Oras, pq não o contrário? Igual a um episódio bem legal de Mandalorian onde todos os humanos apenas curtem eternamente e as máquinas trabalham pra eles. Pq temos de levar sempre pra o lado da dsgrç? XD
acho que essas IAs na música deixam ainda um aspecto muito artificial, e isso é difícil eliminar. mas o que me faz ter um outro pensamento: o quanto a indústria musical não investiu em tornar o artista um mero modelo artificial? quero dizer, veja o POP com seus n efeitos, autotune, tudo buscando uma perfeição que para o artista não existe de fato. então, não sei, mas acho que esse avanço pode causar um retorno ao velho modo de se produzir arte, com erros mesmo, com falhas, mas com a verdade daquilo que se cria. o último álbum do Iron Maiden é um exemplo desse retorno ao som cru, sem muito "artificialismo" e correções, e isso, particularmente, o torna bom.
galera, eu estou falando no comentário justamente que o problema da IA na música é que ela é perfeita e faz tudo com a exatidão que não existe na vida real. reflitam antes de falar que: "é porque tá no início". e o fim vai ser o quê? ensinar as IAs a fazer o que fazemos com perfeição que é errar, tocar fora do tempo? não. e é justamente isso que vai ser a diferença humana na arte. e sim. isso é minha OPINIÃO, como diz Gaveta.
@Smalitz não fez. mas disse que as bandas também tem tido essa coisa de sair colocando tudo quanto é efeito para fazer uma música perfeita, sem desafinação nem nada. Iron, especialmente no último, gravou tudo cru. então, se notar bem, tem umas entradas fora de tempo, um teclado na batida errada, é curioso isso, mas isso torna o disco humano.
@@artconteachÉ uma inteligência. Em pouco tempo vão imitar até as idiossincrasias da pessoa. O que muitos ainda confundem é entre algo que é programado como estamos acostumados e algo aprendido como essas IAs fazem.
Pior que já dá pra fazer, tem um pessoal fazendo cantores que já faleceram cantando músicas novas e duetos que nunca vão acontecer ou que dificilmente acontecerão. Um exemplo é a Marília Mendonça cantando Solteiro Forçado da Ana Castela.
Isso vai ajudar muito pra quem qr usar a criatividade. Poder compor, testar melodias, instrumentos, mesmo sem ser músico profissional. Eu como músico profissional estou gostando muito! Viva a evolução das coisas 🙌🏼🎶🎶🎶
Estou com uma sensação de que Star Trek está chegando mais rápido do que eu supunha!!! E olha que tenho 60 anos!!! Sou uma apaixonada por tecnologia e já fui da área de programação, mas realmente não imaginava ainda estar viva quando esse avanço chegasse!!! 🙃🙃🙃🙃🙃
Depois de 40 anos estudando música, regendo orquestra, Coral, produzindo bandas, compor músicas para tudo o que existe e gastar muito dinheiro correndo atrás de conhecimento... bom, já me considero desempregado.
As IA realmente são um grande evolução, mas também é um tiro no pé. As pessoas, cada vez mais, terão menos opções de fazer o que gostam, terão que disputar mercados cada vez mais específicos e a vida, consequentemente, vai ficar mais cinza e miserável.
Por isso estou pensando em escrever músicas, mesmo que instrumentais e postar em alguma página que multiplique isso para as redes como Spotify, Reels, etc e cada vez que as pessoas utilizem esse áudio isso gere retorno financeiro... No papel parece o mundo ideal, mas parece ter mais burocracia.
@@NeferpitouUu Se você compõe e não consegue se sustentar com isso, é óbvio que isso impede que você continue fazendo música. O ser humano sempre vai preferir a comodidade, mesmo que isso acabe com milhares/milhões de empregos e sonhos. Por isso falei que o futuro será cinza e miserável, pois todo mundo vai ter que seguir as mesmas carreiras e vai faltar emprego.
@@NeferpitouUubingo, e o nome disso é utopia tecnológica. No fim de tudo, o que nós não podemos repor, é nosso tempo, e a mudança vai vir nesse sentido. Me parece bem óbvio que o mercado e, consequentemente, o trabalho como conhecemos vai acabar. Não dá pra ter oferta e demanda, ou qualquer relação de capital tradicional em um mundo onde o consumo sequer existe.
@@NeferpitouUu Nem todo mundo tem aptidão para programação, uns tem aptidão para serem professores outros para serem lingüistas, outros gostam de dublagem e música. Adianta nada dizer que vai ter mais vagas em um setor nichado, sendo que 90% da população não tem capacidade muito menos gosta de tal área.
Eu tenho muito receio com relação à I.A. principalmente com relação às áreas artísticas. Acho que a arte é e sempre foi para o ser humano uma maneira de se expressa, e se as máquinas fizerem isto por nós, este fenômeno vai mexer com a saúde emocional da sociedade. Tanto pra quem só consume arte, quanto pra quem produz e consome. Eu sou musicista e professora de musica e vejo o quando a tendência vem caindo de crianças e jovens terem paciência perseverança para se dedicarem ao aprendizado por exemplo de um instrumento musical. Se esta tendência continuar o mesmo vai acontecer com as artes visuais, literatura, escultura, arquitetura... Isto é muito triste, porque ha um senso de propósito na criação e aprendizados manuais que impulsiona e motiva o ser humano. Me parece que ja estamos vivendo um pouco disso. Vemos uma crise criativa na música, cinema, artes visuais etc. Muito do mesmo o tempo todo. As vezes até acredito que breve haverá uma onde reacionária voltando a valorizar o rudimentar em detrimento à perfeição do produto artificial. Vamos ver 🤷🏿♀️
Eu tenho muito receio de I.A tbm,eu acho que deveria ser usado só pra área da medicina ou de exatas,mas de resto ele rouba o esforço que o ser humano tem de criar algo,as vezes as pessoas passam uma vida inteira pra conseguir fazer algo novo,estuda bastante,se esforça,usa sua criatividade,pra no final um programa fazer em cinco minutos.Isso faz o ser humano ser desvalorizado.
Não há crise criativa e sim uma padronização da arte por meio da indústria artística. Música pop, cinema, streaming... Enquanto houver artistas, sempre haverá criatividade. O que acontece é que um grande estúdio não preza pela originalidade e sim pelas vendas.
Essas I.A de instrumentos, voz e composição é exatamente a ideia que o anime chamado de, Carole e Tuesday propõem. Em um futuro um pouco longe, na grande cidade de marte, boa parte dos serviços, até os mais triviais foram dado às IA até mesmo na composição de músicas onde 90% dos cantores dessa geração usam IAs para compor música para eles e tudo mais.
Eu acho que em um primeiro momento, essas ferramentas serão até positivas para os artistas que souberem tirar proveito, pode ser até que abra espaço para novos músicos independentes, que hj não tem muitos recursos para produzir uma musica inteira, é o mesmo que está acontecendo com os chats gpt da vida, quem trabalha com texto no momento está utilizando o chat gpt como uma ferramenta pra auxiliar no trabalho, existe um fator humano na criação envolvido, no exemplo citado mesmo, as IAs geram sempre algo a partir de um input, que por enquanto ainda é feito por um ser humano, sem contar que esse processamento de dados, com o poder de hardware que temos hj, tem um custo muito alto. O problema só vai começar de verdade quando isso tudo começar a escalar.
Eu acho que essas musicas de IA vão ser mais um quebra galho, exemplo: eu quero criar um jogo mas n sei fazer soundtrack e não tenho dinheiro para contratar um artista, da pra fazer uma trilha provisória Não acho que va substituir artistas porque ainda é muito artificial (penso o mesmo de IA de desenho
Tem isso, mas também tem que pode ter tanto conteúdo "novo" que pra o seu conteúdo ter alguma relevância vai ser mais difícil. Seu conteúdo vai ter menos valor também 😔
Eu acho interessante que recentemente foi lançado o anime "Pluto" na Netflix, baseado nos quadrinhos de mesmo nome dos anos 2000, que também era uma "recontagem" de Astro Boy, dos anos 70 se eu n me engane. No primeiro episódio do anime, um dos personagens, um músico, fala como ele não gosta dos sons produzidos por máquinas, por serem falsos, mesmo ele tendo muitas máquinas que facilmente geram música ele continua com seu piano. E sem mais nem menos, o que era pra ser no anime uma tecnologia futurista que poucas pessoas teriam acesso, está sendo lançado como algo de fácil acesso para qualquer pessoa poder usar, mesmo sem experiência na criação de música. Bizarro.
gosto muito da ideia, creio que ajudaria muito na criação de musicas, mas substituiria totalmente neste inicio. Pelo que vi na parte do saxofone, precisa de conhecimento musical basico e afinação para transformar em algo realmente descente, além das pós edições como por exemplo o tratamento do som. Infelizmente as pequenas produções sofrem daquilo que o leon disse mais pro final
um programa de criar musica que eu amo e do tipo vocaloid, ela não utiliza IA diretamente para aprende a cantar igual ao cantor original, ela utiliza um banco de dados de voz pré definido que vc consegue fazer ela cantar (tipo vc fazer a voz do google tradutor cantar), o cover mais imprecionante que eu vi foi de Cyberpunk e da Adele feita no Synthesizer V
Quem aqui viu o filme "A forma d'água", certamente vai se lembrar do personagem que era pintor de propagandas. É isso gente, de geração em geração, coisas novas vem pra substituir o que já existe. Pode ser que você, no seu curto espaço de tempo nessa terra, dê a sorte que sua profissão não sofra alteração, mas isso não significa que o ofício em si está longe de ser alterado no futuro. Cabe a nós mudar junto, ou se destacar a ponto de virar imprescindíveil.
@@Kelvynsantos-nq8oo A resposta é simples, eles usam a quantidade de vezes que estiverem a fim. Como um martelo, uma faca, uma chave de fenda e outros, são só ferramentas que existem para facilitar o nosso trabalho e dia a dia. Com isso ganhamos tempo para o que mais importante para nós. Pense da forma que for melhor para você, se você decidiu não usar, a sua decisão não tem de ser a dos outros! Be happy 😁
Oi, Leon e Nilce. Como vocês fizeram alguns vídeos sobre a Taylor Swift, hoje, quando eu soube da morte da fã Ana Benevides em um dos shows no Rio de Janeiro, logo me veio à cabeça se vocês irão comentar em um vídeo sobre esta ocorrência. Abs.
@@neiatono Oi. Eu acho que eles não tem esse receio não, e eu gostaria de saber o ponto de vista deles sobre isso. Mas... se o silêncio imperar, então é porque eles não querem se envolver mesmo e é um direito deles.
Acho que vai sair nessa próxima semana, porque como hoje saiu da live do dia 17, ainda vão sair dos dias seguintes (que foi quando tudo foi noticiado).
@@neiatono Nao faz sentido o que disse, aliás, eles não entram em TODOS os debates sociais e eventos que acontecem no mundo. Agora, de fato, eles podem falar no futuro, embora acusá-los de farmar view com isso seria o mesmo de acusá-los de farmarem view falando sobre a vítima. No fim é um péssimo argumento.
Tem um pessoal no TikTok que faz uns troços bem maneiros com musica de AI, eles pegam músicos que tem a voz já bem afinada em qualquer nota como o Freddie Mercury ou Michael Jackson e faz com "que eles cantem" musicas atuais, tipo Welcome to the Black Parade na voz do Freddie e qualquer musica do The Weeknd na voz do Michael... pra mim ainda soa artificial, mas da pra enganar alguns leigos
Oq aconteceu na dublagem (em Inglês só até onde sei) do novo jogo do Naruto (Storm Connections) já é um indício dessa mudança, algumas cenas do jogo foram redubladas por IA sem nem contactarem os dubladores originais
Nilce e Leon, o que acham da crescente altas de imposto no nosso pais, sou CLT e tava pensando em abrir meu próprio negócio, mas ultimamente ta impossível alcançar esse sonho 😕
Tava falando disso hoje vendo os descontos dos plugins atuais que simulam equipamentos analogicos. Estao dando praticamente, porque nada disso interessa mais, Izotope, Waves, Native, todos tem plugins "automatizados" agora. Mas o ponto é; Tudo isso faz o que é considerado bom, ou excelente. Pensando no caso de uma arte ciclica como a musica, vai ser interessante ver a provavel extrema saturacao do que é considerado bom hoje em dia.
Por esses tempos tava tendo uma onda de vídeos botando a voz de qualquer personagem ou pessoa pra cantar uma música mas era mais na zoação . Agora isso daí é outro nível .
Apesar de ser meio zoação, tinha uns que estavam ficando muito bons, tipo os da IA fazendo cantores já falecidos e vivos cantando músicas de outras pessoas.
Na minha cidade tem loja que coloca propaganda na porta anunciando promoção. Paga um locutor profissional pra isso. Mas recentemente estou vendo umas propagandas com voz da Alexa. E é a coisa mais irritante do mundo porque a gente sabe que é uma voz artificial.
Eu penso que pra nós que somos artistas de modo geral, temos que acompanhar o avanço tecnológico que é inevitável e buscar maneiras de utilizar essas IAs a nosso favor
O desenho Carole and Tuesday da Netflix já previu isso. Não gosto da ideia e o desenho já explica porque. Aliás o desenho é lindo e emocionante. Recomendo
É urgente que o ser humano desenvolv políticas para que uma porcentagem dos dados e a forma de tratar e trabalhar em certas coisas sejam feitas de forma física, no papel mesmo. Ex: projetos militares tem que serem feitos em papéis, sem contato com mídia digital.
Ai é um desrespeito inacreditável com artistas. Aqueles de pequeno e médio porte vão sofrer demais e tudo para criar algo mais rápido, mais genérico e sem expressão. É uma desgraça mesmo
Eu fico pensando como será a questão de trabalho em um futuro não tão distante, tipo eu entendo que q vai demorar para ficar algo realmente bom, mas de formal já é o suficiente para aprimorar um pouco as IAs atuais e substituir mais da metade de mão de obra, minha preocupação é q a maioria das pessoas vai perder feio pra ia, não por falta de competência, mas sim por custo beneficio, pois inúmeros trabalhos já não se valoriza qualidade, imagina então quando tiveram acesso a esse tipo de tecnologia, apenar de ver e conseguir inúmeros benefícios ainda penso que a população será resumindo entre 8 ou mais de 8000(me desculpem pela referência foi uma referência mais forte q eu)
Meu tcc teve a ver com o tema: a possibilidade de transmitir no inventário os direitos autorais de arquivos digitais após a morte. Esse tema está se desdobrando cada vez mais conforme o tempo passa '0'
Isso é estranhamente assustador, n sou o maluco dos robos q pensa no fim do mundo, mas eu cresci junto com a internet e isso me causou um sentimento q eu n sei explicar, o futuro é brabo kk
Sobre a parte de inventar musica achei bizarro, pois essencialmente todos os artistas compõe dessa forma. Pensam em uma melodia e tentam ir adaptando isso para o instrumento em questão. E agora teoricamente nem vai mais precisar saber ou aprender a tocar o instrumento.
Até hoje eu não consegui achar uma IA que consiga transformar um instrumental para um vocal completo, com letras ao meu gosto e tudo mais. Até agora, só tem o inverso, um vocal que se transforma em instrumento. É uma pena, pois, essa sim, seria uma IA que eu utilizaria infinitamente.
Acredito que, como tudo que é feito facilmente, logo a arte feita por AI se tornará desvalorizada, e vamos voltar a valorizar o que é feito por humanos, o que exige pensamento original e crítico
Transformar vocal em instrumento em apenas um clique (ou vice-versa) já é feito há muitos anos. A única novidade aí seria a utilização de IA, que impacta mais na facilidade de timbrar sem tanto esforço ou conhecimento técnico. Mas o resultado final é similar.
Só lembrando que pra fazer música não é só tocar e gravar mas tem que compor. no caso da voz que vira sax vc pode criar todos os instrumentos e eles não se conversarem pq vc n tem conhecimento musical. Sobre músicos terem que se esforçar ou não é bem simples... Todas as areas estão passando por isso. Ou vc se inova e aprende a usar a seu favor ou vai ser engolido! Isso é um grande problema pra Taylor Swift... Pra pequenos músicos não, muitos não tem um estúdio ou o melhor instrumento e equipamento... Muitos compõe mas não sabem tocar todos os instrumentos e vão poder fazer sua música sem ter que contratar uma orquestra.
Até pouco 2016 os direitos de muitas musicas dos Beatles não pertenciam a eles e ainda corre em juizo acho os direitos. Como assim a "Industria" já passou por muitos processos, a industria quer vender o maximo pelo custo minimo, quem tem que correr atras de direitos são os musicos e musicistas que ainda tem que pagar do bolso advogados.
5:30 - se eu inventar a música não teria problema de direito autoral... mas se eu cantarolar uma música que já existe vai dar problema de direito autoral como essa Bella Ciao.
Atirem-me pedras, mas EU posso dizer com clareza que isso só tende a destruir a sociedade. Cada vez mais as IAs vêm se tornando mais acessiveis e cada vez mais desbancando empregos das mais diferentes áreas. Eu sou muito pragmático com isso. Daqui a pouco vai chegar num momento em que vão ter áreas impossiveis para um individuo se manter. Eu sempre tive um pensamento, e cada vez mais parece que é verdade: o mundo não tá pronto pra avanços tão acelerados, se adaptar se torna cada vez mais dificil para quem não entende ou que só não quer se meter com IA. É divertido no começo, quando a gente descobre que pode fazer alguma coisa ""sem esforço"", mas pros trabalhadores dessa área, pode facilmente se tornar um problema, já que em alguns anos, a empresa em que a pessoa trabalha pode querer usar IA, e vai diminuir muito seus funcionarios. E pra onde eles vão? Chega num nivel em que deixa de ser sustentável... Pra sociedade funcionar, ela tem que ter um número proporcional de pessoas, dinheiro circulando e vagas de emprego. Se uma dessas coisas desbalanceia, na minha sincera opinião isso só tende a desgastar a situação que vivemos hoje (que já não é boa)
Então… “Vai ter marca d’água para dizer que o cara usou IA” Não vai, por que o cara gera a melodia pela IA, vai lá e faz o mesmo solo com o instrumento dele, pronto, ele criou, e sem marca d’água
esses dias eu tenho visto canais que sao copias diretas de videos gringos dublados em BR com uma voz de IA, zero trabalho do "criador" baixou o video, fez uma ia dublar e fez upload do video
Acho a discussão valida. Mas existem perfis de consumo q ainda serão dependentes do trabalho humano: Imagine vc fazendo uma trilha pro seu vídeo e, por mais tentativas q vc faça, não fica satisfeito com o resultado. Ou vc começa a estudar pra aprender a usar a plataforma, ou não tem tempo e se conforma com o resultado, ou procura alguém q saiba manipular. Não vejo como algo q vai tirar empregos mas, como algo q vai modificar o mercado.
Na vdd pra inteligencia artificial funcionar vai sempre precisar de um humano dando as ordens então de antemão os serviços continuarão existindo pra quem já trabalha numa certa área porém agora muito mais facilitado... lembrando que a inteligência artificial não tem vontade própria de criar nada do zero e sim dependerá sempre de um humano mesmo que seja a inteligencia artificial generativa. As pessoas acham que a inteligência artificial vai dominar e ser superior aos humanos.... só que na verdade não, por baixo de toda engenharia que seja SMART sempre dependerá de um código pra que vc seja o comandador e acione ele por voz. Agora o povo fica nessa pira criando teoria da conspiração, nessa preocupação de ser substituído e sim será substituído se vc não se adequar a qualificação de adaptação no mercado que vc trabalha caso contrário vc está garantido, e se vc for substituído não será por uma inteligência artificial e sim por outro humano que saiba trabalhar com inteligência artificial naquela tal área porque ele se qualificou e vc acomodado não. Então, vejo mais solução do que problemas, toda solução é bem vinda e só incomoda quem não quer se qualificar.
Esse tipo de IA já foi feito por outras empresas, já cheguei a usar pra teste pq sou músico/produtor. Mas claro que vindo do Google vai espalhar de vez
é péssimo isso. até porquê, em qual momento as empresas q detêm o desenvolvimento da IA vão pedir os direitos autorais dos produtos advindos da tecnologia deles? É o monopólio se retroalimentando enquanto a gente capenga em proteção social
Eles acharem que o que impede qualquer um de criar uma boa música é saber tocar um instrumento é de uma ingenuidade muito grande. Não é o domínio do instrumento que determina uma boa música. O trabalho de composição vai muito além. As IAs nas mãos de leigos ficarão fazendo apenas a mesmas bobagens repetidas e sem originalidade alguma.
Calma... um dia você vai sentar diante da TV e a câmera vai ler suas micro-expressões e criar artificialmente a programação que você vai assistir. Pode ser ficção ou um compilado de informações reais, pode ser um jornal, filme, série, show, tudo (audio e vídeo) gerado artificialmente para transmitir a informação que seu cérebro demonstra querer receber naquele momento, claro com inserção de anuncios o tempo todo... rs...
Como toda tecnologia há uma mudança de paradigma... senão estaríamos lendo jornal até hoje. E como toda tecnologia haverá a extinção de algumas funções. AI, até agora, só reproduz o que o ser humano já fez... ela não cria nada. Desenho, musica, etc é matemática pura. É um programa executando linhas de comando com uma infinita base de pesquisa. Quando um programa, por vontade própria, ,mudar as suas próprias linhas de comando... ai fico preocupado
"um futuro onde as IA fazem arte e compõe música, enquanto os humano ficam com os trabalhos pesados não é algo que alguém queria ou imaginava"
Oras, pq não o contrário? Igual a um episódio bem legal de Mandalorian onde todos os humanos apenas curtem eternamente e as máquinas trabalham pra eles. Pq temos de levar sempre pra o lado da dsgrç? XD
@@fulgoripq n vivemos em uma serie da disney
@@fulgoriseria incrivel porem no mesmo episódio descobrimos que os droides estavam envolvidos numa trama policial
prr, se os cara bota o chat gpt num robôzinho, nem os trabalhos físicos vão ter salvação
@@fulgoripq os robôs eventualmente vão qr seus direitos, pois eles são seres vivos más não vivos, (eles só não tem a parte biológica)
Cada dia mais próximos de nos tornarmos como os humanos do filme Wall-E hahaha
acho que essas IAs na música deixam ainda um aspecto muito artificial, e isso é difícil eliminar. mas o que me faz ter um outro pensamento: o quanto a indústria musical não investiu em tornar o artista um mero modelo artificial? quero dizer, veja o POP com seus n efeitos, autotune, tudo buscando uma perfeição que para o artista não existe de fato. então, não sei, mas acho que esse avanço pode causar um retorno ao velho modo de se produzir arte, com erros mesmo, com falhas, mas com a verdade daquilo que se cria. o último álbum do Iron Maiden é um exemplo desse retorno ao som cru, sem muito "artificialismo" e correções, e isso, particularmente, o torna bom.
É só o começo man, eu dou 1 ano pra ficar perfeito
Mas está no início dela né
galera, eu estou falando no comentário justamente que o problema da IA na música é que ela é perfeita e faz tudo com a exatidão que não existe na vida real. reflitam antes de falar que: "é porque tá no início". e o fim vai ser o quê? ensinar as IAs a fazer o que fazemos com perfeição que é errar, tocar fora do tempo? não. e é justamente isso que vai ser a diferença humana na arte. e sim. isso é minha OPINIÃO, como diz Gaveta.
@Smalitz não fez. mas disse que as bandas também tem tido essa coisa de sair colocando tudo quanto é efeito para fazer uma música perfeita, sem desafinação nem nada. Iron, especialmente no último, gravou tudo cru. então, se notar bem, tem umas entradas fora de tempo, um teclado na batida errada, é curioso isso, mas isso torna o disco humano.
@@artconteachÉ uma inteligência. Em pouco tempo vão imitar até as idiossincrasias da pessoa. O que muitos ainda confundem é entre algo que é programado como estamos acostumados e algo aprendido como essas IAs fazem.
Algum fã do canal vai criar a versão IA do Leon cantando música da Taylor... Leon Swift, eu espero...
Pior que já dá pra fazer, tem um pessoal fazendo cantores que já faleceram cantando músicas novas e duetos que nunca vão acontecer ou que dificilmente acontecerão.
Um exemplo é a Marília Mendonça cantando Solteiro Forçado da Ana Castela.
mds do céu, imagina ele cantando kkkkk
já dá pra fz isso a um tempo já
eu sei fazer mas dá uma trabalheira kkkk tem que treinar a voz do Leon
Coitado
Isso vai ajudar muito pra quem qr usar a criatividade. Poder compor, testar melodias, instrumentos, mesmo sem ser músico profissional. Eu como músico profissional estou gostando muito! Viva a evolução das coisas 🙌🏼🎶🎶🎶
Estou com uma sensação de que Star Trek está chegando mais rápido do que eu supunha!!! E olha que tenho 60 anos!!! Sou uma apaixonada por tecnologia e já fui da área de programação, mas realmente não imaginava ainda estar viva quando esse avanço chegasse!!! 🙃🙃🙃🙃🙃
Depois de 40 anos estudando música, regendo orquestra, Coral, produzindo bandas, compor músicas para tudo o que existe e gastar muito dinheiro correndo atrás de conhecimento... bom, já me considero desempregado.
Mas você viveu esses 40 anos, então valeu a pena.
eu amo os cortes que eles fazem da live eu amo todos os canais que eles tem
As IA realmente são um grande evolução, mas também é um tiro no pé. As pessoas, cada vez mais, terão menos opções de fazer o que gostam, terão que disputar mercados cada vez mais específicos e a vida, consequentemente, vai ficar mais cinza e miserável.
Por isso estou pensando em escrever músicas, mesmo que instrumentais e postar em alguma página que multiplique isso para as redes como Spotify, Reels, etc e cada vez que as pessoas utilizem esse áudio isso gere retorno financeiro... No papel parece o mundo ideal, mas parece ter mais burocracia.
@@NeferpitouUu Se você compõe e não consegue se sustentar com isso, é óbvio que isso impede que você continue fazendo música. O ser humano sempre vai preferir a comodidade, mesmo que isso acabe com milhares/milhões de empregos e sonhos. Por isso falei que o futuro será cinza e miserável, pois todo mundo vai ter que seguir as mesmas carreiras e vai faltar emprego.
@@NeferpitouUubingo, e o nome disso é utopia tecnológica.
No fim de tudo, o que nós não podemos repor, é nosso tempo, e a mudança vai vir nesse sentido.
Me parece bem óbvio que o mercado e, consequentemente, o trabalho como conhecemos vai acabar.
Não dá pra ter oferta e demanda, ou qualquer relação de capital tradicional em um mundo onde o consumo sequer existe.
@@NeferpitouUu Nem todo mundo tem aptidão para programação, uns tem aptidão para serem professores outros para serem lingüistas, outros gostam de dublagem e música. Adianta nada dizer que vai ter mais vagas em um setor nichado, sendo que 90% da população não tem capacidade muito menos gosta de tal área.
Tenha filhos pra se lascar no futuro 😂
Isso me faz lembrar de uma fala na animação 'Os Incríveis': quando td mundo se tornar super-herói, ninguém será.
Eu tenho muito receio com relação à I.A. principalmente com relação às áreas artísticas. Acho que a arte é e sempre foi para o ser humano uma maneira de se expressa, e se as máquinas fizerem isto por nós, este fenômeno vai mexer com a saúde emocional da sociedade. Tanto pra quem só consume arte, quanto pra quem produz e consome.
Eu sou musicista e professora de musica e vejo o quando a tendência vem caindo de crianças e jovens terem paciência perseverança para se dedicarem ao aprendizado por exemplo de um instrumento musical.
Se esta tendência continuar o mesmo vai acontecer com as artes visuais, literatura, escultura, arquitetura... Isto é muito triste, porque ha um senso de propósito na criação e aprendizados manuais que impulsiona e motiva o ser humano.
Me parece que ja estamos vivendo um pouco disso.
Vemos uma crise criativa na música, cinema, artes visuais etc. Muito do mesmo o tempo todo.
As vezes até acredito que breve haverá uma onde reacionária voltando a valorizar o rudimentar em detrimento à perfeição do produto artificial. Vamos ver 🤷🏿♀️
Eu tenho muito receio de I.A tbm,eu acho que deveria ser usado só pra área da medicina ou de exatas,mas de resto ele rouba o esforço que o ser humano tem de criar algo,as vezes as pessoas passam uma vida inteira pra conseguir fazer algo novo,estuda bastante,se esforça,usa sua criatividade,pra no final um programa fazer em cinco minutos.Isso faz o ser humano ser desvalorizado.
Não há crise criativa e sim uma padronização da arte por meio da indústria artística. Música pop, cinema, streaming... Enquanto houver artistas, sempre haverá criatividade. O que acontece é que um grande estúdio não preza pela originalidade e sim pelas vendas.
Essas I.A de instrumentos, voz e composição é exatamente a ideia que o anime chamado de, Carole e Tuesday propõem. Em um futuro um pouco longe, na grande cidade de marte, boa parte dos serviços, até os mais triviais foram dado às IA até mesmo na composição de músicas onde 90% dos cantores dessa geração usam IAs para compor música para eles e tudo mais.
Muito obrigado por ter me lembrado desse anime, irei ver.
Saudade desse anime
Do jeito que tá esse futuro tá é perto.
Eu acho que em um primeiro momento, essas ferramentas serão até positivas para os artistas que souberem tirar proveito, pode ser até que abra espaço para novos músicos independentes, que hj não tem muitos recursos para produzir uma musica inteira, é o mesmo que está acontecendo com os chats gpt da vida, quem trabalha com texto no momento está utilizando o chat gpt como uma ferramenta pra auxiliar no trabalho, existe um fator humano na criação envolvido, no exemplo citado mesmo, as IAs geram sempre algo a partir de um input, que por enquanto ainda é feito por um ser humano, sem contar que esse processamento de dados, com o poder de hardware que temos hj, tem um custo muito alto. O problema só vai começar de verdade quando isso tudo começar a escalar.
Eu acho que essas musicas de IA vão ser mais um quebra galho, exemplo: eu quero criar um jogo mas n sei fazer soundtrack e não tenho dinheiro para contratar um artista, da pra fazer uma trilha provisória
Não acho que va substituir artistas porque ainda é muito artificial (penso o mesmo de IA de desenho
Tem isso, mas também tem que pode ter tanto conteúdo "novo" que pra o seu conteúdo ter alguma relevância vai ser mais difícil. Seu conteúdo vai ter menos valor também 😔
Eu voto pro nome da banda da Nilce ser "Cadê a Isabela AGORA?". Um oferecimento escola Nilce de Humor contemporâneo.
Um dia desses estava conversando com um amigo meu pensando se daqui a pouco num vai ter filmes completos feito por IA
Eu acho interessante que recentemente foi lançado o anime "Pluto" na Netflix, baseado nos quadrinhos de mesmo nome dos anos 2000, que também era uma "recontagem" de Astro Boy, dos anos 70 se eu n me engane.
No primeiro episódio do anime, um dos personagens, um músico, fala como ele não gosta dos sons produzidos por máquinas, por serem falsos, mesmo ele tendo muitas máquinas que facilmente geram música ele continua com seu piano.
E sem mais nem menos, o que era pra ser no anime uma tecnologia futurista que poucas pessoas teriam acesso, está sendo lançado como algo de fácil acesso para qualquer pessoa poder usar, mesmo sem experiência na criação de música. Bizarro.
Façam uma análise de "i have no mouth and i must scream". É pavorosa essa distopia de AI.
gosto muito da ideia, creio que ajudaria muito na criação de musicas, mas substituiria totalmente neste inicio. Pelo que vi na parte do saxofone, precisa de conhecimento musical basico e afinação para transformar em algo realmente descente, além das pós edições como por exemplo o tratamento do som. Infelizmente as pequenas produções sofrem daquilo que o leon disse mais pro final
um programa de criar musica que eu amo e do tipo vocaloid, ela não utiliza IA diretamente para aprende a cantar igual ao cantor original, ela utiliza um banco de dados de voz pré definido que vc consegue fazer ela cantar (tipo vc fazer a voz do google tradutor cantar), o cover mais imprecionante que eu vi foi de Cyberpunk e da Adele feita no Synthesizer V
Quem aqui viu o filme "A forma d'água", certamente vai se lembrar do personagem que era pintor de propagandas. É isso gente, de geração em geração, coisas novas vem pra substituir o que já existe. Pode ser que você, no seu curto espaço de tempo nessa terra, dê a sorte que sua profissão não sofra alteração, mas isso não significa que o ofício em si está longe de ser alterado no futuro. Cabe a nós mudar junto, ou se destacar a ponto de virar imprescindíveil.
Isso é incrível , mas ao mesmo tempo assustador . Meus colegas de escola deram pra ficar apelando pru Chat-GPT toda hora .
Eles não são bobos, o mundo está evoluindo e eles estão evoluindo junto. Tecnologia tem muito disso, quem não evolui fica para trás.
@@itzSanthi "toda hora", isso não é evolução, é falência neural, é tipo precisar digitar 2 + 2 na calculadora
@@Kelvynsantos-nq8oo A resposta é simples, eles usam a quantidade de vezes que estiverem a fim. Como um martelo, uma faca, uma chave de fenda e outros, são só ferramentas que existem para facilitar o nosso trabalho e dia a dia. Com isso ganhamos tempo para o que mais importante para nós. Pense da forma que for melhor para você, se você decidiu não usar, a sua decisão não tem de ser a dos outros! Be happy 😁
qualquer coisa relacionada a esse assunto de ia me deixa profundamente angustiado
Oi, Leon e Nilce. Como vocês fizeram alguns vídeos sobre a Taylor Swift, hoje, quando eu soube da morte da fã Ana Benevides em um dos shows no Rio de Janeiro, logo me veio à cabeça se vocês irão comentar em um vídeo sobre esta ocorrência. Abs.
Silêncio total, não querem se indispor com os fãs fanáticos, só queriam o hype e views mesmo.
@@neiatono Oi. Eu acho que eles não tem esse receio não, e eu gostaria de saber o ponto de vista deles sobre isso. Mas... se o silêncio imperar, então é porque eles não querem se envolver mesmo e é um direito deles.
Acho que vai sair nessa próxima semana, porque como hoje saiu da live do dia 17, ainda vão sair dos dias seguintes (que foi quando tudo foi noticiado).
@@neiatono Nao faz sentido o que disse, aliás, eles não entram em TODOS os debates sociais e eventos que acontecem no mundo. Agora, de fato, eles podem falar no futuro, embora acusá-los de farmar view com isso seria o mesmo de acusá-los de farmarem view falando sobre a vítima. No fim é um péssimo argumento.
@@anajuliafernandes9851 Entendi. Talvez não seja um corte de live - quem sabe vem por aí um vídeo específico, né.
Tem um pessoal no TikTok que faz uns troços bem maneiros com musica de AI, eles pegam músicos que tem a voz já bem afinada em qualquer nota como o Freddie Mercury ou Michael Jackson e faz com "que eles cantem" musicas atuais, tipo Welcome to the Black Parade na voz do Freddie e qualquer musica do The Weeknd na voz do Michael... pra mim ainda soa artificial, mas da pra enganar alguns leigos
Oq aconteceu na dublagem (em Inglês só até onde sei) do novo jogo do Naruto (Storm Connections) já é um indício dessa mudança, algumas cenas do jogo foram redubladas por IA sem nem contactarem os dubladores originais
Muito loco, tbm quero virar musico.rsrsr
Eu achava que a Cher tinha sido a primeira a usar o auto-tune dessa forma, na musica Believe em 1998.
Nilce e Leon, o que acham da crescente altas de imposto no nosso pais, sou CLT e tava pensando em abrir meu próprio negócio, mas ultimamente ta impossível alcançar esse sonho 😕
Tava falando disso hoje vendo os descontos dos plugins atuais que simulam equipamentos analogicos. Estao dando praticamente, porque nada disso interessa mais, Izotope, Waves, Native, todos tem plugins "automatizados" agora. Mas o ponto é; Tudo isso faz o que é considerado bom, ou excelente. Pensando no caso de uma arte ciclica como a musica, vai ser interessante ver a provavel extrema saturacao do que é considerado bom hoje em dia.
Por esses tempos tava tendo uma onda de vídeos botando a voz de qualquer personagem ou pessoa pra cantar uma música mas era mais na zoação . Agora isso daí é outro nível .
Apesar de ser meio zoação, tinha uns que estavam ficando muito bons, tipo os da IA fazendo cantores já falecidos e vivos cantando músicas de outras pessoas.
Na minha cidade tem loja que coloca propaganda na porta anunciando promoção. Paga um locutor profissional pra isso. Mas recentemente estou vendo umas propagandas com voz da Alexa. E é a coisa mais irritante do mundo porque a gente sabe que é uma voz artificial.
Acho que quando isso evoluir muito eu vou me sentir como meu vô que não sabe mecher no celular
Minha reação com meus 12 anos de estudo de musica pra fazer oque hoje alguém sem background algum também pode sem o esforço que eu tive: 🤡
Eu penso que pra nós que somos artistas de modo geral, temos que acompanhar o avanço tecnológico que é inevitável e buscar maneiras de utilizar essas IAs a nosso favor
5:44 isso já existe faz muito tempo, o Leon que não sabia kkk
O desenho Carole and Tuesday da Netflix já previu isso. Não gosto da ideia e o desenho já explica porque. Aliás o desenho é lindo e emocionante. Recomendo
É urgente que o ser humano desenvolv políticas para que uma porcentagem dos dados e a forma de tratar e trabalhar em certas coisas sejam feitas de forma física, no papel mesmo. Ex: projetos militares tem que serem feitos em papéis, sem contato com mídia digital.
Ainda bem que não levo a música pra um lado profissional, eu gosto do ato de tocar a música, não só produzir kkkk, aliás, ótimo vídeo ❤
Eu acho que deveria ter uma taxação absurda na hora de comercializar coisas usando ferramentas IA, não?
(Apenas uma dúvida qualquer de um leigo)
Ai é um desrespeito inacreditável com artistas. Aqueles de pequeno e médio porte vão sofrer demais e tudo para criar algo mais rápido, mais genérico e sem expressão. É uma desgraça mesmo
eu quero mais cortes de leon e nilce!!!!
Eu fico pensando como será a questão de trabalho em um futuro não tão distante, tipo eu entendo que q vai demorar para ficar algo realmente bom, mas de formal já é o suficiente para aprimorar um pouco as IAs atuais e substituir mais da metade de mão de obra, minha preocupação é q a maioria das pessoas vai perder feio pra ia, não por falta de competência, mas sim por custo beneficio, pois inúmeros trabalhos já não se valoriza qualidade, imagina então quando tiveram acesso a esse tipo de tecnologia, apenar de ver e conseguir inúmeros benefícios ainda penso que a população será resumindo entre 8 ou mais de 8000(me desculpem pela referência foi uma referência mais forte q eu)
Estamos chegando na era Black Mirror kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ( essa risada é de nervoso)
Eu estou com medo, triste e querendo saber como se faz um abaixo assinado
Meu tcc teve a ver com o tema: a possibilidade de transmitir no inventário os direitos autorais de arquivos digitais após a morte.
Esse tema está se desdobrando cada vez mais conforme o tempo passa '0'
Isso é estranhamente assustador, n sou o maluco dos robos q pensa no fim do mundo, mas eu cresci junto com a internet e isso me causou um sentimento q eu n sei explicar, o futuro é brabo kk
Sobre a parte de inventar musica achei bizarro, pois essencialmente todos os artistas compõe dessa forma. Pensam em uma melodia e tentam ir adaptando isso para o instrumento em questão.
E agora teoricamente nem vai mais precisar saber ou aprender a tocar o instrumento.
Até hoje eu não consegui achar uma IA que consiga transformar um instrumental para um vocal completo, com letras ao meu gosto e tudo mais. Até agora, só tem o inverso, um vocal que se transforma em instrumento. É uma pena, pois, essa sim, seria uma IA que eu utilizaria infinitamente.
vocaloid
@@FunnyFany cheguei a ver o programa. vou experimentar. mt obg s2
KKKKKKKKK A REGUA MORAL DA NILCE CAINDO EM SEGUNDOS QUANDO SE ATRAIU
O ser humano vai ser assim
eu sou assim@@dsa60
@@MARIOKINHO também sou! não me orgulho... 😔 Kk
Quem primeiro usou o autotune como estética na voz foi a Sher, ou melhor o produtor musical da Sher na Música Believe
quero um video do leon de Leão cantando Taylor Swift
Leon de Leão cantando Leão da Marília Mendonça
Apesar de todo o impacto social, parece muito divertido brincar com essas ferramentas.
Acredito que, como tudo que é feito facilmente, logo a arte feita por AI se tornará desvalorizada, e vamos voltar a valorizar o que é feito por humanos, o que exige pensamento original e crítico
"Computadores fazem arte
Artistas fazem dinheiro, dinheiro"
- Chico Science
O povo de TI acabando com os processos criativos. Parabéns aos envolvidos
Transformar vocal em instrumento em apenas um clique (ou vice-versa) já é feito há muitos anos. A única novidade aí seria a utilização de IA, que impacta mais na facilidade de timbrar sem tanto esforço ou conhecimento técnico. Mas o resultado final é similar.
Sobre a música, pode ser que as pessoas percam o interesse em aprender a tocar instrumentos, ou menos pessoas tenham interesse
Só lembrando que pra fazer música não é só tocar e gravar mas tem que compor. no caso da voz que vira sax vc pode criar todos os instrumentos e eles não se conversarem pq vc n tem conhecimento musical.
Sobre músicos terem que se esforçar ou não é bem simples... Todas as areas estão passando por isso. Ou vc se inova e aprende a usar a seu favor ou vai ser engolido! Isso é um grande problema pra Taylor Swift... Pra pequenos músicos não, muitos não tem um estúdio ou o melhor instrumento e equipamento... Muitos compõe mas não sabem tocar todos os instrumentos e vão poder fazer sua música sem ter que contratar uma orquestra.
Até pouco 2016 os direitos de muitas musicas dos Beatles não pertenciam a eles e ainda corre em juizo acho os direitos. Como assim a "Industria" já passou por muitos processos, a industria quer vender o maximo pelo custo minimo, quem tem que correr atras de direitos são os musicos e musicistas que ainda tem que pagar do bolso advogados.
manoel gomes cantando em inglês através de IA é sucesso na outra rede social
KD O VIDEO SOBRE A TAXAÇÃO?
Pensa nas eleições!😮
Essas coisas assustam pq tecnologia é algo muito rápido, em questao de dias ja se torna natural no dia a dia, boa sorte a todos 💀
5:30 - se eu inventar a música não teria problema de direito autoral... mas se eu cantarolar uma música que já existe vai dar problema de direito autoral como essa Bella Ciao.
Atirem-me pedras, mas EU posso dizer com clareza que isso só tende a destruir a sociedade.
Cada vez mais as IAs vêm se tornando mais acessiveis e cada vez mais desbancando empregos das mais diferentes áreas. Eu sou muito pragmático com isso. Daqui a pouco vai chegar num momento em que vão ter áreas impossiveis para um individuo se manter.
Eu sempre tive um pensamento, e cada vez mais parece que é verdade: o mundo não tá pronto pra avanços tão acelerados, se adaptar se torna cada vez mais dificil para quem não entende ou que só não quer se meter com IA.
É divertido no começo, quando a gente descobre que pode fazer alguma coisa ""sem esforço"", mas pros trabalhadores dessa área, pode facilmente se tornar um problema, já que em alguns anos, a empresa em que a pessoa trabalha pode querer usar IA, e vai diminuir muito seus funcionarios. E pra onde eles vão? Chega num nivel em que deixa de ser sustentável...
Pra sociedade funcionar, ela tem que ter um número proporcional de pessoas, dinheiro circulando e vagas de emprego. Se uma dessas coisas desbalanceia, na minha sincera opinião isso só tende a desgastar a situação que vivemos hoje (que já não é boa)
Então… “Vai ter marca d’água para dizer que o cara usou IA”
Não vai, por que o cara gera a melodia pela IA, vai lá e faz o mesmo solo com o instrumento dele, pronto, ele criou, e sem marca d’água
4:04 isso já é possível em DAWs há anos
Já substituíram dubladores de pequenas falas no novo jogo do Naruto por IA, pelo menos os dubladores brasileiros já estão atrás de leis sobre isso
E pensar que o will.i.am cantou essa bola de musica sendo gerada em computador lá em 2010 no clipe de "Imma Be Rocking That Body"...
esses dias eu tenho visto canais que sao copias diretas de videos gringos dublados em BR com uma voz de IA, zero trabalho do "criador" baixou o video, fez uma ia dublar e fez upload do video
Acho ótimo pq sou a pessoa das ideias e não da execução, agr poderei ser da execução tbm kkkk
Nilce é o seu momento! Vai ser incrível os vídeos que você pode produzir com isso
Ao invés de patentiar a obra, patenteia o prompt no modelo
Acho a discussão valida. Mas existem perfis de consumo q ainda serão dependentes do trabalho humano: Imagine vc fazendo uma trilha pro seu vídeo e, por mais tentativas q vc faça, não fica satisfeito com o resultado. Ou vc começa a estudar pra aprender a usar a plataforma, ou não tem tempo e se conforma com o resultado, ou procura alguém q saiba manipular.
Não vejo como algo q vai tirar empregos mas, como algo q vai modificar o mercado.
Que incrível, a única que eu tô esperando chegar
Na vdd pra inteligencia artificial funcionar vai sempre precisar de um humano dando as ordens então de antemão os serviços continuarão existindo pra quem já trabalha numa certa área porém agora muito mais facilitado... lembrando que a inteligência artificial não tem vontade própria de criar nada do zero e sim dependerá sempre de um humano mesmo que seja a inteligencia artificial generativa.
As pessoas acham que a inteligência artificial vai dominar e ser superior aos humanos.... só que na verdade não, por baixo de toda engenharia que seja SMART sempre dependerá de um código pra que vc seja o comandador e acione ele por voz. Agora o povo fica nessa pira criando teoria da conspiração, nessa preocupação de ser substituído e sim será substituído se vc não se adequar a qualificação de adaptação no mercado que vc trabalha caso contrário vc está garantido, e se vc for substituído não será por uma inteligência artificial e sim por outro humano que saiba trabalhar com inteligência artificial naquela tal área porque ele se qualificou e vc acomodado não. Então, vejo mais solução do que problemas, toda solução é bem vinda e só incomoda quem não quer se qualificar.
"Tô chocada, passada"
Não foi a Cher que inventou isso de fazer a voz toda autotunada pra ficar diferentona? DO YOU BELIEEEEVE IN LIFE AFTER LOVE
O filme Tron dos anos 80 não pôde concorrer ao Oscar de efeitos sonoros porque consideraram que computação gráfica era trapaça.
vocês não ouviram Tio Sam?
Achei q era um vídeo sobre o incidente que houve no show da Taylor...
Esse tipo de IA já foi feito por outras empresas, já cheguei a usar pra teste pq sou músico/produtor. Mas claro que vindo do Google vai espalhar de vez
é péssimo isso. até porquê, em qual momento as empresas q detêm o desenvolvimento da IA vão pedir os direitos autorais dos produtos advindos da tecnologia deles? É o monopólio se retroalimentando enquanto a gente capenga em proteção social
Eles acharem que o que impede qualquer um de criar uma boa música é saber tocar um instrumento é de uma ingenuidade muito grande. Não é o domínio do instrumento que determina uma boa música. O trabalho de composição vai muito além. As IAs nas mãos de leigos ficarão fazendo apenas a mesmas bobagens repetidas e sem originalidade alguma.
Carole e Tuesday avisou sobre isso
Cada dia mais próximos de nós sermos obsoletos.
oooutro vídeo falando da Taylor aaa Leon e Nilce amo vcs mas FALEM DE ARTISTAS de vdd
*Nilce e Leon do ceéu, tem um anime que retrata exatamente isso, chama Carole & Tuesday*
Indico demaaaaaais. Se não me engano, tá na Netflix.
Tava pensando nesse anime o vídeo inteiro
Calma... um dia você vai sentar diante da TV e a câmera vai ler suas micro-expressões e criar artificialmente a programação que você vai assistir. Pode ser ficção ou um compilado de informações reais, pode ser um jornal, filme, série, show, tudo (audio e vídeo) gerado artificialmente para transmitir a informação que seu cérebro demonstra querer receber naquele momento, claro com inserção de anuncios o tempo todo... rs...
Como diria o Faustão "Quem sabe faz ao vivo". Não imagino show de punk, hardcore e etc tocando músicas de IA, muito menos a galera curtindo isso.
Acessibilidade ou "gap" de Criação??
Agora já tenho tudo pronto pra fazer a minha web série de sci-fi, essa AI do google e o Dall-E 3/4 não lembro 😅
Já enchi meu saco de IA e infelizmente nem tenho essa opção pq vou precisar estudar isso
Caraca, lembrei do anime Carole e Tuesday da netflix
Como toda tecnologia há uma mudança de paradigma... senão estaríamos lendo jornal até hoje. E como toda tecnologia haverá a extinção de algumas funções. AI, até agora, só reproduz o que o ser humano já fez... ela não cria nada. Desenho, musica, etc é matemática pura. É um programa executando linhas de comando com uma infinita base de pesquisa. Quando um programa, por vontade própria, ,mudar as suas próprias linhas de comando... ai fico preocupado
Eu tenho um sonho de me tornar músico. Quando chegar a hora de ficar famoso as IAs ja vão ter tomado o mercado da música. Me fudi
onde eles fazem as lives?
eu to triste
O dia em que as IAs conseguirem produzir música igual o Michael Jackson e Quincy Jones tá todo mundo na lama 😆
GENTE EU TÔ PASMA PQP