A GENIALIDADE DOS AUTISTAS É UM MITO, DIZ PSIQUIATRA!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 чер 2024
  • 🪐 UNIVERSO COGNITIVO
    universocognitivo.com/yt-c
    📰 NEWSLETTER SEM GROSELHA:
    semgroselha.com.br/news/
    🛑 EPISÓDIO COMPLETO:
    ua-cam.com/users/liveTXu9WHRgkEU
    ✂️ Melhores momentos dos episódios:
    / cortesdosemgroselhaofi...
    Instagram do Sem Groselha: bit.ly/INSTASG
    Instagram do Fermento: / fermentotv
    Instagram do Lucelmo: / lucelmo.lacerda
    📚 Livros recomendados 📚
    Outra sintonia - A história do autismo
    amzn.to/3wteDFr
    Transtorno do espectro autista: uma brevíssima introdução
    amzn.to/3ULgiym
    PUBLICIDADE:
    contato@semgroselha.com.br
    #lucelmolacerda #autismo #semgroselha

КОМЕНТАРІ • 25

  • @cesarmachadodasilva2650
    @cesarmachadodasilva2650 3 дні тому +4

    Eu passei numa triagem de consulta com psicólogo porque eu tenho uma suspeita de minha parte de ter autismo nível 1 aí eu falei com o psicólogo e ele disse que eu estava errado porque autista tem super inteligência. O que o moço falou aí no corte é verdade há muita romantização

  • @celisemelk8024
    @celisemelk8024 7 днів тому +5

    Excelente!!! Compartilhemos, inclusive com professores e dirigentes de escolas, parentes e amigos, para lidarmos melhor, e reduzirmos sofrimentos desnecessários!!!

  • @Leonardo_Mello82
    @Leonardo_Mello82 4 дні тому +1

    Tenho um filho de 14 anos autista que até hoje lutamos para conseguir alfabetiza-lo muito mal lê alguma coisa mas ele tem uma inteligência fora do normal, ele não sabe ler nem escrever mas conhece cada parte de um motor automotivo e para que serve, aprendeu só vendo eu trabalhar pois sou mecânico.
    Ele tem um nivel de aprendizado altíssimo, basta falar para ele uma só vez ou ele ver qualquer coisa que o interesse que absorve toda e qualquer informação.
    Dito isso, afirmo com base no que vivo a 14 anos, não sei se todos, mas pessoas com TEA tem alguma coisa diferenciada. O problema é que o TEA, pelo menos meu filho, só aprende o que ele quer aprender e não adianta insistir.
    E sim, a midia de maneira geral romantiza um transtorno que deve ser visto com mais prudência.

  • @MarcosSilva-kl1el
    @MarcosSilva-kl1el 4 дні тому +3

    Fiz minha avaliação, por sugestão de duas psicólogas que atendiam meu filho, que possuia vários traços explícitos de autismo. Fiz a avalição e, além de confirmar o autismo, a avalição de QI foi de 139. As psicólogas ficaram espantadas, pois viram que eu respondia os questionários muito rapidamente. Pensavam que eu esta chutando tudo. A avaliação que dura cerca de 12 semanas, eu concluí em 6 ou 7. Não apareceu nada de altas habilidades para mim.
    No entanto, se não fosse por incentivo da minha esposa, estaria em um emprego muito inferior ao que estou atualmente, pois não tinha (e ainda não tenho) foco para quase nada. Na escola e falculdade, sempre passava em tudo sem estudar. Com o incentivo e estímulo dela, consegui aprovação em vários concursos.
    Agora, como eu vivo em clínicas de psicologia, a realidade é de crianças com autismo que estão muito longe da minha situação. Na maior parte, são crianças que precisam de apoio para todas suas atividades e algumas, nem mesmo conseguem verbalisar.

    • @LNVACVAC
      @LNVACVAC 2 дні тому

      As altas habilidades no brasil não são definidas legalmente a partir do QI. E existe dentro da psicologia uma maioria de psicologos que afirma que a ideia de altas habilidades é racista, eugenica, etc. Então eles botam panos quentes intencionalmente.
      Não importa que você estava chutando nos testes, a capacidade de chutar corretamente de forma consistente, com tempo ou informações muito limitados, é um aspecto heuristico da inteligência e deveria ser considerado um indicador forte de altas habilidades. Você pegou umas psicologas mediocres, que infelizmente são a maioria.

    • @MarcosSilva-kl1el
      @MarcosSilva-kl1el День тому

      @@LNVACVAC Não, eu não estava chutando tinha certeza do que respondia, algumas coisas eu errei por não ter tido a orientação de que o tempo não era um fator preponderante no resultado. Pensava que havia uma correlação entre tempo de resposta e quantidade de acertos, quanto mais rápido eu respondesse, maior seria a pontuação. No entanto, não fazia diferença, apenas os acertos.
      Eu acredito que tinha alta habilidades em exatas, mas, aos 50 anos isso é indiferente. Meu filho que fez a avaliação em outra clínicia, mesmo com um QI menor (129 pontos), teve sugestão de altas habilidades. A tal da dupla excepicionalidade (autismo e altas habilidades).

    • @LNVACVAC
      @LNVACVAC День тому +2

      @@MarcosSilva-kl1el Eu não disse que estava. Eu dise que mesmo que estivesse isso por si só é um indicador de altas habilidades.

  • @user-xv2lw1pc9j
    @user-xv2lw1pc9j 4 дні тому +1

    Mesmo aceitar realidade, infelizmente maioria das pessoas não entende nós especialmente autista no nível 1 antigamente era chamada Asperger,
    Não entendem os motivos está bem ocupado com atividade diárias mesmo suporte alguns tarefas diárias etc,
    Maioria eu conheci da internet está bem meio do espectro autista alguns está extremo direito do espectro autista, como série Good doctor e coreana da advogada etc,
    Concordo plenamente ele falou aumentar suicídio

  • @LNVACVAC
    @LNVACVAC 2 дні тому

    Autista e Superdotado aqui, (CHC e Renzulli). Tenho amigos autistas, outros superdotados, e outros autistas superdotados. A superdotação é muito mais obvia e em muitos casos produtiva entre o grupo dos meus amigos superdotados que são autistas.
    Com a variedade atual de teorias de superdotação a deficiência intelectual e a superdotação podem ser concomitantes.

  • @Iori20
    @Iori20 6 днів тому +1

    VI a pouco tempo essa possibilidade mas queria muito que o Laios de Dungeon Meshi e a Twilight de My little poney fossem oficializadas no espectro

  • @mariovianna5884
    @mariovianna5884 5 днів тому

    Muito boa a entrevista 👏👏👏

  • @elisreginacosta2753
    @elisreginacosta2753 5 днів тому +4

    Não é mesmo, tenho bastante dificuldade em aprender.

    • @nicollyfarao2401
      @nicollyfarao2401 4 дні тому +2

      Coma carne B12 melhora muito mesmo ☺️☺️☺️

  • @pauloalexandrecunhadeolive8777
    @pauloalexandrecunhadeolive8777 7 днів тому +2

    Boa tarde 🎉🎉🎉

  • @LNVACVAC
    @LNVACVAC 2 дні тому

    Lucelmo, ta na hora de parar de dizer pra leigo que QI é inteligencia.

  • @clevoclevo
    @clevoclevo 4 дні тому +2

    LUCELMO NÃO É PSIQUIATRA

  • @LNVACVAC
    @LNVACVAC 2 дні тому

    Lucelmo não é psiquiatra. Corrijam essa chamada.

    • @DiegoMachado-ch6rg
      @DiegoMachado-ch6rg День тому

      @@LNVACVAC até porque se fosse, não seria tão entendido do assunto... (Meme)

  • @rosalinamiranda5550
    @rosalinamiranda5550 3 дні тому +1

    Agora é modinha falar que é autista! Todo dia um artista famoso se diz autista e todos aplaudem...muito sério essa banalização de uma condição tão grave...

    • @FranciscoOliveira-jx3zn
      @FranciscoOliveira-jx3zn 3 дні тому +1

      Não se trata de modinha nem de gurmetizar essa deficiência para os que tem acesso a médicos particulares e exames caros. Se alguém famoso afirmar ser autista isso serve para dizer ao público que aquela pessoa tem limitações que precisam ser compreendidas e respeitadas, mas se outro famoso diz que teve o diagnóstico e não aceitou, ele está dizendo para o público que não aceita ter um problema que vai ter limitações para a vida dele e talvez explicar para os fãs algum comportamento inconveniente que para o senso comum coloca a deficiência como se isso fosse fazer de alguém autista menos racional. O autismo está sendo debatido no mundo inteiro e não adianta tentar fazer disso uma bolha social porque a consciência sociopolítico dessa condição aumenta a cada dia e com isso tbem vai aumentar o debate sobre as políticas de interesse público para eliminar o preconceito e o capacitismo.

    • @LNVACVAC
      @LNVACVAC 2 дні тому +1

      Os criterios mudaram e a popularização do SRS-2 facilitou o diagnostico.
      A populacao toda que antes caia no F84.9, leve, agora e autista de acordo com o DSM.
      O que está ocorrendo é que decadas de indivíduos sem diagnostico devido e subnotificação estão vindo a tona.