Obrigado Tiago! esperamos conseguir produzir muito mais conteúdo para todos vocês. O feedback de vocês é um ótimo combustível para manter o canal no ar! abração (Luiz)
Amigos da Cervejaria Pett Lou, quero parabeniza-los pela iniciativa de dividir o conhecimento de vocês conosco! E aproveitar para perguntar: "Qual a marca ou fabricante do ácido peracético 2% que vocês usam e qual a proporção! Obrigado e sucesso!
Luiz, boa noite. Tudo bem? Após colocar a cerveja na garrafa é preciso arrolha-la rapidamente? Ou por exemplo, posso encher umas 10 garrafas e depois fecha-las com a tampa?
Vocês estão de parabéns! pela divulgação dos detalhes e a higienização só fiquei com duvida naquele sistema de envase como ele pode ser sanitizado sendo tão pequeno os tubos e conexões? assim dificultando uma possível inspeção visual. Será que não tem uma contaminação cruzada sendo uma fabricação de grau alimentício ? o intuito não é criticar mas entender o processo obrigado!
Luis, a sanitização poderia ser feita com Iodofor? Porque a escolha do ácido peracético? Iodofor também não necessita o enxague se não me engano..abraços
Amigo apoia ver seu vídeo sobre envase em contra pressão comprei uma envasadora igual a sua uma duvida qual a pressão que vc usa pra envasar a sua cerveja? Muito obrigado e boa noite
oi Sandra, adoramos o Travel and Share!!! e que leal que gostou do nosso canal! acompanhe sempre... pois nem sempre vamos falar de fazer cerveja... mas tudo aqui tem cerveja! kkkk abração
Estou começando a conhecer esse mundo cervejeiro. Faz video com dicas de degustação para quem está começando. Gostaria que vcs explicassem um tipo de cerveja (ex. IPA, Stout, Lager) e dessem sugestoes dessas para degustação.
ótima dica Sandra! Vamos explorar o lado das degustações também. Se você ainda não viu, assista esse aqui: ua-cam.com/video/ZkMlhKpul1I/v-deo.html Paty dá ótimas dicas! abração Luiz
Excelente vídeo. Bastante explicativo. Só gostaria de saber as pressões utilizadas na entrada de CO2 na garrafa, e a quantos Kgf a cerveja deve estar para ser envasada. Obrigado.
Parabens Luis pelo excelente trabalho.. Tenho uma duvida de um outro video de Contra Pressao onde o mesmo diz que o tempo para consumo é reduzido por perda de carbonatação... Você sabe me dizer se isso acontece com essa e quanto tempo dura carbonatada na garrafa ? Grato
Olá. Reparei que a cabeça (bocal) do teu arrolhador possui uma extensão ou prolongador que não vejo nos arrolhadores mais vendidos. O que é e qual benefício sobre os convencionais? Obrigado antecipadamente e sucesso na tua empreitada.
eu assisti esse vídeo, vc só recomenda esse equipamento da Brewmetal ou sugere outro mais barato? Obrigado! Fiquei triste pelo fim de seu empreendimento.
Muito bom o video. Você alivia a pressão do KEG antes de usar o contra pressão? A minha dúvida é: Você carbonatou uma cerveja ALE (qualquer) a 2,0kgf/cm², quando for envasar por contra pressão você utiliza essa mesma pressão na linha do envase ou você alivia para uma pressão mais baixa do KEG para poder envasar. Quase nenhum video os cervejeiros falam isso. Obrigado
É verdade Leonardo. Não comentamos especificamente isso. Mas, por definição, o contra-pressão funciona assim (independente do valor da pressão). Se no KEG tem X kgf/cm2 - então, na garrafa vai ter X kgf/cm2. Só então, você alivia a valvula agulha, para reduzir a pressão da garrafa e a cerveja começar a entrar na garrafa. Não confunda CO2 dissolvido no líquido com a pressão que está no KEG. Eu recomendo manter as pressões em 1 kgf/cm2 para evitar estourar a garrafa. Se for necessário, apenas na hora do envase, você pode baixar um pouco a pressão do KEG (você não vai perder carbonatação). Ficou claro?
Você verifica a pressão que está no barril, não a que você usou para carbonatar a cerveja, e ajusta essa pressão lida no barril no manômetro do cilindro de co2 para usar no contra pressão?
+Leonardo Cirimbelli , é isso sim. Você usa a mesma pressão para o barril e para as garrafas. O que pude perceber na prática, é manter a cerveja sempre gelada e evitar contra pressão muito baixa, pois podem liberar CO2 na mangueira e espumar muito.
é um risco que assumimos (mas isso acontece com quase todas as envasadoras manuais/semi-automáticas. Mas com o tempo, você aprende a dosar a pressão e deixar um pouco de espuma no gargalo, expulsando então, o ar residual.
oi Paulo, tudo bem? o mais comum é aproveitar o CO2 da própria fermentação. No final dessa etapa, fechamos a válvula de alívio e o CO2 produzido pelas leveduras é incorporado à cerveja. Outra possibilidade é usar CO2 com grau alimentício para infundir na cerveja (essa técnica geralmente é utilizada para corrigir a carbonatação no tanque).
Quero parabeniza-los pelo belíssimo trabalho e principalmente por compartilhar conosco que gostamos de fazer cerveja informações extremamente importantes, aproveitando a oportunidade gostaria de saber algumas coisa sobre o envase, vocês pasteurizam a cerveja? Se não pasteurizam quanto tempo ela tem de validade a cerveja fresca natural> O que acham do uso do prime ele aumenta a durabilidade da cerveja? obrigado!
Oi Romar! Obrigada por nos acompanhar! Sim, pasteurizamos nossas garrafas. Quanto a cerveja não pasteurizada, não existe um consenso. O ideal é envelhecer a cerveja e fazer um teste sensorial e microbiológico. Os seis meses que estipulamos é baseado no quanto a gente "garante" as propriedades da cerveja. Mas, é importante lembrar que desde que a cerveja sai da fábrica, ela já começa um processo de envelhecimento. Calor e luz só aceleram esse processo. Em relação ao prime, o que acredito que acontece é que ele aumenta o teor alcoólico da cerveja, já que estamos falando de refermentação na garrafa, e o álcool ajuda a preservar, assim como grandes quantidades de lúpulo. Abraços, Patt ;)
blz meu amigo, mas a cerveja entrou em contato com oxigênio antes de arrolhar, e ai? me tira essa duvida. Mas se eu fizer a solução de prime tb serve pois ela só vai maturar na garrafa.
@@familiapattlou Vou envasar apartir de postmix e a carbonatação sugerida é de algo em torno 0,8 bar. Não é muito colocar esses valores acima de 0,8 bar?
Tenho uma envasadora contra pressão que a cerveja está perfeita para tomar , e após envasar fica pouco carbonatada , já fiz até 1,2 de CO2 tanto na conta pressão como na carbonatação, melhorou , mais ainda perde no primer de carbonatação, qual será o problema?
Izah… correto seu pensamento. Entra sim, mesmo em pequena quantidade que a longo prazo vai poder ser perceptível. A questão então é ter alguns cuidados no processo para não ter oxidação em outras vias também.
Só mais algumas curiosidades... Depois de envasada a cerveja, quanto tempo de validade delas com e sem pasteurização? Tem alguma temperatura específica que deve ser mantida?
oi Jerry. Existem muitos fatores que podem influenciar diretamente na validade da sua cerveja. Sabe-se que a pasteurização elimina as leveduras que ainda estão vivas na cerveja, assim como os principais microorganismos patogênicos e outros que podem estragar a cerveja. Porém, o nível de álcool, lupulagem, temperatura de armazenamento também pode influenciar positivamente ou negativamente. Se você fizer uma cerveja artesanal, o recomendado é manter ela refrigerada, para garantir por mais tempo a validade dela. Já provamos cervejas nossas que fizemos a mais de 1 ano, e estavam ótimas (diferentes, mas muito boas) - porém, eram cervejas de guarda, alto teor alcoolico, e bastante lúpulo. Deu para entender?
Após fazer a Carbonatação forçada e envasar, vi que deixa a garrafa envasada em temperatura Ambiente, Após isso Rótula. Isso não faz a cerveja perder Frescor ?
To percisando de um endereço de grafica boa para fazer meus rotulos, tenho feito atravez de impressão computadorizada e ta saindo bem mais caro, preciso de uma boa grafica, desde ja agradeço, abçssss e grato pela atenção
Elias, para minimizar custos, muitas graficas pedem tiragens maiores. Precisa consultar gráficas na sua região. Procura por impressão digital em vinil que é mais barata (mas menor qualidade).
Pessoal, comprei uma envasadora contra pressão e estou tendo muito problema com espuma, está espumando demais! Não sei se é o meu equipamento ou a forma que estou fazendo, vocês tem algumas dicas para me ajudar? Está espumando tanto que chega a perder parte da carbonatação dela...
Precisa rever todo o seu processo. Pode ter muito co2 dissolvido, a cerveja pode não estar gelada o suficiente e por último, estar usando pressão abaixo da pressão usada no fermentador para manter a carbonatação.
@@familiapattlou Bom dia, Moro em Paulo Afonso, não é tão longe de vocês. Então, eu faço a carbonatação a 2 bar, depois baixo para 1/2 para o envase. Meu sistema é aquele mais simples que vende no Mercado livre. Já fiz teste, não está vazando gás. Obrigado pela atenção!
@@familiapattlou Bom dia, Moro em Paulo Afonso, não é tão longe de vocês. Então, eu faço a carbonatação a 2 bar, depois baixo para 1/2 para o envase. Meu sistema é aquele mais simples que vende no Mercado livre. Já fiz teste, não está vazando gás. Obrigado pela atenção!
Não sei qual é o mais simples, mas para envase a pressão deve estar acima da pressão do tanque e não abaixo. Por isso chama de contra-pressão , pois essa pressão a mais segura o co2 na cerveja e não faz espuma.
@@familiapattlou Muito obrigado! Achei que a pressão deveria ser necessariamente igual na garrafa e no barril. Vou testar dessa forma que você disse. Parabéns pelo canal e também pela cervejaria. Sucesso!
Oi Toni! Ótima recomendação (e péssima lembrança sua). Espero que esteja tudo bem!!! Realmente, segurança em primeiro lugar. Valeu pela dica! abração, Luiz.
Gostei da sua explicação, vc tem bastante calma legal!
Vocês está de parabéns por dedicarem o tempo de vocês e gerarem esses conteúdos excelentes para a galera! Cheers!
Obrigado Tiago! esperamos conseguir produzir muito mais conteúdo para todos vocês. O feedback de vocês é um ótimo combustível para manter o canal no ar! abração (Luiz)
Esta cerveja feita com todo esse carinho deu até água na boca de vontade de bebe-la . Otimo vìdeo parabéns
Amigos da Cervejaria Pett Lou, quero parabeniza-los pela iniciativa de dividir o conhecimento de vocês conosco! E aproveitar para perguntar: "Qual a marca ou fabricante do ácido peracético 2% que vocês usam e qual a proporção! Obrigado e sucesso!
Boa noite Luis!
A cerveja, gelada, depois de carbonatada e envasada pode ser acondicionada em temperatura ambiente?
Pra carbonator no barril no caso não pode ser através de priming dentro do barril com válvula certo? ou pode?
Muito legal, só tenho a agradecer a força. Vou mandar 2 rolhas novas (especiais) pra vcs :D abraço!!!
Opa! fizemos o vídeo pois estamos satisfeitos com o custo-benefício. Parabéns pelo material! Vamos trocar mensagem inbox no face. Abração.
Poderia fazer um vídeo da retirada da cerveja verde do fermentador para os post mix/kegs (barris)?
Luiz, boa noite. Tudo bem? Após colocar a cerveja na garrafa é preciso arrolha-la rapidamente? Ou por exemplo, posso encher umas 10 garrafas e depois fecha-las com a tampa?
Vocês estão de parabéns! pela divulgação dos detalhes e a higienização só fiquei com duvida naquele sistema de envase como ele pode ser sanitizado sendo tão pequeno os tubos e conexões? assim dificultando uma possível inspeção visual. Será que não tem uma contaminação cruzada sendo uma fabricação de grau alimentício ? o intuito não é criticar mas entender o processo obrigado!
Ficou massa. Vídeo mais curto ficou ótimo. Vou compartilhar com a galera!
Valeu Chiara! Créditos da edição para a Paty! kkkk
estou aprendendo muito com voces, parabens... em breve estarei por ai
opa! legal... avisa quando estiver por perto!
Luis, a sanitização poderia ser feita com Iodofor? Porque a escolha do ácido peracético? Iodofor também não necessita o enxague se não me engano..abraços
Amigo apoia ver seu vídeo sobre envase em contra pressão comprei uma envasadora igual a sua uma duvida qual a pressão que vc usa pra envasar a sua cerveja? Muito obrigado e boa noite
Muito bom. Voce poderia me ajudar? Como faço a carbonatação forçada no fermentador com pedra difusora?
Como é feito a filtragem da cerveja após fermentação??
oi vi vcs no #TravelAndShare gostei do canal.
oi Sandra, adoramos o Travel and Share!!! e que leal que gostou do nosso canal! acompanhe sempre... pois nem sempre vamos falar de fazer cerveja... mas tudo aqui tem cerveja! kkkk abração
Estou começando a conhecer esse mundo cervejeiro. Faz video com dicas de degustação para quem está começando. Gostaria que vcs explicassem um tipo de cerveja (ex. IPA, Stout, Lager) e dessem sugestoes dessas para degustação.
ótima dica Sandra! Vamos explorar o lado das degustações também. Se você ainda não viu, assista esse aqui: ua-cam.com/video/ZkMlhKpul1I/v-deo.html
Paty dá ótimas dicas!
abração
Luiz
legal gostei da forma do envase! faço minha cerveja aprendi muito com vcs abraço!!!!
Excelente vídeo. Bastante explicativo. Só gostaria de saber as pressões utilizadas na entrada de CO2 na garrafa, e a quantos Kgf a cerveja deve estar para ser envasada. Obrigado.
Parabens Luis pelo excelente trabalho.. Tenho uma duvida de um outro video de Contra Pressao onde o mesmo diz que o tempo para consumo é reduzido por perda de carbonatação... Você sabe me dizer se isso acontece com essa e quanto tempo dura carbonatada na garrafa ?
Grato
Onde comprou a camisa que está usando?
Olá. Reparei que a cabeça (bocal) do teu arrolhador possui uma extensão ou prolongador que não vejo nos arrolhadores mais vendidos. O que é e qual benefício sobre os convencionais? Obrigado antecipadamente e sucesso na tua empreitada.
Cara, muito bom seu vídeo. Vou encomendar minha enchedor de contrapressão da Brewmetal. Grato e parabéns.
Obrigado Bruno! Valeu!
e fica todo esse tempo aberto ate colocar a tampinha?
Muito bom esses vídeos, espero em breve conhecer a fábrica. Abraço e sucesso
oi Rodrigo! em breve esperamos ter o espaço para visitas! aguarde!
Boa tarde, vocês estão envasando diretamente dos do KEG (Barril) ou do fermentador ? Quero usar diretamente do fermentador, teria como ?
Vocês são d+!
qual a diluição que você usa para o peracetico a 0,2%?
Conteúdo muito bem produzido! Parabéns!
Onde consigo comprar as garrafas em quantidade ?
que cuidado! Parabens, otimo video
Obrigado Paulo! abraços, Luiz.
Ótimo vídeo . parabéns .
+rotuladoras econopack obrigada! 😉
Usando esse sistema de carbonatação e envase é obrigatório pasteurizar?
video show como sempre,parabéns e sucesso!
Valeu! Cheers!
Muito bom!!!!!!
Obrigado Felipe!
adoreiiiii! muito bom mesmo. ótimas dicas!
Valeu! Cheers!
Hola y podrías compartir el diseño de la herramienta de embotellado ;)
eu assisti esse vídeo, vc só recomenda esse equipamento da Brewmetal ou sugere outro mais barato? Obrigado! Fiquei triste pelo fim de seu empreendimento.
Muito bom o video. Você alivia a pressão do KEG antes de usar o contra pressão? A minha dúvida é: Você carbonatou uma cerveja ALE (qualquer) a 2,0kgf/cm², quando for envasar por contra pressão você utiliza essa mesma pressão na linha do envase ou você alivia para uma pressão mais baixa do KEG para poder envasar. Quase nenhum video os cervejeiros falam isso. Obrigado
É verdade Leonardo. Não comentamos especificamente isso. Mas, por definição, o contra-pressão funciona assim (independente do valor da pressão). Se no KEG tem X kgf/cm2 - então, na garrafa vai ter X kgf/cm2. Só então, você alivia a valvula agulha, para reduzir a pressão da garrafa e a cerveja começar a entrar na garrafa. Não confunda CO2 dissolvido no líquido com a pressão que está no KEG. Eu recomendo manter as pressões em 1 kgf/cm2 para evitar estourar a garrafa. Se for necessário, apenas na hora do envase, você pode baixar um pouco a pressão do KEG (você não vai perder carbonatação). Ficou claro?
Você verifica a pressão que está no barril, não a que você usou para carbonatar a cerveja, e ajusta essa pressão lida no barril no manômetro do cilindro de co2 para usar no contra pressão?
+Leonardo Cirimbelli , é isso sim. Você usa a mesma pressão para o barril e para as garrafas. O que pude perceber na prática, é manter a cerveja sempre gelada e evitar contra pressão muito baixa, pois podem liberar CO2 na mangueira e espumar muito.
A cerveja já está carbonatada com qual pressão ?
Muito legal! Uma pergunta: quando tira as garrafas da envasadora não entra oxigênio na garrafa?
é um risco que assumimos (mas isso acontece com quase todas as envasadoras manuais/semi-automáticas. Mas com o tempo, você aprende a dosar a pressão e deixar um pouco de espuma no gargalo, expulsando então, o ar residual.
Este tipo de envasadora é aceita pelo MAPA?
No nosso caso, passou. Mas a pergunta é: qual argumento nas instruções normativas não atenderia esse tipo de Envasadora?
Muito bom vídeo!
Parabéns!
Pergunto, como é feita a carbonatação industrial da cerveja ?
oi Paulo, tudo bem? o mais comum é aproveitar o CO2 da própria fermentação. No final dessa etapa, fechamos a válvula de alívio e o CO2 produzido pelas leveduras é incorporado à cerveja. Outra possibilidade é usar CO2 com grau alimentício para infundir na cerveja (essa técnica geralmente é utilizada para corrigir a carbonatação no tanque).
+Casal Patt Lou Obrigado pela resposta! Muito esclarecedora!!!
Quero parabeniza-los pelo belíssimo trabalho e principalmente por compartilhar conosco que gostamos de fazer cerveja informações extremamente importantes, aproveitando a oportunidade gostaria de saber algumas coisa sobre o envase, vocês pasteurizam a cerveja? Se não pasteurizam quanto tempo ela tem de validade a cerveja fresca natural> O que acham do uso do prime ele aumenta a durabilidade da cerveja? obrigado!
Oi Romar! Obrigada por nos acompanhar! Sim, pasteurizamos nossas garrafas.
Quanto a cerveja não pasteurizada, não existe um consenso. O ideal é envelhecer a cerveja e fazer um teste sensorial e microbiológico. Os seis meses que estipulamos é baseado no quanto a gente "garante" as propriedades da cerveja. Mas, é importante lembrar que desde que a cerveja sai da fábrica, ela já começa um processo de envelhecimento. Calor e luz só aceleram esse processo.
Em relação ao prime, o que acredito que acontece é que ele aumenta o teor alcoólico da cerveja, já que estamos falando de refermentação na garrafa, e o álcool ajuda a preservar, assim como grandes quantidades de lúpulo.
Abraços, Patt ;)
Muito bom !!! Parabéns
Valeu ;)
blz meu amigo, mas a cerveja entrou em contato com oxigênio antes de arrolhar, e ai? me tira essa duvida. Mas se eu fizer a solução de prime tb serve pois ela só vai maturar na garrafa.
Boa noite Luiz!
Qual a pressão (bar) que você usa para envasar?
Oi Moacyr... coloca 0.3-0.5 acima da pressão de carbonatacao do tanque
@@familiapattlou Vou envasar apartir de postmix e a carbonatação sugerida é de algo em torno 0,8 bar.
Não é muito colocar esses valores acima de 0,8 bar?
Tenho uma envasadora contra pressão que a cerveja está perfeita para tomar , e após envasar fica pouco carbonatada , já fiz até 1,2 de CO2 tanto na conta pressão como na carbonatação, melhorou , mais ainda perde no primer de carbonatação, qual será o problema?
Ótimo vídeo! Uma dúvida que eu tinha era se, após encher a garrafa e deixá-la destampada, há perda de carbonatação. Pelo visto, não, não é?
vidtudo, o ideal é encher e tampar no menor tempo possível.
Olá tudo bem? Qual a temperatura da cerveja na hora do envase? Obrigado.
Sempre em temperatura de maturação e já carbonatada.
Legal, por curiosidade... Vcs reutilizam a garrafa ou compram nova sempre?
+Gustavo Moreira oo Gustavo. Infelizmente a gente compra nova. Queríamos reutilizar, mas ainda não temos infraestrutura para isso. 😉
Casal Patt Lou fiquei curioso.... o que seria necessário para aceitar ao menos as próprias garrafas?
Chê, qual a pressão você usa ao abrir o CO² na garrafa para que ela não exploda??
oi Davi, aqui eu uso 1kg/f e nunca explodiu nenhuma garrafa.
Opa, bom dia! Excelentes vídeos! Aonde consigo uma envasadora de inox como essa?
A nossa é da Brewmetal
Parabéns pelo trabalho....Sou daqui do interior de Pernambuco...Suas cervejas são para o mercado interno de vitória ou em Recife nós encontramos???
oi Ferreira. As cervejas podem ser encontradas em Vitória, Recife, Olinda e agora em João Pessoa! Geralmente nos empórios de cerveja (Recife).
Quando vc tira da contrapressão e vai colocar as tampinhas, não entra oxigênio na garrafa? Começando o processo de oxidação?
Izah… correto seu pensamento. Entra sim, mesmo em pequena quantidade que a longo prazo vai poder ser perceptível. A questão então é ter alguns cuidados no processo para não ter oxidação em outras vias também.
Parabéns pelo vídeo, vou comprar uma dessas. Vocês rotulam manualmente depois?
+Marcel Hein sim, tudo manualmente (por enquanto) - abraços, Luiz.
Só mais algumas curiosidades...
Depois de envasada a cerveja, quanto tempo de validade delas com e sem pasteurização?
Tem alguma temperatura específica que deve ser mantida?
oi Jerry. Existem muitos fatores que podem influenciar diretamente na validade da sua cerveja. Sabe-se que a pasteurização elimina as leveduras que ainda estão vivas na cerveja, assim como os principais microorganismos patogênicos e outros que podem estragar a cerveja. Porém, o nível de álcool, lupulagem, temperatura de armazenamento também pode influenciar positivamente ou negativamente. Se você fizer uma cerveja artesanal, o recomendado é manter ela refrigerada, para garantir por mais tempo a validade dela. Já provamos cervejas nossas que fizemos a mais de 1 ano, e estavam ótimas (diferentes, mas muito boas) - porém, eram cervejas de guarda, alto teor alcoolico, e bastante lúpulo. Deu para entender?
show, ah eu gostei da sua camiseta! kkkk onde eu encontro?
oi Carlos, na descrição do vídeo colocamos o link para as Camisetas Les Deux. Irada essa arte, não é?
show!
Após fazer a Carbonatação forçada e envasar, vi que deixa a garrafa envasada em temperatura Ambiente, Após isso Rótula. Isso não faz a cerveja perder Frescor ?
esta camiseta de como fazer cerveja onde comprou?
Oi Melaosp (rs)! Você pode comprar por este link: www.shoplesdeux.com.br/
To percisando de um endereço de grafica boa para fazer meus rotulos, tenho feito atravez de impressão computadorizada e ta saindo bem mais caro, preciso de uma boa grafica, desde ja agradeço, abçssss e grato pela atenção
Elias, para minimizar custos, muitas graficas pedem tiragens maiores. Precisa consultar gráficas na sua região. Procura por impressão digital em vinil que é mais barata (mas menor qualidade).
Qual é a bitola dessas mangueiras?
usamos mangueira de silicone, com 8 x 12.8 para o envase.
Olá boa tarde, uma pergunta....
Qual o nome do envasador, e ou a empresa (fone) para contato.
Oi Julio,
é uma envasadora contrapressão de 2 bicos, feita em inox, da Brew Metal
www.brewmetal.com.br/
VALEU OBRIGADO!
Pessoal, comprei uma envasadora contra pressão e estou tendo muito problema com espuma, está espumando demais! Não sei se é o meu equipamento ou a forma que estou fazendo, vocês tem algumas dicas para me ajudar? Está espumando tanto que chega a perder parte da carbonatação dela...
Precisa rever todo o seu processo. Pode ter muito co2 dissolvido, a cerveja pode não estar gelada o suficiente e por último, estar usando pressão abaixo da pressão usada no fermentador para manter a carbonatação.
O meu sistema sempre espuma, já desisti. Acho que vou anunciar no Mercado Livre para quem saiba usar melhor
.
Qual seu sistema ? Como está fazendo a carbonatacao e está usando pressão maior para envase ?
@@familiapattlou Bom dia, Moro em Paulo Afonso, não é tão longe de vocês. Então, eu faço a carbonatação a 2 bar, depois baixo para 1/2 para o envase. Meu sistema é aquele mais simples que vende no Mercado livre. Já fiz teste, não está vazando gás. Obrigado pela atenção!
@@familiapattlou Bom dia, Moro em Paulo Afonso, não é tão longe de vocês. Então, eu faço a carbonatação a 2 bar, depois baixo para 1/2 para o envase. Meu sistema é aquele mais simples que vende no Mercado livre. Já fiz teste, não está vazando gás. Obrigado pela atenção!
Não sei qual é o mais simples, mas para envase a pressão deve estar acima da pressão do tanque e não abaixo. Por isso chama de contra-pressão , pois essa pressão a mais segura o co2 na cerveja e não faz espuma.
@@familiapattlou Muito obrigado! Achei que a pressão deveria ser necessariamente igual na garrafa e no barril. Vou testar dessa forma que você disse. Parabéns pelo canal e também pela cervejaria. Sucesso!
seria anti ético eu perguntar quanto custou aproximadamente esta micro cervejaria?
difícil mensurar, mas posso passar algumas estimativas por mensagem privada. Procure no facebook. Mande mensagem por lá.
Faltou um óculos de proteção, já explodiu garrafas comigo quando usava esse sistema.
Oi Toni! Ótima recomendação (e péssima lembrança sua). Espero que esteja tudo bem!!! Realmente, segurança em primeiro lugar. Valeu pela dica! abração, Luiz.
Imagina, to ótimo, só uns cortinhos superficiais, mas se pegar em um olho com certeza vai ser bem mais serio. grande abraço!
Amigos, onde voces fazem os rotulos? Obrigado
Oi João! Tudo bom? Tem um vídeo sobre isso aqui no canal: ua-cam.com/video/jaePRGLaCdk/v-deo.html
Mostramos a confecção dos nossos rótulos na gráfica!