Curioso, eu assisti há poucos dias o filme Vidas Passadas,em que a menina coreana fala para seu amigo que um escritor coreano nunca vai ganhar um Nobel.
Atos Humanos também um é um livro poderosíssimo. Eu fui até Gwangju na Coreia do Sul justamente por causa do livro, queria conhecer o local de inspiração pras atrocidades e resistências que são descritas nele. Vale muito a pena adentrar nesse livro.
O livro parece ser muito bom. Mas gostaria de fazer um adendo ao que você falou aos 19:00. Vegetarianos (ou vegetarianos restritos), além de não comerem carne, também não comem ovos, leite e derivados. As pessoas que não comem carne, mas comem ovos e tomam leite são denominadas como ovo/lacto/vegetarianas. (Ainda existem outras denominações para aquelas que não comem ovos, mas bebem leite, ou bebem leite, mas não comem ovos. E também para quem só come carne de peixe) Já o veganismo tem mais a ver com uma visão político/filosófica. No veganismo, os outros animais são considerados semelhantes (apesar das diferenças entre eles e nós), e dessa forma, a busca do veganismo é a libertação de toda forma de exploração animal. Ou seja, é mais do que apenas uma escolha alimentar. Tem a ver com uma visão político/filosófica de mundo.
A Coreia do Sul se tornou uma potência cultural devido a investimentos na cultura e educação. Não é por acaso, houve planejamento e política estatal. O Brasil podia aprender com esse exemplo.
Se for retomar o projeto Ásia, leia Musashi, esse livro é fanástico. É um calhamaço mas pelo menos pra mim faltaram páginas para o tanto que a história é boa e bem contada.
Cada vez mais temos elementos da cultura sul-coreana acessível, a nós. Isso graças a política externa da Coreia do Sul para a difusão de sua cultura, fundada na ideia de "soft power",como meio de consubstanciação da presença do país no cenário internacional. Beijos, Isa Lubrano! Ótimo fim de semana!😘😘
Boas reflexões sobre a cultura Sul-coreana dos dias atuais, Gatona! Não li A Vegetariana. Mas vi e revi a série Round Six, que faz uma crítica maestral da forma como o capitalismo se comporta na contemporaneidade. Não tenho dúvidas de que os simbolismos implícitos e explícitos da série provocaram pelo menos algumas reflexões atuais acerca da jogatina, ilegal e desenfreada, que assola boa parte da população mais vulnerável...
Eu acrescentei um pouquinho de história da Coreia no currículo do nono ano devido a influência de sua cultura na atualidade . Ah , também já li A vegetariana .perguntem o nome da minha gatinha ? Senhorita Yon -Seri
Concordo plenamente com o investimento em educação e cultura! Mas hoje a Coreia do Sul enfrenta sérios problemas sociais, a baixa natalidade, o domínio tal das empresas de tecnologia que ditam as regras trabalhistas, e, claro, o domínio dos EUAs ( que sabemos o porquê)... Por trás do bônus há o ônus que nem sempre é revelado...
Grato Isabella Lubrano Pela sua análise. Me interessei pela escritora e pelo poeta. Sua pesquisa e a condução do vídeo é magnífica. Quero salvar o nome do poeta citado para pesquisa. O aperto que a Coreia passou e virar esta potência. Faz tempo que acompanho seu canal.
Eu tava indo p/ trabalho e ouvi no rádio do carro a Sheilla Magalhães, Executiva Chefe/Apresentadora da BandNews FM de São Paulo, fazendo uma resenha sobre o livro em seu programa.
Só contribuindo: a relação do "banzo" com a terra, era a saudade da terra natal dos escravos africanos no Brasil... Eles eram tomados de uma apatia profunda tanto pelas condições que viviam, quanto por saudade de casa
Parabéns pelo canal. Acompanho a pouco tempo. Já estava com vontade de ler este livro, e agora com esta sua resenha eu preciso ler este livro da ganhadora do Nobel.
Para contextualizar o livro, faltou falar da ditadura militar que dominou a Coreia do Sul de 1948 a 1987. A família da protagonista, especialmente o pai, refletem bem o caráter autoritário da sociedade sul-coreana, a despeito da propaganda estatal que tenta passar a ideia de uma país rico, feliz e harmônico através de doramas e bandas adolescentes. Mas grandes sucessos, como Parasita e A vegetariana mostram rachaduras nesse conto de fadas.
A repressão da mulher em países como Coreia e Japão é tão enraizada e atual que mulheres jovens estão preferindo não se casar. Estudam muito, tem bons empregos (embora sempre inferiores que os dos homens) e não pretendem se submeter à autoridade do marido.
Eu me lembro bem dessa sua resenha, Isa, e foi depois dela que eu resolvi ler A Vegetariana. Achei um bom livro. Gostaria sim que você voltasse ao seu antigo projeto.
Se pra ti é inédito, imagina pra mim! Também li a Vegetariana em pdf em 2021 e adorei! Depois de Parasita e Round 6 entrei numas de assistir doramas durante a pandemia, foram mais de 50! E com certeza tem melhores do que "pousando no Amor", esse água com açucar que vc viu. Faz o test drive com Round 6, outro fenômeno cultural, vai ter a parte 2 em dezembro. Obs: os episódios são de 60min em média e sempre 16 episódios, com algumas exceções, bem melhores que novelas de 7 meses, né?
Os doramas fazem bastante adaptações literárias, conheci mais a literatura sul coreana e a japonesa a partir daí. Como por exemplo Pachinko, fiquei sabendo que seria feito uma adaptação e corri pra ler o livro e amei, que experiência.. Agora fiquei curiosa em relação a Vegetariana
As palavras importam. As bombas atômicas não "caíram"; elas foram atiradas. Não coincidentemente, o Nobel da Paz deste ano foi para a organização que reúne os sobreviventes das bombas e luta pelo fim das armas nucleares.
O Nobel de Literatura segue o rolê semelhante à Academia Brasileira de Letras. O meu Nobel vai pra R.F. Kuang, mas super vencedora a oficial é visibilidade pra além das fronteiras da bolha eurocêntrica e hollyoodiana. Tudo Q venha para desmistificar o tabu do Orientalismo tá valendo.
Só uma observação: Minha edição de A Vegetariana é de 2013 e é da "Devir Livraria" com tradução de Yun Jung Im. Então... acredito que antes da Todavia, outra editora já havia publicado Han Kang. Lembro que comprei esse livro logo que ela ganhou o Booker Prize!
Ser vegetariano não é apenas uma opção de dieta alimentar, ser vegetariano é sobretudo, uma postura, uma atitude ética e filosófica diante da vida. 👍❤️☀️
Isa pedidno licença aqui para falar algumas coisas com você: A primeira delas é quando você fala doramas coreanos. A palavra Dorama geralmente é associada a dramas japoneses e como os sul coreanos sao muito nacionalistas devido a invasão japonesa em seu país, eles tem muito orgulho de sua cultura e principalmente de sua língua, por isso, eles preferem chamar de kdramas ou dramas coreanos. Se você pegar qualquer entrevistas de atores sul coreanos verá que eles pronunciam assim. O segundo ponto é a questão do Drama que você citou que é Pousando No Amor. Inclusive o casal protagonista teve tanta quimica vamos assim chamar, que os dois se casaram na vida real e tem um filho. E o terceiro é eu recomendo que você se renda as produções coreanas, tem inúmeros atores de qualidade é possível fazer uma viagem cultural e politica no caso desse drama Pousando No Amor, sem sair de casa. Se você abrir mais seu coração para produções sul corenas verá a qualidade dessas obras. Quanto ao tempo, recomendo que você vá divindo as minutagens durante o seu dia, quando você se acostumar perceberá que 1 ou 1:30 por EP não é nada, comoarados a qualidade da história envoovente e carga dramarica que atores de alto qualidade da Coreia empemham em seus trabalhos. Um abraço 🫂 sou muito sua fã
Adorei o vídeo (adoro o canal)! . Mas gostaria de fazer um comentário respeitoso: na verdade, as plantas matam sim. E matam bastante! Árvores grandes geralmente eliminam toxinas que matam árvores menores, estrangulam outras plantas ou ainda monopolizam em tal grau recusos minerais (água e sais), que tornam o crescimento de outras plantas impossível (como os eucaliptos, por exemplo). Há ainda as plantas parasitárias como o cipó-chumbo e o "nataliníssimo" visco, que vampirizam a seiva de outras plantas, muitas vezes matando-as. Plantas "carnívoras" matam animais (insetos, aracnídeos, vermes e até pequenos lagartos e aves) para absorver sais minerais. E ainda há o caso das plantas tóxicas, que podem ferir ou matar não apenas quem ingere suas folhas e frutos, mas, dependendo da espécie, que as tocar ou estiver debaixo delas em uma chuva.
Um adendo, a protagonista do livro não é vegana porque em uma parte ela usa uma roupa de couro. Porém, eu tive a impressão dq a intenção da autora era fazer a personagem ser vegana, mas se esqueceu das vestimentas, infelizmente essa é uma dúvida q só a Han Kang pode responder.
Não estamos em um boom brasileiro mano estamos falando de uma cultura que tá atingindo o gigante dos anos 80/90/00 os Estados Unidos se rendeu aos dramas coreanos kkkk calma que vai chegar nossa vez uma hora dessas 😂 😂😂
Gente do céu, só eu no mundo não gostou deste livro "a vegetariana" achei uma história bizarra e medonha😂 Bem escrita, sim, mas não deixa de ser medonha...
Eu particularmente não gostei desse livro, o começo é muito bom mas com o passar dos capítulos vai ficando um pouco chato... Sem falar no final que é um confuso
A Coreia do Sul se tornou uma potência cultural devido a investimentos na cultura e educação. Não é um acaso, houve planejamento e política estatal. O Brasil podia aprender com esse exemplo.
A prioridade do nosso governo é sustentar um teto de gastos pra fazer graça pra rentista e a gente tem que agradecer porque a oposição fala que dinheiro pra cultura é mamata
O desenvolvimento da Coreia do Sul de uma nação qualquer nota num estado mais próximo de uma nação social-democrata, deve-se a guerra real por tecnologia de ponta! O Estado Americano investiu bilhões em desenvolvimento tecnológico nas indústrias Coreanas! Investimento em tecnologia de chip! Tanto dinheiro, tanto dinheiro, que sobrou pra investir em educação e cultura! Não existe milagre econômico aleatório!
Em 2023 o governo brasileiro investiu na cultura 16,6 bilhões de reais via Lei Rouanet, 3,8 bilhões via Lei Paulo Gustavo e 3 bilhões via Lei Aldir Blanc. Totalizando 23,4 bilhões só em 2023 para a cultura. Já o governo sul-coreano investiu o equivalente a 6,4 bilhões de reais em 2019 e 7,64 bilhões de reais em 2020. A Coreia faz muitas obras de qualidade com muito menos que o Brasil.
Concordo que tem que haver muito investimento em cultura e educação, justamente minhas áreas de atuação, mas não podemos comparar o contexto de um país com 52 milhões de habitantes com o nosso! Aqui infelizmente a prioridade ainda precisa ser acabar com a miséria. É uma luta diária, muitas pessoas em situação de rua nos grandes centros. Um planejamento levado a sério, por regiões, já ajudaria muito! Uma "frente de ataque" bem estruturada, priorizando combate à fome e melhoria verdadeira da educação (aliada à cultura). Utopia? Talvez. Todos parecem ter muitas ideias boas. Chegam em Brasília e se corrompem facilmente. Uma pena.
Retoma esse projeto de leitura de vários países da ásia! Parece mt legal!
A forma que você apresenta os livros é incrível!
A gente fica com muita vontade de ler
Fiz meu tcc sobre o Soft Power sul coreano, e isso já faz 2 anos. E estou com o livro A vegetariana para ler tem um tempinho.
Curioso, eu assisti há poucos dias o filme Vidas Passadas,em que a menina coreana fala para seu amigo que um escritor coreano nunca vai ganhar um Nobel.
Atos Humanos também um é um livro poderosíssimo. Eu fui até Gwangju na Coreia do Sul justamente por causa do livro, queria conhecer o local de inspiração pras atrocidades e resistências que são descritas nele. Vale muito a pena adentrar nesse livro.
Eu sou muito fã do seu trabalho Isabela lubrano e que Deus te abençoe sempre e sempre, você traz a literatura de uma forma leve e divertida
Pousando no amor, maravilhoso
É esse mesmo!
Caraca, parece que essa resenha foi ontem!!! 😱😱
Muito boa a resenha. E como disse o Leopoldo aí embaixo, investir na educação faz toda a diferença.
Maravilhosa autora e obras ❤ Merecidamente foi premiada 👏👏👏👏
O livro parece ser muito bom. Mas gostaria de fazer um adendo ao que você falou aos 19:00. Vegetarianos (ou vegetarianos restritos), além de não comerem carne, também não comem ovos, leite e derivados. As pessoas que não comem carne, mas comem ovos e tomam leite são denominadas como ovo/lacto/vegetarianas. (Ainda existem outras denominações para aquelas que não comem ovos, mas bebem leite, ou bebem leite, mas não comem ovos. E também para quem só come carne de peixe)
Já o veganismo tem mais a ver com uma visão político/filosófica. No veganismo, os outros animais são considerados semelhantes (apesar das diferenças entre eles e nós), e dessa forma, a busca do veganismo é a libertação de toda forma de exploração animal. Ou seja, é mais do que apenas uma escolha alimentar. Tem a ver com uma visão político/filosófica de mundo.
up
Garcia Marquez ganhou o Nobel em Dezembro de 1982.
A Coreia do Sul se tornou uma potência cultural devido a investimentos na cultura e educação. Não é por acaso, houve planejamento e política estatal. O Brasil podia aprender com esse exemplo.
essa resenha deu muito mais significado para minha leitura de a vegetariana, obrigado!
Esse livro é incrível, tenho um carinho muito especial por ele. E amo tua resenha, lembro bem na época!
O Nobel não é importante do ponto de vista do leitor/a, mas é muito importante para o escritor/a.
Se for retomar o projeto Ásia, leia Musashi, esse livro é fanástico. É um calhamaço mas pelo menos pra mim faltaram páginas para o tanto que a história é boa e bem contada.
Excelente resenha, com conteudo de alta qualidade, o tempo passa e seu trabalho so melhora Isabella.
Retoma o projeto, Isa! Fiz um esse ano e me inspirei no seu várias vezes. Suas resenhas são as melhores!
Resenha maravilhosa, parabéns 😍
Lindo vídeo Isabella, e a história de hoje é fantástica!🤔✨📚✨🎬🎧👏👏👏👏👏
Isa, conta pra nós as suas impressões sobre a literatura asiática. Elas são semelhantes entre si? Algo muito diferente da literatura ocidental?
amaria a volta deste projeto Ásia!!!! talvez até um sobre a África, continente que tem uma literalmente fenomenal mas tão pouco conhecida!
❤
up
Apoio demais a volta desse projeto Ásia (e de outros continentes tb) 😍
Muito bom!!
Adorei suas plantinhas, Isabela! Parabens, estao viçosas!
Boa resenha. Grata pelo conteúdo.
Muito bom o vídeo, doutor! Assunto muito relevante a aquisição das nossas panelas.
Cada vez mais temos elementos da cultura sul-coreana acessível, a nós. Isso graças a política externa da Coreia do Sul para a difusão de sua cultura, fundada na ideia de "soft power",como meio de consubstanciação da presença do país no cenário internacional. Beijos, Isa Lubrano! Ótimo fim de semana!😘😘
Boas reflexões sobre a cultura Sul-coreana dos dias atuais, Gatona! Não li A Vegetariana. Mas vi e revi a série Round Six, que faz uma crítica maestral da forma como o capitalismo se comporta na contemporaneidade. Não tenho dúvidas de que os simbolismos implícitos e explícitos da série provocaram pelo menos algumas reflexões atuais acerca da jogatina, ilegal e desenfreada, que assola boa parte da população mais vulnerável...
Eu acrescentei um pouquinho de história da Coreia no currículo do nono ano devido a influência de sua cultura na atualidade . Ah , também já li A vegetariana .perguntem o nome da minha gatinha ? Senhorita Yon -Seri
Interessante a premissa desse livro, fiquei curioso.
Amei o vídeo ❤
Pousando no amor. Fantástico
Li o livro e gostei. Amei seus comentários! Obrigada!
Muito bom. Não vamos esquecer que a Coreia é um dos países de maior número de suicídios. E a desigualdade é das mais gritantes.
No Japão também ocorrem muitos suicídios, principalmente entre jovens
Obrigado, Isa!
Boa noite, faça uma resenha desse livro asiático.
O Problema dos Três Corpos
Romance por Cixin Liu
então vai existir o fim da morte, caso sim quantos livros ler em uma vida eterna.
Concordo plenamente com o investimento em educação e cultura! Mas hoje a Coreia do Sul enfrenta sérios problemas sociais, a baixa natalidade, o domínio tal das empresas de tecnologia que ditam as regras trabalhistas, e, claro, o domínio dos EUAs ( que sabemos o porquê)... Por trás do bônus há o ônus que nem sempre é revelado...
Grato Isabella Lubrano
Pela sua análise. Me interessei pela escritora e pelo poeta. Sua pesquisa
e a condução do vídeo é magnífica.
Quero salvar o nome do poeta citado para pesquisa.
O aperto que a Coreia passou e virar esta potência.
Faz tempo que acompanho seu canal.
Eu tava indo p/ trabalho e ouvi no rádio do carro a Sheilla Magalhães, Executiva Chefe/Apresentadora da BandNews FM de São Paulo, fazendo uma resenha sobre o livro em seu programa.
Já li a vegetaria muito bom, fiquei muito feliz por ela ter ganho o prêmio
Só contribuindo: a relação do "banzo" com a terra, era a saudade da terra natal dos escravos africanos no Brasil... Eles eram tomados de uma apatia profunda tanto pelas condições que viviam, quanto por saudade de casa
Olá, viva! O seu video de opiniao é extremamente interessante, dá para ver o seu empenho e credibilidade ao falar do livro. Muito grata!
vc sempre nos traz muito conteúdo de importancia a todos que almejam tornarem pessoas melhores e mais intelectualizadas,valeu que video .
Parabéns pelo canal. Acompanho a pouco tempo. Já estava com vontade de ler este livro, e agora com esta sua resenha eu preciso ler este livro da ganhadora do Nobel.
VOU COMEÇAR A LER HOJE MESMO .
O Garoto do Riquixá livro maravilhoso.
Para contextualizar o livro, faltou falar da ditadura militar que dominou a Coreia do Sul de 1948 a 1987. A família da protagonista, especialmente o pai, refletem bem o caráter autoritário da sociedade sul-coreana, a despeito da propaganda estatal que tenta passar a ideia de uma país rico, feliz e harmônico através de doramas e bandas adolescentes. Mas grandes sucessos, como Parasita e A vegetariana mostram rachaduras nesse conto de fadas.
Até nos doramas mostra esse lado
A repressão da mulher em países como Coreia e Japão é tão enraizada e atual que mulheres jovens estão preferindo não se casar. Estudam muito, tem bons empregos (embora sempre inferiores que os dos homens) e não pretendem se submeter à autoridade do marido.
Pronto.. agora fiquei com vontade de reler esse livro.. rsrs
Eu me lembro bem dessa sua resenha, Isa, e foi depois dela que eu resolvi ler A Vegetariana. Achei um bom livro. Gostaria sim que você voltasse ao seu antigo projeto.
Muito bom amei demais
Seu vídeo amei demais
Eu comprei o Livro A Vegetariana da Autora Koreana Han Kang muito bom amei demais
Se pra ti é inédito, imagina pra mim! Também li a Vegetariana em pdf em 2021 e adorei! Depois de Parasita e Round 6 entrei numas de assistir doramas durante a pandemia, foram mais de 50! E com certeza tem melhores do que "pousando no Amor", esse água com açucar que vc viu. Faz o test drive com Round 6, outro fenômeno cultural, vai ter a parte 2 em dezembro. Obs: os episódios são de 60min em média e sempre 16 episódios, com algumas exceções, bem melhores que novelas de 7 meses, né?
Isso me fez lembrar de Pachinko e Herdeiras do Mar, obras que li na pandemia e que se tornaram preferidos da vida.
Isabella visionária, agradecemos pela dica q virou Prêmio Nobel d Literatura/2024.
Esse livro foi bem comentado quando lançou. Pode ter sido uma boa dica, mas "visionária" achei engraçado kkkkk
E eu li esse livro por indicação sua. 😊
Oi Isa, fiquei super curiosa sobre o livro A Acusação - Histórias proibidas da Coreia do Norte. Vc ainda pretende ler?
Pousando no amor, parece!! Minha esposa ama e me fez assistir alguns episódios com ela. 😆
A premiação de escritora sul-coreana é consequência da importância que cultura coreana vem ganhando no mundo, o tal soft-power.
Mas não retrata, de fato, a qualidade da escritora. Sua obra e sua prosa não são lá essas coisas não.
@@tiagopassos8709 Pois é, como a Isa disse, há tempos a premiação de Literatura não busca o The Best, é algo mais político.
@@rosilav O que pra mim é uma decepção! Fico com triste com isso!
Mas literatura nunca é consenso. Você pode não gostar mas tem pessoas que irão amar a escrita dela.
@@tiagopassos8709
Os doramas fazem bastante adaptações literárias, conheci mais a literatura sul coreana e a japonesa a partir daí. Como por exemplo Pachinko, fiquei sabendo que seria feito uma adaptação e corri pra ler o livro e amei, que experiência.. Agora fiquei curiosa em relação a Vegetariana
As palavras importam. As bombas atômicas não "caíram"; elas foram atiradas. Não coincidentemente, o Nobel da Paz deste ano foi para a organização que reúne os sobreviventes das bombas e luta pelo fim das armas nucleares.
O Nobel de Literatura segue o rolê semelhante à Academia Brasileira de Letras. O meu Nobel vai pra R.F. Kuang, mas super vencedora a oficial é visibilidade pra além das fronteiras da bolha eurocêntrica e hollyoodiana. Tudo Q venha para desmistificar o tabu do Orientalismo tá valendo.
Ah, bom!! Ainda bem q você fez o adendo de que prêmio Nobel não é o último cookie no pote...
Excelente resenha.
Ótima sua opção de desistir desses sons de fundo irritantes!
Só uma observação: Minha edição de A Vegetariana é de 2013 e é da "Devir Livraria" com tradução de Yun Jung Im. Então... acredito que antes da Todavia, outra editora já havia publicado Han Kang. Lembro que comprei esse livro logo que ela ganhou o Booker Prize!
como uma franja muda o visual de uma mulher, hein? a Isa é linda de todo jeito, mas de franjinha ela fica perfeita! parece uma bonequinha! 🤌
Retoma esse projeto sim, era bem divertido
🎉
Pousando no amor.
pensei q o nobel fosse só os livros lançado naquele ano
Prêmio Nobel é pura política. Como tudo, atualmente.
❤
Pousando no amor
Não consegui concluir A vegetaria, a cena do cachorro relatada pela protagonista acabou comigo.
Atos Humanos. Han Kang
😍😍😍
Isa é vanguarda!
Pousando no Amor
Ser vegetariano não é apenas uma opção de dieta alimentar, ser vegetariano é sobretudo, uma postura, uma atitude ética e filosófica diante da vida. 👍❤️☀️
Sem noção.
NA BRIGA COM A COREIA DO NORTE TAMBÉM...
Isa pedidno licença aqui para falar algumas coisas com você: A primeira delas é quando você fala doramas coreanos. A palavra Dorama geralmente é associada a dramas japoneses e como os sul coreanos sao muito nacionalistas devido a invasão japonesa em seu país, eles tem muito orgulho de sua cultura e principalmente de sua língua, por isso, eles preferem chamar de kdramas ou dramas coreanos. Se você pegar qualquer entrevistas de atores sul coreanos verá que eles pronunciam assim. O segundo ponto é a questão do Drama que você citou que é Pousando No Amor. Inclusive o casal protagonista teve tanta quimica vamos assim chamar, que os dois se casaram na vida real e tem um filho. E o terceiro é eu recomendo que você se renda as produções coreanas, tem inúmeros atores de qualidade é possível fazer uma viagem cultural e politica no caso desse drama Pousando No Amor, sem sair de casa. Se você abrir mais seu coração para produções sul corenas verá a qualidade dessas obras. Quanto ao tempo, recomendo que você vá divindo as minutagens durante o seu dia, quando você se acostumar perceberá que 1 ou 1:30 por EP não é nada, comoarados a qualidade da história envoovente e carga dramarica que atores de alto qualidade da Coreia empemham em seus trabalhos. Um abraço 🫂 sou muito sua fã
Pousando no amor😂
Assista "Tudo bem não ser normal". O melhor dorama❤ Depois quero saber o que achou!
Depende, tendo as carnívoras 😅kkkkkkkk
mayumi Inaba - vinte anos com a minha gata
Uma sugestão de leitura
Adorei o vídeo (adoro o canal)!
.
Mas gostaria de fazer um comentário respeitoso: na verdade, as plantas matam sim. E matam bastante! Árvores grandes geralmente eliminam toxinas que matam árvores menores, estrangulam outras plantas ou ainda monopolizam em tal grau recusos minerais (água e sais), que tornam o crescimento de outras plantas impossível (como os eucaliptos, por exemplo). Há ainda as plantas parasitárias como o cipó-chumbo e o "nataliníssimo" visco, que vampirizam a seiva de outras plantas, muitas vezes matando-as. Plantas "carnívoras" matam animais (insetos, aracnídeos, vermes e até pequenos lagartos e aves) para absorver sais minerais. E ainda há o caso das plantas tóxicas, que podem ferir ou matar não apenas quem ingere suas folhas e frutos, mas, dependendo da espécie, que as tocar ou estiver debaixo delas em uma chuva.
Um adendo, a protagonista do livro não é vegana porque em uma parte ela usa uma roupa de couro.
Porém, eu tive a impressão dq a intenção da autora era fazer a personagem ser vegana, mas se esqueceu das vestimentas, infelizmente essa é uma dúvida q só a Han Kang pode responder.
Quem disse q plantas nao sentem dor? Claro q sentem!
🤔
E mais uma vez(infelizmente)o Brasil,mesmo com tantos escritores excelentes, não foi escolhido para o Nobel!
Quais escritores brasileiros contemporâneos foram nomeados?
De cabeça agora não me lembro,mas já tivemos alguns que foram cogitados.mas infelizmente ficou só nisso.
Não estamos em um boom brasileiro mano estamos falando de uma cultura que tá atingindo o gigante dos anos 80/90/00 os Estados Unidos se rendeu aos dramas coreanos kkkk calma que vai chegar nossa vez uma hora dessas 😂 😂😂
A vez do Brasil já era pra ter chegado faz temmmmpo,mas vamos esperar quem sabe chega!Forte abraço!
Drama ou k-drama.... dorama é produção japonesa
Caiu de paraquedas na Coreia do Norte?!?!
Sobreviveu duas vezes 😂
Caramba!..
Como vc tá bonita..
Cada vez mais esse prêmio é estranho.
Gente do céu, só eu no mundo não gostou deste livro "a vegetariana" achei uma história bizarra e medonha😂 Bem escrita, sim, mas não deixa de ser medonha...
Por quê?
Boa noite, Isabela.
O seu rostinho bonito está com aparência de uma menina, mas de uma menina inteligente e talentosa !
Eu particularmente não gostei desse livro, o começo é muito bom mas com o passar dos capítulos vai ficando um pouco chato... Sem falar no final que é um confuso
O que é um "dorama"?
Drama audiovisual (novela coreana) coreano.
São as series coreanas.
@@polly9429 muito obrigada!
❤@@al_8171
A Coreia do Sul se tornou uma potência cultural devido a investimentos na cultura e educação. Não é um acaso, houve planejamento e política estatal. O Brasil podia aprender com esse exemplo.
A gente até tenta, mas se investe em arte falam que é jogar dinheiro fora
A prioridade do nosso governo é sustentar um teto de gastos pra fazer graça pra rentista e a gente tem que agradecer porque a oposição fala que dinheiro pra cultura é mamata
O desenvolvimento da Coreia do Sul de uma nação qualquer nota num estado mais próximo de uma nação social-democrata, deve-se a guerra real por tecnologia de ponta! O Estado Americano investiu bilhões em desenvolvimento tecnológico nas indústrias Coreanas! Investimento em tecnologia de chip! Tanto dinheiro, tanto dinheiro, que sobrou pra investir em educação e cultura! Não existe milagre econômico aleatório!
Em 2023 o governo brasileiro investiu na cultura 16,6 bilhões de reais via Lei Rouanet, 3,8 bilhões via Lei Paulo Gustavo e 3 bilhões via Lei Aldir Blanc. Totalizando 23,4 bilhões só em 2023 para a cultura. Já o governo sul-coreano investiu o equivalente a 6,4 bilhões de reais em 2019 e 7,64 bilhões de reais em 2020. A Coreia faz muitas obras de qualidade com muito menos que o Brasil.
Concordo que tem que haver muito investimento em cultura e educação, justamente minhas áreas de atuação, mas não podemos comparar o contexto de um país com 52 milhões de habitantes com o nosso! Aqui infelizmente a prioridade ainda precisa ser acabar com a miséria. É uma luta diária, muitas pessoas em situação de rua nos grandes centros. Um planejamento levado a sério, por regiões, já ajudaria muito! Uma "frente de ataque" bem estruturada, priorizando combate à fome e melhoria verdadeira da educação (aliada à cultura). Utopia? Talvez. Todos parecem ter muitas ideias boas. Chegam em Brasília e se corrompem facilmente. Uma pena.
Eu fiquei meia surpresa por ela ter ganhado. Esse livro mesmo chamado a vegetariana eu não gostei