Como se tornar professor universitário no exterior?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Saiba com este vídeo como se candidatar a uma vaga de professor universitário no exterior, quais os documentos necessários e como é o trabalho exercendo essa função em universidades do Canadá e dos Estados Unidos.
    Site do Guilherme Duarte Garcia: guilhermegarcia...
    Link do vídeo:
    Sigam a página "Pós-graduação" no Facebook:
    / posgraduacaosite
    Email para contato: alanadrizie@hotmail.com
    Link do canal: / carreirauniversitaria
    Facebook: / alanadrizie
    Instagram: / alanadrizie
    Lattes: lattes.cnpq.br/...
    Alana Driziê

КОМЕНТАРІ • 33

  • @hiltyMG
    @hiltyMG 6 років тому +25

    Alana, no seu antepenúltimo vídeo eu postei um comentário falando sobre o meu dilema entre fazer mestrado na instituição de ensino onde eu fiz a graduação ou ir pra outra, federal e mais conceituada (CAPES 7). A conclusão da historia: Eu acabei sendo aprovado nas duas, PUC e UFMG, mas optei por continuar na PUC pq nela eu fui aprovado com direito a uma bolsa da CAPES, e na UFMG não. Como eu quero me dedicar exclusivamente ao mestrado e viver essa fase da minha vida sem precisar me preocupar com trabalho, o fato de eu ter conseguido a bolsa de cara na PUC acabou pesando mais. Mesmo assim valeu pelos conselhos! =) Que Deus te abençoe, sempre!

    •  6 років тому

      hilty Que legal, meus parabéns!!! Desejo muuuito sucesso nessa nova etapa da sua formação! Um abração!

    • @amandine66
      @amandine66 6 років тому

      hilty massa!

  • @GammersBrasil
    @GammersBrasil 6 років тому +15

    Muito bom o vídeo. Poderia trazer mais vídeos sobre mestrado e doutorado em outros países. Ficaria grato, afinal não há muitos vídeos como este.

  • @Fernandakaleip
    @Fernandakaleip 6 років тому +6

    Sempre trazendo conteúdos excelentes Alana!
    Vídeo muito rico em informações, tirou muitas dúvidas com certeza!
    Parabéns !!!

    •  6 років тому

      Nanda P. Obrigada, querida! 😊

  • @ivesferreira7998
    @ivesferreira7998 6 років тому +8

    Alana, quero lhe agradecer profundamente por este vídeo, pois o mesmo foi bastante esclarecedor para mim. Estou me preparando para começar um mestrado em Portugal em ciência do desporto este ano e ao término deste mestrado, pretendo me mudar para os EUA e dar início o PhD, pra depois disso conseguir uma vaga como professor universitário. Gostaria de saber mais informações sobre os processos de seleção, e também sobre o curso de doutorado nos EUA, se tem bolsas de estudos, estágios e se ao final do curso haja possibilidade de contratação na própria universidade. E pra finalizar, qual estado norte-americano é melhor para essa minha área de atuação, ciência do esporte(ou desporto). Bjos, e espero mais vídeos assim!

    •  6 років тому +3

      Ives Ferreira vou pedir que o Guilherme comente suas questões, certo? Agradeço mt por seu feedback! Abç!

    • @GuilhermeDGarcia
      @GuilhermeDGarcia 6 років тому +8

      Oi, Ives. A melhor opção é geralmente encontrar alguém da tua área que seguiu uma trajetória similar ao que tu pretende fazer, e então conversar com essa pessoa. Só assim tu consegue ter uma accurate picture que é específica ao teu contexto. Mas posso te dizer algumas coisas gerais. No meu blog (vieaucanada.tumblr.com), há alguns posts sobre a estrutura de um PhD na América do Norte-embora, repito, isso possa ser bem diferente na tua área. O site da Chronicle (chronicle.com) também é excelente pra que tu tenha uma noção mais geral sobre a vida acadêmica norte-americana (do ponto de vista mais profissional). O que eu diria é o seguinte: as chances de um recém doutor conseguir uma vaga permanente (tenure-track) na América do Norte são de aproximadamente 10-20%-então, mantenha esse número em mente. Ou seja: a maioria esmagadora das pessoas leva alguns anos, um ou dois pós-docs, para conseguir uma vaga assim. Mais da metade nunca vai ter uma tenure-track-veja dados nos links no blog. Então, planeja bem, e leva em conta que o mercado aqui (e na Europa) é insanamente competitivo. No meu blog, há um link sobre isso (3 textos que você precisa ler antes de começar um PhD). Não estou dizendo isso pra te desencorajar-muito antes pelo contrário. Mas é importante conhecer a praia antes de querer navegar (eu não conhecia; quando cheguei na McGill, achava que um PhD dessa universidade me garantiria um emprego permanente certo. A maioria dos graduate students que começam um PhD não conhece a real situação do mercado acadêmico). Vagas permanentes estão cada vez mais escassas, e há cada vez mais PhDs. Logo, pra cada vaga que abre, pode haver de 70 a 700 candidatos (há textos e artigos sobre isso no Chronicle). A take-home message é a seguinte: a profissão é excelente, sim; eu adoro o que faço, e me sinto 100% realizado sendo professor universitário. Mas é importante ter noção do percurso necessário até uma vaga tenure-track (e da probabilidade de sucesso envolvida). O simples fato de terminar o PhD pode ser challenging: 50% dos doutorandos não terminam o curso em 10 (sim, DEZ) anos. Ou seja: terminar em 5 anos é algo raro, bem raro (again, texto no blog). Isso significa que é importante planejar bem a questão financeira: te certifica de que a universidade garante funding pros 5 anos, etc. Meu blog tem mais informações sobre isso. Eu provavelmente não seja a melhor pessoa pra aconselhar alguém, porque a minha experiência foi excelente, e só tenho coisas boas a falar. Tive sorte, é verdade, porque fui rodeado de pessoas excepcionais, que me deram todo o suporte que eu precisava pra terminar meu PhD e, depois, conseguir vagas de empregos acadêmicos. Mas a situação pode, sim, ser bem mais complicada. Dar tudo certo é a exceção, não a regra. Li sobre e vivenciei bastante as incertezas da grad school-daí o que digo acima. Espero ter ajudado-e boa sorte!

    • @ivesferreira7998
      @ivesferreira7998 6 років тому +2

      Guilherme Duarte Garcia Muito obrigado pela explicação! É exatamente isso que estou procurando, me planejar para que ocorra tudo bem, e também analisar as opções, pois na própria universidade em que irei começar o mestrado também tem programas de doutorado. Talvez seria a melhor opção eu estando lá, assim que terminar o mestrado já iniciar o doutorado, e só depois tentar um pós-doc ou em outro país europeu ou na américa do norte. Talvez as chances de eu conseguir uma vaga de tenure-track seja maior. Vou acompanhar suas publicações no seu blog, e aqui também pelo canal. Toda informação é válida. Forte abraço!

  • @igorduarte2896
    @igorduarte2896 6 років тому +2

    Muito bom, muita informação. Realmente é um caminho pouco escolhido pela maioria, então não tem muito conteúdo no youtube.

  • @laispiaz
    @laispiaz 4 роки тому +2

    Aqui no Brasil existe sim office hours,que são os horários de atendimento para tirar dúvida dos alunos,os professores tiram umas duas horas na semana, também depende do número de disciplinas que ele/ela da

  • @pablopereira7970
    @pablopereira7970 6 років тому +2

    Muito bom o vídeo!
    Esta de parabéns

  • @adriellyv.2497
    @adriellyv.2497 5 років тому +2

    Gostei muito desse canal.

  • @levimateus2846
    @levimateus2846 3 роки тому +2

    Muito bom! Poderia me dizer quanto se ganha na faixa um professor universitário nos Eua, como funcionam as bolsas? A validação de diploma, a nota importa? Desde já agradeço, façam uma live se possível.

    • @pedrogerum
      @pedrogerum 2 роки тому +1

      Varia muito de departamento pra departamento e de universidade pra universidade. Um professor tenure-track de inicio pode ganhar de 70 ate 160 mil dolares por ano. Maiores salarios estao nos departamentos de medicina e menores nos departamentos de liberal arts via de regra.

  • @orlandorochafilho
    @orlandorochafilho 3 роки тому +1

    muito bom o vídeo....vamos aprender

  • @JoaoPaulo-ez7mu
    @JoaoPaulo-ez7mu 4 роки тому +3

    Ola. Parabens pelo video. Gostaria de perguntar sobre um site que ele menciona por volta de 2:25, alguma coisa List, nao consegui entender a primeira palavra antes de List. Alguem poderia me ajudar?

    •  4 роки тому +3

      Linguist List :)

  • @amauriamorim2176
    @amauriamorim2176 3 роки тому +1

    Melhor vídeo 👏

  • @SueliaRodriguesFleuryRosa
    @SueliaRodriguesFleuryRosa 3 роки тому +1

    Excelente trabalho

  • @williaraqueiroz2737
    @williaraqueiroz2737 5 років тому +1

    Obrigada pelas dicas

  • @TheAdri00
    @TheAdri00 3 роки тому +1

    É um memorial mais ou menos....

  • @CirioRich
    @CirioRich 2 роки тому +1

    Sou Mestrando na área de Análise do Discurso (Linguística) e penso em fazer meu Doutorado na USP ou em alguma universidade americana (Stanford ou NYU). Quero ser professor universitário.

    • @LaryssaRabellok3
      @LaryssaRabellok3 2 роки тому +1

      Stanford tem um programa de bolsas, acho que anuais, que aceita brasileiros, pesquisa um pouco. Eu vi sobre essa bolsa faz algumas semanas, acredito que ela é financiada pelo fundador da nike, se não me engano.

    • @CirioRich
      @CirioRich 2 роки тому

      @@LaryssaRabellok3 vlw

  • @albertolopes829
    @albertolopes829 5 років тому +3

    Rapaz, mas o Guilherme é a cara do Sérgio Moro.

    •  5 років тому +2

      Kkkkk

    • @rafaelmoreira1946
      @rafaelmoreira1946 5 років тому +1

      Até a fala é parecida.

  • @orlandorochafilho
    @orlandorochafilho 3 роки тому +1

    Uma dúvida...necessariamente, eu preciso ter o Doutorado realizado no EUA ou Canadá para ser professor lá?

    •  3 роки тому

      Não, pode ter feito em qualquer local do mundo. O que facilita é na constituição de contatos.

    • @orlandorochafilho
      @orlandorochafilho 3 роки тому

      @ obrigado

  • @energia_solar
    @energia_solar 4 роки тому +1

    show