Elon Musk ainda era criança e João Gurgel apresentava seu carro elétrico no programa Silvio Santos. Mas como sempre no Brasil,incentivo para empreender ainda é um sonho!
O grande problema do Gurgel foi ter nascido no Brasil. Foi ridicularizado um grande homem e empresário. O Brasil é um cemitério de talentos. Lamentável!!
Teve um brasileiro anos atrás que montou uma adaptação para usar o hidrogênio e tiraram o cara de louco, vários UA-camr ficaram tirando sarro agora a Toyota lança e é surpreendente. Por isso esse país não vai pra frente, o Brasil não acredita nos brasileiros... Triste realidade
Note que os carros da Toyota, tanto o Mirai quanto o Yaris movido a hidrogênio precisam de abastecimento de hidrogênio em postos específicos, eles não geram hidrogênio. Teve uma matéria na TV há alguns anos atrás sobre um cara que tinha uma moto movida a água, já que ele "inventou" um sistema que transformava a água em hidrogênio, ou até mesmo anúncio de sistemas para ligar no carro que transformam água em hidrogênio, só que aí tem um problema. O gasto energético para a quebra da molécula da água, a hidrólise, supera o ganho. Ou seja, é inviável. Pois o gasto energético para a hidrólise é maior do que a quantidade de hidrogênio gerada. Além disso, a quantidade de hidrogênio gerada é ínfima, sendo incapaz de fazer um carro rodar por si só. Se for esses casos de motores movido a água, é bobagem pura.
Isso aí e mentira gerador de hidrogênio e mito Lembro de um descendente de japonês engenheiro passou na bandeirante ele adaptou um corola e só saia água no escapamento ele era engenheiro e havia até viajado fora do país para o Japão mas não se falou mais sobre ele ...
@@mariomuraokajunior1899 assim que eu gosto, de uma explicação mais ciêntifica sobre o assunto, vejo muita gente falando que já tem parente usando hidrogênio, mas ninguém explica como., Como extrai esse hidrogênio
Um colega de trabalho tem um Toyota Corolla com mais de 12 anos de uso e o motor está extremamente silencioso. É um espetáculo da engenharia aquele motor. Mais silencioso, robusto e potente que muitos carros novos por aí. Por essas e outras que sou absolutamente fã da Toyota. Os caras sabem fazer carro.
A Toyota está fazendo um carro híbrido (baterias recerregáveis e hidrogênio), e logo em seguida só movidos a hidrogênio! Eles estão apostando em veículos movidos a hidrogênio e não em baterias recarregáveis!
O carro a hidrogênio turbo é o máximo. Você ainda terá o motor clássico onde as retificas, as fábricas de pistões, anéis, blocos, turbinas, câmbios, cabeçotes enfim: poder-se-a manter o modelo de produção sem contaminação. Se todos os carros forem elétricos a indústria terá que mudar bruscamente. Existe lugar para os dois e sem poluição.
Não tem sentido manter uma industria de tantas peças quando a eletrificação de motores a combustão logo será uma realidade, é o mesmo de querer manter maquinas de datilografia, quando já são produzidos computadores!!
@@leonardobernardoalves Sim, a mudança ocorrerá, mas não pode ser imediata. Os governos não deveriam criar leis exigindo mudanças imediatas. Não existe um só algoritmo para solucionar um problema e não deveríamos nos contentar com apenas um. O importante é solucionar o problema. Toda boa solução é bem-vinda e terá seu espaço no mercado.
@@Thorhent Acredito que os governos deveriam desde já buscar a eletrificação dos carros usados, incentivar as criações dde pontos de recargas eletricas atraves deincentivos fiscais!! acredito que baixaria o valor dos carros eletricos novos, que são outros que tem a aliquota de impostos nas alturas e com renuncias fiscais em poucos anos transformariamos a nossa frota!!
@@leonardobernardoalves Governo deve interferir o menos possível para prejudicar o menos possível. Tudo que fizer, que seja para ajudar ou favorecer o progresso das empresas, do comércio, da agricultura, assim como o aumento do emprego, etc.
O problema de carros elétricos começa no momento em que você precisa abastecer ele. De onde será retirado tanta energia elétrica? Imagino que uma forte ampliação do setor energético será necessária. Porém, para países que produzem eletricidade a base de combustível fóssil vai estar apenas mudando o problema de lugar.
Exatamente. Carro elétrico só troca o problema de lugar. Além do custo da produção de energia elétrica que muitas vezes polui mais que os carros a combustão, ainda tem o impacto ambiental na produção e descarte das baterias usadas desses veículos. Ou seja, vão trocar seis por meia dúzia.
@@LopesJhon infelizmente hoje não dão conta de suprir a demanda. Tinha que investir muito ainda no setor pra conseguir usar exclusivo pra carregamento de baterias. Ainda tem os outros 2 problemas: escassez de matéria prima para fabricação das baterias e o descarte adequado das baterias usadas.
@@elvisvasc2mais não vão entrar tantos carros elétricos no mercado assim não, de um dia por outro isso vai levar décadas ,em países de primeiro mundo imagina em países fracos em se adaptar em tecnologia igual o nosso e tantos outros ai mundo a fora ,só na Índia tem 1 terço da população do mundo tantos carros a combustão que existem lá duvido que isso mude em até 20 anos seria um sonho , essas ilusões de que o mundo vai mudar continua sendo algo irrisório essas novas tecnologias e só pra uma pequena parcela da humanidade.
Boa ideia, pois importa também como é gerada a eletricidade, se é ou não sustentável. No Brasil também vai ser um avanço quando o brasileiro não aceitar mais pagar o dobro do que o veículo vale. Sem contar que o veículo não é propriedade privada pois paga IPVA para não ser retirado de quem comprou (e pagou imposto na compra)
A séculos venho dizendo isso. Estou velho (velho o iscambau, experiente!) e essa realidade não muda. Precisamos mudar o Brasil votando em gente diferente. De nova já basta o "Mamãe Falei"! O IPVA é um escândalo, pois é calculado sobre o preço de produção do veiculo, mais o IPI e ICMS, ou seja, Bitributação.
Eles são visionários sempre foram muitos anos a frente das demais marcas. Hoje elétrico não tem como ser popular principalmente no valor. A realidade para países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento é o híbrido.
Se você estiver no Brasil, carregando o seu carro elétrico, com uma energia que foi gerada por térmo elétricas, com certeza não vai estar ajudando em nada o meio ambiente. Mesmo com a privatização da Eletrobrás, elas não deixarão de existir...
Toyota fez o primeiro carro híbrido. É a maior montadora do planeta! Concordo com a visão dele. Não podemos depender apenas de uma fonte de energia. Se rolar um apagão, uma guerra, ninguém tem como abastecer com carro elétrico. Fora que autonomia e tempo de recarga ainda são um problema.
@@FunYl na vdd n é uma balela, depende exclusivamente da fonte da energia elétrica, por mais q nos estados Unidos principalmente usa-se combustíveis fósseis pra gerar eletricidade aqui no Brasil temos uma hidroelétrica extremamente menos poluente. Então a afirmação de ser balela está errada
No caso dos veículos elétricos, tem uma grande dificuldade que é a matéria prima que não é renovável também. O lítio usado é retirado do solo, e tem uma carga de poluição também relativamente alto
A Toyota tem a cultura de fazer história, não houve um curso que envolva tecnologia industrial que eu tenha feito até hoje em que não foi apresentado algo criado pela Toyota, até a linha de produção que foi criada e implementada pela Ford foi melhor aplicada pela Toyota e quando se estuda isso sempre o foco maior e no que foi feito pela Toyota. Da metalurgia até a mais avançada tecnologia digital a Toyota sempre sai na frente.
Mas isso não é atoa essa eficiencia da Toyota. É que nessa empresa quem dá as ideias para inovação são os empregados. Cerca de 95% vem deles contra a media mundial de 60%. No Brasil a participação dos empregados é quase 0%, quando ocorre o funcionário não recebe nenhum prêmio de incentivo pois vai todo para o dono da empresa como aconteceu com a Vale que teve uma economia de bilhões de reais por conta de uma invenção do funcionário e até hoje ela se nega a indenizar o empregado.
Veja que em qualquer reportagem nas guerras civis sempre tem umas Pickup Toyota lá com uma caras com RPGs montados nela. Desertos e outros terrenos difíceis e sem manutenção
Toyota sempre foi grande, o próprio Soichiro Honda , fabricava anéis de segmento para a toyota. antes de ser HOnda motor company. antes da 2 guerra mundial. ou seja , naquela época , a Toyota , já erá uma grande fabricante de motores.
Ainda, talvez até em breve tenham coragem o suficiente pra lançar o carro movido a hidrogênio onde este será gerado a partir da eletrólise da água. Ou seja, carro.movido a água.
Mas essa concorrência não é justa, a elite global está impondo ao mercado dificuldades aos veículos a combustão para facilitar os elétricos. Pois no primeiro ítem os elétricos perdem: o preço.
Excelente canal! Encontrei por acaso. Boa dicção, uma oratória invejável! Imagens coerentes com a narração simultaneamente. Sucesso, irmão! Deus abençoe grandemente!
Sempre achei que o hidrogênio é o melhor combustível. Pesquise sobre o Stanley Meyer. Ele cruzava os EUA de Leste a Oeste com 83 litros de água (usado para extrair o hidrogênio).
acho que os atuais motores a combustão estão com uma eficiência muito boa, ir otimizando isso na minha visão somado ao hidrogênio é o melhor caminho junto do hibrido, mais desempenho e segurança para viagens e melhor autonomia
Conforme se falava nos anos 2000 de consumo de combustível em 2020 já os carro deveriam ter médias de 3l aos 100km Isto é só histórias de enganar o povo e o rico ficar milionário
Para mim vivemos ainda o mesmo dilema que interrompeu os projetos do Nicola Tesla: O mercado quer, na realidade, descobrir a forma mais segura de perpetuar a cobrança individual da energia, seja ela elétrica ou à base de hidrogênio.
Desde os anos 70 e 80 e escutava meu falecido pai falar sobre o hidrogênio como combustível e a simplicidade deste projeto , porém os PODEROSOS nunca deixaram quem queria desenvolver ir em frente .
A produção e armazenamento de hidrogênio são problemáticos. Produzir hidrogênio limpo por eletrólise é ineficiente e armazenar o combustível precisa de tecnologias complicadas. Ainda há o problema da rede de abastecimento que precisa ser adaptada para essa nova fonte de energia. Não precisa de conspiração para explicar o porquê disso ainda não ter sido viabilizado.
Ninguém menciona que o Lítio, principal mineral para produzir as baterias, é relativamente raro, então obviamente tem que fazer um bom estrago na natureza para extrai-lo.
eu vou achar lindo quando a gente começar a passar o trator na Amazônia pra abrir minas de lítio pros nossos carros zero emissão 😌 espero q seja um trator elétrico, seria ainda mais irônico
Grandes cidades deveriam investir pesadamente em transporte público. Sei que andar de carro é muito mais confortável, mas em uma cidade como SP capital, se a cidade inteira fosse ligada por trens, metrô, monotrilho e ônibus elétricos em faixas de ônibus para percorrer pequenos trechos seria muito melhor para o meio ambiente do que milhões de carros nas ruas andando a 10 Km por hora. Ciclovias também ajudariam muito já que aqui em SP em alguns trechos de ciclovias o ciclista chega mais rápido ao destino do que alguém com um carro.
@@davibcorreia ,sim. Mas em alguns países do mundo as pessoas estão comprando menos carros pois o gasto é muito alto e o transporte público nesses lugares é decente. Aqui no Brasil não duvido nada os caras meio que sucatearem o transporte público por lobbie de empresas automobilísticas. O mesmo ocorreu com o desmonte da nossa malha ferroviária para favorecer as empresas que vendem caminhões.
Com certeza se fosse tudo interligado seria muito melhor. SP tem que mudar o tipo de acesso a porta de entrada e saída do metrô e trem. Eh uma briga para sair e entrar.😬 Transporte para quem faz deslocamento longo eh muito vantajoso e econômico. Grandes centros acho que deveria cobrar pedágios muitos só vai para causar trânsito mesmo. Prestadores de serviços acesso livre. 🙌
Eu trabalhei a um pouco mais de 15 anos atrás em uma empresa de gases industriais e medicinais, gases especiais como hidrogênio, e é uma gigante no setor, e naquela época na Alemanha já tinham veículos (ônibus) movidos 100% em hidrogênio, isso não é de agora não, sou prova disso, e a empresa já dizia, que o futuro dos veículos será em hidrogênio e não elétrico. Inclusive geração de energia elétrica (usinas) terá tbm a hidrogênio... Só não temos hoje por força política no mundo por conta do petróleo. Aaaaa e se vc ouviu que tinham desenvolvido um carro movido a água, vc não ouviu errado isso é verídico, mas não exatamente só água, mas a hidrogênio...
Não acredito no elétrico! O principal problema é a bateria!! Depois q ficar velha será o preço do carro!! E o descarte dessa bateria? Problemática para o meio ambiente.
Só não podemos esquecer que pra se fazer uma bateria 🔋 são necessários metais como lítio (causando destruição na natureza 🪨/ pra “proteger a natureza”)
Muito bom! Sou mecânico eletricista e também com formação em mecatronica.. estou com um projeto de um veículo 100'/, movido a energia.. vou surpreender o Brasil.. e só precisará de uma bateria também!
Você é um tapa na cara das pessoas que falam "ahhh que o brasileiro nao cria é isso é aquilo" quem fala isso fala mal dele mesmo pois é brasileiro boa sorte Jonas :)
Excelente ideia. Eu com meus poucos conhecimentos de química já me perguntava como ainda não pensaram em um carro movido a hidrogênio. Detalhe: um inventor brasileiro inventou um tempo atrás um motor movido à agua! E água é feito de hidrogênio e oxigênio. Poderiam desenvolver usando água marinha que é praticamente infinita em termos humanos. Deviam dar o prémio Nobel ao inventor brasileiro
Já pensaram, a questão reside na fraca densidade energética do hidrogénio. Na prática, isso implica armazenar o combustível a alta pressão ou então sob a forma de hidrogénio líquido, como combustível criogénico. Ambas as soluções têm os seus senãos.
o motor a hidrogênio meio que já existe tem um tempo, mas produzir hidrogênio em formato de combustível é extremamente caro e demanda muita energia, outro problema é manter ele no tanque a -253ºc. Como muito provavelmente teremos evolução no campo energético nos próximos anos carros, motos, ônibus e aviões a hidrogênio não vão demorar de vir quando alguns problemas forem ultrapassados
Hidrogênio é diferente de agua, é impossível um motor queimar agua. No máximo o que ele fez foi algo movido a vapor usando calor e cilindros de pressão. você que diz ter alguns conhecimentos de química deveria saber disso.
Enquanto não desenvolverem carros elétricos ou híbridos para o grande público na versão de carros populares que realmente caiba no bolso de 70% da população, esse projeto de um mundo mais ambientalmente correto ficará restrito as bolhas.
**** Uma certeza, esses carros sairão da fábrica com um preço ainda maior do os carros de combustão e manutenção ainda maior para ser feita! O povão terão dinheiro para trocar seu carro de 6 anos de uso por um Elétrico ? Se hoje temos falta de eletricidade para acompanhar o crescimento do Brasil, de onde virá a Energia para cobrir toda uma frota de veículos? ** Vejo isso como uma Utopia ** Acredito que os veículos Híbridos Flex / Diesel ou gasolina ou álcool com Eletricidade iriam se encaixar bem melhor para o nosso Contexto de países em desenvolvimento!
Com uma carga tributária gigantesca, só em sonho que vai conseguir algum elétrico prestável a baixo de 100 mil reais, nem a combustão estamos conseguimos mais imagina elétrico que é inovador e melhor
o carro elétrico é caríssimo! É necessário melhorar o consumo de combustível: chega de motor flex! Um motor só à gasolina tem uma taxa de compressão bem definida. Está na hora de as montadoras fazer isso. Mesmo com melhoramentos de consumo dos motores flex ! Sou candidato a adquirir um veículo só à gasolina. Darci O.
Quanto custa um carro popular no Brasil? Ainda podemos diser q existe essa categoria? Com o governo atusl voltado para os "grandes" vai demorar para as massas alcancarem esse tipo de veículo.
O carro elétrico será totalmente ecológico quando as formas de produzir eletricidade se tornarem também ecológicas. Ainda se usam em muitos países o carvão e o petróleo para as grandes usinas termoelétricas e a produção via células fotovoltaicas ainda é pequena e cara.
O problema maior não é a questão da geração de energia, mas sim do descarte dessas baterias de lítio dos carros elétricos. Esse descarte que faz muito mal ao meio ambiente.
Ecológico? A energia elétrica no Brasil é criada pela hidrelétrica, então já não é ecológica só por este motivo! Agora, depois q a bateria do automóvel ficar velha, como será feito o descarte? Qual será o preço de uma nova? Preço do carro? Não acredito no elétrico.
Ja tem universidades no Brasil estudando o uso das células de hidrogênio na produção de tensão elétrica para os motores elétricos, no caso o sistema Fuell Cell. Só que em vez de usar hidrogênio puro como a Toyota pensa que é caro de produzir é simplesmente usar Etanol e o sistema retira o hidrogênio dele.
mas isso tem que ser apenas uma das formas não a forma única. Nunca existiu esta tal conspiração contra motores que não fossem de combustão interna. E de toda forma os veículos necessitam de estradas boas como parte da durabilidade , por que as manutenções periódicas ficam meio que desestimuladas seja pelas péssimas estradas em alguns países e também por uma INSANA contabilidade da desvalorização dos automoveis seja de uso familiar ou mesmo os veículos para transporte de 10 pessoas ou mais.
O Problema de retirar do Etanol, é a quantidade de cana que teria que ser plantada. Cana é extremamente destrutiva para o solo. Não tem saída "simples" e nem "simplesmente".
@@andersonsilveira344 os residuos da cana não tem como ser usados para produção de combustível? Há alguma rotação de cultura que possa fazer para corrigir esse ponto relacionado ao cultivo da cana ou outras monoculturas?
@@alessandropereirasilva5831 A questão é que painéis solares capturam umas 40x mais energia por área do que você consegue gerar a partir da cana plantada nessa mesma área, e isso assumindo 100% de eficiência na conversão de etanol em energia. Ou seja, usando carros elétricos abastecidos a partir de energia gerada por painéis solares, você precisa de 40x menos área dedicada a abastecer esses carros comparado com se você tivesse essa área produzindo etanol e carros movidos a célula de energia de etanol. E isso antes de sequer considerar outros lugares em que se pode colocar painéis solares. O teto da minha casa, por exemplo, poderia gerar mais energia do que eu gasto em casa, na minha micro-empresa, e para rodar alguns carros elétricos, e com folga.
Exato, quase tivemos um racionamento de energia há pouco meses! Imaginem como seria se essas porcarias de carros elétricos já fossem populares por aqui! Qual seria a solução, construir usinas que produzem energia de maneira poluente, como em muitos países, para abastecer carros TEORICAMENTE limpos, que substituem carros (cada vez menos) poluentes, e que chegam a ser menos poluentes do que os elétricos dependendo da matriz energética local? E que tal falar sobre os impactos ambientais causados pela fabricação de baterias e mineração de metais usados nelas? Ou sobre os impactos do descarte dessas baterias, em poucos anos de uso? Tem que ser muito ignorante e inocente pra idolatrar carro elétrico e achar que só pq eles não têm escapamento, são uma maravilha e a solução dos (reais) problemas ambientais que enfrentamos e enfrentaremos cada vez mais. O pior é que muita gente burra e que não entende nada de carro (nem de nada, basicamente) já caiu nesse conto, talvez convencida por muita publicidade (feita por gente igualmente burra e/ou interesseira), por “influencers” que são muito bem pagos pra mostrar como é “linda” a vida em suas carroças problemáticas e mal-feitas da Tesla e etc.
e também ninguém falou do impacto dos carros a combustão fóssil durante a primeira e segunda guerra mundial. Simplesmente a máfia do petróleo comprou os governantes e mataram o carros elétricos. Hoje esses mesmo governantes temendo que o planeta morra por conta do combustível fóssil quer de qualquer forma uma outra forma de gerar energia motora no qual o povo dependa do governo para se locomover e aí adivinha vem a Toyota fazendo justamente o que os governantes querem. Pergunto, qual é o impacto ambiental e no mundo continuar insistindo em motores a combustão? Criticar os carros elétricos porque pode gerar um grande impacto e porque a autonomia é baixa são caros e quanto a investir em outras formas de locomover motores? Ninguém fala, sempre tem baba ovo de japoneses. Essa ideia da Toyota não é novidade assim como os carros elétricos, carros a ar e carros movidos a agua, falta saber o que é mais rentável para os governantes e fabricantes de carros. Acodem povo....
acredito que conforme for tomando corpo os carros eletricos as placas solares iram cair o preço facilitando assim a instalação na sua casa, um puxa o outro, só pensar um pouco
@@Juvahh Pequena falácia aí; mesmo com energia elétrica gerada a partir do carvão, a mais poluente de todas, a alta eficiência dos elétricos faz com que ainda assim eles poluam menos do que os carros à gasolina. E o descarte/reciclagem das baterias gera menos problemas ambientais do que o descarte/reciclagem de coisas que o motor à combustão tem mas o elétrico não, como óleo de motor. Sem contar que a durabilidade das baterias vem subindo bastante.
A Cummins também está desenvolvendo um motor a combustão de hidrogênio, está em fase de testes e diz que o propulsor já tem potência e torque próximos dos motores a diesel destinados a veículos pesados.
A Toyota está sendo sóbria.. sem se levar por "modinha" dos elétricos .. não dá pra mudar a fonte energética dos veículos em um piscar de olho.. concordo que haverá um período de transição. Não é a toa que Toyota é o que é hoje
Ninguém fala sobre o aquecimento dos motores brushless e a queda vertiginosa no desempenho em países quentes, como Emirados, e Brasil. Quando perceberem será tarde. HEV é mais sensato, inclusive porque os kits de conversão HEV da GM estarão no mercado em Setembro/22. É mais sustentável converter a frota existente, que fabricar novos hibridos.Econonia Circular.
5:46 acredito que não é somente a natureza que ditara as regras do futuro, as pessoas comuns tem elevado o seu poder aquisitivo e também querer ter um carro o que eleva ainda mais a quantidade dá aglomeração no trânsito, os carros voadores estilo Drone terão parte no desenvolvimento dos Trânsito nos céus, mas tudo isso sempre será para quem tem mais pider aquisitivo, Para meros proletarios resta somente vislumbrar a glória de um futuro em um ônibus voador.
Concordo totalmente. Aliás, um ônibus voador seria a solução mais sustentável de todas. Porque levaria muitas pessoas pelo ar sem que precisasse de estradas ou trilhos como ônibus terrestres e os trens e bondes. A única forma de tornar isso viável eu imagino uma espécie de dirigível de hélio urbano, híbrido com hélices elétricas dos carros voadores. Seria uma boa solução.
Não precisaria nem ser um ônibus voador, para os moradores da periferia de SP capital, uma linha de Metrô que fosse de onde ele mora para onde ele trabalha em poucos minutos já seria o suficiente, rsrs. Não deixaria de ser um transporte elétrico, transportaria milhares de pessoas, não ferraria com o meio ambiente e ainda não iria ferrar ainda mais com o já caótico trânsito.
Primeiro carro eletrico brasileiro foi feito em parceria com a Itaipu e o visionário senhor João Amaral Gurgel que a uns 30 anos atrás construiu o primeiro protótipo 100% elétrico, infelizmente não foi bem aceito pela indústria automobilística .
Aqui na bahia a energia já não tá barata, quando tivermos que dividir essa eletricidade com os caminhões vai ficar pior do que os derivados do petróleo já está, ou será que captar energia dos raios?
@@gabrielv.4358 Gerada a partir de dois polos iguais posicionados em oposição, a energia magnética vem da força repelente que afasta estes dois polos, criando um campo magnético entre eles. Para isso, é posicionado um motor equipado com dois imãs (um de cada lado) com lados iguais alinhados. Uma das principais vantagens da energia magnética em relação aos tradicionais métodos de obtenção de energia, é que ela é bem menos poluente para o meio ambiente, tanto na maneira como é obtida e como é empregada. Atualmente, a energia magnética é bastante utilizada em locomotivas de alta velocidade. Para isso, são instalados imãs de grande capacidade no trem e nos trilhos. Dessa forma, é gerado um campo magnético que faz com que o trem consiga atingir velocidades elevadas. No Japão e em alguns países da Europa, os famosos “trens-bala” utilizam justamente este princípio para tornar as viagens mais rápidas. Algumas montadoras automotivas vêm realizando estudos para que veículos alimentados por energia magnética sejam comercializados em todo o mundo. A ideia é abrir mão de combustíveis como álcool e gasolina, minimizando a emissão de gases poluentes.
Toyota é uma marca de visão, não aderiu ao turbo que deixa o carro fragil como vidro nem o eletrico que é muito lindo ate vc ficar preso num congestionamento num calor de 40 graus tendo que usar ar condicionado drenando da bateria.
Sobrealimentação não é um problema, se bem dimensionado o turbo além de deixar o carro mais potente também o deixa econômico, e essa afirmação é uma mentira , só olhar os carros de alto nivel como mercedes e bmw, ambos tem motores bem confiáveis
@@trebor2774 Via de regra, um motor turbinado é menos durável, menos robusto a longo prazo e menos tolerante a descuidos na manutenção. Mesmo os motores turbinados modernos.
Viaja não, você só está acostumado com carro lixo que vem para o Brasil, a Toyota tem uma porrada de carro turbo, mas que a maioria não vem para o Brasil
Já pararam pra pensar que os combustíveis “fósseis”, não tem origem fóssil? E que por sua vez, estão se renovando constantemente? Sabiam que o aumento de CO2 na atmosfera, aumenta a produtividade agrícola? Fazendo os níveis de gases manterem sempre seu equilíbrio?
@@Gambiarradaroca diesel é mineral? Único óleo mineral que eu conheço que está no nosso assunto é óleo lubrificante, e isso realmente nunca foi combustível
Salve mano seu canal é um dos melhores canais que eu encontrei no UA-cam até hoje se não o melhor muito obrigado por sempre ser atencioso em seus vídeos e ajudar seus inscritos como esse seu novo curso sou seu fã Mano tmj💪🏾❤
Não faz sentido veículo elétrico se não houver uma matriz energética limpa. As baterias também geram um impacto ambiental muito grande tanto para produção quanto para descarte. Se for somar ambos a vantagem do carro elétrico é bem pouca ou nenhuma.
A questão dos veículos voadores sempre vai esbarrar na questão de que é preciso treinar as pessoas para poder sair voando por ai, e já viu quanto tempo demora e quanto custa para tirar um Brevê?
com gasolina acima de 8,00 que é que vai deixar de andar de carro elétrico para andar de carro a gasolina, é por isso que elo é o homem mais rico da história
O grande problema dos motores à combustão é a quantidade de peças móveis e o custo de manutenção com lubrificação, refrigeração, etc. No elétrico, as tecnologias para o aperfeiçoamento das baterias estão cada vez mais avançadas e o motor elétrico, em si, praticamente dispensa manutenção e é mais eficiente.
Cobre (material raro), esmaltes e plastico faz parte dos motores elétrico, além dos componentes das baterias que são nocivas ao meio ambiente. Aí vc troca o cobre pelo alumínio e vc tem grande quantidade de energia para criar o alumínio e vc extrai energia de usinas nucleares, térmicas e hidroelétricas. Viu que esbarra nos mesmos problemas ou cria novos problemas...
@@charlesnobre8202 Sabendo disso, vai ser quase impossível para uma pessoa pobre ou classe média no Brasil ter e manter um carro elétrico nos próximos 100 anos. A solução da Toyota é a que mais faz sentido para mim e talvez a salvação para essa onda de modernização automotiva sem freios.
"as tecnologias de baterias estão cada vez mais avancadas" as tecnologias: basicamente as mesmas de 20 anos atrás ions de litio só que agora com polímeros se bateria estivesse avançando um smartphone de 10 mil reais duraria mais do q um dia fora da tomada
A Montadora realmente levará vantagem será aquela vai produzir um motor para consumidor final trocar em casa, em contra partida entregar o motor a combustão com parte do pagamento.
Anos atrás eu vi um projeto da Hyundai a hidrogênio, agora a Toyota. Eu vejo vantagem em relação aos elétricos, o tempo de abastecimento é praticamente o mesmo do carro a combustão. Para em um posto enche o tanque de hidrogênio e segue viagem. A autonomia é boa e pode melhorar ainda mais. Só não sei em relação ao desempenho, visto que os elétricos tem torque instantâneo, mas creio que melhores que os motores a combustão com certeza será.
Quando falamos em energia solar, quem irá lucrar com a fonte de energia gratuita quem vem do sol ? Só produzir placas solares não bastará para garantir o controle e ganhos.
A produção do hidrogênio se dá normalmente pela extração de combustíveis fósseis através de um processo químico. O hidrogênio também pode ser extraído da água via produção biológica, através de um biorreator de algas ou usando eletricidade (eletrólise), calor (termólise), ou ainda quimicamente (reação redox).
Maestria nos Negocios, eu rendo com seu canal mano, sou Mocambicano, gosto muito dos seus videos, nao perco nem 1 e nem passo 1 dia se assistir !! Parabens
O futuro dos veículos, é o que mercado ditar. Se o mercado tiver demanda por elétricos, as montadoras não vão se preocupar com outras coisas, é só ver a febre de SUV's e a quantidade de hatch pequeno com nome de SUV pra poder entrar no merdado. Se o mercado demandar esse tipo de tecnologia, vão correr pra ela e assim vai.
Me desculpe mas isso não existe, a indústria cria a demanda e oferece o produto, essa ilusão de mercado cria entendia é somente para ocultar a ditadura do consumo.
O problema do hidrogênio não é no carro em si mas em como obte-lo, apesar de ser o elemento mais abundante do mundo, ele está geralmente associado a outro elemento e nessa extração faz o uso do carro elétrico ser bem mais sustentável.
O problema dos carros elétricos é a poluição causada pela exploração do lítio, tbm tem a energia gasta na produção das baterias e essas baterias só duram em média 7 anos, então eu acho muito mais poluente produzir várias baterias que só dura 7 anos , do que extrair hidrogênio , já tem estudos mostrando que os carros elétricos na Europa, polui muito mais que os carros a combustão .
@@pauloizaias7427 as baterias tem 8 anos SÓ DE GARANTIA animal Como que dura 7 ? Pesquisar é bom, mas parece que tirar do uc é mais gostoso pra voce né
Vale ressaltar que carros elétricos ou movidos a hidrogênio não tem emissão zero. Isso depende da forma que a energia elétrica foi gerada (pode ser carvão) ou no caso de hidrogênio, qual fonte de energia foi usada para eletrólise da água para gerar o hidrogênio.
Alguns pontos: - Carros híbridos não vão ser a ponte; nos mercados mais avançados nessa transição as vendas de híbridos já estagnaram e em muitos casos estão até caindo, enquanto os elétricos já passaram os híbridos e continuam subindo. A tendência é trocar direto para os elétricos, com os híbridos ficando com o nicho dos que ou tem medo de elétrico ou tem problemas para recarregar a bateria. - Os carros movidos à célula de hidrogênio são um grande fracasso. Ano passado foram vendidos uns 300 carros elétricos puros para cada carro à célula de hidrogênio vendido. - O hidrogênio em si não polui, mas a produção dele sim; ele é normalmente produzido à partir do gás natural, em uma reação que libera todo o carbono. É possível produzir o hidrogênio também a partir da eletrólise da água, mas produzido assim o hidrogênio custa aproximadamente 3x mais - e como mesmo com o hidrogênio mais barato, feito de forma poluente, rodar com o carro à hidrogênio já é mais caro do que com o carro à gasolina, isso faz com que rodar usando hidrogênio de eletrólise seja proibitivamente caro. - A sobrevivência dos carros à combustão está ameaçada também pelo Efeito Osborne; quando um novo produto, melhor do que o atual, é anunciado, existe uma tendência dos consumidores postergarem a compra até o lançamento do novo e melhorado modelo. Isso ocorre também em transições tecnológicas, como a transição dos carros à combustível para os elétricos. E esse efeito já está sendo detectado tanto na Europa quanto na China, com as vendas totais de carros caindo significativamente enquanto as vendas de elétricos sobem. E, antes que se diga que essa queda nas vendas de carros é por conta da guerra, isso já vinha sendo detectado desde o ano passado. - A posição de liderança da Tesla está seriamente ameaçada. A chinesa BYD está crescendo duas a três vezes mais rápido do que a Tesla, está até negociando a compra da fábrica da Ford em Camaçari, e se continuar nesse ritmo passa a Tesla em um ou dois anos. Isso sem contar as montadoras tradicionais que estão rapidamente aumentando a produção de elétricos.
@@samuelbruxel8169 Não é verdade, porque: - A bateria de um carro elétrico não é como a de um carro à combustão atual, ela dura muito mais. Boa parte dos fabricantes está dando garantia de 8 anos ou 100.000Km na bateria, e a tendência é ela durar bem mais que isso; a maioria dos elétricos novos hoje em dia provavelmente não vai precisar trocar a bateria antes de ser tirado de circulação. Teve inclusive um Tesla modelo 2014 que rodou mais de um milhão de quilômetros antes de precisar trocar a bateria. O volume de baterias que potencialmente seriam descartados, assim, não é tão alto. - Baterias de carro elétrico são, também, modulares; é como se o carro fosse movido à dezenas de pilhas recarregáveis. Se a bateria apresentar defeito você troca só as células (pilhas) danificadas, evitando o descarte do resto. - Já existe a tecnologia para reciclar todos os componentes das baterias atuais. Assim que essa tecnologia cair de preço - ou os governos ao redor do mundo tornarem a reciclagem obrigatória - o impacto ambiental das baterias dos carros elétricos praticamente cessa. - Baterias "descartadas" de carro elétrico ainda funcionam, elas só perderam parte da capacidade, então elas funcionam muito bem para outros usos, como por exemplo para usar como bateria residencial - tipo um no-break para a casa inteira, capaz de segurar a força por horas, talvez até dias dependendo do consumo. Assim, muitas das baterias que seriam descartadas acabam reutilizadas em aplicações diferentes, onde a menor capacidade não é problema. - Estão sendo investidos, ao redor do mundo, centenas de bilhões de dólares em desenvolvimento de baterias melhores e mais baratas - incluindo aí baterias cujos componentes químicos sejam menos tóxicos e de mais fácil descarte. Afinal, com a morte dos carros a combustão praticamente certa - a Europa, por exemplo, acabou de determinar que a venda de carros novos à combustão vai ser proibida por lá a partir de 2035 - quem estiver atrás no desenvolvimento de baterias vai praticamente ser chutado fora do mercado automobilístico. Como resultado, já estão em fase de protótipo várias baterias novas que usam produtos químicos mais baratos e menos poluentes.
@@samuelbruxel8169 O que sobre o carregamento? O ideal para quem tem garagem é colocar um carregador básico nela, do tipo que carrega a bateria em 8 a 9 horas, e usar sempre ele. A carga lenta desgasta menos a bateria, o valor da energia residencial é razoavelmente mais baixo do que o que se pagaria em um posto de recarga, e 9 horas para carregar não é problema quando o carro ia ficar parado todo esse tempo de qualquer jeito enquanto os donos dormem. Quem carregar em casa praticamente só vai precisar ir num posto de recarga se for viajar com o carro. (E, de quebra, carregar em casa é muito mais prático do que ter que ir num posto de gasolina.) Aliás, existem lugares que não são postos de gasolina ou recarga instalando carregadores lentos nas vagas, e de vez em quando até liberando o uso de graça para fregueses. Um supermercado perto de casa instalou alguns desses, por exemplo. Empresas instalando carregadores lentos para uso dos funcionários pode resolver o problema de quem não tem carregador em casa, e se hotéis entrarem na onda reduz bem o problema de recarregar durante viagens. Para quem não tem garagem, ou não pode colocar um carregador nela, a alternativa são os postos de recarga, que por enquanto realmente deixam a desejar, em particular no Brasil. A carga em si, para carros modernos, não é muito problema; a maioria dos carros elétricos de porte para pegar estrada carrega mais da metade da bateria em 15 minutos ou menos, quando ligado ao carregador adequado, e a tendência no futuro é isso ficar ainda melhor com o desenvolvimento das baterias. Algo a se levar em conta: daqui a umas duas décadas quem vai estar com dificuldade em encontrar lugares para abastecer provavelmente vão ser os carros à combustão. Com Europa e China banindo carros à combustão, a maioria das montadoras deve parar de desenvolver novos modelos; isso vai forçar mesmo os países retardatários na transição, como o Brasil, a mudar para carros elétricos (ou ficar só com velharias). E quando a maioria dos carros forem elétricos, a maioria dos postos de gasolina que não forem convertidos para postos de recarga deve fechar por falta de fregueses - e, ao contrário dos elétricos, fica difícil para os donos de carro à gasolina abastecer em casa.
Essa tendência vai durar até que os primeiros compradores dessa onda tenham que trocar as baterias do seus carros e todos vão ver que todas as vantagens dos carros elétricos não existem na prática, nem custo de uso, nem custo de manutenção, nem ganhos ecológicos etc
não e iriam aumentar com força a tarifa, justificando que tem que investir no setor que não é barato, fora o impacto ambiental que falam tanto com criação de hidrelétricas que são mais eficientes e baratas.
Eu penso que, essa evolução vem da F1. Lá, de época em época, a organização muda as regras exigindo padrões diferentes de motores e outras coisas. Assim, os engenheiros são "obrigados" a descobrirem novas soluções que acabam sendo copiadas ou repassadas, com o tempo, para os carros comuns. Contudo, acredito que tudo seja proporcional e no fim das contas se torna mais do mesmo. Tecnologias novas e caras para pessoas com poder aquisitivo maior. Quando a referida tecnologia se torna acessível, já não é mais novidade, e o que seria economia, já teremos o combustível reajustado por diversas vezes. Eu apoiaria se eu pudesse ter acesso a essa tecnologia HOJE! Ai sim eu diria que é uma economia e eficiência pra mim. Daqui a uns 10 anos ou mais, quando eu puder comprar um carro desses, a gasolina já estará muito mais cara do que agora. A questão é: Um carro nesses padrões, hoje, deve custar próximos dos 200 mil reais. Quem compra um carro nesse valor está preocupado com consumo ou eficiência??? Fugindo do ponto de vista do combustível, passamos a refletir sobre as manutenções. Quanto mais tecnologia e desenvolvimento, mais componentes, mais mão de obra e mais capacitação profissional. Ou pessoas com grana poderão fazer a manutenção ou os carros serão descartáveis. Quebrou, jogou fora.
Não concordo muito no ponto de vista, daqui 10anos outros tipos de motores serão popularidos, msm na esfera elitizada do mundo, isso forçará o petróleo a abaixar o valor, pela demanda menor, em questão da manutenção, esses elétricos tem bem menos peças q o a combustão, creio q a maior preocupação quase única será a vida útil das baterias, porém se vc rodar 4anos com um carro desse, no fim desse período seu gasto for somente energia e baterias creio w ainda será mais barato que gasolina
@@uzuraadesivos6689 Não é bem assim. Minha opinião sobre o seu ponto de vista... Primeiro que, a tendência (uma quase realidade) é as fábricas pararem de fabricar motores a combustão. Segundo que, o que vai fazer as manutenções ficarem baratas para esses motores serão a quantidade de peças existentes no mercado ou a continuação delas por terceiros. Terceiro que, é mais barato mexer em um motor antigo que tenha peças do que com tecnologia que nem todo mundo conhece. Já viu quanto custa só o volante de um carro da F1? A última vez que vi esse tipo de notícia, estavam falando de R$ 15 mil reais. Um único volante. Justamente pela tecnologia embarcada. Pergunta a um mecânico bom se ele prefere mexer em um Peugeot 2011 cheio de sensores ou um Astra de mesmo ano, mas com um motor já consagrado e que toda esquina tem uma pessoa que sabe mexer! Chips de inteligência, programação e componentes elétricos de qualidade custam caro e só gente especializada sabe mexer. Um conhecido teve que trocar toda a fiação e sensor de uma roda da Captiva só porque foram remendar um pneu furado e não manusearam os conectores corretamente. Falta de conhecimento. Nesse sentido que falei sobre o que seria acessível ou não. A tecnologia de hoje será acessível para mim daqui a uns 10 anos, quando existirão novidades que exigiram o preço atual da época. Nesse caso, a tecnologia de hoje será coisa ultrapassada na época seguinte. Minha humilde opinião.
Pois é, veículo com motor elétrico eu vejo até como uma regressão da tecnologia em comparação aos maravilhosos e eficientes motores a combustão, mas de tempos em tempos a turma que controla a economia brinca de mudar as coisas.
Finalmente alguma montadora usa hidrogênio em um motor a combustão, ja que a queima do hidrogênio também resulta em vapor d'água, é uma solução bem mais barata do que as baterias e celulas de combustível.
Os japoneses sempre á frente! Tem dois equipamentos na siderúrgica USIMINAS em Ipatinga MG Brasil, que ia japoneses deram cinquenta anos de garantia, com manutenção a cada vinte e cinco anos!
Todas as propostas e brigas entre as motadoras, concerteza vão trazer inúmeros benefícios para o consumidor e quanto mais concorrência tiver no mercado, isso sem dúvida vai trazer um mellhor preço para o consumidor final.
Será mesmo que o carro elétrico não polui? Talvez as pessoas tenham que se perguntar, de onde vem a energia que carrega as baterias desses veículos? E uma outra questão, não menos importante, o que fazer com as baterias que deram substituídas no futuro? Já que vão conter produtos tóxicos poluentes muito piores do que os que provêm da queima dos combustíveis.
O impacto ambiental nunca vai ser zero né, até mesmo pq as fontes de eletricidade sustentável ainda não são as principais fontes no mundo mas reduzir drasticamente o impacto já é um grande avanço e o carro a hidrogênio é menos nocivo ainda pra o ambiente
@@evandrowosniakbispo2767 E os resíduos de produção dos carros atuais, a gasolina ? E suas baterias ? Ngm disse que elétrico tem zero impacto mas ele tem bem menos que os atuais
Veículos elétricos não são tão sustentáveis como se pensa...a demanda por energia elétrica vai aumentar em escala sem precedente e como vc acha que na Europa por exemplo, eles geram energia elétrica???
Duvida: se todos os carros do mundo fossem movidos a hidrogênio, não influenciaria na quantidade de chuvas por conta da quantidade de vapor de água emitido?
@@tgp7894 a umidade do ar influência e muito. O vento n empurra as nuvens se elas não existir. Os vapores emitidos seriam sim de uma grande influência nesse caso.
Se fosse válido essa teoria. Concorda que teríamos chuva ácida ou chuva de água carbonizado já que 99% dos carros mundial ainda é movido por petróleo e tanto emissão de carbono no ar. Era pra ter chuvas fedorenta e carbonizado. Se a sua teoria estiver certo. Pelo menos teremos chuvas limpas kkkkkk
Morei no Japão 17 anos e já trabalhei em algumas fábricas automobilísticas e vi e acompanhei muitas coisas mudarem esse tempo, gosto muito dos carros da Toyota, especialmente o Lexus e Prius, o legal que lá tem lojas de conveniências como Lawson, Seven Eleven que possuem as tomadas para recarregar seus carros elétricos, dá pra fazer uma parada pra descanso, comprar algo para comer ou beber e descansar enquanto recarrega o seu carro. Mas acho que carro elétrico aqui no brasil vai demorar pra começar a fazer sucesso enquanto isso no Japão já estão indo para os de hidrogênio... 👏👏👏👏
Na Europa falam que carro elétrico não poluem, e realmente não poluem, só que a fonte geradora de energia é poluentes o carro não vai poluir mas a geração de energia que carrega as baterias dos carros sim. Qual é a coerência?
Homens como vocês que tem idéias ÓTIMAS para a melhoria e a qualidade do nosso planeta tem o meu apoio com relação o monopólio que não deve mais existir...por é ele que barra às tecnologias inovadoras e a melhoria para todos os humanos...PARABÉNS À EQUIPE DA TOYOTA PELO GRANDE PROJETO
A grande verdade é que: o impacto ambiental do carro elétrico é maior do que a gasolina, pois se quebrar a bateria do carro ou O motor elétrico, esse será totalmente colocado fora; já os a combustível fóssil, se bater o motor vc leva pro ferro velho.
Afirmar que carro elétrico não é poluente é realmente extrapolar a realidade, visto que já é um problema ambiental a questão do descarte das baterias usadas em eletrônicos e agora em carros, sem falar que a bateria apenas armazena energia que precisa sem recarrega e agora fica a questão se esse energia usada é de fonte limpa ou poluente, as pessoas parecem esquecer que ainda hoje muita da eletricidade gerada não vem de uma fonte de energia limpa e renovável
Mas aí temos um DESgoverno que subsidia o diesel, extremamente sujo e poluente, e ainda por cima não o faz apenas para quem “precisa” dele (como o transporte público e de cargas), mas também para os agroboys de pinto pequeno passearem pelas cidades com suas caminhonetes com as caçambas cheias (de ar), as madames que vão ao shopping com SUV’s de R$ 1 milhão também a diesel e etc. E nós ainda temos que aguentar as nuvens de fumaça preta soltadas na nossa cara por essas porcarias que vibram, fedem e andam pouco, tudo igual a um caminhão velho. Ao mesmo tempo, o desgoverno subsidia a venda de carros flex, já que eles são menos poluentes. Mas eles só poluem menos se queimarem etanol, e não há incentivo para a produção e venda deste, então os carros flex acabam rodando só com gasolina, já que o etanol é proporcionalmente mais caro em quase todo o país (chegando ao preço de ser igual ou até mais caro inclusive no preço por litro). E aí, ao invés de estimular a produção nacional, o DESgoverno resolve que é inteligente importar etanol de milho americano, do tio trãmpi, com o dólar nas alturas frente à nossa pobre moeda. E ninguém fala nada. Que país triste…
@@Juvahh A real é que o futuro é baterias sólidas de lítio, acabando com o mercado das gasosas que irão somente para matrizes energéticas. O problema vai ser De onde é extraído esse lítio?Ccomo é o processo de produção dessas baterias? Como é feito o descarte? O humano é uma máquina de resolver problemas criando outros problemas!
Etanol não é livre de CO2, etanol é livre de outros gases poluentes gerados na queima de combustíveis. O objetivo do etanol é produzir apenas H2O + CO2 na queima. C2H6O + 3 O2 → 2 CO2 + 3 H2O
Elon Musk ainda era criança e João Gurgel apresentava seu carro elétrico no programa Silvio Santos. Mas como sempre no Brasil,incentivo para empreender ainda é um sonho!
Imagine se o próprio Sílvio Santos investisse no projeto Gurgel. Como estaria essa empresa hoje.
@@trabalhador3740 O próprio Silvio não acreditou .
Ele vendeu o projeto,a empresa que o comprou o engavetou.
O grande problema do Gurgel foi ter nascido no Brasil. Foi ridicularizado um grande homem e empresário. O Brasil é um cemitério de talentos. Lamentável!!
Se tivessem investido no Gurgel, hoje o Brasil poderia exportar tecnologia.
Teve um brasileiro anos atrás que montou uma adaptação para usar o hidrogênio e tiraram o cara de louco, vários UA-camr ficaram tirando sarro agora a Toyota lança e é surpreendente. Por isso esse país não vai pra frente, o Brasil não acredita nos brasileiros... Triste realidade
@@lartof é um adaptador né, eu vi pra vender e era barato não fiquei muito confiante KKK.
Note que os carros da Toyota, tanto o Mirai quanto o Yaris movido a hidrogênio precisam de abastecimento de hidrogênio em postos específicos, eles não geram hidrogênio. Teve uma matéria na TV há alguns anos atrás sobre um cara que tinha uma moto movida a água, já que ele "inventou" um sistema que transformava a água em hidrogênio, ou até mesmo anúncio de sistemas para ligar no carro que transformam água em hidrogênio, só que aí tem um problema. O gasto energético para a quebra da molécula da água, a hidrólise, supera o ganho. Ou seja, é inviável. Pois o gasto energético para a hidrólise é maior do que a quantidade de hidrogênio gerada. Além disso, a quantidade de hidrogênio gerada é ínfima, sendo incapaz de fazer um carro rodar por si só. Se for esses casos de motores movido a água, é bobagem pura.
@@lartof sim. É um ET Bilu idealizado por aproveitadores para pegar dinheiro dos ignorantes, que não tem o mínimo conhecimento em química básica.
Isso aí e mentira gerador de hidrogênio e mito Lembro de um descendente de japonês engenheiro passou na bandeirante ele adaptou um corola e só saia água no escapamento ele era engenheiro e havia até viajado fora do país para o Japão mas não se falou mais sobre ele ...
@@mariomuraokajunior1899 assim que eu gosto, de uma explicação mais ciêntifica sobre o assunto, vejo muita gente falando que já tem parente usando hidrogênio, mas ninguém explica como., Como extrai esse hidrogênio
Um colega de trabalho tem um Toyota Corolla com mais de 12 anos de uso e o motor está extremamente silencioso. É um espetáculo da engenharia aquele motor. Mais silencioso, robusto e potente que muitos carros novos por aí. Por essas e outras que sou absolutamente fã da Toyota. Os caras sabem fazer carro.
Os melhores são o celsior e lexus...
O meu jac j3 tá com 350 mil km rodados e redondinho bem caladinho pra quem não conhece o jac j3 o moto dele e do Corolla pode pesquisa
O meu carro tem 22 anos
Uso Toyota há anos . Incrível como os carros da Toyota antigos . Ainda rodam como novos . Silencioso robustos. Eu sou fã da Toyota .
Robusto sim. Silencioso talvez. Potente é forçar a barra.
A Toyota está fazendo um carro híbrido (baterias recerregáveis e hidrogênio), e logo em seguida só movidos a hidrogênio! Eles estão apostando em veículos movidos a hidrogênio e não em baterias recarregáveis!
Muito arriscado, pois é a única grande a apostar nisso daí, todo mundo indo pro motor elétrico.
Sem falar que os motores a combustão não são tão eficiente comparado aos elétricos
A Toyota é foda! Toyota hoje, Toyota amanhã, Toyota sempre!
@@PauloRicardo-tb1sw discordo, de q adianta o carro ser elétrico e usar energia gerado por termoelétricas?
O futuro e híbrido.
@@PauloRicardo-tb1sw leite com pera
O carro a hidrogênio turbo é o máximo. Você ainda terá o motor clássico onde as retificas, as fábricas de pistões, anéis, blocos, turbinas, câmbios, cabeçotes enfim: poder-se-a manter o modelo de produção sem contaminação. Se todos os carros forem elétricos a indústria terá que mudar bruscamente. Existe lugar para os dois e sem poluição.
Não tem sentido manter uma industria de tantas peças quando a eletrificação de motores a combustão logo será uma realidade, é o mesmo de querer manter maquinas de datilografia, quando já são produzidos computadores!!
Verdade, manterá muitos empregos
@@leonardobernardoalves Sim, a mudança ocorrerá, mas não pode ser imediata. Os governos não deveriam criar leis exigindo mudanças imediatas. Não existe um só algoritmo para solucionar um problema e não deveríamos nos contentar com apenas um. O importante é solucionar o problema. Toda boa solução é bem-vinda e terá seu espaço no mercado.
@@Thorhent Acredito que os governos deveriam desde já buscar a eletrificação dos carros usados, incentivar as criações dde pontos de recargas eletricas atraves deincentivos fiscais!! acredito que baixaria o valor dos carros eletricos novos, que são outros que tem a aliquota de impostos nas alturas e com renuncias fiscais em poucos anos transformariamos a nossa frota!!
@@leonardobernardoalves Governo deve interferir o menos possível para prejudicar o menos possível. Tudo que fizer, que seja para ajudar ou favorecer o progresso das empresas, do comércio, da agricultura, assim como o aumento do emprego, etc.
O problema de carros elétricos começa no momento em que você precisa abastecer ele. De onde será retirado tanta energia elétrica? Imagino que uma forte ampliação do setor energético será necessária. Porém, para países que produzem eletricidade a base de combustível fóssil vai estar apenas mudando o problema de lugar.
Exatamente. Carro elétrico só troca o problema de lugar. Além do custo da produção de energia elétrica que muitas vezes polui mais que os carros a combustão, ainda tem o impacto ambiental na produção e descarte das baterias usadas desses veículos. Ou seja, vão trocar seis por meia dúzia.
De usina termica a carvão...
Painéis solares ...
@@LopesJhon infelizmente hoje não dão conta de suprir a demanda. Tinha que investir muito ainda no setor pra conseguir usar exclusivo pra carregamento de baterias. Ainda tem os outros 2 problemas: escassez de matéria prima para fabricação das baterias e o descarte adequado das baterias usadas.
@@elvisvasc2mais não vão entrar tantos carros elétricos no mercado assim não, de um dia por outro isso vai levar décadas ,em países de primeiro mundo imagina em países fracos em se adaptar em tecnologia igual o nosso e tantos outros ai mundo a fora ,só na Índia tem 1 terço da população do mundo tantos carros a combustão que existem lá duvido que isso mude em até 20 anos seria um sonho , essas ilusões de que o mundo vai mudar continua sendo algo irrisório essas novas tecnologias e só pra uma pequena parcela da humanidade.
Boa ideia, pois importa também como é gerada a eletricidade, se é ou não sustentável. No Brasil também vai ser um avanço quando o brasileiro não aceitar mais pagar o dobro do que o veículo vale. Sem contar que o veículo não é propriedade privada pois paga IPVA para não ser retirado de quem comprou (e pagou imposto na compra)
Pagamos 5x. Um gol zero custa 17 mil pra empresa.
Leis brasileiras um arresto dos bens patrimoniais do individuo cidadão! Um canalhice!
A séculos venho dizendo isso. Estou velho (velho o iscambau, experiente!) e essa realidade não muda. Precisamos mudar o Brasil votando em gente diferente. De nova já basta o "Mamãe Falei"! O IPVA é um escândalo, pois é calculado sobre o preço de produção do veiculo, mais o IPI e ICMS, ou seja, Bitributação.
Eles são visionários sempre foram muitos anos a frente das demais marcas. Hoje elétrico não tem como ser popular principalmente no valor. A realidade para países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento é o híbrido.
Se você estiver no Brasil, carregando o seu carro elétrico, com uma energia que foi gerada por térmo elétricas, com certeza não vai estar ajudando em nada o meio ambiente. Mesmo com a privatização da Eletrobrás, elas não deixarão de existir...
Toyota fez o primeiro carro híbrido. É a maior montadora do planeta!
Concordo com a visão dele. Não podemos depender apenas de uma fonte de energia. Se rolar um apagão, uma guerra, ninguém tem como abastecer com carro elétrico. Fora que autonomia e tempo de recarga ainda são um problema.
Fora que essa história de que carro elétrico é bom pro meio ambiente é pura balela!
@@FunYl Vdd... 👏🏼👏🏼
Como assim? Eu posso usar meu sistema de energia solar da minha casa. Posso carregar na minha casa!
@@FunYl na vdd n é uma balela, depende exclusivamente da fonte da energia elétrica, por mais q nos estados Unidos principalmente usa-se combustíveis fósseis pra gerar eletricidade aqui no Brasil temos uma hidroelétrica extremamente menos poluente. Então a afirmação de ser balela está errada
@@vitorroda1163 Você já procurou saber como é o processo de produção de uma bateria?
No caso dos veículos elétricos, tem uma grande dificuldade que é a matéria prima que não é renovável também. O lítio usado é retirado do solo, e tem uma carga de poluição também relativamente alto
A Toyota tem a cultura de fazer história, não houve um curso que envolva tecnologia industrial que eu tenha feito até hoje em que não foi apresentado algo criado pela Toyota, até a linha de produção que foi criada e implementada pela Ford foi melhor aplicada pela Toyota e quando se estuda isso sempre o foco maior e no que foi feito pela Toyota. Da metalurgia até a mais avançada tecnologia digital a Toyota sempre sai na frente.
Mas isso não é atoa essa eficiencia da Toyota. É que nessa empresa quem dá as ideias para inovação são os empregados. Cerca de 95% vem deles contra a media mundial de 60%. No Brasil a participação dos empregados é quase 0%, quando ocorre o funcionário não recebe nenhum prêmio de incentivo pois vai todo para o dono da empresa como aconteceu com a Vale que teve uma economia de bilhões de reais por conta de uma invenção do funcionário e até hoje ela se nega a indenizar o empregado.
Veja que em qualquer reportagem nas guerras civis sempre tem umas Pickup Toyota lá com uma caras com RPGs montados nela. Desertos e outros terrenos difíceis e sem manutenção
@@josue.carvalhooliveira4871 outra vantagem é produzir no Japão e ter empregados japoneses
Toyota sempre foi grande, o próprio Soichiro Honda , fabricava anéis de segmento para a toyota. antes de ser HOnda motor company. antes da 2 guerra mundial. ou seja , naquela época , a Toyota , já erá uma grande fabricante de motores.
Ainda, talvez até em breve tenham coragem o suficiente pra lançar o carro movido a hidrogênio onde este será gerado a partir da eletrólise da água.
Ou seja, carro.movido a água.
Quanto mais concorrência melhor, pra nós consumidores isso é ótimo. Que as montadoras briguem entre si e nos entreguem ótimos produtos.
O terceiro mundo so recebem entulhos das industrias , veiculos de ponta so no primeiro mundo !
Mas essa concorrência não é justa, a elite global está impondo ao mercado dificuldades aos veículos a combustão para facilitar os elétricos. Pois no primeiro ítem os elétricos perdem: o preço.
Elas podem lutar entre elas, mas o maior boss e o Brasil hahahahah.
exatamente
Concordo mano
João Conrado do Amaral Gurgel, engenheiro brasileiro que merecia uma estátua em tamanho gigante na esplanada de Brasília.
Sujestão de vídeo: Suzuki faz novo motor de motos a base de fusão de Iridium a vapor 👌
Excelente canal! Encontrei por acaso. Boa dicção, uma oratória invejável! Imagens coerentes com a narração simultaneamente. Sucesso, irmão! Deus abençoe grandemente!
Sempre achei que o hidrogênio é o melhor combustível. Pesquise sobre o Stanley Meyer. Ele cruzava os EUA de Leste a Oeste com 83 litros de água (usado para extrair o hidrogênio).
Realmente, mas qual era o tamanho da bateria para fazer a eletrólise e quantas vezes a bateria foi recarregada?
acho que os atuais motores a combustão estão com uma eficiência muito boa, ir otimizando isso na minha visão somado ao hidrogênio é o melhor caminho junto do hibrido, mais desempenho e segurança para viagens e melhor autonomia
gasolina com hidrogênio?
@@xDplaysGameplaysTM onde eu disse isso?
O sistema KERS da F1 aliviaria muito o consumo de combustível, mas só carrões de milionários posuuem
@@juans.santos5529 já chegaram no limite amigão,os famigerados ciclo Otto.
Conforme se falava nos anos 2000 de consumo de combustível em 2020 já os carro deveriam ter médias de 3l aos 100km
Isto é só histórias de enganar o povo e o rico ficar milionário
E eu só sonhando numa F-250 MWM 4.2 6 cilindros turbo diesel...haha
Para mim vivemos ainda o mesmo dilema que interrompeu os projetos do Nicola Tesla: O mercado quer, na realidade, descobrir a forma mais segura de perpetuar a cobrança individual da energia, seja ela elétrica ou à base de hidrogênio.
O mercado não, os governos
@@areanomics todo governo está a venda num mercado econômico que controla tudo, então falar de mercado ou governo da na mesma.
Todas essas tecnologias são antigas, e os pilantras que controlam o dinheiro mundial, fazem tudo que é sujeira, para esconder das pessoas.
No futuro irão cobrar pelo oxigênio que vc respira, então é preciso poluir o que já existe para que seja viabilizado essa cobrança.
@@rafaelvalimfernandes Ok.
Desde os anos 70 e 80 e escutava meu falecido pai falar sobre o hidrogênio como combustível e a simplicidade deste projeto , porém os PODEROSOS nunca deixaram quem queria desenvolver ir em frente .
Eu já ouvi falar sobre isso e o maior problema do Hidrogênio é a sua instabilidade.
@@claudioantoniosuzukideoliv594 exatamente, ao invés de veículos pegando fogo ao acontecerem falhas, vamos ter veículos explodindo.
A produção e armazenamento de hidrogênio são problemáticos. Produzir hidrogênio limpo por eletrólise é ineficiente e armazenar o combustível precisa de tecnologias complicadas. Ainda há o problema da rede de abastecimento que precisa ser adaptada para essa nova fonte de energia. Não precisa de conspiração para explicar o porquê disso ainda não ter sido viabilizado.
Impediam de ir em frente literalmente, as, pessoas que convertiam motor a gasolina em hidrogênio (água), sumiam do mapa!
Ninguém menciona que o Lítio, principal mineral para produzir as baterias, é relativamente raro, então obviamente tem que fazer um bom estrago na natureza para extrai-lo.
Fora a mão-de-obra infantil pra extrai-lo.
@@andrelima1141 infantil cadê a fonte
Fodase
A falsa sustentabilidade
eu vou achar lindo quando a gente começar a passar o trator na Amazônia pra abrir minas de lítio pros nossos carros zero emissão 😌 espero q seja um trator elétrico, seria ainda mais irônico
Toyota e consequentemente Lexus são um primor se tratando de engenharia de motores!👏👏👏
Correção: A Volvo não comercializa apenas híbridos, ela tem 100% elétricos comoXC40 Recharge Plus, C40 Recharge
@Leonardo Meireles a polestar é dedicada a alta performance da volvo, e não apenas elétricos, ela é tipo a Lexus da toyota
Grandes cidades deveriam investir pesadamente em transporte público. Sei que andar de carro é muito mais confortável, mas em uma cidade como SP capital, se a cidade inteira fosse ligada por trens, metrô, monotrilho e ônibus elétricos em faixas de ônibus para percorrer pequenos trechos seria muito melhor para o meio ambiente do que milhões de carros nas ruas andando a 10 Km por hora. Ciclovias também ajudariam muito já que aqui em SP em alguns trechos de ciclovias o ciclista chega mais rápido ao destino do que alguém com um carro.
O fato é que NINGUÉM liga para o meio ambiente, querem é LUCRAR!
@@davibcorreia ,sim. Mas em alguns países do mundo as pessoas estão comprando menos carros pois o gasto é muito alto e o transporte público nesses lugares é decente. Aqui no Brasil não duvido nada os caras meio que sucatearem o transporte público por lobbie de empresas automobilísticas. O mesmo ocorreu com o desmonte da nossa malha ferroviária para favorecer as empresas que vendem caminhões.
Claudio, me desculpe mas morei em SP a quase 10 anos e já naquela época, 10 km/h era impraticável em muitos locais e horários.
@@otaviocosta6895 , concordo. Tem lugares que nem isso chega. Morar em cidade grande é ruim por causa disso. Qualidade de vida zero!!!
Com certeza se fosse tudo interligado seria muito melhor.
SP tem que mudar o tipo de acesso a porta de entrada e saída do metrô e trem.
Eh uma briga para sair e entrar.😬
Transporte para quem faz deslocamento longo eh muito vantajoso e econômico.
Grandes centros acho que deveria cobrar pedágios muitos só vai para causar trânsito mesmo. Prestadores de serviços acesso livre. 🙌
Eu trabalhei a um pouco mais de 15 anos atrás em uma empresa de gases industriais e medicinais, gases especiais como hidrogênio, e é uma gigante no setor, e naquela época na Alemanha já tinham veículos (ônibus) movidos 100% em hidrogênio, isso não é de agora não, sou prova disso, e a empresa já dizia, que o futuro dos veículos será em hidrogênio e não elétrico.
Inclusive geração de energia elétrica (usinas) terá tbm a hidrogênio...
Só não temos hoje por força política no mundo por conta do petróleo.
Aaaaa e se vc ouviu que tinham desenvolvido um carro movido a água, vc não ouviu errado isso é verídico, mas não exatamente só água, mas a hidrogênio...
Não acredito no elétrico! O principal problema é a bateria!! Depois q ficar velha será o preço do carro!! E o descarte dessa bateria? Problemática para o meio ambiente.
Só não podemos esquecer que pra se fazer uma bateria 🔋 são necessários metais como lítio (causando destruição na natureza 🪨/ pra “proteger a natureza”)
Deixa que pensar ...é uma mudança de poder econômico e só!!
Baterias sao recicláveis, se tiver demanda haverá empresas fazendo isso, no EUA já tem empresas voltadas a essa reciclagem
Carros a combustão tbm precisam de baterias, carro que não polui pela queima do combustível é sim mais amigável
Muito bom! Sou mecânico eletricista e também com formação em mecatronica.. estou com um projeto de um veículo 100'/, movido a energia.. vou surpreender o Brasil.. e só precisará de uma bateria também!
Fico no aguardo
Lembrarei desse dia 🙏
Arrepia Jonas
Muito bom, Jonas, eu fico torcendo para você!
Você é um tapa na cara das pessoas que falam "ahhh que o brasileiro nao cria é isso é aquilo" quem fala isso fala mal dele mesmo pois é brasileiro boa sorte Jonas :)
Excelente ideia. Eu com meus poucos conhecimentos de química já me perguntava como ainda não pensaram em um carro movido a hidrogênio. Detalhe: um inventor brasileiro inventou um tempo atrás um motor movido à agua! E água é feito de hidrogênio e oxigênio. Poderiam desenvolver usando água marinha que é praticamente infinita em termos humanos. Deviam dar o prémio Nobel ao inventor brasileiro
Já pensaram, a questão reside na fraca densidade energética do hidrogénio. Na prática, isso implica armazenar o combustível a alta pressão ou então sob a forma de hidrogénio líquido, como combustível criogénico. Ambas as soluções têm os seus senãos.
Meu pai tinha uma Fiat 147 movido a hidrogênio, havia kits prontos pra extrair o hidrogênio da água kkkkkkk
o motor a hidrogênio meio que já existe tem um tempo, mas produzir hidrogênio em formato de combustível é extremamente caro e demanda muita energia, outro problema é manter ele no tanque a -253ºc. Como muito provavelmente teremos evolução no campo energético nos próximos anos carros, motos, ônibus e aviões a hidrogênio não vão demorar de vir quando alguns problemas forem ultrapassados
Boa Alex Santos ,também não entendo pq a combustão está a tanto tempo e pq de
Demoraram com os elétricos
Hidrogênio é diferente de agua, é impossível um motor queimar agua. No máximo o que ele fez foi algo movido a vapor usando calor e cilindros de pressão. você que diz ter alguns conhecimentos de química deveria saber disso.
Enquanto não desenvolverem carros elétricos ou híbridos para o grande público na versão de carros populares que realmente caiba no bolso de 70% da população, esse projeto de um mundo mais ambientalmente correto ficará restrito as bolhas.
**** Uma certeza, esses carros sairão da fábrica com um preço ainda maior do os carros de combustão e manutenção ainda maior para ser feita! O povão terão dinheiro para trocar seu carro de 6 anos de uso por um Elétrico ? Se hoje temos falta de eletricidade para acompanhar o crescimento do Brasil, de onde virá a Energia para cobrir toda uma frota de veículos? ** Vejo isso como uma Utopia ** Acredito que os veículos Híbridos Flex / Diesel ou gasolina ou álcool com Eletricidade iriam se encaixar bem melhor para o nosso Contexto de países em desenvolvimento!
Com uma carga tributária gigantesca, só em sonho que vai conseguir algum elétrico prestável a baixo de 100 mil reais, nem a combustão estamos conseguimos mais imagina elétrico que é inovador e melhor
o carro elétrico é caríssimo! É necessário melhorar o consumo de combustível: chega de motor flex! Um motor só à gasolina tem uma taxa de compressão bem definida. Está na hora de as montadoras fazer isso. Mesmo com melhoramentos de consumo dos motores flex ! Sou candidato a adquirir um veículo só à gasolina. Darci O.
Ao Público? Hj um mero popular a gasolina custa quase 100 mil, imagine híbrido?. Sabe o culpado disso né? O CONGRESSO É O CÂNCER DO BRASIL!
Quanto custa um carro popular no Brasil? Ainda podemos diser q existe essa categoria? Com o governo atusl voltado para os "grandes" vai demorar para as massas alcancarem esse tipo de veículo.
O carro elétrico será totalmente ecológico quando as formas de produzir eletricidade se tornarem também ecológicas. Ainda se usam em muitos países o carvão e o petróleo para as grandes usinas termoelétricas e a produção via células fotovoltaicas ainda é pequena e cara.
O problema maior não é a questão da geração de energia, mas sim do descarte dessas baterias de lítio dos carros elétricos. Esse descarte que faz muito mal ao meio ambiente.
Ecológico? A energia elétrica no Brasil é criada pela hidrelétrica, então já não é ecológica só por este motivo! Agora, depois q a bateria do automóvel ficar velha, como será feito o descarte? Qual será o preço de uma nova? Preço do carro? Não acredito no elétrico.
@@williamlarre7421 Também!!!!!!!
Ja tem universidades no Brasil estudando o uso das células de hidrogênio na produção de tensão elétrica para os motores elétricos, no caso o sistema Fuell Cell. Só que em vez de usar hidrogênio puro como a Toyota pensa que é caro de produzir é simplesmente usar Etanol e o sistema retira o hidrogênio dele.
mas isso tem que ser apenas uma das formas não a forma única. Nunca existiu esta tal conspiração contra motores que não fossem de combustão interna. E de toda forma os veículos necessitam de estradas boas como parte da durabilidade , por que as manutenções periódicas ficam meio que desestimuladas seja pelas péssimas estradas em alguns países e também por uma INSANA contabilidade da desvalorização dos automoveis seja de uso familiar ou mesmo os veículos para transporte de 10 pessoas ou mais.
O Problema de retirar do Etanol, é a quantidade de cana que teria que ser plantada. Cana é extremamente destrutiva para o solo. Não tem saída "simples" e nem "simplesmente".
@@andersonsilveira344 os residuos da cana não tem como ser usados para produção de combustível? Há alguma rotação de cultura que possa fazer para corrigir esse ponto relacionado ao cultivo da cana ou outras monoculturas?
É uma pena poderia desenvolver melhor o nosso projeto pro álcool ajudando a indústria nacional
@@alessandropereirasilva5831 A questão é que painéis solares capturam umas 40x mais energia por área do que você consegue gerar a partir da cana plantada nessa mesma área, e isso assumindo 100% de eficiência na conversão de etanol em energia. Ou seja, usando carros elétricos abastecidos a partir de energia gerada por painéis solares, você precisa de 40x menos área dedicada a abastecer esses carros comparado com se você tivesse essa área produzindo etanol e carros movidos a célula de energia de etanol.
E isso antes de sequer considerar outros lugares em que se pode colocar painéis solares. O teto da minha casa, por exemplo, poderia gerar mais energia do que eu gasto em casa, na minha micro-empresa, e para rodar alguns carros elétricos, e com folga.
O que ninguém fala é qual o impacto dos carros elétricos no sistema de produção de energia.
Exato, quase tivemos um racionamento de energia há pouco meses! Imaginem como seria se essas porcarias de carros elétricos já fossem populares por aqui! Qual seria a solução, construir usinas que produzem energia de maneira poluente, como em muitos países, para abastecer carros TEORICAMENTE limpos, que substituem carros (cada vez menos) poluentes, e que chegam a ser menos poluentes do que os elétricos dependendo da matriz energética local? E que tal falar sobre os impactos ambientais causados pela fabricação de baterias e mineração de metais usados nelas? Ou sobre os impactos do descarte dessas baterias, em poucos anos de uso? Tem que ser muito ignorante e inocente pra idolatrar carro elétrico e achar que só pq eles não têm escapamento, são uma maravilha e a solução dos (reais) problemas ambientais que enfrentamos e enfrentaremos cada vez mais. O pior é que muita gente burra e que não entende nada de carro (nem de nada, basicamente) já caiu nesse conto, talvez convencida por muita publicidade (feita por gente igualmente burra e/ou interesseira), por “influencers” que são muito bem pagos pra mostrar como é “linda” a vida em suas carroças problemáticas e mal-feitas da Tesla e etc.
Energia solar !!!!!
e também ninguém falou do impacto dos carros a combustão fóssil durante a primeira e segunda guerra mundial. Simplesmente a máfia do petróleo comprou os governantes e mataram o carros elétricos. Hoje esses mesmo governantes temendo que o planeta morra por conta do combustível fóssil quer de qualquer forma uma outra forma de gerar energia motora no qual o povo dependa do governo para se locomover e aí adivinha vem a Toyota fazendo justamente o que os governantes querem. Pergunto, qual é o impacto ambiental e no mundo continuar insistindo em motores a combustão? Criticar os carros elétricos porque pode gerar um grande impacto e porque a autonomia é baixa são caros e quanto a investir em outras formas de locomover motores? Ninguém fala, sempre tem baba ovo de japoneses. Essa ideia da Toyota não é novidade assim como os carros elétricos, carros a ar e carros movidos a agua, falta saber o que é mais rentável para os governantes e fabricantes de carros. Acodem povo....
acredito que conforme for tomando corpo os carros eletricos as placas solares iram cair o preço facilitando assim a instalação na sua casa, um puxa o outro, só pensar um pouco
@@Juvahh Pequena falácia aí; mesmo com energia elétrica gerada a partir do carvão, a mais poluente de todas, a alta eficiência dos elétricos faz com que ainda assim eles poluam menos do que os carros à gasolina. E o descarte/reciclagem das baterias gera menos problemas ambientais do que o descarte/reciclagem de coisas que o motor à combustão tem mas o elétrico não, como óleo de motor.
Sem contar que a durabilidade das baterias vem subindo bastante.
A Cummins também está desenvolvendo um motor a combustão de hidrogênio, está em fase de testes e diz que o propulsor já tem potência e torque próximos dos motores a diesel destinados a veículos pesados.
Não só a Toyota, mas todas as japonesas tem se mostrado muito contra a Eletrificação.
Eles conhecem o motor magnético, com imãs super potentes!
não estão errados, a eletricidade se tornará muito cara para pobres.
O que vão fazer com tantas baterias? E como o colega falou @Odilon Ribeiro Pimentel: A eletricidade irá ficar muito cara
A Toyota está sendo sóbria.. sem se levar por "modinha" dos elétricos .. não dá pra mudar a fonte energética dos veículos em um piscar de olho.. concordo que haverá um período de transição. Não é a toa que Toyota é o que é hoje
É um jogo de xadrez. Eles não vão deixar o Elon Musk dar um xeque mate assim tão fácil
Isso ai Islanio.Mas acho que ela esta apostando nos dois esperando pra ver o que vinga. Ela pode, né!
Ninguém fala sobre o aquecimento dos motores brushless e a queda vertiginosa no desempenho em países quentes, como Emirados, e Brasil. Quando perceberem será tarde. HEV é mais sensato, inclusive porque os kits de conversão HEV da GM estarão no mercado em Setembro/22. É mais sustentável converter a frota existente, que fabricar novos hibridos.Econonia Circular.
O mercado sempre se ajusta ...que bom ver um vídeo assim 🙏😊
O problema sempre vai ser a P0RRA do estado atrapalhando
Acredito que a Toyota está apostando naquela velha máxima, nunca guardar os ovos numa cesta só. É uma alternativa interessante o uso do Hidrogênio.
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO E QUE DEUS TE ABENÇOE sempre Itamonte MG
Esse cara é um fenômeno da tecnologia , parabéns gênio !
5:46 acredito que não é somente a natureza que ditara as regras do futuro, as pessoas comuns tem elevado o seu poder aquisitivo e também querer ter um carro o que eleva ainda mais a quantidade dá aglomeração no trânsito, os carros voadores estilo Drone terão parte no desenvolvimento dos Trânsito nos céus, mas tudo isso sempre será para quem tem mais pider aquisitivo, Para meros proletarios resta somente vislumbrar a glória de um futuro em um ônibus voador.
Concordo totalmente. Aliás, um ônibus voador seria a solução mais sustentável de todas. Porque levaria muitas pessoas pelo ar sem que precisasse de estradas ou trilhos como ônibus terrestres e os trens e bondes. A única forma de tornar isso viável eu imagino uma espécie de dirigível de hélio urbano, híbrido com hélices elétricas dos carros voadores. Seria uma boa solução.
O pior de tudo é que será tomado de vc a chance de ter um Chevette o um uno antigo por causa da "sustentabilidade"
Não precisaria nem ser um ônibus voador, para os moradores da periferia de SP capital, uma linha de Metrô que fosse de onde ele mora para onde ele trabalha em poucos minutos já seria o suficiente, rsrs. Não deixaria de ser um transporte elétrico, transportaria milhares de pessoas, não ferraria com o meio ambiente e ainda não iria ferrar ainda mais com o já caótico trânsito.
Primeiro carro eletrico brasileiro foi feito em parceria com a Itaipu e o visionário senhor João Amaral Gurgel que a uns 30 anos atrás construiu o primeiro protótipo 100% elétrico, infelizmente não foi bem aceito pela indústria automobilística .
Soube que ele foi ameaçado por produtores de combustíveis fósseis
Boicotaram ele em materia prima pra construção dos carros, o governo cagou e as montadoras engoliram ele, Brasil sendo Brasil.
Primeiro carro elétrico foi produzido por Ferdinand Porsche e tem mais de 100 anos a criação.
Procurem na Rede sobre o motor ciclo Oto pendular de baixo atrito, invenção do engenheiro argentinoTaurozzi, concebido no início dos anos 1970.
Aqui no Brasil já tem esta tequinologia a tempo,só que os poderosos não deixam,
kkkkkkkk Deus é vc?
Kkkkk
Tequinologia foi de doer amigo
os poderosos n mi deicham 😭
Tem carro eléctrico desde 1899 cara.
Aqui na bahia a energia já não tá barata, quando tivermos que dividir essa eletricidade com os caminhões vai ficar pior do que os derivados do petróleo já está, ou será que captar energia dos raios?
Concordo com carro movido a hidrogênio! Mas do que o movido a eletricidade. O uso de eletricidade em excesso, será um grande problema no futuro.
Vários brasileiros já fizeram moto e carro a hidrogênio, extremamente econômico e explosivo
A nossa era é magnetismo! Vamos acordar humanidade! Vamos acordar!
@@forcasemlimites sim meu caro amigo..isso!
O jovem inventor da Moto movido a Hidrogênio do Ceará desapareceu misteriosamente tbm.
@@forcasemlimites Como assim? Mudar os polos da Terra?
@@gabrielv.4358 Gerada a partir de dois polos iguais posicionados em oposição, a energia magnética vem da força repelente que afasta estes dois polos, criando um campo magnético entre eles. Para isso, é posicionado um motor equipado com dois imãs (um de cada lado) com lados iguais alinhados.
Uma das principais vantagens da energia magnética em relação aos tradicionais métodos de obtenção de energia, é que ela é bem menos poluente para o meio ambiente, tanto na maneira como é obtida e como é empregada.
Atualmente, a energia magnética é bastante utilizada em locomotivas de alta velocidade. Para isso, são instalados imãs de grande capacidade no trem e nos trilhos. Dessa forma, é gerado um campo magnético que faz com que o trem consiga atingir velocidades elevadas. No Japão e em alguns países da Europa, os famosos “trens-bala” utilizam justamente este princípio para tornar as viagens mais rápidas.
Algumas montadoras automotivas vêm realizando estudos para que veículos alimentados por energia magnética sejam comercializados em todo o mundo. A ideia é abrir mão de combustíveis como álcool e gasolina, minimizando a emissão de gases poluentes.
Fazenda Bahia. Em Pedro Gomes-MS passou aqui, assistiu e curtiu.
Aqui, no Brasil , a Toyota está economizando até no sistema de silencioso de seus carros, tá aí o Corola Cross.
Verdade verdadeira. Porque nossos carros são muito mais caros que no exterior. Mesmo sendo os mesmos.
Eu tomei um susto quando vi, horrível
Toyota é uma marca de visão, não aderiu ao turbo que deixa o carro fragil como vidro nem o eletrico que é muito lindo ate vc ficar preso num congestionamento num calor de 40 graus tendo que usar ar condicionado drenando da bateria.
Disse tudo amigo
Como assim o turbo deixa o carro frágil ?
Sobrealimentação não é um problema, se bem dimensionado o turbo além de deixar o carro mais potente também o deixa econômico, e essa afirmação é uma mentira , só olhar os carros de alto nivel como mercedes e bmw, ambos tem motores bem confiáveis
@@trebor2774 Via de regra, um motor turbinado é menos durável, menos robusto a longo prazo e menos tolerante a descuidos na manutenção. Mesmo os motores turbinados modernos.
Viaja não, você só está acostumado com carro lixo que vem para o Brasil, a Toyota tem uma porrada de carro turbo, mas que a maioria não vem para o Brasil
Para carregar as baterias dos carros, vamos usar gasolina, diesel ou carvão para produzir a energia dos carros limpos?
Já pararam pra pensar que os combustíveis “fósseis”, não tem origem fóssil? E que por sua vez, estão se renovando constantemente?
Sabiam que o aumento de CO2 na atmosfera, aumenta a produtividade agrícola? Fazendo os níveis de gases manterem sempre seu equilíbrio?
Explica melhor pq os combustíveis fósseis não tem origem fóssil e como estão se renovando? Tem link do estudo?
@@Gambiarradaroca diesel é mineral? Único óleo mineral que eu conheço que está no nosso assunto é óleo lubrificante, e isso realmente nunca foi combustível
Salve mano seu canal é um dos melhores canais que eu encontrei no UA-cam até hoje se não o melhor muito obrigado por sempre ser atencioso em seus vídeos e ajudar seus inscritos como esse seu novo curso sou seu fã Mano tmj💪🏾❤
Não faz sentido veículo elétrico se não houver uma matriz energética limpa. As baterias também geram um impacto ambiental muito grande tanto para produção quanto para descarte. Se for somar ambos a vantagem do carro elétrico é bem pouca ou nenhuma.
Enfim alguém sensato!!
Amo motor de combustão parabéns Toyota eu quero o meu
2!
Sugestões de vídeos : Veículos Voadores Elétricos.
Veículos movidos a Hidrogênio tbm.
A questão dos veículos voadores sempre vai esbarrar na questão de que é preciso treinar as pessoas para poder sair voando por ai, e já viu quanto tempo demora e quanto custa para tirar um Brevê?
com gasolina acima de 8,00 que é que vai deixar de andar de carro elétrico para andar de carro a gasolina, é por isso que elo é o homem mais rico da história
O grande problema dos motores à combustão é a quantidade de peças móveis e o custo de manutenção com lubrificação, refrigeração, etc.
No elétrico, as tecnologias para o aperfeiçoamento das baterias estão cada vez mais avançadas e o motor elétrico, em si, praticamente dispensa manutenção e é mais eficiente.
Cobre (material raro), esmaltes e plastico faz parte dos motores elétrico, além dos componentes das baterias que são nocivas ao meio ambiente.
Aí vc troca o cobre pelo alumínio e vc tem grande quantidade de energia para criar o alumínio e vc extrai energia de usinas nucleares, térmicas e hidroelétricas. Viu que esbarra nos mesmos problemas ou cria novos problemas...
Lembre-se do seu celular e notebook, quando lhe deixa na mão,se é barato .
@@charlesnobre8202 Sabendo disso, vai ser quase impossível para uma pessoa pobre ou classe média no Brasil ter e manter um carro elétrico nos próximos 100 anos. A solução da Toyota é a que mais faz sentido para mim e talvez a salvação para essa onda de modernização automotiva sem freios.
"as tecnologias de baterias estão cada vez mais avancadas"
as tecnologias: basicamente as mesmas de 20 anos atrás ions de litio só que agora com polímeros
se bateria estivesse avançando um smartphone de 10 mil reais duraria mais do q um dia fora da tomada
@@galerinha só dobrar a espessura do celular que a bateria dura tranquilamente 1 dia inteiro usando ele.
A Montadora realmente levará vantagem será aquela vai produzir um motor para consumidor final trocar em casa, em contra partida entregar o motor a combustão com parte do pagamento.
Belo nome que a Toyota colocou nesse carro Mirai = Futuro 👏👏👏
Anos atrás eu vi um projeto da Hyundai a hidrogênio, agora a Toyota. Eu vejo vantagem em relação aos elétricos, o tempo de abastecimento é praticamente o mesmo do carro a combustão. Para em um posto enche o tanque de hidrogênio e segue viagem. A autonomia é boa e pode melhorar ainda mais. Só não sei em relação ao desempenho, visto que os elétricos tem torque instantâneo, mas creio que melhores que os motores a combustão com certeza será.
fora que vc pode adaptar os carros atuais ( ate os fora de linha) a rodarem com hidrogenio..
O v8 5.0 da Yamaha a hidrogênio tem 450 CV. Creio que o hidrogênio é um pouco pior que a gasolina em desempenho
EU APOIO A TOYOTA . EU ACREDITO NESSE IDEAL. NÃO É BOM SÓ DEPENDER DA ELETRICIDADE PRA ABASTECER O CARRO. É BOM SER HÍBRIDO MESMO......
Quando falamos em energia solar, quem irá lucrar com a fonte de energia gratuita quem vem do sol ? Só produzir placas solares não bastará para garantir o controle e ganhos.
1997 Toyota RAV4 EV
Bem antes da Tesla existir a Toyota já fabricava carros elétricos
Gurgel itaipu na década de 80
Carrinho de batebate 1920
Ferdinand Porsche produziu o primeiro carro elétrico e tem mais de 100 anos a criação.
Produzido e comercializado? Teve algum antes da Toyota?
Agora quero ver quem vai fazer um barato que todos possam ter
A produção do hidrogênio se dá normalmente pela extração de combustíveis fósseis através de um processo químico. O hidrogênio também pode ser extraído da água via produção biológica, através de um biorreator de algas ou usando eletricidade (eletrólise), calor (termólise), ou ainda quimicamente (reação redox).
Maestria nos Negocios, eu rendo com seu canal mano, sou Mocambicano, gosto muito dos seus videos, nao perco nem 1 e nem passo 1 dia se assistir !! Parabens
O problema é que o hidrogênio é altamente explosivo. Imaginem uma batida, onde todos os ocupantes sairiam ilesos, acabar virando uma tragédia?
O futuro dos veículos, é o que mercado ditar. Se o mercado tiver demanda por elétricos, as montadoras não vão se preocupar com outras coisas, é só ver a febre de SUV's e a quantidade de hatch pequeno com nome de SUV pra poder entrar no merdado. Se o mercado demandar esse tipo de tecnologia, vão correr pra ela e assim vai.
Me desculpe mas isso não existe, a indústria cria a demanda e oferece o produto, essa ilusão de mercado cria entendia é somente para ocultar a ditadura do consumo.
Verdade.
O problema do hidrogênio não é no carro em si mas em como obte-lo, apesar de ser o elemento mais abundante do mundo, ele está geralmente associado a outro elemento e nessa extração faz o uso do carro elétrico ser bem mais sustentável.
O problema dos carros elétricos é a poluição causada pela exploração do lítio, tbm tem a energia gasta na produção das baterias e essas baterias só duram em média 7 anos, então eu acho muito mais poluente produzir várias baterias que só dura 7 anos , do que extrair hidrogênio , já tem estudos mostrando que os carros elétricos na Europa, polui muito mais que os carros a combustão .
@@pauloizaias7427 as baterias tem 8 anos SÓ DE GARANTIA animal
Como que dura 7 ?
Pesquisar é bom, mas parece que tirar do uc é mais gostoso pra voce né
@@ricardosilva5559 eu falei em média, algumas nem 7 anos dura kkkk
Tem que colocar um motor a hidrogênio na Hilux 2.7 gasolina.
Quase eu não entendi nada. Ainda bem que tem gente nos comentários que explica o que entendeu 😆😆😆✌️
Vale ressaltar que carros elétricos ou movidos a hidrogênio não tem emissão zero. Isso depende da forma que a energia elétrica foi gerada (pode ser carvão) ou no caso de hidrogênio, qual fonte de energia foi usada para eletrólise da água para gerar o hidrogênio.
Alguns pontos:
- Carros híbridos não vão ser a ponte; nos mercados mais avançados nessa transição as vendas de híbridos já estagnaram e em muitos casos estão até caindo, enquanto os elétricos já passaram os híbridos e continuam subindo. A tendência é trocar direto para os elétricos, com os híbridos ficando com o nicho dos que ou tem medo de elétrico ou tem problemas para recarregar a bateria.
- Os carros movidos à célula de hidrogênio são um grande fracasso. Ano passado foram vendidos uns 300 carros elétricos puros para cada carro à célula de hidrogênio vendido.
- O hidrogênio em si não polui, mas a produção dele sim; ele é normalmente produzido à partir do gás natural, em uma reação que libera todo o carbono. É possível produzir o hidrogênio também a partir da eletrólise da água, mas produzido assim o hidrogênio custa aproximadamente 3x mais - e como mesmo com o hidrogênio mais barato, feito de forma poluente, rodar com o carro à hidrogênio já é mais caro do que com o carro à gasolina, isso faz com que rodar usando hidrogênio de eletrólise seja proibitivamente caro.
- A sobrevivência dos carros à combustão está ameaçada também pelo Efeito Osborne; quando um novo produto, melhor do que o atual, é anunciado, existe uma tendência dos consumidores postergarem a compra até o lançamento do novo e melhorado modelo. Isso ocorre também em transições tecnológicas, como a transição dos carros à combustível para os elétricos. E esse efeito já está sendo detectado tanto na Europa quanto na China, com as vendas totais de carros caindo significativamente enquanto as vendas de elétricos sobem. E, antes que se diga que essa queda nas vendas de carros é por conta da guerra, isso já vinha sendo detectado desde o ano passado.
- A posição de liderança da Tesla está seriamente ameaçada. A chinesa BYD está crescendo duas a três vezes mais rápido do que a Tesla, está até negociando a compra da fábrica da Ford em Camaçari, e se continuar nesse ritmo passa a Tesla em um ou dois anos. Isso sem contar as montadoras tradicionais que estão rapidamente aumentando a produção de elétricos.
Ninguém fala sobre o descarte da bateria dos carros elétricos, que é mais poluente que os carros a combustão
@@samuelbruxel8169 Não é verdade, porque:
- A bateria de um carro elétrico não é como a de um carro à combustão atual, ela dura muito mais. Boa parte dos fabricantes está dando garantia de 8 anos ou 100.000Km na bateria, e a tendência é ela durar bem mais que isso; a maioria dos elétricos novos hoje em dia provavelmente não vai precisar trocar a bateria antes de ser tirado de circulação. Teve inclusive um Tesla modelo 2014 que rodou mais de um milhão de quilômetros antes de precisar trocar a bateria. O volume de baterias que potencialmente seriam descartados, assim, não é tão alto.
- Baterias de carro elétrico são, também, modulares; é como se o carro fosse movido à dezenas de pilhas recarregáveis. Se a bateria apresentar defeito você troca só as células (pilhas) danificadas, evitando o descarte do resto.
- Já existe a tecnologia para reciclar todos os componentes das baterias atuais. Assim que essa tecnologia cair de preço - ou os governos ao redor do mundo tornarem a reciclagem obrigatória - o impacto ambiental das baterias dos carros elétricos praticamente cessa.
- Baterias "descartadas" de carro elétrico ainda funcionam, elas só perderam parte da capacidade, então elas funcionam muito bem para outros usos, como por exemplo para usar como bateria residencial - tipo um no-break para a casa inteira, capaz de segurar a força por horas, talvez até dias dependendo do consumo. Assim, muitas das baterias que seriam descartadas acabam reutilizadas em aplicações diferentes, onde a menor capacidade não é problema.
- Estão sendo investidos, ao redor do mundo, centenas de bilhões de dólares em desenvolvimento de baterias melhores e mais baratas - incluindo aí baterias cujos componentes químicos sejam menos tóxicos e de mais fácil descarte. Afinal, com a morte dos carros a combustão praticamente certa - a Europa, por exemplo, acabou de determinar que a venda de carros novos à combustão vai ser proibida por lá a partir de 2035 - quem estiver atrás no desenvolvimento de baterias vai praticamente ser chutado fora do mercado automobilístico. Como resultado, já estão em fase de protótipo várias baterias novas que usam produtos químicos mais baratos e menos poluentes.
@@FabioCapela tá e quanto ao recarregamento das baterias
@@samuelbruxel8169 O que sobre o carregamento?
O ideal para quem tem garagem é colocar um carregador básico nela, do tipo que carrega a bateria em 8 a 9 horas, e usar sempre ele. A carga lenta desgasta menos a bateria, o valor da energia residencial é razoavelmente mais baixo do que o que se pagaria em um posto de recarga, e 9 horas para carregar não é problema quando o carro ia ficar parado todo esse tempo de qualquer jeito enquanto os donos dormem. Quem carregar em casa praticamente só vai precisar ir num posto de recarga se for viajar com o carro.
(E, de quebra, carregar em casa é muito mais prático do que ter que ir num posto de gasolina.)
Aliás, existem lugares que não são postos de gasolina ou recarga instalando carregadores lentos nas vagas, e de vez em quando até liberando o uso de graça para fregueses. Um supermercado perto de casa instalou alguns desses, por exemplo. Empresas instalando carregadores lentos para uso dos funcionários pode resolver o problema de quem não tem carregador em casa, e se hotéis entrarem na onda reduz bem o problema de recarregar durante viagens.
Para quem não tem garagem, ou não pode colocar um carregador nela, a alternativa são os postos de recarga, que por enquanto realmente deixam a desejar, em particular no Brasil. A carga em si, para carros modernos, não é muito problema; a maioria dos carros elétricos de porte para pegar estrada carrega mais da metade da bateria em 15 minutos ou menos, quando ligado ao carregador adequado, e a tendência no futuro é isso ficar ainda melhor com o desenvolvimento das baterias.
Algo a se levar em conta: daqui a umas duas décadas quem vai estar com dificuldade em encontrar lugares para abastecer provavelmente vão ser os carros à combustão. Com Europa e China banindo carros à combustão, a maioria das montadoras deve parar de desenvolver novos modelos; isso vai forçar mesmo os países retardatários na transição, como o Brasil, a mudar para carros elétricos (ou ficar só com velharias). E quando a maioria dos carros forem elétricos, a maioria dos postos de gasolina que não forem convertidos para postos de recarga deve fechar por falta de fregueses - e, ao contrário dos elétricos, fica difícil para os donos de carro à gasolina abastecer em casa.
Essa tendência vai durar até que os primeiros compradores dessa onda tenham que trocar as baterias do seus carros e todos vão ver que todas as vantagens dos carros elétricos não existem na prática, nem custo de uso, nem custo de manutenção, nem ganhos ecológicos etc
Quando essas empresas irão falar o preço desse carros e se cabem em nossos bolsos né.... 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Ou seja... carros ainda mais caros e inacessíveis pra grande maioria da população! 🤷♂️
Sempre imaginei isso! Se todos os carros fossem elétricos, hoje teríamos energia elétrica pra todos os carros?
não e iriam aumentar com força a tarifa, justificando que tem que investir no setor que não é barato, fora o impacto ambiental que falam tanto com criação de hidrelétricas que são mais eficientes e baratas.
Também faço a mesma pergunta
Eu penso que, essa evolução vem da F1. Lá, de época em época, a organização muda as regras exigindo padrões diferentes de motores e outras coisas. Assim, os engenheiros são "obrigados" a descobrirem novas soluções que acabam sendo copiadas ou repassadas, com o tempo, para os carros comuns. Contudo, acredito que tudo seja proporcional e no fim das contas se torna mais do mesmo. Tecnologias novas e caras para pessoas com poder aquisitivo maior. Quando a referida tecnologia se torna acessível, já não é mais novidade, e o que seria economia, já teremos o combustível reajustado por diversas vezes. Eu apoiaria se eu pudesse ter acesso a essa tecnologia HOJE! Ai sim eu diria que é uma economia e eficiência pra mim. Daqui a uns 10 anos ou mais, quando eu puder comprar um carro desses, a gasolina já estará muito mais cara do que agora. A questão é: Um carro nesses padrões, hoje, deve custar próximos dos 200 mil reais. Quem compra um carro nesse valor está preocupado com consumo ou eficiência??? Fugindo do ponto de vista do combustível, passamos a refletir sobre as manutenções. Quanto mais tecnologia e desenvolvimento, mais componentes, mais mão de obra e mais capacitação profissional. Ou pessoas com grana poderão fazer a manutenção ou os carros serão descartáveis. Quebrou, jogou fora.
Não concordo muito no ponto de vista, daqui 10anos outros tipos de motores serão popularidos, msm na esfera elitizada do mundo, isso forçará o petróleo a abaixar o valor, pela demanda menor, em questão da manutenção, esses elétricos tem bem menos peças q o a combustão, creio q a maior preocupação quase única será a vida útil das baterias, porém se vc rodar 4anos com um carro desse, no fim desse período seu gasto for somente energia e baterias creio w ainda será mais barato que gasolina
@@uzuraadesivos6689 Não é bem assim. Minha opinião sobre o seu ponto de vista... Primeiro que, a tendência (uma quase realidade) é as fábricas pararem de fabricar motores a combustão. Segundo que, o que vai fazer as manutenções ficarem baratas para esses motores serão a quantidade de peças existentes no mercado ou a continuação delas por terceiros. Terceiro que, é mais barato mexer em um motor antigo que tenha peças do que com tecnologia que nem todo mundo conhece. Já viu quanto custa só o volante de um carro da F1? A última vez que vi esse tipo de notícia, estavam falando de R$ 15 mil reais. Um único volante. Justamente pela tecnologia embarcada. Pergunta a um mecânico bom se ele prefere mexer em um Peugeot 2011 cheio de sensores ou um Astra de mesmo ano, mas com um motor já consagrado e que toda esquina tem uma pessoa que sabe mexer! Chips de inteligência, programação e componentes elétricos de qualidade custam caro e só gente especializada sabe mexer. Um conhecido teve que trocar toda a fiação e sensor de uma roda da Captiva só porque foram remendar um pneu furado e não manusearam os conectores corretamente. Falta de conhecimento. Nesse sentido que falei sobre o que seria acessível ou não. A tecnologia de hoje será acessível para mim daqui a uns 10 anos, quando existirão novidades que exigiram o preço atual da época. Nesse caso, a tecnologia de hoje será coisa ultrapassada na época seguinte. Minha humilde opinião.
Pois é, veículo com motor elétrico eu vejo até como uma regressão da tecnologia em comparação aos maravilhosos e eficientes motores a combustão, mas de tempos em tempos a turma que controla a economia brinca de mudar as coisas.
Finalmente alguma montadora usa hidrogênio em um motor a combustão, ja que a queima do hidrogênio também resulta em vapor d'água, é uma solução bem mais barata do que as baterias e celulas de combustível.
A Toyota tá tomando a mesma decisão que a Nokia quando foi contra o Android.
Muito arriscado.
Ou Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft que tirou sarro dizendo que o iphone não teria futuro.
Só um detalhe - Para produzir hidrogênio precisa de MUUUITA, MUUUUITA energia elétrica.
PARABÉNS, TOYOTA. QUE SIRVA DE EXEMPLO A TODAS ÀS MARCAS....✅👏💙
Os japoneses sempre á frente! Tem dois equipamentos na siderúrgica USIMINAS em Ipatinga MG Brasil, que ia japoneses deram cinquenta anos de garantia, com manutenção a cada vinte e cinco anos!
Esse mirai já tem a um bom tempo no japao e já tem pelo menos um posto com hidrogênio a cada cidade já é bem viável,mais não tão difundido…
Excelente Conteúdo
Parabéns irmão Tmj
Aonde que os carros elétricos não poluem? Kkkkkk essa foi boa.
Queima oxigenio, é ai que altera nosso planeta
Toyota que montadora de respeito
Sempre inovando
Todas as propostas e brigas entre as motadoras, concerteza vão trazer inúmeros benefícios para o consumidor e quanto mais concorrência tiver no mercado, isso sem dúvida vai trazer um mellhor preço para o consumidor final.
Será mesmo que o carro elétrico não polui? Talvez as pessoas tenham que se perguntar, de onde vem a energia que carrega as baterias desses veículos? E uma outra questão, não menos importante, o que fazer com as baterias que deram substituídas no futuro? Já que vão conter produtos tóxicos poluentes muito piores do que os que provêm da queima dos combustíveis.
@Matheus Fraiz sim vdd, e da para reutilizar as baterias, tanto que há marcas que reutilizado baterias para outros aparelhos.
Vem da rodagem . Roda gira e gera energia. Cara, é uma tecnologia barata , fácil de fazer . Já devia estar na praça a 30 anos
O impacto ambiental nunca vai ser zero né, até mesmo pq as fontes de eletricidade sustentável ainda não são as principais fontes no mundo mas reduzir drasticamente o impacto já é um grande avanço e o carro a hidrogênio é menos nocivo ainda pra o ambiente
E os resíduos da produção dos carros elétricos e suas baterias???
@@evandrowosniakbispo2767 E os resíduos de produção dos carros atuais, a gasolina ? E suas baterias ? Ngm disse que elétrico tem zero impacto mas ele tem bem menos que os atuais
Veículos elétricos não são tão sustentáveis como se pensa...a demanda por energia elétrica vai aumentar em escala sem precedente e como vc acha que na Europa por exemplo, eles geram energia elétrica???
Duvida: se todos os carros do mundo fossem movidos a hidrogênio, não influenciaria na quantidade de chuvas por conta da quantidade de vapor de água emitido?
Se a frota for igual a que temos de motores a combustão, certeza. Mas o futuro é dos elétricos mesmo. não tem comparação.
Pouco provável, o que influência muito a incidência das chuvas são os ventos que deslocam nuvens a milhares de quilômetros...
@@tgp7894 a umidade do ar influência e muito. O vento n empurra as nuvens se elas não existir. Os vapores emitidos seriam sim de uma grande influência nesse caso.
🤔 kkkk
Se fosse válido essa teoria. Concorda que teríamos chuva ácida ou chuva de água carbonizado já que 99% dos carros mundial ainda é movido por petróleo e tanto emissão de carbono no ar. Era pra ter chuvas fedorenta e carbonizado. Se a sua teoria estiver certo. Pelo menos teremos chuvas limpas kkkkkk
Maravilhoso, não ficaremos apenas com um produto 👏🏼👏🏼 por mais combustíveis diferente
Morei no Japão 17 anos e já trabalhei em algumas fábricas automobilísticas e vi e acompanhei muitas coisas mudarem esse tempo, gosto muito dos carros da Toyota, especialmente o Lexus e Prius, o legal que lá tem lojas de conveniências como Lawson, Seven Eleven que possuem as tomadas para recarregar seus carros elétricos, dá pra fazer uma parada pra descanso, comprar algo para comer ou beber e descansar enquanto recarrega o seu carro. Mas acho que carro elétrico aqui no brasil vai demorar pra começar a fazer sucesso enquanto isso no Japão já estão indo para os de hidrogênio... 👏👏👏👏
no brasil tem muita burocracia e os mortos de fome do governo onde todo mundo quer morder um pouco
Motores e carros elétricos são uma grande balela. Que a Toyota inove e continue com o motor a combustão.
Balela? kkkk
A solução para os veículos atuais...
Na Europa falam que carro elétrico não poluem, e realmente não poluem, só que a fonte geradora de energia é poluentes o carro não vai poluir mas a geração de energia que carrega as baterias dos carros sim. Qual é a coerência?
Depende, muitos países já estão fazendo pesquisas em fusão nuclear, pesquise aqui no UA-cam, será uma maravilha ambiental.
Homens como vocês que tem idéias ÓTIMAS para a melhoria e a qualidade do nosso planeta tem o meu apoio com relação o monopólio que não deve mais existir...por é ele que barra às tecnologias inovadoras e a melhoria para todos os humanos...PARABÉNS À EQUIPE DA TOYOTA PELO GRANDE PROJETO
Eu nunca apostaria contra a Toyota.
Nem eu. Kkkkk
Esses olhos puxados são fodx.
A grande verdade é que: o impacto ambiental do carro elétrico é maior do que a gasolina, pois se quebrar a bateria do carro ou O motor elétrico, esse será totalmente colocado fora; já os a combustível fóssil, se bater o motor vc leva pro ferro velho.
Afirmar que carro elétrico não é poluente é realmente extrapolar a realidade, visto que já é um problema ambiental a questão do descarte das baterias usadas em eletrônicos e agora em carros, sem falar que a bateria apenas armazena energia que precisa sem recarrega e agora fica a questão se esse energia usada é de fonte limpa ou poluente, as pessoas parecem esquecer que ainda hoje muita da eletricidade gerada não vem de uma fonte de energia limpa e renovável
Etanol também é livre de co2, foi feito pra custar centavos, mas....
Mas aí temos um DESgoverno que subsidia o diesel, extremamente sujo e poluente, e ainda por cima não o faz apenas para quem “precisa” dele (como o transporte público e de cargas), mas também para os agroboys de pinto pequeno passearem pelas cidades com suas caminhonetes com as caçambas cheias (de ar), as madames que vão ao shopping com SUV’s de R$ 1 milhão também a diesel e etc. E nós ainda temos que aguentar as nuvens de fumaça preta soltadas na nossa cara por essas porcarias que vibram, fedem e andam pouco, tudo igual a um caminhão velho. Ao mesmo tempo, o desgoverno subsidia a venda de carros flex, já que eles são menos poluentes. Mas eles só poluem menos se queimarem etanol, e não há incentivo para a produção e venda deste, então os carros flex acabam rodando só com gasolina, já que o etanol é proporcionalmente mais caro em quase todo o país (chegando ao preço de ser igual ou até mais caro inclusive no preço por litro). E aí, ao invés de estimular a produção nacional, o DESgoverno resolve que é inteligente importar etanol de milho americano, do tio trãmpi, com o dólar nas alturas frente à nossa pobre moeda. E ninguém fala nada. Que país triste…
O problema do etanol é que é mais lucrativo fazer açúcar.
@@Juvahh A real é que o futuro é baterias sólidas de lítio, acabando com o mercado das gasosas que irão somente para matrizes energéticas. O problema vai ser De onde é extraído esse lítio?Ccomo é o processo de produção dessas baterias? Como é feito o descarte?
O humano é uma máquina de resolver problemas criando outros problemas!
Etanol não é livre de CO2, etanol é livre de outros gases poluentes gerados na queima de combustíveis. O objetivo do etanol é produzir apenas H2O + CO2 na queima.
C2H6O + 3 O2 → 2 CO2 + 3 H2O