Existe NEOLIBERALISMO? | Cruzos com Daniel Andrade e Leticia Cesarino

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 вер 2024
  • Iniciamos com esse vídeo a nossa série para discutir e refletir sobre o Neoliberalismo: Existe Neoliberalismo?
    Para esse primeiro Cruzos, eu tenho a honra de receber Daniel de Andrade e Letícia Cesarino, dois grandes estudiosos do assunto que nesse papo dividiram conosco reflexões no ponto de vista filosófico, sociológico e antropológico sobre o que é neoliberalismo para introduzirmos esse assunto que é tão polêmico. Comentem o que acharam e o que mais querem saber sobre o assunto. Bom vídeo!
    Referências:
    The Limits Of Neoliberalism - William Davies
    Millennial Capitalism and the Culture of Neoliberalism - Jean & John Comaroff
    Organizadores e Participantes do Dossiê sobre Neoliberalismo Autoritário no Brasil:
    Daniel Pereira Andrade
    Silvio Almeida
    Mariana Côrtes
    Letícia Cesarino
    Fábio Franco
    Tatiana Roque
    Josué Medeiros
    Sigam a Leticia nas redes: @letcesar

КОМЕНТАРІ • 194

  • @rodrigocavazzacampos2152
    @rodrigocavazzacampos2152 3 роки тому +81

    Muito verdade (e até assustador) o ponto trazido pelo Prof. Daniel Andrade de que a lógica do neoliberalismo influencia e molda as relações sociais das pessoas na esfera privada. Logo pensei nas situações em que as pessoas atualmente fazem network, e não mais simplesmente conhecem pessoas em determinadas situações.

    • @milenapimenta86
      @milenapimenta86 3 роки тому +1

      Perfeito!

    • @danilobucker
      @danilobucker 2 роки тому +4

      Amizade por interesse passa a ser algo belo e moral.

    • @silviolual
      @silviolual  2 роки тому +6

      Isso mesmo.

    • @ricardoguerreiro9146
      @ricardoguerreiro9146 Рік тому

      Entendi não. Liberal não era o que se opunha ao regime monárquico, absolutista e hereditário, sem a estrutura executivo-legislativo-judiciário? Sem uma constituição de leis, tribunais e partidos políticos?

    • @ricardoguerreiro9146
      @ricardoguerreiro9146 Рік тому +3

      Acho isso difícil pra fazer o povo entender. Um linguajar inacessível ao povão. Eu que estudei não entendo.

  • @reginamenezes6780
    @reginamenezes6780 3 роки тому +35

    O neoliberalismo e uma nova racionalidade, concordo totalmente , não e a toa que ok cara é servidor público,e defende Estado mínimo. As pessoas culpabiliza o indivíduo por não puder se sustentar ,por não consegui emprego . Usa o senso comum para justificar as barbaridades .

  • @sophiasoto8459
    @sophiasoto8459 3 роки тому +33

    Faz pouco tempo que me inscrevi no canal ,foi a melhor coisa que fiz adoro os vídeos do Professor Sílvio,aprendo muito contingo obrigado professor ..

  • @alessandravieira7799
    @alessandravieira7799 Рік тому +1

    Estou desenvolvendo uma tese de doutorado e esse tema é bastante relevante para o meu trabalho. Obrigada, professor. Estou assistindo. Espero que ao final, eu consiga ter uma maior apreensão.

  • @victornogo
    @victornogo 3 роки тому +24

    Primeira coisa que me passou a mente quando apareceu os convidados: "Por que não chamou economistas para falar desse assunto?"
    Obrigado por responderem minha pergunta, e me mostrar o quanto simplistas é minha forma de pensar...

    • @dovahkiin3965
      @dovahkiin3965 Рік тому

      Mas os melhores para explicarem isso seriam economistas pois são especialistas, não?

    • @guilhermebarreira4746
      @guilhermebarreira4746 Рік тому +1

      @@dovahkiin3965 Economia, política, sociologia são inseparáveis. O Neoliberalismo é tanto uma forma de gestão da economia, uma forma política, uma gestão dos afetos e da psiquê dos indivíduos e um estágio do sistema capitalista e imperialista. Não existe uma única forma de análise do neoliberalismo nem uma única ciência que seja considerada especialista.

    • @dovahkiin3965
      @dovahkiin3965 Рік тому

      @@guilhermebarreira4746 Preferia Economistas mesmo, pois assim utilizam as teorias do Friedman e Hayek em que as teorias liberais dos mesmos são mais aceitas.

    • @guilhermebarreira4746
      @guilhermebarreira4746 Рік тому

      @@dovahkiin3965 Hayek ainda tem alguma relevância, já os outros "austríacos" não tem qualquer contribuição científica relevante sequer dentro do mainstream liberal da academia de economia. São meramente panfleteiros políticos de um projeto hegemônico.

    • @dovahkiin3965
      @dovahkiin3965 Рік тому

      @@guilhermebarreira4746 Não é alguma relevância . Tanto o Friedman quanto Hayek são relevantes em estudo econômico, os dois são levados em consideração e muito respeitados nesse meio. Digo por ter estudado e desde o início são relevantes e usados como material para TCC, artigos científicos. Quem perdeu relevância nesse meio ao longo dos anos foi o Keynes.

  • @gilbertconsultoria9492
    @gilbertconsultoria9492 3 роки тому +14

    Sentado aos pés dos sábios e escutando para aprender…janelas de conexões interpretativas nos são ofertadas e nós capacitam a seguir em frente na busca por um mundo mais justo, mais harmonioso, mais belo. Obrigado pelo canal e pelo trabalho!!!

  • @anagrein9384
    @anagrein9384 3 роки тому +12

    Silvio se consolida como um dos principais teóricos brasileiros da atualidade. Eu agradeço imensamente pela aula. Fui ouvindo e anotando as contribuições desses três professores necessários nesses tempos de construção de um novo futuro. Gratidão Silvio Almeida, Letícia Cesarino e Daniel de Andrade ❤️ ❤️ ❤️

  • @analacombe5299
    @analacombe5299 2 роки тому

    Muito obrigada, Silvio, iniciativa maravilhosa e esclarecedora!

  • @LilianAlvarenga
    @LilianAlvarenga 3 роки тому +7

    Sempre aprendo muito com a professora Leticia Cesarino. Obrigada pela iniciativa, professor Silvio. Estamos precisando de intelectuais como vocês no debate público. Tá muito difícil suportar os tempos atuais.

  • @guguerreiro
    @guguerreiro 3 роки тому +4

    Silvio Almeida, pra mim, é uma das principais fontes de reflexão sobre conteúdos relevantes na internet. Grande debate!

  • @magdaisabeldonascimento1020

    Bacana demais! A resposta do Daniel sobre o futuro político que se avizinha. Ele não tava otimista, porém não imaginava que tava diante do futuro ministro e que agora é possível vislumbrar o comum, e esse novo que o Silvio propõe, começar do zero. Parabéns!

  • @jonatasvenancio467
    @jonatasvenancio467 9 місяців тому

    Que orgulho e honra ter um homem como você nos representando no governo atual! ❤🙏👏👏👏

  • @franciscoaraujo7017
    @franciscoaraujo7017 3 роки тому +7

    Que debate Professor Sílvio Almeida muito enriquecedor e de grande aprendizado. Parabéns aos professores convidados muitos inteligentes e muito esclarecedores.

  • @mariadefatimafreitaslima529
    @mariadefatimafreitaslima529 3 роки тому +4

    Aproveito para parabenizar a você pelo compromisso social com o povo brasileiro. Assisti essa Live e aprendi muito com você e os dois professores. Acredito que um dos grandes empecilho para o engajamento do povo no processo mudanças, é a ignorância nossa. Essa aula sobre o liberalismo e neoliberalismo, foi importantíssima para entender a lógica do que vem ocorrendo na vida do povo brasileiro. Infelizmente os partidos, mesmo os de esquerda, não tem compromisso com a formação do povo. Esse evento promovido por você, nos forneceu subsídio teórico para compreender as mazelas da sociedade. Gostaria que você informasse uma referência bibliográfica que possibilitasse o aprofundamento do assunto de forma acessível. Obrigada.

  • @patriciafreitas3447
    @patriciafreitas3447 2 роки тому

    Que debate maravilhoso! Parabéns Silvio!
    Pude esclarecer várias questões
    Silvio Almeida para presidente do Brasil!

  • @ruijunior4977
    @ruijunior4977 2 роки тому +2

    Com 41 anos, também estou no limbo temporal mencionado pelo Silvio Almeida. Me lembro de um tempo em que trabalhadores e empregadores não precisavam "ser amigos", em que o trabalhador não era chamado de "colaborador", em que o trabalhador mais chegado do empregador era o "puxa saco". Agora, na chamada "sociedade de performance", se considera normal que os "colaboradores" sejam "instados" a cantar a porra de um hino da empresa em que "colaboram", com o máximo de entusiasmo possível, mesmo que pareça doentio! Sério, isso é humilhante! Os profissionais de RH, contudo, festejam essa anomalia e afirmam se tratar de um modo de engajamento do "colaborador" para com a empresa...

  • @lucianarocha3205
    @lucianarocha3205 2 роки тому

    Aguardo esse dossiê ansiosa! Avise aqui quando publicado.

  • @EduardoMariutti
    @EduardoMariutti 2 роки тому

    Excelente Silvio. A crítica ao neoliberalismo não pode ser feita na chave do saudosismo dos "Anos Dourados". Ótima discussão.

  • @WilianSamuel
    @WilianSamuel 2 роки тому

    Que ótima discussão! Parabéns!
    Esse debate casa muito bem com a reportagem da BBC sobre o desânimo das gerações pós 80's, excelente!
    O Brasil está tão a direita, mas tão a direita que um dos maiores legados do PT é um programa COMPENSATÓRIO da direita, mas é visto como coisa de comunista, estou falando especificamente do Bolsa Família.
    O PT passou 14 anos no poder, o Lula chegou a ter mais de 80% de aprovação pública, maioria no congresso, preço de commodities lá em cima e nenhuma reforma estrutural em contra partida no auge sempre contava com apoio da mídia, bancos etc... O presidente do BC foi um super liberal vindo dos bancos o Meireles!
    Foram 14 anos do modelo neoliberal do tripé macroeconômico do FHC, de juros monstruosamente altos, nada sobre grandes fortunas, lucros e dividendos, democratização das redes, avançou menos na reforma agrária que o FHC etc etc etc... Olha tendo em vista todo esse histórico e os avanços tímidos e superficiais (mas extremamente válidos) e todo esse contexto histórico atual (zeitgeist) acho muito improvável que teremos muito menos neoliberal do que o primeiro governo Lula. Ao menos no plano estrutural e econômico.

  • @CarlosSilva-hx9cx
    @CarlosSilva-hx9cx 3 роки тому +4

    Muito bom o debate. Vou trabalhar com o neoliberalismo no meu projeto de mestrado, tratando acerca de seus impactos no contexto escolar, mais especificamente com relação às barreiras impostas para uma formação democrática.

  • @Ribarcprod
    @Ribarcprod Рік тому +1

    Eu não sei se tenho lugar de fala aqui nesse canal, até pouco tempo atrás não tinha ideia da grandeza de país e de potencias que somos. Quero agradecer demais cada lição em cada vídeo que eu assisto é um caminhão de informações que recebo. A conversa não é BOA, a conversa é ótima!!! Além de um bom papo, conhecimento. Uma overdose que não faz mau algum para qualquer ser humano. Para quem se sentia deprimido, ao menos era essa a minha condição e intensificou muito durante os quatro anos dessa gestão medíocre, além das dores causadas pela prevaricação e descaso de um servidor que provou, mais uma vez, que não serve para nada mesmo, que não teve a sabedoria de pensar em consequências, que pensou em garantir somente o luxo próprio.
    Aparenta ser alguém de classe, culto e que encantou apenas os mais distraídos ou quem já estava em desespero pelo desenho social que se moldava. É preciso entender que tudo isso que aconteceu, por incrível que pareça, resultou em um ponto positivo, despertou na sociedade a necessidade de debater mais sobre a importância de garantir a inclusão social e o cuidado que poderíamos ter tido antes com nosso próprio povo.
    Varias obras literárias e debates infindáveis, debatendo sobre, estreitamos laços, nos aproximamos da ideia de progresso não somente visando lucros, mas garantindo a capacitação de cada individuo e fixando a ideia de que a sociedade pode ser composta de pessoas que variam de cargos, se dedicam e evoluem também. Além de fazer perceber que não existe nenhum oficio melhor ou pior, independente do posicionamento social, todos nós somos seres capazes de aprender algo e agregar ao composto de uma sociedade, que pode ser uma cidade grande, mas não precisa ser complexa, aliás, acredito que complexas devem ser as mentes menos alimentadas de conhecimento e, como o Miguel Falabella cita em seu quadro no INSTAGRAM, "saber nunca é demais".
    Obrigado futuro Ministro Silvio pela gentileza de dividir seu conhecimento, a todos envolvidos nesse projeto muito obrigado.
    P.s.: Prometo ser mais breve em outros comentários que, com toda certeza, irei redigir.
    GRATIDÃO.

  • @deborapereira8604
    @deborapereira8604 Рік тому +1

    Assisti essa live indicada pelo meu professor da disciplina de política educacional e um ano depois destas discussões conflituosas posso dizer que enfim tivemos uma pausa para um respiro com a derrota da extrema direita. E é muito bom ver você Silvio, que falava na live das incertezas do futuro, ocupando agora um espaço importante no quadro da política brasileira. Te admiro muito!
    Abraços.

  • @Souza-yg5xm
    @Souza-yg5xm 3 роки тому +2

    O tema é complexo e bastante interessante...deixa a gente com mais dúvidas do que certezas, e isso é bom em certo ponto, poi nos faz pensar mais sobre o assunto...Então, eu deixo aqui duas perguntas pra nossa reflexão...Por que a elite brasileira se deslumbra tanto com as chamadas "agendas neoliberais", e em que momento da história do Brasil essas agendas trouxeram algum desenvolvimento econômico pro país?

  • @walterpaim882
    @walterpaim882 3 роки тому +9

    Uma aula lindíssima com grandes mestres.

  • @LeandroSousa
    @LeandroSousa 2 роки тому

    Excelente vídeo, com vários conceitos importantes.

  • @homemsabio3903
    @homemsabio3903 2 роки тому +1

    O que você espera para 2022. Estamos em 2022. Gasolina a R$ 8,00, Gás a quase 150,00 e uma bandeja de ovos na minha cidade, a R$ 23,00. Só sei dizer que meu salário até 2 anos atrás dava para me alimentar, por gasolina na minha moto, pagar água, luz, internet, comprar 1 kg de carne de segunda, frango e peixe, e pagar a academia sem preocupação. Hoje, a coisa está difícil. A proteína está restrita a frango e ovos, e muitos alimentos já foram cortado do meu orçamento. Tive de procurar uma academia com preço mais baixo para continuar puxando o ferro.

  • @cristinaalvesdealmeida3826
    @cristinaalvesdealmeida3826 3 роки тому +3

    Maravilhosa aula de política e Brasil, obrigada pela reflexão!!!!

  • @SueliLimaPsi
    @SueliLimaPsi 2 роки тому +2

    Sabem muito sobre neoliberalismo!!!! Sensacional aprender com vc e seus convidados Silvio!!
    Beijo de ITU SP

  • @angeloboer2846
    @angeloboer2846 2 роки тому +1

    Professores obrigado pelo vídeo! AINDA TEM QUE NO BRASIL POSSUI PENSADORES COM VOCÊS!

  • @williammichaelcarvalho6693
    @williammichaelcarvalho6693 2 роки тому

    Silvio, você não tem ideia do quão importante esse seu canal. Tema da maior importância, debatido com seriedade e clareza. Obrigado pela sua contribuição e, sobretudo, coragem!

  • @silvaneortiz1577
    @silvaneortiz1577 2 роки тому

    Professor Silvio é um presente para a construção de um outro futuro possível. Sempre uma alegria poder acompanhar suas entrevistas, tão bem selecionadas e conduzidas com tanta profundidade e leveza.

  • @MrSec21
    @MrSec21 2 роки тому

    Muito bom Professor.

  • @rogerfotos
    @rogerfotos Рік тому

    E qual alternativa restará p quem não quer viver neste mundo competitivo? E q afasta o ser humano.

  • @victoroliveira285
    @victoroliveira285 2 роки тому

    Excelente discussão!

  • @jailsonlacerda2213
    @jailsonlacerda2213 2 роки тому

    Excelente trabalho

  • @filipegiuseppedalboribeiro3964
    @filipegiuseppedalboribeiro3964 3 роки тому +1

    adoro todos os seus programas, obrigado Professor Silvio Almeida

  • @hugoalejandro5839
    @hugoalejandro5839 2 роки тому

    Excelente vídeo. As reflexões dos Comaroff sobre etnicidade em África também são exemplares da característica englobante do neoliberalismo.
    Muito boa a ideia de “elo perdido” da geração de 40 a 50 anos: me reconheci.
    Parabéns ao canal!

  • @acassio.k
    @acassio.k Рік тому

    Ótimas reflexões.

  • @paulodetarso2562
    @paulodetarso2562 3 роки тому +2

    "o libertarianismo é o spin off mais recente do neoliberalismo". Acho que colocarei essa frase em um quadro. Excelente vídeo.

    • @vagnerduarte2629
      @vagnerduarte2629 2 роки тому +1

      em que minuto essa frase é dita? assisti fazendo anotações e acho que essa me passou desapercebida . grato!

  • @fabiogomes9293
    @fabiogomes9293 3 роки тому

    Três brilhantes estudiosos que dividem todo esse conhecimento com a sociedade, isso sempre na busca de agregar o saber ao projeto de um Brasil melhor.

  • @marcellemaria6665
    @marcellemaria6665 3 роки тому +1

    Amei!!!!
    Dou uma sugestão que a princípio pode ser chata ou até parecer absurda, mas acho que vai ajudar muito que é colocar textos curtos explicativos sobre alguns termos, colocando dentro de um contexto histórico ou simplesmente explicando.
    Até pouco tempo atrás eu não entendia o que significava fordismo por exemplo, acredito que assim como eu, muitos tb não entendem e infelizmente muitos terão dificuldades para buscar essas informações. Acredito que desta forma o vídeo vai ficar ainda mais acessível. 🤗

  • @veronicaferreira1034
    @veronicaferreira1034 2 роки тому

    Que debate! Muito foda!

  • @Mariaquilah
    @Mariaquilah 3 роки тому +3

    Gratidão por esse vídeo! Sou da área de educação e seu canal me ajudou a perceber o quanto as posturas liberal e neoliberal interferem, corroem e corrompem a ideia de educação comprometida com a ética e o bem comum. Muito obrigada!

  • @RafaelGeremias
    @RafaelGeremias 2 роки тому

    Com 31 anos e já vivo essa desilusão da linearidade das expectativas da vida: 2 empregos, vivendo com o pais e sem possibilidades concretas

  • @Riddims-r1f
    @Riddims-r1f 2 роки тому +1

    Elo perdido total! Muito bom... Até estou buscando meus estudos de ciências humanas que sempre gostei. Me blindava conscietimente quando mais jovem da paranoia do capitalismo tentaculoso. Seus vídeos me dão um folego aos 45 anos. Fiz umas escolhas que agora estou arrependido. Queria me formar Engenheiro de Produção e tive experiência como Analista de Qualidade, estudei tudo sobre o assunto, pois gosto da filosofia por de trás de métodos e conceitos. Seus vídeos me fez ligar varios pontos, ascendeu muitas percepções que havia abandonado. Não precisava sofrer tanto e ainda semear isto aos meus entes queridos. Mas, resnacer com meus entes e alimentar o desejo comum novamente frente as novos desafios. Mas que isto, agir com consciência nesta nova era e cuidar da nossa moral tão massacrada nestes ultimos tempos.

  • @leandrosaudino
    @leandrosaudino 3 роки тому +1

    Vídeo sensacional, camarada! Mais um!

  • @alexandreifba
    @alexandreifba 2 роки тому

    Silvio, só tenho a agradecer por vc existir!! Obrigado ☺️

  • @alexandregurtler2325
    @alexandregurtler2325 2 роки тому

    Que aula boa!!!

  • @filosofiadeprimeiracomceza5074
    @filosofiadeprimeiracomceza5074 2 роки тому

    Acho que radicalização diz muito sobre nossa realidade e demanda de mundo real vivido, principalmente das múltiplas formas de excludência social....o neo liberalismo existe sim mas de forma tácita para normalizar muitas barbáries implementadas.

  • @danilobucker
    @danilobucker 2 роки тому

    Networking é a amizade por interesse se tornando algo belo e moral. Até essa esfera da vida íntima se tornando algo que funciona para a produção.

  • @direitoshumanosonline54
    @direitoshumanosonline54 Рік тому +1

    O neoliberalismo existe, é uma racionalidade política que alcançou governamentalidade porque orienta o exercício do poder político (legislação) e poder pastoral (produção do sujeito). No primeiro aspecto, a reforma dos neoliberais colocou o Estado como fiador do mercado, responsavél por criar uma moldura jurídica onde o mercado seja possível (law and order dos ordoliberais). Com o neoliberalismo, o mercado passa a ser o produtor do direito público. O neoliberalismo promoveu a volta do homem econômico, mas não o da troca, o da produção de si mesmo (capital humano dos neoliberais da escola de chicago). Não só existe como está em tudo hoje. DIREITA e ESQUERDA são neoliberais. Elas retiraram fatias diferentes de um mesmo todo chamado neoliberalismo.

  • @marcelonegrilli9032
    @marcelonegrilli9032 2 роки тому

    Caras, este nível de reflexão melhora o meu dia, vcs me puxam pra cima discutindo de um ponto de vista intelectual lotado de racionalidade boa. Feliz pra caralho de compartilhar disso.

  • @GustavoSantana-lm8ms
    @GustavoSantana-lm8ms 2 роки тому

    O papo foi bom, poderia ter sido melhor se a Letícia tivesse tido a oportunidade de falar um pouco mais das suas perspectivas sobre o ano de 2022, por exemplo!

  • @fernandaferreira785
    @fernandaferreira785 2 роки тому

    Esse vídeo é impressionante. A fala final do professor Daniel é um choque de realidade que chega a ser constrangedora.

  • @JoseSantos-xh9mp
    @JoseSantos-xh9mp 3 роки тому +1

    bom video como sempre. Muito interessante da comparação dada pelos professores. No livro novo do (Capital e Ideologia) T Piketty é um dos assuntos que é tratado entre muitos outros. O foco dele está centrado na desigualidade economica, social e educacional.

  • @alexandre.p.ferretti8012
    @alexandre.p.ferretti8012 Рік тому

    A visão sobre a concorrência em todos os aspectos da vida me fez refletir sobre a narrativa muito empregada anos atras a respeito da Meritocracia para justificar os vencedores da concorrência em diversas areas da sociedade... para mim o conceito de meritocracia é decorrente do neoliberalismo. Mas o que não consigo ainda entender é o motivo que, mais recentemente, a meritocracia vem sendo atacada por alguns neoliberais. Alguém pode me ajudar?

  • @fabrifran
    @fabrifran 3 роки тому

    Excelente o debate. Que venha o dossiê!

  • @bernardobarbosaoliveira2056
    @bernardobarbosaoliveira2056 3 роки тому +1

    só as pedrada!!! canal mais que genial

  • @kevenferreiraguterres7146
    @kevenferreiraguterres7146 3 роки тому +1

    Vídeo começando e eu me preparando para a aula!!

  • @raonisf
    @raonisf 3 роки тому

    É sempre um deleite assistir a essas aulas. Obrigado e parabéns aos envolvidos.

  • @vinnybatata1
    @vinnybatata1 2 роки тому

    Silvio, adorei o vídeo! E concordo com vc quando vc diz que não há saída dentro do Capitalismo! Gosto muito das suas colocações. Gostaria de assistir uma aula sua, como ouvinte, se for possível... Muito obrigado!

  • @romulobarros7486
    @romulobarros7486 2 роки тому

    Vídeo ótimo!
    Consegui organizar muitas ideias desconexas graças a vocês, mas assistir a essa palestra me devastou emocionalmente.
    As coisas estão pior do que imaginei.

  • @marcelocosta8368
    @marcelocosta8368 3 роки тому

    Ótimo vídeo! Parabéns, professores Silvio, Letícia e Daniel.

  • @josedias2673
    @josedias2673 2 роки тому

    Está sendo muito boa esta série. Vamos continuar acompanhando e aprendendo.

  • @mauriciomelo1366
    @mauriciomelo1366 Рік тому

    Brilhante.

  • @suzanaburnier7801
    @suzanaburnier7801 2 роки тому

    Análises bem fundadas e lúcidas que, espanto, regam alguma esperança no meu cetismo. Obrigada!

  • @alexandreifba
    @alexandreifba 2 роки тому

    De 20 a 23 minutos, Silvio fala do Round 6, sem falar.

  • @GabrielCasote
    @GabrielCasote Рік тому

    ótimo vídeo.

  • @viniciusdebarrossilva8624
    @viniciusdebarrossilva8624 3 роки тому

    Obrigado, professor Silvio. Sempre trazendo boas discussões para o canal.

  • @josesantos2603
    @josesantos2603 2 роки тому

    Estou pensando em um modelo alternativo, em breve vou escrever um livro e começar a colocar em um canal. Sou formado na FGV e em Direito na USP, tenho MBA em Finanças e direito tributário e trabalho no TCE-SP e no Estado há 15 anos. Acredito que um modelo de cooperativismo estatal pode solucionar esses problemas, vamos mandar bala nos estudos. Sou LGBT e tenho proximidade com o movimento negro de São Paulo, embora não seja negro, mas participo das discussões e das ações. Temos muito o que fazer, vamos mandar bala!

  • @moreiradeoliveira8947
    @moreiradeoliveira8947 2 роки тому

    Ótimo!

  • @jazidiadax5975
    @jazidiadax5975 Рік тому

    Perfeito, neoliberalismo prega a meritocracia e esquecem que prá ela o ponto de partida , deve ser as condições para concorrência iguais. Neste modelo neo liberal na economia, não vejo diferença de cartéis.

  • @eltonnunes8196
    @eltonnunes8196 3 роки тому

    É importante considerar a dimensão da religião do povo brasileiro que tem se mostrado uma ferramenta ideológica fundamental na construção de um olhar distorcido da realidade. Principalmente no que tange a política e o momento histórico que vivemos.

  • @albertoms7575
    @albertoms7575 2 роки тому

    Muito bom o debate!! Neoliberalismo explicado de uma forma que eu nunca tinha pensado!! Parabéns!! Abração!!

  • @allanfonsecabarbosa3819
    @allanfonsecabarbosa3819 2 роки тому

    Precisamos de um Projeto Nacional Desenvolvimento para o Brasil e frear esse Neoliberalismo econômico no país.
    Hj quem apresenta esse Projeto Nacional Desenvolvimento é Ciro Gomes, tivemos uma esquerda no poder e manteve esse Neoliberalismo econômico no país.
    Não podemos voltar ao passado e nem manter o presente, precisamos pensar no futuro com um Projeto Nacional Desenvolvimento com pensamentos no bem estar social da população.
    #Ciro2022

  • @vitorhugoferreira9419
    @vitorhugoferreira9419 2 роки тому

    Talvez a discussão seja menos relacionada com neoliberalismo e mais com o individualismo. Vejo a autonomia das decisões do indivíduo como algo positivo, porém que deva estar conectado aos impactos coletivos das decisões autônomas individuais. O comum deve ser consensado entre os indivíduos e não dependente de um conjunto de iluminados pertencentes ao estado. Uma visão do processo. Parabéns pelo debate!

    • @tuksopening
      @tuksopening Рік тому +1

      O integralismo do neo-liberalismo é autonomia na formação economica de hoje e nas relações sociais e subjetivamente ideológicas, no indivíduo.

  • @raquelmesquita3036
    @raquelmesquita3036 2 роки тому

    Não tentar explicar como os eventos econômicos nos trouxeram até aqui, torna o diagnóstico incompleto, pois a partir desse tipo mais abrangente de análise se verificaria que não existem de fato fenômeno estritamente econômico. São todos fenômenos sociais por excelência! O “homem econômico” pode existir fora de uma sociedade?
    Dar a melhor destinação a recurso escassos, não seria uma tarefa que envolve uma questão ético-moral e de política social? Quem define como será a distribuição dos recursos do país são os economistas ou os políticos?
    As mudanças na geopolítica, com vários países asiáticos entrando e competindo no mercado global tiveram um peso enorme, nas atuais mudanças do chamado “mercado global” e refletem diretamente nas chamadas políticas economias nacionais denominadas como de neoliberais, na realidade, eu entendo que são tentativas de respostas dos agentes econômicos ultrapassados a esse novo mundo globalizado!
    O mundo e a sociedade mudou muito a partir da globalização e das inovações trazidas por essa globalização.
    A colaboração a nível mundial permitiu avanços que foram apropriados infelizmente por poucos membros da sociedade mundial e não somente por determinados países como no passado.
    O ressurgimento dos sentimentos nacionalistas é uma tentativa dos governos nacionais de resolver o problema, mas entendo que isso só irá criar mais problemas que soluções, pois o que ficou para trás não retornará do mesmo modo como esses agentes sociais conservadores querem.
    Ou seja, como concorrer com a mão-de-obra asiática e com os avanços tecnológicos sem destruir o pouco de bem-estar social já conquistado?
    Parece que estamos na verdade em um novo estágio do Capitalismo e por estarmos dentro, não o identificamos ainda. As políticas econômicas tentam responder da melhor forma possível mas o fenômeno é bem mais amplo e precisamos de políticas econômicas internacionais, pois as empresas hoje são transnacionais, o cidadão pode ter múltiplas nacionalidades e migrar de um lado para outro. O sentimento de pertencimento que havia antes está se dissolvendo com as novas gerações cada vez mais desiludidas e conectadas com o mundo todo em questões de minutos.
    A história mostra que o ultra-nacionalismo (imperialista)foi o que provocou os conflitos mundiais. Isso eleva a concorrência entre as nações e não possibilita a colaboração mundial necessárias para a resolução dos problemas desse novo estágio do Capitalismo.
    Solução: Uma concorrência menos predatória e aumento da colaboração entre as nações. Isso me soa bem familiar. Só que antes nos referíamos às empresas e não a nações. Acho que vou reler os trabalhos de Schumpeter, pois a chamada “destruição criadora” parece estar presente nos nossos dias.

  • @homemsabio3903
    @homemsabio3903 2 роки тому

    Daniel puxa uma reflexão muito legal aos 50m40 segundo. Se Lula for eleito, será que ele vai ter como reedita sua política econômica de 2002? Live sensacional.

  • @Jayrobassman
    @Jayrobassman 3 роки тому

    Obrigado pela aula!👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿♥️💙💚💗💗

  • @veronicaberta
    @veronicaberta 2 роки тому

    Amei

  • @volneyhenriquepassosbrangd5788
    @volneyhenriquepassosbrangd5788 9 місяців тому

    O sentido de “liberdade” no extremo é a “lei da selva”. É usar de todos os recursos para fazer prevalecer os seus interesses. A cultura neofascista que vai se consolidando é a exacerbação do clima de competição do neoliberalismo. Por isto, enfrentar o fascismo é, antes de tudo, acabar com a sua base econômica, o neoliberalismo.

  • @priscilaalencar4589
    @priscilaalencar4589 3 роки тому +1

    Boa noite Professor Silvio, gostaria de saber qual a sua opinião em relação a redundância de filósofos e pensadores alemães, franceses, e um filósofo brasileiro como Mário Ferreira dos Santos nunca ou quase nunca é citado apesar de suas publicações sendo que este filósofo brasileiro é estudado nas faculdades de filosofia da Áustria. Obrigada.

  • @reginavarzeacoeliribeiro3526
    @reginavarzeacoeliribeiro3526 3 роки тому

    Excelente reflexão. Lógica cruel! Sugiro assistirem ao filme “Nomadland” com Frances McDormand, ganhador do Oscar do melhor filme e atriz. O filme aborda o resultado dessa lógica neoliberal.

  • @weverton916
    @weverton916 3 роки тому

    Debate importantíssimo

  • @robsommaiadealmeida4044
    @robsommaiadealmeida4044 Рік тому

    Show!!!👊🐏✊✡🕇

  • @larissagomes88
    @larissagomes88 3 роки тому

    Papo maravilhoso!!!

  • @MHMCavalcanti
    @MHMCavalcanti 3 роки тому

    Andrade é uma leitura fundamental pra quem se debruça sobre a face neoliberal do capital

    • @MHMCavalcanti
      @MHMCavalcanti 3 роки тому

      Nossa, não conhecia a professora Leticia!! Ótimo debate

  • @eduardoweisz6821
    @eduardoweisz6821 3 роки тому +1

    Estou assistindo ao vídeo e, se não estiver sendo impertinente, gostaria de sugerir um tema: a diferença entre o conceito de neoliberalismo associado a Estado Mínimo do Giddens (onde o Estado tem funções e deveres definidos) e um a anarco-capitalismo que trabalha com um conceito de Estado que pode ser dito frágil, no sentido de não se saber dizer com clareza qual a função do Estado.
    Por exemplo, o Milton Friedman era um economista importante e é tido por neoliberal. No entanto, ele apoiou o argumento da indústria nascente da Cepal (protecionismo) e o autoritarismo do Pinochet, mas que sempre defendeu a democracia liberal no contexto dos EUA. Ou seja, ele parece ter uma visão acerca do papel do Estado onde este tem funções claramente definida. Não seria anarco-capitista então?
    Enfim, fica a sugestão de tema...

  • @direitoshumanosonline54
    @direitoshumanosonline54 Рік тому

    Para entender o neoliberalismo, leiam os austríacos, os alemães, os estadunidenses, a sociedade Mont Pelerín e Michel Foucault.

  • @wellyngtonamaral4097
    @wellyngtonamaral4097 2 роки тому

    Queria muito saber quais os livros em que Hayek e Mises se auto denominavam neo liberais, poderiam exemplificar?

  • @cryptovagnerrodrigues8463
    @cryptovagnerrodrigues8463 3 роки тому

    Maravilha de conversa.

  • @ibsfabis
    @ibsfabis 28 днів тому

    Existe, e foi difícil pra mim descobrir que ele engole as melhores mentes. 😢

  • @KlenioRibeiro1
    @KlenioRibeiro1 3 роки тому

    Graaaande conversa.

  • @josepaulo5275
    @josepaulo5275 Рік тому

    Pensando um pouco sobre a facilidade de conversar com pessoas de 70 maior do que com pessoas de 20 ou 30, pode se dever ao fato de que, vivemos mais tempo com pessoas que hoje tem 70 do que com as que hoje tem 20 🤔
    O modo de pensar de pessoas de 70 está ai a 70 anos

  • @milenapimenta86
    @milenapimenta86 3 роки тому

    Que aula!

  • @williammichaelcarvalho6693
    @williammichaelcarvalho6693 2 роки тому

    Ah, se possível nos indique como ter acesso ao "Dossiê" do prof. Daniel. Grato.

  • @TitoNunesJR
    @TitoNunesJR 2 роки тому

    Como se preparar para o porvir?

  • @AnaMaria-in6hp
    @AnaMaria-in6hp 3 роки тому +3

    VIVA O SUS!! VIVA O SERVIÇO PÚBLICO!!! REAGE BRASIL!!

  • @monepoetisa8112
    @monepoetisa8112 3 роки тому

    Grande debate ♥

  • @lucasavilaadorno742
    @lucasavilaadorno742 3 роки тому

    Com respeito, estar na encruzilhada é uma função necessária, mas não é agradável o ofício, você(eu) fica no encontro de dois caminhos cruzados, que se encontram, acaba não estando lá nem cá e sofre pelos dois "polos". Não vejo possibilidade de desvencilhar liberismo de liberalismo.