Fiz show com a minha banda cover da Legião em Brasília há duas semanas atrás e estive no apartamento da família Manfredini pois sou amigo delas (dona Carminha e Carmem Manfredini). Falamos sobre essa música. A menina da letra, é uma prima do Renato Russo que se chamava Eliana e cometeu suicídio no dia do aniversário de 18 anos dela no Rio de Janeiro. (Foi a mãe do Renato que me falou isso). Renato tinha uns 10 anos mais ou menos e adorava essa prima dele... (Estátuas e Cofres... retratava um pouco a casa dela pois os pais dela eram ricos)... Tem muito mais história sobre essas e outras músicas da Legião Urbana que não está escrito em lugar nenhum! São fatos particulares que o Renato só contou pra mãe e pra irmã... Força Sempre!
Valeu Nilson, alguém comentou isso aqui, mas você trouxe com muito mais detalhes. Quem me dera um dia registrar todas essas histórias e compartilhar aqui no canal!! Abraços
Como tem gente que não percebe que Pais e Filhos fala de suicídio?! Essa música foi lançada quando eu tinha 9 anos... quando eu comecei a ter consciência de que gostava de Legião, pois comecei a me dar conta que todas aquelas músicas de que gostava eram da mesma banda, com 12 anos, lembro claramente de ouvir essa música sabendo que ela falava de suicídio, de alguém que se atirava de uma janela... e nenhum adulto nunca havia falado isso pra mim.
A partir dos anos 2000, eu comecei a traçar um paralelo entre Pais e Filhos da Legião com Como nossos Pais, de Belchior. Eu acho que as duas músicas são muito próximas, como se fossem uma versão da outra em épocas diferentes. "São crianças como você . O que você vai ser quando você crescer?", "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais ".
Tenho 27 anos é em 2016 eu engravidei aos 18 anos de uma menina e essa música marcou demais minha gestação sempre que eu tava querendo chorar sozinha no meu quarto recém separada eu colocava essa música e sentia a minha filha mexendo tipo falando mãe se acalma vai dar tudo certo eu tô aqui isso me traz uma calmaria até hoje sempre fui fã da legião urbana sempre digo para as pessoas que eu nasci no tempo errado pois eu jamais vou conseguir ir ao show do Renato Russo mas ele faz parte da minha vida ele sempre estará presente e essa música diz muito sobre eu hoje ser mãe e ser diferente da mãe que eu tive para minha filha agradeço ao Renato por falar o que eu sinto a parte da música que eu mais gosto é meu filho vai ter nome de santo quero o nome mais bonito e o nome da minha filha é Anna Valentina
Temos que dar valor pra vida e pra nossa família algo sagrado pra todos os seres humanos, quem curti Legião Urbana sabe que o Renato Russo era bem inteligente nas composições e não escrevia nada sem sentido, ele era bem minucioso nas letras das músicas.
Baita vídeo, como sempre. Parabéns pelo trabalho. Tem um trecho da música que eu sempre achei que ele estivesse falando de várias pessoas diferentes: "São meus filhos que tomam conta de mim" - "Eu moro com a minha mãe mas meu pai vem me visitar." - "Eu moro na rua não tenho ninguém" - "Eu moro em qualquer lugar" - "Já morei em tanta casa que nem me lembro mais" - "Eu moro com os meus pais". Pra cada frase eu imagino uma pessoa diferente que teve um pedacinho da sua história incluída na música. Abraço.
e ele estava sim. são diversos pais e diversos filhos. um filho mora com a mae e o pai vem visitar, outro filho mora na rua, sem ninguem. outo mora com os pais.
Toda vez que eu ouço "Pais e Filhos" eu me lembro do Péricles do Exalta Samba. Quando eu tinha 13 pra 14 anos... e houve a Colação de Grau do Ginásio na minha escola... e o Péricles trabalhava na escola como inspetor de alunos. Mas naquela Colação de Grau, ele participou dos nossos ensaios levando um violão e cantando tb. Ensaiamos muito a música "Pais e Filhos" da Legião. Ainda lembro com carinho daquele momento. Naquela época, o Pericles não era famoso ainda... mas já cantava muito, e com uma interpretação única! Ver o Péricles cantando Pais e Filhos foi impressionante e inesquecível pra mim! Naquela época eu andava com camiseta dos Sexy Pistols e coturno... não ligava pra outros estilos de música. Mas com certeza já curtia muito Legião!
@@postscriptum1697 Uau, deve ter sido uma experiência sensacional! Ainda mais depois que ele ficou famoso, você deve resgatar essa memória dele cantando Pais e Filhos pra vocês com muito carinho
Meu irmão, antes de se suicidar cantou essa música e a música astronauta de mármore e gravou na fita cassete. Infelizmente não o conheci, mas a partir desta fita pude entender um pouco de como ele era e o sofrimento dele, pois a letra dessas duas músicas, diz tudo. Enfim, a fita está guardada comigo e esse hino é umas das minhas preferidas! 🖤
A música fala sobre diversas frases que os pais falam para os filhos e os filhos falam para os pais. "Dorme agora", "Quero colo", "Meu filho vai ter nome de santo", "Me diz porque o céu é azul", "São meus filhos que tomam conta de mim". Por mais que o Renato tenha afirmado que a música é sobre um suicídio, ouço mais a música como uma relação de pais e filhos.
Pra vc a mensagem é essa (ótimo). Mas ele que é, e foi o criador, o sentimento dele no momento da crianção foi essa. A massagem dele foi um ato de esperança no meio da escuridão. E quando ele fala que a música é sobre suicídio, e para podermos refletir sobre o peso que essa música tem para vida de cada um que irá escuta-la. Pois cada um tem sua sensibilidade.
Querer discordar do próprio autor é o ápice da arrogância. A letra narra um suicídio. Ponto. Os elementos textuais inseridos ao longo da poesia, talvez sirvam para expressar a relação entre a suicida e os pais, entre o Renato e os pais dele e entre ele os jovens a quem ele influenciava através da música.
Sempre vi essa letra como um conflito das expectativas dos pais em relação aos filhos e dos filhos em relações aos pais. Podemos ver isso nos trocadilhos como : " dorme agora, é só o vento lá fora... Quero colo... Vou fugir de casa... Posso dormir aqui com vcs? Estou com medo tive um pesadelo. Só vou voltar depois das três... Pra mim a musica fala disso. Sobre nossa relação com os pais que pela própria natureza vai se transformando a medida que o tempo avança. Pra mim essa musica é perfeita e que me ajudou a perceber que meus pais não eram perfeitos pois ainda estavam aprendendo a serem pais, pois nunca passaram por essa experiência antes. " São crianças como você. O que vc vai ser quando vc crescer?"
Júlio, tu é fera! Como legionário fico esperando esses vídeos sobre letras e histórias da legião. O Quatro estações é um disco antológico , todas as músicas tocaram na rádio naquela época. 👏🏼👏🏼👏🏼👊🏼
Amo legião e engenheiros, achar esse canal foi quase tão satisfatório como quando achei a música mental contra as nuvens no fim do cd "como é que se diz eu te amo" Parabéns pelo ótimo conteúdo.
Comprei esse disco logo após ter sido pai, a diferença de idade de meus filhos era de 1a 3m.. Fiz os dois dormirem muitas noites com eles no colo, madrugadas, quarto escuro somente com a luz verde do aparelho de som, ouvindo esse disco, em especial Pais e Filhos ... realmente é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã... o mais velho se foi e o segundo mora fora do país ...
Quando ele fala "sou uma gota d ' água, sou um grão de areia", para mim ele especificando que ele é um ser único ... Não há outro igual a ele, assim nós somos únicos....
Quando fiz o ensino médio nossa professora de literatura pediu que escolhêssemos músicas do nosso gosto pra fazermos uma apresentação em grupo explicando as letras das respectivas músicas. Lembro que "índios", monte castelo e pais e filhos foram algumas das escolhidas. Foi nessa época também que a professora disse que pais e filhos era uma música sobre suicídio.
Quanto mais acompanho esse "dissecar" das letras mais admiro o seu trabalho em unir "peças" que as vezes estão bem na nossa frente há décadas e não percebemos. Tanto quanto a genialidade da escrita. Esse canal é uma "bíblia" musical...
Cara, esse quadro é muito legal! É impressionante como você tem conseguido transformar seu canal numa coisa incrivelmente apaixonante. Obrigado pelo trabalho de pesquisa!
Sempre choro quando ouço está música. Faz você pensar em quanto a nossa família é especial, e dar valor para eles enquanto estão conosco e que um dia irão nos deixar.
Realmente eu ñ associava a suicídio e na verdade me parece mais uma orientação para como ñ chegar nele! Mostra saídas,sugere reflexões. Adorei a formo como te colocaste! Ah,fico feliz por estar tudo bem contigo, nem brinque,esse canal já faz parte da vida de muitas pessoas! 👍👍👍👍😊😊😊😊
Cara , você foi muito didático com as curiosidades. Eu quando ouvi essa música pela primeira vez não entendia mas com o tempo vi que eram vários fragmentos da vida. Perfeita a explicação e muito bom pra quem se interessar por boas músicas com conteúdo e sentido.
Legião urbana é música para fossa, luto, depressão. Só ouço quando estou mal. A banda é pós punk, numa época bem depressiva da cultura pop, com ameaça de extinção da humanidade etc. Se alguém ouve e compreende uma mensagem diferente, precisa conhecer a história da arte dos anos 80 e aprender interpretar as letras.
O que me chama atenção nesta música são as metáforas que o RR utiliza para se referir aos pais da garota: Estátuas são coisas que nunca mudam, são sempre a mesma coisa, ou seja, não se adaptam, não cedem, não se enquadram na mudança de comportamento da filha, tornando o relacionamento unilateral e solitário. Já os cofres são objetos que estão sempre fechados, inacessíveis, que quase sempre guardam dentro de si apenas valores materiais... Sei lá, estátuas e cofres é como ela via os pais: Imutáveis e trancados.
os cofres representam a riqueza da familia da menina que se matou ... Algo ate comum em algumas familias ricas, os pais nao dão muita atenção aos filhos ... pois precisam trabalhar muito pra preservar o patrimonio .
Cara, vc é fantástico! Dizer o quê sobre a Legião? Só agradecer pelas suas pesquisas bem feitas, embasados com documentos cuja comprovação está disponível para qualquer pessoa. Muito bom mesmo!
Essa entrevista do Renato no " Programa livre" dando uma chamada na galera que pedia tanto a música foi a demonstração de honestidade e responsabilidade social mais linda que eu já vi em um cantor.
Para mim a música descreve situações comuns na vida de quem tem um filho e fala sim de conflitos, da impulsividade e imaturidade dos jovens que podem acabar infelizmente em suicídio e quando diz que "o que você vai ser quando você crescer" é que invariavelmente carregamos traços de personalidade e caráter herdados dos nossos pais e que há possibilidade de nos tornarmos iguais a eles. Lembro-me nitidamente de onde estava e do que estava fazendo quando ouvi essa música pela primeira vez, jamais esqueci e ela sempre me remete à minha filha.
Entre o "nada é fácil de entender" e o "dorme agora", da segunda estrofe, há uma volta no tempo, como que lembrando conversas e diálogos havidos com a menina. Como em "Há Tempos", começa pessimista e triste, mas termina com uma mensagem positiva. Em tempo, acho que "If Tomorrow Never Comes" (do Garth Brooks), e que o Renato canta no Stonewall, muito semelhante. "Se o amanhã nunca chegar"/"Se não houver amanhã"... Essa música foi lançada em agosto de 1989, quando estava sendo finalizada a gravação do "As Quatro Estações". Então pode ter inspirado nosso poeta. Obrigado por mais esse vídeo, Júlio!
Iaê!? Passei minha adolescência toda cantando as músicas do Legião voltando da escola a pé como meus amigos da época. Amo a banda... amo. Mas hoje em dia, já passei dos 40 anos, não consigo mais ouvir suas, não que eu não goste mais delas. Mas me patr uma deprê. Após ver "Qual é a história por trás da música" sobre Pais e filhos, talvez esteja aí a explicação, meio que subliminarmente, o motivo: eram músicas de quem estava down. Ah, Renato! Ainda assim, te amo!
Antigamente, muito antigamente eu gostava de ler a revista bis. Pois ela tinha as narrativas das bandas brasileiras, entre outras coisas. Ver os seus vídeos me arremete a este passado. Muito, muito bons! O Renato era muito ensaiado nas intrevistas. Já sabia as frases que queria dizer e até onde queria aplacar o carisma e a simpatia. Uma timidez focada na mensagem. Muito obrigado pelo seu esforço e trabalho. Adoro
Impecável!! Só dando um adendo, a música começa realmente com o instrumental como a maioria das músicas da banda, e depois o refrão "É preciso amar ...." E logo foi feito um recorte de frases mostrando cada visão de cada indivíduo, como pai, filho, avô e etc... Com a música quase fechada, uma amiga em comum se suicidou deixando dois filhos e marido se jogando do apartamento, o que inspirou esse cenário inicial, uma mulher rica e com uma família exemplar tira sua vida dessa forma sem explicação. Sucesso no canal, tá ótimo
Agora você matou a pau! Essa não está escrita em lugar nenhum. Valeu, Valdeir! No próximo vídeo que fizer sobre esta música, já tenho uma história nova.
A impressão que eu tenho é que essa letra trata daquela fase da adolescência aonde a gente quer ser tratado como adulto mas ao mesmo tempo queremos a proteção dos pais, queremos a liberdade mas nos sentimos dependentes, é quando se quer voar mas o ninho é sempre o refúgio mais seguro.
Eu tenho esse show e esse programa gravado em VHS 😀 89 eu tinha 8 e em 91 eu estudava numa escola que nos fez cantar essa música durante um bimestre inteiro (no Rio se cantava o hino antes de entrarmos para a aula, no caso da minha escola eram músicas populares). Enquanto eu treinava essa música, mamis me disse que antes do Renato lançá-la houve a história de uma mãe e uma filha que estavam passando por condições financeiras bem ruins e a mãe fez um pacto de morte com a filha: ela queria que as duas se jogassem "da janela do 5° andar". Mas só a mãe se jogou.
Parabéns! Excelente vídeo. Essa canção feita a tempos pelo Renato, trás uma temática tão importante para os dias atuais. Tem aumentado o drama do suícidio entre os jovens modernos. Fruto de relações sem afeto nas familias. É preciso amar as pessoas sim! Renato Russo foi muito iluminado! Que os jovens possam ouvi-la e encontrar caminhos de vida e felicidade! E que Deus os ajude!!
Claro que eu concordo com o Renato Russo e com você meu professor Jolio Etore,pães e filhos e Clarisse falam de assuntos nostálgicos,depressão e suicídio mesmo,amo ambas as músicas,todavia amo esse plano existêncial.
Eu lembro de escutar essa música quando criança, porque meu pai ouvia muito legião e outras bandas dos anos 80, e lembro de me chocar com ela, porque sempre entendi que falava de suicídio.
Duas coisas sobre Pais e filhos 1. Acho que o trecho "... é preciso amar as pessoas..." , é tão forte e positivo (amem-se acima de qualquer coisa), que mesmo estando em uma letra tão carregada se tornou a mensagem mais forte no fim das contas 2. Uma dúvida que eu tenho é vários amigos da época também tinham: O solo de guitarra, no trecho Blues da música, é executado pelo Herbert Viana (o estilo é muito parecido com o que ele apresentou em CALEIDOSCÓPIO)? Sempre pareceu ,pra nós ,que era algo tipo George Harrison e Eric Clapton em WHILE MY GUITAR...
Olá Agnelo Nos primeiros quatro discos da legião, assim como em "O Desobrimento do Brasil", apenas os músicos da banda executam os instrumentos. Falei sobre isto neste vídeo: ua-cam.com/video/0WMS8GfaSL8/v-deo.html Abraços!
Salve Júlio. Esse disco é incrível e essa música em especial é atemporal. Já ouvi em várias fases da minha vida e conforme agente vai amadurecendo agente vai enxergando ela de forma diferente. Um aprendizado constante.
Pena o Renato não ter percebido a quantidade de fãs que desabafavam em choro com a música. E desabafam até hoje . Porque alguém estava falando nossas questões. Como eu por exemplo, eu chorei como filha e hoje como mãe. EI UA-cam EU TBM ESTOU BEM!
Júlio, bom dia! A Legião Urbana me acompanha desde 1990, desde que eu tinha 9 anos de idade! Hj tenho 40 anos! E, sério, chego a me emocionar com seus vídeos... a maneira como você aborda a obra da banda é incrível! Singela, humanizada e, quando necessário, técnica e objetiva! MUITO OBRIGADO pelo seu trabalho!!!!!!!!!!
Cara, satisfeitíssimo, sempre que ouvir algo sobre esta pérola maravilhosa. Ela marcou um momento confuso da minha vida, ainda ouço, canto, e me emocionou. Pais & Filhos para sempre.
...iririu Júlio... ~.~ ...algum dia faz um ou mais vídeos falando de livros sobre bandas?... ~.~ ...tipo "X Livros sobre Legião Urbana (e integrantes)"... ~.~
Descobri o canal hoje por acaso e ainda não consegui parar de assistir. Comecei a assistir com o dia claro, já escureceu e ainda estou aqui no escuro na minha cama assistindo. Parabéns vc é muito fera. Legião eternamente
Eu acho incrível as pessoas dizerem, que a música favorita dela ou algo do tipo, é pais e filhos sem saberem o significado dela... MDS vou recomendar este vídeo para umas vinte pessoas 😄
"São crianças como você. O que você vai ser quando você crescer". Sou pai de três e essa frase é a pura realidade.
Fiz show com a minha banda cover da Legião em Brasília há duas semanas atrás e estive no apartamento da família Manfredini pois sou amigo delas (dona Carminha e Carmem Manfredini). Falamos sobre essa música. A menina da letra, é uma prima do Renato Russo que se chamava Eliana e cometeu suicídio no dia do aniversário de 18 anos dela no Rio de Janeiro. (Foi a mãe do Renato que me falou isso). Renato tinha uns 10 anos mais ou menos e adorava essa prima dele... (Estátuas e Cofres... retratava um pouco a casa dela pois os pais dela eram ricos)... Tem muito mais história sobre essas e outras músicas da Legião Urbana que não está escrito em lugar nenhum! São fatos particulares que o Renato só contou pra mãe e pra irmã... Força Sempre!
Valeu Nilson, alguém comentou isso aqui, mas você trouxe com muito mais detalhes.
Quem me dera um dia registrar todas essas histórias e compartilhar aqui no canal!!
Abraços
Sou muito fã do seu trabalho aqui no canal... Parabéns pelo trabalho.
@@julioettore por favor 🥺 imploro faz sobre Acrílic on cava!!!!!! Música da minha vida
@@deisonfernandorocha4071 ua-cam.com/video/z7K_fgGgZyo/v-deo.html
Muito obrigada por compartilhar conosco.
Como tem gente que não percebe que Pais e Filhos fala de suicídio?! Essa música foi lançada quando eu tinha 9 anos... quando eu comecei a ter consciência de que gostava de Legião, pois comecei a me dar conta que todas aquelas músicas de que gostava eram da mesma banda, com 12 anos, lembro claramente de ouvir essa música sabendo que ela falava de suicídio, de alguém que se atirava de uma janela... e nenhum adulto nunca havia falado isso pra mim.
Me pergunto o mesmo! É tão explícito...
A partir dos anos 2000, eu comecei a traçar um paralelo entre Pais e Filhos da Legião com Como nossos Pais, de Belchior. Eu acho que as duas músicas são muito próximas, como se fossem uma versão da outra em épocas diferentes. "São crianças como você . O que você vai ser quando você crescer?", "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais ".
Nossa, será que tem a ver por que o tema é parecido? Kkk
@Raul Franco tem ressonância também. 😀
Tenho 27 anos é em 2016 eu engravidei aos 18 anos de uma menina e essa música marcou demais minha gestação sempre que eu tava querendo chorar sozinha no meu quarto recém separada eu colocava essa música e sentia a minha filha mexendo tipo falando mãe se acalma vai dar tudo certo eu tô aqui isso me traz uma calmaria até hoje sempre fui fã da legião urbana sempre digo para as pessoas que eu nasci no tempo errado pois eu jamais vou conseguir ir ao show do Renato Russo mas ele faz parte da minha vida ele sempre estará presente e essa música diz muito sobre eu hoje ser mãe e ser diferente da mãe que eu tive para minha filha agradeço ao Renato por falar o que eu sinto a parte da música que eu mais gosto é meu filho vai ter nome de santo quero o nome mais bonito e o nome da minha filha é Anna Valentina
Temos que dar valor pra vida e pra nossa família algo sagrado pra todos os seres humanos, quem curti Legião Urbana sabe que o Renato Russo era bem inteligente nas composições e não escrevia nada sem sentido, ele era bem minucioso nas letras das músicas.
Baita vídeo, como sempre. Parabéns pelo trabalho.
Tem um trecho da música que eu sempre achei que ele estivesse falando de várias pessoas diferentes:
"São meus filhos que tomam conta de mim" -
"Eu moro com a minha mãe mas meu pai vem me visitar." -
"Eu moro na rua não tenho ninguém" -
"Eu moro em qualquer lugar" -
"Já morei em tanta casa que nem me lembro mais" -
"Eu moro com os meus pais".
Pra cada frase eu imagino uma pessoa diferente que teve um pedacinho da sua história incluída na música.
Abraço.
Eu também!
e ele estava sim. são diversos pais e diversos filhos. um filho mora com a mae e o pai vem visitar, outro filho mora na rua, sem ninguem. outo mora com os pais.
Idem!
Eder, nunca tinha visto dessa maneira, concordo com vc
Toda vez que eu ouço "Pais e Filhos" eu me lembro do Péricles do Exalta Samba. Quando eu tinha 13 pra 14 anos... e houve a Colação de Grau do Ginásio na minha escola... e o Péricles trabalhava na escola como inspetor de alunos. Mas naquela Colação de Grau, ele participou dos nossos ensaios levando um violão e cantando tb. Ensaiamos muito a música "Pais e Filhos" da Legião. Ainda lembro com carinho daquele momento. Naquela época, o Pericles não era famoso ainda... mas já cantava muito, e com uma interpretação única! Ver o Péricles cantando Pais e Filhos foi impressionante e inesquecível pra mim!
Naquela época eu andava com camiseta dos Sexy Pistols e coturno... não ligava pra outros estilos de música. Mas com certeza já curtia muito Legião!
@@postscriptum1697 Uau, deve ter sido uma experiência sensacional! Ainda mais depois que ele ficou famoso, você deve resgatar essa memória dele cantando Pais e Filhos pra vocês com muito carinho
Meu irmão, antes de se suicidar cantou essa música e a música astronauta de mármore e gravou na fita cassete. Infelizmente não o conheci, mas a partir desta fita pude entender um pouco de como ele era e o sofrimento dele, pois a letra dessas duas músicas, diz tudo. Enfim, a fita está guardada comigo e esse hino é umas das minhas preferidas! 🖤
Sinto muito 🖤
Curiosidade aleatória é que o Tim Maia no álbum Disco Club de 1978 tem uma música também chamada Pais e Filhos.
Essa letra criou vida própria, Renato fala de suicídio, quando ouço escuto acolhida
Essa música sempre foi uma das prediletas do Legião, ela toca fundo na minha alma.
A música fala sobre diversas frases que os pais falam para os filhos e os filhos falam para os pais. "Dorme agora", "Quero colo", "Meu filho vai ter nome de santo", "Me diz porque o céu é azul", "São meus filhos que tomam conta de mim". Por mais que o Renato tenha afirmado que a música é sobre um suicídio, ouço mais a música como uma relação de pais e filhos.
Teimoso.
Pra vc a mensagem é essa (ótimo). Mas ele que é, e foi o criador, o sentimento dele no momento da crianção foi essa.
A massagem dele foi um ato de esperança no meio da escuridão.
E quando ele fala que a música é sobre suicídio, e para podermos refletir sobre o peso que essa música tem para vida de cada um que irá escuta-la.
Pois cada um tem sua sensibilidade.
Eu tmb🙏🏾
Querer discordar do próprio autor é o ápice da arrogância. A letra narra um suicídio. Ponto. Os elementos textuais inseridos ao longo da poesia, talvez sirvam para expressar a relação entre a suicida e os pais, entre o Renato e os pais dele e entre ele os jovens a quem ele influenciava através da música.
@@redjenny8543 obrigado pelo seu comentário, muito bom.
Sempre vi essa letra como um conflito das expectativas dos pais em relação aos filhos e dos filhos em relações aos pais. Podemos ver isso nos trocadilhos como : " dorme agora, é só o vento lá fora... Quero colo... Vou fugir de casa... Posso dormir aqui com vcs? Estou com medo tive um pesadelo. Só vou voltar depois das três... Pra mim a musica fala disso. Sobre nossa relação com os pais que pela própria natureza vai se transformando a medida que o tempo avança. Pra mim essa musica é perfeita e que me ajudou a perceber que meus pais não eram perfeitos pois ainda estavam aprendendo a serem pais, pois nunca passaram por essa experiência antes. " São crianças como você. O que vc vai ser quando vc crescer?"
Júlio, tu é fera! Como legionário fico esperando esses vídeos sobre letras e histórias da legião. O Quatro estações é um disco antológico , todas as músicas tocaram na rádio naquela época. 👏🏼👏🏼👏🏼👊🏼
Amo legião e engenheiros, achar esse canal foi quase tão satisfatório como quando achei a música mental contra as nuvens no fim do cd "como é que se diz eu te amo"
Parabéns pelo ótimo conteúdo.
Comprei esse disco logo após ter sido pai, a diferença de idade de meus filhos era de 1a 3m..
Fiz os dois dormirem muitas noites com eles no colo, madrugadas, quarto escuro somente com a luz verde do aparelho de som, ouvindo esse disco, em especial Pais e Filhos
... realmente é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã... o mais velho se foi e o segundo mora fora do país ...
Meus pêsames, Antônio.
Obrigado!
Quando ele fala "sou uma gota d ' água, sou um grão de areia", para mim ele especificando que ele é um ser único ...
Não há outro igual a ele, assim nós somos únicos....
Aguardando pacientemente pela história de DEZESSEIS, O DESCOBRIMENTO DO BRASIL e METAL CONTRA AS NUVENS
DEZESSEIS é sobre ele mesmo, assim como Clarisse.
Quando fiz o ensino médio nossa professora de literatura pediu que escolhêssemos músicas do nosso gosto pra fazermos uma apresentação em grupo explicando as letras das respectivas músicas. Lembro que "índios", monte castelo e pais e filhos foram algumas das escolhidas. Foi nessa época também que a professora disse que pais e filhos era uma música sobre suicídio.
Quanto mais acompanho esse "dissecar" das letras mais admiro o seu trabalho em unir "peças" que as vezes estão bem na nossa frente há décadas e não percebemos.
Tanto quanto a genialidade da escrita.
Esse canal é uma "bíblia" musical...
Valeu, Juliana!
Nossa... é exatamente a vibe q eu sinto , quando escuto essa música! Sinto uma depressão, algo estranho.
Mas não posso negar , que é uma letra foda!
Cara, esse quadro é muito legal! É impressionante como você tem conseguido transformar seu canal numa coisa incrivelmente apaixonante.
Obrigado pelo trabalho de pesquisa!
Sempre choro quando ouço está música. Faz você pensar em quanto a nossa família é especial, e dar valor para eles enquanto estão conosco e que um dia irão nos deixar.
Realmente eu ñ associava a suicídio e na verdade me parece mais uma orientação para como ñ chegar nele! Mostra saídas,sugere reflexões. Adorei a formo como te colocaste! Ah,fico feliz por estar tudo bem contigo, nem brinque,esse canal já faz parte da vida de muitas pessoas! 👍👍👍👍😊😊😊😊
Cara , você foi muito didático com as curiosidades. Eu quando ouvi essa música pela primeira vez não entendia mas com o tempo vi que eram vários fragmentos da vida. Perfeita a explicação e muito bom pra quem se interessar por boas músicas com conteúdo e sentido.
Parabéns Julio!
Legião urbana é música para fossa, luto, depressão. Só ouço quando estou mal. A banda é pós punk, numa época bem depressiva da cultura pop, com ameaça de extinção da humanidade etc. Se alguém ouve e compreende uma mensagem diferente, precisa conhecer a história da arte dos anos 80 e aprender interpretar as letras.
Uma verdadeira obra de arte pena que as pessoas só entende o lado negativo
Me admiro das pessoas que gostam de lê. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Paraguay te saluda ..grande Renato...
Essa vai atravessar muitas décadas ainda acertou na canetada
O que me chama atenção nesta música são as metáforas que o RR utiliza para se referir aos pais da garota: Estátuas são coisas que nunca mudam, são sempre a mesma coisa, ou seja, não se adaptam, não cedem, não se enquadram na mudança de comportamento da filha, tornando o relacionamento unilateral e solitário. Já os cofres são objetos que estão sempre fechados, inacessíveis, que quase sempre guardam dentro de si apenas valores materiais... Sei lá, estátuas e cofres é como ela via os pais: Imutáveis e trancados.
os cofres representam a riqueza da familia da menina que se matou ... Algo ate comum em algumas familias ricas, os pais nao dão muita atenção aos filhos ... pois precisam trabalhar muito pra preservar o patrimonio .
Que legal! Estou sabendo só agora detalhes sobre essa música! Sou muito fã da LU e pelo visto vou curtir muito esse canal!
excepcional.
Cara, vc é fantástico! Dizer o quê sobre a Legião? Só agradecer pelas suas pesquisas bem feitas, embasados com documentos cuja comprovação está disponível para qualquer pessoa. Muito bom mesmo!
Cirúrgico! Obrigada pelo vídeo
Espetacular. ..sempre escuto ela ..desde a minha adolescência é isso já faz 17 anos q era adolescente
Essa entrevista do Renato no " Programa livre" dando uma chamada na galera que pedia tanto a música foi a demonstração de honestidade e responsabilidade social mais linda que eu já vi em um cantor.
Para mim a música descreve situações comuns na vida de quem tem um filho e fala sim de conflitos, da impulsividade e imaturidade dos jovens que podem acabar infelizmente em suicídio e quando diz que "o que você vai ser quando você crescer" é que invariavelmente carregamos traços de personalidade e caráter herdados dos nossos pais e que há possibilidade de nos tornarmos iguais a eles. Lembro-me nitidamente de onde estava e do que estava fazendo quando ouvi essa música pela primeira vez, jamais esqueci e ela sempre me remete à minha filha.
Entre o "nada é fácil de entender" e o "dorme agora", da segunda estrofe, há uma volta no tempo, como que lembrando conversas e diálogos havidos com a menina. Como em "Há Tempos", começa pessimista e triste, mas termina com uma mensagem positiva.
Em tempo, acho que "If Tomorrow Never Comes" (do Garth Brooks), e que o Renato canta no Stonewall, muito semelhante. "Se o amanhã nunca chegar"/"Se não houver amanhã"... Essa música foi lançada em agosto de 1989, quando estava sendo finalizada a gravação do "As Quatro Estações". Então pode ter inspirado nosso poeta.
Obrigado por mais esse vídeo, Júlio!
Muito bacana seu canal por isso sou mais um inscrito.
Linda reflexão!!!
Gratidão!!!
❤❤❤❤❤❤❤❤❤
😊😊😊😊😊😊😊😊😊
Iaê!?
Passei minha adolescência toda cantando as músicas do Legião voltando da escola a pé como meus amigos da época. Amo a banda... amo. Mas hoje em dia, já passei dos 40 anos, não consigo mais ouvir suas, não que eu não goste mais delas. Mas me patr uma deprê.
Após ver "Qual é a história por trás da música" sobre Pais e filhos, talvez esteja aí a explicação, meio que subliminarmente, o motivo: eram músicas de quem estava down.
Ah, Renato! Ainda assim, te amo!
Esse álbum como um todo é bom demais. Mais uma linda música. Legião é histórica.
Antigamente, muito antigamente eu gostava de ler a revista bis. Pois ela tinha as narrativas das bandas brasileiras, entre outras coisas. Ver os seus vídeos me arremete a este passado. Muito, muito bons! O Renato era muito ensaiado nas intrevistas. Já sabia as frases que queria dizer e até onde queria aplacar o carisma e a simpatia. Uma timidez focada na mensagem. Muito obrigado pelo seu esforço e trabalho. Adoro
Parabens por mais um ótimo video!
Impecável!!
Só dando um adendo, a música começa realmente com o instrumental como a maioria das músicas da banda, e depois o refrão "É preciso amar ...."
E logo foi feito um recorte de frases mostrando cada visão de cada indivíduo, como pai, filho, avô e etc...
Com a música quase fechada, uma amiga em comum se suicidou deixando dois filhos e marido se jogando do apartamento, o que inspirou esse cenário inicial, uma mulher rica e com uma família exemplar tira sua vida dessa forma sem explicação.
Sucesso no canal, tá ótimo
Agora você matou a pau! Essa não está escrita em lugar nenhum.
Valeu, Valdeir!
No próximo vídeo que fizer sobre esta música, já tenho uma história nova.
@@julioettore sempre junto no que precisar, se eu souber, sempre passarei algo sobre legião ou Renato Russo
O Legião era mto bom, mas o Renato era um chaaaaatooo !!!!
De longe foi a melhor explicação dessa música que já vi! Parabéns Júlio
Tive o privilégio de ir em 2 shows do Legião
Que show de informações. Uma das músicas super marcantes do Legião Urbana.
A mescla musical foi sensacional e encaixou perfeitamente.
A impressão que eu tenho é que essa letra trata daquela fase da adolescência aonde a gente quer ser tratado como adulto mas ao mesmo tempo queremos a proteção dos pais, queremos a liberdade mas nos sentimos dependentes, é quando se quer voar mas o ninho é sempre o refúgio mais seguro.
Essa música da saudade
Minha música favorita da Legião 🙌
Não devemos discordar do Renato Russo. Pois ele é o dono da letra e só ele pode falar o que é ou que não é sobre a letra. Ou poderia falar.
Show!!👏🤩
Musica sensacional.
Eu tenho esse show e esse programa gravado em VHS 😀
89 eu tinha 8 e em 91 eu estudava numa escola que nos fez cantar essa música durante um bimestre inteiro (no Rio se cantava o hino antes de entrarmos para a aula, no caso da minha escola eram músicas populares). Enquanto eu treinava essa música, mamis me disse que antes do Renato lançá-la houve a história de uma mãe e uma filha que estavam passando por condições financeiras bem ruins e a mãe fez um pacto de morte com a filha: ela queria que as duas se jogassem "da janela do 5° andar". Mas só a mãe se jogou.
Ô loco, que história, Clarice!!
Parabéns! Excelente vídeo. Essa canção feita a tempos pelo Renato, trás uma temática tão importante para os dias atuais. Tem aumentado o drama do suícidio entre os jovens modernos. Fruto de relações sem afeto nas familias. É preciso amar as pessoas sim! Renato Russo foi muito iluminado! Que os jovens possam ouvi-la e encontrar caminhos de vida e felicidade! E que Deus os ajude!!
Parabéns pelo vídeo, muito bem embasado!
Valeu cara!
E valeu pela recomendação, comprei o livro do disco hoje ;D
Abraços!
@@julioettore ah que ótimo! abraços!
👏👏👏👏
Renato foi um ótimo cantor tinha uma voz marcante. Realmente é uma letra a temporal. Infelizmente é um alerta as famílias.
SEMPRE MARAVILHOSAS EXPLICAÇÕES...
Sensacional o vídeo, PARABÉNS!!!!
...um hit que emociona corações... ~.~
Claro que eu concordo com o Renato Russo e com você meu professor Jolio Etore,pães e filhos e Clarisse falam de assuntos nostálgicos,depressão e suicídio mesmo,amo ambas as músicas,todavia amo esse plano existêncial.
Eu lembro de escutar essa música quando criança, porque meu pai ouvia muito legião e outras bandas dos anos 80, e lembro de me chocar com ela, porque sempre entendi que falava de suicídio.
Duas coisas sobre Pais e filhos
1. Acho que o trecho "... é preciso amar as pessoas..." , é tão forte e positivo (amem-se acima de qualquer coisa), que mesmo estando em uma letra tão carregada se tornou a mensagem mais forte no fim das contas
2. Uma dúvida que eu tenho é vários amigos da época também tinham:
O solo de guitarra, no trecho Blues da música, é executado pelo Herbert Viana (o estilo é muito parecido com o que ele apresentou em CALEIDOSCÓPIO)?
Sempre pareceu ,pra nós ,que era algo tipo George Harrison e Eric Clapton em WHILE MY GUITAR...
Olá Agnelo
Nos primeiros quatro discos da legião, assim como em "O Desobrimento do Brasil", apenas os músicos da banda executam os instrumentos.
Falei sobre isto neste vídeo:
ua-cam.com/video/0WMS8GfaSL8/v-deo.html
Abraços!
Ok,obrigado
Valeu Júlio, 👏🏽👏🏽👏🏽
A letra é clara, mas mesmo com este tema pesado a musica e linda e marcou minha adolescência.
Muito importante esses vídeos, é um resumo que contem em vários livros que muitos podem não ter acesso e aqui consegue informação, parabéns Júlio.
baita video 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Foi a primeira música q eu ouvi e logo virei fã da legiao urbana....
Meus parabéns pelo seu vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 o tema foi muito lindo e perigoso pq falar sobre s* eles não entendem bem. Foi top ver o Renato.❣️
Cara .. eu precisava assistir esse vídeo hj. E foi por acaso! Obrigado!
Legiao urbana é tipo Star Wors! E você Júlio tá tipo aquelas letras que sobem no começo do filme! Parabéns!
Mais uma pra conta... parabéns
Salve Júlio. Esse disco é incrível e essa música em especial é atemporal. Já ouvi em várias fases da minha vida e conforme agente vai amadurecendo agente vai enxergando ela de forma diferente. Um aprendizado constante.
Pena o Renato não ter percebido a quantidade de fãs que desabafavam em choro com a música. E desabafam até hoje . Porque alguém estava falando nossas questões. Como eu por exemplo, eu chorei como filha e hoje como mãe. EI UA-cam EU TBM ESTOU BEM!
Perfeitooooo!!
Father an Son by Cat Stevens, sobre o mesmo tema, show de bola...legal mesmo foi o e-mail do UA-cam!
Muito bom, Júlio!
Obaaaaa voltou para legião
Júlio, bom dia! A Legião Urbana me acompanha desde 1990, desde que eu tinha 9 anos de idade! Hj tenho 40 anos! E, sério, chego a me emocionar com seus vídeos... a maneira como você aborda a obra da banda é incrível! Singela, humanizada e, quando necessário, técnica e objetiva! MUITO OBRIGADO pelo seu trabalho!!!!!!!!!!
Valeu, Davi!
Abraços
Cara, satisfeitíssimo, sempre que ouvir algo sobre esta pérola maravilhosa. Ela marcou um momento confuso da minha vida, ainda ouço, canto, e me emocionou. Pais & Filhos para sempre.
...iririu Júlio... ~.~ ...algum dia faz um ou mais vídeos falando de livros sobre bandas?... ~.~ ...tipo "X Livros sobre Legião Urbana (e integrantes)"... ~.~
Descobri o canal hoje por acaso e ainda não consegui parar de assistir. Comecei a assistir com o dia claro, já escureceu e ainda estou aqui no escuro na minha cama assistindo.
Parabéns vc é muito fera.
Legião eternamente
Muito bom!!!
Eu acho incrível as pessoas dizerem, que a música favorita dela ou algo do tipo, é pais e filhos sem saberem o significado dela... MDS vou recomendar este vídeo para umas vinte pessoas 😄
Se bem me lembro a parte "Quero colo" é uma citação a uma canção de Fábio Júnior. Renato gostava de algumas coisas dele.
Legal Renato Russo era um gênio
Júlio, a canção de Tracy Chapman, que estava na novela “Vale Tudo” era “Baby can’t i houd you
Julio tu me deu uma perspectiva dessa música que eu não tinha antes, mesmo sabendo sabendo o real significado da canção ❕👏🏼👏🏼👏🏼
Vídeo sensacional
Simplesmente fantástica amo essa música
Seu canal é top super inspira
Parabens pelo trabalho de pesquisa !!
Júlio, sensacional!! Parabéns pelo canal!!