A solidão das mães especiais - seja rede, seja aldeia | Lau Patrón | TEDxUnisinos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2018
  • PT BR - Lau Patrón é publicitária, escritora e mãe do João Vicente, um menino sorridente e portador de uma síndrome raríssima auto-imune, de causa genética chamada SHUa. Uma das crises da doença provocou um AVC muito grave e João perdeu o controle do próprio corpo, mas não a alegria. Faz alguns anos que Lau criou a página Avante Leãozinho, onde divide com muitas pessoas suas reflexões sobre inclusão e seu processo de aceitação em textos esclarecedores, além de acolher outras famílias que vivem histórias parecidas. Lau vem desenvolvendo mais projetos nesse sentido, sonha alto, odeia a palavra 'inclusão' e acredita apenas na mudança que passa pelo afeto. E em um novo entendimento da diversidade como força, e não como fraqueza. 'Construiremos um mundo melhor e mais inovador quando ele for construído para abraçar todas as pessoas, como elas são'. Quase lançando seu livro de estreia, se autodenomina uma 'escritora por necessidade' e vive dizendo 'a vida é maravilhosa'. EN - Lau Patrón is an advertiser, writer and João Vicente's mother, who is a smiling boy with a very rare autoimmune syndrome of genetic origin called SHUa. One of the disease's attacks caused a very severe stroke and João lost control of his body, but not of his joy. Lau has created the fanpage called Avante Leãozinho, in which she shares with many people her reflections on inclusion and her process of acceptance through enlightening texts, as well as welcome other families who are living similar stories. She is a dreamer, hates the word "inclusion" and believes only in the change that happens through affection. She understands diversity as a strength, not a weakness. 'We'll build a better and more innovative world when it is built to embrace all people, as they are'. Almost releasing her debut book, she calls herself a 'writer by necessity' and lives by the saying 'life is wonderful'. This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at www.ted.com/tedx

КОМЕНТАРІ • 351

  • @naiarajulia7303
    @naiarajulia7303 Рік тому +12

    Estou aqui emocionada,o meu filho João tem autismo,cuido dele sozinha 24 hrs por dia,eu não tenho rede de apoio,o pai dele parece ter vergonha do nosso filho, enfim ninguém tem coragem de ficar com o João,pelo menos pra mim descansar um pouco,se eu pedir pensam que o meu filho é um peso pra mim,nunca o João será um peso,mas infelizmente somos humanas temos que ter um pouquinho de descanso pra recarregar as energias, saúde mental e emocional é tudo na vida de uma mãe atípica.

  • @zenidaliaeufrasio2450
    @zenidaliaeufrasio2450 3 роки тому +9

    Nem a família sabe e nem se interessam saber dessa solidão que tem no coração de uma mãe que tem filho especial.

  • @DaianiDantas
    @DaianiDantas 4 роки тому +33

    Fui mãe de um João, aos 22, um João especial... Senti essas palavras dentro de mim, pulsando!

  • @alexandrealbuquerque4980
    @alexandrealbuquerque4980 5 років тому +41

    Tenho uma filha surda e sei muito bem o que vc passou com a tal exclusão de convívios, e sempre lutei pra que ela vencesse as etapas da vida, hj ela tem 3 formações universitárias, uma pós, um mestrado e está fazendo dotourado, constituiu família . Parabéns a vce seu companheiro e que Deus os abençoe.

  • @normasampaio5317
    @normasampaio5317 5 років тому +191

    Nunca me senti tão representada nas palavras de outra mãe. Meu filho se tornou especial aos 14 anos e assim como você eu estava num dia feliz com minha família é no outro entrando na UTI de um hospital com meu filho entre a vida e a morte. Foram 63 dias de hospital. Em dezembro próximo completará 4 anos que ganhei um novo filho, descobri a dor e a doçura de ter um filho especial. Meu filho hoje tem sequelas motoras e neurologicas e também é chamado de milagre pela medicina. Eu celebro a cada dia toda e qualquer evolução dele e um dos dias mais felizes foi quando pude novamente ouví-lo me chamar de Mãe, eu me emociono sempre com isso. Sobre essa solidão e isolamento eu sei bem, eu sinto na pele, mas minha fé em Deus me susteve, foi Deus que me capacitou e me deu forças para seguir com essa missão tão especial de ser aldeia do meu filho. Ele é especial sim, mas não por causa de uma lesão cerebral, e sim porque é um anjo de Deus que nós ensina todos os dias a sermos pessoas melhores a partir de um olhar cheio de um amor incondicional e uma alegria que só pode ser do céu. Parabéns a você mãe do João e a todas as mães especiais.

    • @sergioroberto3812
      @sergioroberto3812 2 роки тому +4

      Lindo Deuss só da essas importâncias há pessoas do coração lindo como o dele! Parabéns mãe vc é linda vllw. Que seu filho só venha se recuperar cada vez mais, sucesso para Vcs!!!

  • @angelicalima8850
    @angelicalima8850 5 років тому +54

    chorando Aki.quantas vezes em nosso silêncio o coração está gritando.

  • @MrMussola
    @MrMussola 5 років тому +133

    Muito bom, Lau.
    Sou pai de um "menino" especial de 26 anos. Percebo essa solidão na minha esposa, mesmo eu sempre estando ao lado dela e acompanhando todos os passos do dia a dia do nosso filho. Participo de tudo, mas sei que a relação entre eles é um pouco mais profunda. Formamos uma unidade, 3 almas que se completam.
    Excelente seu relato. Vou compartilhá-lo. Mais pessoas precisam saber como é ser mãe de um filho diferente...

    • @helenavalerio7233
      @helenavalerio7233 5 років тому +2

      Parabéns guerreiros🌻🌻🌻

    • @mirtesmuller6178
      @mirtesmuller6178 3 роки тому +2

      Minha mãe e eu não éramos sozinhas , casa sempre cheia mas ajuda nenhuma. Maldita religião.

    • @Josy1708
      @Josy1708 2 роки тому

      💗💗💗

    • @Crystina66
      @Crystina66 Рік тому +1

      @@mirtesmuller6178 verdade! Vivo isso! Até a minha igreja ignora o meu menino!😭😭😭😭

  • @rosanemanrique231
    @rosanemanrique231 5 років тому +112

    Passamos tudo isso com o meu neto que com 1 ano e quatro meses, teve que retirar o olho esquerdo por conta da retinoblastoma. Os coleguinhas o chama de "bicho" com medo dele. Na escola, teve muita rejeição. Hoje com 17 anos e 10% de visão periférica do único olho, está bem é o melhor aluno do terceiro ano nos EUA

  • @DRY365
    @DRY365 5 років тому +216

    Eu tenho um filho autista
    Ele é desprezado por quase
    Todos os parentes eu me afastei
    De todos que despreza meu filho
    Estou numa batalha continuo lutando
    Para q as pessoas respeite ele e todos que tem alguma deficiência
    Na escola é onde é mais difícil.
    Ele tem 13 anos e se chama BRuno
    Ele é minha vida .
    Vou lutar sempre pra q ele seja feliz
    Sei q é difícil mas não impossível
    Deus abençoe a todos 🙏😘

    • @joanasouza7909
      @joanasouza7909 5 років тому +7

      Faça todos os tratamentos possíveis, inclusive os alternativos .Pesquise as prováveis causas.Mude radicalmente a alimentação.Algumas pessoas vão embora,mais busque a Deus e ele colocará pessoas boas, quase anjos na sua vida que te ajudarão .Há 10 anos atrás co beco na igreja uma mãe com filho artista e ainda ti há outros problemas,como alterações nos pés, astigmatismo nos olhos.A mãe nunca aceitou o problema do filho.Mês passado vi o menu o e nem o conheci,completamente diferente, e acredite: Curado. Tenha fé,Deus te fez forte .abraços!

    • @Netcomhele567
      @Netcomhele567 5 років тому +4

      Se precisar de um apoio estou aqui, nem que seja para conversar

    • @cristovaolemos4084
      @cristovaolemos4084 5 років тому +4

      Bom dia ! Vc está no caminho certo não se preocupe com pessoas pq vc é a pessoa mais importante para o Bruno e isso que é a maior essência de Amor e referência dele e o nosso Deus está guardando vcs e os ama, isso que basta ! ❤

    • @creusamelo
      @creusamelo 5 років тому +5

      Não é fácil! Há muito preconceito! Mas precisamos, pelos nossos filhos, seguirmos em frente!

    • @corrinhafelismino5747
      @corrinhafelismino5747 5 років тому +3

      Também tenho um filho com autismo. Ele se chama Davi e tem três anos. Estamos na luta contra o preconceito.

  • @mariapaula9102
    @mariapaula9102 5 років тому +29

    Conheço sua dor...já passei e passo por isso ,faz 31 anos
    No começo com muitas lágrimas, não sabia nada, acho mesmo que nem conhecia deficientes
    Aprendi , criei coragem ,lutei, hj meu filho é um Jornalista e escritor
    Ele tem tetraparesia espastica e foi se reinventando e achou seu lugar
    Estamos na luta
    Amei sua palestra

  • @thaisandretti2598
    @thaisandretti2598 5 років тому +15

    Eu tenho um sobrinho com distrofia muscular de duchenne e nunca vou abandonar ele, faço questão de estar ao lado dele, não deixar ele se sentir sozinho, cada tombo dele dói na alma, pois sei onde isso vai dar, mas tendo ser forte pq encaro isso de uma forma diferente, Deus me deu esse pequeno tempo ao lado dele, ele poderia estar em qualquer outra família, mas Deus escolheu a minha, e pra mim ele é um anjo. Dou muito grata, amo demais, vivo o hoje, ele é o meu anjo.

  • @leonardopinhel1219
    @leonardopinhel1219 5 років тому +62

    O fato deste video ter apenas pouco mais de 13.000 visualizações, pouco para um TED, e ainda por cima, menos de 750 likes (só um like, o que é que custa) e ainda por cima 20 unlikes (não gostou de que?), diz muito sobre o humano que o ser se tornou... Compartilhe, custa nada, faz muito.. .1 sétimo da população do planeta com alguma necessidade especial (não fazia ideia que eram tantos) significa outro sétimo de mães.

    • @nathaliapirespereira1390
      @nathaliapirespereira1390 3 роки тому +3

      Dor em mim ver esse deslikes. Eu não consigo imaginar o que desagradou a essas pessoas, mas é por pessoas assim que temos que gritar as coisas diferentes do mundo... um dia haverá uma equidade natural.

  • @monicasantana567
    @monicasantana567 4 роки тому +25

    Vim aqui buscar teu vídeo por ter ti assistido no Amar. Ainda não sou mãe mas já busco pela inclusão no pouco que tenho feito. Deus abençoe sua caminhada que transforma o caminho de tantas mães.

  • @claudiaadrianadornelles371
    @claudiaadrianadornelles371 5 років тому +15

    Eu também me senti representada com a fala desta mãe. Meu filho é autista.

  • @dripaiva3017
    @dripaiva3017 3 роки тому +10

    Meu deus que lição de vida para muitas mães precisa ver esse vídeo para ver que não devemos ser diferente com deficiência de ninguém e sim de abraçar e ser unidas.

  • @kellycolenghi
    @kellycolenghi 5 років тому +54

    Me emocionei. Sua fala é um grito de mãe.

  • @raquihm
    @raquihm 5 років тому +57

    Maravilhoso. Genuíno. Potente. ❤️ Uma mãe leoa para um valente leãozinho. Parabéns!!!!!! SEJAMOS REDE.

  • @ednamfm
    @ednamfm 5 років тому +8

    Eu tenho um filho especial há 22 anos e todos os dias vivo a rejeição familiar, a solidão de amigos, e a dificuldade de mostrá-lo o quanto os humanos podem ser amáveis e respeitosos. Eu sei o quanto dói. Suas palavras são as minhas realidades do dia a dia.

  • @cintiacardoso8918
    @cintiacardoso8918 5 років тому +33

    Preciso agradecer! Como foi importante ouvir suas palavras, quanta representatividade pra mim, como somos carente disso...
    Sou uma mãe dando os primeiros passos nesse universo, há menos de 3 meses nossa filha chegou, com seus quase 9 anos, sendo seis deles, vividos num abrigo. Ela tbm tem uma síndrome rara e estamos vivendo o melhor e o pior momento das nossas vidas, o melhor, é mérito todo dela, e o pior, tem tido mtos protagonistas, que se revezam, alguns do nosso sangue, outros que nunca tínhamos visto antes... Enfim, te ouvir, fez eu me encher de força. Não pare e vamos juntas 😘

  • @tatianepassos7193
    @tatianepassos7193 5 років тому +11

    Eu tô chorando! 😥😥😥 sou mãe especial e conheço a luta..

  • @hgprj
    @hgprj 2 роки тому +5

    "Toda vez que alguém descreve o caso do João como um milagre, eu me lembro que esse milagre foi, e ainda é, feito de muito suor" 👍

  • @quelimarim7819
    @quelimarim7819 5 років тому +6

    Chorei muito e praticamente me senti aí com vc. Minha filha nasceu prematura extrema com 520 gramas e 5 meses e meio. Hoje tem dez anos e não fala, nao anda, mas é tão feliz e a única palavra que fala é mamãe. Lindo demais, parabéns.

    • @joy.coffee_wine
      @joy.coffee_wine 4 роки тому +1

      Perdi um bebê com 5 meses e meio de gestação, há 4 anos....
      A falta que ele me faz é imensa.
      Eu gostaria muito de te dar um abraço....Te desejo tudo de melhor pra vc e sua filha.❤

  • @xiioficial
    @xiioficial 4 роки тому +6

    Vc me descreveu..descreveu minha realidade com minha filha..Beatriz 15 anos autista..
    Todos dizem :nossa como vc é forte..
    Ou: nao sei como vc aguanta...
    Sabe...eu tenho que ser forte por ela..
    Eu tenho que suportar por ela..
    Exatamente pq todos nos veem ..ou veem Bia intocavel..veem ela como obstáculo..como se fosse impossivel de passar um dia com ela..
    Tenho outro filho..Pedro tem 11..cancelamos tantos passeios..tantas viagens..aquelas de so uns 5 dias de ferias escolares..
    Pois ninguem ..tias..avos..se disponibilizam se quer 1 dia pela satisfaçao do outro sobrinho..por 1 dia de eu poder me sentir mãe "normal"...
    Me emocionei demais com sua palavras..
    E me senti representada total...
    Que nosso Deus nos conceda uma rede em nossas vidas...❤🙌

    • @Josy1708
      @Josy1708 2 роки тому

      Estamos sós amiga. Somos nós, nossos filhos e Deus renovando nossas forças a cada dia.

  • @lucianadacostafelix900
    @lucianadacostafelix900 5 років тому +7

    Utilizarei o video na reunião de pais dos alunos NEE's de minha escola. Comovente e ao mesmo tempo reforça a esperança para luta. Avante todos nós, que somos os representantes e a voz dessas crianças...

  • @blendalima7873
    @blendalima7873 5 років тому +28

    Mamãe Lau, sou professora e ainda não sou mãe. Estou muito emocionada! Estou na luta pela aldeia, pela rede. ❤

  • @lucianagoldner8231
    @lucianagoldner8231 5 років тому +90

    Nunca chorei tanto com um vídeo! Obrigada por saber falar tão bem sobre o que vivemos!!!!

  • @andreprelorentzou7199
    @andreprelorentzou7199 5 років тому +9

    Lindo! Obrigado por falar tão claramente, do nosso mundo!

  • @reginaalvesdasilva6192
    @reginaalvesdasilva6192 5 років тому +13

    Você verdadeiramente nos representa. Emocionada!!!

  • @deboraramos5460
    @deboraramos5460 5 років тому +12

    Nossa meu sonho ouvir minha filha falando eu te amo,ou qualquer palavrinha que seja essa mulher falou tudo que uma mãe que tem um filho especial queria falar mas não consegue

  • @alinealves6703
    @alinealves6703 5 років тому +16

    Eu confesso que não conhecia esse mundo das mães especiais,mais Deus me permitiu em conhecer a Maria Rita,filha de uma amiga minha,e eu amo ela como se fosse minha filha.E hj qdo saio com elas,eu conheço esses olhares diferentes ou as perguntas como qual o "problema" dela??Sempre respondo ela não tem problema nenhum,quem tem problemas somos nós...Obrigada Isvanilda por me presentear com a Maria...A menina dos meus olhos...Que possa acabar a deficiência que existe na cabeça de cada um de nós...E sempre estarei Aki qdo vc precisar de mim Isvanilda e Maria Rita...

  • @scheilaporfiro3567
    @scheilaporfiro3567 5 років тому +8

    Você descreveu a alma de uma mãe especial. Estou profundamente emocionada, obrigada por nos representar!

  • @flaviaromao2677
    @flaviaromao2677 5 років тому +14

    Foi o vídeo mais lindo que escutei esse ano! Parabéns, compartilho da mesma opinião... Incluir não é favor 👏👏👏

  • @creusamelo
    @creusamelo 5 років тому +5

    Me representou muito bem!!! Tenho uma linda princesa especial!!! Muda a vida, muda tudo!!! O amor brota e nos faz ficar fortes! Deus nos sustenta!!!

  • @tamaianydias7398
    @tamaianydias7398 5 років тому +20

    Sensacional!Eu como mãe especial nunca me identifiquei tanto,psicologicamente me sinto enfraquecida e até desconectada muitas vezes,essas palavras simplesmente me deram um "inside", chorei o que é bem difícil! Obrigada

  • @ambermaracapriles2148
    @ambermaracapriles2148 5 років тому +21

    O mundo não tem fronteiras para uma mãe! As fronteiras não tem força para deter o amor. O amor não tem fronteiras!

    • @sueliandreiamayrinkribeiro3154
      @sueliandreiamayrinkribeiro3154 5 років тому

      Nunca vi uma mensagem tão linda!! Gostaria de saber se posso dizer em meu depoimento, pois tenho um filho Especialmente Maravilhoso e ele foi convidado para falar sobre sua luta. Obrigada pelas palavras!!!

  • @elizangelafracalossi5053
    @elizangelafracalossi5053 5 років тому +8

    Nossa lembrei de mim, eu tbm nunca pensei em ser mãe pensava várias coisas, até que o meu marido na época queria tanto ser pai aí deixei a vontade dele falar mais alto hoje crio minha princesa sozinha amém!!!!!se for conta toda a história é muito grande!

  • @lilisempre2006
    @lilisempre2006 4 роки тому +15

    Sou uma mãe especial e digo para vocês .... O preconceito as vezes acontece onde você menos imagina ,vindo daquelas pessoas que você imaginava que te dariam apoio !

  • @sandramariacampos3059
    @sandramariacampos3059 5 років тому +46

    eu compreendo um pouco de tudo isso,tenho dois filhos com necessidades especiais um com 22 anos autista,outro 32 anos com uma lesão cerebral , e a vida continua abraços !

    • @mariadasgracasfinseca3420
      @mariadasgracasfinseca3420 5 років тому

      x

    • @marlisealves9168
      @marlisealves9168 5 років тому

      como seu filho de 22 se relaciona?

    • @sandramariacampos3059
      @sandramariacampos3059 5 років тому

      @@marlisealves9168 não é fácil ,houve nos últimos anos um pequeno avanço,mas com significado pois quando vemos qualquer mudança nos dá um novo ânimo,pois Silas tem certa dificuldade em estar,em determinados ambientes além de ter algumas manias eles tem recebido acompanhamento na APAE mas sei que precisa de muito mais ,abraços estamos aqui !

    • @iaf4011
      @iaf4011 5 років тому +1

      Sandra Maria Campos agente não podemos deixar cair,se não como q vamos cuidar dos nossos filhos,Deus q nuns dar forças,e você também,não é fácil,o amor vence,Deus te abençoe a cada dia

    • @juarinafrancaoenning799
      @juarinafrancaoenning799 5 років тому +2

      Palmas para essas mães Guerreiras, muito Especiais !!!

  • @marcelinholima9509
    @marcelinholima9509 4 роки тому +5

    Eu como um Profissional da área da saúde estou ouvindo e vendo esse vídeo com lágrimas nós olhos. Como peço a Deus me dá forças para continuar lutando por uma Enfermagem digna de inclusão e Empatia. Somos todos iguais. Obrigado por esse vídeo ❤️

  • @alexandrekarvalho9624
    @alexandrekarvalho9624 5 років тому +2

    Até agora 238 corações de pedra, ou sem corações, quem é desumano o bastante para negativar um testemunho desse de tão grande importância. Parabéns pela coragem e garra, vc é mais uma guerreira nesta terra. Que Deus a abençoe muito.
    A necessidades especiais estão gritantes por toda parte, mas, nós as ignoramos, até que um dia vc passe a ter uma deficiência ou cuidar de alguém que tenha, ai o seu mundo muda e vc vai querer que ele seja acessível.

  • @tatianeaquino8962
    @tatianeaquino8962 5 років тому +4

    Que emoção!!! Obrigada por nos representar!! Só nos sabemos o que passamos, nossos medos de um dia não estarmos aqui, e quem vai cuidar e protege-Los, defende -los, dessa sociedade cruel, preconceituosa e egoísta. Mas graças à Deus temos pessoas que fazem parte das nossas aldeias. 🙏😘♥️🌹👊💪

  • @thalitagondim482
    @thalitagondim482 5 років тому +11

    Obrigada pela partilha! Chorei e ri ao mesmo tempo ouvindo sobre a festa do pijama! 😍🌷

  • @silvaniasilva8208
    @silvaniasilva8208 5 років тому +14

    Lindo😍! Avante mãe leoa e seu leoãzinho.🔝🔝🔝👏👏👏

  • @cristovaolemos4084
    @cristovaolemos4084 5 років тому +3

    Bom dia ! Não se preocupe naquilo que lhe trás tristezas pq o João é um vencedor e vc é a Heroína e o espelho dele e todas as vitórias alcançadas no dia a dia o nosso Deus abençoará; e nada nesse mundo é impossível naquele que crê !! Deus abençoe vc e o Campeão João !! ❤

  • @marciamartins8853
    @marciamartins8853 5 років тому +10

    Emocionante! Foi o tema do meu TCC.

  • @kcrmann
    @kcrmann Рік тому +3

    Sou mãe solo e sem rede de apoio de um rapaz autista e TDAH. Depois de 18 anos cuidando dele estou colapsada. Tenho sindrome de burnout. Não tenho quem cuide de mim. É muito triste a solidão das mães de filhos especiais.

  • @priscilakfs6045
    @priscilakfs6045 5 років тому +3

    Essa sua fala de INCLUSÃO NÃO É UM FAVOR é a mais pura verdade! Chorei litros com seu relato, mas graças a Deus o João tem Vc!!!!

  • @dianaaragao4402
    @dianaaragao4402 5 років тому +8

    Emocionante seu relato. Trabalho há dez anos com crianças com necessidades especiais. A sua palavra representa muitas mães que estão só, na grande maioria não recebem apoio sequer do parceiro.

  • @carolleite6406
    @carolleite6406 4 роки тому +2

    Lau obrigada por tanto. Que Deus abençoe MT vc e seu João. Eu por aqui vou fazer minha parte, chamando alguns amiguinhos não típicos do meu Antônio, para andarmos juntos. Apesar de não convivemos tanto com alguém com deficiência, meu filho ama o mundo dos cadeirantes. Bj no coração de vcs. Vc inspira garota. Avante!

  • @juarezmoura9620
    @juarezmoura9620 4 роки тому +5

    Estou me preparando para fazer uma palestra de inclusão em uma escola e tenho um filho deficiente e ual lágrimas rolam no meu rosto por que é tudo isso que quero explicar! !!
    Parabéns. ....

  • @iaf4011
    @iaf4011 5 років тому +4

    Só sei de uma coisa,como minha vida mudou em tudo depois q descobrir q meu filho era autista,hoje ele tem 7,anos,e tem outro de 10 com defit conitivo,e Deus q nuns dar forças (o meu e muito nervoso,não dorme sem remédios,e não fala(não sabemos por q Deus nuns escolhe por q acontece com agente,mas sabemos q q como os amamos nossos filhos)

  • @laurims1229
    @laurims1229 5 років тому +18

    Um dos relatos mais emocionantes e verdadeiros que eu já vi. Obrigada por compartilhar a sua história, Lau Patron!

  • @DanielaCairo
    @DanielaCairo 5 років тому +10

    Muito bom! Me emocionei e me fez refletir sobre algumas atitutes, minhas e de outras pessoas.

  • @tedeskinhaindecisa
    @tedeskinhaindecisa 5 років тому +32

    Eu tenho uma filha especial... autista...
    Meu amor,minha vida!
    Eu dedico minha vida a ela,cuido e zelo com todo amor... acabo esquecendo de mim,mas agora resolvi aprender a música na igreja e estou vivendo novamente... a gente pode criar nossos filhos com amor,zelo,carinho,e viver Tb... é possível!!

    • @jadilsonalbuquerque1359
      @jadilsonalbuquerque1359 5 років тому

      Adrielle Brito .voce.ebonit
      ....ppa

    • @soniadeusvieira2900
      @soniadeusvieira2900 5 років тому +6

      A solidão das mães especiais é mais ou menos como a dos filhos cuidadores de pais acamados, com Alzheimer ou outras demências, como é o meu caso. Eu também sinto esse abandono pelos, amigos, parentes, etc.

    • @tedeskinhaindecisa
      @tedeskinhaindecisa 5 років тому +3

      Sonia Deus Vieira imagino.. as pessoas não querem estar perto do doente,do diferente... isso é muito triste!! 😪😥

    • @helenavalerio7233
      @helenavalerio7233 5 років тому +1

      Claro que é possível viver tbm Adrielle,vc é guerreira 🌷 Parabéns.

    • @tedeskinhaindecisa
      @tedeskinhaindecisa 5 років тому

      Helena Valerio obrigada meu bem!

  • @mariafernandapiresbarbosa9379
    @mariafernandapiresbarbosa9379 26 днів тому

    Parabéns pela mãe que vc se tornou. A sociedade não está preparada para conviver com crianças, adolescentes, idosos, com algum tipo de problema. Nos que temos alguém tão especial com alguma limitação, sabemos o qto é difícil, mas não podemos desistir nunca. Vc é o João são guerreiros. Bjs

  • @nicesousa526
    @nicesousa526 5 років тому +5

    Meu Deus que história mais emocionante, quanto amor..

  • @cassiamiguel1
    @cassiamiguel1 5 років тому +14

    Que coisa linda Lau!!! Amei, amei, amei!!!! Que importante recado tu deste sobre inclusão...que rode o mundo, o planeta e que todos sejamos Rede, sejamos Aldeia!!!! Parabéns!!! Ansiosa pelo livro.

  • @adrianacolmenares537
    @adrianacolmenares537 5 років тому +2

    😢😢😢😢😢😢👏👏👏👏👏sem palavras, só lágrimas. Relatou tudo que nós passamos.

  • @renatopedro6716
    @renatopedro6716 4 роки тому +2

    Parabéns a todas mães especiais, em especial a minha querida e amada esposa Adriana.

  • @bybabotelho
    @bybabotelho 3 роки тому +1

    Verdade sou mãe especial de duas crianças especiais, e os amigos deles além deles mesmo é só os meus outros dois filhos, já me entristeci muito, mais hoje preciso ser forte para que eles encontrem em mim essa força para continuar 🤗

  • @lusantosmakeuprj
    @lusantosmakeuprj 5 років тому +2

    Que tipo de pessoa dá não gostei num vídeo desses... Meu Deus... Que história linda! Eu admiro e respeito demais essas mães! São as pessoas mais fortes que eu conheço! E vendo isso, me fez refletir sobre poder fazer muito mais por elas! 💕

  • @rosaniamariagsoares6311
    @rosaniamariagsoares6311 4 роки тому +2

    Emocionante !!!! Gratidão pelos emocionante relato !!! Que sejamos mais humanos com a situação do próximo !!! Excelente reflexão !!!

  • @vanessaleal6300
    @vanessaleal6300 5 років тому +3

    Lau vc e uma grande mulher. Gratidão

  • @cristianekeiler2088
    @cristianekeiler2088 5 років тому +2

    Fantástico, tudo muito verdadeiro o que disse!! Me senti muito no seu lugar... senti muito tb o que vc descreveu ter sentido! Parabéns pela sua atitude pois nos ajuda muito, nós mães ditas especiais.

  • @kayfitcainaramorais1690
    @kayfitcainaramorais1690 5 років тому +3

    Magnífico!!!! Obrigado pelas lindas palavras, é exatamente isso e só isso!

  • @creuzamedeiros5071
    @creuzamedeiros5071 5 років тому +2

    Tocante. Profundo. Transformador. Um presente a sua vida e a do João. Eterna gratidão.

  • @micheledeoliveiramerces5761
    @micheledeoliveiramerces5761 5 років тому +14

    Sei bem o que é isso, meu Heitor tem 4 anos e é autista não verbal. E dói na carne td preconceito e solidão.

  • @RobinsonDanieldosSantos
    @RobinsonDanieldosSantos 5 років тому +3

    Não conheço essa fortaleza. Não sei como me portar diante desse relato tão sincero. Não enxergo os outros. É difícil admitir isso...

  • @flaviaalbuquerque0
    @flaviaalbuquerque0 5 років тому +1

    Obrigada, esse vídeo me ajudou bastante.
    Tenho um filho de seis anos e até três anos e sete meses tinha uma vida normal, de uma hora pra outra foi perdendo o equilíbrio, vai fazer dois anos que ele não anda e ainda está em investigação, os médicos não descobriram o que ele tem.
    São muitas lutas, mas Deus nos fortalece a cada a dia.
    Que Deus abençoe nossos filhos filhos e dê forças a todos os pais🙌

  • @marlenedapenhamarconsini3177
    @marlenedapenhamarconsini3177 3 місяці тому

    Emocionante , profundo, real. O conhecimento é a base para iniciar um processo de mudança em nossas crenças e ações do dia a dia.

  • @lucianagomes3518
    @lucianagomes3518 9 місяців тому

    Meu Deus! Que lindo esse relato! A luta por uma sociedade inclusiva é compromisso de todos. Já não dá para ficar de longe observando os relatos de tantas mães e não fazer nada, deixar apenas por conta da escola e a saga isolada da família em busca de profissionais para melhorar a qualidade de vida das crianças autista. Busquem informação, leve esse conhecimento para demais pessoas, entenda, aceite, respeite e ame os autistas.

  • @sandrasandra8425
    @sandrasandra8425 4 роки тому +1

    Emocionante! Lindo demais esses relato ....tenho um filho especial ....não com a gravidade do pequeno João ...mas especial também e sei como é difícil ....passei por essa mesmos problemas e ainda passo até hj....me emocionei bastante!

  • @deliciasdaro8604
    @deliciasdaro8604 2 роки тому +1

    Caraca eu vejo esse vídeo milhões de vezes, e todas as vezes me emociono. Eu costumo ser forte, mas no meu íntimo muitas vezes algumas atitudes me ferem, mas eu tento fingir pra mim mesma que não. Que não me importo por que a família saem com as crianças menos com o meu. Que a minha casa sempre está aberta aos amigos, mas a dos amigos não ! Sim eu minto pra mim mesma que isso não me afeta !

  • @elianaferreira3817
    @elianaferreira3817 2 роки тому +1

    Que depoimento lindo. Eu tenho um olhar muito carinhoso p essas maes e estou abrindo uma ong p atende las . Creio q uma mae especial precisa de ser ouvida cuidada por q por 24hs do dia ela é quem cuida . Ainda estou gatinhando nesse projeto mas o primeiro passo logo daremos . A "Casa Euri" sera inaugurada em marco deste ano 2022. Atenderá mulheres e maes especias. Creio q essa uniao fará a diferença uma na vida da outra . realidades diferentes e podemos aprender e ensinar com elas. O amor é o unico ingrediente que nao pode faltar p essa receita dar certo. ❤

  • @coisademinutocoisademinuto2536
    @coisademinutocoisademinuto2536 4 роки тому +10

    A sua didática no assunto é extremamente esclarecedora, obrigado 🙏🏻

  • @silyzeamorim4852
    @silyzeamorim4852 5 років тому +1

    Como alguém da deslike em um vídeo desse meu Deus, chorei muito só nós mães entendemos o amor assim.

  • @vanessazordan7469
    @vanessazordan7469 4 роки тому +1

    Que fala incrível! Aqueceu meu coração, disse várias das coisas que penso e sonho, como educadora e mãe de um menino autista de 4 anos que é minha vida! Obrigada, Lau! Obrigada por nos representar tão bem!!

  • @rosemaryfernandes8243
    @rosemaryfernandes8243 5 років тому +1

    Obrigada por tudo o que disse. Meu filho , hoje com 24 anos, é Autista e depois de longos tratamentos posso afirmar que superou grandes obstáculos. É nosso ORGULHO., está formado . Falta uma ocupação, mas Tudo no tempo dele. Foi maravilhosa a tua palestra. Deus os abençoe grandemente sempre 😗💋💋💋💋

  • @benderdebora
    @benderdebora 5 років тому +1

    Depoimento emocionante! Um bilhão entre sete e meio!? Surpreendente como há muitos casos de pessoas com algum tipo de deficiência. Minha filha de apenas dois anos recebeu diagnóstico de TEA com 1 ano e cinco meses. Concordo plenamente que mães de crianças especiais são aldeia, ou melhor, tentam ser. Somos ilhas no meio de um oceano infinito. Só nos compreendem as outras aldeias, as outras ilhas, que estão distantes. Desabafamos e procuramos uma palavra de conforto através do whatsapp, dialogando com outras mães-aldeia, mães-ilha, mães de crianças especiais. É uma solidão que dói na alma...

  • @triplebeeofficial
    @triplebeeofficial 5 років тому +1

    Parabens Lau Patron, pelo seu amor contagiante e incansável força. Conte comigo para ser aldeia e ser a rede!

  • @miriambarboza-autismo8337
    @miriambarboza-autismo8337 5 років тому +2

    Sou mãe de um menino autista. Compartilho o mesmo sentimento que vc. Sim, estamos acostumadas com a solidão!

  • @leiamedeiros3232
    @leiamedeiros3232 4 роки тому +1

    Parabéns vc é guerreira..eu tenho um filho especial de 21 anos autista severo..e ficamos presos em casa eu e ele sozinhos..sem ajuda médica sem ajuda psicológica..ja que não temos atendimentos domiciliar do governo e fiz tratamento até conseguir sair com ele..hoje não consigo mais...faco em casa com ele o que posso..danco..brinco..ensino o que dá e ficamos assim vivendo e eu sempre com medo de partir e deixar ele sozinho

    • @daycosina7111
      @daycosina7111 2 роки тому

      Deus te abençoe mamãe eu sei que já faz um ano que você escreveu essa mensagem mas espero que esteja bem

  • @jphenixgame7312
    @jphenixgame7312 4 роки тому +1

    Admiração por vc, pelo João... Tenho um João autista, com a deficiência "invisível"... Sentimos e passamos por situações como a sua o tempo todo, e suas palavras foram tocantes me deixando emocionada. Obrigada por compartilhar, vou repassar esse vídeo na minha rede de apoio.

  • @JulianaCavichiolo
    @JulianaCavichiolo 5 років тому +6

  • @casasebodacris
    @casasebodacris 5 років тому +1

    Que maravilha de fala. Parabens, o mundo precisa de pessoas que falem como você, em nome de tantos outros.

  • @nutricionmediterranea9921
    @nutricionmediterranea9921 5 років тому +4

    498/5000
    Hola Lau, estou muito feliz pelo valor que você tem para expor a sua vida, agradecida ao Universo pelo seu coração disposto a ajudar outras mães. Tenho um irmão mais novo de 35 anos autista, totalmente alfabetizado, trabalha há mais de 10 anos no Carrefour em Curitiba-Parana. A minha vida inteira admirei a força da minha mãe (viúva) para superar tantos obstáculos para educar-lo, o poder do amor de mãe que sobre-passa qualquer diagnostico negativo, e sendo capaz de seguir adiante. Minha mãe è uma guerrera vencedora, mais se alguém perguntar para ela: Como foi o processo dessa vitoria? Essa pessoa vai encontrar muito mais que solidão na resposta dela, encontrara cicatrizes e quem sabe ate mesmo alguma ferida aberta que o tempo ainda não foi capaz de curar.... Um forte abraço Lau e sempre que puder abrace a cada mãe da sua Red duas veces e diga-lhe que o outro abraço é da Dona Madalena uma vovó de valor, força, integridade e com o mesmo amor incondicional que ela tem. Mande noticias do seu trabalho, hoje eu moro na Espanha e quem sabe numa viajem de ferias ao Brasil possa ir entregarte meu abraço pessoalmente. Voce ja venceu amada. Faço votos de paz e prosperidade!

  • @renatasilva6796
    @renatasilva6796 5 років тому +4

    Simplesmente PERFEITO!

  • @mariagoretinascimentodossa5426
    @mariagoretinascimentodossa5426 5 років тому +1

    Emocionante. Muitas vezes somos invisíveis. Sou mãe do Miguel com DA. Parabéns pela palestra, palavras fortes e verdadeiras. Que Deus abençõe todas as mães....

  • @moniquekenappe
    @moniquekenappe 5 років тому +2

    Parabéns! Sou mãe de uma menina de 12 anos que é portadora de uma síndrome raríssima e me vi na sua pele! Em muitos aspectos . Parabéns para esta mãe que se propôs a ser tão especial para que vc tivesse ao menos um noite sendo um mãe "normal".
    Encantada.

  • @edersiegel8987
    @edersiegel8987 5 років тому +2

    Parabéns, Lau!
    Grande iniciativa, a tua! Tenho um sobrinho, o Miguel, com parecer neurológico inconclusivo, sem precedentes até o momento. Sempre enfatizo a minha irmã que a missão do nosso anjinho é a de nos tornar mais humanos e melhores, a sermos mais empáticos, a entender gestos e olhares, como você disse tão bem. Ele veio a nos ensinar, a nos fazer mais resilientes diante da vida. E às vezes a gente não vê outra saída, a não ser nos tornarmos a pequena aldeia deles. E em certo sentido, como fracassamos... Se tratarmos a máxima de Aristóteles de tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais, não sentido discriminatório, mas compensatório, teríamos um mundo mais inclusivo e dado ao respeito das diferenças. Estamos juntos nessa luta. Forte abraço!

  • @andreiadasilvaportela8742
    @andreiadasilvaportela8742 5 років тому +1

    Você relatou o fundo da minha alma ,quanta clareza 😘,recebo eu te amo todos os dias e toda hora do meu filho 👏👏👏👏😘

  • @FEETLOVEMG
    @FEETLOVEMG 5 років тому +1

    Sou mãe de 2 mocinhas de 15 e 16 anos....A mais velha Deus me presenteou ela especial, teve paralisia cerebral, quando ia completar 5 anos ,me separei do pai delas...Ele preferiu outra mulher. .Já vai pra quatro anos que ela alimenta por sonda, depois disso o pai dela não quis mais contato, ele disse que não consegue ver ela assim e a esposa dele não gosta que visita ela...Mas eu resolvi deixar tudo e dedicar minha vida pra elas, foi a melhor coisa que fiz,tenho os meus pais que me ajudam e tenho Deus que me da força

  • @renatacoutinho7361
    @renatacoutinho7361 5 років тому +4

    Gratidão em dar voz a diversidade. Precisamos muito da aldeia.

  • @letscorr
    @letscorr 5 років тому +1

    Sem dúvidas, foi o melhor TED que já assisti... Como nos falta empatia, amor e afins...

  • @lilianpaulo801
    @lilianpaulo801 5 років тому +3

    Maravilhoso 👏 👏 👏 Deus abençoe sempre vcs 😘 exemplo de superação e sucesso 🎂

  • @lucianafelix390
    @lucianafelix390 5 років тому +2

    Falou tudo, tenho um filho especial, ele mudou a minha vida para melhor.

  • @rosangelasantanna5559hcjxk
    @rosangelasantanna5559hcjxk 5 років тому +11

    Posso Sintir cada expressão sua , cada palavra , cada dor ; em muitas vezes , me sentir sozinha , nessa aldeia . Sei muito bem o que é isso . E muitas vezes ser invisível para sociedade . A Inclusão tem que ser melhor elaborada na sociedade . Começando pelas escolas . Minha filha Júlia , também tem uma deficiência . Ela é Síndrome de Dwon . Sabe ! Acho que a maior deficiência é a ignorância entre as pessoas . Que julgam o que não sebem . E simplesmente se afastam , com certo receio , daquilo que não desconhecem , mas , simplesmente julgam e se afastam . O melhor de tudo ! É que quando minha filha nasceu , eu também nasci , outra vez . É sentir uma verdadeira Inclusão na minha vida : Jesus Cristo ! Ele tem me sustentado dê todo preconceito , que fazem com minha filha . Isso só tem me deixado mais forte para prosseguir ... Fica na paz do senhor Jesus !

  • @jesusleaodatribodejuda.paz2175
    @jesusleaodatribodejuda.paz2175 5 років тому

    Belas palavras de uma super mãenzona, tenho um irmão de 53 anos e ele é especial e muito alegre. Deus abençoe à todos.🙏🌷🌷🌸

  • @palomabersani5950
    @palomabersani5950 4 роки тому

    Cada palavra que a Laura fala passa um filme na cabeça ,a gente revive cada situação é incrível como nos toca na alma .
    Estou aprendendo MT obg por nós ensinar !!

  • @AlexRatao74
    @AlexRatao74 5 років тому +1

    Nunca entendi como algumas pessoas assistem a um vídeo sincero e real como esse ainda dão NÃO CURTI! Apenas não deveriam clicar. Talvez seja por isso que o mundo é tão estranho. Parabéns Lau Patrón por compartilhar seu problema, suas experiências.

    • @angelaandrade1324
      @angelaandrade1324 2 роки тому

      Eu tenho um filho especial sou viuva nao do pai do neu filho moro só eu e ele é esquizofrênico severo e bipolar ele quebra tudo debtro de casa ele entende tudo gosta de assistir tv nao gosta q eu saia p lugar algum ele é quase impossível n gista q converse com ninguém eu min sinto acuada ja ai neu Deus é muito difícil ele min bate ha queboru meu pé meu braço as vezes tenho vontade de internar ele no hospital psiquiatra mais tenho dó fico triste em minha cidade n tem nada de ajuda so APAE q é um horario de meio tuno acho q se tivesse uma creche p o dia todo seria una ajuda o governo seria obrigado essa creche integral bom p eles se comunicar com outros e pas mães tb descsnca a cabeça ainda varias mães perdem o beneficio eu mesmo tenho q paga p alguem fica em minha casa