Eu acho que o filme com a narração do Nascimento realmente foi uma sacada genial, mas depois de tanto tempo devia lançar a versão com a ótica do Matias, como material extra. Acho que todo mundo apoiaria um Matias cut.
O Matias é o verdadeiro herói do filme e sua história é trágica; a morte e o fracasso da missão do Matias, guarda um ideal a ser realizado. O Matias era melhor que o Nascimento, e ele tentou e morreu. Sao vidas com um sentido verdadeiro e profundo, mas que foram soterradas ou pela decadência do meio, ou pela mesquinharia, ou pela injustiça direta, ou uma oposição velado, etc. Nascimento no primeiro, dá indicios de que a missão não se realiza, não surte efeitos ttansformadores; o trabalho da polícia foi em vão. O Matias sai de um temor, uma dúvida existencial, omitindo sua vocação, para entao se decidir e transformar-se no verdadeiro policial; este é um caminho sem volta, como diz o Nascimento.
O Matias é um herói, de fato; e a vocação do herói só se cumpre quando ele morre. Esse é o desejo desse tipo de pessoa: morrer fazendo o bem. Ele morre, mas cumpre seu propósito. A história dele não é trágica. A verdadeira tragédia é a vida do Capitão Nascimento, ele se enfraquece e fica cheio de temores existenciais no segundo filme e acaba se auto castrando. O verdadeiro herói teme a desonra, mas nunca a morte. Todos os grandes comandantes militares da história eram assim, essas pessoas existem de verdade e não é "coisa de filme".
@@lucasm7569 Sim, é verdade. Quando disse uma "tragédia", não quer dizer que ele não tenha vivido o sentido da vida de maneira plena. Mas o objetivo do herói é mudar o curso da circunstância, ele não se conforma com estado atual de decadência; o Matias tentou e não conseguiu, isso quer q ele não conseguiu alterar a circunstância. E a morte dele guarda justamente a mensagem de que se ele não conseguiu, outros devem tentar e conseguir. Foi sim uma tragédia, pois ele não causou a mudança na situação, embora tenha vivido seu ideal de maneira plena e superior. A história do Nascimento nem sequer chega a ser uma tragédia, pois ele não teve a coragem de agir como fez o Matias. Foi apenas uma história sem sentido direcionado, tendo se amesquinhado e se conformado; não teve portanto sentido pleno. Foi pior do uma tragédia, pois ele nem tentou.
@@lucasm7569Muito bem apontado. O Matias é um herói "mais puro" que o Nascimento, e a sua morte, da forma que foi no segundo filme, o coloca num patamar diferenciado. O Neto é outro herói, a morte precoce do "policial sonhador" e "mais perfeito" como policial deixa tudo mais real e dramático. É um "herói inacabado", e essa sensação que o filme passa dá mais realismo ao drama. Esses personagens todos deixam a história mais real. A grandeza do herói não está em alcançar o êxito nas suas empreitadas, mas dar o seu melhor para a missão, com sua verdade e retidão.
do ponto de vista do matias também seria muito bom, eles poderiam relancar por essa ótica, o filme é tão bom que merecia esse ponto de vista pra gente comparar, só ganhariamos. aí inscrevia ela no oscar como um filme novo.
@@paulof2028 eu concordo, mas é uma forma de ter algo mais do filme sabe, o ponto não é ser melhor mas ter mais extrair mais alguma coisa refletir o processo criativo ter essa experiencia
Foi uma ideia genial: capitão Nascimento é quase uma "síntese" do Matias e do Neto. A história fica mais bem contada e dá para explorar melhor as personalidades complementares de Matias e do Neto. Nascimento dá a dimensão de ação do filme, o passo, os outros dois dão a parte do drama.
Foi um tiro do qual a capsula escapou da culatra e bateu na cara do atirador. Acertou em cheio, mas causou um efeito adverso. Era pra terem lançado um Director's Cut com o corte original pelo ponto de vista do Batista. Ficou muito material interessante de fora, segundo o Pimentel, incluindo um trecho que mostrava a infância dos protagonistas originais.
@tallica3595 porque o Matias ficaria apagado, pois o Capitão é um personagem muito forte, tantos que os roteiristas disseram isso. Não assistiu o vídeo filho?
é o sistema, e sempre será, daqui a pouco vc vai ver o sistema agindo de novo, assim como o Marcola, já esta marcado para morrer e por enquanto o sistema esta protegendo..
Eu acho que o filme com a narração do Nascimento realmente foi uma sacada genial, mas depois de tanto tempo devia lançar a versão com a ótica do Matias, como material extra. Acho que todo mundo apoiaria um Matias cut.
Vdd, poderiam treinar um novo militar e o Matias ia contar o relato dele pro novo militar das experiências dele.
E é daora mudar o ponto de vista pq pra mim o Mathias é de fato um segundo protagonista dessa duologia
O Matias é o verdadeiro herói do filme e sua história é trágica; a morte e o fracasso da missão do Matias, guarda um ideal a ser realizado. O Matias era melhor que o Nascimento, e ele tentou e morreu. Sao vidas com um sentido verdadeiro e profundo, mas que foram soterradas ou pela decadência do meio, ou pela mesquinharia, ou pela injustiça direta, ou uma oposição velado, etc.
Nascimento no primeiro, dá indicios de que a missão não se realiza, não surte efeitos ttansformadores; o trabalho da polícia foi em vão. O Matias sai de um temor, uma dúvida existencial, omitindo sua vocação, para entao se decidir e transformar-se no verdadeiro policial; este é um caminho sem volta, como diz o Nascimento.
O Matias é um herói, de fato; e a vocação do herói só se cumpre quando ele morre. Esse é o desejo desse tipo de pessoa: morrer fazendo o bem. Ele morre, mas cumpre seu propósito. A história dele não é trágica.
A verdadeira tragédia é a vida do Capitão Nascimento, ele se enfraquece e fica cheio de temores existenciais no segundo filme e acaba se auto castrando. O verdadeiro herói teme a desonra, mas nunca a morte. Todos os grandes comandantes militares da história eram assim, essas pessoas existem de verdade e não é "coisa de filme".
@@lucasm7569 Sim, é verdade. Quando disse uma "tragédia", não quer dizer que ele não tenha vivido o sentido da vida de maneira plena. Mas o objetivo do herói é mudar o curso da circunstância, ele não se conforma com estado atual de decadência; o Matias tentou e não conseguiu, isso quer q ele não conseguiu alterar a circunstância. E a morte dele guarda justamente a mensagem de que se ele não conseguiu, outros devem tentar e conseguir. Foi sim uma tragédia, pois ele não causou a mudança na situação, embora tenha vivido seu ideal de maneira plena e superior.
A história do Nascimento nem sequer chega a ser uma tragédia, pois ele não teve a coragem de agir como fez o Matias. Foi apenas uma história sem sentido direcionado, tendo se amesquinhado e se conformado; não teve portanto sentido pleno. Foi pior do uma tragédia, pois ele nem tentou.
@@lucasm7569Muito bem apontado. O Matias é um herói "mais puro" que o Nascimento, e a sua morte, da forma que foi no segundo filme, o coloca num patamar diferenciado.
O Neto é outro herói, a morte precoce do "policial sonhador" e "mais perfeito" como policial deixa tudo mais real e dramático. É um "herói inacabado", e essa sensação que o filme passa dá mais realismo ao drama.
Esses personagens todos deixam a história mais real. A grandeza do herói não está em alcançar o êxito nas suas empreitadas, mas dar o seu melhor para a missão, com sua verdade e retidão.
Ele é protagonista também mas deixou de ser principal, nascimento narra e faz a história andar
O André Ramiro trabalhava como bilheteiro num cinema quando foi chamado para fazer o teste para o Matias. Passou da bilheteria para a tela.
Mas ele participou do filme 174
Leo obrigado por compartilhar tudo isso! Bacana demais.
Opa, prazer é meu! Esse making of é dificil de achar.
@@leocamposarquivoobg por achar.
Tô maratonando esse making of . Wagner Moura é brabo ! Um ótimo ator !
Esses arquivos são ouro.
Um Tropa de Elite 3 nessa pegada seria bom demais!
"O Mecanismo" se encaixa bem como "Tropa de Elite 3"
ainda bem que foi assim, capitão nascimento combinou muito fazendo a narrativa
do ponto de vista do matias também seria muito bom, eles poderiam relancar por essa ótica, o filme é tão bom que merecia esse ponto de vista pra gente comparar, só ganhariamos. aí inscrevia ela no oscar como um filme novo.
Não seria nesse nível, tropa foi o maor fenomeno em 500 anos de Br...
@@paulof2028 eu concordo, mas é uma forma de ter algo mais do filme sabe, o ponto não é ser melhor mas ter mais extrair mais alguma coisa refletir o processo criativo ter essa experiencia
Melhor filme de todos os tempos.
Foi uma ideia genial: capitão Nascimento é quase uma "síntese" do Matias e do Neto. A história fica mais bem contada e dá para explorar melhor as personalidades complementares de Matias e do Neto. Nascimento dá a dimensão de ação do filme, o passo, os outros dois dão a parte do drama.
Esses conteúdos são top demais 😊 poderia postar sobre mais filmes 🎥
Foi um tiro do qual a capsula escapou da culatra e bateu na cara do atirador. Acertou em cheio, mas causou um efeito adverso.
Era pra terem lançado um Director's Cut com o corte original pelo ponto de vista do Batista. Ficou muito material interessante de fora, segundo o Pimentel, incluindo um trecho que mostrava a infância dos protagonistas originais.
Puts, flashback da infância geralmente é ruim e desnecessário na maioria das vezes. Acho que foi melhor não incluir mesmo.
Com certeza. Mas me bateu a curiosidade sobre esse material. Seria da hora se tivessem lançado como um extra depois.
Foi perfeita essa mudança de roteiro. Seria muito chato o filme narrado pelo Matias 😅
Pode acreditar foi o ponto chave essa mudança
Poderiam ter lançado essa versao futuramente
O papel do Mathias ficaria ainda mais importante, parece que com essa mudança ele perdeu um pouco da relevância. Ele deve ter ficado meio puto
A coisa mais normal nesse meio, o ator se acostuma com isso.
Sera q é por causa q o Mathias é negro?
@@ricardovinccenzo1121 É Nada
Não existe tropa de elite sem o Capitão Nascimento
@@ricardovinccenzo1121é pq a história do capitão é muito melhor, e é um personagem forte.
qualquer conteudo que fizer do tropa de elite vai dar bom...
Ja vi videos dizendo que o Andre Ramiro deu uma estrelada nos bastidores desse filme
Oq ele fez?
Ainda bem que mudaram o protagonista.
@tallica3595 porque o Matias ficaria apagado, pois o Capitão é um personagem muito forte, tantos que os roteiristas disseram isso. Não assistiu o vídeo filho?
@tallica3595 deixa de ironia.
E foi aí que o capitão Nascimento nasceu 😅✌
alô Padilha vamos fazer um novo por favor
Lança o filme com o ponto de vista do matias
Não.
Faca na caveira e nada na carteira 😅
Eu penso que do ponto de vista do Mathias, o filme seria mais inspirador para o publico, além de não haver opiniões contrárias
Mais inspirador do que foi? O capitão nascimento virou basicamente um herói nacional, num país de impunidade como o Brasil.
Top
porque o matias teve que morrer
Porque na vida real os bons e os justos vão embora mais cedo. Já vaso ruim é difícil de quebrar...
é o sistema, e sempre será, daqui a pouco vc vai ver o sistema agindo de novo, assim como o Marcola, já esta marcado para morrer e por enquanto o sistema esta protegendo..
tinha que fazer o 3
o foda é que o sistema não quer..Padilha ja foi ameaçado e tudo, por isso foi embora para os EUA junto com a familia
Do caralho! 👏👏👏👏