=> A confirmação experimental requer, necessariamente, testes em: - duas guitarras construídas exatamente nas mesmas medidas, mesmas ferragens, mesma elétrica; - mesmos captadores; - só pra destacar: mesmas medidas (de tudo, raio, distância entre cada item); - indispensável => MESMAS POSIÇÕES DOS CAPTADORES, obedecendo exatamente as DISTÂNCIAS, ângulos de suas MARCAÇÕES, etc. * A Única diferença permitida para se obter um experimento objetivo => A MADEIRA. Fugindo disso, sobram empirismo e sensações subjetivas.
Assunto batido, mas infindável, hehe. A única maneira de confirmar é construir duas exatamente iguais em tudo (desenho, projeto, medidas, distância entre cada peça e sua referência, mesma elétrica, mesmas ferragens, raio, tudo). Simplesmente deve ser uma clone, COM A ÚNICA DIFERENÇA DAS MADEIRAS. Feito isso (não há interesse, ninguém vai fazer isso, rs), minha hipótese é de que a diferença de timbres só será perceptível (aos ouvidos) caso sejam madeiras de densidade e dureza muito distintas. Ex: uma em mogno, outra em MDP. No mais, madeiras típicas vão produzir timbres praticamente idênticos, em se tratando de projeto/desenho exatamente igual. Fato: o valor emotivo que há na escolha da madeira, sim esse sentimento (liberdade de escolha) é o principal produto nesse debate! Reconheço isso, e me incluo.
@@joaowinie5454 já fiz muitos testes, mano. Se mantiver a posição dos Caps e o tamanho da escala o som sem mantém. Por isso que tem muita gente que acha que muda o timbre: Les Paul e strato, por exemplo, nunca vão ter a mesma posição de Caps, por padrão. A não como que seja feito um projeto específico, que iria descaracterizar os instrumentos "padrão" pra deixar as posições de Caps e tamanho de escala idênticos em ambas. Mas, é como vc falou: ninguém vai fazer e vai ficar a fé pela ciência... Kkkkk
@@AndreLuiz-xh9jn Você têm razão, os Guitarristas famosos e consagrados jogam dinheiro fora comprando Guitarra cara porque são um bando de otários neh, todos eles rsrsrs você é que deve estar certo
Bruno parabéns pelas colocações que fez agora...no entanto qto a madeira as vibrações dissipadas num corpo de Strato são dissipadas de forma diferente do que numa les paul...isso não quer dizer que tipos de madeiras influenciam consideravelmente no timbre...o corte do corpo de um modelo muda muito para outro em relação a massa e ao desenho do corpo e não o tipo de madeira... Em relação aos tipos de madeira a diferença sonora é muito pequena....pra se ter uma ideia o tipo de corte da madeira influência mais na dissipação do que o próprio tipo de madeira....várias empresas já entenderam isso e produzem instrumentos usando este raciocínio... E alguém pode perguntar e pq então a Fender e a Gibson não usam então essas madeiras mais baratas? Resposta é bem simples o que acham que aconteceria com estas marcas se elas assumissem isso e passassem a fazer instrumentos com os mesmos materias??? Ninguém mais a não ser fun boy ou gente do tipo terraplanista que adora uma teoria da conspiração pra acreditar que ainda em 2023 isso ainda é discutido sendo que existem inúmeras demonstrações de engenheiros que isso que madeira influência em timbre.... Todos temos direitos a ter opiniões, porém não podemos voltar a discutir terraplanismo....madeira muda timbre...remédio ineficaz e etc...além de socialmente improdutivo isso passa a gerar campo pra discussões banais e perdesse oportunidades de coisas mais construtivas e importantes.. como por exemplo o vídeo de ajuste de bias do seu canal que eu estava assistindo ontem e que ali tbm pode alterar o timbre...fica uma sugestão explore mais temas como amplificadores....tipos de amplificadores....tipos de falantes e suas frequências e potências etc... o canal é seu mas fica a sugestão
Tipos de madeira não seria um tópico comum como os outros citados? Por que, se para algumas pessoas faz muita diferença e para outras não faz nenhuma diferença, é um assunto comum como os outros.
Se a dissipação no corpo influencia no som, logo o material que esse corpo é composto e sua capacidade de dissipar o som não tem influência? KKKKKKK O lance de shape diferentes é justamente pra provar que a madeira e toda sua construção influencia sim!
Sobre as marcas, tu conhece gestão ambiental? Sabe os custos que as empresas que trabalham a base da exploração de recursos naturais precisam arcar? Se as empresas soubessem o tanto que madeira na vale nada, hoje o foco de fabricação de guitarra seria captadores. O custo que você teria ao reduzir o uso de madeira, instrumentos mais leves, produção em massa, alto nível de demanda, maior acessibilidade do mercado e poder de compra, preços mais baixos, surgimento de novas marcas disruptivas focadas apenas na elétrica. Enfim, uma infinidade de coisas. Mas é tudo uma conspiração KKKKKKKKKK
4:55 Isso prq a posição dos captadores estão diferentes com relação ao corpo. O posicionamento do captador de uma Strato é diferente do posicionamento do captador de uma Les Paul.
Рік тому
Não é só isso! Obrigado por comentar e assistir! Grande abraço e fique com Deus!
No teste cego ninguém acerta… peguem 10 guitarristas, coloquem 3 guitarras identicas para eles tocarem, uma de mogno, uma de alder e uma de caxeta… depois analisem a dispersão, duvido que haja uma tendência
Strato pra Les Paul com mesmos captadores, o que influencia é a posição dos captadores. Mas, se colocar os mesmos captadores nos shapes diferentes e conseguir manter a posição dos captadores e tamanho de escala, o som é o mesmo.
Рік тому+1
Não é só isso não! Obrigado por comentar e assistir! Grande abraço!
Acho que a proposta do vídeo tá errada Bruno, você não apenas está comparando a madeira de duas guitarras, você está comparando tudo nas duas guitarras, não me entenda mal, mas para comparar a madeira e somente a madeira você teria que ter duas guitarras exatamente iguais, onde a única diferença entre elas seja a madeira. Mas assim você está comparando duas guitarras inteiras. Dessa forma a comparação que você fez está mais para "A diferença entre uma guitarra cara e uma guitarra barata" E uma das guitarras estava afinada meio tom abaixo né? Isso já torna a comparação menos precisa. De qualquer forma, eu entendi oq vc quis dizer, a mensagem que vc quis passar sobre madeiras. E também queria fazer uma sugestão para vídeo, vc poderia fazer uma comparação de tocabilidade entre uma guita cara e uma barata? Tipo, dando suas impressões/opinião Abç Bruno!!! E continua com o conteúdo pq tá baita!!! 🤘🤘🤘
Рік тому+2
Mas a proposta do vídeo como eu expliquei, não era nem fazer as comparações, e sim mostrar que com edições é possivel manipular o resultado final.
Cara, eu tenho duas guitarras com a mesma configuração de captadores, mesma ponte, mesmo nut, mesmo tudo… o que muda é a madeira… Não vejo diferença nelas, a não ser o peso, a de mogno e pau ferro pesa 4kg, e a outra é de cedro, tone chambers e Tauari , pesa uns 3,1kg e é a que eu levo pras gigs
Eu sou um guitarrista intermediário e tenho 3 guitarras que são mais que suficiente para minhas habilidades. 2 delas são em mogno: Epiphone Les Paul Custon Black Beauty e Condor JC501, cópia da Epiphone Dot Studio (semiacústica). Elas têm um sustain animal. Só pode ser por causa da madeira. Já a outra é uma Fender GC-1 stratocaster mexicana com um captador GK3 embutido. Ela tem aquele som estalado, mas sem ser magro, característico de uma Fender. Ela é feita em Alder. Os captadores e as ferrangens em todas elas são originais. Elas podem não ser top, mas as amo mais a cada dia. : )
Рік тому
Parabens pelo equipamento! Muito top! Grande abraço!
O Brunelli do Luthier em Ação diz que uma boa plataforma pra um timbre bom é um corpo sólido de madeira bem seca e partes bem construídas. Eu já tive experiência em uma strato e outra superstrato de basswood e depois que eu comprei a primeira em alder eu nem quis mais saber delas. Questão de gosto, até porque eu toco distorcido, mas não high gain. Só que não dá pra negar que a madeira muda as características. Até a vibração da madeira com a guitarra desligada é outra graça.
A pergunta é: sua terceira guitarra era exatamente igual às duas anteriores, (mesmas medidas de tudo, construção, ferragens, elétrica, caps, etc) , com a única diferença sendo a madeira? Se não, a comparar não faz muito sentido.
@@joaowinie5454 faz sentido porque a diferença é percebida com a guitarra desligada, inclusive. Quando eu comprei essa guitarra eu fiquei 3 meses sem amplificador. Só toquei sem plugar, tirando pra testar na loja. Poxa, cara. Outra vida. Uma das outras tinha ponte 6 parafusos com blocão e outra com 2 pivôs, que seria até melhor. Existem madeiras que ressoam melhor que outras, que favorecem as frequências que se busca numa guitarra. Dava pra tirar um som excelente com outros tipos, principalmente com drive, mas pouco ganho e som limpo a diferença se percebia bem, e eu já não curti.
Cara , o shape da uma diferença notável, madeira diferente com mesmo shape a diferença é quase imperceptível sendo assim a diferença de valor não acompanha a diferença de som ! Pq a diferença de som vai ser mínima e com regulagens até pode ser zero , mas a diferença de valor geralmente é exorbitante! Então na minha opinião muitas guitarras não vale pelo som e sim pela marca ! Aceitem
Рік тому+2
Cara, quanto aos valores dos instrumentos eu cocordo com você! Mas a diferença entre madeiras existem!
É complicado, mas existe um estudo muito bem feito pela universidade federal do Paraná, onde foi fabricado 9 corpos com madeiras diferentes ! Foram feitos vários testes ! E à conclusão é q não tem diferença se a densidade da madeira for igual , a diferença se da de a diferença de densidade for muito grande e a diferença do som mesmo nesse caso foi mínima ! Nos testes cegos então fica mais claro ainda ! Mas eu espero ver mais testes que prove o contrário! Abraço, seu trabalho é muito bom !
Salve guerreiro, muito show o canal meus parabéns, Assisti ao primeiro vídeo e na minha opinião ficou de fato muito estranho pois eram guitarras completamente diferentes com propostas diferentes, Como você comentou nesse vídeo sobre uma guitarras construídas com os mesmos componentes mais com shapes diferentes eu penso a diferença estaria não na madeira em si e sim no corte dela, Seja com for eu creio que haja sim diferença em guitarras com madeiras diferente já vi alguns gringos fazendo experimentos em aparelhos e até o tipo de tinta trazia diferença claro que ao ouvido humano praticamente impossível de se escutar, acho que essa é a questão vale a pena pagar 3 x ou 5 x a mais por algo que no final das contas traga uma diferença ínfima ao som no geral ?
Рік тому
Preço não estamos discutindo, acho absurdo pagar caro em uma guitarra! Uma vez que no Brasil tudo é muito caro!
Eu achei o primeiro teste meio “esquisito” realmente, são duas guitarras bem diferentes… Mas o seu ponto de que se basear tudo na base dos vídeos feitos aqui no UA-cam é bem complicado.. Valeu brother, teu canal é top
existe sim diferença de madeira e de guitarra cara e barata, tem guitarra barata que e não e feita de madeira solida, o som e muito pobre em frequencias ideais pra uma guitarra descente, eu tambem acho o basswood uma excelente madeira pra guitarra, eu tenho 3 guitarras, uma em mogno e marfim, uma natowood, e uma em basswood, todas reguladissimas com eletrica e caps excelentes, as 3 guitarras são muito boas e com particularidades no som ate porque são 3 modelos diferentes tambem, e pra mim soam descentemente não deixando nada a desejar, mais saiba que um bom amp com bons efeitos e o principal e mais importante pra mim que eu levo muitissimo em consideração os alto falantes ja vai dar boa, se vc tiver uma guita descente de madeira no minimo basswood e perfeitamente regulada com um amp legal e um celestion como falante, não tem erro, o resto e tocar e ter bom senso na equalização do equipo e ser um guitarrista feliz, o alto falante pra mim e muito mais importante que um amp de muita fama e caro, eu sou fanatico por falantes de guitarra, sou luthier na parte de manutenção e regulagem apenas, nunca construi um instrumento, mais levem isso pra vida nunca deixem de ter um bom falante, salva qualquer som e amplificador.
Vc testou duas guitarras com tudo diferente e provou que elas soam diferente... Isso é teste de quê? Teste mesmo é do cara que prendeu ponte e tarrachas em duas bancadas, fazendo uma guitarra SEM CORPO e soou EXATAMENTE igual a outra guitarra com corpo de madeira. Conclusão: Madeira, formtato do corpo, etc faz ZERO diferença, no timbre. Não tem diferença NENHUMA no desenho de corpo de telecaster, stratocaster, etc muito menos. Lembrando: Foi demonstrado que uma guitarra SEM CORPO tinha o mesmo timbre de outra com corpo. Se a pessoa não se convencer com isso, nada a convencerá. Ps: Pode ter diferença sim na tocabilidade, no conforto, na estabilidade do braço em não empenar, etc. Aí sim. Mas timbre não.
Vou deixar um link de um vídeo aqui, que foi o que usei pra escolher uma Ibanez. São duas Ibanez de corpo em meranti, braço em maple, escala em jatobá e com contadores Quantum, a única diferença e na ponte, onde uma tem a Edge Zero 2 e a outra uma Ibanez genérica. A diferença de som e bizarra, e isso me deixou de cara, pois são basicamente as mesmas guitarras. Depois dessa eu desencanei que madeira altera o timbre. ua-cam.com/video/G3Z1wP7Dv6Y/v-deo.html
Mano... o timbre vem das cordas, captadores e ferragens. Essa história de madeira influenciar no timbre da guitarra é a maior bobagem que já ouvi. Como eu disse antes, os captadores captam a vibração das cordas e não do corpo da guitarra.
@@andrelucas7855 uma guitarra com ferragens meia boca não vai proporcionar um bom sustain, "amigo". Por isso que uma boa ponte e um bom nut e tarraxas são essenciais.
Irmão, na moral, quem diz que madeira não faz diferença, é porque não teve a chance de ver e ouvir pessoalmente os testes, eu tive o prazer de poder presenciar um experimento, onde, fizeram duas guitarras exatamentes iguais, com madeiras diferente, depois, montaram uma e tocaram, fizeram varios testes, em seguida, tiraram os captadores e ferragens e colocaram na outra, de depois, mais uma bateira de testes, por fim, a maior diferença, é que uma ficou com o timbre um pouco fechado, o que foi amenizado na equalização, nada de outro mundo, mas, o suficiente pra saber que cada madeira, possui suas caracteriscas, e mesmo guitarras feitas com a mesma madeira, podem ter diferenças no timbre, pode ser sutil, mais esta lá.
Na minha cabeça, acreditar que o material com que O CORPO DA GUITARRA foi feito não vai ter nenhuma influência no timbre é difícil. Eu teria que assistir presencialmente testes bem perfeitos.
=> A confirmação experimental requer, necessariamente, testes em:
- duas guitarras construídas exatamente nas mesmas medidas, mesmas ferragens, mesma elétrica;
- mesmos captadores;
- só pra destacar: mesmas medidas (de tudo, raio, distância entre cada item);
- indispensável => MESMAS POSIÇÕES DOS CAPTADORES, obedecendo exatamente as DISTÂNCIAS, ângulos de suas MARCAÇÕES, etc.
* A Única diferença permitida para se obter um experimento objetivo => A MADEIRA.
Fugindo disso, sobram empirismo e sensações subjetivas.
É isso.
Assunto batido, mas infindável, hehe. A única maneira de confirmar é construir duas exatamente iguais em tudo (desenho, projeto, medidas, distância entre cada peça e sua referência, mesma elétrica, mesmas ferragens, raio, tudo).
Simplesmente deve ser uma clone, COM A ÚNICA DIFERENÇA DAS MADEIRAS.
Feito isso (não há interesse, ninguém vai fazer isso, rs), minha hipótese é de que a diferença de timbres só será perceptível (aos ouvidos) caso sejam madeiras de densidade e dureza muito distintas. Ex: uma em mogno, outra em MDP.
No mais, madeiras típicas vão produzir timbres praticamente idênticos, em se tratando de projeto/desenho exatamente igual.
Fato: o valor emotivo que há na escolha da madeira, sim esse sentimento (liberdade de escolha) é o principal produto nesse debate! Reconheço isso, e me incluo.
@@joaowinie5454 já fiz muitos testes, mano. Se mantiver a posição dos Caps e o tamanho da escala o som sem mantém.
Por isso que tem muita gente que acha que muda o timbre: Les Paul e strato, por exemplo, nunca vão ter a mesma posição de Caps, por padrão.
A não como que seja feito um projeto específico, que iria descaracterizar os instrumentos "padrão" pra deixar as posições de Caps e tamanho de escala idênticos em ambas.
Mas, é como vc falou: ninguém vai fazer e vai ficar a fé pela ciência... Kkkkk
Tá bom mano 👍
@@AndreLuiz-xh9jn Você têm razão, os Guitarristas famosos e consagrados jogam dinheiro fora comprando Guitarra cara porque são um bando de otários neh, todos eles rsrsrs você é que deve estar certo
Bruno parabéns pelas colocações que fez agora...no entanto qto a madeira as vibrações dissipadas num corpo de Strato são dissipadas de forma diferente do que numa les paul...isso não quer dizer que tipos de madeiras influenciam consideravelmente no timbre...o corte do corpo de um modelo muda muito para outro em relação a massa e ao desenho do corpo e não o tipo de madeira...
Em relação aos tipos de madeira a diferença sonora é muito pequena....pra se ter uma ideia o tipo de corte da madeira influência mais na dissipação do que o próprio tipo de madeira....várias empresas já entenderam isso e produzem instrumentos usando este raciocínio...
E alguém pode perguntar e pq então a Fender e a Gibson não usam então essas madeiras mais baratas?
Resposta é bem simples o que acham que aconteceria com estas marcas se elas assumissem isso e passassem a fazer instrumentos com os mesmos materias???
Ninguém mais a não ser fun boy ou gente do tipo terraplanista que adora uma teoria da conspiração pra acreditar que ainda em 2023 isso ainda é discutido sendo que existem inúmeras demonstrações de engenheiros que isso que madeira influência em timbre....
Todos temos direitos a ter opiniões, porém não podemos voltar a discutir terraplanismo....madeira muda timbre...remédio ineficaz e etc...além de socialmente improdutivo isso passa a gerar campo pra discussões banais e perdesse oportunidades de coisas mais construtivas e importantes.. como por exemplo o vídeo de ajuste de bias do seu canal que eu estava assistindo ontem e que ali tbm pode alterar o timbre...fica uma sugestão explore mais temas como amplificadores....tipos de amplificadores....tipos de falantes e suas frequências e potências etc... o canal é seu mas fica a sugestão
Exatamente o que eu penso a respeito do assunto !!
Tipos de madeira não seria um tópico comum como os outros citados? Por que, se para algumas pessoas faz muita diferença e para outras não faz nenhuma diferença, é um assunto comum como os outros.
Se a dissipação no corpo influencia no som, logo o material que esse corpo é composto e sua capacidade de dissipar o som não tem influência? KKKKKKK
O lance de shape diferentes é justamente pra provar que a madeira e toda sua construção influencia sim!
Eu consigo provar que tipos de átomos e moléculas diferentes afetam a movimentação de ondas, agr como vc prova que APENAS o formato influencia o som?
Sobre as marcas, tu conhece gestão ambiental? Sabe os custos que as empresas que trabalham a base da exploração de recursos naturais precisam arcar? Se as empresas soubessem o tanto que madeira na vale nada, hoje o foco de fabricação de guitarra seria captadores. O custo que você teria ao reduzir o uso de madeira, instrumentos mais leves, produção em massa, alto nível de demanda, maior acessibilidade do mercado e poder de compra, preços mais baixos, surgimento de novas marcas disruptivas focadas apenas na elétrica. Enfim, uma infinidade de coisas. Mas é tudo uma conspiração KKKKKKKKKK
4:55
Isso prq a posição dos captadores estão diferentes com relação ao corpo. O posicionamento do captador de uma Strato é diferente do posicionamento do captador de uma Les Paul.
Não é só isso! Obrigado por comentar e assistir! Grande abraço e fique com Deus!
Cara, para de procurar pelo em ovo!!!!
No teste cego ninguém acerta… peguem 10 guitarristas, coloquem 3 guitarras identicas para eles tocarem, uma de mogno, uma de alder e uma de caxeta… depois analisem a dispersão, duvido que haja uma tendência
Strato pra Les Paul com mesmos captadores, o que influencia é a posição dos captadores.
Mas, se colocar os mesmos captadores nos shapes diferentes e conseguir manter a posição dos captadores e tamanho de escala, o som é o mesmo.
Não é só isso não! Obrigado por comentar e assistir! Grande abraço!
Meu Deus!!! É serio que vc falou isso??
Acho que a proposta do vídeo tá errada Bruno, você não apenas está comparando a madeira de duas guitarras, você está comparando tudo nas duas guitarras, não me entenda mal, mas para comparar a madeira e somente a madeira você teria que ter duas guitarras exatamente iguais, onde a única diferença entre elas seja a madeira.
Mas assim você está comparando duas guitarras inteiras.
Dessa forma a comparação que você fez está mais para "A diferença entre uma guitarra cara e uma guitarra barata"
E uma das guitarras estava afinada meio tom abaixo né? Isso já torna a comparação menos precisa.
De qualquer forma, eu entendi oq vc quis dizer, a mensagem que vc quis passar sobre madeiras.
E também queria fazer uma sugestão para vídeo, vc poderia fazer uma comparação de tocabilidade entre uma guita cara e uma barata? Tipo, dando suas impressões/opinião
Abç Bruno!!!
E continua com o conteúdo pq tá baita!!!
🤘🤘🤘
Mas a proposta do vídeo como eu expliquei, não era nem fazer as comparações, e sim mostrar que com edições é possivel manipular o resultado final.
Cara, eu tenho duas guitarras com a mesma configuração de captadores, mesma ponte, mesmo nut, mesmo tudo… o que muda é a madeira… Não vejo diferença nelas, a não ser o peso, a de mogno e pau ferro pesa 4kg, e a outra é de cedro, tone chambers e Tauari , pesa uns 3,1kg e é a que eu levo pras gigs
Eu sou um guitarrista intermediário e tenho 3 guitarras que são mais que suficiente para minhas habilidades. 2 delas são em mogno: Epiphone Les Paul Custon Black Beauty e Condor JC501, cópia da Epiphone Dot Studio (semiacústica). Elas têm um sustain animal. Só pode ser por causa da madeira. Já a outra é uma Fender GC-1 stratocaster mexicana com um captador GK3 embutido. Ela tem aquele som estalado, mas sem ser magro, característico de uma Fender. Ela é feita em Alder. Os captadores e as ferrangens em todas elas são originais. Elas podem não ser top, mas as amo mais a cada dia. : )
Parabens pelo equipamento! Muito top! Grande abraço!
O Brunelli do Luthier em Ação diz que uma boa plataforma pra um timbre bom é um corpo sólido de madeira bem seca e partes bem construídas. Eu já tive experiência em uma strato e outra superstrato de basswood e depois que eu comprei a primeira em alder eu nem quis mais saber delas. Questão de gosto, até porque eu toco distorcido, mas não high gain. Só que não dá pra negar que a madeira muda as características. Até a vibração da madeira com a guitarra desligada é outra graça.
Boa meu amigo!
A pergunta é: sua terceira guitarra era exatamente igual às duas anteriores, (mesmas medidas de tudo, construção, ferragens, elétrica, caps, etc) , com a única diferença sendo a madeira? Se não, a comparar não faz muito sentido.
@@joaowinie5454 faz sentido porque a diferença é percebida com a guitarra desligada, inclusive. Quando eu comprei essa guitarra eu fiquei 3 meses sem amplificador. Só toquei sem plugar, tirando pra testar na loja. Poxa, cara. Outra vida. Uma das outras tinha ponte 6 parafusos com blocão e outra com 2 pivôs, que seria até melhor. Existem madeiras que ressoam melhor que outras, que favorecem as frequências que se busca numa guitarra. Dava pra tirar um som excelente com outros tipos, principalmente com drive, mas pouco ganho e som limpo a diferença se percebia bem, e eu já não curti.
Cara , o shape da uma diferença notável, madeira diferente com mesmo shape a diferença é quase imperceptível sendo assim a diferença de valor não acompanha a diferença de som ! Pq a diferença de som vai ser mínima e com regulagens até pode ser zero , mas a diferença de valor geralmente é exorbitante! Então na minha opinião muitas guitarras não vale pelo som e sim pela marca ! Aceitem
Cara, quanto aos valores dos instrumentos eu cocordo com você! Mas a diferença entre madeiras existem!
É complicado, mas existe um estudo muito bem feito pela universidade federal do Paraná, onde foi fabricado 9 corpos com madeiras diferentes ! Foram feitos vários testes ! E à conclusão é q não tem diferença se a densidade da madeira for igual , a diferença se da de a diferença de densidade for muito grande e a diferença do som mesmo nesse caso foi mínima ! Nos testes cegos então fica mais claro ainda ! Mas eu espero ver mais testes que prove o contrário!
Abraço, seu trabalho é muito bom !
Salve guerreiro, muito show o canal meus parabéns, Assisti ao primeiro vídeo e na minha opinião ficou de fato muito estranho pois eram guitarras completamente diferentes com propostas diferentes, Como você comentou nesse vídeo sobre uma guitarras construídas com os mesmos componentes mais com shapes diferentes eu penso a diferença estaria não na madeira em si e sim no corte dela, Seja com for eu creio que haja sim diferença em guitarras com madeiras diferente já vi alguns gringos fazendo experimentos em aparelhos e até o tipo de tinta trazia diferença claro que ao ouvido humano praticamente impossível de se escutar, acho que essa é a questão vale a pena pagar 3 x ou 5 x a mais por algo que no final das contas traga uma diferença ínfima ao som no geral ?
Preço não estamos discutindo, acho absurdo pagar caro em uma guitarra! Uma vez que no Brasil tudo é muito caro!
Eu achei o primeiro teste meio “esquisito” realmente, são duas guitarras bem diferentes… Mas o seu ponto de que se basear tudo na base dos vídeos feitos aqui no UA-cam é bem complicado.. Valeu brother, teu canal é top
Valeu!
existe sim diferença de madeira e de guitarra cara e barata, tem guitarra barata que e não e feita de madeira solida, o som e muito pobre em frequencias ideais pra uma guitarra descente, eu tambem acho o basswood uma excelente madeira pra guitarra, eu tenho 3 guitarras, uma em mogno e marfim, uma natowood, e uma em basswood, todas reguladissimas com eletrica e caps excelentes, as 3 guitarras são muito boas e com particularidades no som ate porque são 3 modelos diferentes tambem, e pra mim soam descentemente não deixando nada a desejar, mais saiba que um bom amp com bons efeitos e o principal e mais importante pra mim que eu levo muitissimo em consideração os alto falantes ja vai dar boa, se vc tiver uma guita descente de madeira no minimo basswood e perfeitamente regulada com um amp legal e um celestion como falante, não tem erro, o resto e tocar e ter bom senso na equalização do equipo e ser um guitarrista feliz, o alto falante pra mim e muito mais importante que um amp de muita fama e caro, eu sou fanatico por falantes de guitarra, sou luthier na parte de manutenção e regulagem apenas, nunca construi um instrumento, mais levem isso pra vida nunca deixem de ter um bom falante, salva qualquer som e amplificador.
Vc testou duas guitarras com tudo diferente e provou que elas soam diferente...
Isso é teste de quê? Teste mesmo é do cara que prendeu ponte e tarrachas em duas bancadas, fazendo uma guitarra SEM CORPO e soou EXATAMENTE igual a outra guitarra com corpo de madeira.
Conclusão: Madeira, formtato do corpo, etc faz ZERO diferença, no timbre.
Não tem diferença NENHUMA no desenho de corpo de telecaster, stratocaster, etc muito menos.
Lembrando: Foi demonstrado que uma guitarra SEM CORPO tinha o mesmo timbre de outra com corpo.
Se a pessoa não se convencer com isso, nada a convencerá.
Ps: Pode ter diferença sim na tocabilidade, no conforto, na estabilidade do braço em não empenar, etc. Aí sim. Mas timbre não.
Acredito que se madeira não influenciasse, o Violão LAVA soaria bom
Não é o principal fator para o timbre, isso é fato! Mas existe diferença!
Vou deixar um link de um vídeo aqui, que foi o que usei pra escolher uma Ibanez. São duas Ibanez de corpo em meranti, braço em maple, escala em jatobá e com contadores Quantum, a única diferença e na ponte, onde uma tem a Edge Zero 2 e a outra uma Ibanez genérica. A diferença de som e bizarra, e isso me deixou de cara, pois são basicamente as mesmas guitarras. Depois dessa eu desencanei que madeira altera o timbre. ua-cam.com/video/G3Z1wP7Dv6Y/v-deo.html
É claro que a madeira faz diferença! É só comparar uma guitarra acústica com uma strato...
Boa!
mas a ai a guitarra é diferente em todos os aspectos po kkk+
Toquei em duas Telecasters, ambas reguladas, com os mesmos captadores, porém com madeiras diferentes. E a diferença foi abissal.
Mesmo captadores quer dizer tirando de uma e colocando na outra ??
Mesmas cordas, calibre e altura dos captadores?
Devia estar com o Tone fechado em uma delas e nem percebeu kkkk
Mano... o timbre vem das cordas, captadores e ferragens. Essa história de madeira influenciar no timbre da guitarra é a maior bobagem que já ouvi. Como eu disse antes, os captadores captam a vibração das cordas e não do corpo da guitarra.
O sustain do instrumento e a quantidade de harmônicos vem totalmente de quanto a estrutura do instrumento permite a corda vibrar, amigo.
@@andrelucas7855 uma guitarra com ferragens meia boca não vai proporcionar um bom sustain, "amigo". Por isso que uma boa ponte e um bom nut e tarraxas são essenciais.
@@ryze993 Sim. Faz parte da estrutura do instrumento.
@@andrelucas7855 exatamente, sem falar que uma boa regulagem é fundamental.
Madeira ruim, timbre ruim! Não estamos falando de preços ou valores dos instrumentos e sim de timbre!
Irmão, na moral, quem diz que madeira não faz diferença, é porque não teve a chance de ver e ouvir pessoalmente os testes, eu tive o prazer de poder presenciar um experimento, onde, fizeram duas guitarras exatamentes iguais, com madeiras diferente, depois, montaram uma e tocaram, fizeram varios testes, em seguida, tiraram os captadores e ferragens e colocaram na outra, de depois, mais uma bateira de testes, por fim, a maior diferença, é que uma ficou com o timbre um pouco fechado, o que foi amenizado na equalização, nada de outro mundo, mas, o suficiente pra saber que cada madeira, possui suas caracteriscas, e mesmo guitarras feitas com a mesma madeira, podem ter diferenças no timbre, pode ser sutil, mais esta lá.
O primeiro a comentar !
Valeu!
Na minha cabeça, acreditar que o material com que O CORPO DA GUITARRA foi feito não vai ter nenhuma influência no timbre é difícil. Eu teria que assistir presencialmente testes bem perfeitos.
Tem total influência!