O Fim do Tecnólogo Para Concurso Público
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- 👇🏼 Mapas Mentais perfeitos para o seu concurso! Domine as revisões e pare de perder tempo 👇🏼
📑 go.123passei.c...
Conheça também 👇🏼
📷 Instagram ➔ / hugofreitas
🎤 Podcast Nota de Corte ➔ anchor.fm/nota...
📚 Meu canal sobre Sociedade e Filosofia ➔ / @filosofiainfinita
Contato para parcerias 👇🏼
📧 hfconcursos@gmail.com
Concordo que o tecnólogo é a ''brecha'', porém com o nível de dificuldade e concorrência de hoje nos concursos, quem consegue passar já é uma pessoa que estudou muito(e bote muito nisso), ela jé é bastante capacitada só por isso. Se a pessoa com tecnólogo passou na frente da pessoa com graduação superior... bem, ela já se mostrou uma ''melhor opção''. Ou seja, no final não muda nada na prática lá dentro, só serve mesmo pra elitizar e dificultar a entrada.
Apenas uma correção tecnólogo = graduação superior. O que tu quis deferenciar é que dentro da graduação superior existem o tecnólogo, o bacharelado e a licenciatura.
@@desbramundo Perfeito, eu me referi dentro do contexto do vídeo onde querem separar o tecnólogo das demais graduações superiores para fins de seleção.
🎉🎉🎉🎉🎉
Disse tudo, só serve pra dificultar, o que filtra mesmo é a prova do concurso
nem preciso dizer mais nada kk, falou tudo, mano
O Brasil é extremamente desigual! Muitas pessoas não têm condições financeiras pra fazer uma graduação e recorrem ao tecnólogo pra tentar mudar de vida através dos concursos. A desigualdade/pobreza do Brasil é um projeto. O pobre continuando pobre e os ricos cada vez mais ricos!
😢😢😢 verdade você falou tudo
Faz um L
Não tem condições e não tem tempo pq trabalha em horário comercial.
Exatamente! Os filhos de servidores públicos de altos salários já saem na frente, não precisam trabalhar, apenas estudam e tem acesso a cursinhos caros. Concordo muito com seu comentário.
faz L
Isso ai é balela, tem ex juiz com ensino superior falando "conje", a real é que querem criar mais barreiras para o pobre poder ascender de condição financeira
😢😢😢😢😢😢
Ex juiz se referindo ao "ENEN"
"A exceção é a regra do burro". Mas faz muito sentido o final, vai dificultar o acesso. 😐
bem isso
Tive um professor na faculdade que era juiz aposentado e falava “MENAS”
Meu nobre!
Sou egresso de Tecnólogo, em um concurso público (MPMG) estive melhor colocado e empatado com (Egressos de Direito, Administração com Pós e tudo mais) a análise feito foi boa, mas rasa e injusta! O edital pode exigir formação específica, mas restringir o acesso de quem já está nesse pleito… não podemos generalizar, tem Ensino Médio melhor do que eu Tecnólogo e agora Licenciando… pq? Pq ele se preparou melhor que eu! Não podemos deslegitimar essa conquista, pois preguiçoso tem no tecnólogo e tem no pós Doc!
Diante de suas palavras. Não será necessária as minhas. As suas já foram certeiras. 👏👏👏
@CafeeEngenharia Serve sim!
Você foi muito assertivo na argumentação, especialmente nas palavras finais. Um concursado não faz sua vitória baseado num diploma, mas sim no quão ele se sacrifica pra alcançar a meta.
O primeiro concurso que fiz, que foi pra guarda municipal, fiquei na frente de varios bachareis em direito e outras areas. Nao tomei posse, mas isso ja mostra que o tecnologo tem tanta capaciade quanto bacharel.
"Você não estuda no tecnólogo"
Meu tecnólogo foi de 3 anos no Instituto Federal do RS, meu TCC foi um projeto de mais de 300 horas e que se transformou em um software de código aberto e me rendeu convites para o mestrado, tive disciplinas em que houveram 66% de reprovação e fui aprovado com conceito A em quase todas as disciplinas.
Você quer dizer que eu não estudei? Porque os 66% reprovaram?
E não existe tecnólogo de 1 ano e meio como você falou, nos IFs normalmente são 3 anos com TCC de mesmo nível de bacharelados.
Cara aqui no IF do Ceará tem tecnólogo com duração de 4 anos e também tem TCC... Aí é foda querer excluir sendo que as próprias IES públicas estão investindo em cursos de tecnólogo.
Também fiz tecnólogo na área de TI no Instituto Federal, 3 anos e meio de duração, curso de altíssimo nível.
Também estudei muito no meu, embora não tive a trajetória igual a sua, Parabéns por isso. Aí tenho que ouvir isso aí do Hugo. Porém, também entendo ele, porque nós que estudamos de verdade, talvez sejamos minoria.
O meu foi na área ambiental e durou 2 anos e meio. Metade do curso foi EAD devido à pandemia, porém é um curso 100% presencial. O último concurso que prestei foi pra prefeitura e fiquei em sexto lugar, e apesar de estar fora do número de vagas, me trouxe de volta mais ânimo. Ai me chega uma notícia dessas...
Tbm nunca vi tecnólogo de 1e meio
Sentir um certo preconceito do Hugo ao falar do Tecnólogo. E te digo não faz sentido! Fiz Tecnólogo e passei em 2 concursos juridicos, coloquei muitos advogados no bolso. Nunca fiz Direito.
*Ser aprovado em concurso não significa estar dentro das vagas. E quais concursos passou? Em qual cidade?*
@@felipe_correa e ir 05 anos pra uma faculdade beber cerveja e ficar gordo também não significa nada
@@felipe_correa Calma cara, tanto bacharelado em direito que não sabe nem escrever.
@@felipe_correa como assim?
Sim!
Quando ele compara uma pessoa que fez Direito e estudou a vida toda pra perder pra quem fez até 2 anos.
E ele diz que vai perder a vaga pra quem fez *2 anos* de estudo.
Ele desprezou a pessoa que estuda pra concurso
Achei que o concurso público era sobre uma prova pra ver se tava no nível de ser chamado ou não, mas aparentemente vai ter uma entrevista pra mostrar o currículo dps kkkkkkk
Pois, é. Bacharelado e licenciatura tn tá cheio de gente que nunca trabalhou na área. Se querem ser justos, que peçam no edital experiÊncia na área do concurso. VAI CORTAR DE PENCA
de modo geral, todos os concursos (nível médio ou superior) tem uma entrevista com psicólogo/psiquiatra nas etapas finais de concursos. Sou técnico no TJ do meu estado e após todas etapas de provas tivemos que fazer exames de saúde física e psicológica.
Começa assim, daqui a pouco estarão exigindo até tempo mínimo de experiência na área
@@gabrieldearruda436alguns concursos já cobram. Já vi para o cargo de assistente administrativo numa universidade se não me engano.
@@rafa95910Complicado!
Acho que não é porque você passou cinco anos em uma faculdade, que você é mais intelectual do que quem fez um tecnólogo.
O que mais vejo é licenciados e graduados que mal sabem escrever.
Escrevem o "com certeza" com "concerteza", por exemplo. Pra mim, querem mesmo elitizar
EXATAMENTE!
Infelizmente!
Pois é! Meu irmão é autista e temos um processo em andamento contra a Unimed, agnt precisou de um relatório escolar de uma professora e o relatório estava tão ruim que tivemos q pedir para outra pessoa da escola fazer, pois aquele não tinha condições de ser apresentado para um juíz. O detalhe é que há uns dias atrás essa mesma professora se gabava durante uma palestra na escola dizendo que ela tinha mestrado e um monte de curso sendo q outra pessoa da escola com menos "bagagem" que ela fez um relatório mto melhor. Não quero generalizar, mas diploma nenhum garante que a pessoa é mais intelectual que outra.
Não acho q é assim também, pois a pessoa que ficou 4/5 anos se formando tbm tem seu mérito, só quem faz ensino superior sabe da dificuldade q é se formar. Vamos valorizar igualmente o pessoal aí que ficou na luta para tirar o seu diploma. É verdade que faculdade não deveria ser levada, em sua totalidade, como um critério de inclusão, todavia, definitivamente não é de exclusão. Agora, sobre licenciados e graduados que não sabem escrever eu sinceramente nunca vi isso na minha vida. Ademais, concordo que tão querendo elitizar muito o concurso público, desde 2 anos atrás quando passaram a exigir nível superior para cargos de nível técnico para carreira de tribunais a nível federal, essa decisão ferrou com mta gente e a tendência é só piorar.
@@leonardodallagnol1852 claro que tem seu mérito amigo.
Eu não quis generalizar.
Mas que existem muitos bacharéis e lincenciados assim, existem e muitos
Tem toda razão Hugo, um Bacharel em Belas artes está muito mais capacitado pra ser PF do que um tecnólogo em TI, Segurança pública, Criminologia..
Fora que o bacharel é tão "mais competente" que perdeu a vaga para um tecnólogo, segundo ele.😂😂😂 Pensei que a prova para o cargo fosse o termômetro entre quem está apto ou não, mas vejo que é o tempo disponível de cada um que é mais importante para fazer tal mensuração. Os filhos de ricos e classe média que conseguiram se graduar, por não ter que trabalhar e poder se dedicar 100% à faculdade presencial e conseguiram, com seus longos anos de estudo, perder a vaga para o tecnólogo que se formou nas coxas é realmente um parâmetro de mensuração de conhecimento.😂
É mais coerente eles exigirem formação em direito em alguma outra época, do que uma licenciatura, bacharelado de um qualquer curso nada a ver com a profissão.
Até então, se você parar pra pensar, os agentes lidam com o direto o tempo todo.
@@arlyson.collins Isso sem mencionar o fato de que você pode fazer vários cursos de bacharelado em 3, 4 anos online e sem aprender nada.
@@mariadanielledasilvaaguiar495 MDS, faltou as aulas de figura de linguagem? Ele está usando uma ironia para se referir a essa decisão patética da PF.
@@patriciaalencar7818 faltei ó, não ofendeu. Muita coisa na cabeça.
tenho colega que se formou com o tecnologo de markting e tenho colega que se formou em engenharia civil na federal , ambos estudaram pra prf, advinha quem passou ? sim, o carinha que fez o tecnologo, porque o que diz o quem é mais qualificado para algo não é a folha que tu recebe no final de uma graduação, isso ai é só ruim para o pobre, e sabe a historinha de que concurso é a forma de meritocracia , isso ai ta indo por água abaixo, vai haver mais filtros daqui pra frente, e advinha quem mais é afetado com isso ? isso mesmo, você, que não tem condições e tempo pra fazer uma graduação de 5 anos porque sai de casa 5 da manhã e volta as 20:00 , fala ai pra mim onde se encaixa graduação , estudo pra concurso e etc... ? isso aqui é realidade de mais da metade dos brasileiros, e não colocar isso em pauta é mais do mesmo, bando de gente que vive no alphavile tomando decisões que não cabem a sua realidade.
Relato forte e realista 😢 é isso mesmo, parabéns para o seu amigo que passou na PRF, Deus continue abençoando a gente e nos dando forças daqui pra frente 🙌🏻as coisas estão mudando, e cada vez mais temos que nos adaptar.
Se a pessoa fizer uma faculdade de 5 anos, que em nada tem a ver com o cargo, que diferença fez no final?
A avaliação da capacidade de exercer o cargo é testada na prova, não na faculdade.
se fosse tão simples assim, para ser juíz poderiam aceitar qualquer nível superior tbm. O que não seria má ideia na verdade, mantendo o nível do certame nos mesmos moldes de hoje.
@@desbramundoA questão é que o cargo de Juiz tem a base e o essencial pra exercer essa função no curso de Direito, não é a mesma coisa. Ao contrário da PF, por exemplo. Vai me dizer que um bacharel em Dança tem mais conexão com a profissão de agente policial do que um tecnólogo em segurança pública? Pelo amor né, totalmente diferente
@@desbramundo Seu exemplo não é o mais adequado. Como o amigo falou, o cargo de juíz está mergulhado na disciplina de direito. É como se houvesse um curso de Policial. Talvez, nessa perspectiva fosse aceito no cargo da PF, por exemplo, uma especificação no curso de Policial, entende?
@@suy1982 Não se trata da graduação ter ou não conexão com o cargo; trata-se do indivíduo ter passado pela "provação" do ensino superior. Como o Hugo falou, pressupõe-se alguém mais instruído, que já leu muito, escreveu muito; fez artigos acadêmicos, TCC's etc. Em suma, pressupõe que o sujeito tem uma experiência que quem é apenas egresso do ensino médio não têm.
Ou você você que no bacharelado em dança (kkk) eles ficam dançando por 4 anos? KKKKKKKK
@@exmosrdrdesempregadoKKKKKKK como sofrem na provação do ensino superior 😢😢😢
Tem uma estudante que FOI APROVADA EM 10 CONCURSOS 😍😍 Ela ensinou tudo que ela fez para ser aprovada ❤❤ Nossa, tá me ajudando muitoo. 😍😍 O VIDEO DELA TÁ NA RESPOSTA AÍ ⬇
a aula dela ua-cam.com/video/w5hCyJ5pE0Q/v-deo.html mt legal
Dizer que "quem faz técnologo não estuda" é bem perigoso. Tecnólogo é uma forma mais acessível (em termos financeiros) e mais rápida de se preparar e entrar no mercado de trabalho. A grade curricular, geralmente, prioriza disciplinas mais práticas e diminui a a teoria. Você foi bem infeliz nessa colocação.
verdade ,,
Hugo vacilou demais com essa fala
Vou deixa de seguir ele. Achei bem burgues essa fala.
Só pelo fato de um tecnólogo passar na vaga e um bacharel não passar já mostra que o Hugo está errado em pensar dessa forma burra, ao meu ver. Se for levar tempo de estudo em consideração então quem provar que passou mais anos estudando para o concurso deveria ter mais mérito tbm.
Também achei generalista e preconceituoso. Sempre o acompanho e me decepcionei.
Fiz tecnólogo em RH por 2 anos, 100% presencial. Tive aulas de Direito, Economia, Psicologia, Matemática, Estatística e muitas outras. Falar que tecnólogo só faz umas provinhas e pega o diploma é muito raso.
ead sim
A questão é que o tecnólogo ele é um profissional mais direcionado para a area de atuação dele. A diferença é que um Administrador tem o RH, o Marketing, o Financeiro, o Logístico e etc tudo nele, por isso é um profissional holístico. O que eu acho que poderia ser é: O tecnologo poder concorrer quando é um cargo especifico pra ele. Seu exemplo, voce poder concorrer pra superior em RH. Mas se o cargo pede atribuição da empresa geral, voce não tem habilidade pra essa função. Ou vamos acabar com todas as grduações e deixar tudo nivel médio, se for pra colcoar todo mundo no memso balaio de "competência"
@@anacosta3812 Se fosse geral assim eu concordaria, mas a pergunta que fica é a seguinte: Por quê somente essa exigência pro Técnologo? Seguindo essa lógica, uma pessoa que se formou em biologia também nao poderia concorrer pra Analista Judiciário da área administrativa e nem mesmo pra técnico.
@@duartefps17. Mas pra analista essa pessoa n pode concorrer pq o cargo pede formação específica na área. Agora pra cargo de nível médio uma pessoa formada em biologia pode concorrer normalmente.
Faço Tecnólogo em Logística pelo Instituto Federal de Sergipe. Presencial, público e em instituição conceituada. Não concordo com alguns conceitos do vídeo sobre os cursos superiores de tecnologia. Mas claro, realmente existem cursos de baixa qualidade.
E outra se uma pessoa que tem só tecnologo passa e é nomeado e muitos outros com bacharel não passam, cara o carinha com tecnologo tá mais preparado e mostrou isso na prova, que é JUSTAMENTE PARA ISSO, para selecionar os melhores e mais preparados.
Faz muito tempo que concurso deixou de ser para os mais preparados
@@Bubs88429 realmente e nem pra todos.
a gente sabe que não é bem assim.. sabemos que passar em concurso não é termometro pra medir inteligência e conhecimento. A gente sabe que passa quem sabe marcar o X, e isso não é estar capacitado.
@@anacosta3812 Tem isso também, como tem gente formada em tencologo que não se capacitou de fato e também formados em bacharel que saem da faculdade sem estar capacitados também, é complicado. A real mesmo é que isso é coisa de sindicato e aumento salarial.
Pois é, hj em dia qualquer um pega diploma. Do contrário nem precisaria de concurso, vai com diploma e currículo. Tá perdendo o sentido das provas dos concursos, então.
Conhecendo o Brasil como ele é, eu duvido que a justificativa para isso seja realmente uma preocupação legítima, sempre tem interesses por trás.
Eu penso em dois motivos:
1) está atrapalhando uma futura preparação intelectual do povo, pois o grande foco atual é o pessoal fazer tecnóloco "nas coxas", justamente para fazer concurso.
2) instituições de ensino tradicionais, e com certo poder econômico, estão perdendo grandes quantidades de clientes (e perderão muito mais no futuro) para instituições que oferecem tecnólogo.
@@desbramundo Não sei outros, mas esse segundo motivo é bem visível. Observe o tanto de gasto público (modo de desviar dinheiro) que o governo faz com faculdades públicas e faculdades conveniadas no Brasil. Sob essa perspectiva, seria interessante para eles que os cidadãos esvaziassem esses locais e economizassem menos tempo em busca da liberdade financeira? Qual seria a motivação para aumentarem mais a quantidade de verba (modo de desviar dinheiro) se houvesse um decréscimo no uso dos brasileiros?
Exatamente
@@desbramundoexatamente, mas o problema a ser corrigido é a migração ao tecnólogo ou uma falta de mercado atrativo para bacharéis que saem da faculdade para virar Uber? Hj em dia não existe apenas tecnólogo EAD, existem diversos bacharelados e licenciatura EAD tbm, podem até prejudicar o tecnólogo com está decisão, porém muita gente vai migrar para graduação em qualquer área e o problema vai continuar, pessoas apenas se formando em qualquer curso mais fácil apenas para ter diploma, o problema continuará, só vai migrar de curso.
@@desbramundo Eu e o meu pai estávamos falando disso um tempo atras (se referindo a opção 2)
É nítido na cara do Hugo que ele gostou da idéia de ferrar com a maioria dos seus próprios seguidores, e olha que "é" uma das minhas referências nesse setor, boa parte de quem segue ele é Médio ou tecno. E ficar 4 anos numa faculdade não significa qualificação, pra começar que nem vc mesmo segue a carreira que estudou, como você mesmo se tornaria alguém qualificado com esse "conhecimento" ?!
E desde quando quem faz faculdade esta mas instruido ? No Brasil a maioria esmagadora dos formandos não sabem quase nada na sua area, ah quem passe 4 anos so enrolando e pagando prova sem saber coisa nenhuma. Diploma é só um papel que custa muito caro aqui no Brasil, mas na prática mesmo não determina alguém como mais qualificado.
😢😢😢😢😢
Brother vc está certo, mas se eles adotarem essa prática é só pra diminuir a qtd de pessoas elegíveis a participar daquele determinado concurso. Só por isso mesmo. No final quem for melhor na prova conquista a vaga.
Todos que tem uma graduação de 4 anos ou mais, gostaram da medida, pelo simples motivo da menor concorrência, quem diz que não tá sendo hipócrita
Ficou bem explícito que ele gostou, passou anos se vendendo como concurseiro pra ganhar likes e vender mentoria que gente besta paga
O maior agravante nisso tudo que vc escreveu é pessoas pagam para fazer prova durante 4 anos sem saber nada. Acho isso uma burrice, pq além da pessoa perder o dinheiro, ela perde tempo de vida.
O que eu to querendo dizer é: se o cidadão vai fazer um curso, seja qual for (tecnólogo, bacharelado, qualquer porra), extraia o máximo possível de conhecimento e aprendizado, caso contrário, usa esse dinheiro para fazer outra coisa de útil na sua vida.
É notável o ar de felicidade do autor do vídeo ao falar em elitizar o concurso público. Lamentável, pois ser bacharel ou ter licenciamento não garantia de ser um bom profissional. Além disso, uma mudança como essa irá reduzir as oportunidades de pessoas com menos condições financeiras de galgar um lugar melhor na sociedade.
é nitido como ele fala do tecnologo kkk
Tb achei, muito infeliz aliás. Estou começando a estudar pra concurso e sinceramente, tem que selecionar muito quem vc segue ou não.
Se fosse vocês deixava de seguir o Hugo depois desse comentário infeliz se posicionando a favor da decisão já vi que ele mudou muito tem outros mais legais que ele
@@lipasa8571 verdade. Não tem como julgar a intenção de um povo por impressão pessoal/regionalizada/limitada.
Ele é "filhinho de papai"
O rolo compressor do sistema acabando com as esperanças dos que querem uma ascensão social. Se for pelo raciocício do Hugo, tem que limitar também em concursos as graduações de faculdade particular, porque o nível de ensino da maioria é baixíssimo.
Concordo, Hugo sendo Hugo
Eu discordo do fim da aceitação do diploma de tecnólogo nos concursos, mas Hugo tá certo nessa colocação. Os diferentes níveis de qualidade do ensino dentre os cursos de bacharelado não é um bom contra-argumento
Acredito essa questão deverá ser bem analisada, pois eu fiz a graduação tecnológica na área de TI, posteriormente fiz o mestrado e uma especialização.E conheço alguns colegas que já concluíram o doutorado somente com a graduação tecnólogica. Acredito que é incorreto generalizar, que se uma pessoa fez graduação tecnológica é porque ela 'não quis estudar' ou 'tem menos conhecimento do que uma pessoa com bacharelado/licenciatura'. Existem, outros fatores que influenciam nesta decisão, principalmente a desigualdade social do país, o elevado custo de pagar uma faculdade, a dificuldade de conciliar trabalho/emprego para pessoas de baixa renda.
Concordo plenamente! O impasse é a generalização descabida.
Eu sou servidor público e tenho técnolgo ,infelizmente quando as pessoas sabem que você é formado em uma faculdade de 2 anos o preconceito e o desprezo é gigante, mas como agora almejo ser delegado estou cursando direito e estou no 7 período,mas fico triste com essa notícia ,não é porque você passou 5 anos em uma faculdade que é melhor que todos.
Elite sendo elite , o ser humano é assim , mas não vamos existir .
Creio que vai prejudicar principalmente os mais excluídos socialmente. Uma faculdade de nível superior de 4 ou 5 anos custa mais da metade do salário mínimo. Às vezes o cara ganha uma mixaria, paga faculdade e ainda tem que sobreviver. Muitos optam pelo concurso simplesmente para poder ter uma vida melhor. Convenhamos que a maioria dos universitários terminam a faculdade sem noção de nada sobre a própria área em que se formou. O certo era ter avaliações de desempenho frequentes para poder atestar quem de fato merece continuar na vaga. Esse negócio de limitar logo de início é papinho de fresco que não tem o mínimo de consciência social.
Concordo é isso mesmo 🙏🏻
CONCORDO
Tem gente que passa 5 anos numa faculdade e sai sabendo menos do que o concurseiro nível médio.
verdade ,,, ja ouvir dizer que um professor que dava aula a um aluno este aluno passou enquanto o professor que prestou o mesmo concurso nao passou , olha como é as coisas cara dava aulas .
@@jakisonrodrigues6020 o concurseiro quebra a educação do governo
@@cesavieira9359Talvez o Professor teve menos tempo para estudar em relação ao aluno
o problema é q a questão n é essa...
"Elitiza, mas...." Bem, complicado a sua fala, Hugo.
Fiquei um pouco chocada com o posicionamento dele nesse vídeo inteiro.
Comentário bem infeliz o dele! Parece que fez o vídeo apenas para gerar engajamento mesmo.
Elitiza msm, mas, aí temos que vê o que se considera elitizar... Pra mim competência e conhecimento tem que está em primeiro lugar... Se elitiza ou não aí o problema já é de desigualdade social, miséria, pobreza e os crlh a quatro que o país tem e não da "elitização", como grande parte da Esquerda costuma nomenclaturar!
Eles querem diminuir a concorrência. Só isso. Não porque quem formou em tecnólogo seja menos capaz, é que eles querem fazer um nicho, diminuir a concorrência mesmo!
exato
deixa so pra elite kkkk pais lixo
Rapaz, agora lá vem o X da questão: qual o benefício pro órgão/banca de diminuir a concorrência? Isso não faz sentido algum. Concorrência de prova não vai atrapalhar o governo, não vai alterar o processo seletivo, nada. Simplesmente é uma conclusão sem fundamento, porque não há nada de prático. Única coisa que ocorrerá é facilitar mais pra os candidatos às vagas, pois pode ter um camarada tecnólogo mais bem preparado e agora não entrará mais no game; por fim, retrocesso total. Ps: falta pouco pra eu me formar bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas e digo uma coisa: só tem medo de concorrência quem não se prepara o suficiente!
Exatamente. Com provas difíceis e poucas vagas as notas de corte são 88%, 90%... Até concurso de prefeitura tá acima de 90%. A coisa é filtrar. E todo filtro é arbitrário e elitista. Impossível não ser.
isso mesmo, o que está acontecendo é que pessoas de origem humilde estão conseguindo aprovações em grandes concursos, e consequentemente tomando a vaga que antes era dos filhos e netos dessa galerinha elitizada...
Seu vídeo é ilógico. Se os formados em faculdades são tão capacitados, por que os tecnólogos estão superando-os em concursos públicos? Você está muito desinformado sobre o ensino superior brasileiro.
Além disso, se a qualificação é a única preocupação, deveríamos analisar currículos como as empresas privadas fazem, o que invalida a meritocracia nos concursos.
De onde vc tirou essa estatística!? Me passa a fonte. Quero ver essa pesquisa.
@@polly9429 Fiz um concurso da PM para oficial, passei e convivi alguns dias com os aprovados, até ser reprovado na investigação social. E pasme! Não tinha um que tinha bacharelado, só eu.
daqui a pouco vão pedir mestrado e doutorado pra ser técnico e analista
Não duvido nada! Está cada vez mais avançado
o CNJ já começou a pontuar candidatos ao cargo de técnico judiciário por títulos no edital atual… além de cobrar discursiva técnica também, não mais redação. complicado…
Exatamente, principalmente quando a gente olha há uns 30 anos pra trás e vê que a maioria dos cargos não se cobrava ensino superior.. daqui pra frente vão tá cobrando mestrado para técnico. E assim, pro pessoal q tá falando que essa decisão não vai vingar, sei não hein.. dois anos atrás ngm pensava q iriam exigir nível superior pra técnico nos tribunais e olha no que deu. Na época todo mundo falou que era inconstitucional e não sei oq.. mas acabou passando
@@leonardodallagnol1852 Você falou tudo Leonardo, é isso mesmo 👏🏻
@@igorpereira4408 Misericórdia...meu Deus 😔
Eu discordo de vc. Eu fiz tecnólogo de Gestão em Recursos Humanos. Fiz todas as provas com notas muito boas,fui a melhor aluna. Fiz todos os exercícios das matérias e meu TCC com nota máxima. Fiz tecnólogo porque não tem RH em 4 anos. Fiz um concurso público quando tinha 57 anos ,disputei com quase 5 mil candidatos e passei no 19° lugar e os 18 que passaram na minha frente eram todos jovens de no máximo 30 anos e formados, então me considero 1° lugar. Quando fiz RH eu baixava todos os livros e os estudava de capa a capa .Estudava pra todas as provas e levei meu curso de 2 anos muito a sério. Não estudei pra pegar diploma não. Tem muito engenheiro estudando 4 anos ,fazendo mestrado, estágio e derrubando prédios e pontes. Muitos médicos estudando 5,6 anos com residência e matando pacientes e cortando a perna ao invés de retirar uma vesícula. Achei preconceituoso sua conclusão sobre o curso tecnólogo. Não tire como exemplo de alguns, que sei que existem, porque convivi com vários, mas isso não é regra geral. Tem alunos fazendo faculdade e pagando pra outros fazerem suas provas. Quem disse que sentar no banco de uma escola te faz o melhor candidato ou melhor aluno? Hoje estou com 62 anos e posso garantir que quem faz o profissional é ele próprio tanto pra bom quanto pra ruim. Quando fiz o concurso estudava em torno de 14h por dia de segunda a segunda e estudei todo o edital sozinha, sozinha e sozinha e provei pra mim e para os 4.700 candidatos que eu não sou a regra e sim a exceção. Dei um dislaike no seu vídeo por discordar com vc.DETALHE: ALÉM DE MINHA IDADE AVANÇADA SOU AUTISTA E MOSTREI PARA OS "NORMAIS" QUE POSSO E SOU CAPAZ,APESAR DOS PRECONCEITOS DE MUITOS.
Que show de comentário, minha amiga 👏🏻
@@luispsilv muito obrigada.Fiquei muito feliz.
Meus caros.
Não acredito que um tecnólogo estude menos que um bacharel ou um professor, embora o curso seja menor.
E o estudante tecnológico faz tantos estágios, quanto os outros.
Ademais, acredito que uma parte faz por ser mais rápido.
Por fim, será que só por ser bacharel ou ter feito licenciatura a pessoa se torna mais qualificada para exercer o cargo? Olha, acho que a prova do concurso é quem decide.
Eu faço tecnólogo, possuo projeto extensionista, projeto integrador e preciso cumprir 260h de carga horária extra. Logo, essa minuta agride a meritocracia, conheço muitos bacharéis que não sabem escrever. Agora, a educação do Brasil precisa ser revista, existe um abismo muito grande. Dessa forma, acho injusto colocar no lombo do tecnólogo tal incompetência, se conseguimos passar, é porque somos capacitados.
@@sofiahelena5111 Exatamente!
Faça Uniasselvi kkkkk
Você faz a prova com o celular na mão, há alguns cursos que eu acredito que até exigem alguma coisa. Mas o gestão pública é o famoso curso pra concurseiro
@@windson021amigo duração desse curso lá saber me disse
@@jeffersonsilva4420 2 anos mas dá pra antecipar
Muita gente tem bacharel e nao passa na prova , e tem gente com tecnólogo que passa ... isso e bobagem
O contrário do que vc disse tbm acontece. O que manda no dia da prova é saber marcar o x no lugar certo, independente da sua formação ...
minha opiniao é a mesma
Isso é excessão, não regra.
passou 9min falando pra no final dar o real motivo que é pra dar uma elitizada no concurso. A tendencia dos proximos concurso é cada vez subir mais a regua. Dureza viu
Hugo, admiro muito todo o trabalho quem vem fazendo no seu canal, acredito ser um dos melhores canais sobre concursos por N motivos, mas eu fiz Tecnólogo pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba-SP de maneira presencial, com duração de 5 semestres e posso dizer que o nível de dificuldade foi muito grande. Que esta instituição é muito séria e que a cobrança aqui na minha cidade e no estado de São Paulo é maior que em algumas outras instituições privadas. Então, sua colocação está no mínimo equivocada ou superficial. Acredito sim que muitas instituições são somente comércio e que por isso os alunos saem (ou podem sair) pouco capacitados para o mercado de trabalho...
tem gente formado em Direito que não passa nem pra Escrevente do TJ SP, faculdade não quer dizer que a pessoa é mais inteligente e qualificada.
Concurseiro não tem um dia de paz 😂😂😂. Mas acredito que em pouco tempo será inevitável
Pior 😅😅😅😅
Nem tanto...ontem saiu a autorização para o concurso público da carreira diplomática, concurso para diplomata e a exigência? Nível superior completo em qualquer área, veja bem, qualquer área.
Ou seja, um cargo onde tu vai trabalhar no exterior em consulados,embaixadas do Brasil e também representar o país nas reuniões e conferências internacionais, olha a responsabilidade do cargo. Agora vem essa " instituição" querendo eletizar seus servidores e desmerecendo um curso de nível superior reconhecido pelo MEC,aliás mundialmente reconhecido lá fora.
@@brendobrighton Pois é, dois pesos e duas medidas.
@@brendobrightonjustamente o que falei em outro vídeo: pra ser Diplomata um tecnólogo atende, mas pra parar carros velhos numa rodovia, não. Só no Brasil mesmo se essa aberração passar…
@@LucasLiradeOliveira Então já notou que é SOMENTE essa instituição que está com essa frescura? A PRF já saiu a minuta da nova lei orgânica deles e continua tudo normal, nível superior em qualquer área para prestar o concurso. Outra coisa, saiu a notícia que o cargo do INSS de técnico do seguro social continua nível médio, o sindicato queria mudar para nível superior mas o MGI não autorizou, ou seja, só essa instituição que se acham Deuses para desmerecer um curso de nível superior.
Espero um dia não me esquecer de onde vim, e onde cheguei. Depois que a pessoa passa e se estabiliza, se esquece do perrengue, de como é difícil fazer uma faculdade trabalhando na escala 6x1, com a mensalidade da faculdade custando a metade de um salário mínimo. Sem ter tempo de lazer, de fazer uma atividade física, sem ter tempo de sair com a família, sem ter tempo até mesmo de dormir 8 horas por dia. Tirar o tecnólogo é excluir o pobre dos cargos mais elevados. Discordo totalmente! A pessoa não passa em uma das provas mais difícil do Brasil por acaso. "Ah mas o tecnólogo não tem nada a ver com o cargo" a licenciatuea em música tem alguma coiso em relação? Estão excluindo os pobres aos poucos, já não basta os técnicos judiciários, futuramente o inss pedir o ensino superior. Agr mais isso! Esses caras só são a favor do povo quando querem vender curso!
Pois é irmão, vivo algo semelhante do que você relatou, só quem vive sabe como é a 'correria', uma vida seca, sem lazeres, sem quase nada de prazeres, só 'responsa', tentando buscar o melhor e ainda querem dificultar mais ainda. É lamentável...
Toda hora ficam mudando,deixando cada vez mais difícil,concursos de nível médio quase não existe,se cortarem o tecnólogo então,ferrou.
Venho notando isso também, é triste tudo isso, mas é uma realidade.
Se eles realmente estivessem preocupados com o conhecimento, não abririam concursos para qualquer formação e sim para formações específicas; agora a partir do momento que permitem uma pessoa formada em agronomia, teologia, por exemplo, participar de uma vaga para tribunal, área totalmente diferente, mostra que o que importa é o papel ( diploma) não o conhecimento.
Pois é, e ainda falar que quem faz tecnólogo não estuda, até ele mesmo elitizou o a graduação/licenciatura nesse vídeo.
Esse lance de diploma nao quer dizer nada , a prova é super difícil, só passa quem sabe das matérias, nao importa o grau escolar .
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
8:59 e a galera do tecnólogo não está no mesmo nível, como que essa mesma galera passa no concurso com notas maiores que os graduados?
Isso se chama preconceito.
Eu nunca vi diploma aumentar a capacidade de qi de alguém.
@@Maria-ls3ec exatamente, é só uma porra de um pedaço de papel!!
@@Marcos-1121 *Diploma agora é somente via digital.*
Exato. Logo, se não está no mesmo nível não iram passar, pq se preocupar? Ele nem escutar o que diz. Totalmente contrário.
não faz sentido, já que o principal critério para o acesso ao cargo público é a prova , se o argumento for "o tecnólogo tem menos peso que a graduação tradicional" por critério de "experiência", é melhor levar o currículo ao invés de fazer uma prova.... o que eu vejo é que os atuais funcionários públicos querem garantir a vaga dos seus filhos
Blz, então com todo respeito aos graduados, mas uma pessoa formada em música tem mais instrução e skills e utilidade para ser um policial federal do que uma pessoa forma em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (tecnólogo) , que aliás no próprio edital deles vem pesado o conhecimento em T.I? Não faz sentido nenhum.
Exato
Acho que não é sobre a área de atuação que a pessoa estudou e sim o tempo que dedicou os estudos
@@kharlamartins7312 5 anos de música e 2 anos de T.I, o que vc acha que será mais útil pra PF? Deixando claro que, não concordo com cursos e tempo, apenas fiz uma análise em cima do seu argumento. A minha perpectiva é que a prova, a qual é bem difícil, já é meio suficiente pra demonstrar quem está apto ao cargo.
@@kharlamartins7312 aí que tá, oq que 4 anos de literatura te ajudará pra pf em relação a 2 anos de um tecnólogo, sendo q os dois são graduações?
@@kharlamartins7312 Se for por essa lógica, então irão pedir pós, mestrado, doutorado e por aí vai. Quem sabe até cobrar duas graduações.
Na minha opinião vc aprende muito mais com tecnólogo do que bacharelado que vc fica 4 5 anos enchendo linguiça e gastando rios de dinheiro sem ter certeza do retorno
Exatamente. Tecnólogo é direto ao ponto, sem perda de tempo com teorias e histórias, porque é focado na aplicação, porém, aborda os principais conceitos que realmente são úteis. Terminei Processos Gerenciais EAD pra prestar concurso e foi muito imersivo e robusto. Pretendo fazer Gestão da Qualidade, aproveitando as matérias de Processos Gerenciais que já concluí pra terminar mais rápido, e já pensando em ter tomado posse de cargo público nesse intervalo.
@@valteraquino5974 vai dar certo mano . Parabéns tmjj
@@valteraquino5974Eu tb estou aqui fazendo comércio exterior para prestar para diplomacia, porém já com medo de daqui uns anos nao servir mais, pelo visto terei que fazer administração e tentar aproveitar materia, e até lá prestando outros concursos.
Pobre continua pobre e rico continua rico ! Não tem mistério.
Isso, e cada dia mais difícil mudar de vida.
Caramba Hugo esculachou o curso tecnólogo no video hein, sendo que há cursos tecnólogos que são melhores que faculdades, isso varia muito de instituição pra instituição
Na verdade é tremenda de uma sacanagem, os que estão dentro da PF (que um dia foram concurseiros), estão querendo ferrar os que estão querendo entrar. Já tá isso nos técnicos do Tribunais federais, se isso acontece em 1 concurso, abre brecha pra todos os concursos. Estão fazendo isso com o INSS também. "Leque de conhecimento" o caralho, muita gente que nunca trabalhou na área que se formou tanto no bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Se vamos ser justos, que tenham experiência de um ano na área em que vão trabalhar. Do contrário não precisaria as provas dos concursos, pega o diplominha e dá carteirada.
Excelente argumento, você tem razão 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O fato é que concurso público está se tornando a cada dia mais exigente…
Concordo plenamente com vc 🙌🏻
Pow, e não tem que ser? Ou o melhor seria pessoas desqualificadas? Tem que ser exigente afinal de contas é dinheiro publico, meu, seu, nosso dinheiro. O que não dá é elitizar a parada como é a tendencia daqui pra frente.
@@mateuuus petista não deveria fazer
@@lucasjose6223 Vai com discursinho politico pra lá cara. eu hein. oxi.
@@mateuuus exigir conhecimento em prova objetiva, discursiva, curso de formação etc. Blz. Passar um incompetente com bacharelado na frente de uma pessoa mais capacitada mas tecnologo? Qual o sentido nisso? Não vai melhorar em nada o serviço público com esse requisito específico.
Começa assim, daqui a pouco não aceitarão mais EAD e estarão exigindo tempo mínimo de experiência na área.
E ridículo oque manda é o esforço da pessoa não fácil de jeito nenhum e agora ficam com conversa besta tosca .
Não dá pra exigir isso, o diploma não pode vir dizendo que é EAD.
Pqp! Ninguém merece… o povo que fez tecnólogo não tem um minuto de paz. 🙄🤦🏽♀️
aí vem aquela máxima que os pais sempre nos falavam: "a pressa é inimiga da perfeição". Aí que a pessoa vê que muitas vezes o caminho mais "fácil e rápido" é aquele que é um pouco mais difícil e demorado.
@@desbramundoMas não é a pressa, tecnólogo é nível superior e a proposta dele é ser mais rápido para entrar no mercado de trabalho. Ninguém tá roubando, juntando matérias para terminar mais rápido ou algo ilegal, é a própria proposta desse curso superior
@@desbramundo
Se o cara fez a prova e passou nela, diploma é mera formalidade burocrática.
@@desbramundovc só disse merd@ nesse seu texto
@@suy1982 *Então, mas todo mundo sabe que fazer bacharelado é mais seguro, pois se trata do curso completo e definitivo. Tecnólogo não passa de curso incompleto focado em nicho específico de aluno preguiçoso que não quer gastar e estudar um pouco mais de tempo para obter a formação com maior valorização e aderência no mercado de trabalho. Pode ter certeza que tem muito empresário por aí que pensa que técnico e tecnólogo é a mesma coisa, de tão desvalorizado e limitado que é.*
Minha opinião é que quem fez o concurso e passou, tá mais qualificado pro cargo. Independente de ter bacharel, licenciatura ou tecnólogo. Até pq nenhum vai usar esse diploma pra nada mesmo!
Exatamente. Sem contar que muitos que possuem nível superior às vezes nem sabem escrever corretamente, ou seja, isso indica um nível de conhecimento falho.
Faço tecnólogo no instituto federal e tenho que estudar muito pra não me ferrar nas provas.
Em If é outro patamar mesmo.. agora EAD aí já não sei
Mano, vc tem frustação pessoal, entendo: vc sonhou com uma profissão e investiu para descobrir que o mercado tá difícil e sua formação de escolha não rende grana. Mas, não significa qur quem já sonhou com uma vaga pública e foi direcionado para ir pra outro caminho, tecnólogo, para continuar ESTUDANDO COMO UM CÃO E FOCADO, mereça menos que vc (que não sonhou com a vida pública mas só usou como escape de sua decepção).
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Pode ser, mas vc vai ter que fazer uma graduação 😂😂
O edital não pode pedir o que quiser não, as exigências tem que ser razoáveis. É subjetivo..
Quem é de SP e fez Fatec vendo isso 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
Contextualizando o meu comentário, estudei na Fatec com 18 anos, eu não sabia ainda oq eu queria, mas foi uma oportunidade excelente de graduação, e pública... Sinceramente, não perde em nada para qualquer outra graduação nivel bacharelado... Acredito que Graduação é graduação, independente de ser tecnologo ou bacharelado... Se for pensar assim, tá cheio de gente se formando em licenciatura por ai, e em ead...
Faz o L agora
Besteira. O engenheiro civil e o tecnologo vão ser polícia, não construir uma ponte hehe
Exato. Por isso que acho nada a ver kkkk
Se ambos passaram no concurso da polícia eles devem ter habilidades para tal, independente de como foi a graduação
Vou me engajar apenas porque você pediu.
Julgar que um tecnólogo é similar a um curso técnico é um equívoco. Afirmar que quem cursou bacharelado ou licenciatura é superior a quem cursou tecnólogo é incorreto e injusto, considerando que muitos desses cursos de bacharel incluem disciplinas que servem apenas para preencher a grade curricular. Quando essas pessoas começam a estudar para concursos, enfrentam dificuldades semelhantes às dos tecnólogos para passar e tomar posse.
Os cursos de tecnólogo são reconhecidos e aprovados pelo MEC.
Complicada essa sua fala" nível superior tem mais qualificação do que tecnólogo"
O diploma de tecnólogo é de nivel superior.
A diferença é que o tecnólogo e prático e mais voltado ao mercado de trabalho. Agora, você pode fazer um mestrado, doutorado e ir se especializando. Não tem nada a ver com nivel de conhecimento, porque isso não advem de um diploma, e sim da dedicação de cada um. Você pode ter uma pessoa com uma graduação de 5 anos e outra com graduação de 2,5 anos, ambas podem ter conhecimento ou não.
Edital não é a lei, conforme fala no vídeo. Ele tem que seguir a lei. O edital são as regras para prestar o concurso, mas não pode haver regras em desacordo com a lei.
Ai vai o cara com bacharelado em medicina veterinária fazer concurso pra auditor fiscal kkkkkk
Quem disse pra você que quem faz tecnólogo nao quer estudar? E outra, se quem faz tecnólogo é tão desqualificado assim, não é só alguém que o senhor julga qualificado ser melhor que ele na prova? Se o MEC, responsável por regular/decidir sobre a educação do país, diz que é nível superior e está qualificado a concorrer, se o STF concorda, quem mais tem que dizer algo? Incrível, pensamento que cabe num ovo e com folga, parabéns. Vá lá fora, toque a grama, respire um ar puro, converse com gente de verdade, tá precisando.
Todos que tem uma graduação de 4 anos ou mais, gostaram da medida, pelo simples motivo da menor concorrência, quem diz que não tá sendo hipócrita
Percebi isso também, eu respeito, mas é estranho!
Eu tenho Tecnólogo em Gestão Pública, 3 anos presenciais em Instituto Federal! Desafio qualquer Administrador a tratar dos assuntos do curso comigo....
Acho que vai ser mais fácil ganhar na loteria,vou jogar mais ao invés de estudar.😢
O primeiro curso de Tecnólogo do Brasil foi da FATEC-SP, uma faculdade pública respeitada. Curso de 3 anos, de segunda a sábado, presencial, bem pesado em termos de conteúdo.
Foi uma adaptação a realidade brasileira de um curso existente nos EUA, o do chamado Engenheiro Operacional, onde você reduz o escopo pra uma formação mais rápida.
O que aconteceu é que do começo dos anos 2000 pra cá, o ensino superior virou um bordel, faculdade em antiga sala de cinema, EAD, etc
Com isso começaram a fazer curso de um ano e meio com mil horas e falar que é graduação.
No fim, perde quem se dedicou e fez um curso mais sério e foi pro mesmo balaio. Lamentável.
O que vai acontecer é que vão judicializar o edital/concurso, simples assim... e ai vai ter uma nova Súmula do STF que vai proibir esse tipo de discriminação que não atende aos principios da razoabilidade, da isonomia e da motivação... veja bem, uma coisa é exigir uma formação especifica para certos tipos de cargos (Administradores, Contadores, Economistas, Advogados) baseados na natureza técnica das suas atribuições, outra coisa é excluir um grupo sem a menor justificativa (só pq alguém quis). Atos normativos devem servir ao interesse público. Me espanta que influenciadores, professores, mentores, coaches de cursinho que defendem isso ainda não tenham se tocado sobre esse ponto... Isso não vai passar, aguardem!
Discordo totalmente. Meu tecnólogo tem duração de 3 anos e tem toda uma imersão profissional, e muita exigência. Não é só fazer provinhas e passar. Estou no segundo ano e já quase perdi o curso duas vezes por conta do nível exigido. Não é tão simples assim. E eu sei o quanto estudei até chegar aqui. Não passei meu ensino médio "pelas coxas". Agora, se o certame quiser exigir estritamente no mínimo o bacharel, é outra coisa. Só não podemos admitir e menosprezar todos os tecnólogos dessa maneira, porque nem todos são iguais...
Te sigo há muito tempo, sempre gostei dos seus vídeos, mas sua opinião sobre tecnólogo foi completamente infeliz! Trabalho no serviço público e já vi médicos terem que escrever no papel 200+40 pra saber que o resultado era 240… há pessoas esforçadas e inteligentes na livre docência e tbm nas camadas mais inferiores da sociedade. O caso é que, incomoda para esse povo, o pobre melhorando a condição de vida! Por isso, vamos dificultar!!!
O cara formado em tecnólogo em TI(Análise e desenvolvimento de sistemas) vendo essa notícia e vendo que o bacharel em grama é mais qualificado do que ele no trabalho da PRF🤡
Comentário preconceituoso do Hugo, só o que tem é gente que passa 4 anos empurrando com a barriga pra ter o diploma, isso não tem nada a ver com qualificação. É absurdo um cara desse que passou anos se vendendo como concurseiro pra vender mentoria falar uma merda dessa.
Verdade . E eu q comprei o curso, apesar de ser bem direcionado o assunto, me arrependi, pq senti o ar de alegria no comentário. Ser humano sendo ser humano. No fim... Um dia mostram o qnt se sentem superiores...
Cara faculdade só entrega conhecimento, só teoria!
DETALHE: QUEM FEZ FALA ISSO PARA MIM!
Agora, ninguém faz estudo de 4 anos para se tornar um profissional (se for tá só se iludindo). Porque você aprende muito mais é na prática mesmo, não só na teoria.
Fazemos com base nas exigências,porque são exigências!
Ninguém vai estudar para aplicar o conhecimento na prática ( Até porque é Brasil né meu filho? BOSTIL é uma terra sem lei,nem mesmo a CF é empregada de tal forma,os próprios juízes criam Jurisprudências para criar brechas na lei).
Mas continuando, só dando o realce! NINGUÉM ESTUDA PARA APLICAR QUANDO EXERCER O CARGO!!!!
VOCÊ ESTUDA PARA MARCAR O X NO LUGAR CERTO, VOCÊ ESTUDA PARA SER NOMEADOOOOOOO!!!!
muito discursinho bonitinho,mas que na prática...
Vamos deixar esses insentões,viverem no mundo das ideias e não no mundo real! TENHAM MAIS MINDFLUNESS!
Sou Bacharel em Direito e fiz Tecnólogo em Segurança Pública, agora você dizer que quem fez Tecnólogo não "ESTUDA" KKKKKKKKKKKK REVEJA SEUS CONCEITOS.
Quando conseguir o bacharelado, só pode ingressar no cargo quem tem pós graduação. E assim vai...😔😡
Verdade
*Se for uma pós nível lato sensu (especialização) até vai. O problema é se inventarem de exigirem um mestrado e doutorado. Mas acho que não chegará a tanto.*
Eu acho um pouco incoerente isso pois se comparar um engenheiro civil a um tecnólogo de gestao pública, o conhecimento de ambos na carreira policial vai ser similar.
Agora se exigir uma formaçao específica faz mais sentido.
Eu fiz tecnólogo em 2004 em uma escola federal com seleçao por prova. Lá atrás nao tínhamos essa visao marginalizada do curso.
É galera, a era de ouro dos concursos acabou. Corram atrás de seus diplomas. Político não gosta de ver pobre subindo na vida de forma honesta. Invejo muito que conseguiu passar em concurso antes de 2020. Só nos resta estudar. E ver tu apoiando essa ideia me fez perder respeito por ti. Deixando de seguir teu canal.
Discordo, pois existe uma lei de cargos e salários, a qual tem vinculação no edital. Se não diz na lei que pode tecnólogo, não pode tecnólogo, se diz que pode, daí pode. Cadê a lei?
Hugao, não generaliza, eu fiz o tecnólogo e estudei pacas, olhei cada aula, apliquei-me, fiz como uma graduação, só que em menos tempo. Por conta dessas suas palavras que não se estuda no tecnólogo que eles estão abrindo os olhos e talvez prejudiquem pessoas que se aplicaram.
Se o STF julgou como superior e possa aceitar como tal, quem é a PF?! Entendi que a PF não entrou no mérito se é ou não superior. Eletiza sim o serviço público.
Abraços Hugo
foi uma simplificação gigante dele, tb não é assim, editais que não aceitam tecnólogo, a lei do cargo está expressa, bacharelado ou licenciatura. eu olharia bem a lei do cargo, se na lei, não tiver a restrição, o edital é que não pode criar.
@@tiagogomes6647 perfeito, não existe cargo sem lei anterior que a crie, e consequentemente as atribua as especificações.
Esse Hugo tá ficando é doido 😳
A minha opinião é que ao meu ver, a marioria dos cargos de concursos sequer precisam de graduação para o pessoal exercer a função,( principalmente aqueles que vem especificando qualquer graduação). Isso não passa de jogadas para conseguirem orçamentos maiores e dinheiro das contas públicas
Acho triste. Daqui uns anos concurso vai ser só pra quem tem pós-graduação e em decadas só mestrado
Concordo com o Hugo em partes. Muita genre faz tecnólogo porque o curso escolhido só tem tecnólogo, outra questão é a financeira, porque infelizmente muita gente não tem condições de pagar uma graduação por 4 anos.
Existem universidades públicas cheias de cursos noturnos; há diversos programas de bolsas integrais em universidades particulares..
acho q p povo quer pegar o caminho mais fácil, um atalho pra conseguir o máximo com o mínimo de esforço.
Passar num vestibular de Federal e Estadual e estudar 4 ou 5 anos ninguém quer, né? Daí coloca a culpa na pobreza..
@@liannesan5246 Passar para PF é "moleza"?
@@CarlosDaniel-dd4tzuma coisa não anula outra. Passar no concurso da PF é difícil pra todos q tentam.. Concurso é técnica, quem domina melhor a técnica e se dedica passa.
O q está em discussão aqui, é o povo querer igualar quem faz uma faculdade de 4, 5 anos com um curso tecnólogo. Estudar e se esforçar bem menos pra sua formação e querer as mesmas oportunidades de quem se sacrificou, sofreu pra fazer uma faculdade..
Todos merecem oportunidades no serviço público, mas cada um deve ter as chances de acordo com a sua formação.
Se eu posso ter uma mesma oportunidade de quem fez curso superior, estudando bem menos, pra que fazer o mais trabalhoso? Quem escolhe se sacrificar e superar as dificuldades pra se formar na faculdade, é trouxa?
Essa é a questão.
Gostaria de ter feito esse tecnólogo fácil que vocês falam kkkk. No meu teve TCC com mais de 100 páginas,provas de altíssimo nível em instituição federal e entre outras coisas que fizeram o meu curso ser mais difícil que 90% das graduações
@@mikaelabreu7772Se um curso tecnólogo numa instituição federal é difícil, imagine uma graduação.. A maioria dos alunos tem q prorrogar o tempo de estudo, pq as matérias são dificílimas e o nível altíssimo.
Agora pense vc dar o sangue pra terminar uma graduação e depois ver alguém com diploma de tecnólogo tendo a mesma oportunidade q vc nos concursos, ou seja, ver o seu suado diploma de graduação ser equiparado ao de tecnólogo..
Acho q cada um deve ter seu espaço, tecnólogo é diferente de graduado, e isso éindiscutível.
No concurso público, não é justo equiparar os 2 diplomas.
Eu fiz Gestão de Recursos Humanos, bolsista 100% Prouni, estudava horrores, nunca reprovei em nenhuma matéria, ia de uma cidade para outra, agora vem dizer que não estudamos? Nossa cada vez mais difícil 😢😢😢😢
Eu sou investigador de polícia com um tecnólogo.
Eu sei que ninguém vai ler mas vou deixar minhas considerações e desabafo. Só faz sentido essa conversa se for pra abordar atuação específica no concurso, tipo medico continua prestando pra função medica, contador pra contabilidade, engenheiro pra engenharia... E olha lá. Agora pra funções administrativas? Vamos falar de Brasil?
1º - Nossa referencia de educação é uma porcaria. Temos uma das maiores economias e uma das piores estaticas correlacionadas entre capacidade de investimento e qualidade de educação no mundo. Nossa colocação é assombrosa somos o país de 64ª colocação. Estamos e sempre estivemos entre os piores.
2º - Eu estive em uma federal presencial indo de segunda a sabado envolvido em inumeras palestras e projetos acadêmicos, me desdobrando entre meu trabalho de 12h por dia e meu casamento, apenas pra alimentar ego de professor com mestrado pra cima, tirando os poucos bons e interessados. Agora depois de 1 ano e meio no EAD (e só foi 1 ano e meio porque peguei aproveitamento de 6 semestres fechados da UF até onde precisei trancar) estou colando grau dentro de 30 dias como técnologo pra me focar em cargos públicos de nível superior, com foco em tribunal.
3º - A grande maioria dos meus ex-colegas da federal eram terríveis em sua participação acadêmica. Entre os meus colegas antigos do bacharelado e os atuais do EAD Tecnólogo, quem estuda são sempre os mesmos poucos que tem real interesse na profissão. Vamos falar sério, no nosso país, quem realmente pode escolher o que vai estudar? O cara é pressionado pra trabalhar o quanto antes possível pra ajudar dentro de casa, a maioria nao teve bom ensino básico pra conseguir ensino superior gratuíto, e os melhores cursos a grande maioria que entra é a turma da particular.
4º - O sujeito esta indo fazer um concurso que mensura capacidade intelectual de abordar o conteudo programatico do edital, não se trata de concurso de beleza e ego. É sobre quem acerta mais questões. Se o camarada hoje com bacharel e licenciatura tomar na cabeça pro cara que tem tecnólogo, ele merece essa condição, afinal acertou menos. Simples assim, pode doer, mas se tratando de um concurso público esse é o critério.
5º - Agora eu vou ingressar na pós-graduação e MBA. Então o cara que tem graduação, seja la no que for dentre as infinidades de matérias que existem, mas que qualifique ele como bacharelado e licenciado. Então ele vai ter ainda assim uma percepção social de superioridade diante daquele que se especializou após a conclusão do tecnólogo?
6º - maior parte das pessoas que hoje entram no curso de Direito, elas entram com a cabeça em fazer concurso para os melhores e mais altos cargos publicos do país. Quase ninguém mais quer virar advogado. Essa ideia não trás valor maior ou menor do que a do cidadão que ta cursando curso superior em tecnológia.
São mais de 5 milhões de brasileiros formados atuando profissionalmente fora da área de formação, na maioria das vezes em coisas totalmente distintas. Então podemos deduzir que se não for passando 5 anos enfiado em faculdade, que são todos incompetentes e analfabetos em sua atuação? Não vou continuar com argumentos, mas poderia com a maior tranquilidade do mundo.
Cara eu adoro você, e respeito demais sua opinião, sou novo no universo de concursos e aprendo muito aqui. Mas sobre o tema formação superior, eu estive dos dois lados e te garanto, entre um graduado de 4 ou 5 anos, e um graduado de 2 ou 3 anos, a capacidade ou incapacidade do capital humano, será absolutamente a mesma. COMPROMETIMENTO com o labor é algo individual e mensurar isso por quanto tempo ele passou dentro de uma instituição alimentando atividades escolares é algo risível... Esse papo só surgiu pq a PF quer fazer sua instituição mais elitizada. Essa conversa é sobre EGO, não sobre qualificação e atuação profissional.
EDIT: Fazendo reflexão aqui, eu comecei a rir... Cara, a ideia é RIDÍCULA. Ao invés agora de eu passar os próximos 5 anos me dedicando dentro de casa por umas 3h por dia conciliando família, profissão, e afazeres da vida adulta, pra quem sabe assumir um concurso que esteja alinhado com meu interesse profissional, não. Vou ter que me enfiar de novo aos 32 anos, depois de 14 anos de carteira assinada, casado, com família, com compromissos, passar de 4 a 5 horas por dia enfrentando trânsito, faculdade, abdicando do meu relacionamento e minhas obrigações, pra PROVAR pra um bando de egocêntrico que só depois disso serei capaz de passar e assumir uma função do serviço público.
Como concurseiro, acho uma péssima mudança. Como cidadão, que recebe serviços prestados por agentes policiais, acho válido.
Como cidada tbm acho pessimo. Pq vejo tecnologo muito preparado. Mais preparado que varios bachareis
Não podemos generalizar. Existem tecnólogos que exigem bastante comprometimento acadêmico, senão, vc não se forma, como os da Unicesumar por exemplo. Única coisa que vou concordar é sobre a duração do curso ser mais breve, mas, não se poder achar que esse formando não possui competências, até porque, existem tantas graduações com peso de bacharelado que no fim não preparou o acadêmico para o cotidiano de suas funções e atribuições no mercado de trabalho. Isso, muitos terão que adquirir com o tempo no próprio mercado de trabalho.
Entendo seu ponto, mas discordo, acho que quem passa na prova é a pessoa qualificada, independente de ter graduação ou não.
Essa pauta de abolir o tecnologo vai ferrar, como sempre, o pessoal que vem de baixo que muitas vezes não tem condições financeiras e tempo pra realizar uma graduação de 4 a 5 anos. E na minha cabeça o próprio serviço público estaria indo contra algo que eles mesmo propõe, o instituto federal por exemplo forma milhares de tecnólogos todos os anos, o cara formado por uma instituição pública que o próprio governo financiou e investiu não esta bem preparado? não serve para entrar no cargo público? Não faz sentido, se nao é melhor abolir a formação de tecnólogos que o Estado oferece!!
um montão de gente se formando em curso de pedagogia (4anos) sem nem saber oq é um ditongo kkkkkkkkkkkkkkk
Verdade
Conheço gente q se formou nessa área e quando fala comigo no zap é uma luta p entender o q a pessoa ta falando, eu tenho q ficar tentando adivinhar. Minha filha de 10 anos escreve beeem melhor!
Eu sou formada em Tecnologia em Gestão pública pelo IFB.
É totalmente absurdo você falar que os tecnólogos nao estudam.
Se só depender de bacharelado, um pessoa formada em Arte, música, turismo será mais qualificada para um concurso público do que um Tecnólogo em Gestão pública só por causa do bacharel?
Nao faz sentido nenhum.
Eu estudei muito na faculdade, provas, trabalho em grupo, TCC , projetos , atividades como todas outras faculdades.
Só a questão de tempo não define o nosso valor acadêmico.
Se você for comparar uma grade acadêmica de bacharel em Administração pública e a de Tecnólogo em Gestão pública, perceberá que são basicamente iguais , os mesmo conteúdos e matérias, só muda a grade horária.
Muito injusto essa situação.
Também nos esforçamos como os de bacharel, assim como, para estudar para a prova de concurso público e passar.
Totalmente injusto e desigual.
A autor do video defende a questão com argumentos totalmente incoerente, ignorante e absurdo.
A questão não esta na graduação e sim no candidato, a polícia deveria investir na melhor gestão do clima organizacional da polícia, promovendo cursos e técnicas de disciplina.
Enfim.
Espero que essa medida não seja tomada.
Só em vc estudar para o concurso da PF por uma plataforma que realmente ensine o candidato e ele passa no concurso…na minha humilde opinião, o candidato já está qualificado independente de nível superior sendo tecnólogo ou não!
FIZ tecnologo em Segurança Pública por 3 anos tive muitos conhecimentos, tenho 52 anos estou Reserva hoje. Sou policial militar de Pernambuco. sou 1 SGT da PMPE TENHO MUITO CONHECIMENTOs de RUA NA PRATICA e NO BUROCRATICO , Vou tentar outros concursos. QUEM VAI MUDAR .... o conceito do MEC é o STF e não qualquer sindicato.
Enquanto isso o presidente não tem o ensino médio.
Meu Deus então???
Vei, a realidade é que como há um enorme exército industrial de reserva (desempregados), não importa se é justo ou não, a categoria pública, para fazer as seleções, deixam as provas cada vez mais difíceis, com mais pegadinhas, e precisam eliminar candidatos. Creio que tenha sido essa a origem do fim do tecnólogo. E acho que vai acontecer isso mesmo. Selecionar até antes da prova. É uma loucura, mas infelizmente não tem saída.
Pega fogo cabaré!!!!
Estudar 2, 4 ou 5 anos. Não prova e nem está evidente que é o "mais" ou "menos" PREPARADO.
Então, até lá...
Vamos seguir a canção!!!
Rapaz, o cara fez o vídeo para desmerecer o pessoal do tecnológo? Pela fala dele: "o pessoal não aprendeu nada" "passou com nota mínima" "não estudou nada" O que filtra os candidatos aptos ao cargo não é a prova do concurso? Com tais disciplinas cobradas no edital? Na minha humilde opinião, os mais aptos são aqueles que estudaram melhor as 11 ou 12 disciplinas cobradas no edital, aqueles que fizeram a melhor redação e acabou. Histórico acadêmico, não irá mudar na prática, nos exercícios das atividades da instituição.
Tá dificil hein,logo esse ano que comecei o tecnólogo,então tecnólogo não será mais nível superior,se for só a PF tudo bem,o problema é todo concurso ser assim.
Eu acho que não vai ser todos!
@@leandrodhsj No início não,mas depois vão acabando com a validade do tecnólogo igual fizeram com o ensino médio,coisa mais difícil é concurso estadual e federal de nível médio.
Já pensou em fazer graduação?
@@rafaelchagas9539 Claro que sim,mas agora já iniciei o tecnólogo e tenho 37 anos,não 17.
@@edilainewerneck é duas comecei no começo desse ano , pensando ser uma esperança de vida, consegui bolsa integral pelo enem, nao foi facil, to estudando pra concurso, sustentando tres filhos e gerenciando uma casa sozinha e dizem que eu to buscando o caminho mais fácil. Na verdade so estou buscando o unico caminho possível nesse momento. Tb já tenho 30 anos.
Tecnólogo são 2 anos e tem matérias pra estudar todos os dias, eu disse, todo os dias, são conteúdos extensos, não é chegar se matricular e ir lá fazer prova, se "donos de cursinho orientam isso, estão agindo maliciosamente" Na prática a pessoa vai ter que estudar e por um tempo ate demorado, não tem pra onde correr!! Da mesma forma que tem Ead pra tecnólogo, tem pra bacharelado, e ambos são baratos, o método de ensino é o mesmo, com a diferença que bacharelado são 2 anos a mais! Não se pode comparar tecnólogo, por exemplo com técnico, porque tecnólogo tem muito mais conteúdos, nem se compara com técnico. Logo, acho justo tecnólogo ser nível superior sim!!
Trabalhei concursada de cuidadora infantil em prefeitura, nível médio ( não vou dizer o lugar nem nomes pra não causa constrangimento) tendo tecnologia em gestão ambiental, junto comigo trabalharam pessoas que tinham faculdade de Direito, sendo que uma delas tinha concluído uma UNIVERSIDADE ESTADUAL em PERÍODO INTEGRAL (ciências biológicas bacharelado) estavam lá de cuidadora infantil, e isso ai é considerado "BRECHA"?
As pessoas devem tomar consciência que não está fácil pra ninguém! Não é correto vc dizer que conseguimos uma "brecha" , dá impressão de algo forjado, existe lei, pelo menos deveria prestar, há o reconhecimento pelo MEC e mesmo assim o setor público e privado estão tramando para impedir formados EAD, tecnólogos e segunda graduação de assumirem cargos. Cadê a justiça?! País do preconceito e desigualdade, deveria estar escrito nessa bandeira.
Nesse tempo que trabalhei de cuidadora surgiu a oportunidade de fazer a segunda graduação em menor tempo para licenciatura em pedagogia, fiz, prestei concurso para professor da educação básica da prefeitura de Londrina, fui das primeiras convocadas, mas não aceitaram meu diploma. E agora? O que o MEC, Ministério da Educação, Ministério Público, representantes, o que for, vão fazer o quê?! Agora essa grande massa de formados nos moldes que nos fizeram engolir.
Erraram em muitas coisas, porém o erro está em TODO modelo educacional, em TODOS os NÍVEIS da educação. Por que não corrigem de VERDADE a qualidade da EDUCAÇÃO ao invés de punir quem tenta pelo próprio esforço estudar nesse sistema FALHO. Não... claro que não... a corda arrebenta pro lado mais fraco desse sistema corrupto!
Fiz o curso de tecnólogo em gestão de recursos humanos porque já tinha feito concurso na área administrativa e tem disciplinas que gosto muito, além do interesse no cargo de analista judiciário - área administrativa.
Penso que no fim quem fica nas melhores colocações tá mais capacitado, independente do tempo da graduação que cursou.
Como foi sua experiência nesse curso?
@@beatrizribeiro124 eu gostei. No último semestre teve um trabalho de conclusão. Decidi por esse curso porque gostava das disciplinas. Escolha um que vc goste, q torna o curso mais interessante e prazeroso p vc.
Sua opinião quanto aos cursos tecnólogos está um pouco equivocada realmente há cursos de qualidade duvidosa, contudo há diversos cursos sérios na área em instituições públicas reconhecidas, como por exemplo a FATEC SP, onde eu fiz o meu técnologo, em que a dedicação e estudo do aluno são exigidos a nível superior do que em muitas faculdades privadas que oferecem cursos em bacharelado por aí.
Que história é essa de que quem faz tecnólogo não estuda? Faculdade não é brincadeira, independente do tipo, mesmo que seja tecnólogo e EAD. E existem muitos motivos pelo qual alguém escolhe fazer um tecnólogo, um deles é o custo de fazer uma faculdade, mesmo que a pessoa tenha bolsa integral, continua sendo caro. E pra uma pessoa que quer ter uma formação superior, tecnólogo já é uma conquista, e muitos vão se dedicar assim como fariam se fosse um bacharelado.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
É um fato que os concursos estão mais concorridos. Isso é mais uma forma de diminuir isso, uma ferramenta de eliminação
Exatamente! Qual é o próximo passo deles agora? Eliminar o que?
Que comentário infeliz dizer que " tecnólogo não estuda" ! Olha só: Comecei bacharel em enfermagem,e parei por falta de recursos, porém na minha sala o pessoal não tava interessado em aprender,apenas passar na prova, em um trabalho todos perdidos. Vou começar agora um tecnólogo de investigação e perícia criminal e estou super animada, quero pesquisar outros assuntos além da grade pq amo essa área. Também estudo inglês e me dedico em qualquer estudo. Aí vc vem dizer que tecnólogo não estuda? Pelo amor de Deus né
Eu estudei sim no meu tecnólogo!😂🫠🫣