra quem dedica tanto tempo em prol de uma carreira. 😅

    • @codeina_2019
      @codeina_2019 Рік тому +2

      bom

    • @jeordesluciano3788
      @jeordesluciano3788 8 місяців тому +11

      @@yasmimbantim1893 eu acho isso ridículo. Eu mesmo tentei seguir carreira militar, mas minhas condições financeiras não permitiram. Nem o serviço militar obrigatório consegui realizar, pois tenho uma miopia, nada grave, mas os caras fazem muita exigência sem sentido. Dá raiva porque se tiver uma guerra, aí sim eles vão querer recrutar todo mundo, o cara pode ter só um olho. Sinceramene, ainda bem que não perdi meu tempo com carreira militar, pois depois percebi que a formação intelectual positivista dos militares torna-se um fator limitante na vida de quem exerce essa carreira.

    • @PedroHenrique-lg4cr
      @PedroHenrique-lg4cr Місяць тому +1

      Errado.
      A FAB precisa de 70 aviadores
      Selecionem os 200 mais inteligentes
      Pegue os 70 mais aptos para a aviação
      Dispense os outros 130.

    • @AllanBulhoes
      @AllanBulhoes 12 днів тому

      Teu cu​@@jeordesluciano3788

  • @igornevespereiragloria8697
    @igornevespereiragloria8697 Рік тому +729

    De antemão não falo pela FAB, mas fiz EPCAR e me formei na AFA como aviador ano passado e acho justo que tenha a opinião de alguém formado aqui. Tudo nas Forças Armadas é cuidadosamente estudado e planejado continuamente para cumprir seus objetivos de defesa e integração do país, não para realizar sonhos ou dar sustento e estabilidade. Isso é reforçado durante toda a nossa formação.
    Se o seu sonho é se tornar piloto militar, VÁ EM FRENTE! O sonho é seu, não da FAB, ela não tem nada a ver com isso. Alguns se frustram mesmo, mas muitos se formam e realizam seus sonhos também, assim como eu e outros milhares de aviadores que já se formaram.
    Se você se sentiu desmotivado com esse vídeo ou com outros comentários mas ainda sonha em pilotar, converse com quem já se formou, assista os vídeos motivacionais da AFA e dos outros esquadrões da FAB, esses sim vão te aproximar do seu sonho.
    Qualquer profissão oferece riscos, obstáculos e dificuldades, qualquer caminho que escolher vai te oferecer isso, não é exclusividade da FAB.

    • @AquinoSamuel
      @AquinoSamuel Рік тому +17

      Eu meio que entendo seu posicionamento, e assino embaixo seu comentário. Essa questão de sonho é muito motivadora, mas devemos pensar também na questão da FAB, sobre os interesses do país. Já vi muitos aviadores abandonarem seus "sonhos" para ir para a aviação civil, por causa de salário maior. E não me interpretem mal, não estou dizendo que que o cara não deva ganhar mais, mas é preciso também pensar também no quesito da Defesa, pois é muito tempo e dinheiro investido para formar um aviador militar, e a Defesa deve pensar também nk longo prazo, e selecionar apenas os melhores, não apenas no quesito de conhecimento, atributos físicos e aptidão, mas também um dos msis importantes: vocação.

    • @AquinoSamuel
      @AquinoSamuel Рік тому +24

      Infelizmente alguns não entendem isso, e leva tempo demais para entenderem que só foram para lá por causa de salário, estabilidade e porque é legal pilotar aeronaves à vista dos outros.. Lembrei de uma cena do filme do Rambo em que ele estava naquela crise de identidade, se tudo o que fez teria valido a pena e se deveria voltar à missao.. O coronel começa a contar uma história para ele z respeito de um escultor que escolheu uma pedra, levou para casa e passou meses esculpindo, até que ao mostrar para os outros, eles disseram que ele havia criado uma linda estátua! Aí o escultor disse: - "não fiz nada, a estátua sempre esteve lá! Apenas devolvi sua forma original..."
      - Daí o coronel vira pro rambo e fala:
      - " Não fizemos de vc uma máquina de combate. Nós apenas aparamos algumas arestas"...
      A FAB não forma aviadores. A aviação já está no sangue! O aviador já nasce um! Tudo que a FAB faz é dar o treinamento, e "afinar" as habilidades. Ela não ensina vocação.

    • @renansilvaduarte2410
      @renansilvaduarte2410 Рік тому +18

      Futuro brigadeiro marionete do sistema. Parabéns!

    • @jadson8811
      @jadson8811 Рік тому

      Vc ta só farelo de bolo na beira da boca ainda, recém saído de academia, acaba escrevendo essas merdas mesmo. Logo, vc cai na real.

    • @robertowilliambangoim4856
      @robertowilliambangoim4856 Рік тому +6

      Isso mesmo. Concordo com vc. Escolher uma profissão pode ser futo de sonho. Porém se vc escolher pela profissão vc não se sentirá frustrado totalmente. Busque outra que o motive e lhe atenda o que vc busca. De repente descobre que construir um avião é mais próximo do se sonho que assumir a responsabilidade de proteger nosso espaço aéreo

  • @guilhermevieiradosreis973
    @guilhermevieiradosreis973 Рік тому +112

    Fui excluído da EPCAR em 97/98 no Psico, sem qualquer fundamentação por parte da FAB. Foi uma grande decepção, só percebida por que tem aptidão para uma profissão e vê ela sendo rasgada, literalmente . Estava perfeitamente classificado! Um ano depois, vi colegas que foram aprovados (apesar de não saber distinguir asa fixa de rotativa), literalmente abandonando o curso por conta própria. É meu amigo, a vida é irônica e, muitas vezes, injusta. Mas segue o jogo!

    • @Teuzzinnho
      @Teuzzinnho Рік тому +4

      fez oq mano depois?

    • @neo6six116
      @neo6six116 Рік тому +4

      @@Teuzzinnho provavelmente deve ter virado piloto civil é o plano B pra geral

    • @Henrysw4r
      @Henrysw4r 5 місяців тому

      KKKKKKKKKKKKKK foda

    • @BorntowinMentality
      @BorntowinMentality 2 місяці тому +3

      Cara, eu moro na cidade da Epcar, é surreal como que tem reprovados no concurso deles, até quem já tá preparado reprova, além dos que passam são revogados

  • @ubiratanrocha3451
    @ubiratanrocha3451 2 роки тому +222

    Olá, muito bacana o tema.
    Aliás, parabéns pela sua história e sua contribuição.
    Sou aviador civil com mais de 16000hs nos 33 anos de aviação, dos quais, 27 de bandeira.
    Em todos estes anos conheci e convivi também com oficiais aviadores na reseva.
    Direto ao ponto, o TAPMIL foi um erro que tirou o sonho de muitos jovens em se tornar aviador.
    Era claro que este recurso não seria capaz de avaliar competências ou habilidades para se tornar um aviador.
    A FAB investia 3 anos em um aluno da EPCAR para em seguida eliminá-lo em um teste além de negar outras alternativas como vagas para outros quadros na AFA ou enquadra-lo em vagas específicas no ITA.
    Apesar da aviação militar exigir algumas habilidades que na aviação civil não é necessário mas isto se resolve com três soluções:
    - Investimento em simulador com motion;
    - Instrutores com experiência de vida e dedicados realmente para oferecer todo o suporte técnico e emocional para estimular o aluno a desenvolver todas as suas potencialidades; Não existe aviador bom que consiga ser aprovado se a instrução visa corta-lo. E infelizmente isto existe na aviação em muitos lugares.
    - Aumentar as horas de voos de instrução sem deixar hiatos significativos entre voos pois a atividade é psicomotora.
    Apesar de ser relativo, a experiência mostra quanto mais se voa mais intimidade, segurança e raciocínio adequado se desenvolve sobretudo quando se tem um verdadeiro instrutor.
    O militarismo brasileiro peca pela mudanças frequentes e equivocadas de funções ou cargos a que o militar está submetido ao longo da carreira dificultando ao mesmo atingir o statuts de especialista. Em raros quadros isto não ocorre, como por exemplo, entre Controladores de Voo, Engenharia ( ITA e IME) e Saúde. Porque será?!
    E o outro erro são determinações sem lógica de novos Comandante a cada troca. Se decide alterar tudo que o anterior havia construído.
    Isto impacta na eficiência dos meios e resultados.
    Espero que esta prática antiga esteja sendo abolida um dia, pelo menos na maioria dos setores.
    Não duvido que isso ocorreu com a inserção e retirada do TAPMIL.
    Quem leu a biografia do Casemiro Montegro saberá o que eu estou expondo.
    Abraço.

    • @TropadoArcanjo
      @TropadoArcanjo  2 роки тому +59

      Irmão, muito obrigado pela resposta. Concordo com tudo que você falou. E você tocou em um ponto muito importante que não coloquei no vídeo: a constante mudança de comandos. Todo comandante novo tem uma visão pras coisas e isso atrapalha a continuidade de bons projetos e boas medidas.
      Eu vivi a EPCAr, não cheguei a ir pra AFA, mas sei como são as coisas pelas diversas histórias de amigos meus (alguns formados, outros desligados). Também vivi o IME, que você citou, e vc tá certo. O fato de você estar diretamente ligado a uma única atividade ao longo da sua carreira, te habilita a desenvolver seu potencial máximo.
      Obrigado de verdade por dedicar seu tempo e colaborar tão bem com o tema! A visão de um especialista melhora muito o ponto de vista de todo mundo.

    • @ubiratanrocha3451
      @ubiratanrocha3451 2 роки тому +38

      @@TropadoArcanjo Eu que devo a gratidão pelo espaço. Tive meus sonhos de ingressar na EPCAR onde provavelmente seguiria para AFA. Infelizmente não tinha recursos à época para me preparar adequadamente. Ao longo da carreira da aviação comercial surgiu o desejo de fazer algo pela Educação no país. Hoje, estou fazendo licenciatura em Matemática para contribuir com a educação e se possível sonhos de jovens que como eu no passado ainda não sabe das diversas oportunidades que existem para ingressar em uma boa escola.
      Parabéns mais uma vez pela sua trajetória e pelo seu espírito aguerrido.
      À disposição.
      Abraço.

    • @JMF4
      @JMF4 Рік тому +1

      @@ubiratanrocha3451 Tenho vontade de fazer um curso para piloto de aviação civil. Quanto se gasta para ser um piloto de aviação civil ?

    • @ubiratanrocha3451
      @ubiratanrocha3451 Рік тому +6

      @@JMF4 desculpa pela resposta tardia. Não tinha visto. Não sei se chegará até você essa resposta mas vos digo que a formação é cara.
      É um investimento muito parecido com a de Medicina em uma particular. Porém com uma grande diferença, a medicina oferece oportunidades de trabalho no mercado que a aviação civil não oferece.
      A oportunidade na aviação é muito relativo.
      Não estou aqui querendo te desanimar mas precisaria saber mais de suas condições financeiras e familiares para te orientar a investir na aviação e como ampliar mais suas chances de ingressar no mercado.
      Posso adiantar duas coisas básicas: curso superior e inglês como segundo idioma.

    • @Versus...
      @Versus... Рік тому +2

      ​​@@ubiratanrocha3451 Um comandante da AFA pode ir pra ser um Piloto Internacional ou Nacional de Avião e vai sair bem? Ganha mais que 15k no fim de carreira?

  • @MariaHelena-gg5lh
    @MariaHelena-gg5lh Рік тому +423

    Meu filho é piloto da FAB. Enquanto não se forma há riscos. Costumo dizer que o cara tem que ser um "Deus grego". Só pra quem realmente quer ser piloto e estuda muito, não é para fracos.

    • @umcertoalguem1701
      @umcertoalguem1701 Рік тому +34

      Ué, e quem falou que quem não se forma é fraco, minha senhora? Falou pouco e falou foi muita merda! Respeite quem tenta, quem passa e quem se forma para ser respeitada, ok minha senhora? Ninguém é melhor que ninguém!

    • @MariaHelena-gg5lh
      @MariaHelena-gg5lh Рік тому +60

      @@umcertoalguem1701 vc não entendeu o que eu escrevi. Quando eu disse que não é para os fracos, é que a pressão e exigências são grandes.

    • @antoniogabrielneves7343
      @antoniogabrielneves7343 Рік тому +106

      @@umcertoalguem1701 se o cara passou e você não, é óbvio e lógico que ele é melhor que você nessa área. Esse seu papinho ai de vitimista é muito feio! Saber quem é melhor que nós é um sinal de humildade

    • @shacallziin
      @shacallziin Рік тому +17

      ​@@antoniogabrielneves7343falou pouco e falou bem meu nobre

    • @robertosousa2703
      @robertosousa2703 Рік тому +6

      @@antoniogabrielneves7343 exatamente.

  • @jordanwarrior
    @jordanwarrior 28 днів тому +8

    Eu tentei duas vezes o concurso da EPCAR em 2006 e 2007, e o da AFA em 2005, 2006 e 2008 (minha última tentativa). Não fui aprovado nesses concursos e fui fazer engenharia mecânica. Hoje trabalho como engenheiro, mas, o sonho de de ser aviador permanece vivo como nunca. Na época eu percebia mesmo que os concursos da AFA e EPCAR avaliavam mais a capacidade do candidato de raciocinar com elementos muito complexos e tomar deciões precisas, de forma subita, do que o conhecimento daquele candidato naqueles assuntos. Eu acompanho assuntos de aviação militar há anos. Não sou especialista no assunto, mas, se eu fosse comandante da FAB, elaboraria um concurso da AFA e da EPCAR com os assuntos de matemática e física mais condizentes com a realidade da aviação militar, e montaria núcleos de formação de Oficiais Aviadores da Reserva, somente para quem tiver brevê de piloto privado, piloto comercial e de Piloto de Linha Aérea, meio que ao estilo da Air National Guard da USAF. O aviador da reserva serviria por no mínimo 5 anos e no máximo 10 anos, em alguma unidade que ele fosse designado. Creio eu (minha opinião de entusiasta, não de especialista) que isso deixaria mais dinâmico e barato o processo de obtenção de recursos humanos (pilotos) para a FAB, e teria um contingente maior de aviadores para pronto emprego em caso de conflito armado.

  • @marciofioravante3900
    @marciofioravante3900 2 роки тому +57

    Pessoal, se vc tem um sonho, corre atrás. Tudo que é bom em termos de profissão nesse país, é difícil também, principalmente se vc for de origem humilde. É difícil mas não impossível. Para a aviação, o que o rapaz diz no vídeo faz todo o sentido. Se vc não tiver boa saúde física, mental, emocional, inteligência, raciocínio rápido e aptidão, nem adianta perder tempo com isso. Procura outra profissão. No último ano do ensino médio eu fiz o curso de PP, passei no exame físico, comecei a voar, aí eu percebi que não era pra mim. Sempre sonhei em ser piloto, mas quando comecei a voar vc percebe que não leva jeito. Ainda sim, passei tudo, mas não quis seguir. Então, o jovem tem que ter um plano B. O sonho dele pode dar certo ou não, seja realista. Não vai viver frustrado por que não conseguiu ser piloto. Qualquer profissão é essencial e digna. Eu continuo amando a aviação, tenho amigos pilotos, mas sou feliz com o que faço também. Tente, se não der, trace outros planos e seja feliz.

    • @wellington_olvr
      @wellington_olvr Рік тому

      A única forma de conseguir ser piloto é pela AFA?

    • @marciofioravante3900
      @marciofioravante3900 Рік тому

      @@wellington_olvr para ser piloto da FAB sim. Não sei como funciona para aviação do exército ou marinha, se tem escolas de formação para aviadores. Mas você pode optar pela aviação civil. Basicamente é por meio de uma escola ou aeroclube. Porém, o ruim que vc tem que pagar as horas de voo. Isso que é caro.

    • @velhobugado0230
      @velhobugado0230 Рік тому +1

      Se eu não conseguir ser piloto vou tentar ser PRF

    • @engleshbyge
      @engleshbyge 7 місяців тому

      moça , obg pelas palavras. eu estava precisando ouvir isso🥰

  • @ARUOM100
    @ARUOM100 2 роки тому +86

    É supercomplexo, o zero um da minha turma foi desligado no último ano, fizeram tudo para salvá-lo, mas foi desligado, havia cadetes super relapsos, no chamado e da turma, outros que você olhava para o sujeito não dava nada por ele, mas saíram of. aviadores, outros superatletas também não se formavam, na minha época havia cadetes, turmas mais antigas, já pilotos militares, formados CATRE (anos 70 a 73) em Natal, na academia eram reprovados em voo, pouquíssimos. Agora, nas últimas décadas melhorou em muito a instrução de voo, o índice de reprovação caiu bastante se comparado às turmas anteriores aos anos 80. Ser aviador é questão de ter jeito para a pilotagem, como é tocar piano, mesmo assim, não desista do seu sonho, não tem fórmula pronta tem que passar pela experiência.

    • @TropadoArcanjo
      @TropadoArcanjo  2 роки тому +5

      Falou tudo, mestre! Quem tem o sonho, tem que pagar o preço! Não tem jeito!

    • @quackgarage9551
      @quackgarage9551 Рік тому

      O problema da FAB (e da AFA em si) é que eles não levam em consideração a aptidão no processo seletivo ou mesmo no estágio inicial, é um processo seletivo extremamente defasado (como quase tudo no Brasil).

    • @ARUOM100
      @ARUOM100 Рік тому +10

      @@quackgarage9551 Eu recomendo a todo jovem que quer ser aviador militar que faça no mínimo umas cinco horas de voo no aeroclube, se possível, com manobras acrobáticas, se gostar e sentir confortável, já é um bom indicativo que você poderá ser aviador militar, mas não é garantia absoluta.

    • @quackgarage9551
      @quackgarage9551 Рік тому +1

      @@ARUOM100 Exatamente, é isso que eu falo pra todo mundo que quer ingressar na aviação. Tenha contato com o meio o mais cedo possível e faça um voo de incentivo. Já sobre a FAB em si o buraco é muito mais embaixo, além de possuir um processo seletivo defasado, há uma disponibilidade de vagas minúscula comparada com nossa população.

  • @fabricionovellino8077
    @fabricionovellino8077 Рік тому +48

    O aluno q passa num concurso deste nível certamente passará noutro p piloto das Polícias Civil, Militar e/ou dos Bombeiros de cada estado. Quem sonha em ser aviador tem q correr atrás do seu sonho. O Brasil é enorme e tem carência de bons alunos de alto rendimento. O q ñ pode é a pessoa focar exclusivamente num concurso específico. Tem q tentar tudo q é concurso. E se ñ conseguir passar num concurso de aviador, passe num q te pague bem e q te permita voar na carreira civil. Com um bom salário vc poderá comprar a própria aeronave e voar quando e p onde quiser.

  • @srbrigao
    @srbrigao 9 місяців тому +22

    Quando fui cadete no primeiro ano teve um quarto ano intendente que havia sido desligado em voo no 4° ano, refez o concurso e novamente foi desligado no 4° ano, fez AFA 2 e voltou para o segundo ano como intendente, quando entrei ele se encontrava no 4° ano como intendente.
    Só acreditei nessa historia porque ele mesmo nos contou fazendo um "discurso motivacional" para os aviadores do primeiro ano, lembro ate hoje do olhar profundo e de tristeza dele contando essa historia.

    • @helpme5863
      @helpme5863 7 місяців тому +1

      Há dezenas de comentários por aí de desligados da afa de 10, 20, 30, 40 anos atrás, é uma porrada que deixa marcas para o resto da vida.

    • @marcosjuan285
      @marcosjuan285 5 місяців тому

      Como assim? Ele era intendente ou aviador?

    • @srbrigao
      @srbrigao 5 місяців тому

      @@marcosjuan285 ele foi aviador até o quarto ano, foi desligado em voo. Fez o concurso novamente e entrou como aviador novamente no primeiro ano, no quarto ano foi desligado novamente e fez AFA 2 para ser intendente porque já não tinha mais idade para ser aviador. Senão me engano foi isso.

    • @Antoniosilva-qg5bn
      @Antoniosilva-qg5bn Місяць тому

      Mano o cara literalmente perdeu uns 8 anos da vida dele nisso ai.​@@srbrigao

    • @m4t431
      @m4t431 24 дні тому

      N faz sentido, como ele chegou ao 4 ano 2x? O limite de idade N iria permitir isso. Caso ele entrasse na afa com 18 anos, ele estaria no 4 ano com 21 anos, se ele foi desligado em fevereiro ainda daria tempo de realizar a prova e passar, porém a parte da intendência eu N compreendi, só se afa 2 é uma prova interna

  • @Noite_Estreladaa
    @Noite_Estreladaa Місяць тому +10

    Quero ser aviadora do Exército brasileiro, para isso vou fazer EsPCEx, pois infelizmente o concurso da AFA está diminuindo as vagas a cada ano e por problemas familiares não tenho condições de ficar em casa até os 23 anos apenas "estudando". Vejo a EsPCEx como tudo de bom pra minha vida e espero orgulhar minha mãe, que está me apoiando de todas as formas possíveis kk.
    A todos que querem ser aviadores da FAB, desejo-lhes boa sorte e bons estudos, é isso.

    • @juarezrugani8343
      @juarezrugani8343 29 днів тому

      Aviação é, dom, espírito, força, determinação e raça. Não somente a AFA, mas todas as escolas de aviação são um " funil".

  • @calangot25
    @calangot25 Рік тому +43

    Meu pai foi da afã e eu tb. Mas na época dele os cadetes não eram desligados no quarto ano. Apenas eram reaproveitados na intendência. Acho mais justo

    • @josedemontiervieiras.f2790
      @josedemontiervieiras.f2790 Рік тому

      O que é afã?

    • @yetser2017
      @yetser2017 Рік тому +1

      @@josedemontiervieiras.f2790 afã:
      [Dev. de afanar.]
      Substantivo masculino.
      1.Ânsia, entusiasmo.
      2.Sofreguidão, ambição.
      3.Pressa, azáfama.
      4.Diligência, cuidado.
      5.Trabalho, faina.
      6.Cansaço, fadiga.

    • @josedemontiervieiras.f2790
      @josedemontiervieiras.f2790 Рік тому

      Tá. Entendi.

    • @dkyndo
      @dkyndo 4 місяці тому +2

      ​@@josedemontiervieiras.f2790 acho que ele estava se referindo AFA

  • @srbrigao
    @srbrigao 9 місяців тому +5

    Isso é um super desperdicio de dinheiro, muitos da minha turma foram investidos 3 anos de epcar e 2 anos de afa. 5 anos pagando salario, alimentação, fardamento e tudo mais, para no fim desligar a pessoa.
    Certamente existe formas mais inteligentes de selecionar

    • @iRenan2K
      @iRenan2K 8 місяців тому

      Opa irmão, tudo bom? De qual turma você é? Também passei pela EPCAR e AFA

  • @NivelPiloto
    @NivelPiloto 5 місяців тому +36

    Fui da FAB e garanto que tudo isso que foi dito no vídeo é verdade. Passei anos da minha vida dedicados à vida militar e posso garantir: Não acreditem nessa balela de que vale a pena. Definitivamente não vale. Você vai sacrificar anos da sua vida, passar por processos de seleção rigorosos, pra depois de formado se tornar um mero tapa buracos nas mais diversas áreas da vida militar. Não vai se especializar em nada. Não vai conseguir se planejar, pois a escala de voo é feita pro dia seguinte. Vai aguentar muita encheção de saco (lembrem-se que cada mais antigo que você é seu chefe, então o que não vai faltar é gente te mandando fazer coisa o tempo todo, inclusive estando você em casa). Folgas? esquece, isso não existe na vida militar. Lá a filosofia é que voce é militar 24 horas por dia. 7 dias por semana. Propósito? Não vai ter. Vai trabalhar por um governo corrupto e vai ver seus comandantes beijando a mão de políticos pra conseguirem se manter ou subirem ao generalato. Voar? no máximo 10h por mês... a média de voo de um TENENTE (que deveria ser o que mais voa de todos os oficiais) está na casa das 130h/ano. O resto do tempo é FULL ADMINISTRATIVO, não é descansando em casa não. Se for querer voar Jato ou helicoptero entao, espere voar 90h/ano ou até menos.
    Quer ser piloto de caça? saiba que sua vida vai ser 10x mais difícil que a dos demais pilotos e vc vai ganhar a mesma coisa por isso. A única coisa que faz um piloto de caça aguentar cada dia dele é o próprio EGO!! na cabeça dele as pessaos morrem de admiração pelo que ele faz. Na cabeça dele a FAB é uma instituição honrosa e que planeja meticulosamente tudo que faz. Na cabeça dele, os treinamentos que ele faz servirão de alguma coisa quando uma nação com infinitamente mais tecnlogia o abaterem com míssel BVR e ele nem vai perceber que morreu... Alice no país das maravilhas é o que define esse tipo de gente. Após 7 anos de formação, a FAB conseguiu transformar pesssoas inteligentes em meros imbecis que acreditam no sistema...
    Digo e repito: NÃO VALE A PENA!! Só recomendo que vc entre e se forme na FAB se REALMENTE vc nao tiver condições de bancar suas horas de voo e tem o sonho de ser piloto. Caso seja essa sua situação: Coma o pão que o diabo amassou pra se formar, passe seus 3 anos como oficial e faça o que é certo: largar mão dessa instituição que tá pouco se fudendo pros seus funcionários e se tornar realmente piloto de avião. Pegue toda essa experiência e invista na sua carreira de piloto e se torne piloto de verdade. Não tem comparação. Cada dia que acordo dou graças a deus por ter ido embora dessa merda....

    • @RiquelmeAragao
      @RiquelmeAragao 5 місяців тому +4

      Tô chocado

    • @MariaLuiza-zk5ug
      @MariaLuiza-zk5ug 4 місяці тому +2

      @@RiquelmeAragaoe eu tbm

    • @Viwkwkw631
      @Viwkwkw631 4 місяці тому

      Quase eu caio na da epcar... Jeito é CN ou ESPCEX

    • @luizjunior1793
      @luizjunior1793 3 місяці тому +6

      Excelente desabafo...a primeira vez que vejo alguém mandando a real com toda segurança que a experiência deu. Somente um profissional com muitos anos de experiência e com os pés no chão poderia redigir perfeitas linhas. Quem acordou pra realidade do panorama atual do nosso país tem de concordar com suas palavras. A realidade distoa do sonho. Já fui militar por causa de sonho; mas a realidade é outra.

    • @danielsantanarj
      @danielsantanarj Місяць тому +2

      Ainda bem que opinião é igual a nariz , cada um com o seu e mete ele onde quiser . Só sabe se vale a pena(ou não )quem vai lá , quem ousa , quem tem coragem e disposição de , após cumprir as etapas , falar : " não quero isso pra minha vida " . Viva a vida , pretensos candidatos , o que é ruim pra um não é para outro , porém não ache que militar é pra moleza , tranquilidade ou ganhar um montão de dinheiro , MILITAR É UM SER TREINADO PARA A GUERRA , LIDA COM A MORTE COMO ALGO NORMAL , e isso não tem como ser tranquilo , mas se sonhas , VÁ E VENÇA, não tenha pena de você se seu eu quer

  • @ernestoreis1247
    @ernestoreis1247 3 місяці тому +7

    Foi concursado da aeronáutica na década de 90, raramente via-se um oficial aviador de cor mais escura, tinha um capitão na época, que era revoltado por ter sido reprovado no último ano na AFA, por ser preto, então foi ser infantaria, mais o militar era muito frustado por isso, era um superprofissional, mais não era feliz por causa disso, isso era expressivo em sua vivência. Será que procede mesmo isso?, mais que era raro ver um militar de pele escura, sendo oficial aviador, na minha época era verdade.

    • @Davi3038849844
      @Davi3038849844 4 дні тому

      Tão raro q nas fotos um cadete negro q aparece nas redes sociais era do Senegal. Já vi um ser eliminado na época q ainda não tinha cotas no psicológico

  • @renatoj.s4358
    @renatoj.s4358 2 роки тому +28

    Cadê que dono de cursinho fala desse negócio ? Kkkkk os caras querem e ganhar dinheiro!

  • @katialuciane0305
    @katialuciane0305 Рік тому +6

    Concordo que o exame pra aviação tem que ser rigoroso,,mas se o cadete não for apto pra aviação tem que da uma oportunidade na infantaria ou intendencia, pois se o cara já tá ai na escola a três anos já provou que é um bom militar,e seria injusto dispensalo, sendo que pode ser um ótimo oficial infante ou intendente.

  • @garciajs5185
    @garciajs5185 Рік тому +22

    Lembrando que na AFA não funciona somente o curso de formação de oficiais Aviadores. Assim, para aqueles que desejam seguir carreira na FAB, sem tanta aptidão para pilotagem e que não querem correr alto risco de desligamento, porém vocacionados para uma carreira militar na Força, há a opção dos cursos de formação de oficiais de Infantaria e de Intendência.

    • @NicCabral
      @NicCabral 11 місяців тому

      se entrar como aviador e for reprovado, pode ir para outra área?

    • @ju.morellii
      @ju.morellii 10 місяців тому

      Mas faz um tempo que não está tendo essa opção 😢

    • @LE-vu1jn
      @LE-vu1jn 8 місяців тому

      ​@@ju.morelliisaiu concurso da AFA 5 vagas pra intendência e infantaria

    • @Gestor-o5k
      @Gestor-o5k 7 місяців тому

      Ainda dá para escolher como infantaria?

  • @EdriseViana
    @EdriseViana 7 місяців тому +3

    Não acredito q todos tenham a mesma capacidade só por ter um sonho. Vc tem q ter tendencia, capacidade habilidades para certas tarefas. Se ele não tem habilidade para ser piloto deve ter para intendência ou infantaria, se não se encaixar nas áreas seguintes realmente tem q ser desligado. A sacanagem q eu acho é o cara perder tempo como aluno e ser desligado por não ter habilidade para ser piloto estudando na academia. No início vc já escolhe o q vai ser sem saber se tem as habilidade para tal tarefa e se cometer 3 erros já é descartado. Os alunos q optarem por pilotagem caso não se enquadre para piloto deveriam ser direcionados as outras áreas, e não ser descartados ....

  • @matheusrevoredo2176
    @matheusrevoredo2176 Рік тому +5

    O melhor comentário foi do @Ubiratan Rocha. Foi cirúrgico..o maluco que acabou de se formar ai é um iludido, a FAB está longe de formar bons pilotos e no qusito piloto militar, o caçador geralmente tem um foco bem maior e em geral são razoáveis pilotos pq "treinam mais" os demais não tem horas de voo suficiente para serem bons pilotos em suas reespectivas áreas, e considerando que a guerra moderna não se resume a apenas caças, a FAB está realmente muito aquém do esperado..espera um pouquinho que a rotina de oficial daqui a pouco faz vc mudar de idéia..

  • @mariosergioaazeredo4515
    @mariosergioaazeredo4515 Місяць тому +1

    Muito importante seus comentários, acaba com a ilusão dos sonhadores. Se fizer o concurso tem que estar ciente das possibilidades reais de ser piloto. A FAB está corretíssima em ter mais candidatos do que as reais vagas para formação de pilotos competentes. O famoso funil da capacitação.

  • @JussaniSilva-g7s
    @JussaniSilva-g7s 11 місяців тому +2

    Não são escolhidos por aptidão e sim por parentescos com quem está lá dentro como oficial

  • @AlanTheBest97
    @AlanTheBest97 9 днів тому +1

    Eu sou piloto civil. Vou dar meus dois centavos, não é um caça, mas é avião. Eu não me considero uma pessoa com uma aptidão natural pra aviação. Antes de começar os estudos eu era advogado, me formei novo e me frustrei com a minha profissão e fui atras do meu sonho de voar. Apanhei bastante no meu treinamento e conheço muitos outros que também sofreram e fizeram um número de horas consideravelmente maior que o mínimo necessário pra tirar a licença. Na minha sincera opinião o número mínimo de horas para formação de pilotos de 50horas pra um PP e 150 horas para um PC é uma maluquice. Tem gente que consegue pegar sim, mas com 50 horas você não sabe voar nenhum avião e tem 0 de segurança... Não sei como é a formação na AFA, mas penso que por ser militar você não tenha essa tranquilidade de fazer o treinamento com calma e aos poucos. O treinamento pra aviação é repetição e repetição, não tem jeito, a agilidade de raciocínio vem com o tempo apenas, alguns mais e outros menos, pra aviação cada um tem seu tempo e acredito realmente que com dedicação o suficiente a maioria das pessoas consegue. O grande problema é a estrutura militar que tem um ritimo de treinamento imposto e acredito eu que bem acelerado. Eu aconselho quem está interessado a baixar uns simuladores, aprender a voar direitinho no simulador, talvez comprar um curso na Internet antes pra ver como que é... Talvez até comprar umas horas de voo com um instrutor pra ele te apresentar ao voo real antes. Não é a coisa mais difícil do mundo, mas também não é fácil...
    Eu lembro a primeira coisa que meu INVA falou pra mim no meu primeiro voo foi "Você não vai conseguir" mas não de uma forma derrogatoria, ele me avisou que por mais que eu tenha estudado e ido bem nas provas, provavelmente você não vai conseguir voar tranquilo até mesmo depois de checar o PP, e isso num Boeiro ou Cesninha, em um caça então deve ser 1000x pior. O fato é, ninguém nasceu sabendo a voar, todo mundo aqui é um ser humano, vc não é um pássaro... O grande problema é que na FAB não tem essa de cada um tem seu tempo, a FAB tem o tempo dela e seu tempo é o tempo da FAB. As vezes não é necessário pra vc ser um piloto da FAB também... O curso é caro, mas também não é absolutamente inacessível, vai sair menos de 300mil reais (claro que entendo que MUITOS não tem essa realidade financeira, não quero denegrir ninguém e entendo que cada um tem seus privilégios) mas é fato notório que também muitas pessoas tem essa condição sim, é o preço de um carro muito bom ai, ta cheio de família de classe média andando com um carrão e nem tem tanto dinheiro assim... Questão de prioridades.
    O que eu digo é que o que REALMENTE importa é sua SEGURANÇA! Faz sua formação na aviação com calma, vai aprendendo naturalmente em um ambiente que te encoraje a aprender e não um que te pressione a aprender pelo medo de jogar 4 anos da vida fora... Voando por 4 anos em um aeroclube, eu DUVIDO que uma pessoa que não tem aptidão para o voo não se torne um piloto decente.
    A questão é realmente o treinamento, o treinamento na aviação é difícil... E nem a questão do concurso ser focado em exatas não condiz necessariamente com a velocidade de pensamento da pessoa. Igualmente como uma pessoa faz cursinho e aprende a passar no concurso e fazer conta rápido, a pessoa aprende a voar e a pensar rápido no avião... A única coisa que te treina pra ter aptidão ao voo é voar!

  • @nivaldofrancisco4367
    @nivaldofrancisco4367 Рік тому +37

    Queria entender o porquê tantos filhos de oficiais generais se formam aviadores como por exemplo o atual comandante da FAB o Baptista Junior. A seleção é isenta mesmo?

    • @nomeacaonodou509
      @nomeacaonodou509 Рік тому +10

      O herbert viana(cantor) é filho de brigadeiro, tentou entrar na afa, passou mas tomou ferro no exame médico, isso nos anos 80... regime militar, publicidade precária, não existe essa de peixada ali, rapaz. Vários filhos de oficiais vão pro saco lá.

    • @Felipe_Ribeir0
      @Felipe_Ribeir0 Рік тому +8

      Não sei te responder, mas diria que oficiais tem recursos e conhecimento pra direcionar o filho desde muito cedo, isso certamente faz diferença. Da mesma forma que muito médico é filho de médico.

    • @gilberto2056
      @gilberto2056 Рік тому +6

      Quando eu fui da FAB entre 85 a 87 sabíamos o esquema da "PEIXADA". Entrava pra AFA, tinha 100 vagas pro pessoal com aptidão pro vôo, não sobrava uma pra mim, mas meu pai, tio, avô alguém tinha contato lá dentro ou se eu fosse filho de oficial da aeronáutica, aparecia uma vaga para mim e ficava no vôo.!! Quem não tinha o peixe(padrinho) tinha que se contentar com a intendência ou infantaria.

    • @Anfortnite9280
      @Anfortnite9280 Рік тому +7

      Lógico que tem peixada. A peixada acontece na fase do voo. Claramente os cadetes que tem algum conhecimento com alguém lá dentro,irmão,primo,tio amigo que já seja piloto ou oficial, se torna bem mais tranquilo passar. Quem não tem conhecimento nenhum tem que ser mto foda.
      Não existe peixada nas fases do concurso em si.

    • @Davi3038849844
      @Davi3038849844 Рік тому

      ​@@Anfortnite9280desligam até no pouso forçado

  • @jasonbraga5038
    @jasonbraga5038 Рік тому +6

    Qualquer concurso tem seu grau de dificuldade, porém o candidato tem que ter aptidão minina para Aviação. Em qualquer academia ou escola militar você é checado em tudo, seja na parte física, cognitiva e específica da área de atuação. Seja crítico com você mesmo, eu quero ser isso, se prepare e corra atrás!

  • @joseconceicao1301
    @joseconceicao1301 2 роки тому +7

    Aproveitaria melhor os cadetes no primeiro ano aplicava os testes necessários e aqueles que fossem reprovados daria a chance de escolher de acordo com a colocação o curso de Intendente ou Combatente...faria o remanejamento das vagas dos oficiais auxiliares, aqueles que são oriundos da EEAER. O que acontece hoje é um desperdício do capital humano, esperaram o cara chegar no 9⁰ mês do último ano e o dispensam sem cerimônias, sem chance de reaproveitamento...as Forças descobriram que um oficial RM2 ou temporário é menos custo pra Força...

  • @wanderlucasxz7
    @wanderlucasxz7 2 роки тому +28

    Tenho 15 anos tô estudando pra Epcar, sempre bom ficar por dentro

    • @marcospallanti
      @marcospallanti 2 роки тому +4

      Só vamo, Tenho 17 e tou estudando pra EFOMM
      🥇🇧🇷

    • @gabrielvitor4540
      @gabrielvitor4540 2 роки тому +2

      @@marcospallanti Boa sorte man! Mas se me permite... se eu pudesse voltar no tempo eu não teria cursado a EPCAR...

    • @tiiagocaetano
      @tiiagocaetano 2 роки тому +1

      @@gabrielvitor4540 pq?

    • @marcospallanti
      @marcospallanti 2 роки тому +1

      @@gabrielvitor4540 Obg 🏆

    • @brunojaaj850
      @brunojaaj850 2 роки тому +4

      cara, to na EPCAr. to terminando o primeiro ano agr e eu te digo com toda certeza: vale a pena!

  • @guilhermealvesdelemos9328
    @guilhermealvesdelemos9328 2 роки тому +70

    É errado? Não é errado, é lógico e concordo plenamente com essa maneira de concurso para tal finalidade.
    Agora kkk, morreram todas as minhas vontades de entrar na AFA e na EPCAR. Ta maluco? Passar anos estudando, anos se fudendo, pra ser desligado pq não nasceu com o "dom" ? Sem nenhuma garantia? Se n tiver o dom, perdeu anos em vão? "Ain, n foi em vão, teve o aprendizado e tals" aham... Isso não me sustentará e não me dara um futuro.
    Tenho 17 anos, e agradeço pelo vídeo Arcanjo! O bagulho é focar na formação pelo exército msm.

    • @gabrielcaprioli3999
      @gabrielcaprioli3999 2 роки тому +13

      Pra quem tem o sonho de ser piloto, esse processo vale totalmente a pena, só de poder ter uma chance de conseguir alcançar o grande objetivo(ser piloto) já valeu a pena, realmente só os que sonham com isso vão persistir até conseguir...

    • @stingff1986
      @stingff1986 2 роки тому +7

      Penso da mesma forma , pois a maioria também pensa em ganhar uma estabilidade financeira, e ter tal objetivo destruído após anos de esforço estudando, é foda!

    • @minimessi7422
      @minimessi7422 2 роки тому +7

      @Elias Vasconcelosmano, pela forma que ele falou ai, não deve ter o sonho de ser aviador, e sim busca uma carreira e estabilidade financeira. Creio que o exército seja melhor opção msm.

    • @extremevision7069
      @extremevision7069 2 роки тому +1

      @@minimessi7422 Com quase ctz esse cara não tinha lá o sonho de ser aviador da FAB. Fazer oq se o cara se abala por um vídeo desses

    • @rumoaomilhao_
      @rumoaomilhao_ Рік тому

      Entra na aviação civil, se é o que gosta mesmo e quer ter menos riscos. Ou se não tem condições financeiras e ainda assim quer voar no futuro, pega um concurso público bom que faça conseguir pagar teu curso no futuro. Marinha mercante está pra isso

  • @anscx
    @anscx Рік тому +12

    Selecionaria aqueles com mais horas no Flight Simulator 2020

  • @rodrigodemattos
    @rodrigodemattos Рік тому +6

    Acho que poderia evitar o desperdício de dinheiro público, sim a grana investida no Cadete. Talvez fazer o check para o perfil Av até o segundo ano e , caso não atendesse os requisitos e havendo disponibilidade, poderiam ofertar a possibilidade do Cadete ir para Intendência ou Infantaria.

  • @marcoperez4709
    @marcoperez4709 Рік тому +8

    O TAPMIL foi descontinuado na AFA porque ouve aprendizado pelos candidatos, ou seja os candidatos, pela internet, aprenderam e treinaram muito o TAPMIL, que perdeu a sua finalidade eliminatória. Quando se percebeu isso, ele deixou de ser aplicado. Simples assim.

    • @srbrigao
      @srbrigao 9 місяців тому

      O tenso que quem costuma treinar para o TAPMIL costumava ser reprovado. Na minha turma muitos que treinaram durante a epcar reprovaram no Tapmil, falavam para a gente que ele testava a capacidade de aprendizado, então você tinha que ir evoluindo no joguinho. Se na primeira você fez 1000 pontos na segunda você precisa ir melhor e por aí vai, quem treinava normalmente ia super bem na primeira tentativa tirando 10000 por exemplo no joguinho, só que na segunda tirava 8000, aí o jogo entendia que ele não estava conseguindo evoluir e aprender como o jogo funcionava.
      No fim sempre dava muitos processos judiciais

  • @edmilsoncarvalho7833
    @edmilsoncarvalho7833 2 роки тому +11

    Joachim von Marsele, pra mim o maior às da WWII - só não teve mais abates que Hartmann porque morreu devido a problemas mecânicos no seu Bf 109 - quase não conseguiu ser piloto. O próprio Hartmann foi a mesma coisa.
    Marsele chegou a abater 5 spitfires em 3 minutos no Norte da África.

    • @fabriciorezende1137
      @fabriciorezende1137 Рік тому +2

      E erik hartman quase atingiu seu líder na primeira missão :p

  • @matheusrevoredo2176
    @matheusrevoredo2176 Рік тому +5

    @Ubiratan Rocha, agora com a modernização do T-27, parece que a ficha começou a cair, eles investiram bastante em simulador e aparentemente a taxa de atrito tem reduzido bastante..mas os outros problemas que vc levantou todos permanecem..

  • @marconejunior437
    @marconejunior437 20 днів тому +1

    As pessoas costumam achar que nas FFAA há alguma lógica, ou raciocínio por trás das ações, portarias, ...enfim. Na verdade não há. Ninguém pensa para nada, as coisas são dessa maneira por que sempre foram assim e ninguém quer ter o trabalho de pensar para mudar, adptar ou evoluir. Não existe pensamento crítico sobre os processos, ensinos e tudo mais.
    Tudo besteira. Vc só tem que aceitar o que há e pronto e não pensar tbm, senão vai se ferrar.

  • @katialuciane0305
    @katialuciane0305 8 місяців тому +2

    É verdade,só vai para a afa os primeiros colocados da epcar,dento dos números de vagas na afa. O resto é rua

  • @Fernando-Sap
    @Fernando-Sap 21 день тому +1

    Passou um vidro aqui perto de casa , pensei que fosse um ovini
    😂😂😂

  • @marcelohenrique5270
    @marcelohenrique5270 2 роки тому +43

    Para ter uma boa seleção no concurso poderiam fazer um avião de alumínio e motor de Fusca( para ser mais barato) e substituir a prova do concurso por um teste de pilotagem. No dia do concurso levava todos para um aeroporto na Amazônia e quem conseguisse levantar voo e pousar estava passado. Quem derrubasse o avião ,a família ganharia uma medalha de consolação.

    • @qmvos
      @qmvos 2 роки тому

      🥴

    • @misael9955
      @misael9955 2 роки тому +1

      Oloko kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @RafaelRodrigues-ri9wz
      @RafaelRodrigues-ri9wz 2 роки тому

      canalhaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @renatoj.s4358
      @renatoj.s4358 2 роки тому +1

      Kkkkkk é melhor jogar um war thunder e ir estudando pro concurso teórico mesmo

    • @pedroj.2526
      @pedroj.2526 2 роки тому

      slk kkkkkkk

  • @ronaldinhodematos1447
    @ronaldinhodematos1447 10 днів тому

    A exigencia é tanta que nem parece que o concurso é feito pra Brasileiros

  • @fabiosilva3799
    @fabiosilva3799 Рік тому +13

    Foi meu sonho Epcar,AFA...mas o nível de ensino escola pública era e é muito baixo em relaçao essas unidades da FAB...mas aquele ditado..Deus escreve certo por linhas tortas.
    Meu objetivo era aviaçao de caça,,mas
    passar nessa peneira super dífícil..pra depois pilotar caças da década de 50,num combate moderno atual tais aviões nao passam de alvos aéreos e ganhar um salário baixo em relaçao a luta para passar nas provas e a grande responsabilidade com tais equipamentos ...parabéns e boa sorte aos que conseguiram chegar lá,mas fico feliz por nao ter seguido essa carreira...hoje ,estou satisfeito com minha profissao e tb feliz.
    Ainda gosto de aviaçao,mas agora na qualidade de observador😎

  • @giuseppeianes
    @giuseppeianes 2 роки тому +34

    Mestre, e quanto aos oficiais infantes e intendentes? A seleção lá dentro é tão rígida quanto pros aviadores?

    • @pedroigor8987
      @pedroigor8987 2 роки тому +19

      Não,chega nem perto os oficiais infantes e intendente só é desligado se fizer uma cagada mt grande, diferente dos aviadores

    • @TropadoArcanjo
      @TropadoArcanjo  2 роки тому +26

      Não tem nem comparação, irmão! A dureza maior é de formar aviador!

    • @srbrigao
      @srbrigao 9 місяців тому +2

      Não costuma ser desligado, mas infante sofre bastante, prepara a carcaça kkkk Intendente é mais tranquilo.

  • @JohnConstantine6455
    @JohnConstantine6455 Рік тому +3

    "Eu tenho uma novidade pra você:a vida não é justa."
    Severus Snape

  • @msoguitarcover5718
    @msoguitarcover5718 Рік тому +3

    Eu entendo que realmente não tem como fazer um concurso para aviadores contando na risca o número de vagas pela necessidade de pilotos por parte da FAB, pois como foi dito, o aluno e depois cadete pode ser muito bom de nota e excelente militar mas não um excelente piloto e aviação envolve risco de vida. Só acho que se o cadete foi desligado no voo que seja aproveitado ou na Intendência ou Infantaria pois se ele pode não ser um bom piloto mas já provou ser um excelente militar.

  • @iceman7077
    @iceman7077 2 роки тому +12

    Quero entrar na FAB desde 2019, no entanto devido a pandemia meu desejo foi adiado. Eu compreendo que na AFA, em alguns casos você pode migrar para a área da intendência e infantaria, mas eu quero me tornar aviador. Obrigado pelo vídeo Tropa do Arcanjo.

  • @katialuciane0305
    @katialuciane0305 Рік тому +2

    Cara num modo geral é que muitas pessoas só pensam na prova e esquecem o exame médico e a prova prática. Primeiro se você tem falta de visão, coluna torta ,qualquer problema de saúde, nem faça a epcar você te perdendo tempo. Outra ,verique se realmente você leva jeito pra essa profissão, não adianta ser um mestre em matemática, física, e quando chegar a prova prática tremer na base. Essa é a mas pura verdade .

    • @johnyzinhonamada
      @johnyzinhonamada 6 місяців тому

      e se eu tiver tipo, 1,20 grau de miopia (é mt imperceptível, consigo enxergar normalmente), tenho chance de ser desligado?

  • @matheusbastos8853
    @matheusbastos8853 Рік тому +4

    Acredito que se ao menos reaproveitassem os alunas desligados da aviação, já solucionaria um problema.
    Desligar alguém após 4 anos ou mais de dedicação é um prejuízo não somente para o individuo que viu seu sonho, esforço e sangue derramado ser jogado fora, mas também um prejuízo para a própria força, uma vez que qualificar um militar dessa categoria também custa muito recurso.
    Se isso fosse repensado, acredito que a carreira de aviador seria inclusive mais serena, pois o aluno não precisaria se preocupar com o fantasma do desligamento. E voltar a vida comum tendo 23, 24 ou 25 sem a formação, ainda que sendo muito preparado, te cerceia de muitas oportunidades.
    Enfim, como civil, acredito que essa seria a melhor opção.

    • @robertomartins6365
      @robertomartins6365 Рік тому

      A resposta do seu questionamento ta ai, existe uma possibilidade disso acontecer mas geralmente é dificil
      É só uma parte do documento
      Art. 1º O Cadete excluído do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV)
      da Academia da Força Aérea (AFA), por ter sido julgado inapto para a pilotagem militar ou, em
      inspeção de saúde, incapaz para as atividades aéreas, porém apto para o serviço militar, poderá
      requerer, mediante termo de reopção, migração para o Curso de Formação de Oficiais Intendentes
      (CFOINT) ou para o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF), desde
      que seja de interesse da Administração e, ainda, sejam observadas as seguintes condições:
      I - ter sido julgado "APTO" em inspeção de saúde para curso indicado;
      II - estar dentro do número de vagas disponíveis para a reopção no CFOINT ou no
      CFOINF; e
      III - estar classificado no "Bom Comportamento".

    • @matheusbastos8853
      @matheusbastos8853 Рік тому +1

      @@robertomartins6365 Acho que justamente ter esse problema em migrar caso seja inapto pra voo que deixa a galera com mais um fantasma nas costas.
      E é aquilo, dispensar alguém que tu investiu tanto na formação é desperdiçar dinheiro.

    • @robertomartins6365
      @robertomartins6365 Рік тому +3

      @@matheusbastos8853 Mesmo tendo essa opção tem gente que não quer ir pra outro curso e dependendo do motivo nem segunda chance dão, quando eu estava saindo da afa ( pedi desligamento) tinha um cara do 2 ano q foi desligado por mau-comportamento e já era.
      Eu peguei alguns dados do numero de desligamento dos 4 esquadrões , independente do motivo que for e até contando com os que pediram desligamento.
      4 ano (Anúbis) índice de evasão 41% (aviadores)
      Entraram 156
      Saíram 64
      Restaram 92
      3 ano (Orthrus) índice de evasão 35% (aviadores)
      Entraram 164
      Saíram 57
      Restaram 107
      2 ano (Árion) índice de evasão 33% (aviadores)
      Entraram 160
      Saíram 45
      Restaram 115
      1 ano (Ártemis) índice de evasão 9% (aviadores)
      Entraram 145
      Saíram 13
      Restaram 132
      Tem bastante gente sendo desligado e na infantaria o índice evasão é 2% (na média )menor só que os aviadores, mesmo na infantaria muita gente sai e o único que desliga pouco é a intendência que são 31% no 4 anos, 33% no 3 ano, 7% no segundo ano, 10% no 1 ano
      Só lembrando que isso foi feito por mim, tem nada de oficial nisso e já tem uns 4 meses, então claro que houve mudanças nos números

  • @RR-uw9gc
    @RR-uw9gc Рік тому +3

    Minha opinião? Cuide da saúde física e mental para obtenção do certificado de capacidade física, trabalhe e vai tirando suas horinhas de voo aos poucos e se torne piloto comercial. Acho muita humilhação você se matar para estudar para entrar e na reta final ser desligado. Perda de tempo.

    • @STEVE________
      @STEVE________ Рік тому

      Mas depois que termina tem que ficar que 3 anos na FAB né, depois desses 3 anos pode ser piloto comercial normal?

  • @victorss9870
    @victorss9870 2 роки тому +9

    Pega os 200, da um mês de instrução e joga eles no simulador de ultima geração, e deixa se virar nos piores desafios, leva os cara para andar em um caça real como "carona".

    • @mattaeus627
      @mattaeus627 2 роки тому +1

      Mas ai é como se fosse mandar um engenheiro do 1 ano construir um foguete kakaka

    • @user-jh3mh8jc6k
      @user-jh3mh8jc6k 2 роки тому +2

      Tá assistindo muito Top Gun amigo

    • @umcertoalguem1701
      @umcertoalguem1701 Рік тому

      Cê é doido???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @victorss9870
      @victorss9870 Рік тому

      @@umcertoalguem1701 Não amigo, apenas enxergo o futuro das coisas, futuramente será assim, na base do simulador ultra realista, não só para iniciantes na aeronaltica, mas tbm para pilotos do setor privado, para tirar CNH, boa parte do "treinamento" será assim, oq seria melhor q um simulador ultra realista ? um caça parado no chão com um painel, simulando tudo inclusive pressão ? Vc filtraria os melhores nesse processo.

  • @dogdosspeedrun3746
    @dogdosspeedrun3746 Рік тому +4

    Desisti de ingressar na FAB(pela prova da AFA) por conta da minha altura(sou um pouco alto), mas ainda vou tentar. Tenho muito medo de passar e, quando estiver no meu último ano de formatura, ser desligado por conta de um motivo banal como esse. Já ouvi histórias semelhantes.

    • @natewill4042
      @natewill4042 10 місяців тому

      Mano, eu tô entrando nesse mundo militar agora e sempre gostei de aviação, você sabe se você não for aprovado para ser piloto você é dispensado ou pode trabalhar em outra área lá dentro?

    • @apolo3145
      @apolo3145 9 місяців тому

      s@@natewill4042

    • @NADA-uz5vr
      @NADA-uz5vr 7 місяців тому

      ​@@natewill4042pelo jeito eles te mandam embora sem chance de ir pra outra área parecida

  • @alangc7170
    @alangc7170 5 місяців тому +2

    Resumo da ópera: ser AL Epcar ou CAD AFA não é garantia de nada, na verdade a incerteza e a impermanência é que são as regras, exceto para CAD intendente e infantaria, onde há poucas baixas e normalmente a pedido.

  • @fernandoroncari6839
    @fernandoroncari6839 Рік тому +4

    A FAB tá se preparando pra abandonar aparelhos tripulados ... Só pode

  • @verusgolv7191
    @verusgolv7191 2 роки тому +6

    caraca man realmente é complicado isso, pq por um lado, nao tem como ter qualquer um, as vagas sao pequenas e obvio q precisamos ter os melhores dos melhores, nem merda de cota devia entrar nisso, até q em caso de combate, invasão e etc o país nao ia querer alguem q forço nos estudos pra provinha de concurso, e sim alguem que saiba resolver o problema, então não é errado esse metodo pq as vezes a pessoa pode nao ir tao bem na prova mas na materia de aviador q estuda la dentro ele se mostre melhor do q numero 1 do concurso, mas agr pelo lado do cidadao, da pessoa q queria isso, gasto anos e dinheiro em cursos preparatorios e conseguiu passar, e dps fica mais 1 2 3 ou 4 anos estudando q nem um condenado e aprendendo que é necessario e é desligado assim do nada, é mt triste, mas mt mesmo, tipo só pensar no camarada aq em baixo q mencionou q foi desligado no 4° ano faltando 3 meses pra se formar, nesses 4 anos se eles estivesse estudando outra materia tipo programação, ja taria numa empresa foda e podia ate ser internacional, podendo migrar e morar fora, ai o cara fica 4 anos la e ja era, um aperto de mao e segue sua vida, acho q nesse caso, os 130 dos 200 q foram desligados, eles podiam ser na verdade realocados, tipo ele nao viram pilotos mas vao pra mecanica, ou municiamento ou algo assim, pq pelo menos eles iam ta no ramo que tem interesse, E no minimo ainda ia manter um emprego pra pagar as contas enquanto faz com a vida ja q o sonho acabou, acho q essa seria um alternativa pra fab fazer

    • @umcertoalguem1701
      @umcertoalguem1701 Рік тому

      Tem que ter cota sim, senão só entram os com maior poder aquisitivo e isso não seria justo!

    • @Victorcxx
      @Victorcxx Рік тому

      Tem que ter "merda" de cota sim.

    • @saidshowmob246
      @saidshowmob246 7 місяців тому

      cota para negro não, mas para pessoas pobres em geral!!!!!!!

  • @katialuciane0305
    @katialuciane0305 Рік тому +3

    Assim vejo algo meio injusto aí,o exame médico para verificar quem tá apto pra aviação deveria ser no primeiro ano da epcar,não no último após formado.porque falo isso. O cartão tá lá fazendo o ensino médio novamente e aí chega no final quando se forma ,leva um pé no cu,POR que não passou no exame médico pra ir pra afa.

  • @luizmorais966
    @luizmorais966 Рік тому +1

    Esse problema seria facilmente resolvido se fizessem um teste de aptidão antes das outras provas, de carater eliminatório!
    Vi que na PRF a maior causa de mortes dos agentes tem sido, de um tempo pra cá, por acidentes de trânsito. Os caras prestam o concurso e fazem a CNH quando estão aprovados! Aí o cara faz o curso de formação da PRF, enquanto isso tira a CNH e sai para operar sem um mínimo de experiência de volante, aí se envolve em acidentes. Se fizessem um teste de volante antes mesmo de fazer o teste físico, esse problema estaria resolvido!
    Sou arquiteto e, quando fiz vestibular, em todas as faculdades vc fazia uma prova de apotidão antes das provas do vestibular, excessão para a FUVEST que sempre fez depois. Se o cara não passar na aptidão, está automaticamente eliminado para o vestibular.

  • @luanassuncao2004
    @luanassuncao2004 Рік тому +2

    Poxa então porque não aumenta a idade? Podem estar perdendo algum piloto brabo que acabou de descobrir o concurso.

  • @iLusionBrothers127
    @iLusionBrothers127 2 роки тому +4

    *Na AFA serão agora aproveitado quem for desligado como Intendente ou infante, começa a partir do ano que vem*

    • @robertomartins6365
      @robertomartins6365 Рік тому

      Isso sempre muda, alguns anos podiam outros não. Mas tem que tomar cuidado pq no documento fala que existe uma POSSIBILIDADE e não necessariamente que você vai conseguir. É melhor entrar sem pensar nisso.

    • @iLusionBrothers127
      @iLusionBrothers127 Рік тому

      Eu já estou dentro e esse mês saiu um "decreto" do brigadeiro mudando isso apra reaproveitar e não mandar embora. Não é vantagem só mandar o cara embora se ele for bom, muito dinheiro gasto com ele já.

    • @robertomartins6365
      @robertomartins6365 Рік тому

      @@iLusionBrothers127 Eu também estive dentro da afa e to falando desse novo documento tbm, como eu disse ja teve alguns anos q podia e outros não e agora eles tão voltando com isso. Mas no documento fala que exista uma POSSIBILIDADE, não é nada garantido, depende do motivo do desligamento e também no documento fala que tem q estar dentro do número de vagas disponíveis para para o CFOINT ou CFOINF, ou seja, se eles falaram que não tem vagas disponíveis não adianta.
      Eu sai da afa pq pedi desligamento e encontrei um cadete aviador que tava sendo desligado por comportamento, ele no caso não teria uma segunda opção em outro curso.
      Por isso que eu falo é melhor entrar sem pensar nisso.

    • @iLusionBrothers127
      @iLusionBrothers127 Рік тому

      @@robertomartins6365 ahhh sim, entendi, muito obrigado, estou na EPCAR ainda vou ficar atento a tudo isso. Quais motivos te fizeram pedir desligamento da AFA? Qual era sua turma?

    • @robertomartins6365
      @robertomartins6365 Рік тому

      @@iLusionBrothers127 Eu era da turma Ártemis, essa ultima que entrou, só que eu era da infantaria. Então, teve vários motivos pequenos, mas resumindo eu não me via naquilo, não fazia sentido mais pra mim e sabia que não teria paciência nem vontade de ficar nisso por muito tempo. Antes de entrar eu fazia ciência da computação, ai preferi voltar pra faculdade mesmo.

  • @victorhugoferrao1961
    @victorhugoferrao1961 2 роки тому +8

    Pior que é estranho eles dão mais valor pra quem começou no 1° ano do Ensino médio conheço muitas pessoas que foram desligas, sou de barbacena MG onde tem uma base da EPCAR ,o tento de pessoas desligadas que alistaram é muito maior do que de alunos , e geralmente eles "puxam o tapete" de alguem que esta nos top 70 ,por favores a outras pessoas

    • @arthurg.machado6803
      @arthurg.machado6803 Рік тому +2

      Não existe "alistamento" para ingressar na afa, só concurso, seja da epcar ou diretamente da afa.

  • @robertokazuyoshitomita8202
    @robertokazuyoshitomita8202 Рік тому +1

    O correto é após o segundo ano mesclar capacidade motora, estudo , afinidade e antiguidade.
    Isso pode construir um gráfico de um padrão desejado para o futuro piloto. Chama-se perfil de dominância cerebral.

    • @valdemirmartins6213
      @valdemirmartins6213 Рік тому

      Sr. Cel Av. grato pelas dicas, mas tenho algumas dúvidas acerca do escrito acima pelo senhor, como: segundo ano (no caso é da Epcar ou afa?), afinidade (Com o quê?), antiguidade (em que?). Agradeço pela atenção

  • @lucianopassos007
    @lucianopassos007 Рік тому +4

    Ao meu modo de ver, as FFAA irão aos poucos perdendo espaço e relevância no recrutamento de novos oficiais. O desejo dos jovens das futuras gerações não irão compactuar com o das FFAA.

  • @charlesdavid3321
    @charlesdavid3321 Рік тому +1

    Eles fazerem um equipamento estilo uma cabine de comando e fazer uma prova lá tipo um vídeo game e deixar o equipamento disponível para treinar também, e deixar esse negócio de prova escrita de lá e ficar no que realmente precisa , selecionar as pessoas por ranking.

  • @mariosergioaazeredo4515
    @mariosergioaazeredo4515 Місяць тому

    Corrigindo. Quando falei acaba com a ilusão dos sonhadores foi no sentido de que mesmo tendo o sonho deve correr atrás, não desistir desde que se sinta com vontade ,garra e saiba que tem a capacidade para realizar seu sonho.

  • @danielfranklin3773
    @danielfranklin3773 Рік тому +4

    Nem sei pq o UA-cam me recomendou kkkk eu tenho 24 anos já 😂

  • @ronaldoschlichting435
    @ronaldoschlichting435 Рік тому +2

    Não é não, o aluno ainda pode optar pela intendência ou pela infantaria.

  • @evertonfalcao8941
    @evertonfalcao8941 2 роки тому +5

    Esse vídeo é um desserviço à FAB e a quem tem interesse em ser um oficial dessa instituição. Não mencionaste que, nesse mesmo concurso, selecionam-se estudantes para as áreas de infantaria e intendência. Além do mais, as características indispensáveis a um aviador só poderão ser identificadas ao longo do curso, e vão muito além das habilidades de piloto. Sugiro mais seriedade nas próximas publicações.

    • @TropadoArcanjo
      @TropadoArcanjo  2 роки тому +13

      Foi não, meu camarada. Me desculpa se te pareceu isso, pq não era a minha intenção. Mas é melhor informar dos riscos do que iludir a garotada. As características de um oficiais aviador só a FAB consegue determinar? Tenho amigos que não se formaram aviadores lá, foram expulsos, e depois se formaram aviadores da marinha ou do exército. A diferença é só a lógica na seleção/formação.
      Inclusive, tenho certeza que é do interesse da FAB reduzir o grande investimento que faz na formação dos cadetes que serão desligados se ela fizer uma seleção mais apropriada de quantos entram. Você discorda de mim nesse ponto?

    • @franciscosalismarmafaldo4034
      @franciscosalismarmafaldo4034 Рік тому +2

      Que humildade desse cara ,Arcanjo!!

    • @rraj510
      @rraj510 Рік тому +3

      Do jeito q o Arcanjo argumentou....conheço um major do EB que é piloto de helicóptero. Foi desligado da fab. Fez espcex, Aman...e hoje é instrutor de vôo no CIAVEX.
      Falam muita merda aqui.
      Sugiro mais seriedade é foda. Kkkkk

    • @anselmolinduarte2129
      @anselmolinduarte2129 5 місяців тому

      Concordo plenamente, péssima maneira de falar de um dos melhores concursos do Brasil, de uma instituição que desde muitos anos está entre as 3 melhores escolas publicas brasileiras (EPCAR e AFA).

  • @giltiger
    @giltiger Рік тому +1

    Aviação é assim no mundo INTEIRO. NÃO TEM SOLUÇÃO.
    Todo mundo pode dirigir carro ou pilotar avião com tempo necessário.
    MAS aviação de caça não é dirigir avião é o equivalente aeronáutico a dirigir um fórmula um...
    NINGUÉM pode saber (nem o candidato e nem a FAB) se tem aptidão de ser um piloto de formula um ou nem ser piloto de caça.
    O tempo para solar o avião na AFA sempre foi mínimo, mas hoje a gurizada tem os simuladores para ajudar MUITO!!!
    A FAB não é só aviação MAS como TUDO é orientado para formar aviadores o Darwinismo é a norma.
    Fiz a EPCAR a MUITO TEMPO no passado em 1978 e não segui para AFA PROPOSITALMENTE porque meu sonho era ser piloto de HELICÓPTERO.
    Na minha época os pilotos de helicópteros eram selecionados/indicados PELOS INTRUTORES DE CAÇA entre os que reprovavam no curso de CAÇA para fazer o curso de helicóptero em SANTOS (nem mais existe a base).
    CLARO quem QUERIA ser piloto de helicóptero não podia deixar evidente sua intenção ou se reprovar pois aí mesmo os instrutores não indicavam "TRAIDOR" da caça de asa fixa... KKK!
    Fui para a Escola Naval sonhando em ser Aviador Naval mas na minha turma teve um colega que o o pai foi submarinista numa época ANTES dos classe Oberon ingleses (muito ruim) e ele fez tanta propaganda negativa na turma que distorceu a distribuição de antiguidade dos cursos.
    Minha turma EN1981 tem os submarinistas mais CU DE TURMA da história da MB.
    E acabou que faltou uma vaga pela "corrida dos antigos" para o curso de Aviação e a porta da Aviação Naval bateu na minha cara...
    Com classificação que eu tinha na época dentro do primeiro terço da turma (5 turmas acima e abaixo) seria suficiente para entrar no Aperfeiçoamento em São Pedro da Aldeia...
    Dei um baita azar... Vida que seguiu....

  • @ronaldoschlichting435
    @ronaldoschlichting435 Рік тому +5

    Faz primeiro um teste de proficiência em voo real.
    Na Alemanha antes do final da guerra era assim.
    Se não me lembro usavam um planador Gronau Baby.
    O garoto assumia o comando e era largado em uma rampa. Voou e pousou corretamente estava dentro.

  • @simpliciofox
    @simpliciofox 7 місяців тому +1

    Não seria melhor abrir um concurso público para quem JÁ É PILOTO no civil e depois, adaptar ao meio militar?

    • @renatosureal
      @renatosureal 22 дні тому

      Então .... 😅😅😅 mas como justificar que QUALQUER UM pode ser aquilo que apenas alguns deles se tornam ? São uns ELETISTAS-BBKAS.

  • @rferreira009
    @rferreira009 9 місяців тому

    No caso , não servir pra aviação, tem intendência, infantaria...sempre tem uma especialidade, já que quem passa e conclui os cursos já são privilegiados de raciocínio.

  • @SelvaSAMP
    @SelvaSAMP 2 роки тому +4

    QUE PRAZER MESTRE.

  • @alexsandrodoprado2088
    @alexsandrodoprado2088 2 роки тому +3

    Em suma...só entra quem tem padrinho.

  • @luizbroke
    @luizbroke 9 місяців тому

    Doidera isso ai.
    Mas quando eu fui MILITAR DA FAB em 2011, eu era SOLDADO.
    E tinha um TENENTE que morava em minha REGIÃO, que o comentario la dentro foi o SEGUINTE.
    O TENENTE TELES foi reprovado na AVIAÇÃO, ai virou o 01 da INFANTARIA.
    Logo eu entendia que, caso o MILITAR não fosse apto a seguir como AVIADOR, ele poderia seguir em OUTRA ESPECIALIDADE.

    • @srbrigao
      @srbrigao 9 місяців тому

      Tem que fazer um concurso interno o AFA 2

  • @robertoarraia6962
    @robertoarraia6962 2 роки тому +2

    A fantástica F.A.B quer "Tom Cruisers " !!!

  • @anselmolinduarte2129
    @anselmolinduarte2129 5 місяців тому

    Falta de responsabilidade chamar o concurso da Epcar e AFA de falso.
    Deveria ter mais cuidado com os sonhos de tanta gente, na minha opinião.
    Tudo é planejado, bem estruturado e forma profissionais de primeira linha nas áreas de aviação, intendência e infantaria. E quem não se forma tem condições de passar nos melhores vestibulares do Brasil porque já são vencedores e muito capacitados.

  • @rafaarafa6394
    @rafaarafa6394 Рік тому +2

    Mais se após a aprovação no concurso público o candidato tem o emprego garantido para o resto da vida como que a AFA pode demitir seus alunos inaptos para pilotos ao invés de remanejar los para outras funções?

    • @srbrigao
      @srbrigao 9 місяців тому

      Durante a formação e nem depois de formado na aeronautica você tem estabilidade. Ocorre muitos desligamentos durante a carreira, a maioria é na AFA, mas mesmo depois de formado costuma ocorrer alguns esporádicos por "disciplina" e tudo mais. No RDAEr explica melhor senão me engano.

  • @G4L1L3UXD
    @G4L1L3UXD 2 роки тому +7

    vou tentar a AFA porque meu raciocinio logico é rapido e amo a aviação, mexo com simuladores e já aprendi todo o básico com ajuda de familiares e amigos que estão no mundo da aviação, não sei se isso ja é bom, por isso meu objetivo principal é a ESPCEX(para se tornar general um dia) e na AFA(fazer as carteiras de piloto que são caras para civil e seguir na aviação comercial).

    • @mikaelcarvalho4630
      @mikaelcarvalho4630 2 роки тому +7

      vou dar minha dica como alguém que já foi aprovado na epcar e afa: tenha apenas um foco, do contrário, você não vai passar em nada.

    • @davilisbang
      @davilisbang 11 місяців тому

      focar em 2 concursos é um grande erro

    • @johnyzinhonamada
      @johnyzinhonamada 6 місяців тому

      @@mikaelcarvalho4630 meu foco é me tornar oficial piloto na AFA

  • @paulosergiopires1341
    @paulosergiopires1341 Рік тому +1

    Queria saber em situação de guerra como seria a seleção de oficial aviadores? Queria ver como ia ser a reposição de contingente e treinamento sob condição de guerra. Soube que na II Guerra os oficiais aviadores britânicos eram formados no Canadá e era mais ou menos rápido....Na verdade, todo piloto privado ou comercial é oficial R2 da FAB, mas como seria essa formação militar....??? Eu vejo o Brasil sempre formando contingente para a paz e não muito na prática para uma guerra mais real e menos teórica.

  • @paulojorge3187
    @paulojorge3187 8 місяців тому

    Se alguem conseguiu porque voce nao pode conseguir? Se pensarmos assim nao teremos mais pilotos militares na FAB.
    Cada caso e um caso e voce e UNICO.

  • @Obluuda76
    @Obluuda76 14 днів тому

    Pensei que a AFA tambem formasse oficial de outras armas que nem o exército, tipo intendência, infantaria, material bélico sei la, ou isso que ele falou no video de ser desligado mesmo estando no 4° ano só serve para cadetes aviadores? Cadetes de outras armas da FAB nao correm esse risco certo?

  • @gidaltigaioso5744
    @gidaltigaioso5744 Рік тому +1

    4 anos pra isso...
    Não era mais fácil contratar

  • @a3etr166
    @a3etr166 Рік тому +1

    Juventude quando o meio rompe, surgem se os extremos. Se vc não teve perfil de cadete, azar militar.

  • @icaronogueira5193
    @icaronogueira5193 7 місяців тому

    Afinal, quais as qualidades que uma pessoa tem que ter para ter certeza de que vai se tornar um aviador?

  • @zacky5315
    @zacky5315 Рік тому +1

    Joga o candidato num T-25 faz meia duzia de acrobacias e seleciona ...🤣

  • @marcospaulo12872
    @marcospaulo12872 20 днів тому

    Aptidão perfeita: filho de oficiais

  • @paulosergiopires1341
    @paulosergiopires1341 Рік тому +1

    A AFA não forma somente oficiais aviadores, forma também oficiais intendentes e oficiais infantes. Acho que no futuro terá que formar oficiais de artilharia antiaérea ou defesa aérea também. O ITA forma engenheiros aeronáuticos tal que o IME forma engenheiros militares. Na USAF menos de 5% do efetivo é de aviadores e olha que eles têm a maior frota de aviões militares do mundo. São mais de 5 mil aeronaves. O contingente total é de cerca de 315 mil militares na Força Aérea dos Estados Unidos. Na Força Aérea Israelense apenas 10% dos cadetes do ar se formam ao final do curso. Trata-se da mais exigente força aérea do planeta. A força toda na verdade é uma imensa tropa de elite.

    • @johnyzinhonamada
      @johnyzinhonamada 6 місяців тому

      então eu posso me formar engenheiro aeronáutico no ITA através da AFA?

    • @paulosergiopires1341
      @paulosergiopires1341 6 місяців тому

      @@johnyzinhonamada Nâo. Engenharia aeronáutica é só no ITA, mas o egresso da AFA pode prestar concurso interno e depois cursar engenharia aeronáutica optando por uma das suas diversas subespacialidades. O tenente-coronel aviador Marcos Pontes, ex-ministro, senador e ex-astronauta, fez esse caminho. Ele é formado em engenharia aeronáutica (ITA) e também em ciências aeronáuticas e administração pública (ambas pela AFA). Foi piloto de caça da FAB. Fez também mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrei, Califórnia.

  • @augustocesar3288
    @augustocesar3288 Рік тому +1

    pelo jeito vc não conseguiu voar solo ;;;;;sou BQ- 54 19 e não vi dificuldade nenhuma no curso da EPCAR e dos Afonsos ...PT 19 ....Focker ....T6 NA ,,,,,acho que o amigo não foi bem .....AC

    • @Davi3038849844
      @Davi3038849844 Рік тому

      Ele saiu no final do ensino médio da epcar

  • @kukafrescca1773
    @kukafrescca1773 Рік тому

    é vdd qwuando eu entrei la a uns 8 anos atras eles me expulsaram só pq eu era gazy e pobre e falaram que quando eu cresceesem era pro meuy pai ir la e destruir a escola c nao eu ia morrer lutando.

  • @leotavares9760
    @leotavares9760 2 роки тому +3

    Ouvi dizer que agora irão aproveitar nas outras armas(intendência ou infantaria) os aviadores reprovados tipo AFA 2.

    • @giltiger
      @giltiger Рік тому +1

      Quem reprova na Aviação em geral fica tão depressivo que só uma percentagem muito baixa encontra FORÇAS para seguir na FAB vendo os colegas aviadores progredir e ele sendo intendente ou infante. O que na FAB é quase nada, mesmo sendo oficial...

    • @nomeacaonodou509
      @nomeacaonodou509 Рік тому +3

      Voltar com intendente ou infante deve ser torturante pra quem foi desligado, é um opção que ficaria intrinsicamente ligará ao fracasso na tentativa de ser aviador, o cara prefere pular fora.... mesmo sem ter nada.

    • @guilhermemaciel5066
      @guilhermemaciel5066 Рік тому

      Não existe mais a AFA2 amigo.

  • @alvaroleonardo9928
    @alvaroleonardo9928 2 роки тому +4

    Arcanjo se você fosse presta outro concurso, qual faria?

  • @rodrigoliberato4378
    @rodrigoliberato4378 2 роки тому +2

    Muita choradeira. Tal qual unidades de OE, o índice de formação é pequeno mesmo. A seleção não é falsa, é rigorosa. Simples e objetivo, dane-se o sonho individual se o cara não atingir os patamares exigidos.

  • @estradeiro.1186
    @estradeiro.1186 28 днів тому

    Quem sonha em ser piloto desde de criança e tem o pai aviador principalmente se for da FAB, já nasceu com as portas abertas, muito provavelmente estes serão os futuros pilotos de caças do Brasil, os demais voaram se forem aptos outras asas da FAB , e não se ilude, não existe piloto de caça da FAB que não tem passado pela EPCAR, ou seja, se o cidadão não não tiver DNA de piloto e tenha sido lapidado pela FAB pode esquecer aviação de caça . Meu pai me acordou bem cedo para mim não perde tempo , e anda com pés no chão.👌👍🙏

  • @johnwolf6030
    @johnwolf6030 2 роки тому +5

    Tenho 800 horas de war thunder, acho que ja da pra ser cadete 😎

  • @fernandoroncari6839
    @fernandoroncari6839 Рік тому +2

    Filhos de brigadeiros e filhos ou parentes de gente influente tem esse rigor na seleção ???

  • @jairfrancisco1947
    @jairfrancisco1947 Рік тому +8

    Boa noite sou segundo tenente reformado do CBMERJ
    O conselho que dou e fazer o concurso CFO CBMERJ
    Muitos ex alunos fizeram para o CFO
    E não se arrependeram ainda .mais que é sem limite de idade
    Tenho vários conhecidos que são oficiais CBMERJ oriundo da AFA e EPCAR dois desligados esse ano vão fazer o concurso CFO CBMERJ
    As inscrições já se encerram a prova será dia 27 de novembro
    Taí a dica para vocês pro ano que vêm quando abrir de novo em 2023

  • @orlandofrison1812
    @orlandofrison1812 Рік тому +1

    Toda profissão tem os seus riscos e suas dificuldades. O indivíduo pode até já ser piloto de aeronaves, mas pode se mostrar inapto para a pilotagem militar. Fui instrutor na AFA por dezessete anos e ninguém desliga um cadete da atividade aérea sem motivo. Todos sabem que é uma seleção rigorosa e ninguém é enganado a esse respeito.
    O TAPMIL foi comprado da Inglaterra e aplicado com bastante sucesso nos primeiros anos, com o objetivo de diminuir o atrito na atividade aérea e atingir o número de oficiais aviadores necessários sem a necessidade de se ter um contingente muito grande no início da formação, economizando recursos materiais e humanos. Não sei com certeza o porquê o sistema foi abandonado, mas no início de sua implantação deu os resultados esperados.

    • @TropadoArcanjo
      @TropadoArcanjo  Рік тому +1

      Orlando, obrigado pelo comentário. O TAPMIL, na minha opinião de leigo que nunca pilotou, acabou se tornando um reflexo do que normalmente acontece com grandes projetos estratégicos no meio militar. O custo de entrar no programa é alto no sentido financeiro. E o custo de largar é muito grande pq vai estar atestando que o programa era ruim desde a concepção. Me pareceu ser uma tentativa de melhorar a seleção que falhou. Como disse no video, muita gente reprovava em um ano. E no ano seguinte, sem ter treino algum, o cara passava.
      A seleção é rigorosa e a formação é duríssima. Acho que algumas pessoas se ofenderam com a metáfora que usei no título do vídeo pra explicar que o sistema de seleção da AFA não acaba no concurso, mas tenho certeza que consegui alertar alguns jovens que não conheciam a realidade.
      Eu tive contato apenas com a réplica do TAPMIL que alguns alunos que sabiam programar fizeram na EPCAr. Novamente, não sou especialista em aviação, mas aqueles testes eram facilmente treináveis pra qualquer um que tivesse contato pelo menos uma vez.

  • @concurseiro774
    @concurseiro774 Місяць тому

    Cara assim penso em me arrisca mas penso na minha familia somos humildes tenho que ajudá-los se for desligado ferra tudo tenho q ajudar meus pais mas eu queria muito o

  • @samuelaugustosoarescastelo1655

    Seria uma tolice achar que os melhores seriam escolhidos por um exame de habilidades técnicas e físicas apenas por simples exames, têm que ser selecionados entre os melhores e depois de treinados e testados em situações reais para serem integrados, no sentido mais amplo da palavra, inclusive depois de integrados, muitos descobrem seu valor pessoal como profissional e deacobre que têm apenas um emprego e são condenados a receber salários, abandonando a força por outras ocupações muito mais rentáveis e dignas de suas habilidades e competências. Eu descobri muito antes de adentrar aos quadros da força que os salários eram baixos, porque tem muita gente ganhando muito, trabalhando menos e com menos "frescura". 😂😂

  • @Ranger-x9g
    @Ranger-x9g Рік тому

    A afa devia fazer como a escola de oficiais da força aérea dos estados unidos (uma das formas de virar piloto) seleciona oficiais que tem horas de voô no currículo e tem cursos de ciências aeronáuticas

  • @wanderlygomes6910
    @wanderlygomes6910 Рік тому

    Meu filho é epcar e falou que mudou. Quer não é apto pra aviador agora é remanejado pra intendência ou infantaria

  • @LFMC1
    @LFMC1 Рік тому +1

    "Tá entendendo onde eu quero chegar?!"
    Se não entender não dá pra piloto mesmo!! Kkkk
    Acho que você também só entendeu quando chegou lá!! Kkkk. Foi só pra fazer um vídeo mesmo! Kkkk

  • @AllanBulhoes
    @AllanBulhoes 12 днів тому

    Resumindo, isso é dor de cotovelo