Quem puder ter oportunidade de algum dia consultar o jogo de ifa vá,pois é uma experiência única. Não trata-se só de consulta, é auto conhecimento , você sente a energia do orixá dentro da sala, ou local a qual o jogo de ifa está sendo aberto. É encantador , experiência indescritível. Só tenho a agradecer aos ancestrais , por repassar este conhecimento as muitas gerações , oportunizando assim que hoje tenhamos contato com o jogo de ifa
Eu achava que tinha feito, mas q tinha dado errado pq eu cada coisa q o cara falava ou deixava de explicar me cheirou a pilantragem.depois dessa live eu tenho certeza absoluta q FOI pilantragem🤦🏻♀️
Querida dupla, primeiro, agradecendo de coração essa riquíssima live; segundo, por favor, traga-o para falar sobre seu caminho no islã, que tem um lado místico belíssimo, é urgente falar disso no Brasil; terceiro, eu fico cada vez mais chocada e passo a entender melhor o dano, a chaga que é o racismo no nosso país, que nos privou de conhecer verdadeiramente sobre as culturas e histórias dos povos de África, e como incorporamos essa herança em nosso país. O mesmo vale para a questão das culturas indígenas, que dizimamos e reduzimos às vergonhosas celebrações do "dia do índio" nas escolas. Racismo é uma grande chaga espiritual, material (histórica), cultural, que só traz o fruto feio da ignorância e distribui sofrimento. Estou mais uma vez honrada de ter tido a oportunidade de aprender tanto com o convidado e com vocês. Obrigada, sempre, de coração.
O q eu acho q faz falta nos centros são exatamente esse tipo de conversa e ensinamento teórico. Tem muita prática e função, sem repassar a base, mesmo q se apreenda no dia a dia isso tbm faz falta e a pessoa acaba cansando.
Boa noite amigo abençoado Mario filho,eu estou gostando muito desse assunto porquê me despertou o interesse logo após um sonho que tive uma noite dessas,num pedaço do sonho alguém vinha me perguntar sobre IFÁ, que até então nunca pensei em ler sobre,só que logo após esse sonho acabei ficando interessada em saber tudo que eu tiver oportunidade para o meu conhecimento,e com certeza assim que puder vou querer fazer uma consulta ao IFÁ.
Que show vcs juntos, comecei a pouco a assistir os vídeos do Mário, são aulas interessantes, quando eu puder quero muito conhecer ele pessoalmente.sou do Rio grande do Sul,mas farei o possível pra conseguir visitá-lo.abraco a todos.🌹❣️
O orixá encorporou em mim muito forte foi o coração para um lado fígado para o outro foi tão forte que fiquei sem poder andar quaze é muito forte forte eu caí no chão isso fãs 28 anos só incorporei uma vês e nunca mais
Muito interessante corresponder as informações que a Ísis Risão e o Mário Filho já colocaram no canal. Por exemplo, lembrei demais dela quando o Mário explicou as similaridades das palavras rio e Ògún e a história que se criou por parte dessas interpretações, que casam demais com os cantos rimados e ritmados pelos "tambores especiais". Incrível esse conteúdo!
Maravilhoso ! Ifá salvou minha vida... Meu Odù de Isefa é Iwori Odi ! Após minha esposa engravidar, minha vida mudou completamente. Eu, que jamais havia pensado em ser pai me tornei um paizão ! Aboru Boye, Babaláwo
Ótimo iniciativa! Parabéns pelo conteúdo e por levar um pouco mais de luz sobre uma cultura tão tradicional e importante, mas que, infelizmente, ainda é muito associada a preconceitos de parcela da população. Por mais iniciativas como essa.
Muito interessantes os pontos e muito embasado o entrevistado, já vi em outros vídeos e ele é o único sacerdote Yoruba que já vi que traduz os termos em Yoruba corretamente, diferente de alguns que traduzem sem levar em consideração a tonalidade. Além de demonstrar ter um conhecimento muito amplo sobre tudo o que comenta, e não tem problema em dizer "não sei", algo que resolveria o problema das invenções sem nenhum embasamento que vemos tanto por aí, vinda de pessoas/sacerdotes que não tem humildade pra admitir quando alguma coisa foge do seu conhecimento (afinal, ninguém sabe tudo). Sobre o candomblé vegano, se for incoerente ou ocidentalização, ou implicar transformação, como explicar a abolição de práticas como escravidão e sacrifício humano que historicamente eram parte dos cultos Yoruba e hoje não mais são, implicaria que o culto a orixá Yoruba não é mais isese porque não pratica mais sacrifício humano? O sacrifício nem sempre é para alimentação também, porque há registros de sacrifício humano, tanto histórico quanto arqueológico, entre os Yoruba, mas não de canibalismo ritual (exceto no caso da instituição de novos reis que ingeriam parte do coração do regente anterior então falecido)... é bem complexa essa questão de mudanças e variações. De fato pegando como exemplo os costumes de sociedades de culto a Oxum, entre as quais há diferenças entre o que constitui oferenda e o que constitui tabu, como podemos ver no documentario sobre Oxum de Osuntoki Mojisola... em alguns lugares é ewo oferecer caramujo a Oxum, em outros não, etc. Assim, talvez o mais preciso seria admitirmos que, no contexto Yoruba, não existem dogmas universais, há um ditado que epitomiza bem isso "bayi lawa nse ni ile wa, ewo ibomiran." (Tradução: O que é costume em nossa casa pode ser tabu em outra).
3 роки тому+1
Eu não falo em dogma, mas em tradição. Especificamente a tradição em que somos educados e instruídos. Em minha família tradicional yorùbá há diversos tabus, que não encontramos em outras, como, por exemplo, beber Emu (vinho de palma) ou comer Ilá (quiabo). Em nossa família isso são tabus absolutos, os quais sigo sem nenhuma dúvida. Quando vejo outras famílias consumindo Ilá e bebendo Emu, eu não faço juízo de valor. No entanto, as informações discutidas por mim nesse vídeo fogem de dogmas.
Até os anos 80, a incorporação na umbanda cearense era muito forte. Colocavam uma panela com água e ervas para ferver e o pai de santo retirava um pouco e derramava na cabeça do médium incorporado. Exu pisava sobre garrafas quebradas e os índios pisavam no fogo. O médium acordava ileso. O meu primeiro pai de santo( seu Raimundo índio)) incorporava com o príncipe Gerson fazia coisas difíceis de acreditar nos dias atuais. Não sei o que aconteceu . Mas eu tenho uma opinião: para mim um bom conselho, a abertura dos caminhos ,um remédio caseiro etc vale mais do que pisar no fogo. Todavia , fenômenos como pisar no fogo sem queimar o médium é uma prova de estar incorporado.
Sabemos que os sacrifícios feitos com os animais alimentam também os quilombos neste caso tratar informa de axé para retornar para mim mesmo creio que também estou retornando para mim que ambas
Oi, Rafaela. Tudo bem? Quem foi esse rapaz que tu falou? Tem algum lugar que você conheça em Fortaleza que você indicaria? Queria conhecer o Ifá e um lugar de prática de umbanda confiável.
Todas as religiões possuem semelhanças. Por isso eu não me assusto quando vejo um espírito se manifestar na umbanda , se identificando como asteca, tolteca, maia, , cigano, padre, monge, xamã, indiano, tuaregue... seja quem ele for. Eu amo a religião Umbanda e gosto muito dos cultos ioruba, particularmente o cjlto de Ifa.
Seu Mário boa tarde... Todos temos que encarnar aquu na terra? Mais eu acredito que tem outras vidss nas dimensões se fomos de lá ... E se fomos outros seres não humanos?
Não aguarda em matar animal para sacrifício de um ritual religioso em quanto na realidade existe outra forma de fazer mesmo porque a oferenda da da não é necessariamente para o orixá e sim para benefício do próprio ofertante
Eu já não acho certo se a pessoa tem um trato antes de encarnar uma pessoa vir e quebrar esse trato... sai sendo até egoísmo quebrar um trato encantatório simplesmente pela vontade de ter a pessoa ali..... Mas cada um é cada um, apenas digo oque penso.
Kabbala e as sefirot com os orixas : 1) Netuno - obatolá 2) Urano- iansã 3) Saturno -xango 4) Júpiter oxossi 5) Marte-ogum 6) Sol-oxalá 7) Venus oxum 8) Mercurio exu 9) Lua yemanjá 10) Terra-obaluaie e 11) Plutão-Nanã , Rahu e Kethu deve ser a cundalinda serpenteando no meio ou egungun . Conhecimento da humanidade ,fala sobre os vedantas e como zoroastra foi lá e pegou os conhecimento deles e inverteu tudo .
Pessoal que se interessa pelo culto tradicional ioruba, cuidado! O que mais se tem hoje em dia são pessoas dizendo ser babalawos mas não é bem assim... realmente é muito fácil encontrar sacerdotes de ifa nigerianos nas redes sociais, ir na África e se iniciar, porém ser um babalawo exige anos de preparação... Gosto muito do canal porém desculpa, mas não sei se é a didática que foi ruim ou realmente é difícil passar conteúdos sobre o culto tradicional iorubá, porém foi bem ruim e várias coisas estranhas e sem nexo, informações razas... talvez ele até tenha conteúdo mas não sei se é carisma... Existem babalawos sérios, com mais conteúdo, que conseguem passar isso adiante! Inclusive existem sacerdotes nigerianos de orixa muito conhecidos aqui e na África, que tem a humildade de reconhecer que são sacerdotes de orixás específicos e não tem axé para serem sacerdotes de ifá mesmo tendo muito mais conteúdo que o que vimos no vídeo... Existem muitas famílias/templos que levam mais a sério, se vcs tiverem interesse procurem um pouco mais, sejam críticos...
Poderia dizer oq está sem nexo ou que foi mal explicado? O quanto vc conhece de Ifá para dizer que há algo estranho ou confuso. Já que vc mesmo afirma que para ser babalawo exige anos de formação? Qual sua experiência com a Religião Tradicional Yorubá?
Maravilhosa Live! Esse Babalawô é realmente comprometido com o seu ofício sagrado ! Gratidão pelos esclarecimentos. Asè
Muito obrigado.
Axé!
Fantástica explicação babá Mario axé
Obrigado.
Axé!
admiro o respeito de vcs à o entrevistado...
Sempre uma ocasião de aprendizado com babá Mario filho
Quem puder ter oportunidade de algum dia consultar o jogo de ifa vá,pois é uma experiência única. Não trata-se só de consulta, é auto conhecimento , você sente a energia do orixá dentro da sala, ou local a qual o jogo de ifa está sendo aberto. É encantador , experiência indescritível.
Só tenho a agradecer aos ancestrais , por repassar este conhecimento as muitas gerações , oportunizando assim que hoje tenhamos contato com o jogo de ifa
Vdd
Onde você fez ?
@@claudiabarros1703 vai no canal Adore Ifa.... babá Marcos ... RJ....joguei com ele....amei o jogo...
Olá Valéria🌹cm faço para ter essa consulta,quem procurar???Vivo em Lisboa Portugal mas sou de Recife.
Eu achava que tinha feito, mas q tinha dado errado pq eu cada coisa q o cara falava ou deixava de explicar me cheirou a pilantragem.depois dessa live eu tenho certeza absoluta q FOI pilantragem🤦🏻♀️
Amo Ifa! Mudou a minha vida. Asèoo
Àse wa!
Orunmila a gbe o laelae
Essa live foi para mim uma grande aula de história Yoruba na visão de um homem inteligente e sem muita frescura. Parabéns.
Agradeço pelas palavras.
@ "Extasiado", acho que esse é a palavra, que aula! Mas fica a pergunta, onde estão os teus livros?
@@mariobittemilher, tenho alguns projetos em andamento.
Querida dupla, primeiro, agradecendo de coração essa riquíssima live; segundo, por favor, traga-o para falar sobre seu caminho no islã, que tem um lado místico belíssimo, é urgente falar disso no Brasil; terceiro, eu fico cada vez mais chocada e passo a entender melhor o dano, a chaga que é o racismo no nosso país, que nos privou de conhecer verdadeiramente sobre as culturas e histórias dos povos de África, e como incorporamos essa herança em nosso país. O mesmo vale para a questão das culturas indígenas, que dizimamos e reduzimos às vergonhosas celebrações do "dia do índio" nas escolas. Racismo é uma grande chaga espiritual, material (histórica), cultural, que só traz o fruto feio da ignorância e distribui sofrimento. Estou mais uma vez honrada de ter tido a oportunidade de aprender tanto com o convidado e com vocês. Obrigada, sempre, de coração.
Espero um dia conhecelo um video do canal dele mudou minha visao de vida gratidao .
Muito obrigado.
Baba o Sr é muito inteligente!!! Parabéns estou aprendendo um pouco
Muito obrigado!
Mario.. MARAVILHOSO!! PARABENS.💯🤞💯✔️💯✔️💯✔️💯✔️💯✔️💯✔️💯✔️💯👋👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🌈🙏🌈🙏🙏🙏🙏🙏🌟🌟🌟🌟🌟🌟🙏💚✨🐌👋👏🧙💫🧙💫🧙💫💫💫🧙🙌🧙🙌🧙🧙🧙😉😉
Muito obrigado!
Estou adorando é uma verdadeira aula
Obrigado.
Sempre um prazer ver nosso irmão Mário explanar sobre a cultura africana. Muita gratidão. Meu saravá amoroso
Muito obrigado!
Baba, mais uma vez o senhor foi impecável em suas palavras para falar de IFA.
Aboru Aboye
Muito obrigado!
O q eu acho q faz falta nos centros são exatamente esse tipo de conversa e ensinamento teórico. Tem muita prática e função, sem repassar a base, mesmo q se apreenda no dia a dia isso tbm faz falta e a pessoa acaba cansando.
Mario filho e excelente 🙌
Obrigado!
A melhor live que já vi! Mario Fiho é fera demais.
Muito obrigado!
Boa noite amigo abençoado Mario filho,eu estou gostando muito desse assunto porquê me despertou o interesse logo após um sonho que tive uma noite dessas,num pedaço do sonho alguém vinha me perguntar sobre IFÁ, que até então nunca pensei em ler sobre,só que logo após esse sonho acabei ficando interessada em saber tudo que eu tiver oportunidade para o meu conhecimento,e com certeza assim que puder vou querer fazer uma consulta ao IFÁ.
Axé!
Muito conhecimento. Muito conhecimento de causa. Isso que é legal
Muito bom!
Muito boa live.. parabéns aos 3
Magnífica perfect fénomenal ótima laivi parabéns 👍😇🙏
Muito obrigado!
Excelente
Que aula. Parabéns ao Canal por nos proporcionar isso. Abraço a todos!
Que show vcs juntos, comecei a pouco a assistir os vídeos do Mário, são aulas interessantes, quando eu puder quero muito conhecer ele pessoalmente.sou do Rio grande do Sul,mas farei o possível pra conseguir visitá-lo.abraco a todos.🌹❣️
Muito obrigado!
Live muito instrutiva. Obrigado
Sensacional.
O orixá encorporou em mim muito forte foi o coração para um lado fígado para o outro foi tão forte que fiquei sem poder andar quaze é muito forte forte eu caí no chão isso fãs 28 anos só incorporei uma vês e nunca mais
Esse tem o meu respeito✨
Muito obrigado!
Parabéns pelo trabalho de vcs. Agregam muito e sabemos que são duas pessoas muito bem intencionadas Bruno e Leo!!
Sensacional 🌻.. gratidão 🌻
Baita aula, Excelente aula!!! Adoraria ouvir o Alexandre Cumino falando sobre a Umbanda!!!
Mais uma live incrível. 😍
E muito inteligente tem um conhecimento infindavel parabens babalao
Muito obrigado.
A melhor coisa que aconteceu comigo foi conhecer ifa
Axé!
Que aula!!
Melhor live de todos os tempos!!!! Fantastico!!!
Muito obrigado.
Muito interessante corresponder as informações que a Ísis Risão e o Mário Filho já colocaram no canal. Por exemplo, lembrei demais dela quando o Mário explicou as similaridades das palavras rio e Ògún e a história que se criou por parte dessas interpretações, que casam demais com os cantos rimados e ritmados pelos "tambores especiais". Incrível esse conteúdo!
Muito boa a live. Mas acho que faltou explicar mais sobre a questão sobre o culto de Ifá Nigeriano e Ifá Cubano, qual as diferenças dessas vertentes?
Parabéns pela Live. Show !!!
Espetacular!!!!
excelente entrevista.
A multiplicidade da sincronia da unidade
Arrasou , muito boa live !
marvilhosooo
Que live maravilhosa! É uma ótima aula! Muito obrigada por isso! Abraços a todos!
Melhor live
Excelente vídeo. Gratidão. 👏👏👏
Maravilhoso ! Ifá salvou minha vida... Meu Odù de Isefa é Iwori Odi ! Após minha esposa engravidar, minha vida mudou completamente. Eu, que jamais havia pensado em ser pai me tornei um paizão ! Aboru Boye, Babaláwo
Ogbo ato o!
Orunmila a gbe o!
Guilherme, vc é de qual cidade? Preciso me cuidar também. Aonde vc se cuidou?
Live top bicho, muito bom mesmo, acho que um dos melhores vídeos do canal.
Sensacional ... o conhecimento liberta !!!
Axéééé!!!
obrigador pelo o conhecimento passado
Quantas saudades de vcs... Fiquei mal acostumada com a quarentena 😂😂😂
Ótimo iniciativa! Parabéns pelo conteúdo e por levar um pouco mais de luz sobre uma cultura tão tradicional e importante, mas que, infelizmente, ainda é muito associada a preconceitos de parcela da população. Por mais iniciativas como essa.
Muito bom e esclarecedor
Muito obrigado.
voltando nessa live dps de 2 anos agora na umbanda to entendendo muito mais
Muito interessantes os pontos e muito embasado o entrevistado, já vi em outros vídeos e ele é o único sacerdote Yoruba que já vi que traduz os termos em Yoruba corretamente, diferente de alguns que traduzem sem levar em consideração a tonalidade. Além de demonstrar ter um conhecimento muito amplo sobre tudo o que comenta, e não tem problema em dizer "não sei", algo que resolveria o problema das invenções sem nenhum embasamento que vemos tanto por aí, vinda de pessoas/sacerdotes que não tem humildade pra admitir quando alguma coisa foge do seu conhecimento (afinal, ninguém sabe tudo).
Sobre o candomblé vegano, se for incoerente ou ocidentalização, ou implicar transformação, como explicar a abolição de práticas como escravidão e sacrifício humano que historicamente eram parte dos cultos Yoruba e hoje não mais são, implicaria que o culto a orixá Yoruba não é mais isese porque não pratica mais sacrifício humano? O sacrifício nem sempre é para alimentação também, porque há registros de sacrifício humano, tanto histórico quanto arqueológico, entre os Yoruba, mas não de canibalismo ritual (exceto no caso da instituição de novos reis que ingeriam parte do coração do regente anterior então falecido)... é bem complexa essa questão de mudanças e variações. De fato pegando como exemplo os costumes de sociedades de culto a Oxum, entre as quais há diferenças entre o que constitui oferenda e o que constitui tabu, como podemos ver no documentario sobre Oxum de Osuntoki Mojisola... em alguns lugares é ewo oferecer caramujo a Oxum, em outros não, etc. Assim, talvez o mais preciso seria admitirmos que, no contexto Yoruba, não existem dogmas universais, há um ditado que epitomiza bem isso "bayi lawa nse ni ile wa, ewo ibomiran." (Tradução: O que é costume em nossa casa pode ser tabu em outra).
Eu não falo em dogma, mas em tradição. Especificamente a tradição em que somos educados e instruídos.
Em minha família tradicional yorùbá há diversos tabus, que não encontramos em outras, como, por exemplo, beber Emu (vinho de palma) ou comer Ilá (quiabo). Em nossa família isso são tabus absolutos, os quais sigo sem nenhuma dúvida. Quando vejo outras famílias consumindo Ilá e bebendo Emu, eu não faço juízo de valor.
No entanto, as informações discutidas por mim nesse vídeo fogem de dogmas.
Axé baba Mario filho
Axé!
Realmente é difícil
👏👏👏
Axé baba Mario
Já fui no culto de Egungun ,é sinistrooooooo !
Sinistro cm assim,explica fiquei curiosa
Tipo ifá cubano?
amei o quadro do Mario Filho
É um quadro de Roberto Velloso
❤
Até os anos 80, a incorporação na umbanda cearense era muito forte. Colocavam uma panela com água e ervas para ferver e o pai de santo retirava um pouco e derramava na cabeça do médium incorporado. Exu pisava sobre garrafas quebradas e os índios pisavam no fogo. O médium acordava ileso. O meu primeiro pai de santo( seu Raimundo índio)) incorporava com o príncipe Gerson fazia coisas difíceis de acreditar nos dias atuais. Não sei o que aconteceu . Mas eu tenho uma opinião: para mim um bom conselho, a abertura dos caminhos ,um remédio caseiro etc vale mais do que pisar no fogo. Todavia , fenômenos como pisar no fogo sem queimar o médium é uma prova de estar incorporado.
Vei tragam ele de volta logo pra falar sobre essa ordem sufi muçulmana que ele segue e em outra Live pra falar da umbanda omoloco.
Sabemos que os sacrifícios feitos com os animais alimentam também os quilombos neste caso tratar informa de axé para retornar para mim mesmo creio que também estou retornando para mim que ambas
Incrível!!!!!!! Mas desisti de assistir de tanto comercial que tem!!!!!!!
Gostaria que falasse sobre o urim e tumim que era usado pelos hebreus
DEMAAAAAISSSS
Tinham que fazer um Silmarillion disso tudo
Qual a dierenca entre Emere e Abiku, por favor ?
Eu acho q os orixás perderam da vista um pilantrinha aqui no Ceará..rapaz, tudo q o Mario disse q era errado o cara faz.tô passada...
Oi, Rafaela. Tudo bem? Quem foi esse rapaz que tu falou? Tem algum lugar que você conheça em Fortaleza que você indicaria? Queria conhecer o Ifá e um lugar de prática de umbanda confiável.
Reassistindo essa aula foda. Vida complicada a do Mário, deve ser odiado e perseguido de todos os lados possíveis. Macumbeiro, muçulmano e militar.
Mas é a vida!
Pois é... Nem sabia q isso era possível. Kkkkk
Poxa e o contato para ver essa casa.
Incorporação com orixá não é brincadeira da muito medo pelo seguinte é uma coisa surreal tem pessoas que não sabem Oque é isso
👍🏽👍🏽👍🏽
Todas as religiões possuem semelhanças. Por isso eu não me assusto quando vejo um espírito se manifestar na umbanda , se identificando como asteca, tolteca, maia, , cigano, padre, monge, xamã, indiano, tuaregue... seja quem ele for. Eu amo a religião Umbanda e gosto muito dos cultos ioruba, particularmente o cjlto de Ifa.
Seu Mário boa tarde... Todos temos que encarnar aquu na terra? Mais eu acredito que tem outras vidss nas dimensões se fomos de lá ... E se fomos outros seres não humanos?
Desculpa o erro de português rs
Viemos pra terra pra ser sugados de energias negativas , sofrimentos
Vocês acham que os zanguebetos são reias?
Meu nome e leanderson como eu poço cuidar do meu odum obra
Me cuido com babalawó do rj se vc quiser lhe passo o contato dele.Ele maravilhoso
Mais alguém aqui é apaixonado pelo Bruno? Haha 😍
Eu heim.
Não aguarda em matar animal para sacrifício de um ritual religioso em quanto na realidade existe outra forma de fazer mesmo porque a oferenda da da não é necessariamente para o orixá e sim para benefício do próprio ofertante
Eu já não acho certo se a pessoa tem um trato antes de encarnar uma pessoa vir e quebrar esse trato... sai sendo até egoísmo quebrar um trato encantatório simplesmente pela vontade de ter a pessoa ali..... Mas cada um é cada um, apenas digo oque penso.
Mt anúncio. Não consigo mais assistir o video. Me irritou mt
me consultei com dois " babalawos" casados que me assediaram , desisti!
Sinto muito, Luciana.
Nomes por favor ?
Kabbala e as sefirot com os orixas : 1) Netuno - obatolá 2) Urano- iansã 3) Saturno -xango 4) Júpiter oxossi 5) Marte-ogum 6) Sol-oxalá 7) Venus oxum 8) Mercurio exu 9) Lua yemanjá 10) Terra-obaluaie e 11) Plutão-Nanã , Rahu e Kethu deve ser a cundalinda serpenteando no meio ou egungun . Conhecimento da humanidade ,fala sobre os vedantas e como zoroastra foi lá e pegou os conhecimento deles e inverteu tudo .
Pessoal que se interessa pelo culto tradicional ioruba, cuidado! O que mais se tem hoje em dia são pessoas dizendo ser babalawos mas não é bem assim... realmente é muito fácil encontrar sacerdotes de ifa nigerianos nas redes sociais, ir na África e se iniciar, porém ser um babalawo exige anos de preparação... Gosto muito do canal porém desculpa, mas não sei se é a didática que foi ruim ou realmente é difícil passar conteúdos sobre o culto tradicional iorubá, porém foi bem ruim e várias coisas estranhas e sem nexo, informações razas... talvez ele até tenha conteúdo mas não sei se é carisma... Existem babalawos sérios, com mais conteúdo, que conseguem passar isso adiante! Inclusive existem sacerdotes nigerianos de orixa muito conhecidos aqui e na África, que tem a humildade de reconhecer que são sacerdotes de orixás específicos e não tem axé para serem sacerdotes de ifá mesmo tendo muito mais conteúdo que o que vimos no vídeo... Existem muitas famílias/templos que levam mais a sério, se vcs tiverem interesse procurem um pouco mais, sejam críticos...
Poderia dizer oq está sem nexo ou que foi mal explicado? O quanto vc conhece de Ifá para dizer que há algo estranho ou confuso. Já que vc mesmo afirma que para ser babalawo exige anos de formação? Qual sua experiência com a Religião Tradicional Yorubá?
@@Marcelo-rd8it o limite entre a religião e a loucura é muito tenie. Apenas 3 palavras para vc ter uma resposta: Abra seus olhos 🤷🏻
Não adianta atiçar e depois não explicar nada com nada, Gabriel
@@brunafal Como diria o chorão: "Falam falam o tempo todo, mas não tem nada a dizer"
Essa frase te resume, Gabriel.
@@Marcelo-rd8it No candomblé é cheio de gente assim. Querendo saber tudo sem saber nada.
Sensacional.........