⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ engehall.com/aula?src=yt1-vd733 ------
é evidente que voce cometeu um equívoco em pensar que a liga de estanho com chumbo tenha evaporado, na verdade a temperatura modifica a Viscosidade, entao todo fio vai drenar essa liga para o seu interior. só para constar chumbo evapora a temperaturas muito superiores a 500 graus. a parte sobre o aperto está correta! nao pode usar nenhuma liga nas pontas PS: Estanho/Ponto de ebulição 2.602 °C Chumbo/Ponto de ebulição: 1749 °C Ponto de ebulição: = representa a temperatura em que uma substância atinge e muda do estado líquido para o estado gasoso.
A solda 63/37 trata se de uma mistura eutética e funde a uma temperatura de 183 °C, enquanto o estanho individualmente funde a 232 °C e o chumbo a 327 °C.
Esse teste simula uma sobrecarga, que consequentemente, podem superar e muito os 70°. Concordo plenamente com a norma. Se é proibido, então é proibido.
Você sempre tem que prevenir o pior, e a norma não recomenda, o que quer dizer que ela não recomenda, agora no final do cabo no local do contato no terminal é proibido
já fiz uma reforma em uma casa com mais de 60 anos de idade, era assim: 1 - fio rígido com emendas soldadas, tiras acho que era silicone e fita isolante de pano ainda e disjuntores olho de boi conhecem não sei quando os eletricistas da época que na maioria eram de varias origens utilizavam. Ao me ver não tinham quase nenhuma falha somente antigo demas. Valeu Obrigado seu canal é excelente parabéns
Eu já vi emendas que depois de muito tempo se isolaram devido a oxidação dos fios. A solda mantém o oxigênio longe da região de contato dos condutores e evita a oxidação.
Sempre usei a solda para fazer emendas, nunca tive problemas. Já tive problemas onde fiz uma emenda sem solda porque havia acabado, houve um aumento de consumo acabou esquentando por causa do mau contato .
Acho que uma boa solda vale apena principalmente em fechamento de fiação no teto e o derreter a solda existe disjuntor e fio pra cada amperagem certa trabalho já 20 anos nunca tive esse problema minha opinião. Mais uma boa noite muito bom o teste agora as pontas dos Cabo sempre terminal um abraço 😉
Foi o que pensei. Antes da solda começar a sentir o problema a insolação do fio já estava indo para o beleléu. Numa residência se tivermos uma tensão dessa magnitude (100A) os disjuntores já desarmaram
O video para mim é bem claro o André não gosta de soldar então sempre que pode demoniza o processo. Já fiz várias instalações soldadas e os problemas em revisões nunca foram nas soldas. Hoje não costumo mais soldar para estar mas atualizado com a norma. Porem não condeno pois sei que tem benefícios e sei fazer. Se o dono da obra , empresa, engenheiro me exigir faço sem problema. A questão de tempo eu não estou em uma corrida e quero chegar em primeiro lugar só quero fazer meu serviço.
Nas pontas faz muito sentido. Diferente das outras emendas. Mas tem muitas regras que aparece mais por causa de fabricantes de determinados componentes do que de fato pela segurança. De toda maneira o vídeo e muito bom!!!
Muito preciso seu comentário, é isso ai mesmo: A gente sabe que ao se estabelecer a norma existem muito lobs, e com isso, muita pressão e interferência por parte de certos fabricantes de componentes, o que faz com que de certa forma a norma fique digamos contaminada. Dai, vale sim a experiencia do profissional que já faz o procedimento a muito tempo sem nenhum problema ..............................
Temos 2 situações aí. Para o caso de curto circuito, perfeito, Porém para a fiação atingir essa temperatura, já perdemos a isolação do condutor a tempos. Para sinais de baixa corrente, a oxidação na junção fio-terminal será muito mais pronunciada numa conexão sem solda do que com solda. De qualquer forma, gostei do seu vídeo.
A solda 63/37 trata se de uma mistura eutética e funde a uma temperatura de 183 °C, enquanto o estanho individualmente funde a 232 °C e o chumbo a 327 °C.
Mas solda não serve para suportar sobrecargas, a solda é para evitar mal contato entre as conexões. É indispensável emendas com solda em aparelhos sensíveis a variação de tensão.
Andre boa noite. Sou técnico em elétrica aqui na Cidade de Teixeira de Freitas Bahia,mas sou mineiro e sou fã do seu canal. Eu sempre usei solda nas minhas emendas e nunca tive problema. Pois nem sempre achamos conectores disponíveis aqui. Mas andei pesquisando e achei uma cola que faz conexão elétrica segundo seu fabricante, gostaria que vc fizesse o teste com ele na sua máquina usando nas emendas ,o nome dessa cola é WIRE GUE, e está a venda no mercado livre.
Não é recomendado porque muita gente não sabe usar a solda da forma correta mas não é proibido, a proibição é apenas nas pontas dos cabos a ser ligados em terminais, se sabe soldar, então continue soldando, pois de que adianta uma emenda de cobre bem feita porém cheia de zinabre? A solda é uma ótima proteção para oxidação, então apenas se garanta na emenda fazendo uma emenda perfeita que não vai se soltar por nada, de alta resistência mecânica, pois aí garante que vai ter a maior área de contato possível de cobre com cobre, e finalize com a solda para preencher os espaços vazios e previnir oxidação.
Aprendi muito com vocês! Agradeço por cada vídeo. Sou engenheiro de telecomunicações, porém não tive nenhuma aula de elétrica em meu curso. Hoje já faço minhas próprias instalações em casa. Obrigado engehall!!!
@@marcio27foz Dá para fazer algo ainda melhor que a solda de estanho nos motores, usar uma inversora com um pedaço de eletrodo de grafite (grafite fica no negativo pois os elétrons vão saltar do grafite e se chocar com o cobre fazendo o cobre aquecer) e derreter o cobre diretamente através de caldeamento, isso funciona com cobre e também com alumínio, com essa técnica consegue fazer a conexão bi-metálica por fusão dos dois metais (derreter o fio de cobre acima do fio de alumínio pois o mesmo tem ponto de fusão muito mais baixo que o cobre, ou seja, nessa emenda precisa deixar uma ponta de cobre a mais para derreter até chegar ao alumínio e unir os dois, e se o fio esmaltado de alumínio não tiver sem esmalte, não pega).
Dá para fazer algo ainda melhor que a solda de estanho nos motores, usar uma inversora com um pedaço de eletrodo de grafite (grafite fica no negativo pois os elétrons vão saltar do grafite e se chocar com o cobre fazendo o cobre aquecer) e derreter o cobre diretamente através de caldeamento, isso funciona com cobre e também com alumínio, com essa técnica consegue fazer a conexão bi-metálica por fusão dos dois metais (derreter o fio de cobre acima do fio de alumínio pois o mesmo tem ponto de fusão muito mais baixo que o cobre, ou seja, nessa emenda precisa deixar uma ponta de cobre a mais para derreter até chegar ao alumínio e unir os dois, e se o fio esmaltado de alumínio não tiver sem esmalte, não pega).
Eu faço uma emenda bem apertada, que suporta tranquilamente, e utilizo solda para finalizar, fita de fusão e fita isolante, nunca tive problemas, mensuro percas, e nao tenho percas nas emendas.
Olá, já que a emenda que você realiza de forma correta, não há a necessidade de estanhar o cabo. E sim, haverá perdas por conta do estanho, não um absurdo mas haverá. Quando estudamos na engenharia sobre linhas de transmissão, há um efeito que é chamado de efeito pelicular. Esse efeito e visto na tensão alternada, e quando maior a frequência de oscilação, maior o efeito. Ele diz que a corrente irá transitar pelo condutor pela periferia. A resistência do chumbo e do estanho é maior que a do cobre, logo haverá perdas maiores por efeito Joule do que se estivesse apenas com o cobre devidamente unido. Reitero, a perda é bem pequena já que a solda e feita em pequenos centímetros.
Muito bem explicado. na cidade de Diamantina e o tipo de defeito que mais encontro. tenho disjuntores , dr queimados frutos de solda a estanho. respeito quem usa, aguardamos para refazer.
Pow bem explicado? O cara joga 100A em um fio q suporta 20A e vai focar na solda? Esse é o vídeo bem explicado? Amigo, poderia ate ser o conector Wago q ele faz o comercial aqui no canal, q daria o mesmo prejuízo, ja q o "própio fio" perdeu a isolação por completo!
Nossa, essa pra mim foi novidade, pois fiz o curso de eletricista instalador e comandos elétricos no conceituado SENAI e inclusive foram ministradas técnicas de soldas nas imensas de cabos.
Não é recomendado porque muita gente não sabe usar a solda da forma correta mas não é proibido, a proibição é apenas nas pontas dos cabos a ser ligados em terminais, se sabe soldar, então continue soldando, pois de que adianta uma emenda de cobre bem feita porém cheia de zinabre? A solda é uma ótima proteção para oxidação, então apenas se garanta na emenda fazendo uma emenda perfeita que não vai se soltar por nada, de alta resistência mecânica, pois aí garante que vai ter a maior área de contato possível de cobre com cobre, e finalize com a solda para preencher os espaços vazios e previnir oxidação.
Já soldo em todas as minhas instalações a mais de 25 anos e nunca tive problema de mau contato,posso concordar de não recomendar solda por motivo de saber soldar corretamente. Fio 2.5mm com mais de 30A e mau dimensionamento do sistema de proteção. Agora nas pontas concordo que seja terminais. Sempre vou seguir soldango foi assim que aprendo no Senai nos anos 90....
André estou sempre aprendendo até com os erros para não cometer os mesmos, recebi um vídeo que durante uma reforma encontrarão uma garrafa pet cheia de arreia com um fio decapado dentro pra fazer função de fio terra no estoque da residência
na minha opinião a grande vantagem do uso de solda em emendas é o melhor contato eletrico. André se numa instalação bem feita, a temperatura de um cabo não chega nem a 100° , ainada mais 300... ó disjuntor deve desarmar antes....
Vale observar que uma liga metálica sempre terá o ponto de fusão bem abaixo dos seus componentes puros. O chumbo-estanho 37-67 é uma liga eutética (proporção com o menor ponto de fusão), com ponto de fusão a 183°C, muito abaixo dos 327°C do chumbo puro e dos 232°C do estanho puro.
Antes da solda evaporar o isolamento do cabo já se foi a muito tempo, inutilizando o mesmo, pois quem vai dar mais problema e a solda que ficou frouxa ou o cabo que perdeu o isolamento?
Uma instalação bem dimensionada, seguindo os procedimentos das normas essa situação de sobrecarga nunca vai acontecer independentemente de ter usado solda ou não nas emendas, agora vou concordar na parte que vc fala para não usar soldas nas terminações exemplos tomadas e interruptores. Abraços!!!!
Fala André, se eu for fazer uma emenda para uma iluminação externa que provavelmente terá contato com água, o que eu poderia fazer. Fui instruído pelo fornecedor dos Leds para estanhar e isolar com isolante líquido, finalizando com fita isolante. Por enquanto obrigado pelo vídeo.
Andre. Eu sempre uso solda na emenda mecânica para proteger contra a oxidação do cobre. pergunta: a oxidação dos cobres, na emenda, vai reduzir a condutividade da mesma ?
Excelente explicação André, até em instalações de som automotivo onde em vários casos o pessoal faz a solda na ponta dos cabos que ligam nos bornes dos amplificadores de alta potência não é indicado fazer isso devido a perda de corrente e eficiência do mesmo. Só é indicado a solda mais em ligações de alto falantes e ligação do player ao sistema elétrico do veículo pois o consumo de energia é baixo e não terá problemas de mal contato elétrico.
Otimo vídeo, mas Andre à de se concirdar que independente de ter solda na emenda ou não, se chegar a esse ponto de derreter toda a isolação do cabo que diferença faria essa solda na instalação se mesmo tendo derretido a emenda ainda estava lá?
Gostaria de ver um vídeo comparando os cabos de Alumínio e cobre. A concessionária usa ramal de alumínio geralmente 16mm até o poste de padrão, e depois o consumidor é obrigado a usar cabo de cobre as vezes 10mm ou 16mm deste ponto em diante (inclusive medição). Considerando a conexão correta, qual cabo irá apresentar problema primeiro?
Se tiver usado conector bi-metálico e não sobrecarregar, nenhum necessariamente se a emenda oxidar vai ser pela ação do tempo e não pilha galvânica, o fio 16mm² em alumínio é equivalente ao cabo 10mm² em cobre na capacidade de corrente.
Muito bom o vídeo. Estou procurando um vídeo que mostre a corrente máxima que rompe um fusível feito com fio de estanho de 1mm num ventilador 127V e outro 220V. Eu lembro que nas décadas de 70 e 80 tinham ventiladores malory com esses tipos de fusíveis de estanho. Tem como vc fazer esse teste André. Já que vc dispõe do equipamento que injeta tensão nominal e corrente ajustável?
Sempre tive essa dúvida, agora esclarecida. Parabéns! Aproveitando para acrescentar, embora ponto de fusão do estanho seja 237°C e do chumbo de 327°C. A liga metálica na soldagem formada de 63%Sn-67%Pb possui ponto de fusão de 183°C, ou seja, é uma liga eutética, cujo ponto de fusão é inferior aos pontos de fusão dos componentes que a formam. Acredito que por volta de 92°C (~1/2 do PF da liga), a resistência mecânica caia drasticamente devido ao efeito da fluência na solda. Uma sugestão, se for possível repetir o teste, colocando um peso com gancho no fio (p/ aplicar uma força de tração), ajustar a corrente de forma manter a temperatura ~100°C ou ~150°C e ver se a solda consegue segurar a tração exercida pelo peso.
a principio não concordaria e NÃO usar a solda, mas analisando melhor, o objetivo do video é mostrar porque não é recomendado usar a solda. principalmente em terminações com fio flexivel. Parabéns.
3 роки тому+2
Eu sigo o que a norma diz, e nunca tive problemas,eu prefiro usar uma luva de emenda ou um splitbolt,mais se a pessoa quiser soldar fica a critério dela pois a norma não recomenda mais também não proibe nas emendas,eu particularmente não uso.otimo vídeo
O conector funciona muito bem, quando a instalação é nova e não tem oxidação, mas principalmente em local onde tem umidade, com o tempo vai criar zinabre que vai causar um ponto quente por conta da resistência, o conector não protege da oxidação, a solda protege, ela só não pode ser usada como "cola", precisa fazer uma emenda muito bem feita, que não se solte e aí sim colocar a solda para preencher os espaços vazios e proteger de oxidação.
Eu comentei sobre esse assunto em vídeo anterior e continuo discordando sobre a norma e quem defende o não uso de estanho em emendas(obs: as emendas devem ser bem torcidas e depois estanhadas)! No teste é possível perceber que a isolação do fio se danifica bem antes do estanho derreter e se o estanho não fosse de fato adequado não era usado em componentes de alta potencia nas placa eletrônica! Para que o condutor elétrico chegue neste estado é porque todas as proteções falharam ou mal dimensionadas!!!
Exatamente, cada dia que se passa criam novas novas sem fundamento nenhum, há quem diga que a fita isolante não deve ser usadas, sendo que se de fato a fita isolante não fosse eficiente em isolar emendas, marcas renomadas no mercado mundial como a 3M seria a primeira a deixar de fabricar tal ítem, em relação ao uso do estanho, se fizer a emenda bem feita e aplicar o estanho por cima levando se em conta que os cabos condutores estão com a bitola correta de acordo com a potência ao qual o circuito será submetido, respeitando a questão da distância do QDC ao ponto final como por exemplo uma tomada ou ponto de iluminação, este circuito estiver protegido com um disjuntor, fusível e ou DDR com a classe e valor de amperagem correta de acordo com a bitola do cabo condutor, a sobrecarga NUNCA acontecerá e tão pouco irá importar se os pontos de emendas estão ou não com estanho, pois os cabos não aqueceram, enfim, eu também discordo de muita coisa nas normas.
Mas tem perca de tempo que é uma das coisas mais importante para quem realiza um trabalho, fora que se eu tiver numa escada impossível ficar usando solda direto, praticidade e agilidade no serviço.
Nas extremidades pode haver problemas principalmente em conexões de bornes que podem causar mal contato e pontos quentes, por causa da deformação da solda. Agora nas emendas a solda melhora muito a resistência mecânica, no teste em questão antes de atingir as correntes selecionadas os dispositivos de proteção já devem atuar protegendo os condutores, assim ao meu ver, na prática dá pra usar solda com parcimônia.
Na verdade se a solda evapora é pq não tem diposiivo de proteção ja vi acontecer em contaquitora ponta soldada mas em emenda nunca vi pq sempre tem disjuntor de proteção.
Eu entendo que a principal desvantagem da solda pela minha experiencia diz respeito a usá-la nas emendas de cabos dentro da parede, pois em instalações antigas ou muito obstruídas, a soldagem tira totalmente a "maleabilidade dos cabos" e, por vezes, torna impossível a sua remoção para substituição ou reparo. Lembrando que existem países que aprovam o seu uso sem restriçao.
Excelente! eu já tinha visto sobre esse assunto com vocês, sempre respeitei isso porem não sabia na pratica o porquê. agora esta MAIS que explicado.... obrigado
Amigo, não seja enganado! O fio 2,5mm suporta 20A .. faça uma emenda e solde, e use um disjuntor dim (aquele branco) de "20A" e ligue algum aparelho q puxe +- os 20A q o fio suporta, e verifique c a solda derreteu,evaporou etc.. Claro q c vc usar um fio 2,5mm q suporta 20A e não usar um disjuntor e jogar 100A nele vai dar derreter tudo né (inclusive a capa do fio né) ..amigo, esse teste do vídeo, não valeu de nada, e não provou nada!
Mas com um teste desse já ocorreu um curto faz tempo pelo derretimento do condutor e o estanho nem derreteu ainda. Imagina 256 graus na tomada, o plástico já foi embora bem antes. Não precisa o estanho amolecer para o plástico pingar antes.
Eu uso solda para unir os fios positivo com positivo e negativo com negativo 12v do drive/ fonte a fita LED de 5w, 10w e até 20w, esse seu teste também vale para essa situação?
Teste top. Concordo totalmente com vc. Acrescento ainda que em caso de manutenção se a conexão estiver soldada, temos que perder parte dos cabo. Top demais. Parabéns 👏👏👏
andre,legal parabens!! mas fiquei com uma duvida?? é obvio que um cabo de 2,5mm jamais aguentaria uma corrente de 100A,mas suponhamos que ao em vez de 2,5mm fosse feito o teste com um cabo de 35mm aplicando uma corrente de 100A ...observando que a capacidade do cabo de 35A aguenta 100A de corrente,neste caso qual seria a reação da solda? obrigado.
André eu só descordo porque a solda só vai derreter se tiver um problema na instalação elétrica chegando assim a uma temperatura fora do normal, em condições normais a solda na minha opinião fica muito bom.
Então o que eu penso com relação a soldar a emenda. Quando não se solda, a emenda fica susceptível a ação da umidade do ar e com o passar do tempo pode iniciar uma oxidação que é cada vez mais agravada pela corrente constantemente circulante no cabo e isso por si só já é um problema. Agora no meu ponto de vista quando se estanha o ponto de emenda, você está protegendo aquele ponto da ação do ambiente, lembrando, nesse caso acho que compensa soldar emenda, solda de cabo flexível na terminação pra disjuntor ai não seria uma boa idéia mesmo.
Pode ser por conta d oxidação mas se for com cabos sobredimensionados em relação a carga e disjuntores provavelmente não haverá problemas com derretimento da solda e afrouxamento da conexão.
Não é um acaso os terminais e conectores elétricos serem feitos de cobre estanhado (por eletrólise e não por fundição). O estanho é muito mais estável contra o oxidação que o cobre. Junta poluição e chuva ácida, o cobre não dura nem 2 dias sem alterações químicas.
@@tchelo_carrara porque a norma da concessionária é uma e a norma nacional e outra Da mesma forma que tem gente aqui nos comentários defendendo o uso da solda e tem gente condenando
concordo sim André, mas se você pegar esses terminais para emendar de cabo e aplicar o uso da sua maquina MDC acredito eu que venha destruir também tão rápido quanto.
Fora a questão do super aquecimento, poderia fazer um teste mais aprofundado sobre a corrente que está passando neste meio de condução? Em tese a solda vai melhorar muito o meio em que a corrente está passando.
Aqui está o texto revisado: Entendo a situação perfeitamente, mas algumas práticas demonstram vantagens na ponta do fio estanhado. Tenho extensões com mais de 30 anos, da época em que o cabo ainda era de borracha. Periodicamente, abro para verificar a oxidação nos terminais macho e fêmea, e até hoje estão em ótimas condições, inclusive sem precisar apertar o parafuso. As extensões que tive preguiça de estanar oxidaram, escurecendo o fio até mesmo dentro da capa. Vale ressaltar que nunca utilizo as extensões para conectar algo que ultrapasse a capacidade a ponto de aquecer. Nas poucas vezes em que percebi aquecimento no plugue, foi porque o terminal fêmea estava aberto, não oferecendo contato adequado, ou devido à oxidação.
Essa emenda estava nova. Com o tempo e com a dilataçao diferente dos materiais (dia quente dia frio) vão surgir fissuras na solda e almentar a resistencia na emenda o que gera um aquecimento local, que gera mais fissuras, se aquecer muito a solda derrete de novo só que sem fluxo dessa vez ai oxida ai ja era a conexão, ele achou que a solda evaporou mas ela não evapora nessas temperaturas ela espalhou e oxidou.
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ engehall.com/aula?src=yt1-vd733
------
é evidente que voce cometeu um equívoco em pensar que a liga de estanho com chumbo tenha evaporado, na verdade a temperatura modifica a Viscosidade, entao todo fio vai drenar essa liga para o seu interior.
só para constar chumbo evapora a temperaturas muito superiores a 500 graus.
a parte sobre o aperto está correta!
nao pode usar nenhuma liga nas pontas
PS:
Estanho/Ponto de ebulição
2.602 °C
Chumbo/Ponto de ebulição: 1749 °C
Ponto de ebulição: = representa a temperatura em que uma substância atinge e muda do estado líquido para o estado gasoso.
@@GuilhermeAltran -
Vale a pena lembrar também que a registividade do chumbo é maior que a do cobre.
A solda 63/37 trata se de uma mistura eutética e funde a uma temperatura de 183 °C, enquanto o estanho individualmente funde a 232 °C e o chumbo a 327 °C.
na verdade se a solda soltasse ou derretesse nessa temperatura e rompesse , nao seria melhor? talvez evitaria um problema no aparelho ligado?
O cabo comum, com isolação de pvc é pra uso em até 70ºC, onde a solda de estanho suporta tranquilamente sem evaporar
Teste fajuto mesmo.
Esse teste simula uma sobrecarga, que consequentemente, podem superar e muito os 70°. Concordo plenamente com a norma. Se é proibido, então é proibido.
Você sempre tem que prevenir o pior, e a norma não recomenda, o que quer dizer que ela não recomenda, agora no final do cabo no local do contato no terminal é proibido
@@GetulioNascimento
A norma não proibi, ela recomenda.
Agora se a instalação está com uma sobrecarga e a proteção não atua, isto vai contra a norma.
@@GetulioNascimento proibido não! Ela nao recomenda.
Para se fazer um estanho você precisa saber fazer.
já fiz uma reforma em uma casa com mais de 60 anos de idade, era assim:
1 - fio rígido com emendas soldadas, tiras acho que era silicone e fita isolante de pano ainda e disjuntores olho de boi conhecem não sei quando os eletricistas da época que na maioria eram de varias origens utilizavam. Ao me ver não tinham quase nenhuma falha somente antigo demas. Valeu Obrigado seu canal é excelente parabéns
Eu já vi emendas que depois de muito tempo se isolaram devido a oxidação dos fios. A solda mantém o oxigênio longe da região de contato dos condutores e evita a oxidação.
Principalmente em regiões litorâneas.
Sempre usei a solda para fazer emendas, nunca tive problemas. Já tive problemas onde fiz uma emenda sem solda porque havia acabado, houve um aumento de consumo acabou esquentando por causa do mau contato .
Acho que uma boa solda vale apena principalmente em fechamento de fiação no teto e o derreter a solda existe disjuntor e fio pra cada amperagem certa trabalho já 20 anos nunca tive esse problema minha opinião. Mais uma boa noite muito bom o teste agora as pontas dos Cabo sempre terminal um abraço 😉
Que diferença faz se a solda vai derreter antes do cobre ou não...o isolamento do cabo foi embora bem antes....
Pensei a mesma coisa
Ia dar curto ia cai o djuntor ia explodir a casa e ele vem reclamar de um pinguinho de solda
@@RauanFellipe Verdade kkk
@@RauanFellipe 😂😂😂😂
Foi o que pensei. Antes da solda começar a sentir o problema a insolação do fio já estava indo para o beleléu. Numa residência se tivermos uma tensão dessa magnitude (100A) os disjuntores já desarmaram
Sempre soldei emendas elétricas , depois desse vídeo continuarei estanhando, e acabei de crer que é seguro.
Kkkk… massa. O cabo derreteu primeiro. Vou continuar usando tbm…kkk
Totalmente apoiado. Jesus Cristo te abençoe sempre.
O video para mim é bem claro o André não gosta de soldar então sempre que pode demoniza o processo. Já fiz várias instalações soldadas e os problemas em revisões nunca foram nas soldas.
Hoje não costumo mais soldar para estar mas atualizado com a norma.
Porem não condeno pois sei que tem benefícios e sei fazer. Se o dono da obra , empresa, engenheiro me exigir faço sem problema. A questão de tempo eu não estou em uma corrida e quero chegar em primeiro lugar só quero fazer meu serviço.
Nas pontas faz muito sentido. Diferente das outras emendas. Mas tem muitas regras que aparece mais por causa de fabricantes de determinados componentes do que de fato pela segurança. De toda maneira o vídeo e muito bom!!!
Muito preciso seu comentário, é isso ai mesmo: A gente sabe que ao se estabelecer a norma existem muito lobs, e com isso, muita pressão e interferência por parte de certos fabricantes de componentes, o que faz com que de certa forma a norma fique digamos contaminada. Dai, vale sim a experiencia do profissional que já faz o procedimento a muito tempo sem nenhum problema ..............................
Se teu condutor chegar a mais de 70~100º, a solda é o menor dos seu problemas!!
Temos 2 situações aí. Para o caso de curto circuito, perfeito, Porém para a fiação atingir essa temperatura, já perdemos a isolação do condutor a tempos. Para sinais de baixa corrente, a oxidação na junção fio-terminal será muito mais pronunciada numa conexão sem solda do que com solda. De qualquer forma, gostei do seu vídeo.
A solda 63/37 trata se de uma mistura eutética e funde a uma temperatura de 183 °C, enquanto o estanho individualmente funde a 232 °C e o chumbo a 327 °C.
Eu sei que a solda comum tem uma fusão mais baixa que a solda nova lead free
Agora sim uma explicação decente! Parabéns!
Coisas que eu nem imaginava. Parabéns
Mas solda não serve para suportar sobrecargas, a solda é para evitar mal contato entre as conexões. É indispensável emendas com solda em aparelhos sensíveis a variação de tensão.
exato
Concordo plenamente.
Perfeito
@Ronaldo IAD Os movimentos de "encostar e soltar" dos fios que compõem os cabos podem causar interferência, principalmente se for um chicote...
@Ronaldo IAD pra evitar mal contato e OXIDAÇÃO com o tempo. Uma vez soldado nunca vc terá sobreaquecimento naquele ponto.
Andre boa noite. Sou técnico em elétrica aqui na Cidade de Teixeira de Freitas Bahia,mas sou mineiro e sou fã do seu canal. Eu sempre usei solda nas minhas emendas e nunca tive problema. Pois nem sempre achamos conectores disponíveis aqui. Mas andei pesquisando e achei uma cola que faz conexão elétrica segundo seu fabricante, gostaria que vc fizesse o teste com ele na sua máquina usando nas emendas ,o nome dessa cola é WIRE GUE, e está a venda no mercado livre.
Não é recomendado porque muita gente não sabe usar a solda da forma correta mas não é proibido, a proibição é apenas nas pontas dos cabos a ser ligados em terminais, se sabe soldar, então continue soldando, pois de que adianta uma emenda de cobre bem feita porém cheia de zinabre? A solda é uma ótima proteção para oxidação, então apenas se garanta na emenda fazendo uma emenda perfeita que não vai se soltar por nada, de alta resistência mecânica, pois aí garante que vai ter a maior área de contato possível de cobre com cobre, e finalize com a solda para preencher os espaços vazios e previnir oxidação.
Show de experiência obrigado!
Aprendi muito com vocês! Agradeço por cada vídeo. Sou engenheiro de telecomunicações, porém não tive nenhuma aula de elétrica em meu curso. Hoje já faço minhas próprias instalações em casa. Obrigado engehall!!!
Parabéns pela aula e experimento
Sua conclusão faz todo sentido!!
Altamente técnico. Nas pontas aceito mas em condições de baixa corrente o melhor é soldar .trabalho com motores elétricos e se não soldar já era
concordo com você, eles colocam a corrente enorme no cabo e querem que a solda fique lá
@@marcio27foz Dá para fazer algo ainda melhor que a solda de estanho nos motores, usar uma inversora com um pedaço de eletrodo de grafite (grafite fica no negativo pois os elétrons vão saltar do grafite e se chocar com o cobre fazendo o cobre aquecer) e derreter o cobre diretamente através de caldeamento, isso funciona com cobre e também com alumínio, com essa técnica consegue fazer a conexão bi-metálica por fusão dos dois metais (derreter o fio de cobre acima do fio de alumínio pois o mesmo tem ponto de fusão muito mais baixo que o cobre, ou seja, nessa emenda precisa deixar uma ponta de cobre a mais para derreter até chegar ao alumínio e unir os dois, e se o fio esmaltado de alumínio não tiver sem esmalte, não pega).
Dá para fazer algo ainda melhor que a solda de estanho nos motores, usar uma inversora com um pedaço de eletrodo de grafite (grafite fica no negativo pois os elétrons vão saltar do grafite e se chocar com o cobre fazendo o cobre aquecer) e derreter o cobre diretamente através de caldeamento, isso funciona com cobre e também com alumínio, com essa técnica consegue fazer a conexão bi-metálica por fusão dos dois metais (derreter o fio de cobre acima do fio de alumínio pois o mesmo tem ponto de fusão muito mais baixo que o cobre, ou seja, nessa emenda precisa deixar uma ponta de cobre a mais para derreter até chegar ao alumínio e unir os dois, e se o fio esmaltado de alumínio não tiver sem esmalte, não pega).
Eu faço uma emenda bem apertada, que suporta tranquilamente, e utilizo solda para finalizar, fita de fusão e fita isolante, nunca tive problemas, mensuro percas, e nao tenho percas nas emendas.
Olá, já que a emenda que você realiza de forma correta, não há a necessidade de estanhar o cabo.
E sim, haverá perdas por conta do estanho, não um absurdo mas haverá.
Quando estudamos na engenharia sobre linhas de transmissão, há um efeito que é chamado de efeito pelicular. Esse efeito e visto na tensão alternada, e quando maior a frequência de oscilação, maior o efeito. Ele diz que a corrente irá transitar pelo condutor pela periferia.
A resistência do chumbo e do estanho é maior que a do cobre, logo haverá perdas maiores por efeito Joule do que se estivesse apenas com o cobre devidamente unido.
Reitero, a perda é bem pequena já que a solda e feita em pequenos centímetros.
Muito bem explicado. na cidade de Diamantina e o tipo de defeito que mais encontro. tenho disjuntores , dr queimados frutos de solda a estanho. respeito quem usa, aguardamos para refazer.
Pow bem explicado? O cara joga 100A em um fio q suporta 20A e vai focar na solda? Esse é o vídeo bem explicado? Amigo, poderia ate ser o conector Wago q ele faz o comercial aqui no canal, q daria o mesmo prejuízo, ja q o "própio fio" perdeu a isolação por completo!
Nossa, essa pra mim foi novidade, pois fiz o curso de eletricista instalador e comandos elétricos no conceituado SENAI e inclusive foram ministradas técnicas de soldas nas imensas de cabos.
Não é recomendado porque muita gente não sabe usar a solda da forma correta mas não é proibido, a proibição é apenas nas pontas dos cabos a ser ligados em terminais, se sabe soldar, então continue soldando, pois de que adianta uma emenda de cobre bem feita porém cheia de zinabre? A solda é uma ótima proteção para oxidação, então apenas se garanta na emenda fazendo uma emenda perfeita que não vai se soltar por nada, de alta resistência mecânica, pois aí garante que vai ter a maior área de contato possível de cobre com cobre, e finalize com a solda para preencher os espaços vazios e previnir oxidação.
Já soldo em todas as minhas instalações a mais de 25 anos e nunca tive problema de mau contato,posso concordar de não recomendar solda por motivo de saber soldar corretamente.
Fio 2.5mm com mais de 30A e mau dimensionamento do sistema de proteção.
Agora nas pontas concordo que seja terminais.
Sempre vou seguir soldango foi assim que aprendo no Senai nos anos 90....
Obrigado! Muito show o conteúdo.
André estou sempre aprendendo até com os erros para não cometer os mesmos, recebi um vídeo que durante uma reforma encontrarão uma garrafa pet cheia de arreia com um fio decapado dentro pra fazer função de fio terra no estoque da residência
Concordo sim nota dez meu jovem beleza
Com certeza vc está mais que certo parabéns ☺️😊
na minha opinião a grande vantagem do uso de solda em emendas é o melhor contato eletrico. André se numa instalação bem feita, a temperatura de um cabo não chega nem a 100° , ainada mais 300... ó disjuntor deve desarmar antes....
Vale observar que uma liga metálica sempre terá o ponto de fusão bem abaixo dos seus componentes puros. O chumbo-estanho 37-67 é uma liga eutética (proporção com o menor ponto de fusão), com ponto de fusão a 183°C, muito abaixo dos 327°C do chumbo puro e dos 232°C do estanho puro.
Antes da solda evaporar o isolamento do cabo já se foi a muito tempo, inutilizando o mesmo, pois quem vai dar mais problema e a solda que ficou frouxa ou o cabo que perdeu o isolamento?
Nossa, falou tudo agora kkkkkk. O cara joga 100A em um fio de 2mm p/ fazer o teste e quer focar so na solda kkkk
Só aprendizado show de bola 👍.
Não concordo nessa temperatura a proteção adequada já teria desarmado
Ótimo vídeo.
Pra que serve solda então? So pra área eletrônica?
Andre gosto do seus vídeos ,sei que é didático isso , deste QDO um cabo 2,5mm aquenta 100A
Uma instalação bem dimensionada, seguindo os procedimentos das normas essa situação de sobrecarga nunca vai acontecer independentemente de ter usado solda ou não nas emendas, agora vou concordar na parte que vc fala para não usar soldas nas terminações exemplos tomadas e interruptores. Abraços!!!!
Fala André, se eu for fazer uma emenda para uma iluminação externa que provavelmente terá contato com água, o que eu poderia fazer. Fui instruído pelo fornecedor dos Leds para estanhar e isolar com isolante líquido, finalizando com fita isolante. Por enquanto obrigado pelo vídeo.
Andre. Eu sempre uso solda na emenda mecânica para proteger contra a oxidação do cobre.
pergunta: a oxidação dos cobres, na emenda, vai reduzir a condutividade da mesma ?
Perfeita colocação. Norma é para ser seguida.
Excelente explicação André, até em instalações de som automotivo onde em vários casos o pessoal faz a solda na ponta dos cabos que ligam nos bornes dos amplificadores de alta potência não é indicado fazer isso devido a perda de corrente e eficiência do mesmo. Só é indicado a solda mais em ligações de alto falantes e ligação do player ao sistema elétrico do veículo pois o consumo de energia é baixo e não terá problemas de mal contato elétrico.
Sim eu concordo totalmente
Eu recomendo a fazer esse teste com a solda isotérmica usada em malhas de SPDA....
Otimo vídeo, mas Andre à de se concirdar que independente de ter solda na emenda ou não, se chegar a esse ponto de derreter toda a isolação do cabo que diferença faria essa solda na instalação se mesmo tendo derretido a emenda ainda estava lá?
Muito bom esse conteúdo , eu não sabia dessa . parabéns
Gostaria de ver um vídeo comparando os cabos de Alumínio e cobre. A concessionária usa ramal de alumínio geralmente 16mm até o poste de padrão, e depois o consumidor é obrigado a usar cabo de cobre as vezes 10mm ou 16mm deste ponto em diante (inclusive medição). Considerando a conexão correta, qual cabo irá apresentar problema primeiro?
Se tiver usado conector bi-metálico e não sobrecarregar, nenhum necessariamente se a emenda oxidar vai ser pela ação do tempo e não pilha galvânica, o fio 16mm² em alumínio é equivalente ao cabo 10mm² em cobre na capacidade de corrente.
Esse teste é um absurdo sempre usei solda e nunca tive problema
Muito bom o vídeo. Estou procurando um vídeo que mostre a corrente máxima que rompe um fusível feito com fio de estanho de 1mm num ventilador 127V e outro 220V. Eu lembro que nas décadas de 70 e 80 tinham ventiladores malory com esses tipos de fusíveis de estanho. Tem como vc fazer esse teste André. Já que vc dispõe do equipamento que injeta tensão nominal e corrente ajustável?
Valeu pela dica chegou bem na hora que eu precisava
Sempre tive essa dúvida, agora esclarecida. Parabéns!
Aproveitando para acrescentar, embora ponto de fusão do estanho seja 237°C e do chumbo de 327°C. A liga metálica na soldagem formada de 63%Sn-67%Pb possui ponto de fusão de 183°C, ou seja, é uma liga eutética, cujo ponto de fusão é inferior aos pontos de fusão dos componentes que a formam.
Acredito que por volta de 92°C (~1/2 do PF da liga), a resistência mecânica caia drasticamente devido ao efeito da fluência na solda.
Uma sugestão, se for possível repetir o teste, colocando um peso com gancho no fio (p/ aplicar uma força de tração), ajustar a corrente de forma manter a temperatura ~100°C ou ~150°C e ver se a solda consegue segurar a tração exercida pelo peso.
Concordo sim André
Sensacional André.. concordo e muitooooo..👏👏👏
Aula show!
Sempre aprendo muito nesse canal
Valeu André, eu tinha está dúvida vc tirou,
Dica Excelente, muito bom aprendizado sempre com seus vídeos?
a principio não concordaria e NÃO usar a solda, mas analisando melhor, o objetivo do video é mostrar porque não é recomendado usar a solda. principalmente em terminações com fio flexivel. Parabéns.
Eu sigo o que a norma diz, e nunca tive problemas,eu prefiro usar uma luva de emenda ou um splitbolt,mais se a pessoa quiser soldar fica a critério dela pois a norma não recomenda mais também não proibe nas emendas,eu particularmente não uso.otimo vídeo
O conector funciona muito bem, quando a instalação é nova e não tem oxidação, mas principalmente em local onde tem umidade, com o tempo vai criar zinabre que vai causar um ponto quente por conta da resistência, o conector não protege da oxidação, a solda protege, ela só não pode ser usada como "cola", precisa fazer uma emenda muito bem feita, que não se solte e aí sim colocar a solda para preencher os espaços vazios e proteger de oxidação.
Boa professor adorei a aula sempre aprendo muito com vocês obrigado Deus abençoe
Eu comentei sobre esse assunto em vídeo anterior e continuo discordando sobre a norma e quem defende o não uso de estanho em emendas(obs: as emendas devem ser bem torcidas e depois estanhadas)!
No teste é possível perceber que a isolação do fio se danifica bem antes do estanho derreter e se o estanho não fosse de fato adequado não era usado em componentes de alta potencia nas placa eletrônica! Para que o condutor elétrico chegue neste estado é porque todas as proteções falharam ou mal dimensionadas!!!
Concordo com seu comentário.
Exatamente, cada dia que se passa criam novas novas sem fundamento nenhum, há quem diga que a fita isolante não deve ser usadas, sendo que se de fato a fita isolante não fosse eficiente em isolar emendas, marcas renomadas no mercado mundial como a 3M seria a primeira a deixar de fabricar tal ítem, em relação ao uso do estanho, se fizer a emenda bem feita e aplicar o estanho por cima levando se em conta que os cabos condutores estão com a bitola correta de acordo com a potência ao qual o circuito será submetido, respeitando a questão da distância do QDC ao ponto final como por exemplo uma tomada ou ponto de iluminação, este circuito estiver protegido com um disjuntor, fusível e ou DDR com a classe e valor de amperagem correta de acordo com a bitola do cabo condutor, a sobrecarga NUNCA acontecerá e tão pouco irá importar se os pontos de emendas estão ou não com estanho, pois os cabos não aqueceram, enfim, eu também discordo de muita coisa nas normas.
Agora me responda por que depois de soldar uma emenda, nunca mais tive superaquecimento na linha do chuveiro elétrico.
Verdade
Parabéns pela aula, muito útil para nossa área
Se teu sistema nao protege essa sobrecorrente, a solda será o menor dos problemas.
Concordo plenamente!
Porém, temos que seguir a norma.
Mas tem perca de tempo que é uma das coisas mais importante para quem realiza um trabalho, fora que se eu tiver numa escada impossível ficar usando solda direto, praticidade e agilidade no serviço.
@@Jeffin-cc1rw, exato!
@@nosrede2891 a norma não proíbe, apenas não recomenda e o motivo é desqualificação de mão de obra que não sabe fazer a solda bem feita.
Bom saber disso
Nas extremidades pode haver problemas principalmente em conexões de bornes que podem causar mal contato e pontos quentes, por causa da deformação da solda. Agora nas emendas a solda melhora muito a resistência mecânica, no teste em questão antes de atingir as correntes selecionadas os dispositivos de proteção já devem atuar protegendo os condutores, assim ao meu ver, na prática dá pra usar solda com parcimônia.
Na verdade se a solda evapora é pq não tem diposiivo de proteção ja vi acontecer em contaquitora ponta soldada mas em emenda nunca vi pq sempre tem disjuntor de proteção.
obrigado andre muito util a dica
Eu entendo que a principal desvantagem da solda pela minha experiencia diz respeito a usá-la nas emendas de cabos dentro da parede, pois em instalações antigas ou muito obstruídas, a soldagem tira totalmente a "maleabilidade dos cabos" e, por vezes, torna impossível a sua remoção para substituição ou reparo. Lembrando que existem países que aprovam o seu uso sem restriçao.
no caso de terminais de motor de portão que já vem com solda de fabrica?
Gostei muito
Excelente! eu já tinha visto sobre esse assunto com vocês, sempre respeitei isso porem não sabia na pratica o porquê. agora esta MAIS que explicado.... obrigado
Amigo, não seja enganado! O fio 2,5mm suporta 20A .. faça uma emenda e solde, e use um disjuntor dim (aquele branco) de "20A" e ligue algum aparelho q puxe +- os 20A q o fio suporta, e verifique c a solda derreteu,evaporou etc.. Claro q c vc usar um fio 2,5mm q suporta 20A e não usar um disjuntor e jogar 100A nele vai dar derreter tudo né (inclusive a capa do fio né) ..amigo, esse teste do vídeo, não valeu de nada, e não provou nada!
Parabéns pela belíssima particularmente nunca gostei de estanhar as emendas
Solda BEM FEITA é altamente recomendável. Com isto você nunca terá mal contato e OXIDAÇÃO em emendas e derivações. Adeus fuga de corrente...
Parabéns pelo o conteúdo
Mas com um teste desse já ocorreu um curto faz tempo pelo derretimento do condutor e o estanho nem derreteu ainda. Imagina 256 graus na tomada, o plástico já foi embora bem antes. Não precisa o estanho amolecer para o plástico pingar antes.
Olá amigo,gostaria que vc falasse sobre a proibição das bitolas dos cabos para se fazer aterramento TT e TNS.
Grato.
Boa noite André, gostaria de ver esse mesmo teste com um conector Wago para este mesmo cabo é possível você fazer?
ja fizemos Ricardo! ua-cam.com/video/1rSZcHJjBmk/v-deo.html
Já tem esse vídeo no canal
Já fez
graande aula otimo
Boa noite andré, gostaria de ver um teste com um cabo térmico, aqueles que usam em industria sabe ?
Eu uso solda para unir os fios positivo com positivo e negativo com negativo 12v do drive/ fonte a fita LED de 5w, 10w e até 20w, esse seu teste também vale para essa situação?
Teste top. Concordo totalmente com vc. Acrescento ainda que em caso de manutenção se a conexão estiver soldada, temos que perder parte dos cabo. Top demais. Parabéns 👏👏👏
andre,legal parabens!! mas fiquei com uma duvida?? é obvio que um cabo de 2,5mm jamais aguentaria uma corrente de 100A,mas suponhamos que ao em vez de 2,5mm fosse feito o teste com um cabo de 35mm aplicando uma corrente de 100A ...observando que a capacidade do cabo de 35A aguenta 100A de corrente,neste caso qual seria a reação da solda? obrigado.
Só dica top né mestre
muito bom o comentario
Muito bom!
Boa noite ,professor
Sempre soube que o estranhamento era apenas para evitar a oxidação.
Eu concordo plenamente com sua opinião, eu soldo porque com o tempo as emendas ficam todas verdes sem a solda.
André eu só descordo porque a solda só vai derreter se tiver um problema na instalação elétrica chegando assim a uma temperatura fora do normal, em condições normais a solda na minha opinião fica muito bom.
Concordo com você, nunca gostei de usar solda na fiação
Parcialmente sim concordo, isso porque nem sempre chega a essa temperatura
Então o que eu penso com relação a soldar a emenda. Quando não se solda, a emenda fica susceptível a ação da umidade do ar e com o passar do tempo pode iniciar uma oxidação que é cada vez mais agravada pela corrente constantemente circulante no cabo e isso por si só já é um problema.
Agora no meu ponto de vista quando se estanha o ponto de emenda, você está protegendo aquele ponto da ação do ambiente, lembrando, nesse caso acho que compensa soldar emenda, solda de cabo flexível na terminação pra disjuntor ai não seria uma boa idéia mesmo.
A parte de soldar no terminal eu concordo pois vai derreter e diminuir o o diâmetro do cabo.
E quando temos que fazer emendas de cabos 6mm ou superiores? O que é o correto a ser feito? Uso de conectores?
Aqui em suzano Sp a concessionária EDP exige que as terminações dos cabos que vão para o medidor seja estanhados...ai não entendi?
Pode ser por conta d oxidação mas se for com cabos sobredimensionados em relação a carga e disjuntores provavelmente não haverá problemas com derretimento da solda e afrouxamento da conexão.
Não é um acaso os terminais e conectores elétricos serem feitos de cobre estanhado (por eletrólise e não por fundição). O estanho é muito mais estável contra o oxidação que o cobre. Junta poluição e chuva ácida, o cobre não dura nem 2 dias sem alterações químicas.
@@luiscarlosgulias3050 mas se a norma condena! Porque usar a concessionário EDP exige?
@@tchelo_carrara porque a norma da concessionária é uma e a norma nacional e outra
Da mesma forma que tem gente aqui nos comentários defendendo o uso da solda e tem gente condenando
@@andreengehall5224 complicado né andré, duas normas? As vezes da um nó no cérebro kkkkk valeu a atenção! Seus videos são show de bola! Abração
faz um video sobre transformadores 127/220.
concordo sim André, mas se você pegar esses terminais para emendar de cabo e aplicar o uso da sua maquina MDC acredito eu que venha destruir também tão rápido quanto.
Fora a questão do super aquecimento, poderia fazer um teste mais aprofundado sobre a corrente que está passando neste meio de condução? Em tese a solda vai melhorar muito o meio em que a corrente está passando.
Tbm acredito que a emenda só segurou essa corrente toda por causa da solda.
Aqui está o texto revisado:
Entendo a situação perfeitamente, mas algumas práticas demonstram vantagens na ponta do fio estanhado. Tenho extensões com mais de 30 anos, da época em que o cabo ainda era de borracha. Periodicamente, abro para verificar a oxidação nos terminais macho e fêmea, e até hoje estão em ótimas condições, inclusive sem precisar apertar o parafuso. As extensões que tive preguiça de estanar oxidaram, escurecendo o fio até mesmo dentro da capa.
Vale ressaltar que nunca utilizo as extensões para conectar algo que ultrapasse a capacidade a ponto de aquecer. Nas poucas vezes em que percebi aquecimento no plugue, foi porque o terminal fêmea estava aberto, não oferecendo contato adequado, ou devido à oxidação.
A capa do fio derreteu antes da solda, então não vejo porque não usar!
Com Certeza
Compartilho da mesma observação.
Pior canal de elétrica
@@tavinho3993 o seu deve ser melhor !🥱🥱
Essa emenda estava nova. Com o tempo e com a dilataçao diferente dos materiais (dia quente dia frio) vão surgir fissuras na solda e almentar a resistencia na emenda o que gera um aquecimento local, que gera mais fissuras, se aquecer muito a solda derrete de novo só que sem fluxo dessa vez ai oxida ai ja era a conexão, ele achou que a solda evaporou mas ela não evapora nessas temperaturas ela espalhou e oxidou.
Genial este canal ei André
Muito bom, 👏👏