☠ Chegou a hora de você se tornar um Federal ☠ 🔥🟢 Matrículas Abertas - Mentoria Jornada Federal: Missão PF/PRF. Inscreva-se ➡ lp.seraprovado.com.br/mentoriajornadafederal
Para quem ainda não entendeu como funciona esse País, vou explicar. Quando o pobre, o negro, o filho da empregada, etc., consegue alcançar esses altos cargos, quem está lá dentro fica incomodado e manda subir a régua: mais disciplinas, mais questões, menos idade, e agora, mais nível superior. Essa é a realidade desse País.
Eu acho que eles já subiram a régua com os cocursos de 2018 e 2021 com esse aumento de Estátistica e Ti. Ná minha opnião quase todas as mundancas tirando Inglês e essa exigência não vejo problema algum.
Pior que é verdade e eu sou branco. Minha família materna não tem asfalto, banco e nem um hospital no município, interior do Maranhão. Totalmente diferente as condições que tenho aqui no interior do RJ. Praticamente impossível um primo meu, sem cota, sem escola, ter alguma graduação ou sonhar com cargo federal, só se for muito fora da curva e dar algumas cagadas na vida, quando se nem escola tem, faz o que? Bico e bicos, a vida toda.
Espero sinceramente que isso não vá adiante. Até por que por mais que digam que os tecnólogos estão largados, o mesmo ocorre com bacharelado e licenciaturas. A qualidade do ensino em geral é horrível. Faculdade não ensina realmente nada. E Outra qual seria a diferença entre um polícia da PF ser formado em Biólogo ou tecnólogo em Gestão de segurança pública? Pro cargo isso não muda em nada....
Verdade amigo! Faculdade hoje não serve mais para porr3 nenhuma. É jogar dinheiro e tempo fora (Na verdade, não... Temos que fazer para fazer os concursos kkk)
95% dos curso de informatica são tecnolgos, com essa informação da para questionar como a PF vai fazer para preencher esses cargos de informatica lá dentro ? (cargos esses que são de extrema inportancia para a PF). Mesmo sobrando 5% ainda é muito pouco!! pois desses 5% quase nenhum tem interesse em entrar na PF.
Essa ideia partiu do Sindicato que representa os agentes e escrivães da Policia Federal. Ok, tudo bem, nada de aceitar tecnológo. Então, também nada de aceitar cursos como bacharelado em música, bacharelado em administração e também nem áreas como ciencias sociais, e licenciaturas, pois são cursos que nada acrescentam na atividade técnica policial. Qual a finalidade de um curso de licenciatura em música nas investigações de combate ao crime organizado ou em casos de investigação que envolvam desvios de dinheiro público e corrupção? nenhuma.
@@eduardofonseca2776 Sem contar que é uma prova! Se o cara que fez tecnologo estudou 1 ano passou muito afrente de um cara que fez faculdade por 4 anos, o cara do tecnologo é 1000x mais preparado.
Ciência da computação, Engenharia da computação, licenciatura em computação, Engenharia de Software, bacharel em Sistema da informação. Todos esses são bacharéis ou licenciaturas. De onde tu tirou q 95% dos cursos da área da informática é tecnólogo?
@@elizeusilva6491 Sim, agora cite todos os cursos tecnólogos de área de tecnologia, são trocentos cursos em relação a esses 5 cursos tradicionais que vc falou... E não precisa ser nenhum gênio pra entender que a maioria dos cursos são tecnólogos, e sim, a informação do amigo está correta.
É um absurdo e puro preconceito! Se a instância máxima da educação, o MEC, reconhece como curso superiores como é que um concurso vai excluir essa galera?!
Em suma; Exclusão total da galera que tem o sonho e iria se dedicar a instituição, favorecimento aos biólogos e veterinários que vão entrar já pensando no trabalho interno de home office;
ate quem fez artes cenicas ou moda pode, e a maioria dos cursos especificos de T.I que são tecnologos, nao. isso porque é uma area necessaria com o aumento de crimes virtuais
Eu acho que o concurso da PRF e PF, devem aceitar tecnologos e faculdades, relacionadas a area de atuação ( DIreito, Pericia, T.I etc), agr oq tem de nego fazendo artes cenicas para entrar em concurso é brincadeira viu
Minha tese é que nos últimos anos entrou muita gente desqualificada na Polícia Federal, e por algum motivo culpam a emissão rápida de diplomas de nível superior. Se for isso, o nível de desqualificação da PF não se deu pelo tecnólogo, mas sim pelo “boom” dos cursinhos polícias que surgiram nos últimos anos, Alphacon, essas coisas, atraíram muita gente sem perfil para esses cargos. Para ser policial, militar etc, qualquer profissão ARMADA requer PERFIL.
Então, tecnólogo é uma graduação tecnológica, sendo assim é nível superior de curta duração, não há motivos para o corte do mesmo. Aliás sou tecnólogo e pós Graduando 🚀💪🏻 o concurso nao é sobre sua graduação, mas sim de quem acerta mais questão de determinado assunto previsto em edital.
Irmão, isso seria no mínimo uns 3 ou 4 anos pra aprovar. Aposto que não afeta o próximo e nem o próximo do próximo. Aliás, duvido que vá para frente. A unificação dos cargos não agrada todos os policiais.
Já vai vendo pra fazer administração 2.0 EAD em uma faculdade 100% online por aí, pega o diploma de bacharel sem nem precisar estudar, até as provas são online da pra tirar as respostas do Google, só pra pegar o diploma mesmo já que a formação não vale nada pro cargo, só querem dificultar pro candidato...
Se fizerem isso na PF e PRF eu desisto dessas instituições. Eles não têm nada a perder, mas eu tenho. 40 anos, vou é me conformar como soldado da PM e ficar quieto. Muita chiada a cada certame, os caras ficam inventando moda. 😤😡
Essa ideia partiu do Sindicato que representa os investigadores e escrivães da Policia Federal. Ok, tudo bem, nada de aceitar tecnólogo. Então também nada de aceitar cursos como bacharelado em música, bacharelado em administração e também nem áreas como ciências sociais, e licenciaturas, pois são cursos que nada acrescentam na atividade técnica policial. Qual a finalidade de um curso de licenciatura em música nas investigações de combate ao crime organizado ou em casos de desvios e corrupção? nenhuma.. Acredito que se querem restringir por que não exigirem cursos tecnólogos que se encaixam perfeitamente no perfil da corporação , tal como o curso Superior de Tecnologia em Investigação Forense e Perícia Criminal e a pós graduação desses tecnólogos em suas respectivas áreas de atuação?
@@Marcoslima-h7q Exatamente, pois os agentes e escrivães que foram favoráveis a essas ideias , encaixam-se perfeitamente nessas areas de formação que você mencionou.
@@eduardofonseca2776 é que, na cabeça deles, bacharelado é sinônimo de capacidade, de qualidade, de comportamento; É sério 'culto', civilizado etc. Foi praticamente o que Flávio Dino deduziu, durante suas entrevistas ao longo do ano de 2023. Não estou aqui fazendo alusão à política, não é isso. Apenas dei "nome aos bois", opinião baseada na leitura do cenário.
Pois eu sou bacharelado em ciências naturais com foco na medicina chinesa e vou ter a oportunidade de investigar crimes cibernéticos enquanto um tecnólogo em segurança da informação não vai, que maravilha esse país 😂😂
O problema que o sindicato nacional da PF apoia essa mudança de excluir curso de Tecnólogo , alegando que o curso não tem perfil interdisciplinar como a graduação tradicional
Se a banca que fazer isso para quem é graduado em tecnólogo, justamente por que eles viram que essa área é muito mais preparada na prática e profissionalismo do que bacharelado ou licenciatura.. Bacharelado e licenciatura só tem mais teorias e mais teorias, o pessoal se cansam e muita das vezes desistem do curso. Raramente você verá alguém saindo do tecnólogo como bacharelado e licenciatura.
Boa tarde Matheus! Essa notícia caiu na vida dos tecnologos como uma bomba. Vendo por esse lado de licenciado e bacharelado Ambos vão ser avaliados pela prova da Banca. E não por Formação. Concorda.
Os cargos de perito e delegado tem como requisito o bacharelado (ou a licenciatura). Assim, já se espera que o de Oficial de Polícia Federal se alinhe ao requisito.
São cargos diferentes amigo,pra vc ser delegado precisa ser formado em direito,uma faculdade específica,tirar o tecnólogo e deixar qualquer faculdade não faz sentido algum!!!
Está faltando artifícios para garantir que diferenças de classe social, idade, educação, gênero, raça e também condições físicas e mentais não sejam barreiras para o acesso a bens, serviços e oportunidades que são de direito a todos.
Acho q a Pf está cheia de técnicos em TI lá, por anos e anos bem servidos, agora vão fazer novas reformulações em cargos/ funções para adequar a ser quiçá mais operacional, sei lá.
Será que um bacharel em museologia, arquitetura, administração vai ser operacional???? Eu sou tecnólogo em gestão de segurança privada, outros cursos tecnólogos que se encontram próximo do universo policial é tecnologo em gestão de segurança pública e tecnologo em perícia florence, aí vem uma lei maluca afastar o vocacionado para colocar o candidato que não encontrou mercado de trabalho, conheço um engenheiro mecânico e uma contadora que estão na polícia civil extremamente infeliz, estudando para tribunais, o motivo, foram atrás de um emprego público. Ser policial é muito mais que ser um mero servidor público.
Eu mesmo já estou procurando uma pra fazer. Inclusive tem umas que da pra fazer até perito e eu não sabia. No começo foi uma bomba pra mim e agora parece que é a solução já que eu iria fazer outra só pra perito kkk
É competência privativa da União legislar sobre as condições para o exercício da Profissão. Se em TI não existe regulamentação, a PF não pode, sem lei federal, legislar sobre a TI.
Tem muita gente fazendo sensacionalismo sobre isso para ganhar view. Isso não vai passar, é totalmente absurdo, imagina invalidar pessoas que fizeram até pós, mestrado e etc só por que a base foi um tecnológo? Superior é superior e ponto. Parabéns pelo video esclarecedor. Ganhou um inscrito!
Esse papo de excluir tecnólogo é terrorismo. Se o concurso exige nível superior, será aceito qualquer curso que o MEC defina como sendo de nível superior. A única forma de restringir graduações seria exigir uma graduação específica para área, como Direito para o cargo de delegado. Caso contrário, chuva de mandado de segurança.
Certeza vai deixar de aceitar, em cada esquina abre um polo de tecnólogo, é isso e ótimo mais pessoas com grau de educação, porem mais difícil eles vão deixar.
Sou tecnologo em gestão de segurança privada, não pude fazer direito pela questão financeira, tive aula de D. Administrativo , constitucional, penal , processo penal, D. humanos , armamento , tiro e explosivo, segurança de dignitários entre outras disciplinas, aí vem um candidato como eu conheço, formada em nutrição e tem mais direito que eu em um concurso, pelo amor de Deus !!!!! Parem o mundo que eu quero descer. Em 2013 passei para policia civil, no curso preparatório tinha uma porada de advogados que ficaram reprovados, o que mede o seu conhecimento é a prova , não o diploma. Podes crer que um enfermeiro, museólogo, odontólogo tem bem menos noção de segurança que eu , mas , ele vai poder fazer o concurso e eu não, tomara que não passe essa aberração.
Se realmente tirarem o tecnólogo será que esse concurso de agora que já fizeram o pedido já não aceitará mais? Da tempo de aprovar essa mudança antes desse próximo concurso?
Se essa moda pegar, será que pode acontecer com a PRF também , comecei meu tecnólogo mirando nesses concursos, Deus permita que não passe, pois vai ser dinheiro jogado fora!!
Olha eu aqui no seu comentário de novo kkk, tive o mesmo pensamento do Matheus, mas como noticias ruins em nosso país tende a ir mais para frente do que as boas, me preocupa!!
Se os tecnólogos estão largados o certo não seria melhora-los? Ou vão me dizer que vale mais a pena simplismente cortar todo mundo do que melhorar a educação?
Gostaria de fazer uma pergunta, porque na PF e na PRF tem muitos deixando a carreira de polícia inclusive meu primo 8 anos PF e meu irmão está preparando para sair da PF também com nove anos de carreira ele não fala o porquê.
Qual diferença, para os cargos de agente, escrivão e papiloscopista, entre um tecnólogo pra um músico, um enfermeiro, um engenheiro de produção, um sociólogo, um licenciado em artes plásticas?! Vão estudar as mesmas disciplinas para o concurso e fazer o curso de formação, e no final vão exercer uma atribuições que não guarda qualquer relação com sua formação. Proibir curso x ou y só gera desigualdade, é a coisa mais estúpida que a PF pode fazer.
professor, poderias esclarecer minha dúvida? em Santa Catarina a polícia penal EXIGE bacharelado ou licenciatura como requisito, excluindo o tecnólogo. Isso também acontece com a DEASE SC (agente socioeducativo) e com a guarda municipal de Florianópolis. Se isso realmente é inconstitucional, como pode ainda estar válido? a lei da PPSC é de 2021. e isso pode afetar a polícia civil de alguma forma ? vi que na lei federal das polícias civis aceita tecnólogo
faz um video sobre investigação social ... ngm fala disso , tem gente estudando ai nem sabe que existe , ela reprova mesmo ?pra todo crime com passagem ?? quais as regras e exceçoes ! obg
SAIA DA MANADA...pra qualquer função pública somos avaliados por PROVAS...gari, faxineira,professores aí vem as eleições e o sujeito entra lá...e não conhece nem o artigo 5° da constituição federal,perguntei a um candidato a vereador... não soube me responder...e a gente tem que morrer de estudar e ter curso superior pra ter um emprego digno...
o preconceito já está ficando NITIDO, daqui a Pouco será requisito Renda Fixa, Cor De Pele e locais pro onde estudou. O SISTEMA É FODA PARCEIRO, E sabe quem é que banca tudo isso ae?....... É Custa caro.
O técnólogo acabou se tornando o novo ensino médio, todo mundo tem. Isso acaba repercutindo na remuneração da carreira. Acho que jamais deveriam aceitar - por mais elitista que possa parecer - a graduação de 5 anos é o que mais se adequa à realidade de filtragem. Acho que além da inserção da licenciatura ou bacharelado como requisito de escolaridade, deve haver uma pertinência da graduação com o cargo. Pouco parecido com o que está sendo feito com as polícias militares, o cargo de oficial está se tornando privativo de bacharel em Direito. Nada mais do necessário à função de gestor da tropa e do serviço de polícia ostensiva. (Isso economiza até na formação do policial, podendo as instruções serem voltadas com mais efetidade às atividades práticas). Fora que isso fortalece os pleitos de valorização profissional e especializa a polícia pois desde a formação acadêmica do indivíduo ele está sendo preparado (ou deveria estar) com as matérias. É o que vemos com os peritos criminais e os peritos legistas, somente entram na insituição os cursos que guardam pertinência.
Respeito sua opinião, mas não concordo. A Polícia Federal cobra bem pesado a área de Informática e a galera de Direito, se quer, passa perto de estudar tais matérias. Se para pensar assim, é melhor deixar para as carreiras de Escrivão e Agente, somente para galera da Contabilidade e Informática e para quem for do Direito, só Delegado.
A prova é igual para todos amigo, e são matérias bem pesadas por sinal. Em um país onde a ascensão de uma pessoa pobre só é através do estudo, essa minuta seria um desrespeito com os concurseiros e estaria tirando a oportunidade de uma pessoa com baixas condições financeiras de ascender na vida. Eu respeito o seu comentário, mas de uma certa forma você tem um pensamento egoísta, e NÃO, nem todo mundo tem tecnólogo.
@@elicariocarj acho que o que o mano ai quis dizer é que uma graduação em 5 anos ,o aluno tem uma formação mais completa, pois no final curso tem apresentação de TCC etc o que muitas as vezes não existe em um tecnologo , a grande maioria das graduaçoes em 5 anos é ensino presencial ,já o tecologo se torna algo meia boca , pois muita gente faz visando o concurso ,o que faz esse aluno fazer um tecnologo meia boca , pois o que fato a ele O que interessa é só o diploma e NÃO o conhecimento ADQUIRIDO DURANTE O CURSO.
@@helder8033 Meu amigo, o que mais tem em universidades e faculdades de bacharelado ou licenciatura são alunos desistentes, desistente exatamente porquê? Por que vêem que o curso não passa de teorias e complicações que não acrescenta em nada, 5 anos para não saber nem passar em um concurso. A banca notou que a maioria do pessoal que hoje são polícias, foram todos tecnologos em algo.. tecnologia existe mais prática focada na área do que terorias ou matérias inexistentes..
@@tvprime4801 pser é neh meu colega ,infelizmente esse é rumo que o concurso público está tomando ,cada vez mais difícil ,as próprias instituições estão dificultando o ingresso para seus futuros seguidores , então nesses casos ,"há os que choram e há os que vendem lenços ", eai qual a melhor solução?
Tenho o sonho de ingressar na PF, se isso acontecer, vou pra outra área sem muitos ressentimentos, esse governo LIx0 aí, fica colocando progressistas na cúpula da PF, lamentável, lamentável!!!!
@@fibo5252 então pelo fato de ser um sonho, cabe a mim fazer qualquer coisa, e qualquer custa, mesmo que não me convém? Temos que ser pragmático e tomar decisões baseado em razão e não na emoção!!!
É por isso mesmo que devem exigir uma escolaridade melhor. Acaba restringindo mais e, consequentemente, valorizando a carreira. Por isso os concursos policiais de nível médio pagam uma vergonha, pois são muitos com escolaridade básica.
Na minha opinião, se o seu objetivo é só fazer uma faculdade especificamente para o concurso, no meio dessa incerteza de tirarem o curso de tecnólogo, faça a graduação em Administração em qualquer UniEsquina EAD (Uninter, UniCesumar) elas são bem facinhas só para pegar o diploma mesmo, já que seu foco é estudos para concurso e não faculdade. Quando vc terminar vc não vai ficar com medo de tirarem o tecnólogo já que vai ser bacharel.
Desnecessário essa mudança, querem pessoas mais qualificadas é só elevar e dificuldade da prova, até porque tem muitos aí que só tem o diploma de bacharel e não estuda para concurso, isso é muito relativo, passa quem estuda, e não quem tem um curso superior com maior carga horária.
por um lado é bom, fica mais restrito valoriza mais a instituição rsrsrsrs por outro lado prejudica quem ja´está com tecnologo em mãos, acho que eles perceberam que tem muita gente que faz tecnologo meia boca só pra ter o nivel superior ,porém muitos não sabem quase nada que foi estudado durante o curso , fica meio que um ''analfabeto do propio curso'' o que pra eles não condiz com o nivel da instiuição.
Você já fez tecnologia? Pos a graduação exige prática e não teorias como bacharelado e licenciatura que na maior parte de todas, desistem.. Abre os olhos, tecnologo é muito superior em conhecimentos do que um bacharelado oi licenciatura.
Oxi.... Quer dizer que não existe Bacharelado meia boca? kkkkkkkk Tem muita gente que é Bacharel em Administração que passou 4 anos na faculdade e não tem nenhuma noção de contabilidade que é a base essencial para exercer funções administrativas
Claro que precisa de lei! Ou melhor, agora só precisa de lei, pois já existe a intenção de alterar. Então não é só fofoquinha, pode acontecer e f*der muita gente.
☠ Chegou a hora de você se tornar um Federal ☠
🔥🟢 Matrículas Abertas - Mentoria Jornada Federal: Missão PF/PRF. Inscreva-se ➡ lp.seraprovado.com.br/mentoriajornadafederal
Para quem ainda não entendeu como funciona esse País, vou explicar. Quando o pobre, o negro, o filho da empregada, etc., consegue alcançar esses altos cargos, quem está lá dentro fica incomodado e manda subir a régua: mais disciplinas, mais questões, menos idade, e agora, mais nível superior. Essa é a realidade desse País.
Eu acho que eles já subiram a régua com os cocursos de 2018 e 2021 com esse aumento de Estátistica e Ti. Ná minha opnião quase todas as mundancas tirando Inglês e essa exigência não vejo problema algum.
Começaram os devaneios kkkkkkkkkkkk Meu pai amado....
Kkkkkkkkk @@EutôAqui7
😂😂😂😂😂... começou o mimimi... falta de desculpa...
Pior que é verdade e eu sou branco. Minha família materna não tem asfalto, banco e nem um hospital no município, interior do Maranhão. Totalmente diferente as condições que tenho aqui no interior do RJ. Praticamente impossível um primo meu, sem cota, sem escola, ter alguma graduação ou sonhar com cargo federal, só se for muito fora da curva e dar algumas cagadas na vida, quando se nem escola tem, faz o que? Bico e bicos, a vida toda.
A única diferença do concurseiro pro cachorro é que do cachorro o povo tem dó!
kkkkkkkkkkk
Kkkkkk desse jeito
O que realmente mede o nível do profissional é o conhecimento que ele próprio irá buscar para ter mérito em ser aprovado numa PF ou PRF.
Espero sinceramente que isso não vá adiante. Até por que por mais que digam que os tecnólogos estão largados, o mesmo ocorre com bacharelado e licenciaturas. A qualidade do ensino em geral é horrível. Faculdade não ensina realmente nada. E Outra qual seria a diferença entre um polícia da PF ser formado em Biólogo ou tecnólogo em Gestão de segurança pública? Pro cargo isso não muda em nada....
Falou tudo, irmão👏👏👏👏
Verdade amigo! Faculdade hoje não serve mais para porr3 nenhuma.
É jogar dinheiro e tempo fora (Na verdade, não... Temos que fazer para fazer os concursos kkk)
Exatamente!
e tecnólogo ensina né kkkkkkkkk
@@gleissonsouza6529o que um bacharelado em química seria fundamental pra PF? Se liga cara
Pessoal, nós juntos temos força, até pq o sistema só funciona por causa da sociedade, nós temos que se manisfestar
95% dos curso de informatica são tecnolgos, com essa informação da para questionar como a PF vai fazer para preencher esses cargos de informatica lá dentro ? (cargos esses que são de extrema inportancia para a PF). Mesmo sobrando 5% ainda é muito pouco!! pois desses 5% quase nenhum tem interesse em entrar na PF.
Essa ideia partiu do Sindicato que representa os agentes e escrivães da Policia Federal. Ok, tudo bem, nada de aceitar tecnológo. Então, também nada de aceitar cursos como bacharelado em música, bacharelado em administração e também nem áreas como ciencias sociais, e licenciaturas, pois são cursos que nada acrescentam na atividade técnica policial. Qual a finalidade de um curso de licenciatura em música nas investigações de combate ao crime organizado ou em casos de investigação que envolvam desvios de dinheiro público e corrupção? nenhuma.
@@eduardofonseca2776 Sem contar que é uma prova! Se o cara que fez tecnologo estudou 1 ano passou muito afrente de um cara que fez faculdade por 4 anos, o cara do tecnologo é 1000x mais preparado.
Ciência da computação, Engenharia da computação, licenciatura em computação, Engenharia de Software, bacharel em Sistema da informação. Todos esses são bacharéis ou licenciaturas. De onde tu tirou q 95% dos cursos da área da informática é tecnólogo?
@@elizeusilva6491 Sim, agora cite todos os cursos tecnólogos de área de tecnologia, são trocentos cursos em relação a esses 5 cursos tradicionais que vc falou... E não precisa ser nenhum gênio pra entender que a maioria dos cursos são tecnólogos, e sim, a informação do amigo está correta.
É um absurdo e puro preconceito! Se a instância máxima da educação, o MEC, reconhece como curso superiores como é que um concurso vai excluir essa galera?!
Obrigado Matheus, pelas informações sempre direto ao assunto sem Firulas ou estrelato. Deus proteja vc e sua família sempre.
Muito obrigado, Marcone.
Excelente vídeo! Espero que isso não vá pra frente, seria um banho de água fria em muita gente
O que tem de bacharel que não sabe nem matemática básica, a maritocracia vem de passar no concurso
Em suma;
Exclusão total da galera que tem o sonho e iria se dedicar a instituição, favorecimento aos biólogos e veterinários que vão entrar já pensando no trabalho interno de home office;
ate quem fez artes cenicas ou moda pode, e a maioria dos cursos especificos de T.I que são tecnologos, nao. isso porque é uma area necessaria com o aumento de crimes virtuais
mas a PF já está assim... policia msm tem poucos.
$onho kkkk
Excluir o tecnólogo seria um retrocesso enorme.
Faz o L
faz voltar os concursos de oficial PM cobrar nível médio de novo então. PRF já cobrou nível fundamental nos anos 90..
@@juanzinhow Tecnólogo é nível superior.
Eu acho que o concurso da PRF e PF, devem aceitar tecnologos e faculdades, relacionadas a area de atuação ( DIreito, Pericia, T.I etc), agr oq tem de nego fazendo artes cenicas para entrar em concurso é brincadeira viu
Minha tese é que nos últimos anos entrou muita gente desqualificada na Polícia Federal, e por algum motivo culpam a emissão rápida de diplomas de nível superior. Se for isso, o nível de desqualificação da PF não se deu pelo tecnólogo, mas sim pelo “boom” dos cursinhos polícias que surgiram nos últimos anos, Alphacon, essas coisas, atraíram muita gente sem perfil para esses cargos. Para ser policial, militar etc, qualquer profissão ARMADA requer PERFIL.
Para chegar no fim da Carreira e ficar no teto previdenciário...é brincadeira.
Então, tecnólogo é uma graduação tecnológica, sendo assim é nível superior de curta duração, não há motivos para o corte do mesmo. Aliás sou tecnólogo e pós Graduando 🚀💪🏻 o concurso nao é sobre sua graduação, mas sim de quem acerta mais questão de determinado assunto previsto em edital.
Temos que nos organizar enquanto concurseiros!
Exatamente, se unir com os cursinhos, e demais polícias... E em Brasília existem muitos polícias, delegados.... Fazer pressão pra isso não passar
Poderíamos criar um grupo no WhatsApp e telegram e traçar planos de mobilização
Boa! Concordo Matheus! Poderíamos criar um grupo e mobilizar vários concurseiros pra isso.
Concordo plenamente
Tomara que não passe, por que eu to fazendo um tecnólogo justamente pra polícia federal
Eu também, já tô quase acabando o meu tecnologo com o objetivo de entrar na pf 😢
somos três
Irmão, isso seria no mínimo uns 3 ou 4 anos pra aprovar. Aposto que não afeta o próximo e nem o próximo do próximo.
Aliás, duvido que vá para frente. A unificação dos cargos não agrada todos os policiais.
Eu também
Cara, sou graduado em Investigação Forense e Perícia Criminal com pós em Investigação Policial e Inteligência de Estado.
O meu tecnólogo é em Gestão Pública, e se uma mudança dessas acontecer será um banho de água fria em muitos concurseiros...
relaxa, continua fazendo sua parte.
em qual a faculdade que voce esta fazendo?
Já vai vendo pra fazer administração 2.0 EAD em uma faculdade 100% online por aí, pega o diploma de bacharel sem nem precisar estudar, até as provas são online da pra tirar as respostas do Google, só pra pegar o diploma mesmo já que a formação não vale nada pro cargo, só querem dificultar pro candidato...
Se fizerem isso na PF e PRF eu desisto dessas instituições. Eles não têm nada a perder, mas eu tenho. 40 anos, vou é me conformar como soldado da PM e ficar quieto. Muita chiada a cada certame, os caras ficam inventando moda. 😤😡
Demora quantos anos para sair cb em seu estado?
Mesma situação minha guerreiro... Sempre assim...
E eu bombeiro. Mas isso não vai acontecer, muita pressao popular!
@@MyFabilsonKra, pressão popular de Internet não vale nada.
@@MyFabilson Penso em fazer o concurso para Bombeiros no Estado de MG, vale a pena ?
Sensato posicionamento 😊
Virando fã
Tecnólogo é um curso superior. Trocar não faz sentido. Os motivos da troca poderia ser mais transparente com a sociedade.
Seus vídeos são ótimos bem informativos
Concurseiro é um bicho que sofre viu, não temos um minuto de paz.
Essa ideia partiu do Sindicato que representa os investigadores e escrivães da Policia Federal. Ok, tudo bem, nada de aceitar tecnólogo. Então também nada de aceitar cursos como bacharelado em música, bacharelado em administração e também nem áreas como ciências sociais, e licenciaturas, pois são cursos que nada acrescentam na atividade técnica policial. Qual a finalidade de um curso de licenciatura em música nas investigações de combate ao crime organizado ou em casos de desvios e corrupção? nenhuma.. Acredito que se querem restringir por que não exigirem cursos tecnólogos que se encaixam perfeitamente no perfil da corporação , tal como o curso Superior de Tecnologia em Investigação Forense e Perícia Criminal e a pós graduação desses tecnólogos em suas respectivas áreas de atuação?
E mais: sociologia, filosofia, artes, dança, turismo, pedagogia, nutrição... E por aí vai...
@@Marcoslima-h7q Exatamente, pois os agentes e escrivães que foram favoráveis a essas ideias , encaixam-se perfeitamente nessas areas de formação que você mencionou.
@@eduardofonseca2776 é que, na cabeça deles, bacharelado é sinônimo de capacidade, de qualidade, de comportamento; É sério 'culto', civilizado etc. Foi praticamente o que Flávio Dino deduziu, durante suas entrevistas ao longo do ano de 2023. Não estou aqui fazendo alusão à política, não é isso. Apenas dei "nome aos bois", opinião baseada na leitura do cenário.
Está td nas mãos de Deus ! Inclusive nossas vidas
Aqui a nossa licenciatura e a nossa graduação e na caatinga, no sertão viva o BEPi e a Ciosac
Ufa, estou mais aliviado.
Sou tecnologo em sapateado flaminco e tava com medo de não poder fazer a prova da PF. 😂
Pois eu sou bacharelado em ciências naturais com foco na medicina chinesa e vou ter a oportunidade de investigar crimes cibernéticos enquanto um tecnólogo em segurança da informação não vai, que maravilha esse país 😂😂
EXCELENTE!🥰🥰🥰
O problema que o sindicato nacional da PF apoia essa mudança de excluir curso de Tecnólogo , alegando que o curso não tem perfil interdisciplinar como a graduação tradicional
mas tem muita licenciatura que também não tem nada a ver com a profissão.
Quem faz artes cênicas pode entrar e quem é tecnólogo em t.i não pode kkk
Melhor comentário do UA-cam sobre esse assunto. 👏👏👏
TMJ irmão..
Entre para meu grupo vip e receba uma oferta exclusiva para a Mentoria Jornada Federal: chat.whatsapp.com/BysnTe6fmg1G9Bm5eyHbhl
Se a banca que fazer isso para quem é graduado em tecnólogo, justamente por que eles viram que essa área é muito mais preparada na prática e profissionalismo do que bacharelado ou licenciatura..
Bacharelado e licenciatura só tem mais teorias e mais teorias, o pessoal se cansam e muita das vezes desistem do curso.
Raramente você verá alguém saindo do tecnólogo como bacharelado e licenciatura.
E se o edital vier subentendido? Aceito apenas bacharelado e licenciatura? O edital não tem essa liberdade?
Boa tarde Matheus!
Essa notícia caiu na vida dos tecnologos como uma bomba.
Vendo por esse lado de licenciado e bacharelado
Ambos vão ser avaliados pela prova da Banca.
E não por Formação. Concorda.
exato, penso da mesma forma
Os cargos de perito e delegado tem como requisito o bacharelado (ou a licenciatura). Assim, já se espera que o de Oficial de Polícia Federal se alinhe ao requisito.
São cargos diferentes amigo,pra vc ser delegado precisa ser formado em direito,uma faculdade específica,tirar o tecnólogo e deixar qualquer faculdade não faz sentido algum!!!
Nada a ver essa comparação, na moral
Fiz complementação pedagógica em pedagógica. Tá valendo?
Está faltando artifícios para garantir que diferenças de classe social, idade, educação, gênero, raça e também condições físicas e mentais não sejam barreiras para o acesso a bens, serviços e oportunidades que são de direito a todos.
Acho q a Pf está cheia de técnicos em TI lá, por anos e anos bem servidos, agora vão fazer novas reformulações em cargos/ funções para adequar a ser quiçá mais operacional, sei lá.
Será que um bacharel em museologia, arquitetura, administração vai ser operacional???? Eu sou tecnólogo em gestão de segurança privada, outros cursos tecnólogos que se encontram próximo do universo policial é tecnologo em gestão de segurança pública e tecnologo em perícia florence, aí vem uma lei maluca afastar o vocacionado para colocar o candidato que não encontrou mercado de trabalho, conheço um engenheiro mecânico e uma contadora que estão na polícia civil extremamente infeliz, estudando para tribunais, o motivo, foram atrás de um emprego público.
Ser policial é muito mais que ser um mero servidor público.
Quem tem tecnólogo faz uma licenciatura em 6 meses. O sistema fecha uma porta e abre outra.
Eu mesmo já estou procurando uma pra fazer. Inclusive tem umas que da pra fazer até perito e eu não sabia. No começo foi uma bomba pra mim e agora parece que é a solução já que eu iria fazer outra só pra perito kkk
Não é assim tão simples, além de quê o MEC já proibiu a licenciatura EAD…
@@Lucasloliveira86 sim, mas tem um período de 2 anos a contar do dia 01/07/2024 para as universidades aderirem 100% as normas do MEC.
@@claudivanioaraujo7757 qual é a faculdade/universidade que tem licenciatura em perito? para quem já possui tecnólogo?
Ainda bem que tenho tecnologo e bacharelado, daqui a pouco vão exigir formação especifica para entrar na PF kkkk
É competência privativa da União legislar sobre as condições para o exercício da Profissão. Se em TI não existe regulamentação, a PF não pode, sem lei federal, legislar sobre a TI.
Tem muita gente fazendo sensacionalismo sobre isso para ganhar view.
Isso não vai passar, é totalmente absurdo, imagina invalidar pessoas que fizeram até pós, mestrado e etc só por que a base foi um tecnológo?
Superior é superior e ponto.
Parabéns pelo video esclarecedor.
Ganhou um inscrito!
O curso desses que fizeram não seriam invalidados. Mas concordo com vc, eu acho que isso não irá pra frente m
Boa noite, existe algum tecnólogo que me dê a possibilidade de "fazer" uma licenciatura depois do término do tecnólogo?.
Então tá mais pra não do que pra sim ❤
Esse papo de excluir tecnólogo é terrorismo. Se o concurso exige nível superior, será aceito qualquer curso que o MEC defina como sendo de nível superior. A única forma de restringir graduações seria exigir uma graduação específica para área, como Direito para o cargo de delegado. Caso contrário, chuva de mandado de segurança.
Pra ser deputado, presidente 2° grau ou menos ja ta de boa. Só meu Brasil mesmo
Para ser político, nem precisa possuir 2° grau, basta apenas ser alfabetizado e ter grana para gastar. 😂
Gourmetização da polícia no Brasil tá feia
Certeza vai deixar de aceitar, em cada esquina abre um polo de tecnólogo, é isso e ótimo mais pessoas com grau de educação, porem mais difícil eles vão deixar.
Vocês tem noção de quando essa lei sera definida ?
Eles no edital pode colocar Superior Bacharelado ou licenciatura
Sou tecnologo em gestão de segurança privada, não pude fazer direito pela questão financeira, tive aula de D. Administrativo , constitucional, penal , processo penal, D. humanos , armamento , tiro e explosivo, segurança de dignitários entre outras disciplinas, aí vem um candidato como eu conheço, formada em nutrição e tem mais direito que eu em um concurso, pelo amor de Deus !!!!! Parem o mundo que eu quero descer.
Em 2013 passei para policia civil, no curso preparatório tinha uma porada de advogados que ficaram reprovados, o que mede o seu conhecimento é a prova , não o diploma.
Podes crer que um enfermeiro, museólogo, odontólogo tem bem menos noção de segurança que eu , mas , ele vai poder fazer o concurso e eu não, tomara que não passe essa aberração.
Se realmente tirarem o tecnólogo será que esse concurso de agora que já fizeram o pedido já não aceitará mais? Da tempo de aprovar essa mudança antes desse próximo concurso?
Tudo e qualquer regra nova, não retroage para prejudicar
Acredito que enquanto o edital não for publicado podem ocorrer mudanças, só podemos ter certeza com a publicação dele...
Não dá tempo, isso era só uma minuta, pra virar um projeto de lei demora, e muito, não tem tempo de mudar até o próximo concurso, que está próximo.
@@Operadoresdosubmundo-não retroage para quem já é servidor. Quem não ingressou, é possível que a lei não alcance.
tá virando palhaçada daqui a pouco ninguem quer ser mais policia💔
vai nessa, kkkkkkk
Sempre vai ter gente querendo. Se uns forem "passados para trás", outros ocupam o lugar.
Enquanto o salário for alto todo mundo vai querer ser polícia
Se essa moda pegar, será que pode acontecer com a PRF também , comecei meu tecnólogo mirando nesses concursos, Deus permita que não passe, pois vai ser dinheiro jogado fora!!
acho difícil, na PRF, não vejo esse tipo de vaidade ou ego. O fato de ser carreira única dificulta algo do tipo passar.
@@ProjetoEuConcursado Obrigado pelo comentário Matheus, o negócio é continuar no papiro, forte abraço!!
Olha eu aqui no seu comentário de novo kkk, tive o mesmo pensamento do Matheus, mas como noticias ruins em nosso país tende a ir mais para frente do que as boas, me preocupa!!
Se os tecnólogos estão largados o certo não seria melhora-los? Ou vão me dizer que vale mais a pena simplismente cortar todo mundo do que melhorar a educação?
Gostaria de fazer uma pergunta, porque na PF e na PRF tem muitos deixando a carreira de polícia inclusive meu primo 8 anos PF e meu irmão está preparando para sair da PF também com nove anos de carreira ele não fala o porquê.
final de carreira , ser o teto do inss, máximo 7 mil. Reforma da previdência, esse é o motivo.
Concurso foi feito para avaliar o candidato e não o título. Quem tem medo de concorrência é empresa. Bora! 😂
Meu sonho indo vira po mais se for assim vou tanta a perícia criminal federal mesmo pois e melhor área da policia
Qual diferença, para os cargos de agente, escrivão e papiloscopista, entre um tecnólogo pra um músico, um enfermeiro, um engenheiro de produção, um sociólogo, um licenciado em artes plásticas?! Vão estudar as mesmas disciplinas para o concurso e fazer o curso de formação, e no final vão exercer uma atribuições que não guarda qualquer relação com sua formação. Proibir curso x ou y só gera desigualdade, é a coisa mais estúpida que a PF pode fazer.
professor, poderias esclarecer minha dúvida? em Santa Catarina a polícia penal EXIGE bacharelado ou licenciatura como requisito, excluindo o tecnólogo. Isso também acontece com a DEASE SC (agente socioeducativo) e com a guarda municipal de Florianópolis. Se isso realmente é inconstitucional, como pode ainda estar válido? a lei da PPSC é de 2021.
e isso pode afetar a polícia civil de alguma forma ? vi que na lei federal das polícias civis aceita tecnólogo
Não há inconstitucionalidade alguma. O que não pode é ser feito somente com base em edital, a lei da carreira deve dispor sobre o assunto.
Vdd concordo plenamente
faz um video sobre investigação social ... ngm fala disso , tem gente estudando ai nem sabe que existe , ela reprova mesmo ?pra todo crime com passagem ?? quais as regras e exceçoes ! obg
SAIA DA MANADA...pra qualquer função pública somos avaliados por PROVAS...gari, faxineira,professores aí vem as eleições e o sujeito entra lá...e não conhece nem o artigo 5° da constituição federal,perguntei a um candidato a vereador... não soube me responder...e a gente tem que morrer de estudar e ter curso superior pra ter um emprego digno...
Meu Deus!!! Mais um empecilho... espera que seja só falatório mesmo, pois tem tanta gente estudando e esperando por esse concurso.
Tem que ser mudado em lei, não é assim de uma hora para outra.
o preconceito já está ficando NITIDO, daqui a Pouco será requisito Renda Fixa, Cor De Pele e locais pro onde estudou. O SISTEMA É FODA PARCEIRO, E sabe quem é que banca tudo isso ae?....... É Custa caro.
Já é difícil passar e ainda querem elitizar o acesso ao cargo. Fica difícil para os menos desfavorecidos financeiramente.
Isso é inconstitucional. O acesso ao concurso tem q ser amplo.
Alguém me tira uma dúvida fazendo favor ?
Na PF tenho opção de escolher entre inglês e espanhol pra língua estrangeira, igual pode na PRF?
nem tem essa opção de matéria, pelo menos no último concurso não teve, talvez no próximo tenha
É tanta frescura, por isso, que eu nunca estudei para essas instituições Federais.
tecnologo tem que seguir com certeza
O técnólogo acabou se tornando o novo ensino médio, todo mundo tem. Isso acaba repercutindo na remuneração da carreira. Acho que jamais deveriam aceitar - por mais elitista que possa parecer - a graduação de 5 anos é o que mais se adequa à realidade de filtragem.
Acho que além da inserção da licenciatura ou bacharelado como requisito de escolaridade, deve haver uma pertinência da graduação com o cargo. Pouco parecido com o que está sendo feito com as polícias militares, o cargo de oficial está se tornando privativo de bacharel em Direito. Nada mais do necessário à função de gestor da tropa e do serviço de polícia ostensiva. (Isso economiza até na formação do policial, podendo as instruções serem voltadas com mais efetidade às atividades práticas).
Fora que isso fortalece os pleitos de valorização profissional e especializa a polícia pois desde a formação acadêmica do indivíduo ele está sendo preparado (ou deveria estar) com as matérias. É o que vemos com os peritos criminais e os peritos legistas, somente entram na insituição os cursos que guardam pertinência.
Respeito sua opinião, mas não concordo. A Polícia Federal cobra bem pesado a área de Informática e a galera de Direito, se quer, passa perto de estudar tais matérias.
Se para pensar assim, é melhor deixar para as carreiras de Escrivão e Agente, somente para galera da Contabilidade e Informática e para quem for do Direito, só Delegado.
A prova é igual para todos amigo, e são matérias bem pesadas por sinal. Em um país onde a ascensão de uma pessoa pobre só é através do estudo, essa minuta seria um desrespeito com os concurseiros e estaria tirando a oportunidade de uma pessoa com baixas condições financeiras de ascender na vida. Eu respeito o seu comentário, mas de uma certa forma você tem um pensamento egoísta, e NÃO, nem todo mundo tem tecnólogo.
@@elicariocarj acho que o que o mano ai quis dizer é que uma graduação em 5 anos ,o aluno tem uma formação mais completa, pois no final curso tem apresentação de TCC etc o que muitas as vezes não existe em um tecnologo , a grande maioria das graduaçoes em 5 anos é ensino presencial ,já o tecologo se torna algo meia boca , pois muita gente faz visando o concurso ,o que faz esse aluno fazer um tecnologo meia boca , pois o que fato a ele O que interessa é só o diploma e NÃO o conhecimento ADQUIRIDO DURANTE O CURSO.
@@helder8033
Meu amigo, o que mais tem em universidades e faculdades de bacharelado ou licenciatura são alunos desistentes, desistente exatamente porquê? Por que vêem que o curso não passa de teorias e complicações que não acrescenta em nada, 5 anos para não saber nem passar em um concurso.
A banca notou que a maioria do pessoal que hoje são polícias, foram todos tecnologos em algo.. tecnologia existe mais prática focada na área do que terorias ou matérias inexistentes..
@@tvprime4801 pser é neh meu colega ,infelizmente esse é rumo que o concurso público está tomando ,cada vez mais difícil ,as próprias instituições estão dificultando o ingresso para seus futuros seguidores , então nesses casos ,"há os que choram e há os que vendem lenços ", eai qual a melhor solução?
O mita opão tá mexendo comigo
“ F “ para o tecnólogo
Tenho o sonho de ingressar na PF, se isso acontecer, vou pra outra área sem muitos ressentimentos, esse governo LIx0 aí, fica colocando progressistas na cúpula da PF, lamentável, lamentável!!!!
Sem contar que a PF não tem um pingo de autonomia pra investigar, tá sendo pau mandado do STF. O ditado antigo voltou... os Cachorros do Governo
😢😢😢
Eu também espero que isso não seja aprovado porque se for adeus sonho de se tornar um agente da PF vou migrar para outra área
então não é se sonho;
@@fibo5252 então pelo fato de ser um sonho, cabe a mim fazer qualquer coisa, e qualquer custa, mesmo que não me convém? Temos que ser pragmático e tomar decisões baseado em razão e não na emoção!!!
Mentira basta ler o edital que ainda tem tecnólogos que ainda tem qualquer mente brilhante sabe disso
Não faz sentido cortar os cursos tecnólogos
Penso eu que quem paga a prova da federal em maioria e os tecnologos
VAI DIMINUIR MENOS EFETIVO PARA ENTRAR NAS CARREIRAS
Com esse salário desvalorizado dos policiais não dá pra ficar exigindo mais nao
É por isso mesmo que devem exigir uma escolaridade melhor. Acaba restringindo mais e, consequentemente, valorizando a carreira. Por isso os concursos policiais de nível médio pagam uma vergonha, pois são muitos com escolaridade básica.
Eu estava pensando em fazer tecnologo pra entrar na policia federal. Vale a pena ainda ?
E obvio que não.
@@marmos3598pq? Claro que vale.
Na minha opinião, se o seu objetivo é só fazer uma faculdade especificamente para o concurso, no meio dessa incerteza de tirarem o curso de tecnólogo, faça a graduação em Administração em qualquer UniEsquina EAD (Uninter, UniCesumar) elas são bem facinhas só para pegar o diploma mesmo, já que seu foco é estudos para concurso e não faculdade. Quando vc terminar vc não vai ficar com medo de tirarem o tecnólogo já que vai ser bacharel.
Vai ficar menos concorrido, quem ja é bacharel vai ter mais chances.
Pra ser politico tem que ter oq mesmo?🤔
isso é incontituional
O POVO HAVIA VOTADO EM QUEM É A FAVOR DE PRIVATIZAÇÕES E CONTRA CONCURSO PÚBLICO, AGORA FICA COM MIMIMIMI.
🤣🤣😂😂🤣🤣😂😂🤣😂😂🤣
Desnecessário essa mudança, querem pessoas mais qualificadas é só elevar e dificuldade da prova, até porque tem muitos aí que só tem o diploma de bacharel e não estuda para concurso, isso é muito relativo, passa quem estuda, e não quem tem um curso superior com maior carga horária.
Isso não vai p frente! Não depende so do sindicato
Meu medo é adotarem igual na PMDF ou PCSC… e isso virar moda em outros concursos
por um lado é bom, fica mais restrito valoriza mais a instituição rsrsrsrs por outro lado prejudica quem ja´está com tecnologo em mãos, acho que eles perceberam que tem muita gente que faz tecnologo meia boca só pra ter o nivel superior ,porém muitos não sabem quase nada que foi estudado durante o curso , fica meio que um ''analfabeto do propio curso'' o que pra eles não condiz com o nivel da instiuição.
Você já fez tecnologia?
Pos a graduação exige prática e não teorias como bacharelado e licenciatura que na maior parte de todas, desistem..
Abre os olhos, tecnologo é muito superior em conhecimentos do que um bacharelado oi licenciatura.
Oxi.... Quer dizer que não existe Bacharelado meia boca? kkkkkkkk Tem muita gente que é Bacharel em Administração que passou 4 anos na faculdade e não tem nenhuma noção de contabilidade que é a base essencial para exercer funções administrativas
Não tem sentido deve continuar com certeza
Tem que excluir mesmo. Tecnólogo tem que fazer concurso só pra ensino fundamental, NO MÁXIMO, nível médio. 👍🏽
Quanta besteira kkkkkkkkkk
Absurdo demais
Mano é complicado eu quero ser Pm !
Ao meu ver isso não passa.
Partiu tribunais.....
Para que esse Bacharel e licenciatura para troca tiro em rodovias
Pra que eu preciso saber se uma oração é subordinada ou coordenativa, se na hora eu vou prender é ladrão kkkk
@@EdsonMartins-st9gp Sistema brasileiro é baseado em concursos, nós aprendemos muitas coisas, e utilizamos quase nada.
GENTE ISSO E SO UMA IDEIA DO ÓRGÃO NAO TEM NADA CERTO AINDA NÃO.
AINDA PRECISA DE UMA LEI E SO PRA TER ENGAJAMENTO MESMO, SOMANDO COM FOFOQUINHA😅
Claro que precisa de lei! Ou melhor, agora só precisa de lei, pois já existe a intenção de alterar.
Então não é só fofoquinha, pode acontecer e f*der muita gente.
Acredito que não irá adiante
Eu não duvido que eles daqui a um tempo não barrem quem fez graduação á distância (EaD).
Concurso é elitizado agora