@@aveiadusgato Pernambuco já foi por mais de um mês, porém os malditos portugueses e muitos brasileiros de outras regiões acabaram com tudo. O fator numérico falou mais alto. Que pena...
Se eu fosse depender de dinheiro pra ler estaria frita .Bibliotecas,pdf e empréstimos de amigos são o que me salvam.Nem tudo tem nas bibliotecas públicas,gente,mas dá pra encontrar muita coisa legal.
Falo com propriedade: lendo "só" essas obras, já dá pra ter um extenso panorama do que é a literatura brasileira, que é vasta e vária como o próprio país. Ótimo vídeo
No Ceará caberia também o maior poeta do estado, Patativa do Assaré. Cordéis e outros poemas é a cara do Ceará (e do nordeste). Além do poema, que foi musicado pelo Luiz Gonzaga, A triste partida. O Quinze é tão citado, para além de José de Alencar, pois não temos romance lá, temos a realidade nua e crua que assolou o Ceará até os anos 90, que é a morte e fome devido a seca, lembremos que no Ceará houveram Campos de concentração nas imediações de Fortaleza para evitar o saque da capital pelos sertanejos devido a seca que foi de 1930 a 1932.
Gente, não fazia ideia disso. Meu Deus que sofrimento. Quando eu vejo memes com aquela história que o Renato Aragão conta, fico triste de ver como as pessoas não têm sensibilidade. Essa história do Ceará deveria ser mais divulgada.
Meu TCC na faculdade de Letras foi a respeito das letras das canções de Renato Russo. Não há quem melhor represente a literatura brasiliense. 🥰 Amo este canal. 💜
Que trabalho maravilhoso, Isa!! Chega arrepiei quando vc falou da conexão dos estados do Nordeste. kkkkk Estava super curiosa para ver esse vídeo pronto desde que você anunciou a pesquisa. Muito obrigada por se dar esse grande trabalho. Ficou INCRÍVEL!!! PARABÉNS!
Uma boa viagem literária. Para um português, foi muito interessante e quero ver se encontro alguns desses títulos na Feira do Livro de Lisboa que começa amanhã (29 de Maio). Boas leituras!!
@@rosileneadeodato8034 na Feira do Livro de Lisboa temos sempre uma representação de editoras brasileiras a vender livros de autores brasileiros. Talvez não seja tão difícil assim... depois eu conto. :-)
Eu acabei de ler Equador do Miguel Tavares, gostei muito! Gosto da literatura portuguesa!! O arroz de Palmas do Francisco Azevedo é muito bom, comprei em Lisboa na fnac, pois não moro no Brasil e qdn vou em Lisboa aproveito para comprar livros!😘
Gente, nem estou acreditando que a minha indicação de leitura foi utilizada neste mapa fenomenal! Aqui na região norte, parece que estamos apartados do mundo, mas não, especialmente no meu estado, Rondônia, existe vida inteligente, e é uma satisfação ter um autor local destacado no cenário nacional. Obrigada Isabela.
01:21 - Rio Grande do Sul: "O Tempo e o Vento", de Érico Veríssimo 01:58 - Santa Catarina: Poesia de Cruz e Souza 02:27 - Paraná: Poesia de Paulo Leminski 03:45 - São Paulo: "As Meninas", de Lygia Fagundes Telles 04:48 - Minas Gerais: "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa 05:09 - Rio de Janeiro: "Dom Casmurro", de Machado de Assis 05:24 - Espírito Santo: As Crônicas de Rubem Braga 05:55 - Mato Grosso/ Mato Grosso do Sul: Obra de Manoel de Barros 06:50 - Goiás: Poesia de Cora Coralina 08:51 - Pará: "Belém do Grão", Delcídio Jurandir 09:26 - Amazonas: "Dois Irmãos", de Milton Hatoum 09:48 - Rondônia: "Diaruí", de Antônio Cândido da Silva 10:33 - Acre: "Galvez - Imperador do Acre", de Márcio Souza 11:00 - Roraima: "A Queda do Céu", de Davi Kopenawa Yanomami 11:38 - Amapá: Poesias de Manuel Bispo Correia 12:11 - Tocantins: Poesia de Luiza Helena Oliveira da Silva 13:04 - Maranhão: "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo 13:50 - Piauí: "Beira-Rio, Beira-Vida", de Assis Brasil 13:56 - Ceará: "O Quinze", de Rachel de Queiroz 14:23 - Rio Grande do Norte: "Dicionário do Folclore Brasileiro", de Câmara Cascudo 14:48 - Paraíba: "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna 15:58 - Pernambuco: "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector 16:18 - Alagoas: "Vidas Secas", de Graciliano Ramos 16:34 - Sergipe: "Feijão de Cego: Contos Sergipanos", de Vladimir Souza Carvalho 17:32 - Bahia "Capitães da Areia", de Jorge Amado
Amo Érico Veríssimo e concordo com a escolha do meu estado, mas que esta região nordeste foi privilegiada em autores foi.. só autor/autoras incríveis! ❤️🌻
Renato Russo com suas músicas/poesias representa muito bem esse pequeno distrito ainda tão Jovem. Princialmente porque ele não se restringe em falar de "Brasilia - a capital do Brasil" mas sim falar das PESSOAS que vivem nesse quadradinho. Fala do Plano Piloto e suas "Asas Norte e sul" mas fala também de Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, da Rodoviária do Plano Piloto e de tanto lugares que representam a vida de todo o DF. A obra do Renato coloca vida em Brasília , que muitas vezes é vista somente como uma instituição política e não como um um lugar cheio de vida e cultura.
Em Pernambuco temos também o Manuel Bandeira, poeta modernista apaixonado pelo Recife. Sua obra perpassa nossa "Passargada", o Recife de sua infância que nunca o deixou e ao qual dedicou seu último suspiro. E não esqueçamos João Cabral de Melo Neto, Nelson Rodrigues, Gilberto Freyre, Joaquim Cardoso ou Carlos Pena filho, entre outros.
5 років тому
Januaria Ferreira, eu não entendi a escolha de Clarice Lispector para o Estado de Pernambuco, principalmente com tantos nomes mais representativos...
@, na verdade amo Clarisse e entendo seu nome na lista como uma forma de destacar as autoras na lista. Citei outros autores com um "também", para destacar a riqueza da literatura pernambucana. O destaque a Manoel Bandeira vem de seu amor ao Recife, cantado em versos até a sua morte.
Feliz em ver meu Rio Grande do Sul representado por Érico Veríssimo com a obra O Tempo e o Vento♥️♥️♥️ Trabalho impecável como sempre , Isa. Parabéns!!
Lygia é amor. As meninas é um dos livros mais importantes da minha vida ❤️❤️ lindo!Dá fazer um projetinho de leitura pra conhecer o Brasil melhor HAHAHA
Adorei quando você falou sobre a região nordeste, não apenas por eu ser de Recife - PE, mas também por ter trazido à tona uma curiosidade importante sobre a literatura como engajamento identitário. Segundo sua pesquisa, Ariano Suassuna foi citado por diversos Estados como um autor que o representava, mesmo quando aquele que respondia à enquete sabia que ele, na verdade, nasceu na Paraíba. Isso reflete o quanto o engajamento do trabalho literário de Ariano foi bem sucedido, pois uma de suas principais metas ao elaborar o Movimento Armorial, junto à diversos outros artistas nas mais diversas áreas, como o teatro e a música, era construir uma "Identidade Nordestina" através da união de uma estética erudita vinculada ao imaginário popular. Seu engajamento era tão radical a ponto de ter uma explicita aversão a quase tudo que era estrangeiro ou, mesmo que fosse natural desta região, fugisse do cânone da "Identidade Nordestina". Nosso querido Ariano tinha uma imensa ojeriza ao Manguebeat, e quando citava o nome de Chico Science, chamava-o de Chico Ciência; se recusou a realizar uma de suas famosas Aula Espetáculo porque se deparou com um faixa escrita "Aula Show" (somente após a troca da faixa ele cumpriu a agenda); e quando foi nomeado para assumir uma das cadeiras da ABL se recusou a dar suas medidas para a confecção da roupa de cerimônia justificando que seria feita em Recife, era só dizer as cores e o modelo rs. Enfim... anedotas a parte, essa construção quase que canônica da "Identidade Nordestina" foi objeto de estudo do historiador Durval Muniz em seu livro A Invenção do Nordeste. #FicaADicaPraUmaResenha Adoro seu trabalho Isa! Como se diz aqui em Recife: um cheiro no cangote pra você! :D
Sabia que Vidas secas ia ganhar eh a obra prima de Graciliano Ramos e eh incrível!!! Mas esperarei ansiosamente a resenha de Angústia que tb eh incrível!!! Bjos!!!! Ps:Tomara que vc consiga resenhar os livros citados que vc ainda não leu.
Fiquei com dó de morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto não ter sido escolhida para representar Pernambuco. Acho a obra mais linda e representativa do meu estado que tanto amo ♥️. No mais, adorei o vídeo, Isa! Você, como sempre, sensacional. Abraço!!!
Laura Carvalho, concordo inteiramente com você... Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, representa com fidelidade do Estado de Pernambuco. Fiquei sem entender a escolha de Clarice Lispector...
E o "Belém do Grão Pará" apareceu ali ^^ Obrigado por isso, Isa. Que muitas pessoas possam ter contato com esta obra que sou apaixonado. E procurarei conhecer algumas obras de outros estados que não conheço. Seu canal é incrível. A cada vídeo a lista de leituras só aumenta. Grande abraço!
Concordo!! Mar morto é o amor da minha vida, mas acho que ele tem uma visão mais mítica da sociedade baiana, enquanto Capitães de areia é mais direto com a realidade
Cara, não sou da Bahia mas Jorge Amado é meu autor brasileiro favorito. Sempre que ouço descrições do Estado, vejo imagens, ouço músicas e coisas do tipo, eu sempre penso em Gabriela. Como alguém que (por falta de oportunidade, obviamente) nunca pisou pra fora do Estado de São Paulo, se tivesse que recomendar para alguém, que também não conhece a Bahia, um livro que representasse o Estado, recomendaria Gabriela.
A Bahia tem outros ótimos autores. Me lembro do João Ubaldo Ribeiro, de Viva o Povo Brasileiro, e principalmente, o excelente Itamar Vieira Jr., em Torto Arado. Este livro eu equiparo a Grande Sertão: Veredas, do Guimarães Rosa.
Eu concordo com vcs, Clarice e sublime. Mas pra mim sua literatura não representa tanto pernambuco . Eu Fico com Morte e Vida Severina ou Casa Grande e Senzala( que é considerado um dos tres livros mais importantes acerca da formação do Brasil segundo diversos intelectuais.)
Fiquei triste ao perceber que dessa lista so li Machado de Assis, preciso conhecer essas outras obras. Que desespero a lista de leituras que eu preciso fazer so aumenta.
Sou de Rondônia e apaixonado por , Luís Fernando Veríssimo. Analista de Bege e a velinha de Taubaté me encantaram na infância para adolescências. Um dos melhores cronistas deste país!
De Pernambuco,imaginei "Morte e Vida Severina",do pernambucano João Cabral de Melo Neto como obra favorita do estado. Respeito a obra de Clarice,mas eu acho que a enquete disse mais dos votantes do que da opinião geral. Além de Morte e Vida Severina representar melhor o Estado ao narrar a viagem de um retirante que segue o Rio Capibaribe.
Não vejo você citar Carlos Drummond de Andrade veja dele o livro de poesia o corpia acredite eu consegui e ainda tenho um livro autografado por ele e tenho um livro autografado pelo Jorge Amado você ja léu dele jubiaba
O Nordeste é um celeiro de cultura! Aqui na Paraíba, que no vídeo foi muito bem representada por Ariano Suassuna, dentre outros, temos José Lins do Rego, com suas obras Menino de Engenho e Fogo Morto, e também José Américo de Almeida, com A bagaceira.
Parabéns Isa! Ótimo trabalho, adorei conhecer autores de estados tão distantes do Rio Grande do Sul. Aliás Érico Veríssimo é o meu xodó, sendo Incidente em Antares meu preferido dele. Porém não posso deixar de admitir que o Tempo e o Vento é uma obra essencial.
Parabéns Isa, ficou muito legal! Vou mostrar para todo mundo, pois genial, porque é resultado de uma ampla pesquisa com leitores de todos estes estados! Amo meu Rio Grande do Sul e o Tempo e o Vento são livros da vida. Mas Manoel de Barros me toca como ninguém!
Obrigado para esse vídeo, eu não sou do Brasil mas da Itália. Eu fico apaixonado com a cultura e a língua (que eu estou estudando como autodidata há dois anos) e eu sempre precisei de descobrir autores novos além dos mais conhecidos pra fora. Isso me ajudou muito então eu vou procurar alguns. Muito obrigado por os teus conteúdos em geral tbm! Eu gosto demais do teu canal e do teu jeito de viver a literatura (espero não fiz erros com a língua, em caso, desculpa 🙈💖).
NA MINHA OPINIÃO ESSE É UM DOS POEMAS MAIS LINDOS QUE EU JÁ LI E QUEM ESCREVEU FOI CORA CORALINA: Oração do Milho Senhor, nada valho. Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres. Meu grão, perdido por acaso, nasce e cresce na terra descuidada. Ponho folhas e haste, e se me ajudardes, Senhor, mesmo planta de acaso, solitária, dou espigas e devolvo em muitos grãos o grão perdido inicial, salvo por milagre, que a terra fecundou. Sou a planta primária da lavoura. Não me pertence a hierarquia tradicional do trigo e de mim não se faz o pão alvo universal. O Justo não me consagrou Pão de Vida, nem lugar me foi dado nos altares. Sou apenas o alimento forte e substancial dos que trabalham a terra, onde não vinga o trigo nobre. Sou de origem obscura e de ascendência pobre, alimento de rústicos e animais do jugo. Quando os deuses da Hélade corriam pelos bosques, coroados de rosas e de espigas, quando os hebreus iam em longas caravanas buscar na terra do Egito o trigo dos faraós, quando Rute respigava cantando nas searas de Booz e Jesus abençoava os trigais maduros, eu era apenas o bró nativo das tabas ameríndias. Fui o angu pesado e constante do escravo na exaustão do eito. Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante. Sou a farinha econômica do proletário. Sou a polenta do imigrante e a miga dos que começam a vida em terra estranha. Alimento de porcos e do triste mu de carga. O que me planta não levanta comércio, nem avantaja dinheiro. Sou apenas a fartura generosa e despreocupada dos paióis. Sou o cocho abastecido donde rumina o gado. Sou o canto festivo dos galos na glória do dia queamanhece. Sou o cacarejo alegre das poedeiras à volta dos seus ninhos. Sou a pobreza vegetal agradecida a Vós, Senhor, que me fizestes necessário e humilde. Sou o milho.
Que vídeo MASSA!! Eu adorei. Votei no Mário pra SP pq adoroo ele, mas realmente o povo anda esquecendo dele viu...vc podia fazer uma resenha do Macunaíma Isa e fazer essa comparação com o personagem e o brasileiro.
Olá Isa! Amo seu trabalho! Sou de Aracaju/Sergipe e são valorizados localmente o poeta Tobias Barreto e o escritor modernista Francisco J. C. Dantas. Muito obrigada! #sucessosempre📚
Concordo! Tobias Barreto deveria ser nosso representante. IGNORABIMUS “Quanta ilusão!... O céu mostra-se esquivo E surdo ao brado do universo inteiro... De dúvidas cruéis prisioneiro, Tomba por terra o pensamento altivo.
Dizem que o Cristo, o filho do Deus vivo, A quem chamam também Deus verdadeiro, Veio o mundo remir do cativeiro, E eu vejo o mundo ainda tão cativo! Se os reis são sempre os reis, se o povo ignavo Não deixou de provar o duro freio Da tirania, e da miséria o travo, Se é sempre o mesmo engodo e falso enleio, Se o homem chora e continua escravo, De que foi que Jesus salvar-nos veio?...”
Eu não vi a enquete para votar, infelizmente. Sou do RN e Câmara Cascudo é um gênio, mas teria votado em Antônio Francisco, o maior poeta vivo do mundo! Inclusive, está na academia brasileira de literatura de cordel. De qualquer forma, vc fez um excelente trabalho! Parabéns!
Lindo video! Sobre o Pará, acho que Inglês de Souza e Edyr Augusto (ainda vivo) são mais lidos que Dalcidio Jurandir, seus livros mais famosos são "Contos Amazônicos" e "Pssica"
Você é maravilhosa!! Só você pra me fazer querer ler/reler 26 livros em um vídeo! Parabéns pelo seu trabalho, saiba que o que você faz muda a nossa vida literária ❤️
Faça uma resenha do livro "Luzia Homem" de Domingos Olímpio. A literatura é a única coisa a nível de cultura que salva o Brasil. E me orgulho de ser nordestino, compatriota da Rachel de Queiroz
Olá Isa, tudo bem? Seria interessante também você publicar essa imagem, dos livros mais emblemáticos do Brasil, no Instagram, assim poderíamos compartilhar e torna-los mais conhecidos ainda. Ademais, foi um excelente trabalho e ainda mais para divulgar a nossa literatura, parabéns.
Muito bacana sua lista.para Brasília você também poderia optar por Samuel Rawet.ele nasceu na Polônia.contudo,viveu,escreveu e morreu em Brasília.realmente,Guimarães rosa representa Minas.mas não dá para deixar de citar Drummond.
Devo dizer que sempre associo meu estado, Pernambuco, ao João Cabral de Melo Neto com sua obra Morte e Vida Severina. Mas Clarice Lispector também não poderia deixar nada a desejar, assim como tantos outros escritore/as pernambucano/as arretado/as rsrsrrs. Amei a lista, Isa!! Neste momento, estou até lendo um livro do Verissimo que você ama: Incidente em Antares. Você já falou tanto desse livro que resolvi ler.
Sou de Pernambuco e votei em João Cabral de Melo Neto pois achei que só podíamos votar em quem realmente tinha nascido no estado. Seu eu soubesse que podia votar em Clarice ela tinha ganhado mais um voto :D. Parabéns pela iniciativa Isabella. Orgulha a todos nós por mapear nossa representatividade e também por mostrar que no fundo temos mais semelhanças que diferenças.
Em Pernambuco também tem a obra Morte e Vida Severina, do João Cabral de Melo Neto, que apesar de não ter tido o mesmo fascínio da Clarice em todo o Brasil, consegue juntar uma história sofrida compartilhada em todo o Nordeste por meio de poemas, o que para mim sempre me pareceu um cordel sobre o nordestino
Sou cearense e concordo plenamente contigo Beatriz...de todas as obras literárias brasileiras, nenhuma se identifica tanto com o local de nascimento do seu autor do que Iracema..e nenhum autor se identifica tanto com o seu estado como José de Alencar...não à toa, um dos adjetivos gentilicos utilizados para quem nasce no Ceará é Alencarino...com todo e total respeito à Rachel de Queiroz.
Ai isa! Vc como sempre impecável! Adorei! Curti muito que meu voto foi oficialmente registrado, o Auto da Compadecida representando nossa linda e esplendida Paraíba!
Um vídeo maravilhoso, obrigada pelos elogios ao Nordeste, aqui realmente há essa identificação conjunta. E ninguém melhor que Clarice Lispector representando meu Pernambuco ❤️
Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, apenas. Desde os 13 anos viveu em Campo Grande, escreveu toda sua obra em MS. Recebia crianças das escolas de Campo Grande em sua casa e faleceu por aqui, ocasião em que a cidade chorou.
Depois que conheci esse canal fui presenteada com a riqueza da literatura brasileira, pois antes eu não lia quase (ou nenhum) livro nacional. Estou tentando recuperar o tempo perdido e lendo as grandes obras que nosso país tem a oferecer, obrigada Isa, você é 10!
danilo severo você deveria deixar seu preconceito de lado, que fruto de sua própria incompetência (você escolhe os políticos), e deveria vir conhecer a capital de seu país. Brasília, além de linda, é o resumo das culturas do Brasil somado com a cultura própria que já se faz perceber. Brasília é muito mais do que o espelho daqueles que, sem olhar os próprios umbigos, reclamam da corrupção
Eu votei no O Quinze da Rachel de Queiroz, acho que representa melhor nossa alma, nossa força cearense. E ela se dedicou bastante ao Ceará em quase todos os seus romances. Iracema é um canto, sem dúvida, mas acho O Quinze muito representativo. Amei o vídeo, Isa, ficou lindo. 😊😘😘
O Quinze foi um livro que li há anos e não me impressionou. Há 1 mês fiz uma releitura para a faculdade e fiquei impressionado com a profundidade da narrativa, o realismo dos personagens, as situações e poder de um texto tão rico de detalhes que me transportei para a história. Tenho muito orgulho de ser cearense.
Maravilhoso o seu trabalho! Os livros escolhidos na enquete são os mesmos para vários estados de um mapa literário que a revista Superinteressante fez ano passado. Parabéns!
Esse mapa que você fez mostra como nós, brasileiros, principalmente do Sul e do Sudeste, conhecemos muito pouco das literaturas das demais regiões, o que eu acho muito triste, porém empolgante, porque significa que ainda temos muitos tesouros pra conhecer.
Sou de Belém-PA mas criei gosto pela leitura desde pequena através da Literatura de Cordel. Literatura maravilhosa. Recomendo demais. Meus favoritos eram Juvenal e o Dragão e o Sertanejo Antônio Cobra-Choca.
Poxa, Isa! De todos os estados vc citou o livro representativo, fez comentários, mas quando chegou no Piauí só citou o livro e passou pra frente... 😒 esperava mais. A literatura piauiense é riquíssima e merece um olhar mais atencioso. Gosto dos seus vídeos, seu trabalho é ótimo. Te convido a conhecer mais d literatura piauiense.
Isa, poderia fazer esse "quadro" com livros de autores mais atuais, como para representar a literatura contemporânea nacional. Parabéns o video ficou admirável.
Olá Isabela, gostei muito do seu vídeo. Contudo, senti falta de você falar mais do livro do Piauí ( Beira rio, Beira vida do Assis Brasil), principalmente por ser um autor de renome do Brasil e que já até ganhou um prêmio Jabuti. Fiquei bastante descontente por ter sido o único que não teve comentários, sendo que alguns vc até pesquisou na internet e talz.
Que video mara! Quando vc falou de Brasília eu pensei: "podia ser o Renato" e batata! Também foi incrível o passeio pelo Nordeste; que região mais rica! 😍
Isa, que seleção bacana! O mais legal é conhecer a cultura da região Norte. Fiquei muito curiosa para ler o antropólogico do índio xamã de Roraima! Outra felicidade foi ver que Clarice é popularmente reconhecida, já que a crítica sempre pesou a mão com ela (sugiro que leia a biografia. É um livro excelente!) O Brasil é um país continental. Quando fazemos o esforço de sairmos de nosso "umbigo": região Sudeste (sou mineira e moro em BH), só ganhamos! Obrigada por esse vídeo! #Gratidão
João Cabral de Melo Neto era Pernambucano conhecido, dentre outras obras, por Morte e Vida Severina. Ele também tem uns poemas que adoro: a palavra seda e tecendo a manhã
"Trabalhando o barro do princípio do mundo, do grande rio, a floresta e o povo das barrancas, dos povoados, das ilhas, da ilha de Marajó, ele o faz com a dignidade de um verdadeiro escritor, pleno de sutileza e de ternura na análise e no levantamento da humanidade paraense, amazônica, da criança e dos adultos, da vida por vezes quase tímida ante o mundo extraordinário onde ela se afirma." (Jorge Amado, Saudação a Dalcídio Jurandir)
Sou pernambucano, e gostei da indicação de Clarice Lispector como representante da literatura pernambucana. No meu Estado não há um grande reconhecimento da Clarice como uma escritora pernambucana. Ela é estudada na escola, só que é como se fosse uma autora do sudeste. Até a BBC Brasil em uma reportagem, fala do pouco reconhecimento que ela tem no Estado que ela se identificava. Ariano Suassuana é muito mais reverenciado. E também outro escritor chamado Raimundo Carrero. Nunca li um livro dela, e por isso vou procurar um livro seu para ler.
Dois livros fizeram sucesso nas premiações ano passado e têm alguma relação com Brasília. A Última Hora, do José Almeida Júnior se passa no Rio de Vargas, mas o autor nora há anos em Brasília (é natural do RN). Já A Noite da Espera, de Milton Hatoum, é uma obra semibiográfica sobre os anos 60 na cidade, essencial para entender um pouco sobre o movimento estudantil em Brasilia durante a ditadura militar.
Da Luiza vc pode ler até receita de bolo que não vai se arrepender😄. Esse foi publicado pela editora da UFT. Entre em contato pelo site geral da Universidade p se informar sobre valores e formas de envio 😉
O nordeste é a "sustança" do país! Na literatura e na música popular brasileira. Parabéns pela pesquisa.
Quase choro de orgulho do meu Nordeste!
Pernambuco imortal, imortal!
Pernambuco ❤️
Isa para seu futuro projeto, que tal livros de mulheres escritoras de cada Estado do Brasil?
Perfeito.
Apoio! Leia Mulheres...
😍
Legal!
Gostei da ideia
Nordeste é nordeste, né mores? Tem muita conexão mesmo entre os estado, é tudo amorzinho entre nós.
Kakakaka muito verdade! Morro de amor pelo Nordeste e pelo Norte
Siiiim, é muita união por aqui ❤
amoooo
O nordeste deveria ser um país.
@@aveiadusgato Pernambuco já foi por mais de um mês, porém os malditos portugueses e muitos brasileiros de outras regiões acabaram com tudo.
O fator numérico falou mais alto.
Que pena...
Tenho medo de assistir ao vídeo.
A fatura só aumenta. Parabéns Isa pelo seu trabalho!
Se eu pudesse comprar todos os livros que eu quero acho que eu precisaria de uma casa gigante pra caber tudo kkkk
Fatura e a expectativa de vida necessária kkkkk
hahahaha acontece comigo.
Exato!
Se eu fosse depender de dinheiro pra ler estaria frita .Bibliotecas,pdf e empréstimos de amigos são o que me salvam.Nem tudo tem nas bibliotecas públicas,gente,mas dá pra encontrar muita coisa legal.
Falo com propriedade: lendo "só" essas obras, já dá pra ter um extenso panorama do que é a literatura brasileira, que é vasta e vária como o próprio país. Ótimo vídeo
O mapa ficou tão bonitinho que deu vontade emoldurar! Arrasou, Isa :D
Ótima ideia!
Também amei
Mulher eu também kkk. Emoldurar para colocar na minha biblioteca ou no meu cantinho de leitura (um dia vou ter um) rsrs
Tmb quero kkkkkk
Alguém tem o mapa?
No Ceará caberia também o maior poeta do estado, Patativa do Assaré. Cordéis e outros poemas é a cara do Ceará (e do nordeste). Além do poema, que foi musicado pelo Luiz Gonzaga, A triste partida.
O Quinze é tão citado, para além de José de Alencar, pois não temos romance lá, temos a realidade nua e crua que assolou o Ceará até os anos 90, que é a morte e fome devido a seca, lembremos que no Ceará houveram Campos de concentração nas imediações de Fortaleza para evitar o saque da capital pelos sertanejos devido a seca que foi de 1930 a 1932.
Teve esses campos TB em Iguatu, Crato, Quixeramobim, Senador Pompeu, Cariús, Ipu. O total de encarcerados passava dos 60mil
Gente, não fazia ideia disso. Meu Deus que sofrimento. Quando eu vejo memes com aquela história que o Renato Aragão conta, fico triste de ver como as pessoas não têm sensibilidade. Essa história do Ceará deveria ser mais divulgada.
Indicam algum livro sobre esses campos?
Adoro as complementações históricas que os leitores do canal trazem para cá. Obrigada, Paulo.
Aqui é literatura,
Aqui é informação,
Aqui tem cultura.
@@_pirata isolamento e poder: Fortaleza e os campos de concentração na seca de 1932.
Tem uma reportagem do diário do nordeste muito boa.
Meu TCC na faculdade de Letras foi a respeito das letras das canções de Renato Russo. Não há quem melhor represente a literatura brasiliense. 🥰 Amo este canal. 💜
Que trabalho maravilhoso, Isa!! Chega arrepiei quando vc falou da conexão dos estados do Nordeste. kkkkk Estava super curiosa para ver esse vídeo pronto desde que você anunciou a pesquisa. Muito obrigada por se dar esse grande trabalho. Ficou INCRÍVEL!!! PARABÉNS!
Giovanna Rodrigues Isa é maravilhosa né, e nosso Nordeste é união 💪🏻😍❤️
@@saraolimpio3519 Concordo com você, Sara!! 😁🤗
Disponibiliza o mapa para download, Isa!
Sim!!
Verdade iríamos amar ter este mapa.
Amei o mapa!
Uma boa viagem literária. Para um português, foi muito interessante e quero ver se encontro alguns desses títulos na Feira do Livro de Lisboa que começa amanhã (29 de Maio). Boas leituras!!
Acho um pouco difícil, mas talvez tenha Milton Hatoum que está muito en evidência nesses últimos ano. Depois me diz aqui o que vc achou 😃
@@rosileneadeodato8034 na Feira do Livro de Lisboa temos sempre uma representação de editoras brasileiras a vender livros de autores brasileiros. Talvez não seja tão difícil assim... depois eu conto. :-)
Eu acabei de ler Equador do Miguel Tavares, gostei muito! Gosto da literatura portuguesa!! O arroz de Palmas do Francisco Azevedo é muito bom, comprei em Lisboa na fnac, pois não moro no Brasil e qdn vou em Lisboa aproveito para comprar livros!😘
@@rosileneadeodato8034 eu gostei mais de O RIO DAS FLORES do mesmo autor. Já leu? Não conheço o Arroz de Palmas.
@@josemmsantos ainda não o li, mas estou curiosa, gostei muito da escrita dele#
Você fez um trabalho de história da literatura brasileira. Parabéns!! Sou professor universitário e gosto muito de seu canal. Beijo
Gente, nem estou acreditando que a minha indicação de leitura foi utilizada neste mapa fenomenal! Aqui na região norte, parece que estamos apartados do mundo, mas não, especialmente no meu estado, Rondônia, existe vida inteligente, e é uma satisfação ter um autor local destacado no cenário nacional. Obrigada Isabela.
01:21 - Rio Grande do Sul: "O Tempo e o Vento", de Érico Veríssimo
01:58 - Santa Catarina: Poesia de Cruz e Souza
02:27 - Paraná: Poesia de Paulo Leminski
03:45 - São Paulo: "As Meninas", de Lygia Fagundes Telles
04:48 - Minas Gerais: "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa
05:09 - Rio de Janeiro: "Dom Casmurro", de Machado de Assis
05:24 - Espírito Santo: As Crônicas de Rubem Braga
05:55 - Mato Grosso/ Mato Grosso do Sul: Obra de Manoel de Barros
06:50 - Goiás: Poesia de Cora Coralina
08:51 - Pará: "Belém do Grão", Delcídio Jurandir
09:26 - Amazonas: "Dois Irmãos", de Milton Hatoum
09:48 - Rondônia: "Diaruí", de Antônio Cândido da Silva
10:33 - Acre: "Galvez - Imperador do Acre", de Márcio Souza
11:00 - Roraima: "A Queda do Céu", de Davi Kopenawa Yanomami
11:38 - Amapá: Poesias de Manuel Bispo Correia
12:11 - Tocantins: Poesia de Luiza Helena Oliveira da Silva
13:04 - Maranhão: "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo
13:50 - Piauí: "Beira-Rio, Beira-Vida", de Assis Brasil
13:56 - Ceará: "O Quinze", de Rachel de Queiroz
14:23 - Rio Grande do Norte: "Dicionário do Folclore Brasileiro", de Câmara Cascudo
14:48 - Paraíba: "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna
15:58 - Pernambuco: "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector
16:18 - Alagoas: "Vidas Secas", de Graciliano Ramos
16:34 - Sergipe: "Feijão de Cego: Contos Sergipanos", de Vladimir Souza Carvalho
17:32 - Bahia "Capitães da Areia", de Jorge Amado
Clarice Lispector é pernambucaníssima, e Ariano Suassuna a gente divide com a Paraíba. Tem Ariano pro Nordeste inteiro.
Amo Érico Veríssimo e concordo com a escolha do meu estado, mas que esta região nordeste foi privilegiada em autores foi.. só autor/autoras incríveis! ❤️🌻
Mesmo sendo Paulista, o nordeste me emociona. Que região rica, que história, quanta arte.
Renato Russo com suas músicas/poesias representa muito bem esse pequeno distrito ainda tão Jovem. Princialmente porque ele não se restringe em falar de "Brasilia - a capital do Brasil" mas sim falar das PESSOAS que vivem nesse quadradinho. Fala do Plano Piloto e suas "Asas Norte e sul" mas fala também de Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, da Rodoviária do Plano Piloto e de tanto lugares que representam a vida de todo o DF.
A obra do Renato coloca vida em Brasília , que muitas vezes é vista somente como uma instituição política e não como um um lugar cheio de vida e cultura.
Em Pernambuco temos também o Manuel Bandeira, poeta modernista apaixonado pelo Recife. Sua obra perpassa nossa "Passargada", o Recife de sua infância que nunca o deixou e ao qual dedicou seu último suspiro.
E não esqueçamos João Cabral de Melo Neto, Nelson Rodrigues, Gilberto Freyre, Joaquim Cardoso ou Carlos Pena filho, entre outros.
Januaria Ferreira, eu não entendi a escolha de Clarice Lispector para o Estado de Pernambuco, principalmente com tantos nomes mais representativos...
@, na verdade amo Clarisse e entendo seu nome na lista como uma forma de destacar as autoras na lista.
Citei outros autores com um "também", para destacar a riqueza da literatura pernambucana. O destaque a Manoel Bandeira vem de seu amor ao Recife, cantado em versos até a sua morte.
Feliz em ver meu Rio Grande do Sul representado por Érico Veríssimo com a obra O Tempo e o Vento♥️♥️♥️ Trabalho impecável como sempre , Isa. Parabéns!!
A obra mais representativa do Maranhão e, quiça, umas das mais queridas é "Os tambores de São Luís" do Josué Montello. Uma obra indispensável!
Nunca li essa, já li Noite sobre Alcântara e Pedra Viva. Gostei muito. Vou procurar essa que vc citou.
Sou apaixonado por esse livro!
Eu indiquei esse livro kk
Grandioso Josué Montello!!
Tenho muita vontade de conhecer os livros desse escritor!
Que nordeste lindo! Caberia também na Paraíba Augusto dos Anjos...
Eu e outras poesias!
Com certeza Augustos dos Anjos representa mais PE pois o Ariano é praticamente pernambucano.
Os dois caberiam pra representar a região.
"Brasília?"
Nós sabemos muito bem que tipo de cultura Brasília representa no panorama nacional.
Lygia é amor. As meninas é um dos livros mais importantes da minha vida ❤️❤️ lindo!Dá fazer um projetinho de leitura pra conhecer o Brasil melhor HAHAHA
Caramba Isa! Estou emocionada com o seu canal! Ele é super completo! Que trabalho difícil, árduo, mas vale a pena! Parabéns!!!
Ficou muito bom!!!! E o melhor é que a mulherada apareceu bastante. Achei que ia ser mais fraquinho, mas gostei muitooooo. Parabéns!
Adorei quando você falou sobre a região nordeste, não apenas por eu ser de Recife - PE, mas também por ter trazido à tona uma curiosidade importante sobre a literatura como engajamento identitário. Segundo sua pesquisa, Ariano Suassuna foi citado por diversos Estados como um autor que o representava, mesmo quando aquele que respondia à enquete sabia que ele, na verdade, nasceu na Paraíba. Isso reflete o quanto o engajamento do trabalho literário de Ariano foi bem sucedido, pois uma de suas principais metas ao elaborar o Movimento Armorial, junto à diversos outros artistas nas mais diversas áreas, como o teatro e a música, era construir uma "Identidade Nordestina" através da união de uma estética erudita vinculada ao imaginário popular. Seu engajamento era tão radical a ponto de ter uma explicita aversão a quase tudo que era estrangeiro ou, mesmo que fosse natural desta região, fugisse do cânone da "Identidade Nordestina". Nosso querido Ariano tinha uma imensa ojeriza ao Manguebeat, e quando citava o nome de Chico Science, chamava-o de Chico Ciência; se recusou a realizar uma de suas famosas Aula Espetáculo porque se deparou com um faixa escrita "Aula Show" (somente após a troca da faixa ele cumpriu a agenda); e quando foi nomeado para assumir uma das cadeiras da ABL se recusou a dar suas medidas para a confecção da roupa de cerimônia justificando que seria feita em Recife, era só dizer as cores e o modelo rs. Enfim... anedotas a parte, essa construção quase que canônica da "Identidade Nordestina" foi objeto de estudo do historiador Durval Muniz em seu livro A Invenção do Nordeste. #FicaADicaPraUmaResenha Adoro seu trabalho Isa! Como se diz aqui em Recife: um cheiro no cangote pra você! :D
Sabia que Vidas secas ia ganhar eh a obra prima de Graciliano Ramos e eh incrível!!!
Mas esperarei ansiosamente a resenha de Angústia que tb eh incrível!!!
Bjos!!!!
Ps:Tomara que vc consiga resenhar os livros citados que vc ainda não leu.
Fiquei com dó de morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto não ter sido escolhida para representar Pernambuco. Acho a obra mais linda e representativa do meu estado que tanto amo ♥️. No mais, adorei o vídeo, Isa! Você, como sempre, sensacional. Abraço!!!
Tbm acho muito mais nordestino
Laura Carvalho, concordo inteiramente com você... Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, representa com fidelidade do Estado de Pernambuco. Fiquei sem entender a escolha de Clarice Lispector...
E o "Belém do Grão Pará" apareceu ali ^^
Obrigado por isso, Isa.
Que muitas pessoas possam ter contato com esta obra que sou apaixonado. E procurarei conhecer algumas obras de outros estados que não conheço.
Seu canal é incrível.
A cada vídeo a lista de leituras só aumenta.
Grande abraço!
Meu nordeste 😍 Minha Bahia 😍 Poste a foto do mapa por favor!
Oii ....
Parabéns... você é muito inteligente e comunicativa . Além de bonita e simpática .
Seu vídeo está cativante. Adorei assistir . Um bjinho.
Que o Jorge Amado é o autor que melhor representa a Bahia (meu estado
Concordo!! Mar morto é o amor da minha vida, mas acho que ele tem uma visão mais mítica da sociedade baiana, enquanto Capitães de areia é mais direto com a realidade
Cara, não sou da Bahia mas Jorge Amado é meu autor brasileiro favorito. Sempre que ouço descrições do Estado, vejo imagens, ouço músicas e coisas do tipo, eu sempre penso em Gabriela. Como alguém que (por falta de oportunidade, obviamente) nunca pisou pra fora do Estado de São Paulo, se tivesse que recomendar para alguém, que também não conhece a Bahia, um livro que representasse o Estado, recomendaria Gabriela.
Dona flor e seus dois maridos melhor livro .
A Bahia tem outros ótimos autores. Me lembro do João Ubaldo Ribeiro, de Viva o Povo Brasileiro, e principalmente, o excelente Itamar Vieira Jr., em Torto Arado. Este livro eu equiparo a Grande Sertão: Veredas, do Guimarães Rosa.
Isaaa, amei! Você é uma inspiração. Por favor, não pare com esse trabalho maravilhoso! ❤
Como pernambucano, não podemos lembrar de Pernambuco sem citar: Casa Grande e Senzala do Gilberto Freyre.
E Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto.
Romantiza muito a escravidão, então os historiadores julgam muito
@@larissaraielle eu também tive essa percepção sobre o livro.
Eu concordo com vcs, Clarice e sublime. Mas pra mim sua literatura não representa tanto pernambuco . Eu Fico com Morte e Vida Severina ou Casa Grande e Senzala( que é considerado um dos tres livros mais importantes acerca da formação do Brasil segundo diversos intelectuais.)
Adoro... Tem outros. Cada estado devia ter um top 3.
Além do "Blues" e Souza, aprendi nesse livro com o Leminski o conceito de banzo, poderosamente explicado por ele.
Fiquei triste ao perceber que dessa lista so li Machado de Assis, preciso conhecer essas outras obras. Que desespero a lista de leituras que eu preciso fazer so aumenta.
Uma mulher representando Sp, por essa eu não esperava. amei!
Trás uma critica de "Grande Sertão: Veredas". Meu livro preferido, o livro mais lindo do Brasil!
Sou de Rondônia e apaixonado por , Luís Fernando Veríssimo. Analista de Bege e a velinha de Taubaté me encantaram na infância para adolescências. Um dos melhores cronistas deste país!
De Pernambuco,imaginei "Morte e Vida Severina",do pernambucano João Cabral de Melo Neto como obra favorita do estado.
Respeito a obra de Clarice,mas eu acho que a enquete disse mais dos votantes do que da opinião geral.
Além de Morte e Vida Severina representar melhor o Estado ao narrar a viagem de um retirante que segue o Rio Capibaribe.
Concordo
Não vejo você citar Carlos Drummond de Andrade veja dele o livro de poesia o corpia acredite eu consegui e ainda tenho um livro autografado por ele e tenho um livro autografado pelo Jorge Amado você ja léu dele jubiaba
O Nordeste é um celeiro de cultura! Aqui na Paraíba, que no vídeo foi muito bem representada por Ariano Suassuna, dentre outros, temos José Lins do Rego, com suas obras Menino de Engenho e Fogo Morto, e também José Américo de Almeida, com A bagaceira.
Parabéns Isa! Ótimo trabalho, adorei conhecer autores de estados tão distantes do Rio Grande do Sul. Aliás Érico Veríssimo é o meu xodó, sendo Incidente em Antares meu preferido dele. Porém não posso deixar de admitir que o Tempo e o Vento é uma obra essencial.
Parabéns Isa, ficou muito legal!
Vou mostrar para todo mundo, pois genial, porque é resultado de uma ampla pesquisa com leitores de todos estes estados!
Amo meu Rio Grande do Sul e o Tempo e o Vento são livros da vida. Mas Manoel de Barros me toca como ninguém!
Obrigado para esse vídeo, eu não sou do Brasil mas da Itália. Eu fico apaixonado com a cultura e a língua (que eu estou estudando como autodidata há dois anos) e eu sempre precisei de descobrir autores novos além dos mais conhecidos pra fora. Isso me ajudou muito então eu vou procurar alguns. Muito obrigado por os teus conteúdos em geral tbm! Eu gosto demais do teu canal e do teu jeito de viver a literatura (espero não fiz erros com a língua, em caso, desculpa 🙈💖).
NA MINHA OPINIÃO ESSE É UM DOS POEMAS MAIS LINDOS QUE EU JÁ LI E QUEM ESCREVEU FOI CORA CORALINA:
Oração do Milho
Senhor, nada valho.
Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres.
Meu grão, perdido por acaso,
nasce e cresce na terra descuidada.
Ponho folhas e haste, e se me ajudardes, Senhor, mesmo planta de acaso, solitária, dou espigas e devolvo em muitos grãos
o grão perdido inicial, salvo por milagre, que a terra fecundou.
Sou a planta primária da lavoura.
Não me pertence a hierarquia tradicional do trigo e de mim não se faz o pão alvo universal.
O Justo não me consagrou Pão de Vida, nem lugar me foi dado nos altares.
Sou apenas o alimento forte e substancial dos que
trabalham a terra, onde não vinga o trigo nobre.
Sou de origem obscura e de ascendência pobre, alimento de rústicos e animais do jugo.
Quando os deuses da Hélade corriam pelos bosques, coroados de rosas e de espigas, quando os hebreus iam em longas caravanas
buscar na terra do Egito o trigo dos faraós, quando Rute respigava cantando nas searas de Booz
e Jesus abençoava os trigais maduros, eu era apenas o bró nativo das tabas ameríndias.
Fui o angu pesado e constante do escravo na exaustão do eito.
Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante.
Sou a farinha econômica do proletário.
Sou a polenta do imigrante e a miga dos que começam a vida em terra estranha.
Alimento de porcos e do triste mu de carga.
O que me planta não levanta comércio, nem avantaja dinheiro.
Sou apenas a fartura generosa e despreocupada dos paióis.
Sou o cocho abastecido donde rumina o gado.
Sou o canto festivo dos galos na glória do dia queamanhece.
Sou o cacarejo alegre das poedeiras à volta dos seus ninhos.
Sou a pobreza vegetal agradecida a Vós, Senhor, que me fizestes necessário e humilde.
Sou o milho.
Lindo!
Acho que no estado de Goiás, poderia também ser José Jacinto Veiga.
Lindo poema! É mesmo de.Cora Coralina? Nuca o havia visto.
@@albertoferreira4471um outro grande nome da literatura goiana é o poeta Gilberto Mendonça Telles
Que vídeo MASSA!! Eu adorei. Votei no Mário pra SP pq adoroo ele, mas realmente o povo anda esquecendo dele viu...vc podia fazer uma resenha do Macunaíma Isa e fazer essa comparação com o personagem e o brasileiro.
Olá Isa! Amo seu trabalho! Sou de Aracaju/Sergipe e são valorizados localmente o poeta Tobias Barreto e o escritor modernista Francisco J. C. Dantas. Muito obrigada! #sucessosempre📚
Sim! Tobias Barreto! Deve ser resgatado na memória nacional!
Gleide S. Menezes eu sugeri Francisco Dantas ♥️ esse que ela citou nunca ouvi falar, fui pesquisar e não me interessei em conhecer :/
Estava procurando se tinha algum comentário de Sergipe, queria saber quem o pessoal escolheu, fiquei curiosa
Concordo! Tobias Barreto deveria ser nosso representante.
IGNORABIMUS
“Quanta ilusão!... O céu mostra-se esquivo
E surdo ao brado do universo inteiro...
De dúvidas cruéis prisioneiro,
Tomba por terra o pensamento altivo.
Dizem que o Cristo, o filho do Deus vivo,
A quem chamam também Deus verdadeiro,
Veio o mundo remir do cativeiro,
E eu vejo o mundo ainda tão cativo!
Se os reis são sempre os reis, se o povo ignavo
Não deixou de provar o duro freio
Da tirania, e da miséria o travo,
Se é sempre o mesmo engodo e falso enleio,
Se o homem chora e continua escravo,
De que foi que Jesus salvar-nos veio?...”
Tobias Barreto
Eu não vi a enquete para votar, infelizmente. Sou do RN e Câmara Cascudo é um gênio, mas teria votado em Antônio Francisco, o maior poeta vivo do mundo! Inclusive, está na academia brasileira de literatura de cordel. De qualquer forma, vc fez um excelente trabalho! Parabéns!
Faltou nessa listinha ai João cabral de melo neto com "morte e vida severina".
Isa, voce citou Maro de Andrade. que tal vermos novamente "Contos Novos"? Não se dá a importancia que ele merece, né?
Clássico, representaria melhor o estado de Pernambuco.
Lindo video!
Sobre o Pará, acho que Inglês de Souza e Edyr Augusto (ainda vivo) são mais lidos que Dalcidio Jurandir, seus livros mais famosos são "Contos Amazônicos" e "Pssica"
Amei esse vídeo!!! Agora a listinha de autores brasileiros que não conhecia aumentou e o desejo de conhecer também. ✨
Você é maravilhosa!! Só você pra me fazer querer ler/reler 26 livros em um vídeo! Parabéns pelo seu trabalho, saiba que o que você faz muda a nossa vida literária ❤️
Isa, você é muito amor. Maravilhosa compilação e pesquisa, além do capricho da montagem da imagem :)
Faça uma resenha do livro "Luzia Homem" de Domingos Olímpio.
A literatura é a única coisa a nível de cultura que salva o Brasil. E me orgulho de ser nordestino, compatriota da Rachel de Queiroz
Olá Isa, tudo bem? Seria interessante também você publicar essa imagem, dos livros mais emblemáticos do Brasil, no Instagram, assim poderíamos compartilhar e torna-los mais conhecidos ainda. Ademais, foi um excelente trabalho e ainda mais para divulgar a nossa literatura, parabéns.
Seu canal é ótimo , uma jóia para quem gosta de literatura .
Que vídeo incrível! Super criativo! Minha PB bem representada por Ariano 💙
Muito bacana sua lista.para Brasília você também poderia optar por Samuel Rawet.ele nasceu na Polônia.contudo,viveu,escreveu e morreu em Brasília.realmente,Guimarães rosa representa Minas.mas não dá para deixar de citar Drummond.
Nossa, quanto carisma e beleza! 😍 Ainda por cima amante de literatura! 😊
Adorei, Isa!!!
Já não posso falar que nunca tive um pedido atendido.
Obrigada!!!
De Minas,cito também Lúcio Cardoso.*Crônica da Casa Assassinada*.
Devo dizer que sempre associo meu estado, Pernambuco, ao João Cabral de Melo Neto com sua obra Morte e Vida Severina. Mas Clarice Lispector também não poderia deixar nada a desejar, assim como tantos outros escritore/as pernambucano/as arretado/as rsrsrrs. Amei a lista, Isa!! Neste momento, estou até lendo um livro do Verissimo que você ama: Incidente em Antares. Você já falou tanto desse livro que resolvi ler.
Sou de Pernambuco e votei em João Cabral de Melo Neto pois achei que só podíamos votar em quem realmente tinha nascido no estado. Seu eu soubesse que podia votar em Clarice ela tinha ganhado mais um voto :D. Parabéns pela iniciativa Isabella. Orgulha a todos nós por mapear nossa representatividade e também por mostrar que no fundo temos mais semelhanças que diferenças.
Que iniciativa maravilhosa, Isa! Parabéns pelo belo trabalho no canal!
Em Pernambuco também tem a obra Morte e Vida Severina, do João Cabral de Melo Neto, que apesar de não ter tido o mesmo fascínio da Clarice em todo o Brasil, consegue juntar uma história sofrida compartilhada em todo o Nordeste por meio de poemas, o que para mim sempre me pareceu um cordel sobre o nordestino
Adorei o video!! Mas sou team Iracema para o Ceará, apesar de ser paranaense rs
Sou cearense e concordo plenamente contigo Beatriz...de todas as obras literárias brasileiras, nenhuma se identifica tanto com o local de nascimento do seu autor do que Iracema..e nenhum autor se identifica tanto com o seu estado como José de Alencar...não à toa, um dos adjetivos gentilicos utilizados para quem nasce no Ceará é Alencarino...com todo e total respeito à Rachel de Queiroz.
Parabéns! Que trabalho lindo! Nossa cultura é riquíssima e eu mesma conheço tão pouco. Preciso ler os autores do centro-oeste e Norte.
Ai isa! Vc como sempre impecável! Adorei! Curti muito que meu voto foi oficialmente registrado, o Auto da Compadecida representando nossa linda e esplendida Paraíba!
Estava ansiosa para você citar Sergipe. Vou ler a obra desse meu conterrâneo.
Parabèns pela pesquisa e construção do mapa - ficou muito bom.
Recifense João Cabral de Melo Neto. Recebeu prêmio Camões em 1990
Isaaa depois compartilha nas suas redes sociais esse mapa literário, por favorzinho?! 📚💕
Compartilha msm
Uma lista daquela de países só com autoras seria tão lindo! Mas também bastante trabalhoso 😅
Um vídeo maravilhoso, obrigada pelos elogios ao Nordeste, aqui realmente há essa identificação conjunta. E ninguém melhor que Clarice Lispector representando meu Pernambuco ❤️
Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, apenas. Desde os 13 anos viveu em Campo Grande, escreveu toda sua obra em MS. Recebia crianças das escolas de Campo Grande em sua casa e faleceu por aqui, ocasião em que a cidade chorou.
Como mineiro e leitor citaria Carlos Drummond de Andrade para Minas Gerais.
Depois que conheci esse canal fui presenteada com a riqueza da literatura brasileira, pois antes eu não lia quase (ou nenhum) livro nacional. Estou tentando recuperar o tempo perdido e lendo as grandes obras que nosso país tem a oferecer, obrigada Isa, você é 10!
Parabéns pelo trabalho! Imagino o trabalho que deu!
Continue nos inspirando e valorizando a cultura nacional :)
Renato Russo nasceu no mesmo ano da fundação de Brasília, 1960. Embora no Rio de janeiro...
@@severodanilo Mas não deixa de ser uma cidade linda! Representa a arquitetura nacional muito bem! Amo Brasília!!
danilo severo você deveria deixar seu preconceito de lado, que fruto de sua própria incompetência (você escolhe os políticos), e deveria vir conhecer a capital de seu país. Brasília, além de linda, é o resumo das culturas do Brasil somado com a cultura própria que já se faz perceber. Brasília é muito mais do que o espelho daqueles que, sem olhar os próprios umbigos, reclamam da corrupção
Eu votei no O Quinze da Rachel de Queiroz, acho que representa melhor nossa alma, nossa força cearense. E ela se dedicou bastante ao Ceará em quase todos os seus romances. Iracema é um canto, sem dúvida, mas acho O Quinze muito representativo. Amei o vídeo, Isa, ficou lindo. 😊😘😘
O Quinze foi um livro que li há anos e não me impressionou. Há 1 mês fiz uma releitura para a faculdade e fiquei impressionado com a profundidade da narrativa, o realismo dos personagens, as situações e poder de um texto tão rico de detalhes que me transportei para a história. Tenho muito orgulho de ser cearense.
Nossa, impressionada com tamanha dedicação! Minha meta deste ano, ler boa parte dessas obras! Parabéns!
Maravilhoso o seu trabalho! Os livros escolhidos na enquete são os mesmos para vários estados de um mapa literário que a revista Superinteressante fez ano passado. Parabéns!
Mandou bem demais, hein Isabela? Ótimo trabalho. Parabéns.
Esse mapa que você fez mostra como nós, brasileiros, principalmente do Sul e do Sudeste, conhecemos muito pouco das literaturas das demais regiões, o que eu acho muito triste, porém empolgante, porque significa que ainda temos muitos tesouros pra conhecer.
Sou de Belém-PA mas criei gosto pela leitura desde pequena através da Literatura de Cordel. Literatura maravilhosa. Recomendo demais. Meus favoritos eram Juvenal e o Dragão e o Sertanejo Antônio Cobra-Choca.
Poxa, Isa! De todos os estados vc citou o livro representativo, fez comentários, mas quando chegou no Piauí só citou o livro e passou pra frente... 😒 esperava mais. A literatura piauiense é riquíssima e merece um olhar mais atencioso. Gosto dos seus vídeos, seu trabalho é ótimo. Te convido a conhecer mais d literatura piauiense.
Tive o mesmo sentimento. E olha que o livro escolhido foi um livraço da nossa literatura, belo retrato do nosso estado.
Isa, poderia fazer esse "quadro" com livros de autores mais atuais, como para representar a literatura contemporânea nacional.
Parabéns o video ficou admirável.
Olá Isabela, gostei muito do seu vídeo. Contudo, senti falta de você falar mais do livro do Piauí ( Beira rio, Beira vida do Assis Brasil), principalmente por ser um autor de renome do Brasil e que já até ganhou um prêmio Jabuti. Fiquei bastante descontente por ter sido o único que não teve comentários, sendo que alguns vc até pesquisou na internet e talz.
Disponibiliza a imagem do mapa em algm link pfvrzinho 🙏🏽
Que video mara! Quando vc falou de Brasília eu pensei: "podia ser o Renato" e batata! Também foi incrível o passeio pelo Nordeste; que região mais rica! 😍
Isa, que seleção bacana! O mais legal é conhecer a cultura da região Norte. Fiquei muito curiosa para ler o antropólogico do índio xamã de Roraima! Outra felicidade foi ver que Clarice é popularmente reconhecida, já que a crítica sempre pesou a mão com ela (sugiro que leia a biografia. É um livro excelente!) O Brasil é um país continental. Quando fazemos o esforço de sairmos de nosso "umbigo": região Sudeste (sou mineira e moro em BH), só ganhamos! Obrigada por esse vídeo! #Gratidão
João Cabral de Melo Neto era Pernambucano conhecido, dentre outras obras, por Morte e Vida Severina. Ele também tem uns poemas que adoro: a palavra seda e tecendo a manhã
Que vídeo incrível Isa, estava ansiosa por ele e realmente não há escritor que melhor represente meu Rio de Janeiro do que Machado. Amo ! Parabéns 🎉
"Trabalhando o barro do princípio do mundo, do grande rio, a floresta e o povo das barrancas, dos povoados, das ilhas, da ilha de Marajó, ele o faz com a dignidade de um verdadeiro escritor, pleno de sutileza e de ternura na análise e no levantamento da humanidade paraense, amazônica, da criança e dos adultos, da vida por vezes quase tímida ante o mundo extraordinário onde ela se afirma." (Jorge Amado, Saudação a Dalcídio Jurandir)
Não sou de comentar muito, mas esse trabalho merece um grande parabéns! Aliás, todo seu canal é maravilhoso, acompanho sempre
Sou pernambucano, e gostei da indicação de Clarice Lispector como representante da literatura pernambucana. No meu Estado não há um grande reconhecimento da Clarice como uma escritora pernambucana. Ela é estudada na escola, só que é como se fosse uma autora do sudeste. Até a BBC Brasil em uma reportagem, fala do pouco reconhecimento que ela tem no Estado que ela se identificava. Ariano Suassuana é muito mais reverenciado. E também outro escritor chamado Raimundo Carrero. Nunca li um livro dela, e por isso vou procurar um livro seu para ler.
Dois livros fizeram sucesso nas premiações ano passado e têm alguma relação com Brasília. A Última Hora, do José Almeida Júnior se passa no Rio de Vargas, mas o autor nora há anos em Brasília (é natural do RN). Já A Noite da Espera, de Milton Hatoum, é uma obra semibiográfica sobre os anos 60 na cidade, essencial para entender um pouco sobre o movimento estudantil em Brasilia durante a ditadura militar.
Sou do Tocantins e não conheço esse livro, vou ir atrás deste. Estudo na Universidade Federal do Tocantins. Vou procurar hoje a tarde!
Ela é professora do Campus Araguaína. Lá com certeza você deve localizar um cópia.
Da Luiza vc pode ler até receita de bolo que não vai se arrepender😄. Esse foi publicado pela editora da UFT. Entre em contato pelo site geral da Universidade p se informar sobre valores e formas de envio 😉
@@hila11111 obrigado!
@@Prof.Jordan gratidão!