Deore 12v M6100 Vale a Pena 2021? COMEÇO DO FIM de uma lenda? Tá Fácil de corrigir isso Shimano!
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Testei o Grupo de 12 velocidades Deore M6100 da Shimano em péssimas condições, provas duras e passeios em trilhas mais leves. Colocamos o grupo à teste para lhe ajudar a escolher a compra desta relação de 12v e se vale a pena não migrar da SRAM para Shimano ou ainda permanecer com sua relação atual.
Encontramos pontos positivos e algumas coisas que nos incomodaram muito, confira no vídeo!
Visite nosso site: mountainbikebr...
INSCREVA-SE NO CANAL - bit.ly/2GRN0cw
Siga no Instagram: @educosta.mtbbr & @blog.mtbbr
Receber avisos sobre a Copa do Mundo de MTB: bit.ly/31W3xEX
Download da Planilha de Treinos de Ciclismo e MTB: bit.ly/2VVVR5X
GRUPO no STRAVA - / strava
STRAVA Edu - / strava
LINK para o vídeo do Deore x XTR: • 5 Times More Expensive...
Pra mim de todos os grupos do mundo o Deore sempre será o melhor custo benefício...
voce tem razão ele aguenta o tranco na maioria das vezes e sem desregular
o Deore apesar de ser o ultimo a ser lançado, creio que é o que menos tem dado manutenção justamente por ter tido mais tempo de elaboração.
Olha o @maisbike aqui... ✌🏾✌🏾✌🏾
Eu tava com um XTR e ele quebrou, coloquei o cambio deore com o passador XTR e funciona exatamente igual, so que o deore custou 500 enquanto um xtr e mais de 2k kkkkk
Boa noite. Você está usando uma coroa maior que a de 32 dentes?
@@wesleymoraes2867 eu uso 32t com cassete 10x50
Não é mais tempo de elaboração, é o material mais resistente, não a toa que pesa 3x mais que um xtr ,e 3x menos manutenção
Eu n sou atleta profissional, pedalo a mesma bike há 26 anos, nunca troquei as roldanas, cassete e nem mesmo a corrente. É tudo original! Eu estimo que a bike tenha uns 5 ou 6 mil km. Os trocadores sao Shimano Alivio e o câmbio Shimano STX, não existe mais esse modelo.
Assim como nos trocadores atuais esse também dava para subir marcha de três em três. Eu não poupo a bike nao, poeira, barro, chuva, e até passando em riachos.
Cara, tou usando esse mesmo grupo. Sai de um Deore 3x9 pra o 1x12. Tem 300 km rodados, e estou achando ele sensacional. Não desregulou ainda, trocas extremamente precisas, e nada de queda de corrente. Sou um ciclista comum, rodo acima de 3 vezes na semana, em singles de cascalho, muito duros, estradões e etc. Ainda não usei ele na chuva, mas até agora está excelente. Só alegria!
Tenho esse grupo ja tive que fazer duas regulagens e em um com muito barro e areia a corrente saiu da roldana inferior do cambio
Qual cubo está usando ?
Boa noite. Marcello, seu grupo é todo shimano, como corrente e cassete? Comprei o câmbio e passador, porém estou querendo colocar um cassete absolute e uma corrente kmc
Aos 9:55' vi que você hesitou um pouco para dar sua opinião acerca do grupo. Acredito que por cuidado mesmo. MAS, é isso aê cara, nós assistimos aos seus vídeos justamente pelas suas análises sem amarras a nenhuma marca específica...o que contribui muito para credibilidade das tuas palavras. Continua nessa vibe!!
Acho que foi propositalmente
Tenho um XT M8100 desde outubro de 2019, nunca troquei as roldanas, estão como novas e lá se foram 4.700km. Certeza que o desgaste prematuro está relacionado ao tipo de terreno e condições climáticas durante o teste.
Edu. Eu acho que tem muito MKT, nosso esporte tá em alta, tem uma turminha que gosta muito de aparecer.. e paga caro por isso. Como a maioria de nós somos amadores não justifica pegar tão caro em um xtr. Acho que até um SLX resolve o problema. Quer baixar peso total, entra em forma , tira peso corporal. Valeu meu nobre como sempre o canal cheio de bons conteúdos. 🙏🏼👍
Rapaz eu gosto da Shimano !
Comprarei o Câmbio Deore XT
M68100 pra minha MTB com certeza.
11:52 - você pode sim falar bem ou mal de determinado produto, desde que você se identifique e apareça (mostre o rosto) no momento em que vc dá a sua opinião... isso é liberdade de expressão e mesmo que alguém resolva te processar nestas condições a chance de você perder é quase zero...
Gostei da parte que você comparou com XTR, eu tenho uma bike simples que montei 29", eu usava uma Cannondale 26 e acabei fazendo um upgrade pra 29 durante a pandemia, queria ter montado uma Cannondale novamente, mas pelo preço do quadro desisti e fui pra um High One que é uma empresa Brasileira, no caso o quadro Cannondale que achei na época ia me custar na faixa de 3 mil, daí achei esse que peguei por 500 e com o mesmo peso da Cannondale, em fim, fiz o upgrade e mantive minha relação que é 3x9, uso um cambio XTR das antigas, deve ser de 2005 ou antes, não sei o modelo, mas é um todo cromado, invertido, eu uso ele com passadores Alivio, k7 dos mais baratos e corrente tb, e pé de vela nem shimano é, mas funciona perfeitamente, as trocas são ótimas. Agora estou afim de fazer um upgrade de 1x12 e estou de olho no Deore, eu estava com medo de sentir uma diferença absurda e me arrepender, só que pretendo montar apenas cambio e passador Deore, k7 e pédevela vou optar por uma marca mais barata.
Muito obrigado,pleno 2025 eu vou montar em um quadro Rava cave com o grupo Deore 6100, muito obrigado irmão pela explicação.
O meu NX Eagle está com 8400km rodados com as roldanas originais.
Sem nenhum tipo de problema até agora...
Usar XTR é pra Rico,não justifica o valor,na Shimano o Deore é o melhor grupo em custo x benefício.
nx é bom tenho um 11x1 ainda é da pouca manutenção
Quando se fala que a diferença de um grupo de entrada é o material não é bem assim , essa é parte mais evidente mas o cassete não oxigênio da mesma maneira , a roldana não gasta da mesma maneira (além de ter rolamento e não bucha ) a corrente dura mais e passagem de marcha para os gogs menores são mais de um numa vez só. Mas a tecnologia realmente é praticamente a mesma. Show de vídeo e as opiniões de vcs conta muito pra gente.
Edu essa roldana praticamente sumiu... A Shimano teria que rever esse material. Parabéns pelo conteudo Abç.
Eu uso o Deore de 12v M6100 e não tenho o que reclamar, e olha que as vezes troco marcha fazendo força, sem aliviar, desregula dificilmente, somente se cair ou bater o câmbio. Uma dica e uma carta na manga, Se colocar o trocador XT ou XTR neste grupo ele fica animal!!! a precisão dessas duas alavancas transformam totalmente o grupo!!!!!
Oba eu não conheço nada de bike. Mais resolvi pegar uma Audax com grupo fechado deore. Feliz com ele. Agora vendo esse review fiquei contente por ter comprado esse grupo.
Tem uma leve diferença do deore pro xtr, peso, roldanas com rolamentos, firmeza estrutural do câmbio, passagem de quantidade de marchas, já tive XT e XTR 12 velocidades, prefiro o XT, mais macio as trocas de marchas, Xtr utiliza cabo teflonado, se usar cabo inox as marchas ficam pesadas. O desgaste da sua roldana acho q tem a ver com estar utilizando roldanas com buchas e não rolamentos, uma vez q vc pegou muito barro, outra coisa boa da Shimano q os rolamentos das roldanas são desmontáveis, só ter uma chave de fenda ou faça de ponta pra tirar a vedação, bem simples e rápido de se fazer a limpeza e lubrificação.
Kit muito top, fiz um reviel no meu canal sobre ele.
O meu kit já esta com uns 700 e ainda a roudana está zera, k7 não oxidou ainda, creio que o seu foi pelo clima mesmo.
Melhor custo benefício do mercado, põe sram nx e sx no bolso.
Edu, por isso que a vantagem na tecnologia é o passador, coloquei o câmbio deore e o passador XT, aí vc tem 4 marchas pra cima e desse duas ao mesmo tempo e ainda tem o instant release. Quando for trocar as roldanas posso colocar as de rolamento do XT no M6100.
Vi essa opiniao no canal oficial da shimano no Brasil.
Edu mano demorou heim seus vídeos todos educativo cara você é muito humilde e sempre passa todo assunto mascado e a decisão fica na mão da gente, continue com esses vídeos de altíssima qualidade abraço fica com DEUS.
Olá Edu! Já andei 1,634.1 km com o meu Deore m6100 inclusive o freios também são m6100. As minhas roldanas estão intactas e o cassete ainda não oxidou, antes de comprar o grupo já sabia que poderia oxidar rápido por conta de ser aço anodizado, caso o meu venha acontecer cogito pegar o cassete m8100. E já vi muitas comparações com o XTR, e realmente o Deore é o XTR de baixo custo. Abs
O cage do meu SLX quebrou e não tem peça de reposição disponível. Meu mecânico fez uma gambiarra com o cage de outro câmbio usado mas não funcionou por muito tempo. Minha opção era o Deore pq sei que é a mesma coisa, só um pouco mais pesado (10 fucking gramas!), que custa R$550 contra R$880 do SLX. Não tinha o Deore, coloquei outro SLX mesmo.
Estopa e wd40.
Relação seca, passa e deixa lá. Não deixa excesso e não pedale ao passar. Deixe algumas horas lá quieto e quando for pedalar use o lubrificante a base de cera. Funciona muito bem comigo.
Isso não deixa o grupo oxidar, pelo menos o meu não oxida.
Até hoje meu Deore XT de 10v me serve muito bem, sem previsão de trocar.
Uso um Deore 2x10 há 1 ano e nunca tive problemas...nunca desregula nunca e é um cavalo.d forte... 😉💪🙌
O meu k7 deore não enferruja não.
Essa disparidade entre a diferença de preço e as peças internas se chama na industria de "series differentiation" e consiste em mudar poucos e pequenos detalhes só p/ dizer que nao é o mesmo produto, cobrando (muito) mais caro, maximizando o lucro.
O shift (trocador) para ir para os cogs mais pesados tem o estande relise, que você aciona e só troca na volta do acionamento.
Para ir para os maiores cogs o acionamento e feito ao empurrar a alavanca. O meu é slx m7100 e está ótimo com 4600km.
Parabéns pela avaliação, sobre as polias, pode ver que na shimano vem escrito POM, é um material plástico chamado polioximetileno, um acetal, a shimano utiliza esse material nos grupos deore, slx, xt e xtr, já a sram e a campagnolo utilizam o nylon composto em suas polias, como o nylon é um material mais trabalhoso no manuseio a shimano prefere trabalhar com o POM, perdendo em durabilidade nesse componente.
Fala Edu! Tudo certo, então sobre a tecnologia dos câmbios, Deore e XTR, é bem próxima mesmo, a grande diferença está no trocador, ali sim a diferença de tecnologia do Deore para o XTR é imensa, mesma coisa que comparar um fusca com uma Ferrari.
Trocador xtr sobe 4 e desce 2 já quando aperta é muito mais rápido nos outros só troca quando solta.
Edu, eu pedalo com um Deore M6100 já faz 4000km e 2000km foi de extremo com chuvas e barro, mas sempre usei o Smoove lubrificante de responsa e não tive esse problema que vc relatou.
Já estou com 4.300km de pedal com esse grupo e até agora sem pular nem uma marcha.
O Edu mas é intuitivo sim, ON o shadow esta ligado, off desligado. Quanto quanto esta ON não há tensão na mola e sim uma “embreagem” que “aperta” o pino de movimentação, na lateral tem um entrada que vc regula essa “pressão”.
Fantástico o vídeo, mas na minha opinião, o único problema desse grupo que realmente é sério, é o fato de não ter coroa acima de 32 dentes e as coroas dos grupos superiores não serem compatíveis. Não suporto o fato de ter que colocar outra marca no grupo, perco o "tesão". Me corrijam se eu estiver errado, mas nunca vi coroa acima de 32d para esse kit.
Edu, hoje estou usando o SLX 10x51 que trouxe através do Aliexpress e, até o momento superou em todos os aspectos o SX 11x50 da Sram que eu usava, a questão da oxidação é fato, mas fácil de sanar aplicando um lubrificante em spray, protegendo lógico as demais partes, como as pastilhas de freio, mas a qualidade nos demais aspectos é muito superior, parabéns pelo vídeo...
Boa Edu. Parabéns pelo seu posicionamento. Não ficar em cima do muro e opinar sobre sua percepção. Abraço.
Impressionante o desgaste da roldana, show de Review!
Estou com uma bike comprada em outubro e os discos de freio RT-30 já estão com muitos pontos de oxidação, inclusive o cassete Deore HG 500, que está começando a mostrar oxidação também. Estou chegando a 700 Km rodados e não tenho esse problema em outras duas bicicletas que possuo aqui em Praia Grande.
Isso deve ser algum material ou problema de tratamento térmico, que deve estar gerando esses casos de oxidação prematuros.
Usei o cassete XT m8100 por 1500 km, não oxidou nada. Agora estou com o cassete SLX m7100 e com 100km ele ficou oxidado depois de um pedal pesado na chuva. Lavei com tira ferrugem, daqueles de usar em roupa, ficou zero bala! e agora não deixo mais ele dormir molhado. Abraço Edu!
Oxidação e devido a lavagem. Ao lavar tem q secar bem os equipamentos. De preferência soprar com ar comprimido. Abraços
Sobre a corrosão, é preciso saber o tipo do material, o tratamento é o tipo de produto que foi usado na limpeza.
Na maioria das vezes o fabricante não diz nada arrespeito da composição, tratamentos , data de fabricação e controle de lotes. Vamos torcer para que os preços possam ser mais justos e o ciclismo fique mais acessível.
Valeu Edu!
Show de Bola é justamente o kit que estou para colocar na minha 21v.
Meu comentário talvez seja um update. Tive o Deore por dois anos em uma bike que vendi recentemente. Aqui eu vou dar a real: O cassette 6100 é fantástico. Muito mais durável que o SLX7100 que possuo em outra bike. A troca de marchas é boa, mas a do SLX eu tenho a percepção que é mais rápida. Mas na passada do penúltimo COG para o de 51 dentes, eu tenho a percepção que o 6100 Deore é melhor que o 7100. Outro detalhe: A corrente CN6100 nos meus usos, duraram mais que as correntes CN7100 SLX. Hoje a minha percepção é que o melhor custo-benefício em durabilidade e pronto para Race é você ter o câmbio SLX com trocador (shifter) XTR 9100 e corrente e cassete do grupo Deore (6100). São retrocompatíveis, portanto ficaria fantástico e durável. Usando o shifter 9100, você ganha o rapidfire duplo com trocas rápidas tanto para cima quanto para baixo.😊
OBRIGADO PELAS DICAS E ESCLARECIMENTOS SEM TENDENCIONISMO - SIMPLESMENTE AQUILO QUE VIVENCIOU E (PAGOU) PRA VER. REALMENTE, DEORE É PAU PRA TODA OBRA. UM FORTE ABRAÇO
Estou usando Deore 11v, antes era um XT. Cara, estou muito satisfeito, as marchas trocam muito bem, bate menos que o anterior e as roldanas maiores facilitam a limpeza.
Top mesmo esse novo m5100 de 11
Galera, eu tava pensando em colocar um Deore de 11v, mas ontem, 29/05, achei um vídeo de um cara reclamando de folga nos últimos cogs do cassete. No vídeo tem um monte de gente reclamando do msm problema. Daí, procurei no Reclame Aqui e tem uma reclamação contra a Blue Cycle (importador oficial Shimano) sobre o msm problema. Isso aconteceu com vcs também?
Realmente as trocas são muito suaves e a qualidade a gente já conhece. Já tive Sram anteriormente em outra bike, e algo que me irrita um pouco no deore é que "mói" muita areia no conjunto (não sei se vcs me entendem), e num terreno de úmido pra molhado, é uma barulheira só de areia no conjunto, algo que não acontecia em outros grupos que tive.
Oi Edu bom dia.
Moro em Minas gerais.
Eu fiquei surpreso com o desgaste da roldana e a oxidação do K7.
Tenho um desses TB, e o meu está com 1.432km. as roldanas estão boas ainda e o K7 não oxidou.
Um abraço continue com seu trabalho adoro seus vídeos
Vc comprou o kit deoro ou bike co. o kit?
@@jtftthjtftth9048 comprei o kit
o principal é o desempenho da mola de titanium do xtr, é diferente o funcionamento, o botão do tocador com cambio xtr sempre será mais mole para precionar...
Bom dia Edu. Levando em consideração as condições climáticas, acredito que as roldanas poderiam durar um pouco mais. Tenho um grupo deore e as roldanas duram muitos kms. Em torno de 4000 km. Também moro em beira de praia mas não costumo pedalar na chuva.
Eu uso GX Eagle. Uso forte e em trilhas, não tenho do que reclamar. Deore também ja usei e gostei
Sensacional ! Muito obrigado pelo vídeo meu amigo capixaba !!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Meu cubo slx estava dando muitos problemas .
Troquei pelo cubo mt400B do grupo deore e estou satisfeito demais.
Acabei de comprar esse grupo. Aguardando chegar. Tomei a decisão depois de levar um chão quando fui diminuir a marcha Altus da coroa em uma subida forte. Corrente travou, sou novo na sapatilha, resumindo, tomei um chão. Quase quebrei o braço. Não quero mais passar por isso. kkk
Cara é verdade a oxidação é bem notorio!!
Queria também salientar que por algum motivo entra muita vegetação nas roldanas
Manter sempre com desemgripante aumenta a vida útil e expele a água.
Tenho um slx de 11v e um deore de 10v cassete estarão perfeitos. A corrente de 11 é xt perfeita ,a deore de 10 já está com oxidação tem tratamento diferente no material.
Aí tio Edu, esse lance de trocar 3 marchas no rápido fire tem inclusive nos grupos mais simples da Shimano. Tenho uma bike de passeio com grupo altus que já tem esse sistema... Top!!
Acera tambem sobe tres de uma vez
@@jtftthjtftth9048 o torney também kkkkkk
Edu, no meu ponto de vista ñ é só a eficiência é muito mais DURABILIDADE. Pra min sempre foi essa a diferença.
Tenho esse grupo na minha bike, já rodei uns 1300 km com ele, grande maioria de trilhas médias, pegando tempo vem ruim, e não precisei trocar roldana ainda e nem estou com oxidação no K7. Acho que o seu k7 deve ter tido um tratamento mal feito na peça. E estou gostando bastante do grupo!
Percebi essa questão da oxidação, estou usando esse grupo a ums 4 meses. E realmente de um dia para o outro ele oxida. Agora quando lavo minha bike, uso meu aspirador, que tbm tem a função de soprador, uso até a relação ficar completamente seca, depois passo o lubrificante, assim nunca mais oxidou.
Pra mim a melhor parte do vídeo é dos 8'11" aos 9'59", em especial dos 9'40" até os 9'59"! Concordo com você em gênero, número e grau!!!
Tenho um Deore desse aí e já rodei mais de 1750 km e não tive esses problemas de desgaste precoce das roldanas e oxidação do cassete. Deve ser a diferença de tempo, clima e percursos que o seu desgastou tanto.
Grupo completo que estou rodando M6100 com cubos kooser micro spline .
Grupo espetacular!!!!👊🏻📈🇧🇷✌🏻🚴
Sobre a comparação entre os câmbios Deore/Xtr, tem vídeo de técnico da própria shimano afirmando que os câmbios são todos muito parecidos, e que a tecnologia investida está nos trocadores, não nos câmbios.
eu tenho um 5100, 3.000km e contando, já fiz de tudo com ele, inclusive porradas entortando o cage kkkk, top o câmbio
Melhor custo/benefício o grupo deore.
O onetouch para reduzir, vai até 4 trocas com apenas uma empurrada. E para descer, consegue mudar 2 quando empurra mais forte
Esse grupo é sensacional, cheguei em 1000 km com ele essa semana, usando em situações não tão extremas assim como vc Edu, mas estamos em época de chuva no MT e 80% do tempo ele viu lama, e não desregulou nada ainda, e as roldanas estão com muito pouco desgaste.
Tô pensando em pegar esse grupo. Voltei a andar de bike já andei 1000 km. Indo e voltando do trabalho. Valeu pelas informações
Bom feedback e realmente os cassetes deore oxidam facilmente. Só uma ressalva.
A trava não aumenta a tensão do câmbio.
Na verdade o que acontece é o travamento de segurança semelhante ao travamento da suspensão, liberando apenas quando a tensão é maior( no caso a troca de marcha).
Quanto as trocas, desde o mais simples Shimano tourney já existe a possibilidade de subir 3 cogs de uma única vez. Basta continuar empurrando a alavanca.
Meu aceraxde 2014 sobe e de uma vez mesmo!
Me fez lembrar os antigos primeiros Index com estralos 😂
sai de um gx 12 para um slx de 12, show! muito leve a passagem e como tem a mola do câmbio mais fraca a Shimano, não desafina tanto como o gx
Fiquei feliz com esse comentário. Estava na mega duvida entre pegar bike com GX ou SLX e acabei ficando com o SLX 7100 (Elite Carbon 2021)....
@@cesarlemos9224 Onde achou a bike para comprar?
@@jtftthjtftth9048 comprei a pronta entrega de um amigo revendedor em Araxa-MG.
@@cesarlemos9224 Quanto tá uma bike dessa hoje? Na sua cidade ainda tem? O,que achou da bike? Esramos falando sa caloi né?
To usando deore 12 V mil km já é só elogios ao grupo nao me arrependi de comprar vlwww
Vcs falam como se 500km, 1000 fosse.muito... isso pra quem anda muito se faz em um mes... Quero ver com ano de uso kkkk 15mil km, 20 mil km kkkkk aí vamos saber ae é bao mesmo
Review top!
Tem que ver se o slx 2021 está fazendo isso também por que senão aí é um problema da "safra"...
Eu comecei pedalando com um KIT alívio no mundo do mtb, sendo 3x9. Após 3 anos eu migrei para o Deore, sendo uma transmissão single 1x10, 11x42, agora após quase 4 anos anos com essa configuração na bike, me vejo migrando para o grupo Deore 1x12.
Acabei de sair de um nx de 12 pra um deore, estou satisfeito, única coisa que não gostei é o shifter que o nx sobe 5 numa paulada só, mas só isso, pois meu nx desregulava muito
Cara ! Eu acho que em relação a oxidação prematura ,pode ser umidade residual ,sempre que lavo a bike ou a relação,eu uso um rost off da wurt ou treebond , ele tira a umidade e depois evapora, e aí sim eu lubrifico a corrente. Desde de outubro e nenhum sinal de oxidação. E meu grupo é alívio com um cassete TSW, marca inferior.
gostei da sua postura sobre a opiniao do cambio xtr...saiu de cima do muro....parabens...
eu tinha um xtr, quebrou e coloquei o deore, a diferenca nao tem nenhuma visto que to com o passador do xtr, consigo jogar 3 marchas pra baixo e 2 pra cima com um tapa no rapid fire
Acredito que a grande diferença entre esse novo Deore e o GX que vc tinha anteriormente é com relação a durabilidade dos componentes. Minha bike é toda GX e está com mais de 3 mil km sem apresentar desgastes fora do normal para a km. Até agora não precisei trocar nada na relação, a não ser a corrente, mas não por necessidade, apenas para preservar ainda mais a relação (cassete e coroa). Trocar as roldanas com 500 km já indica uma baixa qualidade empregada nos componentes.
500km é sacanagem. Tenho um cambio acera com 7 anos de uso e mais de 20 mil km rodados nunca troquei roldana!
@@jtftthjtftth9048 500 km é 5 pedais, ou menos até
É legal deixar destravado o câmbio quando não tiver em terrenos que não exija muito por que?????
Quando a Mika está tencionada a vida útil dela acaba diminuindo
Ou seja só em trilhas que essa trava precisa ser utilizada
Quando está em estradão não tem necessidade
O XTR tem a melhor tecnologia da shimano, tanto em projeto como em materiais. Talvez não compense comprar o XTR depois que a tecnologia desça para os demis grupos, que usa materiais menos nobres, mas quem pode, na época do lançamento é sempre o supra sumo da marca.
As roldanas to usando de alumínio com rolamento na speed da com mais ou menos uns 3 mil km e tá top ainda
uso deore a 10 anos variando as versoes nunca tive problema com deore e sempre consegui manter um ritmo legal e durou muito tempo
faça um vídeo, sobre regular esse câmbio Deore 12 v
up
Concordo com o que você falou do xtr, do usando sram xx1 11v 11/50 e mesmo sendo um cambio pra cog de 42 está excelente e não usei prolongador no cambio
Uso um câmbio sensha xrx 12 v ,barato ,não desrregula, troca rápida, ponto a ponto ou três marchas de uma vez , mais de 3000 mil kms, as roldanas estão intactas, roldanas com rolamentos.
Do aliexpress? E.o resto da transmissao? O que.usa?
Coroa 36 dentes Snac, cassete 11x52 Sunshine ,sem muito desgaste com mais de 3000mil kms ,pedivela IXT ,muito leve, só troquei a corrente (KMC GOLD).
@@sidneimoreira5698 vlw por responder. E sao bem mais baratos que shimano e sran?
Cannondale e outras marcas já vem com grupos de Aliexpress. Então nada a desejar 😂
5:40, o último deore m6000 2x10 tbm já tinha esse shadowplis... É bacana, minha namorada tem um gripo alívio e é muito perceptível a diferença.
Admir ou @edu sabe me dizer se esse m6100 posso usar com duas coroas deore !? obrigado qm puder responder
@@leateliertattoo o range vai ficar muito grande. Seu cambio vai ficar muito esticando, podendo quebrar... Teria que usar um cassette menor, veja o xtr 2x
Grande Edu!
Parabéns pelo seu canal,e usando um termo usado por um inscrito,analfabeto de bike,eu uso um óleo na corrente,que é o mesmo usado na corrente de moto serra,que sofre altos atritos e temperaturas.
Corrente silenciosa,barulho zero e acumula poucos resíduos.
Sugestão de ciclista raiz.90% dos meus pedais são em morros.
Abraço e saúde para todos 🙏🏻🚵♂️
Oi então sobre as roldanas, vc pode comprar as do deore xt, o a do xtr de São com rolamentos e durao mais, serve certinho, os grupos deore, slx, deore xt, e xtr todas as pecas são intercambiáveis.
E essas roldanas de alumínio com rolamento?
Edu, uma coisa que eu NÃO curti no sistema de 12v é que, quando eu subo 4 marchas de uma vez (XT) terminando no cassete maior (51) é comum que a corrente caia entre o cassete e a roda...
Mas eu ACHO que é por conta da corrente ainda muito nova, com cerca de mil km ela não curva direito e acaba dando uma passadinha apesar da regulagem do limitador estar perfeita...
No meu XT não cai nunca
@@shadrak11, pois é... Ainda não consegui identificar com absoluta certeza o que causa esse problema no meu 😭...
Quando a corrente começar a curvar aí que não passar direito e vc vai precisar trocar.
Pode ser a gancheira empenada.
Pode ser que a sua linha de corrente que não está OK.
Se vc trocou o grupo do seu quadro pode ser que o "fator Q" do pedivela seja incompatível com seu quadro.
Ou pior hipotese o quadro está com a traseira empenada. Aí só desmontado tudo vai conseguir visualizar melhor.
@@aldomota7087, eu acho que é questão de offset mesmo, ou seja, linha de corrente...
Gancheira tá ok, quadro idem, mas q-factor nesse caso é irrelevante...
Como eu disse acima, meu XT nunca cai, e ainda esqueci de comentar que minha corrente cruza MUITO nas marchas mais leves kkkk. Mesmo assim funciona muito bem
uso o câmbio m6100 com roldanas m8100 e com shifter m8100, melhor de cada mundo.aumenta 4 marchas e desce até 2 cogs em um aperto.
@Equipe, Música e Velocidade to pensando em colocar a roldanas do m8100 no m7100 por serem rolamentadas, será que da muita diferença?
@@deividwillian6752 , FIZ MAIS POR CONTA QUE AS ROLAMENTADAS TEM MENOS LUGAR DE ACOMODAR SUJEIRA, É UM CUIDADO A MAIS PARA TENTAR TER ALGO A MENOS A SE PREOCUPAR.
muito bom o assunto abordado no vídeo, na questão das roldanas, quando trocada deveria ter escolhido a linha 8100 ou acima, ou ate mesmo um ICTUS na qual eu uso, são roldanas já rolamentadas, que acredito que não desgastaria em tão poucos km, pq a rolamentada mantem a lubrificação.
acho que o problema não foi com a lubrificação e sim o desgaste dos dentes da roldana mesmo, então mesmo rolamentada iria pro saco.
@@Sempre4x4 tbm achei estranho este desgaste excessivo em tão pouco uso, nunca tinha visto algo parecido, ja vi gancheira torta fazer algo parecido
Olá Edu,acompanho o teu trabalho aqui de Portugal, um abraço e continua pedalando
Falar em desgaste de rondanas a do meu Grupo Sram XO1 estão com 9000 mil km e estão perfeitas.
Muito bom o teste, bem detalhado. O desgaste da roldana creio que foi pela condição extrema de uso, o óleo ruim que impregna mais sujeira. Depois reporte a durabilidade das novas como foi, a minha que veio no XT já rodou 3 mil km e está ok.
Edu, abre ele pra gente e mostra qual a situação da mola de tensionamento
Bom vídeos bem escrarecedor estou passando pra esse grupo por conta do preço mas a durabilidade é bem baixa em comparação com sram mas quando a grana é curta vamos de Deore
Estou revendo esse vídeo, pois comprei uma bike deore 12v recentemente, mas já estou pensando na reposição, pois uso muito a bike. O k7 e a corrente slx é mais durável que o deore? Parabéns por seus vídeos. Sempre muito correto e objetivo.
Estou usando SLX 12v, com corrente Deore (comprada na loja oficila da shimano), e ela oxidou com 300km. Usando a cera Smooth. Antes usava um DEORE 2x9, e não senti grandes diferenças na troca de marchas etc. Engraçado que 9 velocidades sempre usei corrente sunrace e nunca oxidou. NA verdade não achei o SLX aquilo tudo. Esperava mais. O ponto negativo acho o custo de catraca e corrente. Quando usava 2x9 andava o tempo todo no limite, e trocava cassete e corrente juntos, com 1600 km sem ligar muito pra isso.. Enfim no final prejudiquei meus treinos pelo custo. MAs a diversão continua a mesma, só que com mais moderação.
Tenho o deore direto do ali, meu eu fiquei impressionado com a corrente oxidando muito rápido, não rodei 800 km com ele ainda é já está assim, detalhe não roda com chuva 🌧, e quando eu lavo a bike já bato ar comprimido para tirar a água que fica , tá mais rápido que a corrente do meu antigo deore de 10v que peguei usado rodei uns 1000 km com ele passei para frente e a corrente está boa ainda
E de resto ele é top de mais não desregula nada, mas ainda acho a passada do sram Nx melhor
😂 complicado .
Ambos grupos tem alguma coisa que merecia estar juntas.
Imagine preço Shimano no grupo SRAM 😂
Buenas tardes Edu!!!!
Fiquei simplesmente de cara sobre este review a respeito do Deore M6100 que tu fizeste, direto e objetivo como sempre é nos seus vídeos, sem enrolação nenhuma.
Abraços meu brodi.
Concordo... Melhorou muito os de 12v da Shimano... atrasada como sempre...mas tá aí. Em relação ao material usado... continua de má qualidade...enferruja fácil e gasta muito rápido pastilhas e roldanas... Fazendo um cálculo rápido...vc usa uma roldana Ictus ou Session no mínimo 3.000km... 6x mais...ou seja... 70,00 x 6?... então! Só uma dica a se pensar! Beijocletas lindão!
Parabéns foi um excelente Review, como mecânico tenho minhas considerações, mas seria muito longo, só passando pela diferença entre XTR e Deore, já parou pra imaginar a tecnologia que este envolvida no desenvolvimento do café e outras peças de carbono do XTR para que ele funcione seja leve e aguente o tranco! Peso é tecnologia! Em relação ao cassete o uso que vc fez extremo da forma que foi, não me vem em mente com o material de construção deste cassete nele em si ou em qualquer outro do mesmo nível, seriam o mesmo, só encontrará um nas linhas top XT, XTR, ou sram nós modelos top não aconteceria a oxidação, o sistema shadow não tem nada de contra intuitivo, está escrito on, off não precisa de intuição. Teria muito mais a dizer mas em si é o que mais me chamou atenção! Parabéns excelente matéria.
xtr e bem mais fragil que os outros cambios, eu uso um deore com passador xtr (meu xtr quebrou) e funciona exatamente do msm jeito
@@LucasGoncalves-sp5nh tem que funcionar, os grupos foram concebidos para funcionarem entre si, intercambiando peças, por isso o desenvolvimento é padrão, priorizando funcionalidade, o desenvolvimento diferenciado está na tecnologia do uso do carbono como salientando no dito acima, mediante as linhas XTR, XT, SLX e Deore, de 12 velocidades todas as peças tem praticamente a mesma funcionalidade, com excessão dos trocadores XTR e XT, que trazem trocas de 3 passadas de uma vez para baixo no sentido das marchas mais pesadas, o SlX e o Deore não trazem esse recurso, ambos só sobem marchas assim.
@@julianooliveira217 eu sei q e compativel, oq eu quis dizer e que nao tem diferenca nenhuma do cambio deore pro xtr, a nao ser 90g de peso
Isso pra vc não há diferença, em pesquisa e tecnologia há! Para um atleta de elite, há num conjunto onde gramas definem watts de economia de energia para vc despejar em potência num sprint final como por exemplo um atleta como Henrique Avancini foi capaz de fazer na sua mais brilhante prova do último ano, essa diferença é sentinda pra esse tipo de atleta!
@@julianooliveira217 diferenca de funcionamento nao tem nehuma cara kkkkkk que dificuldade em
Edu valeu pelas informações que vc nos passou! Muito importante para todos os ciclistas mentes abertas !👍
Cara na questão destes grupos novos eu não posso dizer, mas os grupos mais antigos oque diferencia entre o deore e o xtr é a durabilidade, principalmente o cambio.
Mas eu gostei do seu video , realmente bom saber disso pois logo vou prescisar comprar uma mtb