Fiz a minha inscrição para o curso, criei uma senha para o Hotmart, mas não sei se essa será a senha para o acesso ao curso. Mas dia 20, às 19:00 horas (Brasília), estarei a postos para assistir à primeira aula.
Mas não o foi em sua época. Nem sequer teve voz no primeiro concílio, o de Jerusalém. Autoproclamou-se apóstolo e só se tornou quem é para a posteridade devido a suas cartas, que passaram a circular nas comunidades cristãs recém-fundadas, órfãs dos mestres cristãos mortos na destruição do Segundo Templo por Tito.
Essa visão é anacrônica, na época de Paulo o cristianismo era apenas um braço do judaísmo, uma seita sombria e marginalizada e Paulo não ganhou nada com isso a não ser perseguição e morte, ninguém naquela época poderia prever que o cristianismo iria se tornar uma religião dominante.
Por favor Professor Chevitarese, lance/relance seus livros em formato digital. Sou Professor de Teologia Bíblica em minha Paróquia (católica),porém respeito e apresento as realidades científicas. Não sou tão novo como meu avatar aparenta e tenho grande limitação visual.
Assisti ao vivo as suas três últimas vídeo aulas. Gostei de todas. Como já compreendi e escrevi muita coisa acerca do evangelho de João, esta sua última aula foi muito importante para mim. Quando falo para os "religiosos" acerca do que já compreendi, eles me chamam de "herege" e não querem mais conversar. Assim, estou desejoso de me inscrever para o próximo curso. No entanto, já passei dos setenta e tenho algumas dificuldades com o computador. Assim, pergunto, para a Tayná: como poderei fazer minha inscrição no curso? Parabéns pela exposição de hoje.
Oi, Paulo! Aqui é a Tayná. Você pode se inscrever pelo link hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/o-evangelho-de-joao/O97483595R Ou enviar um e-mail para menocchio.educacao@gmail.com para eu te auxiliar melhor.
Professor, poderia indicar alguma obra que analisa quais seriam essas supostas "escrituras"? Nas pesquisas chegamos à autores como Willibald Bösen "Ressuscitado segundo as Escrituras", ou mesmo teólogos como "As Escrituras dão testemunho de mim" do autor D. A. Carson, mas História...fica mais complicado. Teria algum autor que focou nessa questão?
André, tendo o autor do evangelho de João acesso a uma narrativa independente escrito por volta de 50 d.C. Podemos dizer que o autor atua como um cronista ou um historiador no sentido da antiguidade?
É incrível a diferença de relato de Paulo para os evangelhos. Paulo diz que apareceu na fonte , mas nao há detalhes. Não menciona o nascimento virginal e nem a traição de Judas. É no mínimo estranho.
É importante compreender que a bíblia não é um único livro, é uma coleção de livros, cada qual com o seu próprio gênero literário, Paulo escreveu cartas às igrejas com a intenção de exortar, fortalecer na fé, instruir a respeito do culto, combater heresias, por isso Paulo não dá detalhes como os evangelhos dão a respeito do ministério de Jesus ultimamente tenho estudado a patrística e suas cartas, se vc ler por exemplo a epístola de clemente de Roma ou as sete epístolas de Inácio de Antioquia vera que são bem parecidas com as epístolas Paulinas apesar de terem sido escritas muito após os evangelhos. É importante manter sempre a mente aberta e sempre ouvir diferentes opiniões e também estudar bastante para ter uma visão mais equilibrada da história.
@NeilorAmaralCosta confuso. Sua visão apresentada é teológica. Isso não interessa. É claro que Paulo não dispunha de inúmeros dados sobre a vida de Jesus. Nem o nome da mãe dele sabia.
@@tiagocarvalho5571 Na verdade essa é uma disciplina conhecida como crítica textual e é utilizada tanto na teologia quando na história, também devemos levar em consideração o contexto, Paulo estava escrevendo para cristãos, ele não precisava dar detalhes sobre a vida de Jesus para convertidos a teologia Paulina é muito mais complexa do que isso. Mas vc acha mesmo que Paulo teve contato com Pedro, Tiago e outros contemporâneos de Jesus e não sabia essas coisas? E mais, ele iria dar a própria vida, suportar prisões, açoites e privações Por algo que ele mal conhecia ou inventou? Isso seria estranho, não acha?
@@MarcoAntonio-ts7nz segundo a maioria dos historiadores e especialistas da área 7 das 13 cartas de Paulo são consideradas autênticas e sem interpolaçoes, as outras ainda estão em debate, de qualquer forma essas 7 são suficientes para entender o cristianismo primitivo, outro ponto interessante é que no primeiro século e início do segundo a tradição oral era muito mais forte, o que é compreensível já que haviam ainda as testemunhas oculares e nem tudo dá vida de Jesus foi escrita.
Fazendo uma análise histórica dos evangelhos sinóticos eu colocaria eles antes de 70, apesar da profecia da destruição do templo e do cerco de Jerusalém, motivos: o autor de atos dos apóstolos não menciona a destruição do templo nem o cerco de Jerusalém ocorrido em 70, também não menciona a a perseguição de Nero aos cristãos na década de 60 nem a morte de Pedro, o livro de atos termina com Paulo preso em Roma sem nenhuma menção a sua morte que aconteceu por volta do ano 64, cousa muita estranheza o autor de atos omitir todos esse acontecimentos importantes se ele realmente escreveu após ou durante os anos 70, o que isso tem a ver com a datação dos sinóticos? Atos dos apóstolos e o evangelho de Lucas foram escritos pelo mesmo autor sendo o evangelho de Lucas uma continuação de atos dos apóstolos, logo se atos foi escrito antes de 70 como parece etão obrigatoriamente o evangelho de Lucas também, Lucas usou Marcos como fonte então Marcos é ainda mais antigo, também é possível defender a datação de Mateus antes de 70 mas o comentário ficaria muito longo se eu for explicar isso. Outro ponto importante, a profecia de Jesus é precisa mas não detalhista como seria de se esperar se ela tivesse sido escrita após ou durante os acontecimentos, por exemplo: Jesus não disse qual exército destruiria o templo, que nesse caso foram os romanos. Obs: a finalidade desse comentário não é de modo nenhum desmerecer o excelente trabalho do professor chevitarese que tem nos enriquecido muito com os seus vídeos, o motivo é simplesmente apresentar uma outra linha de raciocínio o que é completamente normal no estudo histórico.
@@joaquimferreira2308 OK! Então como você explica conversão de Paulo? Porque ele inventaria essa história se ele só teve prejuízos com isso? prisões, açoites, perseguições, apedrejamento e por último morreu decapitado em Roma isso porque era cidadão romano se não fosse, teria sido comido por leões, crucificado ou queimado vivo como outros foram, me explica isso aí, quem inventa uma história e morri por ela? Agora, academicamente falando, o entendimento da maioria dos estudiosos é que Paulo realmente acreditava no que ele estava falando e atribuem às suas visões a possíveis ataques de epilepsia, o que também não explica totalmente a conversão de Paulo, fora isso meu querido é teoria da conspiração.
Se Paulo nunca conheceu Jesus então, como você explica a sua conversão? Vc acha que ele iria inventar uma história e morrer por ela? Ser perseguido, apedrejado, preso, açoitado e sofrer todo tipo de privação? Paulo era maluco então? Se era então ele era um maluco bem inteligente pois suas cartas são muito bem elaboradas.
@@NeilorAmaralCosta se lesse toda a parte neotestamentária em que entra Paulo, não diria o que disse. Devemos ser lentos na leitura e não à velocidade de um fórmula um para reflectirmos bem no que lemos, e mesmo assim podemos falhar.
@joaquimferreira2308 ok eu concordo com vc e eu estudo essas passagens a muitos anos para chegar a essa conclusão, porém eu estou de mente aberta para ouvir a sua explicação dos questionamentos que eu fiz e do porquê o meu ponto de vista não é o mais provável.
Bom dia, professor e comunidade.
Vou estudar com André Leonardo Chevitarese!❤
Bom dia com alegria, professor Chevitarese. Assistindo a live aula gravada. Obrigada pelos ensinamentos. 🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Muito bom demais.
Boa tarde, Professor! Acabei de assistir ao vídeo do canal do professor Daniel Gontijo. Amei!❤ Estou aqui inscrita tbm. Parabéns!
Os cegos de conhecimento começam a ver quando são ensinados. Este é um milagre bem real, sem metáforas.
Parabéns professor.
Grande André!❤
Parabéns pela exposição
👍🏿
Fiz a minha inscrição para o curso, criei uma senha para o Hotmart, mas não sei se essa será a senha para o acesso ao curso. Mas dia 20, às 19:00 horas (Brasília), estarei a postos para assistir à primeira aula.
Paulo Roriz, caro, será um prazer tê-lo no curso.
Se eu fosse crucificado não teria qualquer motivação para articular duas palavras, tal a agonia. Urros de dor, com sorte, se tivesse fôlego para isso.
A "pilantragem" de Paulo deu certo...hoje ele é reconhecido como um apóstolo. 😮😮😮
Mas não o foi em sua época. Nem sequer teve voz no primeiro concílio, o de Jerusalém. Autoproclamou-se apóstolo e só se tornou quem é para a posteridade devido a suas cartas, que passaram a circular nas comunidades cristãs recém-fundadas, órfãs dos mestres cristãos mortos na destruição do Segundo Templo por Tito.
Essa visão é anacrônica, na época de Paulo o cristianismo era apenas um braço do judaísmo, uma seita sombria e marginalizada e Paulo não ganhou nada com isso a não ser perseguição e morte, ninguém naquela época poderia prever que o cristianismo iria se tornar uma religião dominante.
Por favor Professor Chevitarese, lance/relance seus livros em formato digital. Sou Professor de Teologia Bíblica em minha Paróquia (católica),porém respeito e apresento as realidades científicas.
Não sou tão novo como meu avatar aparenta e tenho grande limitação visual.
Levarei a sua demanda para a editora Menocchio
Assisti ao vivo as suas três últimas vídeo aulas. Gostei de todas. Como já compreendi e escrevi muita coisa acerca do evangelho de João, esta sua última aula foi muito importante para mim. Quando falo para os "religiosos" acerca do que já compreendi, eles me chamam de "herege" e não querem mais conversar. Assim, estou desejoso de me inscrever para o próximo curso. No entanto, já passei dos setenta e tenho algumas dificuldades com o computador. Assim, pergunto, para a Tayná: como poderei fazer minha inscrição no curso? Parabéns pela exposição de hoje.
Oi, Paulo! Aqui é a Tayná.
Você pode se inscrever pelo link hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/o-evangelho-de-joao/O97483595R
Ou enviar um e-mail para menocchio.educacao@gmail.com para eu te auxiliar melhor.
Qual valor
Professor, poderia indicar alguma obra que analisa quais seriam essas supostas "escrituras"? Nas pesquisas chegamos à autores como Willibald Bösen "Ressuscitado segundo as Escrituras", ou mesmo teólogos como "As Escrituras dão testemunho de mim" do autor D. A. Carson, mas História...fica mais complicado. Teria algum autor que focou nessa questão?
Não há como saber quais seriam essas escrituras.
Tal como os evangelistas puseram na boca de Jesus coisas que ele nunca disse.
Também estou de acordo contigo
André, tendo o autor do evangelho de João acesso a uma narrativa independente escrito por volta de 50 d.C. Podemos dizer que o autor atua como um cronista ou um historiador no sentido da antiguidade?
Buscarei responder essa questão na live de hoje
É incrível a diferença de relato de Paulo para os evangelhos. Paulo diz que apareceu na fonte , mas nao há detalhes. Não menciona o nascimento virginal e nem a traição de Judas. É no mínimo estranho.
É importante compreender que a bíblia não é um único livro, é uma coleção de livros, cada qual com o seu próprio gênero literário, Paulo escreveu cartas às igrejas com a intenção de exortar, fortalecer na fé, instruir a respeito do culto, combater heresias, por isso Paulo não dá detalhes como os evangelhos dão a respeito do ministério de Jesus ultimamente tenho estudado a patrística e suas cartas, se vc ler por exemplo a epístola de clemente de Roma ou as sete epístolas de Inácio de Antioquia vera que são bem parecidas com as epístolas Paulinas apesar de terem sido escritas muito após os evangelhos. É importante manter sempre a mente aberta e sempre ouvir diferentes opiniões e também estudar bastante para ter uma visão mais equilibrada da história.
@NeilorAmaralCosta confuso. Sua visão apresentada é teológica. Isso não interessa. É claro que Paulo não dispunha de inúmeros dados sobre a vida de Jesus. Nem o nome da mãe dele sabia.
@@tiagocarvalho5571 Na verdade essa é uma disciplina conhecida como crítica textual e é utilizada tanto na teologia quando na história, também devemos levar em consideração o contexto, Paulo estava escrevendo para cristãos, ele não precisava dar detalhes sobre a vida de Jesus para convertidos a teologia Paulina é muito mais complexa do que isso. Mas vc acha mesmo que Paulo teve contato com Pedro, Tiago e outros contemporâneos de Jesus e não sabia essas coisas? E mais, ele iria dar a própria vida, suportar prisões, açoites e privações Por algo que ele mal conhecia ou inventou? Isso seria estranho, não acha?
Penso que as cartas de Paulo tem interpolaçoes e acréscimos de outros.
@@MarcoAntonio-ts7nz segundo a maioria dos historiadores e especialistas da área 7 das 13 cartas de Paulo são consideradas autênticas e sem interpolaçoes, as outras ainda estão em debate, de qualquer forma essas 7 são suficientes para entender o cristianismo primitivo, outro ponto interessante é que no primeiro século e início do segundo a tradição oral era muito mais forte, o que é compreensível já que haviam ainda as testemunhas oculares e nem tudo dá vida de Jesus foi escrita.
Fazendo uma análise histórica dos evangelhos sinóticos eu colocaria eles antes de 70, apesar da profecia da destruição do templo e do cerco de Jerusalém, motivos: o autor de atos dos apóstolos não menciona a destruição do templo nem o cerco de Jerusalém ocorrido em 70, também não menciona a a perseguição de Nero aos cristãos na década de 60 nem a morte de Pedro, o livro de atos termina com Paulo preso em Roma sem nenhuma menção a sua morte que aconteceu por volta do ano 64, cousa muita estranheza o autor de atos omitir todos esse acontecimentos importantes se ele realmente escreveu após ou durante os anos 70, o que isso tem a ver com a datação dos sinóticos? Atos dos apóstolos e o evangelho de Lucas foram escritos pelo mesmo autor sendo o evangelho de Lucas uma continuação de atos dos apóstolos, logo se atos foi escrito antes de 70 como parece etão obrigatoriamente o evangelho de Lucas também, Lucas usou Marcos como fonte então Marcos é ainda mais antigo, também é possível defender a datação de Mateus antes de 70 mas o comentário ficaria muito longo se eu for explicar isso. Outro ponto importante, a profecia de Jesus é precisa mas não detalhista como seria de se esperar se ela tivesse sido escrita após ou durante os acontecimentos, por exemplo: Jesus não disse qual exército destruiria o templo, que nesse caso foram os romanos. Obs: a finalidade desse comentário não é de modo nenhum desmerecer o excelente trabalho do professor chevitarese que tem nos enriquecido muito com os seus vídeos, o motivo é simplesmente apresentar uma outra linha de raciocínio o que é completamente normal no estudo histórico.
Paulo nunca conheceu Jesus, nem ao vivo nem a cores.
Estou de acordo contigo
@@joaquimferreira2308 OK! Então como você explica conversão de Paulo? Porque ele inventaria essa história se ele só teve prejuízos com isso? prisões, açoites, perseguições, apedrejamento e por último morreu decapitado em Roma isso porque era cidadão romano se não fosse, teria sido comido por leões, crucificado ou queimado vivo como outros foram, me explica isso aí, quem inventa uma história e morri por ela? Agora, academicamente falando, o entendimento da maioria dos estudiosos é que Paulo realmente acreditava no que ele estava falando e atribuem às suas visões a possíveis ataques de epilepsia, o que também não explica totalmente a conversão de Paulo, fora isso meu querido é teoria da conspiração.
Se Paulo nunca conheceu Jesus então, como você explica a sua conversão? Vc acha que ele iria inventar uma história e morrer por ela? Ser perseguido, apedrejado, preso, açoitado e sofrer todo tipo de privação? Paulo era maluco então? Se era então ele era um maluco bem inteligente pois suas cartas são muito bem elaboradas.
@@NeilorAmaralCosta se lesse toda a parte neotestamentária em que entra Paulo, não diria o que disse. Devemos ser lentos na leitura e não à velocidade de um fórmula um para reflectirmos bem no que lemos, e mesmo assim podemos falhar.
@joaquimferreira2308 ok eu concordo com vc e eu estudo essas passagens a muitos anos para chegar a essa conclusão, porém eu estou de mente aberta para ouvir a sua explicação dos questionamentos que eu fiz e do porquê o meu ponto de vista não é o mais provável.