Clarice é sem dúvida, uma das mais importantes autoras brasileiras, sobretudo por causa da sensação de estranhamento que sua obra nos causa. É impossível ler Clarice sem começar a pensar na própria vida e revisar nossos próprios sentimentos e pensamentos. A Clarice nos leva a um processo analítico de repartir nossa vida em partes para melhor entendê-la. Caetano, pelo menos em mim, tem um efeito diverso. Ele não é analítico, mas sistêmico. Caetano não provoca em mim a sensação de buscar coisas no meu interior e analisa-las. Ele gera em mim a vontade buscar coisas novas, do lado de fora, coisas da vida, das outras pessoas, que podem ser sistematizadas em mim. Enquanto Clarice me quebra em pedaços para que eu possa me entender melhor, Caetano acrescenta coisas em mim para que eu possa ampliar meus horizontes, passando a saber e aceitar coisas do mundo e das outras pessoas e mesmo da natureza que antes eu não compreendia (compreender no sentido de trazer para dentro de si). Clarice é analítica, Caetano é sistêmico. Ambos estão entre as melhores coisas que a língua portuguesa já foi capaz de gerar. Sei que no ano 2186, os garotos dos colégios virtuais holográficos que então existirão, estudarão Clarice e Caetano com a mesma admiração com que eu estudei Camões e Gregório de Matos.
Ozório, que lindo texto o seu. Sei bem o que sente...Eu tinha 13 anos quando li Clarice pela primeira vez. Não consegui compreender aquelas histórias, não tinha vivência suficiente. Voltei a ler aos 15, aos 20, aos 26, aos 38: estou lendo novamente. E que surpresa: lendo o mesmo texto, a cada vez me descubro ali uma nova mulher, uma nova pessoa. Ler Clarice é me descobrir dentro de mim e dentro do mundo, a cada época, a cada tempo. Queria ter sentado e conversado com ela, pois me impressiono com a capacidade dela de nos compreender a todos em nossa essência.
O que mais gosto em Clarice é isso. Após cada texto, o "eu" nos sacode e dá um tapa na cara. A gente fica com uma inquietude tamanha. Até Caetano teve medo de enlouquecer. Viva a Clarice e a ela ter vindo neste mundo nos fazer enlouquecer um pouco, sair da realidade e voltarmos diferentes. 🥰😂😂😂 1:27
Eu fiquei com o mesmo sorriso da Maria Bethânia quando ele começou a falar do quanto ficou impressionado com o conto. É tão bonito ver um artista reverenciando outro, e particularmente um escritor elogiando uma escritora.
Dei uma pausa no vídeo para ler. É mesmo impressionante. Os devaneios da personagem são muito reais , e profundos. Em alguns momentos nostalgia absurda ,e noutros, mergulho numa realidade assustadora. Emoção pura.
Clarice Lispector meu refrigério.❤ Uma fonte inesgotável de informações, o qual a humanidade não suportaria caso fosse exposta com exatidão ,digo, além da limitação do sistema de manobra. Ou seja, os conteúdos internos que ela tinha ,não eram fáceis de ser aceito , não era desse mundo.... Levou consigo a fonte. ❤
“Eu perguntei a Shams de Tabriz: 'Quem são estes que guardam silêncio?' E ele: 'Quando for chegada a hora, hão de se revelar aos teus olhos'”. - Rumi. Amor e Gratidão.
Eu não senti esse medo. Mesmo sendo bem nova e sozinha, creio que entendi muito bem e senti o meio de Laura, suas tarefas e manias, por assim dizer, suas barreiras e sua mente inquieta. É confortável ler e se transportar ao cenário da vida dela com Armando, mas, me senti angustiada particularmente com a sensação de "o que poderíamos ser, ou podíamos ter sido" . Adorei.
@@otavio.lima777 Acho que me expressei errado, fiquei pensando no que falei mesmo, martelando por horas o "poderia ter sido". Sem medo, deslumbrada mas com uma pontinha de dor
Tinha medo de me amargurar em uma profunda tristeza ao ler suas obras, o primeiro livro que li foi "A hora da estrela" chorei ao terminar, a mulher tinha uma sensibilidade ao transmitir a dor de viver de uma forma imaginável!! Que bom ter tido coragem de lê-la, é um prazer desfrutar de bons livros, e sobretudo, da grande mulher que ela foi em tantas versões.❤
Conheci a escrita de Clarice por um dos seus contos, não me lembro qual deles. Só me lembro da sensação da leitura intensa que ficou grudada na memória. Mas, quando li "Paixão Segundo GH" percebi que ela realmente é um enigma, uma leitora de "almas"...
A primeira vista não a entendemos, aí vamos nos acostumando com a maneira dela escrever e vamos nos apaixonando por ela. Se Caetano ficou impactado imagine nós pobres mortais!
Gostei muito da Clarice mais algo nela não me deixa refletir absurdo isso que deus s tenha em outro plano e que agora ela seja livre imponderada e que fale pelos cotovelos paz pra você amada Clarice tem um nome lindo
Ei,vocês poderiam fazer um vídeo sobre Emilly Dickinson sempre penso nela quando penso em Clarice. Não só por serem vanguardistas.Mas também pela pseudo data de dia e mês de nascimento da Clarice ser a mesma de E.D.
@@anapauladepretto1280O povo sequer conhece Clarice... A elite econômica e política também não,uma parcela da classe média intelectualizada sim - Eu sou da roça e conheço muito pouco.
É isso que deve fazer um bom entrevistador. Permitir que seu convidado comece e conclua suas falas e pensamentos, sem interferências desnecessárias e muitas vezes é somente uma maneira de se exibir. Parabéns pra professora!!
Até hj nunca consegui terminar um só livro de Clarice.Amo ler,mas os livros dela me causa tanto estranhamento emocional que é difícil ler muito das suas obras.
00:37 Podem me julgar, mas nesse exato momento, a câmera foca em Caetano e Betânia com as 2 Taças entre eles. Achei tão simbólica essa imagem...tão mística pra mim que sou Taróloga...O Rei e a Rainha de Copas! Quero fazer um quadro com esse momento. ♥♠♦♣ P.s: Conheci Rodrigo, irmão de Caetano uma vez que visitei Santo Amaro. Um ser humano incrível.💕
Já acho que Clarice era pura, crua e simplesmente humana. Nas ideias, nos sentimentos, tudo, tudo que ela produziu é profundamente humano. Partilho do mesmo sentimento Caetano: essa mulher, se ainda nao me deixou louca, um dia vai, um dia vai...
Palavras de quem não conhece, de perto, os estrangeiros. O povo brasileiro, em geral, interessa-se muito por cultura. Gosta muito de ler. O lixo "BBB" também existe na gringa e lá a coisa é muito mais explícita que aqui. Falar mal do Brasil que produziu Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarisse Linspector é muita ignorância.
@@andreluismuller2130 O Brasil n produz cultura desse nível a anos. A vdd é q o Brasil passa por um processo de decadência cultural e ninguém pode negar isso, só observar o cenário atual..
Ninguém nunca consegue elogiar publicamente a literatura nacional sem que apareça algum baba ovo de gringo. Sem querer te ofender, é claro, só fazendo uma observação.
Li crime e castigo... são bem diferentes...crime e castigo mexeu comigo, é uma leitura q pede passos lentos... Clarice te arrasta msm q vc não queira e te mostra o q vc escondeu no maís profunda e te força a ver... Clarice é minha escritora favorita...algo em mim q não sei explicar entende sua escrita,msm q eu não entenda bem...
@@ariadneoliveirapaiva5225 Simmmm. Taí a genialidade dela... Quem tem depressão sofre pelo preconceito e pela doença, transformar em arte é para poucos.
Dificil não enlouquecer lendo Clarice. Aliás, ela é a única autora brasileira que, sem te convidar oficialmente, te joga e te recebe em suas insanidades, de forma tão estratégica, que recusa-la já é percebê-la, e ama-la é o caminho para perceber-se! E sim! - Eu li Clarice!!!🤣😂🤣😂🤣😂
@@anapauladepretto1280 Cada um tem a missão de encontrar sua própria Clarice! A minha está ali, em minha experiência como leitor livre - o que aliás, ela amava ver nos outros: liberdade!
Escrita que não inquieta é insalubre. De fato fora Clarice só Hermann Hesse e Cecília com seu mar absoluto.Tiveram o poder de me estarrecer.Tenho medo de relê-los e sentir menos que em minha juventude.
Sinceramente, tive contato com diversos textos de CLARICE LISPECTOR, em diferentes fases e idades da minha vida. Nas aulas de Literatura Contemporânea fazíamos análise de CLARICE LISPECTOR e toda a subjetividade da sua obra. Contudo, eu e meus amigos e amigas nunca fomos acometidos pelo medo da loucura ou da perda da razão. CAETANO VELOSO foi muito fresco nesta postura!
Li dois livros , romances , da Clarice Lispector , de 2010 pra cá , mas nenhum me impressionou , me conquistou. Um deles é o tão falado A hora da estrela, o outro marcou tanto que esqueci do nome.. Achei chato , enfadonho, livros "chuchus". Já alguns contos que li eu gostei , achei interessantes ..
Comecei por água viva,ngm no pré vestibular conseguia ler na minha turma,diziam ser sem sentido. Fui ler e não conseguia parar. Tenho todos, já li a obra completa. No momento meu preferido é um sopro de vida. Estou relendo. Uma dica..Pra ler Clarice largue o mental, preciso dos sentidos e se forem os mais sutis, melhor ainda...ela te conduz por uns caminhos q podem não ser muito agradáveis,mas q libertam..." A hora da estrela" acho um dos mais "normais", tanto q virou até filme...pq pra colocar a escrita da Clarice num filme,tarefa difícil...
Clarice é sem dúvida, uma das mais importantes autoras brasileiras, sobretudo por causa da sensação de estranhamento que sua obra nos causa. É impossível ler Clarice sem começar a pensar na própria vida e revisar nossos próprios sentimentos e pensamentos. A Clarice nos leva a um processo analítico de repartir nossa vida em partes para melhor entendê-la. Caetano, pelo menos em mim, tem um efeito diverso. Ele não é analítico, mas sistêmico. Caetano não provoca em mim a sensação de buscar coisas no meu interior e analisa-las. Ele gera em mim a vontade buscar coisas novas, do lado de fora, coisas da vida, das outras pessoas, que podem ser sistematizadas em mim. Enquanto Clarice me quebra em pedaços para que eu possa me entender melhor, Caetano acrescenta coisas em mim para que eu possa ampliar meus horizontes, passando a saber e aceitar coisas do mundo e das outras pessoas e mesmo da natureza que antes eu não compreendia (compreender no sentido de trazer para dentro de si). Clarice é analítica, Caetano é sistêmico. Ambos estão entre as melhores coisas que a língua portuguesa já foi capaz de gerar.
Sei que no ano 2186, os garotos dos colégios virtuais holográficos que então existirão, estudarão Clarice e Caetano com a mesma admiração com que eu estudei Camões e Gregório de Matos.
Concordo com você Osório!
Que coisa linda Osório!
Uau!
Ozório, que lindo texto o seu. Sei bem o que sente...Eu tinha 13 anos quando li Clarice pela primeira vez. Não consegui compreender aquelas histórias, não tinha vivência suficiente. Voltei a ler aos 15, aos 20, aos 26, aos 38: estou lendo novamente. E que surpresa: lendo o mesmo texto, a cada vez me descubro ali uma nova mulher, uma nova pessoa. Ler Clarice é me descobrir dentro de mim e dentro do mundo, a cada época, a cada tempo. Queria ter sentado e conversado com ela, pois me impressiono com a capacidade dela de nos compreender a todos em nossa essência.
Quanto satisfação em ler seu comentário! Autêntico e muito profundo. Simplesmente adorei!
“fiquei com medo, medo de enlouquecer” nunca descreveram os contos de Clarice tao bem
Verdade , perfeito
Lógico q já. Eu em
Lindo o modo que Betânia olha pra Caetano. Um olhar de admiração, respeito....
@Michael Jordan
Então a culpa é dela.
Maldição
É irmão dela.
Pena que compactua com os larápios do PT.
Pra mim foi um olhar fake kkk típico de tv
@@carljohnson2337
Totalmente fake. Aliás essa mulher é fake da cabeça aos pés
O que mais gosto em Clarice é isso. Após cada texto, o "eu" nos sacode e dá um tapa na cara. A gente fica com uma inquietude tamanha. Até Caetano teve medo de enlouquecer. Viva a Clarice e a ela ter vindo neste mundo nos fazer enlouquecer um pouco, sair da realidade e voltarmos diferentes. 🥰😂😂😂 1:27
Eu fiquei com o mesmo sorriso da Maria Bethânia quando ele começou a falar do quanto ficou impressionado com o conto. É tão bonito ver um artista reverenciando outro, e particularmente um escritor elogiando uma escritora.
Dei uma pausa no vídeo para ler.
É mesmo impressionante.
Os devaneios da personagem são muito reais , e profundos.
Em alguns momentos nostalgia absurda ,e noutros, mergulho numa realidade assustadora.
Emoção pura.
Sim Will. É extraordinário!
Foi na internet? Pode compartilhar o link? :)
@@AliceP.claricelispector.blogspot.com/2008/07/imitao-da-rosa.html
@ Muito obrigada! :)
Acabei de ler o conto depois desta entrevista. Achei que ele estava exagerando. Agora estou tentando não enlouquecer tb.
Ler Clarice é uma Felicidade Clandestina!! Entendedores entenderão 🤩
Esse jeito de Betânia me deixa hipnotizada, amo essa mulher ❤
A voz então.... marcante.
Alguns contos de Clarice precisei ler e reler várias vezes de tanto que me impactaram. Seus textos ficam a remoer a alma.
Clarice Lispector meu refrigério.❤
Uma fonte inesgotável de informações, o qual a humanidade não suportaria caso fosse exposta com exatidão ,digo, além da limitação do sistema de manobra.
Ou seja, os conteúdos internos que ela tinha ,não eram fáceis de ser aceito , não era desse mundo.... Levou consigo a fonte. ❤
Eu amo meu nome..eu sou Clarice da luz, significado de clarice é brilhante, transparente. ❤❤
“Eu perguntei a Shams de Tabriz: 'Quem são estes que guardam silêncio?' E ele: 'Quando for chegada a hora, hão de se revelar aos teus olhos'”. - Rumi. Amor e Gratidão.
Clarice Lispector é Sensacional! Tenho um Livro de Contos dela. Bethânia e Caetano. ...lindos filhos de Dona Cano.
Clarice é um bálsamo que acalma que tranquiliza a alma ...
Não é o que Caetano acha.
Uffa, sim.
O comentário que me descreve quando se trata de Clarice, é que me sinto.
Betánia é maravilhosa, dedicou a vida ao chamada que a arte lhe fez, e nós ganhamos este presente .,obrigado é o podemos dizer e admirar esta linda.
Correçáó( é o que podemos dizer)
Chamado
Que legal, fiquei curioso. Obrigado
Eu fiquei impactado tb. Mais aos poucos fui me reconhecendo naquele universo. Me identifiquei.
Excelente ,,,dois artistas maravilhosos ,, falando da nossa jóia que é Clarice....Abrs.
Eu não senti esse medo. Mesmo sendo bem nova e sozinha, creio que entendi muito bem e senti o meio de Laura, suas tarefas e manias, por assim dizer, suas barreiras e sua mente inquieta. É confortável ler e se transportar ao cenário da vida dela com Armando, mas, me senti angustiada particularmente com a sensação de "o que poderíamos ser, ou podíamos ter sido" . Adorei.
Genial gosto do seu modo de expressar.👏👏
@@esmeraldaesmeralda6586 obrigada Esmeralda! Estou feliz em redescobrir essa riqueza da literatura brasileira!
Vc se sentiu angustiada e ele com medo, dá quase no mesmo.
@@otavio.lima777 Acho que me expressei errado, fiquei pensando no que falei mesmo, martelando por horas o "poderia ter sido". Sem medo, deslumbrada mas com uma pontinha de dor
@@isabelmariano662 Entendi agora, abraço !
Clarice é pra poucos!
💙
Lindo Caetano falando de Clarice e mais lindo ainda o olhar de Betania para Caetabo!
Tinha medo de me amargurar em uma profunda tristeza ao ler suas obras, o primeiro livro que li foi "A hora da estrela" chorei ao terminar, a mulher tinha uma sensibilidade ao transmitir a dor de viver de uma forma imaginável!! Que bom ter tido coragem de lê-la, é um prazer desfrutar de bons livros, e sobretudo, da grande mulher que ela foi em tantas versões.❤
Essa sensação de estranheza nos textos de Lispector os tornam únicos
Conheci a escrita de Clarice por um dos seus contos, não me lembro qual deles. Só me lembro da sensação da leitura intensa que ficou grudada na memória. Mas, quando li "Paixão Segundo GH" percebi que ela realmente é um enigma, uma leitora de "almas"...
Ela é visceral e auto referente
E lindo mesmo o olhar de Betânia para irmão querido .
Rsrs que fofo.
Como Caetano fica mais bonito a cada ano!
Grande Caetano e Maria Betania.
Para quem quiser ler gente. Esse conto tem no livro, laços de família. Não só esse como vários outros... E recomendo muito.
Clarice, Anne Frank e Florbela Espanca minhas favoritas❤❤
No militarismo estudantes liam Clarice lispector: a visão dela sobre Brasília era incrivel:
Obrigado
Clarice é deusa disfarçada de escritora
Almas complementares são assim, amam se e admiram se.
Senti isso.
A Clarice parece uma meditadora racionalizando e gerando questionamentos dentro da mentalidade ocidental.
O sorriso da irmã pra ele😍
Melhor escritora brasileira é CECILIA MEIRELES
A primeira vista não a entendemos, aí vamos nos acostumando com a maneira dela escrever e vamos nos apaixonando por ela. Se Caetano ficou impactado imagine nós pobres mortais!
Caetano não é mortal, agora?
@@PauloPereira-jj4jv todos ententenderam o que foi dito.
@@ednaqueiroz4224 ....ele não merece essa deferência toda.
@@PauloPereira-jj4jv força de expressão, nunca ouviu falar isso não?
@@ednaqueiroz4224 ... forçou demais 😂😂😂
Gostei muito da Clarice mais algo nela não me deixa refletir absurdo isso que deus s tenha em outro plano e que agora ela seja livre imponderada e que fale pelos cotovelos paz pra você amada Clarice tem um nome lindo
Mulher sofrimento e silêncio andam sempre de mãos dadas . triste isso.
CREDO.
Está é a função da literatura: enlouquecer- nos
A Paixão Segundo GH quase me levou para uma viagem sem volta!
Esse pessoal vive no mundo das ideias. são loucos!!!!
Um sujeito que escreve "gosto muito de você leãozinho" ... Vai tomar um choque mesmo.
Eu amo quando um livro me deixa louca jkkkkkk
O último que me deixou assim foi Quando os Adams sairam de férias
A sanidade é um jeito de esconder a loucura
E quando essa entrevista foi realizada? Isso é fundamental de ser explicado também!
AINDA TENHO QUE AGUENTAR ISSO 😕
Clarice pira realmente o cabeçao
Pira sim.
Leitor de Clarice e de Nietzsche não é algo tão fácil.
.
Dão choques mt fortes na mente. Sou testemunha.
Professora Doutora Nádia, especialista em Clarice Lispector, a entrevistada da noite, não abriu a boca..
Meu sonho era Betânia olhar pra mim assim rs ❤😅
Exatamente
Ei,vocês poderiam fazer um vídeo sobre Emilly Dickinson sempre penso nela quando penso em Clarice.
Não só por serem vanguardistas.Mas também pela pseudo data de dia e mês de nascimento da Clarice ser a mesma de E.D.
Duas jóias.esta pessoas .Caetano e Betânia. Lindos
Todos ficam assim!
é muito
Somos mais de 60.000.000 de seguidores de Bolsonaro pelo Brasil e no mundo 😊
Que mistérios tem Clarice?
@@anapauladepretto1280O povo sequer conhece Clarice... A elite econômica e política também não,uma parcela da classe média intelectualizada sim - Eu sou da roça e conheço muito pouco.
Aí aí....
Professora Doutora Nádia, especialista em Clarice Lispector, não abriu a boca...
É isso que deve fazer um bom entrevistador. Permitir que seu convidado comece e conclua suas falas e pensamentos, sem interferências desnecessárias e muitas vezes é somente uma maneira de se exibir.
Parabéns pra professora!!
@@julianacamposvictor3755 mas a entrevistadora ou mestre de cerimônias no caso é Dona Maria Bethânia. Caetano e a professora foram convidados.
@Heloísa Corrêa esse é apenas um fragmento do programa que durava meia hora no canal Art1. Na entrevista, na íntegra, a professora também fala.
@@rodrigopaiva250 Obrigada, Rodrigo. Os que só viram a entrevista, por aqui, precisavam dessa explicação. Obrigada.
Não e. Nádia e Nélida pinhon.
Caetano falando sobre Clarice é espetacular!!!❤
Azideia é cada incapaz
Até hj nunca consegui terminar um só livro de Clarice.Amo ler,mas os livros dela me causa tanto estranhamento emocional que é difícil ler muito das suas obras.
😍
E eu que pensava que o Caetano só curtia leitura infantil. Kkkk
00:37 Podem me julgar, mas nesse exato momento, a câmera foca em Caetano e Betânia com as 2 Taças entre eles. Achei tão simbólica essa imagem...tão mística pra mim que sou Taróloga...O Rei e a Rainha de Copas!
Quero fazer um quadro com esse momento. ♥♠♦♣
P.s: Conheci Rodrigo, irmão de Caetano uma vez que visitei Santo Amaro. Um ser humano incrível.💕
Uauu 👏 💜amei!
@@yaribeiro1869 🙏💕
Imagino
O que seriam as duas taças???
@@rodrigopaiva250 o brinde.
tamo junto
Clarice Lispector parecia uma extraterrestre que teve a infeliz ideia de conhecer a civilização humana através do Brasil.
Já acho que Clarice era pura, crua e simplesmente humana. Nas ideias, nos sentimentos, tudo, tudo que ela produziu é profundamente humano. Partilho do mesmo sentimento Caetano: essa mulher, se ainda nao me deixou louca, um dia vai, um dia vai...
Palavras de quem não conhece, de perto, os estrangeiros. O povo brasileiro, em geral, interessa-se muito por cultura. Gosta muito de ler. O lixo "BBB" também existe na gringa e lá a coisa é muito mais explícita que aqui. Falar mal do Brasil que produziu Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarisse Linspector é muita ignorância.
E tu achas que a Ucrânia é fácil? Sorte nossa ela ter vindo parar aqui.
Pois eu diria que a ideia foi feliz e acertada. E tenho a certeza de que Caetano diria o mesmo.
@@andreluismuller2130 O Brasil n produz cultura desse nível a anos. A vdd é q o Brasil passa por um processo de decadência cultural e ninguém pode negar isso, só observar o cenário atual..
🤣🤣 imagina ele lendo " Crime e Castigo"
Clarisse é muito mais enlouquecedora...
Ninguém nunca consegue elogiar publicamente a literatura nacional sem que apareça algum baba ovo de gringo.
Sem querer te ofender, é claro, só fazendo uma observação.
Muito mais simples a leitura por ser linear.
Li crime e castigo... são bem diferentes...crime e castigo mexeu comigo, é uma leitura q pede passos lentos... Clarice te arrasta msm q vc não queira e te mostra o q vc escondeu no maís profunda e te força a ver... Clarice é minha escritora favorita...algo em mim q não sei explicar entende sua escrita,msm q eu não entenda bem...
Clarice tinha era uma profunda depressão
e quem não tem ou teve?
@@Marina-zw4ni A senhorita tirou as palavras da minha boca... no caso da Clarice ela "transmutou" a depressão em arte...
@@ariadneoliveirapaiva5225 Simmmm. Taí a genialidade dela... Quem tem depressão sofre pelo preconceito e pela doença, transformar em arte é para poucos.
@@Marina-zw4ni Dostoiévski também teve profunda depressão e escreveu obras magníficas.
melancolia
E eu que tinha tanta, admiração por eles, sem saber que eles não sabem o que é humanidade!!
Betânia tem uma admiração imensa pelo Caetano !!!
Csetano Zeboso.
VACINAS JÁ
#somos 70%
💕AMOR e LUZ💕
Dificil não enlouquecer lendo Clarice. Aliás, ela é a única autora brasileira que, sem te convidar oficialmente, te joga e te recebe em suas insanidades, de forma tão estratégica, que recusa-la já é percebê-la, e ama-la é o caminho para perceber-se! E sim! - Eu li Clarice!!!🤣😂🤣😂🤣😂
Ual!!!!que lindo
Meu Deus, é uma escritora ou um semideusa? Kkkkkkkk
@@dantenorio8409 Uma deusa, Dan!!!!! Clarice no Egito antigo seria Faraó! lol
@@rosebarrosoterapeuta Linda é você, que "dá olhos" a meus comentários rotos, Rose! Vibes positivas de NYC!
@@anapauladepretto1280 Cada um tem a missão de encontrar sua própria Clarice! A minha está ali, em minha experiência como leitor livre - o que aliás, ela amava ver nos outros: liberdade!
Escrita que não inquieta é insalubre.
De fato fora Clarice só Hermann Hesse e Cecília com seu mar absoluto.Tiveram o poder de me estarrecer.Tenho medo de relê-los e sentir menos que em minha juventude.
Sinceramente, tive contato com diversos textos de CLARICE LISPECTOR, em diferentes fases e idades da minha vida. Nas aulas de Literatura Contemporânea fazíamos análise de CLARICE LISPECTOR e toda a subjetividade da sua obra. Contudo, eu e meus amigos e amigas nunca fomos acometidos pelo medo da loucura ou da perda da razão. CAETANO VELOSO foi muito fresco nesta postura!
Tudo é uma questão de perspectiva pessoal
A leitura e a interpretação de uma obra é algo muito subjetivo.
Clarice já é pesado em tempos normais avalie com choque kkkkkkk coitado
Foi eletrocutado.
Quando leio Clarice Nietzsche bergson elomar cruz Souza bob janis joplin sinto que estou tokando algum deus
Clarice lispector era judia: falava mais dex3 idiomas:: prá ela Brasília não tinha alma : a alma aqui não faz sombra no chão:
... ou Não!
Ficou com medo? E o Kiko?
Ele ficou com medo de enlouquecer com qual obra dela?
A imitação da rosa, um conto de Clarice
Gente também não exsgeremos não endeuso ninguém, não faz meu tipo todos nós temos fraquezas e, fraquezas e típico do ser humano.
Ele devia estar sob efeito de maconha quando leu 😂😂😂
Por que ter medo de algo que não é real?
Será que foi 127,ou 220 volts.....
Adoro gente bem humorada.
Ele nem possuia o ginásio completo, como disse D. Canô, tão pura e inocente, então deve ter sido 220 volts.
Uau o Caetano ficou com medo de enlouquecer, tadinho. Buááá! E as caras da Betânia pra completar a palhaçada são impagáveis.
Impagável foi o seu comentário:amei!!!!
😍😍😍😍😍😍🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣👍
Até fiquei com vontade de assistir inteiro,mas o comentário valeu o vídeo
Ele é muito pedante. Se o compararmos com Chico, com quem Clarice era apaixonada...
E vc uma anonima ressentida.
Não leia CLARICE LISPECTOR . ..
Esse livro especial. Por favor fique na Mônica de Souza.😂
Neste caso o correto é , " por quem "
No exílio tudo era mais fácil!
E esses dois tão úteis para o Brasil quanto o funk atual!🤢🤢🤢🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮
😑Anda tenho aguentar isso 😕
Clarice não era desse mundo humanidade, falando..
Não mesmo.
Ela era uma fonte inesgotável de informações.❤
Não msm
Li dois livros , romances , da Clarice Lispector , de 2010 pra cá , mas nenhum me impressionou , me conquistou. Um deles é o tão falado A hora da estrela, o outro marcou tanto que esqueci do nome.. Achei chato , enfadonho, livros "chuchus". Já alguns contos que li eu gostei , achei interessantes ..
Comecei por água viva,ngm no pré vestibular conseguia ler na minha turma,diziam ser sem sentido. Fui ler e não conseguia parar. Tenho todos, já li a obra completa. No momento meu preferido é um sopro de vida. Estou relendo. Uma dica..Pra ler Clarice largue o mental, preciso dos sentidos e se forem os mais sutis, melhor ainda...ela te conduz por uns caminhos q podem não ser muito agradáveis,mas q libertam..." A hora da estrela" acho um dos mais "normais", tanto q virou até filme...pq pra colocar a escrita da Clarice num filme,tarefa difícil...
Talvez o problema seja vc.
Eu li água viva e não entendi nada.
Da próxima não leia com o mental 😉
O texto dela é interessante, mas cria um mundo em forma de labirinto infinito e exaustivo.
Laura era esquizofrênica… usava-se insulina naquela época!
OK, tudo esclarecido, só lamento a censura imposta pelo UA-cam ao meu comentário.
Clarice é uma semideusa.
Medo de quê? Rsrsr
ele falou no finzinho, medo de enlouquecer
@@k.r.5557 Enlouquecer com o universo de escrita dela. Pelo que me soa a compreensão.