Margem Equatorial: o impasse sobre o petróleo | O ASSUNTO
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Faixa de 2.200 km na costa que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte, a chamada Margem Equatorial está no centro de um debate envolvendo o governo, a Petrobras e ambientalistas. Desde 2020, a Petrobras tenta junto ao Ibama uma licença para estudar o potencial de exploração de petróleo na região, que fica perto da Foz do Amazonas e é rica em biodiversidade.
Nesta quinta-feira (6), a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) afirmou não ter influência sobre o processo de licenciamento para pesquisas na região. Um dia antes, o presidente Lula afirmou em entrevista que a questão deve ser debatida.
O potencial de produção cria expectativas: para se ter ideia, na Guiana - país onde petróleo foi descoberto em 2015 também na Margem Equatorial - o PIB per capita quase quintuplicou em uma década.
Para entender o que leva a Petrobras a se interessar pela Margem Equatorial e as perspectivas de uma decisão sobre o tema no Brasil, Natuza Nery conversa com Felipe Maciel, sócio-fundador e diretor executivo da agência eixos, especializada nos setores de petróleo, gás e energia.
Depois, para explicar que tipo de licença a Petrobras tenta e o processo para uma possível exploração de petróleo, a entrevista é com Suely Araújo, ex-presidente do Ibama e coordenadora de políticas públicas no Observatório do Clima.
#oassunto
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá!
Esse é o canal do g1, o portal de notícias da globo. Aqui vamos trazer vídeos pra informar, inspirar e divertir.
Quer entender um fato? Vem com a gente! 🤔
Quer ver histórias legais? Vem com a gente! 😊
Quer saber o que tá acontecendo? Vem com a gente! 😉
Veja todas as nossas playlists! bit.ly/3zdXlHY
Segue a gente e ativa o sino 🔔 pra saber tudo que tá rolando aqui no canal do g1 no UA-cam. Pode entrar, fica à vontade pra compartilhar com os amigos e não se esqueça de se inscrever, tá? glo.bo/3pIZyHL 🔔👍🏼
E muito mais conteúdo em g1.com.br
g1 nas Redes Sociais:
TikTok - glo.bo/33cZzg1
Kwai - glo.bo/3pJoShs
Facebook - g1
Twitter - g1
Instagram - portalg1
#g1 #notícias
As perguntas que não querem calar. A renda per capita da Guiana e o crescimento do PIB explodiram. Quanto disso foi realmente benéfico pra população? os salários melhoraram? Há mais empregos formais? As estradas foram asfaltadas? Construíram mais escolas e hospitais? as condições de habitação ficaram mais dignas? não vi nenhum meio de comunicação fazendo uma reportagem séria, passando uma semana rodando a Guiana, e mostrando se a vida do povo, antes miserável, faminto e relegado, melhorou😮
A qualidade de vida melhorou, mas nao no nível que subiu o pib per capita. O grande volume de dinheiro em si, ficou nas mãos de poucos estrangeiros.
Amigo, vc ganharia muito dinheiro 💶💰 com comédia. Sua piada foi excelente 😅😅😅
Rindo de nervoso. Boa colocação 👏🏾👏🏾👏🏾
Simplesmente o Brasil não pode deixar de ganhar dinheiro com isso. Querendo ou não o mundo irá consumir petróleo, seja ele produzido no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo. Se o Brasil deixar de produzir nós só deixaremos de aproveitar a oportunidade de ganhar dinheiro, aumentar a renda per capta e a arrecadação do governo.
Se o Brasil não fizer, alguém vai dizer: "Amazônia agora é nossa, Brasil não protege contra queimadas"
Brasil não tem aliados, mas sim, tem muitos interessados pelo mal sucesso do Brasil.
Eu adoraria ouvir especialistas dando alternativas que gerem mais riquezas!!!
Só nos deixam explorar o setor primário, se resolvermos nos industrializar e aumentar nosso desenvolvimento tecnológico os ricos darão um jeito de meter o big stick em nossas pretensões! 😢
Se é uma riqueza, vamos explorar, o Amapá é um estado pobre. Vamos tentar reduzir ao máximo o impacto ambiental, mas não usar essa riqueza é deixa aquele estado e o Brasil no atraso.
ESSA "MARGEM EQUATORIAL " VALE MUITO. SE FOR NA "ARÁBIA " SE TROCA POR UM "AVIÃO" CARREGADO DE "JOIAS ". MUITA GRANA. "ACORDA BRASIL 🇧🇷 ".
Acompanhando Natuza Nery ❤️
Parabéns ao governo Lula pelo trabalho e seriedade. 🧢 O Brsil é dos brasileiros.🧢
Dois senadores mais influentes, o Randolfe Rodrigues, lider do governo no Senado e o Alcolumbre, Presidente do Senado, são do Amapá. Se a Petrobrás explorar petróleo lá, pagará royalties a esse estado. Logo, a pressão será enorme para explorar essa reserva pois isso vai ajudar muito aquele estado. O que deve ter sido alegado é que na Guiana, região vizinha ao Amapá, está extraindo muito petróleo e resolvendo a vida econômica daquele país.
O problema é a hipocrisia desse governo, que tanto fala em meio ambiente e transicao energetica, que até ontem era contra a exploracao, mais uma vez enganando seus militantes.... os petistas mais uma vez mostram a sua hipocrisia e falsidade ao tratar desses temas. Quero ver qual vai ser a postura da Marina Silva, que tanto atacou a exploracao.
Excelente reportagem
20:00 Está claro que o Ibama não faz a menor ideia do que está fazendo. Na dúvida, eles não dão licença. Condenam um estado inteiro a pobreza. Sem dinheiro nem pesquisa ambiental dá para fazer.
Eu também sou totalmente Contra a continuidade de busca por mais Petróleo !!!
Sou a favor de busca por Fontes Energética Verdes !!!
Ponto e contra ponto, excelente para informar. Quanto a decisão, eu não queria estar na pele de quem vai definir. Difícil demais entre a consciência, e saber que vc pode arrebentar com a região da Foz do Amazonas e causar um dano irreversível e; a necessidade econômica e social, pois tudo na vida atual gira em torno de energia, pois sem energia não há vida, principalmente se levarmos em conta que petróleo não é apenas "combustivel", mas uma gama de produtos indispensáveis ao ser humano de hoje. Isso, sem falar nos aspectos geopolíticos 😮😊
Isso nunca aconteceu.... A Petrobrás é a empresa com maior expertise pra isso
Enquanto outros países estão explorando e gerando riquezas, a gente assiste passivamente perdendo oportunidades
O país que tem que criar uma folha de pagamento de propinas para que explore suas riquezas, tem coisas muito erradas e muitos elementos para serem presos
PLEBISCITO JÁ!! Com especialistas no assunto colocando o País consciente da Situação!!
Paz e bem
O engraçado é que o país vizinho arrumou solução para o problema e está explorando ,já o Brasil é muita mais maior não consegue solucionar esse problema.Problema no país e um só é em todos os setores Não tem gestão. Sao poucos gestores que saia da meta.
O consumo de petróleo é o mesmo. O que muda são os fornecedores,a diferença é que o Brasil é um país responsável, aí vamos deixar de vender para a arábia saudita vender?
O governo pode hesitar com prioridades. Mas Clube de Engenharia, SBPC, USP, UFRJ deviam ter iniciativa de outras épocas, o BNDES promove o fórum.
NATUZA - será que o Brasil precisa de um senador do Amapá assumir a presidência para um tema tão estratégico ser prioritário?
Top Natuza! Parabéns!!
Há o risco ambuental que é real e tem que se ponderar.
Porém tambem há uma necessidade, se ngm fazer, alguém fará.
Veremos proximas cenas deste capítulo.
Faltou a análise de um especialista da Petrobras, a empresa explora a 30 anos na amazônia sem acidentes, também no pré-sal. A capacidade técnica da empresa está mais do que demonstrada e o que se quer é uma pesquisa pra saber se o petróleo existe, se existir e dependendo do volume aí se discute se vai produzir ou não.
16:29 min até 18:53 min
Na Guiana não houve roubalheira do dinheiro do povo. Aqui os bilhões que é arrecadado é para roubalheira e Pagar divida. E sobra uma miséria para população.
Obrigado!
Pré-sal e foz do Amazonas são regiões totalmente distintas....Loucura associar uma a outra.. O problema está no Ibama...
Vamos falar sobre a USAID? QUE TAL?
Obrigado
Teve a chance de convidar o cara que mais fala de petróleo não fizeram.
Parabéns Natuza & Equipe....muito bom e oportuno Podcast . A formatação de sempre Aposentar as Opiniões / Opções , contrárias eh Muito Relevante.....o Ouvinte / Telespectador, Decide !!!!
E brasileiro liga para MEIO AMBIENTE?! Depois é só fazer a dança da chuva e colocar a culpa em alguém.
O Presidente e decorativo !!!!!!!!!!!!!
Tem alguém escondendo a USAID do povo brasileiro?
Está escorrendo no canto da Queixada...
Olha eu jamais apoiaria danos ao meio ambiente mas estão sugando este petróleo de canudinho via países vizinhos e já passou da hora do Brasil explorar também
Criar um Pré-sal para dizer que o país tem autonomia é uma mentira muito deslavada.e atinge o pico em 2030, qual o retorno de Programa, projeto...? Isso não é abertura de uma empresa individual.
este 'observatório do clima' agora vai ter as pernas quebradas com a política trump, aleluia
Eu acho é pouco! O petroleo é o ouro negro do mundo! Essa baboseira de liderança na agenda ambiental e blá-blá-blá, o povo quer desenvolvimento e qualidade de vida , principalmente na Amazonia, este povo merece vida melhor!
O POBO AINDA É MISERÁVEL, TEM ALGUNS GANHADO
Quando o Paulo Gonet vai prender o Bolsonaro? Ta demorando muito.
Uma ativista, ganha dinheiro de ONGs internacionais, com isso atrasa o progresso do país.
PERTO DA FOZ ?? PRIMEIRO VOCE PRECISA EXPLICAR O QUE É FOZ NATUZA !!! SEGUNDO O SEU PERTO É NADA MAIS NADA MENOS DO QUE 500 KM DE DISTANCIA DESSA FOZ !!!!
O Brasil até aqui sempre perde uma boa oportunidade.
Deixa lá sem investir e com estados fracos financeiramente que o Tio Patinhas Trump já vai englobar também sua expansão territorial.
Gente, desde quando 500 km é perto?
Resposta: 16:29 min até 18:53 min
Esta repórter é muito
Lulista..demais..é um escudo do lula..
Meu deus do céu o lugar onde vai ser extraido o petróleo fica a mais de 500 km da fox e a turma fala que é próximo. Precisamos do combustível e dos empregos. Se agente nao explorar outro pais vai explorar. A Petrobrás tem. Competência para explorar com responsabilidade.
Resumo do podcast: O Ibama está preocupado com a existência da POSSIBILIDADE de afetar um recife de coral profundo, usado como excusa para os fortes argumentos ideológicos, vide os comentários sobre acabar com a exploração de petróleo no país, tema que claramente não pertence a competência do IBAMA. Como implicação direta dessa escolha, mantendo na pobreza uma região inteira do país. Absurdo!!
Este debate pode ficar irrelevante a qualquer momento, se Trump/Eua anunciar que vai "anexar" estas reservas do Brasil pra ele.
Agora!!! Ora, isso era projeto de bolsonaro. 😅😂
Solução para o Ibama: Procurar petróleo em outros lugares, onde sabemos que ele não existe em quantidade e qualidade suficiente. Como aqui é Brasil, descobriremos esse petróleo aí quando os combustíveis fosseis nao estiverem mais sendo usados e assim o petróleo nao terá mais valor que compense explorar. Outra questão.: Dadas essas falas ai, entendo que ecologistas fundamentalistas não deveriam ocupar cargos no governo.
O Suriname está rico os EUA a França todos retirando e estes órgãos que teabalham não sei por quem coloca dificuldades presidente faça logo a liberação para perfurar logo ponto
Não há impasse, essa é uma questão que esquerda e direita concordam que deve haver exploração, a região norte é a que mais precisa desse dinheiro, o Brasil precisa desse dinheiro, precisamos urgentemente iniciar a exploração
Obtusa em ação kkk
Qual a dificuldade do governo demitir Marina e o presidente do ibama?
A incompetência aliada a militância política num órgão que deveria ser técnico dá nisso. A Indústria de petróleo espera mais de 1 ano por licenças ambientais só para arrumar um poço em campos JÁ EXISTENTES. Este caso da Margem escancara o câncer que é o setor público contaminado por militantes. O Brasil é uma pais pobre amigo. Estamos atrasados já 5 anos, se aprovar hj até on1o oleo são 3 a 5 anos. Brasil vai ter q perder a autossuficiência para estes acéfalos acordarem ?