A verdade é q fazer um prompt é bem fácil mesmo, qualquer um pode chegar e escrever oq quer e vai conseguir, o problema mesmo é conseguir que o prompt se comporte da maneira certa a maioria das vezes, eu por exemplo estou estudando o Stable Diffusion, no começo eu colocava palavras chaves básicas, as vezes conseguia oq eu queria as vezes não, então quando dava problema já incrementava o prompt pra corrigir essas falhas, hoje eu já tenho salvo prompts grandes padrões pra cada estilo de imagem que eu quero, o que me da mto mais confiabilidade no resultado, além de ter modelos salvos específicos pra cada estilo, e usando textual inversion, Loras, hypernetworks, e controlnet da um controle muito grande da saída de imagem, e realmente é mto fácil aprender tudo isso, mas tbm é verdade que quem mexe com isso mais tempo vai ter resultados melhores a maioria das vezes doq quem acabou de aprender.
Esse é o ponto importante,pois tem muita gente que não tem paciência de aprender,se revolta,ou não tem muito tempo, como empresas,eles vão optar pela conveniência e pagar pessoas que já tem esse habilidades com a máquina já desenvolvida pois eles irão perder muito tempo pra os funcionários aprender,vão preferir demitir,ou não,e contratar serviço " terceirizado" em certas áreas. Infelizmente sou baixo das cavernas e não consegui ter paciência com os prompt, minhas imagens sairam maís ou menos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fico feliz que vc está superando a inteligência ✨✨✨✨✨
@@sevennom Tudo que eu sei eu aprendi no site Civitai la tem uma seção de artigos, no github das extensões, e no Reddit do Stable Diffusion, tbm sigo uns youtubers gringos mas a maioria das novidades q saem no youtube a comunidade do reddit já ta falando.
Vi esse comentario do Akita, até comecei a pensar igual. Sou Dev trabalho com IA, e estou em uma empresa a 2 meses, fui contratado exclusivamente para trabalhar em prompt engineering, e hoje vejo de outra forma, não é tão simples como se faz pensar. Não é tão fácil quanto parece alcançar o resultado desejável e correto, pelo fato de ser uma IA, qualquer coisa que ela responde as pessoas consideram como verdade absoluta, e é aí que está o erro, a engenharia de prompt serve para isso, refinar o prompt da melhor forma para o modelo dar uma resposta exata sem erros ou alucinações, até uma palavra em um outro local do texto do prompt gera uma resposta diferente da que você quer, tenho certeza que hoje o Akita tem uma visão diferente sobre o tema, se não, ele é um retardado
Falamos em prompts na forma micro quando expressamos a respeito de produzir imagens (apesar de muitas como você deu exemplo usarem prompts bem complexos que necessitam de dados técnicos espezializados para obter o resultado esperado), e quando falamos de prompts no macro em grandes projetos, daqui para frente vai ser cada vez mais exigido que enviado um comando ele execute na forma precisa, e para obter a maior precisão possível que quer dizer resultado, é necessário passar o prompt cada vez mais técnico e depurado.
Compartilho do seu pensamento. A forma com que você interage com a A.I influência na assertividade da resposta, logo todos podem saber pesquisar, mas será que todos vão obter as melhores respostas? Creio que a forma de interação com as A.Is vai sofrer modificações para melhor, inclusive "adivinhando" onde você quer chegar, sugerindo os melhores prompts, sequenciando prompts e respostas automaticamente e etc.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esses robozinho do sistema só sabe fazer a mesma coisa, aprendi alguma coisa,se denomina especialista,e da golpe nos outros, infelizmente são poucos que são sério em divulgar conhecimento de forma em ampla e eficiente para futuros empreendedores online,que no fundo querem ser livres do sistema escravo do governo...
Na minha humilde observação acho que a pergunta estar sendo feita errada, pra me não é se a promts engineering vai virá uma profissão é o que ela pode nos ajudar a resolver problemas. Sou desenvolvedor e procuro ferramentas para resolver problemas promts engineering é uma delas.
cara, essa área parece ser interessante, você poderia disponibilizar pra gente um link de algum site de preferencia brasileiro que seja bom e confiavel que oferece curso sobre ela?
Pior que não tenho nenhum para recomendar.. dei uma olhada nos poucos disponíveis sobre o tema e achei ainda muito superficial.. quem sabe daqui algumas semanas/meses tenha algum bom disponível sobre ChatGPT/Prompts que realmente valha a pena.
É um comentário aleatório, mas referente as imagens criadas por IA, eu até agora não consegui ver alguma que eu não soubesse que é IA, claro que as vezes por alguns momentos eu olho com calma, mas no geral, as imagens geradas por IA me causam angústia instantânea, por ter cores e luzes que não se encaixam, textura de pele e principalmente as que usam muita ambientação escura ou, ao meus sentidos, imagens "tristes". Sou neurodivergente, normalmente na área de artes eu explico o que eu gosto com o tipo de sentimento que estou tendo no momento, então por isso, esses tumbnails que o pessoal está usando para colocar no youtube, já me faz bloquear o canal para que eu não veja mais esse tipo de imagem. Mas em tempo, gostei do seu vídeo. Parabéns.
Eu tenho percebido um problema que se dá a partir da necessidade de automação de algumas tarefas/rotinas/processos e da falta de integração, seja lógica, seja física, entre tecnologias, apps e dispositivos. Por exemplo, vc pode gerar um prompt adequado pro Chat GPT, mas ele não será capaz de acender uma lâmpada na sua casa. Noutro exemplo, atualmente, vc pode pedir ao Gemini que faça um monte de coisas, mas se pedir a esse modelo de linguagem em seu modo live para que - uma tarefa simplória! - leia um texto pra você, ele não poderá abrir o arquivo... Outro ponto importante também tem sido a própria compreensão das tarefas e como descrevê-las para a máquina. No momento, com repositórios de prompts as pessoas copiam e colam e resolvem aquilo que já existe, outros estudam o que já existe para adaptar e solucionar variações do que já existe. Mas começa a haver quem estude parâmetros e estabeleça metodologias que têm se tornado replicáveis. Esses têm sido os engenheiros/arquitetos de prompts... e a tendência é de a coisa tornar-se mais e mais complexa.
mas o que vai impedir de o mercado ser inundado de prompts já feitos por outras pessoas em que só necessite copiar e colar? ou pegar um prompt pronto e alterar uma coisa ou outra...
Isso é uma Hype, assim como foi com os criadores de NFT, o melhor é investir em como ser uma pessoa mais criativa , essa qualidade é demandada em várias áreas
a IA gen não vai embora não, as empresas não vão aceitar prazos longos de desenv. de projetos só pq o analista/dev quer fazer tudo do zero. O mercado é que manda, a gente querendo ou não.
Dá pra separar até por plataforma isso. Alguns prompts de chat gpt, por exemplo, sao recusados pelo Bing, do nada, sem explicação KK Daí talvez possa ter até prompts especificos pra tal plataforma. "prompts Bard", Prompts Chat Gpt4", "Prompts Bing"
Discrever como linguagen de rust como instrução são assim , A baixar linguagem rust do pc, B função, C string, D numero inteiro , E numero quebrado, F print do rust,
Eu particularmente sempre sei que a imagem saiu de uma A.I kkkk E não curto muito, não sei explicar mas me causa uma coisa estranha. Eu não acho que qualquer pessoa sabe pesquisar no google rs
Programação é basicamente escrever instruções para uma maquina. Você seleciona a linguagem e a arquitetura baseado no problema que você quer resolver, certo? A beleza dos LLMs e NLPs é justamente você utilizar uma linguagem comum aos humanos para processar instruções, contextos, e atualemente voce pode optar por usar vetores embutidos com arquivos esteuturados ou não estruturados, para automatizar algumas tarefas e criar alguns agentes. Eu percebo uma potencial demanda por tradutores, redatores, profissionais de linguistica em conjunto com AI engineers.
Btw, eu tenho desenvolvido RAGs para Offensive Security e afirmo que, 60% do tempo desenvolvendo, foi com prompts bem escritos e caregorização/estruturação das informações que entravam.
Quando comecei a ver ESSAS Tecnologia artificial,a primeira coisa que pensei,era me aperfeiçoar nos comandos,pois quem for Especializado nos comandos vai dominar a inteligência,quem não dominar ,vai ser dominado kkkk. E sim,quem tiver um grande conhecimento em prompt de comando vai ser contratado por diversas empresas,e quem não souber vai ficar só brincadeira com a inteligência
Opinião: Prompt Engineer não será uma profissão, será um hype, e também uma prática do dia a dia. No entanto....ela não só formará novas profissões, como formará a educação de profissões que já exisstem.
Apesa ele ser inteligente ainda ser humanos viês cognitivo, 200 tipo tipo alucinação como informação e confirmação etc, Apesa o cérebro ser supercomputador ele não gostar gastar potencial algo totalmente novos longe nosso potencial
Eu não entendo porque ficamos colocando "Engineering" em tudo hoje em dia. Pessoal acha que só porque existe "Software Engineering", dá pra colocar "Engineering" em qualquer coisa relacionado a tecnologia.
A palavra engenharia vez do latim Ingenium, que é nada mais nada menos que qualidade, talento. Ser engenheiro não tem haver com tecnologia,mas sim a criar coisas nova, Podemos dizer que um psicólogo no ramo da pesquisa pode ser uma espécie de "Engenheiro de psicologia", justamente por ele estar envolvido no processo de criação, formulação te conceitos, teorias.... Muitas das vezes só nos atentamos a conceitos matemáticos, quando tratamos de engenharia, mas vai muito além. É o processo de criatividade . Então acho que engenharia de prompt é um conceito aceitável.
Muita burrice essa ideia de prompt engineering. A especilização em prompt existe por que as IAs são imperfeitas e precisam de esforço extra nos prompts para dar algum resultado. A medida que a tecnologia de IA vai se aperfeiçoando, vai se perdendo a necessidade de conhecimento sobre prompt. O ideal é que a IA possa entender exatamente o que você quer e gerar o resultado, sem a necessidade o uso de múltiplas interações ou uso de opções avançadas. As IAs estão indo por esse caminho. E lembrem-se... se a IA consegue fazer código, ela consegue fazer o próprio prompt.
Não concordo amigo... Por exemplo, se você diz para uma IA gerar uma imagem, como você vai conseguir explicar para ela exatamente com todos os detalhes a imagem que você quer? É para isso que existe o prompt. Se você diz simplemente para a IA "gere uma imagem de um homem" ela vai gerar uma imagem aleatória de um homem. Agora se você, através do conhecimento consegue comunicar exatamente como você quer a imagem é outra história. Então não é burrice. Mas você provavelmente deve concordar com o carinha que comentou no twitter..
A verdade é q fazer um prompt é bem fácil mesmo, qualquer um pode chegar e escrever oq quer e vai conseguir, o problema mesmo é conseguir que o prompt se comporte da maneira certa a maioria das vezes, eu por exemplo estou estudando o Stable Diffusion, no começo eu colocava palavras chaves básicas, as vezes conseguia oq eu queria as vezes não, então quando dava problema já incrementava o prompt pra corrigir essas falhas, hoje eu já tenho salvo prompts grandes padrões pra cada estilo de imagem que eu quero, o que me da mto mais confiabilidade no resultado, além de ter modelos salvos específicos pra cada estilo, e usando textual inversion, Loras, hypernetworks, e controlnet da um controle muito grande da saída de imagem, e realmente é mto fácil aprender tudo isso, mas tbm é verdade que quem mexe com isso mais tempo vai ter resultados melhores a maioria das vezes doq quem acabou de aprender.
Esse é o ponto importante,pois tem muita gente que não tem paciência de aprender,se revolta,ou não tem muito tempo, como empresas,eles vão optar pela conveniência e pagar pessoas que já tem esse habilidades com a máquina já desenvolvida pois eles irão perder muito tempo pra os funcionários aprender,vão preferir demitir,ou não,e contratar serviço " terceirizado" em certas áreas.
Infelizmente sou baixo das cavernas e não consegui ter paciência com os prompt, minhas imagens sairam maís ou menos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fico feliz que vc está superando a inteligência ✨✨✨✨✨
Que isso amigo, gostei. Aonde posso aprender mais sobre? Fiquei interessado.
@@sevennom Tudo que eu sei eu aprendi no site Civitai la tem uma seção de artigos, no github das extensões, e no Reddit do Stable Diffusion, tbm sigo uns youtubers gringos mas a maioria das novidades q saem no youtube a comunidade do reddit já ta falando.
Seu conteúdo/opinião foram muito bem colocados. Parabéns mano, ganhou um novo inscrito 😅
Vi esse comentario do Akita, até comecei a pensar igual. Sou Dev trabalho com IA, e estou em uma empresa a 2 meses, fui contratado exclusivamente para trabalhar em prompt engineering, e hoje vejo de outra forma, não é tão simples como se faz pensar. Não é tão fácil quanto parece alcançar o resultado desejável e correto, pelo fato de ser uma IA, qualquer coisa que ela responde as pessoas consideram como verdade absoluta, e é aí que está o erro, a engenharia de prompt serve para isso, refinar o prompt da melhor forma para o modelo dar uma resposta exata sem erros ou alucinações, até uma palavra em um outro local do texto do prompt gera uma resposta diferente da que você quer, tenho certeza que hoje o Akita tem uma visão diferente sobre o tema, se não, ele é um retardado
Falamos em prompts na forma micro quando expressamos a respeito de produzir imagens (apesar de muitas como você deu exemplo usarem prompts bem complexos que necessitam de dados técnicos espezializados para obter o resultado esperado), e quando falamos de prompts no macro em grandes projetos, daqui para frente vai ser cada vez mais exigido que enviado um comando ele execute na forma precisa, e para obter a maior precisão possível que quer dizer resultado, é necessário passar o prompt cada vez mais técnico e depurado.
Alguém por gentileza compartilha o link do repositório de prompts do GPT?
Compartilho do seu pensamento. A forma com que você interage com a A.I influência na assertividade da resposta, logo todos podem saber pesquisar, mas será que todos vão obter as melhores respostas?
Creio que a forma de interação com as A.Is vai sofrer modificações para melhor, inclusive "adivinhando" onde você quer chegar, sugerindo os melhores prompts, sequenciando prompts e respostas automaticamente e etc.
Olha só, acho que em breve vai rolar uma alta demanda atrás de cursos de engenharia de prompt. Já estou até vendo a alegria dos vendedores de cursos.
kkk tipos de profissão de T.I é o q não falta, agora tem mais uma nova kk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esses robozinho do sistema só sabe fazer a mesma coisa, aprendi alguma coisa,se denomina especialista,e da golpe nos outros, infelizmente são poucos que são sério em divulgar conhecimento de forma em ampla e eficiente para futuros empreendedores online,que no fundo querem ser livres do sistema escravo do governo...
Em 29/08/2024 estou recebendo um monte de propaganda de bootcamp de curso para Eng de Prompt kkkkkk
onde tem curso de prompt para design grafico?
Na minha humilde observação acho que a pergunta estar sendo feita errada, pra me não é se a promts engineering vai virá uma profissão é o que ela pode nos ajudar a resolver problemas. Sou desenvolvedor e procuro ferramentas para resolver problemas promts engineering é uma delas.
cara, essa área parece ser interessante, você poderia disponibilizar pra gente um link de algum site de preferencia brasileiro que seja bom e confiavel que oferece curso sobre ela?
Pior que não tenho nenhum para recomendar.. dei uma olhada nos poucos disponíveis sobre o tema e achei ainda muito superficial.. quem sabe daqui algumas semanas/meses tenha algum bom disponível sobre ChatGPT/Prompts que realmente valha a pena.
Excelente video, gostei mto da sua abordagem, como posso contatá-lo para apresentar um modelo de parceria no campo educacional?
É um comentário aleatório, mas referente as imagens criadas por IA, eu até agora não consegui ver alguma que eu não soubesse que é IA, claro que as vezes por alguns momentos eu olho com calma, mas no geral, as imagens geradas por IA me causam angústia instantânea, por ter cores e luzes que não se encaixam, textura de pele e principalmente as que usam muita ambientação escura ou, ao meus sentidos, imagens "tristes". Sou neurodivergente, normalmente na área de artes eu explico o que eu gosto com o tipo de sentimento que estou tendo no momento, então por isso, esses tumbnails que o pessoal está usando para colocar no youtube, já me faz bloquear o canal para que eu não veja mais esse tipo de imagem. Mas em tempo, gostei do seu vídeo. Parabéns.
Eu tenho percebido um problema que se dá a partir da necessidade de automação de algumas tarefas/rotinas/processos e da falta de integração, seja lógica, seja física, entre tecnologias, apps e dispositivos.
Por exemplo, vc pode gerar um prompt adequado pro Chat GPT, mas ele não será capaz de acender uma lâmpada na sua casa.
Noutro exemplo, atualmente, vc pode pedir ao Gemini que faça um monte de coisas, mas se pedir a esse modelo de linguagem em seu modo live para que - uma tarefa simplória! - leia um texto pra você, ele não poderá abrir o arquivo...
Outro ponto importante também tem sido a própria compreensão das tarefas e como descrevê-las para a máquina.
No momento, com repositórios de prompts as pessoas copiam e colam e resolvem aquilo que já existe, outros estudam o que já existe para adaptar e solucionar variações do que já existe.
Mas começa a haver quem estude parâmetros e estabeleça metodologias que têm se tornado replicáveis. Esses têm sido os engenheiros/arquitetos de prompts... e a tendência é de a coisa tornar-se mais e mais complexa.
mas o que vai impedir de o mercado ser inundado de prompts já feitos por outras pessoas em que só necessite copiar e colar? ou pegar um prompt pronto e alterar uma coisa ou outra...
Isso é uma Hype, assim como foi com os criadores de NFT, o melhor é investir em como ser uma pessoa mais criativa , essa qualidade é demandada em várias áreas
a IA gen não vai embora não, as empresas não vão aceitar prazos longos de desenv. de projetos só pq o analista/dev quer fazer tudo do zero. O mercado é que manda, a gente querendo ou não.
Dá pra separar até por plataforma isso. Alguns prompts de chat gpt, por exemplo, sao recusados pelo Bing, do nada, sem explicação KK Daí talvez possa ter até prompts especificos pra tal plataforma. "prompts Bard", Prompts Chat Gpt4", "Prompts Bing"
Discrever como linguagen de rust como instrução são assim ,
A baixar linguagem rust do pc,
B função,
C string,
D numero inteiro ,
E numero quebrado,
F print do rust,
Tou sabendo disso agora junho/2023
Eu particularmente sempre sei que a imagem saiu de uma A.I kkkk E não curto muito, não sei explicar mas me causa uma coisa estranha. Eu não acho que qualquer pessoa sabe pesquisar no google rs
Gerar Prompt perfeitos é super complexo, ledo engano de quem acha que esta nao é uma profissao do futuro
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eita ! estou chegando atrasada ... conteúdo excelente - acorda a gente para novas oportunidades ... maio 2024 ! tô atrasada ! Muito bom , valeu
também assino o certificado de idiota... e acho que a lista vai ser graaaaaaaande
Programação é basicamente escrever instruções para uma maquina. Você seleciona a linguagem e a arquitetura baseado no problema que você quer resolver, certo? A beleza dos LLMs e NLPs é justamente você utilizar uma linguagem comum aos humanos para processar instruções, contextos, e atualemente voce pode optar por usar vetores embutidos com arquivos esteuturados ou não estruturados, para automatizar algumas tarefas e criar alguns agentes. Eu percebo uma potencial demanda por tradutores, redatores, profissionais de linguistica em conjunto com AI engineers.
Btw, eu tenho desenvolvido RAGs para Offensive Security e afirmo que, 60% do tempo desenvolvendo, foi com prompts bem escritos e caregorização/estruturação das informações que entravam.
acho qeu ele falou besteira, penso que isso se tornará com o criar shader na unity ou blender, precisa ter um conhecimento técnico.
Prompt engineering não fazer pesquisa, e mais complexo e não é e não será profissão. Faz parte das atovidades de AI Engineering
Quando comecei a ver ESSAS Tecnologia artificial,a primeira coisa que pensei,era me aperfeiçoar nos comandos,pois quem for Especializado nos comandos vai dominar a inteligência,quem não dominar ,vai ser dominado kkkk.
E sim,quem tiver um grande conhecimento em prompt de comando vai ser contratado por diversas empresas,e quem não souber vai ficar só brincadeira com a inteligência
Opinião: Prompt Engineer não será uma profissão, será um hype, e também uma prática do dia a dia. No entanto....ela não só formará novas profissões, como formará a educação de profissões que já exisstem.
Também acho, creio que tornará uma hard skill e não uma profissão específica.
Apesa ele ser inteligente ainda ser humanos viês cognitivo,
200 tipo tipo alucinação como informação e confirmação etc,
Apesa o cérebro ser supercomputador ele não gostar gastar potencial algo totalmente novos longe nosso potencial
Eu não entendo porque ficamos colocando "Engineering" em tudo hoje em dia. Pessoal acha que só porque existe "Software Engineering", dá pra colocar "Engineering" em qualquer coisa relacionado a tecnologia.
A palavra engenharia vez do latim Ingenium, que é nada mais nada menos que qualidade, talento. Ser engenheiro não tem haver com tecnologia,mas sim a criar coisas nova, Podemos dizer que um psicólogo no ramo da pesquisa pode ser uma espécie de "Engenheiro de psicologia", justamente por ele estar envolvido no processo de criação, formulação te conceitos, teorias.... Muitas das vezes só nos atentamos a conceitos matemáticos, quando tratamos de engenharia, mas vai muito além. É o processo de criatividade . Então acho que engenharia de prompt é um conceito aceitável.
A galera só mktd se aproveitam das novas tecnologias e começam a rotular.
Muita burrice essa ideia de prompt engineering. A especilização em prompt existe por que as IAs são imperfeitas e precisam de esforço extra nos prompts para dar algum resultado.
A medida que a tecnologia de IA vai se aperfeiçoando, vai se perdendo a necessidade de conhecimento sobre prompt. O ideal é que a IA possa entender exatamente o que você quer e gerar o resultado, sem a necessidade o uso de múltiplas interações ou uso de opções avançadas. As IAs estão indo por esse caminho.
E lembrem-se... se a IA consegue fazer código, ela consegue fazer o próprio prompt.
Não concordo amigo... Por exemplo, se você diz para uma IA gerar uma imagem, como você vai conseguir explicar para ela exatamente com todos os detalhes a imagem que você quer? É para isso que existe o prompt. Se você diz simplemente para a IA "gere uma imagem de um homem" ela vai gerar uma imagem aleatória de um homem. Agora se você, através do conhecimento consegue comunicar exatamente como você quer a imagem é outra história. Então não é burrice. Mas você provavelmente deve concordar com o carinha que comentou no twitter..
Balela...
EXCELENTE vídeo!!! Parabéns. Adoraria combinar uma LIVE para este tema. Topa? Sou @marciookabe