A importância do HOLDING no desenvolvimento emocional | Lucas Nápoli
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Neste vídeo: entenda o conceito de holding proposto pelo psicanalista inglês Donald Winnicott e conheça uma possível consequência da falta de holding na infância.
---
Participe da CONFRARIA ANALÍTICA, uma comunidade exclusiva, com aulas semanais ao vivo comigo, para quem deseja estudar Psicanálise de forma séria, rigorosa e profunda: bit.ly/aconfrar...
---
➤ Adquira o meu ebook "Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática" - bit.ly/ebookhum...
➤ Adquira o meu ebook "O que um psicanalista faz?" - bit.ly/ebookluc...
---
Lucas Nápoli é psicólogo, psicanalista, professor, escritor e palestrante. Tem os títulos de Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-RJ e Mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ.
---
INSTAGRAM: / lucasnapolipsicanalista
FACEBOOK: / lucasnapolipsicanalista
TELEGRAM: t.me/lucasnapoli
SITE: lucasnapoli.com
#psicanalise #psicologia
Com certeza aconteceu comigo. Meu pai faleceu quando eu tinha 10 anos. As preocupações de adultos chegavam diariamente a mim sem filtros.
Sempre fui considerada a mais madura da família, mas hoje sou uma mulher frustrada, medrosa, com medo e relacionamento e crente de que eu nunca serei amada.
Conhecendo agora esse termo, e trazendo pra minha realidade, a ausência do holding ainda me gera desconforto. Pra lidar com os conflitos impostos pelo meio familiar, criei diversas camadas de dissociação que me "ajudaram" a aguentar o tranco. Depois de um tempo fazendo psicanálise, esse mecanismo que eu criei fica um pouco mais claro, porém é muito difícil lidar com todos os efeitos colaterais. Excelente explicação!
É preciso sim uma satisfação simples ((da situação familiar)) Após superado ((visível a Falta de interesse entre outras definições))🤭🤯
Eu acho que isso pode ter acontecido comigo. Minha mãe teve 4 filhos com diferença de um ano e quando meu irmão tinha um ano ele teve problemas de saúde e precisou ser atendido em outra cidade. Imagino que fiquei sem minha mãe quando eu era recém nascida.
Quando ela voltou, e até hoje ela só cuida dele. Acho que ficou um trauma do medo de perdê-lo.
Tive virar boing, nas asas, 100%, até que sou boa, através do conhecimento e assumir as minhas responsabilidades, sofrimento é enfrentado, mas as vezes dá curto qdo sinto insegura em relação ao meu marido. Estou indo Dr. Obrigada pelas dicas. Agradessidima!❤️
Sim , passei por isso .
Sou da feno, e virei fã. Obrigada pela forma de passar seu conhecimento!
Muito bom o vídeo, parabéns! Obrigada por compartilhar o conhecimento.
Olá, qria saber se violencia derivada de alcolismo tbm está nesse pacote ?
De antemão peço compreensão qto a minha ignorância, porém nas relações familiares tudo é compartilhado e habita na atmosfera da família. Não vejo como um dos pais em ambiente de violência, abandono ou qualquer outro problema consiga esconder dos filhos suas dores. Essa situação não é uma *convocação* ao sofrimento, e sim uma experiência indissociável entre pessoas q se encontram juntas frente aos desafios da vida.
Creio que ele fale no sentido de os pais não desabafarem com os filhos, não falar mal de um pro outro ou não manter a mínima proteção ou tentar não expor ou discussões na frente dos filhos sabe
Totalmente desprotegida. Acredito que tenho transtorno borderline. Não sei lidar com as emoções. Muito irritada e culpa as por tudo. Sempre estou sozinha.
Professor, você pode fazer um vídeo explicando a diferença do holding e do handling? Obrigada!
Opa! Ótima sugestão, Letícia! Anotada!
Ótimo vídeo!! Gratidão!!
Eu tenho certeza.
Amo seus vídeos!
Excelente vídeo 🙏🏻🙏🏻
Ótimo vídeo!!
Boa tarde Lucas. Tenho apresentação dia 09/11, para falar sobre Self, no seu canal tem algum vídeo sobre este tema? Sem falar no nervoso que estou pra falar, rsrs.
Oi Edna. Sobre esse tema especificamente ainda não.
Lucas, mto obrigada pelo seu retorno.
Faltando um pouco de Reich rs ... Ótimo vídeo.
Um sonho, uma meta de vida fazer análise algum dia com esse homem inteligentíssimo. 🙏🏼☺️