Peninha. Tem um outro alemão: Wolfgang Harnisch, que escreveu um livro intitulado "O Rio Grande do Sul" que é um Sant Hilaire de 1944, descrevendo os municípios, sua história e economia, e a enchente de 41. Uma delícia. Agora vou ler o Rambo. Valeu.
Sou argentino de Buenos Aires e conheci a obra do Padre Rambo na Unisinos, Fisionomia do RS foi um livro que marcou minha vida, meu amor e curiosidade pelo RS.
É interessante essa relação que temos com a água e de que não nos damos conta. Ela constitui a maior parte do que somos, mas fica ali escondida quase como que abaixo de nossos pés. A água, ela mesma, não busca o alto, verte-se cada vez mais para baixo, e humilde como um cão ameaçado, deita-se e permanece no lugar mais desprezado pelos outros. Quantas vezes não cruzei pelas estradas no meu caminho sem me dar conta de que ali estava o Gravataí, o Jacuí, o Caí, e de que havia ainda até jacarés naquela água, todos invisíveis, só a visão da cidade era mirada pelos meus olhos. Mas assim como uma boiada pastando pacífica é acordada pelo estrondo de uma fera selvagem, aquela água que repousava despercebida ergueu-se do chão e começou a correr, levando a terra, apagando o fogo e deixando sem ar tantas vidas. É preciso termos consciência e fazer as pazes com água, realmente estamos em guerra.
Pois, é Eduardo. Eu sempre lembrando em Lives aqui onde moro, Santa Cruz do Sul, sobre o assassinato do Cinturão Verde(Floresta Amazônica), na zona urbana e rural do município. Aí, depois da tragédia em q estamos vivenciando, os queridos políticos resolveram lembrar que tem um pedaço, agora um pedacinho da floresta aqui. Até condomínios fechados, luxuosos ganharam autorização para construírem em áreas que deveriam estar bem verdinhas de mato.🤡 Mas, sou apenas uma Zé Ninguém, falando prá quem nunca se interessa pelas matas...até acontecer o q aconteceu e lembrarem que vivemos num planeta vivo e q pelo jeito ele tá querendo nos expulsar pra outro. Rindo prá não chorar.🥺😢
Muitas pessoas de Santa Cruz enriqueceram com a especulação imobiliária onde foi dada autorização para se construir bem em cima de uma fissura geológica existente há milenios e conhecida do Poder Publico Municipal. O que era conhecido por Cinturão Verde hoje não passa de uma cinta bem frouxa.
Sem conhecer o RS sou fã do Eduardo Bueno, pelo conhecimento, pela ousadia corajosa com que fala da ignorância da maioria do nosso povo, não só do Sul, mas do nosso judiado e explorado Brasil!! ...
Concordando contigo, @sanifinger1696, só acrescentaria “querida elite, demandando junto ao poder público decisões contrárias à natureza humana, somente para aumentar a concentração de renda”. O povo não é somente vítima, mas agente da destruição, com as honrosas exceções/resistências para confirmar a regra.
BOA NOITE EDUARDO❤❤❤ PRECISAVA ESSA TRAGEDIA PRA CONHECER O RIO GRANDE DO SUL...COMO SOMOS IGNORANTES...O BRASIL QUE NAO CONHECE O BRASIL...ESSA LINGUA OCEANICA...ESCUTEI A 1a VEZ COM VC ...AGORA OS CANYONS...QUE AULA MARAVILHOSA!!!! VI UM VIDEO COM OS MAPAS ...LAGOA DOS PATOS...SAIDA PARA O MAR...2o PORTO DO PAIS...VENTOS QUE DIFICULTAM A ENTRADA...TUDO COMO VC JA EXPLICOU NO OUTRO VIDEO...MUITA EMOCAO...MUITO AMOR POR ESSE BRASIL...MUITO OBRIGADA PELOS SEUS VIDEOS QUE FAZEM A GENTE SER MAIS BRASILEIRO ....NEM SEI MAIS O QUE FALAR...TUDO E MUITO GRANDE...A GENTE FICA SEM FOLEGO...A GENTE. FICA DE BOCA ABERTA❤❤❤❤❤❤❤
Belo depoimento, mas o uso da CAIXA ALTA, utilizada na internet como referência ao grito de protesto/mal-educação, faz pensar que, no teu caso, foi para dar ênfase, com o qual concordo. 🙌🏻
Tanto exemplo, tanta vivência , conhecimento e tudo isso é engolido pela ganância. E o que mais se ouve é a palavra reconstrução. Não é reconstrução. É construção. Tem cidade que precisa ser construída em área segura. Acabou. Não dá pra voltar pra lugares que seguidas vezes irá acontecer a mesma coisa. Não vale a pena.
Penso exatamente isso! Me preocupa ver moradores dizendo que vão reconstruir suas casas! Meu Deus, temos que ler com mais cuidado a mensagem dada pela natureza. É isso mesmo, construir com base na gritante realidade, aquela que não fomos capazes de enxergar..
Peninha, é tu e o finado David Coimbra contando essas histórias maravilhosas da forma ímpar que vocês sabem contar, ele, claro em um lugar maravilhoso onde ele deve estar olhando por nós!!!
Excelente lembrança de um dos grandes gênios de RS. Uma das referências de lutzenberger. Só uns reparos. Rambo nasceu em Tupandi, na época São Sebastião do Caí. Os derrames de basalto ocorreram entre 110 e 130 milhões de anos atrás quando da formação do oceano Atlântico. Foram muitas subidas de lava com pouco gás que se espalharam como creme como os vulcões do Hawaii fazem hoje. Os aparados são o ponto alto desse fenômeno. A lava correu de leste pra oeste formando todas as Serras do RS a Minas e todos os rios que correm pro Guaíba e também toda a bacia Cisplatina.
É vero! Essa incrível mania estúpida de privatizar tem somente um mandante que não é um ser mas que manda na humanidade da forma mais bestial: o dinheiro. O poder do dinheiro deve ser domado para aí sim servir a humanidade. Na sua forma bruta e não domada é o mal do mundo.
Caríssimo, só para lembrar, o irmão do Pe. BALDUINO, Prof. Dr. ARTHUR RAMBO, historiador, filósofo, pesquisador e conhecedor de todas as obras e projetos , poderá e sim, contribuir com o seu incomparavel conhecimento nesta causa da reconstrução do NOSSO Rio Grande do Sul.
Excelente vídeo. Queria dar uma sugestão: durante a explicação, colocar alguns mapas ou imagens de referência, pois isso facilita mais o entendimento. Enfim, muito obrigado pela explicação. Admiro muito seu trabalho, e obrigado por ele, e sua dedicação ao ensinamento e à cultura.
A descrição como as aguas dos rios desaguam no Guaíba feito por esse profeta parece ter sido feita hoje. É impressionante como o povo gaúcho negou isso esse tempo todo e não levou programas de prevenção e mitigação a sério. Se tivessem feito manutenção e modernização dessas proteções, as consequências poderiam ser muito menores do que ocorreram.
Amei o thumbnail !!! 😂 Eu me formei na UCPel em 1994, e um dos professores de Redação em Jornalismo, sempre frisava que jamais poderíamos falar bem ou mal de algum filme, programa ou acontecimento, se não tivéssemos conhecimento dos fatos e obrigatoriamente ouvir os dois lados. Eu jamais vou esquecer dessa "recomendação".
No encontro das avenidas Brasil e Sete de Setembro em Passo Fundo há o exato e interessante divisor em que um pingo de água de chuva, dependendo do ponto em que cair, correrá ou para o lado da Lagoa dos Patos via rio Capingui-Jacuí, ou irá para o lado do rio Uruguai via rio Passo Fundo.
Que fluxo de raciocínio incrível, Peninha! Só esse episódio já valeria ser totalmente ilustrado com a sua fala como narração. Que aula sensacional. Obrigado!
Gente é inacreditável que com tantos vídeos com excelentes conteúdos e informações preciosas- aulas gratuitas maravilhosas, tem tanta gente que prefere se informar (e obviamente acreditar) através de vídeos de pouco mais de 1 minuto no Tik Tok feitos por uns imbecis dando opiniões rasas e toscas sobre qualquer assunto. Graças a Deus temos o Eduardo, entre tantos outros, pra nos presentear com essas preciosidades❤🎉obrigada por tanto!
Não conheço o personagem,mas somente repetindo o que vc sempre fala; quem não conhece a sua história, está fadado a repetir seus erros, parabéns Eduardo excelente matéria, vamos continuar doando e orando pelo rio grande do Sul
Sensacional! Tu mostrastes a minha (e de inúmeros outros) contrangedora ignorância sobre o Rio Grande do Sul. Espero que seu video seja bastante visualizado e chegue aos ouvidos das populações para assim, se revoltarem e influenciarem esses (des)governantes e exigirem a presença dos estudiosos e darem forças ao Pimenta!
Já estou maravilhada com o livro de Rambo e com vontade de ler. Sou de Florianópolis e já fui nos quenios, mesmo visitando apenas uma parte de para ver sua grandiosidade que me deixou emocionada.
Estou enlouquecida aqui, tentando comprar o livro. Nem pela Unisinos, minha amada universidade, estou conseguindo. Mas sigo na luta. Obrigada pela dica peninha. Todos estamos tentando fazer a linha do tempo, porque a canalhice que atingiu o RS no tempo atual, já entendemos.
Muito bom saber dessa história do Padre Rambo!! Não conhecia! Estudei na Unisinos, e moro na região....pior que não tenho muita fé que irão escutar essa galera novamente...já perdi as esperanças...
Caro maestro , acabei de adquirir mais um livro após ser alumiado por você! Sim comprei o livro do padre Rambo pois me delicia a possibilidade de ver a face do estado. Por outro lado me frustrei muito em saber que mais um cara estudioso não foi ouvido por esse povo ensurdecido.
Muito bom a tua explicação sobre o relevo do RS espero que aa autoridades ouçam o que os especialistas tem a dizer sobre reconstrução vai ter vários lugares que não poderão ser reconstruidos e não o façam e não só construção áreas de agricultura próximo a rios para não acabar assoreando os rios mais que já estão. Provavelmente terá que ser plantado árvores próximo aos rios.
Socorrro Ramboooo!!! bora nos salvar! amei saber que lá atrás já uma pessoa que sabia o que poderia acontecer... impressionante isso!! amei tudo que vc falou Eduardo querido! adoro geologia, saber como os continentes se formaram e etc... uma pena não terem previsto, com tanta informação né?! super recomendo ver esse vídeo! Só o Rambo pode nos salvar!
Pena que acabou! Queria te ver falar mais sobre este capítulo do Rambo. É mesmo ótimo! As propostas debatidas à época, para prevenir as cheias, também merecem destaque, em especial a proposta para o rio Gravataí... veja como a história se repete...
Parabéns pela live, modesto Eduardo! Continue nos brindando com sua sapiência! Um abraço * apesar de saber que não lês os comentários...fica o registro!
Meu filho de 8 anos, que está ouvindo por tabela, pediu pra escrever o seguinte: "O Rambo provavelmente estudou um tempão esse rio. Eu pessoalmente nunca ouvi falar desse rio. Eu prestei atenção então sim, acho muito legal essa teoria de terem tido lava nos rios e também eu gostei muito do que você falou sobre ele ter falado sobre os ciclos dos rios que vai enchendo, que é a concentração que vai por um caminho e inunda as cidades". Aproveito para reforçar a admiração dele, e a minha, pela grande popularização da cultura em geral que você proporciona.
Fico pensando quanto é perigoso para todos nós eleger políticos que não conhecem a história,... Amei esse vídeo ❤ e o Eduardo nem surtou 😂 muita admiração e respeito por seu trabalho.. obrigada
Saudações cariocas grande Peninha‼️ Aqui estou na torcida para que alguns políticos daí sejam cassados e aos que tem o poder da reconstrução tomarem umas aulas de geografia e geologia desse Grande Estado !
Obrigado por divulgar o que te mandei via Carlos. Caiu no teu terreno fertil, culto, creativo e bem humorado. Tenho outras. Por enquanto, se nao lestes, ja deves ter lido, olha o “The making of nature” livro recente sobre o Humbold. Como estas na Argentina, pq nao uma emissao sobre o Bonpant? Amigo, amante?, dele. Fantastico personagem.
Peninha. Tem um outro alemão: Wolfgang Harnisch, que escreveu um livro intitulado "O Rio Grande do Sul" que é um Sant Hilaire de 1944, descrevendo os municípios, sua história e economia, e a enchente de 41. Uma delícia. Agora vou ler o Rambo. Valeu.
Fã de carteirinha deste gaucho louco. Quanto conhecimento!
Sou argentino de Buenos Aires e conheci a obra do Padre Rambo na Unisinos, Fisionomia do RS foi um livro que marcou minha vida, meu amor e curiosidade pelo RS.
É interessante essa relação que temos com a água e de que não nos damos conta. Ela constitui a maior parte do que somos, mas fica ali escondida quase como que abaixo de nossos pés. A água, ela mesma, não busca o alto, verte-se cada vez mais para baixo, e humilde como um cão ameaçado, deita-se e permanece no lugar mais desprezado pelos outros. Quantas vezes não cruzei pelas estradas no meu caminho sem me dar conta de que ali estava o Gravataí, o Jacuí, o Caí, e de que havia ainda até jacarés naquela água, todos invisíveis, só a visão da cidade era mirada pelos meus olhos. Mas assim como uma boiada pastando pacífica é acordada pelo estrondo de uma fera selvagem, aquela água que repousava despercebida ergueu-se do chão e começou a correr, levando a terra, apagando o fogo e deixando sem ar tantas vidas. É preciso termos consciência e fazer as pazes com água, realmente estamos em guerra.
Pois, é Eduardo. Eu sempre lembrando em Lives aqui onde moro, Santa Cruz do Sul, sobre o assassinato do Cinturão Verde(Floresta Amazônica), na zona urbana e rural do município. Aí, depois da tragédia em q estamos vivenciando, os queridos políticos resolveram lembrar que tem um pedaço, agora um pedacinho da floresta aqui. Até condomínios fechados, luxuosos ganharam autorização para construírem em áreas que deveriam estar bem verdinhas de mato.🤡 Mas, sou apenas uma Zé Ninguém, falando prá quem nunca se interessa pelas matas...até acontecer o q aconteceu e lembrarem que vivemos num planeta vivo e q pelo jeito ele tá querendo nos expulsar pra outro. Rindo prá não chorar.🥺😢
Agora é nas praias de todo Brasil que vai ser construídos condomínios e o povo proibido de ir pelos caminhos dos índios por todo pais
Muitas pessoas de Santa Cruz enriqueceram com a especulação imobiliária onde foi dada autorização para se construir bem em cima de uma fissura geológica existente há milenios e conhecida do Poder Publico Municipal. O que era conhecido por Cinturão Verde hoje não passa de uma cinta bem frouxa.
Sem conhecer o RS sou fã do Eduardo Bueno, pelo conhecimento, pela ousadia corajosa com que fala da ignorância da maioria do nosso povo, não só do Sul, mas do nosso judiado e explorado Brasil!! ...
@@Rodrigo-it9sh exatamente🥺
Concordando contigo, @sanifinger1696, só acrescentaria “querida elite, demandando junto ao poder público decisões contrárias à natureza humana, somente para aumentar a concentração de renda”. O povo não é somente vítima, mas agente da destruição, com as honrosas exceções/resistências para confirmar a regra.
O Rambo I tem um significado muito profundo
Rimbaud, Humboldt... É a apoteose do invisível com o visível. Parabéns por clarear tantos caminhos, Rambueno!
BOA NOITE EDUARDO❤❤❤
PRECISAVA ESSA TRAGEDIA PRA CONHECER O RIO GRANDE DO SUL...COMO SOMOS IGNORANTES...O BRASIL QUE NAO CONHECE O BRASIL...ESSA LINGUA OCEANICA...ESCUTEI A 1a VEZ COM VC ...AGORA OS CANYONS...QUE AULA MARAVILHOSA!!!! VI UM VIDEO COM OS MAPAS ...LAGOA DOS PATOS...SAIDA PARA O MAR...2o PORTO DO PAIS...VENTOS QUE DIFICULTAM A ENTRADA...TUDO COMO VC JA EXPLICOU NO OUTRO VIDEO...MUITA EMOCAO...MUITO AMOR POR ESSE BRASIL...MUITO OBRIGADA PELOS SEUS VIDEOS QUE FAZEM A GENTE SER MAIS BRASILEIRO ....NEM SEI MAIS O QUE FALAR...TUDO E MUITO GRANDE...A GENTE FICA SEM FOLEGO...A GENTE. FICA DE BOCA ABERTA❤❤❤❤❤❤❤
Belo depoimento, mas o uso da CAIXA ALTA, utilizada na internet como referência ao grito de protesto/mal-educação, faz pensar que, no teu caso, foi para dar ênfase, com o qual concordo. 🙌🏻
Primeira descrição integral do que pode realmente ter causado esta inundação que vejo alguém fazer 👏🏼👏🏼👏🏼
Eduardo não tem como não te amar? ❤❤❤Simplesmente você é muito importante para nós brasileiros! Sucesso ❤❤
Impressionante ter que admitir o quanto eu sou ignorante, é sempre uma grande oportunidade curtidas mil para o professor Peninha!
Tanto exemplo, tanta vivência , conhecimento e tudo isso é engolido pela ganância. E o que mais se ouve é a palavra reconstrução. Não é reconstrução. É construção. Tem cidade que precisa ser construída em área segura. Acabou. Não dá pra voltar pra lugares que seguidas vezes irá acontecer a mesma coisa. Não vale a pena.
Esse é o ponto: mais construção, menos reconstrução, conforme o caso e as referências técnicas, geológicas…
Penso exatamente isso! Me preocupa ver moradores dizendo que vão reconstruir suas casas! Meu Deus, temos que ler com mais cuidado a mensagem dada pela natureza. É isso mesmo, construir com base na gritante realidade, aquela que não fomos capazes de enxergar..
Peninha, é tu e o finado David Coimbra contando essas histórias maravilhosas da forma ímpar que vocês sabem contar, ele, claro em um lugar maravilhoso onde ele deve estar olhando por nós!!!
Excelente lembrança de um dos grandes gênios de RS. Uma das referências de lutzenberger. Só uns reparos. Rambo nasceu em Tupandi, na época São Sebastião do Caí. Os derrames de basalto ocorreram entre 110 e 130 milhões de anos atrás quando da formação do oceano Atlântico. Foram muitas subidas de lava com pouco gás que se espalharam como creme como os vulcões do Hawaii fazem hoje. Os aparados são o ponto alto desse fenômeno. A lava correu de leste pra oeste formando todas as Serras do RS a Minas e todos os rios que correm pro Guaíba e também toda a bacia Cisplatina.
Só lembrando caríssimo Eduardo, citaste lugares maravilhosos, fantásticos, porém privatizados! Agora só faltam as praias, ou faltavam!
É com o que os políticos estão nos apunhalado no momento, votando que as terras da marinha (áreas litorâneas sejam privatizadas), ...
O pico de Monte Negro tem 1.410m
O Neymar é tão legal
@@izabelbem3483"os políticos"??? QUAIS políticos?
É vero! Essa incrível mania estúpida de privatizar tem somente um mandante que não é um ser mas que manda na humanidade da forma mais bestial: o dinheiro.
O poder do dinheiro deve ser domado para aí sim servir a humanidade. Na sua forma bruta e não domada é o mal do mundo.
Peninha, essa história ê fantástica! Esse livro devia cair no ENEM obrigatoriamente!
"O PROFETA RAMBO - Um autêntico gênio gaúcho" e as chuvas orogênicas da "fralda da serra geral'...grande reconhecimento ao Rambo! Parabéns!
Caríssimo, só para lembrar, o irmão do Pe. BALDUINO, Prof. Dr. ARTHUR RAMBO, historiador, filósofo, pesquisador e conhecedor de todas as obras e projetos , poderá e sim, contribuir com o seu incomparavel conhecimento nesta causa da reconstrução do NOSSO Rio Grande do Sul.
Obrigado por mais esta raríssima referencia, querido professor. Chama o Rambo!!!
Excelente vídeo. Queria dar uma sugestão: durante a explicação, colocar alguns mapas ou imagens de referência, pois isso facilita mais o entendimento. Enfim, muito obrigado pela explicação. Admiro muito seu trabalho, e obrigado por ele, e sua dedicação ao ensinamento e à cultura.
Parabéns Eduardo Biueno , por divulgar essa obra magníifica do Balduino Rambo. Também é um dos meus livros favoritos.
A descrição como as aguas dos rios desaguam no Guaíba feito por esse profeta parece ter sido feita hoje. É impressionante como o povo gaúcho negou isso esse tempo todo e não levou programas de prevenção e mitigação a sério. Se tivessem feito manutenção e modernização dessas proteções, as consequências poderiam ser muito menores do que ocorreram.
Obrigada Eduardo por mais essa aula de geologia, geografia, história...tudo !!
Fantástico, Peninha! Que aula... A obra de Balduíno Rambo deveria ser leitura obrigatória nas classes do Ensino Fundamental II.
Que episódio fantástico Mestre Peninha, que bom que voçê voltou
Amei o thumbnail !!! 😂
Eu me formei na UCPel em 1994, e um dos professores de Redação em Jornalismo, sempre frisava que jamais poderíamos falar bem ou mal de algum filme, programa ou acontecimento, se não tivéssemos conhecimento dos fatos e obrigatoriamente ouvir os dois lados. Eu jamais vou esquecer dessa "recomendação".
No encontro das avenidas Brasil e Sete de Setembro em Passo Fundo há o exato e interessante divisor em que um pingo de água de chuva, dependendo do ponto em que cair, correrá ou para o lado da Lagoa dos Patos via rio Capingui-Jacuí, ou irá para o lado do rio Uruguai via rio Passo Fundo.
Obrigada Peninha, por tantos conhecimentos e amor a sua cidade. Exemplo de cidadania.
Que fluxo de raciocínio incrível, Peninha! Só esse episódio já valeria ser totalmente ilustrado com a sua fala como narração. Que aula sensacional. Obrigado!
Gente é inacreditável que com tantos vídeos com excelentes conteúdos e informações preciosas- aulas gratuitas maravilhosas, tem tanta gente que prefere se informar (e obviamente acreditar) através de vídeos de pouco mais de 1 minuto no Tik Tok feitos por uns imbecis dando opiniões rasas e toscas sobre qualquer assunto. Graças a Deus temos o Eduardo, entre tantos outros, pra nos presentear com essas preciosidades❤🎉obrigada por tanto!
Não conheço o personagem,mas somente repetindo o que vc sempre fala; quem não conhece a sua história, está fadado a repetir seus erros, parabéns Eduardo excelente matéria, vamos continuar doando e orando pelo rio grande do Sul
Sensacional! Tu mostrastes a minha (e de inúmeros outros) contrangedora ignorância sobre o Rio Grande do Sul. Espero que seu video seja bastante visualizado e chegue aos ouvidos das populações para assim, se revoltarem e influenciarem esses (des)governantes e exigirem a presença dos estudiosos e darem forças ao Pimenta!
Um dos seus melhores vídeos seus.
Já estou maravilhada com o livro de Rambo e com vontade de ler. Sou de Florianópolis e já fui nos quenios, mesmo visitando apenas uma parte de para ver sua grandiosidade que me deixou emocionada.
Estou enlouquecida aqui, tentando comprar o livro. Nem pela Unisinos, minha amada universidade, estou conseguindo. Mas sigo na luta. Obrigada pela dica peninha. Todos estamos tentando fazer a linha do tempo, porque a canalhice que atingiu o RS no tempo atual, já entendemos.
Muito bom saber dessa história do Padre Rambo!! Não conhecia! Estudei na Unisinos, e moro na região....pior que não tenho muita fé que irão escutar essa galera novamente...já perdi as esperanças...
Obrigado pelas palavras ignorantes e constrangedoras, senhor Pena! Sempre um prazer ouvi-lo.
Não tem quem estudou botânica que não tenha estudado o Rambo.... obra de arte sim...
Caro maestro , acabei de adquirir mais um livro após ser alumiado por você! Sim comprei o livro do padre Rambo pois me delicia a possibilidade de ver a face do estado. Por outro lado me frustrei muito em saber que mais um cara estudioso não foi ouvido por esse povo ensurdecido.
Mais um bom momento de descontração, informação e tapas na cara de cada um de nós que não sabe distinguir árvore de guarda sol de praia.
É por isso que este canal se chama BUENAS IDEIAS: tira de letra pelo sarcasmo.
Grande esclarecimento, Eduardo. Obrigado!!
Muito bom a tua explicação sobre o relevo do RS espero que aa autoridades ouçam o que os especialistas tem a dizer sobre reconstrução vai ter vários lugares que não poderão ser reconstruidos e não o façam e não só construção áreas de agricultura próximo a rios para não acabar assoreando os rios mais que já estão. Provavelmente terá que ser plantado árvores próximo aos rios.
Professor... Que fantastico ter um "Rambo" da nossa cultura. "Visionarios e sonhadores somos e até quando irão nos permitir,
S E R?
Meu grande tio bisavô! Era um grande pesquisador, sedento por estudar os mínimos detalhes. Espero que seus achados e descobertas sejam aplicadas
Esse padre Rambo é uma fera. Arrasa. A página dele no Wikipedia tem muita moral. Vale ler até às outras páginas relacionadas.
Ótimo de ouvir! É uma aula lúdica! Obrigada!
Vc também mudou a minha vida, Peninha, atravésde todas as coisasque Tb mudaram a sua. E, claro, com a sua modéstia! Muito obrigada.
Socorrro Ramboooo!!! bora nos salvar! amei saber que lá atrás já uma pessoa que sabia o que poderia acontecer... impressionante isso!! amei tudo que vc falou Eduardo querido! adoro geologia, saber como os continentes se formaram e etc... uma pena não terem previsto, com tanta informação né?! super recomendo ver esse vídeo! Só o Rambo pode nos salvar!
Pena que acabou! Queria te ver falar mais sobre este capítulo do Rambo. É mesmo ótimo! As propostas debatidas à época, para prevenir as cheias, também merecem destaque, em especial a proposta para o rio Gravataí... veja como a história se repete...
Só de ver o Eduardo como Rambueno eu já curti! ✌️
Parabéns Peninha, sou teu fã. Vc é o cara👏👏👏
Obrigado peninha, grato por você existir.
não sou gaucha mas sou fã das suas lives e dos seus vídeos
Parabéns, Eduardo!!! Por nos ensinar sobre nosso país!
Ficaria duas horas ouvindo!
Eduardo Bueno !! Muito incrível sua explicação e conhecimento !! Sou mineiro e adoro seus vídeos !!
Aprendo a cada vez mais com você . Obrigada! Pela oportunidade que me dá. ❤
Não tem como não achar fantástico!
Quanta história, não contada em nossos livros de escola, valeu Mestre Pena!
Esse livro é top demais! A FISIONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL. Uma relíquia
Quando eu acreditei que já havia assistido o melhor vídeo do canal o Eduardo Bueno traz esse vídeo!!! Parabéns
❤❤❤❤❤❤❤
Fantástico, de fundamento tchê Professor ABRAÇOS AQUI DO CERRITO EM SANTA MARIA Brasil LUTEMOs .
Este livro é maravilhoso realmente.
História profunda! 👏👏👏
adorei estas pílulas de conhecimento, soa como poesia...
O padre Rambo era um naturalista.
Sempre bom ouvir vc Peninha!!
Que aula QUE aula como sempre meu Professor Ancião deu um show de conhecimento obrigado !!!
Esse Peninha é incrível 😘
Maravilhosa obra do Pe. Balduíno Rambo. Referência obrigatória de quem faz estudos do meio físico e biótico.
Eduardo, muito obrigada pela aula, por compartilhar conosco
Parabéns pela live, modesto Eduardo! Continue nos brindando com sua sapiência! Um abraço * apesar de saber que não lês os comentários...fica o registro!
Bueno incrível te ouvir tu moras na nossa cultura e no meu coração💪
Meu filho de 8 anos, que está ouvindo por tabela, pediu pra escrever o seguinte: "O Rambo provavelmente estudou um tempão esse rio. Eu pessoalmente nunca ouvi falar desse rio. Eu prestei atenção então sim, acho muito legal essa teoria de terem tido lava nos rios e também eu gostei muito do que você falou sobre ele ter falado sobre os ciclos dos rios que vai enchendo, que é a concentração que vai por um caminho e inunda as cidades". Aproveito para reforçar a admiração dele, e a minha, pela grande popularização da cultura em geral que você proporciona.
Que vídeo fantástico!!!❤ Um dos melhores do canal!!!!❤
Obrigado Rambueno!!!
Viva teu saber.uma aula de conhecimento pra mim e tantos outros que tiverem esse alcance
Um Vídeo incrível.
Cada vez mais teu fã,
Deus te proteja e abençoe!!!
Obrigada, Professor Peninha!
Top demais!
A formação geológica Serra Geral ocorreu entre 135 e 119 milhões de anos.
Descrição da geomorfologia sulriograndense lembrou o grande prof. Aziz!
Parabéns, Peninha
Exatamente! Também me lembrei de Aziz ab Saber!
Tu és show!
Amigo nunca deixe de esclarecer o povo com a verdade!!!
Esse Rambo, padre, cientista e filósofo gaúcho, se ouvido, certamente ajudaria a evitar essa tragédia atual no Rio Grande do Sul.
Tchê, tu é fantástico, Eduardo. Sempre excelentes colocações.
Peninha, você é um espanto! Fantástico!!!
Peninha... eu me espanto cada vez mais. A situação é mesmo muito aguda.
Esta é sua colaboração!!!!
Que fantástico, Peninha!
Gratidão sempre
Grande episódio Peninha, eu que sou devoto do Pe.Reus, Jesuíta também, não tinha conhecimento desta obra!
Obrigada pela aula maravilhosa!!
Fico pensando quanto é perigoso para todos nós eleger políticos que não conhecem a história,... Amei esse vídeo ❤ e o Eduardo nem surtou 😂 muita admiração e respeito por seu trabalho.. obrigada
Peninha, sou professor na Ilha da Pintada e carecemos de algo sobre a história das ilhas nesse formato maravilhoso que tu faz. Fica a sugestão.
Obrigado pela aula, que conhecimento!
sempre divertido e eficiente.... por vezes genial!
Saudações cariocas grande Peninha‼️ Aqui estou na torcida para que alguns políticos daí sejam cassados e aos que tem o poder da reconstrução tomarem umas aulas de geografia e geologia desse Grande Estado !
Obrigado por divulgar o que te mandei via Carlos. Caiu no teu terreno fertil, culto, creativo e bem humorado. Tenho outras. Por enquanto, se nao lestes, ja deves ter lido, olha o “The making of nature” livro recente sobre o Humbold. Como estas na Argentina, pq nao uma emissao sobre o Bonpant? Amigo, amante?, dele. Fantastico personagem.