Tenho 67 anos, quando eu tinha 20, passei na AFA, fui para base dos Afonsos, fiquei 40 dias, fazendo testes psicologicos e médicos , me bombardearam de tudo quanto é jeito, passei em tudo, ou melhor inventaram que eu tinha sinusite, mas me deram oportunidade de procurar um médico particular e foi o que fiz, não contatou nada, mesmo assim tive meu pedido indeferido, até hoje nem sei o que é essa sinusite, aí partí para a aviaçao civil, onde me aponsentei, mais tarde tarde , descobri com um amigo, que já era major e que estava na mesma turma, que um sobrinho de um coronel, pegou minha vaga e depois acabou se desligando da AFA, porque não era bem isso o que queria da vida, revoltante.
@@albertoribeiro9566 Tirei o brevê no aeroclube de Minas gerais (BH) voando um paulinha e um cherokee, fui instrutor, voei varios monomotores e bimotores e por último, foi um king air B200, naquela época, as coisas eram dificeis tambem, mas eu tinha um ideal e fui em frente, importante é não desistir nunca, quando fui desligado, chorei igual criança, queria ser piloto de caça, mas valeu, abs.
É a vida. Meu irmão passou em 1 lugar, recebeu a espada na época ministro da aeronáutica Jardim de Mattos. E quando já era 1 tenente não ajeitou de uma pane e morreu. Dois anos após minha mãe morreu de Linfoma e um ano e sete meses meu pai tb morreu de câncer no cérebro. Fiquei sozinho no mundo. Me formei e hj com 67 continuo trabalhando e sempre com saudades deles três sem reclamar da vida. Pois ela é para ser vivida. ABS.
Jesus amado aí é experiência mais triste ainda... ainda que a Bíblia fala que temos um consolador que é o Espírito Santo.. Mas só quem passa pra dizer o sentimento que é... felicidades pra vc!
Poxa Eduardo. Fico triste por você. Eu estive na AFA como instrutor temporário, e por um azar burocrático, fui desligado três anos antes do meu esperado, e isso me chateou bastante. Lá na academia, vi muitas histórias de desligamento que me desmotivavam. Mas saber a sua história, realmente me faz me sentir ser seu irmão.
Nossa que força Deus te deu ... meu pai foi para o céu tem 3 anos e sei como é. Deus vai guiar seus passos e tem o melhor para você mesmo que agora não pareça verdade.
sou capitão de Infantaria da Tu 2008 da AMAN, ouvi seu relato e fiquei surpreso pela sua maturidade, o normal nas derrotas é sempre culparmos alguém. E você camarada não culpo ninguém, realmente creio que se tivesse prosseguido na AMAN poderia ter se formado, pois a exigência física e psicológica na AMAN é maior , contudo o temor o desligamento não. Mas a vida não é feita de SE......... GUERREIRO O DIABO FECHA UMA PORTA, MAS DEUS ABRE OUTRAS MAIORES AINDA.... Desejo sucesso para você no que escolher para seu futuro!!!!
Sou traumatizado até hoje por não ter entrado na AFA. Meu sonho desde criança. Em 1994 a EPCAR não estava funcionando, a mesma ficou 3 anos sem alunos, então fui prestar o concurso direto na AFA. Fiz o primeiro concurso em 94 e não passei no exame escrito. No ano seguinte eu fiquei com dedicação total nos estudos..fiz de tudo..cursinho de redação..intensivão..de exatas..curso tamandaré..1 ano trancado em ksa só estudando e fazendo atividade física..enfim passei bem na prova escrita no ano de 1995 pra ingressar em 1996..passei nos exames médicos primeira etapa e segunda etapa..passei no pisicotécnico ..e exame fisíco nota máxima..enfim fiquei bem colocado.. a duas semanas de começar o curso com o início da quarentena (adaptação militar).. o Major Lupinaci (Resposável pelo DE)..me liga em ksa pra me realizar um novo exame de coluna pois a FAB precisava realizar uma nova avaliação..ele me falou que isso era normal pra mim não me preocupar..fiz o exame em Barbacena mesmo pois minha familia tem residênia lá e tinha os mesmos equipamentos da AFA. Enfim fiz novamente os exames de coluna numa manha e a tarde o Major me chamou pra me avisar que eu não era mais apto a ingressar..meu mundo caiu..já tinha feito tudo..a duas semanas pra ingressar..comemorei com meus amigos e familia..enfim tinha ficado entre os primeiros colocados e o concurso era direto pra AFA..muito..mas muito difício de passar..fiquei traumatizado..fiquei 1 ano perdido sem o que fazer sem vocação pra nada totalmente perdido..igual virar para um médico e falar pra ele fazer outra coisa na vida..acabei fazendo engenharia mecânica numa Federal..tenho um ótimo emprego numa Estatal..mas sou frustado..largaria tudo mesmo até premio de Megasena pra me tornar piloto militar!!!
Pow entendo como é . Tentei EEAR e não passei na prova. Mas aprendi com o médico Lair Ribeiro que sorte ou azar o tempo dirá. Oque parece azar pode ter sido a sorte da sua vida. Livramento etc... Vai em um psicólogo e supera essa frustração. Abraço
Cara... Pode até ser teu sonho, mas esses FDP não te merecem, tira teu breve em uma escola de aviação, vai pra uma companhia aérea da vida, te garanto que é 1000x melhor. Vai voar só equipamento de ponta ao invés dessas sucatas da FAB, tu25 e etc.
Caraca velho... E eu que pensava que com o passar o tempo, as coisas na AFA no curso de aviação iriam tomar outros rumos. Na minha época, eu também fui uns dos 12 desligados na minha turma. Na ocasião do concurso para EPCAR, eu tinha sido aprovado também para Col. Naval e Espcex. Maldita foi a minha escolha para FAB. Seja como for, você não foi o único. Sinto muito de verdade, porque sei exatamente qual é o seu sentimento, porque nas escolas militares, a gente se supera a cada dia, dando o melhor de si, se esforçando... Seja como for, que DEUS te abençoe. Muita força e coragem, porque novos desafios surgirão... Abs.
Me deu até um aperto no coração, não sabemos os planos de Deus Cesinha, se você estivesse na afa ainda não estaria ajudando na aprovação de tantos alunos do GTP e auxiliando todo mundo. Você é um monstro! Abraço Mestre!
É desse jeito mesmo. O cara que passa na AFA, do jeito que está hoje não tem garantia nem de ser cadete do segundo ano, por um lado é bom porque se tiver idade ainda dá tempo de fazer um novo concurso e escolher infantaria ou intendência. Já quem passa na espcex ou colégio naval, já é praticamente 99% de certeza que vai chegar a Tenente coronel do eb ou capitão de fragata da marinha. A AFA tenta o tempo todo desligar o cadete de aviação, já a marinha e o exército fazem de tudo pra não desligar o cadete.
Caro Cesar, eu fui reprovado no exame de entrada, passei em tudo mas acharam um pelo em ovo e me reprovaram. Demorei para aceitar. Existe uma máxima que diz, a Aeronáutica escolhe, a Marinha seleciona e o EB recolhe. Fui recolhido e muito feliz no EB, paraquedista, fiz o IME, engenharia de construção. Admiro os que passaram e concluíram o curso, não deu para mim. Na minha turma da AMAN tinham vários que foram desligados mais avançados no curso da AFA. Foi pior para eles. Ótimos alunos e oficiais. Inclusive, o primeiro da minha turma. Não se culpe, acredite em voce. Estude e trabalhe. O mesmo esforço que vc fez, será bem sucedido em outra atividade. Em breve vc vai olhar para tras e achar graça. Abs, sucesso.
Boa tarde, Cesar. Eu abandonei o curso de Direito recentemente para estudar para EsPCEx. Já assisti todos os vídeos do teu canal. Fiquei um pouco emocionado com esse vídeo aqui. Talvez você esteja no mundo para ajudar pessoas. Você não tem ideia do quão boa é a sensação de poder assistir os teus vídeos e ter acesso a essas histórias. Obrigado mesmo, cara. Faz a diferença aqui... tua visão é singular.
Muito obrigado, meu amigo! A emoção é minha ao ler esse tipo de comentário. Muito obrigado! Espero realmente estar no caminho certo de ajudar as pessoas! Grande abraço! Boa sorte na EsPCEx, vai dar certo!!!
@carlos erick realmente. Digo por mim msm... passei na pm e n Fui... Só pra ficar estudando pra espcex... final das contas perdi dois anos e ate agora n passei. Vou tentar pm pa pra ofícial e outros Estados ( todos ). Uma dica !. N deixa de fazer suas coisas pra ficar sô estudando... isso dificimente funciona... vai por mim boy
Rodrigo Hernandez a essa galera que já era militar oi que abandonou a carreira? Quais foram os motivos dos seus desligamentos? Estou pretendendo iniciar os estudos pra espcex mas ainda não tenho certeza se eu quero isso pra minha vida, apesar de vários benefícios que a carreira militar oferece, eu não sei se consigo me adaptar.
Quando vi seu nome sabia que te conhecia de algum lugar. Lembrei que você era o cara que tinha saído da EsPCEx e passado no CFOAv na última idade! Achei sua perseverança muito foda qnd fiquei sabendo da sua história, as intempéries da vida podem acontecer com qualquer um. Boa sorte no que você for tentar e parabéns pela CORAGEM que você teve de mergulhar num mar de incerteza atrás do seu sonho, um provável grande oficial que a Força Aérea Brasileira perdeu!!!
É, irmão, não cheguei a conhecer você, mas fomos contemporâneos de Academia. Também fui desligado em voo, era cadete da turma Jaguar,ou seja, entrei em 2015. Posso dizer que meu caso foi um pouco diferente, porque eu consegui passar em todas as provas com médias 10 em MAITE e 9,5 em MAPRO, porém, uma coisa eu não consegui me preparar: o meu psicológico. Fui desligado na PS-09 ainda, cometia erros bobos no voo que por pressão minha eu mesmo acabava me prejudicando, pois de pressão a AFA já é cheia. Logo após ter sido desligado, lá em maio de 2016, eu saía aos quatro ventos falando mal de lá, falando que eu havia sido injustiçado e tudo o mais. Porém, isso não foi verdade, levou bastante tempo pra que eu conseguisse encarar a realidade e percebesse que a maioria dos erros foram meus e somente meus. Após dois anos fazendo engenharia de materiais na Unifesp, acabei saindo e fui atrás do meu sonho, que ainda era voar e hoje eu posso dizer que estou extremamente feliz e consegui encontrar um novo propósito, fazendo o curso de aviação civil aqui em SP e já estou no processo de voar em aeroclube pra tirar as minhas carteiras de PP e posteriormente de PC. Posso dizer que eu entendo perfeitamente a sua dor, essa culpa, esse sentimento de que a gente poderia ter feito algo a mais, mas nem sempre a vida é da maneira como queremos e a única coisa que nós podemos fazer é nos adaptarmos. Cara, fica com Deus e eu espero sinceramente que você possa alçar novos voos cada vez mais altos nos seus objetivos. Um forte abraço! Cad 15/140 - Araújo.
Eu lembro de você, irmão... complicado. Mas tudo tem um porque. Quis relatar no vídeo pois muitos me perguntam o porque saí da AFA. E como estou ajudando os jovens que querem ingressar, achei justo explicar um pouco da minha vida para eles. O vídeo tomou proporções grandes... Fico feliz que está bem! Eu ainda estou buscando um novo caminho, mas por enquanto estou dando aulas e estou bem assim! Grande abraço, irmão! Qualquer hora nos encontramos em SP
César, parabéns por sua sinceridade. Me formei em 83 mas passei por momentos parecidos com o seu. Por pouco. Não se culpe. Pelo que disse, você deu o máximo, mas o momento não lhe foi favorável. Tudo tem um propósito. Uma porta se fechou mas outras se abrirão. Siga em frente com essa garra que o seu sucesso virá em outro cenário. Abraços.
Meu amigo, só não deixa esse desligamento se tornar um monstro em sua vida.Passou por um grande aprendizado, mas pode fazer muito mais daqui pra frente.Tb fui desligado na última missão de vôo em 96, por excesso de grau 3...tive pesadelos por muito tempo, e perdi um pouco do rumo, não sabia o que fazer, pois foi um sonho destruído.Mas aprendi que podemos fazer outras coisas boas na vida.Encontre seu ideal e siga em frente.
Fala, irmao. Eu passei em 2016 pra Escola Naval e tive uma história parecida com a sua. Abri mao da Afa e da efomm pra atingir meu objetivo em 2016, mas fui desligado em 2018. Cansei de ver teu nome na lista da Escola Naval. Enfim, vc é muito forte. Admiro tua força
Na época que estudava pra concursos, fiquei muito chateado, chorei por não ter passado em um concurso do Ibama que havia estudado muito. Mas tarde, alguns meses depois, segui em frente nos estudos e acabei passando em um Tribunal Federal que era muito melhor em tudo e me senti realizado até hoje. A vida é assim mesmo, lá na frente entenderemos o porquê que somos desviados de alguns objetivos nossos. Agora pode parecer que não, mas coisas melhores virão na sua vida, siga em frente.
Cacete mano, nunca pensei que você seria desligado da AFA, até porque você era da EsPCEx antes de ir para lá, e nunca pensei que o buraco era bem mais embaixo, tirar 8,5 é considerado uma nota fora dos padrões, imagina no nível de exigência lá. Irmão sucesso na sua nova trajetória, tmj 👍
O fato é que, por força de decreto, dos X cadetes que ingressam, a AFA precisa selecionar apenas X - Y aspirantes. Então, quase sempre, os instrutores precisam eliminar uma porcentagem de cadetes; destes, alguns são reprovados de fato, e outros "devem ser "reprovados"".
...e como sempre, quem mais perde verdadeiramente é o Brazil, deixa de formar mais e melhores militares profissionais, perde sempre para melhores países o que temos de melhor, que são nossos melhores profissionais,etc...continuamos sendo o país do futuro, sem cultura, sem educação, sem saúde, perdendo muitos jovens promissores de geração em geração, infelizmente só começaremos ver resultados práticos daqui uns cem anos, o Brazil continua sendo o país do futuro, vai ser empurrado pelo resto do mundo, infelizmente...
É verdade Sérgio. Ainda temos esse problema. Trabalhei como oficial temporário na AFA, e uma das minhas seções era a grafica. Por lá passavam os dossiês dos cadetes que iam ser desligados. Me sentia trabalhando na lista de Schindler
Isso que é foda, eles deveriam fazer igual a Escola Naval então po, reduzir o numeros de vagas e aumentar somente se necessitar ou se a rapaziada do colégio naval sair.
Oi Cesinha, sou a mãe do Victor Kazuo. To te chamando assim por causa dele rsrs. Se vc fez tudo que podia, não tem pq vc ter esse sentimento de culpa. Nada é por acaso, vc é muito inteligente, fala muito bem. Ja compartilhei seu vídeo, com certeza vc vai se dar bem na internet. Um abraço!
Oi, Dona Rogéria!!!!!!! Fiquei muito feliz em ver seu comentário! Mande um grande abraço pro Kazuo! Ele é um amigo excelente! Grande abraço para você e para a família!!!!!!!
Cara na boa, conheci algumas pessoas da AFA e o que falam que pra ser piloto precisa ser praticamente um super homem, do ponto de vista físico, intelectual e psicológico. Outra coisa, depois de formado precisa cuidar muito bem da saúde pois dependendo do que o ocorrer pode ir parar na reserva. Só de você ter passado por essa experiência já te faz um cara muito diferenciado.
Cadete, obrigado pelo seu depoimento, pelas suas considerações e pela sua franqueza! Certamente você só aumentou ainda mais a sua HOMBRIDADE, sou pai e estou acompanhando o processo atual do meu filho, atualmente na AFA, com muito amor, ainda assim com bastante apreensão. Seu depoimento foi muito esclarecedor! Fique com Deus e muito sucesso em seu caminho!
Cesar, eu vivia minha infância imaginando como seria minha vida na Marinha, em 1994 eu passei na Escola Naval e fui para o Rio de Janeiro, mas poucos dias depois eu ví que não era nada do que eu queria e me desliguei. Em 1999 entrei na Academia da PM e hoje já estou no posto de Major, bem antigo no posto, e ví que minha idéia fantasiosa que eu tinha da Marinha era inviável pra mim, muitos dos meus amigos também deixaram a instituição no decorrer da carreira, saímos do Ceará em 18 e hoje só 2 ainda continuam, um deles está pilotando helicóptero e em breve sairá também, para a vida civil numa empresa de taxi aéreo que faz as rotas na bacia de campos. Eu admiro sua competência, você tem um futuro brilhante pela frente, não desanime ou se culpe pelo que aconteceu, essas coisas a gente deixa para trás e busca um novo horizonte. Deus ilumine seus caminhos e bola pra frente que você ainda tem um mundo inteiro para conquistar.
oi amigo. Sou ex CN-13, me formei em direito aqui na federal do AM, to na porração para ir pra PM espero ter o seu mesmo caminho, até hoje a minha baixa no CN me assombra, mas DEUS vai curar esse buraco da minha vida
Vindo aqui, 2 anos após o vídeo ser postado. Queria agradecer a você pelas palavras. Eu estava extremamente em dúvida entre focar minhas atenções pra AFA ou buscar outro curso, me senti sim desmotivado pelas taxas de desligamentos, escutei e vi muitos relatos, mas essas palavras que você disse no final do vídeo me deram esperanças que eu não tinha antes. Obrigado por compartilhar tudo isso, obrigado por se importar, sua experiência vale muito. Que Deus te abençoe.
Parabéns pela sua coragem de contar o seu desligamento. Porque as pessoas só contam o que foram capazes de conseguir, mas não falam o que não conseguiram.
@@moonalauu AFA 2 se eu não me engano, é basicamente uma "redação" onde você mesmo diz o por que deve permanecer na fab, tipo! você fala todos os seus pontos positivos que teve durante o tempo que permaneceu ali ( por exemplo, hobbys que fez, como o EVV ) ou algo do tipo.
Algumas coisas que acontecem não entendemos o porquê... Mas... Deus tem nós reservado o que há de melhor. Creia... O que há de melhor vai acontecer contigo. Nada de se culpar. Quem tem feito o melhor não deve se culpar...não.
E pensar que se ele não desistisse da Expecx hj ele já seria tenente do Exército faltando pouco pra chegar em Capitão nuss, muito triste esse desligamento dele da AFA
Alto padrao guerreiro, sonhei um dia entrar na Afa, mas infelizmente este ano foi minha ultima tentativa e nao logrei êxito no concurso, a vida é uma roda gigante, tem seus altos e seus baixos, se gosta da aviação nao se intimide quanto a isso, faça como eu, vou focar na aviação comercial mais pra frente, mas primeiro tenho q virar sgt pra bancar o curso de piloto... sucesso aí nos teus planos
Extremante corajoso e comovente o seu depoimento. Espero que tenha passado em outro concurso PF por exemplo. Acho que histórias como a sua são significativas e necessárias virem a baila.
Annunciato, acho que me lembro de você. Acabei de ver seu vídeo. Sempre fico pensando sobre os desligados. Muitos que eu gostaria que estivessem ainda lá.
2016 e nada mudou. Sou da turma de 2010, fui desligado na fase de formatura, uma das últimas no vôo, com 37 horas. Hoje eu sou formado na EFOMM, sou oficial de náutica tem uns 3 anos, até hoje tenho pesadelo por não ter conseguido me formar na AFA. Eu acho injusto esse processo de formação, convivo com alguns oficiais de marinha, por exemplo, que são práticos de navio e tenho oportunidade de conversar com eles nas manobras aqui do navio. Eles falam que a cobrança com eles (oficiais navais faziam voos na AFA quando iam ser aviadores navais) era muito menor. Eu sinceramente acredito no número mágico de formandos (menor do que os que entram no início) e também aquela mentalidade de certos instrutores, se eu me f... , tenho que f... alguns tbm. Requer um livro tudo isso. Alguns realmente não têm aptidão, mas na minha turma, muitos foram desligados já na fase de formatura (mais de 30 horas de vôo), no quarto ano também. Eu acho que as autoridades políticas não conhecem essa situação que ocorre na AFA. Claro que sou parcial pra falar sobre isso, mas acho de certa forma criminosa a forma como alguns cadetes são desligados.
Meu sonho é entrar na efomm e seguir pra náutica. Muitos dizem que o mercado tá em crise, sabe dizer como tá as coisas ? Além disso, teria alguma dica pra estudado ? Principalmente sem cursinho
@@CesarAnnunciato eu não tinha assistido aos seus vídeos anteriores, então peço desculpas. Observei que não tem mais interesse tendo em vista que está com um negócio na área digital. Parabéns por tudo aí. Sou Oficial Superior da Reserva fiz APMBB e também tive um curso preparatório por alguns anos. Sucesso na missão! Ontem estava mostrando a minhas filhas o seu vídeo sobre não falar a respeito de seus objetivos. Rimos muito e concordamos com vc. Parabéns, sucesso.
Lindo e corajoso seu comentário, fez do limão uma limonada ajudando o próximo, esse pode não ter sido seu momento, todo seu esforço e dedicação pode servir em algo como instruir, pilotar aviões civis e etc, vejo um dom na voz e coordenação para isso, trabalho com RH e percebo perfis, enfim, como mãe de um dos cadetes do Asterion sofro junto em cada etapa e desafio, te entendo e desejo que continue com foco,fé e força que algo te espera como colheita merecedora,vc ainda é um guerreiro e um guerreiro nunca desiste,avante!
Depoimento emocionante, professor... sou bem mais velho que você mas cara senti a tristeza que você deve ter sentido... grande abraço e que Deus continue a te abençoar
MEUS PARABÉNS GUERREIRO! O MAIS IMPORTANTE É QUE VOCÊ FEZ SUA PARTE E TEVE A CORAGEM DE ASSUMIR PEQUENOS ERROS QUE CAUSARAM SEU DESLIGAMENTO. BRASIL!!!
César, parabéns pela coragem, sobriedade e principalmente pela dignidade em se propor a ajudar outras pessoas. Eu sei como esta experiência é difícil, mas na vida as coisas são assim mesmo, e é através da dificuldade que aprendemos. Vc já é um vencedor, e quando tiver certeza disso, será um cara realizado.
Por isso sempre falo pros garotos que desejam ser pilotos militares e não tem noção de nada sobre aviação, pra irem pra ESCOLA NAVAL ou AMAN. Nessas duas escolas primeiro você se forma oficial, garantindo o seu emprego e seu futuro, pra depois você se candidatar ao curso de aviadores. Resumindo: em primeiro momento esqueça aviação e foque na sua formação. Depois de formado, COM A SUA CARREIRA MILITAR GARANTIDA, você procura o curso da aviação. Se não for aprovado no curso de piloto, não correrá o risco de ser desligado da força e seguirá seu destino como oficial normalmente. Esse é o verdadeiro pulo do gato.
Cesar, toda minha admiração por você passar sua experiencia para outras pessoas que tem o desejo de entrar na AFA, servi em Pirassununga como bombeiro e sei o quanto é difícil. Só o fato de você conseguir entrar na AFA e Espesex que não é para qualquer um. Acredito que Deus tem um proposito a você e quem sabe seja na aviação comercial onde você terá uma carreira brilhante. Um grande abraço e muitas felicidades.
Entrei no UA-cam como quem não quer nada, e encontro essa fera!!! Cad Av Annunciato que Deus te abençoe e te dê muitas felicidades!!! Uma porta se fecha, pra outras se abrirem!!! Abração!! 2° Ten Caio Marcus (Jaguar)
Opa irmão!!!!! Muito obrigado pelo incentivo. Com certeza... a vida fechou uma porta, mas abriu outras! Ainda não é muito fácil lidar com o desligamento, mas estou fazendo disso uma forma de incentivo para os outros! Um abração irmão!! Espero vê-lo em breve!!!! Sucesso sempre!
@@GustavoCarvalho-un2zi a doutrina das duas forças são bem diferentes. A Infantaria da FAB é mais nova de idade, e em sua essência é voltada pra defesa de bases aéreas. Entretanto, dentro dos cursos da FAB, existe uma gama muito grande de cursos para diferentes situações e ambientes. Pesquise sobre o PARA-SAR, você vai vibrar!!
Que História triste e linda ao mesmo tempo, parabéns e sucesso Guerreiro, virei teu fã, Deus e o Nosso Senhor Jesus Cristo, sabe de todas as coisas, 🙏🙏🙏, Gratidão e Humildade Sempre
Nada Guerreiro! Vc fez o seu melhor. Eu sonhei em ser cadete da AFA e não consegui nem passar no concurso, e vc foi longe. Sei que a frustração no seu caso foi muito maior. Mas Deus sabe o que faz, com certeza não éramos pr sermos pilotos, Deus tinha outros planos pr gente.
Fui cadete aviador em 2000. Pedi desligamento ainda no primeiro ano porque queria fazer engenharia. Lembro muitos cadetes do segundo ano sendo desligados no início dos vôos no T-25. Passavam a navalha.
Parabéns pela dignidade de compartilhar com a gente sua experiência, Annunciato! É de muita importância. Força e foco na caminhada, continue estudando pq ainda tens muitos voos pra alçar!... Desde os 18 anos eu tinha o sonho de entrar p AFA, minha vida se resumia somente naquilo. Como vim de uma base de estudos bem ruim, não tinha o hábito de gostar de estudar. Estudando pouco, os anos se passaram e se foi minha última chance de entrar p academia. Enfim, mas continuo com a esperança de que um dia vou alçar outros voos tão altos quanto! Abraço!
Sou igual você, tenho 17 quase 18 e a unica coisa que passa na minha cabeça é isso: eu marchando, exercendo minha profissão, tambem só estudei em escola publica e foi horrivel, mas a unica diferença é que to criando coragem, hoje me dediquei 12 horas, e ta indo. 😊
Parabéns pelas conquistas, mas também pela honestidade com você mesmo do porquê dessa derrota em uma batalha. Você assume que falhou de fato. Isso não é demérito, não é tão simples assim "simplesmente estudar" dentro da AFA. Há um enorme desgaste emocional e muitas outras coisas. Continue a sua luta, que você encontre em breve novos caminhos, lute com mais força e dê a volta por cima. Que um dia na vida você olhe pra trás e veja que conseguiu mais sucesso ainda. Boa "sorte". Muito trabalho. Força e honra!
Todos nós estamos sujeitos a derrotas nessa vida, e elas certamente ocorrerão! Você conseguiu tirar muitas lições desse lamentável evento, e pode ser que você não veja hoje, mas te ajudará em muitas outras coisas que você há de fazer nessa vida. Você é muito jovem e tem muito tempo para realizar seus sonhos! Sucesso!
É muito , muito dolorido passar por isso .Mas se não aconteceu como queria , é porque não tinha que ser, talvez seu caminho de vida talvez tenha que ser outro, e vc la na frente notara isso.Sucesso na vida guerreiro.
Na sua história fica claro que você é um guerreiro, pois lutou o máximo que pode para resolver seus problemas. Pena que política da AFA é muito rigorosa quanto aos desligamentos, os quais poderiam ser mais gradativos, dando mais chances aos alunos para se ajustarem às dificuldades. Espero que isso um dia mude. Parabéns por sua luta e sucessos !
Meu amigo... se vc gosta de voar, é amante do voo, tente a aviação civil... vc colocou o pé lá, esteja feliz, só de ter chegado lá já te faz um vencedor...
Muito obrigado por compartilhar sua história de luta e superação. Desejo muito sucesso na sua jornada como Professor e Mentor de alunos. Força, Foco e Fé na missão! Brasil acima de tudo! Abaixo, somente do SENHOR dos Exércitos.
Nossa mano, essa história apertou o peito.. Ter que imaginar tudo o que você passou, teu sonho até chegar lá... Mas a vida é assim man, não era para você, pensa pelo lado bom a vida te guardou de alguma coisa pior pode ter certeza!
Imagino o quanto deve ter sido difícil pra você, mas Deus sabe melhor que qq um de nós, o que de fato é melhor. A escolha para a carreira militar é um ideal, seja qual for a graduação, patente ou força. Deve ser muito difícil superar as derrotas que surgem no curso da vida, mas em tudo somos fortalecidos para melhor. Fica com Deus, vc é um guerreiro de verdade..., parabéns! Forte abraço, SO-FN-IF-REF FERREIRA, Pastor e Psicólogo. Adsumus!
Fala César!!! Uma sugestão de vídeo: como estudar as três frentes de exatas ao mesmo tempo. Ainda não vi ng aqui que fala de concursos militares falar disso
Bola pra frente, amigo. Às vezes acontecem coisas negativas que acabam nos beneficiando ou nos salvando lá na frente. Tem muita opção de carreira por aí e você tem potencial.
Na minha época, o t-25 era no segundo ano. No primeiro ano eu já estava querendo pedir desligamento, tinha 3 anos de epcar e já não me via seguindo carreira militar, queria fazer outra coisa. No final do primeiro ano tivemos a prova de navegação aérea e eu fiquei abaixo da média. Era aquele mesmo esquema, todo mundo tirando 10, e eu com nota ruim. Na parte de DE eu levava de boa, mas não tinha saco pra estudar aqueles manuais. No fim do ano pedi desligamento. A carreira militar é bonita, tem seu valor, mas nem todo mundo tem a vocação, especialmente quando se trata de aviação. É algo que, ou vc nasce pra fazer, ou vc ama demais a ponto de se dedicar obsessivamente para chegar lá. Eu tinha colegas no primeiro ano da epcar que já estudavam o maite e o mapro...Sobre a pressão, é do jeito que tem que ser, a academia forma pilotos militares, que terão de lidar com a pressão inerente ao próprio exercício da profissão. Todo o treinamento militar serve para trabalhar o psicológico, dar as ferramentas necessários para que se chegue lá. Sair não é fácil para ninguém, nem para quem sai por livre e espontânea vontade, como foi o meu caso....
AKL GTK mano, qual é a realidade da vida militar? Estou do lado de fora e tenho medo de criar uma imagem de um mundo muito fantasioso, distinto da realidade sobre essa vida militar, me ajuda ae
@@djansk8 , vc só vai saber a realidade quando estiver lá, isso é fato! Conheci pessoas que não pareciam ter o menor perfil para seguir carreira e descobriram sua vocação lá! O zero 1 da minha turma não sabia nada da vida militar quando entrou lá, e se descobriu muito bom naquilo. Eu venho de família de militares, avô paterno militar, avô materno militar, tios militares, tudo forças armadas. Eu sabia tudo o que era possível saber quando entrei lá. Mas lá dentro eu vi que não era pra mim, que o que eu gostava mesmo de fazer era estudar. Na AFA a DE (divisão de ensino) é muito mais fácil do que na epcar, por isso eu perdi a conexão que eu tinha com a formação, que era a parte intelectual. Se é algo que vc almeja, que te arrepia e pelo que vc está disposto a fazer de corpo e alma, mesmo que custe a sua vida (nunca se esqueça que isso faz parte do trabalho, não é da boca pra fora), VAI FUNDO! Procure dentro de si a resposta para isso e faça o que vc está fazendo, que é perguntar. O resto vc só saberá quando estiver lá....
po cara vc é um vencedor, eu olho você e lhe admiro, olhe o tanto de provas que você passou, isso é um orgulho. a sua realidade é superior a muitos inclusive a minha, sonho é APMBB e tu passou em 2 provas, esse relato serve de incentivo e um tapa na cara de nós que tentamos alcançar algum objetivo
Me identifico muito com vc. Nos últimos 5 anos meu ritmo de estudo tem sido intenso. Abdicação total de tudo e de todos. Evolui bastante, ano passado fiz 57 pontos na Espcex, esse ano subi pra 71 e não estou muito confiante que de pra passar. As vezes bate uma tristeza em ver seus amigos já se formando e eu sem resultados. Mas eu sei do meu sonho e sei aonde quero chegar. Com sua história estou mais confiante e esperançoso que um dia meu dia chegará como o seu assim chegou mesmo com suas dificuldades.
Parabéns pela verdade demonstrada. Não são as falhas ou vitórias alcançadas, mas sim o caráter irrepreensível que se alcança ao longo do caminho(treinamento)! Um grande abraço!
Bom dia Annunciato, assisti com muita atenção e até uma certa tristeza o seu relato e lhe digo isso na condição de dois Oficiais aviadores, uma Major e outro Capitão, portanto sei bem pelo que passastes, na minha condição de pai acompanhei de "perto" e com muito sofrimento, todo esse processo muito bem narrado por você, cada etapa vencida pelos meus dois filhos era uma vitória minha também e a cara "derrapada" deles era minha também, para teres uma idéia, o meu filho que hoje é capitão foi submetido a 3 "conselhos" ao longo da sua trajetória na AFA, saiu de todos em função de ser aluno "padrão", portanto a sua narrativa é perfeita e retrata muito bem o que é o rigor na AFA, mas uma coisa eu gostaria que você me respondesse, pelo que entendi, salvo engano meu, você estava na ESPECEX, escola cujo rigor físico e intelectual nada deixa a desejar as demais, mas não pensastes em ser aviador no Exército, a escola de aviação do EB é tão boa quanto a da AFA, embora por lá o forte sejam "asas rotativas", mas lhe garantiria uma formação integral como oficial do Exército e quiçá Oficial aviador também, até porquê essa formação é feita após a sua conclusão da AMAN. Essa hipótese não passou pela sua cabeça? Estendo esse mesmo questionamento para a Escola Naval, que segundo você também logrou êxito em seu processo seletivo, essas "opções" você não cogitou como possíveis? Mas parabenizo-o pelo seu relato e por sua sincera autocrítica isenta de paixões ou culpas vitimistas, mas repleta de humanismo e clareza de valores. Deus jamais nos "fecha" uma porta sem que centenas se abram ao nosso redor. Grande e fraterno abraço de um pai que viveu, sofreu e "participou" , ao melhor estilo técnico "Bernardinho", no meu limite extremo da minha quadra emocional.
Sandine Volo boa noite, meu amigo! Primeiro quero parabenizar pelos filhos e pela força que deu pra eles que, com certeza, foi essencial para a formação deles! Quando eu fui para EsPCEx, fui com esse objetivo. No dia que pedi desligamento, o meu comandante de pelotão insistiu para que eu ficasse justamente visando a possibilidade de ir para o Batalhão de Aviação do Exército, porém eu tinha o sonho de ser aviador da FAB, eu sonhava em vestir o azul e ser aviador de caça. Era mais do que ser aviador, mas sim um aviador da FAB. Com a cabeça de hoje, eu ano teria saído da EsPCEx, mas naquele momento foi o que senti que deveria fazer. Creio que tudo aconteceu da forma que deveria. Agradeço muito o comentário, fico muito feliz em ler esse tipo de incentivo e relato. Um grande abraço!
Fala, amigo. Março do ano que vem começa minha academia de Polícia Federal, creio que cada curso tem sua dificuldade e não cabe a mim compará-las. Hoje mesmo estava bem triste e de cabeça baixa por não estar preparado devido ao meu péssimo condicionamento físico... Bom, creio que ser desligado não seja o fim do mundo, apesar de ser a coisa que nós estudantes MAIS queremos para o nosso futuro. Vc é um cara abençoado e me fez enxergar que a vida não acaba depois de tais acontecimentos. Assim como você, eu daria o sangue pra realizar o meu sonho e ajudar a minha família. Espero que Papai do céu abençoe a tua vida e a minha academia pois só ele mesmo pra saber o que a gente passa pra alcançar um objetivo máximo na nossa vida.
Tenho 67 anos, quando eu tinha 20, passei na AFA, fui para base dos Afonsos, fiquei 40 dias, fazendo testes psicologicos e médicos , me bombardearam de tudo quanto é jeito, passei em tudo, ou melhor inventaram que eu tinha sinusite, mas me deram oportunidade de procurar um médico particular e foi o que fiz, não contatou nada, mesmo assim tive meu pedido indeferido, até hoje nem sei o que é essa sinusite, aí partí para a aviaçao civil, onde me aponsentei, mais tarde tarde , descobri com um amigo, que já era major e que estava na mesma turma, que um sobrinho de um coronel, pegou minha vaga e depois acabou se desligando da AFA, porque não era bem isso o que queria da vida, revoltante.
Militarismo é isso! Lamentável!
pode ter certeza que o sobrinho do coronel podia até ter é tudo e mais um pouco sinusite/rinite etc..
Boa noite sr, poderia me informar como fez para ingressar na área da aviação civil?
@@albertoribeiro9566 Tirei o brevê no aeroclube de Minas gerais (BH) voando um paulinha e um cherokee, fui instrutor, voei varios monomotores e bimotores e por último, foi um king air B200, naquela época, as coisas eram dificeis tambem, mas eu tinha um ideal e fui em frente, importante é não desistir nunca, quando fui desligado, chorei igual criança, queria ser piloto de caça, mas valeu, abs.
Nepotismo é lamentável
É a vida. Meu irmão passou em 1 lugar, recebeu a espada na época ministro da aeronáutica Jardim de Mattos. E quando já era 1 tenente não ajeitou de uma pane e morreu. Dois anos após minha mãe morreu de Linfoma e um ano e sete meses meu pai tb morreu de câncer no cérebro. Fiquei sozinho no mundo. Me formei e hj com 67 continuo trabalhando e sempre com saudades deles três sem reclamar da vida. Pois ela é para ser vivida. ABS.
Jesus amado aí é experiência mais triste ainda... ainda que a Bíblia fala que temos um consolador que é o Espírito Santo.. Mas só quem passa pra dizer o sentimento que é... felicidades pra vc!
Poxa Eduardo. Fico triste por você. Eu estive na AFA como instrutor temporário, e por um azar burocrático, fui desligado três anos antes do meu esperado, e isso me chateou bastante. Lá na academia, vi muitas histórias de desligamento que me desmotivavam. Mas saber a sua história, realmente me faz me sentir ser seu irmão.
Meus sinceros pêsames. Triste oque ocorreu como sua família e com você, coisas como essas nos fazem valorizar oque nós temos.
Firme irmão, o espírito santo é o nosso consolador, que ele venha a ser presente na sua vida dia a dia, abçs!
Nossa que força Deus te deu ... meu pai foi para o céu tem 3 anos e sei como é.
Deus vai guiar seus passos e tem o melhor para você mesmo que agora não pareça verdade.
sou capitão de Infantaria da Tu 2008 da AMAN, ouvi seu relato e fiquei surpreso pela sua maturidade, o normal nas derrotas é sempre culparmos alguém. E você camarada não culpo ninguém, realmente creio que se tivesse prosseguido na AMAN poderia ter se formado, pois a exigência física e psicológica na AMAN é maior , contudo o temor o desligamento não. Mas a vida não é feita de SE......... GUERREIRO O DIABO FECHA UMA PORTA, MAS DEUS ABRE OUTRAS MAIORES AINDA.... Desejo sucesso para você no que escolher para seu futuro!!!!
Obrigado, meu irmão! Feliz em ler tuas palavras, capitão! Grande abraço!
@@CesarAnnunciato na academia da afa da foça aérea tem matemática química física
Desligamentos na AMAN, ocorrem frequentemente ?
Onde q eu consigo acesso a banca da epcar e afa
@@davimedeiros3827 site da FAB
Sou traumatizado até hoje por não ter entrado na AFA. Meu sonho desde criança. Em 1994 a EPCAR não estava funcionando, a mesma ficou 3 anos sem alunos, então fui prestar o concurso direto na AFA. Fiz o primeiro concurso em 94 e não passei no exame escrito. No ano seguinte eu fiquei com dedicação total nos estudos..fiz de tudo..cursinho de redação..intensivão..de exatas..curso tamandaré..1 ano trancado em ksa só estudando e fazendo atividade física..enfim passei bem na prova escrita no ano de 1995 pra ingressar em 1996..passei nos exames médicos primeira etapa e segunda etapa..passei no pisicotécnico ..e exame fisíco nota máxima..enfim fiquei bem colocado.. a duas semanas de começar o curso com o início da quarentena (adaptação militar).. o Major Lupinaci (Resposável pelo DE)..me liga em ksa pra me realizar um novo exame de coluna pois a FAB precisava realizar uma nova avaliação..ele me falou que isso era normal pra mim não me preocupar..fiz o exame em Barbacena mesmo pois minha familia tem residênia lá e tinha os mesmos equipamentos da AFA. Enfim fiz novamente os exames de coluna numa manha e a tarde o Major me chamou pra me avisar que eu não era mais apto a ingressar..meu mundo caiu..já tinha feito tudo..a duas semanas pra ingressar..comemorei com meus amigos e familia..enfim tinha ficado entre os primeiros colocados e o concurso era direto pra AFA..muito..mas muito difício de passar..fiquei traumatizado..fiquei 1 ano perdido sem o que fazer sem vocação pra nada totalmente perdido..igual virar para um médico e falar pra ele fazer outra coisa na vida..acabei fazendo engenharia mecânica numa Federal..tenho um ótimo emprego numa Estatal..mas sou frustado..largaria tudo mesmo até premio de Megasena pra me tornar piloto militar!!!
Pow entendo como é . Tentei EEAR e não passei na prova.
Mas aprendi com o médico Lair Ribeiro que sorte ou azar o tempo dirá. Oque parece azar pode ter sido a sorte da sua vida. Livramento etc...
Vai em um psicólogo e supera essa frustração. Abraço
Tudo tem um motivo, amigo. Olha o que o comentário de cima disse
Pq não tentou aviação naval na escola naval?
Cara... Pode até ser teu sonho, mas esses FDP não te merecem, tira teu breve em uma escola de aviação, vai pra uma companhia aérea da vida, te garanto que é 1000x melhor. Vai voar só equipamento de ponta ao invés dessas sucatas da FAB, tu25 e etc.
Sou um desses tbm, escoliose... só me resta levar uma vida de burocrata aqui serviço público e tomar antidepressivos até o fim da vida.
Eu fico impressionado com o padrão de ética e de disciplina dos alunos que já passaram na EPCAR/AFA!!
Caraca velho... E eu que pensava que com o passar o tempo, as coisas na AFA no curso de aviação iriam tomar outros rumos. Na minha época, eu também fui uns dos 12 desligados na minha turma. Na ocasião do concurso para EPCAR, eu tinha sido aprovado também para Col. Naval e Espcex. Maldita foi a minha escolha para FAB. Seja como for, você não foi o único. Sinto muito de verdade, porque sei exatamente qual é o seu sentimento, porque nas escolas militares, a gente se supera a cada dia, dando o melhor de si, se esforçando... Seja como for, que DEUS te abençoe. Muita força e coragem, porque novos desafios surgirão... Abs.
Me deu até um aperto no coração, não sabemos os planos de Deus Cesinha, se você estivesse na afa ainda não estaria ajudando na aprovação de tantos alunos do GTP e auxiliando todo mundo. Você é um monstro!
Abraço Mestre!
Caí aqui do nada... mas te ouvi até o fim, boa sorte!!
É desse jeito mesmo. O cara que passa na AFA, do jeito que está hoje não tem garantia nem de ser cadete do segundo ano, por um lado é bom porque se tiver idade ainda dá tempo de fazer um novo concurso e escolher infantaria ou intendência. Já quem passa na espcex ou colégio naval, já é praticamente 99% de certeza que vai chegar a Tenente coronel do eb ou capitão de fragata da marinha. A AFA tenta o tempo todo desligar o cadete de aviação, já a marinha e o exército fazem de tudo pra não desligar o cadete.
Caro Cesar, eu fui reprovado no exame de entrada, passei em tudo mas acharam um pelo em ovo e me reprovaram. Demorei para aceitar. Existe uma máxima que diz, a Aeronáutica escolhe, a Marinha seleciona e o EB recolhe. Fui recolhido e muito feliz no EB, paraquedista, fiz o IME, engenharia de construção. Admiro os que passaram e concluíram o curso, não deu para mim. Na minha turma da AMAN tinham vários que foram desligados mais avançados no curso da AFA. Foi pior para eles. Ótimos alunos e oficiais. Inclusive, o primeiro da minha turma. Não se culpe, acredite em voce. Estude e trabalhe. O mesmo esforço que vc fez, será bem sucedido em outra atividade. Em breve vc vai olhar para tras e achar graça. Abs, sucesso.
Boa tarde, Cesar. Eu abandonei o curso de Direito recentemente para estudar para EsPCEx. Já assisti todos os vídeos do teu canal. Fiquei um pouco emocionado com esse vídeo aqui. Talvez você esteja no mundo para ajudar pessoas. Você não tem ideia do quão boa é a sensação de poder assistir os teus vídeos e ter acesso a essas histórias. Obrigado mesmo, cara. Faz a diferença aqui... tua visão é singular.
Muito obrigado, meu amigo! A emoção é minha ao ler esse tipo de comentário. Muito obrigado! Espero realmente estar no caminho certo de ajudar as pessoas! Grande abraço! Boa sorte na EsPCEx, vai dar certo!!!
@carlos erick realmente. Digo por mim msm... passei na pm e n Fui... Só pra ficar estudando pra espcex... final das contas perdi dois anos e ate agora n passei. Vou tentar pm pa pra ofícial e outros Estados ( todos ). Uma dica !. N deixa de fazer suas coisas pra ficar sô estudando... isso dificimente funciona... vai por mim boy
Era militar de carreira do Exército, saí para ser Advogado. Não me arrependo de nada, tudo contribuiu para a minha evolução e sucesso de hoje.
Rodrigo Hernandez a essa galera que já era militar oi que abandonou a carreira? Quais foram os motivos dos seus desligamentos? Estou pretendendo iniciar os estudos pra espcex mas ainda não tenho certeza se eu quero isso pra minha vida, apesar de vários benefícios que a carreira militar oferece, eu não sei se consigo me adaptar.
carlos erick Negativo salário de oficial da PM nao é maior q oficial do Exército..
Quando vi seu nome sabia que te conhecia de algum lugar. Lembrei que você era o cara que tinha saído da EsPCEx e passado no CFOAv na última idade! Achei sua perseverança muito foda qnd fiquei sabendo da sua história, as intempéries da vida podem acontecer com qualquer um. Boa sorte no que você for tentar e parabéns pela CORAGEM que você teve de mergulhar num mar de incerteza atrás do seu sonho, um provável grande oficial que a Força Aérea Brasileira perdeu!!!
Opa, meu amigo! De onde nos conhecemos? Obrigado pelas palavras! Grande abraço!
É, irmão, não cheguei a conhecer você, mas fomos contemporâneos de Academia. Também fui desligado em voo, era cadete da turma Jaguar,ou seja, entrei em 2015. Posso dizer que meu caso foi um pouco diferente, porque eu consegui passar em todas as provas com médias 10 em MAITE e 9,5 em MAPRO, porém, uma coisa eu não consegui me preparar: o meu psicológico. Fui desligado na PS-09 ainda, cometia erros bobos no voo que por pressão minha eu mesmo acabava me prejudicando, pois de pressão a AFA já é cheia. Logo após ter sido desligado, lá em maio de 2016, eu saía aos quatro ventos falando mal de lá, falando que eu havia sido injustiçado e tudo o mais. Porém, isso não foi verdade, levou bastante tempo pra que eu conseguisse encarar a realidade e percebesse que a maioria dos erros foram meus e somente meus. Após dois anos fazendo engenharia de materiais na Unifesp, acabei saindo e fui atrás do meu sonho, que ainda era voar e hoje eu posso dizer que estou extremamente feliz e consegui encontrar um novo propósito, fazendo o curso de aviação civil aqui em SP e já estou no processo de voar em aeroclube pra tirar as minhas carteiras de PP e posteriormente de PC. Posso dizer que eu entendo perfeitamente a sua dor, essa culpa, esse sentimento de que a gente poderia ter feito algo a mais, mas nem sempre a vida é da maneira como queremos e a única coisa que nós podemos fazer é nos adaptarmos. Cara, fica com Deus e eu espero sinceramente que você possa alçar novos voos cada vez mais altos nos seus objetivos. Um forte abraço! Cad 15/140 - Araújo.
Eu lembro de você, irmão... complicado. Mas tudo tem um porque. Quis relatar no vídeo pois muitos me perguntam o porque saí da AFA. E como estou ajudando os jovens que querem ingressar, achei justo explicar um pouco da minha vida para eles. O vídeo tomou proporções grandes...
Fico feliz que está bem! Eu ainda estou buscando um novo caminho, mas por enquanto estou dando aulas e estou bem assim! Grande abraço, irmão! Qualquer hora nos encontramos em SP
César, parabéns por sua sinceridade. Me formei em 83 mas passei por momentos parecidos com o seu. Por pouco. Não se culpe. Pelo que disse, você deu o máximo, mas o momento não lhe foi favorável. Tudo tem um propósito. Uma porta se fechou mas outras se abrirão. Siga em frente com essa garra que o seu sucesso virá em outro cenário. Abraços.
Obrigado, meu amigo! Obrigado pelas palavras! Grande abraço!
@@CesarAnnunciato cesar vc era epcariano pre-afa?
Fui Engenheiro da FAB com muito orgulho e pedi baixa...posso te garantir tem muito mais oportunidades fora dela !
Estudou no ITA? Fez qual engenharia? Trabalhava com o que na FAB/quais projetos? Depois que saiu dela foi trabalhar onde/quais projetos?
Meu amigo, só não deixa esse desligamento se tornar um monstro em sua vida.Passou por um grande aprendizado, mas pode fazer muito mais daqui pra frente.Tb fui desligado na última missão de vôo em 96, por excesso de grau 3...tive pesadelos por muito tempo, e perdi um pouco do rumo, não sabia o que fazer, pois foi um sonho destruído.Mas aprendi que podemos fazer outras coisas boas na vida.Encontre seu ideal e siga em frente.
Fala, irmao. Eu passei em 2016 pra Escola Naval e tive uma história parecida com a sua. Abri mao da Afa e da efomm pra atingir meu objetivo em 2016, mas fui desligado em 2018. Cansei de ver teu nome na lista da Escola Naval. Enfim, vc é muito forte. Admiro tua força
Foi guarda marinha?
cadete aviador?*
Pq foi desligado?
Pq o senhor foi desligado, mestre?
Foi desligado por quê? Escolheu qual "arma"?
Na época que estudava pra concursos, fiquei muito chateado, chorei por não ter passado em um concurso do Ibama que havia estudado muito. Mas tarde, alguns meses depois, segui em frente nos estudos e acabei passando em um Tribunal Federal que era muito melhor em tudo e me senti realizado até hoje. A vida é assim mesmo, lá na frente entenderemos o porquê que somos desviados de alguns objetivos nossos. Agora pode parecer que não, mas coisas melhores virão na sua vida, siga em frente.
Cacete mano, nunca pensei que você seria desligado da AFA, até porque você era da EsPCEx antes de ir para lá, e nunca pensei que o buraco era bem mais embaixo, tirar 8,5 é considerado uma nota fora dos padrões, imagina no nível de exigência lá. Irmão sucesso na sua nova trajetória, tmj 👍
A média na AFA é 9,0.
SE DEUS QUISER, TODOS NÓS VAMOS ALÇAR NOSSOS OBJETIVOS, AMÉM. VAMOS ORAR E CRÊ JUNTOS AMÉM.
O fato é que, por força de decreto, dos X cadetes que ingressam, a AFA precisa selecionar apenas X - Y aspirantes. Então, quase sempre, os instrutores precisam eliminar uma porcentagem de cadetes; destes, alguns são reprovados de fato, e outros "devem ser "reprovados"".
Falou tudo!
...e como sempre, quem mais perde verdadeiramente é o Brazil, deixa de formar mais e melhores militares profissionais, perde sempre para melhores países o que temos de melhor, que são nossos melhores profissionais,etc...continuamos sendo o país do futuro, sem cultura, sem educação, sem saúde, perdendo muitos jovens promissores de geração em geração, infelizmente só começaremos ver resultados práticos daqui uns cem anos, o Brazil continua sendo o país do futuro, vai ser empurrado pelo resto do mundo, infelizmente...
É verdade Sérgio. Ainda temos esse problema. Trabalhei como oficial temporário na AFA, e uma das minhas seções era a grafica. Por lá passavam os dossiês dos cadetes que iam ser desligados. Me sentia trabalhando na lista de Schindler
Eu pensava q era rumor
Isso que é foda, eles deveriam fazer igual a Escola Naval então po, reduzir o numeros de vagas e aumentar somente se necessitar ou se a rapaziada do colégio naval sair.
Muita maturidade. Imagino o quanto isso deve ter doído. Parabéns pela postura.
Oi Cesinha, sou a mãe do Victor Kazuo.
To te chamando assim por causa dele rsrs.
Se vc fez tudo que podia, não tem pq vc ter esse sentimento de culpa.
Nada é por acaso, vc é muito inteligente, fala muito bem.
Ja compartilhei seu vídeo, com certeza vc vai se dar bem na internet. Um abraço!
Oi, Dona Rogéria!!!!!!! Fiquei muito feliz em ver seu comentário! Mande um grande abraço pro Kazuo! Ele é um amigo excelente! Grande abraço para você e para a família!!!!!!!
Cara na boa, conheci algumas pessoas da AFA e o que falam que pra ser piloto precisa ser praticamente um super homem, do ponto de vista físico, intelectual e psicológico. Outra coisa, depois de formado precisa cuidar muito bem da saúde pois dependendo do que o ocorrer pode ir parar na reserva. Só de você ter passado por essa experiência já te faz um cara muito diferenciado.
Primeira vez que o UA-cam me recomenda um ótimo vídeo!!!
Cadete, obrigado pelo seu depoimento, pelas suas considerações e pela sua franqueza! Certamente você só aumentou ainda mais a sua HOMBRIDADE, sou pai e estou acompanhando o processo atual do meu filho, atualmente na AFA, com muito amor, ainda assim com bastante apreensão. Seu depoimento foi muito esclarecedor! Fique com Deus e muito sucesso em seu caminho!
Cesar, eu vivia minha infância imaginando como seria minha vida na Marinha, em 1994 eu passei na Escola Naval e fui para o Rio de Janeiro, mas poucos dias depois eu ví que não era nada do que eu queria e me desliguei. Em 1999 entrei na Academia da PM e hoje já estou no posto de Major, bem antigo no posto, e ví que minha idéia fantasiosa que eu tinha da Marinha era inviável pra mim, muitos dos meus amigos também deixaram a instituição no decorrer da carreira, saímos do Ceará em 18 e hoje só 2 ainda continuam, um deles está pilotando helicóptero e em breve sairá também, para a vida civil numa empresa de taxi aéreo que faz as rotas na bacia de campos. Eu admiro sua competência, você tem um futuro brilhante pela frente, não desanime ou se culpe pelo que aconteceu, essas coisas a gente deixa para trás e busca um novo horizonte. Deus ilumine seus caminhos e bola pra frente que você ainda tem um mundo inteiro para conquistar.
oi amigo. Sou ex CN-13, me formei em direito aqui na federal do AM, to na porração para ir pra PM espero ter o seu mesmo caminho, até hoje a minha baixa no CN me assombra, mas DEUS vai curar esse buraco da minha vida
Vindo aqui, 2 anos após o vídeo ser postado. Queria agradecer a você pelas palavras. Eu estava extremamente em dúvida entre focar minhas atenções pra AFA ou buscar outro curso, me senti sim desmotivado pelas taxas de desligamentos, escutei e vi muitos relatos, mas essas palavras que você disse no final do vídeo me deram esperanças que eu não tinha antes. Obrigado por compartilhar tudo isso, obrigado por se importar, sua experiência vale muito. Que Deus te abençoe.
Tá como hoje?
Parabéns pela sua coragem de contar o seu desligamento. Porque as pessoas só contam o que foram capazes de conseguir, mas não falam o que não conseguiram.
Impossível não se emocionar... Mas Deus sempre vai te honrar vc está ajudando tantas pessoas... sua visão é singular cara.
Meu irmão era dessa turma ai tambem e foi desligado,mas conseguiu voltar pelo AFA 2.Tu é brabo man,teus vídeos ajudam dms
Conheço o seu irmão. Bruno mimura não é?
ele é formado ?
Afa 2 ?
afa 2?
@@moonalauu AFA 2 se eu não me engano, é basicamente uma "redação" onde você mesmo diz o por que deve permanecer na fab, tipo! você fala todos os seus pontos positivos que teve durante o tempo que permaneceu ali ( por exemplo, hobbys que fez, como o EVV ) ou algo do tipo.
Cesar, assistindo o seu vídeo lhe considero uma grande pessoa, Deus está lhe reservando algo sublime para a sua vida.
Algumas coisas que acontecem não entendemos o porquê...
Mas...
Deus tem nós reservado o que há de melhor.
Creia...
O que há de melhor vai acontecer contigo.
Nada de se culpar. Quem tem feito o melhor não deve se culpar...não.
Cesar Anunciato o deus da matemática!!!
Parabéns pela tua personalidade e acima de tudo HONESTIDADE.
DEUS está te guardando coisa melhor. 👍👍🙌🙌🙌
Cesinha ! Sou seu fã!
A verdade que você não sabe mas no futuro entenderá! FAB é pequena para vc!
E pensar que se ele não desistisse da Expecx hj ele já seria tenente do Exército faltando pouco pra chegar em Capitão nuss, muito triste esse desligamento dele da AFA
A história foi muito longas pq ele teve q ser desligado?
Alto padrao guerreiro, sonhei um dia entrar na Afa, mas infelizmente este ano foi minha ultima tentativa e nao logrei êxito no concurso, a vida é uma roda gigante, tem seus altos e seus baixos, se gosta da aviação nao se intimide quanto a isso, faça como eu, vou focar na aviação comercial mais pra frente, mas primeiro tenho q virar sgt pra bancar o curso de piloto... sucesso aí nos teus planos
Idealista Voraz obrigado, irmão! Grande abraço, meu camarada! Logo logo estará rasgando os céus nas linhas aéreas!
Presta a ESA mano
Gustavo Carvalho ou EEAR
É muito triste ser ex-cadete e depois se formar como sargento, você se sente rebaixado, ainda mais quando vê um oficial e pensa: poderia ser eu.
Muitos amigos meus foram desligados por incompatibilidade na instrução e outras coisas hoje sou Capitão aviador NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS NUNCA
Muito obrigado!
amigo, por favor, me tira algumas dúvidas… tenho 17 anos, 1,25 de miopia em cada olho e as vezes uma crise de rinite… consigo ser piloto ? é meu sonho
Extremante corajoso e comovente o seu depoimento. Espero que tenha passado em outro concurso PF por exemplo. Acho que histórias como a sua são significativas e necessárias virem a baila.
Annunciato, acho que me lembro de você. Acabei de ver seu vídeo. Sempre fico pensando sobre os desligados. Muitos que eu gostaria que estivessem ainda lá.
Fala, Mestre! Sim! O senhor me deu aula de filosofia na AFA em 2016! Grande abraço!
2016 e nada mudou.
Sou da turma de 2010, fui desligado na fase de formatura, uma das últimas no vôo, com 37 horas.
Hoje eu sou formado na EFOMM, sou oficial de náutica tem uns 3 anos, até hoje tenho pesadelo por não ter conseguido me formar na AFA.
Eu acho injusto esse processo de formação, convivo com alguns oficiais de marinha, por exemplo, que são práticos de navio e tenho oportunidade de conversar com eles nas manobras aqui do navio. Eles falam que a cobrança com eles (oficiais navais faziam voos na AFA quando iam ser aviadores navais) era muito menor.
Eu sinceramente acredito no número mágico de formandos (menor do que os que entram no início) e também aquela mentalidade de certos instrutores, se eu me f... , tenho que f... alguns tbm.
Requer um livro tudo isso. Alguns realmente não têm aptidão, mas na minha turma, muitos foram desligados já na fase de formatura (mais de 30 horas de vôo), no quarto ano também. Eu acho que as autoridades políticas não conhecem essa situação que ocorre na AFA. Claro que sou parcial pra falar sobre isso, mas acho de certa forma criminosa a forma como alguns cadetes são desligados.
Meu sonho é entrar na efomm e seguir pra náutica. Muitos dizem que o mercado tá em crise, sabe dizer como tá as coisas ? Além disso, teria alguma dica pra estudado ? Principalmente sem cursinho
Tá decidido então vou prestar a escola naval ao invez da AFA kkk
Gustavo Carvalho boa irmão. 2022 voltarei aqui para comentar !! Esse ano é meu teste
Fui cadete esse ano e quando percebi como era de fato pulei fora. Vou prestar Escola Naval enquanto tenho idade que vale mais a pena
@@andreydario26 desculpa a demora, então, realmente o mercado estava em crise, hoje melhorou muito, mas não está como era antes, em 2006 - 2012.
Vc está de parabéns por ter sido sincero. Pela sua capacidade sugiro ser Oficial em outra Força, vai dar certo, vc merece!
Obrigado 🤝
@@CesarAnnunciato eu não tinha assistido aos seus vídeos anteriores, então peço desculpas. Observei que não tem mais interesse tendo em vista que está com um negócio na área digital. Parabéns por tudo aí.
Sou Oficial Superior da Reserva fiz APMBB e também tive um curso preparatório por alguns anos. Sucesso na missão! Ontem estava mostrando a minhas filhas o seu vídeo sobre não falar a respeito de seus objetivos. Rimos muito e concordamos com vc. Parabéns, sucesso.
Lindo e corajoso seu comentário, fez do limão uma limonada ajudando o próximo, esse pode não ter sido seu momento, todo seu esforço e dedicação pode servir em algo como instruir, pilotar aviões civis e etc, vejo um dom na voz e coordenação para isso, trabalho com RH e percebo perfis, enfim, como mãe de um dos cadetes do Asterion sofro junto em cada etapa e desafio, te entendo e desejo que continue com foco,fé e força que algo te espera como colheita merecedora,vc ainda é um guerreiro e um guerreiro nunca desiste,avante!
Depoimento emocionante, professor... sou bem mais velho que você mas cara senti a tristeza que você deve ter sentido... grande abraço e que Deus continue a te abençoar
MEUS PARABÉNS GUERREIRO! O MAIS IMPORTANTE É QUE VOCÊ FEZ SUA PARTE E TEVE A CORAGEM DE ASSUMIR PEQUENOS ERROS QUE CAUSARAM SEU DESLIGAMENTO. BRASIL!!!
César, parabéns pela coragem, sobriedade e principalmente pela dignidade em se propor a ajudar outras pessoas. Eu sei como esta experiência é difícil, mas na vida as coisas são assim mesmo, e é através da dificuldade que aprendemos. Vc já é um vencedor, e quando tiver certeza disso, será um cara realizado.
Por isso sempre falo pros garotos que desejam ser pilotos militares e não tem noção de nada sobre aviação, pra irem pra ESCOLA NAVAL ou AMAN. Nessas duas escolas primeiro você se forma oficial, garantindo o seu emprego e seu futuro, pra depois você se candidatar ao curso de aviadores. Resumindo: em primeiro momento esqueça aviação e foque na sua formação. Depois de formado, COM A SUA CARREIRA MILITAR GARANTIDA, você procura o curso da aviação. Se não for aprovado no curso de piloto, não correrá o risco de ser desligado da força e seguirá seu destino como oficial normalmente. Esse é o verdadeiro pulo do gato.
Amam pode pilotar avião?
Tenete do exercito.
@@musicasbaixartops2062Nem na AMAN nem na escola naval.
@@Silva-hf8rn só após a formaçao
Mais são desligados só que prefere aviação?
Cesar, toda minha admiração por você passar sua experiencia para outras pessoas que tem o desejo de entrar na AFA, servi em Pirassununga como bombeiro e sei o quanto é difícil. Só o fato de você conseguir entrar na AFA e Espesex que não é para qualquer um. Acredito que Deus tem um proposito a você e quem sabe seja na aviação comercial onde você terá uma carreira brilhante. Um grande abraço e muitas felicidades.
Parabens pela honestidade e sinceridade do depoimento. O verdadeiro campeao se conhece nas derrotas.
Cesar, você é um vencedor!
Passou nos melhores concursos que muitos não conseguiram passar. Certamente a sua vitória virá no tempo certo!
Você é um cara abençoado por Deus. É preciso muita resiliência para passar por uma situação dessa e se manter de pé.
Força guerreiro, só de ter passado na AFA já é uma conquista! Deus te abençoe
Entrei no UA-cam como quem não quer nada, e encontro essa fera!!! Cad Av Annunciato que Deus te abençoe e te dê muitas felicidades!!! Uma porta se fecha, pra outras se abrirem!!! Abração!!
2° Ten Caio Marcus (Jaguar)
Opa irmão!!!!! Muito obrigado pelo incentivo. Com certeza... a vida fechou uma porta, mas abriu outras! Ainda não é muito fácil lidar com o desligamento, mas estou fazendo disso uma forma de incentivo para os outros! Um abração irmão!! Espero vê-lo em breve!!!! Sucesso sempre!
Caio Marcus a infantaria da afa é tão operacional quanto a do EB?
@@GustavoCarvalho-un2zi a doutrina das duas forças são bem diferentes. A Infantaria da FAB é mais nova de idade, e em sua essência é voltada pra defesa de bases aéreas. Entretanto, dentro dos cursos da FAB, existe uma gama muito grande de cursos para diferentes situações e ambientes. Pesquise sobre o PARA-SAR, você vai vibrar!!
@@caiomarcusrodrigues1348 é comum desligamento pros infantes tb?
Com certeza Deus tem planos muito maiores pra vc ! MONSTRO CESINHA 👊
Que História triste e linda ao mesmo tempo, parabéns e sucesso Guerreiro, virei teu fã, Deus e o Nosso Senhor Jesus Cristo, sabe de todas as coisas, 🙏🙏🙏, Gratidão e Humildade Sempre
Nada Guerreiro! Vc fez o seu melhor. Eu sonhei em ser cadete da AFA e não consegui nem passar no concurso, e vc foi longe. Sei que a frustração no seu caso foi muito maior. Mas Deus sabe o que faz, com certeza não éramos pr sermos pilotos, Deus tinha outros planos pr gente.
Cada um tem o seu tempo, e a sua missão nesse mundo. E está tudo certo! Parabéns e continue com essa humildade camarada. Sucesso.
Gostei de sua sinceridade. Parabéns pelo vídeo. Boa sorte e um futuro brilhante.
Fui cadete aviador em 2000. Pedi desligamento ainda no primeiro ano porque queria fazer engenharia. Lembro muitos cadetes do segundo ano sendo desligados no início dos vôos no T-25. Passavam a navalha.
Parabéns pela dignidade de compartilhar com a gente sua experiência, Annunciato! É de muita importância. Força e foco na caminhada, continue estudando pq ainda tens muitos voos pra alçar!...
Desde os 18 anos eu tinha o sonho de entrar p AFA, minha vida se resumia somente naquilo. Como vim de uma base de estudos bem ruim, não tinha o hábito de gostar de estudar. Estudando pouco, os anos se passaram e se foi minha última chance de entrar p academia. Enfim, mas continuo com a esperança de que um dia vou alçar outros voos tão altos quanto! Abraço!
Sou igual você, tenho 17 quase 18 e a unica coisa que passa na minha cabeça é isso: eu marchando, exercendo minha profissão, tambem só estudei em escola publica e foi horrivel, mas a unica diferença é que to criando coragem, hoje me dediquei 12 horas, e ta indo. 😊
Passou?
Cesar apesar de fato triste vc é pessoa equilibrada e forte,Deus abençoe vc e familiares va em frente.
Vídeo mais esperado do ano haha valeu, mestre.
nada disso,nao se culpe.vc e um vencedor ,a vida e assim mesmo claro que vc vai ser um vencedor um abraco
Parabéns pelas conquistas, mas também pela honestidade com você mesmo do porquê dessa derrota em uma batalha. Você assume que falhou de fato. Isso não é demérito, não é tão simples assim "simplesmente estudar" dentro da AFA. Há um enorme desgaste emocional e muitas outras coisas.
Continue a sua luta, que você encontre em breve novos caminhos, lute com mais força e dê a volta por cima. Que um dia na vida você olhe pra trás e veja que conseguiu mais sucesso ainda. Boa "sorte". Muito trabalho.
Força e honra!
Todos nós estamos sujeitos a derrotas nessa vida, e elas certamente ocorrerão! Você conseguiu tirar muitas lições desse lamentável evento, e pode ser que você não veja hoje, mas te ajudará em muitas outras coisas que você há de fazer nessa vida. Você é muito jovem e tem muito tempo para realizar seus sonhos! Sucesso!
Muito obrigado, meu amigo! Sábias palavras!
Ai, choquei.
Mais admiração ainda por você.
Continua ajudando os concurseiros . Deus te abençoe
Vc já é um vitorioso guerreiro 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Boa Campeão! 👏👊Obrigado Por ser honesto consigo mesmo!
Vai dar certo men !! Boa sorte nas próximas.
Cara você tem a minha admiração e respeito pela sua coragem ao reconhecer as suas limitações naquele momento,a vida só está começando,voce vai longe
É muito , muito dolorido passar por isso .Mas se não aconteceu como queria , é porque não tinha que ser, talvez seu caminho de vida talvez tenha que ser outro, e vc la na frente notara isso.Sucesso na vida guerreiro.
Na sua história fica claro que você é um guerreiro, pois lutou o máximo que pode para resolver seus problemas. Pena que política da AFA é muito rigorosa quanto aos desligamentos, os quais poderiam ser mais gradativos, dando mais chances aos alunos para se ajustarem às dificuldades. Espero que isso um dia mude. Parabéns por sua luta e sucessos !
Prof, os desligamentos também são comuns na intendência? Obrigada por compartilhar conosco sua história, grande homem!
Não! Na intendência e infantaria é bem difícil ocorrer desligamentos! Um abraço!
Sei como você se sente.... AFA - 1997 - Millenium....
Parabéns pela sua sinceridade
Meu jovem, essas coisas acontecem, vida que segue. Boa sorte! 🙏🏻
O meu parabéns pela coragem, injustiça fizeram meu deus, exemplo de pessoa.
Meu amigo... se vc gosta de voar, é amante do voo, tente a aviação civil... vc colocou o pé lá, esteja feliz, só de ter chegado lá já te faz um vencedor...
Cesar, você é uma pessoa diferenciada, super inteligente intelectual e emocionalmente falando. Um verdadeiro ponto fora da curva. Nota 10 pra você!
Olhe pra frente Jovem, vc e um vencedor rapaz.
Obrigado! Hoje tenho uma empresa de curso preparatório para os concursos militares! Está tudo certo!
Muito obrigado por compartilhar sua história de luta e superação. Desejo muito sucesso na sua jornada como Professor e Mentor de alunos. Força, Foco e Fé na missão! Brasil acima de tudo! Abaixo, somente do SENHOR dos Exércitos.
Minha filha está tentando Afa e CN, tenho muito medo disso acontecer. Deus te abençoe
Nossa mano, essa história apertou o peito.. Ter que imaginar tudo o que você passou, teu sonho até chegar lá... Mas a vida é assim man, não era para você, pensa pelo lado bom a vida te guardou de alguma coisa pior pode ter certeza!
*PIOR?*
@@exorc_. "A vida te guardou de alguma coisa pior".
Imagino o quanto deve ter sido difícil pra você, mas Deus sabe melhor que qq um de nós, o que de fato é melhor. A escolha para a carreira militar é um ideal, seja qual for a graduação, patente ou força. Deve ser muito difícil superar as derrotas que surgem no curso da vida, mas em tudo somos fortalecidos para melhor. Fica com Deus, vc é um guerreiro de verdade..., parabéns! Forte abraço, SO-FN-IF-REF FERREIRA, Pastor e Psicólogo. Adsumus!
Não tem como você voltar pra AFA pro curso de intendencia ? Você é inteligente mano . Passa de boa em um novo concurso
Aracaju curte muito seus vídeos
Fala César!!! Uma sugestão de vídeo: como estudar as três frentes de exatas ao mesmo tempo.
Ainda não vi ng aqui que fala de concursos militares falar disso
Deus te abençoe filho.
Bola pra frente, amigo. Às vezes acontecem coisas negativas que acabam nos beneficiando ou nos salvando lá na frente. Tem muita opção de carreira por aí e você tem potencial.
Na minha época, o t-25 era no segundo ano. No primeiro ano eu já estava querendo pedir desligamento, tinha 3 anos de epcar e já não me via seguindo carreira militar, queria fazer outra coisa. No final do primeiro ano tivemos a prova de navegação aérea e eu fiquei abaixo da média. Era aquele mesmo esquema, todo mundo tirando 10, e eu com nota ruim. Na parte de DE eu levava de boa, mas não tinha saco pra estudar aqueles manuais. No fim do ano pedi desligamento. A carreira militar é bonita, tem seu valor, mas nem todo mundo tem a vocação, especialmente quando se trata de aviação. É algo que, ou vc nasce pra fazer, ou vc ama demais a ponto de se dedicar obsessivamente para chegar lá. Eu tinha colegas no primeiro ano da epcar que já estudavam o maite e o mapro...Sobre a pressão, é do jeito que tem que ser, a academia forma pilotos militares, que terão de lidar com a pressão inerente ao próprio exercício da profissão. Todo o treinamento militar serve para trabalhar o psicológico, dar as ferramentas necessários para que se chegue lá. Sair não é fácil para ninguém, nem para quem sai por livre e espontânea vontade, como foi o meu caso....
AKL GTK mano, qual é a realidade da vida militar? Estou do lado de fora e tenho medo de criar uma imagem de um mundo muito fantasioso, distinto da realidade sobre essa vida militar, me ajuda ae
@@djansk8 , vc só vai saber a realidade quando estiver lá, isso é fato! Conheci pessoas que não pareciam ter o menor perfil para seguir carreira e descobriram sua vocação lá! O zero 1 da minha turma não sabia nada da vida militar quando entrou lá, e se descobriu muito bom naquilo. Eu venho de família de militares, avô paterno militar, avô materno militar, tios militares, tudo forças armadas. Eu sabia tudo o que era possível saber quando entrei lá. Mas lá dentro eu vi que não era pra mim, que o que eu gostava mesmo de fazer era estudar. Na AFA a DE (divisão de ensino) é muito mais fácil do que na epcar, por isso eu perdi a conexão que eu tinha com a formação, que era a parte intelectual. Se é algo que vc almeja, que te arrepia e pelo que vc está disposto a fazer de corpo e alma, mesmo que custe a sua vida (nunca se esqueça que isso faz parte do trabalho, não é da boca pra fora), VAI FUNDO! Procure dentro de si a resposta para isso e faça o que vc está fazendo, que é perguntar. O resto vc só saberá quando estiver lá....
po cara vc é um vencedor, eu olho você e lhe admiro, olhe o tanto de provas que você passou, isso é um orgulho. a sua realidade é superior a muitos inclusive a minha, sonho é APMBB e tu passou em 2 provas, esse relato serve de incentivo e um tapa na cara de nós que tentamos alcançar algum objetivo
Você é um vencedor cara, que não era pra ser, Deus fez na tua vontade, fez o melhor.
Parabéns pela dignidade e honestidade.
Me identifico muito com vc. Nos últimos 5 anos meu ritmo de estudo tem sido intenso. Abdicação total de tudo e de todos. Evolui bastante, ano passado fiz 57 pontos na Espcex, esse ano subi pra 71 e não estou muito confiante que de pra passar. As vezes bate uma tristeza em ver seus amigos já se formando e eu sem resultados. Mas eu sei do meu sonho e sei aonde quero chegar. Com sua história estou mais confiante e esperançoso que um dia meu dia chegará como o seu assim chegou mesmo com suas dificuldades.
Talvez dê mano, talvez nas ultimas, mas nem majorado vai precisar cair
Passou?
Parabéns pela verdade demonstrada. Não são as falhas ou vitórias alcançadas, mas sim o caráter irrepreensível que se alcança ao longo do caminho(treinamento)! Um grande abraço!
Irmão ! Você tem futuro . Siga em frente.
Bom dia Annunciato, assisti com muita atenção e até uma certa tristeza o seu relato e lhe digo isso na condição de dois Oficiais aviadores, uma Major e outro Capitão, portanto sei bem pelo que passastes, na minha condição de pai acompanhei de "perto" e com muito sofrimento, todo esse processo muito bem narrado por você, cada etapa vencida pelos meus dois filhos era uma vitória minha também e a cara "derrapada" deles era minha também, para teres uma idéia, o meu filho que hoje é capitão foi submetido a 3 "conselhos" ao longo da sua trajetória na AFA, saiu de todos em função de ser aluno "padrão", portanto a sua narrativa é perfeita e retrata muito bem o que é o rigor na AFA, mas uma coisa eu gostaria que você me respondesse, pelo que entendi, salvo engano meu, você estava na ESPECEX, escola cujo rigor físico e intelectual nada deixa a desejar as demais, mas não pensastes em ser aviador no Exército, a escola de aviação do EB é tão boa quanto a da AFA, embora por lá o forte sejam "asas rotativas", mas lhe garantiria uma formação integral como oficial do Exército e quiçá Oficial aviador também, até porquê essa formação é feita após a sua conclusão da AMAN. Essa hipótese não passou pela sua cabeça? Estendo esse mesmo questionamento para a Escola Naval, que segundo você também logrou êxito em seu processo seletivo, essas "opções" você não cogitou como possíveis? Mas parabenizo-o pelo seu relato e por sua sincera autocrítica isenta de paixões ou culpas vitimistas, mas repleta de humanismo e clareza de valores. Deus jamais nos "fecha" uma porta sem que centenas se abram ao nosso redor. Grande e fraterno abraço de um pai que viveu, sofreu e "participou" , ao melhor estilo técnico "Bernardinho", no meu limite extremo da minha quadra emocional.
Sandine Volo boa noite, meu amigo! Primeiro quero parabenizar pelos filhos e pela força que deu pra eles que, com certeza, foi essencial para a formação deles!
Quando eu fui para EsPCEx, fui com esse objetivo. No dia que pedi desligamento, o meu comandante de pelotão insistiu para que eu ficasse justamente visando a possibilidade de ir para o Batalhão de Aviação do Exército, porém eu tinha o sonho de ser aviador da FAB, eu sonhava em vestir o azul e ser aviador de caça. Era mais do que ser aviador, mas sim um aviador da FAB. Com a cabeça de hoje, eu ano teria saído da EsPCEx, mas naquele momento foi o que senti que deveria fazer. Creio que tudo aconteceu da forma que deveria.
Agradeço muito o comentário, fico muito feliz em ler esse tipo de incentivo e relato. Um grande abraço!
Fala, amigo. Março do ano que vem começa minha academia de Polícia Federal, creio que cada curso tem sua dificuldade e não cabe a mim compará-las. Hoje mesmo estava bem triste e de cabeça baixa por não estar preparado devido ao meu péssimo condicionamento físico... Bom, creio que ser desligado não seja o fim do mundo, apesar de ser a coisa que nós estudantes MAIS queremos para o nosso futuro. Vc é um cara abençoado e me fez enxergar que a vida não acaba depois de tais acontecimentos. Assim como você, eu daria o sangue pra realizar o meu sonho e ajudar a minha família. Espero que Papai do céu abençoe a tua vida e a minha academia pois só ele mesmo pra saber o que a gente passa pra alcançar um objetivo máximo na nossa vida.