Esplendor e Miséria: Prostituição no século XIX - Parte 2

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 421

  • @pamelafidelis4877
    @pamelafidelis4877 4 роки тому +120

    Meu Deus como o mundo mudou...
    Hoje em dia muitas mães pagam aulas caríssimas de ballet para as filhas com o sonho de que um dia elas tornem uma grande bailarinas.
    Eu fico imaginando o que uma mãe do século XIX diria se pudesse ver isso

  • @elizadolitle3992
    @elizadolitle3992 4 роки тому +97

    Se quem virava profissional eram moças pobres. Quando foi que o ballet se tornou um "esporte" para moças mais "riquinhas" na atualidade?

    • @leilamoraes6756
      @leilamoraes6756 3 роки тому +3

      Também tenho essa curiosidade.

    • @joanaflores7336
      @joanaflores7336 3 роки тому +3

      Ótima pergunta! Estou curiosa agora rsrsrs

    • @willianaraujo9608
      @willianaraujo9608 3 роки тому +3

      fiquei curioso agora

    • @MrPedroHunas
      @MrPedroHunas 3 роки тому +14

      Foi depois dos anos 60. O balé se popularizou, e as companhias de balé começaram a dar mais atenção às necessidades das bailarinas, criaram-se sindicatos, e esse “foyer de la danse” deixou de existir (de certa forma, pq ainda hoje, existem várias acusações de “prostituição no balé”. Uma das bailarina mais famosas do Bolshoi disse q o Teatro é um verdadeiro bordel, com os diretores oferecendo as jovens aos oligarcas russos q são patronos, patrocinadores do balé. E isso em 2010), as “boas famílias” começaram a enxergar o balé como uma forma de arte, disciplina, e tbm q forma meninas graciosas, elegantes, e eles queriam isso para suas filhas. Desde então, o balé se tornou mais uma forma da elite educar suas herdeiras com classe e delicadeza, e acabou se tornando o que é hoje: um “esporte” muito caro e extremamente elitista e exclusivo.

  • @annekarouline
    @annekarouline 4 роки тому +139

    O UA-cam me sugeriu, e só posso dizer: estou apaixonada pela didática, aula e dicção desta mulher! 😍

  • @rebecamaria9440
    @rebecamaria9440 4 роки тому +102

    Nunca imaginava isso. Sempre achei q bailarinas tinham status, tinham mais prestígio, principalmente antigamente. Chocada por saber o q acontecia por trás das cortinas. Adoro seu canal, sempre aprendo muito.

    • @alinericci9163
      @alinericci9163 4 роки тому +4

      Coco Channel também passou por situações parecidas ela e sua irmã , nós bastidores a realidade é outra!

    • @katiacilene8185
      @katiacilene8185 3 роки тому +3

      Verdade, chocada 😮

  • @pamelafidelis4877
    @pamelafidelis4877 4 роки тому +155

    A questão da prostituição não era só na ópera de paris!
    As Bailarinas do teatro mariinsky na Rússia Imperial também passavam por isso!
    Tem um filme chamado Matilda que com conta a história de uma bailarina que teve um romance com Nicolau II quando ele era jovem. E esse filme também nos mostra como os homens da alta sociedade da época viam as bailarinas como meros objetos sexuais
    br.rbth.com/cultura/79636-matilda-5-motivos-filme-russo-polemico-ano
    Obs: eu tive que editar porque eu errei o nome eu achava que era Olga mas é Matilda

    • @telmagomestelminha7433
      @telmagomestelminha7433 4 роки тому

      Este filme Netflix?

    • @pamelafidelis4877
      @pamelafidelis4877 4 роки тому +1

      @@telmagomestelminha7433 eu não sei se tem na netflix eu encontrei em site online de filmes. E o filme é russo mas tem dublado pro português

    • @telmagomestelminha7433
      @telmagomestelminha7433 4 роки тому +1

      @@pamelafidelis4877 que legal se tivésse link pra compartilhar ,mas vou procurar

    • @jaquelinecoimbra152
      @jaquelinecoimbra152 4 роки тому +2

      Eles viam as bailarinas como objetos porque normalmente elas eram livres não eram controladas pelos pais então elas podiam ter relações com os homens sem precisar se guardar para depois do casamento

    • @pamelafidelis4877
      @pamelafidelis4877 4 роки тому

      @@telmagomestelminha7433 gofilmes.me/matilda-2017
      Se você quiser procurar mais no Google coloca assim: filme matilda (bailarina) porque se você colocar só Maltida vai aparecer outros filmes que também tem o título Matilda

  • @vivianecassiadeazevedogarc5379
    @vivianecassiadeazevedogarc5379 4 роки тому +19

    Teve uma época. Que diziam que "bailarina era santa e dançarina puta". Escutava isso quando fazia apresentação de dança espanhola. E quando a gente se apresentava em festas particulares, saíamos assim que abasse a apresentação porque nosso professor não deixava que nenhum homem deixasse que tivesse contato com a gente.

  • @monicanunespadial4394
    @monicanunespadial4394 4 роки тому +8

    Os comentários desse vídeo me lembraram uma entrevista da grande Bibi Ferreira onde ela falava que não pode ser matriculada num colégio de elite sendo filha de artistas, portanto não era de "boa família". Isso porque o pai dela era Procópio Ferreira um dos papas do teatro brasileiro.

  • @Sambangela
    @Sambangela 4 роки тому +123

    Tem alguns fatos q me fazem olhar a humanidade e pensar em como é injusto ser mulher. E como isso afeta todo nosso social até nos dias atuais.
    É como se mulher não fosse capaz de sobreviver sem utilizar sua sexualidade como meio. Ou casa com um homem q vai sustentar (e isso quase nunca é sinônimo de ser amada e respeitada), ou precisa trabalhar como “prostituta”.
    Gostei muito do vídeo. Como sempre, trazendo histórias do passado que nos remetem a reflexões sobre as nossas próprias visões sobre o feminino, inclusive sobre os nossos julgamentos.
    Muito obrigada, Eneida 🥰

    • @LeonardoRodrigues1
      @LeonardoRodrigues1 4 роки тому +1

      Putz, quanto vitimismo. Os homens da classe baixa trabalhavam nas fábricas e se ferravam lá dentro. Essa frescura das pessoas de hoje vai foder com a civilização. É muita soja nas idéias.

    • @Rubi08552
      @Rubi08552 4 роки тому +15

      @@LeonardoRodrigues1 Mas ela não diminuiu o que os rapazes da época sofriam. Apenas citou o que as mulheres passaram nessa época

    • @setembroflorido7998
      @setembroflorido7998 4 роки тому +11

      @@LeonardoRodrigues1 Mas no século XIX as mulheres pobres tbm trabalhavam nas fábricas.

    • @carlavaleria5936
      @carlavaleria5936 4 роки тому

      Isidora Duncan que foi precursora na forma de dança moderna , teve vários amantes . Então não foram vítimas. Elas quiseram isto.
      www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=amenteemaravilhosa.com.br/isadora-duncan-biografia-precursora-danca-moderna/amp/&ved=2ahUKEwjnhJ7T0fjsAhUnHLkGHX3vC8sQFjADegQIFxAB&usg=AOvVaw16WWKj2u6e4886FpJyZfks&cf=1

  • @josineidesilva7988
    @josineidesilva7988 4 роки тому +7

    Sou bailarina clássica e amo a historia do balé.

  • @ednaedaniel
    @ednaedaniel 4 роки тому +121

    Amiga vou ser sincera aki: a grande verdade é q esse preconceito com as mulheres, sempre existiu e existe até hj. Principalmente nas artes, em qquer ramo. E o q é pior, é q as próprias mulheres são as primeiras a apontar seus dedos, infelizmente! Não há empatia, respeito, humanidade! Tenho 64 anos e à época da escola, ingressei no teatro amador, que sempre me atraiu, sonhava em ser atriz... Fui discriminada na minha própria família, e lembro-me disso me rasgar por dentro. Me vi dividida entre o sonho e a obrigação, e depois de muitas lágrimas, acabei cedendo à família. Hj sou frustrada por não ter insistido mais e lutado contra tudo e contra todos. Me contento em ser ávida admiradora da arte e seguidora de canais sérios como o seu! A humanidade é ainda muito hipócrita e aponta um dedo, quando outros 4 se voltam para si! Tenho orgulho de mulheres fortes como Dercy, Elza, Hebe e tantas outras brasileiras, mais próximas, q respiraram fundo e foram!! Bjs linda!

    • @poeticadosmuseus
      @poeticadosmuseus  4 роки тому +6

      Andyara Andrade ❤️❤️❤️❤️❤️

    • @marlisevieira5791
      @marlisevieira5791 4 роки тому +15

      Belo depoimento. Realmente, devemos aplaudir as Hebes, as Dercys, as Lolitas e tantas outras mulheres que foram à luta abrindo caminho para as novas gerações. Pena que na atualidade haja notícias de ainda artistas se submeterem para poder viver da sua arte.

    • @Santos_-ww5ou
      @Santos_-ww5ou 4 роки тому +4

      Verdade. Lindo seu relato.

    • @bernalum
      @bernalum 4 роки тому +11

      Eu, desde criança, queria ser jornalista. Meu pai, conservador, claro, pois isso década de 60, me fez cursar o normal, que não tinha nada a ver comigo. A escola que queria frequentar era um colégio de fama, excelente mas...politizado. Meu pai me disse: Estudar lá? Nem pensar...jornalista? nem pensar, trabalhar no meio dos homens, de comunistas !!! Resultado, fiz o normal e depois o vestibular para jornalismo numa universidade federal e passei de cara. Hj sou uma jornalista aposentada, sempre me sustentei com meu trabalho, criei uma filha sozinha, e ainda, aos 50 anos cursei Ciências Sociais...

    • @Santos_-ww5ou
      @Santos_-ww5ou 4 роки тому +2

      @@bernalum Arrasou. Não se fechou nas amarras sociais.

  • @MrPedroHunas
    @MrPedroHunas 3 роки тому +3

    Inclusive, tem a história de Gioseppina Bozzacchi q foi uma bailarina em 1870, q com 16 anos estreou um dos balés mais famosos, Coppélia, onde ela fazia o papel principal de Swanhilda. A menina era italiana e a mãe dela sacrificou todo o possível pra manda-la pra Paris, pra q ela se tornasse uma bailarina na Ópera (já na esperança q a coitada conseguisse um mecenas desses pra tirá-la da miséria). Ao chegar lá, a jovem se destacou, e o coreógrafo da Ópera de Paris, Arthur Saint-Léon criou o personagem do balé especialmente pra ela. O balé foi um super sucesso, e é claro, a Gioseppina conquistou alguns “patrocinadores”. Porém, meses após a estreia do balé, estourou na Europa a guerra entre a França e a Prussia pelo trono espanhol. Com isso, a Ópera teve que ser fechada por falta de público, e sem os ricos patronos bancando os espetáculos e as bailarinas. A pobre da Gioseppina ficou sem o salário do balé (não existia seguros e nem proteção ao empregado naquela época), e ela perdeu seu patrocinador que foi pra guerra, a moça ficou enfraquecida por falta de alimento, contraiu varíola e febres muito altas e morreu na manhã do seu aniversário de 17 anos em Paris, após ter feito apenas 18 apresentações do balé Coppélia. Eu acho que essa é a mais triste dessas histórias das bailarinas. Tem umas bem tensas.

  • @sergioconforti5727
    @sergioconforti5727 4 роки тому +71

    Muito interessante este vídeo. Por incrível que possa parecer, os artistas continuam a ser mal vistos por muita gente até os dias de hoje. Tem uma história curiosa dos tempos iniciais do jazz. Quando a polícia chegava à porta do clube, os músicos corriam para o camburão para pegarem os melhores lugares, já que todos sabiam que seriam presos mesmo.

  • @CintiaCosta74
    @CintiaCosta74 4 роки тому +9

    O Theatro da Paz em Belém também tem um foyer. Sou apaixonada por esse teatro e dancei jazz lá em meados dos anos 1980. ❤

  • @camzcrush8166
    @camzcrush8166 4 роки тому +3

    Eu quase chorei com esse final. O UA-cam né recomendou e tô amando.

  • @venusangelic_o
    @venusangelic_o 4 роки тому +8

    Sempre lembro da Dercy Gonçalves por exemplo, que foi chamada de todos os nomes possíveis, e já era séc 20 hein kkkk. Ela seguiu firme mas basicamente precisou do apoio de um homem pra essa fuga, por isso casou com um grande amigo dela.

    • @maralima6911
      @maralima6911 4 роки тому +2

      Era chamada de puta e virgem ainda, e o povo falando antes era muito melhor a família tradicional as recaradas do lar. Kkkkkkkkk muito fora da realidade esse povo, realmente nunca leram um livro.

  • @LH23232
    @LH23232 4 роки тому +18

    Nossa, os pés eram erotizados, principalmente os pequenos? Agora eu entendi a fama da história de Cinderela, kk.

  • @laizaoliveiram
    @laizaoliveiram 4 роки тому +56

    Na série Peaky Blinders. O líder da família Thomas contrata uma companhia de ballet, e um dos convidados levar uma bailarina por quarto na brutalidade.
    Eu achei estranho, nunca imaginaria que as bailarinas poderia passar por isso. Pra mim, na minha imaginação ser uma bailarina de ballet era uma das melhores profissões que a mulher poderia ter naquela época, que loucura! Nunca pensei que uma arte tão bela com o ballet poderia ter um passado tão obscuro.

    • @edu.henrique
      @edu.henrique 4 роки тому +12

      Miga, acho que qualquer coisa que uma mulher fizesse que não fosse lavar cueca e limpar chão para macho pisar era tachado de serviço de p#&%ta... Infelizmente.

  • @marlisevieira5791
    @marlisevieira5791 4 роки тому +16

    Gigi, um belíssimo filme, mostra como era culturalmente aceito que a própria mãe "agenciasse" a filha dentro de uma alta sociedade burguesa. Assisti dezenas de vezes este musical, pois é lindo, mas sem esquecer que a sociedade era cruel com as mulheres. Aliás, a sociedade segue cruel.

  • @marciaguedes609
    @marciaguedes609 2 роки тому +2

    professora...suas aulas sao maravilhosas.ilustra mais.vamos adorar

  • @angelaorsini4643
    @angelaorsini4643 4 роки тому +1

    Bom dia , meu avô era violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tbm tocava na Antiga Rádio Nacional , se aposentou na década de 60 , faleceu em 1969. Na época eu era criança, mas escutava conversas e , ouvia sim ele dizer que bailarinas, cantoras , não só as do côro como tbm as mais conhecidas e famosas , faziam programas com homens ricos e empresários do ramo artístico. Infelizmente a classe artística sempre foi discriminada, até mesmo pelos do meio . Até hoje acredito que isso aconteça , os homens e até mulheres se aproveitam de suas posições pra explorar o sexo . É muito triste .

  • @anakatiaalves6088
    @anakatiaalves6088 4 роки тому +13

    Amei a sutileza, irônia e delicadeza desse post. Apaixonada por vc. Opa...rsrsrs

  • @vinymagalhaes3571
    @vinymagalhaes3571 4 роки тому +9

    De fato, o século da hipocrisia foi o que pensei desde o início do vídeo.

  • @jullyanebarbosa9660
    @jullyanebarbosa9660 4 роки тому +33

    Eneida seus vídeos são maravilhosos!!! Que bom que seus bebês lindos deixam esse tempinho pra vc compartilhar essas histórias incríveis e assim não esquecer das suas "filhas" crescidas kkk!! 😘

  • @isaquedossantosteixeira7139
    @isaquedossantosteixeira7139 4 роки тому +13

    Nossa é cada História Bizarra debaixo desse céu, Misericórdia!... Grato pelas informações...

  • @vivianc.c.3379
    @vivianc.c.3379 4 роки тому +30

    Minha avó tinha muito disso de falar que artista, dançarina x y z era prostituta mas eu achava que era só um preconceito infundado. Não fazia ideia disso tudo, que tristeza 😢
    Nao sei se vc falou isso em outro video mas da pra fazer um paralelo com as gueixas no Japão que aprendiam todo o tipo de arte para se apresentar em eventos e festas mas muitas vezes acabavam tbm se prostituindo com clientes endinheirados e com as idols de kpop que para conseguirem fazer sucesso ou elas tem que esperar anos e anos sem saber se a produtora vai escolher pra lançar um grupo novo ou elas acabam se fazendo sexo com o dono da prpdutora e indo a eventos privados supostamente só como hostess e modelos (mas a gente sabe que não é só isso). Ambos os casos tem muito essa questão da ambíguidade que vc citou.

    • @marciareis654
      @marciareis654 4 роки тому +8

      Pelo que sei, o "teste do sofá" para jovens atores e atrizes ainda é prática comum.

    • @laryssaaraujo4268
      @laryssaaraujo4268 4 роки тому +12

      Um correção, Gueixas não se prostituiam, eram cortesãs de fato, mas não se prostituiam, quem se prostituiam eram as Oirans, que dependendo do ranking oodia custar 1 ano de salário, apenas uma noite.

    • @venusangelic_o
      @venusangelic_o 4 роки тому +2

      Amei o paralelo com as gueixas! Lindas e sofredoras 💔 amo o Japão! Tomara que ela faça um vídeo sobre gueixas depois 😍

    • @choppercottoncandy
      @choppercottoncandy 4 роки тому +1

      @@laryssaaraujo4268
      sim, além de que esse conceito de prostituição foi trazido pelos soldados estadunidense quando eles iam ao Japão por motivos de guerras

  • @suzanafaria1476
    @suzanafaria1476 4 роки тому +28

    Podemos fazer um paralelo com os dias de hj. Muitos dizem que muitas mulheres que aparecem na televisão como dançarinas, etc. tb ganham dinheiro de outras formas.

    • @claudiamoura7915
      @claudiamoura7915 4 роки тому +7

      Tem razão,
      É o mesmo do mesmo, o que muda é que hoje usamos jeans e um smartphone nas mãos.

    • @hellenpozagidebyn
      @hellenpozagidebyn 4 роки тому +4

      claudia moura certíssima, Rita Cadilac que o diga. É sempre tudo do mesmo.

  • @maxdutra
    @maxdutra 4 роки тому +2

    He he, Eneida tentando ser politicamente correta e nao "apontar o dedo", rsrs
    Maravilhosa, nao precisa se explicar nem se justificar.
    nós te adoramos e entendemos q vc é uma historiadora e nao uma politica!

  • @darktyrannosaurus22
    @darktyrannosaurus22 4 роки тому +76

    Eneida, você poderia fazer um vídeo sobre os castrati e outros grupos LGBT na vida cotidiana da Europa dos séculos XVIII e XIX?

    • @gabrielacastro717
      @gabrielacastro717 4 роки тому +3

      Esse eu gostaria muito de saber!

    • @marlisevieira5791
      @marlisevieira5791 4 роки тому +4

      Sim, há um filme sensacional sobre os castrati. Muito interessante, e triste. Merece um olhar delicado e detalhista como o da Eneida. Bjs.

    • @lindaurajeron4353
      @lindaurajeron4353 4 роки тому

      Qual o nome do filme ,por favor.

    • @hamiltongoncalves1676
      @hamiltongoncalves1676 4 роки тому +3

      @@lindaurajeron4353 tem um filme chamado Farinelli...
      Cantor de ópera que era castrati...
      Veja vídeos no UA-cam !

    • @lindaurajeron4353
      @lindaurajeron4353 4 роки тому +1

      Hamilton Gonçalves muito obrigada por sua informação ,vou procurar.

  • @jorgeanderson8780
    @jorgeanderson8780 4 роки тому +1

    Um amigo meu me recomendou a parte 01. E agora estou apaixonade!!!! 😍😍😍😍😍

  • @DeTudoumPouco-jk8qp
    @DeTudoumPouco-jk8qp 3 роки тому +3

    O "Preço da Perfeição ", seriado da Netflix, aborda esse tema da venda de jovens bailarinas para financiadores de uma escola de balé.

  • @jessicacostaamorim7408
    @jessicacostaamorim7408 4 роки тому +2

    Isso me fez lembrar sobre o book rosa, que algumas modelos fazem.

  • @evaluna.
    @evaluna. 4 роки тому +23

    Sobre a erotização dos pés, ainda há (muitas) pessoas que tem fetiche neles, tanto que se tornou um perigo hoje em dia expor eles, mesmo que de forma não intencional, na internet...
    Algumas mulheres lucram em cima disso vendendo fotos deles também.

  • @crisnasper8182
    @crisnasper8182 4 роки тому +1

    Maravilhosos os vídeos de Eneida, muito bem elaborados. Pena que existem pessoas que em vez de apreciar o conhecimento compartilhado ficam dando 👎.

  • @lucianareis3512
    @lucianareis3512 2 роки тому +1

    Faço Artes Visuais e estou encantada e muito surpresa com essa temática envolvendo as Artes. Parabéns. Aprendendo algo novo.

  • @rosilenesantos1529
    @rosilenesantos1529 4 роки тому +2

    Dei pausa e fui procurar a Marquesa de Paiva, descobri que tem um livro escrito por um português João Pedro George que conta sobre essa história. Já quero comprá-lo 🙋🏽‍♀️📚📚📚📚🥰🥰☀️

  • @tatialvesalmeida
    @tatialvesalmeida 4 роки тому +38

    Na série The Crown, o Príncipe Philip tem um relacionamento extra conjugal com a bailarina russa Galina Ulanova. Que ele conhece justamente nuna apresentação do balé Giselle. Será que...?

  • @IgorRibeiroVilela
    @IgorRibeiroVilela 4 роки тому +1

    Ah, Eneida... eu poderia morar nos seus vídeos. Obrigado por todo o conhecimento compartilhado!!

  • @MsToocher1
    @MsToocher1 4 роки тому +20

    Eneida, fiquei muito confusa com tudo isso. Sempre aprendi que o ballet surgiu e se desenvolveu nas cortes e nos palácios , e agora vejo que em algum momento ele passou a ser bem ligado a prostituição. Você poderia falar mais sobre essa ambiguidade? Achei muito , muito interessante.

    • @poeticadosmuseus
      @poeticadosmuseus  4 роки тому +13

      É confuso mesmo, né? O mundo não é linear, a história não é linear e isso atordoa a gente: a mim também.
      Posso fazer um vídeo sobre isso sim.

  • @albanisa
    @albanisa 4 роки тому +1

    Eneida, Muito obrigado pelos teus videos. Desde que conheci o canal é impossível parar de assistir. Mesmo com todos os desafios da maternidade tu consegues nos presentear com essas joias de conhecimento. Saúde a toda sua família.

  • @ariana-dp3po
    @ariana-dp3po 4 роки тому +13

    O vídeo passou tão rápido. Ansiosa pela parte 3.❤
    Eu tô amando essa sequência de vídeos❤

  • @fatimaduarte4981
    @fatimaduarte4981 4 роки тому +17

    O famoso book rosa tão falado hj em dia.🤦🏽‍♀️

  • @lisi869
    @lisi869 4 роки тому +28

    Realmente avaliar onde começa e onde termina essa questão da prostituição é difícil... Uma mulher ou homem que se casa ou tem algum tipo de relacionamento por dinheiro não é prostituição? É uma coisa a se pensar.

  • @fulaninhafulaninha1431
    @fulaninhafulaninha1431 4 роки тому +1

    Olá Boa tarde. Como sempre uma excelente reflexão para tb os dias atuais. Aguardando parte 3 🍨🍧🍨🍧

  • @lilianeviana5660
    @lilianeviana5660 4 роки тому +40

    Uma sociedade de mina os sonhos e desejos de todos. Não acredito que homens fossem realmente felizes apenas por terem uma "novinha" perto deles, da mesma forma, sabemos que muitad mães queriam que suas filhas não passassem fome. Ao mesmo tempo, as mulheree " de boa família" se viam ameaçadss pelas mulheres "livres" e " de vida fácil ". Enfim, bem-vindos aos século XIX.

  • @vivians1495
    @vivians1495 4 роки тому +15

    Nunca ia saber disso se não assistisse esse vídeo, essas moças praticamente não tinham opção, acredito que mesmo depois de casadas ainda deviam ser vistas com maus olhos. Vou falar a mesma coisa que falei quando aprendi dos hábitos de higiene (ou melhor da falta deles) na idade média - foi-se todo o encanto da época retratado nos quadros - achava que era tudo lindo e maravilhoso, pelo menos quase tudo. (Não pelo fato de algumas se prostituirem, mas por se sujeitarem a fazer algo que talvez não queriam fazer, e serem negociadas pela própria mãe 😔).

  • @cynthiavalverde
    @cynthiavalverde 4 роки тому +1

    Como sempre , um deleite....

  • @patriciayamamotofernandes5620
    @patriciayamamotofernandes5620 4 роки тому +3

    Triste essa situação da exploração dos sonhos femininos que continua até hoje! Muita desigualdade ainda presente nas nossas vidas.

  • @sandrapeixoto8015
    @sandrapeixoto8015 4 роки тому +3

    O que não entendo, é que sendo a arte algo tão importante para nossa vida, por que muitas pessoas têm esse olhar tão preconceituoso. Sem arte não temos vida!!

  • @kedma3174
    @kedma3174 4 роки тому +1

    Só pude ver o vídeo hoje! Adoro a tua maneira de explicar, com calma e clareza! ❤

  • @lynntaggesell7518
    @lynntaggesell7518 4 роки тому +2

    Muito bom o conteúdo. Aprendi tanta coisa e me sensibilizei grandemente com a história das bailarinas e com um tema tão delicado de ser falado.

  • @danielakresch
    @danielakresch 4 роки тому +17

    Essa história de mecenas me lembra o filme "Moulin Rouge".

  • @robertaolivieri7665
    @robertaolivieri7665 4 роки тому +1

    Obaaa!! Ja doida para ver a parye 3

  • @rizdiaz
    @rizdiaz 4 роки тому +17

    A Dama das Camélias,nasceu pobre e foi órfã de mãe o pai vendia ela oara homens e no final virou cocote de luxo, muitos homens perderam a cabeça e a fortuna por causa dela.

  • @gladysc2010
    @gladysc2010 4 роки тому +2

    Hj,nestes tempos ,existem universidades,por exemplo,nos EUA que há alunos e alunas que são acompanhantes de pessoas "de bem",que lhes financiam os estudos.O que me lembrou o que vc está relatando.E isto nos dias de hoje.

  • @eleite2009
    @eleite2009 4 роки тому +1

    Eneida, Parabéns pela sua leveza em tratar de um assunto que, na época deve ter causado um "frisson" terrível...

  • @sabrinamarquessantos1954
    @sabrinamarquessantos1954 4 роки тому +1

    Seus videos são maravilhosos! Obrigada por disponibilizar seus conhecimentos!!

  • @waleriaflorencio9680
    @waleriaflorencio9680 4 роки тому +1

    Maravilhosos os seus vídeos, Eneida! Parabéns

  • @diangelo3386
    @diangelo3386 4 роки тому +1

    Seu vídeo me lembrou um música um pouco antiga.
    Se chama " A Bailarina", a história da música é bem triste e pesada. É interessante ouvir e conhecer, mostrando que também era algo que acontecia no Brasil

  • @marfisialancellotti2600
    @marfisialancellotti2600 4 роки тому +1

    Eneida, a naturalidade do seu discurso nos encanta! Sobre este conteúdo, lembro o estigma (ou não!) das dançarinas dos vários programas populares de auditório, de tanta tradição no Brasil..

  • @laryssa.fantin
    @laryssa.fantin 4 роки тому +3

    A La Paiva me lembrou um pouco da história da Dona Beija, inclusive você podia falar dela pra gente, gostaria de saber informações mais concretas sobre a vida dela seria ótimo ver um vídeo seu sobre ela!

  • @katiagalduroz6328
    @katiagalduroz6328 4 роки тому +6

    Maravilhoso vídeo. Obrigada por dispor de seu tempo, que sei ser curto, é nos trazer cultura de alto nível. Realmente apontar o dedo e acusar não nos cabe de forma alguma. As mulheres simplesmente estavam sobrevivendo, deixaram, no balé, uma beleza e singeleza sem igual. 💕💕

  • @luciaalves4726
    @luciaalves4726 4 роки тому +1

    Eneida,adoro seus vídeos e aprendo muito com eles,obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

  • @kethelenmars7057
    @kethelenmars7057 4 роки тому +2

    Lembrei muito da minha avó, que nasceu no ano de 1942, desde muito pequena ela queria ser bailarina. Mas minha bisavó dizia que pra ser bailarina só se fosse rica, que toda bailarina pobre era prostituta. Isso era o pensamento da sociedade no final da década de 40.
    Detalhe, hoje em dia eu sou bailarina, não sou profissional, mas sei que minha avó só pode realizar o sonho dela através de mim

  • @anaybetamello9748
    @anaybetamello9748 4 роки тому +1

    Passada com esse vídeo, faça logo a parte 3 por favor! Sou daquelas que gostam de vídeos longos , quero saber o final da história logo, vou aguardar com ansiedade não só om próximo vídeo,mas todos os outros que com certeza serão maravilhosos!

  • @mariafernandes9124
    @mariafernandes9124 4 роки тому +1

    Excelente canal !!!

  • @marianemartins8276
    @marianemartins8276 4 роки тому +1

    Deve ser muito interessante sentar com vc pra conversar são muitas histórias e eu adoro ouvir.

  • @barbaphilosophum
    @barbaphilosophum 4 роки тому +1

    Adorei seu lado noveleira! Lembra até dos diálogos... muito eu 😄😅🤣

  • @evelynbottega3879
    @evelynbottega3879 4 роки тому +1

    Se tem uma coisa que me cativa é como a sociedade, seus padrões ou aparentes padrões mudam com o passar dos anos, muitas vezes para o bem ou para o mal. A Eneida passa muito bem isso, eu amo Assistir seus vídeos! 👏

  • @josianegraeff7219
    @josianegraeff7219 4 роки тому +2

    Ansiosa pelo próximo vídeo!!!!

  • @gracaluna6964
    @gracaluna6964 4 роки тому

    Adoro temas medieval ! Sugestão maravilhosa do UA-cam

  • @tudoviraconteudo
    @tudoviraconteudo 4 роки тому +1

    Amei o vídeo ficaria horas te ouvindo

  • @claraamaral5473
    @claraamaral5473 4 роки тому +1

    tantas informações ricas e reflexões maravilhosas! que vídeo! gratidão, eneida 💚

  • @teodoro_adora
    @teodoro_adora 4 роки тому +10

    Assunto delicado. Importante conhecer como era abordado. Que bom q vc trouxe este assunto. E vivam as liberdades!!!!! Bjs.

  •  4 роки тому +1

    Adorei como sempre.

  • @fatimamachado7926
    @fatimamachado7926 4 роки тому +9

    Cheguei..... Depois sigo para o Paulo e a Cláudia para a live sobre os ovos Faberge!!!! Mas este aperitivo está ótimo 💖💖💖

  • @Fjorlane
    @Fjorlane 4 роки тому +1

    Eneida, tô assoberbada dando aula online, mas doida pra fugir e vir aqui conferir as novidades.

  • @luanalopesdebarroslopesdeb2669
    @luanalopesdebarroslopesdeb2669 3 роки тому

    Degas fez uma denúncia social na época. Eu adoro. Gratidão ao canal, vou acompanhar tudo🙋

  • @teresinhapereira8758
    @teresinhapereira8758 4 роки тому +4

    Boa noite, Eneida! Sempre me sinto de volta à sala de aula! Comentários e críticas à parte, o que me interessa é a aprendizagem e o conhecimento! E vc faz isso maravilhosamente! Parabéns! Vamos a parte 3....❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @vicasa4399
    @vicasa4399 4 роки тому +9

    Fazendo esfoliação no corpo e hidratando o cabelo vendo esse vídeo maravilhoso 😍

  • @isabelaweber8246
    @isabelaweber8246 4 роки тому +2

    muito bacana o vídeo! parabens

  • @andreamaria154
    @andreamaria154 4 роки тому +1

    Maravilhosa a segunda parte Eneida. Obrigada 😃

  • @fabianasimoes5625
    @fabianasimoes5625 4 роки тому +4

    Eneida querida! Queria de dar uma sugestão de vídeo pra quando você estiver sem tempo para elaborar, editar...etc. Gostaria muito de conhecer sua trajetória profissional, suas escolhas, a decisão de mudar de país e depois de voltar pra cá. Considerações sobre o mercado de trabalho para área de História...etc. Isso claro se vc se sentir confortável. Amo o seu canal e é uma inspiração pra quem ama História. Beijos e obrigada pelo trabalho excelente!

  • @marinasdiary
    @marinasdiary 4 роки тому +2

    Obrigada pelo vídeo, Eneida 🌻. Como sempre magnífico. ♡ boa semana para vocês.

  • @milyda8750
    @milyda8750 4 роки тому +30

    Estava louca esperando 😍

  • @giselasodre3450
    @giselasodre3450 4 роки тому +3

    Meus neurônios estavam explodindo de ansiedade,por mais esta aula.Bjs mestra.

  • @lidianesantana4693
    @lidianesantana4693 4 роки тому +1

    O assunto abordado no vídeo me explica muitas insinuações (que eu só entendia vagamente) a respeito das dançarinas e atrizes em romances do século XIX e minisséries também ambientadas nessa época. Vi uma vez a Dercy Gonçalves declarar que, em sua época, "querer ser atriz era querer ser prostituta". Eu achava exagero, mas, em alguns casos, eram sim, a necessidade as empurrava pra isso. Não as julgo de forma alguma.Essa série de vídeos está muito boa, parabéns.

  • @thayssavictoria
    @thayssavictoria 4 роки тому +1

    Muito interessante, adoro os seus vídeos. O ballet é magnífico❤️

  • @helidaaperolstreets6126
    @helidaaperolstreets6126 4 роки тому +2

    Estou totalmente apaixonada pelo seu canal!! Parabéns!!

  • @Knappalmeida
    @Knappalmeida 4 роки тому +2

    Fico pensando, o que falarão de nós daqui a 150 anos? O mundo estará muito diferente e as pessoas pensarão terrivelmente diferente. Será que dirão que no início do século XXI se vivia bem e que vivíamos em um tempo bom ou será que terão a mesma visão que nós temos do século XIX? Muito legal essas reflexoes, muito bom esse vídeo Eneida, voce é uma fonte de história deliciosa, parabéns pelo seu canal!

  • @giadaocchini7500
    @giadaocchini7500 3 роки тому

    Fiquei boquiaberta com os assuntos tratados neste vídeo. Realmente um tema complexo. Obrigada pela exposição Eneida.

  • @1919xymox
    @1919xymox 4 роки тому +8

    Eneida, seu canal é incrível, acho que tem uma semana que não consigo parar de ver seus videos

  • @andrecollasiol9901
    @andrecollasiol9901 4 роки тому +3

    Linguagem moderna "assinante do teatro".
    Linguagem clara, ironia como arte.

  • @Patricia-jk9sg
    @Patricia-jk9sg 4 роки тому +18

    Oh! Nunca mais verei os quadros de Edgar Degas com os mesmos olhos. Estou adorando seu canal, muito obrigada. Qual é o link para assistir a palestra, por favor.

    • @poeticadosmuseus
      @poeticadosmuseus  4 роки тому +1

      Patricia aqui: ua-cam.com/video/FEyBztXvXOU/v-deo.html

    • @Patricia-jk9sg
      @Patricia-jk9sg 4 роки тому

      @@poeticadosmuseus Eba! Obrigada

  • @bettercallsally
    @bettercallsally 4 роки тому +4

    Estou amando os vídeos sobre esse assunto. Tudo muito interessante!
    E que bom que conseguiram mudar a imagem das bailarinas!
    Obrigada pelo conteúdo, Eneida!

  • @anapinto2946
    @anapinto2946 4 роки тому +29

    A arte ainda hoje é mal vista, nenhum pai quer que o seu filho seja cantor, bailarino, pintor porque não ganha bem não tem salário fixo e muitas outras coisas. Mas é ela que nos faz humanos que nos faz ter emoções, ter filosofias, ter vida. Ninguém é capaz de viver sem arte, seja ela de muito baixa qualidade (não vou dar exemplos, porque causaria muita discussão) ou da melhor qualidade como a ópera ou o ballet. Ninguém precisa ir se não quiser, mas aquilo que uma pessoa gosta ou não diz imenso sobre a sua personalidade. Todos os dias eu pretendo aprimorar os meus gostos e admirações e acho que todo o mundo deveria fazer o mesmo, estar neste canal já é um enorme passo, quem me dera que todas as pessoas com quem eu me relaciono seguissem a Eneida como eu sigo, significaria que veem mais além da música de qualidade duvidosa, e das blogueiras que não dão nada de mais à sociedade. Não é ser elitista ou arrogante é dar valor ao que realmente merece ter e não tem. Gostos precisam ser discutidos até a um certo ponto. Amo você Eneida, você está cansada de saber, continue sempre assim.

    • @venusangelic_o
      @venusangelic_o 4 роки тому

      Pois é! Isso é o que mais dói, porque a gente não consegue trazer nosso círculo social para aprender mais sobre basicamente tudo. Eles continuam seguindo o ciclo da ignorância, perdendo tempo com cantora do pop que traiu o marido e já tá com o amante, etc.

    • @anapinto2946
      @anapinto2946 4 роки тому +1

      @@venusangelic_o Exatamente e no final é a gente que fica mal, por ser diferente e não gostar das mesmas coisas que o resto das pessoas, ainda que a gente seja muito mais culta e interessante que a maioria, seremos mal vistas por não gostarmos do que o resto do mundo gosta.

    • @venusangelic_o
      @venusangelic_o 4 роки тому +2

      @@anapinto2946 Sim! Aí acaba que a gente se isola, pois não achamos o nosso lugar nesse mundo tão louco, pra piorar no meu caso eu também sou gótica, aí já viu kkkk impossível sair e me sentir confortável. Muitas vezes eu me sacrifico de sair pra agradar meus amigos, mas nunca me sinto no lugar ideial, com as músicas que gosto, etc.

    • @anapinto2946
      @anapinto2946 4 роки тому +3

      @@venusangelic_o Me identifico a 200 %. A gente termina aceitando atitudes que não deveriam ser aceites para não perder as pessoas que temos. ( ainda que não sejam de qualidade) Não vou te enganar dizendo que um dia você encontrará o seu lugar, porque eu também não sei se vou encontrar o meu, mas nunca deixe de ser quem você é, no dia a dia é dificil, porque a vida não é nada fácil, mas tente sempre ser fiel a você mesma. Eu moro numa cidade pequena então enquanto viver aqui é melhor desistir de encontrar o meu lugar, mas talvez um dia minha vida mude, para melhor. Abraços de Portugal.

    • @venusangelic_o
      @venusangelic_o 4 роки тому

      @@anapinto2946 Nossa, que bacana! A santa terrinha 💕 hahaha! Eu sonho primeiramente em me mudar daqui, nunca gostei de viver onde vivo, odeio. Depois a vida pode ir se ajeitando, ou não kkkk. Abraços!

  • @raquelgranjeiro9699
    @raquelgranjeiro9699 4 роки тому +1

    Eneida amo seus vídeos 👏🏻👏🏻👏🏻 nunca imaginei uma coisa dessa! Achei muito interessante 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @wi4veryoung
    @wi4veryoung 4 роки тому

    Que vontade de ter vivido nessa época. Parabéns por tudo que vc nos mostra. Felicidades pra família 💖

  • @gildianelima3288
    @gildianelima3288 4 роки тому +1

    Que aula maravilhosa Eneida amei parabéns. 🥰❤👏👏👏

  • @taniamaram5357
    @taniamaram5357 4 роки тому +3

    Querida, você é perfeita nos detalhes. Conseguimos visualizar perfeitamente o ambiente q retrata

  • @alineromeirofranco7533
    @alineromeirofranco7533 4 роки тому +1

    Adoro seus vídeos!
    Como tenho aprendido contigo!
    Você me estimula a estudar e pesquisar também...