Quer a peça Não Vai Cair no ENEM na sua cidade? Deixe aqui nos comentários de onde você é que faremos de tudo para ir até vocês. E Porto Alegre, estamos chegando!
Cara! Eu sou descedente dos Charruas que se esconderam pelos interiores do RS e agradeço muito por esse vídeo. Hoje eu moro na Amazônia e sempre foi difícil pra mim entender as diferenças físicas e culturais entre mim e os povos indígenas da Amazônia. Pesquisei demais, mas pouco se sabe sobre os Charruas, dados como extintos até a o assentamento de Charruas surgir recentemente. O sangue era forte, sou tataraneta de uma charrua e passadas 4 gerações as características físicas são evidentes em mim e meus irmãos.
@@intel2133 não entendi seu ponto. O que quis expressar no comentário é que as diferentes etnias indígenas desse grande e plural Brasil apresentam características físicas diferentes por conta das condições climáticas e isso me foi fortemente percebido pelas diferenças entre eu, meus ascendentes charruas e os povos indigenas amazônicos
@@Br3nd4... tudo bem, apenas quis dizer que estas ligeiras diferenças perante os indígenas amazônicos, talvez, deva-se ao fato de seus ancentrais, ao longo do tempo, terem se miscigenado com os colonizadores, adquirindo tais traços fenotípicos.
@@intel2133 ah sim, com certeza alguns traços MEUS estão miscigenados sim, mas busquei alguns recordos dos charruas originais e há sim ligeira diferença, afinal são habitats diferentes.
A coisa mais próxima disto foi a série "A Muralha" lançada pela Globo em 1999. Também em 2017 na Espanha uma série parecida foi lançada sobre a chegada dos espanhóis na América com o nome de "Conquistadores: Adventvm" . Ambas as séries tu achas aqui no UA-cam !
Quando falo que nós gaúchos somos mais índios que europeus o povo aqui fica bravo. Obrigada por trazer a luz uma parte tão importante da nossa história.
@@cibelivalimdemacedo598 Bom dia Cibeli não que eu não aceite a verdade teria muito orgulho te ter sangue charrua ou minuano ainda mais sendo da fronteira sou natural da cidade de Rosário do Sul RS na campanha pelo o que eu entendi os índios charruas não foram conquistados pelos brancos de descendência europeia por isso não tem essa mistura de sangue talvez tenha de Guarani ou outra etnia uma coisa eu te digo valentia do gaúcho do pampa vem desse índios charruas e minuanos Bij linda
@Felipe Wandhausen vc e da onde,sou nascido de uma bugra legitima,mescla de indio e guarany,meu pai mistura de italiano com castelhano morocho,e afirmo gaucho legitimo e moreno do cabelo liso e sua charla,ou seu sotaque e mais castelhano do que gringo europeu,a miscegenaçao com os europeus se deu so no seculo 19,devido as guerras e a necessidade de ocupaçao quem conhece o sul sabe a diferença do imigrante,que o nativo chucro,, Ainda bem que eles adotaram muitos costumes ,e praticas culturais,mas em todos os segmentos as diferenças sao gritantes, Um Abraço.
Peninha, tu devias ser roteirista de filmes (estilo Tarantino) sobre o Brasil. Além de ganhares muito dinheiro, contaria estórias memoráveis, com muito conteúdo histórico...
Ótima história! Mas poderia ter incluído neste vídeo sobre a nossa tribo Kaingang! Que existimos e resistimos ainda nos 3 estados do sul e extremo norte de São Paulo também! Onde somos no momento a terceira maior tribo do Brasil em quantidade de pessoas! Orgulho de ser índio Kaingang indígena gaúcho e brasileiro!
Nunca soube qual era a etnia da minha avó,ela era baixa,meio gordinha,rosto de índia,muito bonita, divertida, engraçada e vivia livre,leve solta,com o marido e o filho único que amava de paixão ❤️ Lembro que devido a ele servir ao Exército,viviam viajando e se mudando,pareciam nômades,e ela amava , não tinha tédio perto dela.
@@africanodiasporico verdade. E vendo o vídeo fiquei pensando como eles influenciaram mto nossa cultura. Churrasco, chimarrão, a famosa vestimenta do gaúcho.
Você se esqueceu dos índios cavaleiros do Mato Grosso do Sul. O território deles começava no sul de Mato Grosso do Sul pegava parte do Pantanal, Serra da Bodoquena e parte do Paraguai. Eram os Mbayá-Guaikurus, chamados hoje de Kadiwéu. Eram índios cavaleiros e lutaram na guerra do Paraguai. Por isso receberam de D. Pedro II um garante território.
Sou descendente de Minuanos que se assimilaram com uma das primeiras famílias portuguesas que chegaram na região central do estado, tenho muito orgulho de minhas origens e me sinto privilegiado por ter boa parte dessa história documentada. Até hoje pouca gente sabe que o RS já era uma região culturalmente distinta do resto do país antes mesmo da chegada dos europeus ao continente, além de que a essência/cultura do povo gaúcho veio primeiramente dos povos nativos que ali habitavam. Por essas e outras, o RS até hoje se assemelha muito mais culturalmente aos gaúchos uruguaios e argentinos em vários aspectos do que com o resto do Brasil em si, até mesmo a cidade que eu nasci lembra bastante as cidadezinhas bucólicas nos Pampas desses países vizinhos.
sou bisneta de guaranis e só agora estou pesquisando sobre pra me informar... meu bisavô nao contava nada sobre o assunto... só falava que era "bugre" e o vô dele tinha sido " caçado a laço"... quanta confusao e dor na construcao do brasileiro ne? muito obrigada pelo video!
Muy bueno hermano cada ves que se nota nombra a los pueblos charrúas me llenó de orgullo al ser ellos quienes defendieron y liberaron junto al gral Artigas mi patria. Un abrazo desde el uruguay
"Peninha" eu sinto de mim quando assisto este cara e vejo o quanto tenho a aprender e a ensinar aos meus alunos! Parabéns Eduardo por ajudar a qualificar minhas aulas. Continue sempre motivado e produzindo estes teus vídeos maravilhosos!
Parabéns professor sou fascinado por história, mas infelizmente o brasileiro não conhece sua origem, sou Amazonense e Ajuricaba no sangue com muito orgulho!
Sou gaúcho, e aqui no rs estudamos muito nas escolas a história dos povos das missões, tanto que acredito que 90% dos gaúchos já estiveram visitando as ruínas de São Miguel das missões
Showww No meu Estado ES , principalmente na minha cidade habitava os ( AYMORES) chamados de Botocudos, A história fala que era índios super selvagens, não podiam ver uma pessoa que já pensava em comer , conta a história que a única forma foi dizimar , pelo visto não deixaram escapar um , mas como nós homens Branco usamos toda forma de mentira , vai saber se os índios era o que a história conta .
Sou paulista,mas amo o Rio Grande onde vivi os quinze melhores anos de minha vida...um dia ainda volto !! Adorei o vídeo e já estou inscrita, Gracias Mestre!!🌹
É bem raro, aqui no RS, valorizarem a cultura indígena local, mesmo tendo grande influência na cultura q nós cultivamos até hoje. Aqui o pessoal se orgulha de ser neto/bisneto de europeu e diz q os hábitos deles moldaram nossas tradições, fazem muitas celebrações em CTG homenageando eles mas a única vez q vi algum grupo de tradição gaúcha lembrar dos indígenas foi a pouquissímo tempo. É triste ver como eles são esquecidos.
FAÇA O DAS MISSÕES POR FAVOR!!!! eu acabei de voltar de uma peregrinação pelos 30 povos em bicicleta...que história!!! consegui visitar quase todos, tem alguns que sumiram na mata outros foram tragados pelas cidades como por exemplo santo angelo são luiz gonzaga
eu basicamente peguei minha bicicleta botei num onibus fui ate santro angelo no rio grade do sul conheci todos as ruinas daqui cruzei a fronteira fui pra argentina conheci todas possíveis por la e terminei no paraguai. 20 dias pedalando
Oque dizer a ti, sou uma cruza de italiano com kaingang, de irai rs,moro em Curitiba mas te garanto uma coisa que a matéria charrua foi covardemente morto mas o espirito charrua vive e muito forte por esses pampa e outros campos,eu sou umbandista e recebo um espirito forte e guerreiro charrua que traz luz e cura pra muitas pessoas ,com certeza é sabedoria doando o bem sobre o mau que lhes foi feito parabéns pelo seus vídeos.
@@pancotte Se ela tá dizendo que possuiu traços é porque é índia-descendente. O teste pode esmiuçar qual origem específica ( pelo menos quanto à linhagem européia identifica )
Tenho 33 anos, sou de Fortaleza -CE. Sempre estudei nos melhores colégios da cidade. Quando criança, da segunda até a quarta série do ensino fundamental, os professores mencionavam as tribos indígenas do Ceará. Foram feitas excursões até as aldeias e algumas coisas foram ensinadas aos alunos. Sempre enfatizando a idéia do índio ignorante, pelado, selvagem, preguiçoso... acredito que a mesma ideia dos colonizadores sobre eles. Somente no seu canal e em outros poucos, comecei de fato a saber algo de valor a respeito das culturas indígenas do Brasil. Vejo que é uma história densa, rica... histórias realmente incríveis. Pena que, até nas "melhores escolas" do país, os alunos são adestrados como zumbis focados apenas no que vai cair no Enem. Enquanto o real valor da cultura e cidadania é ignorado.
Tenho 31 e nasci no Recife, fui criada em Maceió onde ainda vivo. Estudei em bons colégios, ballet, natação, curso de línguas e coisa e tal. Mas por sorte meus pais, especialmente minha mãe, por quem fui criada, e não só eles, como também meu avô, uma tia avó, e sei lá quantos primos dainja mãe, trabalharam na Funai. Cresci na Funai praticamente, fui nomeada para homenagear índios que meus pais conviveram. Minha mãe foi professora em aldeia no meio da Floresta Amazônica. Cresci com algumas crianças índias indo pra minha casa, onde brincávamos. Já fui, momentaneamente, presa em cárcere privado quando estava na Funai de Maceió esperando minha mãe, durante uma das várias e justificadas revoltas. Por sorte, pela minha história familiar e pessoal, os índios sempre fizeram parte da minha vida.
@@nunodafonseca47 tão preguiçosos quanto eu e você. Afinal não é nada inteligente julgar toda uma população por apenas uma idéia pré-concebida ou pelo que um grupo de pessoas faz. Um exemplo, o nazismo se propagou na Alemanha, ai deixo a pergunta...todo alemão é nazista?
@@JoaraTorres Ai eu te respondo, SIM, grande parte dos Alemães de alguma forma eram Simpatizantes do Nacional Socialismo sim. Se eles ja habitavam estas terras antes dos Europeus, porque raios 500 anos depois eles ainda permanecem pobres, incapacitados, desnutridos, e dependentes do Governo para tudo, incapazes de se virar sozinhos?
@@nunodafonseca47 A grande prate não significa a totalidade. Se não existissem críticos do regime não existiriam presos políticos nos campos de concentração. E com relação aos índios, ele praticam a avicultura de auto-subsitência, ou seja, praticavam apenas o necessário para a sobrevivência. Parafraseando o cara do vídeo " indio é tudo comunista". Você, meu amigo, sofre de diarreia oral Indico uma boa dosse de leitura. Abraço grande amigo!
Te amoooooo! Sempre falei que sou filha de sangue alemão, com romeno. Mas, meu espírito é charrua. E por isso meus pais sanguíneos, me conceberam e pariram em Santo Ângelo. Em Rio Grande do Sul. Nunca me senti em casa em lugar nenhum. Minha alma sempre se sentiu e se sente, sem sua gente. Sou charrua. Com muita honra, sou alma charrua, SIM. Te amooo. Obrigada, por falar verdades. Acordei, hoje com os índios em minha memória, querendo vê-los. E busquei meu livro, depois algo deles, para ouvir. Te ouvi, hoje pela primeira vez é só consigo dizer: te amo, obrigada.
Os Charruas do sul lembram muito os Apaches do sudoeste dos EUA em muitos aspectos. O exército norte americano conseguiu subjuga-los apenas depois que começaram a recrutar Apaches para lutarem contra o próprio povo deles na cavalaria.
Cheguei agora no canal, e já tô chocada com tanta riqueza histórica sobre os indígenas é surpreendente a gente nunca ter visto/estudando na escola. Isso só mostra que o Brasil não sabe nem um terço sobre a história do próprio país.
Excelente 👍 também tenho a maior admiração pelos Charruas e Minuanos. Formadores do verdadeiro gaúcho.. Cheguei a conhecer "brugueiros" que caçaram kaingangues no oeste paulista. Assassinos pagos pelos "civilizados" barões do Café.
Aí magrão...achei que tu ia ser mais um avacalhando. Grato.por divulgar, pra quem vive fazendo piadas do povo daqui, a nossa alma guerreira . Os Charruas morreram, mas a atitude não. Quem é daqui é da paz, mas sem medo da guerra.
Meu sangue é Charrua! O Avô ou bisavô de meu avô era casado com uma índia Charrua. Temos uma foto de família, baita antiga, com ele e a esposa, baixinha e uma cabeleira de dar inveja.
amei o vídeo 😍😍 sou de Santa Catarina, a família da minha avó é guarani, infelizmente não sei muito porque ela morreu quando eu era pequena e a família do meu pai é afastada de nós, mas me interesso muito pelo assunto!
tenho o mesmo problema. meu avô por parte de pai era filho da indígena(a), e negro(a), porém nunca o conheci pessoalmente e nem sei como ele é por foto. ele morreu quando meu pai tinha 7 anos (meu pai atualmente tem 64, pra ver como era novinho o homem kkk) e tem traços bem fortes. não sei de que linhagem ele era, muito menos como eram os pais dele, fico bolada pq sou muito curiosa pra saber mais sobre. muita história se perdeu no Brasil no decorrer do último século, é foda
Irmão eu sou uruguaio, gostei muito do conteúdo do vídeo só que fiquei esperando vc falar de "Sal si puedes" a maior traição contra os índios no uruguay (Antigamente chamado de Banda Oriental). Grande abraço e viva sempre nossa erva! ( e a mate também kkk)
Salve mestre Peninha, sou fã do canal eu e toda minha família. Nesse episódio sobre os povos ancestrais do Pampa, do nosso RS há alguns equívocos alguns dados desatualizados. Vendo a bibliografia utilizada e sugerida por ti encontramos livros "clássicos" sobre a arqueologia gaúcha, fantástico mas te sugiro outros mais modernos e contemporâneos sobre o assunto: Minuanos /Guenoas - Os cerritos da bacia da Lagoa Mirim e as origens de uma nação pampiana; e também (esse tu vai adorar): 80 Minuanos para Carlota Joaquina- A nação Minuano/Guenoa História documentada pelos conquistadores no Pampa Rio Grandense e Uruguaio. Ambos escritos por Claudio Corrêa Pereira, meu sogro, e frutos de muita pesquisa e trabalho realizado por nós no extremo Sul do Rio Grande do Sul são livros fantásticos e que mechem com a história tradicional a respeito desse assunto tão fascinante. Se tiveres interesse em adquirir os livros entra em contato conosco, podemos fazer umas trocas/escambo. Grande Abraço Mestre parabéns pelo canal e um salve a toda tua equipe. E Índio bom é Índio VIVO!!!!
ô tche velho, tâmo precisando de um "Bernard Cornwell" pra contar esse monte de história na forma de aventuras pra fazer essa gurizada a se interessar por história!
Sou do litoral norte do RS e essa região foi bastante ocupada por pessoal vindo da região de Laguna-SC, muitos mestiços de guaranis carijós e portugueses, como minha família.
Peninha fala da teoria dos Fenícios no Brasil,tenho certeza que você conhece pois deu a entender que quando aparecia a tribo Carijó você sublinhava Carios(fenícia),curto seus vídeos.
Excelente narrativa! Apenas um reparo: a bela imagem elaborada com base em um quadro de Debret, retratando um indígena montando lateralmente um cavalo, não se refere aos Charrua. Trata-se de um Guaicuru, portando lança denominada “zagaia”. Os Guaicuru viveram onde atualmente se situa o Mato Grosso do Sul, assinaram tratado com a Coroa Portuguesa mas foram posteriormente dizimados.
@@tiagopiressoares6085 mas tu quer o que mano? Que ela odeie a nação onde nasceu pelo que fizeram aos ancestrais dela? Fosse assim os negros no Brasil teriam que odiar o Brasil também kkkk
Por acidente achei este canal. Sempre tive interesse em saber da história dos índios charruas, porém nunca achei material. Muito obrigado por divulgar a história do nosso Brasil! Mais um inscrito para o canal.
Mi amigo, faltó hablar de cuando el primer presidente uruguayo Fructuoso Rivera, convocó una reunión con todos los charruas restantes allá por 1830 y los mató a todos en la localidad del Departamento de Tacuarembó próximo al km 300 de ruta 5, diciendo la frase "sal si puedes", que fue bautizado ese lugar con ese nombre Salsipuedes. Abrazo grande de Rivera Uruguay.
Llevo 3 meses mirando tus vídeos, te adoro loco. Como residente de la frontera Uruguaya y Brasilera, todos aquí tenemos bastante claro que gaúcho, tiene más que ver con nosotros que con paulistas. Y lo que las frontera son, es más por casualidad que por otra cosa. SALUDOS DESDE Artigas (Uruguay)
Demoro pra sair esse! Dale Charruas e Minuanos! Porra peninha, 13min só é foda, sendo q tu perdeu 5min só falando da ilha do mel pra cima! haha Tem que ter mais falando do Charrua e Minuano pelo menos uns 20min! Temos poucas coisas disponíveis sobre eles!
Quer a peça Não Vai Cair no ENEM na sua cidade? Deixe aqui nos comentários de onde você é que faremos de tudo para ir até vocês. E Porto Alegre, estamos chegando!
Salvador
Santos
Salvador
Malhador /Sergipe
Vem pro interior da Bahia!!! Feira de Santana, Itaberaba... passando antes em Salvador, claro kkkk
Cara! Eu sou descedente dos Charruas que se esconderam pelos interiores do RS e agradeço muito por esse vídeo. Hoje eu moro na Amazônia e sempre foi difícil pra mim entender as diferenças físicas e culturais entre mim e os povos indígenas da Amazônia. Pesquisei demais, mas pouco se sabe sobre os Charruas, dados como extintos até a o assentamento de Charruas surgir recentemente. O sangue era forte, sou tataraneta de uma charrua e passadas 4 gerações as características físicas são evidentes em mim e meus irmãos.
VIVA AOS CHARRUAS GUERREIROS .
@@intel2133 diferenças mínimas, como quantidade de pelos no corpo, o tom da pele, o formato do nariz e queixo.
@@intel2133 não entendi seu ponto. O que quis expressar no comentário é que as diferentes etnias indígenas desse grande e plural Brasil apresentam características físicas diferentes por conta das condições climáticas e isso me foi fortemente percebido pelas diferenças entre eu, meus ascendentes charruas e os povos indigenas amazônicos
@@Br3nd4... tudo bem, apenas quis dizer que estas ligeiras diferenças perante os indígenas amazônicos, talvez, deva-se ao fato de seus ancentrais, ao longo do tempo, terem se miscigenado com os colonizadores, adquirindo tais traços fenotípicos.
@@intel2133 ah sim, com certeza alguns traços MEUS estão miscigenados sim, mas busquei alguns recordos dos charruas originais e há sim ligeira diferença, afinal são habitats diferentes.
Cadê a Netflix para fazer um filme dessas histórias kkkk
Excelente ideia...alguma produtora brasileira deveria fazer uma série. Que passaria no mundo todo via netflix. Faria sucesso
A coisa mais próxima disto foi a série "A Muralha" lançada pela Globo em 1999. Também em 2017 na Espanha uma série parecida foi lançada sobre a chegada dos espanhóis na América com o nome de "Conquistadores: Adventvm" . Ambas as séries tu achas aqui no UA-cam !
Procure por "A Missão" com Robert De Niro. Filme incrível!
@@bernardocorrea8010 , inclusive o cartaz deste filme aparece no vídeo !
Ocupadíssima,fazendo os filmes da Larissa Manoela
Saudação. Sou índio Guarani, moro em S.Miguel das Missões, fiquei aqui curtindo o vídeo é bem legal rsrs
@@CachosPistache, eu nasci no outro lado do rio uruguai, em Misiones Argentina.
Minha mãe nasceu no RS, atualmente eu também moro aqui em São Miguel das Missões.
@@CachosPistache Santa Catarina é muito lindo vc gostar! Estamos em contato, se quiser me adiciona no facebook e continuaremos conversando.
Ah também achei que vc era daqui do sul, sou do rio grande do sul! De Pelotas. Adoro a cultura indígena.
estive em sua terra no começo desse ano fui pedir licença pros guaranis pra poder ver as ruinas ninguem entendeu nada hahahaha
Saludos desde Uruguay de una supuesta descendiente de tupinambâ 🇧🇷❤️🇺🇾
Minha bisavó foi uma charrua, que veio em fuga primeiro pra Minas onde encontrou meu bisavô e vieram pra São Paulo onde tiveram minha vó e meus tios.
Quando falo que nós gaúchos somos mais índios que europeus o povo aqui fica bravo. Obrigada por trazer a luz uma parte tão importante da nossa história.
Sangue de índio charrua ou minuano e uma minoria a maioria e sangue europeu
@@flaviolopes7685 A la outro que não aceita a verdade.
@@cibelivalimdemacedo598 Bom dia Cibeli não que eu não aceite a verdade teria muito orgulho te ter sangue charrua ou minuano ainda mais sendo da fronteira sou natural da cidade de Rosário do Sul RS na campanha pelo o que eu entendi os índios charruas não foram conquistados pelos brancos de descendência europeia por isso não tem essa mistura de sangue talvez tenha de Guarani ou outra etnia uma coisa eu te digo valentia do gaúcho do pampa vem desse índios charruas e minuanos Bij linda
verdade moro aqui em Brasilia e quando falo que gaucho legitimo e moreno do cabelo ireto e liso todo mundo fica incredulo.
@Felipe Wandhausen vc e da onde,sou nascido de uma bugra legitima,mescla de indio e guarany,meu pai mistura de italiano com castelhano morocho,e afirmo gaucho legitimo e moreno do cabelo liso e sua charla,ou seu sotaque e mais castelhano do que gringo europeu,a miscegenaçao com os europeus se deu so no seculo 19,devido as guerras e a necessidade de ocupaçao quem conhece o sul sabe a diferença do imigrante,que o nativo chucro,, Ainda bem que eles adotaram muitos costumes ,e praticas culturais,mas em todos os segmentos as diferenças sao gritantes, Um Abraço.
Peninha, tu devias ser roteirista de filmes (estilo Tarantino) sobre o Brasil. Além de ganhares muito dinheiro, contaria estórias memoráveis, com muito conteúdo histórico...
Essa idéia poderia decolar
Baaaahhhh brasilians tarantino iria ser demais!
Meu irmão, que ideia fantástica. Faria um bem inestimável ao cinema brasileiro...
@@lukecarv um cara ali embaixo falou em quadrinhos... tbm seria maneiro... ou até os 2...
Matou a pau!
Assistindo agora em 2024, essa maravilhosa história .,quem vos fala Rosangela Vargas.Parabens❤❤❤
Seus vídeos são um banquete pra quem gosta de história!
Eu sou descendente de mistura indígena com africana.., mais uma bela aula de história e aprendizado sobre nossos antepassados.., parabéns!!!
Eu fico fascinada como vc conta a história do "nosso povo", mas ao mesmo tempo fico deprê, em pensar qtas mortes acontecerem nessa época.
É clássico dos europeus, matar a população nativa da região que querem conquistar e depois pegar as manifestação culturais desse povo pra si.
Ótima história! Mas poderia ter incluído neste vídeo sobre a nossa tribo Kaingang! Que existimos e resistimos ainda nos 3 estados do sul e extremo norte de São Paulo também! Onde somos no momento a terceira maior tribo do Brasil em quantidade de pessoas! Orgulho de ser índio Kaingang indígena gaúcho e brasileiro!
Sou descendente de Kaingang, italianos, portugueses e africanos com muito orgulho!
Sou descendente de kaingangs, portugueses e alemães. Abraços!
Nunca soube qual era a etnia da minha avó,ela era baixa,meio gordinha,rosto de índia,muito bonita, divertida, engraçada e vivia livre,leve solta,com o marido e o filho único que amava de paixão ❤️ Lembro que devido a ele servir ao Exército,viviam viajando e se mudando,pareciam nômades,e ela amava , não tinha tédio perto dela.
Incrível Eduardo! Sou do RS e muito raramente se ouve falar da história dos índios, quanto mais dessa forma. Parabéns! Quero mais!
Muito bom pra esclarecer algumas duvidas
Pior cara, nunca souve disso, coisas mto rasas só sobre o churrasco, gaúcho, etc na escola...
@@africanodiasporico verdade. E vendo o vídeo fiquei pensando como eles influenciaram mto nossa cultura. Churrasco, chimarrão, a famosa vestimenta do gaúcho.
pouco contribui
@@Anonimous279 Faz todo o sentido com o seu nome... lol
Era pra fazer um sobre os índios do norte, sobre os índios que habitavam o nordeste brasileiro, sobre a confederação Cariri
Você se esqueceu dos índios cavaleiros do Mato Grosso do Sul. O território deles começava no sul de Mato Grosso do Sul pegava parte do Pantanal, Serra da Bodoquena e parte do Paraguai. Eram os Mbayá-Guaikurus, chamados hoje de Kadiwéu. Eram índios cavaleiros e lutaram na guerra do Paraguai. Por isso receberam de D. Pedro II um garante território.
Orgulho de ter o sangue charrua nas veias viva o Rio Grande do Sul
Sou descendente dos índios do sul !!
Minha vó paterna era descendente dos índios da região de santo Ângelo Argentina !! Isso a 200, anos atrás !!
Sou descendente de Minuanos que se assimilaram com uma das primeiras famílias portuguesas que chegaram na região central do estado, tenho muito orgulho de minhas origens e me sinto privilegiado por ter boa parte dessa história documentada.
Até hoje pouca gente sabe que o RS já era uma região culturalmente distinta do resto do país antes mesmo da chegada dos europeus ao continente, além de que a essência/cultura do povo gaúcho veio primeiramente dos povos nativos que ali habitavam. Por essas e outras, o RS até hoje se assemelha muito mais culturalmente aos gaúchos uruguaios e argentinos em vários aspectos do que com o resto do Brasil em si, até mesmo a cidade que eu nasci lembra bastante as cidadezinhas bucólicas nos Pampas desses países vizinhos.
Acertou. Agora tem que fazer um sobre os povos indígenas do Nordeste.
Eu ja ia fazer esse comentário!! Saber mais do povo Tabajara e Potiguara
Eram tranquilos,só comiam europeus assados.
@@eduardofilho9182 putz... Que mau gosto
@@anitabosse concordo.
Eduardo Filho kkkkk
sou bisneta de guaranis e só agora estou pesquisando sobre pra me informar... meu bisavô nao contava nada sobre o assunto... só falava que era "bugre" e o vô dele tinha sido " caçado a laço"... quanta confusao e dor na construcao do brasileiro ne? muito obrigada pelo video!
¿Deberia hacer, el Ministérios del Índio?
Saludos desde Brasília DF Brasil" adiós los muchachos brasilleños.
🇧🇷🇳🇱🇧🇷
Sou um legítimo missioneiro, e agora mais apaixonado pela nossa história.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Muy bueno hermano cada ves que se nota nombra a los pueblos charrúas me llenó de orgullo al ser ellos quienes defendieron y liberaron junto al gral Artigas mi patria. Un abrazo desde el uruguay
Sou curitiba, filha, neta, bisneta, tataraneta de gaúchos e descendente de indígenas dos dois lados
"Peninha" eu sinto de mim quando assisto este cara e vejo o quanto tenho a aprender e a ensinar aos meus alunos! Parabéns Eduardo por ajudar a qualificar minhas aulas. Continue sempre motivado e produzindo estes teus vídeos maravilhosos!
esse sim que é um bom comentário né?
Sou fascinada pelas Histórias do Sul
Parabéns professor sou fascinado por história, mas infelizmente o brasileiro não conhece sua origem, sou Amazonense e Ajuricaba no sangue com muito orgulho!
Sou gaúcho, e aqui no rs estudamos muito nas escolas a história dos povos das missões, tanto que acredito que 90% dos gaúchos já estiveram visitando as ruínas de São Miguel das missões
Showww
No meu Estado ES , principalmente na minha cidade habitava os ( AYMORES) chamados de Botocudos, A história fala que era índios super selvagens, não podiam ver uma pessoa que já pensava em comer , conta a história que a única forma foi dizimar , pelo visto não deixaram escapar um , mas como nós homens Branco usamos toda forma de mentira , vai saber se os índios era o que a história conta .
Sou paulista,mas amo o Rio Grande onde vivi os quinze melhores anos de minha vida...um dia ainda volto !! Adorei o vídeo e já estou inscrita, Gracias Mestre!!🌹
Grande professor, por favor mantenha esse canal, poucas coisas na internet são tão relevantes como aprender Historia.
É bem raro, aqui no RS, valorizarem a cultura indígena local, mesmo tendo grande influência na cultura q nós cultivamos até hoje. Aqui o pessoal se orgulha de ser neto/bisneto de europeu e diz q os hábitos deles moldaram nossas tradições, fazem muitas celebrações em CTG homenageando eles mas a única vez q vi algum grupo de tradição gaúcha lembrar dos indígenas foi a pouquissímo tempo. É triste ver como eles são esquecidos.
Muy bien explicado !!! gracias por este video, Saludos desde Lima - Perú
verdad que el es un grand maestro! kk
FAÇA O DAS MISSÕES POR FAVOR!!!! eu acabei de voltar de uma peregrinação pelos 30 povos em bicicleta...que história!!! consegui visitar quase todos, tem alguns que sumiram na mata outros foram tragados pelas cidades como por exemplo santo angelo são luiz gonzaga
Conta mais p gente
eu basicamente peguei minha bicicleta botei num onibus fui ate santro angelo no rio grade do sul conheci todos as ruinas daqui cruzei a fronteira fui pra argentina conheci todas possíveis por la e terminei no paraguai. 20 dias pedalando
Ia ser foda
Passaste aqui em Porto Xavier?
@@paulorrotta5672 sim! pousei ai uma noite
Oque dizer a ti, sou uma cruza de italiano com kaingang, de irai rs,moro em Curitiba mas te garanto uma coisa que a matéria charrua foi covardemente morto mas o espirito charrua vive e muito forte por esses pampa e outros campos,eu sou umbandista e recebo um espirito forte e guerreiro charrua que traz luz e cura pra muitas pessoas ,com certeza é sabedoria doando o bem sobre o mau que lhes foi feito parabéns pelo seus vídeos.
Almas charruas cavalgam coxilhas
Guardando as fronteiras do sul brasileiro 🎶🎶
Que lindo!
@Igor Adorei.Acredito em vidas passadas e já tive uma visão de que era uma índia.
Sou de Bagé e pelos traços tenho descendencia de Charrua e acredito que esses povos foram extintos dolorosa essas histórias de verdade
@@pancotte Se ela tá dizendo que possuiu traços é porque é índia-descendente. O teste pode esmiuçar qual origem específica ( pelo menos quanto à linhagem européia identifica )
Histórias fantásticas que negligenciamos.
Os Charrua e Minuano são da msm vibe dos nossos Goitacá aqui em Campos, então. Irredutíveis.
Tenho 33 anos, sou de Fortaleza -CE. Sempre estudei nos melhores colégios da cidade. Quando criança, da segunda até a quarta série do ensino fundamental, os professores mencionavam as tribos indígenas do Ceará. Foram feitas excursões até as aldeias e algumas coisas foram ensinadas aos alunos. Sempre enfatizando a idéia do índio ignorante, pelado, selvagem, preguiçoso... acredito que a mesma ideia dos colonizadores sobre eles. Somente no seu canal e em outros poucos, comecei de fato a saber algo de valor a respeito das culturas indígenas do Brasil. Vejo que é uma história densa, rica... histórias realmente incríveis. Pena que, até nas "melhores escolas" do país, os alunos são adestrados como zumbis focados apenas no que vai cair no Enem. Enquanto o real valor da cultura e cidadania é ignorado.
Tenho 31 e nasci no Recife, fui criada em Maceió onde ainda vivo. Estudei em bons colégios, ballet, natação, curso de línguas e coisa e tal. Mas por sorte meus pais, especialmente minha mãe, por quem fui criada, e não só eles, como também meu avô, uma tia avó, e sei lá quantos primos dainja mãe, trabalharam na Funai. Cresci na Funai praticamente, fui nomeada para homenagear índios que meus pais conviveram. Minha mãe foi professora em aldeia no meio da Floresta Amazônica. Cresci com algumas crianças índias indo pra minha casa, onde brincávamos. Já fui, momentaneamente, presa em cárcere privado quando estava na Funai de Maceió esperando minha mãe, durante uma das várias e justificadas revoltas. Por sorte, pela minha história familiar e pessoal, os índios sempre fizeram parte da minha vida.
@@JoaraTorres E ai, eles sao preguiçosos mesmo, ou é mito?
@@nunodafonseca47 tão preguiçosos quanto eu e você. Afinal não é nada inteligente julgar toda uma população por apenas uma idéia pré-concebida ou pelo que um grupo de pessoas faz. Um exemplo, o nazismo se propagou na Alemanha, ai deixo a pergunta...todo alemão é nazista?
@@JoaraTorres Ai eu te respondo, SIM, grande parte dos Alemães de alguma forma eram Simpatizantes do Nacional Socialismo sim. Se eles ja habitavam estas terras antes dos Europeus, porque raios 500 anos depois eles ainda permanecem pobres, incapacitados, desnutridos, e dependentes do Governo para tudo, incapazes de se virar sozinhos?
@@nunodafonseca47 A grande prate não significa a totalidade. Se não existissem críticos do regime não existiriam presos políticos nos campos de concentração. E com relação aos índios, ele praticam a avicultura de auto-subsitência, ou seja, praticavam apenas o necessário para a sobrevivência. Parafraseando o cara do vídeo " indio é tudo comunista". Você, meu amigo, sofre de diarreia oral
Indico uma boa dosse de leitura. Abraço grande amigo!
Te amoooooo! Sempre falei que sou filha de sangue alemão, com romeno. Mas, meu espírito é charrua. E por isso meus pais sanguíneos, me conceberam e pariram em Santo Ângelo. Em Rio Grande do Sul. Nunca me senti em casa em lugar nenhum. Minha alma sempre se sentiu e se sente, sem sua gente. Sou charrua. Com muita honra, sou alma charrua, SIM. Te amooo. Obrigada, por falar verdades. Acordei, hoje com os índios em minha memória, querendo vê-los. E busquei meu livro, depois algo deles, para ouvir. Te ouvi, hoje pela primeira vez é só consigo dizer: te amo, obrigada.
Ensino de qualidade e ainda de um jeito super descontraído
Socorro perfeição 🖤
A historia toda somente tem valia se houver quem saiba conta-las.
Show!
Melhor história brasileira que assisti nos últimos tempos.
Os Charruas do sul lembram muito os Apaches do sudoeste dos EUA em muitos aspectos. O exército norte americano conseguiu subjuga-los apenas depois que começaram a recrutar Apaches para lutarem contra o próprio povo deles na cavalaria.
comanches
Ou seja esses apaches que foram pra cavalaria são uns verdadeiros traidores e indignos à pertencer própria nação!!
Não
Você é o cara.
Esses apaches são traidores
Orgulho de ser Kaingang
Cheguei agora no canal, e já tô chocada com tanta riqueza histórica sobre os indígenas é surpreendente a gente nunca ter visto/estudando na escola. Isso só mostra que o Brasil não sabe nem um terço sobre a história do próprio país.
Parabéns! É disso que o Brasil precisa ensinamento já que ninguém mais quer saber de ler!!!!
Esse foi top demaisss!!! Viva os Charrua e os Minuano!!
Excelente 👍 também tenho a maior admiração pelos Charruas e Minuanos. Formadores do verdadeiro gaúcho..
Cheguei a conhecer "brugueiros" que caçaram kaingangues no oeste paulista. Assassinos pagos pelos "civilizados" barões do Café.
Curioso que se observar as fotos desses índios do Sul...eram muito parecidos com os Apaches norte americanos.
Sim, vieram todos da Ásia
@@openfridi1138 Acredito que ele se refere a vestimenta, não a aparência
Deve ser por causa do frio (vestimenta)@@PauloCesar-tr3pu
Também usavam cavalos
@@jorgeprates1606 Até a chegada dos europeus no século 16 as Américas não tinham cavalos.
Gratidão pelos seus vídeos sobre a cultura brasileira. Esse canal é mais rico que escola particular!
Aí magrão...achei que tu ia ser mais um avacalhando. Grato.por divulgar, pra quem vive fazendo piadas do povo daqui, a nossa alma guerreira . Os Charruas morreram, mas a atitude não. Quem é daqui é da paz, mas sem medo da guerra.
Meu sangue é Charrua! O Avô ou bisavô de meu avô era casado com uma índia Charrua. Temos uma foto de família, baita antiga, com ele e a esposa, baixinha e uma cabeleira de dar inveja.
amei o vídeo 😍😍 sou de Santa Catarina, a família da minha avó é guarani, infelizmente não sei muito porque ela morreu quando eu era pequena e a família do meu pai é afastada de nós, mas me interesso muito pelo assunto!
Oii Raissa também sou de SC, você mora em qual cidade?
tenho o mesmo problema. meu avô por parte de pai era filho da indígena(a), e negro(a), porém nunca o conheci pessoalmente e nem sei como ele é por foto. ele morreu quando meu pai tinha 7 anos (meu pai atualmente tem 64, pra ver como era novinho o homem kkk) e tem traços bem fortes. não sei de que linhagem ele era, muito menos como eram os pais dele, fico bolada pq sou muito curiosa pra saber mais sobre. muita história se perdeu no Brasil no decorrer do último século, é foda
Minha bisavô materna foi uma índia Charrua respeito por estes índios. Que orgulho saber que tenho descendência destes povos.
SANTO ÂNGELO, A capital das Missões!!!
Irmão eu sou uruguaio, gostei muito do conteúdo do vídeo só que fiquei esperando vc falar de "Sal si puedes" a maior traição contra os índios no uruguay (Antigamente chamado de Banda Oriental). Grande abraço e viva sempre nossa erva! ( e a mate também kkk)
Olá Nico, acho que ele não falou dessa história porque se passa no Uruguai. O foco do canal é contar histórias do brasil.
Todo o meu repeito au querido Professor.Saudadçoes Guanaris..
Salve mestre Peninha, sou fã do canal eu e toda minha família. Nesse episódio sobre os povos ancestrais do Pampa, do nosso RS há alguns equívocos alguns dados desatualizados. Vendo a bibliografia utilizada e sugerida por ti encontramos livros "clássicos" sobre a arqueologia gaúcha, fantástico mas te sugiro outros mais modernos e contemporâneos sobre o assunto: Minuanos /Guenoas - Os cerritos da bacia da Lagoa Mirim e as origens de uma nação pampiana; e também (esse tu vai adorar): 80 Minuanos para Carlota Joaquina- A nação Minuano/Guenoa História documentada pelos conquistadores no Pampa Rio Grandense e Uruguaio. Ambos escritos por Claudio Corrêa Pereira, meu sogro, e frutos de muita pesquisa e trabalho realizado por nós no extremo Sul do Rio Grande do Sul são livros fantásticos e que mechem com a história tradicional a respeito desse assunto tão fascinante. Se tiveres interesse em adquirir os livros entra em contato conosco, podemos fazer umas trocas/escambo. Grande Abraço Mestre parabéns pelo canal e um salve a toda tua equipe. E Índio bom é Índio VIVO!!!!
Show
up
Up
De que cidade do rio grande do sul vcs são? São professores de alguma Universidade? Como posso ter acesso aos artigos escritos?
A história dos charruas explica a frase do nosso hino "Mas não basta pra ser livre, ser forte, aguerrido e bravo"
Tobias Soares, pensei a mesma coisa... Povo que não tem virtude acaba por ser escravo!
Acha mesmo que esse verso fala sobre isso? Um estado construído por colonos que vieram para aplicar o plano eugenista no Brasil, rs, inocente.
@@marcosperceu Mas esse não foi o caso dos charruas, visto que foram exterminados sem rendição e jamais se deixaram escravizar!
@@marcosperceu Os charruas eram virtuosos sim! Nunca foram escravos! Diferente do que é o RS de hoje em relação a Brasília, kkk.
por isso q os outros estados pagam muito pau pra nós
Que tristeza essa história toda 😞😢
Curti tanto que repassei os vídeos para minha mãe, costureira do bairro Partenon de 64 anos. Baita trabalho!
Amo qdo vc faz vídeos sobre o Brasil “primitivo”, é descobrir a história que o homem Branco (enem) não conta
Cara valeu por explicar mais sobre minhas raízes, sou descendente de Charrua nego Véio e to puto com jesuítas, obrigado pela aula.
Simplesmente sensacional, hoje em dia ninguém mais quer saber de história, muito menos história de índio. Abraço.
Sou fã dos charruas!
Muito obrigado Professor. Que aula fantástica.
ô tche velho, tâmo precisando de um "Bernard Cornwell" pra contar esse monte de história na forma de aventuras pra fazer essa gurizada a se interessar por história!
Temos Érico Veríssimo. Mas concordo que Cornwell narrou muito bem com detalhes as batalhas e vida nos reinos saxões.
Boa ideia. Sou leitor do Cornwell. Imagina como seria legal estórias índios brasileiros contadas.
Sempre me perguntei como eram os índios de vocês
O quão incrível está este episódio, Peninha!
Palmas e palmas 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Moço falando sério? Estou amando estórias pois cinto verdades parabans meu desde já amigaço! há muito obrigadooooo
Podia fazer episódios sobre todas essas tribos q viveram no Brasil.
Sou do litoral norte do RS e essa região foi bastante ocupada por pessoal vindo da região de Laguna-SC, muitos mestiços de guaranis carijós e portugueses, como minha família.
Por favor, conta a história dos últimos charruas!!!
Faz o de Hans Staden por favor Peninha!
O livro é foda!!!!! " Duas viagens ao Brasil" de Hans Staden
Peninha fala da teoria dos Fenícios no Brasil,tenho certeza que você conhece pois deu a entender que quando aparecia a tribo Carijó você sublinhava Carios(fenícia),curto seus vídeos.
Boto fé!!! Já li o livro. É excelente. Tá valendo fazer esse hein !
Por favor!!!!
Se tem uma coisa boa da internet é descobrir canais como esse! Viva a verdadeira história do Brasil!
Excelente narrativa! Apenas um reparo: a bela imagem elaborada com base em um quadro de Debret, retratando um indígena montando lateralmente um cavalo, não se refere aos Charrua. Trata-se de um Guaicuru, portando lança denominada “zagaia”. Os Guaicuru viveram onde atualmente se situa o Mato Grosso do Sul, assinaram tratado com a Coroa Portuguesa mas foram posteriormente dizimados.
Sou descendente dos Guaicurus, assim como muitos depois de Miranda MS
Paulo Zeni Correto, o Peninha também pisa na bola!
Mas os Charruas tambem ficavam do lado do cavalo.
Licença poética meu amigo!
Acho que os únicos índios que ficavam ao lado do cavalos era os charruas do Pará para cima são tudo mato rengo kkkkkk
Muito bom! A história deles é semelhante ao Guaicurú Kadiwéu de Mato Grosso, tbm merecem um episódio hein.
Estou em São Paulo mas sou do Sul Santa Catarina amo o sul
Obrigada Eduardo!!!! Sou Uruguaia!!!! Charrua, livre e indomable!!!! Graças a esses sangeue arretado!!!!!!
não ouviu ele dizer que foram os próprios uruguaios que pagavam pra mata os charruas sua besta quadrada
@@tiagopiressoares6085 kkkkkkk
@@tiagopiressoares6085 mas tu quer o que mano? Que ela odeie a nação onde nasceu pelo que fizeram aos ancestrais dela? Fosse assim os negros no Brasil teriam que odiar o Brasil também kkkk
@@tiagopiressoares6085 tu é burro ou idiota?
Por acidente achei este canal. Sempre tive interesse em saber da história dos índios charruas, porém nunca achei material. Muito obrigado por divulgar a história do nosso Brasil! Mais um inscrito para o canal.
Muy bueno, Bueno ! Aprendo e me divirto !
Mi amigo, faltó hablar de cuando el primer presidente uruguayo Fructuoso Rivera, convocó una reunión con todos los charruas restantes allá por 1830 y los mató a todos en la localidad del Departamento de Tacuarembó próximo al km 300 de ruta 5, diciendo la frase "sal si puedes", que fue bautizado ese lugar con ese nombre Salsipuedes. Abrazo grande de Rivera Uruguay.
Llevo 3 meses mirando tus vídeos, te adoro loco. Como residente de la frontera Uruguaya y Brasilera, todos aquí tenemos bastante claro que gaúcho, tiene más que ver con nosotros que con paulistas. Y lo que las frontera son, es más por casualidad que por otra cosa. SALUDOS DESDE Artigas (Uruguay)
Saludo desde Rio Grande, assim tambiem sientimos nosotros
Saludos desde Rio Grande do Sul! Dale Penarol
Perfecto! Solo somos brasileños por la derrota en la guerra...
me inscrevi no seu canal porque vc so tem 1 e tem ele a 12 anos
Paulista tá cansado de sustentar gaúcho, estado falido do caralho
Caramba não sabia que existiam tantas tribos de índios no sul sou gaúcho mas tem 31 anos que moro no Mato Grosso gostei muito da matéria parabéns
SUGESTÃO: A fuga do presídio da ilha Anchieta nos anos 50
Essa história é boa hein! Quando conheci o presídio fiquei abismada com o ocorrido.
Essa história fodastica, tenho o livro, da um filme!
Fantástico vídeo, conta a história dos caigangues do interior Paulista!
tem muita gente ate hoje não gosta ouvir a verdade kkkk parabéns Buenas ideias !
Chocada e triste em saber disso tudo. E por quê o dia do índio não é feriado???
Pq indio não trabalha fichado
Já não temos feriados suficientes?
Porque índio não é católico
Pq falam q no meu bairro só tem índio? 🤔
19 de Abril....
Aguardando ansioso um episódio sobre as Missões(reduções) Jesuíticas...
MUITO BOOOOOOM!!!!!
Uma aula de nivel superior pra essa gurizada nova....bom vídeo.. excelente a tua explicação... parabéns
Que episódio foda! Podia ter feito ele com uns 3 pirulas de duração!
Até que em fim um cara que fala a verdade!!!
Demoro pra sair esse!
Dale Charruas e Minuanos!
Porra peninha, 13min só é foda, sendo q tu perdeu 5min só falando da ilha do mel pra cima! haha
Tem que ter mais falando do Charrua e Minuano pelo menos uns 20min! Temos poucas coisas disponíveis sobre eles!
Isso aí
Eu n gostei muito disso tbm n
Conte-nos a História de Sepé Tiaraju.
Fiquei curioso.
Verdade eu fiquei curiosa
Obrigado, simplesmente obrigado
Peninha!! Faz um episódio sobre o "rei" de São Paulo, Amador Bueno