Vi seu vídeo como recomendado no UA-cam e cliquei com uma certa cautela, confesso. Mas logo que você começou a falar vi uma imagem de Nossa Senhora ao fundo. No seu comentário vi Fulton Sheen e Gustavo Corção. Ouvi você falando Chesterton. Estou em casa.
Que vídeo! A conciência do absurdo nominalista é um dos grandes ensinamentos que o prof Olavo de Carvalho sonhou para seus alunos. Você hoje foi capaz de enriquecer ainda mais esse ensinamento do nosso professor Bruna. Muito obrigado!
Ouvi pela primeira vez a respeito de Nominalismo no conteúdo do Padre Paulo Ricardo e do Guilherme Freire. Sua aula foi absolutamente excepcional e me ajudou muito a aprofundar meu entendimento sobre este tema. Muito obrigada por disponibilizar este conteúdo sensacional.
É interessante com o esse video dialoga como livro inteligencia e verdade do Olavo de Carvalho. - O livro ja inicia apontando o erro de heideger. - Dps entra na questao de relacionamento sujeito-objeto e sua intercomunicação , apontando para uma base fenomelogica de Husserl. - daí ele da uma surra explicando pq a logica DEVE estar subordinada a realidade objetiva (onde indica o erro do nominalismo em usar uma logica sem uma realidade objetiva) - para nao perder o costume ele surra kant e a coisa em si, de maneira similar ao q a Bruna fez - Então vem a fantastica definição de tripla intuição originaria e seu exemplo baseado no fisica da luz q faz com q qqr pessoa entenda o conceito É um livro q perpassa por essses conceitos para chegar no entendimento de inteligencia e verdade , com linguagem simples e, por isso msm, mto sofisticada.
Professora, você é luz para a escuridão, é sabedoria para a ignorância. Deus te abençoe, proteja e inspire, hoje é sempre. Parabéns por mais uma excelente aula.
Mais uma vez, obrigado, Bruna. Excelente aula!!! O NOMINALISMO é um câncer intelectual. Seria interessante uma segunda live sobre este tema, já que o RELATIVISMO moral, científico e filosófico de que sofremos as terríveis consequências, atualmente, está na base da teoria de gênero e demais teorias identitárias. O Guilherme de Okham parece ter entornado o leite de vez, mas, segundo o prof. Orlando Fedeli, ele foi induzido ao erro pelo erro de seu professor, o Duns Scott. Obrigado!!!!
Muito obrigado pela aula, por tirar algu,as dúvidas, o professor Sidney Silveira e Joel Gracioso, dizem que ele começa em Duns Scott, mas que tem a coisa pega mesmo em Decarte. nessa live aparti dos 32:00 Não há virtude sem inteligência / Sidney Silveira, Joel Gracioso e Mateus Mota Lima" poderiam fazer uma live juntos, mas vão devagar pois e muita coisa para digerir.
Muito obrigado! Você colocou um degrau a mais, ou vários, na minha compreensão da modernidade. Essa ruptura entre conceito e imagem, típica da modernidade, tem relação com essa imanência do nominalismo. E isso, socialmente, vem gerando muito debate. De maneira que, hoje, se imagem e conceito estão desligados, por isso percebe-se essas transformações e não definições ao ponto de negar a própria biologia. Claro, isso é um exemplo mais afastado da filosofia, estou exemplificando em termos comportamentais, de guerra cultural mesmo.
Gostei muito da aula! Sou leiga, mas gosto de estudar e foi o primeiro contato que tive com esse tema: o nominalismo. Mas, quanto ao Lutero, se eu entendi bem, no que diz respeito a Deus e às coisas espirituais não há como alcançar o conhecimento por meio da experiência com os singulares, pois Deus não é um deles, e por meio da razão há um limite muito grande q mesmo q alguém possa demonstrar por meio da filosofia a existência de um Ser Supremo, a Causa primeira de todas as coisas, ainda assim o conhecimento desse Ser como Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, onisciente, onipresente e onipotente, enfim, o conhecimento de seus atributos não é possível por meio da filosofia. Nesse caso, somente a Bíblia tem autoridade como Verdade Revelada para guiar o homem nesse conhecimento e a filosofia tem que se sujeitar a ela. Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho e por compartilhar o seu depósito conosco!
Essa foi a percepção que tive a respeito deste tema também. Lembrou-me muito a primeira pergunta de Deus a Jó, logo após o embate deste com seus amigos.
Equivocado amigo. Não é *somente* a bíblia q tem autoridade como Verdade Revelada, até pq a bíblia não caiu do céu. A bíblia não foi parar magicamente no colo de cada indivíduo do planeta para q qqer camponês analfabeto simplesmente a abrisse, lesse e enfim "conhecesse a Verdade". Diferente dessa imagem "mística" q os protestantes têm da bíblia em consequência da visão nominalista apresentada pela Bruna, a bíblia não é um fundamento de si mesma, mas sim o produto de uma Autoridade ANTERIOR a ela. Esta autoridade é a Igreja perene de 2.000 anos responsável por escrevê-la, compilá-la, indexá-la, copiá-la, interpretá-la, preservá-la ao longo dos séculos e ensiná-la às gentes. Se a Verdade Revelada fosse só o livro por si mesmo sem uma instituição superior amparada pelo Espírito Santo, como prometeu Jesus a Pedro, imagine quão vulnerável seria essa Verdade, qqer incêndio, tempestade, invasão bárbara q destruísse os primeiros exemplares dela enterrariam pra sempre a Verdade e privariam toda a humanidade da Salvação. Obviamente é necessária uma autoridade externa à bíblia capaz de garantir q essa Verdade não seja vulnerável ao tempo e às limitações humanas. É por isso tbm q, ao contrário da herética "livre interpretação" difundida pelo protestantismo, cabe a esta Autoridade perene apostólica a tarefa de ensiná-la. Do contrário, na mão da livre interpretação protestante, a Verdade vira mentira, ou melhor, dezenas de milhares de mentiras como vemos nas milhares de seitas protestantes com suas milhares de interpretações divergentes. Em meio ao caos de diferentes "verdades" não há espaço para Deus e a Verdade. Foi interessante vc citar o dogma da Santíssima Trindade pra defender a primazia da 'sola scriptura' como fonte única da Verdade Revelada. Bom, sabia q em nenhum momento a bíblia faz menção direta à Santíssima Teindade? Se hj vc ou qqer denominação dita cristã professa fé na Santíssima Trindade do Deus Uno e Trino, de mesma natureza mas em Três Pessoas diferentes, fé no Cristo q é inteiramente Deus e inteiramente Homem sem em nenhum momento uma natureza se separar da outra(como queriam por exemplo os arianos), essa fé NÃO É fruto da mera leitura individual da bíblia, se vc imaginar por exemplo uma pessoa com a mente como um folha em branco(sem influência externa de dogmas pré existentes) e der a bíblia para ela ler ela *não vai* chegar por conta própria ao dogma da Santíssima Trindade, ou seja, a Verdade Revelada vai além das linhas da bíblia, por isso é equivocado dizer q somente a bíblia tem autoridade como Verdade Revelada. A bíblia é UMA das fontes mas não a Autoridade por excelência. A Autoridade é a Santa Igreja guiada pelo Espírito Santo e sedimentada no tripé Escrituras, Tradição e Magistério.
❤...AMAR? SIM AMEI A ORIGEM DE 1 UM CÉREBRO TREINADO! ORIENTADO! ORGANIZADO! E NO PRINCIPAL: UMA MULHER DESPOJADA, CAPAZ, CLARA, TIRE A CAPA DA ESTUPIDEZ E APRENDA, FATOS COM QUEM SABE!!! E ESTA JOVEM SENHORA, LINDA PROFESSORA POR COMPETÊNCIA SABE E...SABE SIM SR.
Oi Bruna! Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Essa aula sobre nominalismo foi muito boa, vou seguir as leituras recomendadas😊. Hj estava em uma livraria e vi um livro em destaque, A Navalha de Ockham, de Johnjon Macfadden, exaltando os efeitos benéficos do nominalismo 🙄. Fiquei curiosa, pois nunca tinha prestado a atenção, nunca tinha visto autores mais recentes exaltando Ockham. Esse ainda é um debate no meio filosófico acadêmico? Ou para a filosofia mainstream os universais estão "superados"? Deus te abençoe!
Bruna, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Muito feliz pela indicação deste livro do Fulton Sheen. A inteligência na modernidade é assunto muito interessante para mim, até para avaliar/pensar a chamada "Inteligência Artificial", e você deu vários pontos de partida para minhas leituras. Obrigado!
Bruna como sempre indispensavel para uma boa compreensao do nosso mundo, muito boa a exposiçao do conteudo. Ficou bem claro pra mim a origem de chavoes e frases com defeito e nao frases de efeito (kkkkkkkkk) atuais. Coisas como busca pela felicidade individual, a normalidade de pensar em si antes de pensar no outro em casamentos por exemplo, ou a celebre "o importante eh q eu esteja e seja feliz". Sempre foram qestoes q me deixavam inquieto e com certa repulsa.
Professora, você explicou as consequências de pensar de uma forma ou de outra, mas não explicou como alguém que busca a verdade pode através de uma análise sincera perceber que sem sombra de dúvidas é de uma forma e não de outra.
Essa questão é daquelas pra ver e rever várias vezes com bastante calma, e ir evoluindo aos poucos no entendimentos. Mas pelo que eu vi o problema está na relação entre o observador e o objeto
Eu ia comentar uma outra coisa! Aí li um comentário dizendo que o vídeo é para vender livros e cursos. Pensei: é o problema da média do nosso país é bem mais embaixo. Nem vou mais dizer nada. Triste.
O Anthony Kenny, em seu volume II da História da Filosofia diz que Ockam jamais disse a frase pela qual é famoso: "Os entes não devem ser multiplicadas além da necessidade" e que seria mais adequado chamá-lo de um conceitualista do que de nominalista.
Professora! Boa Tarde, já assiste vídeos seus elogiando Lutero, dos mais antigos, nos últimos anos foi possível notar uma inclinação, não só religiosa como também filosófica, a pensadores católicos medievais e contemporâneos , poderia, por favor, falar um pouco do seu itinerário religioso?. Não sou seu aluno, nem tenho meios de onde estou de fazer "superchats", mas dada a vossa sabedoria e beleza na exposição, atravo-me a fazer-vos esta solicitação, acredito que o seu itinerário Filosófico religioso será útil para o nosso desenvolvimento pessoal. Obrigado.
Caso 1) A alma percebe, adquire a imagem, como o objeto possui um código junto de sua matéria e esta é contingente no que tange sua aparência, mas não sua existência, o sujeito reconhece na imagem o código, associando-o ao seu nome em um banco de dados formado a partir de suas experiências anteriores, a memória. Caso 2) O homem adquire a imagem do objeto através de sua percepção. O objeto só possui uma apresentação material sem um código. O homem cria um nome e um código se o objeto for novo para o seu banco de dados, porém se já for catalogado, o sujeito associa a aparência do objeto aos registros anteriores (aqui reside um problema), o que exige experimentação e repetição, uma indução. Problema) O código está ou não no objeto. Se estiver, o caso 1 é correto, mas se não estiver, o caso 2 é o correto.
Cara, tu não para, eu ainda estou refletindo o primeiro vídeo o , tempo é em Ilha Grande Angra dos Reis, RJ sete doze avos tributário para quitar 98 taxas paciência, 90 anos sem educação e sem informação formal isto, vai terminar com o político amarrado no poste e, os seus filhos estarão na linha de frente em nome da liberdade e Dignidade !
Houvesse o nominalismo se limitado a afirmar que há um espaço, em certos casos aparentemente insondável, entre o que é e o que entendemos ser, teria ido melhor... mas quando diz que há uma impossibilidade como que um muro intransponível, refuta a si mesmo... a semelhança de quem diz que absolutamente não existe verdade absoluta (ou o que ele poderia sentenciar de real sobre a realidade, se para ele esta não pode ser apreendida?). E Ockham... parece esquecer que o Senhor Jesus usava parábolas que referenciavam ao mundo natural o transcendental Reino dos Céus... negando desde antes, as bases arenosas da filosofia moderna.
Reduzir o homem a razão e um reducionismo cartesiano porque o homem também se sensibiliza ele também se emociona quando ele tem experiência com objetos exterior as quando subjetividade entra em contato objetividade
Algumas observações conforme minha humilde leitura, por exemplo, de "Sobre Verdade Mentira no sentido Extra-Moral". O conceito formado e estruturado sobre a ideia de essência é retórico sob o ângulo de que o ser humano sempre manipula como será esse conceito com um grau de independência sobre o que o mundo é ou sobre se podemos conhecê-lo em si, porém ele não advém do nada, o ser humano se confronta com o mundo. Não há um hiato, nesse sentido. Ou seja, não há apenas nomes, há algo, o homem se debruça sobre um meio de vida, o problema é: a linguagem até para falar do invididual usa do universal, entretanto isso não anula que os interesses sempre intervêm na razão de sorte que manufatura o conceito segundo um anseio prático. Obrigado, desde já, pelo espaço de discussão.
Inteligência artificiais conseguem identificar classes de objetos ou seres: gatos, rostos, maçãs etc. Nossa mente não pode fazer a mesma coisa, que é identificar características comuns nos seres e classifica-los sem depender de que existam formas abstratas? Além disso, as formas abstratas teriam fronteiras difusas, como as classes de objetos têm? Pois há objetos cuja suposta forma é incerta, como, por exemplo, uma "cadeira" de três penas.
É uma forma de reducionismo. Não está errado, mas é uma visão incompleta e deficitária da inteligência humana. Farei outro vídeo pra aprofundar esse ponto. Obrigada pelo comentário.
O nominalismo é o responsável por uma das duas visões de mundo antagônicas que estão conflitando hoje em dia. Ficou muito claro, para mim, qual a que mais se aproxima da verdade. O nominalismo, insiste em manter o ser humano na ignorância. O as escolas não-nominalistas, as que consideram a metafísica em seus conceitos, não impõe limites para a inteligência humana. Compreendi os meus amigos esquerdistas. Muito obrigado, Bruna Torlay.
Obrigado professora,, assisti a aula e contemplava com meu intelecto passivo o espetaculo brilhante das sinapses dos teus neuronios enquanto você quase fundia sujeito e objeto para efeitos do conhecimento. Por obséquio, me responda algo. O homem nao vê um cubo , uma esfera, uma bola, uma xicara por todos os lados , isso se da porque a tridimensionalidade perfeita só existe no mundo das ideias de Platão ou porque nossa visao humana é apenas limitada biologicamente falando pois a biologia confirma que mosca pode enxergar em 360°. Se por ventura o homem enxergasse como a mosca entao poderíamos ver um cubo por todos os lados , se sim entao a teoria dos entes ideais e perfeitos de platao estaria descartada ?. Sei que minha pergunta tem um quê de infantil porém sei melhor que as perguntas das crianças sao muito profundas desde o tempo de crianças mesmo. Bom, pensei aqui, acho que a mosca , mesmo que ela enxerguasse uma esfera ou cubo por todos os lados ainda assim seria apenas com seu modo fisico de inseto a ver , ela nao saberia calcular os angulos internos de entes geometricos de maneira que Platão vence tranquilamente a mosca .
O budismo diz que vivemos num mundo de aparências (parecido com a ideia Platonica) que são uma ilusão do real, Schopenhauer, apesar de ser ateu, diz que esse mundo de aparências ou fenômenico é apenas representação da realidade, e não a essência. Ele valoriza a Ideia pela Ideia, que seria alvo sublime, atemporal, eterno, a contemplação do Belo, que é desinteressada, assim como o Amor Ágape. O que seria um consolo e momentos livres do sofrimento, sem influência da Vontade e do princípio da causalidade, causa efeito, utilitarismo, como uma supressão da individualidade. Você deixa de se centrar tanto em seu ego.
- Aparentemente existe uma diferença complexa entre o nominalismo e a visão clássica; mas é simples. A visão clássica é ativa e criativa. Entende o observador e o objeto intrinsecamente interligados, visto que somos "IMAGEM E SEMELHANÇA " do CRIADOR, capazes de criar e modificar o que observamos. Já a visão nominalista é passiva. O observador se coloca em pé de igualdade com o objeto observado! Daí vem o equívoco da dialética materialista , que exclue o ser humano do papel de protagonista na geração de riqueza. É lamentável que tantas pessoas sofram na mão de um ESTADO TOTALITÁRIO, pautado em ideias tão medíocres , advindas da premissa NOMINALISTA! - A percepção no homem consciente de sua natureza bio-espiritual é uma ressonância do reconhecimento na dimensão imanente, de algo que tem origem no sutil transcendente. " Conhecerás a verdade e a verdade vos libertará ". Nem perco meu tempo com esses nominalistas mediocres, nadando na inveja , por estarem afastados de Deus! - "Orai e vigiai ". - Eu entendo a inteligência como tendo duas vertentes: A analítica-racional e a emocional- consciente. A experiência tem um aspecto que transcende a capacidade analítica do intelecto. É a dimensão cósmica , que a física quântica vem descrevendo. Parte se comporta como mpartícula, parte como onda. É a prevalência da dimensão das ideias sobre as coisas, da consciência sobre a inteligência, do transcendente sobre o imanente! Louvado seja Deus!!!
Sentidos são falhos, não chegam a ser um método de obter absolutos. Os universais são dados em nossa mente por reminiscência, traduzido na visão cristã, o Logos ilumina a todos os homens. Nesse sentido o realismo se dá e é fundamento na Bíblia.
"Eu falei, falei, mas não disse realmente o que é o nominalismo e você não entendeu nada, não é? Por isso você tem que comprar os livros na minha livraria e fazer os meus cursos."
A sua explicação não é nem um pouco clara, professora. Na verdade, você não consegue em momento algum desentranhar o nominalismo e suas razões... Mas o quê mesmo é o nominalismo? É o reconhecimento de que o conhecimento é somente aquilo que o observador é capaz de assimilar... Em sendo assim, entre vários observadores de um mesmo objeto ideal, uma variedade de objetos distintos são identificados pelos observadores, em razão das diferenças de suas capacidades cognitivas.
O maior pecadilho intelectual é a prolixidade . Dá a impressão de que a definicao é algo adventicio . Ela nao diz o porquê do vocábulo " nominalismo ".
O mundo é tal porque Deus o quis assim: e vós, católicos, endossais essa tese, não sabeis? Vejamos se não: reza vossa singular doutrina, o pecado de Adão era impagável exceto se Deus mesmo se sacrificasse encarnando-se e morresse pela humanidade, totalmente contagiada (como? Mistério inescrutável...), pelo erro de Adão. Ora, quem estabeleceu tal condição? O pecado de Adão era impagável porque Deus quis, ou por necessidade? Necessidade alheia a vontade de Deus? E por que só o preço do sacrifício de Deus era aceitável ao próprio Deus? Porque Deus estabeleceu tal condição? Ou foi outro? Outro quem? Quem o obrigou a não aceitar outro resgate? São irrespondíveis questõezinhas incômodas das quais os católicos passam ao largo e proclamando sempre que sua fé é racional...
Vc nao precisa da doutrina católica para responder isso, basta a bíblia. Deus é 100% bom e justo e nao pode se misturar com o pecado. Adão comete o pecado da desobediência, seu coração se turva e nasce nele o espírito revolucionário ( origem do mal) de querer ser como Deus. ( Substitui -lo? Inveja?). Da msm forma q ocorreu a lúcifer. Deus q é 100% justo deu a ADÃO a msm pena de Satanás: expulso do paraíso, lançado na terra porem com um fator complicador: feito da materia q era, e conforme Deus o tinha alertado, apartir dali ele morreria.
Tu estás fora de nosso tempo. Tua inteligência ficou perdida em algum ponto da Idade Média... Primeiro, Adão é mero mito e símbolo que tua igreja deveria saber interpretar. Alem disso, a ciência, há mais de século, provou ser impossível que tenha existido. Meu Espiritismo, porém, irá ensiná-la, pois ele tem a chave... Segundo, mesmi levando teu mito a sério, nota-se nele muitas incongruências, Adão e Eva eram imortais antes do pecado apesar de terem corpos materiais? Terceiro, quem ou o que obrigou Deus a lançar mão do expediente de mandar seu filho, que, para vós, é Deus também_ uma confusão só!_ a morrer por todos? O preço foi cobrado por Satanás, segundo uma certa interpretação? Quarto, não respondeste as demais questões. Quinto, a Igreja Católica é corresponsável pela irreligião que se difunde em nossos dias, na medida em que sustenta crendices insustentáveis, como essas que citei, em um tempo em a ciência faz maravilhas. Sois, pois, corresponsáveis pelos crimes derivados da descrença que se cometem em nossos dias e havereis de responder por isso.
28:00/44:00/ 48:00/ 1:02:00 Guilherme de Ockham
34:00/ 48:00 Quadro resumo: nominalismo X realismo
49:00 Lutero
54:00 Contratualismo / tiranos X Justiça
58:00 A alma
Fulton Sheen, Gustavo Corção
Vi seu vídeo como recomendado no UA-cam e cliquei com uma certa cautela, confesso.
Mas logo que você começou a falar vi uma imagem de Nossa Senhora ao fundo.
No seu comentário vi Fulton Sheen e Gustavo Corção.
Ouvi você falando Chesterton.
Estou em casa.
Que vídeo! A conciência do absurdo nominalista é um dos grandes ensinamentos que o prof Olavo de Carvalho sonhou para seus alunos. Você hoje foi capaz de enriquecer ainda mais esse ensinamento do nosso professor Bruna. Muito obrigado!
24:54 intensional com S, pra quem quiser pesquisar
Intensionalidade (intensão) x extensionalidade (extensão)
Ouvi pela primeira vez a respeito de Nominalismo no conteúdo do Padre Paulo Ricardo e do Guilherme Freire. Sua aula foi absolutamente excepcional e me ajudou muito a aprofundar meu entendimento sobre este tema. Muito obrigada por disponibilizar este conteúdo sensacional.
É interessante com o esse video dialoga como livro inteligencia e verdade do Olavo de Carvalho.
- O livro ja inicia apontando o erro de heideger.
- Dps entra na questao de relacionamento sujeito-objeto e sua intercomunicação , apontando para uma base fenomelogica de Husserl.
- daí ele da uma surra explicando pq a logica DEVE estar subordinada a realidade objetiva (onde indica o erro do nominalismo em usar uma logica sem uma realidade objetiva)
- para nao perder o costume ele surra kant e a coisa em si, de maneira similar ao q a Bruna fez
- Então vem a fantastica definição de tripla intuição originaria e seu exemplo baseado no fisica da luz q faz com q qqr pessoa entenda o conceito
É um livro q perpassa por essses conceitos para chegar no entendimento de inteligencia e verdade , com linguagem simples e, por isso msm, mto sofisticada.
Mando aqui meu obrigado de afegão médio. Quero aprender com a Sra. Assim que tiver condição financeira farei seus cursos todos.
Professora, você é luz para a escuridão, é sabedoria para a ignorância. Deus te abençoe, proteja e inspire, hoje é sempre. Parabéns por mais uma excelente aula.
Muito boa aula, Bruna.
Seria muito bom se vc pudesse nos explicar o que é gnosticismo.
Anotado
Mais uma vez, obrigado, Bruna. Excelente aula!!! O NOMINALISMO é um câncer intelectual. Seria interessante uma segunda live sobre este tema, já que o RELATIVISMO moral, científico e filosófico de que sofremos as terríveis consequências, atualmente, está na base da teoria de gênero e demais teorias identitárias. O Guilherme de Okham parece ter entornado o leite de vez, mas, segundo o prof. Orlando Fedeli, ele foi induzido ao erro pelo erro de seu professor, o Duns Scott. Obrigado!!!!
Essa aula é muito boa! Sempre retorno aqui e a revejo! Vlw, professora Bruna!
Muito bom. Com a tabela o conceito ficou mais acessível. Agora entendi o porquê praticamente tudo está sendo ressignificado; gênios do mal.
Recomendo o livro : As ideias têm consequências .
Obrigado Bruna, por sua generosidade.
Parabéns pelo seu trabalho.
Muito obrigado pela aula, por tirar algu,as dúvidas, o professor Sidney Silveira e Joel Gracioso, dizem que ele começa em Duns Scott, mas que tem a coisa pega mesmo em Decarte. nessa live aparti dos 32:00 Não há virtude sem inteligência / Sidney Silveira, Joel Gracioso e Mateus Mota Lima" poderiam fazer uma live juntos, mas vão devagar pois e muita coisa para digerir.
Muito obrigado!
Você colocou um degrau a mais, ou vários, na minha compreensão da modernidade.
Essa ruptura entre conceito e imagem, típica da modernidade, tem relação com essa imanência do nominalismo. E isso, socialmente, vem gerando muito debate. De maneira que, hoje, se imagem e conceito estão desligados, por isso percebe-se essas transformações e não definições ao ponto de negar a própria biologia. Claro, isso é um exemplo mais afastado da filosofia, estou exemplificando em termos comportamentais, de guerra cultural mesmo.
Muito obrigado por entregar um material tão bom gratuitamente
Muitíssimo obrigado, professroa Torlay. Eu ja tinha um preceito sobre, mas, vejo que foi equivocado ou simplesmente "misleaded".
[...] “A verdade não precisa de publicidade”
Esse é um video que deveria estar em mais de 3 milhões de visualizações, mas poucos saem da caverna.
Exige estudo e dedicação, a maioria não quer cavar, quer receber nas mãos.
@@Oalbertosantos Exatamente, meu caro.
Se a verdade não se tornar pública, muitas pessoas ficarão nas trevas da ignorância. Então publicidade é muito importante.
Finalmente, uma explicação bem embasada e que me fez entender o Nominalismo...Muito grato, Professora !!!👍
Gostei muito da aula! Sou leiga, mas gosto de estudar e foi o primeiro contato que tive com esse tema: o nominalismo.
Mas, quanto ao Lutero, se eu entendi bem, no que diz respeito a Deus e às coisas espirituais não há como alcançar o conhecimento por meio da experiência com os singulares, pois Deus não é um deles, e por meio da razão há um limite muito grande q mesmo q alguém possa demonstrar por meio da filosofia a existência de um Ser Supremo, a Causa primeira de todas as coisas, ainda assim o conhecimento desse Ser como Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, onisciente, onipresente e onipotente, enfim, o conhecimento de seus atributos não é possível por meio da filosofia. Nesse caso, somente a Bíblia tem autoridade como Verdade Revelada para guiar o homem nesse conhecimento e a filosofia tem que se sujeitar a ela.
Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho e por compartilhar o seu depósito conosco!
Essa foi a percepção que tive a respeito deste tema também. Lembrou-me muito a primeira pergunta de Deus a Jó, logo após o embate deste com seus amigos.
Equivocado amigo. Não é *somente* a bíblia q tem autoridade como Verdade Revelada, até pq a bíblia não caiu do céu. A bíblia não foi parar magicamente no colo de cada indivíduo do planeta para q qqer camponês analfabeto simplesmente a abrisse, lesse e enfim "conhecesse a Verdade". Diferente dessa imagem "mística" q os protestantes têm da bíblia em consequência da visão nominalista apresentada pela Bruna, a bíblia não é um fundamento de si mesma, mas sim o produto de uma Autoridade ANTERIOR a ela. Esta autoridade é a Igreja perene de 2.000 anos responsável por escrevê-la, compilá-la, indexá-la, copiá-la, interpretá-la, preservá-la ao longo dos séculos e ensiná-la às gentes. Se a Verdade Revelada fosse só o livro por si mesmo sem uma instituição superior amparada pelo Espírito Santo, como prometeu Jesus a Pedro, imagine quão vulnerável seria essa Verdade, qqer incêndio, tempestade, invasão bárbara q destruísse os primeiros exemplares dela enterrariam pra sempre a Verdade e privariam toda a humanidade da Salvação. Obviamente é necessária uma autoridade externa à bíblia capaz de garantir q essa Verdade não seja vulnerável ao tempo e às limitações humanas. É por isso tbm q, ao contrário da herética "livre interpretação" difundida pelo protestantismo, cabe a esta Autoridade perene apostólica a tarefa de ensiná-la. Do contrário, na mão da livre interpretação protestante, a Verdade vira mentira, ou melhor, dezenas de milhares de mentiras como vemos nas milhares de seitas protestantes com suas milhares de interpretações divergentes. Em meio ao caos de diferentes "verdades" não há espaço para Deus e a Verdade.
Foi interessante vc citar o dogma da Santíssima Trindade pra defender a primazia da 'sola scriptura' como fonte única da Verdade Revelada. Bom, sabia q em nenhum momento a bíblia faz menção direta à Santíssima Teindade? Se hj vc ou qqer denominação dita cristã professa fé na Santíssima Trindade do Deus Uno e Trino, de mesma natureza mas em Três Pessoas diferentes, fé no Cristo q é inteiramente Deus e inteiramente Homem sem em nenhum momento uma natureza se separar da outra(como queriam por exemplo os arianos), essa fé NÃO É fruto da mera leitura individual da bíblia, se vc imaginar por exemplo uma pessoa com a mente como um folha em branco(sem influência externa de dogmas pré existentes) e der a bíblia para ela ler ela *não vai* chegar por conta própria ao dogma da Santíssima Trindade, ou seja, a Verdade Revelada vai além das linhas da bíblia, por isso é equivocado dizer q somente a bíblia tem autoridade como Verdade Revelada. A bíblia é UMA das fontes mas não a Autoridade por excelência. A Autoridade é a Santa Igreja guiada pelo Espírito Santo e sedimentada no tripé Escrituras, Tradição e Magistério.
Só q Lutero está errado. E a sola scriptura é uma coisa horrível.
Bem complicado entender nominalismo. Achei que teria uns exemplos.
Muito providencial essa aula. Desde a minha leitura inicial de As Ideias tem Consequências de Weaver tive bastante questões com o nominalismo.
Estou lendo esse livro
❤...AMAR? SIM AMEI A ORIGEM DE 1 UM CÉREBRO TREINADO! ORIENTADO! ORGANIZADO! E NO PRINCIPAL: UMA MULHER DESPOJADA, CAPAZ, CLARA, TIRE A CAPA DA ESTUPIDEZ E APRENDA, FATOS COM QUEM SABE!!! E ESTA JOVEM SENHORA, LINDA PROFESSORA POR COMPETÊNCIA SABE E...SABE SIM SR.
Que didática impecável! A melhor de todas !
O daniel ferraz falou sobre o nominalismo,vocês sao inteligentes demais .
Oi Bruna! Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Essa aula sobre nominalismo foi muito boa, vou seguir as leituras recomendadas😊. Hj estava em uma livraria e vi um livro em destaque, A Navalha de Ockham, de Johnjon Macfadden, exaltando os efeitos benéficos do nominalismo 🙄. Fiquei curiosa, pois nunca tinha prestado a atenção, nunca tinha visto autores mais recentes exaltando Ockham. Esse ainda é um debate no meio filosófico acadêmico? Ou para a filosofia mainstream os universais estão "superados"? Deus te abençoe!
👏👏👏obrigado, Professora!
Bruna, não sei se você já fez, mas, caso não, seria possível uma aula de epistemologia?
Sim! Anotado.
Boa noite Professora BrunaTorlay !
🌹🥀🌺🌻🌼🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌹🌹
A filosofia não pode ser dogmática e não pode estar s serviço de religiões
Parabéns pelo excelente aula que Deus o abençoe com todas sorte de bênçãos e realizações 🙏🙏
Que aula sensacional!!! Obrigado Bruna, em breve serei seu aluno
Bruna, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Muito feliz pela indicação deste livro do Fulton Sheen. A inteligência na modernidade é assunto muito interessante para mim, até para avaliar/pensar a chamada "Inteligência Artificial", e você deu vários pontos de partida para minhas leituras. Obrigado!
Bruna como sempre indispensavel para uma boa compreensao do nosso mundo, muito boa a exposiçao do conteudo. Ficou bem claro pra mim a origem de chavoes e frases com defeito e nao frases de efeito (kkkkkkkkk) atuais. Coisas como busca pela felicidade individual, a normalidade de pensar em si antes de pensar no outro em casamentos por exemplo, ou a celebre "o importante eh q eu esteja e seja feliz". Sempre foram qestoes q me deixavam inquieto e com certa repulsa.
Bora ver o vídeo de Bruna Torlay!
Muito obrigada, Bruna, por todos os conhecimentos trazidos. É uma honra ver alguém, ainda tão jovem, com tanto conhecimento.
Professora, você explicou as consequências de pensar de uma forma ou de outra, mas não explicou como alguém que busca a verdade pode através de uma análise sincera perceber que sem sombra de dúvidas é de uma forma e não de outra.
Outro assunto. Importantíssimo
Essa questão é daquelas pra ver e rever várias vezes com bastante calma, e ir evoluindo aos poucos no entendimentos. Mas pelo que eu vi o problema está na relação entre o observador e o objeto
Muito bom, valeu demais!
Muito obrigado, Bruna.
3 minutos de vídeo e já me explodiu a minha cabeça pela didática.
Eu ia comentar uma outra coisa! Aí li um comentário dizendo que o vídeo é para vender livros e cursos. Pensei: é o problema da média do nosso país é bem mais embaixo. Nem vou mais dizer nada. Triste.
Gostei do conteúdo, obrigado Bruna. Quero me aprofundar neste tema.
Sensacional simples assim e aprendendo.........
Professora, obrigada pela explicação! você poderia fazer um vídeo sobre voluntarismo de Jean Duns Scot? Obrigada.
Quero as ironias do Corção 😂😂😂😂😂
Uma mulher extremamente inteligente. Parabéns!
O nominalismo traz consigo o inatismo das ideias abstratas ou os conceitos sobre as coisas.
Brilhante !!!! Brilhante 🙂🙂🙂🙂🙂
Obrigado pela atenção, vc faz a diferença
"Conhecer é o ser de algo no outro" (algo de algo por algo comum)
Quem conhece aquela discussão: Isso é um cachimbo ? Ou a imagem de um cachimbo ?
8:07 aspiração intelectual
Beleza! Ficou muito claro.
O Anthony Kenny, em seu volume II da História da Filosofia diz que Ockam jamais disse a frase pela qual é famoso: "Os entes não devem ser multiplicadas além da necessidade" e que seria mais adequado chamá-lo de um conceitualista do que de nominalista.
Parabéns pelo trabalho
o que é mais belo?
Muito bom. Obrigada por trazer tanto conhecimento de forma gratuita.
Professora! Boa Tarde, já assiste vídeos seus elogiando Lutero, dos mais antigos, nos últimos anos foi possível notar uma inclinação, não só religiosa como também filosófica, a pensadores católicos medievais e contemporâneos , poderia, por favor, falar um pouco do seu itinerário religioso?. Não sou seu aluno, nem tenho meios de onde estou de fazer "superchats", mas dada a vossa sabedoria e beleza na exposição, atravo-me a fazer-vos esta solicitação, acredito que o seu itinerário Filosófico religioso será útil para o nosso desenvolvimento pessoal. Obrigado.
Caso 1)
A alma percebe, adquire a imagem, como o objeto possui um código junto de sua matéria e esta é contingente no que tange sua aparência, mas não sua existência, o sujeito reconhece na imagem o código, associando-o ao seu nome em um banco de dados formado a partir de suas experiências anteriores, a memória.
Caso 2)
O homem adquire a imagem do objeto através de sua percepção. O objeto só possui uma apresentação material sem um código. O homem cria um nome e um código se o objeto for novo para o seu banco de dados, porém se já for catalogado, o sujeito associa a aparência do objeto aos registros anteriores (aqui reside um problema), o que exige experimentação e repetição, uma indução.
Problema)
O código está ou não no objeto. Se estiver, o caso 1 é correto, mas se não estiver, o caso 2 é o correto.
Cara, tu não para, eu ainda estou refletindo o primeiro vídeo o , tempo é em Ilha Grande Angra dos Reis, RJ sete doze avos tributário para quitar 98 taxas paciência, 90 anos sem educação e sem informação formal isto, vai terminar com o político amarrado no poste e, os seus filhos estarão na linha de frente em nome da liberdade e Dignidade !
Muito boooooa exposição;
Dois Amores e Duas Cidades: muito emocionante!
Abraços, parabéns e muitíssimo obrigado pelo belo trabalho.
Excelente explicação
Aula espetacular
Houvesse o nominalismo se limitado a afirmar que há um espaço, em certos casos aparentemente insondável, entre o que é e o que entendemos ser, teria ido melhor... mas quando diz que há uma impossibilidade como que um muro intransponível, refuta a si mesmo... a semelhança de quem diz que absolutamente não existe verdade absoluta (ou o que ele poderia sentenciar de real sobre a realidade, se para ele esta não pode ser apreendida?). E Ockham... parece esquecer que o Senhor Jesus usava parábolas que referenciavam ao mundo natural o transcendental Reino dos Céus... negando desde antes, as bases arenosas da filosofia moderna.
Excelente aula, assunto muito interessante e importante.
Parabéns!
PENSAMENTO INTUITIVO.DEPOIS LITERATURA COMPARADA
Não há duvidas: O mundo moderno é uma desordem completa.
Gostei da explicação
Melhor video que já vi sobre esse assunto. Parabéns, Bruna.
Reduzir o homem a razão e um reducionismo cartesiano porque o homem também se sensibiliza ele também se emociona quando ele tem experiência com objetos exterior as quando subjetividade entra em contato objetividade
Algumas observações conforme minha humilde leitura, por exemplo, de "Sobre Verdade Mentira no sentido Extra-Moral". O conceito formado e estruturado sobre a ideia de essência é retórico sob o ângulo de que o ser humano sempre manipula como será esse conceito com um grau de independência sobre o que o mundo é ou sobre se podemos conhecê-lo em si, porém ele não advém do nada, o ser humano se confronta com o mundo. Não há um hiato, nesse sentido. Ou seja, não há apenas nomes, há algo, o homem se debruça sobre um meio de vida, o problema é: a linguagem até para falar do invididual usa do universal, entretanto isso não anula que os interesses sempre intervêm na razão de sorte que manufatura o conceito segundo um anseio prático.
Obrigado, desde já, pelo espaço de discussão.
UA-cam não me recomenda nada que eu me interesso e o que não gosto ele fica me recomendando
Inteligência artificiais conseguem identificar classes de objetos ou seres: gatos, rostos, maçãs etc. Nossa mente não pode fazer a mesma coisa, que é identificar características comuns nos seres e classifica-los sem depender de que existam formas abstratas? Além disso, as formas abstratas teriam fronteiras difusas, como as classes de objetos têm? Pois há objetos cuja suposta forma é incerta, como, por exemplo, uma "cadeira" de três penas.
Procure os livros da professora Melanie Mitchell.
@@felipeaccioly8671 Obrigado. Vou procurar saber sobre.
Ninguem entra no ente e estão sempre na periferia. ObriGADO. Deus abençoe
Será o vel de Deus protegendo e oque eles querem quebrar?
Bom dia, Bruna! Qual o nome do livro que aponta a motivação de Guilherme de Ockham para estruturar o nominalismo?
Você falou das consequência "negativas" do nominalismo, mas não falou porque ele estaria errado.
É uma forma de reducionismo. Não está errado, mas é uma visão incompleta e deficitária da inteligência humana. Farei outro vídeo pra aprofundar esse ponto. Obrigada pelo comentário.
Davi esteve aqui.
O nominalismo é o responsável por uma das duas visões de mundo antagônicas que estão conflitando hoje em dia. Ficou muito claro, para mim, qual a que mais se aproxima da verdade.
O nominalismo, insiste em manter o ser humano na ignorância. O as escolas não-nominalistas, as que consideram a metafísica em seus conceitos, não impõe limites para a inteligência humana. Compreendi os meus amigos esquerdistas. Muito obrigado, Bruna Torlay.
Amei
Professora, o Kant abandona o nominalismo quando ele trata de estética, do belo e do sublime?
Kant não é nominalista.
Nota 10
Bruna o Padre José Eduardo diz que o nominalismo é Negação da Essência tá certo ou é uma simplificação. (ua-cam.com/video/YYHiWHrMxVo/v-deo.html)
O nominalismo consiste na " fulanizacao" de pessoas e coisas. Tudo passa a ter um nome , se não entendi mal.
Independente, doutora, qual o Deus que vc segue ?
Só existe um DEUS, existe vários deuses para quem não anda na Luz
Excelente
Obrigado professora,, assisti a aula e contemplava com meu intelecto passivo o espetaculo brilhante das sinapses dos teus neuronios enquanto você quase fundia sujeito e objeto para efeitos do conhecimento. Por obséquio, me responda algo. O homem nao vê um cubo , uma esfera, uma bola, uma xicara por todos os lados , isso se da porque a tridimensionalidade perfeita só existe no mundo das ideias de Platão ou porque nossa visao humana é apenas limitada biologicamente falando pois a biologia confirma que mosca pode enxergar em 360°. Se por ventura o homem enxergasse como a mosca entao poderíamos ver um cubo por todos os lados , se sim entao a teoria dos entes ideais e perfeitos de platao estaria descartada ?. Sei que minha pergunta tem um quê de infantil porém sei melhor que as perguntas das crianças sao muito profundas desde o tempo de crianças mesmo. Bom, pensei aqui, acho que a mosca , mesmo que ela enxerguasse uma esfera ou cubo por todos os lados ainda assim seria apenas com seu modo fisico de inseto a ver , ela nao saberia calcular os angulos internos de entes geometricos de maneira que Platão vence tranquilamente a mosca .
O budismo diz que vivemos num mundo de aparências (parecido com a ideia Platonica) que são uma ilusão do real, Schopenhauer, apesar de ser ateu, diz que esse mundo de aparências ou fenômenico é apenas representação da realidade, e não a essência. Ele valoriza a Ideia pela Ideia, que seria alvo sublime, atemporal, eterno, a contemplação do Belo, que é desinteressada, assim como o Amor Ágape. O que seria um consolo e momentos livres do sofrimento, sem influência da Vontade e do princípio da causalidade, causa efeito, utilitarismo, como uma supressão da individualidade. Você deixa de se centrar tanto em seu ego.
- Aparentemente existe uma diferença complexa entre o nominalismo e a visão clássica; mas é simples. A visão clássica é ativa e criativa. Entende o observador e o objeto intrinsecamente interligados, visto que somos "IMAGEM E SEMELHANÇA " do CRIADOR, capazes de criar e modificar o que observamos. Já a visão nominalista é passiva. O observador se coloca em pé de igualdade com o objeto observado! Daí vem o equívoco da dialética materialista , que exclue o ser humano do papel de protagonista na geração de riqueza. É lamentável que tantas pessoas sofram na mão de um ESTADO TOTALITÁRIO, pautado em ideias tão medíocres , advindas da premissa NOMINALISTA!
- A percepção no homem consciente de sua natureza bio-espiritual é uma ressonância do reconhecimento na dimensão imanente, de algo que tem origem no sutil transcendente.
" Conhecerás a verdade e a verdade vos libertará ". Nem perco meu tempo com esses nominalistas mediocres, nadando na inveja , por estarem afastados de Deus!
- "Orai e vigiai ".
- Eu entendo a inteligência como tendo duas vertentes: A analítica-racional e a emocional- consciente. A experiência tem um aspecto que transcende a capacidade analítica do intelecto. É a dimensão cósmica , que a física quântica vem descrevendo. Parte se comporta como mpartícula, parte como onda. É a prevalência da dimensão das ideias sobre as coisas, da consciência sobre a inteligência, do transcendente sobre o imanente! Louvado seja Deus!!!
Descartes se refere a si próprio não tem experiência com objetos exteriores ele e auto empírico só tem experiência com ele mesmo
Um racionalismo auto-referencial.
@@BrunaTorlay👍
Obrigado pelo emoji de coração além de você ser muito inteligente você e humilde e gentil
Deus abençoe
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sentidos são falhos, não chegam a ser um método de obter absolutos. Os universais são dados em nossa mente por reminiscência, traduzido na visão cristã, o Logos ilumina a todos os homens. Nesse sentido o realismo se dá e é fundamento na Bíblia.
"Eu falei, falei, mas não disse realmente o que é o nominalismo e você não entendeu nada, não é? Por isso você tem que comprar os livros na minha livraria e fazer os meus cursos."
A sua explicação não é nem um pouco clara, professora. Na verdade, você não consegue em momento algum desentranhar o nominalismo e suas razões...
Mas o quê mesmo é o nominalismo? É o reconhecimento de que o conhecimento é somente aquilo que o observador é capaz de assimilar... Em sendo assim, entre vários observadores de um mesmo objeto ideal, uma variedade de objetos distintos são identificados pelos observadores, em razão das diferenças de suas capacidades cognitivas.
Acho que é isso que ela quis dizer quando falou na auto referencialidade do conhecimento (visão nominalista)
O maior pecadilho intelectual é a prolixidade . Dá a impressão de que a definicao é algo adventicio . Ela nao diz o porquê do vocábulo " nominalismo ".
Esse canal é uma fraude.
Filosofia Olavista
O mundo é tal porque Deus o quis assim: e vós, católicos, endossais essa tese, não sabeis?
Vejamos se não: reza vossa singular doutrina, o pecado de Adão era impagável exceto se Deus mesmo se sacrificasse encarnando-se e morresse pela humanidade, totalmente contagiada (como? Mistério inescrutável...), pelo erro de Adão.
Ora, quem estabeleceu tal condição? O pecado de Adão era impagável porque Deus quis, ou por necessidade? Necessidade alheia a vontade de Deus? E por que só o preço do sacrifício de Deus era aceitável ao próprio Deus? Porque Deus estabeleceu tal condição? Ou foi outro? Outro quem? Quem o obrigou a não aceitar outro resgate?
São irrespondíveis questõezinhas incômodas das quais os católicos passam ao largo e proclamando sempre que sua fé é racional...
Vc nao precisa da doutrina católica para responder isso, basta a bíblia. Deus é 100% bom e justo e nao pode se misturar com o pecado. Adão comete o pecado da desobediência, seu coração se turva e nasce nele o espírito revolucionário ( origem do mal) de querer ser como Deus. ( Substitui -lo? Inveja?). Da msm forma q ocorreu a lúcifer. Deus q é 100% justo deu a ADÃO a msm pena de Satanás: expulso do paraíso, lançado na terra porem com um fator complicador: feito da materia q era, e conforme Deus o tinha alertado, apartir dali ele morreria.
Tu estás fora de nosso tempo. Tua inteligência ficou perdida em algum ponto da Idade Média...
Primeiro, Adão é mero mito e símbolo que tua igreja deveria saber interpretar. Alem disso, a ciência, há mais de século, provou ser impossível que tenha existido. Meu Espiritismo, porém, irá ensiná-la, pois ele tem a chave...
Segundo, mesmi levando teu mito a sério, nota-se nele muitas incongruências, Adão e Eva eram imortais antes do pecado apesar de terem corpos materiais?
Terceiro, quem ou o que obrigou Deus a lançar mão do expediente de mandar seu filho, que, para vós, é Deus também_ uma confusão só!_ a morrer por todos? O preço foi cobrado por Satanás, segundo uma certa interpretação?
Quarto, não respondeste as demais questões.
Quinto, a Igreja Católica é corresponsável pela irreligião que se difunde em nossos dias, na medida em que sustenta crendices insustentáveis, como essas que citei, em um tempo em a ciência faz maravilhas. Sois, pois, corresponsáveis pelos crimes derivados da descrença que se cometem em nossos dias e havereis de responder por isso.
Leia o catecismo, acho que logo no início já responde tudo isso...
Tu achas? Então somos ao menos dois em dúvida...E o curioso é que, mesmo ignorando, pretendes ensinar algo...
Muito bom conhecer a origem de tantos problemas, Bruna…!
E já estou no aguardo pela aula sobre alma…!
Filósofa católica kkkkkkkkkkkkkkkkk
???