A HISTÓRIA DO ZAGUEIRO " CHIQUINHO PASTOR" CAMPEÃO POR BOTAFOGO E FLAMENGO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024
  • A HISTÓRIA DO ZAGUEIRO " CHIQUINHO PASTOR" CAMPEÃO POR BOTAFOGO E FLAMENGO
    Francisco de Jesus Fernandes, conhecido por ‘Chiquinho Pastor’, nasceu na cidade Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, no dia 21 de Agosto de 1946. Chiquinho foi um zagueiro que não enfeitava as jogadas, mas por sua vez também não era violento, tinha uma boa técnica.
    Revelado pelo Botafogo, clube que defendeu entre 1964 e 1971, onde conquistou alguns títulos jogando ao lado de craques como Manga, Gérson, Roberto Miranda, Jairzinho e Paulo César Lima.
    Começou sua carreira no Botafogo e ganhou logo o apelido de Chiquinho Pastor, pelas comuns pregações religiosas que fazia dentro dos vestiários antes dos jogos.
    Chiquinho Pastor fez parte das grandes equipes do Glorioso nos anos sessenta, tendo sido campeão carioca juvenil de 1964, campeão carioca de aspirantes em 1965, campeão da Taça Guanabara e da Taça Brasil em 1968 e vencedor da Taça Augusto Pereira da Motta em 1975.
    Certa vez um repórter indagou ao Chiquinho se ele, como pastor, não achava pecado dar botinadas nos adversários. Chiquinho respondeu:
    "Não. Pecado só se for dentro da área".
    Em 1971, foi transferido para o Grêmio, JUNTO COM OUTRO BOTAFOGUENSE, O GOLEIRO CAO, lá permaneceu apenas um ano.
    No ano de 1972, transferiu-se para o Flamengo, onde atingiu sua melhor fase, conquistou grandes títulos e o status de zagueiro xerife. Atuou com Reyes, Rodrigues Neto, Liminha, Doval entre outros grandes nomes que defenderam o clube na década de 70. Chiquinho também teve a honra de acompanhar de perto o inicio de carreira do maior de todos, Zico.
    Fez 108 partidas vestindo o Manto Sagrado, sem ter marcado nenhum gol. Foi Campeão Carioca em 1972 e 1974 . Seu alto rendimento no Flamengo lhe rendeu a convocação para a Seleção Brasileira pelo técnico Zagallo, que acreditava muito em Chiquinho, chegando a apontá-lo como um dos maiores zagueiros do mundo. Em 1973 realizou duas partidas, contra Argélia e Bolívia, mas não conseguiu se firmar no escrete canarinho.
    Chiquinho era irmão do famoso ponta direita Cafuringa, também já falecido que defendeu o Fluminense e Atlético Mineiro.
    Saiu do Flamengo em 1974, e retornou ao Botafogo em 1975, equipe aonde começou e tinha um bom ambiente com todos, conquistou a Taça Augusto Pereira da Motta em 1975, e em seguida encerrou sua carreira. Após se aposentar Chiquinho se dedicou à vida religiosa, chegando a se tornar vice-presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, sendo um dos responsáveis pela expansão da mesma na Angola e em todo o continente africano.
    Em 2010, com 63 anos de idade, Chiquinho sofreu uma forte torção no joelho e teve que iniciar tratamento, mas seu quadro evoluiu para uma infecção generalizada que não pode ser revertida, e o ex-zagueiro faleceu.
    heroisdomengao....
    www.cbf.com.br...

КОМЕНТАРІ • 9