Nossa mano na shopee achei o banco imobiliário Brasil, por 133$reais achei barato, vou comprar pra jogar com os amigos e a família, bateu uma nostalgia.
Uma dica amigo que vi em outro canal. O cara coloca o link do jogo pra comprar, e ele é afiliado da loja e assim ganha um % na venda do jogo. Vc poderia fazer o mesmo e quem sabe assim até ganhar alguns jogos e explicar no seu canal. Boa sorte.
Me tira uma dúvida se eu rodar o dado exemplo no início e já caiu na cadeia visitas quando os outros jogadores jogarem quando for minha vez eu preciso tirar números iguais ou qualquer número posso sair ?
Se você pára na cadeia em virtude de uma jogada "normal" dos dados, ela não surte nenhum efeito (é como a casa "feriado"). Você pode sair de lá normalmente na próxima rodada com qualquer resultado de dados. A exigência de tirar dados iguais para sair só ocorre quando você vai pra lá por ter tirados dados iguais 3 vezes seguidas, ou por ter caído na casa "entre o camburão..."
Por exemplo alguém tem o terreno q eu preciso pra complementar todas residência de uma cor pra começa a construir, eu posso comprar um terreno de um jogador?
Pode sim. Você pode fazer a proposta e cabe ao atual dono do terreno aceitar ou não. O preço pode ser livremente negociado entre os dois. A única exigência é que o terreno não pode ter nenhuma casa ou hotel construído nele.
Boa noite, eu tenho 2 dúvidas! Pra eu construir uma casa ou hotel em uma propriedade, eu teria que ter 2 ou 3 da mesma cor? 2: após eu jogar e cair em uma companhia pede pra multiplicar o número que está no dado, multiplica na quantidade do jogado na vez ou eu teria que jogar novamente pra ver o número que vai cair e eu multiplicar?
@@klebercavalcanti835 1) Precisa ter TODAS as propriedades daquela cor. Para a maioria das cores, "todas" são 3. Mas existem algumas cores que têm apenas 2 propriedades. 2) Você multiplica o resultado dos dados que tirou para chegar na casa em questão.
@@luish_pita o próprio manual propõe jogar durante um tempo limite e, ao final desse tempo, ver quem tem mais dinheiro. Eu acho meio sem noção ter um tempo limite assim, contado no relógio, porque aí se tiver um jogador que gosta de ficar jogando conversa fora entre uma jogada e outra, ou que demora muito a tomar uma decisão, por exemplo, isso acaba afetando o resultado final da partida. Acho mais razoável estabelecer outro critério como: um número pré determinado de rodadas, o até o primeiro jogador ir à falência, e então contar quem tem mais.
Uma dúvida, no caso dos títulos de posse, os verdes que são três, se eu comprar um o meu adversário comprar o outro e o outro adversário comprar o terceiro título de posse, como fica ??? Não pode ser construído casa ??? E só poder ser pago os alugueis ???
@@michelgarcia5528 isso. Alguém vai ter que dar um jeito de comprar os demais títulos dos outros. Seja na livre negociação, seja esperando a pessoa num momento de "necessidade" ser obrigada a vender o título. Enquanto isso, todos vão ter que se contentar com o aluguel "simples" da propriedade (isto é, sem casas ou hotéis). Na verdade, escolher em quais "brigas" vale à pena entrar nessa disputa pelas propriedades, é uma das principais decisões que o jogador precisa tomar durante a partida.
Quando você precisa de dinheiro pra pagar uma obrigação e não tem, uma das opções pra obter esse dinheiro é hipotecando uma propriedade. Você recebe um determinado valor (conforme mostrado na carta) e, em troca, deixa de receber os aluguéis correspondentes àquela propriedade se alguém parar nela (e vira a carta pra baixo pra lembrar desse detalhe). Pra poder voltar a receber os aluguéis normalmente (desvirando a carta), é preciso pagar ao banco valor que você recebeu mais 20% de juros.
@@savioexplica4768 e se eu ganhace muito dinheiro de uma só vez tipo nas cartas sorte ou revez, eu teria que pagar tudo isso e ainda com 20% de juros ???
Seu canal é muito bom, você explica bem, e eu queria te pedir um favor! Como eu não tenho dinheiro suficiente pra comprar um banco imobiliário, então eu decidi fazer um caseiro e a única coisa que me falta são as cartas sorte/revez mais infelizmente não consegui achar nenhum pdf ou vídeo mostrando detalhadamente essas cartas e por isso eu queria te pedir para gravar um vídeo mostrando essas cartas POR FAVOR!!!😢
Se eu tiver todas as propriedades de uma cor específica, por exemplo a verde, tiver construído uma casa em uma delas, e meu adversário adquirir uma carta sorte-revés de compra livre, ele pode comprar a propriedade do conjunto que estiver sem casa, mesmo que uma das três estiverem com casa? Ou só pode comprar caso as 3 propriedades estiverem vazias, sem casa?
@@CamillaMoreira-hd8gn pode sim. O detalhe é que a partir desse momento você não poderá construir outras casas em propriedades daquela cor (nem ele), já que não tem mais o conjunto completo. Mas a casa que já estava construída pode permanecer, já que, no momento em que isso importava (na hora da construção) você tinha o conjunto completo.
Olá desculpa perguntar novamente😅 Sobre as hipótecas, se eu hipotecar uma propriedade e surgir dinheiro e eu quiser pagar, eu posso pagar em qualquer momento do jogo? Meu peão pode tá em qualquer lugar né?
Eu preciso comprar uma casa por rodada ou eu posso comprar diversas casas de uma só vez? Por exemplo, é a minha vez de jogar e eu tenho todas as propriedades de uma cor, aí eu posso comprar uma casa, e depois esperar minha vez de novo pra comprar outra casa, ou eu posso comprar várias casas em diversas propriedades em que eu tenho o grupo de cor?
Pode sim comprar várias de uma vez só, na mesma rodada desde que tenha todas as propriedades daquela cor e que respeite a regra de só construir a segunda casa depois de ter construído a primeira em todas daquela mesma cor (e a terceira depois da segunda, etc.)
Em mandando esse pergunta vamos a uma situação. Eu já sou proprietário de todos os titulo de propriedade da mesma cor ex o verde perto do começar, aí estou na maninha vez e não tem casa em nenhum das propriedade, posso comprar 1 casa para cada terreno? Logo vou ter atingindo a regra de poder comprar a segunda casa para cada terreno seguindo esse raciocínio eu poderia comprar até chegar ao hotel? "Lembrando que a dívida e poder fazer isso em uma única vez" Claro estou levando em consideração que eu tenha capital para isso? Espera que de pra entender
Um Jogador que declara falência, as propriedades serão todas leiloadas automaticamente pelo banco ou as pessoas precisam parar novamente nesses lotes para comprar do banco novamente?
Um dúvida em relação a prisão, ontem caí na prisão e joguei os dados, por fim tive que pagar o valor devido porém não tinha dinheiro, disseram que eu fali e perdi o jogo, mas tinha poses e casas para negociar, a questão é: eu poderia vender as casas para o banco normalmente pela metade do preço/hipotecar para pagar a prisão e sair ou só posso fazer isso caso eu deva um jogador?
Pode sim. Você pode vender/hipotecar suas propriedades tanto pra pagar obrigações a outros jogadores quanto ao banco (como é o caso da fiança pra sair da prisão)
Mt bom sua explicação! Tenho uma pequena dúvida, caso eu queira vender minhas casas ao banco, pela metade do valor mesmo, eu posso vender quando eu quiser? Ou tenho que estar "precisando" do dinheiro? Eu quero dizer vender por vender mesmo, sabe...
Normalmente só é vantajoso fazer isso quando estiver precisando do dinheiro pra pagar uma obrigação. Mas se quiser fazer em outros momentos, nada impede
@@savioexplica4768 Entendo. Obrigado amigo. Eu jogo com um povo meio doido das ideias kkkkk... Melhor saber antes se pode ou nao... Realmente, não tem sentido vender antes
@@MR.DeanPlay não. A regra diz isso expressamente. É como se você atravessasse o tabuleiro "na diagonal" na hora de ir para a cadeia. Não se considera que você passou pela casa inicial pra fazer jus ao pro-labore
Se um peão tirar dados iguais duas vezes seguidas e cair numa casa de sorte ou revez e tirar aquela carta de poder lançar os dados denovo, ela vai te botar na prisão? Já que seria a terceira jogada seguida com o dado?
Não. Apenas se ele jogar três vezes seguidas em virtude de ter tirado dados iguais. A regra fala literalmente em "tirar números iguais três vezes" e não menciona nesse momento outras hipóteses de andar mais de uma vez.
@@savioexplica4768 e o que acontece se todas as propriedades for comprada por ambos adversários e ficar acirrado tipo eu caindo na dele e ele na minha e o dinheiro dos dois não acabar?
O jogo tem fama de ser muito demorado, mas isso depende muito da "agressividade" dos jogadores em buscar valorizar os imóveis pra "acelerar" a falência dos adversários. Em torno de 1h30 a 2 horas de duração
@@rosanagaldino5240 construir uma casinha em um espaço do tabuleiro de uma propriedade que lhe pertença aumenta o valor do aluguel que os demais jogadores lhe pagam quando caem lá
@@Luizzinho1 não. Só é possível construir casas num terreno quando você tiver todas as propriedades daquela cor. Se outro jogador tem uma ou mais propriedades daquela cor, infelizmente nem você nem ele poderão construir, enquanto um não der um jeito de adquirir do outro (seja negociando diretamente, seja esperando o sujeito vender ao banco num momento de necessidade e comprando do banco). Saber em quais "brigas" vale a pena entrar é uma das principais decisões que se toma no jogo.
@@Edu.83838 pode sim. Desde que respeite a regra de só construir a segunda casa num terreno desde que já tenha construído a primeira em todos os da mesma cor, só construir a terceira depois de ter construído a segunda, etc. Respeitadas as regras acima, é permitido sim repetir o processo mais de uma vez na mesma rodada.
Por exemplo se existir 3 propriedades verdes e eu comprar 2 e outra pessoa comprar 1 e ela nao quiser me vender, nao poderei construir casa nas propriedades verdes por não possuir todas ? E a negociação do preço existe alguma base para saber por quanto comprar ?
Exatamente. Você só pode construir numa propriedade se tiver todas daquela cor. Se uma propriedade que você precisa está nas mãos de outro jogador você vai precisar negociar com ele. Não existe valor base, vai tudo da capacidade de negociação dos envolvidos. Caso a negociação não aconteça "por bem", a única outra opção é esperar o sujeito estar num momento de dificuldade financeira em que ele seja forçado a vender a propriedade pra pagar alguma obrigação. Na verdade a grande estratégia do jogo está justamente nisso: saber quais propriedades comprar e quais não comprar, pensando também em como atrapalhar ao máximo a vida dos adversários (já que o objetivo do jogo é levá-los à falência).
@@piccoloooficial Nesse caso, dificilmente o jogador terá chance de ganhar, porque é comprando e valorizando seus imóveis que você obriga os adversários a lhe pagar aluguéis cada vez maiores até levá-los à falência (que é o objetivo do jogo). Se um jogador simplesmente passar a partida inteira sem comprar nada, a probabilidade de ele ir logo logo a falência é de quase 100%
No caso de vender uma propriedade hipotecada ao banco qual valor seria a venda? E se outra pessoa comprar do banco tera que pagar o valor do tabuleiro mais a hipoteca?
@@misoumoto a regra não menciona essa hipótese especificamente. Mas, pela lógica, eu entendo que o jogador deve vender pelo preço normal (o indicado no tabuleiro) e imediatamente descontar o valor do resgate da hipoteca (o valor que ele recebeu do banco ao hipotecar + 20%). Pois, caso não fosse assim, simplesmente não faria sentido vender "direto" a propriedade. Sempre seria mais vantajoso hipotecar e depois vender logo em seguida, já que assim você "faria dinheiro" duas vezes ao mesmo tempo. Se você parar pra pensar, a hipoteca é uma espécie de empréstimo feito ao banco. Se você tem aquele "saldo devedor" junto ao banco, ele não lhe pagaria o valor "cheio" do imóvel sem descontar o que você deve.
Obrigado pela resposta. Outra dúvida, eu fali e fiquei devendo ao colega e minhas propriedades não vão dar a soma, no caso é somado o valor das propriedades que ficou e passa o dinheiro para quem se deve e as propriedades ficam com banco para serem compradas por outras pessoas?
@@misoumoto Isso. A princípio, o devedor deve converter tudo que tem em dinheiro para pagar ao credor, caso seja necessário. Então, na teoria, você está vendendo as propriedades ao banco, recebendo o dinheiro e pagando ao seu credor. Consequentemente, se as propriedades estão sendo vendidas ao banco, podem vir a ser compradas por outros jogadores futuramente.
Só é permitido construir casas se você tiver todas as propriedades daquela cor. Se uma (ou mais) das propriedades de uma cor que você tem estiver nas mãos de outro jogador, você tem que dar um jeito de pegá-la pra você antes de começar a construir as casas. Você pode fazer uma oferta em dinheiro pela propriedade que falta, ou esperar que o sujeito se desfaça dela numa situação de falta de dinheiro para pagar as obrigações.
Em relação as hipotecas: a partir do momento que eu hipoteco alguma propriedade, ela fica disponível pra qualquer outro jogador comprar ou só eu posso comprar de volta? Obrigado
Mais uma dúvida. Posso vender uma propriedade tendo outra da mesma cor com casa, ou para vender tenho que vender todas as casas das outras propriedades da mesma cor primeiro para desfazer de uma?
É o mesmo efeito que nessa versão que eu usei pra gravar o vídeo se chama "feriado" (em outras versões se chama "parada livre"). Você simplesmente fica parado lá, sem surtir nenhum efeito favorável ou desfavorável. Parece meio inútil, à primeira vista, mas à medida que o jogo avança e quase todos os terrenos vão exigir que você pague aluguel, uma parada em que você não paga nada passa a ser um "descanso" muito útil.
Essa é a versão "padrão" que a Estrela vende atualmente, então creio que você encontra na maioria das lojas de brinquedo físicas ou online. Existe também a versão "mundo" que usa nomes de ruas e bairros de diversos países e a versão "super" que usa uma maquininha de cartões no lugar do dinheiro.
Eu posso vender meus títulos de posse para o banco a qualquer momento ou somente quando precisar de dinheiro para quitar uma dívida? E só mais uma dúvida... Pode ficar mais de 3 rodadas na prisão ou é obrigado a pagar fiança após a 3a vez preso? Essas são dúvidas q me surgem enquanto estou jogando...
A princípio pode sim, vender os títulos a qualquer momento, embora normalmente não seja a opção mais vantajosa. Não é permitido ficar mais de três rodadas na cadeia. Na terceira você é obrigado a pagar a fiança.
Qual o valor que eu tenho que pagar pra comprar algum lote no tabuleiro? O valor que ta no tabuleiro o na carta do lote (carta: Aluguel:20.000, 1 casa: ta na nam) etc?
O valor que tá no tabuleiro. Esses valores que estão na carta são os valores de aluguel que os outros lhe pagam quando caem lá. O aluguel "puro", o aluguel quando já houver uma casa construída, quando houver duas, etc
@@joaofelipe-id4dm esse é um problema de design apenas dessa edição específica. No verso da carta tem escrito "hipoteca" e um valor que é igual ao valor de compra (o mesmo impresso no tabuleiro). O valor certo é o outro, mostrado na frente, que em geral corresponde a cerca de metade do valor da compra.
Na verdade "falir" significa justamente que a pessoa não tem mais nenhum dinheiro. Ela vai falir quando precisar pagar alguma obrigação (ao banco ou a um jogador) e não tiver dinheiro suficiente. Ela vai então dar todo o dinheiro para a pessoa (ou banco) a quem ela deve pagar a obrigação. Para chegar à falência, o sujeito não deve ter nenhuma propriedade, a não ser hipotecada, já que necessariamente ele teve que vendê-las pra pagar as obrigações. Se houver alguma propriedade hipotecada nesse momento, o bando "compra" elas e usa o dinheiro da compra pra pagar o credor do recém-falido
Boa tarde!! Uma duvida doque aconteceu.. Um adversário estava com as duas propriedades da mesma cor ( rosa ) porem sem construir, quando peguei a carta de compra livre essa pessoa aumentou 1 das casas! Ai peguei a outra.. ou seja, ela teria que desfazer da casa ou eu tbm poderei crescer uma casa na minha parte ( rosa )
@@raissagabriela5977 se ele colocou uma casa na SUA vez de jogar, não poderia ter feito isso. A construção de casas pode ser feita a qualquer momento da VEZ DO JOGADOR. Se ele construiu na vez dele, e depois você comprou a outra propriedade (a que não tinha casa construída ainda), então ele não precisa se desfazer da casa. Já que no momento em que importava (na hora que ele construiu) ele tinha todas as propriedades daquela cor. O detalhe é que nem você nem ele poderão construir NOVAS casas enquanto um não der um jeito de adquirir a propriedade do outro para ficar com o conjunto completo da cor.
Amigo, seu eu comprar um título de propriedade (verde), as outras duas eu só vou poder comprar se o meu peão parar em cima delas? Ou eu posso comprar sem o peão precisar parar em cima delas?
O que você chama de compra livre seria quando você compra uma propriedade de outro jogador? Nesse caso, o valor pode ser negociado livremente entre os dois, e é pago ao vendedor, não ao banco.
Existem várias versões, sobretudo no Monopoly original gringo, em que o valor da hipoteca de fato vem escrito atrás. Existem outras versões onde o valor vem escrito na frente, e o verso da carta tem apenas uma imagem padronizada em todas as cartas (muitas versões nacionais mais antigas, por exemplo). Essa versão específica que eu usei pra gravar o vídeo é especialmente confusa porque ela tem a palavra "hipoteca" escrita no verso mas o valor escrito logo em seguida é o valor de compra original da carta (o mesmo que vem escrito no tabuleiro). Eu pesquisei em vários sites nacionais e estrangeiros pra ter certeza, e não encontrei nenhuma versão em que o valor da hipoteca seja igual ao valor original de compra (no Monopoly é sempre a metade, no Banco Imobiliário é um valor especificado na carta, que nem sempre é a metade, mas fica aproximadamente nessa faixa), por esse motivo concluí que, nessa versão específica que eu usei pra gravar, o nome "hipoteca" ali no verso pode ser desconsiderado, se levando em conta o valor da hipoteca escrito na parte da frente da carta.
@@savioexplica4768 grato pelo esclarecimento. Muito sem noção isso, eles podiam simplesmente colocar o valor da compra da hipoteca ali, e retirar a necessidade do jogador estar calculando os 20% em cima.
@@wendelsilva6607 opa. Espero que o vídeo ajude. Se, depois de assistir, ainda ficar alguma dúvida, pode perguntar que a gente responde na medida do possível
Precisa sim. A única consequência de estar na prisão é não jogar os dados, mas se um jogador cair numa propriedade sua, precisa lhe pagar o aluguel normalmente.
Não existe quantidade de jogadas limite. Os jogadores continuam jogando até que todos eles vão à falência menos um (que será o vencedor). No entanto, o próprio manual sugere, como forma de ter partidas mais curtas, que os jogadores estabeleçam de comum acordo um limite de tempo e, ao fim desse limite, quem tiver mais dinheiro é o vencedor
Tuive uma dúvida? O banqueiro também joga ou só toma conta do banco? Por que vc disse que o banqueiro tem que tomar cuidado pra não misturar o seu dinheiro ao di banco! Ai pensei, como o banqueiro pode ganhar dinheiro? Só se ele for um dos jogadores também joagando normal como todo mundo! Ou tem algum forma do banqueiro ganhar? Porque se ele for jogador também, ele corre o risco de fali! Se ele falir! Quem vai pro lugar de banqueiro?
@@gersonricardocostafarias6212 isso mesmo. O banqueiro também joga. Justamente por isso é preciso ter muito cuidado pra não misturar o dinheiro dele com o do banco. Caso ele vá à falência e seja eliminado, ele pode continuar desempenhando apenas a função de banqueiro, ou a função pode ser atribuída a outra pessoa que ainda esteja na partida, como os jogadores preferirem.
Não. Só é possível hipotecar ou vender uma propriedade (seja de volta para o banco, seja em negociação com outro jogador) quando não há nenhuma casa ou hotel nela.
Existem algumas cartas de sorte ou revés que falam por exemplo de pagar uma multa por estacionar errado em Londres..nesse caso o valor deve ser pago ao dono de Londres ou ao banco?
Muito bom, consegui tirar todas as minhas duvidas explorando o video
Cara joguei muito com a minha família e amigos nos finais de semana, deu vontade de comprar um, nostalgia pura😢
Nossa mano na shopee achei o banco imobiliário Brasil, por 133$reais achei barato, vou comprar pra jogar com os amigos e a família, bateu uma nostalgia.
Uma dica amigo que vi em outro canal. O cara coloca o link do jogo pra comprar, e ele é afiliado da loja e assim ganha um % na venda do jogo. Vc poderia fazer o mesmo e quem sabe assim até ganhar alguns jogos e explicar no seu canal. Boa sorte.
Valeu ai mano, ajudou bastante
Parabens pela explicação o melhor vidio q assisti ensinou de vdd
Me tira uma dúvida se eu rodar o dado exemplo no início e já caiu na cadeia visitas quando os outros jogadores jogarem quando for minha vez eu preciso tirar números iguais ou qualquer número posso sair ?
Meu jogo e igual o seu
Se você pára na cadeia em virtude de uma jogada "normal" dos dados, ela não surte nenhum efeito (é como a casa "feriado"). Você pode sair de lá normalmente na próxima rodada com qualquer resultado de dados. A exigência de tirar dados iguais para sair só ocorre quando você vai pra lá por ter tirados dados iguais 3 vezes seguidas, ou por ter caído na casa "entre o camburão..."
Gostei da explicação muito bem detalhada
Por exemplo alguém tem o terreno q eu preciso pra complementar todas residência de uma cor pra começa a construir, eu posso comprar um terreno de um jogador?
Pode sim. Você pode fazer a proposta e cabe ao atual dono do terreno aceitar ou não. O preço pode ser livremente negociado entre os dois. A única exigência é que o terreno não pode ter nenhuma casa ou hotel construído nele.
Parabéns o único vídeo que me fez entender o jogo
Boa noite, eu tenho 2 dúvidas!
Pra eu construir uma casa ou hotel em uma propriedade, eu teria que ter 2 ou 3 da mesma cor?
2: após eu jogar e cair em uma companhia pede pra multiplicar o número que está no dado, multiplica na quantidade do jogado na vez ou eu teria que jogar novamente pra ver o número que vai cair e eu multiplicar?
@@klebercavalcanti835 1) Precisa ter TODAS as propriedades daquela cor. Para a maioria das cores, "todas" são 3. Mas existem algumas cores que têm apenas 2 propriedades.
2) Você multiplica o resultado dos dados que tirou para chegar na casa em questão.
Mt bom esse seu vídeo cara, aprendi aqui pra jogar com meu pai mas eu vi q demora muito uma partida. Como q eu faço pra diminuir o tempo da partida?
@@luish_pita o próprio manual propõe jogar durante um tempo limite e, ao final desse tempo, ver quem tem mais dinheiro. Eu acho meio sem noção ter um tempo limite assim, contado no relógio, porque aí se tiver um jogador que gosta de ficar jogando conversa fora entre uma jogada e outra, ou que demora muito a tomar uma decisão, por exemplo, isso acaba afetando o resultado final da partida. Acho mais razoável estabelecer outro critério como: um número pré determinado de rodadas, o até o primeiro jogador ir à falência, e então contar quem tem mais.
Uma dúvida, no caso dos títulos de posse, os verdes que são três, se eu comprar um o meu adversário comprar o outro e o outro adversário comprar o terceiro título de posse, como fica ??? Não pode ser construído casa ??? E só poder ser pago os alugueis ???
@@michelgarcia5528 isso. Alguém vai ter que dar um jeito de comprar os demais títulos dos outros. Seja na livre negociação, seja esperando a pessoa num momento de "necessidade" ser obrigada a vender o título. Enquanto isso, todos vão ter que se contentar com o aluguel "simples" da propriedade (isto é, sem casas ou hotéis). Na verdade, escolher em quais "brigas" vale à pena entrar nessa disputa pelas propriedades, é uma das principais decisões que o jogador precisa tomar durante a partida.
Quando o meu peão cair em uma das minhas companhias eu recebo a quantia do banco ou só recebo quando algum jogador cair na minha companhia?
@@gabriellasa9744 só quando algum outro jogador parar no espaço da companhia
e sobre as hipótecas eu não entendi muito bem como elas funcionam, você poderia me explicar melhor como funcionam?
Quando você precisa de dinheiro pra pagar uma obrigação e não tem, uma das opções pra obter esse dinheiro é hipotecando uma propriedade. Você recebe um determinado valor (conforme mostrado na carta) e, em troca, deixa de receber os aluguéis correspondentes àquela propriedade se alguém parar nela (e vira a carta pra baixo pra lembrar desse detalhe). Pra poder voltar a receber os aluguéis normalmente (desvirando a carta), é preciso pagar ao banco valor que você recebeu mais 20% de juros.
@@savioexplica4768 blz
@@savioexplica4768 e se eu ganhace muito dinheiro de uma só vez tipo nas cartas sorte ou revez, eu teria que pagar tudo isso e ainda com 20% de juros ???
Seu canal é muito bom, você explica bem, e eu queria te pedir um favor! Como eu não tenho dinheiro suficiente pra comprar um banco imobiliário, então eu decidi fazer um caseiro e a única coisa que me falta são as cartas sorte/revez mais infelizmente não consegui achar nenhum pdf ou vídeo mostrando detalhadamente essas cartas e por isso eu queria te pedir para gravar um vídeo mostrando essas cartas
POR FAVOR!!!😢
Pior que essa cópia que eu usei pra gravar não é minha, era emprestada. Mas vou ver o que dá pra fazer.
@@savioexplica4768 ok se der vou ficar muito agradecido
manda teu número que te mando foto
Manda teu wpp aí que eu mando fotos das cartas
@@wizman. 85
Se eu tiver todas as propriedades de uma cor específica, por exemplo a verde, tiver construído uma casa em uma delas, e meu adversário adquirir uma carta sorte-revés de compra livre, ele pode comprar a propriedade do conjunto que estiver sem casa, mesmo que uma das três estiverem com casa? Ou só pode comprar caso as 3 propriedades estiverem vazias, sem casa?
@@CamillaMoreira-hd8gn pode sim. O detalhe é que a partir desse momento você não poderá construir outras casas em propriedades daquela cor (nem ele), já que não tem mais o conjunto completo. Mas a casa que já estava construída pode permanecer, já que, no momento em que isso importava (na hora da construção) você tinha o conjunto completo.
Os jogadores precisam pagar aluguel ao banco, caso a propriedade esteja hipotecada.?
Não
Não. Parar numa propriedade hipotecada é gratuito
Olá desculpa perguntar novamente😅
Sobre as hipótecas, se eu hipotecar uma propriedade e surgir dinheiro e eu quiser pagar, eu posso pagar em qualquer momento do jogo? Meu peão pode tá em qualquer lugar né?
Em qualquer momento da SUA VEZ de jogar, mas a posição do peão não precisa ser na mesma casa da propriedade hipotecada
Eu preciso comprar uma casa por rodada ou eu posso comprar diversas casas de uma só vez?
Por exemplo, é a minha vez de jogar e eu tenho todas as propriedades de uma cor, aí eu posso comprar uma casa, e depois esperar minha vez de novo pra comprar outra casa, ou eu posso comprar várias casas em diversas propriedades em que eu tenho o grupo de cor?
Pode sim comprar várias de uma vez só, na mesma rodada desde que tenha todas as propriedades daquela cor e que respeite a regra de só construir a segunda casa depois de ter construído a primeira em todas daquela mesma cor (e a terceira depois da segunda, etc.)
Em mandando esse pergunta vamos a uma situação.
Eu já sou proprietário de todos os titulo de propriedade da mesma cor ex o verde perto do começar, aí estou na maninha vez e não tem casa em nenhum das propriedade, posso comprar 1 casa para cada terreno? Logo vou ter atingindo a regra de poder comprar a segunda casa para cada terreno seguindo esse raciocínio eu poderia comprar até chegar ao hotel? "Lembrando que a dívida e poder fazer isso em uma única vez" Claro estou levando em consideração que eu tenha capital para isso? Espera que de pra entender
Tenho a mesma dúvida @@MR.DeanPlay
Um Jogador que declara falência, as propriedades serão todas leiloadas automaticamente pelo banco ou as pessoas precisam parar novamente nesses lotes para comprar do banco novamente?
Precisa parar novamente no espaço.
Um dúvida em relação a prisão, ontem caí na prisão e joguei os dados, por fim tive que pagar o valor devido porém não tinha dinheiro, disseram que eu fali e perdi o jogo, mas tinha poses e casas para negociar, a questão é: eu poderia vender as casas para o banco normalmente pela metade do preço/hipotecar para pagar a prisão e sair ou só posso fazer isso caso eu deva um jogador?
Pode sim. Você pode vender/hipotecar suas propriedades tanto pra pagar obrigações a outros jogadores quanto ao banco (como é o caso da fiança pra sair da prisão)
Mt bom sua explicação!
Tenho uma pequena dúvida, caso eu queira vender minhas casas ao banco, pela metade do valor mesmo, eu posso vender quando eu quiser? Ou tenho que estar "precisando" do dinheiro?
Eu quero dizer vender por vender mesmo, sabe...
Normalmente só é vantajoso fazer isso quando estiver precisando do dinheiro pra pagar uma obrigação. Mas se quiser fazer em outros momentos, nada impede
@@savioexplica4768 Entendo. Obrigado amigo. Eu jogo com um povo meio doido das ideias kkkkk... Melhor saber antes se pode ou nao... Realmente, não tem sentido vender antes
Se eu cair na casa va para a cadeia eu posso cobrar o banqueiro o pró-labore?
@@MR.DeanPlay não. A regra diz isso expressamente. É como se você atravessasse o tabuleiro "na diagonal" na hora de ir para a cadeia. Não se considera que você passou pela casa inicial pra fazer jus ao pro-labore
A obrg eu joguei quando era criança agr comprei pra brincar com meus filhos e estou aprendendo as regras certinho
Se um peão tirar dados iguais duas vezes seguidas e cair numa casa de sorte ou revez e tirar aquela carta de poder lançar os dados denovo, ela vai te botar na prisão? Já que seria a terceira jogada seguida com o dado?
Não. Apenas se ele jogar três vezes seguidas em virtude de ter tirado dados iguais. A regra fala literalmente em "tirar números iguais três vezes" e não menciona nesse momento outras hipóteses de andar mais de uma vez.
@@savioexplica4768 e sobre as hipótecas você pode me explicar melhor eu não entendi muito bem!
@@savioexplica4768 e sobre as hipotécas, eu não entendi muito bem como funciona isso você pode me explicar melhor?
@@savioexplica4768e sobre as hipótecas eu não entendi muito bem como elas funcionam, você poderia me explicar melhor como funcionam?
@@savioexplica4768 e sobre as hipótecas eu não entendi muito bem como elas funcionam, você poderia me explicar melhor como funcionam?
E o que acontece se usar todos os cartões sorte/revez??
Quando um cartão é usado ele vai para o fundo da pilha, então não tem como acabar
@@savioexplica4768 e o que acontece se todas as propriedades for comprada por ambos adversários e ficar acirrado tipo eu caindo na dele e ele na minha e o dinheiro dos dois não acabar?
Uma partida do banco imobiliário dura em média quanto tempo?
O jogo tem fama de ser muito demorado, mas isso depende muito da "agressividade" dos jogadores em buscar valorizar os imóveis pra "acelerar" a falência dos adversários. Em torno de 1h30 a 2 horas de duração
Para que serve aquelas casinhas
@@rosanagaldino5240 construir uma casinha em um espaço do tabuleiro de uma propriedade que lhe pertença aumenta o valor do aluguel que os demais jogadores lhe pagam quando caem lá
Opa Sávio!!
E se outro jogador comprar tbm no caso as posses verdes tbm, aí eu não vou conseguir todas, posso construir nas que tenho?
@@Luizzinho1 não. Só é possível construir casas num terreno quando você tiver todas as propriedades daquela cor. Se outro jogador tem uma ou mais propriedades daquela cor, infelizmente nem você nem ele poderão construir, enquanto um não der um jeito de adquirir do outro (seja negociando diretamente, seja esperando o sujeito vender ao banco num momento de necessidade e comprando do banco). Saber em quais "brigas" vale a pena entrar é uma das principais decisões que se toma no jogo.
Olá, tenho uma dúvida, no meu turno posso construir várias casas no mesmo turno? Por exemplo construir 3 casas em cada terreno no meu turno.
@@Edu.83838 pode sim. Desde que respeite a regra de só construir a segunda casa num terreno desde que já tenha construído a primeira em todos os da mesma cor, só construir a terceira depois de ter construído a segunda, etc. Respeitadas as regras acima, é permitido sim repetir o processo mais de uma vez na mesma rodada.
Por exemplo se existir 3 propriedades verdes e eu comprar 2 e outra pessoa comprar 1 e ela nao quiser me vender, nao poderei construir casa nas propriedades verdes por não possuir todas ? E a negociação do preço existe alguma base para saber por quanto comprar ?
Exatamente. Você só pode construir numa propriedade se tiver todas daquela cor. Se uma propriedade que você precisa está nas mãos de outro jogador você vai precisar negociar com ele. Não existe valor base, vai tudo da capacidade de negociação dos envolvidos. Caso a negociação não aconteça "por bem", a única outra opção é esperar o sujeito estar num momento de dificuldade financeira em que ele seja forçado a vender a propriedade pra pagar alguma obrigação. Na verdade a grande estratégia do jogo está justamente nisso: saber quais propriedades comprar e quais não comprar, pensando também em como atrapalhar ao máximo a vida dos adversários (já que o objetivo do jogo é levá-los à falência).
É obrigatório comprar uma propriedade caso caia em cima dela?
Não. O jogador tem a possibilidade de escolher se compra ou não.
@@savioexplica4768 e o que acontece se nenhum jogador quiser comprar as propriedades ???
E o que acontece se os jogadores não quiserem comprar nada e ficar só dando voltas no tabuleiro???
@@piccoloooficial Nesse caso, dificilmente o jogador terá chance de ganhar, porque é comprando e valorizando seus imóveis que você obriga os adversários a lhe pagar aluguéis cada vez maiores até levá-los à falência (que é o objetivo do jogo). Se um jogador simplesmente passar a partida inteira sem comprar nada, a probabilidade de ele ir logo logo a falência é de quase 100%
@@savioexplica4768 certo, intendi
amigo, no caso das companhias, se for o proprietário que cair, ele não recebe nada correto?
Exato. Nem nas companhias nem nos imóveis. O jogador não recebe (nem paga) nada ao cair num espaço que já lhe pertença
No caso de vender uma propriedade hipotecada ao banco qual valor seria a venda? E se outra pessoa comprar do banco tera que pagar o valor do tabuleiro mais a hipoteca?
@@misoumoto a regra não menciona essa hipótese especificamente. Mas, pela lógica, eu entendo que o jogador deve vender pelo preço normal (o indicado no tabuleiro) e imediatamente descontar o valor do resgate da hipoteca (o valor que ele recebeu do banco ao hipotecar + 20%). Pois, caso não fosse assim, simplesmente não faria sentido vender "direto" a propriedade. Sempre seria mais vantajoso hipotecar e depois vender logo em seguida, já que assim você "faria dinheiro" duas vezes ao mesmo tempo. Se você parar pra pensar, a hipoteca é uma espécie de empréstimo feito ao banco. Se você tem aquele "saldo devedor" junto ao banco, ele não lhe pagaria o valor "cheio" do imóvel sem descontar o que você deve.
Obrigado pela resposta.
Outra dúvida, eu fali e fiquei devendo ao colega e minhas propriedades não vão dar a soma, no caso é somado o valor das propriedades que ficou e passa o dinheiro para quem se deve e as propriedades ficam com banco para serem compradas por outras pessoas?
@@misoumoto Isso. A princípio, o devedor deve converter tudo que tem em dinheiro para pagar ao credor, caso seja necessário. Então, na teoria, você está vendendo as propriedades ao banco, recebendo o dinheiro e pagando ao seu credor. Consequentemente, se as propriedades estão sendo vendidas ao banco, podem vir a ser compradas por outros jogadores futuramente.
Quando alguém tem o mesmo conjunto que eu e quero por uma casa é obrigatório eu fazer a compra ou a gnt pode construir junto?
Só é permitido construir casas se você tiver todas as propriedades daquela cor. Se uma (ou mais) das propriedades de uma cor que você tem estiver nas mãos de outro jogador, você tem que dar um jeito de pegá-la pra você antes de começar a construir as casas. Você pode fazer uma oferta em dinheiro pela propriedade que falta, ou esperar que o sujeito se desfaça dela numa situação de falta de dinheiro para pagar as obrigações.
No manual, fala-se em compra de propriedade, mas eu posso comprar companhia de outro jogador tb, nao é?
Basta negociar o preço, nao?
@@cesio0707 pode sim.
Em relação as hipotecas: a partir do momento que eu hipoteco alguma propriedade, ela fica disponível pra qualquer outro jogador comprar ou só eu posso comprar de volta? Obrigado
@@dhgamer3515 só você pode comprar de volta.
Possonconetruis 2 casas duma bez tipo . Uma num lugar e outra noutro?
Você quer dizer construir mais de uma casa na mesma rodada? É permitido sim, desde que se atendam os requisitos para construção
@@savioexplica4768 valeu meu brother
Mais uma dúvida. Posso vender uma propriedade tendo outra da mesma cor com casa, ou para vender tenho que vender todas as casas das outras propriedades da mesma cor primeiro para desfazer de uma?
@@misoumoto primeiro tem que vender todas as casas
obrigado!!
Alguém em ajuda, meu tabuleiro tem uma parte do mapa que se chama, Rodada Livre, oque significa quando cai nela?
É o mesmo efeito que nessa versão que eu usei pra gravar o vídeo se chama "feriado" (em outras versões se chama "parada livre"). Você simplesmente fica parado lá, sem surtir nenhum efeito favorável ou desfavorável. Parece meio inútil, à primeira vista, mas à medida que o jogo avança e quase todos os terrenos vão exigir que você pague aluguel, uma parada em que você não paga nada passa a ser um "descanso" muito útil.
Obrigado ❤
Onde consigo comprar uma versão, exatamente igual a sua?
Essa é a versão "padrão" que a Estrela vende atualmente, então creio que você encontra na maioria das lojas de brinquedo físicas ou online. Existe também a versão "mundo" que usa nomes de ruas e bairros de diversos países e a versão "super" que usa uma maquininha de cartões no lugar do dinheiro.
@@savioexplica4768 Pois é, achei nos sistes
Porém os Sprites usados são diferentes, aí acho meio feio kk
Eu posso vender meus títulos de posse para o banco a qualquer momento ou somente quando precisar de dinheiro para quitar uma dívida?
E só mais uma dúvida... Pode ficar mais de 3 rodadas na prisão ou é obrigado a pagar fiança após a 3a vez preso?
Essas são dúvidas q me surgem enquanto estou jogando...
A princípio pode sim, vender os títulos a qualquer momento, embora normalmente não seja a opção mais vantajosa. Não é permitido ficar mais de três rodadas na cadeia. Na terceira você é obrigado a pagar a fiança.
Qual o valor que eu tenho que pagar pra comprar algum lote no tabuleiro? O valor que ta no tabuleiro o na carta do lote (carta: Aluguel:20.000, 1 casa: ta na nam) etc?
O valor que tá no tabuleiro. Esses valores que estão na carta são os valores de aluguel que os outros lhe pagam quando caem lá. O aluguel "puro", o aluguel quando já houver uma casa construída, quando houver duas, etc
Se o peão cair na casa de uma propriedade que o jogador já o tem , o que acontece?
@@silviarodrigues9444 uma propriedade já seja do próprio jogador, dono do peão? Nesse caso nada acontece.
obrigada!
Oi, boa tarde, mas só pode construir uma casa quando tiver todas as cartas de um cor só? O terreno e tals.
Isso. Você precisa ter todas as cartas de terreno de uma determinada cor pra poder construir casas nesses terrenos.
Amigo no titulo de posse tem dois valores de hipoteca, como saber qual usar?
@@joaofelipe-id4dm esse é um problema de design apenas dessa edição específica. No verso da carta tem escrito "hipoteca" e um valor que é igual ao valor de compra (o mesmo impresso no tabuleiro). O valor certo é o outro, mostrado na frente, que em geral corresponde a cerca de metade do valor da compra.
O que fazer see eu falir alguém, o dinheiro é as cartas vem pra mim?
Na verdade "falir" significa justamente que a pessoa não tem mais nenhum dinheiro. Ela vai falir quando precisar pagar alguma obrigação (ao banco ou a um jogador) e não tiver dinheiro suficiente. Ela vai então dar todo o dinheiro para a pessoa (ou banco) a quem ela deve pagar a obrigação. Para chegar à falência, o sujeito não deve ter nenhuma propriedade, a não ser hipotecada, já que necessariamente ele teve que vendê-las pra pagar as obrigações. Se houver alguma propriedade hipotecada nesse momento, o bando "compra" elas e usa o dinheiro da compra pra pagar o credor do recém-falido
Boa tarde!! Uma duvida doque aconteceu.. Um adversário estava com as duas propriedades da mesma cor ( rosa ) porem sem construir, quando peguei a carta de compra livre essa pessoa aumentou 1 das casas! Ai peguei a outra..
ou seja, ela teria que desfazer da casa ou eu tbm poderei crescer uma casa na minha parte ( rosa )
@@raissagabriela5977 se ele colocou uma casa na SUA vez de jogar, não poderia ter feito isso. A construção de casas pode ser feita a qualquer momento da VEZ DO JOGADOR. Se ele construiu na vez dele, e depois você comprou a outra propriedade (a que não tinha casa construída ainda), então ele não precisa se desfazer da casa. Já que no momento em que importava (na hora que ele construiu) ele tinha todas as propriedades daquela cor. O detalhe é que nem você nem ele poderão construir NOVAS casas enquanto um não der um jeito de adquirir a propriedade do outro para ficar com o conjunto completo da cor.
Amigo, seu eu comprar um título de propriedade (verde), as outras duas eu só vou poder comprar se o meu peão parar em cima delas? Ou eu posso comprar sem o peão precisar parar em cima delas?
Se a propriedade ainda não tiver dono, você só pode comprá-la se cair com seu peão na casa correspondente
Se eu estiver na prisão e algum jogador cair em propriedade minha, eu ainda recebo o aluguel correspondente?
Recebe sim. A única consequência de estar na cadeia é não rolar os dados e precisar pagar a fiança pra sair de lá, se for o caso.
Bom dia. Na compra livre eu pago ao banco ou ao proprietário?
O que você chama de compra livre seria quando você compra uma propriedade de outro jogador? Nesse caso, o valor pode ser negociado livremente entre os dois, e é pago ao vendedor, não ao banco.
Posso vender companias para o banco ?
Pode sim. Pelo valor indicado no tabuleiro, da mesma forma que se faz com as propriedades
Amigo, o valor de compra da hipoteca não é o valor que está atrás da carta de propriedade?
Existem várias versões, sobretudo no Monopoly original gringo, em que o valor da hipoteca de fato vem escrito atrás. Existem outras versões onde o valor vem escrito na frente, e o verso da carta tem apenas uma imagem padronizada em todas as cartas (muitas versões nacionais mais antigas, por exemplo). Essa versão específica que eu usei pra gravar o vídeo é especialmente confusa porque ela tem a palavra "hipoteca" escrita no verso mas o valor escrito logo em seguida é o valor de compra original da carta (o mesmo que vem escrito no tabuleiro). Eu pesquisei em vários sites nacionais e estrangeiros pra ter certeza, e não encontrei nenhuma versão em que o valor da hipoteca seja igual ao valor original de compra (no Monopoly é sempre a metade, no Banco Imobiliário é um valor especificado na carta, que nem sempre é a metade, mas fica aproximadamente nessa faixa), por esse motivo concluí que, nessa versão específica que eu usei pra gravar, o nome "hipoteca" ali no verso pode ser desconsiderado, se levando em conta o valor da hipoteca escrito na parte da frente da carta.
@@savioexplica4768 grato pelo esclarecimento. Muito sem noção isso, eles podiam simplesmente colocar o valor da compra da hipoteca ali, e retirar a necessidade do jogador estar calculando os 20% em cima.
Opa, posso contruir casas sem estar com o peão na propriedade?
Pode sim.
Consigo jogar sem aplicativo??
Consegue sim. Só seguir as regras que eu explico aí no vídeo. O aplicativo existe só pra facilitar.
Eu joguei faz muitos e muitos anos, não lembro mas como joga, gostaria de ajuda
@@wendelsilva6607 opa. Espero que o vídeo ajude. Se, depois de assistir, ainda ficar alguma dúvida, pode perguntar que a gente responde na medida do possível
Quando a pessoa tiver na prisão, não precisa pagar aluguel pra ela caso caia em uma propriedade dela?
Precisa sim. A única consequência de estar na prisão é não jogar os dados, mas se um jogador cair numa propriedade sua, precisa lhe pagar o aluguel normalmente.
São quantas jogadas ?
Não existe quantidade de jogadas limite. Os jogadores continuam jogando até que todos eles vão à falência menos um (que será o vencedor). No entanto, o próprio manual sugere, como forma de ter partidas mais curtas, que os jogadores estabeleçam de comum acordo um limite de tempo e, ao fim desse limite, quem tiver mais dinheiro é o vencedor
Cair na cadeia, tem que jogar o dado 3 vezes , se sair igual os dois dados não acontece nada, mas se não tirar tem que pagar 50 mil
Quando criança sabia,agora tem até lei seca😅
Alguém tem a foto da carta de posse de Higienópolis?
eu tenho 🤗
Comorei um na shope vou ver se é bom mais ainda prefiro monopoly
Tuive uma dúvida? O banqueiro também joga ou só toma conta do banco? Por que vc disse que o banqueiro tem que tomar cuidado pra não misturar o seu dinheiro ao di banco! Ai pensei, como o banqueiro pode ganhar dinheiro? Só se ele for um dos jogadores também joagando normal como todo mundo! Ou tem algum forma do banqueiro ganhar? Porque se ele for jogador também, ele corre o risco de fali! Se ele falir! Quem vai pro lugar de banqueiro?
@@gersonricardocostafarias6212 isso mesmo. O banqueiro também joga. Justamente por isso é preciso ter muito cuidado pra não misturar o dinheiro dele com o do banco. Caso ele vá à falência e seja eliminado, ele pode continuar desempenhando apenas a função de banqueiro, ou a função pode ser atribuída a outra pessoa que ainda esteja na partida, como os jogadores preferirem.
Oi❤❤❤❤❤❤
Eu não estou entendendo nada
Pode hipotecar tendo casas?
Não. Só é possível hipotecar ou vender uma propriedade (seja de volta para o banco, seja em negociação com outro jogador) quando não há nenhuma casa ou hotel nela.
O q hipoteca
Quem paga aluguel de companhia é o banco, Não o jogador
Oi
Oi gata
Que demora pra esplica
Tô achando muito difícil
Joga o banco imobiliario das capitais do mundo, ele é bem simples e barato também já joguei e super recomendo
Não gostei muito porque não foi uma explicação rápida pois vice demorou muito no início do vídeo
anda logo
Existem algumas cartas de sorte ou revés que falam por exemplo de pagar uma multa por estacionar errado em Londres..nesse caso o valor deve ser pago ao dono de Londres ou ao banco?
As obrigações geradas pelas cartas de sorte ou revés são sempre pagas ao banco.