Mas quando conseguimos identificar a causa, descobrimos que tem tratamento para reduzir os danos. Sugiro os canais de Dra. Elisabeth Zamerul e do Psicólogo Fredd Mattos e Sobrevivendo ao Narcisismo, principalmente um vídeo sobre NM.
Sim e muito. A teoria do Psicanalista Winnicott explica muito isso e muito mais de forma profunda. Ele foi Pediatra e Psicanalista. Deixou uma teoria muito profunda sobre .
Passado é um acúmulo de lembranças. Ele não nos define, mesmo que deixe sequelas físicas/emocionais. Nós não somos apenas esse corpo e não temos apenas essa vida. (Jesus disse "eu não sou desse mundo!". Como nós somos irmãos dele, filhos do mesmo Pai, então nós tamb não somos desse mundo). Nós ESTAMOS nessa vida, nós NÃO SOMOS apenas isso. É preciso aprender a se desapegar do EGO, essa identificação com as coisas do mundo. O desafio é voltar a se sentir como parte de Deus, pois é isso o que somos. E como parte de Deus, somo o puro AMOR. Um amor que não requer nada em troca, que não joga, nem compete, que já tem tudo em si. Que assim como Deus, apenas É. Nós estamos nessa vida porque Deus assim quis. Viemos aqui para passar uma temporada como se fosse um Big Brother (só que a gente não se lembra como era a nossa vida antes de entrar aqui). Mas a essência do que somos ainda está em nós (o amor). É isso o que somos e é nisso que devemos vibrar: no amor e no afeto. Nesse sentido, a forma de se libertar dos "traumas" é aplicando o verdadeiro PERDÃO. Livro recomendado: Um Curso Em Milagres. Esse livro custa por volta de 150 reais, mas é o livro mais definitivo que vc vai encontrar. Ele é uma outra interpretação do evangelho de Jesus. É maravilhoso, libertador e amoroso. Se não der para comprar, procure grupos que discutem e que praticam os ensinamentos dele. Aqui no UA-cam, só conheço o canal da Marcela Leal, chama-se ESCOLA DA LIBERDADE. Mas com certeza tem outros. Um forte abraço! Vc é capaz de superar qq coisa, pq vc é fruto de uma coisa muito maior do que o Universo!
Sinto muito pelo meu pequeno sobrinho Samuel...tão rejeitado pela mãe e a avô são narcisistas...eu como cuido sozinha de mamãe que é cega com Avc...se eu pudesse ia embora pra bem longe com ele é mãe...
A dor do abandono é tão ruim.... afeta meus relacionamentos, minha autoestima, minha vida!! Meu pai era alcoolatra e vivia indo e voltando para casa... como dói não curar essa criança que eu fui.
Liberte o "outro" da obrigação de te fazer feliz, assim também estará absolvido da culpa de não ter sido "perfeito" para alguém. A despretensão costuma patrocinar os verdadeiros encontros.
Comentario perfeito para minha questão .convivo com uma pessoa que me cobra amor o tempo todo .tudo e motivo de ele pensar que esta sendo rejeitado nem se quer entende que o fato de eu querer ler um livro sozinha sem a presença dele .sempre cobrando e barganhando o que eu fiz o que ele fez .ele sempre demontra wue fez mais chega ao cumulo de me contar o valor de um presente .nao sei como lidar com isso estou cansada
Nao fui abandonada mas negligenciada, eu nao tenho raiva de meus pais Porem tenho preguiça de pessoas, nao gosto de parentes em minha casa, adoro ficar sozinha vou ao cinema teatro restaurantes só, se recebo neu namorado, um fim de semana ja ta otimo na segund a ja fico desesperada pra ele ir embora.Amoooo ficar comigo mesma.
Eu também, não sofri maus tratos físicos ,mais a indiferença foi algo muito marcante na minha infância, sempre me senti invisivel ,acho que como os meus pais brigavam o tempo inteiro não tiveram tempo para me enxergar .
Eu também fui negligenciada no afeto e tive muita baixa estima, depressão e pânico. Superei tudo buscando o auto conhecimento e entendendo as razões que foram oriundas do medo e pavor que minha mãe sentiu do 1° parto que foi comigo e teve depressão pós parto. Este conhecimento foi dado por um tia, e ter esta clareza, mudou todo meu eu que quis lutar para mostrar meu valor e também sentir a fraqueza e falta de conhecimento de minha mãe.
Sinto muito por cada pessoa que comentou aqui. Também sofro com vários desses “sintomas”, sofro ainda, mas estou buscando o autoconhecimento. Forças para nós ❤️
Um trauma que eu carrego , foi não de abandono, mas de uma surra que eu levei do meu pai bêbado, tinha 5 anos de idade , apanhei muito , hoje estou com 39 , até superei, mas as vezes vem a lembrança , mas , graças a Deus, não me tornei violento por causa disso , mas confesso , é um trauma pra vida toda , quem bate esquece , mas quem apanha , não esquece nunca
Eu me isolo de todos, fugindo das pessoas, sinto medo e sinto vergonha de mim mesmo, sempre me isolei desde criança, tudo é uma tortura pra mim. Ao mesmo tempo sinto insegurança como se fosse uma ameaça a minha sobrevivência. Grande dificuldade para mudar isso.
8 років тому+78
Quando não conseguimos superar sozinhos podemos contar sempre com um profissional para isso. Pense nisso.
Será q vc não tem fobia social? Eu tenho e são as mesmas caracteristicas: isolamento, fuga de pessoas, medo, vergonha. Eu tbm sempre me isolei, desde criança.
É muito difícil sim porque a criança que foi abandonada vai internalizar que não merece amor, afeto, cuidado porque essa pancada emocional teve um peso muito grande e deixa marcas profundas. Mas mesmo sendo profunda é possível eliminar essa dor emocional.
Desde de criança sempre fui rejeitada pelos meus pais e por todos os meus familiares, sempre fui tratada com muito desprezo. Tenho 36 anos e até hoje, esse desprezo dói muito.
São exatamente 3hrs da manhã e eu tô chorando pq eu me encaixo perfeitamente em cada passo que vc falou, e consegui ver cada pedaço da minha vida em que aquilo me afetou
Te entendo totalmente.. Eu me isole do mundo. E no meu caso foi pq meu pai saiu de casa bem na hora que eu estava dando minha festinha de aniversário de 12anos... Simples assim. Ele nem se importou 😢
Sinto que sou diferente, ninguém liga pra minhas opiniões, tento me encaixar com os outros mas não consigo. Queria ser melhor, mudar, ser gente boa, mas nao consigo.
Não tente, ao invés disso melhore em aceitar ser rejeitada pelo seu jeito, e não em se encaixar. A validação externa é instável, se for depender dela pode encontrar dificuldades.
Lendo os comentários percebi que tem bastante pessoas que tem sequelas iguais a minha. Eu fui uma criança que a mãe morreu quando eu tinha 7 anos e dês de então tive o sentimento que abandono. De não ser importante. Sentimento de rejeição. Morei com meu pai e madrasta pois meu pai casou outra vez. Na adolescência morei com minha avó. Depois morei com uma tia , depois com outra tia . Eu acho que ninguém me queria... Nunca arrumei amigos apenas colegas pois não confio em ninguém. Também não gosto de criar vínculos com ninguém pois se eu a perder assim não sofro .
Perdi minha mãe com 7 anos também, e minha história é igual a sua. Além de eu não ter amigos, eu não sei nem conversar de uma forma legal acho que porque fui criado assim.
Também tive muitas casas, só que com ambos os pais vivos, eles só não sabiam o que fazer comigo mesmo. É muito triste por que eu arrumei minha vida e tá tudo bem mas não consigo me livrar dessa mesma sensação de medo de me rejeitarem, de medo de me abandonarem etc. Mas saber que tem pessoas que sentem o mesmo alivia, não devia, eu queria que todos vocês fossem felizes, que ninguém sentisse o que eu sinto, mas de uma certa forma alivia saber que não sou a única
Ao me deparar com um profissional de psicologia que me parece competente, a primeira vontade que me dá é de ABRIR A BOCA E CHORAR... CHORAR... CHORAR... mesmo que seja em vídeo! Parabéns Marisa Abreu, você mexeu comigo!
Muito obrigado, eu estava aos prantos, tenho muitos problemas e sofro de ansiedade e depressão, comecei a refletir do pq eu ser tão isolado e lembrei q tive uma infância repleta de abusos, violência e abandono ... O UA-cam me sugeriu esse vídeo e pude ter clareza. Seu trabalho é maravilhoso ❤️
Então era isso mesmo! Eu desconfiava dessa minha neurose que veio da infância pois não tive o apoio emocional da minha mãe , todos tinham razão menos eu. Sofro muito bullying na escola principalmente pela professora da 4a série que era o Hitler da escola. Tentei trabalhar o perdão pela minha mãe, pq entendi que ela tb não teve isso na infância dela. Depois fiquei viúva cedo, um trauma dolorido. Tive medo de perder o meu atual relacionamento mas trabalho em mim o que são fantasmas. Meu marido tb é assim. Já fiz terapia . Acho o que mais me atrapalha hj nisso tudo é me sentir perdida principalmente na área profissional .
Ao menor sinal de rejeição eu sumo, não consigo lidar: com a falta de reposta, com frieza, com desencontro, com alguém me ignorar, com superficialidade. Preciso de sinais fortes e claros sobre o que o outro pensa/quer comigo. Não sei lidar com o morno
Eu tenho muito medo de ser abandonada... Por isso, eu evito todo tipo de envolvimento emocional; seja ele relacionamento amoroso ou simplesmente uma amizade. Então às vezes prefiro me afastar do que ver a outra se afastar de mim. As pessoas me chamam de fria, às vezes até de "sem coração" mas, eu acho que só criei uma barreira pra me proteger de não ser machucada novamente.
Sou da parte do isolamento social, e da fuga... vivo fugindo não só de alguns relacionamentos como de situações que fazem eu me sentir desconfortável diariamente e me sinto bem isolada, sozinha ❤
Sofro desse mal desde criança e isso afeta minha vida, rejeição dos pais, de relacionamentos e amigos, me identifiquei com a maioria dos comentários, obrigada pelo vídeo.
A maioria dos sensações descritas vídeo e ás tenho, claro que menores do que foram um dia. Aos 13 de idade fiz a primeira comunhão.. roupa nova, bem vestido todo ocorreu bem e finalizou com um foto de todos em frete da igreja. Um semana depois chegaram fotos FOI CHOQUE fique muito decepcionado me achei feio me doí até hoje a lembrança...Afetivamente, socialmente e profissionalmente NADA deu certo....somente com quase 50 anos de idade ...Admitir que NUNCA me amei e isso foi a base ou principal ferramenta de meu "fracasso". Hoje sem vida social estou em processo de reconstrução, aceitação de quem eu sou me tratando e me respeitando melhor um dia de cada vez ...vencendo e perdendo mas caminhando PROGRESSIVAMENTE até fim. Acredite.. a mendicância afetiva é MUUUUITO PIOR do que solidão.
Fui muito rejeitada quando criança e sofria muito bullying. Hj sou uma pessoa que não atrai a simpatia dos outros, muito ao contrário, ja disseram na minha cara que não gostam de mim sem nem ao menos me conhecer ou ter algum contato comigo, só me via passar na rua 😮 Conversei muito com meu psiquiatra e ele me aconselhou de forma curta e grossa. Hj lido com a rejeição com a minha arrogância, sempre me colocando acima de tudo, levantando minha cabeça e saindo de perto me sentindo a pessoa mais importante do mundo. Faço isso para me blindar de crises existenciais que já tive muito.
Deve ser muito cansativo e estressante para você agir assim, se protegendo o tempo todo de algo que nem existe mais. Faça um grande favor para você mesma: tome férias desse comportamento e deixe expressar a verdadeira você: aquela que existia antes disso tudo acontecer. Tenho certeza que ela está numa caixinha dentro de você esperando você abrir para ela sair e expressar um grande sorriso para a vida :-)
Me identifiquei com muitas coisas, meus pais se separaram quando eu era bem pequena, meu pai foi ausente, sofri um ataque de um tio, minha mãe foi emocionalmente ausente. Então criei um pavor do abandono e me isolei, quando saio e converso com pessoas consigo me enturmar com muitas pessoas de forma superficial pq sou engraçada e bem humorada. Mas na amizades mais chegadas tenho tendência de ter amigos abusivos e eu abandono eles depois de ter feito de tudo pra agradar percebo que fui muito trouxa e me afasto ficando completamente sozinha as vezes. Tendo a me envolver amorosamente com homens que não me levam a sério e que somem ou traem. As vezes eu consigo sair antes de sofrer muito. As vezes eu sufoco eles ou espanto como forma de defesa. Me encaixo em 80% das descrições dadas.
Eu me sinto totalmente assim, quando eu era criança meu pai foi embora de casa eu me senti abandonada. Até hoje não consigo me relacionar com ninguém amor, amizade família. No relacionamento amoroso eu sempre saio fora antes de ser abandonada.
Venho de uma família de muitos filhos, meu pai morreu quando tinha 7 anos, e tudo se desmoronou.minha mãe fez o que podia , mas os parentes mais próximos sempre nos depreciavam por sermos pobres, sempre me senti desprotegida, vulnerável e isso se reflete no que eu me tornei uma adulta muito insegura. Também me identifiquei com essas características que a doutora falou.
Ela segue o que Augusto Cury disse no livro inteligência multifocal ,a pessoa inteligente não se prende somente a teoria de outros ela expande seu conhecimento ela se deixa livre pra fazer ter seus próprios argumentos na base daquilo que estuda .O ser humano é MT complexo e ainda mais cada pessoa é diferente da outra .Gosto dela
Eu sou filha de país narcisistas e me sinto rejeitada e abusada por todos. As pessoas SEMPRE brincaram com os meus sentimentos e eu acabei me tornando uma pessoa MT fria e desconfiada com todos que se aproximam de mim. Eu me sinto MT solitária 😔
Vc tem uma família celestial . Olhe para o céu...tem miríades de anjos de Deus torcendo por vc. Se apegue a Jesus e seja curada. Se possível se afaste destas pessoas.
Vc me descreveu... Eu tenho 49 anos, sei que tenho problemas de relacionamentos com tds, mas ouvindo vc falar me abriu caminho para reavaliar meu comportamento. Gratidao
Eu tenho exatamente tudo isso, pois desde de pequeno sou sozinho, além de desde a infância eu sempre fui visto como estranho, e isso é tão forte em mim que eu percebi que esse sentimento é o mesmo sentimento de luto, de morte, é horrível...
Cara eu tenho 14 anos , desde a infancia tenho o Isolamento social e sempre uso uma medida , a fuga que faz você evitar situações sociais, e também sempre fui visto + ou - como estranho , mas nem liguei para oque as pessoas acham de mim. Recomendo essa medida de fuga .
Seria interessante um vídeo que falasse como pessoas à moda antiga podem lidar com as drásticas mudanças que ocorreram nos relacionamentos nos últimos 17 anos, ex: hoje os homens se tornaram passivos e as mulheres ativas nas relações; eles querem ser cortejados, conquistados e paparicados: os papéis estão invertidos e eu me sinto impotente diante disso. Se adota-se a postura de "difícil ", eles se cansam logo ou nem se dão o trabalho de ter qualquer iniciativa, é como se "tivessem uma certeza" de que não vale à pena tanto trabalho por uma quando há milhares disponíveis e mais fáceis. Outra questão é: onde é como encontrar pessoas interessantes fora dos ambientes de sites de relacionamento? Antes, uma amiga te apresentava o primo do amigo do namorado dela, por exemplo, agora há tanto individualismo, egocentrismo e isolamento social que as pessoas parecem viver em bolhas, fica impossível conhecer pessoas à moda antiga (nascidos nas décadas de 70, por aí, que não sejam obececados por tecnologia e suas formas variantes, q saibam manter um diálogo fora do Whatsapp e que não sejam analfabetos emocionais, pessoas incapazes de se ligar a alguém). O nível de egoísmo e egocentrismo é epidêmico, as pessoas estão cada vez mais razas, sem conteúdo: só tem a embalagem, aquela que elas desesperadamente investem pra ser a melhor pq ela é a base de todo o marketing pessoal. Todos fogem de qualquer tipo de envolvimento, todos querem somente os bônus e as recompensas dos "relacionamentos", ninguém quer nenhum, absolutamente nenhum ônus ou dor de cabeça, qualquer mínimo desagrado, você é rejeitado como num click de quem ganha um "desfazer amizade" ou um "deslike" no Facebook. As pessoas te escolhem como quem escolhe um carro: se vc não tiver todos os acessórios de fábrica, vc não serve. Viramos produtos em prateleiras, os quais são julgados pelos seus atributos e escolhidos como se escolhe qualquer outra mercadoria - somos objetos de consumo. As pessoas nos consomem e nos descartam. Aonde estão as pessoas que discordam de que "nada foi feito pra durar", "quebrou, não serve?arranja outro " ou "eu quero o próximo modelo de tudo: celular, carro...mulher e quando estes tiverem sido consumidos, já se quer o próximo modelo, pq o antigo não satisfaz mais". Eu queria que voltassemos no tempo. Da mesma forma que resgatamos os produtos orgânicos, a vida sustentável, o mesmo poderia acontecer com a dinâmica dos relacionamentos. Mas, será que as novas tecnologias de informação e comunicação permitirão ou esse resgate é impossível? Eu rejeito totalmente a atual dinâmica, simplesmente pq ela não funciona, ela é apenas o ópio que anestesia a angústia das pessoas em tempos de total incerteza (Bauman). Preciso de um "Guia para namorar no século XXI: como sobreviver à era do Whatsapp e do Tinder e ter um relacionamento satisfatório e enriquecedor". Obrigada.
Rapaz, você agora falou tudo que eu vinha tentando falar há muito tempo, só não tava conseguindo me expressar com palavras! Também estou pensando exatamente assim como você... o mundo está descartável! Não consigo me adaptar a tudo isso.
Geração miojo... Quer tudo rápido em 3 minutos está pronto... Se acabar é barato e fácil de fazer. Geração que não quer conquistar e nem lutar . Onde oque há dentro não importa.
Concordo e curti seu comentário bem explanado,mas lamento constatar e acrescentar que:VAI PIORAR,esse início de século 21 só é a tal ´´ponta do iceberg``,vem mais treta social-compoetamental por aí mundo afora.Abs,boa tarde e boa sorte.
Nikita Santos, se eu pudesse, curtiria o seu comentário um bilhão de vezes!!!!! Você disse tudoooooooo o que eu penso e sinto! Pensei que só eu me sentia assim... Não me encaixo nesse comportamento doentio e vazio que a maioria da sociedade tem nos relacionamentos atualmente... Você merece um abraço apertado! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu sou adotado e sei disso desde criança, conheço minha família biológica e amo demais minha família que me criou, porém mesmo sabendo que eles me amam sem dúvidas alguma...não consigo me sentir parte nem da minha família de criação e nem da biológica... Parece que não me encaixo em lugar algum e sempre me senti assim em todos os aspectos da vida... É foda!!!
E eu q sou filha biólogica e sempre fui excluída. Faz mais de 5 anos q meus irmãos não vem na minha casa, pq me separei de um marido abusador... Já não vinham em casa, depois...fingiram q eu nem existo. E se reúnem todos, tiram fotos com a família e nunca me chamam pra nada. Excluída grau máximo.
@@lufantato7936 sinto muito por você,mas não se sinta mal quem perde é eles e não você, que você consiga toda força que precisa pra superar isso,que Deus te abençoe muito
@@luisaugusto6570 Deus cuida da gente e coloca outras famílias q se identificam com nós, no nosso caminho ... O q nossa família faz, diz mais sobre eles..
Eu passo pela msm coisa cara. Me sinto deslocado, perdido, sem me sentir 100% confortável em lugar nenhum, provavelmente pq eu nunca tive a sensação plena de pertencimento.
@@jorgesucupira4479 saber que em algum lugar tem mais alguém que se sente igual eu, já não me faz em me sentir tão sozinho no mundo ,força pra nós irmão
Eu me sentir rejeitada por minha mãe na infância pois fui criada por meus avós e não tenho relacionamentos saudáveis não confrontava quando algo não me agradava mais a terapia esta me ajudando
Alexsandra 2014 eu só do mesmo jeito mas como fica difícil pois ainda convivo com a minha família entoa não enfrente e foca difícil buscar psicoterapia
Também fui criada pelos meus avós. Infelizmente minha mãe também estava... Deus me perdoe, mas que inferno, ela fazia a minha avó me bater todos os dias... com as duas irmãs mais novas foi diferente... parece que ela me odiava. Hoje moro muito longe, eu não sinto saudades delas... meu avô infelizmente morreu quando eu tinha 11 anos , ficando assim só com elas.
Esse vídeo tem 5 anos 😮😱 Parece que foi feito ontem. Tão atual. Ou seja, coisas humanas sempre presentes no nosso meio! Marisa vc só fala verdades. Que visão! Top 👏👏👏👏💙
Dra, gostei muito do seu vídeo, só vou fazer um crítica construtiva quando se trata das palavras que usamos. O termo 'neurose' ou 'maluco' acaba por ser muito pejorativo ao tentar explicar porque fulano tem tal comportamento. Palavras assim dão gatilhos e aumentam a famosa paranóia no qual a pessoa já sofre. Então dizer que a pessoa possui um desespero 'maluco' com medo de que a pessoa se afastem dela e etc... As pessoas traumáticas não são malucas e sim, por conta desses traumas (que não foram escolha delas) abriram portas que são difíceis de serem fechadas. Então cuidado com os termos.
Abandono Resignação: Escolhe parceiros que não conseguem manter compromissos Fuga: Evita relacionamento íntimos Hipercompensação: Agarra e sufoca o parceiro até em pequenas separações. o que fazer nesse caso? demorei anos pra entender o qua acontecia comigo,3 casamentos fracassados,hoje com 38 mae de 3 filhos sozinha,nenhuma amizade verdadeira.... fui adotada aos 2 anos e aos 21 minha mae que me criou faleceu,e 3 anos depois meu pai que me criou tbem faleceu... hoje estou com planos de me fechar,nao permitir que se aproximem de mim..me ajuda
Me sinto tão sozinha que afasto as pessoas que tentam se aproximar de mim,sei que existe pessoas legais mas não consigo confiar em ninguém e isso me trás uma sensação de profunda indiferença. Por um lado me sinto melhor sem ninguem mas por outro me sinto num vazio imenso.
Eu Sou assim concernente à relacionamentos amorosos. Não tenho paciência para relacionamentos. Já tentei, mas não consigo me apegar a ninguém, não por trauma, mas por ser uma característica própria mesmo.
@@herculesmatheusderwisz7486 bem vindo ao mundo, do desapego, sou assim tbm, não me apego por muito tempo a ninguém, tipo, vivo o momento intensamente, depois preciso viver outra esperiencia, e por aí vai, está e minha característica, se eu tentar continuar com a convivência, pós desapego, é sufocante, sou claustrofobica odeio me sentir presa a alguma coisa, repetindo qdo estou num relacionamento sugo o máximo e dou o máximo de min, , aí enjoou, não sei pq sou assim, sou escorpiana, , tem a ver, não é só relacionamento é em tudo, conseguiu, curti, acabou a graça, .
Tenho tanta vergonha de mim que tenho vergonha de falar sobre isso até para minha terapeuta. Sempre acho que serei atacada. Loucura. Parabéns por abordarem temas tão delicados.
Eu vivi essa sensação de abandono desde criança. Nunca tive carinho de meus pais, então quando estou em um relacionamento, sempre vem a tona essa sensação. Sou sempre rejeitada 😭😭😭
Também tive muito pouco carinho dos meus pais. Só consegui uma namorada aos 23 anos. Casei com a primeira namorada e sempre dei um carinho e amor talvez até excessivo para ela por conta disto. Eu tinha medo de ela me deixar. Ano passado ela conseguiu uma bolsa de doutorado sanduíche, pediu divórcio e foi morar em Portugal. Hoje o sentimento de abandono é ainda maior. Sou servidor público e hoje vivo sozinho, tenho uma boa renda, mas me sinto muito sozinho. E recentemente vi as fotos da ex curtindo a vida feliz lá em Portugal e me doeu muito. Pq eu tinha planejado ir com ela antes de ela ter terminado comigo. Me dói muito lembrar q ela me deixou sem eu ter feito nada pra ela. A dor do abandono é gigantesca. Principalmente pq eu era dependente emocional dela por termos vivido juntos por 9 anos e por ter deixado minha cidade natal e família pra tentar iniciar uma vida ao lado dela.😊 :-(
@@hebinhosenaaiarruma outra mulher moço,seja feliz,se ame não dependa de ninguém pra ser feliz ,eu não tenho amor de ninguém na terra mas Deus me ama Jesus está confortando o meu ❤...sou feliz em agradar a Deus pq o corpo vai pra sepultura mas a alma voltará para Deus ...🎉🎉🎉
Identifiquei-me mto cm o q foi dito! Eu tenho fobia social e o esquema de abandono é marcante em mim! Fujo de relacionamentos de amizade e afetivo pq sempre tenho medo de ser deixada. A maior parte das "amizades" fazem algo qndo eu tento aproximação, e isso reforça o esquema de abandono, me fazendo voltar ao isolamento. Enfim, é uma situação complicada, eu prefiro me proteger.
7 років тому+1
Pense em tratar estas questões, quem sabe consegue resolve-las?
Wanessa, também me sinto assim! Às vezes, tento me aproximar das pessoas e acabo sendo magoada, rejeitada por elas. Só reforça essa insegurança e sentimento de rejeição.
Abandono na infância prejudica todo o futuro da pessoa,depressão,ansiedade,bipolaridade,anti social,não consegue manter amizades,não conseguem ter uma relação amorosa,até mesmo pensamentos suicidas,tudo por causa de abandono
Eu sou rejeitada pelos meus pais e meu irmão. Quanto mais sou gentil com eles mais me humilham. O que fazer dói muito
7 років тому+31
Bom dia Igor. Para casos específicos nada melhor do que uma análise individualizada. Gostaria de se consultar com um psicólogo para tratar desta questao?
Não é fácil, mas cm tempo vc vai ver o resultado. Vc não pode desistir. Isso acontece comigo ,minha falta não é notado, mas não deixo de dar minha atenção
Seus vídeos me ajudam muito a confrontar os meus lados mais doloridos. E é impressionante como as nossas vivências deixam marcas profundas. Muito obrigada!
O medo ,receio da rejeição, não me sentir querida por ninguém, faz com que eu não me apegue a ngm . Amo pessoas , sou simpática mais no fundo sempre crio uma proteção para não me decepcionar,pq acho sempre que não sou amada e sim tolerada. Sorrio ,mas ppr dentro sempre to me semtindo sozinha e triste.
Dra. Marisa, fico admirada de como vc consegue ter um olhar bom pra resolver junto ao paciente questões que nem sempre são tratadas por colegas seus. Você é muito amorosa, realista e moderna. Concordo com o comentário de alguém, que disse que vc tem a consciência expandida. Gratidão! 🙏
Estou maratonando os seus vídeos. Quantos temas pontuais. Estou aqui de coração e mente aberta para absorver essas preciosas informações. Gratidão pelos conteúdos riquíssimos.
Quanta informação relevante e sólida, me senti na sala de aula. Eu sou estudante de psicologia e por acaso, encontrei esse canal. Parabéns pelo seu conhecimento e sua didática!!!
Fui abandonado com 1 ano pela minha mãe, qnd a reencontrei ela me disse q n consegue gostar de mim. Tenho 22 anos e sou chamado de " O tio da família". Nunca namorei ngm. Sou daquele q sufoca as pessoas.
7 років тому+12
Imagino que deva haver muitos sentimentos em sua mãe em relação a isto, talvez até mesmo sentimentos conflitantes. Quem sabe um trabalho com um psicologo não possa te ajudar?
Debbie, não se preocupe com isso. Na verdade não devemos abrir nossa vida pra ninguém. Em oração vc abre seu coração e sua alma pra Deus. O Senhor mesmo nos alerta..." Maldito é o homem que confia no homem" ( inclusive confiança em nós mesmos). Existem pessoas más, invejosas, pouco autruistas, oportunistas que podem confundir sua vida" livro aberto" como carência e assim usarem como se fosse um ponto fraco pra manipularem, explorarem. Aprendi isso através de duras penas. Enfim, Deus colocará pessoas na sua vida e te dará direcionamento e sabedoria sobre o que abrir e pra quem abrir sua vida. Paz do Senhor. Que Deus te abençoe.
Maravilhoso! Eu me identifiquei em diversos aspectos. Não tinha como sair ilesa já que passei por diversas dessas situações citadas. Mas o desafio é constante e os obstáculos se apresentam de alguma maneira nas diversas fases da vida. A terapia é fundamental! Esse seu vídeo vai ajudar muitas pessoas em sofrimento. Parabéns pelo trabalho! O capricho sobressai quando fazemos o que amamos. Grata!
Quando te descobri,a senhora me salvou e continua me salvando ❤.Deus te abençoe, é uma profissional maravilhoso que fala de uma forma tão amorosa e com muita empatia.
Eu fui abandonada na infância , adotada por uma família que nunca se importou comigo, aos 7 meu pai foi embora de casa, me sinto uma pessoa peculiar, me descobri bipolar já na fase adulta, não me encaixo em nenhum lugar da sociedade, vivo isolada, nem redes sociais eu tenho. Atualmente tenho 32 anos, não paro em emprego pois sempre peço demissão, acabei de abandonar (no ultimo ano) minha sexta tentativa de fazer faculdade. Graças a Deus tenho um relacionamento de dez anos, mas soh pq ele eh muito compreensivo e entende meus problemas pois eu jah o abandonei inúmeras vezes. Tem dias que estou bem, mas na maioria dos dias me sinto mal, culpada por ser como que sou. Eh triste mas não sei o que fazer para me libertar dos meus problemas emocionais.
Tive infância horrível, a rejeitada da família, hoje não mudou nada, qqr confiança que eu der vão tentar me passar p trás só por prazer. Quero distância
Verdade amada... Antes de se relacionar com alguém é aprender a si relacionar consigo mesmo no auto amor e amor com desapego... A âncora do equilíbrio é o auto amor... Se dar o bem estar... Orar, ler, escrever (diário e imersões), estudar, trabalhar e desfrutar... Cuidar do corpo e do espírito...
Aposto que é porque você não faz questão de parecer interessante (em meio a tantos pavões por aí). Todo mundo é interessante. Mas a maioria das pessoas é preguiçosa e interesseira. Então precisam bater o olho e ver de cara algo que as interesse. Isso acontece comigo. Faço questão de continuar bem neutra. Assim só se aproxima de mim bons seres humanos, que olham no olho e enxergam a alma dos outros. No meu caso, a maioria são pessoas acima dos 50, de preferência aposentados.
Novas possibilidades, isso me animou! sempre teremos questões para olhar, por mais que a gente não queira... mas é bom sentir que estou buscando me curar, para minhas dores e que existem novas possibilidades para viver a vida, para pensar e sentir. Ou seja, nada está perdido!
Seu vídeo foi muito importante pra eu repensar a origem do meu problema. Sofro muito com baixa auto estima, resultando em crises de ansiedade, cobrança intensa e exclusão no meio social. Agora, analisando desde quando tenho isso, me recordo que sempre fui colocada em segundo plano, já que durante a longa jornada de trabalho da minha mãe, era criada por outra pessoa, que também tinha uma filha da minha idade e acabava dando mais atenção pra ela (O que é compreensível, pois eu não era filha dela). Sempre fiquei na sombra dessa criança, sempre me colocava inferior a Ela em todos os parâmetros. Quando criança, fiz acompanhamento psicológico, porém nao foi dado continuidade (imagino que seja por causa do preço das consultas). Hoje vejo que preciso fazer um novo acompanhamento, preciso mudar essa percepção que tenho de mim mesma, pois me atrapalha demais.
Minha infância muito abandono,abusada mais tratos enf cresci superei...faço terapia a 30 anos superei nada abandono,ninho vazio filhas partiram entendo tem suas vidas uma na França outra em natal.pronto veio o abandono a criança abandonada na infância chegou pra ficar ...sensação de abandono depressoas dra.o sente tô de abandono e muito doido,vc nunca e feliz.sou independente sou forte ,tenho meu canto uma Finitude pela frente que poderia ser muito proveitosaas a sensação de abandono a tristeza,saudades da casa cheia o abandono e persistente.psicologa diz vc precisa aprender a viver só.mas já estou só 25anos eu guará pedi o divórcio,enfim suas palestras está confirmando que sensação de abandono te persegue a vida inteira.guara vc precisa tratar essa dependência emocional.Mas ter saudades das filhas e normal saudades e um sentimentoas dependência emocional .não sei como tratar.enfim relatei meu abandono que virou hoje dependência emocional palavras da proficional.como arrancar essa sensação de abandono que tanto faz mal ao corpo e a alma.Dra.Parsbens esse tópico sensação de abandono e muito,bom sério ,tenho aplicado seus ensinamentos em prática na minha vida obrigada tem ajudado muito não só a guará mas outras pessoas interessadas em palestra que nos ajudam a crescer como pessoa.minha gratidão.giars.
Fui abandonado na infância pelo meu pai com meus 8 irmãos, hoje sinto sentimentos de rejeição, e abandono por várias pessoas, sentindo sozinho mesmo com muitas pessoas por perto.Não é fácil lutar com o passado, a rejeição , falta de apoio, abandono, preconceito etc.O reflexo é negativo mesmo, mas aprendi que quebro tudo isso fazendo o bem para as pessoas que realmente precisam de ajuda. Ajudar a quem precisa é a melhor forma de se sentir útil nesse mundo.
Quando me sinto desconfortável, costumo me isolar, não gosto muito de visitas, mas tem vezes que me sinto super só, minha família sempre que preciso me acolhe, mas não gosto de compartilhar meus pensamentos com praticamente ninguém, sinto a incompreensão das pessoas. Quando eu era criança passei por muitas situações de injustiça, não consiguia fazer amigos, humilhações tbm, auto estima tão baixa que para mim era impossível alguém se interessar pela minha pessoa. Parece que revivo essas coisas em certas situações, fico super mal e não tenho ninguém que me entenda😢 quero tanto vencer isso, dá até vontade de chorar.
É tudo ilusão da nossa cabeça que foi criada com o passar do tempo, vc acredita e se sente assim pq está com sua compreensão da realidade distorcida sobre si mesma. Sei bem como é isso. Não aceite essa condição, busca ativamente se curar dela. Ser autêntica, entenda a necessidade de buscar sua validação e não a dos outros, você consegue, nossa mente diz que não mas é mentira, você é capaz é não é pior do que ninguém.
Oi Marisa, adoro seus vídeos. Vou pontuar duas situações que acho importante nesse momento, um fato que me ocorreu na infância e qdo me lembro ainda passo mal, foi um certo dia em que eu estava em um sítio com minha irmã que era dois anos mais velha que eu e fomos brincar no meio de uma plantação de arroz. Tinha uma outra amiguinha junto TB e as duas resolveram pregar uma peça em mim dizendo que estávamos perdidas e não sabíamos como voltar pra casa. Fiquei apavorada pensando na possibilidade de nunca mais ver minha mãe. Foi questão de segundos, logo elas estavam rindo e dizendo que era brincadeira. Mas qdo adulta desenvolvi medo do abandono nos meus relacionamentos. E outra situação está relacionado a um outro vídeo seu que assisti, qdo a gente como mãe não acolhe o filho em algo que pra ele é traumático.. Minha filha com 8 anos vivia dizendo que sonhava com um homem perseguindo ela , e era quase sempre..E tinha um conhecido do meu marido que era idoso que vinha em casa, mas raramente entrava, era uma pessoa confiável, mas tinha a mania de brincar com ela chamando ela de namorada e ela se irritava muito. Ele percebia mas continuava e eu ficava brava com ela pq realmente não via nada de mais. Certa vez ele veio em casa e ela o viu no portão pedindo pra que ela chamasse o pai e se referindo a ela como namorada ela no limite acho que se alterou falando que não ia atender aquele velho. Era uma data que eu ava escolhido um presente pra ela e diante dessa atitude eu pedi a ela que pedisse desculpas, ela não pediu e eu cancelei o presente pq não estava merecendo pq estava muito mal educada. Existe uma forma de eu corrigir isso que fiz?
Muito esclarecedor, muito bem explicado cada um dos pontos... Chorei horrores agora porque pela primeira vez na vida tive contato com uma descrição tão fiel de mim mesma... Já ouvi falar de abandono mas não com esse nível de percepção! É muito doloroso carregar tudo isso em si, e todos os dias me pergunto se um dia de fato irá passar ou é apenas uma utopia! Não queria passar o resto de meus dias lidando com tudo isso...
Nossa , Dra Mariza conheci seus vídeos hoje por acaso passando pelo UA-cam, e acabei assistindo 4 vídeos seguidos rsrs , qdo me dei conta estava andando pela casa com o celular no bolso te ouvindo rsrsrs tão bons , diretos e esclarecedores , sua voz passa calma e tranquilidade para quem a escuta , me vi em diversas ocasiões citadas , parabéns continue sempre assim, e que Deus possa continuar te guiando. Boa noite
Conheci o canal recentemente e tenho apreciado muito os vídeos. Parabéns pelo trabalho!!! Realizar a observação dos fatos externos e a auto-obeservacao a partir do legado da psicologia é muito enriquecedor.
Caracaaa!! me identifiquei com tdo o que foi dito nesse vídeo... 😭😭😭 Preciso mto de ajuda, mas principalmente me ajudar primeiro... Gratidão por essas informações!!
Nunca senti falta de ninguém desde a infância, meu pai biológico me rejeitou e o irmão dele me assumiu como filha, tive rejeição de pai, avó materna que quis me dar para pessoa alheia e minha mãe lutou para não nos separar, no entanto, sinto dificuldade em questão a minha mãe, pois ela mentiu pra mim por muitas vezes, e sempre me cobrou ser verdadeira, até hj descubro detalhes que me ocultarao, a família de ambos os lados me rejeitou, não dei lidar, pq parece que sou algo que a maioria não quis, dói a alma sentir tanto 😭
Realmente é uma dor na alma, que só quem passa sabe... Minha mãe saiu de um relacionamento com 4 filhos onde era espancada e maltratada pelo ex marido, chegou a ir morar numa barraca p se ver livre dele, dps passou a se prostituir p levar a vida...,nessa se relacionou com meu pai que era casado e engravidou, então eu nasci, como n tinha condições de me criar me deu p meu pai me criar com sua esposa assim q nasci, fui maltratada ao extremo..,descontava toda a situação em mim, sem contar que meu pai teve fora do relacionamento a menina que ela tanto queria e não teve, teve 4 meninos, sofri muito abuso psicólogo, físico e até mesmo sexual por parte de um desses irmão,qd tinha 11 anos lembro cm se fosse jogou na minha cara que seria jogada no lixo..e meu pai se meteu foi uma confusão que só, meu sofrimento era tão grande q qd teve um AVC e ficou internada eu tinha 12 anos o médico deixou eu visita lá, fui ve la e estava toda entubada, fiz um carinho em sua cabeça e em pensamentos pedi falei com Deus que a amava como minha mãe, mas sabia q nunca ela sentiria o mesmo por mim, então que ele levasse ela para acabar com meu sofrimento,angustia e medo q me causava e então foi a última vez que a vi logo ela partiu, que Deus a tenha em um bom lugar pq msm contudo a amo e a considero minha mãe, não é fácil...desculpa o desabafo pq não converso essas coisas com ninguém , quem me olha nem diz...,mas Deus me ajudou e ajuda até hoje..,Ah e tenho um menino Lindo, minha vida João Gabriel para cuidar, amar ..😍🙏
Top isso ... Eu estou estudando piscanalise , e agora estou acompanhando seus videos , Sou um pastor e ja a muito tempo lido com pessoas onde vi que apesar de estarem dendro de uma igreja , orarem e negar muitas coisas , muitos contunuam com comportamentos que só agora estou sabendo instrur ...Pois estou entendendo sobre os traumas e como a mente lida com eles
Me identifiquei demais com tudo isso, tenho um pouco de cada traço e sintoma... fujo das pessoas, tenho sempre a certeza de que estão mentindo ou querendo tirar vantagens de mim, sempre acho que estão falando mal de mim pelas costas, vivo na defensiva, e por isso acabo vivendo sozinha, (não me sinto mal por isso, pelo contrário, me sinto mais segura sendo sozinha), mas sinto que afasto todo mundo por ter palavras pesadas, ser crítica e exigente... Reparei no exemplo dado quando um pai se expressão mal "Você fez errado, você é feio!", no meu caso era "Você nunca faz nada direito", "Você é um fracasso.", "Você é lerda, sonsa, songamonga, retardada, vadia.... etc"... Isso tudo é muito vivo em mim, e não consigo me livrar disso. Sinto que não consigo me amar e me admirar por completo, às vezes sinto vontade de me separar de mim, e encontrar alguém melhor pra colocar no meu lugar, doido isso, mas é o que sinto... Tenho dificuldades no trabalho, eu percebo que reclamo e critico demais, mas tenho dificuldade de mudar (já tentei muitas vezes), não consigo crescer na carreira, não cresci na área acadêmica, me sinto sem energia para lutar pelos meus sonhos, minha família é toda problemática e isso contribui pra piorar tudo que sinto... Foi só um desabafo... Esse é o único vídeo que encontrei que fala sobre a dor da rejeição de forma tão abrangente, e gostaria de encontrar um terapeuta assim para me tratar, pois, às vezes acho que nunca vou encontrar um profissional que realmente consiga me ajudar, afinal já passei por vários. :'(
Me esqueci de citar, encontrei esse vídeo, justamente porque busquei pelo meu sintoma de não me sentir parte desse mundo, me sinto diferente das pessoas, e sinto como se as pessoas não me aceitassem como sou, e por isso aprendi a ser sozinha.
Estou no limite. Não aguento mais chorar, solidão, medo, insegurança, fuga, pessoas. Não aguento mais o mundo. Estou realmente no limite tentando me manter de pé, viva.
volto 4 anos depois nesse vídeo e agradeço infinitamente 🥰🥰🥰🥰 ! me ajuda a entender as pessoas... a não ficar com tanta raiva... mas não sei como ajudar e nem posso me deixar levar nessa tempestade... já tá pesado carregar meus problemas...
Tão bom ver uma profissional falando sobre o que sentimos e abrindo seu consultório para que possamos entender alguns dos nossos padrões! Obrigada pelo video
Tenho 51 anos e sofri tanto "abandono" desde os homens da minha família até meus ex, que hoje em dia já não consigo me apegar a ninguém .. estou pedindo ajuda a Deus 😢
Quando se ama alguém e é rejeitado nos machuca demais. Foi a primeira vez que passei por isso. Só que não atingiu o meu psiquê porque tenho auto estima.
Pensei que o vídeo fosse novo. Apareceu aqui no meu celular e vim dar uma olhada. Doutora, gostei muito do que a senhora falou. Confesso que amo psicologia, mas não sei se seria uma boa psicóloga, rsrs. Eu iria me sensibilizar muito com as histórias tristes dos pacientes, ainda mais eu que sei muito bem o que é rejeição e abandono familiar. Eu não teria coragem de abandonar um(a) filho(a) meu que eu por no mundo, ou traír amigos e pessoas de total confiança, muito menos lhes fazer mal. O engraçado é que tudo isso eu senti na pele. E aí junta tudo. A ausência materna/paterna e os Judas que encontramos pelo caminho. Passei pela prova da vida; e sei que há mais pela frente. Minha religião me ensinou que o recomeço pode acontecer, que a cura é necessária, que a superação acontecerá, e que guardar ressentimentos e lembranças violentas só nos fazem mal. É claro que não é fácil passar uma borracha e recomeçar uma, duas, três vezes... E é tão bom quando a gente encontra alguém disposto a nos ajudar e ser um alívio, mesmo que não salve, mas nos alimenta de esperança e esse ciclo não pode se quebrar. Até Cristo foi rejeitado, abandonado, negado. A falta de fraternidade é o ópio da humanidade e o que causa a depressão (eu arriscaria em dizer isso). Fico a me perguntar se as pessoas que esbanjam amigos e popularidade, permaneceriam ostentando o título assim que perder a fama, o status, a saúde?... Acho que, por eu ter sofrido muito na vida eu sinto compaixão pelas pessoas de uma maneira muito rápida e fácil. Não choro por qualquer coisa. Existem pessoas assim? Existem... até você descobrir o seu ponto fraco. Quando alguém me vê chorando, ou é porque estou emocionalmente cansada dos fatores que se acumulam, ou quando ouço algumas músicas que falam comigo, ou quando eu presencio crueldade contra crianças e animais, ou simplesmente vejo alguns poucos filmes que tocam a alma. Por falar em abandono, vou indicar um filme sobre isso cujo silêncio é tão pesado que mesmo que você queira chorar talvez não consiga (ou até consiga). Para quem não viu, veja. Exige paciência e entrega. "Paris Texas". 🙂👍
A maioria das vezes as aproximações são só por interesse em benefícios.Prefiro não convidar (amigas) pra nada.Convidar e ter que ficar escutando a pessoa murmurar quando que é uma refeição lá, o transporte é caro?🙄 Estou fóra disso.As vezes ficar em casa é uma paz absoluta!😉
@@marciasilveira5707 eu compreendo. Como faz falta ter amigos verdadeiros na vida da gente. Amigo verdadeiro é algo raro e quando temos, vale à pena se divertir com eles
Tenho 76, espero um dia encontrar alguém que nunca sofreu qualquer trauminha e seja totalmente perfeita. Rsrs Qual a criança que não recebeu uma mínima rejeição, ou dos pais, amiguinho, ou desconhecido? Eu mudei muito quando saí fora das crenças limitantes. Acho que todos sabem do que estou falando. Hoje me sinto parte do Universo maravilhoso. Eu sou o Universo. Todos são. Tenho alegria com tudo a minha volta. Sorrir mesmo sozinha de tudo é principalmente de mim mesma. Observar o extraordinário, que é viver. Somos seres fabulosos, capazes de realizar tudo. Temos uma inteligência e consciência infinita. Isso é motivo da máxima alegria. Mas a nossa mente divaga, mas temos o domínio dela, pois nós não somos nossa mente. Somos algo muito mais extraordinário, como eu disse, somos o Todo. Temos uma capacidade incrível. O que precisa é se apossar disso. Eu posso! Eu quero! Tudo é maravilhoso.
Perdi meu pai antes dos 5 anos. E minha mãe era distante afetivamente, e faleceu em 1999.. Então, eu passei por muito sentimento de abandono. Há anos, é difícil eu encontrar um homem pra ser meu companheiro...Pedi a Deus pra me ajudar a gostar de quem gosta de mim, em vez de homens difíceis... Eu Sou me curando, através da Compreensão da Vida. De que eu Mereço Ser Feliz. Ótimo vídeo! Parabéns!
6 років тому+2
É verdade, se conhecer ajuda muito a entender porque achamos atraentes apenas pessoas indisponíveis.
Olá Doutora meu nome é Antônio Tenho 53 anos e comecei a sofrer rejeições abusos de todos os tipos desde que me conheço por gente. Por conta disso no decorrer da minha vida ou seja, infância adolescência e até a idade adulta, sofri como um cão sem dono tinha sentimentos estranhos Sensações estranhas de que o meu corpo não me pertencia; a todo momento parecia que estava sonhando. Isso tudo se intensificou mais na puberdade durando mais de 30 anos de sofrimento. Em 2002 comecei a pesquisar na internet as causas de todos esses transtornos e descobri através da comparação de sentimentos que eu sofri todos esses anos de, despersonalização e desrealização. Em 2003 tomei coragem de buscar ajuda psiquiátrica. Foram inúmeros os diagnósticos e para minha surpresa fui carimbado na testa como a Senhora mesmo diz, com síndrome de pânico; Pois todos eles diziam, desrealização e despersonalização são apenas sintomas. Estudei muito sobre o assunto aliás, tudo o que envolvesse transtornos disassociativos. Em resumo cheguei à conclusão que, tanto a desrealização quanto a despersonalização, não são sintomas e sim transtornos reais; isso porque estes transtornos são muito pouco estudados. Nenhum dos quatro psiquiatras pelos quais eu passei, souberam me dar explicações convincentes. Apesar do tratamento com benzodiazepínicos antidepressivos ( cito, Alprazolam, Clonazepam, sertralina, mirtazapina, etc. ) Hoje me encontro melhor em geral. Mas, totalmente só, sem emprego, sem dinheiro, vivendo de subempregos. Sabe, tenho formação acadêmica na área de Tecnologia e sei fazer muitas coisas. Mas infelizmente sou mais um talento desperdiçado. Gostaria se possível doutora,, sua orientação e principalmente a sua atenção. Toda essa carência afetiva pode me levar a loucura completa e por consequência suicídio. Pois vivo no celibato forçado a mais de 14 anos não é fácil. Preciso desabafar com alguém experiente como tu. Por gentileza me Contate através do WhatsApp (14) 99112-6339 ou através de e-mail para tonypupo390@gmail.com Desde já agradeço por sua atenção e paciência. Um grande beijo no seu coração.
Podemos ajudar uma pessoa a se desenvolver mas não fazer por ela, por isso também só podemos ajudar quer quer ou entende que precisa de ajuda. Falou muito bem, ótimo vídeo.
Resumindo esse video:
Pessoas que sofrem com abandono são pessoas que carregam lixo que outros colocaram nela.
É um ciclo infernal.
Falou tudo.
Verdade já peguei alguns lixos humanos 😠
😭
@@lucienevieira6233 É o que eu venho passando a um tempo tbm
Exatamente desse jeito meu amigo.
Uma infância com maus- tratos deixa a pessoa marcada para sempre.
Mas quando conseguimos identificar a causa, descobrimos que tem tratamento para reduzir os danos. Sugiro os canais de Dra. Elisabeth Zamerul e do Psicólogo Fredd Mattos e Sobrevivendo ao Narcisismo, principalmente um vídeo sobre NM.
Sim e muito. A teoria do Psicanalista Winnicott explica muito isso e muito mais de forma profunda. Ele foi Pediatra e Psicanalista. Deixou uma teoria muito profunda sobre .
Passado é um acúmulo de lembranças. Ele não nos define, mesmo que deixe sequelas físicas/emocionais.
Nós não somos apenas esse corpo e não temos apenas essa vida. (Jesus disse "eu não sou desse mundo!". Como nós somos irmãos dele, filhos do mesmo Pai, então nós tamb não somos desse mundo).
Nós ESTAMOS nessa vida, nós NÃO SOMOS apenas isso.
É preciso aprender a se desapegar do EGO, essa identificação com as coisas do mundo.
O desafio é voltar a se sentir como parte de Deus, pois é isso o que somos.
E como parte de Deus, somo o puro AMOR. Um amor que não requer nada em troca, que não joga, nem compete, que já tem tudo em si. Que assim como Deus, apenas É.
Nós estamos nessa vida porque Deus assim quis. Viemos aqui para passar uma temporada como se fosse um Big Brother (só que a gente não se lembra como era a nossa vida antes de entrar aqui). Mas a essência do que somos ainda está em nós (o amor). É isso o que somos e é nisso que devemos vibrar: no amor e no afeto.
Nesse sentido, a forma de se libertar dos "traumas" é aplicando o verdadeiro PERDÃO.
Livro recomendado: Um Curso Em Milagres.
Esse livro custa por volta de 150 reais, mas é o livro mais definitivo que vc vai encontrar. Ele é uma outra interpretação do evangelho de Jesus. É maravilhoso, libertador e amoroso.
Se não der para comprar, procure grupos que discutem e que praticam os ensinamentos dele.
Aqui no UA-cam, só conheço o canal da Marcela Leal, chama-se ESCOLA DA LIBERDADE. Mas com certeza tem outros.
Um forte abraço! Vc é capaz de superar qq coisa, pq vc é fruto de uma coisa muito maior do que o Universo!
Deixa. Eu sou um
Sinto muito pelo meu pequeno sobrinho Samuel...tão rejeitado pela mãe e a avô são narcisistas...eu como cuido sozinha de mamãe que é cega com Avc...se eu pudesse ia embora pra bem longe com ele é mãe...
A dor do abandono é tão ruim.... afeta meus relacionamentos, minha autoestima, minha vida!! Meu pai era alcoolatra e vivia indo e voltando para casa... como dói não curar essa criança que eu fui.
😔
Oque é mais frustante é esperar o bem vindo das pessoas, a maioria não se importa com alguém
Liberte o "outro" da obrigação de te fazer feliz, assim também estará absolvido da culpa de não ter sido "perfeito" para alguém. A despretensão costuma patrocinar os verdadeiros encontros.
Comentario perfeito para minha questão .convivo com uma pessoa que me cobra amor o tempo todo .tudo e motivo de ele pensar que esta sendo rejeitado nem se quer entende que o fato de eu querer ler um livro sozinha sem a presença dele .sempre cobrando e barganhando o que eu fiz o que ele fez .ele sempre demontra wue fez mais chega ao cumulo de me contar o valor de um presente .nao sei como lidar com isso estou cansada
Você tem canal @marcos?
@@giovanianascimento5390 no meu instagram tem vídeos diários: @psicologomarcosbersam
@@MARCOSBERSAM obrigada
@@valcristina4603 ajude ele, provavelmente ele precisa ser encorajado, n desista ele precisa de ajuda.
A solidão trás sofrimento mas também trás liberdade.
Melhor comentário
Nao fui abandonada mas negligenciada, eu nao tenho raiva de meus pais Porem tenho preguiça de pessoas, nao gosto de parentes em minha casa, adoro ficar sozinha vou ao cinema teatro restaurantes só, se recebo neu namorado, um fim de semana ja ta otimo na segund a ja fico desesperada pra ele ir embora.Amoooo ficar comigo mesma.
Mano tu me definiu, até em relação a namoro. Rsrs
Me definiu
Eu também, não sofri maus tratos físicos ,mais a indiferença foi algo muito marcante na minha infância, sempre me senti invisivel ,acho que como os meus pais brigavam o tempo inteiro não tiveram tempo para me enxergar .
@@joelmasdossantossantos642 se ame meu anjo
Os pais trazem as lutas de seus antigos lares
Vc merece ser feliz
Eu também fui negligenciada no afeto e tive muita baixa estima, depressão e pânico. Superei tudo buscando o auto conhecimento e entendendo as razões que foram oriundas do medo e pavor que minha mãe sentiu do 1° parto que foi comigo e teve depressão pós parto. Este conhecimento foi dado por um tia, e ter esta clareza, mudou todo meu eu que quis lutar para mostrar meu valor e também sentir a fraqueza e falta de conhecimento de minha mãe.
Sinto muito por cada pessoa que comentou aqui. Também sofro com vários desses “sintomas”, sofro ainda, mas estou buscando o autoconhecimento. Forças para nós ❤️
Um trauma que eu carrego , foi não de abandono, mas de uma surra que eu levei do meu pai bêbado, tinha 5 anos de idade , apanhei muito , hoje estou com 39 , até superei, mas as vezes vem a lembrança , mas , graças a Deus, não me tornei violento por causa disso , mas confesso , é um trauma pra vida toda , quem bate esquece , mas quem apanha , não esquece nunca
@@juniorcipriano543 muita força, paz, amor e bençãos pra vc
Eu me isolo de todos, fugindo das pessoas, sinto medo e sinto vergonha de mim mesmo, sempre me isolei desde criança, tudo é uma tortura pra mim. Ao mesmo tempo sinto insegurança como se fosse uma ameaça a minha sobrevivência. Grande dificuldade para mudar isso.
Quando não conseguimos superar sozinhos podemos contar sempre com um profissional para isso. Pense nisso.
Flavio Almeida Então somos dois.. è torturante 💔
Somos três.
somos 4
Será q vc não tem fobia social? Eu tenho e são as mesmas caracteristicas: isolamento, fuga de pessoas, medo, vergonha. Eu tbm sempre me isolei, desde criança.
É muito difícil lidar com abandono e rejeição. MUITO DIFÍCIL.
Vdd
@Kora Perrone como?
Muito
Eu sinto isso o tempo todo e dói mto
É muito difícil sim porque a criança que foi abandonada vai internalizar que não merece amor, afeto, cuidado porque essa pancada emocional teve um peso muito grande e deixa marcas profundas. Mas mesmo sendo profunda é possível eliminar essa dor emocional.
Desde de criança sempre fui rejeitada pelos meus pais e por todos os meus familiares, sempre fui tratada com muito desprezo. Tenho 36 anos e até hoje, esse desprezo dói muito.
Pior que a gente não consegui lembrar de nada bom, só o ruim as palavras que eles falavam rejeição
São exatamente 3hrs da manhã e eu tô chorando pq eu me encaixo perfeitamente em cada passo que vc falou, e consegui ver cada pedaço da minha vida em que aquilo me afetou
Você está no caminho. ❤
Te entendo totalmente.. Eu me isole do mundo. E no meu caso foi pq meu pai saiu de casa bem na hora que eu estava dando minha festinha de aniversário de 12anos... Simples assim. Ele nem se importou 😢
Eu também,me vi muito aí😔
o mesmo ocorreu cmg
vim ler os comentarios pra ver se eu era a unica 🤡
Sinto que sou diferente, ninguém liga pra minhas opiniões, tento me encaixar com os outros mas não consigo.
Queria ser melhor, mudar, ser gente boa, mas nao consigo.
Provavelmente vc é verdadeira em suas opiniões e vc mexe nas ilusões das pessoas.
Não tente, ao invés disso melhore em aceitar ser rejeitada pelo seu jeito, e não em se encaixar. A validação externa é instável, se for depender dela pode encontrar dificuldades.
Você é suficiente pra você. Apenas isso. Eu me sinto tão sozinho, tão rejeitado, todo mundo me abandonou. Mas estou aqui ainda, vivo.
Lendo os comentários percebi que tem bastante pessoas que tem sequelas iguais a minha.
Eu fui uma criança que a mãe morreu quando eu tinha 7 anos e dês de então tive o sentimento que abandono. De não ser importante. Sentimento de rejeição. Morei com meu pai e madrasta pois meu pai casou outra vez. Na adolescência morei com minha avó. Depois morei com uma tia , depois com outra tia . Eu acho que ninguém me queria... Nunca arrumei amigos apenas colegas pois não confio em ninguém. Também não gosto de criar vínculos com ninguém pois se eu a perder assim não sofro .
Perdi minha mãe com 7 anos também, e minha história é igual a sua. Além de eu não ter amigos, eu não sei nem conversar de uma forma legal acho que porque fui criado assim.
Também tive muitas casas, só que com ambos os pais vivos, eles só não sabiam o que fazer comigo mesmo. É muito triste por que eu arrumei minha vida e tá tudo bem mas não consigo me livrar dessa mesma sensação de medo de me rejeitarem, de medo de me abandonarem etc. Mas saber que tem pessoas que sentem o mesmo alivia, não devia, eu queria que todos vocês fossem felizes, que ninguém sentisse o que eu sinto, mas de uma certa forma alivia saber que não sou a única
Ao me deparar com um profissional de psicologia que me parece competente, a primeira vontade que me dá é de ABRIR A BOCA E CHORAR... CHORAR... CHORAR... mesmo que seja em vídeo! Parabéns Marisa Abreu, você mexeu comigo!
Muito obrigado, eu estava aos prantos, tenho muitos problemas e sofro de ansiedade e depressão, comecei a refletir do pq eu ser tão isolado e lembrei q tive uma infância repleta de abusos, violência e abandono ... O UA-cam me sugeriu esse vídeo e pude ter clareza. Seu trabalho é maravilhoso ❤️
Me senti encaixada em várias situações que vc citou nesse vídeo. Abandono e rejeição, são em minha opinião, os sentimentos mais difíceis de se lidar.
Mas não desista de trabalhar seu emocional, vale a pena lutar por nossa harmonia interna
Eu também
Me senti encaixada várias situações
E sim,pra min támbem
Eu sou rejeitada o tempo inteiro
Muito triste isso
Então era isso mesmo! Eu desconfiava dessa minha neurose que veio da infância pois não tive o apoio emocional da minha mãe , todos tinham razão menos eu. Sofro muito bullying na escola principalmente pela professora da 4a série que era o Hitler da escola. Tentei trabalhar o perdão pela minha mãe, pq entendi que ela tb não teve isso na infância dela.
Depois fiquei viúva cedo, um trauma dolorido. Tive medo de perder o meu atual relacionamento mas trabalho em mim o que são fantasmas. Meu marido tb é assim.
Já fiz terapia .
Acho o que mais me atrapalha hj nisso tudo é me sentir perdida principalmente na área profissional .
Ao menor sinal de rejeição eu sumo, não consigo lidar: com a falta de reposta, com frieza, com desencontro, com alguém me ignorar, com superficialidade. Preciso de sinais fortes e claros sobre o que o outro pensa/quer comigo. Não sei lidar com o morno
Então você nasceu na era errada hoje ninguém liga para ninguém
Eu tenho muito medo de ser abandonada... Por isso, eu evito todo tipo de envolvimento emocional; seja ele relacionamento amoroso ou simplesmente uma amizade. Então às vezes prefiro me afastar do que ver a outra se afastar de mim. As pessoas me chamam de fria, às vezes até de "sem coração" mas, eu acho que só criei uma barreira pra me proteger de não ser machucada novamente.
Você sofre com isso? Você vai atrás das pessoas?
Sou da parte do isolamento social, e da fuga... vivo fugindo não só de alguns relacionamentos como de situações que fazem eu me sentir desconfortável diariamente e me sinto bem isolada, sozinha ❤
Você me descreveu, voltei a trabalhar na empresa e está muito difícil, não pelas pessoas mas meu sentimento de menos valor
Sofro desse mal desde criança e isso afeta minha vida, rejeição dos pais, de relacionamentos e amigos, me identifiquei com a maioria dos comentários, obrigada pelo vídeo.
A maioria dos sensações descritas vídeo e ás tenho, claro que menores do que foram um dia. Aos 13 de idade fiz a primeira comunhão.. roupa nova, bem vestido todo ocorreu bem e finalizou com um foto de todos em frete da igreja. Um semana depois chegaram fotos FOI CHOQUE fique muito decepcionado me achei feio me doí até hoje a lembrança...Afetivamente, socialmente e profissionalmente NADA deu certo....somente com quase 50 anos de idade ...Admitir que NUNCA me amei e isso foi a base ou principal ferramenta de meu "fracasso". Hoje sem vida social estou em processo de reconstrução, aceitação de quem eu sou me tratando e me respeitando melhor um dia de cada vez ...vencendo e perdendo mas caminhando PROGRESSIVAMENTE até fim. Acredite.. a mendicância afetiva é MUUUUITO PIOR do que solidão.
Fui muito rejeitada quando criança e sofria muito bullying. Hj sou uma pessoa que não atrai a simpatia dos outros, muito ao contrário, ja disseram na minha cara que não gostam de mim sem nem ao menos me conhecer ou ter algum contato comigo, só me via passar na rua 😮
Conversei muito com meu psiquiatra e ele me aconselhou de forma curta e grossa. Hj lido com a rejeição com a minha arrogância, sempre me colocando acima de tudo, levantando minha cabeça e saindo de perto me sentindo a pessoa mais importante do mundo. Faço isso para me blindar de crises existenciais que já tive muito.
Como você criou esse mascanismo...
Deve ser muito cansativo e estressante para você agir assim, se protegendo o tempo todo de algo que nem existe mais. Faça um grande favor para você mesma: tome férias desse comportamento e deixe expressar a verdadeira você: aquela que existia antes disso tudo acontecer. Tenho certeza que ela está numa caixinha dentro de você esperando você abrir para ela sair e expressar um grande sorriso para a vida :-)
Me identifiquei com muitas coisas, meus pais se separaram quando eu era bem pequena, meu pai foi ausente, sofri um ataque de um tio, minha mãe foi emocionalmente ausente. Então criei um pavor do abandono e me isolei, quando saio e converso com pessoas consigo me enturmar com muitas pessoas de forma superficial pq sou engraçada e bem humorada. Mas na amizades mais chegadas tenho tendência de ter amigos abusivos e eu abandono eles depois de ter feito de tudo pra agradar percebo que fui muito trouxa e me afasto ficando completamente sozinha as vezes. Tendo a me envolver amorosamente com homens que não me levam a sério e que somem ou traem. As vezes eu consigo sair antes de sofrer muito. As vezes eu sufoco eles ou espanto como forma de defesa. Me encaixo em 80% das descrições dadas.
Vc me descreveu....
Faça terapia. Vale a pena
Depois das palavras "Então criei um pavor" vc me descreveu perfeitamente...
Me descreveu.
Eu me sinto totalmente assim, quando eu era criança meu pai foi embora de casa eu me senti abandonada. Até hoje não consigo me relacionar com ninguém amor, amizade família. No relacionamento amoroso eu sempre saio fora antes de ser abandonada.
Venho de uma família de muitos filhos, meu pai morreu quando tinha 7 anos, e tudo se desmoronou.minha mãe fez o que podia , mas os parentes mais próximos sempre nos depreciavam por sermos pobres, sempre me senti desprotegida, vulnerável e isso se reflete no que eu me tornei uma adulta muito insegura. Também me identifiquei com essas características que a doutora falou.
Parece quase impossível superar essa situação... estou tentando ressignificar.... um trabalho árduo todos os dias.
Concordo .. as vezes tudo está tranquilo até que acontece algo que nos aciona um gatilho que faz voltar às paranóias .. complicado
Doutora vc tem uma consciência tão expandida, uma amorosidade tão grande, me arrisco a dizer que sua base não é "só" a psicologia 😘
Fico lisonjeada. Obrigada
Ela segue o que Augusto Cury disse no livro inteligência multifocal ,a pessoa inteligente não se prende somente a teoria de outros ela expande seu conhecimento ela se deixa livre pra fazer ter seus próprios argumentos na base daquilo que estuda .O ser humano é MT complexo e ainda mais cada pessoa é diferente da outra .Gosto dela
Concordo com seu comentário ! 😍😍😍
+Evelyn Melo vrdd
DOUTORA A SENHORA É MUITO PECULIAR! MORO NA ALEMANHA NECESSITO DE TI!🙈
Eu sou filha de país narcisistas e me sinto rejeitada e abusada por todos. As pessoas SEMPRE brincaram com os meus sentimentos e eu acabei me tornando uma pessoa MT fria e desconfiada com todos que se aproximam de mim. Eu me sinto MT solitária 😔
Vc tem uma família celestial .
Olhe para o céu...tem miríades de anjos de Deus torcendo por vc.
Se apegue a Jesus e seja curada. Se possível se afaste destas pessoas.
Vc não está sozinha querida.....também me sinto desse geito.
Tenho muito medo de encarar a vida, de deixar as pessoas me conhecerem mais, tenho medo de ser rejeitada
laila tov KATIA boa noite
Tenho o mesmo sentimento.mim afasto dás pessoas.nao tenho amigas.pos penso logo que elas não vão gostar de minha amizade.
Saboto todas as relações, pq já acho que vão me rejeitar, mesmo sem saber se vou ser rejeitada
@@hedigila Mesmo que as pessoas nos rejeitem, Deus nunca nos abandona. Abraço!
É tão bom saber que não sou a única.
Vc me descreveu... Eu tenho 49 anos, sei que tenho problemas de relacionamentos com tds, mas ouvindo vc falar me abriu caminho para reavaliar meu comportamento. Gratidao
Eu tenho exatamente tudo isso, pois desde de pequeno sou sozinho, além de desde a infância eu sempre fui visto como estranho, e isso é tão forte em mim que eu percebi que esse sentimento é o mesmo sentimento de luto, de morte, é horrível...
everton souza eu também😧
Cara eu tenho 14 anos , desde a infancia tenho o Isolamento social e sempre uso uma medida , a fuga que faz você
evitar situações sociais, e também sempre fui visto + ou - como estranho , mas nem liguei para oque as pessoas acham de mim. Recomendo essa medida de fuga .
tambem sinto assim
Eu sempre acho quem se interessa por mim ,mas fogem eu sou muito..problemática feia não
@@marlisoares1001 Eu! Me chama no 54 992005130
Exelente! Ganhou mais um escrito parabéns pelo conteúdo esclarecedor.
Seria interessante um vídeo que falasse como pessoas à moda antiga podem lidar com as drásticas mudanças que ocorreram nos relacionamentos nos últimos 17 anos, ex: hoje os homens se tornaram passivos e as mulheres ativas nas relações; eles querem ser cortejados, conquistados e paparicados: os papéis estão invertidos e eu me sinto impotente diante disso. Se adota-se a postura de "difícil ", eles se cansam logo ou nem se dão o trabalho de ter qualquer iniciativa, é como se "tivessem uma certeza" de que não vale à pena tanto trabalho por uma quando há milhares disponíveis e mais fáceis. Outra questão é: onde é como encontrar pessoas interessantes fora dos ambientes de sites de relacionamento? Antes, uma amiga te apresentava o primo do amigo do namorado dela, por exemplo, agora há tanto individualismo, egocentrismo e isolamento social que as pessoas parecem viver em bolhas, fica impossível conhecer pessoas à moda antiga (nascidos nas décadas de 70, por aí, que não sejam obececados por tecnologia e suas formas variantes, q saibam manter um diálogo fora do Whatsapp e que não sejam analfabetos emocionais, pessoas incapazes de se ligar a alguém). O nível de egoísmo e egocentrismo é epidêmico, as pessoas estão cada vez mais razas, sem conteúdo: só tem a embalagem, aquela que elas desesperadamente investem pra ser a melhor pq ela é a base de todo o marketing pessoal. Todos fogem de qualquer tipo de envolvimento, todos querem somente os bônus e as recompensas dos "relacionamentos", ninguém quer nenhum, absolutamente nenhum ônus ou dor de cabeça, qualquer mínimo desagrado, você é rejeitado como num click de quem ganha um "desfazer amizade" ou um "deslike" no Facebook. As pessoas te escolhem como quem escolhe um carro: se vc não tiver todos os acessórios de fábrica, vc não serve. Viramos produtos em prateleiras, os quais são julgados pelos seus atributos e escolhidos como se escolhe qualquer outra mercadoria - somos objetos de consumo. As pessoas nos consomem e nos descartam. Aonde estão as pessoas que discordam de que "nada foi feito pra durar", "quebrou, não serve?arranja outro " ou "eu quero o próximo modelo de tudo: celular, carro...mulher e quando estes tiverem sido consumidos, já se quer o próximo modelo, pq o antigo não satisfaz mais". Eu queria que voltassemos no tempo. Da mesma forma que resgatamos os produtos orgânicos, a vida sustentável, o mesmo poderia acontecer com a dinâmica dos relacionamentos. Mas, será que as novas tecnologias de informação e comunicação permitirão ou esse resgate é impossível? Eu rejeito totalmente a atual dinâmica, simplesmente pq ela não funciona, ela é apenas o ópio que anestesia a angústia das pessoas em tempos de total incerteza (Bauman). Preciso de um "Guia para namorar no século XXI: como sobreviver à era do Whatsapp e do Tinder e ter um relacionamento satisfatório e enriquecedor". Obrigada.
Rapaz, você agora falou tudo que eu vinha tentando falar há muito tempo, só não tava conseguindo me expressar com palavras!
Também estou pensando exatamente assim como você... o mundo está descartável!
Não consigo me adaptar a tudo isso.
Geração miojo... Quer tudo rápido em 3 minutos está pronto... Se acabar é barato e fácil de fazer. Geração que não quer conquistar e nem lutar . Onde oque há dentro não importa.
Concordo e curti seu comentário bem explanado,mas lamento constatar e acrescentar que:VAI PIORAR,esse início de século 21 só é a tal ´´ponta do iceberg``,vem mais treta social-compoetamental por aí mundo afora.Abs,boa tarde e boa sorte.
Nikita Santos, se eu pudesse, curtiria o seu comentário um bilhão de vezes!!!!! Você disse tudoooooooo o que eu penso e sinto! Pensei que só eu me sentia assim... Não me encaixo nesse comportamento doentio e vazio que a maioria da sociedade tem nos relacionamentos atualmente... Você merece um abraço apertado! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Concordo com você 😍 acho que tecnologia maravilhosa mas em partes, porque as pessoas estão frias
Eu sou adotado e sei disso desde criança, conheço minha família biológica e amo demais minha família que me criou, porém mesmo sabendo que eles me amam sem dúvidas alguma...não consigo me sentir parte nem da minha família de criação e nem da biológica... Parece que não me encaixo em lugar algum e sempre me senti assim em todos os aspectos da vida... É foda!!!
E eu q sou filha biólogica e sempre fui excluída. Faz mais de 5 anos q meus irmãos não vem na minha casa, pq me separei de um marido abusador... Já não vinham em casa, depois...fingiram q eu nem existo. E se reúnem todos, tiram fotos com a família e nunca me chamam pra nada. Excluída grau máximo.
@@lufantato7936 sinto muito por você,mas não se sinta mal quem perde é eles e não você, que você consiga toda força que precisa pra superar isso,que Deus te abençoe muito
@@luisaugusto6570 Deus cuida da gente e coloca outras famílias q se identificam com nós, no nosso caminho ... O q nossa família faz, diz mais sobre eles..
Eu passo pela msm coisa cara. Me sinto deslocado, perdido, sem me sentir 100% confortável em lugar nenhum, provavelmente pq eu nunca tive a sensação plena de pertencimento.
@@jorgesucupira4479 saber que em algum lugar tem mais alguém que se sente igual eu, já não me faz em me sentir tão sozinho no mundo ,força pra nós irmão
Eu me sentir rejeitada por minha mãe na infância pois fui criada por meus avós e não tenho relacionamentos saudáveis não confrontava quando algo não me agradava mais a terapia esta me ajudando
Que bom saber que a terapia está te ajudando
Alexsandra 2014 eu só do mesmo jeito mas como fica difícil pois ainda convivo com a minha família entoa não enfrente e foca difícil buscar psicoterapia
Alexsandra 2014
Também fui criada pelos meus avós. Infelizmente minha mãe também estava... Deus me perdoe, mas que inferno, ela fazia a minha avó me bater todos os dias... com as duas irmãs mais novas foi diferente... parece que ela me odiava. Hoje moro muito longe, eu não sinto saudades delas... meu avô infelizmente morreu quando eu tinha 11 anos , ficando assim só com elas.
@@mssabia nossa que triste ,hoje você está bem ,consequiu ,superar?
Esse vídeo tem 5 anos 😮😱
Parece que foi feito ontem. Tão atual. Ou seja, coisas humanas sempre presentes no nosso meio! Marisa vc só fala verdades. Que visão! Top 👏👏👏👏💙
Dra, gostei muito do seu vídeo, só vou fazer um crítica construtiva quando se trata das palavras que usamos. O termo 'neurose' ou 'maluco' acaba por ser muito pejorativo ao tentar explicar porque fulano tem tal comportamento. Palavras assim dão gatilhos e aumentam a famosa paranóia no qual a pessoa já sofre. Então dizer que a pessoa possui um desespero 'maluco' com medo de que a pessoa se afastem dela e etc... As pessoas traumáticas não são malucas e sim, por conta desses traumas (que não foram escolha delas) abriram portas que são difíceis de serem fechadas. Então cuidado com os termos.
Abandono
Resignação: Escolhe parceiros que não conseguem manter compromissos
Fuga: Evita relacionamento íntimos
Hipercompensação: Agarra e sufoca o parceiro até em pequenas separações.
o que fazer nesse caso? demorei anos pra entender o qua acontecia comigo,3 casamentos fracassados,hoje com 38 mae de 3 filhos sozinha,nenhuma amizade verdadeira.... fui adotada aos 2 anos e aos 21 minha mae que me criou faleceu,e 3 anos depois meu pai que me criou tbem faleceu... hoje estou com planos de me fechar,nao permitir que se aproximem de mim..me ajuda
Me sinto tão sozinha que afasto as pessoas que tentam se aproximar de mim,sei que existe pessoas legais mas não consigo confiar em ninguém e isso me trás uma sensação de profunda indiferença.
Por um lado me sinto melhor sem ninguem mas por outro me sinto num vazio imenso.
Lilith Eu me sinto como Vc. Vou buscar ajuda . Preciso muito.
Eu sei como é, e também sei que uma hora de tanto nos sublimarmos a sensacao de vazio toma conta de nós e nos consome, se torna um pesadelo.
Eu Sou assim concernente à relacionamentos amorosos. Não tenho paciência para relacionamentos. Já tentei, mas não consigo me apegar a ninguém, não por trauma, mas por ser uma característica própria mesmo.
@@herculesmatheusderwisz7486 bem vindo ao mundo, do desapego, sou assim tbm, não me apego por muito tempo a ninguém, tipo, vivo o momento intensamente, depois preciso viver outra esperiencia, e por aí vai, está e minha característica, se eu tentar continuar com a convivência, pós desapego, é sufocante, sou claustrofobica odeio me sentir presa a alguma coisa, repetindo qdo estou num relacionamento sugo o máximo e dou o máximo de min, , aí enjoou, não sei pq sou assim, sou escorpiana, , tem a ver, não é só relacionamento é em tudo, conseguiu, curti, acabou a graça, .
@@fatimagoncalves7908 meu ex marido é igualzinho a você...🤔 será que pode ser classificado como um defeito?!
Tenho tanta vergonha de mim que tenho vergonha de falar sobre isso até para minha terapeuta. Sempre acho que serei atacada. Loucura. Parabéns por abordarem temas tão delicados.
Te entendo
Eu vivi essa sensação de abandono desde criança. Nunca tive carinho de meus pais, então quando estou em um relacionamento, sempre vem a tona essa sensação. Sou sempre rejeitada 😭😭😭
Também tive muito pouco carinho dos meus pais. Só consegui uma namorada aos 23 anos. Casei com a primeira namorada e sempre dei um carinho e amor talvez até excessivo para ela por conta disto. Eu tinha medo de ela me deixar. Ano passado ela conseguiu uma bolsa de doutorado sanduíche, pediu divórcio e foi morar em Portugal. Hoje o sentimento de abandono é ainda maior. Sou servidor público e hoje vivo sozinho, tenho uma boa renda, mas me sinto muito sozinho. E recentemente vi as fotos da ex curtindo a vida feliz lá em Portugal e me doeu muito. Pq eu tinha planejado ir com ela antes de ela ter terminado comigo. Me dói muito lembrar q ela me deixou sem eu ter feito nada pra ela. A dor do abandono é gigantesca. Principalmente pq eu era dependente emocional dela por termos vivido juntos por 9 anos e por ter deixado minha cidade natal e família pra tentar iniciar uma vida ao lado dela.😊 :-(
@@hebinhosenaaiarruma outra mulher moço,seja feliz,se ame não dependa de ninguém pra ser feliz ,eu não tenho amor de ninguém na terra mas Deus me ama Jesus está confortando o meu ❤...sou feliz em agradar a Deus pq o corpo vai pra sepultura mas a alma voltará para Deus ...🎉🎉🎉
Toda vez que procurei um psicólogo fiquei pior.Mas o seu vídeo foi ótimo, sofro disso.
Identifiquei-me mto cm o q foi dito! Eu tenho fobia social e o esquema de abandono é marcante em mim! Fujo de relacionamentos de amizade e afetivo pq sempre tenho medo de ser deixada. A maior parte das "amizades" fazem algo qndo eu tento aproximação, e isso reforça o esquema de abandono, me fazendo voltar ao isolamento. Enfim, é uma situação complicada, eu prefiro me proteger.
Pense em tratar estas questões, quem sabe consegue resolve-las?
Psicólogos em São Paulo É vdd! Preciso d terapia cognitivo- comportamental. Ainda n fiz pq sao as mais caras, mas com ctza vale mt a pena.
Genteee sou exatamente assim! É difícil lidar com tudo isso!
Wanessa, também me sinto assim! Às vezes, tento me aproximar das pessoas e acabo sendo magoada, rejeitada por elas. Só reforça essa insegurança e sentimento de rejeição.
Do jeito que esta a sociedade hoje em dia, a tendência é querermos nos isolar mais ainda
Abandono na infância prejudica todo o futuro da pessoa,depressão,ansiedade,bipolaridade,anti social,não consegue manter amizades,não conseguem ter uma relação amorosa,até mesmo pensamentos suicidas,tudo por causa de abandono
tudo o que você disse caiu em mim como uma luva.
agradeço muito :)
Eu que agradeço sua colaboração.
Psicólogos em São Paulo fale de pessoas que escrevem em diários
É complicado: se fosse conversa, dizem que fala demais; se fica calado, diz que antissocial.
É vdd
Isso mesmo.
Eu sou rejeitada pelos meus pais e meu irmão. Quanto mais sou gentil com eles mais me humilham. O que fazer dói muito
Bom dia Igor. Para casos específicos nada melhor do que uma análise individualizada. Gostaria de se consultar com um psicólogo para tratar desta questao?
Dói demais
Cara , você vai dar a volta por cima , infelizmente a maioria das pessoas só lhe dão valor quando você tem bens materiais , riquezas etc .
Não é fácil, mas cm tempo vc vai ver o resultado. Vc não pode desistir. Isso acontece comigo ,minha falta não é notado, mas não deixo de dar minha atenção
@@thiagoporto5024 verdade viu ,e no meio da família isso dói muito
Os resumos vale ouro na descrição!!!! Valeu
Nós que agradecemos!
Seus vídeos me ajudam muito a confrontar os meus lados mais doloridos. E é impressionante como as nossas vivências deixam marcas profundas.
Muito obrigada!
O medo ,receio da rejeição, não me sentir querida por ninguém, faz com que eu não me apegue a ngm . Amo pessoas , sou simpática mais no fundo sempre crio uma proteção para não me decepcionar,pq acho sempre que não sou amada e sim tolerada. Sorrio ,mas ppr dentro sempre to me semtindo sozinha e triste.
Dra. Marisa, fico admirada de como vc consegue ter um olhar bom pra resolver junto ao paciente questões que nem sempre são tratadas por colegas seus. Você é muito amorosa, realista e moderna. Concordo com o comentário de alguém, que disse que vc tem a consciência expandida. Gratidão! 🙏
Estou maratonando os seus vídeos. Quantos temas pontuais. Estou aqui de coração e mente aberta para absorver essas preciosas informações. Gratidão pelos conteúdos riquíssimos.
Que vídeo esclarecedor, didático, direto. Gostei muito, me fez refletir sobre vários pontos.
Amo seus temas...sucintos mas profundos....Eu vivi intensamente isso! Foi uma jornada difícil mas muito enriquecedor!!!
Me encaixo em três perfis citados...isolado socialmente e termino relacionamentos e amizades antes que me rejeitem.
Tbm
Te entendo perfeitamente!
Quanta informação relevante e sólida, me senti na sala de aula. Eu sou estudante de psicologia e por acaso, encontrei esse canal. Parabéns pelo seu conhecimento e sua didática!!!
Fui abandonado com 1 ano pela minha mãe, qnd a reencontrei ela me disse q n consegue gostar de mim. Tenho 22 anos e sou chamado de " O tio da família". Nunca namorei ngm. Sou daquele q sufoca as pessoas.
Imagino que deva haver muitos sentimentos em sua mãe em relação a isto, talvez até mesmo sentimentos conflitantes.
Quem sabe um trabalho com um psicologo não possa te ajudar?
Me chama no whats 54 992005130, amigo!
Já se passaram 4 anos?Vc está bem?
Debbie, não se preocupe com isso. Na verdade não devemos abrir nossa vida pra ninguém. Em oração vc abre seu coração e sua alma pra Deus. O Senhor mesmo nos alerta..." Maldito é o homem que confia no homem" ( inclusive confiança em nós mesmos). Existem pessoas más, invejosas, pouco autruistas, oportunistas que podem confundir sua vida" livro aberto" como carência e assim usarem como se fosse um ponto fraco pra manipularem, explorarem. Aprendi isso através de duras penas. Enfim, Deus colocará pessoas na sua vida e te dará direcionamento e sabedoria sobre o que abrir e pra quem abrir sua vida. Paz do Senhor. Que Deus te abençoe.
Saiu pra mim num devocional em salmos 142 falando relacionado a isso.
Maravilhoso! Eu me identifiquei em diversos aspectos. Não tinha como sair ilesa já que passei por diversas dessas situações citadas. Mas o desafio é constante e os obstáculos se apresentam de alguma maneira nas diversas fases da vida. A terapia é fundamental! Esse seu vídeo vai ajudar muitas pessoas em sofrimento. Parabéns pelo trabalho! O capricho sobressai quando fazemos o que amamos. Grata!
Quando te descobri,a senhora me salvou e continua me salvando ❤.Deus te abençoe, é uma profissional maravilhoso que fala de uma forma tão amorosa e com muita empatia.
Eu fui abandonada na infância , adotada por uma família que nunca se importou comigo, aos 7 meu pai foi embora de casa, me sinto uma pessoa peculiar, me descobri bipolar já na fase adulta, não me encaixo em nenhum lugar da sociedade, vivo isolada, nem redes sociais eu tenho. Atualmente tenho 32 anos, não paro em emprego pois sempre peço demissão, acabei de abandonar (no ultimo ano) minha sexta tentativa de fazer faculdade. Graças a Deus tenho um relacionamento de dez anos, mas soh pq ele eh muito compreensivo e entende meus problemas pois eu jah o abandonei inúmeras vezes. Tem dias que estou bem, mas na maioria dos dias me sinto mal, culpada por ser como que sou. Eh triste mas não sei o que fazer para me libertar dos meus problemas emocionais.
Tente fazer terapia e, se necessário, tratamento farmacológico com um psiquiatra certificado. Não desista da sua saúde.
Tive infância horrível, a rejeitada da família, hoje não mudou nada, qqr confiança que eu der vão tentar me passar p trás só por prazer.
Quero distância
É tão confortante a voz dela e da pra entender tudo
Verdade amada... Antes de se relacionar com alguém é aprender a si relacionar consigo mesmo no auto amor e amor com desapego... A âncora do equilíbrio é o auto amor... Se dar o bem estar... Orar, ler, escrever (diário e imersões), estudar, trabalhar e desfrutar... Cuidar do corpo e do espírito...
Eu sinto que ninguém gosta da minha companhia
Tb me sinto assim
Aposto que é porque você não faz questão de parecer interessante (em meio a tantos pavões por aí). Todo mundo é interessante. Mas a maioria das pessoas é preguiçosa e interesseira. Então precisam bater o olho e ver de cara algo que as interesse. Isso acontece comigo. Faço questão de continuar bem neutra. Assim só se aproxima de mim bons seres humanos, que olham no olho e enxergam a alma dos outros. No meu caso, a maioria são pessoas acima dos 50, de preferência aposentados.
Eu sinto o mesmo que vc!
Quando eu sinto que a pessoa é interesseira eu me fecho .... e a pessoa sai fora pq percebe que não dou a mínima
Sinto mesmo. Q ninguém gosta de mim
Novas possibilidades, isso me animou! sempre teremos questões para olhar, por mais que a gente não queira... mas é bom sentir que estou buscando me curar, para minhas dores e que existem novas possibilidades para viver a vida, para pensar e sentir. Ou seja, nada está perdido!
Seu vídeo foi muito importante pra eu repensar a origem do meu problema. Sofro muito com baixa auto estima, resultando em crises de ansiedade, cobrança intensa e exclusão no meio social. Agora, analisando desde quando tenho isso, me recordo que sempre fui colocada em segundo plano, já que durante a longa jornada de trabalho da minha mãe, era criada por outra pessoa, que também tinha uma filha da minha idade e acabava dando mais atenção pra ela (O que é compreensível, pois eu não era filha dela). Sempre fiquei na sombra dessa criança, sempre me colocava inferior a Ela em todos os parâmetros. Quando criança, fiz acompanhamento psicológico, porém nao foi dado continuidade (imagino que seja por causa do preço das consultas). Hoje vejo que preciso fazer um novo acompanhamento, preciso mudar essa percepção que tenho de mim mesma, pois me atrapalha demais.
Minha infância muito abandono,abusada mais tratos enf cresci superei...faço terapia a 30 anos superei nada abandono,ninho vazio filhas partiram entendo tem suas vidas uma na França outra em natal.pronto veio o abandono a criança abandonada na infância chegou pra ficar ...sensação de abandono depressoas dra.o sente tô de abandono e muito doido,vc nunca e feliz.sou independente sou forte ,tenho meu canto uma Finitude pela frente que poderia ser muito proveitosaas a sensação de abandono a tristeza,saudades da casa cheia o abandono e persistente.psicologa diz vc precisa aprender a viver só.mas já estou só 25anos eu guará pedi o divórcio,enfim suas palestras está confirmando que sensação de abandono te persegue a vida inteira.guara vc precisa tratar essa dependência emocional.Mas ter saudades das filhas e normal saudades e um sentimentoas dependência emocional .não sei como tratar.enfim relatei meu abandono que virou hoje dependência emocional palavras da proficional.como arrancar essa sensação de abandono que tanto faz mal ao corpo e a alma.Dra.Parsbens esse tópico sensação de abandono e muito,bom sério ,tenho aplicado seus ensinamentos em prática na minha vida obrigada tem ajudado muito não só a guará mas outras pessoas interessadas em palestra que nos ajudam a crescer como pessoa.minha gratidão.giars.
Fui abandonado na infância pelo meu pai com meus 8 irmãos, hoje sinto sentimentos de rejeição, e abandono por várias pessoas, sentindo sozinho mesmo com muitas pessoas por perto.Não é fácil lutar com o passado, a rejeição , falta de apoio, abandono, preconceito etc.O reflexo é negativo mesmo, mas aprendi que quebro tudo isso fazendo o bem para as pessoas que realmente precisam de ajuda. Ajudar a quem precisa é a melhor forma de se sentir útil nesse mundo.
Gostei muito desse vídeo.
Grata.
Parabéns pelo trabalho Mariza.
👏💛🍀🌻
Quando me sinto desconfortável, costumo me isolar, não gosto muito de visitas, mas tem vezes que me sinto super só, minha família sempre que preciso me acolhe, mas não gosto de compartilhar meus pensamentos com praticamente ninguém, sinto a incompreensão das pessoas. Quando eu era criança passei por muitas situações de injustiça, não consiguia fazer amigos, humilhações tbm, auto estima tão baixa que para mim era impossível alguém se interessar pela minha pessoa. Parece que revivo essas coisas em certas situações, fico super mal e não tenho ninguém que me entenda😢 quero tanto vencer isso, dá até vontade de chorar.
É tudo ilusão da nossa cabeça que foi criada com o passar do tempo, vc acredita e se sente assim pq está com sua compreensão da realidade distorcida sobre si mesma. Sei bem como é isso. Não aceite essa condição, busca ativamente se curar dela. Ser autêntica, entenda a necessidade de buscar sua validação e não a dos outros, você consegue, nossa mente diz que não mas é mentira, você é capaz é não é pior do que ninguém.
Oi Marisa, adoro seus vídeos. Vou pontuar duas situações que acho importante nesse momento, um fato que me ocorreu na infância e qdo me lembro ainda passo mal, foi um certo dia em que eu estava em um sítio com minha irmã que era dois anos mais velha que eu e fomos brincar no meio de uma plantação de arroz. Tinha uma outra amiguinha junto TB e as duas resolveram pregar uma peça em mim dizendo que estávamos perdidas e não sabíamos como voltar pra casa. Fiquei apavorada pensando na possibilidade de nunca mais ver minha mãe. Foi questão de segundos, logo elas estavam rindo e dizendo que era brincadeira. Mas qdo adulta desenvolvi medo do abandono nos meus relacionamentos. E outra situação está relacionado a um outro vídeo seu que assisti, qdo a gente como mãe não acolhe o filho em algo que pra ele é traumático.. Minha filha com 8 anos vivia dizendo que sonhava com um homem perseguindo ela , e era quase sempre..E tinha um conhecido do meu marido que era idoso que vinha em casa, mas raramente entrava, era uma pessoa confiável, mas tinha a mania de brincar com ela chamando ela de namorada e ela se irritava muito. Ele percebia mas continuava e eu ficava brava com ela pq realmente não via nada de mais. Certa vez ele veio em casa e ela o viu no portão pedindo pra que ela chamasse o pai e se referindo a ela como namorada ela no limite acho que se alterou falando que não ia atender aquele velho. Era uma data que eu ava escolhido um presente pra ela e diante dessa atitude eu pedi a ela que pedisse desculpas, ela não pediu e eu cancelei o presente pq não estava merecendo pq estava muito mal educada. Existe uma forma de eu corrigir isso que fiz?
Muito esclarecedor, muito bem explicado cada um dos pontos...
Chorei horrores agora porque pela primeira vez na vida tive contato com uma descrição tão fiel de mim mesma... Já ouvi falar de abandono mas não com esse nível de percepção! É muito doloroso carregar tudo isso em si, e todos os dias me pergunto se um dia de fato irá passar ou é apenas uma utopia! Não queria passar o resto de meus dias lidando com tudo isso...
Nossa , Dra Mariza conheci seus vídeos hoje por acaso passando pelo UA-cam, e acabei assistindo 4 vídeos seguidos rsrs , qdo me dei conta estava andando pela casa com o celular no bolso te ouvindo rsrsrs tão bons , diretos e esclarecedores , sua voz passa calma e tranquilidade para quem a escuta , me vi em diversas ocasiões citadas , parabéns continue sempre assim, e que Deus possa continuar te guiando. Boa noite
Eu chorei por ouvir e me encontrar ...obrigada...
Conheci o canal recentemente e tenho apreciado muito os vídeos. Parabéns pelo trabalho!!! Realizar a observação dos fatos externos e a auto-obeservacao a partir do legado da psicologia é muito enriquecedor.
Caracaaa!! me identifiquei com tdo o que foi dito nesse vídeo... 😭😭😭
Preciso mto de ajuda, mas principalmente me ajudar primeiro...
Gratidão por essas informações!!
Nunca senti falta de ninguém desde a infância, meu pai biológico me rejeitou e o irmão dele me assumiu como filha, tive rejeição de pai, avó materna que quis me dar para pessoa alheia e minha mãe lutou para não nos separar, no entanto, sinto dificuldade em questão a minha mãe, pois ela mentiu pra mim por muitas vezes, e sempre me cobrou ser verdadeira, até hj descubro detalhes que me ocultarao, a família de ambos os lados me rejeitou, não dei lidar, pq parece que sou algo que a maioria não quis, dói a alma sentir tanto 😭
Realmente é uma dor na alma, que só quem passa sabe...
Minha mãe saiu de um relacionamento com 4 filhos onde era espancada e maltratada pelo ex marido, chegou a ir morar numa barraca p se ver livre dele, dps passou a se prostituir p levar a vida...,nessa se relacionou com meu pai que era casado e engravidou, então eu nasci, como n tinha condições de me criar me deu p meu pai me criar com sua esposa assim q nasci, fui maltratada ao extremo..,descontava toda a situação em mim, sem contar que meu pai teve fora do relacionamento a menina que ela tanto queria e não teve, teve 4 meninos, sofri muito abuso psicólogo, físico e até mesmo sexual por parte de um desses irmão,qd tinha 11 anos lembro cm se fosse jogou na minha cara que seria jogada no lixo..e meu pai se meteu foi uma confusão que só, meu sofrimento era tão grande q qd teve um AVC e ficou internada eu tinha 12 anos o médico deixou eu visita lá, fui ve la e estava toda entubada, fiz um carinho em sua cabeça e em pensamentos pedi falei com Deus que a amava como minha mãe, mas sabia q nunca ela sentiria o mesmo por mim, então que ele levasse ela para acabar com meu sofrimento,angustia e medo q me causava e então foi a última vez que a vi logo ela partiu, que Deus a tenha em um bom lugar pq msm contudo a amo e a considero minha mãe, não é fácil...desculpa o desabafo pq não converso essas coisas com ninguém , quem me olha nem diz...,mas Deus me ajudou e ajuda até hoje..,Ah e tenho um menino Lindo, minha vida João Gabriel para cuidar, amar ..😍🙏
Me identifiquei muito,sou bipolar e vivo sozinha
Sensacional a precisão deste vídeo. Eu demorei muito tempo pra entender porque me afastei da minha família, enfim... Gratidão. ❤
gostei muito, suas explicações de fato tem muita relevância. muito bom!!!
Obrigada Luis
Top isso ... Eu estou estudando piscanalise , e agora estou acompanhando seus videos ,
Sou um pastor e ja a muito tempo lido com pessoas onde vi que apesar de estarem dendro de uma igreja , orarem e negar muitas coisas , muitos contunuam com comportamentos que só agora estou sabendo instrur ...Pois estou entendendo sobre os traumas e como a mente lida com eles
Me identifiquei demais com tudo isso, tenho um pouco de cada traço e sintoma... fujo das pessoas, tenho sempre a certeza de que estão mentindo ou querendo tirar vantagens de mim, sempre acho que estão falando mal de mim pelas costas, vivo na defensiva, e por isso acabo vivendo sozinha, (não me sinto mal por isso, pelo contrário, me sinto mais segura sendo sozinha), mas sinto que afasto todo mundo por ter palavras pesadas, ser crítica e exigente... Reparei no exemplo dado quando um pai se expressão mal "Você fez errado, você é feio!", no meu caso era "Você nunca faz nada direito", "Você é um fracasso.", "Você é lerda, sonsa, songamonga, retardada, vadia.... etc"... Isso tudo é muito vivo em mim, e não consigo me livrar disso. Sinto que não consigo me amar e me admirar por completo, às vezes sinto vontade de me separar de mim, e encontrar alguém melhor pra colocar no meu lugar, doido isso, mas é o que sinto... Tenho dificuldades no trabalho, eu percebo que reclamo e critico demais, mas tenho dificuldade de mudar (já tentei muitas vezes), não consigo crescer na carreira, não cresci na área acadêmica, me sinto sem energia para lutar pelos meus sonhos, minha família é toda problemática e isso contribui pra piorar tudo que sinto... Foi só um desabafo... Esse é o único vídeo que encontrei que fala sobre a dor da rejeição de forma tão abrangente, e gostaria de encontrar um terapeuta assim para me tratar, pois, às vezes acho que nunca vou encontrar um profissional que realmente consiga me ajudar, afinal já passei por vários. :'(
Me esqueci de citar, encontrei esse vídeo, justamente porque busquei pelo meu sintoma de não me sentir parte desse mundo, me sinto diferente das pessoas, e sinto como se as pessoas não me aceitassem como sou, e por isso aprendi a ser sozinha.
eu tbem
Agradeço demais pela abordagem do tema e o resumo na descrição do vídeo. Foi de grande ajuda.
Dr. Tenho uma amiga que sofre de rejeiçao des da infância, gostaria de um vídeo com métodos para mudar a forma como ela se ve e pença.
Estou no limite. Não aguento mais chorar, solidão, medo, insegurança, fuga, pessoas. Não aguento mais o mundo. Estou realmente no limite tentando me manter de pé, viva.
volto 4 anos depois nesse vídeo e agradeço infinitamente 🥰🥰🥰🥰 ! me ajuda a entender as pessoas... a não ficar com tanta raiva... mas não sei como ajudar e nem posso me deixar levar nessa tempestade... já tá pesado carregar meus problemas...
Tão bom ver uma profissional falando sobre o que sentimos e abrindo seu consultório para que possamos entender alguns dos nossos padrões! Obrigada pelo video
Obrigada a voce. Todos bem vindos
Sou psicanalista, constelador famíliar, hipnoterapeuta e principalmente seu fã. Fantástica a sua abordagem! Parabéns pelo maravilhoso trabalho.
Tenho 51 anos e sofri tanto "abandono" desde os homens da minha família até meus ex, que hoje em dia já não consigo me apegar a ninguém .. estou pedindo ajuda a Deus 😢
Quando se ama alguém e é rejeitado nos machuca demais. Foi a primeira vez que passei por isso. Só que não atingiu o meu psiquê porque tenho auto estima.
Parabéns pela exposição, didática e de utilidade pública.
Pensei que o vídeo fosse novo. Apareceu aqui no meu celular e vim dar uma olhada. Doutora, gostei muito do que a senhora falou. Confesso que amo psicologia, mas não sei se seria uma boa psicóloga, rsrs. Eu iria me sensibilizar muito com as histórias tristes dos pacientes, ainda mais eu que sei muito bem o que é rejeição e abandono familiar. Eu não teria coragem de abandonar um(a) filho(a) meu que eu por no mundo, ou traír amigos e pessoas de total confiança, muito menos lhes fazer mal. O engraçado é que tudo isso eu senti na pele. E aí junta tudo. A ausência materna/paterna e os Judas que encontramos pelo caminho. Passei pela prova da vida; e sei que há mais pela frente. Minha religião me ensinou que o recomeço pode acontecer, que a cura é necessária, que a superação acontecerá, e que guardar ressentimentos e lembranças violentas só nos fazem mal. É claro que não é fácil passar uma borracha e recomeçar uma, duas, três vezes... E é tão bom quando a gente encontra alguém disposto a nos ajudar e ser um alívio, mesmo que não salve, mas nos alimenta de esperança e esse ciclo não pode se quebrar. Até Cristo foi rejeitado, abandonado, negado. A falta de fraternidade é o ópio da humanidade e o que causa a depressão (eu arriscaria em dizer isso). Fico a me perguntar se as pessoas que esbanjam amigos e popularidade, permaneceriam ostentando o título assim que perder a fama, o status, a saúde?... Acho que, por eu ter sofrido muito na vida eu sinto compaixão pelas pessoas de uma maneira muito rápida e fácil. Não choro por qualquer coisa. Existem pessoas assim? Existem... até você descobrir o seu ponto fraco. Quando alguém me vê chorando, ou é porque estou emocionalmente cansada dos fatores que se acumulam, ou quando ouço algumas músicas que falam comigo, ou quando eu presencio crueldade contra crianças e animais, ou simplesmente vejo alguns poucos filmes que tocam a alma. Por falar em abandono, vou indicar um filme sobre isso cujo silêncio é tão pesado que mesmo que você queira chorar talvez não consiga (ou até consiga). Para quem não viu, veja. Exige paciência e entrega. "Paris Texas". 🙂👍
A maioria das vezes as aproximações são só por interesse em benefícios.Prefiro não convidar (amigas) pra nada.Convidar e ter que ficar escutando a pessoa murmurar quando que é uma refeição lá, o transporte é caro?🙄 Estou fóra disso.As vezes ficar em casa é uma paz absoluta!😉
@@marciasilveira5707 eu compreendo. Como faz falta ter amigos verdadeiros na vida da gente. Amigo verdadeiro é algo raro e quando temos, vale à pena se divertir com eles
Tenho 76, espero um dia encontrar alguém que nunca sofreu qualquer trauminha e seja totalmente perfeita. Rsrs Qual a criança que não recebeu uma mínima rejeição, ou dos pais, amiguinho, ou desconhecido? Eu mudei muito quando saí fora das crenças limitantes. Acho que todos sabem do que estou falando. Hoje me sinto parte do Universo maravilhoso. Eu sou o Universo. Todos são. Tenho alegria com tudo a minha volta. Sorrir mesmo sozinha de tudo é principalmente de mim mesma. Observar o extraordinário, que é viver. Somos seres fabulosos, capazes de realizar tudo. Temos uma inteligência e consciência infinita. Isso é motivo da máxima alegria. Mas a nossa mente divaga, mas temos o domínio dela, pois nós não somos nossa mente. Somos algo muito mais extraordinário, como eu disse, somos o Todo. Temos uma capacidade incrível. O que precisa é se apossar disso. Eu posso! Eu quero! Tudo é maravilhoso.
Que blá blá blá em tia 😂😂😂😂
Perdi meu pai antes dos 5 anos. E minha mãe era distante afetivamente, e faleceu em 1999.. Então, eu passei por muito sentimento de abandono. Há anos, é difícil eu encontrar um homem pra ser meu companheiro...Pedi a Deus pra me ajudar a gostar de quem gosta de mim, em vez de homens difíceis... Eu Sou me curando, através da Compreensão da Vida. De que eu Mereço Ser Feliz. Ótimo vídeo! Parabéns!
É verdade, se conhecer ajuda muito a entender porque achamos atraentes apenas pessoas indisponíveis.
Olá Doutora meu nome é Antônio Tenho 53 anos e comecei a sofrer rejeições abusos de todos os tipos desde que me conheço por gente.
Por conta disso no decorrer da minha vida ou seja, infância adolescência e até a idade adulta, sofri como um cão sem dono tinha sentimentos estranhos Sensações estranhas de que o meu corpo não me pertencia; a todo momento parecia que estava sonhando. Isso tudo se intensificou mais na puberdade durando mais de 30 anos de sofrimento.
Em 2002 comecei a pesquisar na internet as causas de todos esses transtornos e descobri através da comparação de sentimentos que eu sofri todos esses anos de, despersonalização e desrealização. Em 2003 tomei coragem de buscar ajuda psiquiátrica. Foram inúmeros os diagnósticos e para minha surpresa fui carimbado na testa como a Senhora mesmo diz, com síndrome de pânico; Pois todos eles diziam, desrealização e despersonalização são apenas sintomas. Estudei muito sobre o assunto aliás, tudo o que envolvesse transtornos disassociativos.
Em resumo cheguei à conclusão que, tanto a desrealização quanto a despersonalização, não são sintomas e sim transtornos reais; isso porque estes transtornos são muito pouco estudados. Nenhum dos quatro psiquiatras pelos quais eu passei, souberam me dar explicações convincentes. Apesar do tratamento com benzodiazepínicos antidepressivos ( cito, Alprazolam, Clonazepam, sertralina, mirtazapina, etc. )
Hoje me encontro melhor em geral. Mas, totalmente só, sem emprego, sem dinheiro, vivendo de subempregos. Sabe, tenho formação acadêmica na área de Tecnologia e sei fazer muitas coisas. Mas infelizmente sou mais um talento desperdiçado. Gostaria se possível doutora,, sua orientação e principalmente a sua atenção. Toda essa carência afetiva pode me levar a loucura completa e por consequência suicídio. Pois vivo no celibato forçado a mais de 14 anos não é fácil. Preciso desabafar com alguém experiente como tu. Por gentileza me Contate através do WhatsApp (14) 99112-6339 ou através de e-mail para tonypupo390@gmail.com
Desde já agradeço por sua atenção e paciência. Um grande beijo no seu coração.
Deus te ajude
Força e fé. Faça de Deus o sru arrimo.Ele não desampara ninguém.
Espero que consiga se recuperar. Muita paz! Deus abençoe e sempre há possibilidade de recomeçar com Deus e novos relacionamentos.
Podemos ajudar uma pessoa a se desenvolver mas não fazer por ela, por isso também só podemos ajudar quer quer ou entende que precisa de ajuda. Falou muito bem, ótimo vídeo.
Doutora você e linda e charmosa Parabéns pelo seu trabalho