Boa Tarde Babá Mário hoje ouvi através do senhor a importância do sacrifício animal tudo diferente do que ouvi ate agora existe pessoas que enganam de uma forma horrível mas é preciso muito ouvir pessoas coerente, não devemos confiar em tudo que ouvimos mas é difícil porque muitas pessoas se aproveita da Espiritualidade e enganam e através disso muitas vidas são comprometida, mas estou tendo a chance com o senhor de fazer diferente obrigada por esclarecer agora sei do critério que tenho que tomar obrigada mais uma vez Axé.
Baba Mario peço a sua benção, Baba você poderia comentar ou fazer um vídeo explicando a origem do tambor/atabaque na Umbanda e sua função nas religiões e cultos africanos e islâmicos.
Vale mencionar que um dia da industria alimenticia provavelmente abate mais animais do q todas as casas de santo do país somadas, durante varios meses.
Verdade , qualquer culto deve ser feito com fundamento, e com consciência do que se faz. Cada ato deve ser feito com total consciência e conhecimento naquilo que está sendo praticado. 👏
Quantos esclarecimentos, esse vídeo é de ultilidade pública e me trouxe uma visão diferente desse ritual. Tenho certeza que não foi por acaso que vi esse vídeo. Infelizmente não se encontra essa seriedade em todos os terreiros que peaticam o sacrifício. Minha avó fazia esse ritual,mas eu era criança e não entendia,tinha frangos que ela só passava no corpo da pessoa e dava um corte superficial no pescoço,e passava o sangue nos pulsos e testa da pessoa a ser tratada e cantava muito esse sangue era em forma de cruz nós pulsos e testa e na nunca. Hoje ela é evangélica. Visitei alguns terreiros que me disseram que preciso frequentar e fazer o sacrifício para os ancestrais. Axé!
Todos os dias aprendendo mais e mais com o senhor, como eu sempre digo, o senhor é uma pessoa de um caráter exemplar, e com isso eu gostaria de fazer uma pergunta, a forma que foi me ensinado é que : fazemos um padê com cachaça, ou carne crua, pimenta, e outros fundamentos, não para Exu de fato, comer, mas porque ele precisa daquela energia em específico que está na oferenda junto com a sua intenção na hora da entrega, então foi me passado que alguns tipos de oferendas é justamente para que Exu (não a divindade) e pombo gira possam absorver aquela energia para realizar os trabalhos, e gostaria de perguntar qual é a visão do senhor sobre isso? Muito obrigado pelo trabalho exemplar que vem fazendo ao longo de todos esses anos, eu sempre fico sem palavras com tanto conhecimento real e não fantasioso que o senhor nos proporciona, Axé!
Como sempre uma excelente aula Baba axé! Se fossemos pelo lado simplorio, a partir do momento que animais são seres "Compráveis" em uma sociedade. O que você vai fazer ou deixar de fazer com um animal do tipo que serve de alimento, é problema excluisavamente seu. se vc vai matar o Boi, a Galinha, o Bode seja com machado, com faca, com tiro é problema seu você COMPROU este animal. e essa compra, esse poder aquisitivo que sobrepõe a liberdade de existencia de um ser, está vinculado a diversas culturas inclusive na cultura cristã. Para chegarmos no questionamento moral da pratica de sacrificio animal em rituais. Devemos todos, no minimo, parar de comer carne, pra Sempre. Evitando assim, o alto disperdicio que é feito da vida animal nas grandes industrias(isso sim é maléfico, DISPERDIÇAR uma vida animal). Com isso, iniciarimos o processo de dar o devido valor a vida animal. Ai sim, neste "mundo paralelo" poderiamos questionar a ética ou moral dos sacrificios de animais. Do contrário, estamos TODOS matando. Assassinato é assasinato independente da finalidade o qual é cometido. O sacrificio animal hoje em dia, não é uma questão apenas de ritual, ou de opinião, é um DIREITO. Espero ter ajudado a elucidar o assunto.
Excelente vídeo, meus respeitos ao Sr e sua casa. Sua maneira de explicar sempre como quem prática, um perfeito professor. Muito obg e muito axé ao senhor ❤❤
Obrigado pela aula! Eu ainda tenho muita dificuldade em aceitar as práticas do candomblé,e também não entendo o porquê de ter que raspar o santo porém eu tenho muito respeito Assim como o senhor não entendi a farofa de cachaça
8 місяців тому
Essa dificuldade decorre da ignorância. Este Canal existe para trazer boas informações e tirar essa ignorância de nossas vidas.
Aula maravilhosa.A poucos dias dei oferenda para Exu e Pomba Gira e era esse pade de cachaça. Senti q eles não gostaram e não repetirei mais a mesma. Esta oferenda foi dada em uma casa espiritual e a salva foi paga.
Meus questionamentos sao com tidoa respeito à todas as casas e seguimentos das religiões de matriz afro-indígena brasileira....Qual opinião sobre o seguimento do candomble de Pai Agenor? Não usava ejé vermelho..e ninguém questiona o que foi a vida dele no Santo...Pode fazer filho sem abate animal? Pode ter casa sem abate animal? Saravá
Рік тому+4
Márcia, ele tomou essa decisão no final da vida, quando ele já não iniciava mais ninguém. Ele foi muito criticado, sim e continua sendo criticado, assim como o Candomblé vegano. Para as suas perguntas eu respondo de forma muito clara: Não!!
Babá Mario Filho, gostaria muito que o senhor falasse da chamada "MAGIA RISCADA" ou "PONTOS RISCADOS", sua autenticidade, porque as entidades o fazem e qual a sua ligacão com o mundo espiritual. Com certeza um assunto de suma importância.
Рік тому
Sim, de suma importância, por isso deve ser tratado no Terreiro, pois há diversas interpretações sobre e não há como eu falar sobre algo da Casa alheia.
@@andremachado5539 porque o preconceito não é com o abate religioso, é com a religião de matriz africana, com a religião tradicional yorubá, porque é negra,. Na verdade não é preconceito, é racismo religioso.
Bom dia! Gostaria de saber oque é feito com as penas de uma galinha por exemplo, ou os chifres de um carneiros, já que não são consumidos! Desde já agradeço!
Рік тому+1
As penas, normalmente, são enterradas ou colocadas na mata. Os chifres são guardados para fins religiosos.
Já ouvi falar que na Quimbanda, quando vamos cortar para exu ou pombagira, passamos o bicho no corpo da pessoa, e depois cortamos para o catiço.. e pela carga nao pode comer o animal e precisa ser descartado... Sempre achei isso estranho, obrigada pelo esclarecimento.
Рік тому
Catiço é uma corruptela de cativo, escravo, que é o modo pejorativo que muitos se referem às entidades de Umbanda, repetindo a lógica escravista de que os Orixás são os escravizadores e as entidades seus escravizados.
babá, porque a carne do porco é um tabu na maioria das religiões inclusive nas religiões afro? carne de porco é um contra axé? e a carne de porco só é proibida para os iniciados ou pra todos os cultuadores de orisá?
7 місяців тому
Diz-se que é uma carne imprópria para o ser humano.
Agò Bàbá, porfavor, como sabemos que não vem ou fica um espírito ruim no assentamento por causa do ejé? Ao invés do Orisà correto? Sempre não vem vários entidades quando estamos cortando?
Рік тому+3
Esse seu pensamento está corrompido pelo espiritismo. Se o ritual foi feito corretamente não há nenhum problema.
Quero deixar uma PERGUNTA DIFERENTE, que tem a ver com a pauta: Os cultos de matriz africana consideram o fato de que todas as almas encarnadas no planeta possuem um " DESTINO " a se cumprir ? Antes de virmos como seres humanos, esta alma já habitou corpos menos evoluídos? Podemos até discutir a influência do nosso livre arbítrio para melhorar ou agravar estes cenários da vida, que, por exemplo, podem ser observados estudando e cuidando dos ODUS que influenciam uma pessoa. Porém, no caso dos animais não existe influência deste fator. Sendo assim, este fim gerado por um sacrifício ritualístico não estaria diretamente relacionado ao trajeto evolutivo natural da alma do animal? Responder
Eu desconhecia que o Culto Tradicional não aceita a ideia de que antes de habitarmos um corpo humano já passamos por formas de vida inferiores. Em outras palavras: Enxergam o espírito humano como privilegiado pelo Criador desde os primórdios e, portanto, os espíritos que habitam corpos de animais são distintos dos nossos. Isso contraria, por exemplo, as Escrituras Védicas e se aproxima mais do entendimento cristão tradicionalista. A diferença seria a reencarnação, mas com um detalhe: Humanos só reencarnam como humanos..e animais? Também podem reencarnar como animais de acordo com a Filosofia Yorubá?
Eu desconhecia este entendimento do Culto Tradicional. Então quer dizer que o espírito humano é privilegiado desde os primórdios, não tendo passado por estágios de vida menos evoluídos? É algo que contraria, por exemplo, as diretrizes das Escrituras Védicas e se aproxima bem mais do que é apregoado pelo Cristianismo tradicional. A diferença seria o aspecto da reencarnação. Partindo desta premissa, os animais reencarnam como animais, ou este também é um privilégio apenas da condição humana ?
Comecei recentemente a me interessar por religiões afro-brasileiras e estou gostando muitos dos teus vídeos! Você poderia me dizer porque tem símbolos árabes no templo em que os senhor faz teus vídeos? obrigado desde já!
Рік тому
Além de mim, em nosso Terreiro, há mais quatro muçulmanos.
Excelente aula! Esclareceu muita coisa. Mas, sobre a questão das oferendas, elas só podem ser feitas quando a pessoa vai pedir alguma coisa? Se a pessoa quiser fazer uma oferenda pra agradecer, também pode? (Perguntas de leiga).
Рік тому+3
Muito obrigado. Sim, podem ser feitas em agradecimento, também.
Baba, o senhor poderia produzir algum conteúdo sobre assentamento de entidades de umbanda? Há alguns que dizem ser necessários e outros, especialmente da linha de Zélio, que dizem não ser necessário e que isso seria uma moda, simplesmente, copiada do candomblé. Se é feito, os elementos que o compõem seriam estabelecidos por qual meio e de qual maneira, dentro do que for permitido e possível dizer, o assentamento seria feito? Isto é, há uma maneira correta ou tradicional? Axé, Baba Mário!
Sua bênção, Baba. Tenho uma questão, caso possa me ajudar a entender , ficarei muito grata. Como entender o abate e o " sangue " em animais como caranguejos, camarão, peixes , etc ?
Рік тому+2
Desses animais citados, apenas poucos peixes são ofertados em abate, os demais não.
Salve, Baba Mario! Muito obrigado pelo conhecimento. Tenho uma pergunta: eu que sou vegetariano, não como carne. Poderia fazer uma oferenda e receber o asé sem usar 9 sangue animal?
Babá, sobre a questão da % de Esú, de que forma posso oferecer a parte dele? Servindo em um prato e colocando em algum lugar? Qual a forma adequada de se fazer isso?
@ talvez eu tenha me expressado mal... Pq um odu cai tão diferente do outro? No Candomblé um e no ifá completamente diferente... Fico me perguntando se isso não fez com que tudo desse errado pra mim no Candomblé. Pq eu mexer com ifá foi o que de fato transformou minha vida. Enquanto o Candomblé com todo o respeito mas falo pelo que eu passei... Só me afundou! Axé
babá a bença, nesse ritual de abate... o pós abate muitos sacerdotes "obrigam" as pessoas a comerem com as mãos... isso tem fundamento? ou é só costume de familia de axé?
7 місяців тому
É costume em muitas Casas de Candomblé. A justificativa é a herança africana. Em África, assim como no Oriente Médio e Índia, se come com as mãos.
Babá kolofe , e quando o animal morre antes do abate qual o seu ponto de vista? Pois a maioria fala que foi a energia da pessoa? Como ? O senhor fala que não existe animal que retire ou equilibre a energia de ninguém , é verdade o animal morreu antes de ser feito a tal limpeza.
Qual o odù de quem é de peixes março? Fico grata se me responder
Рік тому
Isso não existe. Odù não tem nada a ver com signo ou data de nascimento. Assista a esses vídeos, por favor: - ua-cam.com/video/CSHrG--0vO8/v-deo.html ; - ua-cam.com/video/ygkdLUMtBYk/v-deo.html.
Bàbá, eu tenho uma dúvida, não relacionada ao tema do vídeo, mas sim sobre a iniciação no omoloko. Por quê no omoloko, não se raspa a cabeça quando inicia um neófito?
A bênção babá. Bom,posso dizer que estou construindo meu caráter umbandista com seus estudos,e aprendizados. A questão do abate pra mim é muito complicada,eu não faria. Mas respeito todas as tradições/religiões que praticam o abate religioso. Mas posso dizer que sua explicação me deixou mais em paz com essa questão. Pois entendi que numa casa séria o ritual é bem feito. Dentro de todo o fundamento,e devido respeito com a vida daquele animal,pena que nem todas as casas praticam o abate de forma correta e fundamentada. Um ritual complexo desse não pode ser feito por qlqr um. Obg por está aula axé!!!
Boa Tarde Babá Mário hoje ouvi através do senhor a importância do sacrifício animal tudo diferente do que ouvi ate agora existe pessoas que enganam de uma forma horrível mas é preciso muito ouvir pessoas coerente, não devemos confiar em tudo que ouvimos mas é difícil porque muitas pessoas se aproveita da Espiritualidade e enganam e através disso muitas vidas são comprometida, mas estou tendo a chance com o senhor de fazer diferente obrigada por esclarecer agora sei do critério que tenho que tomar obrigada mais uma vez Axé.
A benção, meus irmãos. A igreja Messiânica também tem abate religioso dos frangos da Korin.
Obrigado pela colaboração.
Ensinamentos maravilhoso para poder nos ensinar o melhor .
Gratidão 🙏
Nós que agradecemos!
Adupé babá! Sempre muito conhecimento o que nos dá firmeza pra seguir trilhando o caminho do nosso sagrado
Ko tope!
Ire gbogbo o!
Você é espetacular meu amigo, aprendo muito com você. Parabéns, seu estudo é muito importante para nossa religião.
Muito obrigado pela mensagem!
A paz de Oxalá sejam com todos nós
Parabéns pela palestra elucidativa e educativa descortinando nossas cegueiras espirituais.
Obrigado.
Baba Mario peço a sua benção, Baba você poderia comentar ou fazer um vídeo explicando a origem do tambor/atabaque na Umbanda e sua função nas religiões e cultos africanos e islâmicos.
Obrigado pela sugestão.
Que discurso maravilhoso este sobre política social no final 🎉🎉🎉
Muito obrigado!
Gratidão pela aula.... Imensa Gratidão...🙏🏿
Nós que agradecemos!
Vale mencionar que um dia da industria alimenticia provavelmente abate mais animais do q todas as casas de santo do país somadas, durante varios meses.
Pois é...
Essa comparação é exdrúxela...
Umbanda não abate , se abate não é Umbanda , é qualquer coisa, menos umbanda .
Verdade , qualquer culto deve ser feito com fundamento, e com consciência do que se faz. Cada ato deve ser feito com total consciência e conhecimento naquilo que está sendo praticado. 👏
Axé!
Belo ensinamento gratidão babá asè 🌿
Eu que agradeço!
Quantos esclarecimentos, esse vídeo é de ultilidade pública e me trouxe uma visão diferente desse ritual. Tenho certeza que não foi por acaso que vi esse vídeo. Infelizmente não se encontra essa seriedade em todos os terreiros que peaticam o sacrifício. Minha avó fazia esse ritual,mas eu era criança e não entendia,tinha frangos que ela só passava no corpo da pessoa e dava um corte superficial no pescoço,e passava o sangue nos pulsos e testa da pessoa a ser tratada e cantava muito esse sangue era em forma de cruz nós pulsos e testa e na nunca. Hoje ela é evangélica. Visitei alguns terreiros que me disseram que preciso frequentar e fazer o sacrifício para os ancestrais.
Axé!
Axé!
Axé 🙌🏾.
Estou vendo alguns vídeos antes de ir ao templo.
Sou fã nata do canal❤...
Claro,objetivo sem romantismo..
A benção ..
Ògún a abençoe!
Axé!
Vídeo espetacular, como sempre trazendo bons esclarecimentos, amo te ouvir.
Muito obrigado!
Axé!
Mais uma chance de aprendizado com qualidade e fundamento. Obrigado pela oportunidade.
Eu que agradeço!
Axé!
Todo respeito ao Babá, sua benção!
Ògún o abençoe, sempre!
Axé!
Todos os dias aprendendo mais e mais com o senhor, como eu sempre digo, o senhor é uma pessoa de um caráter exemplar, e com isso eu gostaria de fazer uma pergunta, a forma que foi me ensinado é que : fazemos um padê com cachaça, ou carne crua, pimenta, e outros fundamentos, não para Exu de fato, comer, mas porque ele precisa daquela energia em específico que está na oferenda junto com a sua intenção na hora da entrega, então foi me passado que alguns tipos de oferendas é justamente para que Exu (não a divindade) e pombo gira possam absorver aquela energia para realizar os trabalhos, e gostaria de perguntar qual é a visão do senhor sobre isso?
Muito obrigado pelo trabalho exemplar que vem fazendo ao longo de todos esses anos, eu sempre fico sem palavras com tanto conhecimento real e não fantasioso que o senhor nos proporciona, Axé!
Não coaduno com esse pensamento.
Como sempre uma excelente aula Baba axé!
Se fossemos pelo lado simplorio, a partir do momento que animais são seres "Compráveis" em uma sociedade. O que você vai fazer ou deixar de fazer com um animal do tipo que serve de alimento, é problema excluisavamente seu. se vc vai matar o Boi, a Galinha, o Bode seja com machado, com faca, com tiro é problema seu você COMPROU este animal.
e essa compra, esse poder aquisitivo que sobrepõe a liberdade de existencia de um ser, está vinculado a diversas culturas inclusive na cultura cristã.
Para chegarmos no questionamento moral da pratica de sacrificio animal em rituais. Devemos todos, no minimo, parar de comer carne, pra Sempre.
Evitando assim, o alto disperdicio que é feito da vida animal nas grandes industrias(isso sim é maléfico, DISPERDIÇAR uma vida animal). Com isso, iniciarimos o processo de dar o devido valor a vida animal. Ai sim, neste "mundo paralelo" poderiamos questionar a ética ou moral dos sacrificios de animais.
Do contrário, estamos TODOS matando.
Assassinato é assasinato independente da finalidade o qual é cometido.
O sacrificio animal hoje em dia, não é uma questão apenas de ritual, ou de opinião, é um DIREITO.
Espero ter ajudado a elucidar o assunto.
Obrigado.
Excelente vídeo, meus respeitos ao Sr e sua casa.
Sua maneira de explicar sempre como quem prática, um perfeito professor. Muito obg e muito axé ao senhor ❤❤
Eu que agradeço a mensagem.
Axé!
Obrigado pela aula!
Eu ainda tenho muita dificuldade em aceitar as práticas do candomblé,e também não entendo o porquê de ter que raspar o santo porém eu tenho muito respeito
Assim como o senhor não entendi a farofa de cachaça
Essa dificuldade decorre da ignorância. Este Canal existe para trazer boas informações e tirar essa ignorância de nossas vidas.
Aula maravilhosa.A poucos dias dei oferenda para Exu e Pomba Gira e era esse pade de cachaça. Senti q eles não gostaram e não repetirei mais a mesma. Esta oferenda foi dada em uma casa espiritual e a salva foi paga.
Muito obrigado.
A benção muito obrigada por esse ensinamentos
Olodumare a abençoe!
Devemos nos ater ao que é awo dentro dos preceitos religiosos. Parabéns ao sr por dar os ensinamentos sem dar os pingos nos "i".
Muito obrigado!
Aboru Aboye! Mais um excelent video! O senhor faz um trabalho excepcional Bàbá! Parabéns e muito obrigado por isso!!!
Ogbo ato o!
Muito obrigado!
Excelente! 👏🏻
Obrigado 🙌
Parabéns e obrigado por todo seu conhecimento, clareza e simplicidade. Axé! Sua benção.
Eu que agradeço!
Axé!
Tomara Mário possa te conhecer pessoalmente em SAMPA saudações desde Lisboa
Se Deus quiser!
Axé!
Aulas magnânimas
Muito obrigado.
@ é prazeroso te escutar muito axé pra ti de um argentino em portugal
@@gustavocaro7256 , muito Axé para nós!
Obrigado babá por mais este ensinamento maravilhoso.Axé.
Muito obrigado, Axé!
Meus questionamentos sao com tidoa respeito à todas as casas e seguimentos das religiões de matriz afro-indígena brasileira....Qual opinião sobre o seguimento do candomble de Pai Agenor? Não usava ejé vermelho..e ninguém questiona o que foi a vida dele no Santo...Pode fazer filho sem abate animal? Pode ter casa sem abate animal? Saravá
Márcia, ele tomou essa decisão no final da vida, quando ele já não iniciava mais ninguém.
Ele foi muito criticado, sim e continua sendo criticado, assim como o Candomblé vegano.
Para as suas perguntas eu respondo de forma muito clara: Não!!
Que vídeo maravilhoso Babá. Muito obrigada por esse ensinamento !!
Eu que agradeço!
Axé!
Babá Mario Filho, gostaria muito que o senhor falasse da chamada "MAGIA RISCADA" ou "PONTOS RISCADOS", sua autenticidade, porque as entidades o fazem e qual a sua ligacão com o mundo espiritual. Com certeza um assunto de suma importância.
Sim, de suma importância, por isso deve ser tratado no Terreiro, pois há diversas interpretações sobre e não há como eu falar sobre algo da Casa alheia.
Gratidao pelos ensinamentos e as reflexoes! Muito necessárias...
Muito obrigado.
Parabéns Baba escandalosamente esclarecedor ....Axé...
Muito obrigado!
Parabéns babá, gratidão por compartilhar seus conhecimentos
Eu que agradeço!
Axé!
Eu que agradeço!
Axé!
Ase baba 🙏,
Teria uma oração que o senhor nos pudesse ensinar pra poder fazer sempre , pra proteção , agradecimento, abertura de caminhos ect
Obrigada
Aquilo que sair do seu coração.
Obrigado Babá Mário ❤
Eu que agradeço.
Benção babá, tudo muito esclarecedor todo seu conhecimento axé o
Muito obrigado!
Parabéns, ótimo vídeo.
Obrigado 👍
como sempre, perfeito
Muito obrigado!
Like vem antes de ver o vídeo pq sei que é relevante
Assistindo essa aula, e pensando, o porquê do preconceito de alguns cristãos e umbandistas em relação ao abate religioso?
@@andremachado5539 porque o preconceito não é com o abate religioso, é com a religião de matriz africana, com a religião tradicional yorubá, porque é negra,. Na verdade não é preconceito, é racismo religioso.
@@anapaulasuarez6633 Muito obrigado, você tem toda razão. axé ooo
Obrigado
Parabéns babá 👏, axé 🕊
Muito obrigado!
Axé!
Obrigado pela aula!
Eu que agradeço!
Bom dia! Gostaria de saber oque é feito com as penas de uma galinha por exemplo, ou os chifres de um carneiros, já que não são consumidos! Desde já agradeço!
As penas, normalmente, são enterradas ou colocadas na mata. Os chifres são guardados para fins religiosos.
Já ouvi falar que na Quimbanda, quando vamos cortar para exu ou pombagira, passamos o bicho no corpo da pessoa, e depois cortamos para o catiço.. e pela carga nao pode comer o animal e precisa ser descartado... Sempre achei isso estranho, obrigada pelo esclarecimento.
Catiço é uma corruptela de cativo, escravo, que é o modo pejorativo que muitos se referem às entidades de Umbanda, repetindo a lógica escravista de que os Orixás são os escravizadores e as entidades seus escravizados.
Ótimo vídeo! Muito bom! Como vc vê o sacrifício de animais a Exu e pomba gira na umbanda???
O princípio é o mesmo.
Ola Baba, qual o fundamento da Bebida Gin dentro das ritualística. O Gin tem o mesmo efeito energetico da cachaça ? Grato
Sim, tem.
Baba Mario, o senhor poderia nos fazer uma caridade ensinando a fazer tudo isto e muito mais em um curso para Sacerdotes. Axé
Enio, bem que gostaria, mas, talvez, comparecessem dois ou três.
@ eu serei um. Gostaria de te conhecer pessoalmente e te dar um abraço... Sou sacerdote e sigo aprendendo muito com o senhor.
@@enio.santiago , muito obrigado!
COMPLEXO... 🙏
Muito
bom dia.
Olá
babá, porque a carne do porco é um tabu na maioria das religiões inclusive nas religiões afro? carne de porco é um contra axé?
e a carne de porco só é proibida para os iniciados ou pra todos os cultuadores de orisá?
Diz-se que é uma carne imprópria para o ser humano.
Agò Bàbá, porfavor, como sabemos que não vem ou fica um espírito ruim no assentamento por causa do ejé? Ao invés do Orisà correto? Sempre não vem vários entidades quando estamos cortando?
Esse seu pensamento está corrompido pelo espiritismo.
Se o ritual foi feito corretamente não há nenhum problema.
@ obrigado Bàbá, na minha dúvida estava isso também: se for feito errado, atrae problemas?
Quero deixar uma PERGUNTA DIFERENTE, que tem a ver com a pauta: Os cultos de matriz africana consideram o fato de que todas as almas encarnadas no planeta possuem um " DESTINO " a se cumprir ? Antes de virmos como seres humanos, esta alma já habitou corpos menos evoluídos? Podemos até discutir a influência do nosso livre arbítrio para melhorar ou agravar estes cenários da vida, que, por exemplo, podem ser observados estudando e cuidando dos ODUS que influenciam uma pessoa. Porém, no caso dos animais não existe influência deste fator. Sendo assim, este fim gerado por um sacrifício ritualístico não estaria diretamente relacionado ao trajeto evolutivo natural da alma do animal?
Responder
Não, pois humano é humano, animal é animal.
Eu desconhecia que o Culto Tradicional não aceita a ideia de que antes de habitarmos um corpo humano já passamos por formas de vida inferiores. Em outras palavras: Enxergam o espírito humano como privilegiado pelo Criador desde os primórdios e, portanto, os espíritos que habitam corpos de animais são distintos dos nossos. Isso contraria, por exemplo, as Escrituras Védicas e se aproxima mais do entendimento cristão tradicionalista. A diferença seria a reencarnação, mas com um detalhe: Humanos só reencarnam como humanos..e animais? Também podem reencarnar como animais de acordo com a Filosofia Yorubá?
Eu desconhecia este entendimento do Culto Tradicional. Então quer dizer que o espírito humano é privilegiado desde os primórdios, não tendo passado por estágios de vida menos evoluídos? É algo que contraria, por exemplo, as diretrizes das Escrituras Védicas e se aproxima bem mais do que é apregoado pelo Cristianismo tradicional. A diferença seria o aspecto da reencarnação. Partindo desta premissa, os animais reencarnam como animais, ou este também é um privilégio apenas da condição humana ?
Comecei recentemente a me interessar por religiões afro-brasileiras e estou gostando muitos dos teus vídeos! Você poderia me dizer porque tem símbolos árabes no templo em que os senhor faz teus vídeos? obrigado desde já!
Além de mim, em nosso Terreiro, há mais quatro muçulmanos.
Excelente aula! Esclareceu muita coisa. Mas, sobre a questão das oferendas, elas só podem ser feitas quando a pessoa vai pedir alguma coisa? Se a pessoa quiser fazer uma oferenda pra agradecer, também pode? (Perguntas de leiga).
Muito obrigado.
Sim, podem ser feitas em agradecimento, também.
Baba, o senhor poderia produzir algum conteúdo sobre assentamento de entidades de umbanda?
Há alguns que dizem ser necessários e outros, especialmente da linha de Zélio, que dizem não ser necessário e que isso seria uma moda, simplesmente, copiada do candomblé.
Se é feito, os elementos que o compõem seriam estabelecidos por qual meio e de qual maneira, dentro do que for permitido e possível dizer, o assentamento seria feito? Isto é, há uma maneira correta ou tradicional?
Axé, Baba Mário!
Isso é conversa de Terreiro.
Sua bênção, Baba. Tenho uma questão, caso possa me ajudar a entender , ficarei muito grata. Como entender o abate e o " sangue " em animais como caranguejos, camarão, peixes , etc ?
Desses animais citados, apenas poucos peixes são ofertados em abate, os demais não.
Kkkk exú capeta ! É assim mesmo na umbanda. Muito conhecimento o senhor tem.
Muito obrigado!
É verdade kkk de acordo com outros países o Brasil tem grande preconceito.
De acordo com outros países?
Não, de acordo conosco mesmo!
Sabe-se que o brasileiro, em sua maioria, é racista, misógino, xenófobo etc.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽😍😍
🙌🏾
Salve, Baba Mario! Muito obrigado pelo conhecimento. Tenho uma pergunta: eu que sou vegetariano, não como carne. Poderia fazer uma oferenda e receber o asé sem usar 9 sangue animal?
Você pode fazer oferendas daquilo que você come.
Na literatura de Kardec, vamos encontrar, que nós mundos mais adiantados, já não a cor negra.
Sim, racismo e xenofobia aviltante!
Babá, sobre a questão da % de Esú, de que forma posso oferecer a parte dele? Servindo em um prato e colocando em algum lugar? Qual a forma adequada de se fazer isso?
Bom dia.
Isso é conversa de Terreiro.
@ Entendi. Desculpe pela pergunta, eu não sabia
COMO FAÇO UMA CONSULTA A DISTÂNCIA?
Envie-me mensagem de WhatsApp para 11 996523367
Babá, uma dúvida que não tem a ver com seu vídeo. Pq o odu quando se inicia no candomblé é um e no ifa é outro? Obrigada
Por que no Candomblé são 16 Odù Merindinlogun, enquanto em Ifá são 256 Odù.
@ talvez eu tenha me expressado mal... Pq um odu cai tão diferente do outro? No Candomblé um e no ifá completamente diferente... Fico me perguntando se isso não fez com que tudo desse errado pra mim no Candomblé. Pq eu mexer com ifá foi o que de fato transformou minha vida. Enquanto o Candomblé com todo o respeito mas falo pelo que eu passei... Só me afundou! Axé
babá a bença, nesse ritual de abate... o pós abate muitos sacerdotes "obrigam" as pessoas a comerem com as mãos... isso tem fundamento? ou é só costume de familia de axé?
É costume em muitas Casas de Candomblé. A justificativa é a herança africana. Em África, assim como no Oriente Médio e Índia, se come com as mãos.
axé
Babá kolofe , e quando o animal morre antes do abate qual o seu ponto de vista?
Pois a maioria fala que foi a energia da pessoa?
Como ?
O senhor fala que não existe animal que retire ou equilibre a energia de ninguém , é verdade o animal morreu antes de ser feito a tal limpeza.
Para mim é uma coincidência.
Qual o odù de quem é de peixes março? Fico grata se me responder
Isso não existe.
Odù não tem nada a ver com signo ou data de nascimento.
Assista a esses vídeos, por favor:
- ua-cam.com/video/CSHrG--0vO8/v-deo.html ;
- ua-cam.com/video/ygkdLUMtBYk/v-deo.html.
Bàbá, eu tenho uma dúvida, não relacionada ao tema do vídeo, mas sim sobre a iniciação no omoloko. Por quê no omoloko, não se raspa a cabeça quando inicia um neófito?
Por que não há os rituais do Candomblé.
Sinto falta das legendas, através delas eu pegava muito dessas palavras em Ioruba rs
Olá. Vc pode clicar na tela e aparecerá o símbolo de ferramentas é só clicar nele e selecionar legendas automaticamente.
@@Esperanca-xc1ml , obrigado.
A bença… pq o Gin? Já era usado na África antigamente ?
Não. O gin foi levado pela Inglaterra e se tornou muito popular.
Babá, oferecemos o que comemos pra Orisa, um vegetariano pode abrir mao do sacrifício para oferendar?
Não, não há essa situação.
Axé Babá. Pode especificar melhor sobre os veganos e vegetarianos? Grata!
@@interativosalves5559 , especificar o quê?
Depois ainda tem aqueles que querem vender ẹ̀jẹ̀ na garrafa.
🫢
Qual Deus ,? ...Deus Cristão? ..Esse e todos os dele que se fd
Você, pelo menos, assistiu ao vídeo?
A bênção babá. Bom,posso dizer que estou construindo meu caráter umbandista com seus estudos,e aprendizados. A questão do abate pra mim é muito complicada,eu não faria. Mas respeito todas as tradições/religiões que praticam o abate religioso. Mas posso dizer que sua explicação me deixou mais em paz com essa questão. Pois entendi que numa casa séria o ritual é bem feito. Dentro de todo o fundamento,e devido respeito com a vida daquele animal,pena que nem todas as casas praticam o abate de forma correta e fundamentada. Um ritual complexo desse não pode ser feito por qlqr um. Obg por está aula axé!!!
Eu que agradeço.
Axé!
A bênção: primeiramente, gostaria de parabeniza lo , pela aula magma. O senhor, é muito sapiente e sério !