Excelente aula professor! Mais um inscrito. Vale citar também que esse conceito de espaçonave que simula um ambiente com gravidade foi proposto pelo cientista e engenheiro aeroespacial Wernher Von Braun, conceito esse utilizado no filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço dirigido pelo grande Stanley Kubrick como uma adaptação do livro do cientista e grande autor de ficção científica Arthur C. Clarke.
Realmente. Canal de ambos é incrível. Porém, professor Douglas, só darei o like nos vídeos em que vc primeiro desenhar e não vir com a figura já pronta. Esse, além da sua música, tacada por vc mesmo, a qual vc poderia tb variar, desde que tocada por vc é o seu diferencial
Professor Douglas Gomes, você é de outro planeta. Já estou na universidade mas estou adorando assistir os seus vídeos. Por favor, continue com o trabalho porque é certo que você vai conseguir muito sucesso!
olá! aqui wagner 63a aposent sp cap que peguei dp de fisica e algebra lá longe qdo aos 20 anos no 1o ano de enga e nem terminei a facul... caramba... se tivesse google e youtubers como vc e suas ótimas aulas... com certeza hoje eu seria um engo e estaria realizado !
O mesmo principio é utilizado no filme interstellar. Aliás, pra quem gosta de fisica, é um ótimo filme. Pois, teve a participação direta do fisico Kip Thorne. O que torna o filme bem próximo da realidade. Parabéns pelo conteúdo de ótima qualidade e por trazer fisica para o cotidiano. Isso facilita, e muito, o aprendizado!
muito legal parabéns professor não entendo as equações da física mas ,com a explicação vejo que a física esta presente em todo nosso dia a dia e uma ciência que bota a gente pra pensar
Que incrível professor!!! Confesso que da primeira vez que assisti esse vídeo eu não entendi muito bem, pois eu estava meio desfocado, mas agora eu assisti novamente e entendi tudo!! Faz um vídeo explicando o motivo de os pássaros não serem eletrocutados quando estão sobre um fio elétrico.
TEnho uma vaga lembrança que 2001 Odisseia no Espaço passou na globo lá por 1983 quando eu tinha 9 anos. E via aquelas naves girando sem entender porque. Não assisti o filme todo porque achei muito parado ainda mais porque eu era criança e eu estava acostumado com atalhas do tipo do seriado Buck Rogers com suas naves aerodinamicas, que passava na TV já antes disso. Depois lá por 1984-84 que passava na Sessão da Tarde um film chamado Terra 2 onde havia uma estação girando. Foi aqui que entendi o conceito de estação espacial girando para simular gravidade. Também lembro das reportagens de quando a estação Skylab da NASA caiu no Oceano.
Lembrando que o filme citado é o de 2000 com o ator Gary Sinise. Antes que alguém confunda com o Perdido em Marte de 2015 com Matt Damon, que por sinal também é muito bom, mas em termos de analogia com a física o citado no vídeo pelo professor é excepcional.
Muito bom, professor Douglas! Dou aulas de física em cursinho popular da USP aqui em São Paulo (Enem,fuvest, etc). Acompanho o seu canal e uso os seus vídeos como inspiração para ensinar os estudantes que vem de escola pública a ingressarem em uma universidade. Abraços!
Olá! Sou professor de Matemática Universitária e caí aqui por feliz acaso. Também disponibilizo vídeos educacionais de conteúdos de matemática em geral. É preciso repetir que seus desenhos são muito bons! Parabéns pelo conteúdo, professor!
Muito legal a aula, a Discovery (2001 - Uma Odisseia no Espaço) possui uma área assim, a Leonov de 2010 O Ano Em Que Faremos Contato possui esse sistema de rotação também.
ainda não assisti o vídeo mas o segredo é: a Força Centrífuga. No filme _2001, Uma Odisseia no Espaço,_ foi abordado isso de uma maneira visual. Mas quanto a Teoria tudo é formidável, mas se isso fosse colocado em prática, teríamos que possuir um motor elétrico dedicado para a possível nave, e o mesmo seria tão grande que teria que ser montado por parte no espaço. E a energia gasta, talvez nem o painel solar da ISS daria conta para impulsionar muitos CVs de força..
Prof. Douglas, EXCELENTE sua aula. Ótimo vídeo! Parabéns! Tenho uma observação que julgo interessante: VIAGEM INTERPLANETÁRIA x VIAGEM INTERESTELAR. Essa nave suposta para a viagem até Marte funciona bem, mas para uma nave que fosse interestelar (digamos que fosse até alfa do Centauri), muito provavelmente teria aceleração positiva até a metade do espaço percorrido (cerca de 2 anos-luz) e a outra parte do trajeto sendo desacelerada no seu sentido de deslocamento. Nesse caso, a nave não precisaria ter essa ala giratória para gerar a gravidade artificialmente, mas o próprio movimento acelerado na direção do movimento poderia ser usado para criar o efeito desejado (desde que a nave fosse acelerada perto de 10 metros por segundo ao quadrado). A parte circular nem funcionaria nessa nave que tem aceleração na direção do movimento, pois resultaria uma componente oblíqua na força resultante. Talvez ficasse sem girar durante todo o trajeto e só passasse a girar quando a nave ficasse em órbita da estrela ou planeta destino, onde o movimento seria como de um satélite em órbita da Terra e sem gravidade. Uma nave que viajasse uma distância colossal de quase 40 trilhões de quilômetros teria que usar uma aceleração constante por um grande período de tempo (crescente até a metade do caminho e descrescente na outra metade), A nave poderia girar em torno de sua trajetória (como a nave Apollo que foi à Lua). A aceleração faria com que o tempo de viagem fosse menor e, logicamente, teria que ser levado em conta os efeitos relativísticos, quando essa nave atingisse velocidades muito grandes. É um caso bastante interessante. Em 1988, quando me formei no curso de Arquitetura e Urbanismo, fiz para o meu trabalho final de graduação um anteprojeto de uma moradia orbital, onde levei em conta esses aspectos abordados em seu maravilhoso vídeo e que chamei, na época, de Orbit Home. Era uma mega estação orbital, com muitos espaços e com uma planta gravimétrica a cada metro radialmente, desde o ponto de atracagem para se chegar à estação (eixo central de giro), onde a gravidade rotacional é nula até às bordas, onde a gravidade rotacional foi calculada para ser 9,81 metros por segundo ao quadrado. O trabalho deu o que falar e foi até classificado para o concurso nacional chamado Ópera Prima. Grande Abraço, Mestre!
@Marcio Rodrigues Sim, e isso conduziria a meses acelerando para se atingir uma velocidade com significativa condição relativística. Levando-se em conta que a massa inercial cresce, quanto mais se aproxima da velocidade da luz (tendendo ao infinito, razão que explica a impossibilidade de se viajar exatamente na velocidade da luz). Obrigado pelo seu comentário e apoio. Nosso país precisa de mais e mais pessoas pensantes e que se preocupem com coisas importantes para o nosso país.
no video que vc apresentou eles usavam mesas planas, elas nao deveriam ser curvas, abauladas no mesmo sentido do piso? ou seja, o meio da mesa teria um efeito menor, sendo assim os objetos do centro tenderiam a ir para as bordas?
Existem uma serie também com uma espaçonave supostamente com gravidade, quando é ligado este 'giro'. A serie é 'The Expanse', uma serie ótima, vale muito a pena assistir.
Douglas, qual seria então o tamanho do raio da parte rotativa da espaçonave e qual a aceleração necessária para simular a gravidade terrestre? E porque os seus ocupantes não se sentem com se estivessem no brinquedo do segundo exemplo?
Vai depender do raio do circulo da nave. Nós sabemos que, no MCU, a velocidade tangencial em função da aceleração centrípeta é a = v²/R. Se queremos uma aceleração de 9.8m/s², substituitamos na equação: 9,8 = v²/R. Isolando a velocidade: v² = 9,8R => v = sqrt(9,8R). Como eu disse, ai vai depender do raio daquele círculo onde as pessoas caminham em cima. Se o raio do círculo for de 10 metros, vamos supor, a velocidade de giro seria v = sqrt(98) que é aproximadamente 10m/s.
essa gravidade artificial criada naquele segmento da nave não vai desiquilibrar ou alterar a rota da nave toda? pois eria como uma roda de carro sem balanceamento, que fica dando solavancos por causa de sua massa não estar equilibrada na rotação...
ola eu estou a assistir ao video de Portugal, eu tenho uma duvida. Se a gravidade no espaço é zero e o corpo flutua logo a velocidade é diferente, quando entra em contacto com o chao da nave que esta a rodar a uma velocidade deferente do corpo , isso não magoa a pessoa ? Uma solução seria umas botas que mantivessem a pessoa colada ao chao para rodarem ambos na mesma velocidade.
Muito bom. Você poderia também calcular qual a velocidade angular em relação ao raio para se obter sensação de gravidade = a da terra, ou seja, 9,8 m por segundo.
então se eu desse um pulo muito forte eu poderia ficar parado no meio do circulo? ou eu cairia do outro lado? E para quem entrar neste circulo. Por exemplo se eu estou na parte da frente da nave onde não tem gravidade, e eu consiga chegar até a roda a partir de que momento a gravidade passaria a atuar no meu corpo?
Professor parabéns pelo vídeo e desenho.Mas daí não nasce o principio da anti- gravidade.? Já que ao redor do rotor maior gera uma gravidade.Na atmosfera poderia se não houvesse outras partes das naves e sim só o rotor q gera a gravidade.?
Quanto ao efeito Dzhanibekov e teorema da raquete de tenis, eles não iram criar um problema em uma estação espacial com gravidade simulada? Seria necessário contrapesos ou um volante?
Olá Professor, ótimo vídeo! Seria uma ótima pauta você analisar o filme Interestelar e explicar com sua didática maravilhosa e suas ilustrações o que é o bulk. Além de falar de princípios da física que são mostrados no filme, e a "falhas", como por exemplo o filme não mostrar os efeitos da radiação que é emitida pela matéria acelerada em volta do buraco negro. Só uma sugestão pra promover a divulgação científica. Nós profissionais da educação agradecemos pela sua iniciativa. Abraço.
Professor Douglas, uma dúvida, a força da gravidade no caso da nave desenhada no seu vídeo independe da altura onde está o astronauta? Ou quanto mais para centro menor é a força?
Professor, nós estamos sob um força centrífuga em relação a rotação da Terra? Quer dizer que se a Terra parasse de girar nós sentiríamos nosso peso aumentar?
A estação Babylon 5 da renomada série adotava rotação para gerar gravidade. Agora o que pegou mal em minha opinião foi no último episódio quando Sheridan foi despedir-se diante da janela do CIC da estação que fica no centro ainda assim havia g-artificial no recinto. Estou partindo da premissa que o CIC não possuía u sistema de g-artificial não rotacional.
Olá professor, excelente aula. Tenho uma dúvida, este sistema não geraria problemas de desbalanceamento, já que o eixo representado pela nave não estaria ancorado.
Excelente aula professor! Mais um inscrito. Vale citar também que esse conceito de espaçonave que simula um ambiente com gravidade foi proposto pelo cientista e engenheiro aeroespacial Wernher Von Braun, conceito esse utilizado no filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço dirigido pelo grande Stanley Kubrick como uma adaptação do livro do cientista e grande autor de ficção científica Arthur C. Clarke.
Talento, puro talento.
Né kkkk
Que conteúdo incrível, seu canal é muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado, Rafael! Estava comentando hoje no colégio Farias Brito que você é sensacional ☺️.
Realmente. Canal de ambos é incrível. Porém, professor Douglas, só darei o like nos vídeos em que vc primeiro desenhar e não vir com a figura já pronta. Esse, além da sua música, tacada por vc mesmo, a qual vc poderia tb variar, desde que tocada por vc é o seu diferencial
Oi Paulo! O difícil agora é que coloquei como meta um vídeo por dia... Então ficou difícil fazer isso tudo 😅
Top 10 crossovers in the History 😂😂
So malukos bravos em comentarios kkkkk
O miseravi alem de inteligente é um artista rsrs Show
Kkkk... show
o miserável parece um padre! esse verme quer me doutrinar!
O conceito de "quer que eu desenhe pra tu entender?" foi aplicado com sucesso
Fui assistir Interstellar e esse conceito também é aplicado, muito bom para visualizar, e o filme é mais que recomendado.
Professor Douglas Gomes, você é de outro planeta. Já estou na universidade mas estou adorando assistir os seus vídeos. Por favor, continue com o trabalho porque é certo que você vai conseguir muito sucesso!
olá! aqui wagner 63a aposent sp cap que peguei dp de fisica e algebra lá longe qdo aos 20 anos no 1o ano de enga e nem terminei a facul... caramba... se tivesse google e youtubers como vc e suas ótimas aulas... com certeza hoje eu seria um engo e estaria realizado !
Melhor aula de física de todas, que professor top
Seus vídeos são mt dinâmicos, professor. O senhor DESENHA enquanto explica, é muito legal!!
O mesmo principio é utilizado no filme interstellar. Aliás, pra quem gosta de fisica, é um ótimo filme. Pois, teve a participação direta do fisico Kip Thorne. O que torna o filme bem próximo da realidade. Parabéns pelo conteúdo de ótima qualidade e por trazer fisica para o cotidiano. Isso facilita, e muito, o aprendizado!
Não resisto quando o UA-cam coloca vídeos do teu canal no meu feed. Amo demais! ♡
Você não sabe o quanto o seu comentário me deixa feliz, Li!
Seu canal é muito bom.
Parabéns e obrigado por explicar física de forma simples e eficiente para os mais leigos!
Parabéns professor , tentei de todas forma achar uma pergunta cabível para esse vídeo, mas ao fim da explicação não tinha dúvidas ...
muito legal parabéns professor não entendo as equações da física mas ,com a explicação vejo que a física esta presente em todo nosso dia a dia e uma ciência que bota a gente pra pensar
Que incrível professor!!! Confesso que da primeira vez que assisti esse vídeo eu não entendi muito bem, pois eu estava meio desfocado, mas agora eu assisti novamente e entendi tudo!!
Faz um vídeo explicando o motivo de os pássaros não serem eletrocutados quando estão sobre um fio elétrico.
Fantástica suas aulas professor, virei mais um fã de carteirinha. Boa tarde
Excelente.. parabéns....vc é um artista
Pra ser um bom físico, é bom tbm ser um bom desenhista! Haha muito bom! Aprendi aqui como funciona a gravidade no espaço! Amo a força centrífuga!
Prof parabéns vc é muito inteligente.
TEnho uma vaga lembrança que 2001 Odisseia no Espaço passou na globo lá por 1983 quando eu tinha 9 anos. E via aquelas naves girando sem entender porque. Não assisti o filme todo porque achei muito parado ainda mais porque eu era criança e eu estava acostumado com atalhas do tipo do seriado Buck Rogers com suas naves aerodinamicas, que passava na TV já antes disso.
Depois lá por 1984-84 que passava na Sessão da Tarde um film chamado Terra 2 onde havia uma estação girando. Foi aqui que entendi o conceito de estação espacial girando para simular gravidade. Também lembro das reportagens de quando a estação Skylab da NASA caiu no Oceano.
Muito legal seu canal, Prof. Douglas! Lembrei de suas aulas lá nos idos de 2002.. Fui seu aluno na época do ensino médio. Parabéns, bom trabalho!
Eita Sérgio! Nesse tempo eu nem era nascido 😅
é um tema bem raro de se ver no brasil vc é um pioneiro
Professor me dando motivação o senhor é demais.
Lembrando que o filme citado é o de 2000 com o ator Gary Sinise.
Antes que alguém confunda com o Perdido em Marte de 2015 com Matt Damon, que por sinal também é muito bom, mas em termos de analogia com a física o citado no vídeo pelo professor é excepcional.
Muito bom, professor Douglas! Dou aulas de física em cursinho popular da USP aqui em São Paulo (Enem,fuvest, etc). Acompanho o seu canal e uso os seus vídeos como inspiração para ensinar os estudantes que vem de escola pública a ingressarem em uma universidade. Abraços!
Ótima aula, só via de curiosidade o filme "2001: um odisseia no espaço" de 1968 foi o primeiro a propor algo assim. É um lindo filme .
excelente aula
Professor o senhor é admirado sua inteligência muito obrigada mestre doutor em física
Professor Douglas, incrível como sempre! Entendi perfeitamente o que eu estava estudando (força centrifuga), obrigado!
Aula maravilhosa! Muito obrigada
UAUUUUUU...estou muito impressionado com sua aptidão pelo desenho!!!! Excelente aula.
Ei professor, no curso de física eles ensinam a fazer esses desenhos? Seu nível didática e conhecimento é muito alto, parabéns
professor parabéns pelo conteúdo. vai viralizar
Caramba, professor Deus. Sou estudante de Física, e no futuro quero dar uma aula tão boa quanto. Ganhou um novo inscrito! :D
esse cara n e um professor... e um desenhista. excelente canal já dou like ames de assistir pq sei e like certo
Gracias profesor....como siempre excelente
Conteúdo bem interessante por favor continue
Olá! Sou professor de Matemática Universitária e caí aqui por feliz acaso. Também disponibilizo vídeos educacionais de conteúdos de matemática em geral. É preciso repetir que seus desenhos são muito bons! Parabéns pelo conteúdo, professor!
Canal incrível, estou a horas assistindo (e curtindo) os vídeo, não consigo parar... kkkkk conteúdo viciante.
Ainda bem que achei esse canal. Eu tou maravilhado com sua aulas.
Obrigado pela força, Renan!
Muito legal a aula, a Discovery (2001 - Uma Odisseia no Espaço) possui uma área assim, a Leonov de 2010 O Ano Em Que Faremos Contato possui esse sistema de rotação também.
Gosto de mais de todos os seus videos
Se pudesse eu daria mil likes !
Desenhos perfeitos e explicação bem didática. Mais um inscrito no canal.
Que aula legal em!
Cara mt bom a explicão
Muito bom...bom demais!
Sensacional - Professor
Suas aulas são incríveis! Você poderia fazer um vídeo sobre o efeito coriólis e a física envolvida nele (referencial não inercial)?
Que Aula Massa!
Acabou de ganhar um inscrito!
Muita Bom!! Obrigado.
Show de bola
ainda não assisti o vídeo mas o segredo é: a Força Centrífuga. No filme _2001, Uma Odisseia no Espaço,_ foi abordado isso de uma maneira visual. Mas quanto a Teoria tudo é formidável, mas se isso fosse colocado em prática, teríamos que possuir um motor elétrico dedicado para a possível nave, e o mesmo seria tão grande que teria que ser montado por parte no espaço. E a energia gasta, talvez nem o painel solar da ISS daria conta para impulsionar muitos CVs de força..
Esse canal é maravilhoso, quero cursar engenharia aeroespacial❤️
Eu vi aqui só pelo desenho. Sério, chama atenção. Sou estudante de ciências econômicas, mas esses desenhos e essas aulas são demais.
Mt boa explicaçao, mestre.
Excelente, como sempre. E que desenho top, hein? Parabéns!
ta melhor que assistir NETFLIX...
Da um baile na Netflix na verdade. Ultimamente ficar ouvindo o som da minha unha crescer está melhor que assistir Netflix.
So pelo desenho já merece o like!
Fica a dica pra Iss.
Amei . Entendi tudo
Como eu queria saber desenhar assim kkk, ótima aula, ja chego dando like
Prof. Douglas, EXCELENTE sua aula. Ótimo vídeo! Parabéns! Tenho uma observação que julgo interessante:
VIAGEM INTERPLANETÁRIA x VIAGEM INTERESTELAR.
Essa nave suposta para a viagem até Marte funciona bem, mas para uma nave que fosse interestelar (digamos que fosse até alfa do Centauri), muito provavelmente teria aceleração positiva até a metade do espaço percorrido (cerca de 2 anos-luz) e a outra parte do trajeto sendo desacelerada no seu sentido de deslocamento. Nesse caso, a nave não precisaria ter essa ala giratória para gerar a gravidade artificialmente, mas o próprio movimento acelerado na direção do movimento poderia ser usado para criar o efeito desejado (desde que a nave fosse acelerada perto de 10 metros por segundo ao quadrado).
A parte circular nem funcionaria nessa nave que tem aceleração na direção do movimento, pois resultaria uma componente oblíqua na força resultante. Talvez ficasse sem girar durante todo o trajeto e só passasse a girar quando a nave ficasse em órbita da estrela ou planeta destino, onde o movimento seria como de um satélite em órbita da Terra e sem gravidade.
Uma nave que viajasse uma distância colossal de quase 40 trilhões de quilômetros teria que usar uma aceleração constante por um grande período de tempo (crescente até a metade do caminho e descrescente na outra metade), A nave poderia girar em torno de sua trajetória (como a nave Apollo que foi à Lua). A aceleração faria com que o tempo de viagem fosse menor e, logicamente, teria que ser levado em conta os efeitos relativísticos, quando essa nave atingisse velocidades muito grandes.
É um caso bastante interessante.
Em 1988, quando me formei no curso de Arquitetura e Urbanismo, fiz para o meu trabalho final de graduação um anteprojeto de uma moradia orbital, onde levei em conta esses aspectos abordados em seu maravilhoso vídeo e que chamei, na época, de Orbit Home. Era uma mega estação orbital, com muitos espaços e com uma planta gravimétrica a cada metro radialmente, desde o ponto de atracagem para se chegar à estação (eixo central de giro), onde a gravidade rotacional é nula até às bordas, onde a gravidade rotacional foi calculada para ser 9,81 metros por segundo ao quadrado. O trabalho deu o que falar e foi até classificado para o concurso nacional chamado Ópera Prima.
Grande Abraço, Mestre!
@Marcio Rodrigues Sim, e isso conduziria a meses acelerando para se atingir uma velocidade com significativa condição relativística. Levando-se em conta que a massa inercial cresce, quanto mais se aproxima da velocidade da luz (tendendo ao infinito, razão que explica a impossibilidade de se viajar exatamente na velocidade da luz).
Obrigado pelo seu comentário e apoio. Nosso país precisa de mais e mais pessoas pensantes e que se preocupem com coisas importantes para o nosso país.
aula incrível
Desenha muito!!
Excelente a sua aula Sensei... Muito Obrigado !!!
Eu que agradeço, Rodrigo. Obrigado por aparecer por aqui 😉
Professor poderia fazer video diferenciando Gravidade Newtoniana e Einsteiniana
jorge perpetuo ótima ideia
Melhor aula que ja vi à respeito 😱
Obrigado, Kelly Angela
Exelente vídeo parabens professor
no video que vc apresentou eles usavam mesas planas, elas nao deveriam ser curvas, abauladas no mesmo sentido do piso? ou seja, o meio da mesa teria um efeito menor, sendo assim os objetos do centro tenderiam a ir para as bordas?
Boa pergunta.
Existem uma serie também com uma espaçonave supostamente com gravidade, quando é ligado este 'giro'. A serie é 'The Expanse', uma serie ótima, vale muito a pena assistir.
Mto bom video
Professor e como explicar as colonias espaciais da ficçao que fincionam com um mesmo principio so que em escala muito maior? Se é que é possivel?
Douglas, qual seria então o tamanho do raio da parte rotativa da espaçonave e qual a aceleração necessária para simular a gravidade terrestre? E porque os seus ocupantes não se sentem com se estivessem no brinquedo do segundo exemplo?
Não importa o que estou fazendo, se seu vídeo aparece para mim sugerido eu paro e assisto kkk mt bom professor
Muito obrigado pela gentileza, Lucas! 😁
Professor, com que velocidade a nave teria que girar para "simular" a mesma gravidade percebida na terra que é 9.80m/s² ?
Vai depender do raio do circulo da nave. Nós sabemos que, no MCU, a velocidade tangencial em função da aceleração centrípeta é a = v²/R. Se queremos uma aceleração de 9.8m/s², substituitamos na equação: 9,8 = v²/R. Isolando a velocidade: v² = 9,8R => v = sqrt(9,8R). Como eu disse, ai vai depender do raio daquele círculo onde as pessoas caminham em cima. Se o raio do círculo for de 10 metros, vamos supor, a velocidade de giro seria v = sqrt(98) que é aproximadamente 10m/s.
@@gabrielnetto4053 q q é sqrt ?
@@felipepires3912 raiz quadrada
@@inovacao.brasileira Tend vlw
@@gabrielnetto4053 então quando se está no ponto do raio onde R=0(exatamente no eixo rotacional) não há aceleração centrípeta?
Aula objetiva,muito boa. Eu deveria ta estudando pro enem, mas to aqui olhando visando mais longe kkkk
Fantástico, professor!
Super canal!
Gostei das aulas,dos seus desenhos e da iluminação. Como vc faz essa iluminação do seu espaço ái?
essa gravidade artificial criada naquele segmento da nave não vai desiquilibrar ou alterar a rota da nave toda? pois eria como uma roda de carro sem balanceamento, que fica dando solavancos por causa de sua massa não estar equilibrada na rotação...
Meu Deus do Céu. Como ele consegue apagar um quadro tão bonito???? Que pintura!
ola eu estou a assistir ao video de Portugal, eu tenho uma duvida. Se a gravidade no espaço é zero e o corpo flutua logo a velocidade é diferente, quando entra em contacto com o chao da nave que esta a rodar a uma velocidade deferente do corpo , isso não magoa a pessoa ? Uma solução seria umas botas que mantivessem a pessoa colada ao chao para rodarem ambos na mesma velocidade.
Show, professor! 👌👏
Muito bom. Você poderia também calcular qual a velocidade angular em relação ao raio para se obter sensação de gravidade = a da terra, ou seja, 9,8 m por segundo.
Lançado agora um vídeo com essa conta! 😁
Show! Show!
Professor faça uma sobre gravitação universal e explique a física do nosso sistema solar!
Oi Rodrigo! ua-cam.com/video/INh4C6SITuA/v-deo.html
ua-cam.com/video/g0ueHV4Dyk0/v-deo.html
@@fisicacomdouglas Obrigado Professor!!
então se eu desse um pulo muito forte eu poderia ficar parado no meio do circulo? ou eu cairia do outro lado? E para quem entrar neste circulo. Por exemplo se eu estou na parte da frente da nave onde não tem gravidade, e eu consiga chegar até a roda a partir de que momento a gravidade passaria a atuar no meu corpo?
Professor parabéns pelo vídeo e desenho.Mas daí não nasce o principio da anti- gravidade.? Já que ao redor do rotor maior gera uma gravidade.Na atmosfera poderia se não houvesse outras partes das naves e sim só o rotor q gera a gravidade.?
Muito show! Assisto por diversão hehehe
Quanto ao efeito Dzhanibekov e teorema da raquete de tenis, eles não iram criar um problema em uma estação espacial com gravidade simulada? Seria necessário contrapesos ou um volante?
Olá Professor, ótimo vídeo! Seria uma ótima pauta você analisar o filme Interestelar e explicar com sua didática maravilhosa e suas ilustrações o que é o bulk. Além de falar de princípios da física que são mostrados no filme, e a "falhas", como por exemplo o filme não mostrar os efeitos da radiação que é emitida pela matéria acelerada em volta do buraco negro. Só uma sugestão pra promover a divulgação científica. Nós profissionais da educação agradecemos pela sua iniciativa. Abraço.
Legal o vídeo ✌
Professor Douglas, uma dúvida, a força da gravidade no caso da nave desenhada no seu vídeo independe da altura onde está o astronauta? Ou quanto mais para centro menor é a força?
Interessante
Exato! Mas como eliminar a gravidade na terra?
Professor, nós estamos sob um força centrífuga em relação a rotação da Terra? Quer dizer que se a Terra parasse de girar nós sentiríamos nosso peso aumentar?
Muito bom, professor!
Será que pode gravar um vídeo sobre Interruptor Paralelo (Three Way)?
A estação Babylon 5 da renomada série adotava rotação para gerar gravidade. Agora o que pegou mal em minha opinião foi no último episódio quando Sheridan foi despedir-se diante da janela do CIC da estação que fica no centro ainda assim havia g-artificial no recinto. Estou partindo da premissa que o CIC não possuía u sistema de g-artificial não rotacional.
Olá professor, excelente aula. Tenho uma dúvida, este sistema não geraria problemas de desbalanceamento, já que o eixo representado pela nave não estaria ancorado.