Fatos sobre a Leucemia Mieloide Crônica (LMC) | Geydson Cruz [MD, MsC]

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024
  • Leucemia Mieloide Crônica não possui a mesma evolução que possuía há alguns anos, sendo um exemplo claro e evidente de como as melhoras obtidas de pesquisas científicas levam a mudanças significativas no dia-dia de portadores de algumas doenças.
    É um tipo de leucemia caracterizado pela translocação recíproca entre cromossomos 9 e 22 (Cromossomo Filadélfia). Isso leva a formação de uma oncoproteína de forma constitutiva chamada BCR-ABL1.
    Estima-se que ocorrem 10-15 milhões de casos por ano e não há grandes diferenças entre as regiões e etnias.
    Modificações significativas aconteceram após introdução de inibidores da atividade tirosino-cinase.
    Considerada atualmente uma patologia crônica que necessita tratamento prolongado objetivando a resposta profunda a LMC possui sobrevida muito próxima das pessoas sem a doença. O grande objetivo atual do tratamento é permitir uma adequada qualidade de vida aos portadores da doença.
    A partir da suspeita clínica e dos achados de exames preliminares o diagnóstico é feito a partir da confirmação da presença do gene BCR-ABL1, seja por meio de citogenética convencional FISH ou biologia molecular. A citogenética é confirmatória em 95% dos caos, sendo que o restante é diagnosticado por meio de exames moleculares.
    Evolução
    A LMC possui fases de evolução. A fase inicial doença é chamada de Fase Crônica. A segunda fase em que ocorre a aquisição de alterações moleculares adicionais que, por sua vez, manifesta-se por resposta mal controlada ao tratamento com a dose habitual das medicações e deterioração sintomática progressiva, inclusive com piora do hemograma. Essa última fase de doença é a Fase Acelerada que antecede a terceira que é chamada Fase Blástica. A terceira fase da leucemia é caracterizada pelo excesso de precursores imaturos na circulação e na medula óssea, ou seja em porcentagem superior a 20%. Esse número representa o mesmo percentual para diagnóstico de leucemias agudas, o que às vezes é indistinguível pela análise morfológica apenas.
    Não basta apenas tratar o paciente portador de LMC, é necessário também acompanhar rigorosamente a evolução. Assim nos pacientes o objetivo é provocar a melhor resposta possível, que é a a ausência de evidência de doença, por meio da negatividade dos exames moleculares, o que denomina-se de Resposta Molecular Completa. Sabe-se que muitas vezes a ausência de evidência não significa a evidência da ausência, assim exames negativos não significam o fim do tratamento. Dessa forma mesmo com resultados excelentes o tratamento não deve ser suspenso.
    Felizmente o tratamento atual com os ITK permite afirmar que a causa de morte nos paciente portadores de LMC raramente é a própria LMC, bastante distinto daquilo de poucos anos atrás.
    #leucemia #junholaranja #hematologia
    Hemato na Web - Canal de Hematologia apresenta nesse vídeo conteúdo relevante e interessante sobre a Hematologia ou a Medicina em geral.

КОМЕНТАРІ • 59

  • @leizemariasouza7620
    @leizemariasouza7620 Рік тому +3

    Porque nao temos orientacao suficiente para nossas necessidades....deveria ter um encontro...bate papo para sabermos mais sobre esse cancer. Sua informacao foi vsliosa. Busco saber aempre mais inclusive de se alimentar. Perdi totalmente a fome...e meu cabelo caiu ...porem agora esta nascendo e crescendo.

    • @marcelokupka7725
      @marcelokupka7725 5 днів тому

      Aconteceu o mesmo comigo no início do tratamento mas o único colateral que ainda tenho após um ano de tratamento São as câimbras

  • @rafaelbraga7687
    @rafaelbraga7687 Рік тому +2

    Top Dr. estudando para prova de Hematologia, muito obrigado.

  • @natallyfernanda4239
    @natallyfernanda4239 4 місяці тому

    Ótima aula, parabéns pela didática Dr.

  • @rossanapereira4331
    @rossanapereira4331 2 роки тому +5

    Sou portadora de Lmc . Fui diagnosticada em março de 2017 . Leucócitos 320 mil perdi 30 kilos e entrei de ambulância no hospital. Fiquei internada 25 dias e fiz 4 transfusões. Tomo imatinibe 400. Faço PCR ABL e estou indetectável. Continuo firme com o tratamento. Más me sinto fraca. Ah. Tenho alguns efeitos colaterais. Más cuido bem da minha alimentação.

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  2 роки тому +3

      Obrigado por compartilhar seu comentário e participar da comunidade Hemato na Web. Que excelente notícia, saber que seu problema está sob controle, parabéns. Isso é resultado de seu esforço! Por outro lado, percebe que de fato é um esforço que, por vezes, deixa-nos cansados. É muito importante que você siga com o tratamento e, como você mesmo fala, cuidar da sua saúde, pois atualmente a LMC permite, com o tratamento, uma vida normal. As atuais medicações para LMC nem se comparam com os efeitos de terapias anteriores, mas algumas pessoas ainda possuem efeitos adversos e o que você afirma pode acontecer de fato. Alimentação saudável, atividade físicas, hidratação adequada são chave para tudo. Siga em frente e, mais uma vez, parabéns.

    • @ph4532
      @ph4532 Місяць тому +1

      Meu filho está em tratamento, quando dá indectafavel o que isso significa?

    • @joniscorreia7789
      @joniscorreia7789 25 днів тому

      Oi, me passa seu contato?

    • @marcelokupka7725
      @marcelokupka7725 5 днів тому

      ​@@ph4532que está controlado mas mantenha o tratamento e o acompanhamento com o médico mas isso é algo bom o tratamento está fazendo efeito

  • @eliane5597
    @eliane5597 29 днів тому

    Tenho diagnóstico LMMC, em quimioterapia com azaticidina ha 7 meses, durante esse período não consegui aumentar a hemoglobina mesmo usando eritropoetina semanal.

  • @PauloCesar-qr3hw
    @PauloCesar-qr3hw 2 роки тому +1

    Excelente vídeo , obrigado Dr pela postagem
    Fui recém diagnosticado com LMC e hj fiz o mielograma pra ver melhor como esta a doença
    Ainda estou meio perdido no assunto e estou pesquisando sobre a doença
    O cromossomo Filadélfia foi detectado em um dos exames de sangue periférico que fiz

  • @merciamaria2938
    @merciamaria2938 Рік тому

    Doutor você explica. muito bem o assunto.

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  Рік тому +2

      Obrigado por comentar! Continue acompanhando nossos vídeos.

  • @floramarta7577
    @floramarta7577 2 роки тому +2

    Boa tarde!
    Dr. Eu descobri a LMC, o ano passado em junho, e nunca tinha ouvido falar. Fiquei arrasada. Mas estou fazendo o tratamento com uso do Imatinibe. Meus leucócitos oscilam as vezes estão baixos, ou alto, E tbm tem a questão da anemia. Porisso estou tbm tomando a injeção de Filgrastim.
    Gostei muito das suas informações.

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  2 роки тому

      Muito obrigado por compartilhar seu comentário! Fico feliz que você está recebendo seu tratamento e espero que fique tudo bem! Hoje o tratamento é muito melhor do que poucos anos atrás, isso por causa de toda evolução científica nos últimos anos! Fique bem…

  • @paracompartirlapalabra4091
    @paracompartirlapalabra4091 2 місяці тому +1

    Eu preciso conhecer se o LMC podesse trata direitamente com o imatinib o precisa tratar-se primeiro com quimioterapia

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  2 місяці тому

      Obrigado por compartilhar seu comentário! O tratamento inicial da LMC depende da fase da doença. O inibidor sempre é indicado, o que pode mudar é qual. Daí o médico do caso deve avaliar cuidadosamente e seguir as orientações de protocolos estabelecidos.

  • @lineassuncao8638
    @lineassuncao8638 6 місяців тому

    Doutor meu leococitos está em 14.000 e plaquetas 550.000 está subindo gradativamente desde julho do ano passado. Será leucemia? Não tenho anemia…

  • @betinamaske8685
    @betinamaske8685 11 місяців тому +1

    Fui diagnósticada com leucemia Mielóide crônica com excesso de glóbulos vermelhos, meu médico pediu novos exames para ver o pôr que 😢

    • @lineassuncao8638
      @lineassuncao8638 6 місяців тому

      Suas plaquetas e leocitos estava em quantos?

  • @lisanischuh6538
    @lisanischuh6538 2 роки тому +1

    Oque significa perca imunológica?

  • @neliemmel1314
    @neliemmel1314 7 місяців тому

    Muito bom. Fiz exame da medula Maß a medica Aida nao mein chamou pra dar k resultado

  • @anuzianevesdasilva5452
    @anuzianevesdasilva5452 Рік тому +3

    Eu trato desa doesa dotor

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  Рік тому

      Obrigado por compartilhar seu comentário!

  • @PatriciaAlves-yo6yw
    @PatriciaAlves-yo6yw 2 місяці тому +1

    Ótima explicação, uma dúvida, uma pessoa q tenha LLC , pode se contaminar com Hepatite C através da relação sexual?

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  2 місяці тому +1

      Obrigado por compartilhar seu comentário! Não há relação direta da LLC / LMC com hepatites virais. A via de contágio das hepatites, inclusive a via sexual, independe se a pessoa tem alguma doença sanguínea. Uma coisa que pode ocorrer em algumas doenças do sangue é a necessidade de transfusão, que apesar de todos os testes, não há 100% de segurança na possibilidade de transmissão de doenças, inclusive algumas hepatites. Boa sorte.

  • @MariaJose-dh4kh
    @MariaJose-dh4kh 3 роки тому +1

    Sim convivo com meu cunhado

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  2 роки тому

      Obrigado pelo seu comentário! Continue acompanhando as postagens.

  • @adrianadri263
    @adrianadri263 Рік тому

    Meu marido esta com leocemia mileoide cronica em tratamento a 1 ano e meio e tava evoluindo porem no exame desse mes perdeu a resposta voltando a 1 ano atraz estou muito abalada 😢

  • @thiagoguimaraes1026
    @thiagoguimaraes1026 2 роки тому +2

    Existe algum estudo que gere estatística e que informe o percentual de portadores de LMC que respondem bem ao tratamento de primeira linha ?
    Vídeo extremamente esclarecedor.

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  2 роки тому

      Olá! Obrigado por interagir no canal. Tem estudos sim! Há os estudos clínicos que são os principais em que há todo um controle de efeitos adversos e são geralmente promovidos pelos próprios interessados na liberação das drogas. Por outro lado, há os estudos denominados de "vida-real" que geralmente são coordenados por instituições prestadoras do serviços de tratamento ou mesmo entidades governamentais que tem interesse em demonstrar o efeito de determinada classe de drogas no tratamento de determinada doença.
      pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/?term=real+life+study+chronic+myeloid+leukemia&sort=date esse link é um exemplo uma busca de estudos de "vida-real" em LMC. Lembre-se que a Medicina está sempre em evolução e os dados devem ser sempre buscado no contexto atual. Tudo de bom...

  • @lucasdiego4036
    @lucasdiego4036 Рік тому

    no que pesa a importância da Tirosina Quinase na patogênese da LMC? pesquiso isso a um bom tempo e não vejo assuntos fidedígnos quanto a esse tema.

  • @leonisilva3970
    @leonisilva3970 Рік тому

    Meu esposo tem leocemia qua os valores de referência baixo ou alto

  • @lisanischuh6538
    @lisanischuh6538 2 роки тому +1

    Oque significa perca hematológica?

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  2 роки тому

      Olá! Obrigado por interagir no canal. Poderia definir melhor que perda? Perda sanguínea? Perda fetal? Perda de ferro? Aguardo...

  • @mikaellilibiny881
    @mikaellilibiny881 2 роки тому +1

    Estou com 100.000 e 300 mil de plaquetas , meu baço está normal, irei fazer uma biopsia na medula , posso estar com Lmc ? Meus leucócitos estão 14.000 ,estou muito preocupada ,por favor tire minhas dúvidas. Minhas plaquetas já tem 1 ano que vem subindo , único sintoma mais aparente é cansaço anormal .Não estou com anemia de nenhum tipo .

    • @mikaellilibiny881
      @mikaellilibiny881 2 роки тому +1

      Só acertando o meu comentário, não estou com 100 mil e sim um milhão e 300 mil de plaquetas .

    • @lineassuncao8638
      @lineassuncao8638 6 місяців тому +1

      Era alguma coisa? O meu está quase igual o seu, era algo???

  • @roniltonbomfimsoaresdossan3941
    @roniltonbomfimsoaresdossan3941 2 роки тому

    Descobri junto do outro ano faço uso imatinibe de 400 faço brcr alb cariótico miligrama de 3 x3 meses a medula já tá sentindo muito sempre faço coleta e necessário fazer 3x3 meses

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  2 роки тому

      Obrigado pelo seu comentário. Continue seguindo o nosso canal.

  • @claudiofernandes-wd4hu
    @claudiofernandes-wd4hu Рік тому +1

    Estou com uma resposta molecular 3.57 com 1 ano de tratamento

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  Рік тому +1

      Obrigado por compartilhar seu comentário! A resposta molecular negativa é o objetivo fim no tratamento da LMC. Não dá para dizer o que e qual unidade esse 3,57 representa para você, conversa com seu hematologista para ele detalhar como você está indo...

    • @claudiofernandes-wd4hu
      @claudiofernandes-wd4hu Рік тому

      Obrigado pela atenção na minha próxima consulta falarei com o meu medico@@hematonaweb

  • @evaneidelemos807
    @evaneidelemos807 2 роки тому +2

    O tratamento com imatinib faz cair todo o cabelo?

  • @evaneidelemos807
    @evaneidelemos807 2 роки тому +1

    Como saber se a pessoa tá tendo uma boa resposta molecular?Pelo bcr abl

  • @evaneidelemos807
    @evaneidelemos807 2 роки тому +2

    Porque meu pai fez o bcr abl mais até agora não entendo se teve boa resposta ou não o médico só olha mais não explica nada queria muito uma explicação para poder entendet

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  2 роки тому

      Obrigado pelo seu comentário! Continue acompanhando as postagens. O exame molecular vem no seu resultado em forma de logs ou ainda 10‘. Se não for detectável virá assim descrito, sugerido resposta molecular completa. O objetivo do tratamento é a redução a 4,5 logs ou menos. Veja mais detalhes em www.abrale.org.br/doencas/leucemia/lmc/tratamento/

  • @evaneidelemos807
    @evaneidelemos807 2 роки тому

    Existe alguma tabela com um valor considerado normal?E dai comparar com o resultado do paciente

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  2 роки тому

      Obrigado por acompanhar o conteúdo. Não há uma tabela, mas um alvo a ser alcançado que é a resposta molecular maior ou completa.

  • @anuzianevesdasilva5452
    @anuzianevesdasilva5452 Рік тому +2

    Eu tomo anitinib

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  Рік тому

      Obrigado por compartilhar seu comentário! As drogas mais novas para tratamento da LMC realmente transformaram a forma de tratar essa doença! São seguras, mas não são isentas de efeitos, por isso nunca interrompa sem a ordem médica ou sem o conhecimento do seu médico também! Da mesma forma se tiver sentido algo que possa sugerir um evento adverso faça o mesmo!

  • @fatimamoraes9891
    @fatimamoraes9891 Рік тому +1

    lmc tem cura ?

    • @hematonaweb
      @hematonaweb  Рік тому +1

      Obrigado pelo seu comentário! Sim, tem cura. Classicamente a cura é mediante o transplante alogênico de células-tronco. Por outro lado, atualmente temos terapia com inibidores tirosinocinase (ITK) que tem trazido respostas duradouras e permitido a retirada do tratamento, o que alguns tem dito que pode ser a cura sem transplante. Pesquisas vão nos responder essa pergunta muito em breve, espero...
      Continue nos apoiando!

  • @evaneidelemos807
    @evaneidelemos807 2 роки тому

    Convivo com meu pai

  • @HeloisaSchulz5719
    @HeloisaSchulz5719 Рік тому

    👍

  • @HeloisaSchulz5719
    @HeloisaSchulz5719 Рік тому

    👍