Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist: ua-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cmj4m5m1z2ro
Tive isso a minha vida toda e cai em um grande buraco de 2020 pra cá, nem remédio dava jeito. Nao desejo o que passei nem para a pior pessoa do mundo, tem uns meses que melhorei muito. Se voce esta passando pelo mesmo preciso que entenda que é só uma fase e que embora nesse momento nao pareça, essa fase vai passar! É possível sentir prazer e se sentir bem. Se achar que precisa de ajuda fale com alguém, um passo de cada vez se chega longe
Vdd, neste momento me encontro assim, sem prazer em nada, e não sou uma pessoa triste muito pelo contrário, sou extrovertida, e espontânea, gosto d conhecer pessoas, hj não faço ms amizades com ninguém me afastei d tudo e todos, qdo chega visitas na casa da minha mãe, e perguntam por mim, dizem q estou dormindo, pois é oq eu peço para a minha mãe e os meus irmãos dizer, Ms lá no fundo eu não gosto dessa vida atual é uma luta, Socorro meu SENHOR JESUS CRISTO , só quem passa pelo msm é quem me entende, lamentável.
Contato com a natureza me ajuda muito. Moro perto de 2 parques e o mar, e sei que é um privilégio, mas quem puder sair de dentro de casa e ir ver o sol la fora e coisas da natureza, tipo chao de barro, galinha, cachorro, árvoresn façam. Isso que foi me ajudando a voltar sentir prazer na vida.
@@ZicoeOli sim é uma luta. Quando eu vejo que tô indo p buraco saio de casa em menos de 5 min. Eu passo dias sem sair de casa, então é uma dificuldade p mim. Uma coisa que fiz foi pedir meu filho p me levar p rua, ele é pequeno mas se comprometeu em fazer isso. Daí ele me chama e eu me lembro da minha maior motivação p viver. Sei que a luta é terrível, mas tô dizendo o que me ajuda.
Além de você perder a vontade de viver e os prazeres nas coisas a depressão te deixa exausto, tem hora que vem uma sensação de energia negativa muito forte em min. Parece que a solução disso é a morte.. Sério, é desesperador passar por isso. Não sentir prazer em mais nada até eu tolero, mas ter essa energia negativa é sofredor demais. Não aguento mais essa doença desgraçada.
Realmente é terrível, porém quanto mais deprimidos, mais energia negativa chega até nós. É um desafio transformar essa onda de pensamentos ruins, mas acho que é o caminho 😢
Não sinto mais vontade de morrer, mas viver para mim não é prazeroso. Mas como eu passei muitos anos sentindo aquela tristeza e vazio profundos e querendo estar morto a todo tempo, só em não sentir mais isso hoje já é um alívio. Vivo no piloto automático: trabalho porque é preciso pagar as contas, como e me exercito porque é preciso cuidar da saúde, busco lazer porque eles mantêm uma boa saúde mental... porém o prazer é quase inexistente nessas atividades, ou me canso rápido delas. Mas tô vivendo, Jesus tá comigo e vou seguinte assim.
Tbm me sinto assim, aliviada que o remédio que tomo agora tirou de mim o pensamento de que viver é difícil. Ainda é uma luta todos os dias para acordar disposta, mas já não me sinto tão culpada quando estou sem energia.
Meus queridos eu sei o que estão passando. há pouco mais de dois anos , entrei em um quadro depressivo e com todos os sintomas como a anedonia e posso confirmar que, a ativação comportamental é realmente eficaz. No entanto, gostaria de compartilhar aqui com vocês que, a depressão não é somente uma alteração bioquímica que ocorre no cérebro, ela também aponta para alguma perda ou ruptura na qual a pessoa não consegue identificar ao certo, é como um luto, porém ,neste é mais fácil identificar a perda ao contrário da depressão, gostaria também de recomendar o canal do psicoterapeuta Emanuel Aragão, posso garantir a todos que lá encontrarão conteúdos valiosíssimos incluindo o tema depressão. desejo a todos uma boa recuperação e que fiquem bem.
Eu só tenho desânimo, as vezes estou andando e tenho que parar porque parece que estou carregando um caminhão. Se eu pudesse só ficaria em casa, deitada. Antes dos medicamentos eu tinha tristeza, aleatória, até que tive uma crise forte de depressão, faz 3 anos que não sinto tristeza, mas não tenho ânimo, falta de energia, só trabalho porque sou sozinha, e isso piora, porque gera um fardo de depender de mim mesma. Eu decidi parar com os medicamentos, porque não aguento mais viver como zumbi.
Já tive, e foi o pior momento da minha vida. Os prazeres da vida viram uma lembrança do passado. Você fica incapaz de ficar feliz com coisas simples, como comer sua comida favorita, ver um vídeo engraçado, brincar com seu pet ou estar com alguém que ama. NADA te dá prazer. Daí vêm os pensamentos mórbidos.... Mas HÁ TRATAMENTO e o TEMPO CURA as memórias ruins. Procurem AJUDA MÉDICA e NÃO DESISTAM!
Eu estou c Anedonia. Já faço tratamento p depressão há muito tempo, tenho tantas crises q já fui aposentada por causa disso. Eu nunca quis uma aposentadoria, eu queria sarar e voltar pra sala de aula. Eu era professora e amava oq fazia. Hoje tenho muito desânimo, ansiedade e nada mais me dá prazer. Vou conversar c meu médico à respeito. Eu agradeço muito ao canal. 🙏🏼
Eu também sou professora e já tive depressão, tomei tarja preta , mas passou a pior fase . Hoje tenho.meus momentos de tristeza mas nada comparado ao que sentia durante a. depressão .
Oi Silvia! Melhoras! Você já chegou a fazer Psicoteria pela técnica TCC (terapia cognitiva comportamental) . Comecei meu tratamento ano passado com psiquiatra (com remédio) + a Tcc e hoje tenho outra vida, muito mais qualidade de vida , sem comparação. Indico porque sei que funciona e da pra voltar a ver cores na vida e sentir prazer de novo ❤️❤️ qualquer dúvida, se precisar de algo, me avisa.
Também sou professora, fui readaptada temporariamente. Mas tive uma piora por voltar ao ambiente escolar. O barulho me incomoda bastante (parece que "vibra" dentro da minha cabeça). Sou prof de educação física e eu não consigo nem chegar perto de aluno. Estou afastada a 1 mês. E me sinto péssima. Não tenho vontade de absolutamente nada.
Querida, conheço os seus sintomas e a sua dor. Vc precisa aceitar o mal-estar e abraçar o tratamento. Vc vai ficar bem. Faça o tratamento e confie no seu médico/médica. Vc vai ficar bem.
Minha depressão foi resultado de um estresse pós-traumático. Tentei suicídio e falhei. A depressão tem cura sim, pois aos poucos eu fui me reerguendo e tive momentos de felicidade suprema. Saibam, amigos, que a depressão, assim como a alegria, muito me parece com um estado de espírito deveras intenso. Esses dias eu tive essa recaída, pois me aconteceu uma série de problemas. Mas a fé me ajuda demais (respeito quem é ateu, mas sem minhas crenças eu não teria suportado), exercícios físicos me distraem (amo corrida) e eu descobri um hobby que é viajar. Sim, apesar disso tudo ainda tenho momentos de tristeza, moro sozinha (minha solidão ecoa o tempo todo), e estou limitada a um salário baixo devido às consequências de um mundo pós-pandêmico. Mas eu não desisto, ainda me restam alguns sonhos, e enquanto houver esperança o homem não morre. Essa é uma peça de Shakespeare: "A estação em si não importa, o que importa são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em qualquer época do ano, acordado ou dormindo."
@@lauracampos3321o tipo de depressão que você teve tem cura , pois teve uma causa externa, a minha não e por isso tem tratamento, remissão dos sintomas por algum tempo, mas cura não.
@@zimmerevidioVERDADE !!! Por isso que não entendem, que mesmo muitas pessoas tendo tudo, que a sociedade considera necessário para ter felicidade, satisfação na vida, sofrem com esse mal paralisante !!! 🥀
Se você tomou gosto por viagem eu não vou recomendar um cão e sim um gatinho, se você tiver alguém que possa alimentá-lo quando você estiver viajando. ❤
Tenho depressão desde os 14 anos, hoje com 36 só sei que isso atrasa muito a vida. Mas eu tenho um centelha de fé que me mantém de pé. Se a vida te desafia, você tem duas opções; ou você sucumbe ou você dobra a aposta. É uma luta constante, nada é por acaso não desista.
Quem já assistiu o filme Melancolia, vai notar que, quem parece ser a mais frágil, se torna a mais "forte", não por ter adquirido repentinamente alguma força, mas simplesmente por não se importar com as consequências de coisa nenhuma. É a mais absoluta indiferença. É o nada em vida. E, realmente, os remédios não fazem muito efeito. Não é tristeza somente, é um não se importar com nada que não seja absolutamente necessário, como ir ao banheiro, por exemplo. Talvez a anedonia seja realmente a descoberta que o poço não tem fundo.
@@iaraanjos240 Nossa, esse foi o filme mais impactante que assisti. Não recomendo a ngm, principalmente a quem tem depressão. Aliás, recomendo que não assistam.
Eu sou diagnosticado com depressão e faço tratamento há 5 anos. Eu sempre achava que depressão era frescura, até que aconteceu comigo. Foi muito difícil de aceitar que eu tinha depressão. Não só pelo fato de que eu tinha essa visão mas, também, porque eu não me sentia triste - nunca me senti triste. Sempre foi um sentimento distinto: a apatia. A vida ficou cinza, as coisas que me deixavam feliz não me deixam mais. Mesmo cercado de amigos e familiares, às vezes me pego sendo oco. Isso torna muito difícil de se fazer qualquer coisa na vida, desde manter amizades, construir relacionamentos, até vida profissional ou o simples ato de sair da cama. Não desejo isso pra ninguém.
O mesmo aconteceu comigo há uns 6 anos atrás. Não me sentia triste. Me sentia vazia, oca. Não conseguia sentir prazer em coisas que antes gostava. Usava a mesma expressão que vc usou "a vida ficou cinza". Fiz tratamento com antidepressivo e tbm psicoterapia, que continuo até hoje. Posso dizer que estou curada, mas vigilante, observando a mim mesma, pois não desejo passar por isso nunca mais.
O pior é que o custo do tratamento é alto. Temos uma medicina gananciosa, cobra caro por uma consulta e os remédios novos são caríssimos. Estamos num mundo egoísta, ódio pra todo lado. Se a pessoa trabalha, a empresa não aceita depressão como doença, surge a hostilizacao ou perseguição e a pessoa acaba sendo humilhada e até mandada embora.
É verdade, os remédios novos são caros demais, sofro com adenonia e há algum tempo estou utilizando um medicamento maravilhoso mas muito caro, de última geração, tem um ótimo efeito, mas o custo é alto. A vantagem no trabalho é que sou concursada e tenho estabilidade no emprego, senão já teria sido mandada embora.
@@vanessamach5365 também gostaria de saber. Pelo que ela disse, do valor alto e ser de última geração, eu suponho que seja ou o "Lexapro" ou o "Aymee"!
Eu trabalho com um Tratamento terapêutico que está revolucionando na eficácia contra depressão pesquise sobre Terapia de Reprocessamento Generativo meu tratamento é bem em conta,resolve e liberta dessa prisão em menos tempo que se imagina❤❤Procure saber, experimenta e depois volta e confirma que falei a verdade.
Eu aprendi que me preocupar com o que, não está no meu controle, me destrói!!! Aprendi a dar NEHUMA IMPORTÂNCIA, a tudo que não está no meu controle. Você faz tudo certo, e mesmo assim as coisas vão dar errado! Não é culpa sua e tudo bem! Siga em frente, por mais difícil que pareça!
Passei por isso quando perdi um trabalho onde eu me doava muito. Creio que quando se perde algo importante pra vc, trabalho, amor, etc fica difícil se recuperar durante um tempo e é necessário ajuda, mas é difícil falar o que se está passando, ainda acham que é "frescura".
Sim. Eu já vi pessoas que embora estivessem parecendo bem por estar conversando normalmente, ainda sim não sentiam vontade de realizar as tarefas de que gostavam, parecia que ficavam apaticas ou não conseguiam tomar a iniciativa em relação a atividade (mais ou menos isso).
Os estágios de depressão mais difíceis pra mim foram os que não envolvem a tristeza. A tristeza acaba sendo fácil de identificar o gatilho ou o que está acontecendo…. Mas a falta de motivação, a falta de vontade de viver a falta de vontade de fazer tudo…. Sem se sentir triste, com certeza foi a parte mais difícil da minha vida… levei muito tempo pra entender que era a depressão.
Minha terapeuta faleceu em 2014/2015, e faz falta desde então, porque não consegui me adaptar a outro profissional. No SUS, demora demais conseguir um agendamento. Minha terapeuta achava que eu tinha depressão, mas nunca fui diagnosticado formalmente. Hoje, com 31 anos, e apesar de estar solteiro, estou desempregado há 5 anos mais ou menos, e morando com os pais no interior, busquei ajuda com psiquiatria do SUS pra pedir um medicamento, porque não suportava mais as instabilidades de humor que eu tava sofrendo, e com pensamentos frequentes de auto exterm***. Então, pelo que entendi, o que eu tenho é transtorno bipolar ("transtorno de humor afetivo"), já que foi isso que a psiquiatra colocou no encaminhamento pra psicóloga, e isso faz sentido demais...minha vida toda foi uma gangorra de eurofia e uma depressão logo depois, que às vezes é profundamente difícil de aguentar, e esse período deprimente sempre durou mais. Perdi 2 anos do Ensino Médio (voltei, terminei, mas tive outra recaída, e quase desisti de terminar o estudo), desisti de um técnico, e não tinha auto estima nem auto confiança pra me manter em algum emprego. Com mais ou menos 2 meses em tratamento com medicamento, as coisas têm melhorado, mas não muito, já que a vida se tornou pra mim uma obrigação, sem nenhuma perspectiva. Nunca namorei, e continuo solteiro, porque não tenho auto estima pra começar um relacionamento, e por não querer ser um peso na vida de alguém, com minha situação de desemprego e meus problemas psicológicos. Às vezes não tenho vontade nem de sair da cama, tomar banho ou escovar os dentes. Se a gente tivesse um botão no corpo pra se auto desligar, eu já teria usado há muito tempo. As pessoas julgam, porque não vivem na pele de quem passa por isso.
Vanderlei, eu te entendo e você não está sozinho. Tenho a mesma idade que você e algumas das suas questões também vivencio. Infelizmente, saúde mental ainda é um grande tabu na sociedade e muitos só disfarçam um pouco melhor que outros. Você nao é um peso para aqueles que te amam de verdade. Não desista das medicações e de continuar buscando melhorar 🙏🏻 cada moviment desde escovar os dentes tomar um banho ou até mesmo de sair na rua é uma vitória e é motivo para você se orgulhar. Fique bem
Eu até achava graça em algumas coisas, mas depois do relacionamento abusivo que tive com uma pessoa complicada e grossa, é que me deixou dependente emocional, empurrando a relação, com altos e baixos e ate depois de agredida eu voltei pra pessoa ,eu agora sei o que esse tal sintoma. Ainda por cima com minha mãe doente, conflitos internos, falta de concentração, vendo a minha vida passar por mim ,, juro não desejo esse vazio pra ninguém. Só Deus pode me curar
Pedi demissão do trabalho dos sonhos, e meus amigos me julgaram falando q eu sou burro e desperdicei a oportunidade etc.. Me afasto dos meus amigos quando fico mal da depressão e não tenho rede de apoio próximo pois eu não conto desses problemas para familiares...
Porque faz isso? Tente ser forte! Escolha uma pessoa amiga que seja paciente e de confiança e fale sobre isso. Faça terapia por favor com uma psicóloga que seja equilibrada. E que tenha uma boa linha de trabalho (particularmente eu prefiro que seja cristã) Hoje em dia temos muitos profissionais sem discernimento. Passei por isso com meu marido. Ele deprimido e se distanciava e se escondia. Isso me matava! Tive que fazer terapia para cuidar dele. Ele nunca aceitou se tratar.
Final de ano é um suplício. Tem que fingir estar bem, socializar, participar das confraternizações, mesmo estando destruído por dentro. Todos fazendo planos pro ano que chega, e você sem expectativa nem desejo algum de nada.
@@vinicius4000 real. Eu fiz isso por meses..anos.. e o espírito santo vinha por meio da boca de uma irmã ou irmão e falava algo do tipo"eu te ouço" daí coisas que aconteceram por volta desse tempo fazia sentido porque era exatamente oq eu tinha pedido.
Eu não sabia o nome, mas sofro disso a muito tempo. Eu desenhava muito, gostava de aquarismo, e hj eu não tenho mais paciência nem vontade nenhuma de fazer nenhum dos dois. Na vdd eu não tenho vontade de fazer quase nada. As vzs me arrumo pra sair e desisto. Quase não desenho mais e não tenho mais nenhum aquário ativo com peixes, todos viraram terrarios de cactus, pq não dá trabalho. Até pra se apaixonar eu não tenho mais vontade. Tudo é um saco.
@@lucsky17 Ouvi dizer muito que esse negócio de psicoterapia poderia resolver a depressão. Mas como que um depressivo que não quer fazer nada, vai ter coragem de abrir pra um psicólogo pra fazer psicoterapia? Na minha opinião o cara ou a mulher pra fazer um tratamento desse aí tem que ser muito macho rs
Eu não tinha ouvido esse termo, anedonia, mas então concluo que tenho isso. Eu já vinha há algum tempo não tendo mais alegria com quase nada. Mas depois de várias situações que tive que enfrentar sozinha sem apoio nenhum, pelo contrário, o apoio que tive foi para me empurrarem ao precipício, então sumiu toda e qualquer alegria por qualquer coisa. Não faço mais nenhum plano ou projeto porque não tem sentido. Tudo que eu amava fazer de um tempo pra cá não têm mais porquê fazer. Cheguei a negociar com Deus: "ou Tu me manda alguma alegria para viver ou me leva". Próximo mês completo 63, mas não creio que isso tenha a ver com a idade, e sim com um histórico de vida infeliz e sem alegrias vivida ao lado de um "narcisista perverso" por longos anos.. os traumas foram se acumulando até que quando consegui sair já estava doente... Porém, meus queridos irmãos, eu vejo essa "anedonia" de outra forma. Sinto que nós que passamos por isso, simplesmente NÃO TEMOS MAIS ILUSÕES SOBRE A VIDA NA MATÉRIA. Por esse ponto de vista, eu sinto que estamos prontos para partir deste planeta e não mais voltarmos a nascer aqui. Pois creio que o único propósito de estarmos aqui é DESAPEGAR. E isso me parece um DESAPEGO de tudo que é material, de tudo que pertence ao mundo físico. Creio que essa gama de pessoas que estão se sentindo assim, são almas que já Não têm mais o evoluir neste plano e logo, não têm mais ilusões. E não ter mais ilusões materiais me parece que é UM DESAPEGO. Percebam: esse desinteresse por tudo e vontade de "morrer", nada mais é do que esse desapego da matéria e vontade de voltar ao "Lar Espiritual". No entanto, temos que esperar nosso momento de partir, pois Deus é que deve nos chamar, isso não deve partir de nós. Até lá, temos que procurar o que possa nos trazer alguma alegria para amenizar o sofrimento ou até eliminá-lo. Sempre fui espiritualista e vejo que somente isso me deus força pra continuar e persistir em viver. E sinto de verdade que o motivo de termos vindo para esta vida é aprender o DESAPEGO, e me parece que chegamos a ele. Porém, o difícil dessa chegada, é que também perdemos a alegria de viver e parece que projetos para a vida não fazem sentido. Então queridos, que tal procurarmos projetos que tragam alegria para a alma, como meditação, palestras sobre espiritualidade, ler livros especiais e quero até citar um aqui: "autobiografia de um yogue" Paramahansa Yogananda. Entre vários outros é claro, mas que nos trarão um melhor sentir conosco mesmo. Pensem em relação ao que eu falei, o "desapego", que ao que me parece não temos mais, desapegamos... com esse pensamento e esse sentir tenho sobrevivido, e procurando alegria nas coisas mais simples da vida, com andar de tricicleta com meu netinho, cuidar de minhas plantas que não deixei de amar, pois estar com a natureza é uma das coisas que me ajuda na conexão com Deus 🙏🏻💜🙏🏻
Gente eu sinto que se eu fizesse terapia em grupo , se eu encontrasse aki na minha cidade JP , eu faria. Eu sinto falta de contato humano, de interagir,!de me sentir pertencente,me sentir útil, sinto falta de ser amada de forma genuína, isso realmente iria me curar. Sempre fui uma pessoa solitária. Sempre me senti ignorada. Inferiorizada. Nao entendo como joguei minha vida fora. Isso não é justo. E o pior não se tem a cura definitiva pra esses males da mente, da personalidade, . Meu Deus o maior grito que se pode dar é o grito do silêncio da alma de quem sabe o que é o vazio. Hj tenho 60 anos. Que eu saiba tudo começou aos 18anos. E aos 25 anos comecei a tomar antidepressivo e ansiolítico. Entre trancos e barrancos sobrevivi. E ainda tenho esperança da minha cura.
Procure conhecer a Terapia de Reprocessamento Generativo,eu trabalho com ela ,mas não precisa ser comigo rsrs só procure se informar,esses males da mente que você fala tem solução,só precisa saber mais esse tratamento que falo tem mudado a vida das pessoas que atendo,procure saber ,faça o tratamento que mudará sua vida,e volta aqui pra confirmar rs
Procure pessoas que tem a mesma doença, converse muito, só sabe quem passou pela doença ou pode cura-la, FÉ ajuda , e cura sem remedios , mas um passo de cada vez , profissionais e FÉ.....😊
@@xxxxxxxxx9423Isso não diminui em nada a capacidade profissional dele. Mas mostra o quanto você está precisando rever seus conceitos, e se permitir ser mais tolerante com aqueles que pensam diferente de você. Todo extremismo é preocupante...
Ah, tenho depressão crônica desde os 9 anos, quando vi meu avô morrer. Tomei tudo quanto foi antidepressivos, fiz anos de psicoterapia....pouco mudou. Mesmo assim, continuei minha vida, tenho 57 anos, 30 de funcionalismo público, casei-me, tenho um belo filho de 17 anos,mas ela continua ao meu lado a cada dia . A anedonia nunca foi tão forte, no meu quadro depressivo.
Eu uso tintura de açafrão da terra, tintura de aroeira salsa e alecrim,pode fazer o chá das três e tomar juntos,o açafrão eu uso comprando as batatinhas ralando ela uma colher de sobremesa,todas as plantas secas é uma colher de sobremesa.
Eu estava pronta para mudar de vida, cheia de sonhos e objetivos no final de 2019. Ai veio a pandemia e acabou com meus planos, me obrigou a ficar mais 2 anos num emprego que eu nao gostava mais por causa da instabilidade economica. No começo de 2022, eu estava pronta para recomeçar minha vida, porem eu estava exausta físicamente e mentalmente nao tinha mais energia para nada, apatia total. Pensei que era só descansar que logo meu ânimo voltaria, porem eu estava enganada. Demorei muito tempo para pedir ajuda, pois eu pensava que eu iria conseguir sair dessa sozinha. Fui ai que em agosto de 2022 fiquei 1 semana de cama sem energia e sem animo. Nisso marquei uma consulta no psiquiatra e tive a sorte de encontrar uma medica boa que me pediu para fazer uma bateria de exames antes de me receitar a medicação. Quando fiz os exames descobri que minha vitamina D esta 9, baixíssima. Entao ela fez eu repor minha vitamina D e me receito Bupropiona 150ml, e me pediu para eu arrumar uma psicologa, pois ela me disse que o remedio trata os sintomas e não a causa. Faz 2 anos que estou tomando remedio e fazendo terapia e graças a Deus me sinto 80% recuperada! Vejo Meu entusiasmo pela vida voltando pouco a pouco, na terapia descobrir a causa e isso me fez eu melhorar uns 60%. Logo logo vou me livrar do remedio falta pouco. E o segredo é esse vc tem que tratar a causa e isso so a terapia pode fazer por vc. O remedio so serve para mascarar os sintomas. A depressão é uma doença que faz a gente ficar preso ao passado. Nossa vida nao anda e acabamos nos culpando por coisas que fizemos ou ressentidos por alguem ou alguma coisa.
Eu acompanhei no sábado um culto-palestra sobre setembro amarelo 🎗️. Que fatores biológicos, físicos, podem ocasionar depressão, como problemas na tireóide e, baixa vitamina D. Eu tava supercansada e sonolenta, fiz exame de sangue e, tô repondo 60000U/semana e absorvendo pela palma da mão e antebraço expostos ao sol agora no horário do almoço. 😊
Eita... Minha vitamina D chegou a 3. Bom, não resolveu tanto. De resto tô igual a você mas, tomando outra medicação mental. Foda que cada médico tem uma conduta e não dá pra descartar também. Talvez, se eu tomasse outros mais naturais pra repor algo, sei lá. Porém, preciso mudar minha vida ao redor. Em casa principalmente. Além de exercícios. Complicado.
@@jam_eco7430 se tiver um local seguro, preferencialmente em casa, tome sol nua. Ideal é o de 10 e 11 horas. Pouco assim tem pouquíssimo efeito. Apenas 15 minutos por dia já são o suficiente. Tem um trecho da Dra Ana Beatriz falando sobre mas, minha ex sogra e a família fazem assim... Claro, moram em casa, tem quintal e talz. Reservado. Mas, se der, faça.
Eu to sofrendo muito, não tenho muita esperança, tenho é mais medo mesmo... Nada tem sentido e cor, além disso são muitos conflitos internos, declínio cognitivo, sem amigos porque como eu estive deprimido decidi me afastar para não me machucar mais. Não tenho emprego e mesmo se eu tivesse não teria capacidade suficiente para estar la fora, para as pessoas sou um grande fardo, o único e primeiro emprego que arrumei passei sufoco todos os 5 dias até não aguentar mais. Perdi anos da minha vida sofrendo em várias escalas. Espero a minha melhora a bastante tempo e estou sufocando.
Você não está sozinho. E aposto que já ouviu essa frase muitas vezes. Mas o que quero dizer é que passo por algo muito parecido. Foram mais de 20 anos de tentativas com remédios, e psicoterapia, e atividade física, e meditação, e etc. Desisti. Continuo sofrendo mas gastando menos dinheiro, ou, melhor, no meu caso pelo menos, não jogando dinheiro e tempo fora, já que nada funcionou. Às pessoas precisam entender que existem vários tipos e também graus de depressão. Também precisam parar de banalizar a *doença* Claro que existem pessoas que se curam e eu desejo pra mim e pra você que nos tornemos esse tipo de pessoa. Tá aqui o meu abraço!
@@patricialourencomartins4756Tenho medo de nunca me curar disso, nunca jamais desejarei suicidio.. Quero viver essa vida saudável como antes, mas tem hora que essa doença testa meu limite, eu fico muito mal, mt vontade de morrer. É sofredor viver. Você fica preso na sua mente, nada parece fazer sentindo. Os dias se passam e parece que você vai ficar assim até a morte.
@@Mega_m4n_X Gostaria de ter palavras salvadoras pra você. Também tenho uma espécie de suspeita de que vou viver assim até o meu último dia aqui na Terra. Mas aprendi a abraçar tudo, a dor, o desespero, o pânico, a ansiedade, junto com os poucos minutos diários de alegria. Não tenho ninguém além dos meus dois vira latas e meu filho deficiente intelectual, totalmente dependente de mim. Aceitação. Não foi fácil chegar até a ela. Mas depois que consegui a vida ficou um pouco menos difícil. Já não me iludo mais, e isso também ajuda. Mesmo assim, todo dia, acordar é quase uma dor. Abraço, amig@! Desejo a você tudo de bom!
Gostar de você mesmo, ler, eu andava preguiçosa pra ler por causa da visão mas estou retornando ao hábito. Ler é muito prazeroso!😊 Também voltei a escrever. A sensação de cobrança dentro de si mesmo e das pessoas tem que ser canalizada para uma nova descoberta. Converso com uma pessoa para ela ouvir e ambas serem ouvidas e com Deus no dia-a-dia deixo as perguntas difíceis.
Mesmo com depressão até uns dois anos atrás eu ainda sentia prazer em pescar,nadar e viajar para lugares onde o fóco era a flora e a fauna. Gostava de apreciar a natureza. Agora mal olho para o céu 😢perdi a vontade de tudo. Nada é prazeroso.
Oi Juju! Tente procurar ajuda. Eu sei que parece que nunca vai passar esse sentimento , mas da pra melhorar. Procurar ajuda de um profissional é sempre um bom caminho. Digo por experiência própria.. em 1 ano de tratamento (remédio + terapia) minha qualidade de vida melhorou significativamente. Não desista de conseguir ficar melhor
Fui nessa de terapia cognitivo comportamental e me ferrei.... fui em um psicanalista e tudo mudou! As vezes boas palavras na hora certa e um bom analista nos trata com maior humanidade. Essas outras abordagens ficam fazendo testes com a gente fazendo da gente "ratos de laboratório" para testar remédios e encher os bolsos da industria farmacêutica.
nossa, sei bem como é isso! comigo também, foi uma ""psicóloga"" tcc que me fez querer me suicidar inclusive. resultado: tô ainda procurando quem de fato seja bom/boa. vc poderia me dar indicação desde profissional q te atende? obrigada!
Que interessante! Tive uma recaída em minha depressão recentemente e tenho reparado nesse sintoma, mas não sabia que se chama anedonia. Artigo muito necessário!
Tenho depressão desde os 17 anos, tomo remédio mas desde la piorou minha depressão por conta do estresse, mas estou lutando e lidando, me sinto bem, espero que vocês consigam se sentir bem, e que deus ilumine o caminho de cada um de vocês!!!! Eu sei como é difícil, mas Deus quer ve-los felizes e eu estou orando por vocês todos meus amigos!!! ❤🙏🏼
Muito obrigada por esta explicação. Sim nos sentimos assim mesmo Infelizmente o difícil é que não aparece pra que todos vejam. Então agente só ouve você não tem nada é fingimento só quem tem este problema é que sabe !!!!😢
Estou passando por isso. Gostava de tocar violão, desenhar ciclismo e agora no sinto vontade nenhuma de realizar essas tarefas que antes me faziam tão bem.
Olha, tenho depressão diagnosticada há uma vida inteira, sério, há 53 anos de idade, trouxe isso como herança, como carga espiritual da minha mãe. Sempre fui uma pessoa totalmente desequilibrada e irracional, agindo 100% pelos impulsos, ímpetos e instintos e isso destrói a vida da gente. A depressão é uma doença alta e profundamente complexa e delicada, varia de ser humano para ser humano. Além do aspecto neurofisiológico, do aspecto bioquímico que digamos assim, " compõem" a parte física/mental da doença, há também o aspecto espiritual, como eu disse antes. Há vários fatores, várias características que envolvem o conceito de depressão, é complicado discorrer sobre ..... só sei que o combo, o pacote é grande rsrsrsrsrssr ( anedonia, ansiedade, bipolaridade, despersonalização afff e por aí vai )😂😂😂. No meu caso, entram conceitos como estilo de vida, alimentação saudável, vida social, relacionamentos interpessoais, contato com a natureza e os animais, além de remédios, claro, inclusive naturais e a minha fé e crença ao meu modo.
Orai e vigiai o tempo todo !! Essa é a nossa luta ! O espiritual pega a gente quando caímos então a jogada é não cair , mas sempre fácil falar que fazer …
@@thiagocardieri828 sim, orar e vigiar é importante, concordo, mas igualmente importante no meu caso é o que eu comentei antes ... a depressão tem o seu aspecto espiritual e também o seu aspecto físico, por isso é necessário ter um estilo de vida saudável com alimentação adequada, exercícios físicos, terapia, vida social, bons relacionamentos, enfim é um conjunto de coisas para combater a doença; fé e crença são pontos particulares nossos, cada um de nós os tem a sua maneira. 🙂
A anedonia deve ser em si 🧐 a constatação que está terra é uma prisão infernal ☠️🌎🔥e se deve aceitar essa vida infinita e cretina mesmo vendo os absurdos, não acho que se entupir de medicamentos cure isso não, só entorpece os sentidos,ou te faz vê diferente, questione tudo!e continue simplesmente.
@@roselisouzaalves3254 a terra é um inferno de fato minha amiga, o sistema foi criado para nos aprisionar e fomos programados para aceitar tudo e também para o fracasso e mediocridade afff ! o pior de tudo é minha família dizendo que é "vontade de Deus", putz, vontade de soltar uma bomba na real !
Sim,vc fala que tem e a pessoa liga diretamente mas não é só isso. É não sentir nada o tempo todo,e sentir tudo que não sente em segundos, é aonde tudo dói,pensar,andar,fazer coisas corriqueiras como banhar, escovar os dentes,levantar da cama, apatia,estresse constante..
As vezes nem o jogo que se é viciado se tem vontade jogar...so ficar deitado mesmo, sen fazer nada. Pra quem mora sozinho isso é horrível pois o sentimento de solidão fica ainda mais agudo.
Igualmente mano, eu sempre curti jogos de vídeo game, e hoje em dia vejo jogar como se fosse um fardo, algo trabalhoso, não sei dizer. É triste demais.
O impacto da anedonia em minha vida é destruidor, não sinto prazer em nenhuma atividade. Estou constantemente desmotivada a realizar qualquer atividade cotidiana. Então, vivo estagnada. Em maior parte dos meus dias fico deitada, tenho um emprego, onde executo minhas atividades empurradas.
"A maior expressão da angústia Pode Ser A Depressão Algo Que Você Pressente Indefinível Mas não tente se matar Pelo menos essa noite, não..." (Lobão - Essa Noite, Não)
@@alexjoe6810 pra mim isso é pouco o que ele faz pras pessoas, pras muitos não estão nem aí pra ele então, ele está 🤨 desconfiado de muitos diante da humanidade toda...
é bom alocar o tempo que você não trabalha para estudar e deixar a vida e a saúde em ordem. Só quando eu fico desempregada eu tenho tempo para isso. É uma motivação para mim.
To começando a cogitar a dar um fim em mim mesmo, porque não suporto mais viver com essa Anedonia horrível, essa falta de prazer com a vida só me dá vontade de dormir e não acordar mais, de acabar com tudo.
A morte não é o fim e se você passa para outro lado tirando a própria vida o sofrimento é pior . Tbm tenho depressão e síndrome do pânico, sei o vazio que vc sente ! Mas jamais tente contra sua vida !
peguei depressao aos 15 mais nessa época so sentia necessidade de me isolar apenas. em 2020 eu cair comecei sentir cansaço, muito sono. Dormindo muito , só vivia com sono. tive 3 recaidas nesses 4 anos em periofos curtos. em 2022 eu surtei quase tirava minha vida foi uma fase dificil. Ano passado eu fiquei 6 meses mal, Final do ano melhorei. em Janeiro desse ano eu recair fiquei ate final de Março mal. confesso não foi mole superar , minha cabeça tinha muitis pensamentos suicidas, SENSAÇÃO de vazio. ano passsado uma irmã da igreja me mandou um aviso que eu precisava de ajuda e so Deus poderia resolver. eu ate tentei acompanhamento um tempo atrás mais nao consegui , sou mae atípica. uma batalha muito grande ele autista suporte 3. Muitas vzs ano passado fiz muiti ESFORÇO pra levar ele a terapia. saindo deixando minha casa uma bagunçada 😢 ouvia minhas colegas falando que fizeram isso, aquilo em casa. eu me sentia péssima por isso. Graças a Deus 🙌 tô pratocamente7 MESES bem. o que tenho desregulação só o sono as vzs mais de resto só gratidao ❤ Só quero continuar estável e vida que segue ❤ DEPRESSÃO não é frescura e preguiça Há sempre uma saída, e um novo amanhã. Boa sorte a todos.
Penso que o auto conhecimento poderia ser fundamental para superar depressão por exemplo ou talvez evitar sua escalada, talvez se auto conhecimento fosse matéria escolar teríamos jovens e adultos mais auto conscientes e capazes de lidar com suas próprias mentes. Mas pelo contrário somos educados apenas para sermos bons profissionais, produtivos, e em constante melhoria, um buraco sem fundo.
@@ZicoeOli , ninguém entende por ignorância. Só os profissionais, quem já viveu ou gosta de saber sobre saúde mental. Acham que é tristeza, fraqueza e não pode vir a ser ser uma pessoa, acometida pela depressão. Ainda existe muito preconceito com a saúde mental. Não é para ligar para isso, não!
A anedonia é um processo final da depressão sobretudo em idosos. Qdo o idoso deixa de fazer o q mais gostava como cuidar da horta, ir a bingos, bailões, conversar com amigos, etc, sua vida pode ser curta... Presenciei isso na família algumas vezes...
@@maxmoco7615 Não fala besteira. Anedonia não é processo final, nem processo é. Anedonia é um sintoma, que é a falta de prazer. Outro sintoma da depressão é a abulia. São termos técnicos, por isso são pouco conhecidos por quem não é da área. Falar que é "o processo final da depressão" só vai fazer mal às pessoas que lerem essa desinformação; elas ficarão preocupadas e instáveis. Edita esse comentário, please
Não acho que seja exclusivo de idosos, mas é mais comum e mais difícil de lidar com eles, que já tiveram tantas perdas e muitas vezes têm poucas perspectivas
Estou exatamente assim!!!! É meu segundo episódio de depressão com uso de remédio. Mas nesse episódio atual eu sigo sem prazer pelas atividades do dia a dia. :(
Oi! Faça atividade física, comece com caminhada, encontre um bom namorado, aproveite o sol após meio dia, uns 30 minutos, e fique perto de pessoas prazerosas, alegres, que tenham caráter, procure frequentar uma igreja, é ótimo viu, e no mais cuide de sua aparência, há muita coisa boa a se fazer, é só começar...lute! Bj
Estava tomando remédios caríssimos de última geração e só vi a coisa piorar. Parei com a medicação e estou um pouco menos pior. Continuo sem motivação, sem prazer em nada mas pelo menos estou conseguindo trabalhar, porque antes, nem isso estava mais. É a sensação de viver porque o coração bate e o pulmão respira mas vontade mesmo eu não tenho.
Uma coisa que eu acho e não é comentado com frequência, é sobre o sistema que nos adoece e levamos a culpa internamente de estar assim. Quem em sã consciência, num mundo nesse estado de calamidade, violência, roubo, est&pro, guerra é genuinamente feliz? Eu desconfio de todo mundo com essa alegria na alma, porque ou é muita inocência ou é muito dinheiro. A depressão às vezes não parece que é algo implantado do nada, mas um SINTOMA de algo que acontece com o mundo e nos reflete. Que ânsia de viver terá alguém sem emprego? Ou que trabalha o dia todo e não consegue juntar nem mil reais? Que pega trânsito e onibus lotado, que come coxinha de almoço e mal tem tempo de respirar? É mesmo apenas uma doença ou é que realmente não é nos dado o luxo de viver, apenas sobreviver? Saber que você é só uma formiguinha num sistema bruto. É MUITO difícil não ter apatia, não começar a desrespeitar o próprio mundo em que se vive, pq ele é sim cruel. Ele não bom com coisas ruins, ele é ruim com coisas boas. Dito isso, sugiro ficar cada vez mais perto da natureza pra regular os eletrólitos e ficar perto do mar, água, terra. É a única coisa que nos remete ao nosso estado natural antes de sermos engolidos pelo capitalismo e materialismo. Depressão, pra mim, também tem cheiro de classe social e a falta de oportunidades.
Cada ser experencia a depressão por uma série de fatores, desde genéticos, geracionais, de ambiente, traumas, etc. Até mesmo o ato de ter conhecimento sobre aa injustiças e desigualdade no mundo gera uma sensação de falta de esperança, que foi o comentário acima. Por isso você vê pessoas que antes eram pobres e se fizeram ricas com depressão, por exemplo, os artistas, youtubers, etc. Sentir essa desigualdade, a dor do mundo, atrelado aos próprios traumas, não é fácil. Sem falar no excesso de julgamento dos outros, pressões sociais, ambientes de trabalho tóxicos, excesso de trabalho que leva ao burnout (esgotamento físico e mental do ser humano), ansiedade e/ou estresse prolongado... em resumo, como bem pontuou a Organização Mundial da Saúde, a depressão é a doença do século. Não é simples prevenir ela e muito menos tratá-la. Mas eu acredito ser possível, estou nesse processo, e mesmo há alguns meses atrás tendo pensamentos su1c1d*; hoje me sinto melhor, parei os medicamentos e estou buscando recomeçar a vida. Há dias de baixa, mas eu busco não me entregar a eles, busco algo que mantenha minha esperança e energia. Tratar a depressão não é algo rápido, leva seu tempo, não é linear, mas saiba que a cada passo em direção a vida, é um passo em direção à cura.
Pois as duas coisas pra mim são maravilhosas!!!! Amar dói ter marido dói, ter família dói, ter filhos dói, viver é dolorido às vezes. Mas quando você ver o resultado do esforço isso é recompensador! E sem falar na velhice pra quem teve uma juventude bem cuidada ( veja bem; não sou rica só tenho saúde rss) você tem mais tempo e disposição pra curtir a vida!
Envelhecer é o desafio supremo contra esse mundo sombrio. Porque esse mundo nos quer fora ! Então envelheça ! Esteja aqui ! Não saia antes do tempo . Porque é isso que este sistema perverso quer!
Conheço pessoa que aprendeu a conviver com ela, tem também o histórico familiar de parentes depressivos etc.Tudo tem que ser levado em conta.Podiam falar do transtorno bipolar, síndrome do pânico e ansiedade generalizada numa pessoa só e parabéns pela matéria.
IMPORTANTE TAMBÉM NÃO SE ISOLAR, E SE ABRIR, CONTAR O QUE NÃO ESTÁ TE FAZENDO BEM, DESCREVER O QUE SENTE, À UM ENTE QUERIDO, AMIGO DE CONFIANÇA E TAMBÉM AO MÉDICO.
Cuide principalmente do cérebro, porque a medicina ainda está gatinhando no conhecimento dele Se ele parar , não adianta ter coração forte, fígado, pulmão , fortes , tudo vai desregulando em cascata , veja este ditado muito antigo , muito antigo :mente sa em corpo são , ou em Latim ( mente SANA in corpóre SANO ) .... Muita FÉ.....😊
Depois da pandemia de COVID nunca mais fui o mesmo, atrelado a COVID comecei a ser perseguido no trabalho e desenvolvi crise do pânico e depressão, não tenho ânimo para nada mesmo com remédios.
Perseguição é fermento de anedonia porque, justamente, anula mecanismos de recompensa. Por exemplo, você compra uma roupa nova e colam um chiclete: perde a motivação de ter uma bolsa nova, um sapato novo... porque virão a gerar a dor da destruição. Perseguição anula iniciativas, é o extrato da perseguição no trabalho, anular iniciativas
Eu nunca pensei que passaria por esses sintomas em especifico, mas é de partir o coração ver seu peso caindo por não sentir vontade de comer (mesmo sentindo fome), iniciar algo que gostava e não conseguir passar mais de 10 minutos.
@@izabelsouza7659 Leia em Mateus 24, o próprio Jesus falou dos sinais de sua vinda desde a Pestes, Guerras, ódio, escândalos e a até os Falsos profetas.
Eu já me acostumei com a depressão. A minha é fator genético que despertou maior com hormônios na pré adolescência . Não tenho a menor ideia do que seja “prazer” de fato nas atividades, mas não quer dizer que família, amigos e outras situações que envolvem emoção não seja o que me mantém porque é. Mas absolutamente nada , viagens , festas, todas essas coisas não fazem sentido pra mim e nunca fizeram desde criança .
Tenho 38 anos e tenho depressão desde a adolescência, muito difícil lidar, requer muitos cuidados, tantos físicos como psicológico. Depressão não tem cura.
Natureza e estar na solitude mesmo com a depressão, é o caminho de seguir em frente com ela sabendo lidar... Viajar para os outros países, conhecer culturas diferentes e praticar o budismo, etc que faça nos entrar no corpo profundamente ajuda muito a respirar e se conectar com si 🤍
A verdadeira depressão não é nada disso que muita gente pensa, inclusive muitos profissionais da saúde mental. Somente quem sofre dela sabe o que realmente é 😢
A anedonia, pouco falada, costuma sem bem conhecida dos pacientes com esquizofrenia e bipolaridade. é difícil combater, pois a bioquímica dos remédios não atuam na anedonia.
Serei eternamente grato a você Alisa Rena, você mudou toda a minha vida. Continuarei pregando em seu nome para que o mundo ouça que você me salvou de uma enorme dívida financeira com apenas um pequeno investimento. Muito obrigado. Sra.Alisa Rena,
Eu tive esse sintoma, era horrível, nem a comida tinha gosto mais, eu amo ir a restaurantes e comer, perdi totalmente o interesse, não somente nisso, mas em tudo , eu pensava como isso? o que tá acontecendo? Comecei me tratar e fui voltando ao normal, graças a Deus. Meu diagnóstico foi, transtorno ansioso depressivo.
@@vinicius4000fui ao médico! Ao psiquiatra, eu tenho convênio, mas o médico do posto de saúde foi muito bom também, ele me receitou um remédio corretamente, mas os remédios para doenças psiquiátricas demoram uns 20 dias para fazer efeito. Eu fui rápido uns 3 meses me sentindo mal eu já fui procurar o médico!
Eu acho que qyem tem alegria de viver neste mundo é que está doente. Impossível ser feliz num mundo de egoístas, aproveitadores, manipuladores, psicopatas sociais que só exibem uma falsidade absurda a todo momento. Nossa sociedade é doente. Estar bem nela sim é doentio.
A única coisa que eu tenho vontade é de aprender, gosto de ler , ouvir música, áudio buk, aprender ajuda muito,da uma coisa boa na mente,e fazer caminhada também,mas é muito ruim se sentir assim
Lembro que nem vontade de fazer carinhos nos meus filhos eu tinha...triste, muito triste e desesperador. Fazia carinhos porque sabia que eles previsavam de amor e atenção, mas vontade não tinha 😢. É horrível ter esses distúrbios...
Eu tinha esse sintoma muito acentuado, inclusive a busca por por bebidas alcoólicas em excesso está ligada à isso, não sentia prazer em nada, minha depressão melhorou muito, mas ainda sinto esse sintoma mais leve!
Pois é as vezes sinto ,que minha vida não tem mais sentido ,por conta desse problema não sei se vou aguentar por muito tempo, é agonizante viver assim, eu pratico esporte ,faço tratamento psq e psicológico, mas parece que não tem mais sentido.
pode ser 'usado' de forma positiva (ou menos negativa) para procurar novas coisas, hábitos, hobbies ,amizades etc. Eu acabei mudando de carreira, de gosto musical, de amigos,....ja pratiquei n esportes, tive hobbies que vão da aquarela à eletrônica, passando pelo violão. Comecei e larguei um mihão de coisas e , ao contrário do que muitos dizem , está ok!! por que importante mesmo é viver. Acho que boa parte do tratamento é ocupar a cabeça, tentar muitas coisas, com seriedade sim mas sem apego ao resultado ou à necessidade de controle... E sempre lembrar : "o que não pode ser resolvido, resolvido está ". (claro cada caso é um caso, isso é o que funciona melhor pra mim - resolver não resolve pq ninguém é feliz o tempo todo também).
Luto com essa questão há mais de 7 anos. eu nao sabia o nome disso. Anedonia. É exatamente. especialmente em relação a tudo o que eu era e gostava. tratamentos diversos e está lá.
Eu tive isso ai, e quem resolveu meu problema foi o endocrino, nao a psiquiatra. Se eu ficar sem minha bupropriona eu fico sem vontade de fazer nada. É um saco. E eu tava numa fase estranha, nao era preguiça, eu nao queria morrer, eu existia. Fazia as coisas na marra nem fingir que eu tava bem eu não dava conta. Minha mãe me pegou pela mão e me arrastou pro médico. Parecia que tinha desligado um fusivel da cabeca e o remedio ligou a energia de volta
Acho q a pior parte é quando ela t derruba. Vc fica totalmente fatigado, sono o tempo todo, as coisas que vc nao gosta de fazer se tornam 1000 vezes piores e mais cansativas, vc fica sem vontade de tentar fazer nada pq até pegar um copo de agua se torna exaustivo. Tudo fica pessimista, nada q vc faz parece bom e é mto difícil tbm de terminar. Acordar é um suplício,pensar no futuro é desesperador e pra fechar com chave de ouro, seu cerebro começa a falhar mto, com a memoria piorando e o raciocínio lógico quase 0. Eu mesmo ja to na fase de esquecer as palavras e pedir ao meu namorado pra lembrar
Pior que muitas vezes o próprio medicamento provoca ou aumenta esse sentimento. Lembro de quando tomei rivotril e me sentia anestesiada da realidade, muitas vezes me causava grande apatia por tudo. Só dava vontade de dormir pq nada mais era interessante, e qualquer tarefa medíocre como limpar a casa exigia um esforço tremendo mental e fisicamente. Não sei explicar o que acontece, mas é como se vc tivesse sua energia física drenada também. O que para os outros é apenas preguiça. Um verdadeiro fardo.
Mas Rivotril não é indicado para depressão! É ansiolítico, a medicação foi indicada para você pra que? Realmente ele as vezes é indicado pra "anestesiar" em alguns casos, até dormir. Cuidado, as vezes a medicação pode até piorar quadros
Vi diversos comentários sendo ditos que mesmo com diversos antidepressivos e terapias não apresentaram melhora do quadro depressivo. Bem o que eu tenho a dizer não é um consenso na ciência psiquiatrica e psicológica. Embora eu eu parta desse princípio na prática clínica e pareça me ajudar muito, não é algo que tenha eficácia 100% e que eu sempre acerte o diagnóstico ou tratamento como uma cira mágica. Mas me parece dar uma precisão maior na avaliação dos meus casos. E me ajuda a ser o menos iatrogênico possível com o uso de medicações. Um psiquiatra do século XIX que foi esquecido e que no pouco que é lembrado distorcido foi Kraepelin. Ele tinha uma visão mais neurobiologica dos transtornos mentais. E não, não acho que a linha de raciocínio dele explique tudo. Mas diferente da maioria dos neuropsiquiatras da sua época, que tinham uma visão muito focada nas questões neuroanatomicas para tentar entender os quadros e sintomas psiquiátricos, Kraepelin decidiu dar um passo atrás e fazer suas observações dentro do que sempre foi fundamental para a medicina Hipocrática: os sintomas simplesmente pouco têm a nos dizer sobre as doenças. O que nos tráz mais clareza, até para entender a fisiopatologia posteriormente se possivel, é o curso e a história natural em que esses sintomas aparecem. Um exemplo da pneumologia, asma e doença pulmonar obstrutiva Crônica são doenças praticamente iguais se avaliarmos apenas sintomas, o que muda é o curso natural (idade de início, fatores associados, etc). Kraepelin avaliou vários pacientes e seus familiares longitudinalmente e descreveu um quadro que chamou de "doença maníaco depressiva". Muitos dizem que é a mesma coisa que chamamos de transtorno bipolar hoje em dia, mas essa conceituação é totalmente errada. Para o Kraepelin o que era mais definitivo para o diagnósticos era o fato de serem pacientes que, em sua maioria, apresentavam quadros recorrentes de alterações do Humor (em que na maioria aparecia tudo misturado em maior ou menor grau, tristeza, anedonia, ansiedade, irritação, euforia e agitação), normalmente se iniciando em idades mais jovens, ou seja, o curso. Além de histórico familiar expressivo para alterações do Humor mais ou menos semelhantes. Dois psiquiatras, Goodwin e Guze, se basearam nessa ideia e identificaram 4 pilares para sustentarmos o nosso diagnóstico na psiquiatria: sinais/sintomas; curso/histórico natural; história familiar; e prova terapêutica (feita com muito critério e cuidado). As vezes vejo casos de atendimento de pacientes com quadros depressivos que se encaixam mais nesse curso que o kraepelin descreveu e que, mesmo não tendo quadro claro de euforia, melhoram com estabilizadores do humor (medicações usadas para transtorno bipolar), mas não com a tidepressivos. Não vou dizer que é sempre que melhoram e que Kraepelin estava 100% correto. Mas apoiar a nossa análise em outros pilares além dos sintomas certamente é uma aproximação mais precisa para dar um tratamento correto e entender melhor nas pesquisas como essas coisas se dão. E até entender quais casos de transtornos do humor possam se beneficiar mais de umaedicação X ou y, ou de psicoterapia. Em relação ao que foi dito de medicações mais dopaminergicas atuarem mais em sintomas anedonicos. Isso é bem contestável. Apresenta lógica dentro das questões teóricas, mas ainda carece de estudos clinicos robustos para confirmar.
achei muito interessante isso que vc trouxe. me deu até um alívio e ao mesmo tempo ainda mais indignação com os "psiquiatras" que estão por aí, dando diagnóstico errado, apostando em medicações que não funcionam pra certos pacientes etc etc. tô muito frustrada e triste por só ter encontrado psiquiatras assim, que parece que não estudam. até hoje estou a procura porque tenho depressão crônica e até já tentei suicídio há 1 mês atrás tomando remédio, inclusive, receitado por uma dessas pessoas que se dizem psiquiatras... até hoje não consegui encontrar um psiquiatra pra me ajudar, que de fato me ajudasse me parece q vc é da área ou estuda. se puder me dar indicações agradeço.
Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist: ua-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cmj4m5m1z2ro
Tive isso a minha vida toda e cai em um grande buraco de 2020 pra cá, nem remédio dava jeito. Nao desejo o que passei nem para a pior pessoa do mundo, tem uns meses que melhorei muito.
Se voce esta passando pelo mesmo preciso que entenda que é só uma fase e que embora nesse momento nao pareça, essa fase vai passar! É possível sentir prazer e se sentir bem.
Se achar que precisa de ajuda fale com alguém, um passo de cada vez se chega longe
Sim realmente
Já fiquei depre nível extremo quase morri, hj nem sinto quase nada
Vdd, neste momento me encontro assim, sem prazer em nada, e não sou uma pessoa triste muito pelo contrário, sou extrovertida, e espontânea, gosto d conhecer pessoas, hj não faço ms amizades com ninguém me afastei d tudo e todos, qdo chega visitas na casa da minha mãe, e perguntam por mim, dizem q estou dormindo, pois é oq eu peço para a minha mãe e os meus irmãos dizer,
Ms lá no fundo eu não gosto dessa vida atual é uma luta, Socorro meu SENHOR JESUS CRISTO , só quem passa pelo msm é quem me entende, lamentável.
@@Allysonhenrique100ofccomo vc se livrou desse mal horrível?
Tô assim até hj ;-;
Desde 2010 nessa onda depressiva.
A vida se torna uma obrigação.
vc tem liberdade pra fazer o q quiser, essa é a graça da vida
Eu nem isso tenho mais
@@rubemmigueldeandrade6586 q bom q vc n tem ;)
Tipo isso o cara enjôo da vida tudo se torna um tedio a melhor coisa é o cara descansar e não acordar mais
jesus te ama e tem uma obra na sua vida :)
Só quem sofre com depressão sabe o quão difícil é conviver com ela. A anedonia é um dos principais sintomas pra mim.
Jesus te ama muito
Ele te ama muito
2
1
Autoconhecimento ajuda mais que remédio.
Contato com a natureza me ajuda muito. Moro perto de 2 parques e o mar, e sei que é um privilégio, mas quem puder sair de dentro de casa e ir ver o sol la fora e coisas da natureza, tipo chao de barro, galinha, cachorro, árvoresn façam. Isso que foi me ajudando a voltar sentir prazer na vida.
Sim, contato com a natureza ajuda muito. Inclusive um "tomar um banho de floresta" ajuda muito. O dificil é conseguir sair de casa para ir ao parque.
@@ZicoeOli sim é uma luta. Quando eu vejo que tô indo p buraco saio de casa em menos de 5 min. Eu passo dias sem sair de casa, então é uma dificuldade p mim. Uma coisa que fiz foi pedir meu filho p me levar p rua, ele é pequeno mas se comprometeu em fazer isso. Daí ele me chama e eu me lembro da minha maior motivação p viver. Sei que a luta é terrível, mas tô dizendo o que me ajuda.
@@nataliamoreira134 Que bom que voce achou um gatilho que te ajuda. Quando passamos a nos conhecer melhor, fica mais facil.
Voce tem feito tratamento?
É verdade isso ajuda mm.Qdo consigo sair do quarto, fico em contato com as flores, plantas, animais, me sinto melhor.Meus gatinhos também me ajudam.🐈
como estás?
Além de você perder a vontade de viver e os prazeres nas coisas a depressão te deixa exausto, tem hora que vem uma sensação de energia negativa muito forte em min. Parece que a solução disso é a morte.. Sério, é desesperador passar por isso. Não sentir prazer em mais nada até eu tolero, mas ter essa energia negativa é sofredor demais. Não aguento mais essa doença desgraçada.
Realmente é terrível, porém quanto mais deprimidos, mais energia negativa chega até nós. É um desafio transformar essa onda de pensamentos ruins, mas acho que é o caminho 😢
Eu sinto a mesma coisa , nem para tirar minha vida sirvo
@@josianetelesdesantanasilva4648 se eu acreditasse que morrer mudaria alguma coisa... Só que não acredito
Fico assim também, mas entro no mar e renovei minha energias.
To igual não aguento mais sentir isso
Não sinto mais vontade de morrer, mas viver para mim não é prazeroso. Mas como eu passei muitos anos sentindo aquela tristeza e vazio profundos e querendo estar morto a todo tempo, só em não sentir mais isso hoje já é um alívio. Vivo no piloto automático: trabalho porque é preciso pagar as contas, como e me exercito porque é preciso cuidar da saúde, busco lazer porque eles mantêm uma boa saúde mental... porém o prazer é quase inexistente nessas atividades, ou me canso rápido delas. Mas tô vivendo, Jesus tá comigo e vou seguinte assim.
Assino embaixo tudo que vc descreve, vivo assim também ❤.
Tbm me sinto assim, aliviada que o remédio que tomo agora tirou de mim o pensamento de que viver é difícil. Ainda é uma luta todos os dias para acordar disposta, mas já não me sinto tão culpada quando estou sem energia.
Meus queridos eu sei o que estão passando. há pouco mais de dois anos , entrei em um quadro depressivo e com todos os sintomas como a anedonia e posso confirmar que, a ativação comportamental é realmente eficaz. No entanto, gostaria de compartilhar aqui com vocês que, a depressão não é somente uma alteração bioquímica que ocorre no cérebro, ela também aponta para alguma perda ou ruptura na qual a pessoa não consegue identificar ao certo, é como um luto, porém ,neste é mais fácil identificar a perda ao contrário da depressão, gostaria também de recomendar o canal do psicoterapeuta Emanuel Aragão, posso garantir a todos que lá encontrarão conteúdos valiosíssimos incluindo o tema depressão. desejo a todos uma boa recuperação e que fiquem bem.
@@taniasilva3037também.
Eu só tenho desânimo, as vezes estou andando e tenho que parar porque parece que estou carregando um caminhão. Se eu pudesse só ficaria em casa, deitada. Antes dos medicamentos eu tinha tristeza, aleatória, até que tive uma crise forte de depressão, faz 3 anos que não sinto tristeza, mas não tenho ânimo, falta de energia, só trabalho porque sou sozinha, e isso piora, porque gera um fardo de depender de mim mesma. Eu decidi parar com os medicamentos, porque não aguento mais viver como zumbi.
Já tive, e foi o pior momento da minha vida. Os prazeres da vida viram uma lembrança do passado. Você fica incapaz de ficar feliz com coisas simples, como comer sua comida favorita, ver um vídeo engraçado, brincar com seu pet ou estar com alguém que ama. NADA te dá prazer. Daí vêm os pensamentos mórbidos....
Mas HÁ TRATAMENTO e o TEMPO CURA as memórias ruins. Procurem AJUDA MÉDICA e NÃO DESISTAM!
Eu fiz tratamento psiquiatrico pra anedonia, me recomendaram luvox, pra mim não adiantou. Agora recomendaram desvenlafaxina. Vamos ver...
Eu estou c Anedonia. Já faço tratamento p depressão há muito tempo, tenho tantas crises q já fui aposentada por causa disso. Eu nunca quis uma aposentadoria, eu queria sarar e voltar pra sala de aula. Eu era professora e amava oq fazia. Hoje tenho muito desânimo, ansiedade e nada mais me dá prazer.
Vou conversar c meu médico à respeito.
Eu agradeço muito ao canal. 🙏🏼
Eu também sou professora e já tive depressão, tomei tarja preta , mas passou a pior fase . Hoje tenho.meus momentos de tristeza mas nada comparado ao que sentia durante a. depressão .
Oi Silvia! Melhoras! Você já chegou a fazer Psicoteria pela técnica TCC (terapia cognitiva comportamental) . Comecei meu tratamento ano passado com psiquiatra (com remédio) + a Tcc e hoje tenho outra vida, muito mais qualidade de vida , sem comparação. Indico porque sei que funciona e da pra voltar a ver cores na vida e sentir prazer de novo ❤️❤️ qualquer dúvida, se precisar de algo, me avisa.
@@rotinacomleveza Deus te abençoe pela dica. Vou conversar c meu médico sobre isso tbm. 🌟🙏🏼🌟
Também sou professora, fui readaptada temporariamente. Mas tive uma piora por voltar ao ambiente escolar.
O barulho me incomoda bastante (parece que "vibra" dentro da minha cabeça).
Sou prof de educação física e eu não consigo nem chegar perto de aluno.
Estou afastada a 1 mês. E me sinto péssima. Não tenho vontade de absolutamente nada.
Querida, conheço os seus sintomas e a sua dor. Vc precisa aceitar o mal-estar e abraçar o tratamento. Vc vai ficar bem. Faça o tratamento e confie no seu médico/médica. Vc vai ficar bem.
Minha depressão foi resultado de um estresse pós-traumático. Tentei suicídio e falhei. A depressão tem cura sim, pois aos poucos eu fui me reerguendo e tive momentos de felicidade suprema. Saibam, amigos, que a depressão, assim como a alegria, muito me parece com um estado de espírito deveras intenso. Esses dias eu tive essa recaída, pois me aconteceu uma série de problemas. Mas a fé me ajuda demais (respeito quem é ateu, mas sem minhas crenças eu não teria suportado), exercícios físicos me distraem (amo corrida) e eu descobri um hobby que é viajar. Sim, apesar disso tudo ainda tenho momentos de tristeza, moro sozinha (minha solidão ecoa o tempo todo), e estou limitada a um salário baixo devido às consequências de um mundo pós-pandêmico. Mas eu não desisto, ainda me restam alguns sonhos, e enquanto houver esperança o homem não morre. Essa é uma peça de Shakespeare: "A estação em si não importa, o que importa são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em qualquer época do ano, acordado ou dormindo."
Pode adicionar a Escrita a seus hobbies e fazer um livro, pq vc escreve muitissimo bem!
@@lauracampos3321o tipo de depressão que você teve tem cura , pois teve uma causa externa, a minha não e por isso tem tratamento, remissão dos sintomas por algum tempo, mas cura não.
@@zimmerevidioVERDADE !!! Por isso que não entendem, que mesmo muitas pessoas tendo tudo, que a sociedade considera necessário para ter felicidade, satisfação na vida, sofrem com esse mal paralisante !!! 🥀
Se você tomou gosto por viagem eu não vou recomendar um cão e sim um gatinho, se você tiver alguém que possa alimentá-lo quando você estiver viajando. ❤
@@lauracampos3321 muito obrigada por sua doçura, eu tenho um livro cuja proposta vou enviar a uma editora!
Como dói sentir isso, você saber que gosta, que ama aquilo mas não conseguir fazer, não ter força...
Sim,tds ao redor acham q é preguiça,etc
@@Maria_iolanda Exatamente...
sim, eu amo desenhar.. mas faz meses que não consigo nem esboçar um traço
@@littleghere Eu entendo essa dor incapacitante...
@@samanthaferreira09 você conseguiu melhorar? Eu sinto isso mas as pessoas não entendem até a gente acha que é preguiça da gente
Tenho depressão desde os 14 anos, hoje com 36 só sei que isso atrasa muito a vida. Mas eu tenho um centelha de fé que me mantém de pé. Se a vida te desafia, você tem duas opções; ou você sucumbe ou você dobra a aposta. É uma luta constante, nada é por acaso não desista.
investigar depressão bipolar é importante.
procure sobre - disfunção mitocondrial
TAB
vielight
Quem já assistiu o filme Melancolia, vai notar que, quem parece ser a mais frágil, se torna a mais "forte", não por ter adquirido repentinamente alguma força, mas simplesmente por não se importar com as consequências de coisa nenhuma. É a mais absoluta indiferença. É o nada em vida. E, realmente, os remédios não fazem muito efeito. Não é tristeza somente, é um não se importar com nada que não seja absolutamente necessário, como ir ao banheiro, por exemplo. Talvez a anedonia seja realmente a descoberta que o poço não tem fundo.
É a sensação de "apenas existir"
Você tem palavras fortes. Poderia ser escritora
@@agatha5342concordo! Ela escreve bem, precisa que eu estava lendo um livro!
Gosto muito desse filme, acho que retrata bem esse sentimento de indiferença.
@@iaraanjos240 Nossa, esse foi o filme mais impactante que assisti. Não recomendo a ngm, principalmente a quem tem depressão. Aliás, recomendo que não assistam.
Eu sou diagnosticado com depressão e faço tratamento há 5 anos. Eu sempre achava que depressão era frescura, até que aconteceu comigo. Foi muito difícil de aceitar que eu tinha depressão. Não só pelo fato de que eu tinha essa visão mas, também, porque eu não me sentia triste - nunca me senti triste. Sempre foi um sentimento distinto: a apatia. A vida ficou cinza, as coisas que me deixavam feliz não me deixam mais. Mesmo cercado de amigos e familiares, às vezes me pego sendo oco. Isso torna muito difícil de se fazer qualquer coisa na vida, desde manter amizades, construir relacionamentos, até vida profissional ou o simples ato de sair da cama. Não desejo isso pra ninguém.
SIIIMMM!! Sou igual a vc! Tbm achava q era frescura, até acontecer cmg kkkk
O mesmo aconteceu comigo há uns 6 anos atrás. Não me sentia triste. Me sentia vazia, oca. Não conseguia sentir prazer em coisas que antes gostava. Usava a mesma expressão que vc usou "a vida ficou cinza". Fiz tratamento com antidepressivo e tbm psicoterapia, que continuo até hoje. Posso dizer que estou curada, mas vigilante, observando a mim mesma, pois não desejo passar por isso nunca mais.
O pior é que o custo do tratamento é alto. Temos uma medicina gananciosa, cobra caro por uma consulta e os remédios novos são caríssimos. Estamos num mundo egoísta, ódio pra todo lado. Se a pessoa trabalha, a empresa não aceita depressão como doença, surge a hostilizacao ou perseguição e a pessoa acaba sendo humilhada e até mandada embora.
É verdade, os remédios novos são caros demais, sofro com adenonia e há algum tempo estou utilizando um medicamento maravilhoso mas muito caro, de última geração, tem um ótimo efeito, mas o custo é alto. A vantagem no trabalho é que sou concursada e tenho estabilidade no emprego, senão já teria sido mandada embora.
@@helenadogliadeoliveira2703 Qual remédio vc toma
@@vanessamach5365 também gostaria de saber. Pelo que ela disse, do valor alto e ser de última geração, eu suponho que seja ou o "Lexapro" ou o "Aymee"!
@@helenadogliadeoliveira2703pesquise sobre Terapia Neural!
Eu trabalho com um Tratamento terapêutico que está revolucionando na eficácia contra depressão pesquise sobre Terapia de Reprocessamento Generativo meu tratamento é bem em conta,resolve e liberta dessa prisão em menos tempo que se imagina❤❤Procure saber, experimenta e depois volta e confirma que falei a verdade.
Eu aprendi que me preocupar com o que, não está no meu controle, me destrói!!! Aprendi a dar NEHUMA IMPORTÂNCIA, a tudo que não está no meu controle. Você faz tudo certo, e mesmo assim as coisas vão dar errado! Não é culpa sua e tudo bem! Siga em frente, por mais difícil que pareça!
Excelente!! Continuem falando de anedonia, distimia e outras dores que tiram o sossego e a alegria da gente.
Passei por isso quando perdi um trabalho onde eu me doava muito.
Creio que quando se perde algo importante pra vc, trabalho, amor, etc fica difícil se recuperar durante um tempo e é necessário ajuda, mas é difícil falar o que se está passando, ainda acham que é "frescura".
Você está bem atualmente ?
Sim. Eu já vi pessoas que embora estivessem parecendo bem por estar conversando normalmente, ainda sim não sentiam vontade de realizar as tarefas de que gostavam, parecia que ficavam apaticas ou não conseguiam tomar a iniciativa em relação a atividade (mais ou menos isso).
Os estágios de depressão mais difíceis pra mim foram os que não envolvem a tristeza. A tristeza acaba sendo fácil de identificar o gatilho ou o que está acontecendo…. Mas a falta de motivação, a falta de vontade de viver a falta de vontade de fazer tudo…. Sem se sentir triste, com certeza foi a parte mais difícil da minha vida… levei muito tempo pra entender que era a depressão.
Anedonia é o sintoma mais clássico e indicativo do quadro
Minha terapeuta faleceu em 2014/2015, e faz falta desde então, porque não consegui me adaptar a outro profissional. No SUS, demora demais conseguir um agendamento.
Minha terapeuta achava que eu tinha depressão, mas nunca fui diagnosticado formalmente. Hoje, com 31 anos, e apesar de estar solteiro, estou desempregado há 5 anos mais ou menos, e morando com os pais no interior, busquei ajuda com psiquiatria do SUS pra pedir um medicamento, porque não suportava mais as instabilidades de humor que eu tava sofrendo, e com pensamentos frequentes de auto exterm***. Então, pelo que entendi, o que eu tenho é transtorno bipolar ("transtorno de humor afetivo"), já que foi isso que a psiquiatra colocou no encaminhamento pra psicóloga, e isso faz sentido demais...minha vida toda foi uma gangorra de eurofia e uma depressão logo depois, que às vezes é profundamente difícil de aguentar, e esse período deprimente sempre durou mais. Perdi 2 anos do Ensino Médio (voltei, terminei, mas tive outra recaída, e quase desisti de terminar o estudo), desisti de um técnico, e não tinha auto estima nem auto confiança pra me manter em algum emprego.
Com mais ou menos 2 meses em tratamento com medicamento, as coisas têm melhorado, mas não muito, já que a vida se tornou pra mim uma obrigação, sem nenhuma perspectiva. Nunca namorei, e continuo solteiro, porque não tenho auto estima pra começar um relacionamento, e por não querer ser um peso na vida de alguém, com minha situação de desemprego e meus problemas psicológicos. Às vezes não tenho vontade nem de sair da cama, tomar banho ou escovar os dentes. Se a gente tivesse um botão no corpo pra se auto desligar, eu já teria usado há muito tempo.
As pessoas julgam, porque não vivem na pele de quem passa por isso.
E escreve muito bem!
Canal do psiquiatra Renato Silva explica mto sobre TAB.... sou tipo 2 , eu te entendo...
@@silpoll kkk obrigado
@@cleuzaalves905 obrigado, minha querida. Irei visitar o canal.
Vanderlei, eu te entendo e você não está sozinho. Tenho a mesma idade que você e algumas das suas questões também vivencio. Infelizmente, saúde mental ainda é um grande tabu na sociedade e muitos só disfarçam um pouco melhor que outros. Você nao é um peso para aqueles que te amam de verdade.
Não desista das medicações e de continuar buscando melhorar 🙏🏻 cada moviment desde escovar os dentes tomar um banho ou até mesmo de sair na rua é uma vitória e é motivo para você se orgulhar. Fique bem
Eu até achava graça em algumas coisas, mas depois do relacionamento abusivo que tive com uma pessoa complicada e grossa, é que me deixou dependente emocional, empurrando a relação, com altos e baixos e ate depois de agredida eu voltei pra pessoa ,eu agora sei o que esse tal sintoma. Ainda por cima com minha mãe doente, conflitos internos, falta de concentração, vendo a minha vida passar por mim ,, juro não desejo esse vazio pra ninguém. Só Deus pode me curar
Pedi demissão do trabalho dos sonhos, e meus amigos me julgaram falando q eu sou burro e desperdicei a oportunidade etc.. Me afasto dos meus amigos quando fico mal da depressão e não tenho rede de apoio próximo pois eu não conto desses problemas para familiares...
❤️🩹
@@He_Passarelli e vc passou a trabalhar com outra coisa?
Porque faz isso? Tente ser forte! Escolha uma pessoa amiga que seja paciente e de confiança e fale sobre isso. Faça terapia por favor com uma psicóloga que seja equilibrada. E que tenha uma boa linha de trabalho (particularmente eu prefiro que seja cristã) Hoje em dia temos muitos profissionais sem discernimento. Passei por isso com meu marido. Ele deprimido e se distanciava e se escondia. Isso me matava! Tive que fazer terapia para cuidar dele. Ele nunca aceitou se tratar.
Final de ano é um suplício. Tem que fingir estar bem, socializar, participar das confraternizações, mesmo estando destruído por dentro. Todos fazendo planos pro ano que chega, e você sem expectativa nem desejo algum de nada.
Vc precisa ter um encontro com Jesus no íntimo, busque ao Senhor mesmo sem vontade , fale tudo pra ele , Deus te ouvirá, persista na oração
Odeio Natal e reveillon com todas as minhas forças
Simmm, e ainda tem gente que acha que impor sua crença vai mudar a essência humana Zzzzz
1 dos motivos do pq passei a passar a virada de ano jogando.
@@vinicius4000 real. Eu fiz isso por meses..anos.. e o espírito santo vinha por meio da boca de uma irmã ou irmão e falava algo do tipo"eu te ouço" daí coisas que aconteceram por volta desse tempo fazia sentido porque era exatamente oq eu tinha pedido.
Eu não sabia o nome, mas sofro disso a muito tempo.
Eu desenhava muito, gostava de aquarismo, e hj eu não tenho mais paciência nem vontade nenhuma de fazer nenhum dos dois. Na vdd eu não tenho vontade de fazer quase nada. As vzs me arrumo pra sair e desisto.
Quase não desenho mais e não tenho mais nenhum aquário ativo com peixes, todos viraram terrarios de cactus, pq não dá trabalho.
Até pra se apaixonar eu não tenho mais vontade.
Tudo é um saco.
Procure fazer terapia. Pode ser também falta de alguma vitamina no seu corpo
@@lucsky17
Ouvi dizer muito que esse negócio de psicoterapia poderia resolver a depressão. Mas como que um depressivo que não quer fazer nada, vai ter coragem de abrir pra um psicólogo pra fazer psicoterapia? Na minha opinião o cara ou a mulher pra fazer um tratamento desse aí tem que ser muito macho rs
Eu não tinha ouvido esse termo, anedonia, mas então concluo que tenho isso. Eu já vinha há algum tempo não tendo mais alegria com quase nada. Mas depois de várias situações que tive que enfrentar sozinha sem apoio nenhum, pelo contrário, o apoio que tive foi para me empurrarem ao precipício, então sumiu toda e qualquer alegria por qualquer coisa. Não faço mais nenhum plano ou projeto porque não tem sentido. Tudo que eu amava fazer de um tempo pra cá não têm mais porquê fazer. Cheguei a negociar com Deus: "ou Tu me manda alguma alegria para viver ou me leva". Próximo mês completo 63, mas não creio que isso tenha a ver com a idade, e sim com um histórico de vida infeliz e sem alegrias vivida ao lado de um "narcisista perverso" por longos anos.. os traumas foram se acumulando até que quando consegui sair já estava doente...
Porém, meus queridos irmãos, eu vejo essa "anedonia" de outra forma. Sinto que nós que passamos por isso, simplesmente NÃO TEMOS MAIS ILUSÕES SOBRE A VIDA NA MATÉRIA. Por esse ponto de vista, eu sinto que estamos prontos para partir deste planeta e não mais voltarmos a nascer aqui. Pois creio que o único propósito de estarmos aqui é DESAPEGAR. E isso me parece um DESAPEGO de tudo que é material, de tudo que pertence ao mundo físico. Creio que essa gama de pessoas que estão se sentindo assim, são almas que já Não têm mais o evoluir neste plano e logo, não têm mais ilusões. E não ter mais ilusões materiais me parece que é UM DESAPEGO. Percebam: esse desinteresse por tudo e vontade de "morrer", nada mais é do que esse desapego da matéria e vontade de voltar ao "Lar Espiritual". No entanto, temos que esperar nosso momento de partir, pois Deus é que deve nos chamar, isso não deve partir de nós. Até lá, temos que procurar o que possa nos trazer alguma alegria para amenizar o sofrimento ou até eliminá-lo.
Sempre fui espiritualista e vejo que somente isso me deus força pra continuar e persistir em viver. E sinto de verdade que o motivo de termos vindo para esta vida é aprender o DESAPEGO, e me parece que chegamos a ele. Porém, o difícil dessa chegada, é que também perdemos a alegria de viver e parece que projetos para a vida não fazem sentido. Então queridos, que tal procurarmos projetos que tragam alegria para a alma, como meditação, palestras sobre espiritualidade, ler livros especiais e quero até citar um aqui: "autobiografia de um yogue" Paramahansa Yogananda. Entre vários outros é claro, mas que nos trarão um melhor sentir conosco mesmo. Pensem em relação ao que eu falei, o "desapego", que ao que me parece não temos mais, desapegamos... com esse pensamento e esse sentir tenho sobrevivido, e procurando alegria nas coisas mais simples da vida, com andar de tricicleta com meu netinho, cuidar de minhas plantas que não deixei de amar, pois estar com a natureza é uma das coisas que me ajuda na conexão com Deus 🙏🏻💜🙏🏻
Gente eu sinto que se eu fizesse terapia em grupo , se eu encontrasse aki na minha cidade JP , eu faria. Eu sinto falta de contato humano, de interagir,!de me sentir pertencente,me sentir útil, sinto falta de ser amada de forma genuína, isso realmente iria me curar. Sempre fui uma pessoa solitária. Sempre me senti ignorada. Inferiorizada. Nao entendo como joguei minha vida fora. Isso não é justo. E o pior não se tem a cura definitiva pra esses males da mente, da personalidade, . Meu Deus o maior grito que se pode dar é o grito do silêncio da alma de quem sabe o que é o vazio. Hj tenho 60 anos. Que eu saiba tudo começou aos 18anos. E aos 25 anos comecei a tomar antidepressivo e ansiolítico. Entre trancos e barrancos sobrevivi. E ainda tenho esperança da minha cura.
Procure conhecer a Terapia de Reprocessamento Generativo,eu trabalho com ela ,mas não precisa ser comigo rsrs só procure se informar,esses males da mente que você fala tem solução,só precisa saber mais esse tratamento que falo tem mudado a vida das pessoas que atendo,procure saber ,faça o tratamento que mudará sua vida,e volta aqui pra confirmar rs
Aos 18 começou por um motivo específico?
Procure pessoas que tem a mesma doença, converse muito, só sabe quem passou pela doença ou pode cura-la, FÉ ajuda , e cura sem remedios , mas um passo de cada vez , profissionais e FÉ.....😊
Essa doença, a depressão, é realmente terrível. Sugiro para os que sofrem dela, vídeos sobre este assunto, do Dr. Sidarta Ribeiro, neurocientista.
Sidarta é maravilhoso
Aquele esquerdista 😂
@@xxxxxxxxx9423Isso não diminui em nada a capacidade profissional dele. Mas mostra o quanto você está precisando rever seus conceitos, e se permitir ser mais tolerante com aqueles que pensam diferente de você. Todo extremismo é preocupante...
@@celeste3103❤️
Obrigada pela indicação! Vou ver!
Ah, tenho depressão crônica desde os 9 anos, quando vi meu avô morrer. Tomei tudo quanto foi antidepressivos, fiz anos de psicoterapia....pouco mudou.
Mesmo assim, continuei minha vida, tenho 57 anos, 30 de funcionalismo público, casei-me, tenho um belo filho de 17 anos,mas ela continua ao meu lado a cada dia .
A anedonia nunca foi tão forte, no meu quadro depressivo.
Eu uso tintura de açafrão da terra, tintura de aroeira salsa e alecrim,pode fazer o chá das três e tomar juntos,o açafrão eu uso comprando as batatinhas ralando ela uma colher de sobremesa,todas as plantas secas é uma colher de sobremesa.
Tenho 33 e também tenho distimia desde criança e minha anedonia tá piorando a cada dia também, não sei mais o que fazer
Meu caso é semelhante ao seu. É crônico e começou na infância. O que me ajuda muito é a prática da meditação, pq medicação virou paliativo.
Já tomou Parnate?
@@mauriciojr.4428Oiiii tudo bom? O que é Parnate, é Medicamento?
Eu estava pronta para mudar de vida, cheia de sonhos e objetivos no final de 2019. Ai veio a pandemia e acabou com meus planos, me obrigou a ficar mais 2 anos num emprego que eu nao gostava mais por causa da instabilidade economica. No começo de 2022, eu estava pronta para recomeçar minha vida, porem eu estava exausta físicamente e mentalmente nao tinha mais energia para nada, apatia total. Pensei que era só descansar que logo meu ânimo voltaria, porem eu estava enganada. Demorei muito tempo para pedir ajuda, pois eu pensava que eu iria conseguir sair dessa sozinha. Fui ai que em agosto de 2022 fiquei 1 semana de cama sem energia e sem animo. Nisso marquei uma consulta no psiquiatra e tive a sorte de encontrar uma medica boa que me pediu para fazer uma bateria de exames antes de me receitar a medicação. Quando fiz os exames descobri que minha vitamina D esta 9, baixíssima. Entao ela fez eu repor minha vitamina D e me receito Bupropiona 150ml, e me pediu para eu arrumar uma psicologa, pois ela me disse que o remedio trata os sintomas e não a causa. Faz 2 anos que estou tomando remedio e fazendo terapia e graças a Deus me sinto 80% recuperada! Vejo Meu entusiasmo pela vida voltando pouco a pouco, na terapia descobrir a causa e isso me fez eu melhorar uns 60%. Logo logo vou me livrar do remedio falta pouco. E o segredo é esse vc tem que tratar a causa e isso so a terapia pode fazer por vc. O remedio so serve para mascarar os sintomas. A depressão é uma doença que faz a gente ficar preso ao passado. Nossa vida nao anda e acabamos nos culpando por coisas que fizemos ou ressentidos por alguem ou alguma coisa.
Eu acompanhei no sábado um culto-palestra sobre setembro amarelo 🎗️. Que fatores biológicos, físicos, podem ocasionar depressão, como problemas na tireóide e, baixa vitamina D. Eu tava supercansada e sonolenta, fiz exame de sangue e, tô repondo 60000U/semana e absorvendo pela palma da mão e antebraço expostos ao sol agora no horário do almoço. 😊
@@jam_eco7430Grande verdade
Eita... Minha vitamina D chegou a 3. Bom, não resolveu tanto. De resto tô igual a você mas, tomando outra medicação mental. Foda que cada médico tem uma conduta e não dá pra descartar também. Talvez, se eu tomasse outros mais naturais pra repor algo, sei lá. Porém, preciso mudar minha vida ao redor. Em casa principalmente. Além de exercícios. Complicado.
@@jam_eco7430 se tiver um local seguro, preferencialmente em casa, tome sol nua. Ideal é o de 10 e 11 horas. Pouco assim tem pouquíssimo efeito. Apenas 15 minutos por dia já são o suficiente. Tem um trecho da Dra Ana Beatriz falando sobre mas, minha ex sogra e a família fazem assim... Claro, moram em casa, tem quintal e talz. Reservado. Mas, se der, faça.
❤
o remédio infalível é pra mim tem sido a meditação, a recitação contínua do mantra: Nam-mioho-rengue-kio .
Eu to sofrendo muito, não tenho muita esperança, tenho é mais medo mesmo... Nada tem sentido e cor, além disso são muitos conflitos internos, declínio cognitivo, sem amigos porque como eu estive deprimido decidi me afastar para não me machucar mais.
Não tenho emprego e mesmo se eu tivesse não teria capacidade suficiente para estar la fora, para as pessoas sou um grande fardo, o único e primeiro emprego que arrumei passei sufoco todos os 5 dias até não aguentar mais. Perdi anos da minha vida sofrendo em várias escalas.
Espero a minha melhora a bastante tempo e estou sufocando.
Você não está sozinho. E aposto que já ouviu essa frase muitas vezes. Mas o que quero dizer é que passo por algo muito parecido. Foram mais de 20 anos de tentativas com remédios, e psicoterapia, e atividade física, e meditação, e etc. Desisti. Continuo sofrendo mas gastando menos dinheiro, ou, melhor, no meu caso pelo menos, não jogando dinheiro e tempo fora, já que nada funcionou. Às pessoas precisam entender que existem vários tipos e também graus de depressão. Também precisam parar de banalizar a *doença* Claro que existem pessoas que se curam e eu desejo pra mim e pra você que nos tornemos esse tipo de pessoa. Tá aqui o meu abraço!
@@patricialourencomartins4756Tenho medo de nunca me curar disso, nunca jamais desejarei suicidio.. Quero viver essa vida saudável como antes, mas tem hora que essa doença testa meu limite, eu fico muito mal, mt vontade de morrer. É sofredor viver. Você fica preso na sua mente, nada parece fazer sentindo. Os dias se passam e parece que você vai ficar assim até a morte.
@@Mega_m4n_X Gostaria de ter palavras salvadoras pra você. Também tenho uma espécie de suspeita de que vou viver assim até o meu último dia aqui na Terra. Mas aprendi a abraçar tudo, a dor, o desespero, o pânico, a ansiedade, junto com os poucos minutos diários de alegria. Não tenho ninguém além dos meus dois vira latas e meu filho deficiente intelectual, totalmente dependente de mim. Aceitação. Não foi fácil chegar até a ela. Mas depois que consegui a vida ficou um pouco menos difícil.
Já não me iludo mais, e isso também ajuda.
Mesmo assim, todo dia, acordar é quase uma dor.
Abraço, amig@!
Desejo a você tudo de bom!
Jesus te ama muito ele te aceita jesus está com você
Me sinto assim tb.... 😞
Esses dias eu estava ouvindo umas músicas que eu sei que gosto, mas eu não estava tão entusiasmada em escutá -las como antes. Vou ficar atenta.
Gostar de você mesmo, ler, eu andava preguiçosa pra ler por causa da visão mas estou retornando ao hábito. Ler é muito prazeroso!😊
Também voltei a escrever. A sensação de cobrança dentro de si mesmo e das pessoas tem que ser canalizada para uma nova descoberta.
Converso com uma pessoa para ela ouvir e ambas serem ouvidas e com Deus no dia-a-dia deixo as perguntas difíceis.
Mesmo com depressão até uns dois anos atrás eu ainda sentia prazer em pescar,nadar e viajar para lugares onde o fóco era a flora e a fauna. Gostava de apreciar a natureza. Agora mal olho para o céu 😢perdi a vontade de tudo. Nada é prazeroso.
Mentira, tenho certeza que o UA-cam ainda é prazeroso😂
@@Farias657 você é insensível e inconveniente.
Entendo, fiquei assim desde a pandemia, tento fazer coisas que gostava, desenvolver novos hobes... mas rápido perco o interesse
Oi Juju! Tente procurar ajuda. Eu sei que parece que nunca vai passar esse sentimento , mas da pra melhorar. Procurar ajuda de um profissional é sempre um bom caminho. Digo por experiência própria.. em 1 ano de tratamento (remédio + terapia) minha qualidade de vida melhorou significativamente. Não desista de conseguir ficar melhor
Busque a Deus Ele pode e quer te curar. Não existe impossível para Deus
Fui nessa de terapia cognitivo comportamental e me ferrei.... fui em um psicanalista e tudo mudou! As vezes boas palavras na hora certa e um bom analista nos trata com maior humanidade. Essas outras abordagens ficam fazendo testes com a gente fazendo da gente "ratos de laboratório" para testar remédios e encher os bolsos da industria farmacêutica.
nossa, sei bem como é isso! comigo também, foi uma ""psicóloga"" tcc que me fez querer me suicidar inclusive. resultado: tô ainda procurando quem de fato seja bom/boa. vc poderia me dar indicação desde profissional q te atende?
obrigada!
Que interessante! Tive uma recaída em minha depressão recentemente e tenho reparado nesse sintoma, mas não sabia que se chama anedonia. Artigo muito necessário!
Tenho depressão desde os 17 anos, tomo remédio mas desde la piorou minha depressão por conta do estresse, mas estou lutando e lidando, me sinto bem, espero que vocês consigam se sentir bem, e que deus ilumine o caminho de cada um de vocês!!!! Eu sei como é difícil, mas Deus quer ve-los felizes e eu estou orando por vocês todos meus amigos!!! ❤🙏🏼
Há quanto você está em tratamento ?
Tenho depressão há vários anos e assistindo este vídeo vi meu diagnóstico. Muito obrigado, de verdade.
Faço das suas palavras as minhas.
Muito obrigada por esta explicação.
Sim nos sentimos assim mesmo
Infelizmente o difícil é que não aparece pra que todos vejam.
Então agente só ouve você não tem nada é fingimento só quem tem este problema é que sabe !!!!😢
Estou passando por isso. Gostava de tocar violão, desenhar ciclismo e agora no sinto vontade nenhuma de realizar essas tarefas que antes me faziam tão bem.
Olha, tenho depressão diagnosticada há uma vida inteira, sério, há 53 anos de idade, trouxe isso como herança, como carga espiritual da minha mãe. Sempre fui uma pessoa totalmente desequilibrada e irracional, agindo 100% pelos impulsos, ímpetos e instintos e isso destrói a vida da gente. A depressão é uma doença alta e profundamente complexa e delicada, varia de ser humano para ser humano. Além do aspecto neurofisiológico, do aspecto bioquímico que digamos assim, " compõem" a parte física/mental da doença, há também o aspecto espiritual, como eu disse antes. Há vários fatores, várias características que envolvem o conceito de depressão, é complicado discorrer sobre ..... só sei que o combo, o pacote é grande rsrsrsrsrssr ( anedonia, ansiedade, bipolaridade, despersonalização afff e por aí vai )😂😂😂. No meu caso, entram conceitos como estilo de vida, alimentação saudável, vida social, relacionamentos interpessoais, contato com a natureza e os animais, além de remédios, claro, inclusive naturais e a minha fé e crença ao meu modo.
Orai e vigiai o tempo todo !! Essa é a nossa luta ! O espiritual pega a gente quando caímos então a jogada é não cair , mas sempre fácil falar que fazer …
@@thiagocardieri828 sim, orar e vigiar é importante, concordo, mas igualmente importante no meu caso é o que eu comentei antes ... a depressão tem o seu aspecto espiritual e também o seu aspecto físico, por isso é necessário ter um estilo de vida saudável com alimentação adequada, exercícios físicos, terapia, vida social, bons relacionamentos, enfim é um conjunto de coisas para combater a doença; fé e crença são pontos particulares nossos, cada um de nós os tem a sua maneira. 🙂
Concordo! nao perco um dia de exercicios ,parece que tira tudo de ruim na minha mente @@josemariasouza7817
A anedonia deve ser em si 🧐 a constatação que está terra é uma prisão infernal ☠️🌎🔥e se deve aceitar essa vida infinita e cretina mesmo vendo os absurdos, não acho que se entupir de medicamentos cure isso não, só entorpece os sentidos,ou te faz vê diferente, questione tudo!e continue simplesmente.
@@roselisouzaalves3254 a terra é um inferno de fato minha amiga, o sistema foi criado para nos aprisionar e fomos programados para aceitar tudo e também para o fracasso e mediocridade afff ! o pior de tudo é minha família dizendo que é "vontade de Deus", putz, vontade de soltar uma bomba na real !
Depressão não é trieteza, é uma sensação de nada constante.
Sim,vc fala que tem e a pessoa liga diretamente mas não é só isso.
É não sentir nada o tempo todo,e sentir tudo que não sente em segundos, é aonde tudo dói,pensar,andar,fazer coisas corriqueiras como banhar, escovar os dentes,levantar da cama, apatia,estresse constante..
@LoucoNoMundo sentimento de apatia 😞
Estive 9 anos em depressão profunda e eu te garanto que a tristeza quanto a apatia são sintomas.
Literalmente a vida fica cinza. Perde totalmente a cor. Tudo perde o sentido.
@@RitaMachado-fe6qsExatamente
A meu ver esse sintoma é o principal; e não pouco falado.
Só não sabia o nome.
As vezes nem o jogo que se é viciado se tem vontade jogar...so ficar deitado mesmo, sen fazer nada. Pra quem mora sozinho isso é horrível pois o sentimento de solidão fica ainda mais agudo.
@@matheusfelipe2507 o jogou acabou com a minha vida.
é foda,eu sou gamer também e as vezes nem o nosso game favorito da aquele "up" na lataria 😪
Igualmente mano, eu sempre curti jogos de vídeo game, e hoje em dia vejo jogar como se fosse um fardo, algo trabalhoso, não sei dizer. É triste demais.
Precisamos confia aos cuidados de São José nesses tempos difíceis e sombrios!
O impacto da anedonia em minha vida é destruidor, não sinto prazer em nenhuma atividade. Estou constantemente desmotivada a realizar qualquer atividade cotidiana. Então, vivo estagnada. Em maior parte dos meus dias fico deitada, tenho um emprego, onde executo minhas atividades empurradas.
Jesus te curar nessa hora.seja livre em nome de Jesus
"A maior expressão da angústia
Pode Ser A Depressão
Algo Que Você Pressente
Indefinível
Mas não tente se matar
Pelo menos essa noite, não..."
(Lobão - Essa Noite, Não)
Jesus te ama muito muito
Ele te ama muito jesus morreu por você entrega sua vida a Deus
@@alexjoe6810 Jesus ama muito pouco com as pessoas, pra muitos humilharam e menosprezaram ele o tempo todo inteiro com isso então depois da pandemia
@@alexjoe6810 pra mim isso é pouco o que ele faz pras pessoas, pras muitos não estão nem aí pra ele então, ele está 🤨 desconfiado de muitos diante da humanidade toda...
@@patrickviniciusnicastro2514 kkkkkk
Eu me sinto meio que desmotivado mas é pôr causa da falta de grana 😢, desemprego tá complicado
é bom alocar o tempo que você não trabalha para estudar e deixar a vida e a saúde em ordem. Só quando eu fico desempregada eu tenho tempo para isso. É uma motivação para mim.
Clame a Deus pra Ele abrir uma oportunidade de emprego pra ti. Vou orar daqui e tu clama daí. 👍🏻🙏🏻 que bata na tua porta. 🙌🏼
te recomendo fazer Ebook caso tenha tempo
Faz alguma coisa de comer e passa vendendo pra comerciantes nos mercadinhos
Eu passo por isso , estudo e trabalho, vivo sem dinheiro até pra pagar o ônibus e passo vontade o dia todo fico olhando meus colegas comerem
A Psicanálise me ajudou demasiadamente na Depressão. Recomendo.
To começando a cogitar a dar um fim em mim mesmo, porque não suporto mais viver com essa Anedonia horrível, essa falta de prazer com a vida só me dá vontade de dormir e não acordar mais, de acabar com tudo.
Não faça isso irmão... Procure ajuda ! Ligue pro CVV 188
Jesus pode te curar de tudo isso, assim como fez comigo. Não desista . Você pode ser feliz com jesus ,busque a Ele. Deus abençoe sua vida
A morte não é o fim e se você passa para outro lado tirando a própria vida o sofrimento é pior . Tbm tenho depressão e síndrome do pânico, sei o vazio que vc sente ! Mas jamais tente contra sua vida !
peguei depressao aos 15 mais nessa época so sentia necessidade de me isolar apenas.
em 2020 eu cair comecei sentir cansaço, muito sono.
Dormindo muito , só vivia com sono.
tive 3 recaidas nesses 4 anos em periofos curtos.
em 2022 eu surtei quase tirava minha vida foi uma fase dificil.
Ano passado eu fiquei 6 meses mal,
Final do ano melhorei.
em Janeiro desse ano eu recair fiquei ate final de Março mal.
confesso não foi mole superar , minha cabeça tinha muitis pensamentos suicidas, SENSAÇÃO de vazio.
ano passsado uma irmã da igreja me mandou um aviso que eu precisava de ajuda e so Deus poderia resolver.
eu ate tentei acompanhamento um tempo atrás mais nao consegui , sou mae atípica.
uma batalha muito grande ele autista suporte 3.
Muitas vzs ano passado fiz muiti ESFORÇO pra levar ele a terapia.
saindo deixando minha casa uma bagunçada 😢
ouvia minhas colegas falando que fizeram isso, aquilo em casa.
eu me sentia péssima por isso.
Graças a Deus 🙌 tô pratocamente7 MESES bem.
o que tenho desregulação só o sono as vzs mais de resto só gratidao ❤
Só quero continuar estável e vida que segue ❤
DEPRESSÃO não é frescura e preguiça
Há sempre uma saída, e um novo amanhã.
Boa sorte a todos.
Penso que o auto conhecimento poderia ser fundamental para superar depressão por exemplo ou talvez evitar sua escalada, talvez se auto conhecimento fosse matéria escolar teríamos jovens e adultos mais auto conscientes e capazes de lidar com suas próprias mentes. Mas pelo contrário somos educados apenas para sermos bons profissionais, produtivos, e em constante melhoria, um buraco sem fundo.
Todo dia é uma luta interna constante
É realmente difícil.
Tive anedonia e era muito difícil explicar, pois ninguém entende.
Nao, ninguem entende mesmo. Somente quem já teve ou tem pode entender.
@@ZicoeOli , ninguém entende por ignorância. Só os profissionais, quem já viveu ou gosta de saber sobre saúde mental. Acham que é tristeza, fraqueza e não pode vir a ser ser uma pessoa, acometida pela depressão. Ainda existe muito preconceito com a saúde mental. Não é para ligar para isso, não!
@@martagoncalves5853Sim, mas o preconceito é grande. Te chamam de preguicoso e desinteressado.
Por favor , me fala como vc melhorou, preciso de ajuda
@@vinicius4000melhorei com escitalopram ( Exodus) e quetiapina xr a noite
Já eu perdí 1 filho com apenas 27 anos! Nunca mais fui á mesma!
Eu tenho medo de perder TB, transtorno bipolar e não aceita tratamento,vive uma tristeza imensa
que foda,mas foi por conta desse transtorno ou outra causa?
Imagino o tamanho da sua dor.
A anedonia é um processo final da depressão sobretudo em idosos. Qdo o idoso deixa de fazer o q mais gostava como cuidar da horta, ir a bingos, bailões, conversar com amigos, etc, sua vida pode ser curta...
Presenciei isso na família algumas vezes...
@@maxmoco7615 Não fala besteira. Anedonia não é processo final, nem processo é. Anedonia é um sintoma, que é a falta de prazer. Outro sintoma da depressão é a abulia. São termos técnicos, por isso são pouco conhecidos por quem não é da área. Falar que é "o processo final da depressão" só vai fazer mal às pessoas que lerem essa desinformação; elas ficarão preocupadas e instáveis. Edita esse comentário, please
@@davibartav sossega, calabreso.
Não acho que seja exclusivo de idosos, mas é mais comum e mais difícil de lidar com eles, que já tiveram tantas perdas e muitas vezes têm poucas perspectivas
A cetamina é excelente para anedonia. Eu renasci depois que fiz tratamento com ela.
Estou exatamente assim!!!!
É meu segundo episódio de depressão com uso de remédio. Mas nesse episódio atual eu sigo sem prazer pelas atividades do dia a dia. :(
Oi! Faça atividade física, comece com caminhada, encontre um bom namorado, aproveite o sol após meio dia, uns 30 minutos, e fique perto de pessoas prazerosas, alegres, que tenham caráter, procure frequentar uma igreja, é ótimo viu, e no mais cuide de sua aparência, há muita coisa boa a se fazer, é só começar...lute! Bj
Busque a Deus Ele pode e quer te ajudar
Estava tomando remédios caríssimos de última geração e só vi a coisa piorar. Parei com a medicação e estou um pouco menos pior. Continuo sem motivação, sem prazer em nada mas pelo menos estou conseguindo trabalhar, porque antes, nem isso estava mais. É a sensação de viver porque o coração bate e o pulmão respira mas vontade mesmo eu não tenho.
Angela Xavier procura no UA-cam
Tem boas dicas de medicação naturais chás alimentos etc
"pelo menos estou conseguindo trabalhar, porque antes, nem isso estava mais" leia essa frase que você mesmo escreveu e reflita
Eu não tenho
Vc precisa ter um encontro com Jesus no íntimo, busque ao Senhor mesmo sem vontade , fale tudo pra ele , Deus te ouvirá, persista na oração
Você não pode parar de tomar os remédios assim, precisa continuar
Uma coisa que eu acho e não é comentado com frequência, é sobre o sistema que nos adoece e levamos a culpa internamente de estar assim. Quem em sã consciência, num mundo nesse estado de calamidade, violência, roubo, est&pro, guerra é genuinamente feliz? Eu desconfio de todo mundo com essa alegria na alma, porque ou é muita inocência ou é muito dinheiro. A depressão às vezes não parece que é algo implantado do nada, mas um SINTOMA de algo que acontece com o mundo e nos reflete. Que ânsia de viver terá alguém sem emprego? Ou que trabalha o dia todo e não consegue juntar nem mil reais? Que pega trânsito e onibus lotado, que come coxinha de almoço e mal tem tempo de respirar? É mesmo apenas uma doença ou é que realmente não é nos dado o luxo de viver, apenas sobreviver? Saber que você é só uma formiguinha num sistema bruto. É MUITO difícil não ter apatia, não começar a desrespeitar o próprio mundo em que se vive, pq ele é sim cruel. Ele não bom com coisas ruins, ele é ruim com coisas boas. Dito isso, sugiro ficar cada vez mais perto da natureza pra regular os eletrólitos e ficar perto do mar, água, terra. É a única coisa que nos remete ao nosso estado natural antes de sermos engolidos pelo capitalismo e materialismo. Depressão, pra mim, também tem cheiro de classe social e a falta de oportunidades.
Depressão é um problema na química cerebral. Por isso há pessoas que vivem num casebre e não têm depressão e outras que vivem numa mansão e têm.
Cada ser experencia a depressão por uma série de fatores, desde genéticos, geracionais, de ambiente, traumas, etc.
Até mesmo o ato de ter conhecimento sobre aa injustiças e desigualdade no mundo gera uma sensação de falta de esperança, que foi o comentário acima. Por isso você vê pessoas que antes eram pobres e se fizeram ricas com depressão, por exemplo, os artistas, youtubers, etc.
Sentir essa desigualdade, a dor do mundo, atrelado aos próprios traumas, não é fácil. Sem falar no excesso de julgamento dos outros, pressões sociais, ambientes de trabalho tóxicos, excesso de trabalho que leva ao burnout (esgotamento físico e mental do ser humano), ansiedade e/ou estresse prolongado... em resumo, como bem pontuou a Organização Mundial da Saúde, a depressão é a doença do século. Não é simples prevenir ela e muito menos tratá-la. Mas eu acredito ser possível, estou nesse processo, e mesmo há alguns meses atrás tendo pensamentos su1c1d*; hoje me sinto melhor, parei os medicamentos e estou buscando recomeçar a vida. Há dias de baixa, mas eu busco não me entregar a eles, busco algo que mantenha minha esperança e energia. Tratar a depressão não é algo rápido, leva seu tempo, não é linear, mas saiba que a cada passo em direção a vida, é um passo em direção à cura.
Envelhecer é ruim, é necessária base físico mental para continuar gostando ou mesmo suportar o sacrifício q é de fato viver...
Tem gente que arruma filhos pensando que vai ser mais fácil
Pois as duas coisas pra mim são maravilhosas!!!! Amar dói ter marido dói, ter família dói, ter filhos dói, viver é dolorido às vezes. Mas quando você ver o resultado do esforço isso é recompensador! E sem falar na velhice pra quem teve uma juventude bem cuidada ( veja bem; não sou rica só tenho saúde rss) você tem mais tempo e disposição pra curtir a vida!
Envelhecer é o desafio supremo contra esse mundo sombrio. Porque esse mundo nos quer fora ! Então envelheça ! Esteja aqui ! Não saia antes do tempo . Porque é isso que este sistema perverso quer!
@@leooliveira1371 Tô fora de sofrimento
@@flordocampodocampo8024 penso exatamente isso
Excelente!
Até que enfim falaram deste assunto com mais profundidade.
Obrigada!❤
desde 2001, quando comecei a tomar antidepressivo , nenhum psiquiatra falou o termo Anedonia ,até agora 😮. Meu Deus
Mas eu acho que a discussão sobre estratégias de enfrentar a vida não é mesmo com psiquiatra.
@@TâniaGomestg Sério? Nossa, esses psiquiatras aí não são bons
Conheço pessoa que aprendeu a conviver com ela, tem também o histórico familiar de parentes depressivos etc.Tudo tem que ser levado em conta.Podiam falar do transtorno bipolar, síndrome do pânico e ansiedade generalizada numa pessoa só e parabéns pela matéria.
Eu tenho esses sintomas, faço tratamento, caminho, medito,cuidar da parte espiritual ❤
IMPORTANTE TAMBÉM NÃO SE ISOLAR, E SE ABRIR, CONTAR O QUE NÃO ESTÁ TE FAZENDO BEM, DESCREVER O QUE SENTE, À UM ENTE QUERIDO, AMIGO DE CONFIANÇA E TAMBÉM AO MÉDICO.
Cuide principalmente do cérebro, porque a medicina ainda está gatinhando no conhecimento dele
Se ele parar , não adianta ter coração forte, fígado, pulmão , fortes , tudo vai desregulando em cascata , veja este ditado muito antigo , muito antigo :mente sa em corpo são , ou em Latim ( mente SANA in corpóre SANO ) .... Muita FÉ.....😊
Nem sei dizer como me ajudou!
Gratissima!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Depois da pandemia de COVID nunca mais fui o mesmo, atrelado a COVID comecei a ser perseguido no trabalho e desenvolvi crise do pânico e depressão, não tenho ânimo para nada mesmo com remédios.
Fale com Deus Ele pode e quer te curar
Perseguição é fermento de anedonia porque, justamente, anula mecanismos de recompensa. Por exemplo, você compra uma roupa nova e colam um chiclete: perde a motivação de ter uma bolsa nova, um sapato novo... porque virão a gerar a dor da destruição. Perseguição anula iniciativas, é o extrato da perseguição no trabalho, anular iniciativas
Nunca tinha visto uma voz de AI com língua presa. 😮
Boa matéria sobre depressão, tb sinto essa anedonia, perdi todos os hobbies que tinha.
Vc ouviu toda a matéria? Tá ironizando que é IA, né? Ou simplesmente não ouviu, no início, "publicado por BBC news Brasil, e LIDO POR RODRIGO DURÃO"?
@@Lemev haha perdi esse detalhe! Juro que achei q era AI, parece muito 😆
Eu nunca pensei que passaria por esses sintomas em especifico, mas é de partir o coração ver seu peso caindo por não sentir vontade de comer (mesmo sentindo fome), iniciar algo que gostava e não conseguir passar mais de 10 minutos.
Pior que chega um momento que nem fome você sente mais
@@gabrielsilva-pl3dxeu já sou o contrário, a depressiva que não quer fazer nada na vida e desconta na comida, só come, e já estou com sobrepeso 😢
não se preocupe, jesus está voltando só precisa de algumas coisas acontecerem
@@Boy976-l4ckkkkkk
@@izabelsouza7659 Leia em Mateus 24, o próprio Jesus falou dos sinais de sua vinda desde a Pestes, Guerras, ódio, escândalos e a até os Falsos profetas.
Eu já me acostumei com a depressão. A minha é fator genético que despertou maior com hormônios na pré adolescência . Não tenho a menor ideia do que seja “prazer” de fato nas atividades, mas não quer dizer que família, amigos e outras situações que envolvem emoção não seja o que me mantém porque é. Mas absolutamente nada , viagens , festas, todas essas coisas não fazem sentido pra mim e nunca fizeram desde criança .
Bom dia.
Nem sempre podemos ouvir, mas podemos "ler"...
Legendas seriam a ferramenta ideal...
Obrigado.
Na descrição tem o link com o texto completo da matéria 😉
@@marcelokohl *Valeu!!!!!*
Tenho 38 anos e tenho depressão desde a adolescência, muito difícil lidar, requer muitos cuidados, tantos físicos como psicológico. Depressão não tem cura.
Pesquise sobre TERAPIA NEURAL!
Eu só gosto do que é bom, restaurantes, praia e viagens! Tenho depressão e a natureza me faz muito bem!
Natureza e estar na solitude mesmo com a depressão, é o caminho de seguir em frente com ela sabendo lidar... Viajar para os outros países, conhecer culturas diferentes e praticar o budismo, etc que faça nos entrar no corpo profundamente ajuda muito a respirar e se conectar com si 🤍
Acho que tudo está ligado ao mundo em que vivemos e os valores que não existem mais.
tbm acho, as coisas o mundo está muito vazio e sem graça...
A verdadeira depressão não é nada disso que muita gente pensa, inclusive muitos profissionais da saúde mental. Somente quem sofre dela sabe o que realmente é 😢
A anedonia, pouco falada, costuma sem bem conhecida dos pacientes com esquizofrenia e bipolaridade. é difícil combater, pois a bioquímica dos remédios não atuam na anedonia.
Bravo 👏🏻 👏🏻💖. Seria interessante também um vídeo para falar sobre a Distimia: depressão cronificada.
já tem. e fala também que ela é bem discreta para ser diagnosticada
Sim, exatamente e o perito disse que estou apta para trabalhar. Porque eu fiz meu processo, aí como viver é bom!
As pessoas referem esse sintoma com muita frequência quando a queixa é depressão, só não conhecem o nome técnico.
Serei eternamente grato a você Alisa Rena, você mudou toda a minha vida. Continuarei pregando em seu nome para que o mundo ouça que você me salvou de uma enorme dívida financeira com apenas um pequeno investimento. Muito obrigado. Sra.Alisa Rena,
👇Você pode se comunicar com ela em👇
T E L E G R A M
Eu tive esse sintoma, era horrível, nem a comida tinha gosto mais, eu amo ir a restaurantes e comer, perdi totalmente o interesse, não somente nisso, mas em tudo , eu pensava como isso? o que tá acontecendo? Comecei me tratar e fui voltando ao normal, graças a Deus. Meu diagnóstico foi, transtorno ansioso depressivo.
Como vc melhorou ? Preciso de ajuda
@@vinicius4000fui ao médico! Ao psiquiatra, eu tenho convênio, mas o médico do posto de saúde foi muito bom também, ele me receitou um remédio corretamente, mas os remédios para doenças psiquiátricas demoram uns 20 dias para fazer efeito. Eu fui rápido uns 3 meses me sentindo mal eu já fui procurar o médico!
Muito importante falar desse sintoma!
Eu acho que qyem tem alegria de viver neste mundo é que está doente.
Impossível ser feliz num mundo de egoístas, aproveitadores, manipuladores, psicopatas sociais que só exibem uma falsidade absurda a todo momento.
Nossa sociedade é doente. Estar bem nela sim é doentio.
A única coisa que eu tenho vontade é de aprender, gosto de ler , ouvir música, áudio buk, aprender ajuda muito,da uma coisa boa na mente,e fazer caminhada também,mas é muito ruim se sentir assim
7:22 É controverso a parte "como você se sente". Anedonia seria quase uma apatia só que para tudo, pra oq está fora e para oq está dentro.
Convivo com isso. Tento várias estratégias, respirar, correr, medicação... Nada é de fato eficiente. Um dia após o outro.
Lembro que nem vontade de fazer carinhos nos meus filhos eu tinha...triste, muito triste e desesperador. Fazia carinhos porque sabia que eles previsavam de amor e atenção, mas vontade não tinha 😢. É horrível ter esses distúrbios...
Por favor , me ajuda , me fala como vc melhorou
Quero muito fazer carinho nas minhas filhas e amar elas e brincar com elas mas não tenho vontade ou força
E depois dizem que ter filhos resolve a vida, que não ter filhos leva a depressão, pipipipopopo
Eu tinha esse sintoma muito acentuado, inclusive a busca por por bebidas alcoólicas em excesso está ligada à isso, não sentia prazer em nada, minha depressão melhorou muito, mas ainda sinto esse sintoma mais leve!
Pois é as vezes sinto ,que minha vida não tem mais sentido ,por conta desse problema não sei se vou aguentar por muito tempo, é agonizante viver assim, eu pratico esporte ,faço tratamento psq e psicológico, mas parece que não tem mais sentido.
Vc precisa ter um encontro com Jesus no íntimo, busque ao Senhor mesmo sem vontade , fale tudo pra ele , Deus te ouvirá, persista na oração
Jesus te cura nessa hora ,seja livre em nome de Jesus
pode ser 'usado' de forma positiva (ou menos negativa) para procurar novas coisas, hábitos, hobbies ,amizades etc. Eu acabei mudando de carreira, de gosto musical, de amigos,....ja pratiquei n esportes, tive hobbies que vão da aquarela à eletrônica, passando pelo violão. Comecei e larguei um mihão de coisas e , ao contrário do que muitos dizem , está ok!! por que importante mesmo é viver. Acho que boa parte do tratamento é ocupar a cabeça, tentar muitas coisas, com seriedade sim mas sem apego ao resultado ou à necessidade de controle... E sempre lembrar : "o que não pode ser resolvido, resolvido está ".
(claro cada caso é um caso, isso é o que funciona melhor pra mim - resolver não resolve pq ninguém é feliz o tempo todo também).
Luto com essa questão há mais de 7 anos. eu nao sabia o nome disso. Anedonia. É exatamente. especialmente em relação a tudo o que eu era e gostava. tratamentos diversos e está lá.
Lilian, procura a Dra Juliana Machado de Recife, ela pode te ajudar e atende por telemedicina
@@mauriciojr.4428 muito obrigada
Eu luto há 20 anos
Eu tive isso ai, e quem resolveu meu problema foi o endocrino, nao a psiquiatra. Se eu ficar sem minha bupropriona eu fico sem vontade de fazer nada. É um saco. E eu tava numa fase estranha, nao era preguiça, eu nao queria morrer, eu existia. Fazia as coisas na marra nem fingir que eu tava bem eu não dava conta. Minha mãe me pegou pela mão e me arrastou pro médico. Parecia que tinha desligado um fusivel da cabeca e o remedio ligou a energia de volta
Tive a experiência de anedonia com o uso de antidepressivo. Agora faz sentido.
Acho q a pior parte é quando ela t derruba. Vc fica totalmente fatigado, sono o tempo todo, as coisas que vc nao gosta de fazer se tornam 1000 vezes piores e mais cansativas, vc fica sem vontade de tentar fazer nada pq até pegar um copo de agua se torna exaustivo. Tudo fica pessimista, nada q vc faz parece bom e é mto difícil tbm de terminar. Acordar é um suplício,pensar no futuro é desesperador e pra fechar com chave de ouro, seu cerebro começa a falhar mto, com a memoria piorando e o raciocínio lógico quase 0. Eu mesmo ja to na fase de esquecer as palavras e pedir ao meu namorado pra lembrar
Eu tbm tô assim esquecendo às palavras, mas o que isso tem a ver com a depressão?
Pior que muitas vezes o próprio medicamento provoca ou aumenta esse sentimento.
Lembro de quando tomei rivotril e me sentia anestesiada da realidade, muitas vezes me causava grande apatia por tudo.
Só dava vontade de dormir pq nada mais era interessante, e qualquer tarefa medíocre como limpar a casa exigia um esforço tremendo mental e fisicamente.
Não sei explicar o que acontece, mas é como se vc tivesse sua energia física drenada também. O que para os outros é apenas preguiça.
Um verdadeiro fardo.
Mas Rivotril não é indicado para depressão! É ansiolítico, a medicação foi indicada para você pra que? Realmente ele as vezes é indicado pra "anestesiar" em alguns casos, até dormir. Cuidado, as vezes a medicação pode até piorar quadros
E culpa também
Vi diversos comentários sendo ditos que mesmo com diversos antidepressivos e terapias não apresentaram melhora do quadro depressivo.
Bem o que eu tenho a dizer não é um consenso na ciência psiquiatrica e psicológica. Embora eu eu parta desse princípio na prática clínica e pareça me ajudar muito, não é algo que tenha eficácia 100% e que eu sempre acerte o diagnóstico ou tratamento como uma cira mágica. Mas me parece dar uma precisão maior na avaliação dos meus casos. E me ajuda a ser o menos iatrogênico possível com o uso de medicações.
Um psiquiatra do século XIX que foi esquecido e que no pouco que é lembrado distorcido foi Kraepelin. Ele tinha uma visão mais neurobiologica dos transtornos mentais. E não, não acho que a linha de raciocínio dele explique tudo.
Mas diferente da maioria dos neuropsiquiatras da sua época, que tinham uma visão muito focada nas questões neuroanatomicas para tentar entender os quadros e sintomas psiquiátricos, Kraepelin decidiu dar um passo atrás e fazer suas observações dentro do que sempre foi fundamental para a medicina Hipocrática: os sintomas simplesmente pouco têm a nos dizer sobre as doenças. O que nos tráz mais clareza, até para entender a fisiopatologia posteriormente se possivel, é o curso e a história natural em que esses sintomas aparecem. Um exemplo da pneumologia, asma e doença pulmonar obstrutiva Crônica são doenças praticamente iguais se avaliarmos apenas sintomas, o que muda é o curso natural (idade de início, fatores associados, etc).
Kraepelin avaliou vários pacientes e seus familiares longitudinalmente e descreveu um quadro que chamou de "doença maníaco depressiva". Muitos dizem que é a mesma coisa que chamamos de transtorno bipolar hoje em dia, mas essa conceituação é totalmente errada.
Para o Kraepelin o que era mais definitivo para o diagnósticos era o fato de serem pacientes que, em sua maioria, apresentavam quadros recorrentes de alterações do Humor (em que na maioria aparecia tudo misturado em maior ou menor grau, tristeza, anedonia, ansiedade, irritação, euforia e agitação), normalmente se iniciando em idades mais jovens, ou seja, o curso. Além de histórico familiar expressivo para alterações do Humor mais ou menos semelhantes.
Dois psiquiatras, Goodwin e Guze, se basearam nessa ideia e identificaram 4 pilares para sustentarmos o nosso diagnóstico na psiquiatria: sinais/sintomas; curso/histórico natural; história familiar; e prova terapêutica (feita com muito critério e cuidado).
As vezes vejo casos de atendimento de pacientes com quadros depressivos que se encaixam mais nesse curso que o kraepelin descreveu e que, mesmo não tendo quadro claro de euforia, melhoram com estabilizadores do humor (medicações usadas para transtorno bipolar), mas não com a tidepressivos. Não vou dizer que é sempre que melhoram e que Kraepelin estava 100% correto. Mas apoiar a nossa análise em outros pilares além dos sintomas certamente é uma aproximação mais precisa para dar um tratamento correto e entender melhor nas pesquisas como essas coisas se dão. E até entender quais casos de transtornos do humor possam se beneficiar mais de umaedicação X ou y, ou de psicoterapia.
Em relação ao que foi dito de medicações mais dopaminergicas atuarem mais em sintomas anedonicos. Isso é bem contestável. Apresenta lógica dentro das questões teóricas, mas ainda carece de estudos clinicos robustos para confirmar.
Não é glicemia
Sempre nós avaliamos sintomas
Vale o que dissermos
E nesse contexto surge a prova clínica
achei muito interessante isso que vc trouxe. me deu até um alívio e ao mesmo tempo ainda mais indignação com os "psiquiatras" que estão por aí, dando diagnóstico errado, apostando em medicações que não funcionam pra certos pacientes etc etc. tô muito frustrada e triste por só ter encontrado psiquiatras assim, que parece que não estudam. até hoje estou a procura porque tenho depressão crônica e até já tentei suicídio há 1 mês atrás tomando remédio, inclusive, receitado por uma dessas pessoas que se dizem psiquiatras... até hoje não consegui encontrar um psiquiatra pra me ajudar, que de fato me ajudasse
me parece q vc é da área ou estuda. se puder me dar indicações agradeço.
MUITO IMPORTANTE ...NOSSA NOS APRENDEMOS MUITO