Eu acredito que o que vai acontecer é que o médico mediano vai começar a sentir as consequências da sua formação ruim... tanto técnica quanto não técnica. E a culpa não é da faculdade, a culpa não é dos professores nem dos estágios. A culpa é dele mesmo de não ter corrido atrás, saído da carga horária da faculdade e feito projeto extra-curriculares, acompanhado outros médicos, se capacitado em outras inteligências que não as técnicas. Durante a minha faculdade de medicina o normal era levar as coisas de qualquer jeito e estudar na véspera da prova. Poucos que levavam o curso realmente como deveria ser feito. A maioria pensa que entrou em medicina e está com o futuro garantido, com a vida ganha e vai ser rico. Isso até já aconteceu na história, mas não é mais assim. As profissões mudam e é uma mudança imperceptível porque são décadas pra acontecer. Infelizmente por imaturidade (em ter entrado muito novo) ou por falta de consciência de que se está vivendo o período de formação e construindo as bases do conhecimento, esses estudantes mais descompromissados vão ser naturalmente escanteados por aqueles que realmente estão interessados em serem o melhor de si pra cuidar dos outros. Antigamente o médico mediano passava despercebido, conseguia ótimos empregos e era assim... ganhava bem e ia vivendo ali sem estudar, sem fazer cursos, aprendia uma coisa ou outra aqui e ali... Agora o volume de médicos está cada vez maior e a seleção natural será cada vez mais expressiva... tanto pra trabalho quanto pra residência médica. Se você está lendo esse vídeo e é estudante, reveja sua jornada... será que você está sendo o seu melhor? Será que você está focado no curso da sua vida? Você irá sair seguro pra fazer uma IOT, passar um central, tocar uma parada? Sairá seguro pra trabalhar em uma UTI, SAMU, emergência? Se sim, maravilha, está no caminho certo! Se não, use toda a sua energia e tempo pra se capacitar! Abraço!!!
Eu estou no terceiro semestre, e faço tudo, já entrei em liga acadêmica, acompanho médicos desde o primeiro semestre, faço estágios, já tenho o material pra estudar pra residência mas mesmo assim fico com muito medo de não ter emprego pra mim mais tarde...
@@Ptiamor12 impossível, se não achar emprego aí pra te, vem morar aqui na minha cidade kkkkk. Onde eu moro não existe nenhum médico, apenas técnicos, os médicos são de outras cidades.
Pedreiro, servente, carpinteiro, marceneiro, bombeiro hidráulico, vaqueiro, etc... principalmente os mais competentes estão virando peças difíceis de encontrar no mercado...
O Brasil já é o país que mais forma médicos no mundo. Logo a medicina vai estar banalizada como todas as outras profissões. Fruto de um país sem perspectiva alguma que é esse nosso Brasil.
O jeito eh pegar o beco pra exercer medicina no chile ou na argentina, só o Brasil q tá formando tanto médico em relação a população. A solução eh abandonar o Brasil
Tem muitos médicos, mas a maioria se encontra no eixo do Centro - Sul. Várias cidades da Amazônia oferecem salários exorbitantes para um simples médico generalista ,mas mesmo assim não consegue contratar nenhum.
Mano tenho 14 anos e sou do Norte, quando eu crescer quero ser medico pois gosto da profissão e também para ajudar minha família na condição financeira, você acha que O medico futuramente vai receber bem?
@@Memesdubrasil Nenhuma profissão tu têm que escolher pelo dinheiro mas pelo talento , se tu gosta da profissão nem que tu tenha que ir trabalha na Europa mas tu vai.
Médicos não vão ao interior, pois faltam estruturas para fazer um bom atendimento, um procedimento, quando não tem remédio e o povo fica revoltado com os médicos e fora quando recebem o primeiro mês e os dois próximos não recebem. Foi isso que ouvi de um médico.
Não é uma exclusividade só da medicina, mas bem mais aguda nas outras áreas. Medicina ainda é a única que não se pode abrir mais vagas, as outras São livres conforme demanda.
Véi, só o Brasil q tem esse cabaré de 300 mil faculdades de medicina po, pra vc ter ideia só tem menos faculdade de medicina que a Índia. China, com 1,4 bilhão de habitantes, e EUA, com 300 milhões de habitantes, tem menos faculdades q o Brasil (menor número de vagas por ano)
Olá, não sou médico, entretanto, sinto no dever de comentar. Acredito que, lamentavelmente, vcs estão entrando para o grupo. Sou formado em Ciências Jurídicas e vejo hodiernamente as universidades depositando profissionais inapetentes no mercado, sem perspectiva! Malgrado o Brasil ter mais advogados do que o mundo inteiro, ainda vejo espectativa para aquela que são aptos! O mercado está inflado, todavia, como diria meu pai: a melhor garantia de emprego é a aptidão.
@Nexus 5 Não só direito, amigo; engenharia também, economia, etc... hoje o melhor que podemos fazer é nos tornar profissionais valiosos para o mercado...
@Nexus 5 A questão é a baixa procura nas faculdades privadas .Engenharia na PUC-PR de Curitiba houve uma queda brutal pelos cursos,fato semelhante em outras universidades particulares .Tiveram que agrupar em engenharia básica pra poder formar turma .!Já na medicina há praticamente um percentual de 100% da formação dos que ingressaram .Odonto mesmo voltou a ser uma boa graduação ,visto que todos que a maioria prefere investir um pouco mais,partindo pra MEd ,quando não aprovado em instituição pública .
@@structure289 hoje em dia fora medicina a única profissão que está dando dinheiro é TI, não existe mais garantia que formado ganhará bem, na real a maioria ganha mal
@@fabioa8059 exato...Muito desse fator é a qualidade do trabalho entregado..Em T.I é fácil enxergar o nível técnico do profissional ,ganha-se pela expertise,produção..Já na medicina todos que a exercem ganham bem,mas de forma indevida ,pois como relatei há reserva de mercado !Fui poucas vezes ao médico(a) ,e na real o atendimento do serviço público sempre foi péssimo e ineficiente,.A maioria é "receitinha " pra virose e tchau!E vergonho pagarem de 12 a 40 mil pra esse padrão de serviço.
Direito hoje se tornou preparatório para concurso público kkkkkkkkkk. Eu mesmo iria entrar nesse curso só para prestar concurso futuramente, mas passei em um concurso recentemente só com nível médio.
Grande análise! uma coisa que me chama atenção é que segundo algumas pesquisas minhas, já existe algo próximo a 40k de vagas de medicina, a maioria dessas foram criadas nos últimos anos, ou seja, ainda não tem turma formada. Quando começarem a formar ai a bolha vai estourar, igual foi com odonto, direito e etc.. Só que fica um questionamento, as faculdades estão cobrando algo próximo de 800k - 1kk em mensalidades, como essa galera vai recuperar esse investimento com o mercado saturado? antes um médico gastava tipo 200k-300k pra formar e saia ganhando 30k+, hoje em dia vai gastar 1kk pra sair ganhando 10-12k a conta realmente não fecha mais e nem faz sentido, fora que se não liberarem as pós graduações como forma de especialização, vai ficar utópico passar na residência tipo 100 candidatos por vaga, e não são qualquer candidatos, todos eles são médicos, com base de estudo boa. Ou seja, até queria fazer medicina, mas vou esperar, porque a conta não fecha. Imagino que daqui uns anos vão ter ainda mais faculdades, e com a saturação e a queda de remuneração decorrente disso, os preços das mensalidades inevitavelmente vão ter que se ajustar a um valor justo que eu calculo que seja aproximadamente uns 3-4k por mês.. Sem contar que terão muito mais professores disponíveis por um preço menor.. será que minha percepção faz sentido? gosto muito da área mas ainda não tenho coragem de investir tanto dinheiro em um cenário futuro tão incerto..
Quem fizer medicina numa faculdade privada não vai mais recuperar o investimento inicial! Com o crescente número de recém-formados, vai ficar difícil até arranjar emprego no PSF e dar plantão em urgência e emergência! E quando conseguirem o salário máximo inicial vai ser 10-12 mil (se o médico trabalhar muito ganha 15). Ou seja, você vai se formar numa faculdade particular devendo 600-800 mil para começar ganhando 10-15 mil inicial por não se sabe quanto tempo, irá tentar uma residência passando no mínimo 3 anos ganhando 3 mil por mês para após concluir a residência se sujeitar à crescente concorrência com outros especialistas que já estão no mercado e estão segurando com unhas e dentes os seus espaços. Por isso meu conselho é que você faça medicina numa pública (ou tente concurso, até acho mais prudente rsrs). Obs: sou generalista concursado.
@@renanzitto5836 Sim, concordo com você, fiz todas essas contas e pra mim não compensa, a única forma de valer a pena tanto esforço é a federal mesmo. Até gosto da área, mas pagar pra trabalhar não dá, e infelizmente é isso que vai acontecer com muita gente que ta pagando 800k (que na verdade é bem mais que isso, se levar em consideração os juros compostos, da perda de dinheiro que poderia estar investido) de mensalidade pra pegar um mercado futuro super saturado.. vale muito mais a pena ter outra profissão ganhando menos e +800k guardadinhos só gerando renda passiva sem dor de cabeça rsrs..
Se você está pensando em medicina por questão financeira te aconselho a olhar com carinho TI tá cheio de profissional bom sem faculdade tirando salário de médico conceituado, ainda mais se trabalhar pro exterior ganhando em dólar. E ao contrario do que o rapaz ilustrou, falta profissional.
Sou Engenheiro Químico (glichê). E posso falar com uma certa propriedade. O mercado universitário em um país que esta estaguinado sócio- economicamente vem com tamanha sagacidade. Espero e torço de verdade que uma profissão como medico jamais caia lastima das demais formações. Há 20, 30 anos um tio bastante visionário já me dizia. Faculdade pra prospecção é Engenharia, Direito e Medicina. A noticia que tenho é desse tripé apenas medicina ainda esta se mantendo. Porem com a sanha da expansão de cursos podemos ter certeza, que ser Uber não, mais terão maior resistência do que já foi um dia.
É triste mesmo , mas parece que vai , o conselho nacional de medicina já tinha visto que isso ia acontecer em 2015 , em 2017 conseguiram fazer com que o temer assinasse uma projeto que proibia a criação de novos cursos de medicina por 5 anos , isso deu uma aliviada , mas os 5 anos acabam em 2022 e várias faculdades já disse que iram implementar o curso de medicina , a uema de São Luís ( universidade estadual do Maranhão) já disse que a partir do proximo já vai ter medicina , se uma universidade pública já vai ter de imediato , imagina as particulares
Bolha vai estourar na verdade já estourou só não vimos ainda esse efeito no mercado de trabalho por causa da pandemia depois se prepare para a redução de salário e redução de carga horária vai valer a pena só para quem passou em faculdade pública mais quem pagou 800 mil para fazer medicina nunca mais vai ver a cor desse dinheiro
Estão com medo até da entrada dos médicos cubanos , kkkk, se o CRM estivesse preocupado mesmo com a qualidade do ensino médico , ele já teria feito uma prova como a OAB para avaliar os profissionais , que irão ingressar no mercado de trabalho , essa reserva de mercado, e corporativismo , isso comigo não cola não , kkkk
Ja saturou, mas ta cheio de vestibulando iludido. Coitados, quero ver na hora q formarem, capaz q vai ter dinamica de grupo p selecao de plantonista kkk
@@brenosantana6922 Pois é, só conheço medico empreendedor que chegou nesse patamar de acima de 100k/mês, plantonista dificilmente passa dos 50k. Você empreende em qual área?
@@AlemdaMedicina dominando com ajuda do pai, filha mulher eh bem mais incentivada a estudar que filho homem .... Mulheres estão sendo maioria nas universidades pq os homens estão percebendo que fazer faculdade não vale mais tanto a pena e até a medicina está indo pra esse caminho, portanto, os homens estão preferindo ir empreender a fazer facul ....
@@leohonk7351 bem dessa ..Meu pai não me ajudava nem com a passagem de ônibus quando inventei de fazer engenharia numa federal ,curso integral ,semelhante a medicina...Tem garota q a família investe mais de 15k por mês somando os custos básicos como moradia + mensalidades.
@@structure289 eh que na cabeça da maioria desses pais boomers homem tem que trabalha e ter muieh desde cedo .... Conheço famílias que os pais ficavam enxendo saco dos filhos pq tavam estudando e deixaram pra namorar depois, enquanto as filhas faziam o mesmo e não tinha ngm enxendo o saco, sem contar inumeras mulheres que conheci que faziam faculdade pq os maridos ajudavam financeiramente, vai ver se mulher ajuda homem a pagar faculdade ou algo do tipo kkkk ate tem, mas é em uma proporção muito menor e eu mesmo não conheci esposas que pagavam faculdade pros maridos, mas o contrario vi bastante (conheci umas 3 que faziam med em tempo integral em federal pq o marido bancava todas as contas sozinho ai ela podia ficar so de estudar, mas o contrario nunca vi ) e depois dizem que a sociedade é machista .... Faculdade hj em dia não vale mais a pena, ainda mais integral (exceto Med, por enquanto), os homens estão pendendo mto mais ao empreendedorismo por conta disso, só ver que empreendedores a maioria são homens ( e não tem nada a ver com machismo, empreender eh de livre iniciativa independente do gênero), já em faculdades no geral a maioria são mulheres ( talvez pq elas ainda não perceberam que faculdade já não eh mais isso tudo ) .... Nessa pandemia as mulheres deram uma alavancada no empreendedorismo (setor de serviços como alimentação e estética) e uns sites dizem que mulheres são maioria no empreendedorismo, mas a realidade me mostra o contrário onde empreendedorismo de grandes faturamentos sao de homens ....
Evoluindo pra melhor? Me diz um país decente que forma tanto médico? Em 20 anos teremos mais médicos que enfermeiros no Brasil, matemática básica. Fora que nos temos mais faculdades de direito que o resto do mundo todo, qualquer acéfalo analfabeto consegue um diploma hoje em dia, o que é engraçado, pois a quantidade de “doutô” só cresce enquanto a produtividade do Brasil continua a mesma porcaria dos últimos 20 anos. Faculdade já foi bom, quando selecionava os bons, hoje só serve pra eleger político populista.
Em resumo pra cada médico a possibilidade de 290 pacientes , 10% disso 29 pacientes . Caralhooooo acredito que daqui há 10 anos medicina estoura a bolha que nem direito já estourou , pqp ! Vou virar put4😂😂😂🙌🏻🙌🏻 eu amei seu vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻♥️♥️♥️♥️♥️
Com a nova portaria do MEC liberando mais 100 vagas pra qualquer faculdade privada, teremos 67 mil médicos se formando por ano . Se esse parâmetro não piorar ( o que é bastante improvável) nos próximos 10 anos teremos mais de 1 milhão de médicos, e em 15 anos teremos mais médicos que enfermeiros no país. Tem que ser muito otario pra pagar 7k por mês numa faculdade de medicina hoje em dia
@@lobosolitario.8085 No capitalismo nada disso importa, você ainda vai ver médico ganhando menos que enfermeiro. Pelo menos até a ilusão dos vestibulandos acabar, porque depois de anos de cursinhos pra entrar, o pessoal vai continuar mesmo com perspectiva de ter que pagar para trabalhar.
Eu acredito que o que vai acontecer é que o médico mediano vai começar a sentir as consequências da sua formação ruim... tanto técnica quanto não técnica.
E a culpa não é da faculdade, a culpa não é dos professores nem dos estágios. A culpa é dele mesmo de não ter corrido atrás, saído da carga horária da faculdade e feito projeto extra-curriculares, acompanhado outros médicos, se capacitado em outras inteligências que não as técnicas.
Durante a minha faculdade de medicina o normal era levar as coisas de qualquer jeito e estudar na véspera da prova. Poucos que levavam o curso realmente como deveria ser feito.
A maioria pensa que entrou em medicina e está com o futuro garantido, com a vida ganha e vai ser rico. Isso até já aconteceu na história, mas não é mais assim. As profissões mudam e é uma mudança imperceptível porque são décadas pra acontecer.
Infelizmente por imaturidade (em ter entrado muito novo) ou por falta de consciência de que se está vivendo o período de formação e construindo as bases do conhecimento, esses estudantes mais descompromissados vão ser naturalmente escanteados por aqueles que realmente estão interessados em serem o melhor de si pra cuidar dos outros.
Antigamente o médico mediano passava despercebido, conseguia ótimos empregos e era assim... ganhava bem e ia vivendo ali sem estudar, sem fazer cursos, aprendia uma coisa ou outra aqui e ali...
Agora o volume de médicos está cada vez maior e a seleção natural será cada vez mais expressiva... tanto pra trabalho quanto pra residência médica.
Se você está lendo esse vídeo e é estudante, reveja sua jornada... será que você está sendo o seu melhor? Será que você está focado no curso da sua vida? Você irá sair seguro pra fazer uma IOT, passar um central, tocar uma parada? Sairá seguro pra trabalhar em uma UTI, SAMU, emergência?
Se sim, maravilha, está no caminho certo! Se não, use toda a sua energia e tempo pra se capacitar!
Abraço!!!
Sempre haverá especo para a diferenciação! Tmj Thiago! Parabens pelo canal
Eu estou no terceiro semestre, e faço tudo, já entrei em liga acadêmica, acompanho médicos desde o primeiro semestre, faço estágios, já tenho o material pra estudar pra residência mas mesmo assim fico com muito medo de não ter emprego pra mim mais tarde...
@@Ptiamor12 impossível, se não achar emprego aí pra te, vem morar aqui na minha cidade kkkkk. Onde eu moro não existe nenhum médico, apenas técnicos, os médicos são de outras cidades.
crl , vou entrar na facul de med mês que vem e esse comentário veio na hora certa , Obrigado!!
Vou começar a faculdade mês que vem e já penso na programação pra minha carreira. A realidade hoje é outra e vou precisar me dedicar muito...
Em compensação o numero de pedreiros tem diminuido muito.
Pedreiro, servente, carpinteiro, marceneiro, bombeiro hidráulico, vaqueiro, etc... principalmente os mais competentes estão virando peças difíceis de encontrar no mercado...
O Brasil já é o país que mais forma médicos no mundo. Logo a medicina vai estar banalizada como todas as outras profissões. Fruto de um país sem perspectiva alguma que é esse nosso Brasil.
Vai virar uma prostituição no mercado, quem pagar menos leva
O jeito eh pegar o beco pra exercer medicina no chile ou na argentina, só o Brasil q tá formando tanto médico em relação a população. A solução eh abandonar o Brasil
Se medicina está assim, imagina odonto...
Medicina vai ser bem pior que odonto no futuro.
faço odonto, me senti atacado
@@sonospiacente3334 bem vindo ao desemprego 🤣🤣🤣
@@whiterunguard3246 acho que não, a medicina é mais capilar, tem maior número de especialidades
@@sonospiacente3334 odonto tá de boa
Top demais, ansioso pros próximos ep
Tem muitos médicos, mas a maioria se encontra no eixo do Centro - Sul. Várias cidades da Amazônia oferecem salários exorbitantes para um simples médico generalista ,mas mesmo assim não consegue contratar nenhum.
Mano tenho 14 anos e sou do Norte, quando eu crescer quero ser medico pois gosto da profissão e também para ajudar minha família na condição financeira, você acha que O medico futuramente vai receber bem?
@@Memesdubrasil Nenhuma profissão tu têm que escolher pelo dinheiro mas pelo talento , se tu gosta da profissão nem que tu tenha que ir trabalha na Europa mas tu vai.
Médicos não vão ao interior, pois faltam estruturas para fazer um bom atendimento, um procedimento, quando não tem remédio e o povo fica revoltado com os médicos e fora quando recebem o primeiro mês e os dois próximos não recebem. Foi isso que ouvi de um médico.
Fica longe da família...
Oferecem salários exorbitantes... pagam o primeiro mês e o segundo, o terceiro já começa a atrasar, o quarto já não paga e por aí vai... 😆😆😆
Não é uma exclusividade só da medicina, mas bem mais aguda nas outras áreas. Medicina ainda é a única que não se pode abrir mais vagas, as outras São livres conforme demanda.
Véi, só o Brasil q tem esse cabaré de 300 mil faculdades de medicina po, pra vc ter ideia só tem menos faculdade de medicina que a Índia. China, com 1,4 bilhão de habitantes, e EUA, com 300 milhões de habitantes, tem menos faculdades q o Brasil (menor número de vagas por ano)
@@pedrofrancisco8188 Tem que abrir cada vez mais vagas, chegar à mais de 2 milhões de médicos logo
@@DavidTestaBraz tu é meio sem noção, ou invejoso.
Se tem tantos medicos, porque eu levo meses pra consegui passar num clinico geral? :(
Reclama com os políticos que desviam dinheiro do SUS
Olá, não sou médico, entretanto, sinto no dever de comentar.
Acredito que, lamentavelmente, vcs estão entrando para o grupo.
Sou formado em Ciências Jurídicas e vejo hodiernamente as universidades depositando profissionais inapetentes no mercado, sem perspectiva!
Malgrado o Brasil ter mais advogados do que o mundo inteiro, ainda vejo espectativa para aquela que são aptos!
O mercado está inflado, todavia, como diria meu pai: a melhor garantia de emprego é a aptidão.
@Nexus 5 Não só direito, amigo; engenharia também, economia, etc... hoje o melhor que podemos fazer é nos tornar profissionais valiosos para o mercado...
@Nexus 5 A questão é a baixa procura nas faculdades privadas .Engenharia na PUC-PR de Curitiba houve uma queda brutal pelos cursos,fato semelhante em outras universidades particulares .Tiveram que agrupar em engenharia básica pra poder formar turma .!Já na medicina há praticamente um percentual de 100% da formação dos que ingressaram .Odonto mesmo voltou a ser uma boa graduação ,visto que todos que a maioria prefere investir um pouco mais,partindo pra MEd ,quando não aprovado em instituição pública .
@@structure289 hoje em dia fora medicina a única profissão que está dando dinheiro é TI, não existe mais garantia que formado ganhará bem, na real a maioria ganha mal
@@fabioa8059 exato...Muito desse fator é a qualidade do trabalho entregado..Em T.I é fácil enxergar o nível técnico do profissional ,ganha-se pela expertise,produção..Já na medicina todos que a exercem ganham bem,mas de forma indevida ,pois como relatei há reserva de mercado !Fui poucas vezes ao médico(a) ,e na real o atendimento do serviço público sempre foi péssimo e ineficiente,.A maioria é "receitinha " pra virose e tchau!E vergonho pagarem de 12 a 40 mil pra esse padrão de serviço.
Direito hoje se tornou preparatório para concurso público kkkkkkkkkk. Eu mesmo iria entrar nesse curso só para prestar concurso futuramente, mas passei em um concurso recentemente só com nível médio.
Parabéns pela análise, muito interessante os apontamentos
Grande análise! uma coisa que me chama atenção é que segundo algumas pesquisas minhas, já existe algo próximo a 40k de vagas de medicina, a maioria dessas foram criadas nos últimos anos, ou seja, ainda não tem turma formada. Quando começarem a formar ai a bolha vai estourar, igual foi com odonto, direito e etc.. Só que fica um questionamento, as faculdades estão cobrando algo próximo de 800k - 1kk em mensalidades, como essa galera vai recuperar esse investimento com o mercado saturado? antes um médico gastava tipo 200k-300k pra formar e saia ganhando 30k+, hoje em dia vai gastar 1kk pra sair ganhando 10-12k a conta realmente não fecha mais e nem faz sentido, fora que se não liberarem as pós graduações como forma de especialização, vai ficar utópico passar na residência tipo 100 candidatos por vaga, e não são qualquer candidatos, todos eles são médicos, com base de estudo boa. Ou seja, até queria fazer medicina, mas vou esperar, porque a conta não fecha. Imagino que daqui uns anos vão ter ainda mais faculdades, e com a saturação e a queda de remuneração decorrente disso, os preços das mensalidades inevitavelmente vão ter que se ajustar a um valor justo que eu calculo que seja aproximadamente uns 3-4k por mês.. Sem contar que terão muito mais professores disponíveis por um preço menor.. será que minha percepção faz sentido? gosto muito da área mas ainda não tenho coragem de investir tanto dinheiro em um cenário futuro tão incerto..
Quem fizer medicina numa faculdade privada não vai mais recuperar o investimento inicial! Com o crescente número de recém-formados, vai ficar difícil até arranjar emprego no PSF e dar plantão em urgência e emergência! E quando conseguirem o salário máximo inicial vai ser 10-12 mil (se o médico trabalhar muito ganha 15). Ou seja, você vai se formar numa faculdade particular devendo 600-800 mil para começar ganhando 10-15 mil inicial por não se sabe quanto tempo, irá tentar uma residência passando no mínimo 3 anos ganhando 3 mil por mês para após concluir a residência se sujeitar à crescente concorrência com outros especialistas que já estão no mercado e estão segurando com unhas e dentes os seus espaços. Por isso meu conselho é que você faça medicina numa pública (ou tente concurso, até acho mais prudente rsrs). Obs: sou generalista concursado.
@@renanzitto5836 Sim, concordo com você, fiz todas essas contas e pra mim não compensa, a única forma de valer a pena tanto esforço é a federal mesmo. Até gosto da área, mas pagar pra trabalhar não dá, e infelizmente é isso que vai acontecer com muita gente que ta pagando 800k (que na verdade é bem mais que isso, se levar em consideração os juros compostos, da perda de dinheiro que poderia estar investido) de mensalidade pra pegar um mercado futuro super saturado.. vale muito mais a pena ter outra profissão ganhando menos e +800k guardadinhos só gerando renda passiva sem dor de cabeça rsrs..
@@caeyoutube1262 imagina quem tá pegando fies...
Partiu estados unidos👍🩺🔬
Se você está pensando em medicina por questão financeira te aconselho a olhar com carinho TI tá cheio de profissional bom sem faculdade tirando salário de médico conceituado, ainda mais se trabalhar pro exterior ganhando em dólar.
E ao contrario do que o rapaz ilustrou, falta profissional.
Odonto e direito só se for prestat concurso e trabalhar no setor público, medicina só se for para o Nordeste e norte
Odonto vale a pena pra ser militar
Diploma falso de medicina e trabalho no Amazonas amigo. Meu amigo fe zisso.
Sou Engenheiro Químico (glichê). E posso falar com uma certa propriedade. O mercado universitário em um país que esta estaguinado sócio- economicamente vem com tamanha sagacidade. Espero e torço de verdade que uma profissão como medico jamais caia lastima das demais formações. Há 20, 30 anos um tio bastante visionário já me dizia. Faculdade pra prospecção é Engenharia, Direito e Medicina. A noticia que tenho é desse tripé apenas medicina ainda esta se mantendo. Porem com a sanha da expansão de cursos podemos ter certeza, que ser Uber não, mais terão maior resistência do que já foi um dia.
É triste mesmo , mas parece que vai , o conselho nacional de medicina já tinha visto que isso ia acontecer em 2015 , em 2017 conseguiram fazer com que o temer assinasse uma projeto que proibia a criação de novos cursos de medicina por 5 anos , isso deu uma aliviada , mas os 5 anos acabam em 2022 e várias faculdades já disse que iram implementar o curso de medicina , a uema de São Luís ( universidade estadual do Maranhão) já disse que a partir do proximo já vai ter medicina , se uma universidade pública já vai ter de imediato , imagina as particulares
Bolha vai estourar na verdade já estourou só não vimos ainda esse efeito no mercado de trabalho por causa da pandemia depois se prepare para a redução de salário e redução de carga horária vai valer a pena só para quem passou em faculdade pública mais quem pagou 800 mil para fazer medicina nunca mais vai ver a cor desse dinheiro
@@shaulimuuu6856 geral sonha com esse curso na uema de São luis
@@victorgabrielmelo621 e o Flávio Dino já disse que vai ter
Ja era, banalizaram a medicina. Vai ser igual na Argentina e Cuba.
Agora já são 600.000.
Segundo o jornal, está abaixo do recomendado.
Estão com medo até da entrada dos médicos cubanos , kkkk, se o CRM estivesse preocupado mesmo com a qualidade do ensino médico , ele já teria feito uma prova como a OAB para avaliar os profissionais , que irão ingressar no mercado de trabalho , essa reserva de mercado, e corporativismo , isso comigo não cola não , kkkk
Aqui no meu Estado oque mais tem é médico Cubano atuando kkk
Idéia genial
Top demais!
Curtiu Thiago?? Tmj, obrigado pelo seu comentário, isso nos motiva a continuar!
Ja saturou, mas ta cheio de vestibulando iludido. Coitados, quero ver na hora q formarem, capaz q vai ter dinamica de grupo p selecao de plantonista kkk
imagine engenharia
o negócio não é só analisar a demografia dos recém formados como também os especialistas
pesquisa de 2012? de 2015 a 2022 é outra "demografia"
Showw
Muito obrigado pelo seu comentário David!! TMJ e é só o começo!
Mais também , têm muitos médicos ruim, só Deus
Pra mim médico só vai ganhar bem se investir no próprio consultório. Ganho melhor empreendendo do que um médico com vários plantões durante a semana.
Voce ganha entre 30 e 46k por mês? Pq é isso que um médico recém formado ganha aqui na região trabalhando 80h por semana.
@@whiterunguard3246 80h ??? Puts 😕 que trabalho escravo
@@whiterunguard3246 minha média fixa está acima de 100k/mês
@@brenosantana6922 Pois é, só conheço medico empreendedor que chegou nesse patamar de acima de 100k/mês, plantonista dificilmente passa dos 50k. Você empreende em qual área?
@@whiterunguard3246 consultoria de RH para multinacionais com foco em tecnologia
Uns 70% da minha sala são mulheres.
Pra você ver né? A mulherada tá dominando!!
@@AlemdaMedicina depois vem falar que a sociedade é machista kkkkk.
@@AlemdaMedicina dominando com ajuda do pai, filha mulher eh bem mais incentivada a estudar que filho homem .... Mulheres estão sendo maioria nas universidades pq os homens estão percebendo que fazer faculdade não vale mais tanto a pena e até a medicina está indo pra esse caminho, portanto, os homens estão preferindo ir empreender a fazer facul ....
@@leohonk7351 bem dessa ..Meu pai não me ajudava nem com a passagem de ônibus quando inventei de fazer engenharia numa federal ,curso integral ,semelhante a medicina...Tem garota q a família investe mais de 15k por mês somando os custos básicos como moradia + mensalidades.
@@structure289 eh que na cabeça da maioria desses pais boomers homem tem que trabalha e ter muieh desde cedo .... Conheço famílias que os pais ficavam enxendo saco dos filhos pq tavam estudando e deixaram pra namorar depois, enquanto as filhas faziam o mesmo e não tinha ngm enxendo o saco, sem contar inumeras mulheres que conheci que faziam faculdade pq os maridos ajudavam financeiramente, vai ver se mulher ajuda homem a pagar faculdade ou algo do tipo kkkk ate tem, mas é em uma proporção muito menor e eu mesmo não conheci esposas que pagavam faculdade pros maridos, mas o contrario vi bastante (conheci umas 3 que faziam med em tempo integral em federal pq o marido bancava todas as contas sozinho ai ela podia ficar so de estudar, mas o contrario nunca vi ) e depois dizem que a sociedade é machista ....
Faculdade hj em dia não vale mais a pena, ainda mais integral (exceto Med, por enquanto), os homens estão pendendo mto mais ao empreendedorismo por conta disso, só ver que empreendedores a maioria são homens ( e não tem nada a ver com machismo, empreender eh de livre iniciativa independente do gênero), já em faculdades no geral a maioria são mulheres ( talvez pq elas ainda não perceberam que faculdade já não eh mais isso tudo ) .... Nessa pandemia as mulheres deram uma alavancada no empreendedorismo (setor de serviços como alimentação e estética) e uns sites dizem que mulheres são maioria no empreendedorismo, mas a realidade me mostra o contrário onde empreendedorismo de grandes faturamentos sao de homens ....
Sinal de que o Brasil está evoluindo para melhor
Evoluindo pra melhor? Me diz um país decente que forma tanto médico? Em 20 anos teremos mais médicos que enfermeiros no Brasil, matemática básica. Fora que nos temos mais faculdades de direito que o resto do mundo todo, qualquer acéfalo analfabeto consegue um diploma hoje em dia, o que é engraçado, pois a quantidade de “doutô” só cresce enquanto a produtividade do Brasil continua a mesma porcaria dos últimos 20 anos. Faculdade já foi bom, quando selecionava os bons, hoje só serve pra eleger político populista.
Medicina na Bolívia é bem mais barato do que no Brasil.
E pelo jeito vai pagar mais trabalhando lá que aqui quando a bolha estourar kkk
Direito nem se fala
Em resumo pra cada médico a possibilidade de 290 pacientes , 10% disso 29 pacientes .
Caralhooooo acredito que daqui há 10 anos medicina estoura a bolha que nem direito já estourou , pqp !
Vou virar put4😂😂😂🙌🏻🙌🏻 eu amei seu vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻♥️♥️♥️♥️♥️
Com a nova portaria do MEC liberando mais 100 vagas pra qualquer faculdade privada, teremos 67 mil médicos se formando por ano . Se esse parâmetro não piorar ( o que é bastante improvável) nos próximos 10 anos teremos mais de 1 milhão de médicos, e em 15 anos teremos mais médicos que enfermeiros no país. Tem que ser muito otario pra pagar 7k por mês numa faculdade de medicina hoje em dia
Em 10 anos seria 1 médico para 2900, não 1 para 290...
Mas sim, melhor investir o tempo em medicina pra passar em algum concurso 😅 olhando pelo ponto de vista financeiro
O q nao é justo é o medico trabalhar 20 hs e o enfermeiro 40 hs ganhando 3000
Quem estudou mais ? Quem teve mais responsabilidade ?
@@lobosolitario.8085 No capitalismo nada disso importa, você ainda vai ver médico ganhando menos que enfermeiro. Pelo menos até a ilusão dos vestibulandos acabar, porque depois de anos de cursinhos pra entrar, o pessoal vai continuar mesmo com perspectiva de ter que pagar para trabalhar.