Acho que o recomendado atualmente, é aprender C sharp, java javascript , Já que atualmente os cara pedem muito requisitos para um emprego de programação, se duvidar pedem até certificado de construção de um foguete, tem que aprender tipo umas 5 linguagens, ai complica pakas KKKKKKKKKKKK, além de ensino superior, faculdade, diploma de hogwarts, Ter criado 50 games mundo aberto estilo albion online, E ser primo do elon musk.
Em resumo: Java, Javascript e Python são as linguagens onde há um número maior de vagas, então se a sua busca é por um posto de trabalho a sua resposta está ai. Isso visualizando via Linkedin com filtro de país para o brasil. Já o C# e PHP estão próximos em relação a quantidade de vagas, mas contam com menos profissionais disputando essas vagas. O que pode ser muito bom.
Sim, estou indo para PHP, ja tenho 4 anos de XP como front, mas agora decidi escolher algo voltado para back, e ja mexi com PHP e C#, porem como dito, irei para o PHP eu acho kk
Vou falar a minha experiência. Claro que irei generalizar, pois sempre há exceções para tudo na vida. PHP: Não vale a pena! A linguagem está cada vez mais obsoleta no mercado de trabalho e quem usa ela geralmente são projetos pequenos, ou seja, o famoso freela que o programador resolve em poucos meses. Javascript: é a linguagem web. Se você quer atuar em desenvolvimento web, a esmagadora maioria das empresas vai usar Javascript e suas libs (React, Vue, Angular, NodeJS, Nest, Next, React Native para projetos mobile menores). É o framework que coloca comida na mesa, mas os projetos não costumam ser muito duradouros, é o famoso: resolveu? Obrigado! E fica por isso mesmo. Python: O framework popular e nichado ao mesmo tempo. RARAMENTE vai ter Python na web. Ele é usado em 99,9% dos projetos com ciência de dados, automações, infraestrutura de servidores, IA, e segurança da informação. Apesar da sintaxe, na minha opinião, ser a mais fácil de todas, é um framework nichado. Kotlin e Swift : Frameworks dos desenvolvedores mobile. Tem mercado? Sim, mas sempre são bem específicas, pois pra esses frames você será a pessoa que precisará de uma máquina com bastante memória RAM pra rodar os simuladores e testes. Vale apena apenas se você quiser focar unicamente em desenvolvimento mobile e nada mais. Go, Ruby, Dart e Rust: esquece isso! Quem usa esses frames são a exceção da exceção! Java, C, C# e C++: Os frameworks que tiram o sono do dev pela sua dificuldade, mas são as que mais darão estabilidade e crescimento na carreira. Empresas que usam esses frames são as que têm projetos grandes, duradouros e com muito investimento. Por serem frameworks mais antigos e mais robustos, sempre serão usados em desenvolvimento de software, ou seja, a manutenção desses projetos será frequente, fora que quem programa nesses frames é sempre bem visto por gestores de TI. Acredite em mim: os melhores salários estão aqui. C e C++ são mais nichados e estão obsoletos, mas, Java e C# são estabilidade na certa. Repetindo: generalizei pela minha experiência de 10 anos nesse mundo. Toda regra tem sua exceção, mas, se eu posso dar um conselho é que se você quer estabilidade no mundo do TI, não ficar sendo mandado embora após 4 meses porque o projeto foi entregue e não tem mais demanda, trabalhe com Java e C#.
@@PIL1212 Mermão, me convenceu, já estava pensando em estudar C# por conta de pessoas que conheço, agr tá tendo promoção pra vários cursos na Udemy e você me deu o último empurrão necessário. Vlw😅 🫂
Há uma abundância de conteúdo sobre C#, mas para os iniciantes absolutos, ainda existe uma barreira, pois o material não está centralizado em um único lugar. Embora haja o Balta como exceção, mas a plataforma dele pode não ser suficiente para um iniciante completo. Isso acaba deixando a Udemy como alternativa, porém alguns cursos não estão atualizados, o que pode desmotivar quem está ingressando agora no aprendizado. Em resumo, é evidente a falta de cursos para iniciantes de C# no mesmo nível e abrangência encontrados para JavaScript.
Рік тому+8
Concordo! E isso acaba em mais um paradoxo (são muitos 😂) pois muito curso de JS vai facilitar termos novos desenvolvedores JS e ter muito desenvolvedor JS estimula os produtores a só gerar conteúdo de JS. Mas o único jeito é cada um fazer sua parte mesmo, da minha, vou criando conteúdo mais voltado à C# mesmo sabendo que os números são menores, mas é que no meu caso, meu intuito é só devolver pra comunidade. Se eu quisesse fama e dinheiro, produziria conteúdo JS ou pra IA 😅 Além do Balta, eu gosto muito do conteúdo do Renato Groffe e do canal .NET sem falar também do Macoratti (que já estava ensinando quando eu cheguei há 20 anos!) E adicionando também o Microsoft Learn que é muito bom e reúne material pra quem tá começando (e até pra quem tá mais avançado).
@@juniorodrigues8198 mas o learning da Microsoft tem tudo e mais um pouco. Tem documentação, tem vídeo, tem laboratório, tem um monte de exemplos prontos, tem trilha pra certificação, tem eventos toda semana, tem estudos de caso, tem fast track. Oq eu não tem é influencer com "fórmula milagrosa". É até bom, pq já filtra bem o mercado.
O .NET é super rápido e super produtivo, a linguagem C# super moderna, é open source, a documentação da Microsoft é uma das melhores, o C# vc consegue utilizar para praticamente tudo. Porém, na prática, apesar de ser muito boa, não vejo o mercado aderir com tanta força. Por exemplo, no mobile, é Kotlin, Swift, React native, Flutter. Dificilmente vc vê xamarin (o MAUI então, menos ainda) nas empresas. No Front, por mais que a Microsoft venha apostando no Blazor, vc também não vê adoção do mercado. Onde o C# realmente tem alguma relevância é no back end, mas ainda sim menos usado do que Java e PHP. Com Node e Python crescendo muito nos últimos anos e ainda com concorrência de GO e até Kotlin (que começa a surgir no back). O único mercado que realmente o C# é protagonista é o mercado de Games. Por que será?? será que o C# ainda sofre o preconceito por ser da Microsoft?? pelo que ela se tornou hoje em dia, era para dominando com força o mercado de programação. C# é uma das melhores(se não a melhor) linguagem de mercado, mas infelizmente não se vê tanta adoção dela em novos projetos.
11 місяців тому+6
Excelentes pontos levantados! E tirando a parte do back eu concordo com tudo que você colocou. Talvez o MAUI ainda venha a ser relevante, mas é só aposta. Blazor eu acredito menos, mas quem sabe 🤷♂️ Quanto ao back, eu acho que o mais comum hoje é o C# e Java. PHP só vejo relevância se estivermos falando de Wordpress. Mas é só a minha visão mesmo, obrigado por compartilhar!
Muito interessante, concordo plenamento com a parte da Gambiarra com o TypeScript, só acho que você esta um pouco desatualizado sobre PHP, (esta na versão 8.3) é normal, visto que nós vivemos em "bolhas" e isso ofusca um pouco nossa visão para além. Norte da Europa e boa parte da Asia, é "dominado" por PHP.
4 місяці тому
Não duvido nem um pouco da força e relevância do PHP, afinal de contas, todo lugar tem um Wordpress! Mas você está certo, não faz tempo que não vejo nada de PHP mesmo! Valeu!
Pelo que observo, C# e Java sempre foram linguagens nível Enterprise, ou seja, usadas por grandes empresas como bancos, indústrias, etc. Linguagens baseadas em JS é mais comum em apps, sites, e-commerce. Python vejo mais em soluções voltadas para análise de dados. Não vejo isso mudar tão cedo.
Estou aprendendo C# por causa da Game Engine Unity e acabei gostando demais da linguagem e pretendo aprofundar meus estudos para poder aplicar a linguagem em outras propostas de trabalho e plataformas, adorei o Video.
Além do Java tem o Kotlin também. Se eu fosse recomendar alguma além do C# acho que seria Kotin em vez de Java. Tà crescendo bastante e por ser mais nova tem menos concorrência.
@@BrunoBechara12 Se tu gosta de desenvolvimento de games vai de C#, se gosta de desenvolvimento Android vai de Kotlin. Se mesmo assim estiver na dúvida, pede pro chat GPT fazer várias coisas, ambas em C# e em Kotlin e vê o que mais gostou. Acho que em termos de salário para junior as duas são mais ou menos equivalentes.
@@anniepunktô pensando em depois de estudar C#, começar a estudar Kotlin, vc acha uma boa? Tô sabendo que vai ser muito difícil estudar as duas, principalmente C#, mas se eu ver futuro no Kotlin, eu me arrisco kk
Atualmente eu domino o básico do C++ que aprendi na faculdade de ADS e estou iniciando meus estudos em C#. Acho que dá pra levar os estudos dessas duas linguagens de boa.
8 місяців тому+5
Se você sabe C++ não é C# que vai te dar trabalho! 😊
Muito obrigado pelo excelente vídeo. Com relação a aplicação do C# para Machine Learning e Inteligência Artificial, eu gostaria de saber se ela se compara ao Python, ou se este é melhor que aquela.
8 місяців тому
Eu que agradeço o comentário! Embora o C# já tenha (e está ganhando novas) funcionalidades para ML e IA, se seu desejo é trabalhar nessa área, recomendo o Python mesmo! Pode ser que mude algo no futuro, pois cada vez mais a Microsoft se alinha com a OpenAI, mas seria apenas especulação!
SOu desenvolvedor Java com experiência, mas venho flertando com o .NET ha um tempo...mas nunca fiz curso referente...vale a pena? Tenho 38 anos, e me canditataria a vaga de Junior, é muito dificil?
10 місяців тому
Se você já desenvolve com Java, o mais trabalhoso pra você vai ser corrigir uma coisinha ou outra que vai acabar dando errado por causa de alguma diferença pequena na sintaxe ou algum tipo de dado que existe em um e não no outro. O que eu quero dizer, é que vai ser tranquilo. As duas linguagens são muito parecidas e tem espaço no mercado. Não acho que você começaria necessariamente como júnior mas pode ser que tenha que pegar alguma vaga com salário menor do que o que você conseguiria com Java, pela questão da experiência, então leve isso em consideração!
Aprendi JavaScript/typescript com node js, e até hoje não consegui vaga. Venho aprendendo c# a algum tempo e me cativou de cara. Vi mais vaga pra iniciante pedindo c# ou Java do que JavaScript.
obrigado pelo otimo video ! voce recomendaria c# pra qem tem interesse em trabalhar como autonomo ou ter empresa propria ? pois ha quem diga que nao tem muito campo para quem tem interesse em ser autonomo com o c#.
9 місяців тому+1
🤣se juntar o tempo que eu tenho como autônomo ou dono de empresa, já dá uns 15 anos, boa parte com VB (que é bem "pior" que C#) e nos últimos anos, só C#. Não vai nessa não, tem muita área pra todas as linguagens mais famosas. Pra não alongar muito, você pode se manter bem na vida com C#, VB.NET, Java, JS, Python, Rust, PHP (e outras, pra não me alongar). E não tô falando de todas juntas não, se escolher uma só, já vai ter campo! Eu recomendo C# como você viu no vídeo, e sim, você vai conseguir trabalhar em diversas áreas, até jogos! Abraço!
Eu sou autônomo e migrei recentemente para C# devido a isso.. com uso do Blazor, eu não preciso mais terceirizar ninguém para o front, escrevo tudo em C# e além de lindo fica muito performático
me deparei naquela fase da vida que ja quebrei pós pandemia , quero ser programador, porém muito indeciso em qual linguagem seguir, acha que no c# eu devo me encontrar , e é uma area promissora onde não será dificil conseguir uma vaga ? ?
3 місяці тому
Quanto a se encontrar, eu não teria como palpitar. Quanto a ser promissora, sim, não só é, como já está estabelecida. Difícil de encontrar vaga, é e não é. Tem bastante vaga até, mas a primeira é sempre difícil. Procura o vídeo de road map e plano de estudos que tem aqui no canal e dá uma assistida, deve te dar um norte!
minha duvida é a mesma do amigo , c# ainda é muito promissor nas vagas futuramente ? seria facil arrumar um emprego com essa linguagem ?
3 місяці тому
@@Cvalentina15 Essa é uma pergunta complicada! Não é fácil arrumar emprego em nenhuma linguagem! Dito isso, eu acho que é mais fácil em C# do que nas outras pela quantidade de vagas comparada com os programadores. Talvez, se fosse pra recomendar outra linguagem, seria JavaScript, mas o problema de JS é que tem gente demais.
Sou completo iniciante na programação e me interesso por backend. Tô mt em dúvida de qual linguagem escolher, qual seria a melhor?
9 місяців тому
Nesse vídeo eu dou um panorama geral das linguagens, minha recomendação é o C# por ser uma linguagem que "serve pra tudo". Mas é claro que você tem que ver se gosta dela. Eu recomendo fazer uma tentativa!
programo em typescript + node js no back e react no front end, mas dada a quantidade de vagas q pedem react no front e C# ou Java no back, to decidido em estudar uma segunda linguagem (programo só há 3/4 meses) acha uma boa ideia? dizem q o ideal é focar na linguagem que você escolheu como primária, e de fato, js é a que eu mais gosto, mas mais do back-end em si. por isso estou pensando seriamente em, pelo menos, ir pra uma linguagem back-end e ficar com o js só no front. mas bate aquele medo de acabar perdendo tempo
8 місяців тому+1
É uma pergunta impossível de se responder pois qualquer caminho pode ser bom (ou ruim). Realmente o ideal é focar em apenas uma linguagem, ao menos no começo e 3/4 (em geral) é pouco pra ter se aprofundado como fullstack. Mas se não estão aparecendo as oportunidades e você consegue aprender tão rápido, eu embarcaria em C# ou Java e iria conciliando com o front em React pra não acabar esquecendo o que já aprendeu! Boa sorte!
Cara, me tire uma duvida, pretendo fazer um app desktop (futuramente se der certo irei lançar no futuro) e estou em duvida entre java e c# para fazer o programa seguro e rapido e se nao for pedir demais, muito bonito também. C# é realmente melhor?
8 місяців тому+1
A resposta de quem é "melhor" é sempre complicada pois envolve gostos pessoais, além de técnicos. Pra mim é SIM, pois gosto mais da linguagem. Tecnicamente você consegue fazer tanto com C# quanto com Java, aí vai ficar pra você decidir qual acha melhor. Eu gosto mais da proposta de usar C# com Xamarin (hoje) ou MAUI (futuro próximo). Mas vou deixar uma sugestão, caso se encaixe no seu caso. Você pode fazer em Blazor PWA, dessa forma vai ter o app funcionando em qualquer lugar, de celular à desktop.
Estou iniciando em C# e to achando muito difícil achar conteúdo atualizado.
11 місяців тому+1
Se está começando pode ir por esse livro aqui: ua-cam.com/video/SRiAUls6S1s/v-deo.html
11 місяців тому+1
E uma coisa que é comum, é a gente ter medo de um conteúdo de 2/3 anos achando que está velho. A base da linguagem é ainda mais antiga que isso, então pode ir sem medo. As coisas mais novas, dá pra deixar pra depois.
por que são tecnologias novas tenta ver videos dos indianos ta cheio rsrs e isso é bom porque eles que vao ditar la na frente qual linguagem que usam e C# concerteza vai ser uma delas, até porque quem hoje em dia entra na progamação começa com joguinhas na unity e pegam trampo de back end em .net.
Tá aí uma área que não tenho muito contato (estágios). Eu acredito, que assim como vaga para júnior, também tenha bastante vaga de estágio (comparado com outras linguagens), porque é uma linguagem muito utilizada, principalmente para fazer sistemas mais simples (baseados basicamente em CRUDs) mas lógico que vale a pena dar uma olhada nas empresas de estágio e na sua faculdade.
Não sei se tem em abundância, mas consegui um estágio recentemente que faz uso de techs da MS e por conta disso tudo que é integração via código como plugins/actions é feito com C#.
OLA MILTON ,TENHO UM FILHO DE 12 ANOS ,ELE FEZ UM CURSO DE C# NA INFINITE ELE QUER CONTINUAR OS ESTUDOS,MORO EM SALVADOR E NÃO SEI ONDE COLOCAR ELE PRA CONTINAR. ACHO QUE NÃO TEM UM QUE SEJA PRESENCIAL,INDICA UM ONLINE? OBRIGADA.
6 місяців тому+1
Olá! Alguns pontos que você precisa analisar. Se ele já fez um curso, então já deve saber o básico. Nesse caso, eu partiria pra algo mais avançado, mas você precisa ter cuidado, pois ele é criança (também tenho filhos) e se você apertar, ele espana 😂 Quero dizer, vai no tempo dele, não força demais. Eu ainda faria um teste, pra ver se ele aprende com livro ou curso e se ele consegue se virar em inglês. São muitas variáveis, então só você pra poder fazer os testes. Mas procura algo como (tanto livro como curso): Desenvolvendo aplicações com ASP.NET. Outra excelente opção é a Alura e se você achar que ele consegue seguir um ritmo mais forte e focado, procura o Balta.io. Mas a Alura é mais garantia de que ele se adapta pois lá tem de básico a avançado!
Acho que o recomendado atualmente, é aprender C sharp, java javascript , Já que atualmente os cara pedem muito requisitos para um emprego de programação, se duvidar pedem até certificado de construção de um foguete, tem que aprender tipo umas 5 linguagens, ai complica pakas KKKKKKKKKKKK, além de ensino superior, faculdade, diploma de hogwarts, Ter criado 50 games mundo aberto estilo albion online, E ser primo do elon musk.
Infelizmente isso acontece muito mesmo 🥲
Já vi vaga de programador C# exigindo CNH kkkkkkkk
Em resumo: Java, Javascript e Python são as linguagens onde há um número maior de vagas, então se a sua busca é por um posto de trabalho a sua resposta está ai.
Isso visualizando via Linkedin com filtro de país para o brasil.
Já o C# e PHP estão próximos em relação a quantidade de vagas, mas contam com menos profissionais disputando essas vagas. O que pode ser muito bom.
py , java e js tem mais vagas porque tem mais profissionais que atuam na area
Sim, estou indo para PHP, ja tenho 4 anos de XP como front, mas agora decidi escolher algo voltado para back, e ja mexi com PHP e C#, porem como dito, irei para o PHP eu acho kk
@@edu_amr php é top, tinha muito preconceito com a sintaxe, mas depois que comecei a trabalhar me acostumei...
Vou falar a minha experiência. Claro que irei generalizar, pois sempre há exceções para tudo na vida.
PHP: Não vale a pena! A linguagem está cada vez mais obsoleta no mercado de trabalho e quem usa ela geralmente são projetos pequenos, ou seja, o famoso freela que o programador resolve em poucos meses.
Javascript: é a linguagem web. Se você quer atuar em desenvolvimento web, a esmagadora maioria das empresas vai usar Javascript e suas libs (React, Vue, Angular, NodeJS, Nest, Next, React Native para projetos mobile menores). É o framework que coloca comida na mesa, mas os projetos não costumam ser muito duradouros, é o famoso: resolveu? Obrigado! E fica por isso mesmo.
Python: O framework popular e nichado ao mesmo tempo. RARAMENTE vai ter Python na web. Ele é usado em 99,9% dos projetos com ciência de dados, automações, infraestrutura de servidores, IA, e segurança da informação. Apesar da sintaxe, na minha opinião, ser a mais fácil de todas, é um framework nichado.
Kotlin e Swift : Frameworks dos desenvolvedores mobile. Tem mercado? Sim, mas sempre são bem específicas, pois pra esses frames você será a pessoa que precisará de uma máquina com bastante memória RAM pra rodar os simuladores e testes. Vale apena apenas se você quiser focar unicamente em desenvolvimento mobile e nada mais.
Go, Ruby, Dart e Rust: esquece isso! Quem usa esses frames são a exceção da exceção!
Java, C, C# e C++: Os frameworks que tiram o sono do dev pela sua dificuldade, mas são as que mais darão estabilidade e crescimento na carreira. Empresas que usam esses frames são as que têm projetos grandes, duradouros e com muito investimento. Por serem frameworks mais antigos e mais robustos, sempre serão usados em desenvolvimento de software, ou seja, a manutenção desses projetos será frequente, fora que quem programa nesses frames é sempre bem visto por gestores de TI. Acredite em mim: os melhores salários estão aqui.
C e C++ são mais nichados e estão obsoletos, mas, Java e C# são estabilidade na certa.
Repetindo: generalizei pela minha experiência de 10 anos nesse mundo. Toda regra tem sua exceção, mas, se eu posso dar um conselho é que se você quer estabilidade no mundo do TI, não ficar sendo mandado embora após 4 meses porque o projeto foi entregue e não tem mais demanda, trabalhe com Java e C#.
@@PIL1212 Mermão, me convenceu, já estava pensando em estudar C# por conta de pessoas que conheço, agr tá tendo promoção pra vários cursos na Udemy e você me deu o último empurrão necessário. Vlw😅 🫂
Há uma abundância de conteúdo sobre C#, mas para os iniciantes absolutos, ainda existe uma barreira, pois o material não está centralizado em um único lugar. Embora haja o Balta como exceção, mas a plataforma dele pode não ser suficiente para um iniciante completo. Isso acaba deixando a Udemy como alternativa, porém alguns cursos não estão atualizados, o que pode desmotivar quem está ingressando agora no aprendizado. Em resumo, é evidente a falta de cursos para iniciantes de C# no mesmo nível e abrangência encontrados para JavaScript.
Concordo! E isso acaba em mais um paradoxo (são muitos 😂) pois muito curso de JS vai facilitar termos novos desenvolvedores JS e ter muito desenvolvedor JS estimula os produtores a só gerar conteúdo de JS.
Mas o único jeito é cada um fazer sua parte mesmo, da minha, vou criando conteúdo mais voltado à C# mesmo sabendo que os números são menores, mas é que no meu caso, meu intuito é só devolver pra comunidade. Se eu quisesse fama e dinheiro, produziria conteúdo JS ou pra IA 😅
Além do Balta, eu gosto muito do conteúdo do Renato Groffe e do canal .NET sem falar também do Macoratti (que já estava ensinando quando eu cheguei há 20 anos!)
E adicionando também o Microsoft Learn que é muito bom e reúne material pra quem tá começando (e até pra quem tá mais avançado).
a documentação da microsoft já é muito boa
Curso do CFB tem c# completão lá!
que curso é esse man?@@mrcubitcho4586
@@juniorodrigues8198 mas o learning da Microsoft tem tudo e mais um pouco. Tem documentação, tem vídeo, tem laboratório, tem um monte de exemplos prontos, tem trilha pra certificação, tem eventos toda semana, tem estudos de caso, tem fast track. Oq eu não tem é influencer com "fórmula milagrosa". É até bom, pq já filtra bem o mercado.
Tô estudando c# pela recomendação de um professor na faculdade, gostei, realmente uma linguagem muito fácil de assimilar.
Grande Milton, explicações claras e objetivas.
Sucesso.
O .NET é super rápido e super produtivo, a linguagem C# super moderna, é open source, a documentação da Microsoft é uma das melhores, o C# vc consegue utilizar para praticamente tudo. Porém, na prática, apesar de ser muito boa, não vejo o mercado aderir com tanta força. Por exemplo, no mobile, é Kotlin, Swift, React native, Flutter. Dificilmente vc vê xamarin (o MAUI então, menos ainda) nas empresas. No Front, por mais que a Microsoft venha apostando no Blazor, vc também não vê adoção do mercado. Onde o C# realmente tem alguma relevância é no back end, mas ainda sim menos usado do que Java e PHP. Com Node e Python crescendo muito nos últimos anos e ainda com concorrência de GO e até Kotlin (que começa a surgir no back). O único mercado que realmente o C# é protagonista é o mercado de Games. Por que será?? será que o C# ainda sofre o preconceito por ser da Microsoft?? pelo que ela se tornou hoje em dia, era para dominando com força o mercado de programação. C# é uma das melhores(se não a melhor) linguagem de mercado, mas infelizmente não se vê tanta adoção dela em novos projetos.
Excelentes pontos levantados!
E tirando a parte do back eu concordo com tudo que você colocou. Talvez o MAUI ainda venha a ser relevante, mas é só aposta. Blazor eu acredito menos, mas quem sabe 🤷♂️
Quanto ao back, eu acho que o mais comum hoje é o C# e Java. PHP só vejo relevância se estivermos falando de Wordpress.
Mas é só a minha visão mesmo, obrigado por compartilhar!
O que eu mais vejo hoje é a adoção do C# no back, até mesmo empresas migrando de Java para .Net em novos projetos
.net e muito adotado no meio corporativo
Estou estudando C# estou tendo um pouco de dificuldades! Mais já estou vendo um evolução!!
aprenda logica de programação e Programação orientada objeto vai facilita de mais sua vida.
Muito interessante, concordo plenamento com a parte da Gambiarra com o TypeScript, só acho que você esta um pouco desatualizado sobre PHP, (esta na versão 8.3) é normal, visto que nós vivemos em "bolhas" e isso ofusca um pouco nossa visão para além. Norte da Europa e boa parte da Asia, é "dominado" por PHP.
Não duvido nem um pouco da força e relevância do PHP, afinal de contas, todo lugar tem um Wordpress! Mas você está certo, não faz tempo que não vejo nada de PHP mesmo!
Valeu!
8:50
vlw mano, mó cota esperando pra falar de c# kk
Pelo que observo, C# e Java sempre foram linguagens nível Enterprise, ou seja, usadas por grandes empresas como bancos, indústrias, etc. Linguagens baseadas em JS é mais comum em apps, sites, e-commerce. Python vejo mais em soluções voltadas para análise de dados. Não vejo isso mudar tão cedo.
Estou aprendendo C# por causa da Game Engine Unity e acabei gostando demais da linguagem e pretendo aprofundar meus estudos para poder aplicar a linguagem em outras propostas de trabalho e plataformas, adorei o Video.
Cara muito bom, papo sincero. Gostei bastante, primeiro vídeo que vejo seu e já ganhou mais um inscrito, por mais vídeos assim kkk
Além do Java tem o Kotlin também. Se eu fosse recomendar alguma além do C# acho que seria Kotin em vez de Java. Tà crescendo bastante e por ser mais nova tem menos concorrência.
Também estou entre C# e Kotlin, grande dúvida
@@BrunoBechara12 Se tu gosta de desenvolvimento de games vai de C#, se gosta de desenvolvimento Android vai de Kotlin. Se mesmo assim estiver na dúvida, pede pro chat GPT fazer várias coisas, ambas em C# e em Kotlin e vê o que mais gostou. Acho que em termos de salário para junior as duas são mais ou menos equivalentes.
@@anniepunktô pensando em depois de estudar C#, começar a estudar Kotlin, vc acha uma boa? Tô sabendo que vai ser muito difícil estudar as duas, principalmente C#, mas se eu ver futuro no Kotlin, eu me arrisco kk
Quero especializar em js/Vuejs front e c# back
Atualmente eu domino o básico do C++ que aprendi na faculdade de ADS e estou iniciando meus estudos em C#. Acho que dá pra levar os estudos dessas duas linguagens de boa.
Se você sabe C++ não é C# que vai te dar trabalho! 😊
Caiu numa certa dualidade, no início ele afirma q vc n deve iniciar por Csharp, no final ele afirma q espera ter te convencido a iniciar por Csharp
Muito obrigado pelo excelente vídeo. Com relação a aplicação do C# para Machine Learning e Inteligência Artificial, eu gostaria de saber se ela se compara ao Python, ou se este é melhor que aquela.
Eu que agradeço o comentário! Embora o C# já tenha (e está ganhando novas) funcionalidades para ML e IA, se seu desejo é trabalhar nessa área, recomendo o Python mesmo!
Pode ser que mude algo no futuro, pois cada vez mais a Microsoft se alinha com a OpenAI, mas seria apenas especulação!
Concordo plenamente com sua visão.
tô aprendendo python e C# sozinho, mas não sou da área de TI, gosto de aplicar em design
como que você usa programação pra aplicar em design?
@@sabao732também queria saber
SOu desenvolvedor Java com experiência, mas venho flertando com o .NET ha um tempo...mas nunca fiz curso referente...vale a pena? Tenho 38 anos, e me canditataria a vaga de Junior, é muito dificil?
Se você já desenvolve com Java, o mais trabalhoso pra você vai ser corrigir uma coisinha ou outra que vai acabar dando errado por causa de alguma diferença pequena na sintaxe ou algum tipo de dado que existe em um e não no outro.
O que eu quero dizer, é que vai ser tranquilo. As duas linguagens são muito parecidas e tem espaço no mercado.
Não acho que você começaria necessariamente como júnior mas pode ser que tenha que pegar alguma vaga com salário menor do que o que você conseguiria com Java, pela questão da experiência, então leve isso em consideração!
Aprendi JavaScript/typescript com node js, e até hoje não consegui vaga. Venho aprendendo c# a algum tempo e me cativou de cara. Vi mais vaga pra iniciante pedindo c# ou Java do que JavaScript.
obrigado pelo otimo video ! voce recomendaria c# pra qem tem interesse em trabalhar como autonomo ou ter empresa propria ? pois ha quem diga que nao tem muito campo para quem tem interesse em ser autonomo com o c#.
🤣se juntar o tempo que eu tenho como autônomo ou dono de empresa, já dá uns 15 anos, boa parte com VB (que é bem "pior" que C#) e nos últimos anos, só C#.
Não vai nessa não, tem muita área pra todas as linguagens mais famosas.
Pra não alongar muito, você pode se manter bem na vida com C#, VB.NET, Java, JS, Python, Rust, PHP (e outras, pra não me alongar). E não tô falando de todas juntas não, se escolher uma só, já vai ter campo!
Eu recomendo C# como você viu no vídeo, e sim, você vai conseguir trabalhar em diversas áreas, até jogos!
Abraço!
Eu sou autônomo e migrei recentemente para C# devido a isso.. com uso do Blazor, eu não preciso mais terceirizar ninguém para o front, escrevo tudo em C# e além de lindo fica muito performático
Gosto muito do seu conteúdo, o senhor teria algum curso em alguma plataforma?
Obrigado! Ainda não, mas pretendo lançar ainda esse ano (só falta a coragem pra editar)!
pessoal lembrando que as opniões são subjetivas.
Sempre! Essa é apenas a minha opinião!
Ja estudei algumas linguagens mas a que mais gostei foi o c#
me deparei naquela fase da vida que ja quebrei pós pandemia , quero ser programador, porém muito indeciso em qual linguagem seguir, acha que no c# eu devo me encontrar , e é uma area promissora onde não será dificil conseguir uma vaga ?
?
Quanto a se encontrar, eu não teria como palpitar.
Quanto a ser promissora, sim, não só é, como já está estabelecida.
Difícil de encontrar vaga, é e não é. Tem bastante vaga até, mas a primeira é sempre difícil.
Procura o vídeo de road map e plano de estudos que tem aqui no canal e dá uma assistida, deve te dar um norte!
Quero aprender a programar e tô vendo lógica da programação porém tô com muita dúvida em qual linguagem focar sera q c# da pra iniciar bem?
Dá sim, é uma linguagem muito amigável para iniciantes.
Ah obrigado
minha duvida é a mesma do amigo , c# ainda é muito promissor nas vagas futuramente ? seria facil arrumar um emprego com essa linguagem ?
@@Cvalentina15 Essa é uma pergunta complicada! Não é fácil arrumar emprego em nenhuma linguagem!
Dito isso, eu acho que é mais fácil em C# do que nas outras pela quantidade de vagas comparada com os programadores.
Talvez, se fosse pra recomendar outra linguagem, seria JavaScript, mas o problema de JS é que tem gente demais.
Sou completo iniciante na programação e me interesso por backend. Tô mt em dúvida de qual linguagem escolher, qual seria a melhor?
Nesse vídeo eu dou um panorama geral das linguagens, minha recomendação é o C# por ser uma linguagem que "serve pra tudo".
Mas é claro que você tem que ver se gosta dela. Eu recomendo fazer uma tentativa!
A Microsoft vai descontinuar o c#?
programo em typescript + node js no back e react no front end, mas dada a quantidade de vagas q pedem react no front e C# ou Java no back, to decidido em estudar uma segunda linguagem (programo só há 3/4 meses) acha uma boa ideia? dizem q o ideal é focar na linguagem que você escolheu como primária, e de fato, js é a que eu mais gosto, mas mais do back-end em si. por isso estou pensando seriamente em, pelo menos, ir pra uma linguagem back-end e ficar com o js só no front. mas bate aquele medo de acabar perdendo tempo
É uma pergunta impossível de se responder pois qualquer caminho pode ser bom (ou ruim).
Realmente o ideal é focar em apenas uma linguagem, ao menos no começo e 3/4 (em geral) é pouco pra ter se aprofundado como fullstack.
Mas se não estão aparecendo as oportunidades e você consegue aprender tão rápido, eu embarcaria em C# ou Java e iria conciliando com o front em React pra não acabar esquecendo o que já aprendeu!
Boa sorte!
A documentação do C# é muuuuiiito melhor que a do Java.
Ergue as mãos pro céu, porque antigamente documentação da Microsoft era horrorosa. Teve um tempo que a gente tinha que comprar ela à parte
alguem pra parceria pra aprender c#?
Eu tô tentando aprender
Opa Tmj
opa, tamo junto
@@joabta manda seu insta bro
@@2noobgamerbr659 manda seu instagram bro
Cara, me tire uma duvida, pretendo fazer um app desktop (futuramente se der certo irei lançar no futuro) e estou em duvida entre java e c# para fazer o programa seguro e rapido e se nao for pedir demais, muito bonito também. C# é realmente melhor?
A resposta de quem é "melhor" é sempre complicada pois envolve gostos pessoais, além de técnicos.
Pra mim é SIM, pois gosto mais da linguagem. Tecnicamente você consegue fazer tanto com C# quanto com Java, aí vai ficar pra você decidir qual acha melhor.
Eu gosto mais da proposta de usar C# com Xamarin (hoje) ou MAUI (futuro próximo).
Mas vou deixar uma sugestão, caso se encaixe no seu caso. Você pode fazer em Blazor PWA, dessa forma vai ter o app funcionando em qualquer lugar, de celular à desktop.
Atualmente eu estudo javascript e python, pretendo aprender uma linguagem mais robusta tipo c#
Estou iniciando em C# e to achando muito difícil achar conteúdo atualizado.
Se está começando pode ir por esse livro aqui: ua-cam.com/video/SRiAUls6S1s/v-deo.html
E uma coisa que é comum, é a gente ter medo de um conteúdo de 2/3 anos achando que está velho. A base da linguagem é ainda mais antiga que isso, então pode ir sem medo.
As coisas mais novas, dá pra deixar pra depois.
por que são tecnologias novas tenta ver videos dos indianos ta cheio rsrs e isso é bom porque eles que vao ditar la na frente qual linguagem que usam e C# concerteza vai ser uma delas, até porque quem hoje em dia entra na progamação começa com joguinhas na unity e pegam trampo de back end em .net.
@@felipemiehe5797 Oi, vejo muita gente falando dos vídeos de indianos. Mas, nunca achei... Qual canal recomenda? Como vc pesquisa?
@@felipemiehe5797manda o link e nome do canal mano, nunca acho esses canais
Tá
Mas tem vaga de estágio pra c#?
Tá aí uma área que não tenho muito contato (estágios). Eu acredito, que assim como vaga para júnior, também tenha bastante vaga de estágio (comparado com outras linguagens), porque é uma linguagem muito utilizada, principalmente para fazer sistemas mais simples (baseados basicamente em CRUDs) mas lógico que vale a pena dar uma olhada nas empresas de estágio e na sua faculdade.
Não sei se tem em abundância, mas consegui um estágio recentemente que faz uso de techs da MS e por conta disso tudo que é integração via código como plugins/actions é feito com C#.
OLA MILTON ,TENHO UM FILHO DE 12 ANOS ,ELE FEZ UM CURSO DE C# NA INFINITE
ELE QUER CONTINUAR OS ESTUDOS,MORO EM SALVADOR E NÃO SEI ONDE COLOCAR ELE PRA CONTINAR.
ACHO QUE NÃO TEM UM QUE SEJA PRESENCIAL,INDICA UM ONLINE?
OBRIGADA.
Olá! Alguns pontos que você precisa analisar.
Se ele já fez um curso, então já deve saber o básico.
Nesse caso, eu partiria pra algo mais avançado, mas você precisa ter cuidado, pois ele é criança (também tenho filhos) e se você apertar, ele espana 😂
Quero dizer, vai no tempo dele, não força demais.
Eu ainda faria um teste, pra ver se ele aprende com livro ou curso e se ele consegue se virar em inglês.
São muitas variáveis, então só você pra poder fazer os testes. Mas procura algo como (tanto livro como curso): Desenvolvendo aplicações com ASP.NET.
Outra excelente opção é a Alura e se você achar que ele consegue seguir um ritmo mais forte e focado, procura o Balta.io.
Mas a Alura é mais garantia de que ele se adapta pois lá tem de básico a avançado!
Ah sim ,ele gosta.
os professores me disse pra investi nele.
Fala parceiro, estou em transição de carreira e tenho 30 anos então quero ser certeiro ao escolher a linguagem.. Você me recomendaria começar com C#?
SIM!
sou iniciante na programação, c# é bom pra começar?
É excelente! Serve pra um monte de coisa, é orientada a objetos e tipada! Vai fundo!
@ Eu comecei com python mas desanimei. tô procurando uma linguagem nova que me anime. por onde eu começo no c#? tem algum roadmap
@@eIcouto1 ua-cam.com/video/-Q-Me4cfe7k/v-deo.html
@@eIcouto1 ua-cam.com/video/HrA5OPOlmKw/v-deo.html
Partiu estudar C# em 2025.